UTENSÍLIO DE COZINHA QUE COMPREENDE UM SISTEMA DE ACOPLAMENTO PARA CONECTAR UM ACESSÓRIO E UMA UNIDADE DE ENERGIA E MÉTODO DE MONTAGEM DE UM UTENSÍLIO DE COZINHA DESMONTÁVEL
CAMPO DA INVENÇÃO [001] A presente invenção refere-se a um sistema de liberação; mais especificamente, a invenção refere-se a um utensílio de cozinha que, quando dois membros deslizam um contra o outro, libera um acessório de uma unidade de energia.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO [002] Os utensílios de cozinha com acessórios intercambiáveis para finalidades diferentes, tais como bater, cortar e misturar, são bem conhecidos. Até recentemente, era normal apertar dois botões em uma batedeira quando era desejado remover o acessório e segurar e contorcer o acessório a fim de removê-lo da unidade de energia. Com o tempo, os mecanismos de liberação tornaram-se mais sofisticados. Agora somente um botão, ao contrário de dois, é necessário para liberar o acessório da unidade de energia. Um exemplo disso pode ser encontrado na Patente Norte-Americana n° 7.371.003 B2. Descrevemos aqui como uma parte de acoplamento no acessório é equipada com entalhes ou rebaixos que cooperam com as travas e linguetas contidas na caixa ou na unidade de energia. Ao pressionar um botão na caixa, as lingüetas de travamento se desacoplam dos entalhes e o acessório é desacoplado da caixa. Isso requer que o usuário segure o acessório e remova-o da unidade de energia.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO [003] Seria vantajoso apresentar um utensílio
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 7/29
2/16 de cozinha com um mecanismo de liberação que fosse mais fácil de manipular do que as soluções conhecidas atualmente. O objetivo da presente invenção é apresentar um utensílio de cozinha com uma solução alternativa aos já conhecidos mecanismos de liberação. O objetivo é alcançado ao apresentar um primeiro e um segundo aspecto da invenção. No primeiro aspecto da invenção, o utensílio de cozinha compreende um sistema de acoplamento para conectar um acessório e uma unidade de energia, e o sistema de acoplamento compreende: um mecanismo de liberação que compreende um ou mais membro(s) de travamento adaptados para se mover entre uma posição travada e uma posição de liberação, sendo que uma ou mais alavanca(s) de liberação se conectam de modo deslizável com um ou mais membro(s) de travamento. Quando a alavanca de liberação é pressionada para baixo, ela pode ser adaptada para prover os membros de travamento com um movimento na direção perpendicular, ou essencialmente perpendicular, da alavanca de liberação. A unidade de energia deve ser construída como qualquer unidade que forneça uma força mecânica, preferivelmente uma força rotatória, ao acessório. Esta força mecânica pode ser aplicada por um tipo de motor, tal como um eletromotor, e o motor pode ser energizado por células solares, baterias, redes de distribuição ou um acumulador. O sistema de acoplamento pode compreender dispositivos para fixar e ejetar/soltar o acessório. Neste pedido de patente, a unidade de energia compreende também o sistema de acoplamento.
[004] Note-se que é conhecido do documento EP 0
92 215 ter uma batedeira tendo uma parte do motor e uma haste de ferramenta intercambiável na qual um eixo de
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 8/29
3/16 ferramenta é montado rotativamente. Para fixação, um clipe de espalhamento da parte do motor acopla em um sulco de fixação da haste da ferramenta. Para a separação da haste de ferramenta, o clipe de espalhamento pode ser deslocado por meio de um botão de apertar na direção de um botão de apertar oposto. Nas faces de espalhamento do último botão de apertar, as pernas do clipe de espalhamento deslizam, de modo que o clipe de espalhamento fique livre do sulco de fixação. Durante a liberação do clipe de espalhamento, as pernas do clipe de espalhamento são empurradas para dentro. Para empurrar a haste de ferramenta para longe da parte do motor, os botões têm faces inclinadas.
