BRPI0917530B1 - Projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras - Google Patents

Projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras Download PDF

Info

Publication number
BRPI0917530B1
BRPI0917530B1 BRPI0917530-0A BRPI0917530A BRPI0917530B1 BR PI0917530 B1 BRPI0917530 B1 BR PI0917530B1 BR PI0917530 A BRPI0917530 A BR PI0917530A BR PI0917530 B1 BRPI0917530 B1 BR PI0917530B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carriers
downlink
uplink
control information
fact
Prior art date
Application number
BRPI0917530-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jelena M. Damnjanovic
Juan Montojo
Sandip Sarkar
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI0917530A2 publication Critical patent/BRPI0917530A2/pt
Publication of BRPI0917530B1 publication Critical patent/BRPI0917530B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J11/00Orthogonal multiplex systems, e.g. using WALSH codes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/50Allocation or scheduling criteria for wireless resources
    • H04W72/53Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on regulatory allocation policies
    • H04W72/0406
    • H04W72/0493

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras. são proporcionados um métodos, um aparelho e um produtos de programa de computador operáveis em um sistema de comunicação sem fio, no qual é determinado um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink. entre as uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras de downlink se incluem pelo menos três portadores de dowlink se incluem pelo menos três portadoras. em qual portadora trocar informações de controle dentre uma ou mais portadoras vai depender do emparelhamento ou em uma designação de uma portadora âncora.

