BRPI0920421B1 - Compositions and method of inhibiting the formation of hydrate agglomerates in an aqueous medium - Google Patents

Compositions and method of inhibiting the formation of hydrate agglomerates in an aqueous medium Download PDF

Info

Publication number
BRPI0920421B1
BRPI0920421B1 BRPI0920421-0A BRPI0920421A BRPI0920421B1 BR PI0920421 B1 BRPI0920421 B1 BR PI0920421B1 BR PI0920421 A BRPI0920421 A BR PI0920421A BR PI0920421 B1 BRPI0920421 B1 BR PI0920421B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
alkyl
aqueous medium
another embodiment
compositions
Prior art date
Application number
BRPI0920421-0A
Other languages
English (en)
Inventor
J. Acosta Erick
Original Assignee
Nalco Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nalco Company filed Critical Nalco Company
Publication of BRPI0920421A2 publication Critical patent/BRPI0920421A2/pt
Publication of BRPI0920421B1 publication Critical patent/BRPI0920421B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D241/00Heterocyclic compounds containing 1,4-diazine or hydrogenated 1,4-diazine rings
    • C07D241/02Heterocyclic compounds containing 1,4-diazine or hydrogenated 1,4-diazine rings not condensed with other rings
    • C07D241/04Heterocyclic compounds containing 1,4-diazine or hydrogenated 1,4-diazine rings not condensed with other rings having no double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10LFUELS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NATURAL GAS; SYNTHETIC NATURAL GAS OBTAINED BY PROCESSES NOT COVERED BY SUBCLASSES C10G, C10K; LIQUEFIED PETROLEUM GAS; ADDING MATERIALS TO FUELS OR FIRES TO REDUCE SMOKE OR UNDESIRABLE DEPOSITS OR TO FACILITATE SOOT REMOVAL; FIRELIGHTERS
    • C10L3/00Gaseous fuels; Natural gas; Synthetic natural gas obtained by processes not covered by subclass C10G, C10K; Liquefied petroleum gas
    • C10L3/06Natural gas; Synthetic natural gas obtained by processes not covered by C10G, C10K3/02 or C10K3/04
    • C10L3/10Working-up natural gas or synthetic natural gas

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)
  • Preventing Corrosion Or Incrustation Of Metals (AREA)

