BRPI0902239A2 - receptáculo - sala cofre e rack cofre - Google Patents

receptáculo - sala cofre e rack cofre Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902239A2
BRPI0902239A2 BRPI0902239A BRPI0902239A2 BR PI0902239 A2 BRPI0902239 A2 BR PI0902239A2 BR PI0902239 A BRPI0902239 A BR PI0902239A BR PI0902239 A2 BRPI0902239 A2 BR PI0902239A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panels
panel
receptacle
safety
room
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Elemar Baumann
Original Assignee
Elemar Baumann
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43622463&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0902239(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Elemar Baumann filed Critical Elemar Baumann
Priority to BRC10902239A priority Critical patent/BRPI0902239F1/pt
Publication of BRPI0902239A2 publication Critical patent/BRPI0902239A2/pt
Publication of BRPI0902239C1 publication Critical patent/BRPI0902239C1/pt
Publication of BRPI0902239B1 publication Critical patent/BRPI0902239B1/pt
Publication of BRPI0902239F1 publication Critical patent/BRPI0902239F1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Analysis And Handling Materials Therefor (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Buildings Adapted To Withstand Abnormal External Influences (AREA)

Abstract

RECEPTáCULO - SALA COFRE E RACK COFRE Patente de invenção que descreve um receptáculo, em especial a um conjunto de painéis, laterais (1), cantoneiras (2) de fundo (3), teto (4) - tendo painel central (4 a) e extremos (4b), piso (5) - tendo painel central (5 a) e extremos (5b), caixilho (6), Cabeçalho (inferior 7 e superior 7a), porta (8) e frontal (9), que conformam um ambiente alternativo de segurança para residência e empresas, guarda ou operação envolvendo mídias físicas e eletrónicas, armazenamento de dados, equipamentos, documentos ou quaisquer outros materiais de alta importância operacional ou estratégica, sensíveis ao calor, umidade ou variações ambientais bruscas ou extremas, tais como incêndios, água, fumaça,etc.,

