BRPI0903486B1 - uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico, processo de barbear a pele, e kit para barbear - Google Patents

uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico, processo de barbear a pele, e kit para barbear Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903486B1
BRPI0903486B1 BRPI0903486A BRPI0903486A BRPI0903486B1 BR PI0903486 B1 BRPI0903486 B1 BR PI0903486B1 BR PI0903486 A BRPI0903486 A BR PI0903486A BR PI0903486 A BRPI0903486 A BR PI0903486A BR PI0903486 B1 BRPI0903486 B1 BR PI0903486B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shaving
salicylic acid
skin
name
composition
Prior art date
Application number
BRPI0903486A
Other languages
English (en)
Inventor
Lionel Aubert
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Publication of BRPI0903486A2 publication Critical patent/BRPI0903486A2/pt
Publication of BRPI0903486B1 publication Critical patent/BRPI0903486B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q9/00Preparations for removing hair or for aiding hair removal
    • A61Q9/02Shaving preparations
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/33Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing oxygen
    • A61K8/36Carboxylic acids; Salts or anhydrides thereof
    • A61K8/368Carboxylic acids; Salts or anhydrides thereof with carboxyl groups directly bound to carbon atoms of aromatic rings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K2800/00Properties of cosmetic compositions or active ingredients thereof or formulation aids used therein and process related aspects
    • A61K2800/20Chemical, physico-chemical or functional or structural properties of the composition as a whole
    • A61K2800/28Rubbing or scrubbing compositions; Peeling or abrasive compositions; Containing exfoliants

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Abstract

a presente invenção trata de um processo para barbear a pele, em particular a pele do rosto dos homens, que utiliza uma composição que compreende em um meio cosmeticamente aceitável pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (i) na qual: r representa uma cadeia alifática saturada, linear, ramificada ou cíclica que possui de 3 a 11 átomos de carbono; uma cadeia alifática insaturada que possui de 3 a 17 átomos de carbono que apresenta uma ou mais ligações duplas conjugadas ou não; um núcleo aromático ligado ao radical carbonila diretamente ou por meio de cadeias alifáticas saturadas ou insaturadas que possuem de 2 a 7 átomos de carbono; e os referidos grupos r podem ser substituidos ou não por um ou mais substituintes idênticos ou diferentes escolhidos entre os átomos de halogênio, o grupo trifluorometila, um grupo hidroxila em forma livre ou esterificada por um ácido que possui de 1 a 6 átomos de carbono ou então por uma função carboxila, livre ou esterificada por um álcool com c1-c6; r' representa um grupo hidroxila ou uma função éster de fórmula (ii) em que r1 representa uma cadeia alifática de 1 a 18 átomos de carbono linear ou ramificada, saturada ou insaturada e/ou um de seus sais. a presente invenção tem igualmente por objeto o uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (i) em uma composição cosmética para barbear, com a finalidade de facilitar a raspagem do pêlo. a presente invenção tem ainda por objeto o uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (i) em uma composição cosmética para barbear, com a finalidade de diminuir, e mesmo de eliminar os pêlos encravados da pele durante o barbeamento.

Description

“USO DE PELO MENOS UM DERIVADO DO ÁCIDO SAL1CÍLICO, PROCESSO DE BARBEAR A PELE, E KIT PARA BARBEAR” Campo da Invenção [001] A presente invenção trata de um processo de barbear a pele, em particular a pele do rosto dos homens, que usa uma composição que compreende em um meio cosmeticamente aceitável pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (I} tal como será definido mais adiante.
[002] A presente invenção tem igualmente por objeto o uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (I) que será definido mais adiante em uma composição cosmética para barbear, com a finalidade de facilitar a raspagem do pêlo.
Antecedentes da Invenção [003] A barba de um homem adulto compreende em média de 8000 a 25000 pêlos. Fazer a barba deve ser um ato diário, em particular pela manhã, pois a barba cresce cerca de 0,4 mm em 24 horas. A análise dos resíduos deixados após a raspagem da barba revela 50% de pêlos e 50% de células mortas. A passagem da lâmina tem, portanto, duas ações simultâneas: cortar o pêlo e esfoliar a superfície cutânea.
[004] Ora, o barbeamento é traumatizante para a pele e existe a necessidade de dispor de composições cosméticas capazes de preparar a pele para ser barbeada e facilitar assim essa operação.
[005] A presente invenção visa precisamente a oferecer um processo barbeamento que permite que o pêlo inche, e fique menos rígido para facilitar a passagem da lâmina, reduzir as forças de flexão do pêlo durante a raspagem.
[006] A presente invenção tem igualmente por objeto um processo de barbear que permite uma esfoliação química da superfície cutânea que vai facilitar a raspagem do pêlo uma vez que a pele ficará livre das células mortas que aderem ao pêlo tornando-o mais difícil de cortar. Como o pêlo ficou exposto e superfície da pele se tornou mais lisa, a lâmina de barbear encontrará menos resistência e o risco de microcortes será reduzido. Outra vantagem do processo de barbeamento que permite uma esfoliação química da superfície cutânea é poder diminuir os pêlos encravados. Com a remoção das células mortas que estão na superfície, ocorre uma desobstrução suave dos poros cutâneos que favorece o crescimento do pêlo. Os pêlos encravados constituem um desconforto considerável para o barbeamento, sobretudo para as barbas muito encaracoladas que são mais difíceis de raspar.
[007] Sabe-se que certos derivados no ácido salicílico na patente FR2581542 são conhecidos por suas propriedades queratolíticas e/ou comedolítícas, em particular no tratamento da acne. Sabe-se igualmente através da patente WO20Q4/073745 que esses mesmos compostos salicílicos permitem também reforçar a atividade de agentes ativos cosméticos ou dermatológicos.
[008] Sabe-se através da patente US 6 156299 que o ácido salicílico associado a uma mistura específica que compreende um propileno glicol, glicerina, isopropanol e eventualmente etanol e/ou água foram utilizados no tratamento da pele fora do raspar os pêlos para previr ou tratar os pêlos encravados.
[009] A Depositante revelou de modo surpreendente que com o uso dos derivados do ácido salicílico particulares da fórmula (I) em uma composição para barbear a pele permitia facilitar a raspagem no momento da passagem da lâmina do barbeador. Por outro lado, a Depositante constatou que esses mesmos compostos salicílicos introduzidos em uma composição para barbear permitiam obter uma esfoliação química da superfície cutânea e, portanto uma facilidade para barbear-se bem como uma diminuição ou eliminação dos pêlos encravados.
[010] Essa revelação constitui a base da presente invenção.
Descricão da Invenção [011] A presente invenção trata de um processo de barbear a pele, em particular da pele do rosto dos homens que compreende pelo menos as seguintes etapas: a) aplíca-se sobre a área da pele a ser barbeada uma composição que compreende em um meio cosmética mente aceitável pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (I) que será definido mais adiante b) raspam-se os pêlos com um barbeador, [012] De modo preferencial, massageia-se a área da pele assim tratada durante um tempo que varia de 20 segundos a 3 minutos e depois os pêlos são raspados e enxágua-se com água após a etapa de raspagem, [013] Entende-se por “meio cosmeticarnente aceitável” um meio compatível com a pele e/ou os fâneros, que apresenta uma cor, um odor e um toque agradáveis e que não gera desconfortas inaceitáveis (picadas, repuxamentos, vermelhidões). suscetíveis de afastar a consumidora do uso dessa composição.
[014] A presente invenção tem igualmente por objeta o uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (I) que será definido mais adiante em uma composição cosmética para barbear, com a finalidade de facilitar o barbeamento do pêlo.
[015] A presente invenção tem ainda por objeto o uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico de fórmula (I) que será definido mais adiante em uma composição cosmética para barbear, com a finalidade de diminuir ou de eliminar os pêlos encravados da pele durante o barbeamento.
[016] Os derivados do ácido salicílico da presente invenção correspondem à seguinte fórmula: (I) na qual: R representa uma cadeia alifática saturada, linear, ramificada ou cíclica que possui de 3 a 11 átomos de carbono; uma cadeia alifática insaturada que possuí de 3 a 17 átomos de carbono que apresenta uma ou mais ligações duplas conjugadas ou não; um núcleo aromático ligado ao radical carbonila diretamente ou por meio de cadeias alifáticas saturadas ou ínsaturadas que possuem de 2 a 7 átomos de carbono; e os referidos grupos R podem ser substituídos por um ou mais substituintes idênticos ou diferentes escolhidos entre os átomos de halogênío, um o grupo trifluorometila, um grupo hidroxila em forma livre ou esterificada por um ácido que possui de 1 a 6 átomos de carbono ou então por uma função carbonila carboxila, livre ou esterificada por um álcool com Ci-Ce; R’ representa um grupo hidroxila ou uma função éster de fórmula (II) indicada a seguir: (II) em que Ri representa uma cadeia alifática de 1 a 18 átomos de carbono linear ou ramificada, saturada ou insaturada e/ou um de seus sais.
[017] Entre os compostos de fórmula (I) preferidos, podem ser citados aqueles nos quais R representa uma cadeia derivada do ácido linoléico, linolênico ou oléico.
[018] Outro grupo de compostos particularmente interessantes são aqueles para os quais R designa um alquila linear com C3-C11 e que porta uma função carboxiia livre esterificada ou salificada e FT designa hidroxila.
[019] Entre os compostos de fórmula (I) particularmente preferidos, serão utilizados aqueles nos quais R' designa OH e R um grupo alquila linear com C3-C11, escolhidos em particular entre o ácido 5-n-octanoil salicílico [ácido capriloil salicílico), o ácido 5-n-decanoil salicílico, o ácido 5-n-dodecanoil salicílico, o ácido 5-n-heptiloxi salicílico ou seus saís.
[020] Entre os sais dos compostos de fórmula (I), podem ser citados os que são obtidos com uma base mineral como os hidróxidos de metais alcalinos, de amônío: hidróxido de sódio, potássio ou amônia; os que são obtidos com uma base orgânica como as alcanolaminas.
[021] Será ainda mais particularmente utilizado o ácido 5-n-octanoil salicílico (ou ácido capriloil salicílico) com a seguinte fórmula;
[022] Tal como o produto comercial Mexoryl SAB fabricado pela Chimex, [023] Os derivados do ácido salicílico da presente invenção de fórmula (I) estão de preferência presentes nas composições para raspagem dos pêlos em teores que variam de 0,05 a 10%, em particular de 0,1 a 2% e principalmente de 0,1% a 1% em peso em relação ao peso total da composição.
[024] Os derivados do ácido salicílico são conhecidos em si. Eles estão descritos na patente FR2581542 bem como seus processos de síntese.
[025] As composições para barbear de acordo com a presente invenção podem ser formuladas na forma de simples soluções aquosas que podem ser aplicadas sobre o rosto um pouco antes da raspagem. Elas contêm em geral outros ingredientes cosméticos ou dermatológicos escolhidos, por exemplo, entre os agentes de molhagem da barba, os agentes condicionadores da pele tais como as vitaminas A, C, E, o aloe, a alantoína, o pantenol, os hidroxiácidos, os polífosfolipídios, os triglcerídeos, os óleos vegetais, os ácidos aminados), os agentes de limpeza, os agentes espumantes, os emolientes, os hidratantes (glicerina, sorbitol, propileno glicol), os tenso ativos (por exemplo os sabões, os tenso ativos não-iônicos, aniônicos ou anfóteros), os agentes espessantes ou gelifidantes, os agentes propelentes, os agentes auto-espumante, os perfumes, os corantes, os antioxidantes, os conservantes.
[026] De acordo com uma forma particular da presente invenção, as composições para raspagem podem se apresentar na forma de loção, de creme, de espuma ou de gel. Essas composições compreendem de preferência pelo menos de 60 a 95% de água, mais preferencialmente de 70 a 90% de água em relação ao peso total da composição e de 3 a 25% em peso de pelo menos um tensoativo escolhido entre os tensoativos aniônicos, não-iônicos, anfóteros ou zwitteríônícos ou suas misturas e mais preferencialmente de 5 a 20% em peso.
[027] Entre os tensoativos aniônicos utilizáveis para a presente invenção, podem ser citados os sabões que são, por exemplo, os sais de sódio, potássio ou de alcanolamina (trietanolamina) de ácidos graxos com Cio-Cao e de preferência com C12-C18* Entre os sabões, podem ser mencionados os ácidos láurico, oléico, de óleo de coco, mirístico, palmítico, esteárico ou suas misturas.
[028] Entre os tensoativos aniônicos utilizáveis para a presente invenção, podem ser citados os sais de sódio, potássio ou de alcanolamina (trietanolamina) de N-acilsarcosina que compreendem uma cadeia graxa na qual o grupo acila apresentam-se com C10-C20 e de preferência com Ci2-CSo como, por exemplo, os sais de estearoilsarcosina, miristoil sarcosína, palmitoil sarcosina, oleil sarcosina, lauroil sarcosína, cocoil sarcosína e suas misturas. Mais preferencialmente ainda, elas são escolhidas entre a estearoil sarcosina, a miristoil sarcosína e suas misturas. A ou as sarcosinas estão presentes em teores que variam de 2% a 15% em peso e, de preferência, de 4 a 10% em relação ao peso total da composição. Os derivados de N-acilsarcosina podem ser utilizados na forma pré-neutralizada ou na forma ácido livre que é neutralizada com uma base como a soda, a potassa ou a alcanolamina. Uma quantidade suficiente de base deve ser usada para neutralizar a sarcosina na fase aquosa e produzir um pH de 4 a 8,5 e mais preferencialmente de 5 a 7. Para atingir essa faixa de pH, a sarcosina é de preferência neutralizada em 60 a 80%. Utiliza-se de preferência a sarcosina em ligeiro excesso molar em relação à base. A base está de preferência em uma taxa que varia de 1 a 6% em relação ao peso da composição.
[029] Entre os tensoativos aniônícos que podem ser usados para a presente invenção, podem ser citados os carboxilatos, os alquil sulfatos oxietilenados ou não, os sulfonatos, os alquil sulfoacetatos, os fosfatos, os peptídeos, os polipeptídeos, os derivados aniônícos de alquil poliglicosídeo, e suas misturas.
[030] Como carboxilatos, podem ser citados, por exemplo: - os amido etercarboxilatos (AEG) como o lauril amidoéter carboxi lato de sódio (3 OE) comercializado com a denominação Akypo Foam 30® pela Kao Chemicals; - os sais de ácidos carboxílicos polioxietilenados como o lauril éter carboxilato de sódio (C12-14-16 65/25-10} oxietilenados (6 OE) comercializado com a denominação Akypo Soft 45 NV® pela Kao Chemicals; os ácidos graxos de óleo de oliva polioxietilenados e de carboximetil, produto comercializado com a denominação Olivem 400® pela Biologia E Tecnologia; o tri-decil éter carboxilato de sódio oxíetilenado (6 OE) comercializado com a denominação Nikkol ECTD-6NEX® pela Nikkol; - os acetatos taís como o 2-(2-Hidroxialquilóxi) acetato de sódio comercializado com a denominação Beaulight Shaa pela Sanyo; - os alaninatos como o N-lauroil-N-metilamidopropionato de sódio comercializado com a denominação Sodium Nikkol Alaninate LN 30® pela Nikkol ou com a denominação Alanone Ale® pela Kawaken, e a N-lauroil N-metilalanína trietanolamina, comercializada com a denominação Alanone Alta® pela Kawaken; (3) os acilglutamatos como o mono-cooo i Iglutamato de trietanolamina comercializado com a denominação Acylglutamate GT-12® pela Ajinomoto, e o lauroil-glutamato de trietanolamina comercializado com a denominação Acylglutamate LT-12® pela Ajinomoto; (4) os aspartatos como a mistura de N-lauroilaspartato de trietanolamina e de N-miristoilaspartato de trietanolamina, comercializado com a denominação Asparack LM-TS2® pela Mitsubishi; (5) os glicinatos como o N-cocoilglicinato de sódio comercializado com as denominações Amilite GCS-12 e Amilite GCK-12 pela Ajinomoto; ■ os citratos tal como o monoéster cítrico de álcool de coco oxíetilenado (9 OA) comercializado com a denominação Witconol EC 1129 pela Goldschmidt; - os galacturonatos como o dodecil-D-galactosido uronato de sódio comercializado pela Soliance.
[031] Gomo alquil sulfatos oxietilenados ou não, podem ser citados, por exemplo, o lauril éter sulfato de sódio (C12-C14 70/30} {2,2 OE) comercializado com a denominação Sipon AOS 225® pela Cognis, o lauril éter sulfato de amônto (C12-14 70/30) (3 OE) comercializado com a denominação SIPON LEA 370® pela Cognis, o alquil (C12-C14) éter (9 OE) sulfato de amônio comercializado com a denominação Rhodapex AB/20 pela Rhodia Chimie, a mistura de lauril e oleil éter sulfato de sódio e magnésio comercializada com a denominação Empicol BSD 52 pela Albright & Wilson.
[032] Como sulfonatos, podem ser citados, por exemplo: (1) os alfa-olefinas sulfonatos como o alfa-olefina sulfonato de sódio {C14-C16) comercializado com a denominação Bio-Terge AS-40® e pela Stepar, com as denominações Witconate AOS Protege® e Sulframine AOS PH 12® pela Witco, o olefi na sulfonato de sódio secundário comercializado com a denominação Hostapur SAS 30® pela Clariant; (2) os isetlonatos como o cocoil-isetionato de sódio tal como o produto comercializado com a denominação Jordapon Cl P® pela Jordan; (3) os tauratos como o sal de sódio de metiitaurato de óleo de palmista comercializado com a denominação Hostapon CT Pate® pela Clariant; os N-acíl N-metiltauratos como o N-cocoil N-metiltaurato de sódio comercializado com a denominação Hostapon LT-SF® pela Clariant ou comercializado com a denominação Nikkol CMT-30-T® pela Nikkol, o palmitoil metiitaurato de sódio comercializado com a denominação Nikkol PMT® pela Nikkol.
[033] Como sulfosuccinatos, podem ser citados por exemplo o mono-sulfosuccinaío de álcool laurílico (C12/C14 70/30) oxíetilenado (3 OE) comercializado com as denominações Setacin 103 Special®, Rewopol SB-FA 30 K 4® pela Witco, o sal dissódico de um hemissulfosueinato dos álcoois C12-C14, comercializado com a denominação Setacin F Special Paste® pela Zschimmer Schwarz, o oleamidosulfosuccinato dissódico oxíetilenado (2 OE) comercializado com a denominação Standapol SH 135® pela Henkel, o mono-sulfosuccinato de amida láurica oxíetilenado {5 OE) comercializado com a denominação Lebon A-5000®pela Sanyo.
