BRPI0906282A2 - composições que compreendem agentes de autobronzeamento e extratos de plantas - Google Patents

composições que compreendem agentes de autobronzeamento e extratos de plantas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906282A2
BRPI0906282A2 BRPI0906282-3A BRPI0906282A BRPI0906282A2 BR PI0906282 A2 BRPI0906282 A2 BR PI0906282A2 BR PI0906282 A BRPI0906282 A BR PI0906282A BR PI0906282 A2 BRPI0906282 A2 BR PI0906282A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
extract
skin
self
darkening
Prior art date
Application number
BRPI0906282-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Rudy Clemente
Melba L Kiser
Original Assignee
Johnson & Johnson Consumer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/339,550 external-priority patent/US20100158827A1/en
Application filed by Johnson & Johnson Consumer filed Critical Johnson & Johnson Consumer
Publication of BRPI0906282A2 publication Critical patent/BRPI0906282A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/33Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing oxygen
    • A61K8/35Ketones, e.g. benzophenone
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/96Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing materials, or derivatives thereof of undetermined constitution
    • A61K8/97Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing materials, or derivatives thereof of undetermined constitution from algae, fungi, lichens or plants; from derivatives thereof
    • A61K8/9783Angiosperms [Magnoliophyta]
    • A61K8/9789Magnoliopsida [dicotyledons]
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • A61Q19/04Preparations for care of the skin for chemically tanning the skin

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)

Abstract

COMPOSIçõES QUE COMPREENDEM AGENTES DE AUTOBRONZEAMENTO E EXTRATOS DE PLANTAS A presente invenção refere-se a uma composição para escurecimento da pele. A composição inclui um agente de autobronzeamento e um extrato de planta selecionado do grupo que consiste em extrato de sementes de soja pré-germinada, extrato de semente de noz, extrato de artemísia, e combinações dos mesmos. Em um outro aspecto, um método de escurecimento da pele inclui aplicar topicamente a composição acima à pele.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para"COMPOSIÇÕES QUE COMPREENDEM AGENTES DE AUTOBRONZE-AMENTO E EXTRATOS DE PLANTAS".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma composição e a ummétodo para escurecimento da pele. A composição inclui um agente deautobronzeamento e uma quantidade eficaz para o escurecimento da pelede um extrato selecionado do grupo que consiste em extrato de sementes desoja pré-germinada, extratos de árvore de noz, extrato de artemísia, ecombinações dos mesmos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Muitos indivíduos desejam o escurecimento da cor da pele. Amaioria das pessoas obtêm uma pele mais escura através da exposição àluz UV (por exemplo, bronzeamento solar ou lâmpadas UV). A exposiçãoUV, entretanto, resulta em um acelerado envelhecimento da pele e aumentaa incidência de câncer de pele. A capacidade de gerar uma aparênciabronzeada ou escurecida sem incorrer em fotodano é, portanto, importante.
Consequentemente, métodos alternativos para o "bronzeamento sem sol"têm evoluído.
Produtos contendo di-hidroxiacetona (DHA) são bemconhecidos como bronzeadores sem sol. Esses produtos, entretanto,produzem uma cor que em geral desenvolve-se muito lentamente e/ou ébastante intensa ou tem uma aparência que é de certa forma diferente deum bronzeado natural "derivado da luz solar".
Os requerentes descobriram inesperadamente que extrato desementes de soja pré-germinada, extrato de árvore de noz e extrato deartemísia fornecem benefícios de escurecimento da pele quando usadostopicamente em conjunto com um agente de autobronzeamento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção fornece uma composição que compreende: (a) umagente de autobronzeamento que tem a seguinte fórmula:<formula>formula see original document page 3</formula>
em que R1 é H, CH2OH1 CHOHCH2OH, CH(0H)CH(=0),CH(NH2)CH(=0), CH(0CH3)CH(=0), ou CH(NH-fenil)CH(=0); e R2 é H ouCH2OH; e (b) um extrato selecionado do grupo que consiste em extrato desementes de soja pré-germinada, extrato de árvore de noz, extrato deartemísia, e combinações dos mesmos. Em uma modalidade específica oextrato inclui um extrato de sementes de soja pré-germinada.
De acordo com um outro aspecto, a invenção apresenta ummétodo para escurecimento da pele, o dito método compreendendo aadministração tópica na pele de uma composição compreendendo (a) umagente autobronzeador que tem a seguinte fórmula:
em que R1 é H1 CH2OH1 CHOHCH2OH, CH(0H)CH(=0),CH(NH2)CH(=0), CH(0CH3)CH(=0), ou CH(NH-fenil)CH(=0); e R2 é H ouCH2OH; e
(b) um extrato selecionado do grupo que consiste em extrato desementes de soja pré-germinada, extrato de árvore de noz, extrato deartemísia, e combinações dos mesmos.
Outras características e vantagens da presente invenção serãoaparentes a partir da descrição detalhada da invenção e das reivindicações.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Acredita-se que o versado na técnica poderá, com base napresente descrição, utilizar a presente invenção em sua mais completaextensão. As seguintes modalidades específicas devem ser construídascomo meramente ilustrativas e não como Iimitativas do restante da descriçãoem qualquer maneira que seja.A menos que seja definido de outro modo, todos os termostécnicos e científicos usados aqui têm o mesmo significado conformecompreendido pelo versado na técnica à qual a invenção pertence. Também,todas as publicações, pedidos de patentes, patentes e outras referênciasmencionadas na presente invenção estão aqui incorporadas a título dereferência. Exceto onde indicado em contrário, uma porcentagem refere-se auma porcentagem em peso (isto é,% (p/p)).
As composições da presente invenção são geralmenteadequadas para o escurecimento da pele. Para uso na presente invenção,"escurecimento" é escurecer a aparência da pele ou cabelo humanos,incluindo, mas não se limitando a, escurecimento da pele humana paraalcançar um efeito "bronzeado solar" para cobrir áreas claras da pele (porexemplo, como resultado de uma cicatriz ou doença ou terapia) ouescurecimento da cor natural do cabelo ou restauração de cabelosdescobridos devido ao envelhecimento (por exemplo, cabelo grisalho oubranco) ou agressões externas (por exemplo, exposição excessiva ao sol oucloro). Embora toda a referência do relatório descritivo seja feita aoescurecimento da pele, acredita-se que outro materiais corporaisqueratinosos, como o cabelo, possam também ser escurecidos.
Para uso na presente invenção, "produto" é um produtoacabado na forma embalada. Em uma modalidade, a embalagem é umrecipiente como um plástico, metal ou tubo de vidro ou pote contendo acomposição. O produto pode, ainda, conter uma embalagem adicional comouma caixa de papelão ou de plástico para armazenar o recipiente. Em umamodalidade, o produto compreende uma composição da invenção e contéminstruções de direcionamento do usuário para aplicação da composição napele ou cabelo para escurecer a pele (por exemplo, para bronzear a pele),igualar a tonalidade da pele (por exemplo, escurecer áreas claras da pele outratar ou evitar a hiperpigmentação mosqueada), ou escurecer o cabelo (porexemplo, para escurecer cabelos castanhos claros, louros, grisalhos oubrancos). Tais instruções podem estar impressas no recipiente, no elementode inserção de rótulo, ou sobre qualquer embalagem adicional.Para uso na presente invenção, "aplicar topicamente" significapôr diretamente ou espalhar sobre a pele externa, couro cabeludo, oucabelo, por exemplo, pelo uso das mãos ou com um aplicador como umlenço, um aplicador de esfera, ou por aspersão.
Para uso na presente invenção, "cosmeticamente aceitável"significa que os ingredientes que o termo descreve são adequados ao usoem contato com tecidos (por exemplo, pele ou cabelo) sem toxicidade,incompatibilidade, instabilidade, irritação, ou respostas alérgicas, ousimilares.
Para uso na presente invenção, uma "quantidade eficaz para oescurecimento da pele significa uma quantidade suficiente para induzir umescurecimento da pele ou cabelo humanos. Essa quantidade variará com aárea que está sendo tratada, a idade e o tipo de pele ou cabelo do usuáriofinal, a duração e a natureza do tratamento, a composição específicaempregada, o veículo utilizado, e fatores similares.
Agente de autobronzeamento
As composições da invenção compreendem um agente deautobronzeamento, isto é, uma agente químico capaz de produzir ou induziro processo de bronzeamento artificial da pele pela formação de pigmentosmarrons na pele, por exemplo, através de reação de Maillard relatada emBobin, et al., J. Soe. Cosmet. Chem., 35:265 a 72 (1984). Em particular, oagente de autobronzeamento é uma α-hidróxi cetona ou aldeído com aseguinte fórmula:
<formula>formula see original document page 5</formula>
em que Ri é H, CH2OH, CHOHCH2OH, CH(0H)CH(=0),CH(NH2)CH(=0), CH(0CH3)CH(=0), ou CH(NH-fenil)CH(=0); e R2 é H ouCH2OH. Exemplos desse composto incluem 1,3-di-hidroxiacetona (isto é, di-hidroxiacetona, DHA) e 1,3,4-tri-hidróxi-2-butanona (isto é, eritrulose). Emuma modalidade preferencial, o agente de autobronzeamento é 1,3-di-hidroxiacetona.
A quantidade de agente de autobronzeamento nas composiçõesda invenção varia de cerca de 0,1 a cerca de 10, de preferência de cerca de1 a cerca de 5, com mais preferência de cerca de 2 a cerca de 5 por centoem peso com base no peso total da composição.
Extrato de planta
De acordo com a invenção, a composição também compreendeum extrato de planta em quantidade eficaz para o escurecimento da pele. Oextrato de planta (filo Plantae) é selecionado do grupo que consiste emextrato de sementes de sojá pré-germinada, extrato de árvore de noz,extrato de artemísia e combinações dos mesmos. Os requerentesencontraram que pela utilização dos extratos acima mencionados um écapaz de acentuar significativamente os efeitos do agente deautobronzeamento.
O que entende-se por um "extrato a partir de sementes de sojapré-germinada" é uma mistura de compostos isolados a partir de sementesde planta de soja, por exemplo de Glycine soya). O extrato de semente desoja pré-germinada pode ser preparado de maneira suave de modo a omitiruma ou mais de-certas-etapas (por exemplo, extração de solvente não-aquoso, processamento de álcali, e/ou aquecimento em alta temperatura)comumente usadas para produzir hidrolisados de proteína de soja totalconvencional.
Em uma outra modalidade o processo para extração de proteínade soja é o assim chamado processo de "suspensão de células únicas" queinclui a separação das células individuais por meio de um processoenzimático para degradar a celulose na parede celular externa, mas deixaras paredes celulares internas intactas.
Um extrato particularmente adequado de sementes de soja pré-germinada é disponível comercialmente junto a Gattefosse de Saint-Priest,França, e vendido sob o nome de "Phylderm Vegetal C," e é descrito comoum complexo amino-peptídico produzido a partir de tecidos embrionários desoja preparados com técnicas de seleção molecular e enzimática.A quantidade do extrato de sementes de soja pré-germinadapresente na composição para escurecimento da pele desta invenção é decerca de 0,001% a cerca de 20%, e de preferência cerca de 0,01% a cercade 10% e, com mais preferência ainda, de cerca de 1,5% a cerca de 3% empeso da composição.
A expressão "extrato de semente de noz" significa um extrato deuma semente de qualquer uma das espécies de plantas da famíliaJuglandaceae. Exemplos incluem: Juglans regia, Juglans sigillata, Juglansaustralis, Juglans brasiliensis, Juglans californica, Juglans hindsii, Juglanshirsuta, Juglans jamaicensis, Juglans major, Juglans microcarp, entre outras.
Um extrato de semente de noz adequado é uma mistura deágua e semente de Juglans regia (noz) com um conteúdo de matéria secade 27% a 33%, comercialmente disponível junto a Gattefosse de Saint-Priest, França e vendido sob o nome "Gatuline Age Defense." A quantidade de extrato de semente de noz presente nacomposição para o escurecimento da pele desta invenção é de cerca de0,001% a cerca de 20%, de preferência cerca de 0,01% a cerca de 10% e,com mais preferência ainda, de cerca 1,5% a cerca de 3% em peso, empeso da composição.
A expressão "extrato de artemísia" significa um extrato de umaplanta a partir do gênero Artemesia, como Artemesia vulgaris e tambémchamada de Iosna comum, erva de felon, semente de crisântemo, Iosnaselvagem, ou planta de São João (não-erva de São João). O extrato podeser de qualquer das várias partes da planta incluindo sementes, folhas,caules, ou de outras partes da planta. O extrato de artemísia pode sercombinado com extratos de outras plantas como, por exemplo, um extratode alga verde. Um extrato de artemísia particularmente adequado é umamistura de extrato de artemísia e extrato de alga verde (família Ulvaceae) ecomercialmente disponível como "Complexo Triplo A," junto a BarnetProducts Corporation de Englewood Cliffs, New Jersey1 EUA.
A quantidade de extrato de artemísia presente na composiçãopara escurecimento da pele desta invenção é de cerca de 0,001% a cercaDE 20%, de preferência 0,01% a cerca de 10% e, com mais preferênciaainda, de cerca de 1,5% a cerca 3% em peso, em peso da composição.
Em uma modalidade da invenção, a composição inclui umagente de autobronzeamento, como DHA, um primeiro extrato de planta eum segundo extrato de planta. O primeiro extrato de planta é selecionado dogrupo que consiste em extrato de artemísia, extrato de árvore de noz, ecombinações dos mesmos. O primeiro extrato de planta é particularmenteadequado para fornecer um escurecimento acentuado da pele em 3 horasou menos após a aplicação tópica. O segundo extrato de planta é o extratode sementes de soja pré-germinada. O extrato da segunda planta éparticularmente adequado para fornecer um escurecimento acentuado dapele em 24 horas após a aplicação tópica. Portanto, a composição resultantetem um escurecimento que, quando comparado ao da DHA sozinha,desenvolve-se mais rapidamente e mantém uma intensidade mais fortedurante um período de tempo prolongado.
Outros ingredientes de acentuação do bronzeamento
Em uma modalidade, as composições da presente invençãoincluem outros compostos acentuadores do bronzeamento, isto é, outros-compostos-além de-extratos de plantas que são úteis para acentuar odesenvolvimento da cor/bronzeamento Exemplos de outros compostosacentuadores do bronzeamento incluem amino-açúcares. O amino-açúcarpode ser de origem natural ou sintética e pode ser um composto puro oumisturas de compostos (por exemplo, extratos de fontes naturais ou misturasde materiais sintéticos). De preferência, o amino-açúcar compreendeglicosamina, N-acetil glicosamina, manosamina, N-acetil manosamina,galactosamina, N-acetil galactosamina, isômeros dos mesmos (por exemplo,estereoisômeros), sais dos mesmos (por exemplo, sal de HCI), oucombinações dos mesmos. Em uma modalidade preferencial, o amino-açúcar inclui glicosamina. A composição cosmética de acordo com ainvenção pode compreender cerca de 0,01% a 15%, de preferência de 0,1%a 10% e com mais preferência de 0,5% a 5% de pelo menos um amino-açúcar em peso da composição.Outros agentes de escurecimento
Em uma modalidade, a composição tópica contém ainda umagente de escurecimento adicional como, mas não se limitando a, ácidoenotânico, eritrulose, melanina, peptídeos, derivados de melanina sintética,polímeros de vanilina, pigmentos, extratos como, mas não se limitando a,extrato de Coleus Forskoli, extratos de fontes naturais contendo pigmentos(por exemplo, pigmentos marrons a partir de plantas do gênero Hedychiumou do gênero da uva ursina, ou pigmentos amarelos, laranjas e vermelhosde plantas que contêm carotenoides ou cantaxantinas); ou produtosquímicos sintéticos como compostos contendo cobre (por exemplo, sais decobre contendo CuCI2) ou caratenoides sintéticos ou cantaxantinas. O quese entende por "extrato" é uma mistura de compostos isolados a partir deuma fonte natural (por exemplo, uma planta).
Exemplos de derivados de melanina sintética são descritos nasPatentes US n° 5.618.519, 5.384.116 e 5.227.459. Exemplos de derivadosde melanina solúvel são descritos nas Patentes US n° 5.744.125, 5.225.435,5.218.079 e 5.216.116. Exemplos de derivados de melanina solúveldisponíveis para comercialização incluem Melasyn-100™ junto a San-marIaboratories7 Inc. (Elmsford, NY, EUA) e MelanZe™ junto a Zylepsis(Ashford, Kent, Reino Unido).
Esses agentes adicionais de escurecimento estarão presentestipicamente na composição em uma quantidade de cerca de 0,001% a cercade 10% em peso.
Em uma outra modalidade, a composição pode incluir umpeptídeo. Exemplos de peptídeos adequados são descritos por exemplo, naspatentes US n° 7.081.442, 7.214.655, 6.797.697 e 7.025.951.
Composições tópicas
As composições da presente invenção são aplicadastopicamente sobre a pele ou cabelo humanos. Em uma modalidade, acomposição contém uma quantidade eficaz do agente de autobronzeamentodescrito acima para o escurecimento da pele, um extrato selecionado dogrupo que consiste em extrato de sementes de soja pré-germinada, extratode árvore de noz, extrato de artemísia, e combinações dos mesmos; e umveículo tópico cosmeticamente adequado. Em uma modalidade, o veículotópico cosmeticamente aceitável é de cerca de 50% a cerca de 99,99%, empeso da composição (por exemplo, de cerca de 80% a cerca de 99%, empeso da "composição)."'Em uma modalidade preferencial da invenção, oveículo tópico cosmeticamente aceitável consiste essencialmente em ouinclui água.
As composições podem ser usadas para fabricar uma amplavariedade de tipos de produtos que incluem, porém sem caráter limitativo,loções, cremes, géis, bastões, aspersões, pomadas, sabonetes em barra elíquidos, xampus e condicionadores de cabelo, fixadores de cabelos, pastas,espumas, pós, mousses, cremes de barbear, lenços umedecidos,esparadrapos, hidrogéis, produtos formadores de película, máscaras faciaise de pele, películas e maquilagem como bases, e rimei. Esses tipos deprodutos podem conter vários tipos de veículos tópicos cosmeticamenteaceitáveis, incluindo, mas não se limitando a, soluções, suspensões,emulsões como microemulsões e nanoemulsões, géis, sólidos e lipossomas.Os seguintes são exemplos não-limitadores de tais veículos. Outros veículospodem ser formulados=pelos elementos versados na técnica.
As composições úteis na presente invenção podem serformulados como soluções. As soluções incluem tipicamente um solventeorgânico ou aquoso (por exemplo, de cerca de 50% a cerca de 99,99% oude cerca de 90% a cerca de 99% de um solvente orgânico ou aquosocosmeticamente adequado). Exemplos de solventes orgânicos aceitáveisincluem propileno glicol, polietileno glicol (200-600), polipropileno glicol (425-2025), glicerol, 1,2,4-butanotriol, ésteres de sorbitol, 1,2,6-hexanotriol,etanol, e misturas dos mesmos.
Composições úteis na presente invenção podem ser formuladascomo uma solução que compreende um emoliente. Tais composiçõescontêm, de preferência, de cerca de 2% a cerca de 50% de um emoliente(s).Para uso na presente invenção, "emolientes" referem-se a materiais usadospara a prevenção ou alívio da secura, como pela prevenção da perdatransepidérmica de água da pele. Exemplos de emolientes incluem, porémsem caráter limitativo, aqueles estabelecidos no International CosmeticIngredient Dictionary and Handbook, editores Pepe, Wenninger e McEwen1páginas 2930 a 36 (The Cosmetic, Toiletry, and Fragrance Association,Washington, D.C., 9a Edição, 2002) (deste ponto em diante no presentedocumento "Manual ICI"). Exemplos de emolientes particularmenteaceitáveis incluem óleos vegetais, óleos minerais, ésteres graxos, esimilares.
Uma loção pode ser produzida a partir de uma solução. Asloções contêm tipicamente cerca de 1% a cerca de 20% (por exemplo, decerca de 5% a cerca de 10%) de um emoliente(s) e de cerca de 50% a cercade 90% (por exemplo, de cerca de 60% a cerca de 80%) de água.
Um outro tipo de produto que pode ser formulado a partir deuma solução é um creme. Um creme contém tipicamente de cerca de 5% acerca de 50% (por exemplo, de cerca de 10% a cerca de 20%) de umemoliente(s) e de cerca de 45% a cerca de 85% (por exemplo, de cerca de50% a cerca de 75%) de água.
Embora seja preferencial que a composição da presente-invenção inclua água, a composição pode ser alternativamente anidra, ouuma pomada que não inclui água, porém solventes de silicone e/ouorgânicos, óleos, lipídios e ceras. Uma pomada pode conter uma basesimples de óleos animais ou vegetais ou hidrocarbonetos semissólidos. Umapomada pode conter de cerca de 2% a cerca de 10% de um emoliente maiscerca de 0,1% a cerca de 2% de um agente(s) espessante. Exemplos deagentes espessantes incluem, porém sem caráter limitativo, aquelesapresentados no Manual ICI páginas 2979 a 84.
A composição pode ser formulada como uma emulsão. Se oveículo tópico é uma emulsão, de cerca de 1% a cerca de 10% (porexemplo, de cerca de 2% a cerca de 5%) do veículo tópico contém umemulsificante(s). Emulsificantes podem ser não-iônicos, aniônicos, oucatiônicos. Exemplos de emulsificantes incluem, porém sem caráterlimitativo, aqueles apresentados no Manual ICI páginas 2962 a 71.Loções e cremes podem ser formulados como emulsões.Tipicamente tais loções contêm de 0,5% a cerca de 5% de umemulsificante(s). Tais cremes contêm tipicamente de cerca de 1% a cerca de20% (por exemplo, de cerca de 5% a cerca de 10%) de um emoliente(s); decerca de 20% a cerca de 80% (por exemplo, de 30% a cerca de 70%) deágua; e de cerca de 1% a cerca de 10% (por exemplo, de cerca de 2% acerca de 5%) de um emulsificante(s).
Preparações de emulsões simples para o tratamento da pele,como loções e cremes, do tipo óleo em água e água em óleo são bemconhecidas da técnica cosmética e são úteis na presente invenção. Ascomposições de emulsão multifase, como do tipo água em óleo em água oudo tipo óleo em água em óleo, são também úteis na presente invenção. Emgeral, tais emulsões simples ou multifase contêm água, emolientes eemulsificantes como ingredientes essenciais.
As composições desta invenção podem também ser formuladascomo um gel (por exemplo, um gel aquoso, em álcool, álcool/água, ou óleousando-se um agente(s) gelificante adequado). Os agentes gelificantesadequados para géis aquosos e/ou alcoólicos incluem, porém sem caráterlimitativo, -gomas-naturais;-ácido-acrílico, e polímeros e copolímeros deacrilato, e derivados de celulose (por exemplo, hidroximetil celulose ehidroxipropil celulose). Os agentes gelificantes adequados para óleos (comoóleo mineral) incluem, porém sem caráter limitativo, copolímero debutileno/etileno/estireno hidrogenado e copolímero deetileno/propileno/estireno hidrogenado. Estes géis contêm tipicamente cercade 0,1 % e 5%, em peso, de tais agentes gelificantes.
As composições da presente invenção podem também serformuladas em uma formulação sólida (por exemplo, bastão com base emcera, composição em barra de sabão, pó, ou um lenço contendo pó).
As composições úteis na presente invenção podem conter, emadição aos componentes supracitados, uma ampla variedade de materiaisadicionais solúveis em óleo e/ou materiais solúveis em água usadosconvencionalmente em composições para uso na pele ou cabelo, nos níveisestabelecidos na técnica.
Agentes adicionais cosmeticamente ativos
Em uma modalidade, a composição ainda inclui um outro agentecosmeticamente ativo. Para uso na presente invenção, um "agentecosmeticamente ativo" é um composto (por exemplo, um composto sintéticoou um composto isolado a partir de uma fonte natural ou extrato natural) quetem um efeito cosmético ou terapêutico sobre a pele ou cabelo, incluindo,mas sem limitar-se a, agentes antiacne, agentes de controle de brilho,agentes antimicrobianos, agentes anti-inflamatórios, agentes antimicóticos,agentes antiparasitas, analgésicos externos, filtros solares, fotoprotetores,antioxidantes, agentes queratolíticos, tensoativos, hidratantes, nutrientes,vitaminas, intensificadores de energia, agentes antitranspirantes,adstringentes, desodorantes, agentes firmadores, agentes anticalosidades, eagentes condicionadores para cabelos e/ou pele.
Em uma modalidade, o agente é selecionado a partir de, porémsem caráter limitativo, o grupo consistindo em hidroxiácidos, peróxido debenzoila, D-pantenol, octil metoxicinamato, dióxido de titânio, salicilato deoctila, homossalato, avobenzona, carotenoides, limpadores de radicaislivres, armadilhas de spin, aminas (por exemplo, DMAE e neutrol), retinoidescomo retinol e palmitato de retinila, ceramidas, ácidos graxos poli-insaturados, ácidos graxos essenciais, enzima, inibidores de enzimas,minerais, hormônios como estrogênios, esteroides como hidrocortisona, 2-dimetilaminoetanol, sais de cobre como cloreto de cobre, peptídeoscontendo cobre como Cu:Gli-His-Lis, coenzima Q10, peptídeos, aminoácidoscomo prolina, vitaminas, ácido lactobiônico, acetil-coenzima A, niacina,riboflavina, tiamina, ribose, transportadores de elétron como NADH eFADH2, e outros extratos botânicos como aloe vera, matricária, farinha deaveia e derivados e misturas do mesmos. O agente cosmeticamente ativoestará tipicamente presente na composição da invenção em uma quantidadede cerca de 0,001% a cerca de 20% em peso da composição, por exemplo,cerca de 0,005% a cerca de 10% como cerca de 0,01% a cerca de 5%.
Exemplos de vitaminas incluem, porém sem caráter limitativo,vitamina A, vitamina B, como vitamina B3, vitamina B5, e vitamina B12,vitamina C1 vitamina K1 e diferentes formas de vitamina E como alfa, beta,gama ou delta tocoferóis ou misturas das mesmas, e derivadas dasmesmas.
Exemplos de hidroxiácidos incluem, porém sem caráterlimitãtivo, ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido salicílico, ácidocítrico e ácido tartárico.
Exemplos de antioxidantes incluem, porém sem caráterlimitãtivo, antioxidantes solúveis em água como compostos sulfidrila e seusderivados (por exemplo, metabissulfito de sódio e N-acetil-cisteína), ácidoIipoico e ácido di-hidrolipoico, resveratrol, lactoferrina, e ácido ascórbico ederivados de ácido ascórbico (por exemplo, palmitato de ascorbila epolipeptídeo de ascorbila). Os antioxidantes solúveis em óleo adequadospara uso nas composições desta invenção incluem, porém sem caráterlimitãtivo, hidroxitolueno butilado, retinoides (por exemplo, retinol e palmitatode retinila), tocoferóis (por exemplo, acetato de tocoferol), tocotrienóis eubiquinona. Extratos naturais contendo antioxidantes adequados para usonas composições desta invenção incluem, porém sem caráter limitãtivo,extratos contendo flavonoides e isoflavonoides e seus derivados (porexemplo, genisteína e diadzeína), extratos contendo resveratrol e similares.
Exemplos de extratos naturais incluem semente de uva, chá verde, cortiçade pinho e própolis.
Outros materiais
Vários outros materiais podem também estar presentes nacomposição, conforme conhecido na técnica. Esses incluem umectantes,ajustadores de pH, agentes quelantes (por exemplo, EDTA), minerais econservantes (por exemplo, parabenos). Exemplos de tais agentes sãomencionados nas páginas 2922 e 23, 2926 a 28, e 2892 do Manual ICI.
Além disso, as composições úteis da presente invenção contêm adjuvantescosméticos convencionais, como opacificantes (por exemplo, dióxido detitânio) e fragrãncias.
Corantes podem também ser adequados para o uso nascomposições da presente invenção. Exemplos de corantes adequados paraas composições da invenção incluem caramel, carmim, derivados defluoresceína, metoxsaleno, trioxsaleno, carbono preto, corantes azo,corantes de antraquinona, azul azulenos, guajazuleno, camuzuleno,eritrosina, rosa bengala, floxina, cianosina, dafinina, eosina G, cosina 10B,Ácido Vermelho 51, Corante Vermelho 4, Corante Vermelho 40, CoranteAzul 1, e Corante Amarelo 5, ou misturas dos mesmos. Outros corantes sãomencionados nas páginas 1628 a 30 do International Cosmetic IngredientDictionary and Handbook, editores Wenninger e McEwen (The Cosmetic,Toiletry, and Fragrance Assoc., Washington, D.C., USA, t Edição, 1997)(deste ponto em diante no presente documento "Manual ICT"), cujosconteúdos estão aqui incorporados a título de referência.
Quando usados, a quantidade de corante na composição podevariar de cerca de 0,0001 a cerca de 0,1, de preferência 0,0025 a cerca de0,025, por cento, em peso, com base no peso total da composição.
A composição, formulações e produtos contendo taiscomposições da presente invenção podem ser preparados com o uso demetodologia bem conhecida por um elemento de habilidade comum versadona técnica.
Os seguintes exemplos não-limitadores ilustram adicionalmentea invenção:
Exemplo A: Extrato de artemísia e extrato de semente de nozfornecem um bronzeamento (escurecimento) superior em 3 horas
Foi preparada uma base ("Composição 1") com umaconcentração de 1,5%, em peso, de di-hidroxiacetona (DHA), propilenoglicol, água e o etanol remanescente. Foi preparada uma série decomposições similares com as mesmas concentrações de DHA, propilenoglicol, água, e etanol, entretanto, para cada uma das composições adicionaisfoi também incluído 2% de um extrato particular.
Os seguintes extratos foram avaliados: Gatuline Age Defense(mistura de água e semente de Juglans regia (noz), disponívelcomercialmente junto à Gattefosse deSaint-Priest, França), Complexo TriploA (mistura de extrato de artemísia e extrato de alga verde Ulvaceae,disponível comercialmente junto à Barnet Products Corporation deEnglewood Cliffs1 New Jersey, EUA), Vegerysyl LP (uma proteína de sojahidrolisada convencionalmente processada), e leite de soja NA22077 (umhidrolisado de proteína total de soja convencionalmente processado,disponível comercialmente junto à Crodarom, de Les Plaines, Chanac,França).
Cada uma dessas composições foi testada de acordo com o"teste in vivo de escurecimento da pele" para avaliar a capacidade de induziro escurecimento da pele em seres humanos.
Teste in vivo de escurecimento da pele
Foram identificados dois seres humanos tendo tipos de pele I aIII, de acordo com a classificação de Fitzpatrick, com idade variando de 21 a50 anos. Para cada indivíduo, foi determinada uma localização para cadauma das composições a ser testada e foram tomadas leituras X iniciais decromômetro com o uso de um cromômetro Minolta, disponível junto à KonicaMinolta Sensing, de Ramsey, NJ, EUA. Foi calculada a média dessasleituras para chegar à leitura de referência para cada indivíduo. Cada umadas composições descritas acima foi aplicada, por esfregação, a uma áreadistinta do antebraço de cada indivíduo em uma quantidade de 18 mg sobreuma área de pele de 9 cm2. As composições foram deixadas para secar eapós três períodos de tempo: 3 horas, 6 horas e 24 horas, foram tomadasleituras adicionais de cromômetro. A mudança de intensidade (dL) foicalculada como a diferença entre a leitura média após o tratamento e aleitura média da referência.
As leituras de dL foram registradas. Além disso, para permitiruma melhor comparação entre os testes feitos em diferentes períodos detempo, o aumento percentual no escurecimento para cada um foinormalizado em relação àquele da composição controle (Composição 1) quetinha DHA e base, mas não extrato. A mudança normalizada de intensidadefoi calculada como:
<formula>formula see original document page 16</formula>Os resultados do teste são mostrados na tabela 1.
Tabela 1
<table>table see original document page 17</column></row><table>
Como pode ser visto claramente na% dLn0nn(3 horas), o extratode semente de noz (Gatuline Age Defense) e o extrato de artemísia(Complexo Triplo A) forneceram efeitos de escurecimento de ação rápida.Quando combinados independentemente com DHA1 esses extratos agemdentro de 3 horas para fornecer um aumento dramático no escurecimentoem relação ao escurecimento da DHA sozinha. A% dLn0rm(3 horas) de 411para a composição incluindo Gatuline Age Defense indica que ela forneceu4,11 vezes a quantidade de escuridade quando comparada à mesmacomposição sem qualquer extrato (Composição 1). Similarmente, oComplexo Triplo A forneceu 1,70 vezes o efeito de escurecimento daComposição 1. Além disso o efeito de escurecimento medido pela %dl_norm(3 horas) foi muito mais alto (cerca de 4 a 10 vezes melhor) para oExemplo 1 e o Exemplo 2 quando comparado à Composição 2 e àComposição 3 (contendo outros extratos - soja convencional Vegerysyl eleite de soja, respectivamente).
Exemplo Β: O extrato de sementes de soja pré-aerminadafornece um bronzeamento (escurecimento) da pele superior em 24 horas
Foi realizada uma segunda avaliação, similar à avaliação doexemplo A acima. A base ("Composição 2.2") foi preparada com umaconcentração de 1,5% de di-hidroxiacetona (DHA)1 água desionizada,propileno glicol, e o etanol remanescente. Foi preparada uma série decomposições similares com as mesmas concentrações de DHA e mistura deóleo, entretanto, em cada uma das composições adicionais foi tambémincluído 2% de um extrato natural particular. Os seguintes extratos foramanalisados: Phylderm Vegetal C (um extrato de semente de soja pré-germinada disponível junto a Gattefosse de Saint-Priest, França), SedaMarinha (um extrato de alga verde aquática hidrolisado de Enteromorphacompressa e Himantalia elongate, disponível junto a Biotech Marine ofPoitrieux, França), Phycolanina (uma laminaria ocroleuca aquática, extratode alga marinha marrom, também disponível junto a Biotech Marine), eAosaina (uma Ulva Iactuca hidrolisada, extrato de alga marinha marrom,também disponível junto à Biotech Marine).
Tabela 2
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Como pode ser visto claramente na % dLn0rm(24 horas) o extratode semente de soja pré-germinada (Phylderm Vegetal C) forneceu efeitos deescurecimento intensos e duradouros. Quando combinadoindependentemente com DHA, esse extrato agiu dentro de 24 horas parafornecer um aumento dramático no escurecimento em relação aoescurecimento da DHA sozinha. A % dLn0rm(24 horas) de 36,5 para acomposição incluindo Phylderm Vegetal C (Exemplo 3) indica que elaaumentou a capacidade de escurecimento em 36,5%, quando comparada àmesma composição sem qualquer extrato (Composição 2-2). Em 24 horas,esse aumento foi de aproximadamente 3 vezes o aumento dos melhoresoutros extratos remanescentes (Gatuline e leite de soja convencional noExemplo A e Leite Marinho e Phycolanina no Exemplo B). Deve ser tambémobservado que alguns dos extratos comparativos, Aosina e Vegerysyl1realmente retardaram o desenvolvimento do escurecimento em 24 horas (a% de aprimoramento em relação à DHA foi negativa).
Entende-se que embora a invenção tenha sido descrita emconjunto com a descrição detalhada da mesma, a descrição supracitadapretende ilustrar e não limitar o escopo da invenção, que é definido peloescopo das reivindicações em anexo. Outros aspectos, vantagens emodificações estão contidas nas reivindicações.

Claims (16)

1. Composição, compreendendo:agente de autobronzeamento que tem a seguinte fórmula:<formula>formula see original document page 20</formula>em que R1 é H1 CH2OH, CHOHCH2OH, CH(OH)CH(O),CH(NH2)CH(=0), CH(0CH3)CH(=0), ou CH(NH-fenil)CH(=0); e R2 é H ouCH2OH; eum extrato selecionado do grupo que consiste em extrato desementes de soja pré-germinada, extrato de árvore de noz, extrato deartemísia, e combinações dos mesmos.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo extrato de sementes de soja pré-germinada.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo extrato de árvore de noz.
4. Composição, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo extrato de artemísia.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 1, em que oagente de autobronzeamento é di-hidroxiacetona.
6. Composição, de acordo com a reivindicação 1, em que oagente de autobronzeamento está presente na composição em umaquantidade de cerca de 1 % em peso a 5% em peso da composição.
7. Composição, de acordo com a reivindicação 1, em que oextrato está presente na composição em uma quantidade de cerca de 0,01%em peso a cerca de 10% em peso da composição.
8. Composição, de acordo com a reivindicação 1, em que oextrato está presente na composição em uma quantidade de cerca de 1,5%a cerca de 3% da composição.
9. Método de escurecimento da pele, o dito métodocompreendendo aplicar topicamente à dita pele uma composiçãocompreendendo um agente de autobronzeamento que tem a seguintefórmula:<formula>formula see original document page 21</formula>em que R1 é H, CH2OH1 CHOHCH2OH, CH(0H)CH(=0),CH(NH2)CH(=0), CH(0CH3)CH(=0), ou CH(NH-fenil)CH(=0); e R2 é H ouCH2OH; e um extrato selecionado do grupo que consiste em extrato desementes de soja pré-germinada, extrato de árvore de noz, extrato deartemísia, e combinações dos mesmos.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que acomposição compreende extrato de sementes de soja pré-germinada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que acomposição compreende extrato de árvore de noz.
12. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que acomposição compreende extrato de artemísia.
13. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que o agentede autobronzeamento é di-hidroxiacetona.
14. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que o agentede autobronzeamento está presente na composição em uma quantidade decerca de 1 % em peso a 5% em peso da composição.
15. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que o extratoestá presente na composição em uma quantidade de cerca de 0,01% empeso a cerca de 10% em peso da composição.
16. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que o extratoestá presente na composição em uma quantidade de cerca de 1,5% a cercade 3% da composição.
BRPI0906282-3A 2008-12-19 2009-12-18 composições que compreendem agentes de autobronzeamento e extratos de plantas BRPI0906282A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/339,550 US20100158827A1 (en) 2008-12-19 2008-12-19 Compositions comprising self-tanning agents and plant extracts
US12/627,164 US20100158833A1 (en) 2008-12-19 2009-11-30 Compositions comprising self-tanning agents and plant extracts

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0906282A2 true BRPI0906282A2 (pt) 2011-04-26

Family

ID=41722751

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906282-3A BRPI0906282A2 (pt) 2008-12-19 2009-12-18 composições que compreendem agentes de autobronzeamento e extratos de plantas

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20100158833A1 (pt)
EP (1) EP2198847A2 (pt)
AU (1) AU2009248478A1 (pt)
BR (1) BRPI0906282A2 (pt)
CA (1) CA2688858A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9138433B2 (en) 2010-11-16 2015-09-22 New York University Indole alkaloid compounds as melanogenesis promoters and uses thereof
ES2540330T3 (es) * 2011-03-31 2015-07-09 Coty Germany Gmbh Composición con efecto bronceador mejorado
EP4059489A1 (en) 2021-03-19 2022-09-21 IONIQ Skincare GmbH & Co. KG Electrostatically sprayable tanning formulation

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4708865A (en) * 1986-08-21 1987-11-24 Turner Janet N Method and composition for artificially tanning the human epidermis
US5216116A (en) * 1990-05-18 1993-06-01 Yale University Soluble melanin
US5218079A (en) * 1990-05-18 1993-06-08 Yale University Soluble melanin
US5227459A (en) * 1990-05-18 1993-07-13 Yale University Synthetic melanin
US5225435A (en) * 1990-05-18 1993-07-06 Yale University Soluble melanin
US5744125A (en) * 1993-08-19 1998-04-28 Yale University Cosmetic melanins
EP0884045A1 (en) * 1997-06-06 1998-12-16 Pfizer Products Inc. Self-tanning dihydroxyacetone formulations having improved stability and providing enhanced delivery
US6214322B1 (en) * 1999-06-15 2001-04-10 Neutrogena Corporation Self-tanning composition comprising carmine
US6113888A (en) * 1999-06-15 2000-09-05 Neutrogena Corporation Self-tanning mousse
FR2811555B1 (fr) * 2000-07-12 2002-09-13 Oreal Compositions comprenant au moins un autobronzant mono ou polycarbonyle et un compose du type sel de flavylium non substitue en position 3 pour la coloration de la peau et utilisations
US6797697B2 (en) * 2001-05-21 2004-09-28 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Composition containing a peptide and a pigment and the use thereof in darkening the skin
US7081442B2 (en) * 2001-05-21 2006-07-25 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Composition containing a peptide and a pigment and the use thereof in darkening the skin
US7214655B2 (en) * 2001-05-21 2007-05-08 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Peptides and the use thereof in darkening the skin
US7025951B2 (en) * 2002-06-18 2006-04-11 Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. Compositions and methods for darkening the skin

Also Published As

Publication number Publication date
US20100158833A1 (en) 2010-06-24
EP2198847A2 (en) 2010-06-23
AU2009248478A1 (en) 2010-07-08
CA2688858A1 (en) 2010-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1003807A2 (pt) composiÇÕes que compreendem um resorcinol para clareamento da pele e um agente para escurecimento da pele
JP5937965B2 (ja) モリンガ種の完全な種子の抽出物並びに化粧品組成物及び/又は皮膚科学的組成物におけるその使用
JP6073251B2 (ja) グロブラリアの植物由来の抽出物の新規の使用及びインビトロの植物培養によって前記抽出物を得る方法
JPH07278003A (ja) テストステロン−5α−レダクターゼ阻害剤
US20230390182A1 (en) Process for obtaining an aqueous extract of lavender, compositions comprising such an extract, and their cosmetic uses
JP2004189663A (ja) メイラード反応阻害剤
TW200826971A (en) Compositions and methods of their use for improving the condition and appearance of skin
JP2002173413A (ja) 化粧品
BRPI0904556A2 (pt) métodos para escurecimento da pele e/ou dos cabelos
JP2004107286A (ja) 化粧料組成物及び美容・健康食品組成物
BRPI0906282A2 (pt) composições que compreendem agentes de autobronzeamento e extratos de plantas
ES2960038T3 (es) Extracto de semillas de moringa peregrina rico en 2,5-diformilfuran, procedimiento para su obtención y su uso en composiciones cosméticas
BRPI1105745B1 (pt) Compositions composing lilium candidum extracts and facial masks
CH694629A5 (de) Haarbehandlungsmittel
MX2011009851A (es) Proceso para obtener sustancias insolubles de precipitados de extracto de genipap, sustancias de precipitados de extracto de genipap y sus usos.
JP2004256437A (ja) 抗菌剤及び抗菌性組成物
US8475848B2 (en) Cosmetic composition having anti-radical properties and corresponding application method
BRPI0905045A2 (pt) composições que compreendem agentes de autobronzeamento e aminoaçúcares
KR20090063381A (ko) 피부 주름 개선 및 예방용 화장료 조성물
CN113474000A (zh) 获得广藿香叶提取物的方法及其化妆品用途
JP2006188494A (ja) 外用剤または経口用美肌促進剤
CN105106266B (zh) 一种香芸火绒草提取物及其应用
JPH08143418A (ja) 化粧料
US20100158827A1 (en) Compositions comprising self-tanning agents and plant extracts
BR112018011580B1 (pt) Compostos de éster, compostos de amida, composição e uso de pelo menos um composto

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE 3A. ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2185 DE 21/11/2012.