BRPI0912766B1 - Rollet diagnostic method - Google Patents

Rollet diagnostic method Download PDF

Info

Publication number
BRPI0912766B1
BRPI0912766B1 BRPI0912766B1 BR PI0912766 B1 BRPI0912766 B1 BR PI0912766B1 BR PI0912766 B1 BRPI0912766 B1 BR PI0912766B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
roller
sensor
spacing
section
pair
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DE DIAGNÓSTICO DE ROLETE".
Campo Técnico [001] A presente invenção refere-se a um método de diagnóstico de rolete para determinar de maneira preliminar o tempo de substituição de rolete em uma máquina de lingotamento contínuo, [002] Prioridade é reivindicada no pedido de patente japonês n° 2008-130466, depositado em 19 de maio de 2008, os conteúdos do qual estão aqui incorporados a título de referência.
Antecedentes da Invenção [003] Uma máquina de lingotamento contínuo é dotada de uma pluralidade de pares de rolete (roletes-guia) alinhados ao longo de uma passagem de tarugo, Um tarugo passa através da passagem de tarugo enquanto é guiado por estes pares de roletes. Incidentemente, se uma anormalidade acontecer no espaçamento entre os pares de rolete, a qualidade do produto pode ser reduzida devido à segregação central e às rachaduras internas nos tarugos. Consequentemente, é extrema mente importante manter o espaçamento ótimo entre os pares de rolete e, portanto, o espaçamento entre os pares de rolete tem sido convencionalmente medido (por exemplo, refere-se aos documentos de patente 1 e 2 a seguir).
[004] Os fatores que influenciam o espaçamento de rolete incluem uma anormalidade em um mancai de rolete, o desgaste em um rolete e uma flexão em um rolete. Entre estes fatores, uma anormalidade no mancai de rolete, em particular, tem uma influência significativa no espaçamento de rolete. Portanto, na técnica descrita no documento de patente 2 abaixo, a medição em um único rolete é realizada em uma pluralidade de locais e a presença de danos a um mancai de rolete é detectada com a utilização dos dados de medição para a pluralidade de locais obtidos a partir de uma única medição.
Documentos da Técnica Anterior Documentos de Patente [005] Documentos de patente 1 Pedido de patente japonês não examinado, primeira publicação n° H10-274502, [006] Documentos de patente 2 Pedido de patente japonês não examinado, primeira publicação n° 2006-231350.
Sumário da Invenção Problemas a serem Resolvidos pela Invenção [007] Em um caso onde o valor de medição do espaçamento de rolete excede um valor permitido, os roletes para este par de rolete são inspecionados e se uma anormalidade estiver presente no mancai de rolete ou similares, os roletes são substituídos neste momento. Entretanto, mesmo se o valor do espaçamento de rolete for menor ou igual ao valor permitido, em alguns casos, uma anormalidade pode ocorrer em um mancai de rolete durante o lingotamento contínuo, resultando em danos a um tarugo fabricado e com este dano, a anormalidade no espaçamento de rolete e um defeito no mancai de rolete podem ser descritos no início. Nesse caso, há um problema pelo fato de que uma grande quantidade de tarugos defeituosos podem ser fabricados. Consequentemente, existe uma demanda para estimar o tempo de vida dos mancais de rolete, para assim prognosticar o tempo de substituição de rolete.
[008] Quando visto a partir deste ponto de vista, enquanto o documento de patente 1 acima apresenta um aparelho para medir o espaçamento entre um par de rolete, ele não apresenta nada que se relacione ao ponto de estimar o tempo de vida dos mancais de rolete e assim prognosticar o tempo de substituição de rolete. Além disso, no documento de patente 2 acima, uma determinação é realizada com a utilização dos dados de medição para uma pluralidade de locais obtidos em uma única medição e assim a precisão para detectar a pre- sença de danos aos mancais de rolete aumentou. Entretanto, a predi-ção preliminar de tempo de danos não foi alcançado.
Descrição da Invenção [009] A presente invenção leva em consideração as circunstâncias acima, com o objetivo de fornecer um método de diagnóstico de rolete para prognosticar de maneira preliminar o tempo de danos em um rolete, que principalmente surge a partir de um mancai de rolete, para assim solucionar os problemas acima.
Meios para solucionar o Problema [0010] De modo a solucionar os problemas acima e alcançar o objetivo pertinente, a presente invenção emprega o seguinte: Isto é, (1) um método de diagnóstico de rolete da presente invenção é um método para diagnosticar um par de rolete disposto de frente um para o outro em lados opostos de uma passagem de tarugo de uma máquina de lingotamento contínuo, e inclui as etapas de: medir, uma pluralidade de números de tempos em intervalos de tempo, um espaçamento entre o par de rolete quando uma barra falsa passa através da passagem de tarugo, para assim obter os resultados de medição; encontrar uma tendência de série temporal de um valor de diferença entre os resultados de medição e um valor de referência; e prognosticar, com base na tendência de série temporal, um tempo quando um valor de diferença se torna maior que ou igual a um valor específico predeterminado e determinar este tempo como um tempo de danos do par de rolete.