[034] Como fosfatos, podem ser citados, por exemplo, os monoalquilfosfatos e os dialquilfosfatos» tais como o mono-fosfato de laurila comercializado com a denominação MAP 20® pela Kao Chemicals, o sal de potássio do ácido dodecil-fosfórico, mistura de mono- e diéster {diéster majoritário) comercializado com a denominação Crafol AP-31® pela Cognis, a mistura de monoéster e de di-éster de ácido octilosfórico, comercializado com a denominação Crafol AP-20® pela Cognis, a mistura de monoéster e de diéster de ácido fosfórico de 2-butíloctanol etoxilado (7 rnols de OE), comercializado com a denominação Isofol 12 7 EO-Phosphate Ester® pela Condea.
[035] Como polipeptídeos {que são compostos obtidos por condensação de uma cadeia graxa com os aminoácidos de cereais e em particular do trigo e da aveia), podem ser citados, por exemplo, o sal de potássio da lauroil proteína de trigo hidrolisada, comercializado com a denominação Aminofoam W 20 OR® pela Croda; o sal de trietanolamina de cocoil proteína de soja hidrolisada, comercializado com a denominação May-Tein SY® pela Maybrook; o sal de sódio dos lauroil aminoácidos de aveia, comercializado com a denominação Proteol Oat® pela Seppic; o hidrolisado de colágeno enxertado com o ácido graxo de copra, comercializado com a denominação Geliderm 3000® pela Deutsche Gelatine; as proteínas de soja aciladas pelos ácidos de copra hidrogenados, comercializados com a denominação Proteol VS 22® pela Seppic.
[036] Como derivados aniônicos de alquil-poliglicosídeos podem ser citados em particular citratos, tartaratos, sulfosuccinatos, carbonatos e éteres de glicerol obtidos a partir dos alquil poliglicosídeos. Podem ser citados por exemplo o sal de sódio de éster tartárico de cocoilpoliglicosído (1,4), comercializado com a denominação Eucarol AGE-E® pela Cesalpinia; o sal dissódico de éster sulfosuccínico de cocoil poliglicosídeo (1,4), comercializado com a denominação Essai 512 MP® pela Seppic; o sal de sódio de éster cítrico de cocoil poliglicosídeo (1,4) comercializado com a denominação Eucarol AGE-EC© pela Cesalpinia; o lauril poliglicosídeo éter carboxilato de sódio comercializado com a denominação Plantapon LGC SORB pela Cognis.
[037] Serão usados de preferência sais de alquilefersulfatos de sódio com Ce-Cí4 que comportam de 1 a 30 grupos óxído de etileno, em particular os sais de metais alcalinos ou alcalino-terrosos, de amônio, de amina ou de aminoálcool e mais particularmente os sais de sódio e mais particularmente ainda os alquil(C12-C,4)etersulfatos de sódio oxietilenados que comportam um número médio de grupos oxido de etileno compreendido entre 1 e 4 e mais particularmente o Sodium Laureth Sulfate (nome CTFA), (i) [038] Os tensoativos anfóteros e zwitteriônicos de acordo com a presente invenção podem ser escolhidos entre as alquilbetaínas, as N-alquilamidobetaínas e seus derivados, as sultaínas, os alquil-poliaminocarboxilato (APAG), os alquilanfoacetatos e suas misturas.
[039] Como alquilbetaínas, podem ser citadas, por exemplo, a cocobetaína como o produto comercializado com a denominação Dehyton AB-30® pela Cognis ou os produtos comerciais Mirataine BB/FLA da Rhodia ou Empigen BB/FL da Huntsman; a laurilbetaína como o produto comercializado com a denominação Genagen KB® pela Clariant ou o produto comercializado com a denominação Empigen BB l LS® pela Huntsman; a laurilbetaína oxietilenada (10 OE), como o produto comercializado com a denominação Lauryleter (10 OE) Betai ne® pela Shin Nihon Rica; a estearilbetaína oxietilenada (10 OE) como o produto comercializado com a denominação Stearylether (10 OE) Betai ne® pela Shin Nihon Rica.
[040] Entre as N-alquilamídobetaínas e seus derivados, podem ser citadas, por exemplo, a cocamidopropil betaína comercializada com a denominação Lebon 2000 HG® pela Sanyo, ou com a denominação Empigen BB® pela Albright Wilson; a lauramídopropil betaína comercializada com a denominação Rewoteric AMB12P® pela Witeo.
[041] Como sultaínas, pode-se citar a coco i I -a m i dopro pi li d roxi -sulfobetaína comercializada com a denominação Grosultanine C-5Q® pela Croda.
[042] Como alquil-poliaminocarboxilatos (APAG), podem ser citados o cocoilpoliamíno-carboxilato de sódio comercializado com a denominação Ampholak 7 CX/C ® e Ampholak 7CX® pela Akzo Nobel; o estearil-poliamidocarboxilato de sódio com a denominação Ampholak 7 TX/C® pela Akzo Nobel; a carboximetiloleil-propilamina de sódio comercializada com a denominação Ampholak X07/C® pela Akzo Nobel.
[043] Como alquilanfoacetatos, podem ser citadas, por exemplo, a N-cocoil-N-carboximetoxietil-etilenodiamina N-dissódica (nome CTFA: disodium cocoamphodiacetate) como o produto comercializado com a denominação Miranol 2CM Concentrate NP® pela Rhodia Chimie; e a N-cocoil-N-hidroxietil-N-carboxímetil-etilenodiamina N-sódica (nome CTFA: sodium co coam ph oacetate).
[044] Serão mais particularmente utilizados entre os tensoativos anfóteros ou zwitteriônicos, as alquílbetaínas e mais preferencial mente a laurilbetanína e mais partícula rmente a lauril betaína em forma de solução aquosa a 30% em mistura com cloreto de sódio (nome INC I: Lauryl Betaine (e) Sodium Chloride) tal como o produto comercial Empigen BB/LS da Huntsman.
[045] As composições de acordo com a presente invenção contêm um ou mais tensoativo não iônicos. Trata-se de compostos bem conhecidos em si (ver em particular a esse respeito ‘ Handbook of Surfactants” por M.R. PORTER, edições Blackie & Son (Glasgow and London), 1991, pg 116-178). Assim, eles podem ser escolhidos em particular entre os álcoois graxos cuja cadeia graxa comporta de preferência de 8 a 2 átomos de carbono; os álcoois, os alfadióis, os alquilfenóis, os ácidos graxos, os ácidos graxos polietoxilados, polipropoxilados ou poüglicerolados, que possuem uma cadeia graxa que comporta, de preferência, de 8 a 20 átomos de carbono, e em que o número de grupos oxido de etileno ou óxido de propileno varia de preferência de 2 a 80 e o número de grupos glicerol pode variar em particular de 2 a 30. Podem também ser citados os copo lí meros de óxido de etileno e de propileno, os condensados de óxido de etileno e de propileno com álcoois graxos; as amidas graxas polietoxiladas que possuem de preferência de 2 a 30 rnols de óxido de etileno, as amidas graxas poligliceroladas que comportam em média 1 a 5 grupos glicerol e em particular de 1,5 a 4; as aminas graxas polietiloxiladas que possuem de preferência 2 a 30 rnols de óxido de etileno; os ésteres de ácidos graxos de s órbita no oxietilenados que possuem de 2 a 30 rnols de óxido de etileno; os ésteres de ácidos graxos da sacarose, os ésteres de ácidos graxos de polietilenoglicol, os alquilfCe-C^poliglicosidos, os derivados de N-alquil{CrCa4)glucamína, os óxídos de aminas tais como os óxidos de alquil (Gio-Cu)aminas ou os óxidos de N-acil(Cio*Ci4) aminopropilmorfolina; e suas misturas.
[046] Como alquilpoliglicosídeos, são utilizados de preferência os que contêm um grupo alquila que comporta de 6 a 30 átomos de carbono e de preferência de 8 a 16 átomos de carbono, e que contêm um grupo htdrófilo (glicosídeo) que compreende de preferência 1,2 a 3 unidades de sacarídeo. Como alquilpoliglicosídeos, podem ser citados por exemplo o decilglicosídeo (Alquil-C9/C11 poliglicosídeo (1,4}), como o produto comercializado com a denominação Mydol 10® pela Kao Chemicals, com a denominação Plantaren 2000 UP® pela Cognis, e com a denominação Oramix NS 10® pela Seppic; o caprilil/eapril glicosídeo como o produto comercializado com a denominação Oramix CG 110® pela Seppic; o laurílglicosídeo como os produtos comercializados com as denominações Plantaren 1200 N® e Plantacare 1200® pela Cognis; e o cocoglicosídeo como o produto comercializado co a denominação Plantacare 818/UP® pela Cognis.
[047] Os derivados de maltose são, por exemplo, os descritos no documento EP-A-566438 tais como a O-octanoil-6-D-maltose, ou ainda a O-decanoil-6'-D-maltose descrita no documento FR-2,739,556.
[048] Entre os álcoois graxos poliglícerolados, podem ser citados o dodecanodiol poliglicerolado (3,5 mois de glicerol), produto fabricado com a denominação Chimexane NF® pela Chimex.
[049] Os tensoativos não-iônicos preferidos entre: - os álcoois graxos que possuem uma cadeia graxa com C8-C20, mais preferencialmente cuja cadeia graxa é de Ce-C20i como, por exemplo, 0 álcool mirístico, 0 álcool láurico, 0 álcool estearílico e 0 octildodecanol; - os éteres políoxietilenados de álcoois graxos cuja cadeia graxa é de C8-C20, mais preferencialmente cuja cadeia graxa é de C12-C18, e que possui de 2 a 60, mais preferencialmente de 2 a 30 unidades de óxido de etileno. Entre esses compostos, podem ser citados por exemplo Oleth-30, Steareth-21, Cetefh-20, Laureth-4, Laureth*23.
[050] As composições da presente invenção podem conter ainda um agente gelificante e, por exemplo, conter pelo menos um hidrocarboneto líquido não volátil. Os termos "volátil" e “líquido" significam que esses materiais são líquidos à temperatura ambiente e possuem um ponto de ebulição superior a 200SC. Entre esses hidrocarbonetos líquidos, podem ser citados os óleos minerais, os líquido alifátícos ramificados. Esses líquidos possuem de preferência de 16 a 48 átomos de carbono, mais preferencialmente de 20 a 40 átomos de carbono e uma viscosidade cinética (medida de acordo com a norma ASTM D445) de 5 (5,0 x 106 m2/s) a 100 cSt (1,0 x 104 m2/s) e mais preferencialmente de 10 (1,0 x 1Q'5 m2/s) a 70 cSt (7,0 x 105 m2/s) a 40eC. Os hidrocarbonetos líquidos não-voláteis preferidos são escolhido entre os óleos minerais que possuem uma viscosidade cinética de 10 (1,0 x 10'5 m2/s) a 70 cSt (7,0 x 105 m2/s), os poli-isobutanos hidrogenados de peso molecular de 320 a 420 e suas misturas. O ou os hidrocarbonetos líquidos não voláteis estão de preferência presentes em concentrações inferiores ou iguais a 10% e de preferência inferiores ou iguais a 7% em peso em relação ao peso total da composição.
[051] As composições da presente invenção podem igualmente conter um agente gelificante auxiliar hidrossolúvel ou um agente espessante para melhorar a consistência e a estabilidade do gel ou para ajustar a viscosidade.
[052] Entre esses agentes gelificantes auxiliares, podem ser citados os polímeros hidroxialquilceluloses como hidroxietilcelulose ou hidroxipropilcelulose (produtos vendidos respectivamente com a denominação comercial Natrosol ou Klucel); os copo lí meros de ácido acrílico e de polial sacarose (produtos vendidos com a denominação comercial Carbopol); a carboximetil celulose e a celulose metil éter (produtos vendidos com a denominação comercial Methocel); as gomas naturais ou sintéticas, os amidos. Os agentes gelificantes auxiliares ou espessantes estão de preferência presentes em concentrações que variam de 0,01% a 5%, mais preferencialmente de 0,05 a 2% em peso e mais preferencialmente ainda de 0,01 a 2% em peso em relação ao peso total da composição.
[053] As composições de acordo com a presente invenção podem conter ainda uma variedade de ingredientes cosméticos clássicos para melhorar as qualidades estéticas e os desempenhos dessas composições.
[054] As composições de acordo com a presente invenção podem igualmente ainda conter adicionalmente um polímero catiônico condicionador para melhorar a lubrificação e o toque da pele após a raspagem dos pêlos. Podem ser citados por exemplo os sais de amônio quaternários da hidroximetilcelulose como Poliquaternio-10, Poliquaternio-24, [055] Podem igualmente ser citados os seguintes polímeros catiônicos: Poliquaternio 5 tal como o produto Merquat 5 comercializado pela Calgon;
Poliquaternio 6 tal como o produto Salcare SC 30 comercializado pela Ciba e o produto Merquat 10 comercializado pela Calgon;
Poliquaternio 7 tais como os produtos Merquat S, Merquat 2200 e Merquat 550 comercializados pela Calgon, e o produto Salcare SC 10 comercializado pela Ciba;
Poliquaternio 11 tal como os produtos Gafquat 755, Gafquat 755, Gafquat 755N e Gafquat 734 comercializado pela ISP;
Poliquaternio 15 tal como o produto Rohagit KF 720 F comercializadopelaRohm;
Poliquaternio 16 tal como os produtos Luviquat FG905, Luviquat FC370, Luviquat HM552 e Luviquat F550 comercializado pela BASF;
Poliquaternio 22 tal como o produto Merquat 280 comercializado pela Calgon;
Poliquaternio 28 tal como o produto Styleze CC10 comercializado pela ISP;
Poliquaternio 39 tal como o produto Merquat Plus 3330 comercializado pela Calgon;
Poliquaternio 44 como o produto Luviquat Gare comercializado pela BASF;
Poliquaternio 46 tal como o produto Luviquat Hold comercializado pela BASF;
Poliquaternio 47 tal como o produto Merquat 2001 comercializado pela Calgon.
[056] Podem também ser usados como polímero catiônico os guares catiônicos tais como o produto Jaguar comercializado pela Rhodia.
[057] O ou os polímeros catiônicos condicionadores estão presentes de preferência em concentrações que variam de 0,05 a 2% em peso, mais preferencialmente de 0,1 a 1% em peso em relação ao peso total da composição.
[058] Outros aditivos podem também ser usados nas composições da presente invenção como; - os umectantes como o sorbitol; - os emolientes tais como os ésteres graxos como o minstado de isopropila, o oleato de decila, o palmitato de 2-etil hexila, o PEG-7 Cocoato de Glicerila e o Linoleato de Glicerila; os éteres graxos propoxilados como o PPG-10 Cetil Éter e o PPG-11 Estearil Éter; os di- ou triglicerídeos como a lecitina, a mistura de triglicerídeos cáprico/caprílico, o PEG-10 soja esterol, os óleos vegetais; - os agentes refrescantes e os agentes calmantes como o mentol, o aloe, a alantoína, a lanolina, o bisabolol, o ácido hialurônico; - os lubrificantes como os poIíetilenoglícóis (o PEG-14M, PEG-23M), os tensoativos fluorados, os silicones {por exemplo; dimeticona, dimetieona copoliol, estearil dimeticona, cetil dimeticona copoliol, ciclometicona, etc); - as vitaminas incluindo os precursores e os derivados como o pantenol, o tocoferil acetato, a niaciamida, o retinil palmitato, a vitamina A palmitato; - os corantes; - os perfumes; - os antioxidantes; - os antibacterianos e/ou os antifúngicos; os conservantes (por exemplo: metilcloroísotiazolina, metilisotiazolinona, DMDM hidantoína, iodopropinil butilcarbamato); - as cargas.
[059] Entre as cargas utilizáveis de acordo com a presente invenção, podem ser citados os pós orgânicos. Entende-se na presente invenção por “pó orgânico" todo sólido insolúvel no meio à temperatura ambiente (25O).
[060] Como pós orgânicos utilizáveis na composição da presente invenção, podem ser citados, por exemplo, as partículas de poliamida e em particular as que são vendidas com o nome de Orgasol pela Atochem; os pós de polietileno; as microesferas à base de copolímeros acrílicos, tais como as que são feitas de copolímero dimetacrilato de etileno glicol/ metacrilato de laurila vendidas pela Dow Corning com a denominação Polytrap; as microesferas de polimetacrilato de metila, comercializadas com a denominação Mícrosphere M-100 pela Matsumoto ou com a denominação Covabead LH85 pela Wackberr; os pós de copolímero etileno-acrilato, como os que são comercializados com a denominação Flobeads pela Sumitomo Seika Chemicals; os pós expandidos tais como as microesferas ocas e em particular, as microesferas formadas de um terpolímero de cloreto de vinilideno, de acrilonitrila e de metacrilato comercializadas com a denominação Expancel pela Kemanord Plast sob as referências 551 DE 12 (granulometria de cerca de 12 pm e massa volúmica 40 kg/m3), 551 DE 20 (granulometria de cerca de 30 pm e massa volúmica 65 kg/m3), 551 DE 50 (granulometria de cerca de 40 pm), ou as microesferas comercializadas com a denominação Micropearl F 80 ED pela Matsumoto; os pós de materiais orgânicos naturais tais como os pós de amido, em particular de amidos de milho, de trigo ou de arroz, reticulados ou não, tais como os pós de amido reticulado com o anidrido octenilsucinato, comercializados com a denominação Dry-Flo pela National Starch; as microgotas de resina de silicone tais como as que são comercializadas com a denominação Tospearl pela Toshiba Silicone, em particular Tospearl 240; os pós de aminoácidos tais como o pó de lauroil lisina comercializado com a denominação Amihope LL-11 pela Ajínomoto; as partículas de microdispersão de cera, que possuem de preferência dimensões médias inferiores a 1 pmeem particular que variam de 0,02 μιτι a 1 pm, e que são constituídas essencialmente de uma cera ou de uma mistura de ceras, tais como os produtos comercializados com a denominação Aquacer pela Byk Cera, e em particular; Aquacer 520 (mistura de ceras sintéticas e naturais), Aquacer 514 ou 513 (cera de polfetileno), Aquacer 511 (cera polimérica), ou tais como os produtos comercializados com a denominação Jonwax 120 pela Johnson Polymer (mistura de ceras de polietileno e de parafina) e com a denominação Cerafiour 961 pela Byk 50 Cera (cera de polietileno modificada micronizada); e suas misturas.
[061] Evidente mente, o técnico no assunto tomará todos os cuidados ao escolher o ou os eventuais compostos complementares citados acima e/ou suas quantidades de tal modo que as propriedades vantajosas intrinsecamente ligadas às composições de acordo com a presente invenção não sejam, ou não sejam substancíalmente, alteradas pela ou pelas adições consideradas.
[062] De acordo com uma forma particular da presente invenção, as composições para raspar os pêlos podem se apresentar em forma de espuma de barbear. As espumas de barbear estão em geral na forma de emulsão óleo em água na qual a fase aquosa contém em geral um tensoatívo aniônico hidrossolúvel. O produto é geralmente condicionado em um recipiente aerossol monobloco no qual o agente propelente está em mistura com o sumo; a espuma se forma na saída do dispositivo aerosol.
[063] O agente propelente é escolhido de preferência entre os hidrocarbonetos voláteis e os hidrocarbonetos voláteis halogenados. O ponto de ebulição do agente propelente varia de preferência de -20 a 40SC. Os agentes propelentes utilizáveis de acordo com a presente invenção são escolhidos entre os hidrocarbonetos alifáticos com C4-C6 tais como n-pentano, ísopentano, neopentano, n-butano, isobutano e suas misturas. Mais preferencialmente, será utilizada uma mistura isopentano/butano/propano. 0 agente propelente está de preferência presente em concentrações que variam de 1 a 10% em peso e mais preferencialmente de 2 a 6% em peso em relação ao peso total da composição.
[064] De acordo com uma forma particularmente da presente invenção, as composições para barbear podem se apresentar na forma de gel auto-espumante. Essas formulações se apresentam na forma de uma emulsão óleo-em-água na qual o agente auto-espumante, geralmente um hidrocarboneto alifátlco volátil (isto é, com ponto baixo de ebulição) é solubilizado na fase oleosa e a fase aquosa compreende um tensoativo aniônico hidrossolúvel, O produto é geralmente condicionado em um recipiente aerossol com uma separação tal como um pistão ou uma bolsa flexível para separar o agente auto-espumante do agente propelente necessário para e expulsão do produto, O dispositivo pode também ser um tubo flexível: um frasco bomba ou um frasco com parede deformável. O produto é aplicado em forma de um gel transparente, translúcido ou opaco que é substancialmente sem espuma até o espalhamento sobre a pele, momento no qual se forma uma espuma por evaporação do agente espumante hidrocarboneto volátil.
[065] O agente auto-espumante é escolhido de preferência entre os hidrocarbonetos voláteis e os hidrocarbonetos voláteis halogenados que possuem um ponto de ebulição suficientemente baixo para permitir que estes últimos evaporem e façam o gel espumar quando ele é aplicado sobre a pele e um ponto de ebulição suficientemente elevado para evitar a produção prematura de espuma. O ponto de ebulição do agente espumante varia de preferência de -20 a 40-C, O agente auto-espumante é escolhido de preferência de modo a formar uma pressão de vapor a 20eC de 3 a 20 psig (1,4 x 105 Pa) e de preferência de 5 (3,4 x 104 Pa) a 15 psig {1,0 x 1G5 Pa). Os agentes alifáticos com C4-C6 tais como n-pentano, isopentano, neopentano, n- butano, isobutano e suas misturas. Mais preferenciaimente, será usada uma mistura isopentano/isobutano em uma realização em peso que varia de 1/1 a 3/1. O agente auío-espumante está de preferência presente em concentrações que variam de 1 a 8% em peso e mais preferenciaimente de 2 a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
[066] A presente invenção trata igualmente de um kit para barbear caracterizado pelo fato de que compreende: (a) pelo menos uma composição para barbear tal como definida acima e (b) pelo menos um barbeador em particular descartável e eventualmente [067] (c) um meio para espalhar uma composição para barbear.
[068] Os exemplos dados as seguir servem para ilustrar a presente invenção. As quantidades estão indicadas em % em peso em relação ao peso total da composição e os nomes dos compostos estão indicados em nomes químicos ou nomes INCI dependendo dos casos.
Exemplos 1 e2 Sumo Espuma para Barbear (*) não corresponde à presente invenção [069] Efetua-se um teste comparativo entre esses dois sumos de espumas de barbear com o objetivo de mostrar sua influência no inchaço do pêlo e no seu amolecimento quando é imerso em uma composição para barbear depois de ter sido previa mente imerso em água. Mede-se a força de flexão da fibra assim imersa.
[070] Amostras de pêlo são inseridas em placas corpos de prova de provetas de plástico do tipo flip tip" que comportam uma extremidade livre. O comprimento da amostra de pêlo livre que é submetido ao teste é de 5 mm. O pêlo é orientado no sentido raiz-ponta.
[071] A amostras são imersas durante 10 minutos em água e 10 minutos na composição para barbear 1 ou 2.
[072] Medem-se após a imersão, a força de flexão do pêlo tratado ou não tratado com o produto para barbear por meio de um aparelho do tipo Diastron FBS 900 que registra a força necessária para dobrar a fibra. Esse aparelho é dotado de um cilindro rotativo, Ele permite medidas em diferentes eixos do pêlo de modo a levar em conta sua flexibilidade.
[073] A partir da força medida e depois normalizada pelas dimensões da amostra, calcula-se a tensão e determina-se o módulo de flexão.
[074] Os parâmetros usados com esse aparelho são: Força mínima de detecção: 2 mg Velocidade de deslocamento: 0,05 mm/s Deslocamento vertical máximo: 0,4 mm Ângulo: 0Θ Distância Cilindro/Corpo de Prova: 2 mm Taxa de aquisição: 10 Hz [075] Calcula-se em seguida a taxa de diminuição da rigidez do pêlo tratado pela composição para barbear em relação à que é medida com o pêlo não tratado {imerso na água). Observa-se que a composição 2 de acordo com a presente invenção que compreende o ácido capriloil salicílico permite amolecer mais o pêlo e, portanto, melhorar o barbeamento em relação à composição 1 que não compreende um derivado salicílico.
Reivindicações

Claims (5)

1. USO DE PELO MENOS UM DERIVADO DO ÁCIDO SALICÍLICO de fórmula (I), que é o ácido 5-n-octanoil salicílico (ou ácido capriloi! salicílico) com a seguinte fórmula: e/ou um de seus sais, caracterizado por ser em uma composição cosmética para barbear, em um meio cosmeticamente aceitável, em teores que variam de 0,1% a 1 % em peso em relação ao peso total da composição,
2. PROCESSO DE BARBEAR A PELE, em particular a pele do rosto dos homens, caracterizado por compreender pelo menos as seguintes etapas: a) aplica-se sobre a área da pele a ser barbeada uma composição, conforme definida na reivindicação 1; b) raspam-se os pêlos com um barbeador,
3. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelaa área da pele tratada será massageada durante um tempo que varia de 20 segundos a 3 minutos e então os pêlos são raspados e enxaguados com água,
4. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 2 a 3, caracterizado pela composição para barbear se apresenta na forma de loção, de creme, de gel, de espuma, de gel auto-espumante.
5. KIT PARA BARBE A R, caracterizado por compreende r: (a) pelo menos uma composição para barbear, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 4 e (b) pelo menos um barbeador em particular descartável e eventual mente (c) um meio para espalhar uma composição para barbear.
BRPI0903486A 2008-10-08 2009-09-21 uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico, processo de barbear a pele, e kit para barbear BRPI0903486B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0856811A FR2936705B1 (fr) 2008-10-08 2008-10-08 Procede de rasage utilisant des derives de l'acide salicylique

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0903486A2 BRPI0903486A2 (pt) 2010-06-22
BRPI0903486B1 true BRPI0903486B1 (pt) 2016-11-08

Family

ID=40809776

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903486A BRPI0903486B1 (pt) 2008-10-08 2009-09-21 uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico, processo de barbear a pele, e kit para barbear

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8663614B2 (pt)
EP (1) EP2191815B1 (pt)
BR (1) BRPI0903486B1 (pt)
ES (1) ES2670221T3 (pt)
FR (1) FR2936705B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110200650A1 (en) * 2010-02-17 2011-08-18 James Robert Schwartz Non-Aerosol Personal Care Compositions Comprising An Anti-Irritation Agent
FR3087340B1 (fr) * 2018-10-18 2020-11-06 Oreal Composition cosmetique comprenant un acide carboxylique, un polysaccharide, et des tensioactifs, son procede et son utilisation

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2581542B1 (fr) * 1985-05-07 1988-02-19 Oreal Compositions topiques destinees au traitement de la peau a base de derives de l'acide salicylique
LU87408A1 (fr) * 1988-12-16 1990-07-10 Oreal Utilisation de derives salicyles pour le traitement du vieillissement de la peau
US5204093A (en) * 1989-04-06 1993-04-20 Victor Steven A Shaving cream composition for the treatment of acne vulgaris and pseudofolliculitis barbae and method of producing and using same
FR2689131B1 (fr) 1992-03-30 1994-05-20 Oreal Procede de preparation de monoesters majoritairement en position 6' du d-maltose et leur utilisation dans les domaines cosmetique, bucco-dentaire, pharmaceutique et alimentaire.
US6001340A (en) 1993-03-30 1999-12-14 Steven E. Rosen Topical compositions and methods for treating Pseudofolliculitis barbae and ingrown hair
FR2739556B1 (fr) 1995-10-04 1998-01-09 Oreal Utilisation de carbohydrates pour favoriser la desquamation de la peau
US20040161392A1 (en) * 2003-02-19 2004-08-19 L'oreal S.A. Skin peeling composition and method
US8343519B2 (en) 2003-02-19 2013-01-01 L'oreal S.A. Chemical enhancer and method
FR2899470B1 (fr) * 2006-04-10 2012-05-25 Clarins Lab Composition cosmetique preparant la peau au rasage

Also Published As

Publication number Publication date
FR2936705B1 (fr) 2010-12-17
BRPI0903486A2 (pt) 2010-06-22
US20100224204A1 (en) 2010-09-09
FR2936705A1 (fr) 2010-04-09
ES2670221T3 (es) 2018-05-29
EP2191815A1 (fr) 2010-06-02
US8663614B2 (en) 2014-03-04
EP2191815B1 (fr) 2018-03-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7776318B2 (en) Liquid cleaning composition comprising at least one anionic surfactant and its use for cleansing human keratin materials
US5902574A (en) Shaving preparation for improved shaving comfort
RU2695615C1 (ru) Пенообразующая композиция, содержащая, по меньшей мере, одно поверхностно-активное вещество типа глицината
RU2420260C2 (ru) Самовспенивающийся гель без мыла на основе n-ацилсаркозина, способ бритья
EP1661975B1 (fr) Composition liquide de nettoyage à base de tensioactifs anioniques; utilisations pour le nettoyage des matières keratiniques kératiniques humaines
US20060210612A1 (en) Make-up-removing article
BRPI1005097A2 (pt) composiÇço de limpeza e processo de limpeza de uma matÉria queratÍnica
JP2006241150A (ja) 化粧メイクアップ除去製品
US20080200545A1 (en) Peeling process with surfactants
US20100111887A1 (en) Composition with a heating effect containing foaming surfactants
US20080178898A1 (en) Soap-free shaving foam based on N-acylsarcosinate and free linear saturated fatty acid and shaving process thereof
US20070213242A1 (en) Foaming composition
WO2009083895A1 (en) Personal care compositions containing skin conditioning agents
JP4181153B2 (ja) 発泡性クレンジング組成物
ES2328975T3 (es) Gel de afeitado autoespumante sin jabon a base de n-acilsarcosina, procedimiento de afeitado.
BRPI0903486B1 (pt) uso de pelo menos um derivado do ácido salicílico, processo de barbear a pele, e kit para barbear
JP2007246510A (ja) 起泡性化粧品組成物
WO2016030514A1 (en) Foaming composition comprising at least one surfactant of the n-acylsarcosinate type
WO2009130246A1 (en) Cosmetic composition with a heating effect in aerosol form
EP2642970A1 (en) Method for shaving the skin using amphiphilic aminopolyorganosiloxanes; soap-based compositions comprising them
US20060018865A1 (en) Foaming cleansing composition
WO2022137030A1 (en) Compositions comprising cocamidopropyl betaine and at least one fatty acid

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.