Description

COMPOSIÇÕES E MÉTODO DE INIBIR A FORMAÇÃO DE AGLOMERADOS DE
HIDRATO EM UM MEIO AQUOSO
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção pertence a uma ou mais composições e métodos para inibir a formação de aglomerados de hidrato em um meio aquoso, por exemplo, um meio aquoso em uma refinaria ou tubulação de óleo ou gás, ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Uma vez que Hammerschmidt descreveu em 1934 que os hidratos de gás bloqueariam as tubulações de gás, as pesquisas para a prevenção de aglomeração e formação de hidrato se tornaram uma questão importante. Os hidratos de gás podem ser facilmente formados durante o transporte de óleo e gás em tubulações quando as condições apropriadas estão presentes. O teor de água, baixas temperaturas, e pressão elevada são requeridos para a formação de hidratos de gás. A formação de hidratos de gás geralmente resulta em perda de produção de óleo, dano da tubulação, e riscos de segurança aos trabalhadores do campo. Há duas metodologias para prevenir ou diminuir a formação de hidratos de gás, inibidores termodinâmicos e inibidores de hidrato de baixa dosagem (LDHIs). Os inibidores termodinâmicos são substâncias que podem reduzir a temperatura na qual os hidratos se formam em uma determinada pressão e teor de água. O metanol e etileno glicol estão entre os inibidores termodinâmicos mais comuns utilizados na indústria de óleo. Embora os inibidores termodinâmicos sejam muito eficazes, eles requerem grandes doses para se alcançar a concentração elevada na fase de água. Os inibidores termodinâmicos são regularmente dosados em concentrações tào elevadas quanto 50% com base no teor de água durante a produção de óleo e gás. Por conseguinte, há um custo substancial associado com o transporte e armazenamento de grandes quantidades destes solventes. Uma alternativa mais econômica é o uso de LDHIs, uma vez que eles geralmente requerem menos do que uma dose de 2% com base no teor de água para inibir a nucleação ou desenvolvimento de hidratos de gás. Há dois tipos gerais de LDHI, inibidores de hidrato cinético (KHIs) e anti-aglomerantes (AAs/AA). KHIs funcionam retardando-se o crescimento de cristais de hidrato de gás como anti-nucleadores. AAs permite que os hidratos se formem, porém eles os previnem de aglomeração e acúmulo subsequente em massas maiores capazes de causar tampões e tubulações de óleo e gás. Um AA permite que hidratos de gás se formem, porém na forma de uma suspensão fluida dispersa na fase de hidrocarboneto liquido. Em geral, o corte de água deve ser abaixo de 50% porque de outra maneira a suspensão fica muito viscosa para transportar. Há uma necessidade continua de métodos novos e eficazes de inibir a formação de aglomerados de hidrato, particularmente aqueles que são capazes de operar em cortes de água mais elevados.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A invenção pertence às composições, por exemplo, anti-aglomerantes, bem como métodos para inibir a formação de aglomerados de hidrato em um meio aquoso compreendendo água, gás, e opcionalmente hidrocarboneto liquido. Em um aspecto, a presente invenção fornece uma composição compreendendo a seguinte fórmula e opcionalmente sais da mesma : onde Ri é CnHzn+i, sendo que n=Q a 12; benzila; ou H; onde R2 é ura Cí a C22 alquila; onde Ra é CnHzn+i, sendo que n=G a 12; benzila; 0¾ H; onde X" é um halogênio ou um carboxilato e sendo que X" está somente presente quando ambos Ri e Ra estão presentes; onde Y = (CHa) sendo que n é 1 a 8; e sendo que R3 e Ri não podem ser hidrogênio ao mesmo tempo· - Em outro aspecto,, a presente invenção fornece um método de inibir a formação de aglomerados de hidrato em um meio· aquoso compreendendo água, gás, e opcionalmente hidrocarboneto liquido compreendendo adicionar ao meio aquoso· uma quantidade eficaz de anti-aglomerante de uma composição compreendendo a seguinte fórmula; x- onde Ri é CnH^rw, sendo que n=0 a 12; benzila; 00 H e sendo que Ri é linear; onde Ra é um C4 a Cu alquila; onde R3 é CnHjnti, sendo que n=0 a 12; benzila; ou H e sendo que Rn é linear; onde X" é um halogênio ou um carboxilato e sendo que X" está somente presente quando ambos Ri e Rs estão presentes; onde Y = ( CHah·,, sendo que n é 1 a 6; e sendo que R3 e Ri nâo podem ser hidrogênio ao mesmo tempo·.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A. COMPOSIÇÕES
Como declarado acima, as composições contêm uma fórmula genérica e opcionalmente sais dos mesmos. Em uma modalidade, os grupos alqulla de Ri e/ou Rz são lineares, ramificados, cíclicos e/ou nâo saturados.
Em outra modalidade, Rs é um grupo metila ou etila. Em uma outra modalidade, R3 tem uma conformação linear.
Em outra modalidade, o halogênio é cloro, bromo, ou iodo. 0 halogênio está na forma iônica quando está associado com a composição.
Em outra modalidade, Y = (CHzJn, sendo que n é 1 a 4, opcionalmente sendo que Y é linear ou ramificado.
Em outra modalidade, Ri é um C^-Ce alqulla.
Era outra modalidade, R,z é um C6-C12 alquila.
Era outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula e opcionalmente sais da mesma: Em outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula: n.- Em outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula: Cl* Várias metodologias de síntese, que podem ser apreciadas por alguém de experiência ordinária na técnica, podem ser utilizadas para fazer as composições reivindicadas.
Em uma modalidade, uma composição é preparada reagindo-se um acrilato de alquila com 1-metilpiperazina.
Em uma outra modalidade, O acrilato é um acrilato de laurila.
Em outra modalidade, a composição contém um sal de amônio quaternário preparado reagindo-se 3- (4-metilpiperazin-l-il) de dodecila com um haleto de benzila ou alquila.
As composições desta invenção podem conter uma ou mais substâncias químicas adicionais. Várias formulações podem, ser apreciadas por alguém de experiência ordinária na técnica e podem ser feitas sem experimentação indevida.