[005] De acordo com a invenção, um ou mais membro(s) de travamento está/estão cobrindo o dispositivo de fixação, tais como parafusos, que fixam o sistema de acoplamento à unidade de energia. Isto é vantajoso porque nenhuma sujeira permanece, por exemplo, nos furos do parafuso, no entalhe do parafuso ou em nenhuma outra área de fixação. O utensílio ou dispositivo de cozinha é, desse modo, desmontável, se comparado com unidades soldadas ou coladas, o que torna fácil que um reparador alcance as peças internas. Além disso, ao ocultar os dispositivos de fixação, o próprio usuário provavelmente não começará a desmontar o utensílio de cozinha, e desse modo não fará algo errado nem causará danos irreversíveis ao utensílio de cozinha.
[006] De acordo com uma realização da invenção, uma ou mais alavanca(s) de liberação e/ou um ou mais membro(s) de travamento podem ainda compreender superfícies de deslizamento inclinadas, que são inclinadas em relação à direção de movimento dos membros de travamento entre a
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 9/29
4/16 posição travada e a posição de liberação. A capacidade de deslizamento pode ser obtida através de superfícies inclinadas, por exemplo, em relação à direção de movimento da alavanca de liberação e/ou do membro de travamento. Mas pode também ser obtida ao prover o membro de travamento com um sulco-guia, em que a alavanca de liberação pode deslizar. Isto fornece um travamento e um destravamento fáceis do utensílio de cozinha.
[007] De acordo com uma realização da invenção, um ou mais membro(s) de travamento e/ou alavanca(s) de liberação podem se comunicar com um ou mais membro(s) de atração/repulsão. O(s) membro(s) de atração/repulsão pode(m) ser montado(s) em conexão com o membro de travamento. O membro de atração/repulsão facilita os movimentos, de modo que o membro de travamento fica, por exemplo, em uma posição travada quando não está em uso. Um possível botão de liberação, montado na alavanca de liberação, ou a própria alavanca de liberação, podem, além disso, ficar em uma posição de iniciar ou de travar, quando não estão em uso, quando conectados a um membro de atração/repulsão. De acordo com uma realização da invenção, o sistema de acoplamento pode ainda compreender um ou mais membro(s) ejetores de atração/repulsão para ejetar o acessório da unidade de energia. Isso é vantajoso porque não é necessária uma manipulação adicional, por exemplo, tocar o acessório quando o botão de liberação foi pressionado, porque o acessório é ejetado automaticamente. Isto é especialmente prático ao trabalhar com alimentos quentes. Então o usuário não irá queimar os dedos no acessório quente ao tentar removê-lo. O acessório pode ser provido com rebaixos para acomodar o
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 10/29
5/16 membro ejetor de atração/repulsão quando ele está na posição travada.
[008] De acordo com uma realização da invenção, um ou mais membro(s) de travamento podem ser adaptado(s) para se mover entre a posição travada e a posição de liberação devido à interação entre uma ou mais alavanca(s) de liberação, e os membros de travamento e um ou mais membro(s) de atração/repulsão. Isto propicia uma fixação e uma liberação fáceis de um acessório à unidade de energia. O membro de atração/repulsão garante que o membro de travamento e a alavanca de liberação, ou o botão, retornem à posição travada quando a alavanca de liberação não é pressionada. A interação entre a alavanca de liberação e o membro de travamento pode empurrar o membro de travamento para a o eixo central do utensílio de cozinha, liberando desse modo o acessório da unidade de energia.
[009] De acordo com uma realização da invenção, um ou mais membro(s) de travamento pode(m) ser adaptado(s) para se mover entre a posição travada e a posição de liberação, sendo que o movimento para a posição travada é facilitado pela interação entre um ou mais membro(s) de travamento e um ou mais membro(s) de atração/repulsão. O membro de atração/repulsão garante que o membro de travamento e a alavanca de liberação, ou o botão de liberação, retornem à posição travada quando a alavanca de liberação não estiver pressionada.
[0010] De acordo com uma realização da invenção, um ou mais membro(s) de travamento pode(m) ser adaptado(s) para se mover entre a posição travada e a posição de liberação, sendo que o movimento para a posição de liberação
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 11/29
6/16 é facilitado pela interação entre um ou mais membro(s) de travamento e uma ou mais alavanca(s) de liberação. A interação entre a alavanca de liberação e o membro de travamento pode empurrar o membro de travamento para o eixo central do utensílio de cozinha, liberando desse modo o acessório da unidade de energia.
