BRPI0904207B1 - Método para detectar a presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução e boca de fogão de cozimento por indução - Google Patents
Método para detectar a presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução e boca de fogão de cozimento por indução Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0904207B1 BRPI0904207B1 BRPI0904207-5A BRPI0904207A BRPI0904207B1 BR PI0904207 B1 BRPI0904207 B1 BR PI0904207B1 BR PI0904207 A BRPI0904207 A BR PI0904207A BR PI0904207 B1 BRPI0904207 B1 BR PI0904207B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- induction
- induction heating
- heating element
- cooking
- cooking utensil
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H05—ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- H05B—ELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
- H05B6/00—Heating by electric, magnetic or electromagnetic fields
- H05B6/02—Induction heating
- H05B6/06—Control, e.g. of temperature, of power
- H05B6/062—Control, e.g. of temperature, of power for cooking plates or the like
-
- H—ELECTRICITY
- H05—ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- H05B—ELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
- H05B2213/00—Aspects relating both to resistive heating and to induction heating, covered by H05B3/00 and H05B6/00
- H05B2213/05—Heating plates with pan detection means
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- Electromagnetism (AREA)
- Induction Heating Cooking Devices (AREA)
- Electric Stoves And Ranges (AREA)
Abstract
método de detecção da presença de um recipiente de cozimento em uma boca de fogão por indução e boca de fogão utilizando tal método. a presente invenção refere-se a um método para a detecção da presença de um recipiente de cozimento em um elemento de aquecimento por indução localizado abaixo de uma superfície de vidro compreendendo a detecção através de um eletrodo condutor localizado abaixo da superfície de vidro de se um utensílio de cozimento está localizado no elemento de aquecimento por indução (h) pela medição da capacitância, indicando para o usuário se o utensílio de cozimento está presente em um ou mais dos elementos de aquecimento por indução, realizando uma segunda detecção do utensílio de cozimento, depois da ativação pelo usuário, pela alimentação de energia para o dito elemento de aquecimento por indução (h) e pela determinação de pelo menos um parâmetro elétrico de um circuito de energia.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO PARA DETECTAR A PRESENÇA DE UM UTENSÍLIO DE COZIMENTO EM UM ELEMENTO DE AQUECIMENTO POR INDUÇÃO E BOCA DE FOGÃO DE COZIMENTO POR INDUÇÃO.
A presente invenção refere-se a um método para a detecção da presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução abaixo de uma superfície de isolamento, além de uma boca de fogão de cozimento por indução utilizando tal método.
Hoje em dia todos os fogões por indução executam rotinas de detecção de panelas imediatamente após o usuário ter ativado um único elemento de aquecimento por indução. O objetivo da rotina de detecção de panela é garantir que uma panela ferromagnética seja colocada na boca do fogão a fim de impedir situações potencialmente perigosas.
A execução das rotinas de detecção de panela implica na energia ser suprida para o nível de aquecimento mínimo possível, não obstante, a boca de fogão por indução não pode evitar aquecer a panela. Adicionalmente, toda vez que o conversor de energia por indução é ativado, o mesmo gera um ruído perturbador no início. Esses fatos não seriam um problema se o usuário tiver colocado uma panela ferromagnética real na boca do fogão, mas, no caso de uma panela que não seja boa o suficiente ou outro objeto metálico ser colocado na boca do fogão, a rotina conhecida acima pode aquecer de forma inútil e perigosa o objeto metálico interrompendo o funcionamento normal de outros elementos de aquecimento da boca do fogão.
Em suma, as desvantagens dessa rotina de detecção de panela conhecida são:
gasto inútil de energia;
presença de um som de clique audível no início da rotina;
interrupção do suprimento de energia para outros elementos de aquecimento por indução da boca de fogão que estão conectados ao mesmo conversor de energia por indução.
Adicionalmente, as rotinas de detecção de panela podem ser tornar cada vez mais complicadas no caso de bocas de fogão por indução
Petição 870190000918, de 04/01/2019, pág. 6/12 com áreas mistas como ponte, múltiplas resistências expansíveis ou a chamada configuração cozinhe em qualquer lugar, onde a panela pode ser localizada em qualquer local na boca do fogão. Essas configurações complexas podem exigir que a rotina de detecção de panela seja executada em cada resistência diferente e então pode exigir um tempo inaceitável antes da detecção da panela.