Era uma modalidade, a composição também compreende um ou mais inibidores de hidrato.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais inibidores de hidrato termodinâmicos, um ou mais inibidores de hidrato cinéticos, um ou mais anti-aglomerantes, ou uma combinação dos mesmos.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais inibidores de asfalteno, inibidores de parafina, inibidores de corrosão, inibidores de escama, emulsificantes, purificadores de água, dispersantes, desmembradores de emulsão, ou uma combinação dos mesmos.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais solventes polares ou não polares ou uma mistura dos mesmos.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais solventes selecionados de isopropanol, metanol, etanol, nafta aromáticos pesados, tolueno, etíleno glicol, éter de monobutila de etileno glicol {EGMBE), éter de monoetila de díetileno glicol, xileno, ou uma combinação dos mesmos.
B. MÉTODOS
Como declarado acima, a presente invenção fornece um método· de inibir a formação de aglomerados de hidrato em um meio aquoso compreendendo água, gás, e opcionalmente hidrocarboneto liquido compreendendo adicionar ao meio aquoso uma quantidade eficaz de anti-aglomerante de uma composição compreendendo a seguinte fórmula: X- onde Ri é CnH^n+i, sendo que n=0 a 12; benzila; ou H e sendo· que Ri é linear; onde Rs é um C-i a Cjs alquila ; onde R3 é Cnílsnu, sendo que n-0 a 12; benzila; ou H e sendo que R3 é linear; onde X’ é um halogênio ou um carboxilato e sendo que X‘ está somente presente quando ambos Ri e R3 estão presentes; onde Y = (CHíín, sendo que n ê 1 a 6; e sendo que Rs e Ri nâo podem ser hidrogênio ao mesmo tempo, Em outra modalidade, os grupos alquila de R; são linear, ramificado, cíclico, e/ou ínsaturado.
Em outra modalidade, R3 é um grupo metila ou etila.
Era outra modalidade, o halogênio é cloro, brorao, ou iodo. O halogênio está na forma iônica quando ê associado coto a composição.
Em outra modalidade, Y = (CH25 ar sendo que n é 1 a 4, opcionalmente sendo que Y é linear ou ramificado.
Era outra modalidade, Ri é um Ci-Cè alquila.
Em outra modalidade, R2 é um C«-Ci2 alquila.
Em outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula e opcionalmente sais da mesma: Era outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula: Era outra modalidade, a composição compreende a seguinte fórmula: A composição é aplicada a um meio aquoso que contém vários níveis de salinidade.
Em uma modalidade, o fluido tem uma salinidade de 1% a 20% em peso/peso (w/w) de sólidos totais dissolvidos (TDS). A composição é aplicada a um meio aquoso que contém vários níveis de corte de água. Alguém de experiência ordinária na técnica interpretaria corte de água como significando o % de água em uma composição contendo uma mistura de óleo e água.
Em uma modalidade, o corte de água é de 1 a 60% em peso/peso dos sólidos dissolvidos totais. Várias metodologias de síntese, que podem ser apreciadas por alguém de experiência ordinária na técnica, podem ser utilizadas para fazer as composições reivindicadas. Estas composições são em seguida utilizadas em métodos de inibição da formação de aglomerados de hidrato·.
Em uma modalidade, uma composição· é preparada reagindo-se um acrilato de alquila com 1-metilpiperazina.
Era uma outra modalidade, o acrilato ê um acrilato de 1 a u r i 1. a , Era outra modalidade, a composição contém um sal de amônio quaternário preparado reagindo-se 3- (4-metilpiperazin-l-il) de dodecila com um haleto de benzila ou alquila. As composições desta invenção podem conter uma ou mais substâncias quimicas adicionais. Várias formulações podem ser apreciadas por alguém de experiência ordinária na técnica e podem ser feitas sem experimentação indevida.
Em uma modalidade, a composição também compreende um ou mais inibidores de hidrato.
Era outra modalidade, a composição também compreende ura ou mais inibidores de hidrato termodinâmicos, um ou mais inibidores de hidrato cinéticos, um ou mais anti-aglomerantes, ou uma combinação dos mesmos.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais inibidores de asfalteno, inibidores de parafina, inibidores de corrosão, inibidores e escama, emulsificantes, purificadores de água, dispersantes, desmembradores de emulsão, ou uma combinação dos mesmos.
Em outra modalidade, a composição também compreende um ou mais solventes polares ou nao polares ou uma mistura dos mesmos.
Era outra modalidade, a composição também compreende um ou mais solventes selecionados de isopropanol, metanol, etanol, nafta aromática pesada, tolueno, etileno glicol, EGMBE, éter de monoetila de dietileno glicol, xileno, ou uma combinação dos mesmos. O meio aquoso no qual as composições e/ou formulações são aplicadas pode estar contido em muitos tipos diferentes de aparatos, especialmente aqueles que transportam um meio aquoso de um ponto para outro ponto, por exemplo, em uma modalidade, o meio aquoso está contido em uma tubulação de óleo e gás.
Em outra modalidade, o meio aquoso está contido em refinarias, por exemplo, vasos de separação, unidades de desidratação, linhas de gás, e tubulações.
As composições da presente descrição e/ou formulações das mesmas podem ser aplicadas a um meio aquoso de vários modos que seriam apreciados por alguém de experiência ordinária na técnica. Alguém de experiência ordinária na técnica apreciaria estas técnicas e os vários locais aos quais as composições ou substâncias químicas podem ser aplicadas.
Em uma modalidade, as composições e/ou formulações sâo bombeadas para dentro- da tubulação de óleo/gás utilizando-se uma linha umbilical. Em uma outra modalidade, os sistemas de injeção capilar podem ser utilizados para liberar os tensoativos, neste caso antí-aglomerantes. A Patente U.5. No, 7.311.144 fornece uma descrição de um aparato- e métodos relacionados à injeção capilar, que está aqui incorporada por referência. Várias quantidades de dosagem de uma composição e/ou formulação podem ser aplicadas ao meio aquoso para inibir a formação de aglo-merados de hidrato. Alguém de experiência ordinária na técnica seria capaz de calcular a quantidade de anti-aglomerante para uma determinada situação, por exemplo-, teor de meio aquoso pode ser um fator, sem experimentação indevida.
Em uma modalidade, a faixa de dose para o inibidor de corrosão que é aplicado- a um meio aquoso, por exemplo, meio aquoso contido em uma tubulação de óleo/gás, é entre 0,11 em volume a 2% em volume com base no -corte de água.
As metodologias descritas na presente invenção podem ser utilizadas com -outras composições que são proporcionais no- escopo com esta descrição do pedido. Outras substâncias químicas utilizadas para inibir a formação de aglomerantes em fluidos, que estão fora da fórmula genérica específica descrita acima, porém são proporcionais no escopo com a fórmula genérica, das composições reivindicadas, podem ser utilizadas se as condições do- sistema permitirem que as composições inibam a formação de aglomerantes {aglomerados de hidrato) ; este protocolo pode ser obtido sem experimentação indevida, especificamente, por exemplo, o teste de agitação descrito abaixo pode ser utilizado na determinação se uma substância química funciona ou não.
EXEMPLOS
I. Síntese de Composições/Substâncias Químicas AA A. Síntese de 3-(4-metilpiperazin-l-il)propanoato de dodecila: Em um frasco dé cintilâçào de 40 mL, 12, Og [0,05 moles) de acrilato de laurila é carregado seguido pela adição· lenta de 5, Og (0,05 moles) de 1 -metil píperazina. A mistura é agitada utilizando uma barra agitadora magnética e aquecida a 85°€ durante pelo menos 16 horas utilizando um bloco de aquecimento. O produto final ê um liquido marrom claro em temperatura ambiente. Conversão completa fica evidente a partir da necessidade de prótons de olefína nos espectros de -H-NMR. 3'H-NMR (300 MHz, CDC13) : δ 3,83 (t, 6,6Hz, 2H> 5 2,45 (t, 7,3Hz, 2H) , 2,24 (m, 10H) , 2,02 (s, 3H) , 1,38 (t, 6,8Hzs 2H) , 1,03 (m, 18H) , 0,65 (t, 7, 1Hz, 3H) , 13C-NMR (75MHz, CDC13) : δ 171,78, 63,92, 54,64, 53, 12, 52,39, 45,53, 31,93, 31,45, 29, 19, 21,17, 29, 12, 29, 08, 28, 89, 28,80, 28,20, 25,47, 22,20, 13,63.
Exemplos 1 a 5 são produtos da reação de acrilatos de alquila comercialmente disponíveis com. 1-metílpiperazina. O comprimento de cadeia da porção de hidrófobo dos tensoativos varia de butíla para beenila (¢22) . Os exemplos 1 a 3 são solúveis em metanol ao mesmo· tempo em que os exemplos 4 e 5 dissolvem em éter de monobutila de etileno glicol (EGMBE) . Os exemplos 1 a 6 foram dissolvidos a 20% em peso/peso com base o ingrediente ativo para o teste anti-aglomeração. B. Síntese de brometo de l-butil-4-{3-dodecilóxi) 3-oxopropil)-1-metilpiperazin-l-íneo: Era um frasco redondo de lGO-mL, 5,Qg (0,015 moles) de 3-(4-metilpiperazin-l-il)propanoato de dodecila e 7,3g (0,044 moles) de brometo de butila são combinados com 10 mL de álcool isopropíiico. Esta solução é aquecida ao refluxo durante a noite. A cromatografia de camada fina (TLC) foi utilizada para monitorar o progresso da reação com 1:1 de metanol/tolueno como uma fase móvel e iodo para revelar os componentes na placa. Após a reação ser concluída, o solvente e excesso de brometo de butila são· evaporados sob vácuo·. Finalmente, o sólido resultante é secado em vácuo a i20°C. !H-NMR (300 MHz, CDC13) : δ 3,92 (t, 5, 9Hzs 2H) , 3,76 (m, 2H) , 3,56 (m, 4H) , 3,35 (s, 3H) , 2,91 <m, 6H) 5 2,46 (t, 6,6Hz, 2H) , 1,67 (m, 2H) , 1,47 (m, 2H) , 1,12 (m, 24H) 5 0,74 (m, 6H) . 13C-NMR (75MHz, CDC13) : δ 170,98, 64,61, 59, 14, 51,84, 45,88, 31,44, 31,28, 30,81, 29,18, 29,16, 29,13, 29,08, 28,87, 28,81, 28,11, 25,50, 25,43, 22,2I5 21,96, 21,60, 13,66, 13,49.
Exemplos 6 a 12 sâo os sais de amônio quaternário de 3 - (4-metilpiperazin-l-il)propanoato de dodecila preparados das reações com haletos de benzila ou alquila. O comprimento de cadeia da porção de hidrófobo das faixas de tensoativo de butila para beenila (por exemplo, a mistura de Cis, C;o e C;v) . Os exemplos 6 a 8 são insolúveis em metanol ao mesmo tempo em que os exemplos 11 e 12 são dissolvidos em éter de monobutila de etileno glicol (EGMBE). Exemplo 18 não é solúvel o suficiente para fazer 20% em peso/peso (com base no ingrediente ativo) de soluções em solventes orgânicos convencionais, entretanto, outros solventes podem ser utilizados/condições diferentes podem afetar o Kap para permitir a solubilidade. Todos os outros exemplos foram dissolvidos para 60% em peso/peso (com base no ingrediente ativo) em seus respectivos solventes antes de sua avaliação de desempenho anti-aglomeração. "IPA” é álcool isopropílico.
Exemplos 21-22 foram preparados reagindo-se 1-etil piperazina com vários acrilatos de alquila. Especificamente, os Exemplos 21-22 são sais de amônio quaternário preparados da reação da amina terciária e 1-bromobutano em IPA em uma concentração de 80% em peso/peso de sólidos com base nos ingredientes ativos. Após as reações serem concluídas, como determinado por TLC, o produto· final é diluído para 60% em peso/peso de ingrediente ativo com metanol. II, Teste de Anti-aglomerado (AA’} A, Procedimento de Célula de Agitação para Teste de Anti-Aglomeração em Óleo Bruto da Magnólia Uma célula de agitação tem duas partes, um tubo de distribuição e um corpo de célula. O tubo de distribuição é preparado de armações de aço inoxidável que são soldadas. Tem três hastes. Uma haste de entrada é utilizada para carregar gás para dentro da célula. Uma haste de saída é utilizada para liberar o gás para fora da célula. A terceira haste se conecta a um transdutor, que mede a pressão dentro da célula. 