BRPI0919259B1 - Tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo - Google Patents

Tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0919259B1
BRPI0919259B1 BRPI0919259-0A BRPI0919259A BRPI0919259B1 BR PI0919259 B1 BRPI0919259 B1 BR PI0919259B1 BR PI0919259 A BRPI0919259 A BR PI0919259A BR PI0919259 B1 BRPI0919259 B1 BR PI0919259B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drum
ribs
brake drum
hub
facial
Prior art date
Application number
BRPI0919259-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Yves Gey
Jérémie Cami
Original Assignee
Renault S.A.S.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Renault S.A.S. filed Critical Renault S.A.S.
Publication of BRPI0919259A2 publication Critical patent/BRPI0919259A2/pt
Publication of BRPI0919259B1 publication Critical patent/BRPI0919259B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/10Drums for externally- or internally-engaging brakes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D2065/13Parts or details of discs or drums
    • F16D2065/1304Structure
    • F16D2065/1332Structure external ribs, e.g. for cooling or reinforcement

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Abstract

tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo um tambor de freio de roda (15) para veículo automotivo compreendendo uma pista de frenagem cilíndrica que é acoplada a uma parede circular perpendicular ao eixo de rotação do tambor, uma das faces desta parede compreendendo nervuras ditas faciais (21) distribuídas em tomo do referido eixo de rotação.

