BRPI0908471A2 - método e sistema para a medição remota de consumo de eletricidade, de água ou de gás - Google Patents

método e sistema para a medição remota de consumo de eletricidade, de água ou de gás Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908471A2
BRPI0908471A2 BRPI0908471-1A BRPI0908471A BRPI0908471A2 BR PI0908471 A2 BRPI0908471 A2 BR PI0908471A2 BR PI0908471 A BRPI0908471 A BR PI0908471A BR PI0908471 A2 BRPI0908471 A2 BR PI0908471A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
consumption
concentrator
remote
remote meter
Prior art date
Application number
BRPI0908471-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Diego Labate
Paolo Giubbini
Original Assignee
Enel Distribuzione S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Enel Distribuzione S.P.A. filed Critical Enel Distribuzione S.P.A.
Publication of BRPI0908471A2 publication Critical patent/BRPI0908471A2/pt
Publication of BRPI0908471B1 publication Critical patent/BRPI0908471B1/pt
Publication of BRPI0908471B8 publication Critical patent/BRPI0908471B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01DMEASURING NOT SPECIALLY ADAPTED FOR A SPECIFIC VARIABLE; ARRANGEMENTS FOR MEASURING TWO OR MORE VARIABLES NOT COVERED IN A SINGLE OTHER SUBCLASS; TARIFF METERING APPARATUS; MEASURING OR TESTING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01D4/00Tariff metering apparatus
    • G01D4/002Remote reading of utility meters
    • G01D4/004Remote reading of utility meters to a fixed location
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02BCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO BUILDINGS, e.g. HOUSING, HOUSE APPLIANCES OR RELATED END-USER APPLICATIONS
    • Y02B90/00Enabling technologies or technologies with a potential or indirect contribution to GHG emissions mitigation
    • Y02B90/20Smart grids as enabling technology in buildings sector
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y04INFORMATION OR COMMUNICATION TECHNOLOGIES HAVING AN IMPACT ON OTHER TECHNOLOGY AREAS
    • Y04SSYSTEMS INTEGRATING TECHNOLOGIES RELATED TO POWER NETWORK OPERATION, COMMUNICATION OR INFORMATION TECHNOLOGIES FOR IMPROVING THE ELECTRICAL POWER GENERATION, TRANSMISSION, DISTRIBUTION, MANAGEMENT OR USAGE, i.e. SMART GRIDS
    • Y04S20/00Management or operation of end-user stationary applications or the last stages of power distribution; Controlling, monitoring or operating thereof
    • Y04S20/30Smart metering, e.g. specially adapted for remote reading

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA PARA A MEDIÇÃO REMOTA DE CONSUMO DE ELETRECIDADE, DE ÁGUA OU DE GÁS. A presente invenção refere-se a método e dispositivos para medição remota de consumo de utilidades que proporcionam a possibilidade de se recuperar uma quantidade específica de dados, isto é, dados de consumo e/ou dados adicionais, dos medidores remotos de um sistema remotos de medição. Os dados recuperados fornecem um perfil dos dados em um dado intervalo de tempo do que um buffer inteiro, por exemplo, indicativo das características do consumo ao longo do tempo em uma localização de um medidor remoto ou, no caso de um rede de distribuição de energia elétrica, indicativo de uma relação de consumo de energia ativa e reativa na localização de um medidor remoto ao longo do tempo.