[0011] De acordo com uma realização da invenção, o acessório pode ser selecionado de um grupo que consiste de uma unidade para cortar, uma unidade para bater, uma unidade para moer, uma unidade para misturar e uma unidade para bares ou qualquer combinação das mesmas. Isso é vantajoso porque o utensílio de cozinha pode ser utilizado para muitas finalidades diferentes. Além disso, depois de usado, só é necessário limpar o acessório e não todo o utensílio de cozinha, incluindo a unidade de energia.
[0012] De acordo com uma realização da invenção, um ou mais membro(s) de atração/repulsão e/ou membro(s) ejetor (es) de atração/repulsão podem ser selecionados de um grupo que consiste de uma mola helicoidal, uma mola de aperto, uma mola de arqueamento, uma mola composta, uma mola de diafragma, uma mola de tambor, uma borracha de atração/repulsão e um polímero resiliente, um ímã ou qualquer de suas combinações. Se um ímã for utilizado como membro(s) de atração/repulsão, suas características de atração ou de repulsão podem ser utilizadas, dependendo da orientação do campo magnético e da posição onde o ímã é montado e do tipo de material adjacente em que o ímã é montado. Se situado perto de outro ímã, as características de repulsão ou de atração podem prevalecer. Se situado perto de um metal, tal como o ferro, suas características de atração podem
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 12/29
7/16 prevalecer.
[0013] Estão disponíveis muitas opções diferentes para obter a característica de atração e/ou de repulsão. Isto é vantajoso porque é possível escolher os membros mais apropriados, mais acessíveis e/ou mais baratos.
[0014] De acordo com uma realização da invenção, o acessório pode compreender um ou mais rebaixo(s), adaptado(s) para receber um ou mais membro(s) de travamento.
[0015] Os rebaixos podem ser colocados no interior do acessório, na extremidade onde ele se fixa à unidade de energia. Pode ser um rebaixo para um ou mais membro(s) de travamento, por exemplo, se o rebaixo se estica parcial ou completamente em torno da circunferência interna do acessório, ou ele pode ser um rebaixo individual para os membros de travamento individuais. Isto impede a rotação e o movimento em uma ou mais direção, tornando desse modo o utensílio de cozinha mais resistente. Isso também pode garantir que o acessório só seja fixado quando um rebaixo específico e um membro de travamento específico estão alinhados e podem se conectar um ao outro.
[0016] De acordo com o segundo aspecto da invenção, é apresentado um método de montar um utensílio de cozinha desmontável. O utensílio de cozinha pode compreender um invólucro de interface e uma frente do motor, e o método pode compreender: montagem de um ou mais membro(s) ejetor (es) de atração/repulsão no invólucro de interface; montagem de uma ou mais alavanca(s) de liberação no invólucro de interface; montagem do invólucro de interface na frente do motor; montagem de um ou mais membro(s) de atração/repulsão na frente do motor; montagem de um ou mais membro(s) de
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 13/29
8/16 travamento no invólucro de interface. A montagem não tem de necessariamente ser realizada nessa ordem, mas pode ser realizada em outra ordem. Outras maneiras de montar o utensílio de cozinha também estão abrangidas no âmbito das reivindicações. O formato e a conexão entre as diferentes partes tornam fácil montar e desmontar o utensílio de cozinha desmontável. O método pode ainda compreender a montagem de um botão de liberação no invólucro de interface. Um membro de atração/repulsão pode ser montado entre o botão de liberação e a alavanca de liberação. Isto garante que o botão de liberação irá retornar a um uma posição de iniciar ou de travar após ser operado.
[0017] De acordo com a invenção, o método ainda compreende a montagem da frente do motor no invólucro de interface utilizando dispositivos de fixação na forma de parafusos, em que os parafusos são cobertos pelo(s) membro(s) de travamento. Ao fixar a frente do motor no invólucro de interface com parafusos, é possível desmontar novamente as duas partes se surgirem problemas técnicos. Em vez de parafusos, a montagem pode ser feita provendo a frente do motor e o invólucro de interface com roscas e aparafusar as duas partes juntas.