Description

REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDO(S) RELACIONADO(S)
[0001] Em acordo com o USC 35 § 119(e), esse pedido reivindica como prioridade o Pedido Provisório N° de Série US 61/087.959, depositado em 11 de agosto de 2008, e também como prioridade o Pedido Provisório N° de Série US 61/088.321, depositado em 12 de agosto de 2008, cujos conteúdos são incorporados aqui por referência em sua totalidade.
CAMPO DA INVENÇÃO
[0002] A presente invenção se refere geralmente a comunicações e, mais particularmente, a um projeto de multiportadora para controle e procedimentos.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
[0003] Sistemas de comunicação sem fio são amplamente empregados para fornecer vários serviços de telecomunicação, tais como telefonia, video, dados, troca de mensagens e difusões. Esses sistemas sem fio podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar múltiplos usuários pelo compartilhamento dos dispositivos de sistema disponíveis. Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA), sistemas FDMA Ortogonais (OFDMA) e sistemas FDMA de Única Portadora (SC-FDMA).
[0004] Sistemas de comunicação sem fio são geralmente projetados para proporcionar acesso sem fio a uma rede (por exemplo, a Internet) para múltiplas estações móveis dentro de uma região geográfica. Acesso é provido por um ponto de
[0005] acesso ou estação base servindo a região geográfica. Uma estação base é um aparelho que possui um transceptor de rádio para suportar um protocolo de acesso sem fio (isto é, um link de comunicação com base em rádio) com múltiplas estações móveis. 0 protocolo de acesso sem fio é definido geralmente por um padrão industrial que inclui, entre outras coisas, o sistema de acesso múltiplo utilizado pela estação base para se comunicar com as estações móveis.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0006] Em um aspecto da exposição, é provido um método utilizado em um sistema de comunicação sem fio, em que um emparelhamento é determinado entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink. As uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras de downlink incluem pelo menos três portadoras. Na qual, a portadora trocar informações de controle dentre uma ou mais portadoras baseia-se no emparelhamento ou em uma atribuição de portadora âncora.
[0007] Em outro aspecto da descrição, um aparelho operável em um sistema de comunicação sem fio inclui meios para determinar um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink. As uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras downlink incluem pelo menos três portadoras. O aparelho inclui adicionalmente meios para trocar informações de controle em uma ou mais dentre as portadoras com base no emparelhamento ou em uma atribuição de portadora âncora.
[0008] Em outro aspecto da descrição, um aparelho operável em um sistema de comunicação inclui um sistema de processamento. O sistema de processamento é configurado para determinar um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink. As uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras downlink incluem pelo menos três portadoras. O sistema de processamento é configurado adicionalmente para trocar informações de controle em uma ou mais dentre as portadoras com base no emparelhamento ou em uma atribuição de portadora âncora.
[0009] Em outro aspecto da descrição, é provido um produto de programa de computador. O produto de programa de computador tem um código para determinar um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink. As uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras downlink incluem pelo menos três portadoras. O produto de programa de computador tem também um código para trocar informações de controle em uma ou mais dentre as portadoras com base no emparelhamento ou em uma atribuição de portadora âncora.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0010] A Figura 1 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando um exemplo de um sistema de comunicações sem fio.
[0011] A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando uma configuração de hardware para um aparelho.
[0012] A Figura 3 é um diagrama ilustrando um emparelhamento de uplink/downlink.
[0013] A Figura 4 é um diagrama ilustrando emparelhamento de uplink/downlink com portadoras âncora.
[0014] A Figura 5 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando a funcionalidade de um aparelho exemplar.
[0015] A Figura 6 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando a funcionalidade de um aparelho exemplar.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0016] Vários aspectos da invenção são descritos de forma mais completa a seguir com referência aos desenhos apensos. Esta invenção pode, entretanto, ser configurada em muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada a qualquer estrutura ou função especifica apresentada nesta descoberta. Esses aspectos são por sua vez proporcionados para que essa exposição seja inteira e completa, e transmitirá na totalidade o escopo da invenção àqueles versados na técnica.
[0017] A descrição detalhada pode incluir detalhes específicos para ilustrar vários aspectos da invenção. Entretanto, ficará claro para aqueles versados na técnica que a invenção pode ser posta em prática sem esses detalhes específicos. Em alguns casos, elementos bem conhecidos podem ser mostrados em forma de diagrama de blocos, ou omitidos, para evitar obscurecer o entendimento dos conceitos inventivos apresentados ao longo dessa descoberta.
[0018] Diversos aspectos de um sistema de comunicações sem fio serão apresentados agora com referência à Figura 1. O sistema de comunicações sem fio 100 pode suportar qualquer número de aparelhos. Um aparelho pode ser um eNó B ou um equipamento de usuário (UE) . Na Figura 1, o sistema sem fio 100 é mostrado com diversos UEs 102 em comunicação com um eNó B (isto é, estação base) 104. Os UEs 102 são mostrados como telefones celulares, mas podem ser telefones sem fio, telefones inteligentes, telefones de protocolo de inicialização de sessão (SIP), laptops, assistentes digitais pessoais (PDAs), rádios via satélite, sistemas de posicionamento global, dispositivos multimídia, dispositivos de video, tocadores de áudio digital (por exemplo, um tocador de MP3), câmeras, consoles de jogos ou qualquer outro dispositivo adequado que possua capacidade de conexão sem fio. Uma UE 102 pode ser referida como uma estação móvel, estação de assinante, unidade móvel, unidade de assinante, unidade sem fio, unidade remota, dispositivo móvel, dispositivo sem fio, dispositivo de comunicação sem fio, dispositivo remoto, estação de assinante móvel, terminal de acesso, terminal móvel, terminal sem fio, terminal remoto, aparelho celular, agente de usuário, cliente móvel, cliente ou qualquer outra terminologia adequada. O eNó B 104 pode ser chamado de uma estação base, estação base transceptora, estação rádio base, ponto de acesso, Nó B, função transceptora, roteador de rádio, transceptor de rádio, conjunto de serviços básico (BSS), conjunto de serviços estendido (ESS) ou alguma outra terminologia apropriada. Os vários conceitos apresentados ao longo dessa descoberta se destinam a serem aplicados a todas as entidades adequadas independente de sua nomenclatura especifica.
[0019] O sistema de comunicação sem fio pode ser configurado para suportar a Evolução de Longo Prazo (LTE), que é um conjunto de melhoramentos para o padrão de telefonia móvel do Sistema Móvel Universal das Telecomunicações (UMTS) visando aprimorar eficiência espectral, diminuir custos, melhorar serviços, fazer uso de um novo espectro e se integrar melhor com outros padrões abertos.