Description

~1•"~ ·1. ·'•~··'.. ' :
~ft:,', ""•'~,
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO E SISTEMA PARA A MEDIÇÃO REMOTA DE CONSUMO DE ELETRICIDADE, DE ÁGUA OU DE GÁS". A presente invenção refere-se a um método e a um sistema para 5 a medição remota do consumo de utilidades distribuídas através de uma re- de de distribuição, por exemplo, uma rede de distribuição de eletricidade, de água ou de gás, para uma pluralidade de consumidores.
A presente inven- ção refere-se, além do mais, a um concentrador para coletar dados relativos ao consumo, especialmente quanto ao consumo de utilidades, de uma plura- lidade de medidores remotos associados, bem como a um medidor remoto para medir o consumo de utilidades e para proporcionar dados adicionais relativos ao consumo.
Em uma rede de distribuição para distribuição de utilidades co- mo eletricidade, água ou gás para um grande número de consumidores es- palhados sobre um grande território geográfico, os locais do consumidor são tipicamente equipados com um medidor para medir o consumo das utilida- des pelo consumidor associado.
O consumo medido então será a base para a cobrança do consumidor ou para quaisquer outras finalidades de fatura- mento.
Atualmente, existem redes de distribuição pública para utilidades como eletricidade, água e gás, que tornam essas utilidades disponíveis para consumidores em uma escala nacional.
No momento, na maior parte das redes de distribuição existentes, os medidores localizados no prédio do con- sumidor precisam ser lidos por um operador humano em intervalos regula- res, por exemplo, uma vez por ano.
A leitura do consumo medido com o au- xílio da interação humana tem muitas desvantagens óbvias, devido ao fato que recursos humanos são caros e tendem a errar quando executando repe- tidamente tarefas simples como ler os medidores de utilidade em □m número maior de prédios de consumidor.
De modo a amenizar problemas e custos associados com a lei- tura dos dados de consumo por operadores humanos, sistemas foram plane- jados para a medição remota do consumo das utilidades.
Em um sistema para a medição remota do consumo das utilidades como descrito no WO
03/055031 A ou WO 2005/015890, dispositivos de concentrador são forneci- dos, cada um dos quais administrando certo número de medidores remotos localizados no prédio do consumidor.
Os medidores remotos relatam os da- dos de consumo medidos para seus concentradores associados.
Os concen- 5 tradores, por sua vez, se comunicam com outros nós de concentração de nível superior ou diretamente com instalações centralizadas de gerencia- mento que adicionalmente processarão os dados coletados, emitirão faturas para os consumidores e executarão outras tarefas administrativas de alto nível relacionadas com a operação da rede de distribuição da utilidade.
Em tal sistema para a medição remota do consumo das utilida- des, cada um dos concentradores se comunica com uma pluralidade de me- didores remotos a fim de coletar os dados medidos e executar tarefas rela- cionadas com a administração dos medidores remotos associados com o concentrador.
A fim de realizar as tarefas de medir o consumo, relatar os dados para o concentrador, receber comandos do concentrador e outras ati- vidades, um medidor remoto tem um controlador hospedeiro e uma memória de programa para executar os programas armazenados na memória de pro- grama.
A presente invenção foi criada para proporcionar melhoras adi- cionais em tais sistemas de medição remota, nos concentradores e nos me- didores remotos de tais sistemas, bem como nos métodos para a medição remota utilizados em tais sistemas.
Dessa maneira, a presente invenção proporciona um método de medição remota do consumo de utilidades distribuídas através de uma rede de distribuição pública para uma pluralidade de consumidores, cada consu- midor sendo associado com pelo menos um medidor remoto, em que cada um da pluralidade de medidores remotos mede o consumo das ditas utilida- des e armazena dados relativos ao consumo para relatar tais dados para um concentrador associado com a dita pluralidade de medidores remotos, o dito concentrador se comunica com a dita pluralidade de medidores remotos a fim de coletar dados relativos ao consumo e executar tarefas com respeito à administração de seus medidores remotos associados, é cada um dos ditos medidores remotos compreende uma memória de programa, um controlador executando programas armazenados na dita memória de programa e uma memória de elementos de dados para armazenar elementos de dados relati- vos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativos do consumo das ditas utilidades; caracterizado por um medidor remoto transmitindo uma quantidade de dados relativos ao consumo para o dito concentrador quando de um pedido do dito concentrador, o dito pedido indicando a quantidade de dados relativos ao consumo, a dita quantidade sendo determinada com base nos dados de status do dito medidor remoto.
Além do que, a presente invenção proporciona um sistema para a medição remota do consumo das utilidades distribuídas através de uma rede de distribuição pública para uma pluralidade de consumidores, o siste- ma compreendendo uma pluralidade de medidores remotos medindo o con- sumo das utilidades, cada um dos ditos medidores remotos tendo um contro- lador e uma memória de programa, o dito controlador executando programas armazenados na dita memória de programa e uma memória de elementos de dados para armazenar elementos de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativos do consumo das ditas utilidades e um concentrador se comunicando com a dita pluralidade de medidores re- motos a fim de coletar dados de consumo e executar tarefas relacionadas com a administração dos medidores remotos associados; em que os ditos medidores remotos do sistema são adaptados para executar a operação de transmissão de uma quantidade de dados relativos ao consumo para o dito concentrador quando de um pedido do dito concentrador, e em que o dito concentrador é adaptado para pedir a quantidade de dados relativos ao con- sumo e determinar a dita quantidade com base nos dados de status do dito medidor remoto.
Além do que, a presente invenção proporciona um concentrador para coletar dados relativos ao consumo de utilidades de uma pluralidade de medidores remotos, cada um tendo um controlador e uma memória de pro- grama, o dito controlador executando programas armazenados na dita me- mória de programa e uma memória de elemento de dados para armazenar elementos de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativos do consumo das ditas utilidades, o dito concentrador compreen- dendo uma interface de comunicação para comunicação com a dita plurali- dade de medidores remotos; um controlador para processar os dados rece- bidos dos ditos medidores remotos através da dita interface de comunica- ção, em que o dito concentrador é adaptado para executar as operações de pedido dos dados de status de um selecionado dos ditos medidores remo- tos; computar a quantidade de dados relativos ao consumo a serem pedidos e recebidos do dito medidor remoto selecionado com base nos ditos dados 1o de status e receber a dita quantidade de dados relativos ao consumo do dito medidor remoto selecionado.
Ainda adicionalmente, a presente invenção proporciona um me- didor remoto para medir o consumo de utilidades, que compreende uma in- terface de comunicação para transmitir dados relativos ao consumo medido das utilidades para um concentrador; um meio de armazenamento de ele- mento de dados de consumo compreendendo localizações de armazena- mento para armazenar elementos de dados pelo menos indicando o consu- mo medido no momento do armazenamento de um respectivo dos ditos e- lementos de dados; um meio de armazenamento de valor de tempo para armazenar um valor de tempo correspondendo com a data/hora do armaze- namento do dito elemento de dados mais recente e um controlador sendo disposto para controlar a operação do medidor remoto relacionada com a medição do consumo das utilidades tal que periodicamente, indicado por um parâmetro de tempo armazenado, um elemento de dados correspondendo com o consumo medido das utilidades é armazenado em uma respectiva subsequente das ditas localizações de armazenamento do dito meio de ar- mazenamento circular, e o valor de tempo armazenado no dito meio de ar- mazenamento de valor de tempo é atualizado para corresponder com a da- ta/hora do armazenamento do dito elemento de dados mais recente e a transmissão dos dados com respeito ao consumo medido das utilidades para o dito concentrador através da dita interface de comunicação, tal que quando de um pedido respectivo do dito concentrador, o dito valor de tempo é transmitido para o dito concentrador e um número de elementos de dados armazenados nas ditas localizações de armazenamento é transmitido para o dito concentrador, o dito número sendo determinado pelo dito concentrador.
De acordo com todos os aspectos da presente invenção descrita acima, é possível recuperar uma quantidade específica de dados, isto é, da- dos de consumo e/ou dados adicionais, de medidores remotos de um siste- ma de medição remota.
Os dados recuperados proporcionam um perfil dos dados, por exemplo, indicativo das características de consumo através do tempo na localização de um medidor remoto ou, no caso de uma rede de 1o distribuição para energia elétrica, indicativo da razão de consumo de energia ativa e reativa na localização de um medidor remoto através do tempo.
Os aspectos acima e as vantagens da invenção serão ainda ela- borados na descrição seguinte das modalidades preferidas da presente in- venção com referência aos desenhos acompanhantes.
A figura 1 mostra um exemplo de uma rede de distribuição que compreende um concentrador e medidores remotos de acordo com a inven- ção.
A figura 2 mostra uma modalidade de um concentrador de acor- do com a invenção.
A figura 3 mostra um diagrama que ilustra um exemplo de uma comunicação entre um concentrador e um medidor remoto de acordo com a invenção.
A figura 4 mostra uma modalidade de um medidor remoto de a- cordo com a invenção.
A figura 5 mostra um fluxograma que ilustra um exemplo de um procedimento da carga executado por um concentrador e os medidores re- motos associados de acordo com a invenção.
No seguinte, a presente invenção será explicada em mais deta- lhes enquanto é feito referência frequentemente a um sistema de medição remota no qual o consumo da energia elétrica é medido e dados respectivos são coletados em medidores remotos e transmitidos para concentradores.
Entretanto, é entendido que a invenção pode ser usada em sistemas de me-
.. 6 dição remota muito diferentes ou relativamente similares e com relação a vários tipos de dados que são coletados nos sistemas dos medidores remo- tos de tais sistemas.
Como mencionado antes, a figura 1 mostra uma modalidade de um sistema para a medição remota do consumo de eletricidade em uma re- de de distribuição de eletricidade que compreende uma porção de rede de alta tensão HV, uma porção de rede de média tensão MV, bem como uma porção de rede de baixa tensão LV.
PP representa uma casa de força que alimenta potência elétrica para a porção de rede de alta tensão HV para dis- 1o tribuição através de uma grande área geográfica.