Description

"RECEPTACULO - SALA COFRE E RACK COFRE"
A presente patente de invenção refere-sea um receptáculo, em especial a um conjunto de elementos que con-formam um ambiente alternativo de segurança para residência e em-presas, guarda ou operação envolvendo mídias físicas e eletrônicas,armazenamento de dados, equipamentos, documentos ou quaisqueroutros materiais de alta importância operacional ou estratégica, sen-síveis ao calor, umidade ou variações ambientais bruscas ou extre-mas, tais como incêndios, água, fumaça etc.
Primeiramente, a fim de facilitar a com-preensão do que se requer e sua aplicação, cumpre saber que umaSala Cofre e Rack Cofre consistem em um ambiente alternativo desegurança para residência, ou empresas, guarda ou operação envol-vendo mídias físicas e eletrônicas, armazenamento de dados, equi-pamentos, documentos ou quaisquer outros materiais de alta impor-tância operacional ou estratégica, sensíveis ao calor, umidade ou va-riações ambientais bruscas ou extremas, tais como incêndios, água,fumaça etc, cujas perdas possam ser significativas e onde a possívelrecuperação seja difícil e demorada, provocando impactos negativospela inesperada descontinuidade motivada por sinistros de qualquerdimensão ou natureza. Uma sala cofre deve atender normas paraconstrução: Nacionais - NBR ISO IEC 27001 e ABNT NBR 11515,ABNT NBR 15247 e internacional - EN 1047-2, propiciando a salva-guarda do conteúdo por um tempo mínimo, pré estabelecido, em ca-so de incêndios e inundações, onde a primeira norma orienta sobre asmelhores práticas para proteção e segurança da Informação, indican-do claramente a importância e necessidade de se proteger o Centrode Processamento contra todos os riscos enumerados pela norma e asegunda e terceira que orienta como proteger o ambiente, bem comoas informações contidas em redundância, alem da norma internacio-nal européia, a EN 1047-2, que define a execução de testes para pro-teção em Salas-Cofre e Rack Cofres para servidores e ambientes tec-nológicos.
São sabidos alguns modelos de sala cofree Rack Cofres, porém sua construção e funcionalidade limitam-se asdivulgadas genericamente, tendo em vista os detalhes construtivosficarem ocultos, principalmente no que se refere a materiais e técni-cas de montagem das placas que envolvem todo o receptáculo. Po-rém, ainda que não se conheça tais detalhes construtivos, há que seanalisar as constantes necessidades mercadológicas inerentes a esteestado da técnica, pois o mercado de informática e de segurança estáem constante mutação, requerendo métodos e equipamentos melho-res para seu uso, administração e segurança. A estes modelos conhe-cidos imputa-se a obrigatoriedade em dispor-se a montagem em umlocal com vão livre em todos os lados, caso seja montado em umaedificação, face a construção em painéis que são montados entre sipor dentro e por fora com a utilização de pinos e rebites. Nos mode-los conhecidos faz-se uso da fibra cerâmica de primeira geração quese compara com o amianto, possui características de contaminar oser humano e meio ambiente, sendo um vetor para o desenvolvimen-to de tumores e aumento ao risco de câncer. O contágio se dá pelainalação de micro particular no ar.
Tendo em vista tal necessidade mercado-lógica, de forma sintetizada, o RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE, a que se refere o presente modelo objeto de solicita-ção de patente de invenção, consiste em um receptáculo desenvolvi-do para proteger equipamentos, processos eletrônicos, equipamentosde informática e telecomunicações, sendo projetado e construído apartir de painéis, interligados por conexões apropriadas com caracte-rísticas destinadas a áreas onde altos níveis de proteção são requeri-dos, como: aeroportos, datawarehouse, data-center, grandes empre-sas, bancos e quaisquer outras corporações que não toleram parali-sação nos processos eletrônicos. Além de sistemas de armazenamen-to em hardware, nós de redes e sistemas de telecomunicações, qual-quer tipo de informação ou processo pode ser hospedado no modelopresente. Dentre os riscos suportados pelo modelo a que se refere apresente patente preterida, cite-se:
• - o fogo, testada e certificada conforme procedimento UL72 /ASTM-E119 pelo UL e as normas ABNT NBR 15247, EN1047-2, DIN4102 - F90e F120;
• - Sistemas de detecção precoce de incêndio a laser;- Sistema de combate a incêndio, gás FM200 e outros;
• - Detecção de vibrações;
• - Controle de umidade e temperatura;
• - Controle de acesso (biometria, cartão magnético, aproximação);• - Controle de acesso e vigilância;
• - CFTV (CIRCUITO FECHADO DE TV);
• - Piso elevado;
• - Climatização de precisão;
• - Portas com acionamento automático;
• - Sistema de energia;
• - Infra-estrutura de rede lógica e elétrica.
Cabe esclarecer a relação entra Sala Co-fre e Rack Cofre, onde o projeto ora exposto define exatamente osmesmos detalhes de projetos, os quais são aplicáveis para ambos osprodutos. É correto dizer que um Rack Cofre é uma micro Sala Cofre.
A Sala cofre e Rack Cofre caracteriza-sepor ser modular e composta de elementos laterais, de fundo, teto,porta e provida de sistemas de vedação das juntas para proporcionarflexibilidade sem perder a estanqueidade. É projetada para isolar oseu interior do meio ambiente, em situações de fogo, é projetada pa-ra garantir uma temperatura no seu interior dentro dos parâmetrosde funcionamento dos equipamentos e mídias eletrônicas, mesmoque por fora seja submetida a altas temperaturas. Numa situação deinundação por água é projetada para tornar seu interior estanque. Amodularidade é provida pela utilização de painéis padrão, utilizadosnas paredes, teto e piso da Sala Cofre que pode ser montada comrecostamento junto a paredes, e piso de um ambiente, dispensandovão livre, pois é, praticamente, toda montada por dentro, o que am-plia ainda mais a segurança a furtos, principalmente. A Sala Cofre eRack Cofre possui um conjunto de acessórios chamados subsistemas,dentre os quais destacamos: Ar condicionado de precisão, central dealarmes, sistema de detecção de fumaça, umidade e temperatura,sistema de detecção precoce de incêndio, sistema de extinção de in-cêndio com gás do tipo FM200, ou outros, sistema CFTV(circuito fe-chado de TV), porta com controle de acesso, piso técnico elevado,sistema de passagem de cabos e dutos com selagem e sistema dedutos refratários para encaminhamento da infra-estrutura de redeelétrica, lógica e ar condicionado. A utilização de fibra cerâmica desegunda geração, como material isolante, comprovadamente de baixabio persistência ao organismo, reflete a preocupação em ofertar aomercado um produto não poluente e não agressivo ao ser humano. Aporta segue o padrão construtivo dos demais painéis, tendo como ca-racterística inovadora a de não transmissão elétrica e térmica entre olado externo e interno, idêntico aos painéis.
O projeto ora descrito é uma dupla gaiolade Faraday, sem contatos elétricos entre o invólucro interno e externo.
Como se verá na descrição pormenorizada que se seguirá o modeloapresenta inúmeras vantagens face às inovações inseridas onde:
-Colunas internas de reforço dos painéis. Conferem alta resistênciamecânica e alta proteção contra impacto;
-Espaçador nos painéis com material isolante e manta de F.C (FibraCerâmica) confere isolamento térmico, magnético, elétrico e amorte-cimento mecânico do conjunto. Estes espaçadores constituem os e-Iementos de fixação dos painéis;
-Lamina de F.C. (Fibra Cerâmica) na face externa e interna da chapaexterna dos painéis, confere proteção térmica das faces externasdos painéis;-Lamina de F.C. (Fibra Cerâmica) na face interna da chapa dos pai-néis confere proteção térmica das faces internas dos painéis internos;
-Dobras ao longo do perímetro dos painéis proporcionam resistênciamecânica e encaixe macho-fêmea;
-Furação nos painéis para parafuso alto-brocante conferem fixaçãoem todo perímetro dos painéis com parafuso alto-brocante conse-guindo alta resistência mecânica do conjunto;
-Fixação dos painéis pelo lado interno permite que a sala seja monta-da rente a paredes;
-Gaxeta de Fibra Cerâmica e borracha em todo o perímetro interno eexterno dos painéis Vedação contra fogo e umidade/inundação;
- Fechamento da porta por eletroímãs internos que permite alta se-gurança e vedação. Não há elemento metálico transpassando a portapara o seu fechamento;
-Parte metálica externa não tem contato com a parte metálica inter-na, propiciando alta proteção térmica, magnética e elétrica. A fixaçãoda chapa externa à chapa interna de cada painel, através do espaça-dor isolante, proporciona um isolamento elétrico e térmico, entre oambiente externo e interno da sala cofre;
-Película, produto de nanotecnologia, aplicada nas placas modularesque destrói a parede celular das bactérias, eliminando, também, osfungos e matéria orgânica como gorduras;
-Selagem e encaminhamento de cabeamento elétrico, lógico e dutode ar protege contra impacto e aquecimento permitindo que duranteum sinistro os processos internos não parem de funcionar.
A seguir será feita uma descrição porme-norizada do modelo objeto da presente solicitação de patente, inclu-sive com referências numéricas conjuntas a descrição detalhada quese segue, onde:
A figura 1 é uma vista superior frontal,em perspectiva geral, do receptáculo montado;
A figura 2 é uma vista ampliada do Deta-lhe A da Figura 1 que vista a estrutura interna no rodapé da porta;A figura 3 é uma vista ampliada do Deta-lhe B da Figura 1 onde se vê o meio de fixação entre as placas supe-rior e inferior do teto;
As Figuras 4 e 5 é uma vista interna emperspectiva isolada do conjunto de montagem do caixilho lateral,montado e em vista explodida, respectivamente;
A figura 6 é uma vista ampliada do Deta-lhe C da Figura 4 onde se vê a vedação para recostamento de umaplaca adjacente;
A figura 7 é uma vista, explodida e am-pliada do Detalhe D da Figura 5 onde se vê o espaçador isolante parafixação dos tracionadores;
As Figuras 8 e 9 é uma vista interna emperspectiva isolada do conjunto de montagem da placa lateral, mon-tada e em vista explodida, respectivamente;
As Figuras 10 e 11 é uma vista internaem perspectiva isolada do conjunto de montagem do piso, superior -montada e em vista inferior - explodida, respectivamente;As Figuras 12 e 13 é uma vista internaem perspectiva isolada do conjunto da porta, montada e em vista ex-plodida, respectivamente;
As Figuras 14 e 15 é uma vista internaem perspectiva isolada do conjunto de montagem do piso, montada eem vista explodida, respectivamente;
As Figuras 16 e 17 é uma vista internaem perspectiva isolada do conjunto de montagem do teto, montada eem vista explodida, respectivamente;
A figura 18 é uma vista, explodida e am-pliada do Detalhe E da Figura 17 onde se vê a vedação para recosta-mento de uma placa adjacente;
As Figuras 19 e 19a é uma vista emperspectiva explodida e montada do conjunto de montagem do cabe-çalho inferior, respectivamente;
As Figuras 20 e 20a é uma vista emperspectiva explodida e montada do conjunto de montagem do cabe-çalho superior, respectivamente;A Figura 21 é uma vista interna em pers-pectiva isolada do conjunto de montagem de canto;
A figura 22 é uma vista, explodida e am-pliada do Detalhe F das Figuras 21 e 23 onde se vê a vedação pararecostamento de uma placa adjacente;
A Figura 23 é uma vista interna em pers-pectiva explodida, isolada, do conjunto de montagem de canto;
A Figura 24 é uma vista interna em pers-pectiva, isolada, da placa que conforma o piso interno em final;
A Figura 25 é uma vista interna em pers-pectiva, isolada, da placa que conforma o cabeçalho superior;
A Figura 26 é uma vista interna em pers-pectiva, isolada, da placa interna que compõem a porta ;
A Figura 27 é uma vista interna em pers-pectiva, isolada, da placa externa que compõem a porta ;A Figura 28 é uma vista interna em pers-pectiva, isolada, da placa que conforma o cabeçalho inferior;
A Figura 29 é uma vista inferior em cor-te do receptáculo com supressão do piso;
A Figura 30 é uma vista lateral do recep-táculo aplicado em um piso qualquer com supressão das placas quecompõem a lateral esquerda;
As Figuras 31 e 32 ilustram a seqüênciade montagem das chapas que conformam os painéis do receptáculo;
A figura 33 é uma vista inferior posterior,em perspectiva geral, do receptáculo montado;
A figura 34 é uma vista de um detalheem perspectiva, de uma chapa externa (Cl) para melhor entendi-mento da funcionalidade das furações.
De acordo com estas figuras, o RECEP-TÁCULO - SALA COFRE E RACK COFRE consiste em um conjuntode painéis, laterais (1), cantoneiras (2) de fundo (3), teto (4), piso(5), caixilho (6), Cabeçalho (inferior 7 e superior 7a), porta (8) efrontal (9). Os painéis de teto (4) e piso (5) se dividem em painelcentral (4 a e 5 a) e extremos (4b e 5b). Os painéis (1, 3, 4 e 5) con-formam-se (figura 5, 9, 11, 15,) por uma chapa externa (Cl) e umachapa interna (C2), ambas fabricadas em chapa de aço de l,9mm deespessura e passam por processo de dobras em todo o seu períme-tro, imprimindo assim uma considerável resistência estrutural e, adi-cionalmente, são soldadas, pelo menos, uma travessa (C3) em for-mato de "U". As dobras em "L" (C4 e C5) projetadas nas laterais daschapas externa (Cl) e interna (C2) e as dobras em "U" (C4A e C5A),além de prover estruturação como citado a cima, também fazem par-te do encaixe e fixação tipo macho e fêmea de cada painel (figuras 31e 32). Todos os painéis - laterais (1), cantoneiras (2) de fundo (3),teto (4), piso (5), caixilho (6), Cabeçalho (inferior 7 e superior 7a) efrontal (9) possuem encaixes desenvolvidos através de dobras emtodo o perímetro das chapas que compõem o mesmo. A técnica deencaixe foi desenvolvida para prover condições de fixação entre cadapainel, que compõem o conjunto. O encaixe lateral entre os painéistipo utilizados nas paredes é realizado pelo sistema macho e fêmea -dobras em "U" (C4A e C5A) e dobras em "L" (C4 e C5), técnica deencaixe que provê ao conjunto um altíssimo grau de resistência me-cânica e coesão.
A ancoragem das chapas externa (Cl) einterna (C2) de cada painel possui uma pluralidade de mancais ( C6)- peças internas metálicas com formato "U", dispostas em pares pa-ralelos, e unidas através de um espaçador (C7), constituído de umsanduíche em lâminas de fibra cerâmica (Fig.7) e que âncora os doismancais ( C6) através de parafusos (C8).
Na superfície da chapa externa (Cl) fo-ram projetados furos de acabamento (C9) para a passagem de para-fusos (CIO) do tipo auto-brocantes que se fixam em furos roscados(Cll) projetados ao longo das dobras em "U" (C5A) da chapa externa(Cl), sendo alternados com furos passantes (C12) de diâmetro igualao dos furos de acabamento (C9), permitindo que um parafuso (CIO)fixe a dobra em "U" (C5A) com a dobra em "L" (C5) de duas chapasexterna (Cl)-adjacentes através dos furos roscados (Cll) e o parafu-so seguinte (ClOa) transpasse o furo passante (C12) para fixar a do-bra em "L" (C4) com a dobra em "U" (C4A) de duas chapas internas(C2)-adjacentes - figuras 31 e 32; uma tampa (10) promove o fe-chamento e acabamento dos furos de acabamento (C9).
Na junção (figuras 31 e 32) entre todosos painéis são utilizadas gaxetas (11) especiais de fibra cerâmica,que tem o objetivo de aumentar o grau de isolação térmica na junçãodos painéis adjacentes para a transmissão por convecção, de caloratravés das juntas. Estas gaxetas (11) são utilizadas em todo o perí-metro da parte interna e externa do painel. Adicionalmente às gaxe-tas (11) de fibra cerâmica, é aplicada uma borracha (12) especial-mente desenvolvida e inerte ao fogo, em todo o perímetro do painel,tanto na parte interna como na parte externa com o objetivo de pro-ver uma barreira à penetração de umidade e água nas junções dospainéis. A gaxeta (11) e a borracha (12) sofrem uma pressão nasjunções dos painéis através da fixação dos parafusos (CIO e ClOa)sendo comprimidas e deformadas (figuras 6, 31 e 32) provendo umabarreira à transmissão de calor e água respectivamente.
O encaixe inferior entre os os painéis - la-terais (1), cantoneiras (2) de fundo (3) e Cabeçalhos (inferior 7 e su-perior 7a) com os painéis de piso (5) é realizado por sobreposiçãodestes com a dobra inferior (C13) dos demais painéis (1,2,3,6 e 7).
O encaixe superior entre os painéis - late-rais (1), cantoneiras (2) de fundo (3), Cabeçalhos (inferior 7 e supe-rior 7a) e frontal (9) e os painéis de teto (4), é realizado por sobre-posição destes com a dobra superior (C14) dos demais painéis (1,2,3 e7).
A montagem das Salas Cofre adapta-sea qualquer lay-out, pois a fixação do conjunto é realizada 100% pelaparte interna, através do sistema de encaixes, estruturação e umarede de parafusos do tipo auto brocante, que provê a coesão do con-junto, evitando trincas e vazamentos nas junções, porém sem que oconjunto assumisse rigidez, que pode evitar o normal trabalho mecâ-nico e dilatação dos materiais, provendo as condições necessárias pa-ra suportar os efeitos causados por bruscos aquecimentos e resfria-mento advindos de um incêndio e ação da água no combate ao mesmo.
Manta (13) de Fibra Cerâmica é o princi-pal material refratário que conforma recheio dos painéis, sendo deúltima geração e possui características de baixa bio persistência aoorganismo humano, fato que elimina os riscos de contaminação deoperários e usuários da sala cofre ao longo dos anos. Opcionalmente,dentre as camadas de material isolante e para aumentar o grau deisolação térmica, podem ser adicionadas camadas de filme metálicocom alto brilho em uma face e opaca em outra, formando, no mínimo02 (duas) barreiras, onde a primeira barreira tem a função de refletiras ondas de calor e a radiação excedente é barrada pela camada defibra cerâmica e um segundo filme que também refletirá estas ondasde calor, compondo a segunda barreira. Uma terceira e quarta cama-das poderão ser inseridas em função do grau de isolação pretendido.Devido à ação do calor no filme metálico, seu brilho original torna-seopaco a partir de 700°C, assim os demais filmes continuam desem-penhando a característica de reflexão. A outra face de cada filme nãopossui brilho, para evitar o efeito "garrafa térmica"; as ondas são re-fletidas sem ficar confinadas. Ainda, opcionalmente, podem ser adi-cionadas mantas de fibra de carbono, telas de aço, ou a aplicação dematerial abrasivo, para aumentar o grau de segurança, conformedemandar a necessidade de cada cliente. O uso de espaçador (C7)isolante em fibra cerâmica (Fig.7) impede a transmissão do calor porconduções e a transmissão do calor por correntes de convecção é a-tenuada, pois no interior do painel existem uma quantidade muitopequenas de ar confinado na Manta (13) de Fibra Cerâmica que ate-nua a transmissão do calor por radiação por suas características daFibra Cerâmica e pelas barreiras reflexivas. Uma lâmina (Não ilustra-da) de papel de fibra cerâmica, de alta densidade, é aplicada no ladointerno e externo da chapa externa (Cl) da cada painel para atenuara transmissão de calor pelo aquecimento da chapa externa (Cl) pelaação do fogo.
A porta (8) de acesso (figuras 12 e 13) écomposta por sanduíche de chapas de aço, interna (8a) e externa(8b) conformadas por, pelo menos, uma travessa (8c) em formato de"U" e material isolantes com as mesmas características dos demaispainéis e a ancoragem das chapas interna (8a) e externa (8b) é pro-cedida por uma pluralidade de mancais (8d) - peças internas metáli-cas com formato "U", dispostas em pares paralelos, e unidas atravésde um espaçador (8e), constituído de um sanduíche em lâminas defibra cerâmica (Fig.7) e que ancora os dois mancais (8d) através deparafusos (8f). Ao longo de todo seu perímetro, a porta (8) possuium acabamento (8g) em material a base de fibra cerâmica e resinade alta resistência, com o objetivo de fixar as chapas interna (8A) eexterna (8B) por meio de parafusos (8h) e prover resistência mecâni-ca ao conjunto, além de prover o isolamento térmico e elétrico entreas chapas (8A e 8B).
A porta (8) é fixada ao caixilho (6), umapeça inteiriça e encaixada nos painéis frontais (9) e nos Cabeçalho(inferior 7 e superior 7a), por meio de dobradiças (D) de aço-inoxidável desenvolvidas para sustentar a porta (8) e que possuemregulagem para prover o uniforme espaçamento ao longo de todo operímetro da porta (8) e projetadas para abrir a porta (8) para o ladode fora da sala Cofre (figura 1).
A porta (8) tem sua abertura por meio deuma fechadura biométrica e o seu fechamento e manutenção desteestado é provido por, pelo menos, uma fechadura eletromagnética de600Kgf cada, instaladas na porta (8) /caixilho (6), provendo um po-tente campo magnético em somente um dos seus lados, sendo blin-dada nos demais. Esta técnica garante que não haverá campo ele-tromagnético prejudicial aos equipamentos instalados no interior daSala Cofre. Quando a porta (8) está aberta (figura 1), a fechaduraestá desativada. O Campo magnético é acionado quando a porta (8)está a cerca de 30mm de distância de seu batente. A fechadura é a-Iimentada por circuito elétrico de energia essencial da Sala Cofre. Ca-so a energia essencial da sala sofra esgotamento, o funcionamentodo sistema é garantido por duas fontes com baterias dimensionadaspara prover energia às fechaduras por até 72hs. A fechadura é acio-nada por sistema de controle de acesso pela parte externa e, dentroda sala, a fechadura é desligada por uma barra de pânico que desligao sistema mecanicamente e possibilita a saída sempre livre de pesso-as do interior da sala. A utilização de fechadura eletro magnética parafechamento e fixação de porta (8) de sala cofre é uma inovação poissua aplicação não utiliza espaço no interior painel (figuras 12 e 13)da porta (8) com dispositivos mecânicos, propiciando um grau supe-rior de isolamento térmico.
A fim de garantir a selagem e proteçãona passagem dos cabos e dutos através das paredes da Sala Cofre,bem como a estanquidade e selagem no caso de riscos de fogo e ca-lor, uma passagem (furo) (F) com no mínimo IOOm de diâmetro érealizado (Figura 29) em um ou mais painéis laterais (1), de fundo(3) e/ou frontal (9) da sala cofre, onde um tubo (T) de aço com 3mmde espessura e IOOmm (mínimo) de diâmetro é soldado na chapa ex-terna (Cl) do painel no local da passagem - Importante ressaltar queo tubo (T) de aço não possui qualquer ligação metálica com a chapainterna do painel. Os cabos de infra estrutura de redes lógica (UTP eFO), elétricos e dutos da rede frigorígena do ar condicionado são con-duzidos através desta passagem, do interior da sala cofre para o ladoexterno. No lado externo o duto de aço recebe uma proteção térmicaatravés de uma camada de papel de fibra cerâmica e manta de fibracerâmica, impedindo que o calor penetre no duto e derreta os cabos.Na passagem através do painel os cabos são protegidos por fibra ce-râmica no interior (i) do duto e silicone de alta temperatura no ladointerno do painel, este último tem o objetivo de prover a selagemcontra umidade e água e a estrutura metálica do duto de aço prove aproteção contra os efeitos de algum escombro ou impacto mecânicodurante um incêndio. Externamente à sala cofre uma rede de dutosde aço com proteção térmica com uma junta intumescente e selagema umidade e água, tem o objetivo de prover a proteção mecânica etérmica à infra-estrutura de rede elétrica, lógica e ar condicionadodurante um incêndio, ou inundação do local onde a sala cofre estáinstalada, direcionada para fora do prédio e, desta forma a sala cofrenão paralisa sua operação durante a ocorrência de um incêndio, ouinundação, pois esta rede de dutos de aço com proteção térmicapermite que a comunicação, infra estrutura elétrica e de ar condicio-nado continue fluindo sob condições adversas de calor (incêndio) etambém inundação por água.
Sobre a pintura interna é aplicado Cnanotecnologia"), opcionalmente, uma fina camada de um material ce-râmico à base de óxido de titânio que propicia propriedades auto-Iimpante às superfícies vítreas, metálicas e cerâmicas, podendo serutilizado em todos os pontos internos da sala, paredes, teto e piso,maçanetas etc. Essa aplicação tem propriedades ativadas natural-mente, que aciona um processo de oxirredução, em que dois materi-ais interagem, perdem e ganham elétrons. Além de destruir a paredecelular das bactérias, esse sistema elimina também os fungos e ma-téria orgânica como gorduras, além de decompor corante e defensi-vos agrícolas, com grande eficácia na limpeza de poeiras. A aplicaçãodesta película, anti bacteriana, bacteriostática e anti fungo agrega àsala cofre a característica de sala limpa, num projeto ecologicamentecorreto e um ambiente de alto nível para o ser humano trabalhar, a-lém de ajudar na limpeza do ar circulante pelo sistema condicionadore prolongar sua vida útil.

Claims (9)

1.)" RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , consiste em um receptáculo, em especial a um con-junto de painéis, laterais (1), cantoneiras (2) de fundo (3), teto (4) -tendo painel central (4 a) e extremos (4b), piso (5) - tendo painelcentral (5 a) e extremos (5b), caixilho (6), Cabeçalho (inferior 7 esuperior 7a), porta (8) e frontal (9), que conformam um ambientealternativo de segurança para residência e empresas, guarda ou ope-ração envolvendo mídias físicas e eletrônicas, armazenamento de da-dos, equipamentos, documento^ ou quaisquer outros materiais dealta importância operacional ou estratégica, sensíveis ao calor, umi-dade ou variações ambientais bruscas ou extremas, tais como incên-dios, água, fumaça,etc., caracterizado pelo fato de os painéis (1, 3,-4 e 5) conformarem-se (figura 5, 9, 11, 15,) por uma chapa externa(Cl) e uma chapa interna (C2), dobradas perimetralmente- dobrasem "L" (C4 e C5) projetadas nas laterais das chapas externa (Cl) einterna (C2), dobras em "U" (C4A e C5A), dobra inferior (C13) e do-bra superior (C14); tendo, pelo menos, uma travessa (C3) em for-mato de "U" e dobras em "L" (C4 e C5) projetadas nas laterais daschapas externa (Cl) e interna (C2) e dobras em "U" (C4A e C5A);ancoragem das chapas externa (Cl) e interna (C2) de cada painelatravés de mancais ( C6), unidos por espaçador (C7) através de pa-rafusos (C8);são previstos furos de acabamento (C9) na superfície dachapa externa (Cl) e furos roscados (Cll) projetados ao longo dasdobras em "U" (C5A) da chapa externa (Cl), alternados com furospassantes (C12) de diâmetro igual ao dos furos de acabamento (C9)que recebem uma tampa (10); gaxetas (11) são utilizadas em todo operímetro da parte interna e externa do painel e, adicionalmente àsgaxetas (11) de fibra cerâmica, é aplicada uma borracha (12); todosos painéis (1, 3, 4 e 5) são isolados por manta (13) de Fibra Cerâmi-ca; porta (8), fixada ao caixilho (6) por meio de dobradiças (D), emchapas de aço, interna (8a) e externa (8b) conformadas por, pelomenos, uma travessa (8c) e a ancoradas por mancais (8d) unidos porespaçadores (8e) através de parafusos (8f) e,ao longo de todo seuperímetro, um acabamento (8g) que fixa as chapas interna (8A) eexterna (8B) por meio de parafusos (8h); o caixilho (6) é uma peçainteiriça encaixada nos painéis frontais (9) e nos Cabeçalho (inferior 7e superior 7a); a porta (8) é dotada de uma fechadura eletromagné-tica automarizada por uma fechadura biométrica; pelo menos um (fu-ro) (F) com no mínimo IOOm de diâmetro é previsto (Figura 29) emum ou mais painéis laterais (1), de fundo (3) e/ou frontal (9) da salacofre, tendo um tubo (T) de igual diâmetro soldado à chapa externa(Cl) do painel no local da passagem; pintura interna com aplicaçãode uma fina camada de um material cerâmico à base de óxido de ti-tânio;
2.) "RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de os furos de acabamento (C9) serem concêntricos com osfuros passantes (C12) e com os furos roscados (Cll) e os furos pas-santes (C12) terem diâmetro igual ao dos furos de acabamento (C9)e destinam-se a passagem de um parafuso(ClO) para fixar a dobraem "L" (C4) com a dobra em "U" (C4A) de duas chapas internas(C2)-adjacentes - figuras 31 e 32;
3.) "RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracteri-zado pelo fato de um parafuso(ClO) adentrar o furo de acabamento(C9) seguinte ao furo passante (C12) e fixar a dobra em uU" (C5A)com a dobra em "L" (C5) de duas chapas externa (Cl)-adjacentesatravés do furo roscado (Cll);
4.)" RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a gaxeta (11), de fibra cerâmica, e a borracha (12)sofrem uma pressão nas junções dos painéis através da fixação dosparafusos (CIO e ClOa) sendo comprimidas e deformadas (figuras 6,-31 e 32) provendo uma barreira à transmissão de calor e água res-pectivamente;
5.)" RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o encaixe inferior entre os os painéis - laterais (1),cantoneiras (2) de fundo (3) e Cabeçalhos (inferior 7 e superior 7a)com os painéis de piso (5) é realizado por sobreposição destes com adobra inferior (C13) dos demais painéis (1,2,3,6 e 7);
6.)" RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o encaixe superior entre os painéis - laterais (1),cantoneiras (2) de fundo (3), Cabeçalhos (inferior 7 e superior 7a) efrontal (9) e os painéis de teto (4), é realizado por sobreposição des-tes com a dobra superior (C14) dos demais painéis (1,2,3 e 7);
7.) "RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE", de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a montagem ser realizada 100% pela parte interna,pelo encaixe das dobras em "L" (C4 e C5) projetadas nas laterais daschapas externa (Cl) e interna (C2) com dobras em "U" (C4A e C5A),dobra inferior (C13) e dobra superior (C14), conjuntamente a adçãode furos passantes (C12) para parafuso(ClO) de fixação da dobraem "L" (C4) com a dobra em "U" (C4A) de duas chapas internas(C2)-adjacentes - figuras 31 e 32;
8.) "RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a manta (13) de Fibra Cerâmica é o principal materi-al refratário que conforma recheio dos painéis e, opcionalmente, po-dem ser adicionadas camadas de filme metálico;
9.) "RECEPTÁCULO - SALA COFRE ERACK COFRE" , de acordo com as reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o tubo (T) de aço soldado na chapa externa (Cl) dopainel não possui qualquer ligação metálica com a chapa interna (c2)do painel e recebe uma proteção térmica através de uma camada depapel de fibra cerâmica e manta de fibra cerâmica e, na passagematravés do painel, os cabos são protegidos por fibra cerâmica no inte-rior (i) do duto e silicone de alta temperatura no lado interno do painel.
BRC10902239A 2009-06-26 2009-06-26 receptáculo - sala cofre e rack cofre BRPI0902239F1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRC10902239A BRPI0902239F1 (pt) 2009-06-26 2009-06-26 receptáculo - sala cofre e rack cofre

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRC10902239A BRPI0902239F1 (pt) 2009-06-26 2009-06-26 receptáculo - sala cofre e rack cofre

Publications (4)

Publication Number Publication Date
BRPI0902239A2 true BRPI0902239A2 (pt) 2011-03-01
BRPI0902239C1 BRPI0902239C1 (pt) 2011-12-20
BRPI0902239B1 BRPI0902239B1 (pt) 2018-12-04
BRPI0902239F1 BRPI0902239F1 (pt) 2020-09-24

Family

ID=43622463

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRC10902239A BRPI0902239F1 (pt) 2009-06-26 2009-06-26 receptáculo - sala cofre e rack cofre

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902239F1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0902239B1 (pt) 2018-12-04
BRPI0902239C1 (pt) 2011-12-20
BRPI0902239F1 (pt) 2020-09-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8100164B2 (en) Movable partition systems including intumescent material and methods of controlling and directing intumescent material around the perimeter of a movable partition system
US9359810B2 (en) Fluidtight fire door
TW558590B (en) Fire-resistant gun cabinet
US8156702B2 (en) Waterproof ceiling
US20150096478A1 (en) Safety Shelter
JP5937289B2 (ja) 室内設備の冠水を防止する防火扉
BRPI0902239A2 (pt) receptáculo - sala cofre e rack cofre
CN102947532A (zh) 具有一个或两个门扉的防火门
US20160130830A1 (en) Safety Shelter
BRMU8400198Y1 (pt) Aperfeiçoamentos introduzidos em armário para abrigo de equipamentos de telecomunicações
RU2664733C1 (ru) Кожух теплозвукоизолирующий газотурбинной установки арктического исполнения
CN208718547U (zh) 欧标钢质防火门
RU176367U1 (ru) Кожух теплозвукоизолирующий газотурбинной установки арктического исполнения
BR202021011901U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em ambientes seguros com paredes e divisórias sem função estrutural
JP2000297489A (ja) 建物の防火構造
CN205477246U (zh) 双扇钢质防火门
ES2334552B1 (es) Cerramiento ignifugo.
CN206458282U (zh) 门中门
ES2236512T3 (es) Disposicion de armarios de proteccion contra incendios.
CN216714257U (zh) 一种逃生通道用防火门
KR102646816B1 (ko) 방화 기능을 향상시킨 창호 구조
KR102595262B1 (ko) 방화용 창호 시스템
JP7340984B2 (ja) 開閉体、及び開閉体の製造方法
KR102332695B1 (ko) 히터 설치형 결로방지 방화문
CN207538767U (zh) 一种防火卷帘控制器结构以及防火卷帘控制器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B15W Others matters related to applications: legal action concerning application

Free format text: INPI-52400.092879/2014-11 ORIGEM: JUIZO DA 025A VARA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROCESSO NO 014408-34.2013.4.02.5101 ACAO DE SUB-ROGACAO AO PEDIDO DE PATENTE COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA AUTOR: SPARCH TECNOLOGIA SEGURANCA EM ENGENHARIA TERMICA LTDA REU: ELEMAR BAUMANN E INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI.

B15N Others concerning applications: notification of judicial decision

Free format text: INPI-52400.092879/14 SECAO JUDICIARIA DO RIO DE JANEIRO - 25A VARA FEDERAL PROCESSO NO. 0146885-57.2013.4.02.5101 AUTOR: SPARCH TECNOLOGIA SEGURANCA EM ENGENHARIA TERMICA LTDA E CLAUZER ESTEVES DZIEDZIENSKY REU(S): ELEMAR BAUMANN E INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL -INPI DECISAO: ANTE O EXPOSTO, COM BASE NO ART. 273, DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL C/C ART. 173, DA LEI NO 9279/96, DEFIRO O PEDIDO DE ANTECIPACAO DE TUTELA PARA DETERMINAR QUE O INPI ADOTE AS PROVIDENCIAS ADMINISTRATIVAS NECESSARIAS.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014

B15N Others concerning applications: notification of judicial decision

Free format text: INPI-52400.092879/2014- SECAO JUDICIARIA DO RIO DE JANEIRO 25A VARA FEDERAL PROCESSO NO 0146885-57.2013.4.02.5101 AUTOR:SPARCH TECNOLOGIA SEGURANCA EM ENGENHARIA TERMICA LTDA E OUTRO REU: ELMAR BAUMANN E INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL- INPI DECISAO: ISTO POSTO, HOMOLOGO O ACORDO SUPRA, JULGANDO EXTINTO O PROCESSO COM RESOLUCAO DO MERITO, NA FORMA DO ART.269,INCISO III, DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL, CONDICIONANDO A TRANSFERENCIA ACORDADA ENTRE AS PARTES AO CUMPRIMENTO DAS EXIGENCIAS ADMINISTRATIVAS JUNTO AO INPI

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: E05G 1/06 (2006.01), E04H 1/06 (2006.01)

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B09A Decision: intention to grant

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.