Description

“TAMBOR DE FREIO DE RODA, CUBO TAMBOR DE FREIO, E, VEÍCULO”
A invenção refere-se a um tambor e cubo tambor de freio com troca térmica aperfeiçoada, notadamente para veículo automotivo e o veículo assim equipado.
Os freios de tambor são menos eficazes que os freios a disco, mas de realização menos onerosa.
Contudo, os freios de tambor são menos resistentes que os freios a disco ao aquecimento devido à frenagem.
Para obviar este inconveniente, alguns tambores de freio comportam sobre a parede cilíndrica do tambor sobre a face oposta à pista de frenagem nervuras periféricas que se estendem seguindo as geratrizes que servem de aletas permitindo resfriar o tambor e dissipar assim as calorias geradas quando da frenagem. No entanto, as características de rigidez, de massa e os desempenhos de resfriamento de tais tambores permanecem baixos.
O objetivo da presente invenção é prover aperfeiçoamentos aos tambores de freio conhecidos e melhorar os desempenhos dos freios de tambor dos veículos.
Com efeito, propõe-se, de acordo com a invenção, um tambor de freio de roda para veículo automotivo compreendendo uma pista de frenagem cilíndrica que é acoplada a uma parede circular perpendicular ao eixo de rotação do tambor, caracterizado em que uma das faces desta parede compreende nervuras ditas faciais distribuídas em tomo do eixo de rotação.
As referidas nervuras faciais são com vantagem radiais e regularmente distribuídas em tomo do referido eixo de rotação.
Este tambor de freio de roda pode comportar, por outro lado, pelo menos uma série de nervuras periféricas externas sensivelmente transversais às precedentes em periferia do tambor (dispostas sobre a face externa do tambor oposta à referida pista de frenagem).
O tambor pode comportar nervuras faciais internas e/ou externas. Elas contribuem para aumentar muito a rigidez do tambor relativamente a uma cobertura clássica do tambor e aumentam a superfície de troca com o ar ambiente e, portanto, favorecem a dissipação da energia calórica armazenada pelo tambor na ffenagem.
O tambor pode comportar nervuras faciais idênticas uma à outra e regularmente dispostas em tomo do referido eixo de rotação sobre o tambor, e do mesmo modo para as nervuras na periferia do tambor.
As nervuras faciais e/ou de periferia podem ter um perfil aerodinâmico apto a veicular, quando da sua rotação, o ar capturado por estas de modo que a troca térmica do tambor com o ar ambiente seja ainda aumentada. O seu efeito pode combinar-se de maneira cumulativa, por exemplo, em um escape de ar lateral em direção às saídas da roda com uma aspiração central.
A sua seção pode assim ser fina e alongada em direção ao exterior, o que é propício para capturar o ar em direção ao exterior (para a extremidade externa da nervura).
Elas podem ser, por exemplo, de seção em V ou hexagonal fina e alongada em direção ao exterior, ser perfiladas retilíneas ou curvas sobre o seu comprimento (eventualmente com uma extremidade externa periférica arredondada ou inclinada).
As nervuras faciais podem estender-se da borda do cubo contíguo da roda até a borda de circunferência externa do tambor.
Um tambor de acordo com a invenção é com vantagem um procedente de fundição monobloco e usinado, portanto, sem adição de peça acessória. Ele pode, além disso, comportar pelo menos uma nervura circular de mesmo eixo que o tambor, esta podendo ser disposta cuidadosamente sobre a superfície do tambor para, por um lado, aumentar a sua rigidez e a troca térmica e, por outro lado, proteger a fabricação das nervuras faciais e periféricas procedentes de fundição.
Além disso, o aumento da rigidez de tal tambor e a usinagem para balancear a calha em vez do anel permite tomar mais leve sua massa com relação a um tambor clássico do mesmo diâmetro (até 15-20% da massa) conservando os desempenhos térmicos e de deformação equivalentes.
Naturalmente, a invenção refere-se igualmente ao cubo tambor de freio (cubo integrado ao tambor) e ao veículo equipado com um cubo tambor ou tambor de freio tal como definidos previamente.
A invenção é ilustrada a seguir através exemplos de realização e em referência aos desenhos anexos nos quais:
- a figura 1 é uma vista em perspectiva de um cubo tambor de freio com ranhuras radiais conhecido,
- a figura 2 é uma vista em perspectiva de um cubo tambor de freio de acordo com a invenção, e
- a figura 3 é uma vista de um cubo tambor de freio de acordo com a invenção comportando nervuras internas.
Na figura 1, representou-se um cubo tambor de freio 1 com nervuras em periferia 3 conhecido. A parte tambor propriamente dita 5 é integrada à parte cubo de roda 7 e o todo ou cubo tambor 1 é formado em uma única peça com simetria axial. A parte tambor 5 é provida com uma pista de frenagem cilíndrica (não representada), e nervuras periféricas externas 3 que se estendem por sua largura em periferia ao oposto da pista de frenagem. A parte cubo 7 é coaxial à parte tambor 5 e comporta um disco 9 que recebe a tampa de roda (não representada) por sua abertura circular central 11. As nervuras periféricas 3 além de tomarem rígida a parte tambor 5, contribuem igualmente para a dissipação da energia calórica de frenagem da parte tambor. No entanto esta dissipação de energia pode ser aumentada por um cubo tambor 13 de acordo com a invenção, como representado na figura 2.
Como na figura 1, a parte tambor 15 é integrada à parte cubo 17 da roda, formando assim um cubo tambor cilíndrico 13 em uma única peça.
A parte tambor 15 comporta nervuras superiores periféricas 19 e nervuras radiais (faciais) externas laterais 21 regularmente distribuídas em tomo do eixo de rotação do cubo tambor.
As nervuras radiais estendem-se sobre a largura da parte tambor em sua periferia externa, sensivelmente da borda interna circular até a borda externa lateral da parte tambor 15.
As nervuras radiais 21 estendem-se desde a borda circular externa 27 da parte cubo 17 até a borda externa lateral 25 da parte tambor 15, sensivelmente em um plano paralelo ao disco circular 29 da parte cubo 17.
As nervuras radiais 21 estendem-se transversalmente às nervuras periféricas 19. Estas últimas são dispostas regularmente sobre uma superfície periférica cilíndrica 31 da parte tambor coaxial ao cubo (oposto à pista de frenagem). Elas estendem-se longitudinalmente cada uma em um plano passando pelo eixo do cubo tambor ou ao longo de uma geratriz desta superfície cilíndrica 31.
Estas nervuras periféricas 19 e radiais 21 têm um perfil fino e alongado em direção à borda externa lateral 15 do cubo tambor e sua seção é trapezoidal de pequena base externa, terminando por uma extremidade reta inclinada e uma extremidade curva respectivamente, relativamente às nervuras periféricas 19 e às nervuras radiais 21.
Os perfis destas nervuras quando da rotação da roda e, portanto, do cubo tambor, veiculam o ar ambiente bem como as aletas para resfriar o cubo tambor. O fluxo de ar veiculado pelas nervuras radiais 21 e o fluxo de ar veiculado pelas nervuras periféricas 19 combinam-se de modo cumulativo para provocar um escape de ar em direção às saídas laterais da roda equipada do cubo tambor com uma aspiração de ar central.
O cubo tambor 13 comporta igualmente nervuras circulares 33 formadas notadamente na base das nervuras 19, 21. Estas nervuras 33 são coaxiais à parte tambor. Elas aumentam igualmente a rigidez do cubo tambor e aumentam a troca térmica com o ar. Além disso, elas facilitam a realização da moldagem das nervuras radiais 21 e periféricas 19.
Tal cubo tambor pode ser procedente de fundição, por exemplo, de ferro fundido ou alumínio, ou usinagem de materiais preferivelmente metálicos.
Naturalmente, a parte tambor 15 pode ser dissociada da parte cubo 17 da roda, podendo ser fixada na mesma por aparafusamento ou outro meio.
Nota-se por último que o balanceamento do tambor ou do cubo tambor pode ser obtido por usinagem da calha ou da ranhura periférica interna que protege dos escoamentos de água corrente do modo como um ralo (não representado), o que permite reduzir a massa do tambor ou do cubo tambor relativamente à reservada sobre o anel.
Representou-se na figura 3, a título de variante de realização, um cubo tambor 35 comportando nervuras radiais internas 37 e nervuras periféricas externas 39, em oposição à pista de frenagem interna 41. Estas nervuras radiais 37 aumentam igualmente a rigidez do tambor e a sua capacidade de resfriamento ao aquecimento. Naturalmente, nervuras radiais externas não representadas podem igualmente ser formadas sobre a parede da parte tambor 43 oposta a 45 compreendendo as nervuras radiais internas 37.
Por último, as nervuras faciais não são necessariamente radiais e podem ser formadas segundo outra geometria, por exemplo, inclinadas angularmente relativamente ao raio e com qualquer perfil permitindo veicular entre elas o ar tendo em vista o resfriamento do tambor ou cubo tambor.
Para solucionar as vibrações prejudiciais ao bom funcionamento do freio de tambor, pode-se fazer variar as formas e os afastamentos das nervuras radiais e periféricas sobre um mesmo tambor; com um passo e formas variáveis ou regulares de nervuras radiais e periféricas.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Tambor de freio de roda (15, 43) para veículo automotivo compreendendo uma pista de frenagem (41) cilíndrica que é acoplada a uma parede circular perpendicular ao eixo de rotação do tambor, uma das faces (45) desta parede compreende nervuras ditas faciais (21, 37) distribuídas em torno do referido eixo de rotação, e compreendendo nervuras periféricas externas (19, 39) dispostas sobre a face externa do tambor oposta à referida pista de frenagem (41), caracterizado pelo fato de que as nervuras faciais (21) e as nervuras periféricas (19) têm um perfil aerodinâmico apto a veicular quando da sua rotação o ar capturado por estas, de modo que a troca térmica do tambor com o ar circundante seja aumentada e que os fluxos de ar veiculados por estas nervuras sejam combinados de modo cumulativo em um escape de ar lateral em direção às saídas da roda com uma aspiração central.
  2. 2. Tambor de freio (15, 43) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as nervuras faciais (21, 37) são radiais e regularmente distribuídas em torno do referido eixo de rotação.
  3. 3. Tambor de freio (15, 43) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que ele compreende nervuras faciais (21) dispostas sobre a face externa da referida parede e/ou nervuras faciais (37) dispostas sobre a face interna (45) da referida parede.
  4. 4. Tambor de freio (15, 43) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as nervuras periféricas externas (19, 39) são dispostas regularmente em torno do referido eixo de rotação.
  5. 5. Tambor de freio (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as referidas nervuras faciais (21) e/ou nervuras periféricas (19) são de seção fina e alongada em direção ao exterior.
    Petição 870190121817, de 22/11/2019, pág. 15/25
    2/2
  6. 6. Tambor de freio (15) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos uma nervura circular (33) coaxial ao tambor (15).
  7. 7. Cubo tambor de freio (13, 35), caracterizado pelo fato de que ele compreende um tambor de freio (15, 43) conforme uma das reivindicações 1 a 6 e uma parte cubo de roda (17) formados em uma única peça.
  8. 8. Veículo caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um tambor de freio (15, 43) conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
BRPI0919259-0A 2008-09-25 2009-09-17 Tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo BRPI0919259B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0805274 2008-09-25
FR0805274A FR2936289B1 (fr) 2008-09-25 2008-09-25 Tambour et moyeu tambour de frein a echange thermique perfectionne notamment pour vehicule automobile, et vehicule equipe
PCT/FR2009/051751 WO2010034923A1 (fr) 2008-09-25 2009-09-17 Tambour et moyeu tambour de frein a echange thermique perfectionne notamment pour vehicule automobile, et vehicule equipe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0919259A2 BRPI0919259A2 (pt) 2016-10-25
BRPI0919259B1 true BRPI0919259B1 (pt) 2020-03-24

Family

ID=40547497

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0919259-0A BRPI0919259B1 (pt) 2008-09-25 2009-09-17 Tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2326854B1 (pt)
CN (1) CN102165211B (pt)
BR (1) BRPI0919259B1 (pt)
FR (1) FR2936289B1 (pt)
RU (1) RU2508484C2 (pt)
WO (1) WO2010034923A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9322446B2 (en) * 2012-10-17 2016-04-26 Bendix Commercial Vehicle Systems Llc Turbo drum for drum brakes
FR3006403B1 (fr) * 2013-05-30 2015-06-05 Peugeot Citroen Automobiles Sa Procede de fabrication d'un tambour de frein
FR3024512B1 (fr) * 2014-08-01 2016-08-05 Peugeot Citroen Automobiles Sa Tambour de frein comportant une masse annulaire espacee de la couronne de frottement
EP3026299A1 (de) * 2014-11-25 2016-06-01 Siemens Aktiengesellschaft Radnabengetriebe
EP3181936A1 (en) * 2015-12-18 2017-06-21 Freni Brembo S.p.A. Drum of a drum brake
EP3855041B1 (en) 2020-01-22 2022-11-16 FCA Italy S.p.A. A drum for a motor-vehicle wheel brake
EP4130505B1 (en) 2021-08-06 2023-11-01 Edertek, S.Coop Drum and drum brake for vehicles

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB231909A (en) * 1924-04-07 1925-09-17 Fed Pressed Steel Company Improvements in brake drums
US2059170A (en) * 1932-06-03 1936-10-27 Budd Wheel Co Brake drum
US3043631A (en) * 1959-05-21 1962-07-10 Kaiser Aluminium Chem Corp Vehicle wheel
FR2830914B1 (fr) * 2001-10-12 2004-12-17 Renault Tambour de freinage de masse reduite et a performances augmentees
WO2005003586A1 (en) * 2003-06-27 2005-01-13 Cyco Systems Corporation Pty Ltd. Brake drum
FR2874413B1 (fr) * 2004-08-20 2006-11-17 Robert Bosch Gmbh Gmbh Tambour muni de moyens de ventilation, et frein muni d'un tel tambour
CN201065898Y (zh) * 2007-07-16 2008-05-28 金龙联合汽车工业(苏州)有限公司 高效轴向主动通风制动鼓
RU73932U1 (ru) * 2007-10-29 2008-06-10 Фанис Мударисович Фахрутдинов Тормозной барабан легкового автомобиля

Also Published As

Publication number Publication date
CN102165211A (zh) 2011-08-24
RU2011116234A (ru) 2012-10-27
EP2326854A1 (fr) 2011-06-01
FR2936289A1 (fr) 2010-03-26
FR2936289B1 (fr) 2011-10-14
CN102165211B (zh) 2013-07-10
WO2010034923A1 (fr) 2010-04-01
BRPI0919259A2 (pt) 2016-10-25
RU2508484C2 (ru) 2014-02-27
EP2326854B1 (fr) 2012-11-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0919259B1 (pt) Tambor de freio de roda, cubo tambor de freio, e, veículo
ES2433696T5 (es) Disco de freno para vehículo ferroviario
ES2236533T3 (es) Cubo de rueda.
US8181754B2 (en) Brake disk
US8960383B2 (en) Brake disc cover for a brake disc of a disc brake
JP6676169B2 (ja) ブレーキシステムのための摩擦ライニングおよびブレーキパッド
CN105612355A (zh) 转子轮毂装置和电风扇
HUE035339T2 (hu) Féktárcsa-agy összekapcsolás
JP6123916B2 (ja) ブレーキディスク付き鉄道車輪
TW200427595A (en) Cooling structure for V belt type continuously variable transmission
US9488238B2 (en) Composite rotor
US7331756B2 (en) Axial-flow fan unit and heat-emitting element cooling apparatus
HU193683B (en) Vibration damper for damping rotating masses
KR20140058120A (ko) 차량용 브레이크 디스크
ES2353259T3 (es) Rotor para un freno de disco de autoventilaciã“n.
KR20140037356A (ko) 인휠 모터 냉각 시스템
ES2758537T3 (es) Brida del cubo de rueda con una disposición de disco de freno fijada a la anterior
ES2268420T3 (es) Amortiguador viscoso de vibraciones de torsion con canales de refrigeracion.
CN209781049U (zh) 带有强制冷却风道的通用汽油机曲轴箱体
CN210518020U (zh) 一种具有新型散热结构的电机
JPH0345841Y2 (pt)
US20190107160A1 (en) Vented Brake Disc
US20220088975A1 (en) Tyre comprising a noise-reducing element
JP2018115666A (ja) トーショナルダンパ
KR101531105B1 (ko) 디스크 브레이크 시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.