TP representa uma subes- tação primária que transforma a alta tensão transportada na porção de rede de alta tensão para uma tensão média a fim de alimentar uma seção da por- ção de rede de média tensão MV.
ST representa uma subestação secundá- ria, que une a porção de rede de média tensão MV com uma seção de rede 1 na porção de rede de baixa tensão LV.
A subestação secundária ST com- preende um transformador secundário TS que transforma a tensão média de, por exemplo, 20 kV em uma baixa tensão de, por exemplo, 220 V para distribuição para uma pluralidade de locais de consumidor H1, H2, ... , Hn.
Cada local de consumidor H1, .... , Hn compreende um medidor remoto RM que é conectado entre a seção de rede de baixa tensão 1 e uma linha de potência 2 que distribui a energia elétrica no prédio do consumidor para uma pluralidade de consumidores de eletricidade L1, L2, ... , Lk como lâmpadas, máquinas de lavar, máquinas de lavar prato, aparelhos de televisão no caso de consumidores domésticos ou instalações industriais como ferramentas de máquina no caso de consumidores comerciais.
Na modalidade mostrada na figura 1, a subestação secundária ST compreende um concentrador C localizado no prédio da subestação se- cundária ST.
O concentrador C é conectado na seção de rede de baixa ten- são alimentada pela subestação secundária ST a fim de se comunicar com os medidores remotos RM no prédio do consumidor H1, H2, ... , Hn através do transportador da linha de potência usando a seção de rede de baixa ten- são 1 para a transmissão dos sinais de comunicação entre o concentrador C
. .. . 7 e seus medidores remotos RM associados.
AMM representa uma instalação centralizada de gerenciamento para administrar um grande número de consumidores conectados na rede de distribuição de eletricidade mostrada na figura 1. Essa instalação centrali- 5 zada de gerenciamento AMM reúne vários dados, por exemplo, dados de consumo, de grande número de consumidores e executa atividades como a cobrança dos consumidores de acordo com o consumo medido relatado pe- los medidores remotos RM no prédio do consumidor H1, H2, .. ., Hn para o concentrador C.
O concentrador C coleta os dados relatados, incluindo, por 1o exemplo, dados de consumo, dos medidores remotos, adequadamente pro- cessa e coloca em buffer os dados relatados e transmite os dados em um formato adequado e em um tempo adequado para a instalação centralizada de gerenciamento AMM.
A AMM em troca transmite comandos, pedidos e outros dados para os concentradores C na rede da figura 1 a fim de controlar 15 e administrar a operação dos concentradores C e dos medidores remotos RM na rede.
Na modalidade da figura 1, a comunicação entre os concentra- dores C e as instalações centralizadas de gerenciamento AMM acontece através de uma rede de telecomunicação pública, que é mais preferivelmen- 20 te uma rede de telecomunicação sem fio ou móvel como a rede GSM.
Para essa finalidade, o concentrador C compreende um dispositivo de modem GSM não mostrado na figura 1 que é conectado em uma antena A.
O mo- dem se comunica em um modo sem fio com uma estação de base 8 que forma uma parte da rede telefônica móvel pública PSTN/PLMN na figura 1. A 25 rede telefônica pública PSTN/PLMN, por sua vez, é conectada com as insta- lações centralizadas de gerenciamento AMM.
Entretanto, a comunicação entre os concentradores C e as instalações centralizadas de gerenciamento AMM pode ser executada também em uma maneira diferente usando redes de comunicação alternativas, por exemplo, POTS (sistema de telefone anti- 30 go simples), a Internet ou as linhas de potência da rede de distribuição de eletricidade.
A figura 2 mostra uma modalidade do concentrador C localizado são que serão recebidas por qualquer receptor, ou elas podem simplesmen- te não incluir um endereço de destino específico.
Naturalmente, qualquer tipo de protocolo de mensagem é adequado para implementar a CIC que inclui a possibilidade de transmitir mensagens nos modos de transmissão de unidifusão, multidifusão e/ou difusão.
Essas funções da interface de comuni- cação CIC são executadas sob o controle do microcontrolador MCC.
A inter- face de comunicação CIC pega os dados a serem transmitidos do barramen- to de dados B e converte os dados em um sinal físico adequado para a transmissão sobre as linhas de potência de baixa tensão.
Além do mais, a 1o interface de comunicação CIC também age como uma interface de receptor para receber os sinais de comunicação da linha de potência dos medidores remotos RM que são endereçados para o concentrador C.
Para essa finali- dade, a interface de comunicação CIC compara o endereço das mensagens enviadas pelos medidores remotos na seção de rede LV com seu próprio endereço.
Se a interface de comunicação CIC encontra uma mensagem a ser endereçada para o concentrador C, ela receberá a mensagem da seção de rede LV e a passará adiante para o microcontrolador MCC e/ou outros componentes do concentrador C para processamento adicional.
Embora o concentrador de acordo com a modalidade na figura 2 tenha um modem GSM M interno, naturalmente é possível utilizar um mo- dem externo no lugar.
Nesse caso, uma interface de modem separada pode ser proporcionada no concentrador para conectar o modem GSM externo, ou a interface IFC pode ser usada para essa finalidade.
Outros elementos na figura 2 que correspondem com os elemen- tos já descritos em conjunto com a figura 1 foram representados com os mesmos numerais de referência, tal que sob esse aspecto referência pode ser feita à descrição da figura 1. Quando operando uma rede de distribuição de utilidade com ins- talações de medição remota como mostrado na figura 1, a rede de baixa tensão, embora vantajosamente usada para comunicação entre o concen- trador C e um medidor remoto RM, não é perfeitamente adequada para fina- lidades de comunicação já que alguns dos consumidores elétricos L 1, L2, ... ,
.. 8 na subestação secundária ST da rede mostrada na figura 1. O concentrador C compreende um controlador, por exemplo, um microcontrolador MCC que é conectado com uma memória de programa MEM através de um barramen- to de dados 8. Na figura 2, 08C representa um meio para armazenar dados coletados pelo concentrador C provenientes dos medidores remotos RM as- sociados, bem como outros dados.
O meio de armazenamento de dados D8C pode ser implementado como uma memória de acesso aleatório (RAM), uma unidade de disco rígido (HD), um armazenamento anexado à rede (NAS) ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados ade- 1O quado, por exemplo, uma memória rápida.
O meio de armazenamento de dados 08C é conectado com o microcontrolador MCC do concentrador C e a memória de programa MEM através do barramento de dados 8. Na figura 2, M representa um modem GSM sob o controle do microcontrolador MCC através do barramento de dados 8. O modem GSM M é conectado com a antena A para comunicação sem fio em uma rede GSM.
Na figura 2, CIC representa uma interface de comunicação do concentrador C.
A interface de comunicação CIC serve para habilitar o con- centrador C a se comunicar com seus medidores remotos RM associados através da linha de potência da seção de rede de baixa tensão LV na qual tanto o concentrador C quanto seus medidores remotos RM associados es- tão conectados.
A interface de comunicação CIC recebe os dados do barra- mento de dados 8 sob o controle do microcontrolador MCC para transmis- são para um, alguns ou todos os medidores remotos associados no modo de unidifusão, multidifusão ou difusão dependendo do conteúdo da mensagem a ser transmitida.
Se os dados do concentrador são planejados para trans- missão para um medidor remoto particular somente (modo de unidifusão), a mensagem de dados transmitida através da interface de comunicação CIC conterá um endereço de medidor remoto específico.
Uma mensagem trans- mitida no modo de multidifusão conterá o endereço de um grupo de medido- res remotos que devem receber a mensagem de multidifusão particular.
No modo de difusão, mensagens transmitidas através da interface de comuni- cação CIC transportarão um identificador que elas são mensagens de difu-
' . 10
Lk causam perturbações de vários tipos influenciando negativamente as o- perações de comunicação e causando a necessidade da transmissão repeti- da dos dados.
Devido a tais influências negativas, a comunicação entre o concentrador C e um medidor remoto RM deve ser limitada a somente tais 5 dados realmente requeridos do concentrador C ou outras instalações centra- lizadas de gerenciamento AMM especialmente em vista do número relativa- mente alto de medidores remotos RM tipicamente administrados por um úni- co concentrador C.
Na realidade, considerações similares se aplicam com relação à 1o comunicação entre o concentrador C e as instalações centralizadas de ge- renciamento AMM quando executadas através das linhas de potência.
Adi- cionalmente, a comunicação entre o concentrador C e as instalações centra- lizadas de gerenciamento AMM é onerosa quando executada através de sis- temas de comunicação sem fio, por exemplo, sistemas de telefone móvel como GSM.
Portanto, qualquer redução do volume da comunicação entre todos os níveis do sistema de medição remota é geralmente desejável.
Por outro lado, informação significativa sobre o status e o con- sumo nos medidores remotos deve ficar disponível nas instalações centrali- zadas de gerenciamento AMM sempre que requerido.
Portanto, a transmis- são de dados específicos precisa ser executada, enquanto os ditos dados devem ser selecionados cuidadosamente para evitar a transmissão de da- dos supérfluos ou redundantes.
De acordo com um aspecto geral da invenção, o concentrador C computa com base nos dados de status, que o concentrador C pede e rece- be de um medidor remoto RM em um primeiro processo de comunicação, a quantidade dos dados, por exemplo, dados relativos ao consumo, a serem pedidos e recebidos de um medidor remoto RM em um segundo processo de comunicação.
Em uma modalidade preferida desse aspecto da invenção, como descrito mais abaixo, amostras de dados relativos à energia/potência coletados em um medidor remoto são transmitidas durante o segundo pro- cesso de comunicação para proporcionar dados equivalentes a um perfil da carga do medidor remoto.
Em uma rede de distribuição de eletricidade, o perfil caracteriza a carga de consumo para a rede.
A figura 3 mostra um diagrama para ilustrar por meio de um e- xemplo preferido a comunicação entre o concentrador C e um medidor remo- to RM.
Em uma primeira operação de comunicação 01, o concentrador C envia uma mensagem para o medidor remoto RM pedindo dados de status com base no que o concentrador C determina o tipo e quantidade dos dados a serem pedidos em uma operação subsequente.
Quando da recepção da dita mensagem, o medidor remoto RM determina os dados de status em 1o uma operação .de processamento 02, de preferência pela leitura das locali- zações de armazenamento respectivas em um dispositivo de armazenamen- to como será explicado mais abaixo com relação a uma modalidade de um medidor remoto de acordo com a invenção.
O medidor remoto RM transmite para o concentrador C uma mensagem que compreende os dados de status em uma segunda operação de comunicação 03. Considerando os dados de status recebidos, o concentrador C determina em uma operação de processamento 04 a quantidade L dos dados, por exemplo, dados de consumo, a serem pedidos do medidor remoto RM.
Em uma modalidade preferida, o concentrador C determina a quantidade L dos dados por ainda se referir a um ou mais valores predeter- minados recebidos previamente das instalações centralizadas de gerencia- mento AMM e armazenados em uma localização de armazenamento ade- quada no concentrador C.
Um dos valores predeterminados pode ser relativo ao tempo para definir um período de consumo, isto é, uma semana, um mês, um ano, etc., para o qual o consumo deve ser recuperado . Com base nos valores predeterminados e nos dados de status recebidos, a quantidade L dos dados a serem pedidos do medidor remoto RM é determinada pelo con- centrador C.
Em uma terceira operação de comunicação 05, o concentrador C transmite uma mensagem para o medidor remoto RM munindo o medidor remoto RM com a quantidade L dos dados, incluindo especialmente dados de consumo, a serem transmitidos e pede que o medidor remoto RM trans-
mita a quantidade L dos dados relativos ao consumo.
O medidor remoto RM obtém a quantidade L de dados pedida, incluindo especialmente dados de consumo, em uma operação de processamento 06. O medidor remoto RM determina os dados pedidos, especialmente dados de consumo, de prefe- rência pela leitura de localizações de armazenamento respectivas em um dispositivo de armazenamento como será explicado mais com relação a uma modalidade de um medidor remoto descrito abaixo.
Em uma quarta operação de comunicação 07, o medidor remoto RM transmite os dados pedidos para o concentrador C.
O concentrador C 1o executa o processamento adicional dos ditos dados recebidos, especialmen- te armazenamento intermediário e verificação de erro, e transmite os dados para a AMM com base nos dados recebidos, em uma operação de proces- samento 08. Alternativamente, o concentrador C pode ser disposto para permitir que a AMM acesse os dados diretamente, tal que os dados são re- cuperados pela AMM a partir de um arquivo armazenado no meio de arma- zenamento de dados DBC do concentrador C, por exemplo, pelo carrega- mento do dito arquivo para a AMM.
De acordo com a invenção, a comunicação real entre o concen- trador C e um específico dos medidores remotos RM é reduzida desde que os dados transmitidos são limitados a tal quantidade de dados como é re- querida com relação ao dito específico dos medidores remotos administrado pelo concentrador C.
A quantidade pode diferir de um medidor remoto para o outro e, portanto, é determinada pelo concentrador C considerando os dados de status de cada medidor remoto individual.
Entretanto, sob certas condi- ções, por exemplo, quando a mesma informação ou similar é exigida para mais do que um ou todos os medidores remotos RM, a quantidade L de da- dos computados pelo concentrador C pode ser idêntica para os ditos medi- dores remotos RM.
Por outro lado, o concentrador C pode pedir que o medidor re- moto RM transmita qualquer quantidade de dados, por exemplo, dados de consumo através de um ou mais dados períodos de tempo, isto é, intervalos de tempo.
No que diz respeito às redes de distribuição de eletricidade, o concentrador C pode pedir que o medidor remoto RM transmita dados relati- vos à energia ativa e reativa ou energia reativa positiva/negativa, separada- mente. Os registros mantidos pelo concentrador C com relação aos me- didores remotos RM associados são preferivelmente armazenados no meio de armazenamento de dados DBC do concentrador C (ver figura 2). Tipica- mente, os registros são armazenados em uma ou mais tabelas que podem ser parte de um banco de dados mantido pelo concentrador C. De acordo com um exemplo da dita tabela, um registro tem a seguinte estrutura.
ID do medi- Valor de Indicador Valor numérico Valores de medição dor remoto tempo RM-ID TV ID NM MV1, MV2, ... MV (L) Os dados de status podem compreender um valor de tempo lV que indica a data e hora de um último consumo medido de energia/potência contanto que o consumo de energia/potência seja medido periodicamente no medidor remoto e que os resultados da medição sejam armazenados em uma localização de armazenamento de um dispositivo de armazenamento do medidor remoto. Além do que, os dados de status podem compreender um indicador 1D apontando na localização de armazenamento do último va- lor de consumo medido. Ainda adicionalmente, os dados de status podem compreender um valor numérico NM indicando o número de valores de con- sumo medidos armazenados. De preferência, os dados de status compreen- dem um ou mais dos valores antes mencionados, isto é, um valor de tempo TV, um indicador 10 ou um valor numérico NM. De preferência, a quantidade L dos dados de consumo é deter- minada mais com base no intervalo de tempo INTERVALO para o qual os dados de consumo são requeridos, por exemplo, um período de faturamento (uma semana, um mês, etc.) ou um ciclo de manutenção. De acordo com uma primeira opção, o concentrador C considera o valor de tempo lV dos ditos dados de status como um valor de tempo de- finindo o fim de um período de tempo (intervalo de tempo) e computa um valor de instante de início.
O concentrador C transmite o valor do instante de início para o medidor remoto RM pedindo dados de consumo medidos e ar- mazenados com relação ao período definido pela dita data/hora de início e a dita data/hora de fim . O valor do instante de início define e, portanto, corres- ponde com a quantidade L de dados de consumo MV1, MV2, .. ., MV(L) a serem transmitidos pelo medidor remoto RM.
Para essa opção é suficiente se os dados de status transmitidos pelo medidor remoto RM compreendem o 1o valor de tempo lV somente.
De acordo com uma segunda opção, reduzindo o processamen- to dos dados no medidor remoto, o concentrador C computa um número de localizações de armazenamento de valor de consumo, cujo conteúdo é para ser transmitido pelo medidor remoto RM.
Pela transmissão do número L de localizações de armazenamento, o medidor remoto RM receptor pode exe- cutar uma leitura da localização de armazenamento contendo o último valor de consumo medido e das L-1 localizações de armazenamento precedentes contendo os valores de consumo previamente medidos, respectivamente.
Em uma alternativa refinada adicional dessa opção, o concentrador C com- puta as localizações de armazenamento ou faixa de localizações de arma- zenamento da qual o medidor remoto RM deve ler os ditos valores de con- sumo, de modo que os dados de status compreendem preferivelmente um indicador apontando na localização de armazenamento do último valor de consumo medido.
De acordo com uma terceira opção, o concentrador C computa o número L de localizações de armazenamento de valor de consumo, cujo conteúdo é para ser transmitido pelo medidor remoto RM, mas compara adi- cionalmente o número L com o valor numérico dos dados de status recebi- dos NM indicando o número de valores de consumo armazenados.
De acordo com todas as opções, o medidor remoto RM transmi- te um número de valores de consumo MV1, MV2, .. ., MV(L), por exemplo, amostras de consumo de energia, que foram medidos e armazenados em várias medições periodicamente repetidas, de modo que os dados de con- sumo transmitidos pelo dito medidor remoto RM podem ser considerados como um perfil de consumo desde que os dados transmitidos não compre- endem somente o valor de consumo atual, mas também valores de consumo prévios.
Ainda, a quantidade L dos dados transmitidos do medidor remoto RM para o concentrador C e consequentemente a quantidade de dados transmitidos do concentrador C para as instalações centralizadas de geren- ciamento AMM é reduzida quando comparada com todo o buffer de consu- mo do medidor RM, desde que a quantidade L é determinada pelo concen- 1o trador C de acordo com as exigências/parâmetros específicos e com base nos dados de status.
As exigências/parâmetros específicos são previamente armazenados dentro do concentrador C pela AMM.
A figura 4 mostra uma modalidade de um medidor remoto RM localizado dentro ou fora do prédio do consumidor na rede da figura 1. Na figura 4, o numeral de referência 1 representa uma linha de potência como uma parte da seção de rede de baixa tensão.
A potência fornecida através da linha de potência 1 passa através de uma unidade de medição de energia EM que conta a energia consumida pelas cargas elétricas L 1, L2, ... mostra- das na figura 1. Na figura 4, MCM representa um controlador do medidor remoto, por exemplo, um microcontrolador.
DBM representa um dispositivo de armazenamento de dados, por exemplo, uma memória de acesso aleató- rio, uma unidade de disco rígido ou semelhantes.
PM representa uma locali- zação de armazenamento do programa para armazenar uma sequência de instruções a serem executadas pelo microcontrolador MCM para operar o medidor.
O microcontrolador MCM, o dispositivo de armazenamento de da- dos DBM, a memória de programa PM e a unidade de medição de energia EM são conectados um no outro através de um barramento de dados BM fornecido em um medidor remoto RM de acordo com a invenção.
Na modalidade mostrada na figura 4, CB representa um buffer circular proporcionando localizações de armazenamento N para armazenar elementos de dados mv(x), mv(x+1) ... indicando o consumo de energia me- dido pela dita unidade de medição de energia EM.
Sob o controle do contra-
lador MCM, os valores de consumo medidos mv(x), mv(x+1) ... são armaze- nados em localizações de armazenamento respectivas Nx, Nx+1, etc. em uma base periódica, por exemplo, em ciclos de T minutos, onde T pode ser considerado um parâmetro de tempo armazenado no medidor remoto RM. 5 Como mostrado na figura 4, a localização de armazenamento Nx, na qual um elemento de dados ou conjunto de dados correspondendo com o con- sumo medido durante o último ciclo de medição foi escrito pelo controlador MCM, é identificada por um identificador 10, que é armazenado em um meio de armazenamento de identificador IDSM, de modo que em um ciclo subse- 1O quente, o controlador MCM armazena um novo elemento de dados corres- pondendo com o consumo medido durante o ciclo subsequente em uma subsequente Nx+1 das ditas localizações de armazenamento.
Pelo uso de um buffer circular CB para armazenar os elementos de dados relativos ao consumo, as exigências de memória do medidor remo- to são limitadas e impõem restrições reduzidas no projeto do medidor remoto RM.
O buffer circular CB pode ser personificado em várias formas, por e- xemplo, uma memória de acesso aleatório, de preferência do tipo não volátil como uma memória rápida NANO.
O buffer circular CB não precisa ser per- sonificado em um componente separado já que é possível para aqueles ver- sados na técnica implementar o buffer circular CB no dispositivo de armaze- namento de dados DBM do medidor remoto por meio de software sob o con- trole do controlador MCM, como indicado na figura 4. No fim de cada um dos ciclos de medição acima, o controlador MCM atualiza o identificador 10 para apontar para a próxima localização de armazenamento, de modo que o identificador 10 indica a localização de ar- mazenamento do último elemento de dados armazenado, que corresponde com o consumo medido durante o dito ciclo de medição.
O identificador 10 é armazenado na dita localização de armazenamento do identificador IDSM, de preferência uma localização de memória do dispositivo de armazenamen- to de dados DBM, como mostrado na figura 4. Além do que, um valor de tempo TV representando a data e hora do armazenamento do último ele- mento de dados armazenados é atualizado e armazenado em um meio de armazenamento de valor de tempo TVSM, de preferência uma localização da memória do dispositivo de armazenamento de dados DBM, como tam- bém mostrado na figura 4. De acordo com a invenção, no fim de cada ciclo de medição, o elemento de dados correspondendo com a medição do con- 5 sumo para esse ciclo é armazenado em uma localização de armazenamento que é identificada pelo dito identificador 10 armazenado na dita localização de memória de identificador IDSM e para o qual a data e a hora da medição são armazenadas na dita localização de memória do valor de tempo TVSM.
Na figura 4, CIM representa uma interface de comunicação da li- nha de potência do medidor remoto RM . A interface de comunicação CIM escuta as mensagens de dados na linha de potência 1 e recebe mensagens de dados difundidas ou mensagens endereçadas para o medidor remoto.
Tais mensagens serão passadas adiante pela interface de comunicação CIM para processamento adicional pelo microcontrolador MCM e seus periféricos associados.
Mensagens de dados na linha de potência 1 não endereçadas para o medidor remoto serão ignoradas pela interface de comunicação CIM da linha de potência ou em um estágio posterior durante o processamento pelo microcontrolador MCM.
As mensagens geradas pelo medidor remoto RM são convertidas pela interface de comunicação CIM em sinais adequa- dos para transmissão através da linha de potência 1. Para executar essas tarefas, a interface de comunicação CIM é conectada no barramento do sis- tema comum BM no medidor remoto RM e implementa qualquer protocolo de comunicação adequado de acordo com o protocolo de comunicação im- plementado no concentrador C.
Se uma mensagem endereçada para o medidor remoto RM é recebida do concentrador C pedindo a transmissão do identificador 10 e do valor de tempo TV, isto é, dos dados de status, o controlador MCM no medi- dor remoto RM lê os dados respectivos da dita localização da memória do identificador IDSM e da dita localização de memória do valor de tempo lVSM.
A seguir, o controlador MCM fornece o identificador 1D e o valor de tempo lV para a interface de comunicação CIM para serem transmitidos para o concentrador C solicitante.
' . 18
De acordo com uma primeira opção, se uma mensagem endere- çada para o medidor remoto RM é recebida do concentrador C pedindo a transmissão dos elementos de dados armazenados no buffer circular a partir de um valor do instante de início até o valor do instante de fim, o controlador 5 MCM determina a localização de armazenamento que corresponde com o valor do instante de início, tipicamente com base no valor de tempo armaze- nado no recurso de armazenamento de valor de tempo TVSM e no período do tempo de ciclo T.
Então, o controlador MCM lê os elementos de dados armazenados em localizações de armazenamento respectivas do buffer cir- 1O cu lar CB entre a localização de armazenamento computada e a localização de armazenamento identificada pelo identificador ID.
Finalmente, o controla- dor MCM fornece os elementos de dados para a interface de comunicação CIM para serem transmitidos para o concentrador C solicitante.
De acordo com uma segunda opção, se uma mensagem ende- reçada para o medidor remoto RM é recebida do concentrador C pedindo a transmissão de um número L de elementos de dados armazenados no buffer circular CB, o controlador MCM lê o elemento de dados mais recente e os L- 1 elementos de dados armazenados nas L-1 localizações de armazenamen- to precedentes do buffer circular CB.
Então, o controlador MCM fornece os L elementos de dados para a interface de comunicação CIM para serem transmitidos para o concentrador C solicitante.
De acordo com uma terceira opção, se uma mensagem endere- çada para o medidor remoto RM é recebida do concentrador C pedindo a transmissão dos elementos de dados armazenados no buffer circular CB começando com uma localização de armazenamento transmitida do concen- trador C, o controlador MCM lê os elementos de dados da localização de armazenamento dada na mensagem do concentrador até a localização de armazenamento do último elemento de dados armazenado do buffer circular CB.
Então, o controlador MCM fornece os elementos de dados para a inter- face de comunicação CIM para serem transmitidos para o concentrador C solicitante.
De acordo com uma quarta opção, se uma mensagem endere-
çada para o medidor remoto RM é recebida do concentrador C pedindo a transmissão dos elementos de dados armazenados no buffer circular CB dentro de uma dada faixa de localizações de armazenamento, a informação com relação à dita faixa sendo transmitida do concentrador C, o controlador MCM do medidor remoto RM lê os elementos de dados a partir da faixa de localizações de armazenamento do buffer circular CB como fornecida na mensagem do concentrador.
Então, o controlador MCM fornece os elemen- tos de dados para a interface de comunicação CIM para serem transmitidos para o concentrador C solicitante. 1o Obviamente, desde que as localizações de armazenamento exa- tas são determinadas pelo concentrador C de acordo com a terceira e a quarta opções acima, tais cômputos não precisam ser executados pelo me- didor remoto RM, de modo que as exigências quanto à potência de compu- tação do controlador MCM no medidor remoto RM são menos severas, com isso os custos de hardware de um medidor remoto podem ser reduzidos.
Se o concentrador C fornece a informação com relação às loca- lizações de armazenamento exatas, o concentrador C determina essa infor- mação de preferência com base em um instante de início e um instante de fim do período de medição desejado, por exemplo, uma semana, um mês ou um ano e o tempo de ciclo T das medições repetitivas executadas pelo me- didor remoto RM, bem como identificador ID, isto é, dados de status, recebi- dos do medidor remoto.
A figura 5 mostra um fluxograma de acordo com uma modalida- de da invenção para ilustrar as operações executadas pelo concentrador C administrando vários medidores remotos RM.
O concentrador C começa o procedimento de perfil da carga (operação S1) para obter dados de consumo MV1, MV2, ... , MV(L) dos medidores remotos RM para um dado intervalo de tempo, isto é, um perfil de dados relativo ao consumo.
O concentrador C determina se um medidor remoto RM selecio- nado está habilitado para o procedimento de perfil da carga (operação S2). De preferência, o concentrador C determina se o medidor remoto RM está habilitado para o procedimento da carga consultando uma entrada respecti-
va em um registro mantido para o medidor remoto RMn respectivo no dispo- sitivo de armazenamento de dados do concentrador.
Se o medidor remoto RMn não é capaz de tomar parte no pro- cedimento de perfil da carga, o concentrador C continua com a determinação 5 se o último dos medidores remotos RM associado com o concentrador C foi processado no procedimento da carga (operação S9). Se o último medidor remoto foi processado, o concentrador C para o procedimento de perfil da carga (operação S12). Se o último dos medidores remotos RM ainda não foi processado, o concentrador C seleciona o próximo medidor remoto RMn+1 para ser processado (operação S10) e retorna para o começo (operação S2) do procedimento de perfil da carga.
Se o concentrador C determina que um medidor remoto RMn se- lecionado está habilitado para o procedimento de perfil da carga, o concen- trador C lê os dados de status do medidor remoto RMn (operação S3) transmitindo um pedido de dados de status para o medidor remoto RMn e recebendo dados de status do medidor remoto RMn (ver também operações 01 a 03 na figura 3). Os dados de status podem compreender um ou mais de um valor de tempo TV, um identificador 1D e um valor numérico NV como descrito acima, bem como dados de status adicionais.
Com base nos dados de status recebidos, o concentrador C de- termina (operação S4) se existem quaisquer elementos de dados armazena- dos no medidor remoto RMn que precedem a data/hora de ativação do pro- cedimento de perfil da carga.
Se não existem elementos de dados disponíveis, o concentrador C armazena uma marca respectiva M1 no registro mantido no dispositivo de armazenamento de dados do concentrador para o medidor remoto RMn e (operação S11a) e continua com a determinação se o último dos medidores remotos RM foi processado no procedimento da carga (operação S9). Se o último medidor remoto RM foi processado, o concentrador C para o proce- dimento de perfil da carga (operação S12), mas se o último medidor remoto RM ainda não foi processado, o concentrador C seleciona o próximo medi- dor remoto RMn+1 para ser processado (operação S10) e retorna para o começo do procedimento de perfil da carga (operação S2). Se o concentrador C determina que os elementos de dados rela- tivos ao consumo armazenados no medidor remoto RMn precedendo a da- ta/hora de ativação do procedimento de perfil da carga estão disponíveis (operação S4), o concentrador C computa o comprimento de perfil da carga a ser pedido, isto é, o número L de elementos de dados a serem transmiti- dos do medidor remoto RMn, com base no intervalo de tempo (operação S5). O concentrador C determina se existem elementos de dados adequa- dos para o intervalo de tempo predeterminado e se o número total de locali- 1o zações de armazenamento no buffer de armazenamento do medidor remoto RMn é suficiente para fornecer elementos de dados para o intervalo de tem- po predeterminado (operação S6). Se um ou ambos os aspectos não são confirmados, o concen- trador C armazena uma marca respectiva M2 nos registros mantidos no dis- positivo de armazenamento de dados do concentrador para o medidor remo- to RMn (operação S11b) e continua com a determinação se o último medidor remoto RM foi processado no procedimento de perfil da carga (operação S9) e se o último remoto foi processado, o concentrador C para o procedimento da carga (operação S12), mas se o último medidor remoto ainda não foi pro- cessado, o concentrador C seleciona o próximo medidor remoto RMn+1 a ser processado (operação S1 O) e retorna para o começo (operação S2). Se ambos os aspectos são confirmados (operação S6), o concentrador C determina a localização de armazenamento de início correta no buffer de armazenamento CB do medidor remoto RMn, com base no número L e iden- tificador ID e obtém os elementos de dados da localização de armazena- mento de início para a localização de armazenamento identificada pelo iden- tificador ID (operação S7) transmitindo a localização de armazenamento de início para o medidor remoto RMn e pedindo a transmissão dos elementos de dados respectivos.
Depois de ter recebido os elementos de dados relati- vos ao consumo pedidos MV1, MV2, ... , MV(L), o concentrador C salva os dados no recurso de armazenamento do concentrador DBC.

Claims (32)

REIVINDICAÇÕES
1. Método de medição remota de consumo de utilidades distribu- ídas através de uma rede de distribuição pública (HV, MV, LV) a uma plurali- dade de consumidores (H 1, H2, ... , Hn), cada consumidor sendo associado 5 com pelo menos um medidor remoto (RM), em que - cada um da pluralidade de medidores remotos (RM) mede um consumo das ditas utilidades e armazena os dados relativos ao consumo para relatar tais dados a um concentrador (c) associado com a dita plurali- dade de medidores remotos (RM), - o dito concentrador (c) comunica-se com a dita pluralidade de medidores remotos (RM) a fim coletar os dados relativos ao consumo e exe- cutar tarefas relacionadas com a administração de seus medidores remotos associados, e - cada um dos ditos medidores remotos (RM) compreende uma memória de programa (PM), um controlador (MCM) que executa os progra- mas armazenados na dita memória de programa (PM) e uma memória de elemento de dados (CB) para armazenar os elementos de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativos do consumo das ditas utilidades; caracterizado pelo fato de que um medidor remoto que transmite uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo (MVI, MV2 ... MV (L)) para o dito concentrador sob um pedido do dito concentrador, o dito pedido indicando a quantidade (L) de da- dos relativos ao consumo, uma dita quantidade (L) sendo determinada com base nos dados do status (TV, 1D, NV) do medidor remoto dito.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, adicionalmente ca- racterizado pelo fato de que o dito concentrador (c) executa a operação de pedir os dados do status (TV, 1D, NV) de um selecionado a partir de um dos ditos medidores remotos (RM); o medidor remoto selecionado dito (RM) executa a operação de transmitir os ditos dados de status (TV, 1D, NV) (c);
o dito concentrador (c) executa ainda as operações de determi- nar uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo a ser pedidos e re- cebidos do dito medidor remoto selecionado (RM) com base nos ditos dados de status (TV, 10, NV) e em pedir uma quantidade dita (L) de dados relativos ao consumo do dito medidor remoto selecionado (RM), e o dito medidor remoto (RM) executa ainda a operação de trans- mitir uma dita quantidade pedida (L) de dados relativos ao consumo para o dito concentrador dos dados (c)'.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ainda caracte- rizado pelo fato de que o dito concentrador (c) determina a quantidade (L) de dados relativos ao consumo também com base em parâmetros, especial- mente em um intervalo de tempo, armazenado previamente no dito concen- trador (c) de uma instalação centralizada da gerenciamento (AMM).
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que os dados de status compreendem um ou mais de um valor de tempo (TV) que indica a data e a hora dos últimos dados relativos ao con- sumo medido, um indicador (10) que indica uma localização de armazena- mento (Nx), na qual os últimos dados relativos ao consumo medido foram armazenados no medidor remoto (RM), e um valor numérico (NM) que indica o número de dados relativos ao consumo armazenados no medidor remoto (RM).
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o concentrador (c) transmite o instante de início e o instante de fim para o medidor remoto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo a partir do dito instante de início para o dito instante de fim.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o concentrador (c) transmite um número (L) de localizações de armazenamento para o medidor remoto (RM) que pede a transmissão dos dados relativos ao consumo armazenados nas respectivas localizações de armazenamento L no medidor remoto (RM).
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o concentrador (c) transmite os valores que indicam as localiza-
ções de armazenamento para o medidor remoto (RM) que pede a transmis- são dos dados relativos ao consumo armazenados nas localizações de ar- mazenamento indicadas pelos ditos valores.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que o concentrador (c) determina com base nos ditos dados de status se dados relativos ao consumo suficientes estão armazenados no medidor remoto (RM).
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, em que o concentrador (c) determina se um medidor remoto (RM) está 1o habilitado para executar a operação de transmitir uma quantidade (L) de da- dos relativos ao consumo (MVI, MV2 ... MV (L)) o dito concentrador sob um pedido a partir do dito concentrador, o dito pedido que indica a quantidade (L) de dados relativos ao consumo, a dita quantidade (L) sendo determinada com base nos dados de status (TV, 1D, NV) do dito medidor remoto (Proce- dimento de Perfil de Carga). 1O. Sistema para a medição remota de consumo de utilidades distribuídas através de uma rede de distribuição pública (HV, MV, LV) para uma pluralidade de consumidores (H1, H2, ... , Hn), o sistema compreenden- do uma pluralidade de medidores remotos (RM) que medem um consumo de utilidades, cada um dos ditos medidores remotos (RM) tendo um controlador (MCM) e uma memória de programa (PM), o dito controlador (MCM) executa os programas armazenados na dita memória de programa (PM), e uma memória de elemento de dados (CB) para armazenar os ele- mentas de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativo do consumo das ditas utilidades; e um concentrador (c) que se comunica com a dita pluralidade de medidores remotos (RM) a fim coletar os dados de consumo e executar tare- fas relacionadas à administração de medidores remotos associados; em que os ditos medidores remotos (RM) do sistema são adap- tados para executar a operação de transmitir uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo (MVI, MV2 ... MV (L)) o dito concentrador sob um pedi-
do a partir do dito concentrador, e em que o dito concentrador (c) é adaptado para pedir a quantidade (L) de dados relativos ao consumo e para determi- nar a dita quantidade (L) com base nos dados do status (TV, 1D, NM) do me- didor dito remoto.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 1O, em que o con- centrador (c) é adaptado para executar as operações de receber os dados de status (TV, 1D, NV) de a partir de um sele- cionado dos ditos medidores remotos (RM) ; e computar uma quantidade (L) de dados de consumo a serem 1o pedidos e recebidos do dito medidor remoto selecionado (RM) com base nos ditos dados de status (TV, 1D, NV); e pedir uma dita quantidade (L) de dados de consumo do dito medidor remoto selecionado (RM); e em que os ditos medidores remotos (RM) do sistema são adap- tados para executar as operações de transmitir os ditos dados de status (TV, 1D, NV) para o dito con- centrador (c); e transmitir a dita quantidade (L) de consumo ao dito concentrador de dados de consumo (c).
12. Sistema de acordo com a reivindicação 1O ou 11, em que o dito concentrador (c) é adaptado para executar a operação de determinar a quantidade (L) de dados relativos ao consumo também com base em parâ- metros, especialmente um intervalo de tempo, armazenado previamente no dito concentrador (c) de uma instalação centralizada da gerenciamento (AMM).
13. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1O a 12, em que os dados de status compreendem um ou mais de um valor de tempo (TV) que indica a data e o instante dos últimos dados relativos ao consumo medidos, um indicador (1D) que indica uma localização de armaze- namento (Nx) no qual os últimos dados relativos ao consumo medidos foram armazenados no medidor remoto (RM), e em um valor numérico (NM) que indica o número de dados relativos ao consumo armazenado no medidor remoto (RM).
14. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1O a 13, em que o concentrador (c) é adaptado para executar a operação de transmitir o instante de início e hora de fim para o medidor remoto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo a partir do dito instante 5 de início para a dita hora de fim.
15. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1O a 13, em que o concentrador (C) é adaptado para executar a operação de transmitir um número (L) de localizações de armazenamento ao medidor remoto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo arma- 1O zenados em localizações L respectivas de armazenamento no medidor re- moto (RM).
16. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 15, em que o concentrador (C) é adaptado para executar a operação" de transmitir valores indicando localizações de armazenamento ao medidor re- moto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo armaze- nados nas localizações de armazenamento indicadas pelos ditos valores.
17. Sistema de acordo com qualquer um das reivindicações 10 a 16, em que o concentrador (C) é adaptado para executar a operação de de- terminar com base nos ditos dados de status se suficientes dados relativos ao consumo estão armazenados no medidor remoto (RM).
18. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1O a 17, em que o concentrador (C) é adaptado para executar a operação de determinar se um medidor remoto (RM) está habilitado a executar a opera- ção de transmitir uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo (MVI, MV2 ... MV(L)) para o dito concentrador quando do pedido do dito concen- trador, o dito pedido indicando a quantidade (L) de dados relativos ao con- sumo, a dita quantidade (L) sendo determinada com base nos dados de sta- tus (TV, 1D, NV) do dito medidor remoto (Procedimento de Perfil da Carga).
19. Concentrador para coletar dados relativos ao consumo de u- tilidades de uma pluralidade de medidores remotos (RM), cada um possuin- do um controlador (MCM) e uma memória de programa (PM), o dito contro- lador (MCM) executando os programas armazenados na dita memória de programa (PM), e uma memória de elemento de dados (CB) para armazenar elementos de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativo do consumo das ditas utilidades, o dito concentrador (C) compre- endendo - uma interface de comunicação (CIC) para comunicar-se com a dita pluralidade de medidores remotos (RM); - um controlador (MCC) para processar os dados recebidos dos ditos medidores remotos (RM) através da dita interface de comunicação (CIC); em que o dito concentrador (C) é adaptado para executar as opera- ções de - pedir os dados de status (TV, 10, NV) a partir de um medidor remoto selecionado dos ditos medidores remotos (RM); - computar uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo a serem pedidos e recebidos do dito medidor remoto selecionado (RM) com base nos ditos dados de status (TV, 1D, NV); e - receber a dita quantidade (L) de dados relativos ao consumo do dito medidor remoto selecionado (RM).
20. Concentrador de acordo com a reivindicação 19, adicional- mente adaptado para executar a operação de determinar a quantidade (L) de dados relativos ao consumo também com base em parâmetros, especi- almente um intervalo de tempo, armazenado previamente no dito concentra- dor (C) a partir de uma facilidade centralizada de gerência (AMM).
21 . Concentrador de acordo com a reivindicação 19 ou 20, em que os dados de status compreendem um ou mais de um valor de tempo (TV) indicando a data e a hora dos últimos dados relativos ao consumo me- didos, um indicador (1D) que indica uma posição de armazenamento (Nx) na qual os últimos dados relativos ao consumo medido foram armazenados no medidor remoto (RM), e um valor numérico (NM) indicando o número de da- dos relativos ao consumo armazenados no medidor remoto (RM).
22. Concentrador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 19 a 21, adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- mitir um instante de início e um instante de término ao medidor remoto (RM)
que pede a transmissão de dados relativos ao consumo a partir do dito ins- tante de inicio até o dito instante de fim.
23. Concentrador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 19 a 21, adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- mitir um número (L) de localizações de armazenamento ao medidor remoto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo armazenados em L respectivas localizações de armazenamento no medidor remoto (RM).
24. Concentrador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 19 a 23, adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- 1o mitir valores indicando localizações de armazenamento ao medidor remoto (RM) que pede a transmissão de dados relativos ao consumo armazenados nas localizações de armazenamento indicadas pelos ditos valores.
25. Concentrador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 19 a 24, adicionalmente adaptado para executar a operação de deter- minar com base nos ditos dados de status se suficientes dados relativos ao consumo estão armazenados no medidor remoto (RM).
26. Concentrador de acordo com qualquer uma das reivindica- . ções 19 a 24, adicionalmente adaptado para executar a operação de deter- minar se um medidor remoto (RM) está habilitado a executar a operação de transmitir uma quantidade (L) de dados relativos ao consumo (MVI, MV2 .. . MV(L)) ao dito concentrador quando de um pedido do dito concentrador, o dito pedido indicando a quantidade (L) de dados relativos ao consumo, a dita quantidade (L) sendo determinado com base nos dados de status (lV, 1D, NV) do dito medidor remoto (Procedimento de Perfil da Carga).
27. Medidor remoto para medir o consumo de utilidades, com- preendendo - uma interface de comunicação (CIM) para transmitir dados a respeito do consumo medido de utilidades a um concentrador (C); - um meio de armazenamento de elemento de dados relativos ao consumo (CB) compreendendo uma pluralidade de localizações de armaze- namento (Nx, Nx+1) para armazenar os elementos de dados relativos ao consumo das ditas utilidades e pelo menos indicativo do consumo das ditas utilidades, medidas no instante de armazenar um respectivo dos ditos ele- mentos de dados; - um meio de armazenamento de valor de tempo (TVSM) para armazenar um valor de tempo (TV) correspondendo à data/hora de armaze- nagem do dito mais recente elemento de dados relativos ao consumo; e - um controlador (MCM) sendo disposto para controlar o funcio- namento do medidor remoto (RM) em relação a - medição do consumo de utilidades tais que periodicamente, in- dicado por um parâmetro armazenado de tempo (T), - um elemento de dados que corresponde ao consumo medido de utilidades é armazenado em uma subsequente respectiva das ditas loca- lizações de armazenamento dos ditos meios de armazenamento circular (CSM), e - o valor de tempo (TV) armazenado nos ditos meios de armaze- namento do valor de tempo (TVSM) é atualizado para corresponder à da- ta/hora da armazenagem do dito mais recente elemento de dados; e - a transmissão de dados relativos ao consumo medido de utili- dades para o dito concentrador (C) através da dita interface de comunicação (CIM) tal que quando de um pedido respectivo do dito concentrador (C) - o dito valor de tempo (TV) é transmitido para o dito concentra- dor (C), e - um número de elementos de dados armazenados nas ditas lo- calizações de armazenamento é transmitido para o dito concentrador (C), o dito número sendo determinado pelo dito concentrador (C).
28. Medidor remoto de acordo com a reivindicação 28, adicio- nalmente compreendendo meios de um armazenamento de identificador (IDSM) para armazenar um identificador (1D) que identifica a posição de ar- mazenamento da dita pluralidade de localizações de armazenamento na qual o elemento de dados mais recente foi armazenado; e o dito controlador (MCM) sendo ainda disposto para controlar o funcionamento do medidor remoto (RM) em relação a - medição do consumo de utilidades tal que periodicamente o i-
dentificador (10) armazenado nos ditos meios de armazenamento de identifi- cador (IOSM) é atualizado para identificar o dito subsequente das ditas loca- lizações de armazenamento como as que contêm o elemento de dados mais recente, e - transmissão de dados com respeito ao consumo medido de uti- lidades para o dito concentrador (C) através da dita interface de comunica- ção (GIM) tal que quando de um pedido respectivo do dito concentrador (C) o identificador (10) é transmitido para o dito concentrador (C).
29. Medidor remoto de acordo com a reivindicação 28, caracteri- 1o zado pelo fato de que o dito meio de armazenamento de elemento de dados relativos a consumo (CB) é um buffer circular.
30. Medidor remoto de acordo com qualquer um das reivindica- ções 27 a 29, adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- mitir dados relativos ao consumo de um instante inicial a um instante final recebidos do concentrador (C).
31 . Medidor remoto de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 27 a 29, adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- mitir dados relativos ao consumo armazenados em L localizações de arma- zenamento no dito medidor remoto (RM) o dito número (L) de localizações de armazenamento recebido do concentrador (C).
32 . Medidor remoto de acordo com qualquer uma das rei.vindica- ções 27 a 31 , adicionalmente adaptado para executar a operação de trans- mitir dados relativos ao consumo armazenados nas localizações de armaze- namento indicadas pelos valores recebidos do concentrador (C).
PP HV 1 IJP B Ã \._ l'tHN /"-{ AMM 1
MV 5 1 1 1 P!-TS 1-,ST - ....,li,.
C.T1 lVl 1 ---- 1 r=-r-@-+l1 l(HM ~LL3 FIG. 1 Uc
FIG. 2
MV
B
LV e
ST
Medidor remoto RM , lt Pedir dados de status 1
~1 Oi
02
Dados de status 03
Calcular quantidade L de dados de consumo 04 requeridos
Pedir quantidade L dos dados de consumo 05
Determinar dados de ~' 06 consumo pedidos ,,: :Í1;
Dados de consumo pedidos 07
~ Processamento ! adicional dos dados de 08 i: consumo recebidos ~ .•.~ -1:.l .t,.. .•?ii--!'..~"~~i';'l;.. ~ .. ,t\'ll.~---~--~-!B . ,~- ,!il!.~ i!. ..,"~"-ª""··!\!"-~•·~~
Fig. 3
1/"'.../ 2 ,,,,,,....__,/ .EM EM . .
RM Fig. 4
" .
5/5 81 ~e; ~~t~:d;; i}'./"'s./ S3 ,. ; procedimento da :-. car a dos RMn t Fig. 5 ri::.i~~ S4 Com base no intervalo de· tempo, S5 computar o comprimento L ido S6 os mpo E o bu dado po? S7 /"'J Com base em L, determinar S1ía o ponto de partida no buffer de RMn e ler elementos de dados L 1= r1 !r ::· : Ajustar marca [_! M1 de RMn 1 ,,..t , ... , . , ~: · S12 S9 Terminar · ·,, ~. procedimento im da car a
BRPI0908471A 2008-01-31 2009-02-02 Método e sistema de medição remota de consumo de utilidades, concentrador para coletar dados relativos ao consumo de utilidades e medidor remoto para medir o consumo de utilidades BRPI0908471B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08001823.7A EP2085749B1 (en) 2008-01-31 2008-01-31 Method and system for remote metering the consumption of electricity, water or gas
EP08001823.7 2008-01-31
PCT/EP2009/051131 WO2009095498A2 (en) 2008-01-31 2009-02-02 Method and system for remote metering the consumption of electricity, water or gas

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0908471A2 true BRPI0908471A2 (pt) 2020-08-11
BRPI0908471B1 BRPI0908471B1 (pt) 2021-03-09
BRPI0908471B8 BRPI0908471B8 (pt) 2023-02-14

Family

ID=39512774

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908471A BRPI0908471B8 (pt) 2008-01-31 2009-02-02 Método e sistema de medição remota de consumo de utilidades, concentrador para coletar dados relativos ao consumo de utilidades e medidor remoto para medir o consumo de utilidades

Country Status (16)

Country Link
US (1) US9523587B2 (pt)
EP (1) EP2085749B1 (pt)
JP (1) JP5462806B2 (pt)
CN (1) CN101983318B (pt)
BR (1) BRPI0908471B8 (pt)
DK (1) DK2085749T3 (pt)
ES (1) ES2636617T3 (pt)
HR (1) HRP20170898T1 (pt)
HU (1) HUE033253T2 (pt)
LT (1) LT2085749T (pt)
MX (1) MX2010008522A (pt)
PL (1) PL2085749T3 (pt)
PT (1) PT2085749T (pt)
RU (1) RU2502051C2 (pt)
SI (1) SI2085749T1 (pt)
WO (1) WO2009095498A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK2085749T3 (en) 2008-01-31 2017-07-03 Enel Distribuzione Spa Method and system for remotely measuring the consumption of electricity, water or gas
JP6106904B2 (ja) * 2011-12-05 2017-04-05 パナソニックIpマネジメント株式会社 電力計測システム
US10211630B1 (en) * 2012-09-27 2019-02-19 Google Llc Data center with large medium voltage domain
RU2620041C1 (ru) * 2016-05-24 2017-05-22 Федеральное государственное казенное военное образовательное учреждение высшего образования "ВОЕННАЯ АКАДЕМИЯ МАТЕРИАЛЬНО-ТЕХНИЧЕСКОГО ОБЕСПЕЧЕНИЯ имени генерала армии А.В. Хрулева" Аналитическая система оценки потребления воды абонентами
ES2638925A1 (es) * 2016-11-29 2017-10-24 Tecsol Solutions, S.L. Sistema y procedimiento de medición remota de consumos energéticos de los usuarios de un edificio.
JP6508537B2 (ja) * 2016-11-29 2019-05-08 日本テクノ株式会社 省エネ推進実績評価装置
CA3003044C (en) 2018-04-04 2019-01-08 Brad Brainard Low interference sub-meter and monitoring system
RU2716900C1 (ru) * 2019-10-02 2020-03-17 Александр Николаевич Беляев Система контроля и сбора данных потребления электроэнергии в сетях среднего и низкого напряжения цифрового района электрических сетей
RU202223U1 (ru) * 2020-08-06 2021-02-08 Общество с ограниченной ответственностью "ЭнергоТехСервис" Цифровая подстанция учета потребляемой электрической энергии

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5448230A (en) * 1993-06-25 1995-09-05 Metscan, Incorporated Remote data acquisition and communication system
US6195018B1 (en) * 1996-02-07 2001-02-27 Cellnet Data Systems, Inc. Metering system
US5986574A (en) * 1997-10-16 1999-11-16 Peco Energy Company System and method for communication between remote locations
ITBS990017A1 (it) * 1999-02-24 2000-08-24 Ica S R L Ind Contatori Acqu A Metodo di telelettura con trasmissione satellitare per contatori di energia elettrica, acqua e gas.
CN101385637B (zh) * 2000-05-31 2011-09-14 爱科来株式会社 远程数据管理系统和测定数据的搜集方法
WO2002013412A1 (en) * 2000-08-09 2002-02-14 Statsignal Systems, Inc. Systems and methods for providing remote monitoring of electricity consumption for an electric meter
JP2002312871A (ja) * 2001-04-18 2002-10-25 Riken Keiki Co Ltd ガス検出装置
US7009530B2 (en) * 2001-09-13 2006-03-07 M&Fc Holding, Llc Modular wireless fixed network for wide-area metering data collection and meter module apparatus
ITMI20012726A1 (it) 2001-12-20 2003-06-20 Enel Distribuzione Spa Sistema di acquisizione remota dei consumi e di telegestione di utenze distribuite anche di tipo domestico
US7058524B2 (en) 2002-10-25 2006-06-06 Hudson Bay Wireless, Llc Electrical power metering system
US7463986B2 (en) * 2002-10-25 2008-12-09 Hudson Bay Wireless Llc Electrical power metering system
EP2383903B1 (en) 2003-07-17 2018-03-14 e-distribuzione S.p.A. Method and system for remote updates of meters for metering the consumption of electricity, water or gas
JP3740482B2 (ja) 2003-09-16 2006-02-01 株式会社日立製作所 電動車両用の永久磁石回転電機
JP2005164561A (ja) 2003-12-02 2005-06-23 Ipb:Kk 電力計測方式
US7239250B2 (en) * 2004-04-26 2007-07-03 Elster Electricity, Llc System and method for improved transmission of meter data
US7176807B2 (en) * 2004-09-24 2007-02-13 Elster Electricity, Llc System for automatically enforcing a demand reset in a fixed network of electricity meters
US7327998B2 (en) * 2004-12-22 2008-02-05 Elster Electricity, Llc System and method of providing a geographic view of nodes in a wireless network
US20070033151A1 (en) * 2005-08-02 2007-02-08 General Electric Company Systems, Methods, and Apparatuses for Reporting Transient Conditions in an Unattended Meter
US7535378B2 (en) * 2005-09-09 2009-05-19 Itron, Inc. RF meter reading system
JP4904868B2 (ja) * 2006-03-20 2012-03-28 ヤマハ株式会社 遠隔制御装置、その制御対象となる音響装置、及び、遠隔制御用プログラム
DK2085749T3 (en) 2008-01-31 2017-07-03 Enel Distribuzione Spa Method and system for remotely measuring the consumption of electricity, water or gas

Also Published As

Publication number Publication date
US20110063125A1 (en) 2011-03-17
JP5462806B2 (ja) 2014-04-02
DK2085749T3 (en) 2017-07-03
EP2085749A1 (en) 2009-08-05
SI2085749T1 (sl) 2017-08-31
WO2009095498A3 (en) 2009-10-15
RU2502051C2 (ru) 2013-12-20
LT2085749T (lt) 2017-07-25
EP2085749B1 (en) 2017-03-15
BRPI0908471B8 (pt) 2023-02-14
RU2010136296A (ru) 2012-03-10
CN101983318A (zh) 2011-03-02
WO2009095498A2 (en) 2009-08-06
CN101983318B (zh) 2013-04-03
HUE033253T2 (hu) 2017-11-28
ES2636617T3 (es) 2017-10-06
PL2085749T3 (pl) 2017-09-29
MX2010008522A (es) 2010-11-22
JP2011511285A (ja) 2011-04-07
HRP20170898T1 (hr) 2017-09-22
BRPI0908471B1 (pt) 2021-03-09
US9523587B2 (en) 2016-12-20
PT2085749T (pt) 2017-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0908471A2 (pt) método e sistema para a medição remota de consumo de eletricidade, de água ou de gás
US10080069B2 (en) Collection of telemetry data through a meter reading system
CN100428720C (zh) 一种支持ZigBee的电能数据采集方法和电能计量装置
US10580048B2 (en) Synchronizing a cost estimate on an electronic device
CN106443166B (zh) 一种基于物联网平台的抄表系统
KR101300101B1 (ko) 전력량 데이터 검증 장치,전력량 데이터 검증 장치를 포함하는 전력량 데이터 검증 시스템,및 전력량 데이터 검증 방법
US20140156093A1 (en) Auto-discovery of smart meter update interval
CN112254207A (zh) 一种用于供热管网的异常状态在线监测报警系统
JP2008160902A (ja) 電力負荷平準化システムおよび電力負荷平準化方法
PT2137497E (pt) Sistema para a determinação qualitativa de recursos distribuídos e processo para o funcionamento de um sistema para a determinação quantitativa de recursos distribuídos
EP3793174B1 (en) Monitoring of heat consumption
KR101396946B1 (ko) 원격 검침 방법 및 장치
KR101473845B1 (ko) 계량기 관리 방법 및 그 장치
EP3796620B1 (en) Monitoring of heat consumption
KR101202859B1 (ko) 에너지 계량기 업데이트 시스템, 에너지 계량기 업데이트 방법, 에너지 계량기 업데이트 장치
KR101126822B1 (ko) 에너지 사용량 표시시스템
BR102012010602A2 (pt) Method
DK201870654A1 (en) MONITORING OF HEAT CONSUMPTION
CN111948447A (zh) 一种全电量数据的抄表方法及装置
TW201510910A (zh) 需量反應事件系統以及其溝通方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: E-DISTRIBUZIONE S.P.A. (IT)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GRIDSPERTISE S.R.L. (IT)