0 corpo da célula tem três camadas. A camada externa é um tubo de policarbonato, com uma espessura que é 0,7 cm. A camada do meio é feita de um metal de aço inoxidável e é conectada ao· tubo de distribuição. A camada interna contém um tubo de safira de alta pressão, que tem um diâmetro externo que é 2,8 cm, um diâmetro· interno que é 1,85 cm, e uma altura que é 5 cm. Este tubo de safira pode suportar até 2068,42 kPa (3000 psi). Uma esfera de aço inoxidável, que tem ura diâmetro de 1,6 cm está localizada dentro de um tubo de safira para induzir a turbulência e misturar os fluidos durante o processo de agitação. 0 fluído geralmente contém três componentes diferentes - Para este teste de Anti-Aglomerante, 7,2 mL de óleo bruo quente da magnólia é primeiro injetado na célula. Em seguida, 4,8 mL de uma solução contendo 7% em peso com base nos ativos de NaCl e água deionizada {Dl) foi injetado na célula para fazer uma mistura de corte de água de 401. As substâncias químicas AA são em seguida colocadas dentro da célula. A dosagem da substância química AA é com base na quantidade de fase aquosa. A condição inicial para o teste teve uma temperatura de 213C. Cada célula é carregada por gás Green Canyon e pressurizada até 17236,89 kPa (2500 psi) . As células foram agitadas durante pelo menos 1,5 a 2 horas até que o fluido fosse saturado e a pressão ficasse estável; em seguida a temperatura foi ajustada em 4°C. A sequência de agitação foi a seguinte: as células foram agitadas durante 16 horas {simulando o estado estável do fluxo); permanecidas estáticas durante 6 horas; e em seguida agitadas novamente durante 2 horas. O dado da pressão foi registrado· durante este tempo. As observações foram tomadas a cada duas ou três horas antes que a agitação fosse interrompida e logo após o ínícío do teste de agitação.
Os AAs utilizados acima foram diluídos no solvente apropriado {Veja LA. e LB.) para uma concentração final de 60% de ativos. A única exceção é o exemplo comparativo B que tem uma concentração de 40% de ativos em metanol. As soluções são em seguida dosadas para uma concentração final de 0,6% em vol. de AA {com base nos ativos) na fase aquosa. Por exemplo, um experimento típico em 40% de corte de água e um volume total de 12 mL exigirá 4,8 mL de salmoura, 7,2 mL de óleo, e 29 pL de solução de tensoativo, A mistura é carregada na célula de agitação, como descrito acima, e uma esfera de aço inoxidável é adicionada para promover a mistura durante a parte da agitação do experimento. B. Resultados da Anti-Aglomeração· A função principal das substâncias químicas de AA ê dispersar as partículas de hidrato na fase de óleo ao mesmo tempo em que as prevenindo de coagular e causar tampões. Uma vez que os hidratos são dispersos na fase de óleo, quando· o corte de água aumenta fica mais dificil de se •obter desempenho de anti-aglomeração.
As AAs são diluídas no solvente apropriado {Veja, LA. e LB.} para uma concentração final de 601 de ativos. A única exceção é O exemplo comparativo B que tem uma concentração de 40% de ativos em metanol. As soluções são em seguida dosadas para obter uma concentração final de 0,6% em volume de AA (com base nos ativos) na fase aquosa. Por exemplo, um experimento típico em 40% de corte de água e um volume total de 12 mL exigirá 4,8 mL de salmoura, 7,2 mL de óleo, e 29 pL de solução de tensoativo {contendo AA). A mistura é carregada na célula de agitação e uma esfera de aço· inoxidável é em seguida adicionada para promover a mistura durante a parte de agitação do experimento. Em seguida, as células são colocadas dentro de um tanque com a temperatura controlada a 21°C e pressurizado· a 17236,89 kPa (2500 psí) com gás de metano. A temperatura do tanque de célula de agitação é gradualmente ajustada para 4°C ao mesmo· tempo em que agitando. As células são agitadas durante 16 horas (simulando o fluxo de estado estável) seguidas por um confinamento de 6 horas, em seguida mais 2 horas de agitação. A tabela abaixo mostra tais cortes de água máximos que cada Exemplo ou Exemplo Comparativo pode manipular ao mesmo tempo· em que prevenindo a formação de tampão de hidrato dentro das células de agitação. O Exemplo Comparativo A não contém nenhuma proteção AA e os tampões d hidrato se formam em qualquer corte de água. Os Exemplos Comparativos B e C são produtos incumbentes utilizados para aplicações de AA e ambos deles podem manipular até 401 de corte de água em uma condição de teste. Os exemplos 1 e 2 demonstram eficácia similar àquela dos Exemplos Comparativos B e C, Ê interessante notar que os Exemplos 1 e 2 contêm grupos hidrofóbicos relativamente curtos e que Os grupos hidrofílicos são arainas terciárias. Os exemplos 3, 4, 5, e 10 falharam no teste de AA em cortes de água tão baixos quanto 35%. Estes quatro Exemplos apresentam longas caldas hidrofóbicas, que podem causar solubilidade limitada do componente ativo na fase aquosa. O Exemplo 6 também falhou em 351 de corte de água, porém a razão para o fraco desempenho pode ser atribuída à combinação de uma curta calda hídrofóbíca e um sal de amõnio quaternário· altamente polar que torna o composto muito solúvel na fase aquosa. Os Exemplos 7, 8, 11, e 12 demonstraram melhor desempenho de AA dos que os Exemplos Comparativos B e C. O melhor desempenho total é obtido com o Exemplo 8, que pode manipular até 60% de corte de água nas células de agitação. O Exemplo 8 mostra uma melhora significante na tolerância de corte de água quando comparado contra os Exemplos Comparativos B e C. Os Exemplos 15, 16, e 20 demonstram bom desempenho como LDHI anti-aglomeração (Veja, Tabela de Sistema de Avaliação R) em cortes de água de até 45-50%.
Todos os outros exemplos foram testados em 40% de corte de água, porém não foram capazes de prevenir a aglomeração de hidratos de gás nas células de agitação. A seguinte tabela estabelece quando uma falha/permissão ocorre para os experimentos. As falhas não· necessariamente significam uma falha absoluta porque outras condições do sistema podem resultar em uma permissão· para o· experimento que atualmente falhou.
Sistema de Avali ação de LDHT
Os Exemplos 21 e 22 demonstraram efeitos de anti- aglomeração· similares àqueles dos Exemplos Comparativos B e C. REIVINDICAÇÕES;