É um objetivo da presente invenção se fornecer um método e uma boca de fogão de cozimento que solucione o problema técnico mencionado acima de uma forma fácil e barata.
O objetivo acima é obtido graças às características listadas nas reivindicações em anexo.
De acordo com a invenção, ao invés de analisar a resposta de alguma magnitude elétrica enquanto um determinado elemento de aquecimento por indução é ativado para detecção da panela (como feito nas rotinas de detecção de panela conhecidas para bocas de fogão por indução), a solução básica é a detecção da panela ferromagnética pela percepção da variação da capacitância medida sob a superfície isolante, normalmente um vidro Ceran.
Mesmo se o princípio geral de detecção de uma panela por meio de um capacitor for conhecido na técnica de aparelhos eletrodomésticos para cozimento (por exemplo, a partir de EP-A-374868), não obstante, na técnica de bocas de fogão de cozimento por indução existe um preconceito técnico que impede que o projetista adote um sistema de detecção de panela adicional, já estando disponível um sistema de detecção com base na determinação de um parâmetro elétrico do circuito elétrico de indução. Isso tem impedido que os versados na técnica solucionem os problemas mencionados acima.
Vantagens e características adicionais da presente invenção se tornarão claras a partir da descrição detalhada, com referência aos desenhos em anexo, nos quais:
a figura 1 é uma vista em corte e uma vista em perspectiva de uma parte de uma boca de fogão de cozimento por indução de acordo com a presente invenção;
a figura 2 é uma vista esquemática de um detalhe da figura 1 conectado a uma interface de usuário da boca de fogão ou a um painel de controle de energia que integra um painel de interface de usuário onde ou que se comunica com um painel de interface de usuário;
a figura 3 é um fluxograma ilustrando como a rotina de detecção de panela de acordo com a invenção funciona; e a figura 4 é uma vista esquemática de uma boca de fogão de cozimento por indução de acordo com a invenção com quatro áreas de boca de fogão.
De acordo com os desenhos, um eletrodo metálico 10 é localizado sob uma superfície de vidro cerâmico G de um elemento de aquecimento por indução Η. O eletrodo metálico 10 vê uma determinada capacitância (da ordem de centenas de Pico Farads) entre o eletrodo e o terra, de acordo com a fórmula geral que se segue:
r SoSrA c = “d— onde:
ε0 é uma constante dielétrica absoluta;
εΓ é a constante dielétrica relativa;
A é a área da placa de superfície de condensador; e d é a distância entre a placa de superfície de condensador e o terra (isso é, utensílio de cozimento).
Essa capacitância é uma função da área de eletrodo, da dielétrica (por exemplo, o vidro Ceran) e da distância entre o eletrodo e o terra.
A capacitância é aumentada de forma significativa se um objeto metálico for colocado na superfície do vidro G perto do eletrodo condutor 10.
A tecnologia para perceber a capacitância em um único eletrodo condutor é bem conhecida da técnica de eletrodomésticos de cozimento.
As vantagens de perceber a variação de capacitância sob o vidro Ceran G ao invés de rodar automaticamente a rotina de detecção de panela-padrão são as seguintes:
evita o aquecimento inútil da panela;
é uma detecção de panela silenciosa, visto que o conversor de indução não precisa ser ativado;
o sensor pode funcionar continuamente, detectando a panela toda vez que o usuário colocar algo no mesmo;
no caso de configuração complexa da boca de fogão, o mesmo pode detectar rapidamente onde a panela pode estar e quais bocas está cobrindo, evitando procedimentos de alto nível demorados.
Uma das maiores vantagens de um método de detecção de panela de acordo com a presente invenção é o uso de difusores térmicos que são localizados entre a resistência e o vidro Ceran G nos fogões por indução padrão atuais (tais difusores tendo formato de colmeia ou formatados a fim de obterem um sinal de temperatura que representa a temperatura média do utensílio de cozimento).