[0018] Além disso, é apresentado um método que compreende a ejeção de um acessório de uma unidade de energia, e o acessório compreende um ou mais rebaixo(s) de travamento e a unidade de energia compreende um ou mais membro(s) de travamento, e o método pode compreender: afetar uma ou mais alavanca(s) de liberação movendo, desse modo, um ou mais membro(s) de travamento de uma posição travada para uma posição de liberação, e com isso um ou mais membro(s)
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 14/29
9/16 ejetor (es) de atração/repulsão ejeta(m) o acessório da unidade de energia por um movimento de expansão. Os membros de travamento podem ser colocados em um ou mais rebaixo(s) de travamento, quando os membros de travamento estão em uma posição travada. Quando os membros de travamento são movidos para a posição de liberação, os membros de travamento podem ser removidos dos rebaixos de travamento, de modo que o acessório pode ser removido da unidade de energia. A vantagem é que não é necessário tocar acessório, o que é prático quando um alimento quente ou gorduroso está sendo preparado.
[0019] Qualquer característica do primeiro aspecto pode ser aplicada ao segundo aspecto ou ao método que compreende a ejeção de um acessório de uma unidade de energia de um utensílio de cozinha, e qualquer característica do segundo aspecto pode ser aplicada ao primeiro aspecto ou ao método. Qualquer característica do método pode ser aplicada ao primeiro ou ao segundo aspecto.
[0020] O utensílio de cozinha pode ainda ser selecionado de um grupo que consiste de um processador de alimentos, de uma batedeira, de um misturador, de um moedor do café ou quaisquer de suas combinações. A combinação pode ser obtida através de partes acessórias intercambiáveis. Outros dispositivos não mencionados aqui também podem ser compreendidos.
[0021] O sistema de acoplamento deve ser construído como parte na unidade de energia e a parte no acessório que lida com a fixação do acessório à unidade de energia. O sistema de acoplamento pode ainda compreender um acoplamento, por exemplo, em alumínio, onde as diferentes unidades de bater, misturar, cortar, bar ou moer podem ser
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 15/29
10/16
conectadas a fim de |
prover, |
por |
exemplo, |
o |
movimento |
rotatório. |
|
|
|
|
|
[0022] O acessório |
é a |
unidade |
que |
pode ser |
acoplada na unidade de |
energia |
por |
meio de |
um |
sistema de |
acoplamento. A unidade |
de energia ou |
o utensílio |
de cozinha |
podem compreender um conjunto de baterias, um motor, tal como um eletromotor, indicadores de luz que mostram, por exemplo, o nível da bateria e/ou o nível da velocidade, uma placa de circuito impressa, um botão de ligar/desligar, dispositivos de montagem tais como parafusos, cola, molas, elementos de suporte, dispositivos de conexão entre as partes diferentes, etc.
[0023] O utensílio de cozinha pode ainda compreender um membro de atração/repulsão sob o botão de liberação para garantir que o botão retorne à sua posição de liberação.
[0024] O utensílio de cozinha também pode ser desmontado ao remover o botão de liberação, com uma chave de fenda, do invólucro de interface. A alavanca de liberação então se move para a posição superior e desconecta o membro de travamento. O membro de travamento pode ser removido e subsequentemente os parafusos também podem ser removidos. O invólucro de interface pode agora ser removido da parte superior.
[0025] Geralmente, todos os termos utilizados nas reivindicações devem ser interpretados de acordo com seu significado habitual no campo técnico, a menos que seja aqui definido explicitamente de outra maneira. Todas as referências a um/o [elemento, dispositivo, componente, meio, etapa, etc.] devem ser interpretadas abertamente como se
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 16/29
11/16 referindo a pelo menos um exemplo do elemento, dispositivo, componente, meio, etapa, etc., a menos que indicado explicitamente de outra maneira.
[0026] Deve ser observado que a invenção referese a todas as combinações possíveis das características indicadas nas reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0027] Esses e outros aspectos da presente invenção serão descritos agora com mais detalhes em referência aos desenhos anexos, que mostram uma realização atualmente preferida da invenção.
[0028] A Figura 1 mostra a vista geral de um utensílio de cozinha, onde dois círculos indicam um zoom na parte visível do sistema de acoplamento, quando o dispositivo é montado.
[0029] A Figura 2 mostra uma vista explodida das diferentes partes compreendidas em uma realização da unidade de energia, principalmente o sistema de acoplamento.
[0030] As Figuras 3, 5 e 6 mostram seções transversais de uma realização onde o botão de liberação é pressionado para baixo, verticalmente (Figura 3), horizontalmente através dos membros de travamento (Figura 5) e horizontalmente através do botão de liberação (Figura 6), respectivamente.
[0031] As Figuras 4, 7 e 8 mostram seções transversais de uma realização onde o botão de liberação não é pressionado, verticalmente (Figura 4), horizontalmente através dos membros de travamento (Figura 7) e horizontalmente através do botão de liberação (Figura 8), respectivamente.
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 17/29
12/16 [0032] Os números semelhantes referem-se aos elementos semelhantes em todas as figuras.
DESCRIÇÃO DETALHADA [0033] A Figura 1 mostra um utensílio de cozinha 1 na forma de uma batedeira, o qual compreende um acessório 3, uma unidade de energia 4 e um sistema de acoplamento 2.
[0034] O sistema de acoplamento, tal como visto da parte externa, compreende ainda um invólucro de interface
9, membros de travamento 6, um membro ejetor de atração/repulsão 7, um botão de liberação 5, um botão de ligar/desligar 19 e um acoplamento 8 para fixar o eixo de acionamento (não mostrado).
[0035] A Figura 2 mostra uma vista explodida das diferentes partes compreendidas em uma realização. Aqui ela mostra alguns dos elementos dentro da unidade de energia 4, principalmente no sistema de acoplamento 2. Descrevemos a seguir uma maneira de montar as diferentes partes. O membro ejetor de atração/repulsão 7 é montado no invólucro de interface 9. A alavanca de liberação 11 é montada no invólucro de interface 9. Um anel em O 20 pode ser montado no motor 15. A frente do motor 14 é montada no motor 15. A frente do motor 14 pode então ser soldada no invólucro principal 18 por solda ultrassônica. Na frente do motor 14 são montados os membros de atração/repulsão 12 e 10. O botão de liberação 5 é então montado no membro de atração/repulsão
10. O acoplamento 8 é colocado no invólucro de interface 9 antes que o invólucro de interface 9 seja conectado à frente do motor 14 com dois parafusos 13. Os membros de travamento 6 são empurrados sob a alavanca de liberação 11 e o botão de liberação 5 é levantado. A alavanca de liberação 11 é fixada
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 18/29
13/16 no invólucro de interface 9 e os membros de travamento 6 cobrem os parafusos 13.
[0036] A Figura 3 mostra uma seção transversal vertical do utensílio de cozinha onde o botão de liberação 5 é pressionado para baixo e o utensílio de cozinha 1 está em uma posição de liberação. O acessório 3 é montado no invólucro de interface e ainda não foi repelido pelo membro ejetor de atração/repulsão 7. O eixo de acionamento 22 é colocado no acoplamento 8. O acessório 3 pode ainda ser provido com rebaixos (não mostrados) na parede interna, sendo que o membro ejetor de atração/repulsão 7 pode deslizar. A Figura 3 mostra ainda como os membros de travamento 6 cobrem os parafusos 13. O item 17 é uma unidade de suporte para o conteúdo, tal como a bateria, o motor, etc. da unidade de energia. É mostrado que quando as alavancas de liberação 11 são pressionadas, o membro de atração/repulsão 12 é abaixado. As alavancas de liberação 11 deslizam nos membros de travamento 6 e pressionam os membros de travamento 6 para dentro, bem como os membros de atração/repulsão 12. Quando o botão de liberação 5 é liberado, os membros de atração/repulsão 10 (não mostrado) e 12 facilitam o retorno do botão de liberação 5 e dos membros de travamento 6, respectivamente, para a posição travada. Os rebaixos 21 acomodam os membros de travamento 6 e garantem que o acessório 3 permaneça fixo à unidade de energia 4, quando os membros de travamento estão na posição travada.
[0037] A Figura 4 mostra uma seção transversal vertical onde o botão de liberação 5 não é pressionado para baixo e o utensílio de cozinha 1 está em uma posição travada. As mesmas características da Figura 3 podem ser vistas, mas
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 19/29
14/16 aqui os membros de atração/repulsão 12 pressionam os membros de travamento 6 contra a parede interior do acessório 3 para manter o utensílio de cozinha 1 em uma posição travada. Desse modo, este é o estado em que o acessório 3 é fixado à unidade de energia 4 por meio do sistema de acoplamento 2, ou onde nenhum acessório é fixado, por exemplo, quando o utensílio de cozinha 1 não está em uso.
[0038] A Figura 5 mostra uma seção transversal horizontal através dos membros de travamento 6 do utensílio de cozinha 1, onde o botão de liberação 5 é pressionado para baixo. Quando o botão de liberação 5 é pressionado para baixo, as alavancas de liberação 11 se movem na direção Y, e durante esse movimento, os suportes das alavancas de ejeção se movem na direção X para o centro do invólucro de interface 9. Então o acessório 3 pode ser fixado ou destacado da unidade de energia 4.
[0039] A Figura 6 mostra a seção transversal horizontal através do botão de liberação 5 do utensílio de cozinha 1, onde o botão de liberação 5 é pressionado para baixo. A vista é observada de abaixo. Comparando a Figura 6 com a Figura 8 fica claro como a posição do botão de liberação 5 muda, onde o botão de liberação 5 na Figura 6 está em sua posição de liberação, e na Figura 8 o botão de liberação 5 está em sua posição travada. O membro de atração/repulsão 10 é pressionado para baixo e os membros de travamento 6 são pressionados para o centro do invólucro de interface 9 para facilitar, por exemplo, a remoção do acessório.
[0040] A Figura 7 mostra uma seção transversal horizontal através dos membros de travamento 6 do utensílio
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 20/29
15/16 de cozinha 1, onde o botão de liberação 5 não é pressionado para baixo. O membro de atração/repulsão 12 pressiona os membros de travamento 6 para a parede interior do acessório 3 .
[0041] A Figura 8 mostra uma seção transversal horizontal através do botão de liberação 5 do utensílio de cozinha 1, onde o botão de liberação 5 não é pressionado para baixo. Os membros de atração/repulsão 12 pressionam aqui os membros de travamento 6 para fora, isto é, para longe do centro do invólucro de interface 9.
[0042] Todos os membros de atração/repulsão 7, 10, 12 nas realizações acima são molas, mas outros membros de atração/repulsão, tais como borracha, ímãs ou polímeros também podem ser utilizados.
[0043] Uma realização adicional que não é descrita aqui é similar em função, mas diferente em construção. Em vez de utilizar duas molas ou membros de atração/repulsão para empurrar os membros de travamento para fora, é provida uma mola composta, onde cada uma de suas duas extremidades toca os membros de travamento para prover uma pressão constante a fim de manter os membros de travamento em uma posição travada. As alavancas de liberação deslizam ao longo de um rebaixo no membro de travamento, e quando o botão de liberação é pressionado, as alavancas de liberação pressionam os membros de travamento e as molas compostas para dentro, para o eixo central do utensílio de cozinha. Isto torna possível desprender o acessório. A mola composta é fixada na frente do motor, por exemplo, empurrando a mola para frente do motor se, por exemplo, a frente do motor for equipada com entalhes e a mola com furos, por colagem ou por
Petição 870190043877, de 09/05/2019, pág. 21/29
16/16 estampagem.
[0044] O elemento versado no estado da técnica da presente invenção não fica limitado de nenhuma maneira às realizações preferidas descritas acima. Ao contrário, muitas modificações e variações são possíveis dentro do âmbito das reivindicações anexas.