BRPI0903624B1 - Torneira com filtro - Google Patents

Torneira com filtro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903624B1
BRPI0903624B1 BRPI0903624-5A BRPI0903624A BRPI0903624B1 BR PI0903624 B1 BRPI0903624 B1 BR PI0903624B1 BR PI0903624 A BRPI0903624 A BR PI0903624A BR PI0903624 B1 BRPI0903624 B1 BR PI0903624B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular
outlet
filter
head
nozzle
Prior art date
Application number
BRPI0903624-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Moquiuti Morales
Original Assignee
Duratex S.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Duratex S.A filed Critical Duratex S.A
Priority to BRPI0903624-5A priority Critical patent/BRPI0903624B1/pt
Publication of BRPI0903624A2 publication Critical patent/BRPI0903624A2/pt
Publication of BRPI0903624B1 publication Critical patent/BRPI0903624B1/pt

Links

Landscapes

  • Water Treatment By Sorption (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)

Abstract

torneira com filtro. a torneira compreende um corpo tubular (10) tendo uma entrada (11) , uma primeira saída (12), uma segunda saída (13) e uma sede (14) com a qual coopera um mecanismo de vedação (20) deslocável entre uma posição de fechamento da sede (14) e uma primeira e uma segunda posição de abertura da sede (14) , para liberar a passagem de água para uma e outra da primeira e da segunda saída (12,13) uma coluna tubular (30) tem um extremo inferior (31) acoplado à primeira saída (12) do corpo tubular (10) e um extremo superior (32) no qual é montado um primeiro cabeçote (40) carregando uma primeira bica radial (41) de saída de água de serviço. no interior da coluna tubular (30) é montado um cartucho de filtro (60) tendo um bocal inferior (61), de entrada de água, acoplado à segunda saída (13) do corpo tubular (10) e um bocal superior (62) no qual é montado um segundo cabeçote (50), carregando uma segunda bica radial (51) de saída de água filtrada.