Esse difusor térmico, ilustrado com referência 10a na figura 2, deve ter um bom contato térmico com o sensor de temperatura NTC de segurança 12 (sensor de temperatura do vidro) localizado no centro da resistência, mas é isolado de forma galvânica. Adicionalmente, esses difusores conhecidos são feitos de material eletricamente condutor como alumínio. Em outras palavras, podem funcionar como um eletrodo condutor perfeito para um sensor capacitivo.
O difusor 10a é conectado com um fio eletricamente condutor único 14 (figura 2) a um painel de interface de usuário 16 onde o circuito integrado de sensor capacitivo (não ilustrado) é localizado. O difusor 10a também pode ser conectado a um painel de controle de energia (não ilustrado) que integra um painel de interface de usuário ou se comunica com um painel de interface de usuário. É possível também se utilizar um painel eletrônico independente com o circuito integrado de sensor capacitivo, que é localizado perto do difusor térmico e que é conectado através de algum tipo de rede de comunicação com o painel de interface de usuário.
A figura 3 ilustra um fluxograma esclarecendo como a rotina de detecção de panela de energia zero de acordo com a invenção mede continuamente o valor capacitivo e interage com o usuário.
De acordo com a etapa 18 da figura 3, se o sinal do sensor capacitivo 10 for superior a um limite predeterminado, então a interface de usuário apresenta ao usuário um elemento de aquecimento pré-selecionado, eventualmente os elementos de aquecimento pré-selecionados podem ser mais de um dependendo da arquitetura dos elementos de aquecimento por indução. Então o usuário precisa na verdade selecionar um a partir do pelo menos um elemento de aquecimento indicado pela interface de usuário (etapa 20) e para escolher o nível de energia de tal elemento (etapa 22). Apenas depois dessa seleção dupla o procedimento de ativação da boca de fogão é iniciado (etapa 24). É importante se destacar que essa rotina de detecção de panela de energia zero nova não substitui a detecção de panela-padrão conhecida para bocas de fogão de cozimento por indução, ao invés disso, a torna mais segura, eficiente e consome menos energia. Uma vez que tal rotina nova detecta uma panela em potencial na superfície de isolamento, a interface de usuário propõe ao usuário a ativação da mesma. Se o usuário ativar, então a rotina de detecção de panela-padrão é executada.
Uma vez que o novo elemento de aquecimento foi ativado, a rotina de detecção de panela de energia zero começa novamente. É executada continuamente mesmo se nenhum elemento de aquecimento for ativado e o painel UI 16 e/ou painel de energia estiver no modo de espera.
Outros eletrodos metálicos podem ser utilizados com diferentes formatos (que podem ser adaptados a configurações de fogão complexas) a fim de se ser capaz de detectar a panela de indução específica com formato e tamanho particulares.
Como ilustrado na figura 4, os eletrodos podem ser localizados dentro dos elementos de aquecimento e entre mais de um a fim de encaixar melhor as múltiplas zonas para aquecimento por indução. Na figura 4 os sensores de tampa 10 são localizados dentro das áreas de boca de fogão ou entre as áreas de boca de fogão. Os sensores 10 podem ter diferentes formatos a fim de cobrir melhor todas as possíveis zonas de elemento de aquecimento. Com a referência A diferentes áreas de ponte são indicadas, enquanto que com a referência B elementos de aquecimento singulares são ilustrados.
REIVINDICAÇÕES
Claims (8)
1. Método para detectar a presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução (H) localizado abaixo de uma superfície de isolamento (G), compreendendo as etapas de detecção através de um sensor (10) localizado abaixo da superfície de isolamento (G) se um utensílio de cozimento está localizado no elemento de aquecimento por indução (H) caracterizado pelo fato de que a dita detecção é executada por meio da medição da capacitância e o método ainda compreende as etapas de:
indicação para o usuário de se o utensílio de cozimento está presente em um ou mais dos elementos de aquecimento por indução (H);
depois da ativação por parte do usuário do dito elemento de aquecimento por indução (H) indicado, realização de uma segunda detecção do utensílio de cozimento pela alimentação de energia para o dito elemento de aquecimento por indução (H) e pela avaliação de pelo menos um parâmetro elétrico de um circuito de energia do mesmo..
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sensor (10) é um eletrodo condutor.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o eletrodo condutor (10, 10a) é também utilizado para suportar um sensor de temperatura (12) do elemento de aquecimento por indução (H).
4. Boca de fogão de cozimento por indução, compreendendo uma superfície isolante (G), um elemento de aquecimento por indução (H) localizado abaixo da dita superfície de isolamento (G), um sensor (10) localizado forma centralizada dentro do elemento de aquecimento por indução (H) e conectado a uma unidade eletrônica (16) para detecção da presença de um utensílio de cozimento sem a ativação do elemento de aquecimento por indução (H), em que o sensor (10) é um eletrodo condutor, caracterizado pelo fato de que a boca é configurada para executar o método como definido na reivindicação 1.
5. Boca de fogão de cozimento por indução, de acordo com a
Petição 870190000918, de 04/01/2019, pág. 7/12 reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o eletrodo condutor é um difusor térmico localizado entre a bobina e a superfície de isolamento (G).
6. Boca de fogão de cozimento por indução, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o eletrodo condutor (10) é
5 adaptado para medir um valor de capacitância.
7. Boca de fogão de cozimento por indução, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que a unidade eletrônica (16) compreende uma interface de usuário para informar ao usuário qual é o elemento de aquecimento por indução (H) coberto por
10 um utensílio de cozimento.
8. Boca de fogão de cozimento por indução, de acordo com a reivindicação 4 ou 6, caracterizado pelo fato de que compreende um sensor de temperatura (12) suportado por um elemento metálico (10a), em que tal elemento metálico (10, 10a) também é o eletrodo condutor (10) utilizado
15 para detecção da presença do utensílio de cozimento.
Petição 870190000918, de 04/01/2019, pág. 8/12
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP08167098.6 | 2008-10-21 | ||
EP08167098.6A EP2180760B1 (en) | 2008-10-21 | 2008-10-21 | Method for detecting the presence of a cooking vessel on an induction cooking hob and hob using such method |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0904207A2 BRPI0904207A2 (pt) | 2011-02-01 |
BRPI0904207B1 true BRPI0904207B1 (pt) | 2019-04-09 |
Family
ID=40344783
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0904207-5A BRPI0904207B1 (pt) | 2008-10-21 | 2009-10-20 | Método para detectar a presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução e boca de fogão de cozimento por indução |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8492684B2 (pt) |
EP (1) | EP2180760B1 (pt) |
BR (1) | BRPI0904207B1 (pt) |
CA (1) | CA2681846C (pt) |
ES (1) | ES2666277T3 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2382431B1 (es) * | 2009-07-29 | 2013-05-08 | BSH Electrodomésticos España S.A. | Aparato de coccion con al menos dos zonas de calentamiento |
ES2535245B1 (es) * | 2013-11-05 | 2016-02-16 | Bsh Electrodomésticos España, S.A. | Dispositivo de campo de cocción por inducción |
ES2619112B1 (es) * | 2015-12-22 | 2018-04-10 | Bsh Electrodomésticos España, S.A. | Dispositivo de campo de cocción por inducción con al menos una unidad sensora capacitiva |
CN107889300A (zh) * | 2016-09-29 | 2018-04-06 | 浙江久康电器有限公司 | 插接式红外线电热炉盘及装用该电热炉盘的电加热灶 |
KR102642315B1 (ko) * | 2017-02-20 | 2024-03-04 | 삼성전자주식회사 | 조리장치, 및 그 제어방법 |
ES2695776B2 (es) * | 2017-07-04 | 2019-11-18 | Copreci S Coop | Aparato de cocción a gas |
