BRPI0911283B1 - dispositivo de restrição, e, método e sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto - Google Patents

dispositivo de restrição, e, método e sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0911283B1
BRPI0911283B1 BRPI0911283-9A BRPI0911283A BRPI0911283B1 BR PI0911283 B1 BRPI0911283 B1 BR PI0911283B1 BR PI0911283 A BRPI0911283 A BR PI0911283A BR PI0911283 B1 BRPI0911283 B1 BR PI0911283B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicles
underwater
operated remotely
vehicle
piloting
Prior art date
Application number
BRPI0911283-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Paolo Ferrara
Michele Filippini
Roberto Finotello
Tiberio Grasso
Original Assignee
Eni S.P.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eni S.P.A filed Critical Eni S.P.A
Publication of BRPI0911283A2 publication Critical patent/BRPI0911283A2/pt
Publication of BRPI0911283B1 publication Critical patent/BRPI0911283B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63CLAUNCHING, HAULING-OUT, OR DRY-DOCKING OF VESSELS; LIFE-SAVING IN WATER; EQUIPMENT FOR DWELLING OR WORKING UNDER WATER; MEANS FOR SALVAGING OR SEARCHING FOR UNDERWATER OBJECTS
    • B63C11/00Equipment for dwelling or working underwater; Means for searching for underwater objects
    • B63C11/52Tools specially adapted for working underwater, not otherwise provided for
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63CLAUNCHING, HAULING-OUT, OR DRY-DOCKING OF VESSELS; LIFE-SAVING IN WATER; EQUIPMENT FOR DWELLING OR WORKING UNDER WATER; MEANS FOR SALVAGING OR SEARCHING FOR UNDERWATER OBJECTS
    • B63C11/00Equipment for dwelling or working underwater; Means for searching for underwater objects
    • B63C11/34Diving chambers with mechanical link, e.g. cable, to a base

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Control Of Position, Course, Altitude, Or Attitude Of Moving Bodies (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Monitoring And Testing Of Nuclear Reactors (AREA)

Abstract

PILOTAGEM RESUMO DE RESTRIÇÃO, E, MÉTODO COMBINADA DE VEÍCULOS E SISTEMA DE SUBAQUÁTICOS OPERADOS DE MODO REMOTO. A presente invenção é relativa a um método de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto, que compreende as fases que consistem em conectar a um perfil vertical (21) um dispositivo de restrição (20) que compreende pelo menos dois braços (25) arranjados em uma posição angular fixa alternada, cada um dos pelo menos dois braços de atracagem (25) compreendendo em uma primeira extremidade (25a), meios (29) para o enganchamento de um veículo subaquático operado de modo remoto (14), os pelo menos dois braços de atracagem (25) sendo restringidos em uma de suas segundas extremidades (25b) a meio (26) para deslizar e girar o enganchamento a dito perfil vertical (21); conectar pelo menos dois veículos operados de modo remoto (14) ao dispositivo de restrição (20); detectar a posição da estrutura global que consiste do dispositivo de restrição (20) e veículos operados de modo remoto (14), detectar a orientação de cada um dos veículos operados de modo remoto (14), receber dados relacionados à posição e orientação a ser alcançada; determinar a potência requerida por cada veículo operado de modo remoto (14) e transmitir comandos relacionados para cada veículo (14).