Description

TORNEIRA COM FILTRO
Campo da invenção
A presente invenção diz respeito a uma torneira incorporando um dispositivo de filtragem provido de um 5 elemento filtrante substituível e a ser montada em uma bancada ou em uma parede de edificação, para operar em pias de cozinha, permitindo ao usuário obter, por meio de um só registro ou comando operacional, um fluxo de água de serviço e um fluxo de água filtrada, os quais são 10 independentes e alternativos entre si.
Antecedentes da invenção
A provisão de um dispositivo de filtragem em uma torneira de cozinha tem sido realizada por meio de diferentes arranjos construtivos que apresentam, em comum, o fato de 15 o fluxo de água filtrada ser obtido por meio de um dispositivo de filtragem hidraulicamente acoplado ao corpo da torneira, na forma de um acessório externo, desvinculado esteticamente do projeto da torneira e que apresenta um registro de comando com volante próprio e 20 independente daquele do registro de torneira.
Nessas soluções construtivas conhecidas, o dispositivo de filtragem constitui um elemento independente da torneira, sendo a esta última acoplado apenas para utilizá-la como elemento de suporte estrutural e de alimentação de água, 25 a partir de uma mesma tomada na rede hidráulica.
Considerando essas soluções da técnica anterior, pode ser observado que elas raramente resultam em um conjunto esteticamente agradável e ocupando reduzido espaço na região de instalação da torneira nas pias de cozinha, 30 prejudicando o design original da torneira. Além disso, nessas soluções de utilização de dispositivo de filtragem agregado externamente ao corpo da torneira, é exigida a aplicação de um grande número de componentes, encarecendo o produto, sem que esse encarecimento traga benefícios à 35 estética do conjunto ou à facilidade de sua operação por parte do usuário.
Sumário da invenção
Em função dos inconvenientes acima apontados, a presente invenção tem como objetivo genérico prover uma torneira a ser montada em pia de cozinha e que permita ao usuário, 5 através de uma construção compacta e esteticamente definida pelo projeto da torneira, obter, em bicas móveis e independentes, um fluxo de água de serviço e um fluxo de água filtrada, controlados, de maneira independente e alternativa, através de um único registro acoplado ao 10 corpo da torneira.
De acordo com a invenção, a torneira com filtro compreende um corpo tubular tendo uma entrada a ser conectada a uma rede hidráulica e que se comunica com uma primeira saída e com uma segunda saída através de uma 15 sede. Um mecanismo de vedação coopera com a sede, sendo angularmente deslocado entre posições de fechamento e de abertura regulável da sede para, respectivamente, bloquear e comunicar a entrada, alternativamente, com a primeira e com a segunda saída. 0 mecanismo de vedação é 20 operado por meio de um volante também angularmente deslocável, por atuação manual do usuário.
É ainda provida coluna tubular, geralmente vertical, tendo um extremo inferior acoplado ao corpo tubular e aberto para a primeira saída desse último e um extremo 25 superior aberto, sobre o qual é montado um primeiro cabeçote que carrega uma primeira bica radial mantida em comunicação fluida com a primeira saída através da coluna tubular. Um cartucho de filtro é montado no interior da coluna tubular, para ter . um bocal inferior acoplado à 30 segunda saída do corpo tubular e um bocal superior sobre o qual é montado um segundo cabeçote que carrega uma segunda bica radial mantida em comunicação fluida com o bocal de saída do cartucho de filtro.
A construção acima genericamente definida permite que a 35 torneira, apresente, em um mesmo corpo estrutural, um elemento filtrante e um único registro de controle de fluxo e ainda duas bicas radiais, geralmente horizontais e giratoriamente deslocáveis, em conjunto com os respectivos cabeçotes, em um plano ortogonal ao eixo geométrico da coluna tubular, permitindo ao usuário obter, seletiva, alternativa e independentemente, um 5 fluxo de água filtrada e um fluxo de água de serviço pelas respectivas segunda e primeira bicas radiais. Nessa construção, a torneira pode ter o seu corpo e a coluna tubular configurados, em conjunto com a primeira e a segunda bica radial e ainda com o volante de controle, de 10 acordo com diferentes projetos estéticos, permitindo uma instalação que ocupa um reduzido espaço na cozinha, sem prejudicar ou limitar a aparência estética do conjunto. Breve descrição dos desenhos
A invenção será a seguir descrita, fazendo-se referência 15 aos desenhos anexos, dados a título de exemplo de uma possível concretização da invenção e nos quais:
A figura 1 representa uma vista em perspectiva da torneira em questão, montada sobre uma bancada;
A figura 2 representa uma vista em corte longitudinal da 20 torneira, tomado segundo a linha II-II na figura 1;
A figura 3 representa um detalhe ampliado da parte superior da torneira ilustrada na figura 2, abrangendo o primeiro e o segundo cabeçote, a parte superior do cartucho de filtro e da coluna tubular e ainda parte da 25 primeira e da segunda bica;
A figura 4 representa uma vista em corte longitudinal da torneira, tomado segundo a linha IV-IV na figura 2;
A figura 5 representa um detalhe ampliado da parte da figura 4 que ilustra o corpo tubular, o registro de 30 comando e a porção inferior da coluna tubular e do cartucho de filtro;
A figura 6 representa uma vista em corte do corpo tubular da torneira, na condição aberta para a segunda bica, de saída de água filtrada, dito corte estando em escala 35 ampliada e tendo sido tomado segundo as setas VI-VI na figura 2; e
A figura 7 representa uma vista em corte ainda do corpo da torneira, na condição aberta para a primeira bica, de saída de água de serviço, dito corte estando em escala ampliada e tendo tomado segundo a linha VII-VII na figura 2 .
Descrição da invenção
Conforme ilustrado nos desenhos anexos, a torneira em questão é construída para ser geralmente adaptada sobre uma bancada B de uma pia de cozinha, apesar de ser possível sua adaptação diretamente na parede de uma edificação, bastando para isso que a torneira tenha um corpo tubular 10, geralmente em metal, configurado para ser ortogonalmente montado ao terminal horizontal da rede hidráulica de alimentação.
De acordo com a construção ilustrada, o corpo tubular 10 apresenta uma entrada 11, disposta inferiormente e definida em uma projeção inferior 15 do corpo tubular 10, provida de rosca externa 15a e a ser acoplada, através de uma bancada B, a uma rede hidráulica de alimentação. Na rosca externa 15a é montada a usual porca 16 a ser pressionada contra a face inferior da bancada B.