[0020] Entretanto, como aqueles versados na técnica observarão, os diversos conceitos apresentados ao longo dessa descoberta podem ser estendidos a outras tecnologias sem fio apropriadas e/ou a padrões de interface aérea. A titulo de exemplo, o sistema de comunicação sem fio pode ser um sistema IEEE 802.11 suportando comunicação OFDM, um IS-2000, IS-95, IS-856, CDMA de banda larga (WCDMA) suportando comunicação CDMA ou um Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) suportando comunicação TDMA.
[0021] A Figura 2 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando uma configuração de hardware para um aparelho 200, o qual pode ser um UE 102 ou um eNó B 104. O aparelho 200 pode incluir uma interface sem fio 202, um sistema de processamento 204 e um meio legivel por máquina 206. A interface sem fio 202 inclui uma ou mais antenas e pode incluir um transceptor para suportar comunicações de duas vias através do meio sem fio. Alternativamente, a interface sem fio 202 pode incluir um transmissor ou um receptor para suportar comunicações de uma via. Na descrição detalhada a seguir, a interface sem fio 202 pode ser descrita como um transmissor ou receptor para ilustrar um aspecto particular da invenção. Tal referência não implica que a interface sem fio 202 seja incapaz de desempenhar tanto as operações de transmissão quanto as de recepção.
[0022] A interface sem fio 202 pode ser integrada ao sistema de processamento 204 ou distribuída através de múltiplas entidades no aparelho. A interface sem fio 202 e o sistema de processamento 204 podem suportar a interface aérea de Acesso de Rádio Terrestre de UMTS Evoluido (E-UTRA) . E-UTRA é a interface aérea da via de atualização do LTE do 3GPP para redes móveis. E-UTRA utiliza multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) e tecnologia de antena de múltiplas entradas e múltiplas saldas (MIMO) para suportar mais usuários e taxas de dados mais altas.
[0023] O sistema de processamento 204 pode ser implementado com um ou mais processadores. O um ou mais processadores podem ser implementados com qualquer combinação de microprocessadores de finalidades gerais, microcontroladores, processadores digitais de sinais (DSPs), arranjo de portas programável em campo (FPGAs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), controladores, circuitos integrados, máquinas de estado, lógica com portas, componentes de hardware distintos ou quaisquer outras entidades adequadas que possam realizar cálculos ou outras manipulações de informações.
[0024] O sistema de processamento 204 é acoplado a um meio legivel por máquina 206 para armazenar software. Alternativamente, o sistema de processamento 204 pode ele mesmo incluir o meio legivel por máquina 206. O software deverá ser interpretado num sentido amplo como significando qualquer tipo de instruções, sejam referentes ou não a software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware ou outros. As instruções podem incluir um código (por exemplo, em formato de código fonte, formato de código binário, formato de código executável ou qualquer outro formato adequado de código). As instruções, quando executadas pelo um ou mais processadores, leva o sistema de processamento 204 a realizar várias funções descritas abaixo, bem como várias funções de processamento de protocolo.
[0025] O meio legivel por máquina 206 pode ser uma memória de acesso aleatório (RAM), uma memória flash, uma memória somente de leitura (ROM), uma ROM programável (FROM), uma FROM apagável (EPROM), registradores, um disco rigido, um disco removível, um CD-ROM, um DVD, uma onda portadora, uma linha de transmissão, qualquer outro dispositivo de armazenamento adequado ou qualquer outro aparelho ou mecanismos através dos quais as instruções possam ser transmitidas.
[0026] O aparelho 200 é configurado para operar em um espectro puncionado e então suporta alocações de frequência de downlink (DL) e uplink (UL) separadas (isto é, não-contiguas) e larguras de banda de DL/UL assimétricas, e pode transmitir em alocações de frequências separadas (isto é, portadoras) em um instante determinado. Uma ou mais dentre as portadoras podem ser separadas e/ou ter uma largura de banda assimétrica se comparado às outras portadoras. As portadoras possuírem uma largura de banda assimétrica pode depender das demandas de tráfego para a UL e a DL. Os UEs com menor demanda de tráfego ou com uma necessidade de conservar a carga da bateria podem utilizar uma portadora de DL com uma largura de banda de 5 MHz, enquanto que UEs com uma maior demanda de tráfego possam utilizar múltiplas portadoras de DL com largura de banda maiores.
[0027] O aparelho 200 suporta operação multissegmentada em DL e UL, na qual múltiplas portadoras são segmentadas dentro de uma largura de banda especifica tal que as múltiplas portadoras tenham alocações de frequência contíguas. O aparelho 200 pode permitir baixo consumo de bateria através do confinamento do controle e da transmissão de dados para uma velocidade de dados baixa dentro de uma banda estreita (por exemplo, 5 MHz) e proporciona retro-compatibilidade com sistemas de legado, tais como, por exemplo, LTE Versão 8.
[0028] O esquema de transmissão de DL para sistemas LTE é baseado em OFDMA. O esquema de pode ser OFDMA, SC-FDMA, ou um hibrido OFDMA/SC-FDMA com a possibilidade de troca entre OFDMA e SC-FDMA para proporcionar retro-compatibilidade para atribuição de única portadora.
[0029] O aparelho 200 é configurado adicionalmente para suportar emparelhamento de portadoras entre as portadoras de DL e UL. O emparelhamento pode se dar entre uma ou mais portadoras de DL e uma ou mais portadoras de UL. Em uma configuração, pelo menos uma portadora de DL é emparelhada com uma pluralidade de portadoras de UL ou uma pluralidade de portadoras de DL são emparelhadas com pelo menos uma portadora de UL, de modo que o grupo de emparelhamento de portadoras de DL e UL tenham pelo menos três portadoras.
[0030] A Figura 3 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de emparelhamento de portadora de DL/UL para o aparelho 200. A Figura 3 mostra um intervalo de tempo de transmissão (TTI) 302 para três portadoras de DL, banda de portadora 0 304, banda de portadora 1 306, e banda de portadora 2 308. Cada uma das portadoras de DL inclui uma porção de controle de legado 310 e uma porção de carga útil 312. A banda de portadora 0 304 inclui ainda uma região 314 de controle de multiportadora na porção de carga útil.
[0031] Na Figura 3, a banda de portadora 0 304 é emparelhada com uma portadora 0 (328) e as banda de portadora 1 306 e banda de portadora 2 308 estão ambas emparelhados com uma segunda portadora de UL 2 (330) . A Figura 3 ilustra um mapeamento 320 de realimentação de indicação de qualidade de canal (CQI) e mensagens de confirmação (ACK/NACK) comunicadas na portadora de UL 1 (330) que estejam emparelhadas com as duas portadoras, banda de portadora 1 306 e banda de portadora 2 308. Como mostrado na Figura 3, a portadora de UL 1 (330) compartilhada pelas duas portadoras de DL recebe feedback de CQI 322 e ACK 324 para a portadora 1 e portadora de DL 2 separadamente em bandas de frequência diferentes da portadora de UL 1 (330) . O ACK 324 para a portadora de DL 1 começa na fronteira CQI, e o ACK 326 para a portadora de DL 2 é mapeado para começar em uma fronteira mapeada até o fim do ACK para a portadora 1, designado como fronteira CQI para C2.
[0032] Como mostrado na Figura 3, a portadora de UL 1 (330) é emparelhada com duas portadoras de DL 306, 308; e a portadora de UL 0 (328) está emparelhada com a portadora de DL 304. A portadora de UL 0 (328) recebe informações de controle para a portadora de DL 304, e a portadora de UL 1 (330) recebe informações de controle de UL para as portadoras de DL 306, 308. As informações de controle de UL podem incluir feedback de CQI e feedback de ACK/NACK de solicitação de retransmissão automática hibrida (HARQ) de DL. Da mesma forma, a portadora de DL 304 recebe informações de controle de DL para a portadora de UL 0 (328), e as portadoras de DL 306, 308 recebem informações de controle de DL para a portadora de UL 1 (330) . A informações de controle de DL inclui feedback de UL HARQ, concessões de UL, e concessões de DL.
[0033] O emparelhamento de portadora pode ser semi-estático ou dinâmico como determinado pelo eNó B 104. Para emparelhamento semi-estático, o eNó B 104 pode notificar todas os UEs do emparelhamento pela difusão da informação do sistema em um bloco de informação de sistema (SIB) . Alternativamente, o eNó B 104 pode informar cada UE 102 a respeito do emparelhamento com uma sinalização dedicada através da sinalização do controle de recurso de rádio (RRC) na mensagem de configuração de conexão RRC. Para um emparelhamento dinâmico, o eNó B 104 pode notificar os UEs 102 do emparelhamento através de sinalização de controle de acesso ao meio (MAC) incluído na mensagem de concessão.
[0034] A Figura 4 é um diagrama ilustrando um emparelhamento de uplink/downlink com portadoras âncora para o aparelho 200. Conforme mostrado na Figura 4, a portadora de DL 1 (DL Cl) e a portadora de DL 2 (DL C2) estão emparelhadas (400) com a portadora de UL 1 (UL Cl), e a portadora de DL 3 (DL C3) está emparelhada (402) com a portadora de UL 2 (UL C2) . Como discutido acima, pode ser baseado no emparelhamento a portadora na qual a informação de controle é enviada. Alternativamente, a portadora na qual a informação de controle é enviada pode ser baseada em se existem portadoras âncora designadas. Quando a base é o emparelhamento, UL Cl recebe informações de controle para DL Cl e DL C2, DL Cl e DL C2 recebem informações de controle para UL Cl, UL C2 recebe informações de controle para DL C3, e DL C3 recebe informações de controle para UL C2. Quando a base é a existência ou não de portadoras âncoras designadas, as informações de controle são enviadas nas portadoras âncora para uma ou mais das portadoras correspondentes, mesmo se as portadoras estiverem fora do emparelhamento. Por exemplo, se DL Cl for designado como portadora âncora (404) para as portadoras de DL Cl, C2 e C3, e UL Cl for designado como portadora âncora (406) para as portadoras de UL, Cl e C2, UL Cl então receberia informações de controle para as portadoras de DL, Cl, C2 e C3, e DL Cl receberia informações de controle para as portadoras de UL, Cl e C2.
[0035] Uma ou mais portadoras âncora podem ser definidas para cada uma das portadoras de uplink e das portadoras de downlink. A transmissão de informações de controle em uplink e downlink são baseadas no emparelhamento designado ou nas âncoras designadas para cada uma das portadoras de uplink e downlink. O eNó B 104 decide o emparelhamento e comunica o emparelhamento para os UEs 102, com os quais o eNó B 104 está em comunicação. 0 eNó B 104 pode comunicar o emparelhamento através de uma difusão de informação de sistema para todos os UEs 102 ou por meio de sinalização dedicada para cada UE 102. A UE 102 recebe informação de emparelhamento proveniente do eNó B 104 e identifica o emparelhamento a partir da sinalização de difusão ou dedicada.
[0036] Como descrito com relação à Figura 4, quando há uma portadora âncora, as informações de controle para múltiplas portadoras de DL podem ser transportadas em uma portadora de UL (uma portadora âncora de UL). A portadora âncora de UL em que as informações de controle para portadoras de DL particulares são transmitidas não é especificamente a portadora de UL com que as portadoras de DL específicos são emparelhados. O eNó B 104 pode notificar os UEs 102 de uma portadora âncora em um SIB ou através de uma sinalização dedicada, tal como uma sinalização RRC. O eNó B 104 notifica os UEs 102 do emparelhamento UL/DL e quaisquer portadoras âncora em SIBs. Os SIBs podem incluir locações de portadora (isto é, frequências centrais de portadora), larguras de banda de portadora, designação de portadora (UL/DL), emparelhamento de portadora e informações de portadora âncora. Em uma configuração, parte das informações de controle pode ser enviada através da portadora âncora e outras informações de controle podem ser enviadas através da portadora emparelhada. Por exemplo, o eNó B 104 poderia indicar com um indicador através de uma difusão ou sinalização RCC que o feedback de CQI e/ou o feedback DL HARQ seja enviado em uma portadora de UL emparelhada e não na portadora âncora UL designada.
[0037] O feedback de UL HARQ em DL pode vir na portadora de DL, na qual a concessão de UL foi enviada. Para concessões de multiportadora, os feedbacks de HARQ para diferentes portadoras de UL podem ser enviados na portadora âncora onde a concessão foi enviada. O mapeamento dos recursos pode ser ajustado de modo que ACKs para diferentes portadoras sejam distinguidos. Em uma configuração, um indicador pode indicar que o feedback de HARQ seja enviado na portadora de DL emparelhado com a portadora de UL, na qual a transmissão tenha ocorrido, e não necessariamente na portadora onde a concessão foi enviada. Como discutido acima, a informação do sistema pode ser transmitida através de uma difusão ou de uma sinalização dedicada, tal como, por exemplo, uma sinalização RRC. Se os dados forem codificados conjuntamente através de múltiplas portadoras de UL, utilizadas para transmissão de dados para um UE 102, poderia haver um feedback de HARQ correspondente mapeado na portadora âncora, na qual a concessão de DL (para todas portadoras de UL a serem usadas para a transmissão UL de um UE) foi enviada, ou poderia haver múltiplos feedbacks de HARQ repetidos mapeados nas portadoras de DL correspondentes às portadoras de UL emparelhadas onde as transmissões UL ocorreram.
[0038] O feedback de DL HARQ em UL pode vir na portadora de UL emparelhada com a portadora de DL, na qual a concessão foi enviada. Para concessões de multiportadora, os feedbacks de HARQ para diferentes portadoras de DL podem ser enviados na portadora de UL emparelhados com a portadora âncora de DL, pela qual a concessão foi enviada. O mapeamento de recursos pode permitir que ACKs de diferentes portadoras sejam diferenciadas. Múltiplas portadoras de DL podem ser mapeadas em uma portadora de UL. Para SC-FDMA, um desvio espacial de feedback de CQI apropriado pode ser usado para compensar os recursos utilizados pelo feedback de HARQ para outras portadoras de DL emparelhadas com a mesma portadora de UL. O feedback de CQI para todas as portadoras de DL pode ser enviado no bloco designado para o feedback na sinalização de RRC.
[0039] Além de controlar a informação, a portadora âncora pode também portar informações de sistema e dados. Uma portadora âncora pode ser definida para um subconjunto das portadoras. O subconjunto pode incluir todas as portadoras ou pode ser um subconjunto próprio e não incluir todas as portadoras. Desta forma, múltiplas portadoras âncora podem ser definidas para um conjunto de portadoras e pode haver diversas portadoras âncora para diferentes grupos de portadoras. Se uma portadora âncora for definida para apenas uma portadora, a portadora âncora age como uma portadora normal. Por exemplo, se uma portadora de UL for portadora âncora para uma portadora de DL, a portadora âncora de UL atuará como uma portadora regular para essa portadora de DL, pois essa portadora de UL não receberá informações (isto é, informações de sistema, informações de controle, dados) para quaisquer outras portadoras de DL.
[0040] Portadoras que não são âncora podem portar informações de sistema de legado (por exemplo, LTE Versão 8) e um SIB adicional para apontar à portadora âncora. A concessão de DL na portadora âncora atribui recursos de DL nas outras portadoras de DL para as quais ela esteja definida como portadora âncora. Concessões de DL em uma portadora de DL que não seja uma portadora âncora pode atribuir recursos de DL apenas para aquela portadora. Uma atribuição de multiportadora pode vir como uma concessão codificada conjuntamente na portadora âncora. O controle DL/IL pode ser transmitido apenas na região de controle de legado ou em um espaço de controle adicional dedicado/especifiçado no espaço de dados de legado. A concessão de UL na portadora âncora atribui recursos de UL nas outras portadoras de UL para as quais ela for definida como portadora âncora. As atribuições de UL através de múltiplas portadoras de UL podem assumir codificação de dados conjunta ou independente. Concessões de UL em uma portadora de DL que não seja uma portadora âncora podem atribuir apenas os recursos para a portadora de UL com a qual a portadora de DL esteja emparelhada.
[0041] O eNó B 104 inclui um programador. O programador pode ser independente ao longo das portadoras ou acoplado através de todas ou de um subconjunto de portadoras. Quando os dados são codificados conjuntamente através de múltiplas portadoras, o programador é um programador acoplado. Um programador acoplado através de múltiplas portadoras, mesmo em casos onde ele não é necessário, poderia proporcionar uma melhor utilização dos recursos. Para o programador de DL, um UE 102 pode ser programado em uma ou em várias portadoras de DL. Cada UL pode portar, independentemente ou conjuntamente, pacotes codificados, no caso de UL com base em OFDMA. Para o programador de UL, um UE 102 poderia ser programado em uma ou em múltiplas portadoras de UL. Cada UL pode portar, independentemente ou conjuntamente, pacotes codificados, no caso de UL com base em OFDMA.
[0042] A Figura 5 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando um algoritmo exemplar implementado pelo sistema de processamento 204. O sistema de processamento 204, quando estiver implementando o algoritmo, proporciona meios para determinar um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de UL e uma ou mais portadoras de DL, e meios para trocar informações de controle em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou uma designação de portadora âncora. 0 sistema de processamento 204 pode estar localizado no eNó B 104 ou no UE 102 e é configurado para determinar o emparelhamento das portadoras de DL e UL (500) . Quando o sistema de processamento 204 se encontra no UE 102, o UE 102 recebe informações de emparelhamento do eNó B 104 e identifica o emparelhamento das portadoras de DL e UL a partir da informação de emparelhamento recebida. Quando o sistema de processamento 204 se encontra no eNó B, o sistema de processamento 204 define o emparelhamento das portadoras de DL e UL e comunica o emparelhamento para os UEs 102, com os quais o eNó B 104 está em comunicação. A comunicação pode ser dedicada sinalizando-se para UEs individuais 102 ou pode ser uma difusão de informações de sistema para todos os UEs 102. Em uma configuração, o emparelhamento se dá entre pelo menos uma portadora de DL e uma pluralidade de portadoras de UL, ou entre uma pluralidade de portadoras de DL e pelo menos uma portadora de UL. Geralmente, duas ou mais portadoras de DL podem estar emparelhadas com uma portadora de UL, duas ou mais portadoras de UL podem estar emparelhadas com uma portadora de DL, ou uma pluralidade de portadoras de DL pode estar emparelhada com uma pluralidade de portadoras de UL. O sistema de processamento 204 determina em qual portadora trocar (isto é, fornecer ou receber) informações de controle com base no emparelhamento ou em se uma portadora âncora foi designada para a portadora. Quando se baseia no emparelhamento, as portadoras de UL portam informações de controle para portadoras de DL com os quais as portadoras de UL estejam emparelhadas, e as portadoras de DL portam informações de controle para portadoras de UL com as quais as portadoras de DL estejam emparelhadas. Quando se baseia em uma portadora âncora designada, a portadora âncora designada porta as informações de controle para as portadoras para as quais a portadora âncora for designada. A portadora âncora pode ou não estar dentro do emparelhamento. Após determinar quais portadoras portam a informações de controle, o sistema de processamento 204 troca (isto é, fornece ou recebe) as informações de controle em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora (502) .
[0043] Com relação à etapa 502, quando o sistema de processamento 204 se encontra em um UE 102, o UE 102 recebe informações de controle em DL em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora, e fornece informações de controle em UL em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora. Da mesma forma, quando o sistema de processamento 204 se encontra em um eNó B 104, o eNó B 104 recebe informações de controle em UL em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora, e fornece informações de controle em DL em uma ou mais dentre as portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora.
[0044] A Figura 6 é um diagrama de blocos conceituai ilustrando a funcionalidade de um aparelho exemplar. O aparelho 200 inclui um módulo para determinar um emparelhamento das portadoras (602) de downlink e uplink, e um módulo para fornecer ou receber as informações de controle em uma ou mais das portadoras com base no emparelhamento ou em uma designação de portadora âncora (604). Os módulos 602 e 604 podem ser uma parte do sistema de processamento 204 e/ou da interface sem fio 202.
[0045] A descrição prévia é provida para permitir a qualquer pessoa versada na técnica compreender totalmente o escopo integral da descoberta. Modificações nas várias configurações descritas aqui serão prontamente aparentes aos versados na técnica. Assim, as reivindicações não pretendem se limitar aos vários aspectos da exposição aqui descritos, mas deve ser concedido à mesma o escopo completo consistente com os termos das reivindicações, nas quais referência a um elemento no singular não se destina a indicar "um e somente um", a menos que assim esteja especificamente expresso, mas sim "um ou mais". A menos que especificamente expresso de outra forma, o termo "alguns" se refere a um ou mais. Uma reivindicação que enuncie pelo menos um dentre uma combinação de elementos (por exemplo, "ao menos um dentre A, B ou C") se refere a um ou mais dos elementos enunciados (por exemplo, A, B ou C, ou qualquer combinação dos mesmos). Todos os equivalentes estruturais e funcionais aos elementos dos vários aspectos descritos ao longo dessa descoberta que sejam conhecidos ou venham a ser conhecidos depois por aqueles com conhecimento comum na técnica estão expressamente incorporados aqui como referência e pretendem ser abrangidos pelas reivindicações. Além disso, nada do que foi aqui descrito pretende ser dedicado ao público, independente do fato de tal exposição ser explicitamente enunciada nas reivindicações. Nenhum elemento das reivindicações deve ser interpretado segundo as disposições do Código US 35, § 112, 6o parágrafo, a menos que o elemento seja enunciado expressamente utilizando a frase "meios para" ou, no caso de uma reivindicação de método, o elemento seja enunciado utilizando-se a frase "etapa para".

Claims (17)

1. Método utilizado em um sistema de comunicação sem fio, compreendendo: determinar (500) um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras de downlink, as uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras de downlink compreendendo pelo menos três portadoras; o método caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente: decidir se troca informações de controle com base no emparelhamento ou em uma portadora âncora designada; e trocar (502) as informações de controle em uma ou mais dentre as portadoras de downlink e portadoras de uplink emparelhadas ou na portadora âncora designada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que determinar o emparelhamento compreende decidir o emparelhamento entre as uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras de downlink.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que determinar o emparelhamento compreende identificar o emparelhamento entre as uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras downlink proveniente de informações de sistema difundidas ou sinalização dedicada.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que quando a seleção compreende selecionar que a informação de controle é trocada com base no emparelhamento, a troca das informações de controle compreende trocar em todas dentre as uma ou mais portadoras de uplink as informações de controle para as uma ou mais portadoras de downlink, as quais as uma ou mais portadoras de uplink estejam emparelhadas.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que quando a seleção compreende selecionar que as informações de controle são trocadas com base no emparelhamento, a troca de informações de controle compreende trocar em todas dentre as uma ou mais portadoras de downlink as informações de controle para as uma ou mais portadoras de uplink, as quais as uma ou mais portadoras de downlink estejam emparelhadas.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que quando uma portadora âncora é designada para uplink, e em que quando a seleção compreende selecionar que as informações de controle são trocadas com base na designação de portadora âncora, a troca das informações de controle compreende trocar na portadora âncora designada de uplink todas as informações de controle para as uma ou mais portadoras de downlink com as quais as uma ou mais portadoras de uplink estão emparelhadas.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que a portadora âncora designada de uplink não está emparelhada com as uma ou mais portadoras de downlink, as quais uma ou mais portadoras de uplink estão emparelhadas.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que a portadora âncora designada de uplink é uma dentre as uma ou mais portadoras de uplink.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a portadora âncora é desiqnada para downlink, e em que quando a seleção compreende selecionar que as informações de controle são trocadas com base na designação de portadora âncora, a troca das informações de controle compreende trocar na portadora âncora designada de downlink todas as informações de controle para as uma ou mais portadoras de uplink, as quais as uma ou mais portadoras de downlink estão emparelhadas.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a portadora âncora designada de downlink não está emparelhada com as uma ou mais portadoras de uplink, as quais uma ou mais outras portadoras de downlink estão emparelhadas.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a portadora âncora designada de downlink é uma dentre as uma ou mais portadoras de downlink.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as informações de controle compreendem pelo menos um dentre feedback de indicação de qualidade de canal, feedback de solicitação de retransmissão automática hibrida, concessões de downlink ou concessões de uplink.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as informações de controle são trocadas dentro de espaço de dados das portadoras.
14. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma dentre as três portadoras emparelhadas tem pelo menos uma dentre uma alocação de frequência separada ou uma largura de banda assimétrica se comparada às outras dentre as pelo menos três portadoras emparelhadas.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: determinar o emparelhamento compreende determinar uma pluralidade de emparelhamentos para todas portadoras de downlink e portadoras de uplink disponíveis; e pelo menos uma dentre todas as portadoras de downlink e portadoras de uplink tem pelo menos uma entre uma alocação de frequência separada ou uma largura de banda assimétrica se comparada às outras dentre todas as portadoras de downlink e portadoras de uplink.
16. Aparelho (200) operável em um sistema de comunicação sem fio, compreendendo: meios (602) para determinar um emparelhamento entre uma ou mais portadoras de uplink e uma ou mais portadoras downlink, as uma ou mais portadoras de uplink e as uma ou mais portadoras de downlink compreendendo pelo menos três portadoras, o aparelho caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para decidir se troca informações de controle com base no emparelhamento ou em uma portadora âncora designada; e meios (604) para trocar as informações de controle em uma ou mais dentre as portadoras de downlink e as portadoras de uplink emparelhadas ou na portadora âncora designada.
17. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que contém gravado na mesma o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
BRPI0917530-0A 2008-08-11 2009-08-10 Projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras BRPI0917530B1 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US8795908P 2008-08-11 2008-08-11
US61/087,959 2008-08-11
US8832108P 2008-08-12 2008-08-12
US61/088,321 2008-08-12
US12/537,698 2009-08-07
US12/537,698 US9369990B2 (en) 2008-08-11 2009-08-07 Multi-carrier design for control and procedures
PCT/US2009/053317 WO2010019523A1 (en) 2008-08-11 2009-08-10 Multi-carrier design for control and procedures comprising pairing of carriers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0917530A2 BRPI0917530A2 (pt) 2015-11-17
BRPI0917530B1 true BRPI0917530B1 (pt) 2020-10-06

Family

ID=41653416

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0917530-0A BRPI0917530B1 (pt) 2008-08-11 2009-08-10 Projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras

Country Status (21)

Country Link
US (1) US9369990B2 (pt)
EP (1) EP2327263B1 (pt)
JP (2) JP2011530965A (pt)
KR (1) KR101315224B1 (pt)
CN (1) CN102119569B (pt)
AU (1) AU2009282176B2 (pt)
BR (1) BRPI0917530B1 (pt)
CA (1) CA2731594C (pt)
DK (1) DK2327263T3 (pt)
ES (1) ES2557427T3 (pt)
HK (1) HK1155020A1 (pt)
HU (1) HUE026079T2 (pt)
IL (1) IL210709A0 (pt)
MX (1) MX2011001534A (pt)
MY (1) MY178693A (pt)
PL (1) PL2327263T3 (pt)
PT (1) PT2327263E (pt)
RU (1) RU2494577C2 (pt)
SG (1) SG2013060413A (pt)
TW (1) TWI472240B (pt)
WO (1) WO2010019523A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8711773B2 (en) 2008-09-05 2014-04-29 Blackberry Limited Multi-carrier operation for wireless systems
US8761151B2 (en) 2008-09-05 2014-06-24 Blackberry Limited Uplink control signal design for wireless system
US8498249B2 (en) * 2008-05-05 2013-07-30 Mediatek Inc. Method of network entry in OFDM multi-carrier wireless communications systems
KR101089838B1 (ko) * 2008-08-13 2011-12-05 한국전자통신연구원 캐리어 집성을 사용하는 통신 시스템 및 상기 통신 시스템에 속하는 기지국 및 단말
US8804631B2 (en) 2009-03-02 2014-08-12 Mediatek Inc. Method and apparatus for communicating carrier configuration in multi-carrier OFDM systems
US9137764B2 (en) * 2009-03-17 2015-09-15 Htc Corporation Method of managing timing alignment functionality for multiple component carriers and related communication device
KR101524000B1 (ko) 2009-03-17 2015-06-10 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 하향링크 제어정보의 송수신 방법 및 장치
JP5379912B2 (ja) * 2009-04-24 2013-12-25 聯發科技股▲ふん▼有限公司 マルチキャリアofdmシステムのキャリア割り当ての方法及び装置
CN102511143B (zh) 2009-08-26 2016-06-15 交互数字专利控股公司 用于报告针对多载波操作反馈信息的方法和设备
US8767797B2 (en) * 2009-10-05 2014-07-01 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for providing HARQ feedback in a multi-carrier wireless communication system
US20120269147A1 (en) * 2010-01-15 2012-10-25 Zte Corporation Transmission method for auxiliary carrier pairing information, node b and system for implementing transmission
EP4123948A1 (en) 2010-03-19 2023-01-25 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp., Ltd. Mobile communication system, base station device, mobile station device and communication method
EP2375619B1 (en) * 2010-04-08 2023-06-21 Samsung Electronics Co., Ltd. Channel state information request/feedback method and apparatus
CN102447550B (zh) * 2010-09-30 2014-07-16 上海贝尔股份有限公司 混合自动重传请求进程处理的方法及设备
KR101835387B1 (ko) * 2011-04-29 2018-03-08 삼성전자주식회사 단말기 및 그 단말기에서 자원 스케줄링 방법
US11019620B2 (en) 2014-05-19 2021-05-25 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for inter-band pairing of carriers for time division duplex transmit- and receive-switching and its application to multiplexing of different transmission time intervals
US11432305B2 (en) 2014-05-19 2022-08-30 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for synchronous multiplexing and multiple access for different latency targets utilizing thin control
KR102201502B1 (ko) * 2015-10-05 2021-01-11 에스케이텔레콤 주식회사 무선 채널 할당 시스템, 기지국장치 및 단말, 그리고 무선 채널 할당 방법
US10728852B2 (en) 2016-07-18 2020-07-28 Qualcomm Incorporated Efficient power utilization for enhanced component carriers
CN209545887U (zh) * 2016-11-05 2019-10-25 苹果公司 基站、装置和无线设备

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2054691C1 (ru) * 1992-11-30 1996-02-20 Дадочкин Сергей Васильевич Способ обработки некогерентного пакета радиоимпульсов
US6636635B2 (en) * 1995-11-01 2003-10-21 Canon Kabushiki Kaisha Object extraction method, and image sensing apparatus using the method
DE60129108T2 (de) * 2001-05-04 2008-02-28 Lucent Technologies Inc. Funktelekommunikationssystem und Verfahren zur asymmetrischen Datenübertragung
EP1274193A1 (en) * 2001-07-04 2003-01-08 TELEFONAKTIEBOLAGET L M ERICSSON (publ) Method and device for providing timing information in a wireless communication system
US20030109284A1 (en) * 2001-12-07 2003-06-12 Dag Akerberg Flexible carrier utilization
US20060013181A1 (en) * 2002-07-31 2006-01-19 Victor Stolpman Apparatus, and associated method, for allocating communications in a multi-channel communication system
JP2005122474A (ja) * 2003-10-16 2005-05-12 Fujitsu Ltd 情報漏洩防止プログラムおよびその記録媒体並びに情報漏洩防止装置
US20050176371A1 (en) * 2004-02-09 2005-08-11 Arto Palin Synchronization of time-frequency codes
JP4358271B2 (ja) 2004-03-05 2009-11-04 サムスン エレクトロニクス カンパニー リミテッド 多重搬送波を用いる広帯域無線通信システムにおける副搬送波割り当て方法及び装置
US8023466B2 (en) * 2004-06-22 2011-09-20 Jianglei Ma Soft handoff in OFDMA system
US20060024712A1 (en) 2004-06-25 2006-02-02 Invitrogen Corporation Separation of nucleic acid
US20060013182A1 (en) * 2004-07-19 2006-01-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Selective multicarrier CDMA network
JP4429132B2 (ja) * 2004-09-30 2010-03-10 富士通株式会社 移動無線通信システム
EP1806018A1 (en) * 2004-10-06 2007-07-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Group call service in a cellular mobile system
JP4671749B2 (ja) * 2005-04-26 2011-04-20 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 送受信機、移動通信システム及び送受信方法
US7961700B2 (en) 2005-04-28 2011-06-14 Qualcomm Incorporated Multi-carrier operation in data transmission systems
US8169953B2 (en) * 2005-05-17 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for wireless multi-carrier communications
DE102005041273B4 (de) * 2005-08-31 2014-05-08 Intel Mobile Communications GmbH Verfahren zum rechnergestützten Bilden von Systeminformations-Medium-Zugriffs-Steuerungs-Protokollnachrichten, Medium-Zugriffs-Steuerungs-Einheit und Computerprogrammelement
EP3065474B1 (en) * 2005-09-21 2018-03-07 LG Electronics Inc. Method and apparatus for controlling transmission power of forward link carriers in multi-carrier wireless system
WO2007089126A2 (en) * 2006-02-03 2007-08-09 Lg Electronics Inc. A method of transmitting at least one sub-packet based on feedback information in a wireless communication system
US20090012934A1 (en) * 2007-07-03 2009-01-08 Corbis Corporation Searching for rights limited media
EP2787785B1 (en) 2008-03-25 2017-06-07 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Anchor carrier selection in multi-carrier wireless network
MX2011002408A (es) * 2008-09-04 2011-04-12 Sharp Kk Sistema de comunicacion movil, aparato de estacion de base, aparato de estacion movil y metodo de comunicacion.
ES2350542B1 (es) * 2008-12-12 2011-11-16 Vodafone España, S.A.U. Sistema y antena para redes de acceso de radio.

Also Published As

Publication number Publication date
CN102119569B (zh) 2015-11-25
PL2327263T3 (pl) 2016-03-31
RU2011108996A (ru) 2012-09-20
JP2011530965A (ja) 2011-12-22
AU2009282176B2 (en) 2013-12-12
PT2327263E (pt) 2016-02-04
DK2327263T3 (en) 2015-12-14
US9369990B2 (en) 2016-06-14
JP5960218B2 (ja) 2016-08-02
KR20110050506A (ko) 2011-05-13
US20100035625A1 (en) 2010-02-11
CN102119569A (zh) 2011-07-06
HUE026079T2 (en) 2016-05-30
TWI472240B (zh) 2015-02-01
JP2015039183A (ja) 2015-02-26
IL210709A0 (en) 2011-03-31
CA2731594C (en) 2015-02-03
MX2011001534A (es) 2011-03-28
KR101315224B1 (ko) 2013-10-07
SG2013060413A (en) 2015-03-30
TW201014375A (en) 2010-04-01
RU2494577C2 (ru) 2013-09-27
EP2327263B1 (en) 2015-11-04
HK1155020A1 (en) 2012-05-04
AU2009282176A1 (en) 2010-02-18
CA2731594A1 (en) 2010-02-18
EP2327263A1 (en) 2011-06-01
ES2557427T3 (es) 2016-01-26
WO2010019523A1 (en) 2010-02-18
MY178693A (en) 2020-10-20
BRPI0917530A2 (pt) 2015-11-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0917530B1 (pt) Projeto de multiportadora para controle e procedimentos compreendendo o emparelhamento de portadoras
TWI759468B (zh) 在設備到設備通訊系統中進行中繼
TWI690222B (zh) 用於窄頻通訊的窄頻分時雙工訊框結構
ES2824777T3 (es) Técnicas de reducción de latencia para transmisión LTE en espectro sin licencia
CN111770480B (zh) 发送d2d信号的方法及其终端
KR20180008456A (ko) 링크 품질 기반 릴레이 선택을 위한 시스템들, 방법들, 및 디바이스들
KR20210151817A (ko) 통합된 액세스 및 백홀 네트워크들에서 공간 분할 멀티플렉싱 동작의 지원
TWI830914B (zh) 用於無線通訊的方法與裝置
JP2020537410A (ja) Nrにおけるprachおよびpusch分離のための異なる方法
KR20230059786A (ko) 통합 액세스 및 백홀 네트워크에서 스케줄링 우선순위 및 패킷 폐기를 위한 지연 한도들
CN115552817A (zh) 用于上行链路传输的传输块的可缩放大小设定
KR20230084130A (ko) 반복 또는 주파수 홉핑을 위한 향상된 pucch 송신
KR20230073192A (ko) 단일 빔 및 다중 빔 pucch에 대한 주파수 및 빔 홉핑의 상이한 구성들 사이의 스위칭
US11863324B2 (en) Repetition transmissions with overlapping resources
US20230403626A1 (en) Method and apparatus for relay communication
JP2022532574A (ja) 2段階rachリソース構成のための基準座標
US11616558B2 (en) Procedural delays and scheduling restriction based on component carrier groups
KR20230154862A (ko) 금지를 통한 경합 프리 ris 핸드오버
JP2024507967A (ja) Ul tx切替えのアンテナポート決定
US20240032124A1 (en) Component carrier conflict management at a wireless communication device with multiple subscriptions
JP2024514068A (ja) 統一されたtci指示を使用したdciにおけるダミー指示
TW202333476A (zh) 基於ue回饋的快速bwp切換

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]

Free format text: EXIGENCIA PRELIMINAR 6.21

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 72/04

Ipc: H04W 72/00 (2009.01), H04W 72/04 (2009.01), H04J 1

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.