[0011] De acordo com os presentes inventores, o mancai de rolete que sustenta o rolete gradual mente se torna desgastado e deteriorado e junto a isso, o espaçamento de rolete se afasta de forma progressiva do valor de referência. Além disso, foi descrito que o valor de diferença entre o valor de medição e o valor de referência tem uma tendência a aumentar geralmente em proporção ao tempo, e este valor de diferença rapidamente se torna significativo a partir de um determinado ponto no eixo de tempo, resultando em danos. A presente invenção foi alcançada com base no conhecimento relevante, e é tal que primeiramente, o espaçamento entre um par de rolete disposto de frente um para o outro é medido uma pluralidade de números de tempos em intervalos de tempo, e os dados relacionados ao espaçamento de rolete de cada par de rolete são coletados em uma série temporal. Em seguida, a tendência de série temporal do valor de diferença entre os resultados de medição e um valor de referência é investigada, e com base nesta tendência de série temporal, o tempo do valor de diferença que se torna maior que ou igual ao valor específico predeterminado é prognosticado, e este tempo é determinado como um tempo de dano ao rolete. Assim, o tempo de substituição de rolete pode ser determinado antes do mancai de rolete ser danificado.
[0012] Como um valor específico predeterminado, por exemplo, o valor de espaçamento de um par de rolete que tem o mancai de rolete, no tempo onde o mancai de rolete foi realmente danificado, pode ser medido de maneira preliminar e o valor de diferença entre o valor de espaçamento e o valor de referência neste tempo pode ser, portanto, empregado. Nesse caso, há uma pluralidade de pares de rolete dispostos de frente um para o outro em lados opostos da passagem de tarugo da máquina de lingotamento contínuo, e a carga se diferencia dependendo do local de instalação. Portanto, o grau de progresso em deterioração e o valor de espaçamento de rolete no tempo de danifica-ção também se diferenciam em cada local de instalação. Consequentemente, é preferível que o valor específico seja determinado de maneira preliminar para cada par de rolete. (2) No método de diagnóstico de rolete descrito em (1) acima, pode haver uma etapa fornecida adicional de relatar um aviso no caso do valor de diferença se tonar maior ou igual a um primeiro valor de referência que é menor que o valor específico.
[0013] Aqui, o relatório de aviso inclui, por exemplo, um visor tal como luminária que fornece uma notificação visual e a emissão de som de campainha que fornecer uma notificação audível. Assim, por exemplo, antes que os danos sejam causados ao mancai de rolete que sustenta o rolete, a notificação é dada por um aviso e, portanto, é possível substituir o mancai de rolete de forma mais confiável. (3) No método de diagnóstico de rolete descrito em (1) pode haver uma etapa fornecida adicional de medir uma inclinação do par de rolete.
[0014] Nesse caso, a inclinação do rolete também pode ser detectada ao mesmo tempo. Aqui, a inclinação do rolete refere-sea uma inclinação da passagem de tarugo formada pelas superfícies dos respectivos múltiplos roletes dispostos alinhados e especificamente, ela é expressa por uma quantidade de deslocamento a partir de uma posição predeterminada (quantidade de desalinhamento) de cada um dos roletes que formam a passagem de tarugo predeterminada. (4) No caso de (3) acima, pode haver uma etapa adicional fornecida de relatar um aviso quando a inclinação se torna maior que ou igual a um segundo valor de referência. (5) No caso de (1) acima, pode haver uma etapa adicional fornecida de detectar a rotação ou não rotação do par de rolete.
[0015] Nesse caso, a rotação ou não rotação do par de rolete pode também ser detectada ao mesmo tempo. (6) No caso de (5) acima, pode haver uma etapa adicional fornecida de relatar um aviso quando a não rotação do par de rolete é detectada.
[0016] De acordo com a presente invenção, é possível prognosticar de maneira preliminar o tempo de danos a um rolete que são prin- cipalmente causados por um mancai de rolete, e substituir o rolete antes que os danos sejam causados.
Breve Descrição dos Desenhos [0017] A figura 1 é uma vista lateral que mostra uma barra falsa equipada com um aparelho de medição de espaçamento de rolete para realizar uma modalidade de um método de diagnóstico de rolete da presente invenção, que passa através de uma passagem de tarugo de uma máquina de lingotamento contínuo.
[0018] A figura 2 é uma vista inferior da mesma barra falsa.
[0019] A figura 3 é uma vista seccional vertical do aparelho de medição de espaçamento de rolete.
[0020] A figura 4 é um desenho que mostra um cabeçote de sensor e um alojamento de sensor do mesmo aparelho de medição de espaçamento de rolete, e é uma vista seccional ampliada da seção A na figura 3.
[0021] A figura 5 é uma vista plana do mesmo cabeçote de sensor.
[0022] A figura 6 é uma vista seccional vertical que mostra um estado de quando o aparelho de medição de espaçamento de rolete está em contato com um rolete.
[0023] A figura 7 é um desenho que mostra de forma esquemática um objeto estranho que foi introduzido em uma seção de recepção do aparelho de medição de espaçamento de rolete, e é uma vista seccional ampliada da seção B na figura 6, [0024] A figura 8 é uma vista lateral que mostra de forma esquemática uma visão geral de um sensor de alinhamento de rolete.
[0025] A figura 9 é uma vista lateral que mostra de forma esquemática uma visão geral de um sensor de não rotação de rolete.
[0026] A figura 10 é um diagrama de blocos que mostra de forma esquemática uma visão geral de um sistema para executar o método de diagnóstico de rolete.
[0027] A figura 11 é um gráfico que mostra os únicos valores de medição de espaçamento de rolete para cada par de rolete, onde o eixo horizontal representa o número dos respectivos pares de rolete e o eixo vertical representa os valores de medição real do espaçamento dos respectivos pares de rolete.
[0028] A figura 12 é um gráfico que mostra os valores de diferença para o par de rolete nd 49, entre o espaçamento de par de rolete e o valor de referência, junto com um aumento no número de cargas, onde o eixo horizontal representa o número de cargas on-line e o eixo vertical representa os valores de diferença entre o espaçamento de par de rolete e o valor de referência, [0029] Afigura 13 é um gráfico que mostra os resultados de medição de inclinação de rolamento para os pares de rolete n° 29 ao n° 34, onde o eixo horizontal representa as numerações do par de rolete e o eixo vertical representa as quantidades de desalinhamento, [0030] A figura 14 é um gráfico que mostra, para um determinado rolete, os sinais a partir do sensor de não rotação de rolete para cada fundição, em taxas de rotação, onde o eixo horizontal representa as numerações de fundição e o eixo vertical representa as taxas de rotação.
Melhor modo para Executar a Invenção [0031] Uma modalidade de um método de diagnóstico de rolete da presente invenção é descrita abaixo.
[0032] A figura 1 é uma vista lateral que mostra de forma esque-mática uma barra falsa 1 equipada com um aparelho de medição de espaçamento de rolete que realiza o método de diagnóstico de rolete da presente modalidade. A barra falsa 1 tem inúmeros materiais de ligação 1a e eixos 1b, e direciona e move o aço derretido 3 a ser fundido, a partir de uma panela intermediária (não mostrada no desenho) através de um molde de fundição 2, dentro de uma passagem de taru- go formada entre uma pluralidade de roletes 4 e 5.
[0033] A figura 2 mostra a superfície de fundo da barra falsa 1 equipada com o aparelho de medição de espaçamento de rolete acima. Na presente modalidade, em ambas as extremidades e no sentido da largura central de uma ligação de sensor 6 da barra falsa 1, há respectivamente fornecidas as unidades de sensor 7a, 7b e 7c. Em cada uma destas unidades de sensor 7a, 7b e 7c, há respectivamente fornecido um único aparelho de medição de espaçamento de rolete S. Além disso, em cada uma das unidades de sensor 7a e 7b em ambas as extremidades, há um sensor de alinhamento de rolete Q adicionalmente fornecido que mede a inclinação dos roletes 4 e 5, e um sensor de não rotação de rolete R que detecta a rotação ou não rotação do rolete.
[0034] Os aparelhos de medição de espaçamento de rolete S, respectivamente fornecidos nas unidades de sensor 7a, 7b e 7c, têm a mesma configuração. Portanto, na descrição a seguir, o aparelho de medição de espaçamento de rolete S fornecido na unidade de sensor 7a é descrito em detalhes como um exemplo, com referência à figura 3.
[0035] O aparelho de medição de espaçamento de rolete S tem dispositivos de sensor 10 e 20 para medir o espaçamento entre um par dos roletes 4 e 5 que se opõem à superfície de topo e à superfície de fundo do mesmo. O dispositivo de sensor 10 na lateral da superfície de topo é para medir um deslocamento do rolete 4 na lateral da superfície móvel, e o dispositivo de sensor 20 fornecido na lateral da superfície de fundo é para medir um deslocamento do rolete 5 na lateral superfície fixa. O espaçamento entre os roletes 4 e 5 é medido de acordo com os resultados de medição de quantidades de deslocamento medidos por ambos destes dispositivos de sensor 10 e 20.
[0036] Como mostrado na figura 3, o dispositivo de sensor 10 tem: um cabeçote de sensor 11 que entra em contato com o rolete 4; e um alojamento de sensor cilíndrico 12 que é fixo tanto ao corpo principal da unidade de sensor 7a quanto a um membro de conexão 30, e que aloja o cabeçote de sensor 11 na parte interna.
[0037] O cabeçote de sensor 11 tem: uma seção de corpo principal cilíndrico 11a; e uma seção de cabeçote 11b que é fornecida em um formato cônico enquanto é conectada à extremidade superior da seção de corpo principal 11a, com uma crista do mesmo de um formato curvado convexo em direção à lateral do rolete 4. Entre uma seção de engate 11c formada dentro do cabeçote de sensor 11 e um membro de conexão 30, há disposto ao longo da direção para baixo no desenho um propulsor 13, de modo a inclinar o cabeçote de sensor 11 para cima no desenho com relação ao alojamento de sensor 12, isto é, em direção ao rolete 4. Na extremidade inferior do cabeçote de sensor 11, há formada uma seção de flange 11 d. A seção de flange 11d se engata com uma seção de engate 12a do alojamento de sensor 12 e consequentemente o cabeçote de sensor 11 não pode sair do alojamento de sensor 12. Além disso, na seção central dentro do cabeçote de sensor 11, há fornecida uma haste de detecção 14. A haste de detecção 14 é tal que a extremidade superior da mesma está em contato com uma superfície inferior da seção de cabeçote 11b e a haste de detecção 14 também se move de forma vertical em resposta ao movimento vertical da seção de cabeçote 11b, e este movimento é transmitido a um medidor de deslocamento 15 a ser detectado.
[0038] Entre a extremidade inferior da seção de cabeçote 11 b no cabeçote de sensor 11 e a extremidade superior da seção de corpo principal 11a, como mostrado na figura 4, há formada uma seção de etapa circular 11e. Na modalidade presente, uma largura d (refere-se à figura 5) da seção de etapa 11e é ajustada para 0,5 mm.
[0039] Como mostrado na figura 3, o dispositivo de sensor 20 que mede uma quantidade de deslocamento com relação a uma posição de referência na lateral do rolete 5, também tem uma configuração substancialmente similar àquela do dispositivo de sensor 10. Em outras palavras, o dispositivo de sensor 20 é dotado de: um cabeçote de sensor 21 que entra em contato com o rolete 5; e um alojamento de sensor cilíndrico 22 que é fixo tanto ao corpo principal da unidade de sensor 7a quanto ao membro de conexão 30, e que aloja o cabeçote de sensor 21 na parte interna. O cabeçote de sensor 21 tem uma seção de corpo principal cilíndrico 21a, e uma seção de cabeçote 21b com uma crista de um formato curvado de modo a ficar convexo em direção ao rolete 5. Além disso, entre uma seção de engate 21c dentro do cabeçote de sensor 21 e do membro de conexão 30, há disposto um propulsor 23, e o cabeçote de sensor 21 é inclinado verticalmente para baixo com relação ao alojamento de sensor 22 (em outras palavras, em direção à lateral do rolete 5). Além disso, na seção central dentro do cabeçote de 21, há fornecida uma haste de detecção 24. A haste de detecção 24 é tal que a extremidade superior da mesma está em contato com uma superfície de topo da seção de cabeçote 21b, e a haste de detecção 24 também se move de forma vertical em resposta ao movimento vertical da seção de cabeçote 21b, e este movimento é transmitido a um medidor de deslocamento 25 a ser detectado.
[0040] De acordo com o aparelho de medição de espaçamento de rolete S que tem a configuração descrita acima, quando a barra falsa 1 equipada com o aparelho de medição de espaçamento de rolete S direciona e move o aço derretido 3 dentro da passagem de tarugo formada por uma pluralidade dos roletes 4 e 5, o cabeçote de sensor 11 do dispositivo de sensor 10 entra em contato com cada um dos roletes 4 e o cabeçote de sensor 21 do dispositivo de sensor 20 entra em contato com cada um dos roletes 5. Como resultado, o espaçamento entre o par de roletes 4 e 5 é medido.
[0041] Para descrever o dispositivo de sensor 10, como mostrado na figura 6, o cabeçote de sensor 11 que entrou em contato com o ro-lete 4 é impulsionado para baixo contra a força de inclinação do propulsor 13, e é alojado dentro do alojamento de sensor 12. Em seguida, como mostrado na figura 7, quando a extremidade inferior da seção de cabeçote 11b do cabeçote de sensor 11 entra no interior do alojamento de sensor 12, a seção de etapa 11e formada entre uma superfície circunferencial externa da extremidade inferior da seção de cabeçote 11b e uma superfície circunferencial interna de uma extremidade superior do alojamento de sensor 12, forma uma seção de recepção anular AP com um formato de superfície fundo que forma um anel em vista em planta, e um formato seccional vertical que forma um trapezoide invertido.
[0042] Portanto, quando a barra falsa 1 se move dentro da passagem de tarugo, mesmo se um agente refrigerante entrar, ou um objeto estranho x tal como escala ocorre e entra no meio da superfície circunferencial externa da seção de cabeçote 11 b do cabeçote de sensor 11 e na superfície circunferencial interna do alojamento de sensor 12, o objeto estranho x é recebido na seção de recepção AP. O formato seccional vertical da seção de recepção AP não é afunilada a um ponto (formato afunilado ou formato em V) como visto convencionalmente, e é de um trapezoide invertido como descrito acima. Portanto, o objeto estranho x pode ser recebido na superfície de fundo da seção de recepção AP, isto é, da seção de etapa 11e. Consequentemente, quando, à medida que a barra falsa 1 avança, o contato do cabeçote de sensor 11 com o rolete 4 termina, e o propulsor 13 retorna o cabeçote de sensor 11a sua posição original, o objeto estranho x é impulsionado como se encontra pela seção de etapa 11e fora da parte externa do alojamento de sensor 12. Portanto, não há ocorrência do fenômeno onde o objeto estranho fica preso como visto convencional- mente e o cabeçote de sensor 11 retorna facilmente a sua posição original. Consequentemente, é possível medir de maneira estável o espaçamento de rolete em um alto nível de precisão por um período de tempo prolongado. Além disso, o comprimento da parte do cabeçote de sensor 11 que se projeta a partir do alojamento de sensor 12 não se alterou daquele visto convencionalmente e, portanto, a segurança do cabeçote de sensor 11 é assegurada.
[0043] Uma vez que o tamanho do objeto estranho fixado ao rolete da máquina de lingotamento contínuo é menor que aproximadamente 0,5 mm, a largura d da seção de etapa 11e que forma a superfície de fundo da seção de recepção AP é feita 0,5 mm na modalidade acima. Entretanto, é de preferência 0,5 mm a 2 mm e, por exemplo, aproximadamente 1 mm é desejado.
[0044] Além disso, a seção de etapa 11e da presente modalidade, quando observada na vista seccional ampliada mostrada na figura 7, é formada por uma superfície de fundo 11e1, que é o plano anular acima, e uma superfície inclinada 11e2 que continua a partir desta superfície de fundo 11e1 e que gradualmente some à medida que ela continua verticalmente para cima, a partir da superfície circunferencial interna da extremidade superior do alojamento de sensor 12. Portanto, mesmo se um objeto estranho x comparativamente grande de 0,5 mm ou mais entrar na seção de recepção AP, com a utilização da força restaurativa observada quando o cabeçote de sensor 11 é retornado para cima pela força de inclinação do propulsor 13, e o ângulo de inclinação da superfície inclinada 11e2, este objeto estranho x grande pode ser impulsionado de maneira eficaz para fora da seção de recepção AP.
[0045] A seguir, o sensor de alinhamento de rolete Q é descrito com referência à figura 8. Este sensor de alinhamento de rolete Q tem um contato 41 que recebe uma força de inclinação e assim projeta pa- ra baixo a partir da superfície de fundo das unidades de sensor 7a e 7b. Este contato 41 entra em contato com cada um dos roletes na lateral da superfície fixa (isto é, um par de roletes 5 adjacente a cada um ao longo da direção da passagem de tarugo), e ele detecta a inclinação entre estes roletes 5 (isto é, a inclinação entre os roletes 5 que formam a superfície de fundo da passagem de tarugo) com base na quantidade de deslocamento destes roletes 5 a partir de uma posição predeterminada.
[0046] O sensor de não rotação de rolete R, como mostrado na figura 9, é dotado de: um corpo de contato de rolete 51 que entra em contato com o rolete 4 e gira; e um corpo de contato de rolete 52 que entra em contato com o rolete 5 e gira. Os corpos de contato de rolete 51 e 52 giram em direções opostas para a direção rotacional destes roletes 4 e 5 quando os roletes 4 e 5 estão girando, e eles giram ao contrário quando os roletes 4 e 5 não estão girando. Assim, o ângulo rotacional (taxa de rotação) destes roletes 4 e 5 é detectado em um detector (não mostrado no desenho), e é assim possível detectar a rotação ou não rotação dos roletes 4 e 5.
[0047] Cada um dos sinais detectados pelo aparelho de medição de espaçamento de rolete, o sensor de alinhamento de rolete Q e o sensor de não rotação de rolete R descritos acima, é emitido a uma unidade de processamento de sinal 8 (refere-se à figura 2) equipada no material de ligação 1a próximo à ligação de sensor 6.
[0048] A emissão de sinal da unidade de processamento de sinal 8 equipada na barra falsa 1 é emitida para um computador host 61 em um espaço de operação central como mostrado na figura 10, e é ainda transmitido através de HUB 62 a um servidor 63 no espaço de operação central a ser armazenado neste servidor 63. Em seguida, um único resultado de medição, isto é, um resultado de medição para cada um dos roletes que é obtido a cada vez que a barra falsa 1 passa atra- vés da passagem de tarugo, é processado para cada um dos roletes e é armazenado.
[0049] No servidor 63 há instalado o software exigido para a análise de dados, e para o espaçamento de rolete, a tendência de série temporal do valor de diferença entre o resultado de medição encontrado de maneira preliminar e o valor de referência, é calculada. Em seguida, com base nesta tendência de série temporal, o tempo onde o valor de diferença se torna maior que ou igual ao valor específico predeterminado, é prognosticado por meio de extrapolação. Além disso, como um resultado da medição, quando o valor de diferença é maior que ou igual ao valor de referência predeterminado que é menor que o valor específico, um sinal de alarme é emitido a um dispositivo de alarme (não mostrado no desenho). Com relação ao sinal do sensor de alinhamento de rolete Q, no caso onde a quantidade de desalinha-mento com base no sinal emitido para cada um dos roletes é maior que ou igual ao valor específico, um sinal de alarme é emitido ao dispositivo de alarme. Também com relação ao sinal do sensor de não rotação de rolete R, no caso onde a taxa de rotação com base no sinal emitido para cada um dos roletes é maior que ou igual ao valor específico, um sinal de alarme é emitido ao dispositivo de alarme.
[0050] É possível conectar uma pluralidade de terminais cliente de monitoramento 65 e 66 ao servidor 63 através de um roteador 64. Consequentemente, à medida que necessário, é possível realizar o método de diagnóstico de rolete da presente modalidade da parte de fora do espaço de operação central, com a utilização dos terminais cliente de monitoramento 65 e 66.
[0051] O dispositivo primário e a configuração do sistema para realizar o método de diagnóstico de rolete da presente modalidade são como descritos acima. Abaixo, um exemplo de trabalho do método de diagnóstico de rolete é descrito.
[0052] A figura 11 mostra os valores de medição de espaçamento de rolete único a partir do aparelho de medição de espaçamento de rolete S equipado na barra falsa 1, para os respectivos pares de rolete e mostra os valores de medição de espaçamento entre os respectivos pares de rolete onde o valor de medição do rolete n° 1 é 0. De acordo com isto, pode-se entender que há variação no espaçamento de rolete dos respectivos pares de rolete instalados na máquina de lingotamento contínuo. Entretanto, não é possível visualizar a tendência de degradação de tempo dos roletes apenas com estes dados. Consequentemente, focando a atenção em um determinado par de rolete, por exemplo, o par de rolete n° 49, os resultados de medição deste par de rolete n° 49 uma pluralidade de números de vezes em intervalos de tempo, e calculando os valores de diferença a partir do valor de referência, são mostrados no gráfico da figura 12.
[0053] O eixo horizontal do gráfico da figura 12 representa o número de carga on-line, e o eixo vertical representa os valores de diferença entre os valores de medição e o valor de referência. O número de cargas on-line refere-se ao número de vezes que o aço derretido é carregado a partir de uma colher de fundição em uma panela intermediária. Portanto, tem uma relação direta com o número de medições feitas quando a barra falsa 1 passa através da passagem de tarugo, e o número de traços no gráfico que mostra o tempo de medição real indica o número de medições. Além disso, os pontos pretos no gráfico mostram o espaçamento de rolete em uma extremidade lateral (especificamente, a lateral do mancai de rolete na lateral fixa) do rolete, e os triângulos pretos mostram o espaçamento de rolete na outra extremidade lateral (especificamente, a lateral do mancai de rolete na lateral livre) do rolete. Estes têm como base os dados do aparelho de medição de espaçamento de rolete S equipado nas unidades de sensor 7a e 7b fornecidas em ambos os lados da ligação de sensor 6. Ou seja, o gráfico da figura 12 mostra os valores de diferença organizados do espaçamento de par de rolete na proximidade de ambas as laterais do par de rolete, a partir do valor de referência.
[0054] De acordo com o gráfico da figura 12, uma transição nos valores de diferença do espaçamento de par de rolete na lateral livre e na lateral do mancai de rolete, a partir do valor de referência, é observado em cerca de 0,6 mm. Por outro lado, pode-se entender que o valor de diferença do espaçamento de par de rolete na lateral fixa e na lateral do mancai de rolete, a partir do valor de referência aumenta em proporção ao número de cargas, alcançando 1,0 mm em aproximadamente 36.500 cargas, e aumenta rapidamente a partir deste ponto em diante. Tendo verificado isto mais tarde, pode ser confirmado que neste rolete o mancai de rolete é danificado quando o valor de diferença a partir do valor de referência é maior que ou igual a 1,0 mm.
[0055] Portanto, medindo-se o espaçamento de rolete uma pluralidade de número de vezes em intervalos de tempo, calculando o valor de diferença entre estes valores de medição e o valor de referência, e adicionalmente investigando a tendência de série temporal deste valor de diferença, é possível prognosticar o número de cargas integradas onde o valor de diferença se torna maior que ou igual a 1,0 mm. O tempo de número de cargas integradas encontrado desta maneira pode ser prognosticado como o tempo de danificação de mancai de rolete. Portanto, é possível substituir o mancai de rolete antes deste tempo que o número de cargas integradas seja alcançado.
[0056] Além disso, na presente modalidade, no servidor 63, um sinal de alarme é emitido quando o valor de diferença entre o resultado de medição e o valor de referência não é maior que o valor específico e é maior que ou igual ao valor de referência predeterminado. Portanto, é possível emitir um sinal de alarme, por exemplo, em um ponto de tempo onde o valor de diferença é 0,9 mm. Assim, é possível especifi- car antecipadamente um rolete para o qual o mancai de rolete é provável de ser danificado em um futuro próximo e este rolete pode ser substituído de maneira preliminar.
[0057] Além disso, na presente modalidade, a barra falsa 1 é equipada com o sensor de alinhamento de rolete Q que mede a inclinação de roletes. Portanto, a inclinação dos roletes também pode ser monitorada no servidor 63 e nos terminais cliente de monitoramento 65 e 66.
[0058] A figura 13 mostra um gráfico de dados de medições de inclinação de rolete nos roletes n° 29 a n° 34. De acordo com este gráfico, pode-se entender que com relação ao rolete n° 31, ocorre um de-salinhamento (deslocamento posicionai) no qual o deslocamento a partir de uma posição predeterminada excede o valor permitido. No servidor 63, um sinal de alarme é emitido quando o valor de referência predeterminado é alcançado ou excedido. Portanto, no tempo de tempo quando a quantidade de deslocamento posicionai se torna maior que ou igual ao valor de referência predeterminado, isto pode ser conhecido. Consequentemente, é possível realizar de maneira preliminar a substituição ou a manutenção do rolete. Além disso, o rolete no qual o deslocamento posicionai é maior que ou igual ao valor de referência predeterminado é identificado. Portanto, a quantidade de tempo exigido para descrever e lidar com o rolete pode ser significativamente reduzida, comparado ao caso onde o equipamento é parado e o operador verifica de forma manual todos os roletes, como tem sido praticado de forma convencional. Consequentemente, é possível otimizar a produtividade.
[0059] Adicionalmente, na presente modalidade, a barra falsa 1 é equipada com o sensor de não rotação de rolete R que detecta a rotação ou não rotação dos roletes. Portanto, se os roletes 4 e 5 estiverem ou não girando durante o lingotamento contínuo também pode ser monitorado no servidor 63 e nos terminais cliente de monitoramento 65 e 66.
[0060] A figura 14 mostra os sinais do sensor de não rotação de rolete R em taxas de rotação para cada fundição (isto é, para cada número de vezes que a barra falsa 1 passa através da passagem de tarugo da máquina de lingotamento contínuo enquanto direciona o aço derretido).
[0061] De acordo com isto, no ponto de tempo da sexta fundição, a taxa de rotação se torna 80% ou maior. Em seguida, depois da sexta fundição, a transição da taxa de rotação é observada entre 70% e 80% até que o segmento que sustenta o rolete é substituído. Em seguida, após a finalização da décima fundição, a taxa de rotação diminui para aproximadamente 15% na décima primeira fundição depois que o rolete foi substituído pela substituição de segmento. No presente exemplo de trabalho, é ajustado de modo que a não rotação é determinada quando a taxa de rotação de 20% é excedida.
[0062] No tempo de verificação real, a danificação de arranhão de tarugo foi encontrado em um tarugo fabricado por lingotamento contínuo na sexta fundição, e a danificação de arranhão de tarugo não foi encontrada em tarugos fabricados por lingotamento contínuo a partir da décima primeira fundição adiante.
[0063] Além disso, na presente modalidade, os dados de detecção de rotação ou não rotação são emitidos ao servidor 63 para cada rolete e quando o valor de sinal de emissão de cada rolete se torna um valor específico ou maior, um sinal de alarme é emitido. Consequentemente, mediante o ajuste do valor específico para uma taxa de rotação de 20%, por exemplo, o rolete para o qual a não rotação está ocorrendo pode ser conhecido imediatamente. Consequentemente, comparado ao caso onde a descrição de danificação de arranhão de tarugo em um tarugo fabricado, o equipamento para e o operador veri- fica manualmente a rotação ou não rotação de rolete para todos os roletes foi convencionalmente praticado, é possível descrever de forma bem simples um rolete de não rotação em um curto período de tempo, e reduz o tempo do equipamento, enquanto otimiza a produtividade* Aplicabilidade Industrial [0064] A presente invenção é útil para o diagnóstico de rolete de uma máquina de lingotamento continuo.
Listagem de Referencia 1 Barra falsa 1a Material de ligação 1b Eixo 2 Molde de fundição 3 Aço derretido 4 Rolete 5 Rolete 6 Ligação de sensor 7a, 7b, 7c Unidade de sensor 8 Unidade de processamento de sinal 10 Dispositivo de sensor 11 Cabeçote de sensor 11a Corpo principal 11 b Seção de cabeçote 11c Seção de engate 11 d Seção de flange 11e Seção de etapa 12 Alojamento de sensor 12a Seção de engate 12b Seção de etapa 13 Propulsor 14 Haste de detecção 15 Medidor de deslocamento 20 Dispositivo de sensor 21 Cabeçote de sensor 21a Corpo principal 21b Seção de cabeçote 11c Seção de engate 22 Alojamento de sensor 23 Propulsor 24 Haste de detecção 25 Medidor de deslocamento 30 Membro de conexão 51 Corpo de contato de rolete 52 Corpo de contato de rolete 61 Computador host 62 HUB 63 Servidor 64 Roteador 65, 66 Terminal cliente de monitoramento AP Seção de recepção D Direção de transporte Q Sensor de alinhamento de rolete R Sensor de não rotação de rolete S Aparelho de medição de espaçamento de rolete d Largura x Objeto estranho.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Método de diagnóstico de rolete com um aparelho de medição de espaçamento de rolete (S) para diagnosticar um par de rolete (4, 5) disposto de frente um para o outro em lados opostos de uma passagem de tarugo de uma máquina de lingotamento contínuo, caracterizado pelo fato de que o aparelho de medição de espaçamento de rolete (S) tem um dispositivo de sensor (10, 20) configurado para medir o espaçamento entre um par de roletes (4, 5); o dispositivo de sensor (10, 20) tem um cabeçote de sensor (11, 21) que entra em contato com o par de roletes (4, 5) respectivamente, e um medidor de deslocamento (15, 25) que detecta respectivas quantidades de deslocamento dos cabeçotes de sensor (11, 21) através de uma haste de detecção (14, 24) provida aos cabeçotes de sensor (11,21), respectivamente; e o método compreende as etapas de: medir uma pluralidade de números de tempos em intervalos de tempo, um espaçamento entre o par de roletes (4, 5) com um aparelho de medição de espaçamento de rolete (S) que é equipado com uma barra falsa (1) que passa através da passagem de tarugo para então medir o espaçamento entre o par de roletes (4, 5), para assim obter os resultados de medição; encontrar uma tendência de série temporal de um valor de diferença entre os resultados de medição e um valor de referência; e predizer, com base na tendência de série temporal, um tempo quando um valor de diferença se torna maior que ou igual a um valor específico predeterminado, e determinar este tempo como um tempo de danos do par de roletes (4, 5).
2. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o cabeçote de sensor (11, 21) é alojado dentro de um alojamento de sensor cilíndrico (12, 22); o cabeçote de sensor (11, 21) tem uma seção de corpo principal cilíndrico (11a, 21a), e uma seção de cabeçote (11b, 21b) que é fornecida em um formato cônico enquanto é conectada à extremidade superior da seção de corpo principal (11a, 21a) com uma crista de um formato curvado convexo em direção à lateral do rolete (4, 5); e o método compreende: formar uma seção de etapa circular (11e) entre uma extremidade inferior da seção de cabeçote (11b, 21b) no cabeçote de sensor (11, 21) e uma extremidade superior da seção de corpo principal (11a, 21a); e formar uma seção de recepção (AP) com um formato de superfície fundo que forma um anel em vista em planta, e um formato seccional vertical que forma um trapezoide invertido entre uma superfície circunferencial externa de uma extremidade inferior da seção de cabeçote (11b, 21b) e uma superfície circunferencial interior de uma extremidade superior do alojamento de sensor cilíndrico (12, 22) através da seção de etapa (11e), quando a extremidade inferior da seção de cabeçote (11b, 21b) entra no alojamento de sensor (12, 22).
3. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de relatar um aviso no caso do valor de diferença se tonar maior ou igual a um primeiro valor de referência que é menor que o valor específico.
4. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de medir uma inclinação do par de rolete (4, 5) através de um sensor de alinhamento de rolete (Q) equipado com é equipado com uma barra falsa (1).
5. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de relatar um aviso quando a inclinação se torna maior que ou igual a um segundo valor de referência.
6. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de detectar a rotação ou não rotação do par de roletes (4, 5) através de um sensor de não rotação de rolete (R) equipado com é equipado com uma barra falsa (1).
7. Método de diagnóstico de rolete de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de relatar um aviso quando a não rotação do par de rolete (4, 5) é detectada.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7183632B2 (ja) 連続鋳造装置および連続鋳造方法
CA2344289C (en) Method and device for monitoring a bearing structure
EP3130555B1 (en) Rope and rope groove monitoring
KR102359105B1 (ko) 생주물 강철 제품의 내부 결함의 정량적인 측정을 위한 방법 및 시스템
CN112805561A (zh) 炼钢-连铸工艺设备控制和状态分析方法及利用其的系统
CA2344630A1 (en) Method and device for monitoring a bearing structure
JP4260021B2 (ja) ホイスト機構における荷重検出装置
EP3153815B1 (en) Measuring device
JP5217620B2 (ja) ロール診断方法
KR20230098120A (ko) 접촉식 탐촉자를 이용한 tbm 디스크커터 마모도 측정장치
US20130341009A1 (en) Detector system of slickline irregularities
BRPI0912766B1 (pt) Rollet diagnostic method
KR20090069854A (ko) 선재 코일 권취 형상 측정 장치
KR102139638B1 (ko) 주조 장치 및 롤 진단방법
JP4383373B2 (ja) 連続鋳造機におけるロールのベアリング異常検出装置及び方法
CN106660765B (zh) 检测链条中的磨损链节的方法及升降装置
KR0135014B1 (ko) 가이드 롤러 장치의 이상발생 판단방법
KR102127518B1 (ko) 판형 유리 이송장치의 이상 진단방법
CN106570072A (zh) 拉矫机驱动辊运行状态监控系统及故障诊断方法
KR200266910Y1 (ko) 샤프트 변형치 자동 측정장치
KR101789570B1 (ko) 롤 정렬 검사 장치 및 이를 이용한 검사 방법
KR20110072785A (ko) 선재 가이드 장치
JP2012096283A (ja) スリッパー型スピンドル継手の焼付き検知方法およびスリッパー型スピンドル継手焼付き検知装置
KR102045645B1 (ko) 압연기의 워크롤 정렬 이상 진단방법
KR101008140B1 (ko) 선재공정의 롤라 가이드 이상검출장치