corpo tubular 10 apresenta ainda uma primeira saída 12, uma segunda saída 13 e uma sede 14, interna, comunicando a entrada 11 com a primeira saída 12 e com a segunda saída 13.
No interior do corpo tubular 10 é montado um mecanismo de vedação 20 projetado para cooperar com a sede 14 e a ser angularmente deslocado entre.uma posição de fechamento da sede 14, na qual bloqueia a comunicação fluida da entrada 11 com a primeira saída 12 e com a segunda saída 13, e uma primeira e uma segunda posição de abertura da sede 14, em cada uma das quais estabelece comunicação fluida, de vazão regulável, entre a entrada 11 e a primeira e segunda saída 12,13. .
Na construção ilustrada, a sede 14 é definida por uma câmara cilíndrica 14a tendo um extremo aberto, um extremo fechado e provido da segunda saída 13 do corpo tubular 10 e uma parede lateral cilíndrica na qual são providas a primeira saída 12 e a entrada 11 do corpo tubular 10.
O mecanismo de vedação 20, que pode ser definido por um dispositivo tipo cartucho substituível, incorpora um vedante tubular cilíndrico 20a que é montado, de modo justo e giratório em torno de seu eixo geométrico, no interior da câmara cilíndrica 14a, através do extremo aberto dessa última. O vedante tubular cilíndrico 20a tem: uma abertura radial 21, a ser alinhada com a entrada 11 do corpo tubular 10, quando o mecanismo de vedação 20 é deslocado, pelo usuário, para a primeira ou para a segunda posição de abertura; e uma abertura axial excêntrica 22, a ser alternativamente alinhada com a primeira saída 12 de água de serviço do corpo tubular 10, quando o mecanismo de vedação é deslocado para sua primeira posição de abertura; e a ser alinhada com a segunda saída 13 do corpo tubular 10, quando o mecanismo de vedação 20 é angularmente deslocado para a segunda posição de abertura.
A torneira em questão compreende ainda um volante 25, montado externamente ao corpo tubular 10 e acoplado ao vedante tubular cilíndrico 20a, para ser deslocado angularmente em conjunto com esse último, entre as posições de fechamento e de abertura do mecanismo de vedação 20.
Uma coluna tubular 30, geralmente em material metálico, tem um extremo inferior 31, acoplado ao corpo tubular 10 e aberto para a primeira saída 12 desse último, e um extremo superior 32 aberto e no qual é montado, de modo preferivelmente giratório, um primeiro cabeçote 40, também preferivelmente metálico e que carrega, geralmente incorporada em peça única, uma primeira bica radial 41, disposta de modo horizontal e que se mantém em comunicação fluida com a primeira saída 12 do corpo tubular 10 através do primeiro cabeçote 40 e da coluna tubular 30.
No interior da coluna tubular 3 0 é montado, com folga radial suficiente para a formação de um conduto anelar, um cartucho de filtro 60, substituível, que apresenta um bocal inferior 61, de entrada de água, acoplado à segunda saída 13 do corpo tubular 10, e um bocal superior 62, de saída de água filtrada.
Um segundo cabeçote 50, também preferivelmente em material metálico, é acoplado ao bocal superior 62 do cartucho de filtro 60 e carrega, nele incorporada geralmente em peça única, uma segunda bica radial 51, para a saída de água filtrada e que se mantém em 10 comunicação fluida com o bocal de saída 62 do cartucho de filtro 60, através do segundo cabeçote 50.
Na construção ilustrada, a coluna tubular 30 tem seu extremo inferior 31 externamente roscado e engatado em uma abertura superior 17, internamente roscada, provida 15 no corpo tubular 10 e em cujo interior é disposto um bocal superior 17a, também internamente roscado, aberto para a segunda saída 13 do corpo tubular 10 e no qual é engatado o bocal inferior 61 do cartucho de filtro 60. Um anel elástico de vedação 63 é provido entre o bocal 20 superior 17a e o bocal inferior 61 do cartucho de filtro .
O cartucho de filtro 60, substituível, compreende uma carcaça tubular 64 alojando um elemento filtrante 65, sendo o bocal inferior 61 do cartucho de filtro 60 2 5 definido por uma luva tubular 61a no interior da qual é encaixada, de modo justo e estanque, com o auxílio de pelo menos um anel elástico de vedação 66, uma região inferior da carcaça tubular 64 do elemento filtrante 65.
Na construção ilustrada, a coluna tubular 30 tem seu 30 extremo superior 32 externamente roscado e engatando, de modo estanque, uma camisa tubular 35 que carrega, internamente, um cubo tubular 36, tendo uma projeção cilíndrica superior 36a em torno da qual é giratoriamente mancalizado o primeiro cabeçote 40.
O primeiro cabeçote 40 é preferivelmente tubular, sendo provido de uma janela superior 44 e de uma janela inferior 45 e internamente aberto para o interior da primeira bica radial 41 e para o interior da coluna tubular 3 0 através da janela inferior 45 e do cubo tubular 36.
O segundo cabeçote 50 é definido por uma haste tubular 5 50a, disposta através das janelas superior 44 e inferior do primeiro cabeçote 40, sendo a referida haste tubular 50a inferior e giratoriamente mancalizada no interior do cubo tubular 36 e em torno do bocal superior 62 do cartucho de filtro 60 e superiormente mancalizada 10 no interior da janela superior 44 e aberta para o interior da segunda bica radial 51 de água filtrada.
A estanqueidade das regiões de junção entre a camisa tubular 35 e o extremo superior 32 da coluna tubular 30, entre o cubo tubular 36 e a camisa tubular 35, entre a 15 haste tubular 50a e o bocal superior 62 do cartucho de filtro 60, entre o cubo tubular 36 e a janela inferior 45 do primeiro cabeçote 40 e entre a haste tubular 50a e a janela superior 44 do primeiro cabeçote 40 é garantida por qualquer construção conhecida da técnica como, por 20 exemplo, utilizando anéis elásticos de vedação 37,38,47,48 e 49.
A torneira objeto da presente invenção permite que o usuário movimente o volante 25 num ou noutro sentido, a partir da posição intermediária de fechamento do 25 mecanismo de vedação 20, permitindo, em função do grau de deslocamento angular do volante 25, a obtenção de um fluxo de vazão variável de água de serviço, através da primeira bica radial 41, ou de água filtrada, através da segunda bica radial 51, sendo as referidas bicas 30 deslocáveis angular e independentemente uma da outra, em ______conjunto com cada respectivo cabeçote, para posições operacionais defasadas ou alinhadas verticalmente entre si .

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Torneira com filtro, caracterizada pelo fato de compreender:
    um corpo tubular (10) apresentando uma entrada (11), uma primeira saída (12), uma segunda saída (13) e a uma sede (14) comunicando a entrada (11) com a primeira (12) e com a segunda saída (13);
    um mecanismo de vedação (20) cooperando com a sede (14) e a ser angularmente deslocado entre uma posição de fechamento da sede (14), na qual bloqueia a comunicação fluida da entrada (11) com a primeira e com a segunda saída (12,13), e uma primeira e uma segunda posição de abertura da sede (14) , em cada uma das quais estabelece comunicação fluida, de vazão regulável, entre a entrada (11) e uma das respectivas primeira e segunda saídas (12,13);
    uma coluna tubular (30) tendo um extremo inferior (31) acoplado ao corpo tubular (10) e aberto para a primeira saída (12) desse último e um extremo superior (32) aberto;
    um primeiro cabeçote (40) montado no extremo superior (32) da coluna tubular (30) e carregando uma primeira bica radial (41) que se mantém em comunicação fluida com a primeira saída (12) através do primeiro cabeçote (40) e da coluna tubular (30);
    um cartucho de filtro (60) montado no interior da coluna tubular (30) e tendo um bocal inferior (61), de entrada de água, acoplado à segunda saída (13) do corpo tubular (10) e um bocal superior (62), de saída de água filtrada; e um segundo cabeçote (50), acoplado ao bocal superior (62) do cartucho de filtro (60) e carregando uma segunda bica radial (51) que se mantém em comunicação fluida com o bocal de saída (62) do cartucho de filtro (60), através do segundo cabeçote (50);
    em que a sede (14) é definida por uma câmara cilíndrica (14a) tendo um extremo aberto, um extremo fechado, no qual é provida a segunda saída (13), e uma parede lateral cilíndrica na qual são providas a primeira saída (12) e a entrada (11), sendo o mecanismo de vedação (20) provido de um vedante tubular cilíndrico (20a) montado, de modo justo, no interior da câmara
    Petição 870190031783, de 02/04/2019, pág. 18/20 cilíndrica (14a), através do extremo aberto dessa última, e apresentando uma abertura radial (21), a ser alinhada com a entrada (11), na primeira e na segunda posição de abertura do mecanismo de vedação (20) e uma abertura axial excêntrica (22), a ser alternativamente alinhada com a primeira saída (12), primeira posição de abertura do mecanismo ser alinhada com a segunda saída (13) , na vedação (20) abertura, em que a externamente internamente em que o de vedação (20), com o mecanismo de angularmente deslocado coluna tubular (30) tem para seu a segunda posição de extremo inferior (31) superior (17), (10) , bocal superior interior da abertura de um roscado e engatado em uma abertura roscada, provida no corpo tubular corpo tubular (10) é provido (17a), internamente roscado, disposto no superior (17), aberto para a segunda saída no qual é engatado o bocal inferior (61) do cartucho de (10) e filtro (60) , em (13) do corpo tubular que o cartucho de filtro (60) é substituível e compreende uma carcaça tubular (64) alojando um elemento filtrante (65), do cartucho de filtro (60) definido sendo o bocal inferior (61) tubular (61a) por uma luva modo justo e (64) do elemento filtrante estanque, uma
  2. 2. Torneira com filtro, caracterizada pelo fato de no interior da qual é encaixada, de região inferior da carcaça tubular (65).
    de acordo com a reivindicação 1, o vedante tubular cilíndrico (20a) ser acoplado a um volante tubular (10) e a ser deslocado (25), montado externamente ao corpo entre as posições de fechamento
  3. 3. Torneira caracterizada e de abertura do com filtro, de angularmente, mecanismo de vedação (20).
    acordo com a reivindicação
    1, incorporar (15), provida de rosca externa (15a) e a de uma bancada (B), a uma rede hidráulica de pelo fato de o corpo tubular (10) projeção inferior acoplada, através alimentação.
  4. 4. Torneira com caracterizada pelo superior estanque, uma ser filtro, de acordo com a reivindicação 1, fato de a coluna tubular (30) ter seu extremo (32) externamente roscado e engatando, de modo uma camisa tubular (35) que carrega,
    Petição 870190031783, de 02/04/2019, pág. 19/20 internamente, um cubo tubular (36), tendo uma projeção cilíndrica superior (36a) em torno da qual é giratoriamente mancalizado o primeiro cabeçote (40) .
  5. 5. Torneira de filtro, de acordo com a reivindicação 4,
    5 caracterizada pelo fato de o primeiro cabeçote (40) ser tubular, provido de uma janela superior (44) e de uma janela inferior (45) e internamente aberto para o interior da primeira bica radial (41) e para o interior da coluna tubular (30) através da janela inferior (45), sendo o segundo cabeçote (50)
  6. 10 definido por uma haste tubular (50a), disposta através das janelas superior (44) e inferior (45) do primeiro cabeçote (40) , inferior e giratoriamente mancalizada no interior do cubo tubular (36) e em torno do bocal superior (62) do cartucho de filtro (60) e superiormente mancalizada no interior da janela
  7. 15 superior (44) e aberta para o interior da segunda bica radial (41) de água filtrada.
BRPI0903624-5A 2009-09-23 2009-09-23 Torneira com filtro BRPI0903624B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903624-5A BRPI0903624B1 (pt) 2009-09-23 2009-09-23 Torneira com filtro

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903624-5A BRPI0903624B1 (pt) 2009-09-23 2009-09-23 Torneira com filtro

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0903624A2 BRPI0903624A2 (pt) 2011-05-24
BRPI0903624B1 true BRPI0903624B1 (pt) 2019-05-14

Family

ID=44025363

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903624-5A BRPI0903624B1 (pt) 2009-09-23 2009-09-23 Torneira com filtro

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0903624B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI1104487B1 (pt) * 2011-09-26 2020-12-01 Duratex S.A torneira misturadora com filtro

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0903624A2 (pt) 2011-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1104487B1 (pt) torneira misturadora com filtro
CN103953785B (zh) 一种预埋水龙头结构总成
ES2573080T3 (es) Grifos termostáticos de doble control monomando
BRPI0903624B1 (pt) Torneira com filtro
CN113324073B (zh) 三合一水龙头系统
CN107218415B (zh) 一种多功能多流道的饮用水龙头
GB2595764A (en) Thermostatic valve with push for opening/closing and rotation for temperature regulation and faucet device
CN202580130U (zh) 一种恒温淋浴龙头
CN107504226A (zh) 一种两功能厨房龙头
CN208982703U (zh) 一种冷触恒温龙头
CN205599366U (zh) 流量可调花洒
US3025085A (en) Spout construction
US2204106A (en) Flow control unit
CN205806641U (zh) 感应水龙头
CN210978610U (zh) 一种多功能温控水龙头
CN203836367U (zh) 一种预埋水龙头结构总成
US2693826A (en) Water mixing valve and assembly
CN208595259U (zh) 一种暗装水龙头
CN214789204U (zh) 一种具有温控功能的暗装淋浴阀
US2890720A (en) Valve structure with two part housing
JP4334039B2 (ja) 止水機能付シャワーヘッドを備えたシングルレバー式混合水栓
EP2898869B1 (en) Perineal shower
JPH0515273Y2 (pt)
CN218408646U (zh) 一种暗装淋浴龙头
KR20220003442A (ko) 정수필터 내장형 수전

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS