BRPI0902467A2 - sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida - Google Patents

sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902467A2
BRPI0902467A2 BRPI0902467A BRPI0902467A2 BR PI0902467 A2 BRPI0902467 A2 BR PI0902467A2 BR PI0902467 A BRPI0902467 A BR PI0902467A BR PI0902467 A2 BRPI0902467 A2 BR PI0902467A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sachet
permeable layer
openings
filler
water
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Frederike Ingeborg Heijdel
Der Veen Jos Christiaan Van
Gustaaf Frans Brouwer
Os Ivo Van
Koning Wenda Corina De
Original Assignee
Sara Lee De Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sara Lee De Nv filed Critical Sara Lee De Nv
Priority to BRPI0902467A priority Critical patent/BRPI0902467B1/pt
Publication of BRPI0902467A2 publication Critical patent/BRPI0902467A2/pt
Publication of BRPI0902467B1 publication Critical patent/BRPI0902467B1/pt

Links

Landscapes

  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)

Abstract

SACHE PARA PRODUZIR UMA BEBIDA, PORTA-SACHE, CONJUNTO DE UM PORTA-SACHE E UM SACHE, E, MéTODO PARA PRODUZIR UMA BEBIDA Sachê para produzir uma bebida, provido com uma primeira camada permeável e uma segunda camada permeável oposta à primeira camada permeável. O sachê é ademais provido com um enchimento arranjado entre a primeira e segunda camadas permeáveis. O sachê é arranjado para receber água pressurizada pela primeira camada permeável, para dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte do enchimento na água pressurizada recebida. O sachê é arranjado para liberar pela segunda camada permeável a água com a pelo menos parte do enchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo. A primeira camada permeável tem uma pluralidade de aberturas para receber a água pressurizada. As aberturas têm um tamanho dimensionado para estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro do enchimento.

Description

"SACHÊ PARA PRODUZIR UMA BEBIDA, PORTA-SACHE,CONJUNTO DE UM PORTA-SACHÊ E UM SACHÊ, E, MÉTODO PARAPRODUZIR UMA BEBIDA"
A invenção relaciona-se a um sachê para produzir uma bebida,provido com uma primeira camada permeável e uma segunda camadapermeável oposta à primeira camada permeável, ademais provido com umenchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadas permeáveis. Ainvenção ademais relaciona-se a um porta-sachê provido com uma cavidadepara receber o sachê. A invenção também relaciona-se a um conjunto dosachê, ao porta-sachê e/ou uma máquina de café. Além disso, a invençãorelaciona-se a um método para produzir uma bebida usando um sachê providocom uma primeira camada permeável e uma segunda camada permeáveloposta à primeira camada permeável, ademais provido com um enchimentoarranjado entre a primeira e segunda camadas permeáveis.
Tal sachê é conhecido por exemplo de EP 1 398 279. Nisso,um sachê é descrito que é adequado para fazer cappuccino. Exceto para fazerbebidas baseadas em café, há uma necessidade para fazer outras bebidas desachês igualmente. Porém, se mostra que para algumas bebidas, o processo dedissolver, dispersar e/ou extrair o enchimento por meio da água recebida éinsuficiente. Como resultado, uma bebida bastante aguada é obtida. Esteproblema limita uma extensão adicional de geração de bebida baseada emsachê fora do domínio de bebidas baseadas em café. Tal extensão seriaaltamente desejável, como máquinas para geração baseada em sachê debebidas baseadas em café já estão difundidas. Tal extensão assim beneficiariauma grande quantidade das pessoas.
E portanto um objetivo da invenção prover um sachêmelhorado, que é adequado para fazer bebidas que se beneficiam dedissolução, dispersão e/ou extração aumentada do enchimento.
Por conseguinte, a invenção provê um sachê para produziruma bebida, provido com uma primeira camada permeável e uma segundacamada permeável oposta à primeira camada permeável, ademais providocom um enchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadaspermeáveis, em que o sachê é arranjado para receber água pressurizada, epreferivelmente quente, pela primeira camada permeável, para dissolver,dispersar e/ou extrair pelo menos parte do enchimento na água pressurizadarecebida, e para liberar pela segunda camada permeável a água com a pelomenos parte do enchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo, emque a primeira camada permeável tem uma pluralidade de aberturas parareceber a água pressurizada, quais aberturas têm um tamanho dimensionadopara estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro doenchimento. Em uso, a água passará à primeira camada permeávelpredominantemente pelas aberturas. Como uma área total das aberturas émenor do que uma área de superfície total da primeira camada permeável,uma taxa de fluxo de influxo relativamente grande da água pressurizada érealizada pelas aberturas. Devido à taxa de fluxo relativamente grande, esteinfluxo experimentará uma resistência de fluxo relativamente grande peloenchimento e/ou segunda camada permeável. Como resultado, parte da águaserá defletida lateralmente, isto é, aproximadamente paralela com a primeira esegunda camadas permeáveis, e possivelmente até mesmo em uma direçãoatrás para a primeira camada permeável. Deste modo, um movimento deturbilhonamento da água dentro do enchimento pode ser criado. Comoresultado do movimento de turbilhonamento, dissolução, dispersão e/ouextração da pelo menos parte do enchimento na água é aumentada.
Ao usar sachês conhecidos, normalmente só uma pequenaquantidade do enchimento é dispersa, que pode expor um pequeno resíduo nabebida depois que deixou o sachê. Porém, devido ao turbilhonamento,dispersão signiflcante pode acontecer dentro do sachê. Promoverturbilhonamento deste modo vai contra uma crença comum que dispersão doenchimento deveria ser evitada, para impedir formação do resíduo na bebida.
De acordo com a invenção, as aberturas têm um tamanhodimensionado para estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentrodo enchimento. Estará claro à pessoa qualificada que, se as aberturas forempequenas demais, a taxa de fluxo do influxo pelas aberturas é pequenademais. Como um resultado, muito pouca água fluirá pelo sachê, ou a águapode até mesmo entrar ou passar ao sachê por outros caminhos que não pelasaberturas. Estará ademais claro à pessoa qualificada que, se as aberturasforem grandes demais, água bastante pode fluir pelo sachê, mas o aumento emtaxa de fluxo de influxo efetuado será pequeno demais, de forma que nenhumou só jatos fracos serão formados.
Preferivelmente, as aberturas têm um tamanho dimensionadopara criar jatos da água no enchimento. Desse modo, movimento deturbilhonamento da água dentro do enchimento pode ser obtido, como taljatos relacionam-se a uma velocidade relativamente grande da águapressurizada pelas aberturas.
Pode estar claro que permeabilidade da primeira camadapermeável é causada pelo menos pelas aberturas, de forma que,opcionalmente, a primeira camada permeável pode ser um substrato casocontrário impermeável.
De acordo com o objetivo de prover um sachê melhorado, ainvenção provê também provê um sachê para produzir uma bebida dechocolate tal como um drinque de chocolate, provido com uma primeiracamada permeável e uma segunda camada permeável oposta à primeiracamada permeável, ademais provido com um enchimento arranjado entre aprimeira e a segunda camadas permeáveis, em que o sachê é arranjado parareceber água pressurizada, e preferivelmente quente, pela primeira camadapermeável, para dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte doenchimento na água pressurizada recebida, e para liberar pela segundacamada permeável a água com a pelo menos parte do enchimento dissolvido,disperso e/ou extraído no mesmo, em que o enchimento tem um peso de pelomenos 11 g, preferível pelo menos 13 g, mais preferivelmente pelo menos 15g e contém um ingrediente de chocolate, e em que, em uso, uma solubilidadedo enchimento preferivelmente é pelo menos 60 por cento por peso, maispreferivelmente pelo menos 80 por cento por peso. Tal solubilidade pode serobtida por adaptação própria da estrutura granular do enchimento. Porexemplo, um tamanho de grão pode ser ajustado para estar em uma faixa emque a solubilidade é alcançada. Pode estar claro à pessoa qualificada que asolubilidade também é dependente das propriedades do sachê, tal como umapermeabilidade e composição da segunda camada permeável, e uma espessurado enchimento medida em uma direção transversal à primeira e segundacamadas permeáveis.
Além disso, a solubilidade é dependente de uma pressão etemperatura da água preferivelmente quente.
Experiências executadas pelo inventor mostraram que, emparticular, a combinação do enchimento tendo um peso de pelo menos 15 g, ea solubilidade sendo pelo menos 80 por cento por peso, produz uma bebida dechocolate de alta qualidade. Um peso mais alto do enchimento pode promovera solubilidade.
Preferivelmente, a primeira camada permeável do sachê paraproduzir a bebida de chocolate tem uma pluralidade de aberturas para recebera água pressurizada, quais aberturas têm um tamanho dimensionado paraestabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro do enchimento.Deste modo, uma ou mais vantagens do sachê para produzir a bebida tambémpodem ser obtidas para o sachê para produzir a bebida de chocolate. Taisaberturas promovem alcançar uma alta solubilidade, por exemplo, asolubilidade de pelo menos 60 por cento por peso ou a solubilidade de pelomenos 80 por cento por peso.Concretizações e variações adicionais podem se relacionar aum ou ambos do sachê para produzir uma bebida de chocolate e o sachê paraproduzir uma bebida.
Em uma concretização, o enchimento contém um ingredientede leite, por exemplo leite em pó, e preferivelmente contém um ingrediente desabor. Deste modo, uma bebida baseada em leite, e preferivelmentearomatizada, pode ser obtida. Em uma concretização, o enchimento contémum ingrediente de café, tal como café torrado e moído, ou café instantâneo.
Preferivelmente, o enchimento contém ambos o ingrediente de café e oingrediente de leite. O enchimento contendo o ingrediente de café semqualquer ingrediente de leite é considerado igualmente valioso. Em umaconcretização, o ingrediente de chocolate é, pelo menos em parcialmente epossivelmente substituído completamente pelo ingrediente de leite e/ouingrediente de café. Foi achado que também estas possibilidades para oenchimento podem se beneficiar de uma ou mais vantagens da invenção. Éreconhecido entretanto que bebidas que contêm café, ou leite e café (tal comocappucino), podem ser feitas alternativamente com sachês que não estão deacordo com a invenção.
Preferivelmente, uma dimensão, tal como um diâmetro, deaberturas individuais da pluralidade de aberturas está em uma faixa de 0,2mm a 0,5 mm. Foi achado experimentalmente pelo inventor que aberturasdimensionadas deste modo conduzem a turbilhonamento eficiente.
Preferivelmente, as aberturas têm uma forma circular. Alternativamente, asaberturas podem ter uma forma retangular. Então, a dimensão das aberturasindividuais pode ser uma largura ou comprimento das aberturas individuais.
Alternativamente, as aberturas podem ter uma forma aproximadamenteelipsoidal. Então, a dimensão das aberturas individuais pode ser um diâmetromínimo ou um diâmetro máximo das aberturas individuais. Pode estar claroque outras formas das aberturas são possíveis igualmente.Em uma concretização, um número total da pluralidade deaberturas é arranjado para estabelecer movimento de turbilhonamento da águadentro do enchimento. Foi reconhecido pelo inventor que o número total deaberturas também influencia a taxa de fluxo de influxo pelas aberturas, comoa quantidade de água recebida é distribuída através do número total deaberturas do sachê.
Preferivelmente, o número total da pluralidade de aberturasestá em uma faixa de 30 a 70, e preferivelmente é quase igual a 50. Foiachado experimentalmente pelo inventor que, se o número total de aberturasestiver dentro desta gama, turbilhonamento eficiente pode ser obtido,especialmente se as dimensões, tais como os diâmetros, das aberturasindividuais estiverem na faixa de 0,2 mm a 0,5 mm.
Em uma concretização, a primeira camada permeável ésubstancialmente impermeável fora das aberturas. Preferivelmente, de formaque a primeira camada permeável seja fechada, exceto para as aberturas. Istopode intensificar uma intensidade do turbilhonamento, como a águapressurizada só pode entrar no sachê pelas aberturas, de forma que a taxa defluxo de influxo é aumentada ademais. Porém, alternativamente, pode haveruma permeabilidade adicional pela primeira camada permeável fora dasaberturas. Pode estar claro que preferivelmente, em uso, uma taxa de fluxohabilitada por esta permeabilidade adicional é muito menor do que a taxa defluxo de influxo pelas aberturas.
Em uma concretização, o sachê é provido com uma estruturaseparadora que forma paredes que se estendem da primeira camada permeávelà segunda camada permeável formam canais de fluxo que são mutuamenteseparados pelas paredes, em que um canal de fluxo individual se estende dapelo menos uma abertura da pluralidade de aberturas à segunda camadapermeável. Por exemplo, um canal de fluxo está em conexão de fluido com apelo menos uma abertura. Assim, uma ou mais aberturas podem dar entrada aum canal de fluxo. As paredes podem promover essa água deturbilhonamento, que em uso é defletida em uma direção aproximadamenteparalela com a primeira e segunda camadas permeáveis, será ademaisdefletida em uma direção atrás para a primeira camada permeável. Destemodo, dissolução, dispersão e/ou extração dentro do sachê é ademaispromovida. Combinando a pluralidade de aberturas com a estruturaseparadora, um modo bastante eficiente de dissolver, dispersar e/ou extrair apelo menos parte do enchimento na água é habilitada.
Preferivelmente, uma área de seção transversal por canal defluxo individual, medida em paralelo com a primeira e/ou segunda camadapermeável, está em uma faixa entre 0,6 e 1,2 cm . Foi achadoexperimentalmente pelo inventor que deste modo, turbilhonamento eficientepode ser alcançado.
Em uma concretização, as paredes da estrutura separadora sãoprovidas com uma pluralidade de rebaixos adjacentes à segunda camadapermeável. Foi achado experimentalmente pelo inventor que deste modo maisdo enchimento pode ser dissolvido, disperso e/ou extraído na bebida que éliberada do sachê, isto é, um rendimento de preparo mais alto, ou, em outraspalavras, uma solubilidade mais alta, pode ser alcançada.
Preferivelmente, os rebaixos têm uma profundidade ao longodas paredes dos canais de fluxo que está em uma faixa de 1 mm a 4 mm. Estafaixa foi achada dar uma ótima melhoria do rendimento de preparo, isto é, dasolubilidade.
Em uma concretização, a estrutura separadora forma umaparede lateral de sachê. Deste modo, pode ser prevenido que, em uso, oenchimento se moverá pelo menos parcialmente fora da estrutura separadora.Porém, isto pode ir às custas da solubilidade do enchimento. Portanto, osrebaixos são especialmente valiosos nesta concretização.
Em uma concretização, entrada da água pressurizada a canaisde fluxo individuais é provida por no máximo cinco aberturas por canal defluxo, preferivelmente por no máximo duas aberturas por canal de fluxo, maispreferivelmente por no máximo uma abertura por canal de fluxo. Se váriasaberturas por canal de fluxo se tornarem grandes demais, um efeitointensificador das paredes da estrutura separadora que forma o canal de fluxodiminui. Esta diminuição é mais forte para furos relativamente grandes,enquanto esta diminuição é mais fraca para furos relativamente pequenos.
Em uma concretização, as aberturas têm um tamanhodimensionado para estabelecer movimento der turbilhonamento da águadentro do enchimento, enquanto uma pressão da água próxima, tal comodiretamente antes da primeira camada permeável menos uma pressão dabebida próxima, tal como diretamente depois da segunda camada permeável,está em uma faixa de 0,2 a 2,0 bar; e preferivelmente está em uma faixa de0,4 a 1,7 bar, mais preferivelmente cerca de 0,4 bar, cerca de 1,2 bar, cerca de1,4 bar, ou cerca de 1,7 bar. Pelo menos uma de tais diferenças de pressãopode ser alcançada por meio de uma máquina de café da marca Senseo.
De acordo com um aspecto da invenção, o sachê é arranjadopara produzir uma bebida de chocolate, este aspecto é considerado ser deimportância particular. Por outro lado, bebidas de chocolate são apreciadaspor muitas pessoas pelo mundo. Por outro lado, bebidas de chocolate sãobastante difíceis de obter, em particular de um enchimento seco. Portanto, umsachê de acordo com a invenção é especialmente adequado para produzir umabebida de chocolate.
Em uma concretização, o sachê, em uma direção perpendicularà primeira e segunda camadas permeáveis, tem uma espessura de pelo menos15 mm, preferivelmente de pelo menos 17 mm. Comparado a sachêsconhecidos, tal espessura grande é excepcional. Escolher tal espessura ésurpreendente, por que tal sachê não se encaixa em porta-sachês conhecidosde máquinas de café, em particular as máquinas de café bem conhecidas epopulares da marca Senseo. Por outro lado, esta espessura contribui para umgosto mais forte da bebida, especialmente de uma bebida de chocolate.
Preferivelmente, o enchimento é um enchimento seco.Preferivelmente, o enchimento seco tem uma estrutura granular. Um sachêtendo um enchimento seco não tem que ser impermeável à água, umidade, eoutros líquidos durante armazenamento. Um enchimento líquido porémrequer uma proteção que precisa ser removida ou aberta, antes que umabebida possa ser feita. Isto requereria operação de consumidor, que conduz aconveniência mais baixa e chances de enganos. Um exemplo de um produtolíquido é o produto "Chocomel Hot" conhecido. Uma cápsula do produto"Chocomel Hot" contém um líquido concentrado, e precisa ser aberta ao topoantes de uso, removendo uma tampa e perfurando o fundo enquantocolocando a cápsula em um porta-cápsula dedicado.
E um objetivo adicional da invenção prover um porta-sachêmelhorado.
Por conseguinte, a invenção provê um porta-sachê providocom uma cavidade para receber um sachê de acordo com a invenção, usandotal porta-sachê, uma ou mais vantagens de um sachê de acordo com ainvenção podem ser realizadas.
Em uma concretização, a cavidade é arranjada para receber osachê com a segunda camada permeável confrontando uma parte de fundo dacavidade, em que uma profundidade da cavidade em uma direçãoperpendicular à segunda camada permeável é pelo menos 15 mm,preferivelmente pelo menos 17 mm. Escolher esta profundidade ésurpreendente, porque um tal porta-sachê é bastante diferente de porta-sachêsconhecidos de máquinas de café conhecidas, em particular as máquinas decafé bem conhecidas e populares da marca Senseo. Aplicando a profundidadede pelo menos 15 mm, preferivelmente pelo menos 17 mm, o sachê tendo umenchimento com um peso de pelo menos 11 g, preferível pelo menos 13 g,mais preferivelmente pelo menos 15 g, contendo o ingrediente de chocolate,se encaixa no porta-sachê. Tal encaixe não seria obtido ao usar um porta-sachê convencional.
Em uma concretização, a parte de fundo da cavidade é providacom uma saída para guiar a bebida depois que deixou o sachê, em que oporta-sachê é provido com um elemento para bater ar na água depois quedeixou o sachê e a saída, em que o elemento tem um comprimento, medidoem uma direção transversal à parte de fundo da cavidade de no máximo 17mm. Deste modo, o porta-sachê pode acomodar o sachê e ainda é compatívelcom uma máquina de café da marca Senseo.
É um objetivo adicional da invenção prover um conjuntomelhorado.
Por conseguinte, a invenção provê um conjunto de um sachêde acordo com a invenção, um porta-sachê de acordo com a invenção e/ouuma máquina de café. A máquina de café pode ser a máquina de café bemconhecida e popular da marca Senseo. vários tipos desta máquina de café sãoconhecidos à pessoa qualificada.
Em uma concretização, a cavidade tem uma parede lateral decavidade e o sachê tem um parede lateral de sachê que conecta a primeiracamada permeável e a segunda camada permeável, em que um,preferivelmente impermeável, porção do sachê parede lateral que uma porção,preferivelmente impermeável, da parede lateral de sachê que é adjacente auma porção da parede lateral de cavidade quando em uso o sachê é recebidopela cavidade, maior que uma curvatura da porção da parede lateral decavidade. Como resultado da água pressurizada, o sachê pode em uso serapertado contra a parede lateral de cavidade. Porque nesta concretização acurvatura da parede lateral de sachê é ligeiramente mais alta que a curvaturada parede lateral de cavidade, uma primeira área de contato, relativamentepequena, entre a parede lateral de sachê e a parede lateral de cavidade podeexistir. Como o sachê é apertado contra a parede lateral de cavidade e ésuportado na primeira área de contato relativamente pequena, uma pressãorelativamente alta será exercida na primeira área de contato. Isto pode resultarem um bom selo. Nesta concretização, a curvatura da parede lateral de sachê épreferivelmente só ligeiramente maior que a curvatura da parede lateral decavidade. Como resultado, uma distância entre a parede lateral de cavidade ea parede lateral de sachê fora da primeira área de contato ainda érelativamente pequena. Assim, uma resistência de fluxo ao longo de parte daparede lateral de cavidade fora da primeira área de contato ainda érelativamente grande. Preferivelmente, a distância entre a parede lateral decavidade e a parede lateral de sachê é, em uso, no máximo 3 mm,preferivelmente no máximo 2 mm, mais preferivelmente no máximo 1 mm,por exemplo no máximo 0,5 mm.
Preferivelmente, a porção da parede lateral de sachê e a porçãoda parede lateral de cavidade estão localizadas perto da segunda camadapermeável. A parede lateral de cavidade preferivelmente tem uma formaconvexa. Por causa disto uma pressão de vedação na primeira área de contatoentre a parede lateral de sachê e a parede lateral de cavidade é mais alta pertoda segunda camada permeável. Desse modo, um selo melhor pode ser obtido.
Em uma concretização, o sachê é provido com uma projeção,preferivelmente circular, perto da primeira camada permeável, em que umaparte de topo da cavidade é provida com um rebaixo de cavidade que édimensionado, em uso, para receber a projeção. Deste modo, um selo pode serobtido perto da primeira camada permeável.
Em uma concretização, a parede lateral de sachê é formadapela estrutura separadora. Isto é considerado um modo conveniente de formara parede lateral de sachê. Se nesta concretização a estrutura separadora for, aolongo da parede lateral de sachê, coberta por outra camada, a estruturaseparadora ainda é considerada formar a parede lateral de sachê.É outro objetivo da invenção prover um método melhorado deproduzir bebidas que se beneficiam de dissolução, dispersão e/ou extraçãoaumentada do enchimento.
Por conseguinte, a invenção provê um método para produziruma bebida, preferivelmente uma bebida de chocolate, usando um sachêprovido com uma primeira camada permeável e uma segunda camadapermeável oposta à primeira camada permeável, ademais provido com umenchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadas permeáveis, ométodo incluindo as etapas de: receber água pressurizada e preferivelmentequente por uma pluralidade de aberturas na primeira camada permeável;dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte do enchimento na águapressurizada recebida; liberar pela segunda camada permeável a água com apelo menos parte do enchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo;estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro do enchimento,habilitado dimensionando um tamanho das aberturas e/ou adaptando umnúmero total da pluralidade de aberturas. Deste modo, um pensamento doinventor pode ser realizado, isto é que intensificando o fluxo da água dentrodo sachê, a pelo menos parte do enchimento pode ser melhor dissolvido,disperso e/ou extraído na água.
A invenção também provê um método para produzir umabebida de chocolate, usando um sachê provido com uma primeira camadapermeável e uma segunda camada permeável oposta à primeira camadapermeável, o método incluindo as etapas de: prover o sachê com umenchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadas permeáveis, qualenchimento tem um peso de pelo menos 11 g, preferível pelo menos 13 g,mais preferivelmente pelo menos 15 g e contém um ingrediente de chocolate;receber água pressurizada, e preferivelmente quente, pela primeira camadapermeável, dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte, preferivelmentepelo menos 60 por cento por peso e/ou pelo menos 80 por cento por peso, doenchimento na água pressurizada recebida; liberar pela segunda camadapermeável a água com a pelo menos parte do enchimento dissolvido, dispersoe/ou extraído no mesmo. Preferivelmente, o método ademais inclui produzir abebida de chocolate por meio de uma máquina de café da marca Senseo.Deste modo, um pensamento inventivo pode ser realizado, isto é, queprovendo um enchimento que é surpreendentemente pesado para a máquinade café, mais ingrediente de chocolate pode ser dissolvido, disperso e/ouextraído na água.
A invenção será descrita agora, de um modo não limitante,com referência aos desenhos acompanhantes, em que:
Figura 1 mostra parte de um sachê para produzir uma bebida;
Figura 1A mostra um detalhe de um sachê;
Figura 2 mostra uma vista de topo de um sachê;
Figura 3 mostra um exemplo de uma estrutura separadora;
Figura 3A mostra uma vista lateral de uma estruturaseparadora;
Figura 4 mostra um sachê, um porta-sachê, e uma parte de umamáquina de café;
Figura 5 mostra um sachê e um porta-sachê;
Figura 5A mostra um primeiro detalhe de um conjunto de umporta-sachê e um sachê; e
Figura 5B mostra um segundo detalhe de um conjunto de umporta-sachê e um sachê.
A menos que declarado caso contrário, mesmos numerais dereferência se referem a mesmos elementos ao longo dos desenhos.
Figura 1 mostra parte de seção transversal de um sachê 2 paraproduzir uma bebida, em uma primeira concretização de acordo com ainvenção. Figura IA mostra um detalhe 3 do sachê 2. Figura 2 mostra umavista de topo do sachê 2. Na Figura 2, a seção transversal da Figura 1 éindicada por linha A-A'. 0 sachê 2 tem uma primeira camada permeável 4 euma segunda camada permeável 6 oposta à primeira camada permeável 4. 0sachê 2 é arranjado para receber água pressurizada 8 pela primeira camadapermeável. Uma direção de fluxo da água pressurizada 8 antes que entrasseno sachê, é indicada por setas 10.
Em uso, a água pressurizada 8 flui pelo sachê 2. Linhas defluxo da água 8 dentro do sachê são indicadas com setas 12. Durante estefluxo, pelo menos parte de um enchimento 14 do sachê 2 é dissolvido,disperso e/ou extraído na água 8. A água 8, com a pelo menos parte doenchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo, é liberadasubseqüentemente pela segunda camada permeável 6. (Pode estar claro quealguma da água 8 pode permanecer dentro do sachê 2). Assim, uma bebida16, tal como uma bebida, pode ser obtida. Em uso, a bebida 16 flui para umaxícara (este fluxo é indicado por seta 18), de forma que a bebida 16 possa serconsumida por um usuário do sachê 2.
Ao contrário de sachês convencionais, a primeira camadapermeável 4 é provida com uma pluralidade de aberturas 20 para receber aágua pressurizada 8. Na primeira concretização, a primeira camada permeável4 está fechada exceto para as aberturas 20. Isto pode ser alcançado porexemplo fabricando a primeira camada permeável provendo aberturas em umsubstrato caso contrário impermeável. Então, as aberturas 20 causam apermeabilidade da primeira camada permeável 4. Não está excluído porémque a primeira camada permeável seja permeável fora das aberturas 20igualmente. Isto pode ser o caso quando a primeira camada permeável 4 éfeita de um material que tem alguma permeabilidade por si mesmo. Então, apermeabilidade da primeira camada permeável 4 não é causadaexclusivamente pelas aberturas 20. Preferivelmente, porém, a permeabilidadeda primeira camada permeável 4 é para a parte maior causada pelas aberturas 20.Em geral, a primeira camada permeável 4 fora das aberturas 20pode incluir uma camada de papel coberta com uma camada de polipropileno.
Entre a camada de papel e a camada de polipropileno, uma camada depoliéster pode ser provida. Preferivelmente, a camada de polipropileno formauma superfície exterior da primeira camada permeável 4. A superfície exteriorda primeira camada permeável 4 pode formar uma superfície exterior dosachê 2. Usando tais materiais para a primeira camada permeável 4,fechamento da primeira camada permeável 4 fora das aberturas 20 pode seralcançado.
A segunda camada permeável pode, em geral, ser semelhantee/ou incluir um material semelhante como a primeira camada permeável. Istopode facilitar um processo de fabricação do sachê 2. Porém, alternativamente,a segunda camada permeável pode ser diferente e/ou incluir um material quenão a primeira camada permeável.
As aberturas 20 têm um tamanho dimensionado paraestabelecer movimento de turbilhonamento da água 8 dentro do enchimento.
Tal movimento de turbilhonamento está indicado esquematicamente na Figura1 pelas setas curvadas 12. Através de tal fluxo de turbilhonamento, melhordissolução, dispersão e/ou extração da pelo menos parte do enchimento 14 naágua pressurizada 8 recebida é alcançada. Como resultado, uma parte maiordo enchimento 14 é o drinque 16, em vez de ser deixado no sachê 2. E notadoque o termo "movimento de turbilhonamento" não está limitado a um padrãode fluxo como indicado pelas setas curvadas 12. Ao invés, o termo"movimento de turbilhonamento" pode cobrir muitos outros padrões de fluxoigualmente, quais padrões de fluxo podem desviar significativamente de umfluxo bastante uniforme da primeira camada permeável 4 para a segundacamada permeável 6. Fluxo da água 8 no enchimento 14 pode ser como jatoem uma vizinhança das aberturas 20, e ser turbilhonamento mais distante dasaberturas. Experiências executadas pelo inventor mostraram que movimentode turbilhonamento pode ser alcançado quando um diâmetro D de aberturasindividuais da pluralidade de aberturas está em uma faixa de 0,2 mm a 0,5mm. Na primeira concretização, as aberturas têm uma forma circular com umdiâmetro na faixa de 0,2 mm a 0,5 mm. Outras formas e diâmetros não estãoexcluídos porém.
Na primeira concretização, um número total da pluralidade deaberturas 20 é arranjado para estabelecer um movimento de turbilhonamentoda água dentro do enchimento 14. O número total pode ser por exemplovisível em uma vista de topo do sachê 2, como é mostrado na Figura 2.Experiências executadas pelo inventor mostraram que movimento deturbilhonamento pode ser alcançado quando o número total da pluralidade deaberturas 20 está em uma faixa de 30 a 70, e preferivelmente é quase igual a 50.
Ao dimensionar o diâmetro D das aberturas 20 e o númerototal das aberturas 20 do sachê 2 para estabelecer movimento deturbilhonamento, um certo valor de uma diferença de pressão através do sachê2 tem que ser usado. Como resultado desta diferença de pressão, a água 8 éforçada pelo sachê 2. A diferença de pressão pode ser definida como umapressão da água 8 perto, tal como diretamente antes, da primeira camadapermeável 4 menos uma pressão da bebida 16 perto, tal como diretamentedepois, da segunda camada permeável 6. Para dimensionar o diâmetro D dasaberturas 20 e o número total de aberturas 20 do sachê 2 na primeiraconcretização, a diferença de pressão pode estar em uma faixa de 0,2 a 2,0bar. Preferivelmente, a diferença de pressão está em uma faixa de 0,4 a 1,4bar. Por exemplo, a diferença de pressão está perto de 0,4 bar, perto de 1,2bar, perto de 1,4 bar ou perto de 1,7 bar. Todas as tais diferenças de pressãopodem ser usadas para dimensionar as aberturas 20, e para arranjar o númerototal das aberturas 20 para um sachê 2. Mais convenientemente, a diferença depressão que é normalmente entregue por uma máquina de café da marcaSenseo é usada para dimensionar o diâmetro D das aberturas 20 e o númerototal de aberturas 20 para estabelecer o movimento de turbilhonamento.
Em uma segunda concretização de acordo com a invenção, osachê 2 é arranjado para produzir um drinque de chocolate. O sachê nasegunda concretização é provido com a primeira camada permeável 4 e asegunda camada permeável 6 oposta à primeira camada permeável 4. O sachê2 é ademais provido com o enchimento 14 arranjado entre a primeira camadapermeável 4 e a segunda camada permeável 6. Analogamente ao sachê 2 naprimeira concretização, o sachê 2 na segunda concretização é arranjado parareceber a água pressurizada 8 pela primeira camada permeável 4. Por meio daágua pressurizada 8 recebida, pelo menos parte do enchimento 14 pode serdissolvido, disperso e/ou extraído. No uso do sachê 2 na segundaconcretização, a diferença de pressão através do sachê 2 pode ser semelhantecomo no uso do sachê 2 na primeira concretização. Tal diferença de pressãopode ser igual à diferença de pressão normalmente empregada na máquina decafé da marca Senseo. Depois de formar a bebida 16 dissolvendo, dispersandoe/ou extraindo a pelo menos parte do enchimento 14 na água 8, a bebida éliberada pela segunda camada permeável. Pode estar claro que parte da bebidae/ou da água recebida 8 pode permanecer dentro do sachê 2.
Na segunda concretização, o enchimento 14 tem um peso depelo menos 15 g e contém um ingrediente de chocolate. Deste modo, o sachê2 pode ser arranjado para formar a bebida de chocolate 16. Porém, um peso depelo menos 11 g ou pelo menos 13 g pode ser por exemplo possíveligualmente. Na segunda concretização, uma solubilidade do enchimento podeser pelo menos 80 por cento por peso. Porém, uma solubilidade doenchimento pode ser pelo menos 60 por cento por peso igualmente. Talsolubilidade é determinada em condições, tais como temperatura e pressão,que são encontradas normalmente em um sachê na máquina de café da marcaSenseo (por exemplo uma pressão absoluta entre 1 e 2 bar e uma temperaturade cerca de 80-95° C). Em geral, a solubilidade é mais convenientementedeterminada pela máquina de café da própria marca Senseo. Então, asolubilidade do enchimento corresponde com a porcentagem de peso doenchimento que termina na bebida. Assim, a solubilidade iguala o peso daparte do enchimento que em uso é removido fora do sachê pela água quente,dividido pelo peso do enchimento antes de uso. Pode estar claro que nem tododo enchimento que em uso é removido do enchimento e termina na bebidaprecisa ser dissolvido na água quente, mas que parte disso pode ser dispersanela.
Pode estar claro que propriedades do sachê 2 na primeira esegunda concretizações podem ser combinadas vantajosamente. Então, osachê 2 na primeira concretização por exemplo tem um enchimento 14 depelo menos 15 g, que contém o ingrediente de chocolate. Adicionalmente oualternativamente, a primeira camada permeável 4 do sachê 2 na segundaconcretização pode ter a pluralidade de aberturas 20 para receber a águapressurizada 8, quais aberturas 20 têm o tamanho dimensionado paraestabelecer o movimento de turbilhonamento da água dentro do enchimento 14.
Em uma variação da primeira e/ou segunda concretização, osachê 2 é provido com uma estrutura separadora 22. Figura 3 mostra umexemplo da estrutura separadora 22. Figura 3A mostra uma vista lateral daestrutura separadora 22. Note que a estrutura separadora 22 também é visívelnas Figuras 1 e 2, mas que não é necessariamente incluída no sachê 2 naprimeira concretização. Da Figura 1 está claro que a estrutura separadora 22forma paredes 24 que se estendem da primeira camada permeável 4 à segundacamada permeável 6. Também está claro das linhas de fluxo no sachê 2indicado na Figura 1, que a estrutura separadora 22 forma canais de fluxo 26que estão separados mutuamente pelas paredes 24.
Com referência às Figuras 1 e 2, uma área de seção transversal28 pode ser definida para um canal de fluxo 26 individual. A área de seçãotransversal 28 é medida em uma direção que é paralela com a primeiracamada permeável 4 e/ou a segunda camada permeável 6. No exemplo dasFiguras 1 e 2, a área de seção transversal 28 de pelo menos um dos canais defluxo 26 está na faixa entre 0,6 e 1,2 cm2. Em geral, a área de seçãotransversal 28 de uma maioria dos canais de fluxo 26 está nesta gama. Nasexperiências executadas pelo inventor, foi achado que boa dissolução,dispersão e/ou extração da pelo menos parte do enchimento 14 pode serobtida quando a área de seção transversal 28 está dentro da faixa entre 0,6 e1,2 cm2.
Figuras 3 e 3A mostram que as paredes 24 da estruturaseparadora 22 são providas com uma pluralidade de rebaixos 30. Note quecada parede individual não é provida com um dos rebaixos 30, mas quealgumas das paredes 24 são sem um rebaixo 30. Com a estrutura separadora22 sendo incluída no sachê 2, os rebaixos 30 são posicionados adjacentes àsegunda camada permeável 6. No exemplo da Figura 3, os rebaixos têm umaprofundidade D, indicada na Figura 3A, ao longo das paredes 24 dos canaisde fluxo 26 que está em uma faixa de 1 mm a 4 mm, tipicamente 2 mm, porexemplo 2,2 mm. A profundidade Z sendo ao redor de 2 mm foi achado darum ótimo rendimento de preparo. Para a variação do sachê na primeira esegunda concretizações que é provido com a estrutura separadora 22, podeestar claro que, a fim de receber uma quantidade significativa da águapressurizada 8, um individual do canal de fluxo 26 se estende de pelo menosuma abertura 20 da pluralidade de aberturas 20 à segunda camada permeável6. Isto se mantém verdadeiro para a maioria dos canais de fluxo mostrados naFigura 2. Por exemplo, a pelo menos uma abertura 20 pode, em uso, serposicionada acima do canal de fluxo 26. Mais em geral, entrada da águapressurizada 8 a canais de fluxo 26 individual é provida por no máximo cincoaberturas 20 por canal de fluxo 26, preferivelmente por no máximo duasaberturas 20 por canal de fluxo 26, mais preferivelmente por no máximo umaabertura 20 por canal de fluxo 26. Das linhas de fluxo de turbilhonamento 12mostradas na Figura 1, está claro que as paredes 24 do canal de fluxo 26podem influenciar turbilhonamento. Sem querer ser ligado por qualquerteoria, pode ser esperado que, inicialmente, a água 8 flua nas aberturas 20 emuma direção para a segunda camada permeáveló. Porém, quando o fluxo éimpedido pelo enchimento 14 e/ou pela segunda camada permeável 6, a água8 pode ser esperada fluir lateralmente igualmente. Então, fluxo da água 8pode ser esperado ser impedido pelas paredes 24. Subseqüentemente, pelomenos alguma da água pode ser esperada fluir de volta em uma direção para aprimeira camada permeável 4. Deste modo, a estrutura separadora 22 podeintensificar o turbilhonamento. Como resultado, uma quantidade doenchimento que é dissolvido, disperso e/ou extraído na água 8, pode seraumentada. Pode ser entendido assim que, se entrada da água pressurizada forprovida por muitos, por exemplo, mais que cinco ou mais que dez, aberturas20, um efeito intensificador das paredes 24 no turbilhonamento pode serdiminuído significativamente.
Uma vantagem geral adicional da estrutura separadora 22 éque ela pode promover uma distribuição uniforme da água pressurizada 8através do sachê 2. Canalização, isto é a ocorrência de um caminho de fluxobastante estreito da primeira camada permeável à segunda camada permeávelpode ser prevenida substancialmente usando a estrutura separadora 22. Talcanalização pode iniciar localmente dissolvendo e/ou dispersando oenchimento pela água pressurizada 8. Isto pode aumentar significativamente ofluxo da água pressurizada perto de uma posição onde a dissolução e/oudispersão local aconteceu, como uma resistência de fluxo é diminuída nessaposição. O fluxo aumentado pode ademais aumentar a dissolução e/oudispersão local, que pode ademais diminuir a resistência de fluxo nessaposição, e assim por diante. Como resultado, um caminho de fluxo bastanteestreito pode se desenvolver. Tais canais podem ocorre a uma ou poucasoutras posições igualmente, mas, como resultado de canalização, uma grandeparte do enchimento pode não terminar na bebida tal que uma bebida bastanteaguada pode ser obtida. Por meio da pluralidade de canais de fluxo 26, umaquantidade de caminhos de fluxo pode ser criada que é semelhante a umnúmero total dos canais de fluxo 26. Em geral, o número total de canais defluxo 26 por exemplo, está em uma faixa de 20 a 60, por exemplo,tipicamente 40.
Figuras 4 e 5 mostram o porta-sachê 38 em uma concretizaçãode acordo com a invenção. O porta-sachê 38 se encaixa na máquina de café damarca Senseo. Uma parte desta máquina de café é mostrada na Figura 4, comnúmero de referência 34. O porta-sachê 38 tem uma cavidade 40 para recebero sachê 2 na primeira concretização, na segunda concretização ou umavariação disso. O porta-sachê 38 é arranjado para receber o sachê 2 com asegunda camada permeável 6 confrontando uma parte de fundo 42 dacavidade 40. Uma profundidade C da cavidade 40 em uma direçãoperpendicular à segunda camada permeável 6 pode ser pelo menos 17 mm,preferivelmente cerca de 18 ou cerca de 19 mm. A profundidade C é medidade um nível de um rebaixo de cavidade 44 na cavidade 40 a um nível maisalto da parte de fundo 42 da cavidade 40. O nível mais alto da parte de fundo42 da cavidade 40 pode ser formado por um topo de projeções 46 da parte defundo 42.
Figuras 4 e 5 também mostram o sachê 2 na primeira ou nasegunda concretização. O sachê 2 pode ter, medida da superfície exterior daprimeira camada permeável 4 a uma superfície exterior da segunda camadapermeável 6 em uma direção perpendicular à primeira e/ou segunda camadapermeável 4, 6, uma espessura W de pelo menos 17 mm, por exemplo, cercade 17,2 mm ou cerca de 17,6 mm.
No exemplo das Figuras 4 e 5, a cavidade (parte de fundo da) éprovida com uma saída 48 para guiar a água depois que deixou o sachê. Alémdisso, o porta-sachê pode ser provido com um elemento para bater ar nabebida de chocolate depois que deixou o sachê e a saída. Daí, mais em geral, asaída 48 pode ser conectada com uma unidade coletora 49 do porta-sachê 38.
A unidade coletora 49 é provida com um elemento de impacto e uma câmara.Quando a bebida flui fora da saída 48, ela pode bater no elemento de impactoe subseqüentemente pode impactar contra paredes internas da câmara. Destemodo, ar pode ser batido na bebida. Isto pode dar uma camada de espuma debolha fina na bebida. Isto é apreciado por muitos usuários, especialmente parabebidas de chocolate. Estrutura e funcionamento da unidade coletora 49 sãodescritos, i.a., em EP 1.371.311. Será apreciado que, em comparação comporta-sachês conhecidos para a máquina de café da marca Senseo, umadimensão da unidade coletora 49 medida em uma direção perpendicular àparte de fundo 42 da cavidade 40 do porta-sachê 38, é diminuídasignificativamente, preferivelmente diminuída por pelo menos 3 mm, porexemplo diminuída por cerca de 3,7 mm. Deste modo, o sachê 2 com aespessura W de pelo menos 17 mm se encaixa no porta-sachê 38.
O sachê 2 e o porta-sachê 38 das Figuras 4 e 5 formam umconjunto em uma concretização de acordo com a invenção. A cavidade 40tem uma parede lateral de cavidade 50, mostrada na Figura 5. O sachê 2 temuma parede lateral de sachê 52 que conecta a primeira camada permeável 4 ea segunda camada permeável 6. Em uso, quando o sachê 2 é recebido pelacavidade 40, uma porção impermeável da parede lateral de sachê 52 podeestar adjacente a uma porção da parede lateral de cavidade 50. No exemplo daFigura 5, ambas destas porções são indicadas por meio de um primeirodetalhe 54 do conjunto, que também é mostrado na Figura 5A. Figuras 5 e 5Amostram que uma curvatura da porção impermeável da parede lateral de sachê52 é ligeiramente mais alta que a curvatura da porção da parede lateral decavidade 50. Deste modo, um selo efetivo pode ser obtido em uma primeiraárea de contato 56 entre a porção impermeável da parede lateral de sachê 52 ea porção da parede lateral de cavidade 50. Nas Figuras 4 e 5, a porçãoimpermeável da parede lateral de sachê 52 e a porção da parede lateral decavidade 50 estão localizadas perto da segunda camada permeável 6. Aparede lateral de sachê 52 pode ser formada pela estrutura separadora 22.
Deste modo, um bom selo pode ser obtido na primeira área de contato 56.
Em uma variação, o sachê 2 pode ser provido com umaprojeção 58, preferivelmente circular perto da primeira camada permeável 4.
Preferivelmente, o rebaixo de cavidade 44, provido em uma parte de topo dacavidade 40, é dimensionado para receber a projeção 58. Isto é ademaisilustrado na Figura 5B, que mostra um segundo detalhe 60 do conjunto dosachê 2 e o porta-sachê 38, indicado na Figura 5. Quando, em uso, a águapressurizada 8 é recebida pelo sachê 2, a projeção 58 pode ser empurradacontra a parede do porta-sachê no rebaixo de cavidade 44. Deste modo, umasegunda área de contato 62 entre o sachê 2 e o porta-sachê 38 é obtida que,em uso, formará um selo igualmente.
Tendo contato de vedação entre o sachê 2 e o porta-sachê 38na primeira área de contato (isto é, perto de uma parte de fundo da cavidade40) e na segunda área de contato (isto é, perto de uma parte de topo dacavidade 40), desvio da água pressurizada 8 entre o sachê 2 e o porta-sachê 38pode ser prevenido grandemente. Tal desvio é indicado esquematicamente naFigura 5 por seta 64.
O sachê 2, o porta-sachê 38 e/ou a máquina de café 34 podemser usados em uma primeira concretização de um método de acordo com ainvenção (o primeiro método). O primeiro método pode incluir produzir abebida, preferivelmente a bebida de chocolate, usando o sachê 2 provido coma primeira camada permeável 4 e a segunda camada permeável 6 oposta àprimeira camada permeável 4, qual sachê 2 é ademais provido com oenchimento 14 arranjado entre a primeira camada permeável 4 e a segundacamada permeável 6. O primeiro método inclui receber a água pressurizada 8pela pluralidade de aberturas 20 entre a primeira camada permeável. Noprimeiro método, pelo menos parte do enchimento 14 é dissolvida, dispersae/ou extraída na água pressurizada 8 recebida. Subseqüentemente, o primeirométodo inclui liberar pela segunda camada permeável 6 a bebida, isto é, aágua 8 com a pelo menos parte do enchimento 14 dissolvida, dispersa e/ouextraída nisso. O primeiro método ademais inclui estabelecer movimento deturbilhonamento da água dentro do enchimento. Isto é habilitadodimensionando um tamanho, por exemplo, o diâmetro D, das aberturas 20e/ou adaptando o número total da pluralidade de aberturas 20 no sachê 2.Adicionalmente ou alternativamente, o sachê 2, o porta-sachê 38 e/ou amáquina de café 34 podem ser usados em uma segunda concretização deacordo com a invenção (o segundo método). O segundo método pode incluirproduzir a bebida de chocolate 16, usar o sachê 2 provido com a primeiracamada permeável 4 e a segunda camada permeável 6 oposta à primeiracamada permeável 4. O segundo método inclui prover o sachê 2 com oenchimento 14 arranjado entre a primeira e segunda camadas permeáveis,qual enchimento 14 tem um peso de pelo menos 11 g, preferivelmente pelomenos 13 g, mais preferivelmente pelo menos 15 g e contém o ingrediente dechocolate. Preferivelmente, o enchimento contém pelo menos 11 g, maispreferivelmente pelo menos 13 g, em particular pelo menos 15 g doingrediente de chocolate. No segundo método, a água pressurizada 8 érecebida pela pluralidade de aberturas 20 na primeira camada permeável 4. Osegundo método pode ademais incluir a etapa de dissolver, dispersar e/ouextrair pelo menos 50 por cento por peso, preferivelmente pelo menos 65 porcento por peso, mais preferivelmente pelo menos 80 por cento por peso doenchimento 14 na água pressurizada recebida. Deste modo a bebida dechocolate 16 pode ser formada. O segundo método pode ademais incluirliberar pela segunda camada permeável 6 a bebida de chocolate 16, quecontém a água com pelo menos 60 por cento por peso, preferivelmente pelomenos 80 por cento por peso do enchimento 14 dissolvido, disperso e/ouextraído no mesmo.
A invenção não está limitada a qualquer concretização descritaaqui e, dentro da esfera da pessoa qualificada, modificações são possíveis quepodem ser consideradas dentro da extensão das reivindicações anexas.
Igualmente, todas as inversões cinemáticas são consideradas inerentementeexpostas e estarem dentro da extensão da presente invenção. O uso deexpressões como: "preferivelmente", "mais preferivelmente", "em particular","tipicamente", "especialmente", etc., não é pretendida limitar a invenção. Oartigo indefinido "um" ou "uma" não exclui uma pluralidade. Característicasque não são descritas ou reivindicadas especificamente ou explicitamentepodem ser incluídas adicionalmente em um produto ou um método de acordocom a presente invenção sem divergir de sua extensão.

Claims (27)

1. Sachê para produzir uma bebida, caracterizado pelo fato deser provido com uma primeira camada permeável e uma segunda camadapermeável oposta à primeira camada permeável, adicionalmente provido comum enchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadas permeáveis,em que o sachê é arranjado para receber água pressurizada pela primeiracamada permeável, para dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte doenchimento na água pressurizada recebida, e para liberar pela segundacamada permeável a água com a pelo menos parte do enchimento dissolvido,disperso e/ou extraído no mesmo, em que a primeira camada permeável temuma pluralidade de aberturas para receber a água pressurizada, quais aberturastêm um tamanho dimensionado para estabelecer movimento deturbilhonamento da água dentro do enchimento.
2. Sachê para produzir uma bebida de chocolate, caracterizadopelo fato de ser provido com uma primeira camada permeável e uma segundacamada permeável oposta à primeira camada permeável, ademais providocom um enchimento arranjado entre a primeira e a segunda camadaspermeáveis, em que o sachê é arranjado para receber água pressurizada pelaprimeira camada permeável, para dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menosparte do enchimento na água pressurizada recebida, e para liberar pelasegunda camada permeável a água com a pelo menos parte do enchimentodissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo, em que o enchimento tem umpeso de pelo menos 11 g, preferível pelo menos 13 g, mais preferivelmentepelo menos 15 g e contém um ingrediente de chocolate, e em que, em uso,uma solubilidade do enchimento preferivelmente é pelo menos 60 por centopor peso, mais preferivelmente pelo menos 80 por cento por peso.
3. Sachê de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a primeira camada permeável tem uma pluralidade de aberturaspara receber a água pressurizada, quais aberturas têm um tamanhodimensionado para estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentrodo enchimento.
4. Sachê de acordo com reivindicação 1 ou 3, caracterizadopelo fato de que uma dimensão, tal como um diâmetro, de aberturasindividuais da pluralidade de aberturas está em uma faixa de 0,2 mm a 0,5 mm.
5. Sachê de acordo com reivindicação 1, 3, ou 4, caracterizadopelo fato de que um número total da pluralidade de aberturas é arranjado paraestabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro do enchimento.
6. Sachê de acordo com reivindicação 5, caracterizado pelofato de que o número total da pluralidade de aberturas está em uma faixa de-30 a 70, e preferivelmente é quase igual a 50.
7. Sachê de acordo com reivindicação 1 e/ou uma dasreivindicações 3 a 6, caracterizado pelo fato de que a primeira camadapermeável é substancialmente impermeável fora das aberturas.
8. Sachê de acordo com reivindicação 1 e/ou uma dasreivindicações 3 a 7, caracterizado pelo fato de ser provido com uma estruturaque forma paredes que se estendem da primeira camada permeável à segundacamada permeável e formam canais de fluxo que são separados mutuamentepelas paredes, em que um canal de fluxo individual se estende de pelo menosuma abertura da pluralidade de aberturas à segunda camada permeável.
9. Sachê de acordo com reivindicação 8, caracterizado pelofato de que uma área de seção transversal por canal de fluxo individual,medida em paralelo com a primeira e/ou segunda camada permeável, está emuma faixa entre 0,6 e 1,2 cm .
10. Sachê de acordo com reivindicação 8 ou 9, caracterizadopelo fato de que as paredes da estrutura separadora são providas com umapluralidade de rebaixos adjacentes à segunda camada permeável.
11. Sachê de acordo com reivindicação 10, caracterizado pelofato de que os rebaixos têm uma profundidade ao longo das paredes doscanais de fluxo que está em uma faixa de 1 mm a 4 mm.
12. Sachê de acordo com uma das reivindicações 8 a 11,caracterizado pelo fato de que entrada da água pressurizada a canais de fluxoindividuais é provida por no máximo cinco aberturas por canal de fluxo,preferivelmente por no máximo duas aberturas por canal de fluxo, maispreferivelmente por no máximo uma abertura por canal de fluxo.
13. Sachê de acordo com reivindicação 1 e/ou uma dasreivindicações 3 a 2, caracterizado pelo fato de que as aberturas têm umtamanho dimensionado para estabelecer movimento de turbilhonamento daágua dentro do enchimento, enquanto uma pressão da água perto, tal comodiretamente antes, da primeira camada permeável menos uma pressão dabebida perto, tal como diretamente depois, da segunda camada permeável,está em uma faixa de 0,2 a 2,0 bar, e preferivelmente está em uma faixa de 0,4a 1,7 bar, mais preferivelmente cerca de 0,4 bar, cerca de 1,2 bar, cerca de 1,4bar, ou cerca de 1,7 bar.
14. Sachê de acordo com uma das reivindicações 1 a 13,caracterizado pelo fato de ser arranjado para produzir uma bebida dechocolate.
15. Sachê de acordo com uma das reivindicações 1 a 14,caracterizado pelo fato de que o sachê, em uma direção perpendicular àprimeira e segunda camadas permeáveis, tem uma espessura de pelo menos-15 mm, preferivelmente pelo menos 17 mm.
16. Porta-sachê, caracterizado pelo fato de ser provido comuma cavidade para receber o sachê como definido em uma das reivindicações 1 a 15.
17. Porta-sachê de acordo com reivindicação 16, caracterizadopelo fato de que a cavidade é arranjada para receber o sachê com a segundacamada permeável confrontando uma parte de fundo da cavidade, em queuma profundidade da cavidade em uma direção perpendicular à segundacamada permeável é pelo menos 15 mm, preferivelmente 17 mm.
18. Porta-sachê de acordo com reivindicação 16 ou 17,caracterizado pelo fato de que a parte de fundo da cavidade é provida comuma saída para guiar a bebida depois que deixou o sachê, e em que o porta-sachê é provido com um elemento para bater ar na bebida depois que deixou osachê e a saída.
19. Conjunto de um porta-sachê e um sachê, caracterizado pelofato de ser como definido em uma das reivindicações 16 a 18, e/ou umamáquina de café.
20. Conjunto de um porta-sachê e um sachê como definido nareivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a cavidade tem uma paredelateral de cavidade e em que o sachê tem uma parede lateral de sachê queconecta a primeira camada permeável e a segunda camada permeável, em queuma porção impermeável da parede lateral de sachê que é adjacente a umaporção da parede lateral de cavidade quando em uso o sachê é recebido pelacavidade, tem uma curvatura que é ligeiramente mais alta do que umacurvatura da porção da parede lateral de cavidade.
21. Conjunto de acordo com reivindicação 20, caracterizadopelo fato de que, em uso, a porção da parede lateral de sachê e a porção daparede lateral de cavidade estão localizadas perto da segunda camadapermeável.
22. Conjunto de um porta-sachê e um sachê de acordo comuma das reivindicações 19 a 21, caracterizado pelo fato de que o sachê éprovido com uma projeção, preferivelmente circular, perto da primeiracamada permeável, e em que uma parte de topo da cavidade é provida comum rebaixo de cavidade que é dimensionado para, em uso, receber a projeção.
23. Conjunto de acordo com pelo menos reivindicações 8 e 20ou reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo fato de que a parede lateral desachê é formada pela estrutura separadora.
24. Método para produzir uma bebida, preferivelmente umabebida de chocolate, usando um sachê provido com uma primeira camadapermeável e uma segunda camada permeável oposta à primeira camadapermeável, ademais provido com um enchimento arranjado entre a primeira ea segunda camadas permeáveis, caracterizado pelo fato de incluir as etapas de:receber água pressurizada por uma pluralidade de aberturas naprimeira camada permeável;dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte doenchimento na água pressurizada recebida;liberar pela segunda camada permeável a água dentro da pelomenos parte do enchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo;estabelecer movimento de turbilhonamento da água dentro doenchimento, habilitado dimensionando um tamanho das aberturas e/ouadaptando um número total da pluralidade de aberturas.
25. Método de acordo com reivindicação 24, caracterizadopelo fato de que o sachê é um sachê de acordo com reivindicação 1 e/ou umadas reivindicações 3 a 15.
26. Método para produzir uma bebida de chocolate, usando umsachê provido com uma primeira camada permeável e uma segunda camadapermeável oposta à primeira camada permeável, caracterizado pelo fato deincluir as etapas de:prover o sachê com um enchimento arranjado entre a primeirae a segunda camadas permeáveis, qual enchimento tem um peso de pelomenos 11 g, preferivelmente pelo menos 13 g, mais preferivelmente pelomenos 15 g e contém um ingrediente de chocolate;receber água pressurizada pela primeira camada permeável;dissolver, dispersar e/ou extrair pelo menos parte,preferivelmente pelo menos 60 por cento por peso e/ou pelo menos 80 porcento por peso, do enchimento na água pressurizada recebida;liberar pela segunda camada permeável a água com a pelomenos parte do enchimento dissolvido, disperso e/ou extraído no mesmo.
27. Método de acordo com reivindicação 26, caracterizadopelo fato de que o sachê é um sachê como definido em uma dasreivindicações 2 a 15.
BRPI0902467A 2009-07-31 2009-07-31 sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida BRPI0902467B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902467A BRPI0902467B1 (pt) 2009-07-31 2009-07-31 sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902467A BRPI0902467B1 (pt) 2009-07-31 2009-07-31 sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0902467A2 true BRPI0902467A2 (pt) 2011-04-05
BRPI0902467B1 BRPI0902467B1 (pt) 2019-12-17

Family

ID=43824283

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902467A BRPI0902467B1 (pt) 2009-07-31 2009-07-31 sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902467B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0902467B1 (pt) 2019-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20170158423A1 (en) Pad holder, assembly, and method for producing a beverage
TW515776B (en) Cartridge for the preparation of whipped beverages
ES2370502T3 (es) Sistema para preparar una bebida, así como un elemento de limitación y una capsula obviamente prevista para dicho sistema, así como un método para preparar una bebida, y utilización del sistema para la preparación de la bebida.
JP5576933B2 (ja) 飲料を調製するための装置、方法及びカプセル
ES2373774T3 (es) Septo que forma crema para su instalación por debajo de una cámara que contiene una sustancia en polvo para extraer una bebida, como café molido.
ES2390976T3 (es) Cápsula contenedora de ingredientes de bebida con varios compartimentos
EP0756844B1 (en) Cappuccino brewing method
ES2309519T3 (es) Recipiente de ebullicion y unidad de formacion de espuma y maquina de produccion de bebidas que comprende tal recipiente de ebullicion.
US7228790B2 (en) Spoon brewing apparatus
JP5081414B2 (ja) 低圧下において細密泡、気泡或いはクレマを作り出す方法
BRPI0412242B1 (pt) Sistema e método para a dispensa de bebidas tendo diferentes níveis de espuma a partir de cápsulas
BR112012028095B1 (pt) Cápsula para um material de extração e sistema para a preparação de bebida
BRPI0606929B1 (pt) conjunto para preparar uma bebida adequada para consumo, e, método para preparar uma bebida adequada para consumo
BR0313717B1 (pt) Cápsula que conserva sua forma para preparar uma bebida própria para consumo, conjunto, e, método para preparar uma bebida própria para consumo
PT99373B (pt) Cartucho estanque, contendo uma dose de substancias para a preparacao de um produto liquido, assim como uma peca colectora do produto liquido e uma peca perfuradora e injectora do liquido para esse cartucho
WO2010052966A1 (ja) 泡立て用ノズル
CN103079437A (zh) 饮料泡制设备和方法
JPH0329742A (ja) 飲料容器
AU2009206182A1 (en) Pad, pad holder, assembly, and method for producing a beverage
BRPI0902467A2 (pt) sachê para produzir uma bebida, porta-sachê, conjunto de um porta-sachê e um sachê, e, método para produzir uma bebida
ITUB20156879A1 (it) Cartuccia per la preparazione di un prodotto liquido e relativo assortimento
JP4712114B2 (ja) コーヒー抽出装置に用いられる茶葉用フィルタ
CA2674767C (en) Pad, pad holder, assembly, and method for producing a beverage
BR202018013929U2 (pt) agulha injetora
ES1072230U (es) Soporte para capsula para producir bebidas.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SARA LEE/DE B.V. (NL)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: KONINKLIJKE DOUWE EGBERTS B.V. (NL)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2681 DE 24-05-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.