BRPI0904438A2 - plantadeira de semente para plantar sementes em uma vala no solo - Google Patents

plantadeira de semente para plantar sementes em uma vala no solo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904438A2
BRPI0904438A2 BRPI0904438-8A BRPI0904438A BRPI0904438A2 BR PI0904438 A2 BRPI0904438 A2 BR PI0904438A2 BR PI0904438 A BRPI0904438 A BR PI0904438A BR PI0904438 A2 BRPI0904438 A2 BR PI0904438A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
cups
seeds
hopper
belt
Prior art date
Application number
BRPI0904438-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Terry Lee Snipes
Brian Lee Heston
Marco A Da Silveira Bochi
Original Assignee
Deere & Co
Syngenta Participations Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Co, Syngenta Participations Ag filed Critical Deere & Co
Publication of BRPI0904438A2 publication Critical patent/BRPI0904438A2/pt
Publication of BRPI0904438B1 publication Critical patent/BRPI0904438B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C9/00Potato planters
    • A01C9/02Potato planters with conveyor belts

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Sowing (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Abstract

PLANTADEIRA DE SEMENTE PARA PLANTAR SEMENTES EM UMA VALA NO SOLO é descrita uma plantadeira de caneco de correia de semente que inclui estrutura de bolsa de indexação de interceptação de semente voltada para um caneco adjacente na superficie inferior da correia em direção a uma vala para orientar a semente liberada do caneco adjacente em relação à vala. Em uma modalidade, a estrutura de bolsa de indexação fica localizada no lado de baixo dos canecos e recebe e orienta uma semente modelada cilindricamente tal como um colmo de cana de açúcar pequeno. O lado de coleta de semente do caneco é modelado para receber eficientemente sementes cilíndricas, bem como sementes redondas e ovais, de diferentes tamanhos provenientes de um reservatório de semente. Um divisor localizado na tremonha de semente entre colunas adjacentes de canecos ajuda canalizar a semente para os canecos e limita pressão no reservatório de sementes.

Description

"PLANTADEIRA DE SEMENTE PARA PLANTAR SEMENTES EMUMA VALA NO SOLO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito no geral a plantadeiras e,mais especificamente, a plantadeiras de correia de caneco.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Implementos agrícolas tais como plantadeiras de batatautilizam sistemas de correia vertical com canecos para a dosagem de semente.
Os canecos são anexados a uma correia sem-fim em duas ou mais colunascom os canecos desencontrados verticalmente de uma coluna para a seguinte.
A correia inclui uma parte que move-se para cima através da tremonha de umreservatório de sementes inferior para uma polia mais superior e, em seguida,em uma parte para baixo inverte os canecos à medida que eles movem-se emdireção ao solo. Os canecos abrem-se para cima para o reservatório desemente e então abrem-se para baixo para liberar as sementes em direção auma vala no solo na parte voltada para baixo. Canecos adjacentes sãoadaptados para receber semente à medida que os canecos movem-se paracima com a correia através da tremonha. As sementes tipicamente sãoindividualizadas por um dispositivo vibratório ou outra estrutura deindividualização durante o movimento para cima dos canecos de forma quesomente uma semente individual permaneça em cada caneco.
O tamanho do caneco da correia vertical é escolhido para casarcom o tamanho de semente. O tamanho de semente em um lote de sementespode variar, e as sementes podem ser sobrepor nos canecos. Ocasionalmentemais de uma semente por caneco é elevada e, durante a individualização, umasemente pode retornar para a poça e desalojar sementes de canecos vizinhos.
À medida que a velocidade de uma plantadeira de correia vertical aumenta, ocontrole da população tipicamente deteriora.
Os pisos das tremonhas são angulados para baixo para formaro reservatório de semente em direção à parte voltada para baixo da correiavertical. Semente empilhada na tremonha aplica considerável pressão na áreade coleta, resultando em danos na semente e maior agitação à medida que oscanecos passam pelo reservatório de sementes. A porcentagem de enchimentodo caneco e a quantidade de dano na semente são afetados pela quantidade desementes na tremonha.
Canecos típicos em dosadores de correia vertical são para usocom sementes redondas ou ovais, tais como batatas. Sementes cilíndricas, taiscomo colmos de cana de açúcar curtos, casam pouco com a forma do caneco.
Variações de enchimento do caneco inaceitáveis ocorrem para sementes deforma cilíndrica. A medida que o caneco muda de uma orientação de coleta eindividualização voltada para cima na parte voltada para cima do trajeto dacorreia para uma posição de liberação voltada para baixo na parte voltada parabaixo do trajeto da correia, a semente deixa seu caneco de coleta e édesalojada no lado oposto do caneco adjacente inferior com indexação ouorientação desprezível para a semente liberada. Para sementes redondas eovais, tais como batatas, a falta de tal indexação ou orientação normalmentenão é um problema. Entretanto, para outras sementes, tais como sementes decana de açúcar cilíndricas, a posição da semente na vala é mais crítica e a faltade controle de indexação ou orientação resulta em menor produtividade.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A tremonha de uma plantadeira de correia de caneco incluiestrutura divisora para facilitar a entrada de semente nos canecos. Um divisor,geralmente na forma de um cone triangular, fica localizado no piso datremonha de semente deslocado adjacente à borda dianteira dos canecos quepassam. O triângulo aponta para cima com uma parede predominantementevertical voltada para os canecos. Além do mais, uma chapa vertical queestende-se para frente e para trás pode ser posicionada entre as colunas decanecos e a parede vertical para estender-se para cima acima da altura docone. Em uma modalidade, a chapa vertical é apoiada em balancim em umaconexão inferior para defletir da maneira necessária para impedir ligação eamortecimento do impacto da semente. A chapa vertical limita ou impede apassagem de semente lateralmente de lado a lado.
O cone triangular redireciona o fluxo de semente da tremonhapara os lados da área de enchimento da correia para encher ambas as colunasde canecos. O cone também fornece uma bolsa na frente do caneco parasemente ser coletada com mínima pressão na poça para um melhorenchimento do caneco. A chapa divisora separa as fileiras de canecos eimpede que sementes desalojadas colidam e desalojem sementes de outroscanecos. A chapa vertical mantém a semente em proximidade com o canecopara seu enchimento eficiente. A deflexão no topo do divisor impede ligaçãoe minimiza danos nas sementes.
A estrutura divisora reduz a sensibilidade ao tamanho desemente, e maiores sementes podem ser acomodadas por canecos que sãomenores que o tamanho normalmente recomendado. Enchimento com maiorvelocidade e menos danos nas sementes durante enchimento do caneco étambém possibilitado pela estrutura divisora. A pressão e agitação da sementeno reservatório de sementes são limitadas para reduzir danos nas sementes.
Um caneco de sementes melhorado é contornado para recebereficientemente sementes cilíndricas, particularmente sementes de cana deaçúcar com uma razão comprimento para circunferência da ordem de 3 para 1ou menos.
Em uma modalidade, semente é orientada pelas bolsaslongitudinais e laterais que se interceptam. Projeções acima do canecoimpedem empilhamento de sementes na correia e ajudam garantir quequalquer semente que fique disposta no lado de fora do caneco retorne para oreservatório de semente. O lado de baixo do caneco, que fica voltado paracima na superfície inferior da correia de semente, é contornado para formaruma bolsa cilíndrica que estende-se essencialmente para frente e para tráspara orientar semente liberada do caneco adjacente acima. A bolsa estende-sena direção de deslocamento da plantadeira, e rampas ou picos posicionadosfora da bolsa do lado de baixo re-indexam a semente liberada de uma posiçãolateral típica no lado de enchimento do caneco para uma posição dianteira nolado de baixo do caneco de forma que a semente seja colocada para frente epara trás na vala de semente. A indexação ou orientação permite melhorespaçamento e posicionamento de semente na vala.
Esses e outros objetivos, recursos e vantagens da presenteinvenção ficarão aparentes a partir da descrição seguinte em virtude dosdesenhos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral de uma parte de uma plantadeirade correia de canecos.
A figura 2 é uma vista em perspectiva de topo ampliada deuma parte da tremonha da plantadeira de correia de canecos da figura 1mostrando a área de coleta e divisora de sementes.
A figura 3 é uma vista em perspectiva frontal ampliada de umcaneco melhorado mostrando detalhes do lado de coleta do caneco.
A figura 4 é uma vista inferior da estrutura de orientação desemente da plantadeira de correia para indexar ou orientar uma sementeliberada de um caneco adjacente na superfície de baixo da correia de semente.
ESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERIDA
Referindo-se à figura 1, está mostrada nela uma plantadeira decorreia de canecos 10 com uma armação principal 12 suportada paramovimento para a frente sobre o solo por um implemento de reboque (nãomostrado). A plantadeira 10 inclui uma sapata de abertura ou dispositivo deabertura de vala 16 pendente na armação 12 para formar uma vala ou cova derecebimento de semente 18 no solo. Sementes 20 são depositadas na vala 18por uma unidade de fileira ou sistema de dosagem de correia de canecos 22que coleta as sementes 20 de um reservatório de sementes 24 no fundo deuma tremonha de sementes 28 suportada na armação 12. Uma pluralidade desistemas de dosagem 22 pode ser suportada em locais espaçadostransversalmente na armação 12. Uma roda ou disco de fechamento 30 fechaa vala 18 sobre a semente 20 depositada pelo sistema de dosagem 22. Comomostrado, a plantadeira é similar a uma plantadeira de batata convencionalcom a exceção do sistema de dosagem 22, a tremonha 28 e a área doreservatório de sementes 24.
Um sistema de dosagem 22 inclui uma estrutura de correia oucorrente sem-fim 32 que corre em torno de uma polia ou engrenagem superior34 e uma roda louca inferior 36. A estrutura de correia 32 é acionada de umamaneira convencional de forma que o lado da tremonha da estrutura decorreia mova-se para cima através do reservatório de sementes 24 e a seçãodianteira mova-se para baixo em direção ao solo. Como mostrado, a estruturade correia 32 suporta duas colunas espaçadas transversalmente de canecos desemente verticalmente desencontrados 38 que se abrem para cima no lado datremonha do trajeto da correia para coletar sementes 20 no reservatório desemente 24 e abrem-se para baixo no dado dianteiro do trajeto da correia paraliberar as sementes. Os canecos 38 têm cada qual uma parte de recebimentoou superfície côncava indicada no geral por 40 abrindo-se para cima parasuportar a semente 20, normalmente em uma posição que estende-setransversalmente, à medida que os canecos movem-se para cima através datremonha 28. Um dispositivo de individualização 41 ajuda garantir quesomente uma única semente permaneça em cada caneco 38.
Como visto na seção que move-se para cima do trajeto dacorreia (figura 3), o lado de baixo 42 do caneco 38 é côncavo para baixo. Àmedida que a estrutura da correia passa sobre a polia superior 34, o lado debaixo 42 inverte a posição e fica côncavo para cima (figura 4) para definiruma parte de orientação da semente. Semente liberada pelo caneco 38 cai nolado de baixo do caneco de semente adjacente inferior seguinte 42. O lado debaixo 42 é configurado para indexar e orientar a semente liberada na direçãodesejada. Como mostrado, o caneco de semente 38 é particularmente usadopara receber e localizar semente de forma cilíndrica, tais como colmos decana de açúcar pequenos, com uma razão comprimento para circunferência decerca de 3 para 1. O lado de baixo 42 do caneco 38 é modelado para canalizara semente 20 do caneco adjacente superior 38 em uma posição que estende-selongitudinalmente e suportar a semente nessa posição antes de depositá-la navala 18. A superfície direcionada para baixo dianteira da estrutura de correia32 é no geral contida em um alojamento 48 para manter a semente em contatocom os canecos de semente 38 até que os canecos movam-se em torno do rololouco 36.
Como mostrado nas figuras 3 e 4, a parte de recebimento 40inclui primeira e segunda bolsas cilíndricas 40a e 40b que se interceptam emângulos retos em um local central no caneco 38. As bolsas 40a e 40b ficamdispostas no geral em cilindros parciais com razões de comprimento paradiâmetro da ordem de 3 para 1 para receber colmos de cana de açúcarpequenos ou tipicamente sementes de forma cilíndrica tanto na posição queestende-se transversalmente na bolsa 40b (figura 3) quanto, menosfreqüentemente, em uma posição que estende-se longitudinalmente na bolsa40a. Uma projeção 50 que estende-se sobre as bolsas 40a e 40b impedeempilhamento de sementes 20 na estrutura de correia 32. A projeção 50 movea semente na área do reservatório de sementes para fora do caneco cheio e émodelada para desprender qualquer semente que tende se alojar na projeção.
O lado de baixo 42 do caneco inclui uma cavidade queestende-se longitudinalmente 60 que fica disposta no geral em um cilindroparcial correspondente à forma de um colmo de cana de açúcar pequeno ououtra semente de forma cilíndrica. A cavidade 60 abre-se para cima nasuperfície de baixo da estrutura de correia 32 para receber o colmo 20 (figura4) liberado pelo caneco 38 imediatamente acima da cavidade 60. Localizadoem qualquer lado da cavidade 60 estão rampas de guia e orientação 62 e 64que são anguladas para cima e para baixo na direção longitudinal para fazercom que colmos orientados transversalmente 20 rolem e se virem para alinharcom a cavidade cilíndrica para recepção nela. O colmo 20 é carregado para oponto de liberação adjacente ao rolo louco 36 e cai em uma atitude que nogeral estende-se longitudinalmente até a vala 20. O lado de baixo 42 pode serformado integralmente com o restante do caneco ou pode ser formado comouma peça separada anexada no caneco ou na correia como um componenteseparado.
A tremonha de semente 28 inclui um piso 72 angulado parabaixo em direção ao reservatório de sementes 24. Uma porta ajustável 74localizada na tremonha 28 à montante do reservatório de semente 24 é móvelverticalmente na dependência das características de escoamento da sementena tremonha. A tremonha abre-se para uma área de alimentação 76 queafunila a semente em direção à estrutura de correia 32 para coleta peloscanecos 38. Para ajudar controlar o fluxo de semente e reduzir a pressão dasemente, agitação de semente e interferência semente a semente durantecoleta de semente no reservatório de semente 24, é provida uma estruturadivisora 80 é provida adjacente aos canecos 38 na área de coleta de semente.
Um cone triangular 82 redireciona o fluxo de semente da tremonha 28 para oslados da área de enchimento da correia para encher ambas as colunas decanecos 38. O cone 82 também fornece uma bolsa na frente dos canecos 38para sementes serem coletadas com mínima pressão da poça para melhorenchimento do caneco. Uma chapa divisora 86 separa as colunas ou fileirasverticais de canecos 38 e impede que sementes desalojadas colidam edesalojem sementes de outros canecos. A chapa vertical 88 mantém a sementeem proximidade com o caneco para enchimento eficiente do caneco. Deflexãono topo da chapa divisora 86 impede a ligação e minimiza danos nassementes. A estrutura divisora 80 reduz a sensibilidade ao tamanho dasemente, e sementes maiores podem ser acomodadas na parte de recebimento40. Maior velocidade de enchimento e menor dano nas sementes durante oenchimento do caneco são também possibilitadas pela estrutura divisora. Apressão e agitação de semente no reservatório de sementes são limitados parareduzir danos na semente.
Tendo sido descrita a modalidade preferida, ficará aparenteque várias modificações podem ser feitas sem fugir do escopo da invenção,definido nas reivindicações anexas.

Claims (21)

1. Plantadeira de semente para plantar sementes em uma valano solo, a plantadeira de semente compreendendo uma tremonha de sementepara receber sementes redondas ou de forma cilíndrica, uma correia sem-fimvertical suportada para movimento ao longo de um trajeto e incluindo umaparte voltada para cima adaptada para movimento para cima através datremonha e uma parte voltada para baixo adaptada para movimento para baixoem direção ao solo, uma pluralidade de canecos deslocados verticalmenteanexada na correia sem-fim para movimento ao longo do trajeto, os canecosse abrindo para cima para a tremonha na parte voltada para cima e abrindopara baixo para liberação das sementes em direção ao solo na parte voltadapara baixo, cada caneco adjacente adaptado para receber uma sementeindividual à medida que os canecos movem-se para cima com a correiaatravés da tremonha, caracterizada pelo fato de que compreende:uma bolsa de indexação de interceptação de semente voltadapara um dos canecos adjacentes, a bolsa de indexação que orienta a sementeliberada do caneco adjacente em relação à vala.
2. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que a bolsa de indexação inclui uma parte cilíndricacôncava parcial que suporta uma semente cilíndrica que tem uma razãocomprimento para diâmetro de aproximadamente 3 para 1, ou menos.
3. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de que os canecos têm uma superfície côncava paracima para suportar a semente cilíndrica à medida que os canecos movem-separa cima através da tremonha.
4. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que a tremonha inclui um piso da tremonhaangulado em direção à correia e um redutor da coluna de pressão dassementes que projeta-se para cima do piso adjacente ao trajeto.
5. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 4,caracterizada pelo fato de que cada um dos canecos inclui uma borda deavanço que projeta-se em direção ao piso, e o redutor da coluna de pressãodas sementes inclui uma parede vertical adjacente à borda de avanço.
6. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 4,caracterizada pelo fato de que a correia suporta pelo menos duas colunasespaçadas transversalmente dos canecos deslocados verticalmente, e o redutorda coluna de pressão fica localizado entre as colunas espaçadas.
7. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os canecos incluem lados de baixo, e em que asbolsas de indexação que interceptam sementes ficam localizadas nos lados debaixo.
8. Plantadeira de semente para plantar sementes em uma valano solo, a plantadeira de semente compreendendo uma tremonha de sementepara receber as sementes, uma correia sem-fim vertical suportada paramovimento ao longo de um trajeto e incluindo uma parte vertical adaptadapara movimento para cima através da tremonha e uma parte voltada parabaixo adaptada para movimento para baixo em direção ao solo, umapluralidade de canecos deslocados verticalmente anexada na correia sem-fimpara movimento ao longo do trajeto, os canecos incluindo uma superfície decoleta de semente côncava para cima na parte voltada para cima, os canecosabrindo-se para baixo para liberar as sementes em direção ao solo na partevoltada para baixo, o movimento para cima da parte voltada para cimaunitarizando as sementes nos canecos, caracterizada pelo fato de quecompreende:os canecos tendo um lado de baixo incluindo uma bolsa deorientação que intercepta a semente que abre-se para cima em direção a umcaneco adjacente superior na parte voltada para baixo, a bolsa orientando asemente liberada do caneco adjacente superior em relação à vala.
9. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de que a superfície de coleta inclui uma partecilíndrica parcial côncava que suporta uma semente cilíndrica com uma razãocomprimento para diâmetro de aproximadamente 3 para 1, ou menos.
10. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que a bolsa de orientação compreende uma parte derecebimento de objeto modelada cilindricamente para orientar uma sementecilíndrica com uma razão comprimento para diâmetro de 3 para 1, ou menos.
11. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de que a tremonha inclui um piso da tremonhaangulado em direção à correia e um redutor da coluna de pressão de sementesque projeta-se para cima do piso da tremonha adjacente ao trajeto.
12. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato de que cada um dos canecos inclui uma borda deavanço que projeta-se em direção ao piso e o redutor da coluna de pressão desementes inclui uma parede vertical adjacente à borda de avanço.
13. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato de que a correia suporta pelo menos duas colunasespaçadas transversalmente dos canecos deslocados verticalmente e o redutorda coluna de pressão fica localizado entre duas das colunas de canecosdeslocados verticalmente.
14. Plantadeira de semente para plantar sementes em uma valano solo, a plantadeira de semente compreendendo uma tremonha de sementepara receber as sementes, uma correia sem-fim vertical suportada paramovimento ao longo de um trajeto e incluindo uma parte voltada para cimaadaptada para movimento para cima através da tremonha e uma parte voltadapara baixo adaptada para movimento para baixo em direção ao solo, umapluralidade de canecos deslocados verticalmente anexada na correia sem-fimpara movimento ao longo do trajeto, os canecos incluindo uma superfície decoleta de semente côncava para cima na parte voltada para cima, a tremonhaincluindo um piso angulado que direciona a semente por gravidade para assuperfícies de coleta de semente dos canecos, os canecos abrindo-se parabaixo para liberar as sementes em direção ao solo na parte voltada para baixo,o movimento para cima da parte voltada para cima unitarizando as sementesnos canecos, caracterizada pelo fato de que compreende:um redutor da coluna de pressão de semente que projeta-separa cima do piso adjacente aos canecos, o redutor da coluna de pressãodefinindo um trajeto de semente que leva até a superfície de coleta de sementee que impede ligação das sementes.
15. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 14,caracterizada pelo fato de que o redutor da coluna de pressão compreende umelemento cone de forma triangular suportado acima do piso angulado.
16. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 14,caracterizada pelo fato de que os canecos deslocados verticalmentecompreendem colunas verticais de canecos para movimento lado a lado doscanecos ao longo do trajeto, e em que o redutor da coluna de pressão ficalocalizado entre as colunas para impedir movimento de semente de umacoluna para a outra.
17. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de que as colunas verticais dos canecos compreendempartes de recebimento cilíndricas para receber sementes de forma cilíndricacom uma razão comprimento para diâmetro de 3 para 1, ou menos.
18. Plantadeira de semente de acordo com a reivindicação 17,caracterizada pelo fato de que as partes de recebimento cilíndricas ficamlocalizadas na superfície de coleta de semente e em um lado do caneco opostoà superfície de coleta de semente para orientar sementes cilíndricas à medidaque as sementes caem dos canecos adjacentes seguintes na parte voltada parabaixo da correia sem-fim.
19. Plantadeira de semente para plantar sementes em uma valano solo, a plantadeira de semente compreendendo uma tremonha de sementepara receber sementes, uma correia sem-fim vertical suportada paramovimento ao longo de um trajeto e incluindo uma parte voltada para cimaadaptada para movimento para cima através da tremonha e uma parte voltadapara baixo adaptada para movimento para baixo em direção ao solo, umapluralidade de canecos deslocados verticalmente anexada na correia sem-fimpara movimento ao longo do trajeto, os canecos abrindo-se para cima até atremonha na parte voltada para cima e abrindo-se para baixo para liberar assementes em direção ao solo na parte voltada para baixo, cada um doscanecos adjacentes adaptado para receber uma semente individual à medidaque os canecos movem-se para cima com a correria através da tremonha,caracterizada pelo fato de que compreende:os canecos tendo partes de recebimento e orientação desemente cilíndrica, as partes de recebimento e orientação de sementecilíndrica ficando dispostas em cilindros geralmente parciais com razõescomprimento para diâmetro da ordem de 3 para 1.
20. Plantadeira de acordo com a reivindicação 19,caracterizada pelo fato de que as partes de recebimento e orientação sãolocalizadas em lados opostos de cada um dos canecos para definir umaconcavidade de coleta de semente direcionada para cima na parte voltada paracima da correia e uma cavidade de orientação de semente direcionada paracima na parte voltada para baixo da correia.
21. Plantadeira de acordo com a reivindicação 19,caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um piso datremonha de semente angulado para baixo em direção aos canecos e umredutor da coluna de pressão de sementes projetando-se verticalmente a partirdo piso adjacente aos canecos.
BRPI0904438-8A 2008-10-30 2009-10-29 Seed plant for planting seeds in a ground in the soil BRPI0904438B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/261454 2008-10-30
US12/261,454 US8001913B2 (en) 2008-10-30 2008-10-30 Planter with cup belt meter

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0904438A2 true BRPI0904438A2 (pt) 2011-02-15
BRPI0904438B1 BRPI0904438B1 (pt) 2017-12-26

Family

ID=42129890

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904438-8A BRPI0904438B1 (pt) 2008-10-30 2009-10-29 Seed plant for planting seeds in a ground in the soil

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8001913B2 (pt)
CN (1) CN101773010B (pt)
AU (1) AU2009230784B2 (pt)
BR (1) BRPI0904438B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104604397A (zh) * 2013-11-01 2015-05-13 王海静 全新马铃薯覆膜播种机及新型取种勺和全新马铃薯、玉米两用覆膜播种机

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8671856B2 (en) 2009-02-02 2014-03-18 Deere & Company Planting unit for a seeding machine having blocking member to control hand-off of seed from a seed meter to a seed delivery system
US8850995B2 (en) 2009-02-02 2014-10-07 Deere & Company Seeding machine with seed delivery system
CN102763500B (zh) * 2012-07-26 2015-01-14 洪毅 多功能甘蔗耕种一体机
US9185842B2 (en) 2013-01-09 2015-11-17 Cnh Industrial America Llc Exhaust webbing for an agricultural implement tank
CN103460867B (zh) * 2013-09-25 2017-08-15 中国热带农业科学院南亚热带作物研究所 一种全液压自走式甘蔗种植机的自动排种器
BR202016000428Y1 (pt) * 2016-01-08 2022-01-18 Miguel Humberto Noer Disposição construtiva em equipamento distribuidor de sementes, corretivos e insumos agrícolas de fluxo contínuo e vazão controlada
BR112019000483B1 (pt) 2016-07-14 2022-05-17 Precision Planting Llc Firmador de sementes, unidade de linha, e implemento
CN109688792B (zh) 2016-07-14 2023-02-14 精密种植有限责任公司 用于利用种子定位器在农田内种子定向的系统、机具和方法
US11337362B2 (en) 2016-07-14 2022-05-24 Precision Planting Llc Row unit with vision system for maintaining seed orientation
WO2018013858A1 (en) 2016-07-14 2018-01-18 Precision Planting Llc Systems, implements, and methods for seed orientation with adjustable singulators during planting
CN106856743A (zh) * 2017-02-09 2017-06-20 中国水稻研究所 一种三角环带式育秧播种器
CN106954415B (zh) * 2017-05-10 2023-04-25 枣庄海纳科技有限公司 链轮式马铃薯带芽播种装置
CN107950151A (zh) * 2017-06-15 2018-04-24 中国热带农业科学院农业机械研究所 一种用于甘蔗单芽种植机的排种装置
CN108934234B (zh) * 2018-06-22 2023-10-13 广西壮族自治区农业科学院甘蔗研究所 一种具有下种控制结构的甘蔗播种机
US11064649B2 (en) 2018-06-27 2021-07-20 Deere & Company Seeding system
US11058047B2 (en) 2018-06-27 2021-07-13 Deere & Company Seeding system
US11051445B2 (en) 2018-06-27 2021-07-06 Deere & Company Seeding system
CN109997466A (zh) * 2019-03-19 2019-07-12 李安山 给蒜总成及其采用的取蒜装置
CN110140494B (zh) * 2019-05-10 2022-03-04 南宁学院 一种多芽段甘蔗种排种装置
DE102021115886A1 (de) 2021-06-18 2022-12-22 Hubert Hornung Vorrichtung zur vereinzelten Verteilung von Stoffpartikeln

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2716248A1 (de) * 1976-04-14 1977-11-03 Thiokol Corp Saatgutpflanzmaschine
US4243154A (en) 1979-07-11 1981-01-06 Logan Farm Equipment Co., Inc. Seed planting machines
US4221305A (en) 1979-07-11 1980-09-09 Logan Farm Equipment Co., Inc. Seed planting machines
AU531489B1 (en) 1982-01-26 1983-08-25 Versatile Corp. Billet planter
CN2115643U (zh) * 1992-02-17 1992-09-16 袁玉信 花生播种机
US5357882A (en) 1993-02-24 1994-10-25 Lemmons C Harold Sugar cane planter
DE19541553A1 (de) 1995-11-08 1997-05-15 Hassia Pflanztechnik Gmbh Schöpfbecherband
US6244201B1 (en) 2000-06-19 2001-06-12 Spudnik Equipment Company Potato planter
CN2492049Y (zh) * 2001-05-21 2002-05-22 雷子文 开沟式多功能马铃薯播种机
CN200973250Y (zh) * 2006-11-20 2007-11-14 王广思 马铃薯播种机

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104604397A (zh) * 2013-11-01 2015-05-13 王海静 全新马铃薯覆膜播种机及新型取种勺和全新马铃薯、玉米两用覆膜播种机

Also Published As

Publication number Publication date
AU2009230784A1 (en) 2010-05-20
US8001913B2 (en) 2011-08-23
CN101773010A (zh) 2010-07-14
CN101773010B (zh) 2013-12-18
US20100107944A1 (en) 2010-05-06
BRPI0904438B1 (pt) 2017-12-26
AU2009230784B2 (en) 2015-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904438A2 (pt) plantadeira de semente para plantar sementes em uma vala no solo
CN103619159B (zh) 用于播种机的具有用于控制传递的阻挡构件的播种单元
US6244201B1 (en) Potato planter
CN112118725A (zh) 用于分配粒状产品的组件
US5402741A (en) Seed planter
BRPI1000054B1 (pt) Máquina de semear, unidade de fileira de plantadeira, método de distribuir semente a partir de um dosador de semente para o solo, e, disco de semente
US4008826A (en) Planting machine for potatoes and other tubers
US9743577B1 (en) Planter for rhizomes and the like
CN102365218B (zh) 具有环带式种子传输元件的压差排种器
EP1701606A1 (en) Device for planting bulbous and tuberous plants, in particular potatoes
US10010023B2 (en) Seed metering device
US7845294B1 (en) Garden seed planting apparatus
RU2652841C1 (ru) Сошниковая секция картофелепосадочной машины
US7594476B2 (en) Metering head for a sower
RU2335879C1 (ru) Сошник сеялки-культиватора
JP2590011Y2 (ja) 播種装置の育苗ポット搬送用ガイドレール
RU2726572C1 (ru) Секция сеялки для разноглубинного гнездового посева семян пропашных культур
CN210202423U (zh) 一种适于全膜覆盖栽培用马铃薯覆膜播种机
SU982558A1 (ru) Се лка
SU347018A1 (ru) Высевающий аппарат
JP2000209909A (ja) 苗移植機
JP2524043B2 (ja) 移植機の苗送り装置
RU65715U1 (ru) Сошник сеялки-культиватора
BR102016022028A2 (pt) Dispositivo dosador para plantio de cana de açúcar
UA80157C2 (en) Seeding unit

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DEERE AND COMPANY (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: SYNGENTA PARTICIPATIONS AG

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.