Description

[0001] A presente invenção é relativa a um método de pilotagemcombinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto, um dispositivo para a implementação de dito método e um sistema que utiliza o mesmo.
[0002] A utilização de veículos subaquáticos operados de modo remoto,também chamados ROV (veículos operados de modo remoto) ao efetuar operações de construção e manutenção de estruturas subaquáticas, é amplamente empregada costa afora e ambiente científico, e para a instalação de estruturas de construção.
[0003] A necessidade de operar com estruturas crescentemente maisvolumosas e/ou que requerem operações particulares conduziu à produção de ROVs mais potentes e de alto desempenho, tendo também equipamento especial para a intervenção particular.
[0004] Procedimentos operacionais também foram elaboradosespecificamente para operações particulares tal como, por exemplo, o abaixamento e posicionamento de objetos em um ambiente subaquático, inspeção visual durante operações de instalação subaquática e a redução de perturbações durante a movimentação de estruturas longas ou de grande dimensão.
[0005] Existem atualmente diversos tipos de diferentes ROVs, cada um dosquais pode ser utilizado para efetuar uma certa operação.
[0006] Em particular, ROVs de baixa potência que são genericamenteutilizados apenas para a inspeção visual de operações subaquáticas, podem ser distinguidos de diferentes tipos de ROVs de alta potência que diferem em sua utilização, por exemplo, a movimentação de objetos e/ou atuação em operações de sistemas robóticos.
[0007] Para ser capaz de efetuar as inúmeras operações necessárias, porexemplo, em produção de petróleo costa afora, um número equivalente de diferentes ROVs, cada um pertencendo a um tipo particular de utilização é, portanto, necessário.
[0008] Os barcos utilizados para operações costa afora, contudo, não são genericamente equipados com um grande número de diferentes tipos de veículos operados de modo remoto, em particular devido à sua carga e custos significativos.
[0009] Estes equipamentos são genericamente equipados com ROVs debaixa potência, também chamados ROVs de inspeção que, contudo, não podem ser utilizados para realizar operações a serem efetuadas por ROVs de alta potência.
[0010] Isto atualmente não é possível, mesmo quando a potência maisbaixa oferecida por ROVs de inspeção é satisfeita através da utilização de uma pluralidade de ditos veículos.
[0011] A utilização de diversos ROVs de inspeção de fato não alcança osresultados oferecidos por um ROV de alta potência uma vez que, para esta finalidade, é necessário ter uma coordenação de das operações dos ROVs de inspeção isolados que não pode ser conseguida através dos métodos de pilotagem de modo remoto conhecidos atualmente, que somente permitem pilotar os ROVs isolados separadamente.
[0012] Na ausência desta coordenação fina, os ROVs de inspeção isolados,utilizados, por exemplo, na movimentação de objetos em um ambiente subaquático, poderiam desenvolver forças contrastantes sobre dito objeto, tornando-o ingovernável e mesmo danificando-o.
[0013] Um objetivo da presente invenção é superar as desvantagens acimae, em particular, criar um método de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto que permita operações que requerem uma potência elevada serem efetuadas através da combinação de veículos operados de modo remoto com uma baixa potência.
[0014] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um dispositivo parapilotagem de veículos subaquáticos operados de modo remoto que permita a que a ação de uma pluralidade de veículos operados de modo remoto seja combinada.
[0015] Outro objetivo é fornecer um sistema de pilotagem de veículossubaquáticos operados de modo remoto que implemente dito método.
[0016] Estes e outros objetivos de acordo com a presente invenção sãoalcançados fornecendo um método de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto, um meio para implementação de dito método e um sistema que utiliza o mesmo, como especificado nas reivindicações independentes.
[0017] Outros aspectos da invenção são objeto das reivindicaçõesdependentes.
[0018] As características e vantagens de um método de pilotagemcombinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto de acordo com a presente invenção irão parecer mais evidentes a partir da descrição a seguir, ilustrativa e não limitativa, fazendo referência a desenhos esquemáticos anexos, nos quais: - A figura 1 é uma representação esquemática de um sistema para a pilotagem combinada de veículo subaquático operado de modo remoto de acordo com a presente invenção; - A figura 2 mostra um meio para a restrição de uma pluralidade de veículos operados de modo remoto para a implementação da pilotagem combinada /método de acordo com a invenção; - As figuras 2a - 2b ilustram detalhes ampliados da figura 2; - A figura 3 é um esquema de blocos de método de pilotagem combinada de acordo com a presente invenção; - A figura 4 é um gráfico que representa o sistema de referência do dispositivo de restrição de acordo com a presente invenção.
[0019] Com referência às figuras, estas primeiras mostram um sistema para apilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto de acordo com a presente invenção, indicado como um todo com 10. Dito sistema 10 compreende uma unidade de processamento 11 conectada na saída a entradas de comunicação digital dos sistemas de controle de pelo menos dois veículos operados de modo remoto ou ROVs 14, para transmitir comandos para os mesmos.
[0020] Para esta finalidade a unidade de processamento 11 compreendemeio de software 16 que determina os comandos a serem transmitidos para os ROVs 14 através da implementação de um método de pilotagem combinada de ditos veículos 14, descrito ou mais adiante.
[0021] De acordo com a presente invenção os ROVs 14 são conectados demaneira rígida a um dispositivo 20 para sua restrição, para permitir sua pilotagem combinada.
[0022] A entrada da unidade de processamento 11 é também conectada auma interface 12 para a entrada de comandos de operador tais como, por exemplo, um console com um bastão de controle, e a um sistema 13 para determinar a posição de dito dispositivo de restrição 20 e também a orientação de pelo menos dois ROVs 14.
[0023] Para esta finalidade um sistema de posicionamento global 13a éutilizado, por exemplo, preferivelmente do tipo de alta precisão tal como o sistema DGPS (Differential Global Positioning System), que permite que uma precisão métrica ou submétrica seja alcançada, situado no dispositivo de restrição 20 associado com o compasso 13b instalado nos ROVs 14. De outra maneira, para determinar a posição do dispositivo de restrição 20 é possível prever um sistema de posicionamento acústico situado no fundo do mar (não mostrado) preferivelmente do tipo transmissor-receptor.
[0024] Finalmente, a unidade de processamento 11 compreendepreferivelmente uma interface de exibição 15 para a representação bidimensional e/ou tridimensional da posição instantânea dos veículos 14.
[0025] O dispositivo de restrição 20 compreende pelo menos dois braços deatracagem 25 arranjados em uma posição angular fixa alternada, cada um equipado em uma primeira extremidade 25a com meio 29 para conectar um ROV de maneira rígida 14. Ditos pelo menos dois braços de atracagem 25 são também restringidos em correspondência com sua segunda extremidade 25b a meio 26 para o enganchamento deslizante e rotativo com um perfil vertical 21.
[0026] Em uma modalidade preferida, porém não limitativa, o meio deenganchamento 26 é uma luva 26 equipada internamente com carrinhos 28 que permitem que toda a unidade, que consiste da luva 26 e braços 25, deslizar ao longo do perfil vertical 21 de maneira limitada a uma trajetória definida por dois elementos extremos de descida mecânica 27.
[0027] O funcionamento do sistema de pilotagem de veículos subaquáticosoperados de modo remoto de acordo com a presente invenção é o seguinte:
[0028] O dispositivo de restrição 20 é conectado a um perfil vertical 21.
[0029] Os ROVs 14 são em seguida conectados de maneira rígida aodispositivo de restrição 20 (fase 110) e à estrutura global 14, 20 desenvolvida na água (fase 120), monitorando sua posição e orientação através do sistema 13.
[0030] Alternativamente, a conexão dos ROVs (fase 110) pode ter lugarquando o dispositivo 20 já está na água. A unidade de processamento 11 operando o meio de software 16 determina (fase 150) os comandos a serem fornecidos para o mesmo 14 com base na posição e orientação instantânea de ditos veículos 14 (fase 130) e informação sobre a posição e orientação a serem alcançadas, inserida por um operador através da interface 12 (fase 140).
[0031] Ditos comandos são então transferidos para os controladores dosROVs 14 (fase 160) de modo que estes possam comandar as forças desejadas para os impulsores dos ROVs 14.
[0032] Para a determinação dos comandos a serem fornecidos para osROVs 14, o algoritmo Matriz de Alocação Impulsora (TAM) é aplicado na base da estrutura global que consiste de pelo menos dois ROVs rigidamente conectados ao dispositivo 20 para a pilotagem combinada.
[0033] Para finalidades puramente ilustrativas e não limitativas, adeterminação dos comandos a serem fornecidos para os ROVs 14 está descrita aqui abaixo com referência a uma estrutura global que consiste de apenas dois ROVs 14 conectados a um dispositivo 20 para a pilotagem combinada como especificado acima.
[0034] O centro de massa Oc da estrutura global 14, 20 é primeirodeterminado (fase 151) para construir um sistema de referência tal como aquele ilustrado na figura 4, no qual as coordenadas [xc, xc, 0], [xr1, 0, 0] são respectivamente definidas do centro de massa Oc, o sistema de referência OR1 de um primeiro ROV 14 e o sistema de referência OR2 de um segundo ROV 14, expressas em relação ao sistema de referência de navegação (Ok, Xk,Yk, Zk).
[0035] Ao definir (Fx1, Fy1, Fz1) a força aplicada pelo primeiro ROV 14 aosistema, e (Fx2, Fy2, Fz2) a força aplicada pelo segundo ROV ao sistema de acordo com o algoritmo Matriz de Alocação Impulsora, estas forças geram uma força resultante (Fx, Fy, Fz) e um momento resultante (Mx, My, Mz) com relação ao sistema de referência do centro de massa Oc da estrutura global 14, 20 cujos componentes são calculados por meio da seguinte matriz pelo seguinte cálculo matricial:
Figure img0001
[0036] Com base na informação inserida pelo usuário com relação àorientação e posição que a estrutura global 14, 20 deve alcançar, a força (Fx, Fy, Fz) e o momento (Mx, My, Mz) necessários para efetuar o deslocamento requerido (fase 152) são determinados em tempo real.
[0037] Com base nestes dados os componentes são determinados dasforças Fx1, Fy1, Fz1 , Fx2, Fy2, Fz2 aplicados pelos ROVs 14 isolados através do cálculo matricial especificado acima (fase 153).
[0038] Graças à unidade de processamento 11 que compreende o meio desoftware 16 o usuário pode pilotar de modo remoto a pluralidade de ROVs 14 restringido-os de maneira rígida a um dispositivo de restrição 20 como se estivesse pilotando um único veículo.
[0039] Não é, portanto, necessário coordenar manualmente os comandosfornecidos para os ROVs isolados 14.
[0040] A unidade de processamento 11, operando o meio de software 16que implementa o método de pilotagem combinada de acordo com a presente invenção, traduz de maneira automática os comandos fornecidos pelo operador para a estrutura global 14, 20 para comandos específicos para os veículos isolados 14.
[0041] Foram efetuados diversos testes para validar a invenção de maneirapositiva verificando a capacidade de seguir trajetórias desejadas de qualquer tipo e manter uma posição e orientação desejadas.
[0042] Em particular um perfil vertical especial 21 foi concebido para estestestes, equipado com um lastro 22 na parte inferior e um elemento flutuante 23 conectado à estrutura superior 24.
[0043] Uma vez que o dispositivo de restrição 20 tenha sido conectado adito perfil vertical 21, ele é mantido com o eixo principal na vertical quando liberado na água.
[0044] Um sistema para determinar a posição 13a, do tipo DGPS cujoaéreo 17 foi instalado na estrutura superior 24 do perfil vertical 21, foi utilizado para os testes de validação.
[0045] Ao efetuar estes testes, perturbações de tração da estrutura tambémforam aplicadas.
[0046] O sistema 10 contudo se provou capaz de manter o erro de posiçãoe de orientação da estrutura global 14, 20 abaixo de margens de centímetros em posição e de alguns graus em relação à orientação.
[0047] As características do dispositivo, objeto da presente invenção, comotambém as vantagens relativas são evidentes da descrição acima.
[0048] A possibilidade da pilotagem combinada de uma pluralidade deROVs através do dispositivo de restrição de acordo com a presente invenção, e o método de pilotagem relacionado, também permitem que tipos diferentes de ROVs sejam utilizados para efetuar diferentes operações.
[0049] É de fato suficiente restringir de maneira rígida um número adequado deROVs através do dispositivo da presente invenção para obter uma estrutura global capaz de fornecer a potência necessária para a operação particular, que pode ser pilotada com a mesma simplicidade como guiar um único veículo.
[0050] É, portanto, possível utilizar, por exemplo, uma pluralidade de ROVsde inspeção genericamente disponíveis em equipamentos utilizados para operações costa afora, para efetuar operações que requerem a utilização de veículos capazes de fornecer uma potência maior.
[0051] Também, foi verificado que o sistema de pilotagem combinada deacordo com a presente invenção, se aplicado em produção de petróleo, em particular para a construção de cabeças de poço subaquáticas, permite que a posição e orientação de grandes módulos de cabeças de poço sejam controladas fazendo uso das orientações até aqui necessárias, supérfluas.
[0052] Finalmente, o dispositivo assim concebido pode evidentemente sofrer inúmeras modificações e variações, todas incluídas na invenção; além disto, todos os detalhes podem ser substituídos por elementos tecnicamente equivalentes. Na prática, os materiais utilizados, bem como as dimensões, podem variar de acordo com os requisitos técnicos.

Claims (11)

1. Dispositivo de restrição (20) de pelo menos doisveículos subaquáticos operados de modo remoto (14), caracterizadopelo fato de compreender pelo menos dois braços de atracagem (25) arranjados em uma posição angular fixa alternada, cada um de ditos pelo menos dois braços de atracagem (25) compreendendo em uma primeira extremidade (25a), meios (29) para o enganchamento de um veículo subaquático operado de modo remoto (14), ditos pelo menos dois braços de atracagem (25) sendo restringidos em uma segunda extremidade (25b), a meios (26) para o deslizamento e enganchamento rotativo a um perfil vertical (21).
2. Dispositivo de restrição (20) de acordo com areivindicação 1, caracterizadopelo fato de dito meio de enganchamento (26) ser uma luva (26) equipada internamente com carrinhos (28).
3. Dispositivo de restrição (20) de acordo com areivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de dito meio de enganchamento (26) poder ser restringido a dito perfil vertical (21) de modo a deslizar de maneira limitada entre dois comutadores extremos (27).
4. Método de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14), caracterizadopelo fato de compreender as fases que consistem de: a) conectar um dispositivo de restrição (20) comodefinida em qualquer uma das reivindicações precedentes a um perfil vertical (21); b) conectar de maneira rígida pelo menos dois veículos operados de modo remoto (14) ao dispositivo de restrição (20); c) detectar a posição da estrutura global que consiste de dito dispositivo de restrição (20) e ditos veículos operados de modo remoto (14); d) detectar a orientação de cada um de ditos veículos operados de modo remoto (14); e) receber dados relacionados à posição e orientação a ser alcançada; f) determinar a potência requerida por cada veículo operado de modo remoto (14) e transmitir comandos relacionados para cada veículo (14).
5. Método de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de dita fase para determinar a potência requerida por cada veículo compreender as etapas que consistem de: f1) determinar o centro de massa de dita estrutura global (14, 20); f2) com base em ditos dados recebidos determinar a força e momento resultantes com relação a dito centro de massa necessários para alcançar dita posição e orientação; f3) calcular os componentes das forças requeridas pelos veículos isolados por meio de uma transformação de um cálculo matricial de dita força e dito momento resultantes com relação ao centro de massa.
6. Método de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de dita transformação matricial ter lugar de acordo com o algoritmo Matriz de Alocação Impulsora.
7. Sistema de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14), caracterizado pelo fato de compreender uma unidade de processamento (11) conectada na entrada a um sistema (13) para determinar a posição e orientação de pelo menos dois veículos operados de modo remoto (14) e na saída aos sistemas de controle de ditos pelo menos dois veículos (14), dita unidade de processamento (11) sendo equipada com meio (16) adequado para implementar um método de pilotagem combinada de ditos pelo menos dois veículos (14) como definidos em qualquer uma das reivindicações desde 4 a 6, ditos pelo menos dois veículos (14) sendo conectados de maneira rígida um ao outro por meio de um dispositivo de restrição (20) como definido em qualquer uma das reivindicações desde 1 a 3.
8. Sistema de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de dita unidade de processamento (11) ser conectada a uma interface (12) para a entrada de comandos.
9. Sistema de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de dita unidade de processamento (11) compreender uma interface de exibição (15) para a representação bidimensional e/ou tridimensional de dados.
10. Sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de dito sistema (13) para determinar a posição e orientação de pelo menos dois veículos subaquáticos operados de modo remoto (14) compreender um sistema de posicionamento global (13a) fornecido em dito o dispositivo de restrição (20) e uma pluralidade de compassos (13b) cada um instalado em um veículo (14).
11. Sistema de pilotagem combinada de veículossubaquáticos operados de modo remoto (14) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de dito sistema (13) para determinar a posição e orientação de pelo menos dois veículos subaquáticos operados de modo remoto (14) compreenderem um sistema de posicionamento acústico situado no fundo do mar e uma pluralidade de compassos (13b), cada uma instalada em um veículo (14).
BRPI0911283-9A 2008-04-07 2009-04-06 dispositivo de restrição, e, método e sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto BRPI0911283B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI2008A000603 2008-04-07
IT000603A ITMI20080603A1 (it) 2008-04-07 2008-04-07 Metodo di pilotaggio combinato di veicoli sottomarini operabili in remoto, dispositivo per l'implementazione dello stesso e sistema impiegante gli stessi
PCT/IB2009/005205 WO2009125279A2 (en) 2008-04-07 2009-04-06 Combined piloting method of remote operated underwater vehicles, device for its implementation and system using the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0911283A2 BRPI0911283A2 (pt) 2020-08-04
BRPI0911283B1 true BRPI0911283B1 (pt) 2020-12-22

Family

ID=41162303

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0911283-9A BRPI0911283B1 (pt) 2008-04-07 2009-04-06 dispositivo de restrição, e, método e sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8418765B2 (pt)
AU (1) AU2009235129B2 (pt)
BR (1) BRPI0911283B1 (pt)
GB (1) GB2470886B (pt)
IT (1) ITMI20080603A1 (pt)
NO (1) NO340920B1 (pt)
WO (1) WO2009125279A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMI20080602A1 (it) * 2008-04-07 2009-10-08 Eni Spa Metodo e sistema di estinzione di un pozzo sottomarino per l'estrazione di idrocarburi in condizione di rilascio incontrollato di fluidi
CN110007604B (zh) * 2019-05-14 2021-09-28 哈尔滨工程大学 基于滑模技术的有缆水下机器人海底定点着陆饱和控制方法

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3065799A (en) * 1958-04-21 1962-11-27 Brackley Shaw Rotary wing aircraft
US3504740A (en) * 1967-08-28 1970-04-07 Mobil Oil Corp Subsea satellite foundation unit and method for installing a satellite body within said foundation unit
US3528497A (en) * 1968-05-21 1970-09-15 Atlantic Richfield Co Offshore holding apparatus
US3625171A (en) * 1969-09-05 1971-12-07 Perry Oceanographics Inc Submarine transfer arrangement
US3702597A (en) * 1971-04-07 1972-11-14 Us Navy Salvage work vehicle
US4136633A (en) * 1977-06-06 1979-01-30 Exxon Production Research Company Device for restraining lateral movement of subsea equipment
US4776727A (en) * 1987-06-08 1988-10-11 Shell Offshore Inc. Quick release platform grouting valve system
CA2140547A1 (en) * 1991-01-25 1994-02-03 James Edward Stangroom A method of raising objects from the sea b
IT1277185B1 (it) * 1995-03-23 1997-11-05 Snam Progetti Metodo per la connessione di condotte sottomarine particolarmente adatto per alte profondita' e grossi diametri
US5540523A (en) * 1995-03-29 1996-07-30 Mcdermott International, Inc. Pile handling tool
US5570324A (en) * 1995-09-06 1996-10-29 Northrop Grumman Corporation Underwater sound localization system
AU1814897A (en) * 1996-02-16 1997-09-02 Petroleum Geo-Services A/S Tension-leg platform with flexible tendons and process for installation
US5894450A (en) * 1997-04-15 1999-04-13 Massachusetts Institute Of Technology Mobile underwater arrays
US7140445B2 (en) * 1997-09-02 2006-11-28 Weatherford/Lamb, Inc. Method and apparatus for drilling with casing
US6390012B1 (en) 1999-09-20 2002-05-21 Coflexip, S.A. Apparatus and method for deploying, recovering, servicing, and operating an autonomous underwater vehicle
US6167831B1 (en) * 1999-09-20 2001-01-02 Coflexip S.A. Underwater vehicle
US6257162B1 (en) * 1999-09-20 2001-07-10 Coflexip, S.A. Underwater latch and power supply
US6223675B1 (en) * 1999-09-20 2001-05-01 Coflexip, S.A. Underwater power and data relay
NO20002065L (no) * 2000-04-18 2001-10-19 Kongsberg Offshore As Fremgangsmåte for tilkobling av undersjöiske rörledninger samt et verktöy for slik tilkobling
GB2362400B (en) * 2000-05-19 2002-05-22 Fmc Corp Bore selector
US6820008B1 (en) * 2001-07-24 2004-11-16 Fugro Global Environmental & Ocean Sciences, Inc. System and method for measuring deep sea currents
US6644409B1 (en) * 2002-05-03 2003-11-11 Moss Maritime As Riser guide system
US6793019B2 (en) * 2002-07-10 2004-09-21 Abb Offshore Systems, Inc. Tapered ramp positive lock latch mechanism
US7503391B2 (en) * 2004-06-03 2009-03-17 Dril-Quip, Inc. Tieback connector
US20080008037A1 (en) * 2006-07-07 2008-01-10 Welker Kenneth E Acoustic propagation velocity modeling methods, apparatus and systems
NO327252B1 (no) * 2006-12-14 2009-05-25 Nexans Kabel til en rorledningsforbindelse
WO2008100943A2 (en) * 2007-02-12 2008-08-21 Valkyrie Commissioning Services, Inc. Subsea pipeline service skid
EP2150842A2 (en) * 2007-05-14 2010-02-10 Ocean Floor Geophysics INC. Underwater electric field electromagnetic prospecting system
US20110011320A1 (en) * 2009-07-15 2011-01-20 My Technologies, L.L.C. Riser technology
US8931562B2 (en) * 2010-09-20 2015-01-13 Wild Well Control, Inc. Collector for capturing flow discharged from a subsea blowout

Also Published As

Publication number Publication date
GB2470886B (en) 2012-09-26
NO20101501L (no) 2010-12-03
BRPI0911283A2 (pt) 2020-08-04
WO2009125279A2 (en) 2009-10-15
WO2009125279A3 (en) 2010-06-10
ITMI20080603A1 (it) 2009-10-08
GB2470886A (en) 2010-12-08
US20110093138A1 (en) 2011-04-21
AU2009235129A1 (en) 2009-10-15
NO340920B1 (no) 2017-07-17
GB201017703D0 (en) 2010-12-01
AU2009235129B2 (en) 2013-10-17
US8418765B2 (en) 2013-04-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7177734B2 (en) System and method for testing a control system of a marine vessel
Dukan et al. Dynamic positioning system for a small size ROV with experimental results
CN107406126A (zh) 集成有导航决策支持系统的船舶的船体的结构监测系统
Kurowski et al. Automated survey in very shallow water using an unmanned surface vehicle
US20060058929A1 (en) Method and system for testing a control system of a marine vessel
ES2908613T3 (es) Sistema y procedimiento para el control del estado de una aeronave no tripulada
BR112015013712B1 (pt) Método para realizar um levantamento sísmico, e método de executar um levantamento sísmico
Proctor Semi-autonomous guidance and control of a Saab SeaEye Falcon ROV
BRPI0911282B1 (pt) Método e sistema para a extinção de um poço subaquático para a extração de hidrocarbonetos sob condições de descarga de fluido descontrolada.
Hildebrandt et al. Two years of experiments with the AUV Dagon—A versatile vehicle for high precision visual mapping and algorithm evaluation
BRPI0911283B1 (pt) dispositivo de restrição, e, método e sistema de pilotagem combinada de veículos subaquáticos operados de modo remoto
US20220363357A1 (en) Underwater vehicle control system
Omerdic et al. ROV LATIS: next generation smart underwater vehicle
Furuholmen et al. Resident autonomous underwater vehicle systems–a review of drivers, applications, and integration options for the subsea oil and gas market
Nguyen et al. Design, modelling and simulation of a remotely operated vehicle–Part 1
Nornes et al. Automatic relative motion control and photogrammetry mapping on steep underwater walls using ROV
Madsen et al. Securing the operational reliability of an autonomous mini-submarine
Harris Model-based cooperative acoustic navigation and parameter identification for underactuated underwater vehicles
Aaltonen et al. Implementation of a low-cost autonomous underwater vehicle using open source ROS components with consumer class sonar technologies
Zand Enhanced navigation and tether management of inspection class remotely operated vehicles
Skulstad Data-Based Modelling of Ships for Motion Prediction and Control Allocation
Omerdic et al. Smart ROVLATIS: from design concepts to test trials
Ramesh et al. Distributed Real Time control systems for deep water ROV (ROSUB 6000)
Hegrenæs Autonomous navigation for underwater vehicles
Knausgård Development of dp system for merlin wr200 rov

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.