Claims (12)

1. Composição, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um composto com a seguinte fórmula e opcionalmente os sais da mesma: onde Ri é CnH2.n+i, sendo que n=Q a 12; benziia; ou H; onde R2 é um C-i a C22 alquila; onde R3 é CnHgn+i, sendo que n=0 a 12; benziia; ou H; onde X' é um halogênio ou um carboxilato e sendo que X" está somente presente quando ambos Rj e R3. estão presentes; onde Y = {Cdzbi, sendo que n é 1 a 8; e sendo que R3 e Ri não podem ser hidrogênio ao mesmo tempo.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que Y = ÍCHíbu sendo que n é 1 a 4, opcionalmente sendo que Y é linear ou ramificado,
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que Ri é um C^-Ce alquila,
4. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que Rí é um Ce-Cia alquila.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um composto com a seguinte fórmula e opcionalmente os sais da mesma:
6. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um composto com a seguinte fórmula: Br
7. Método de inibir a formação de aglomerados de hidrato em um meio aquoso, compreendendo água, gás, e opcionalmente hidrocarboneto liquido CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionar ao meio aquoso uma quantidade eficaz de anti-aglomerante de uma composição compreendendo um composto com a seguinte fórmula: onde Ri é CnHín-u, sendo que n=G a 12; benzíla; ou H e sendo que Ri é linear; onde R;; é um Ca a Ciz alquila; onde R3 è CnHbn+i, sendo que n=0 a 12; benzila; ou H e sendo que R3 é linear; onde X" é um halogênio ou um carboxilato e sendo que X" está somente presente quando ambos Ri e R3 estão presentes; onde Y = (CHz) sendo que n é 1 a 6; e sendo que Ra e Ri não podem ser hidrogênio ao mesmo tempo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que Y = (CHzín, sendo que n é 1 a 4, opcionalmente sendo que Y é linear ou ramificado.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo feto de que Ri é um Oj-Ct> alquila.
10. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que R? é uma C$-Ci2 alquila.
11. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o fluido está contido em uma refinaria ou tubulação de óleo ou gãs.
12. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a composição compreende um composto coto a seguinte fórmula: n-
BRPI0920421-0A 2008-10-06 2009-10-06 Compositions and method of inhibiting the formation of hydrate agglomerates in an aqueous medium BRPI0920421B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/245,849 US8329620B2 (en) 2008-10-06 2008-10-06 Compositions and methods for inhibiting the agglomeration of hydrates
US12/245,849 2008-10-06
PCT/US2009/059649 WO2010042482A1 (en) 2008-10-06 2009-10-06 Compositions and methods for inhibiting the agglomeration of hydrates

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0920421A2 BRPI0920421A2 (pt) 2015-08-04
BRPI0920421B1 true BRPI0920421B1 (pt) 2017-08-01

Family

ID=41361306

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0920421-0A BRPI0920421B1 (pt) 2008-10-06 2009-10-06 Compositions and method of inhibiting the formation of hydrate agglomerates in an aqueous medium

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8329620B2 (pt)
AR (1) AR073778A1 (pt)
AU (1) AU2009302583B2 (pt)
BR (1) BRPI0920421B1 (pt)
CA (1) CA2738667C (pt)
EG (1) EG26471A (pt)
NZ (1) NZ591920A (pt)
WO (1) WO2010042482A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090319195A1 (en) 2008-06-20 2009-12-24 Hoots John E Method of monitoring and optimizing additive concentration in fuel ethanol
US8105987B2 (en) * 2008-10-06 2012-01-31 Nalco Company Corrosion inhibitors for an aqueous medium
US8105988B2 (en) * 2008-10-06 2012-01-31 Nalco Company Corrosion inhibitors for a fluid
US8334240B2 (en) * 2008-10-06 2012-12-18 Nalco Company Compositions and methods for inhibiting the agglomeration of hydrates in a process
US7989403B2 (en) * 2009-03-02 2011-08-02 Nalco Company Corrosion inhibitors containing amide surfactants for a fluid
US8288323B2 (en) * 2009-03-02 2012-10-16 Nalco Company Compositions containing amide surfactants and methods for inhibiting the formation of hydrate agglomerates
US8980798B2 (en) * 2010-03-31 2015-03-17 Baker Hughes Incorporated Precipitation prevention in produced water containing hydrate inhibitors injected downhole
US8618025B2 (en) * 2010-12-16 2013-12-31 Nalco Company Composition and method for reducing hydrate agglomeration
US10006128B2 (en) 2012-09-28 2018-06-26 Ecolab Usa Inc. Quaternary and cationic ammonium surfactants as corrosion inhibitors
US9410073B2 (en) 2013-11-26 2016-08-09 Ecolab Usa Inc. Anti-agglomerants for controlling gas hydrates
US9676991B2 (en) 2014-05-05 2017-06-13 Multi-Chem Group, Llc Multi-tail hydrate inhibitors
CN104390137A (zh) * 2014-09-18 2015-03-04 中国海洋石油总公司 一种环保型气体水合物阻聚剂及其制备方法
US10466175B2 (en) 2015-02-10 2019-11-05 Ecolab Usa Inc. Corrosion inhibitors and kinetic hydrate inhibitors
CN104830291A (zh) * 2015-04-30 2015-08-12 中国石油大学(华东) 复合型低剂量天然气水合物抑制剂
CN104864266B (zh) * 2015-05-07 2017-11-17 中国海洋石油总公司 一种单分子水合物抑制剂
WO2017105507A1 (en) 2015-12-18 2017-06-22 Halliburton Energy Services, Inc. High temperature hydrate inhibitors and methods of use
AU2016403731B2 (en) 2016-04-19 2020-11-05 Halliburton Energy Services, Inc. Hydrate inhibitors and methods of use
CA3017619C (en) 2016-04-19 2020-03-24 Multi-Chem Group, Llc Double-headed hydrate inhibitors and methods of use
US11236261B2 (en) 2018-09-14 2022-02-01 Halliburton Energy Services, Inc. Polyaromatic hydrocarbon additives for hydrate inhibition
WO2020068046A1 (en) 2018-09-25 2020-04-02 Multi-Chem Group, Llc Anti-agglomerant hydrate inhibitors and method of use
FR3092331A1 (fr) 2019-02-06 2020-08-07 Arkema France Composition pour prévenir l'agglomération d'hydrates de gaz

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB962242A (en) 1961-07-10 1964-07-01 Ciba Ltd Hardening agents for epoxide resins prepared by reacting polyamines with amino-esters
US3317556A (en) 1962-06-22 1967-05-02 Nopco Chem Co Amphoteric alpha-sulfo-imidazolines
US3894962A (en) 1973-04-20 1975-07-15 Nalco Chemical Co Aggregation of particles of raney copper catalyst
US4652623A (en) 1984-11-23 1987-03-24 Calgon Corporation Polymers for use as filtration control aids in drilling muds
US4980378A (en) 1988-06-01 1990-12-25 Odontex, Inc. Biodegradable absorption enhancers
US6702946B1 (en) 1996-10-03 2004-03-09 Cytec Technology Corp. Aqueous dispersions
US6451891B1 (en) 2000-11-14 2002-09-17 Isp Investments Inc. Method for preventing or retarding the formation of gas hydrates
AU2003232705B2 (en) 2002-05-15 2007-08-23 Kemira Oyj A water-soluble polymer dispersion and a method of producing a water-soluble polymer dispersion
US6827766B2 (en) 2002-10-08 2004-12-07 United States Air Force Decontaminating systems containing reactive nanoparticles and biocides
EP1551495A4 (en) * 2002-10-10 2010-06-02 Yeda Res & Dev BASIC ESTERS OF FAT ALCOHOLS AND THEIR USE AS ANTI-INFLAMMATORY OR IMMUNOMATORY AGENTS
US20040087717A1 (en) 2002-11-04 2004-05-06 Ge Betz, Inc. Modified polymeric flocculants with improved performance characteristics
US7102191B2 (en) 2004-03-24 2006-09-05 Micron Technologies, Inc. Memory device with high dielectric constant gate dielectrics and metal floating gates
US7311144B2 (en) 2004-10-12 2007-12-25 Greg Allen Conrad Apparatus and method for increasing well production using surfactant injection
US20060094913A1 (en) 2004-11-04 2006-05-04 Spratt Paul A Ion pair amphiphiles as hydrate inhibitors
GB0424811D0 (en) 2004-11-10 2004-12-15 Ici Plc Polymeric materials
US20080113890A1 (en) * 2006-11-09 2008-05-15 The Lubrizol Corporation Quaternary Ammonium Salt of a Polyalkene-Substituted Amine Compound
WO2008089262A1 (en) 2007-01-21 2008-07-24 M-I Llc Method and pill for remediating hydrate condensate blockage in pipelines
US8288323B2 (en) 2009-03-02 2012-10-16 Nalco Company Compositions containing amide surfactants and methods for inhibiting the formation of hydrate agglomerates

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0920421A2 (pt) 2015-08-04
AU2009302583A1 (en) 2010-04-15
CA2738667C (en) 2016-11-15
US8329620B2 (en) 2012-12-11
AR073778A1 (es) 2010-12-01
CA2738667A1 (en) 2010-04-15
AU2009302583B2 (en) 2014-07-24
EG26471A (en) 2013-11-17
NZ591920A (en) 2012-04-27
WO2010042482A1 (en) 2010-04-15
US20100087338A1 (en) 2010-04-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0920421B1 (pt) Compositions and method of inhibiting the formation of hydrate agglomerates in an aqueous medium
US8334240B2 (en) Compositions and methods for inhibiting the agglomeration of hydrates in a process
EP2403838B1 (en) Compositions containing amide surfactants and methods for inhibiting the formation of hydrate agglomerates
EP2651877B1 (en) Composition and method for reducing hydrate agglomeration
RU2562974C2 (ru) Композиция и способ снижения агломерации гидратов
Tang et al. Novel biosurfactants for effective inhibition of gas hydrate agglomeration and corrosion in offshore oil and gas pipelines
US8105988B2 (en) Corrosion inhibitors for a fluid
US9410073B2 (en) Anti-agglomerants for controlling gas hydrates
US9212305B2 (en) Compositions for inhibiting the formation of hydrate agglomerates
BR112015012300B1 (pt) compostos inibidores de hidrato de gás beta-amino éster, composição compreendendo estes e método para inibir a formação de aglomerados de hidrato
WO2021118769A1 (en) Polymeric anti-agglomerant hydrate inhibitor
BR112019018320B1 (pt) Método para inibir a aglomeração de hidratos gasosos
OA16452A (en) Composition and method for reducing hydrate agglomeration.

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B25E Requested change of name of applicant rejected

Free format text: INDEFERIDO O PRIMEIRO PEDIDO DE ALTERACAO DE NOME CONTIDO NA PETICAO 870210039780 DE 02/05/2021, EM VIRTUDE DA PUBLICACAO DA EXTINCAO DA PATENTE (21.6) PUBLICADA NA RPI2640 DE 10/08/2021.

B25E Requested change of name of applicant rejected

Free format text: INDEFERIDO O SEGUNDO PEDIDO DE ALTERACAO DE NOME CONTIDO NA PETICAO 870210039780 DE 02/05/2021, EM VIRTUDE DA PUBLICACAO DA EXTINCAO DA PATENTE (21.6) PUBLICADA NA RPI2640 DE 10/08/2021.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.