EP3914862A1 (en) | 2019-01-23 | 2021-12-01 | GORENJE gospodinjski aparati, d.d. | Device for detecting cooking vessel characteristics and method for detecting cooking vessel characteristics |
USD1000206S1 (en) | 2021-03-05 | 2023-10-03 | Tramontina Teec S.A. | Cooktop or portion thereof |
USD1000205S1 (en) | 2021-03-05 | 2023-10-03 | Tramontina Teec S.A. | Cooktop or portion thereof |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS5441143B2 (pt) | 1974-02-04 | 1979-12-06 | ||
DE3843460A1 (de) * | 1988-12-23 | 1990-06-28 | Klaschka Ind Elektronik | Kochfeld |
IT1243760B (it) * | 1989-11-17 | 1994-06-23 | Eurodomestici Ind Riunite | Dispositivo atto a rilevare la presenza in un contenitore di cottura per alimento posto su un piano di cottura, ad esempio in vetro ceramica. |
JP4123085B2 (ja) * | 2003-07-17 | 2008-07-23 | 松下電器産業株式会社 | 誘導加熱調理器 |
KR100661226B1 (ko) | 2005-12-02 | 2006-12-22 | 엘지전자 주식회사 | 전기조리기의 부하 감지장치 및 방법 |
FR2896305B1 (fr) * | 2006-01-16 | 2015-01-23 | Eurokera | Plaques vitroceramiques, leur procede de fabrication et tables de cuisson equipees de ces plaques |
JP4578463B2 (ja) * | 2006-12-26 | 2010-11-10 | 三菱電機株式会社 | 誘導加熱調理器 |
-
2008
- 2008-10-21 ES ES08167098.6T patent/ES2666277T3/es active Active
- 2008-10-21 EP EP08167098.6A patent/EP2180760B1/en active Active
-
2009
- 2009-10-07 CA CA2681846A patent/CA2681846C/en active Active
- 2009-10-20 US US12/581,934 patent/US8492684B2/en active Active
- 2009-10-20 BR BRPI0904207-5A patent/BRPI0904207B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2180760A1 (en) | 2010-04-28 |
US8492684B2 (en) | 2013-07-23 |
EP2180760B1 (en) | 2018-03-07 |
CA2681846A1 (en) | 2010-04-21 |
CA2681846C (en) | 2018-03-20 |
BRPI0904207A2 (pt) | 2011-02-01 |
US20100096385A1 (en) | 2010-04-22 |
ES2666277T3 (es) | 2018-05-03 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0904207B1 (pt) | Método para detectar a presença de um utensílio de cozimento em um elemento de aquecimento por indução e boca de fogão de cozimento por indução | |
CN107411540B (zh) | 锅具、电磁炉、炉具总成和信息指示方法 | |
JPH0658554A (ja) | ガラスセラミックもしくは類似の材料から作製された加熱面における異常熱応力状態を指示する方法及び装置 | |
US20090010302A1 (en) | Method and device for identifying a temperature sensor connected to a control unit | |
EP2378836A1 (en) | Inductive heating apparatus | |
CN205690454U (zh) | 一种偏锅检测装置及电磁炉 | |
US7307246B2 (en) | System and method of detecting temperature of a cooking utensil over a radiant cooktop | |
US20090294433A1 (en) | Method for Generating, Processing and Analysing A Signal Correlated to Temperature and Corresponding Device | |
US6403932B1 (en) | Controller for a heating unit in a cooktop and methods of operating same | |
CN106610038B (zh) | 电磁炉的烹饪控制方法、装置和电磁炉 | |
CN203837045U (zh) | 电磁炉 | |
CN202548074U (zh) | 玻璃隔热对比检测装置 | |
CN108309039A (zh) | 电烹饪器及其防溢出加热控制方法和装置 | |
US11585574B2 (en) | Heating device and method for operating a heating device | |
CN108309020A (zh) | 电烹饪器及其防溢出加热控制方法和装置 | |
CN200993420Y (zh) | 一种安全可靠的电磁炉 | |
US20110253705A1 (en) | Temperature controlling device of electromagnetic heating type implementation | |
CN109041312A (zh) | 一种感应加热炊具 | |
CN208876202U (zh) | 一种防干烧测温接触装置 | |
CN207990702U (zh) | 一种电磁炉 | |
JP2007141506A (ja) | 誘導加熱調理器 | |
JP4926140B2 (ja) | 加熱調理器 | |
EP1217874A2 (en) | Controller for a heating unit in a cooktop and methods of operating same | |
JP4301203B2 (ja) | 加熱調理器 | |
CN108020335B (zh) | 用于电烹饪器的温差发电测温系统、方法和电烹饪器 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06T | Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |