BRPI0900755A2 - centralizador e processo de manufatura do mesmo - Google Patents

centralizador e processo de manufatura do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900755A2
BRPI0900755A2 BRPI0900755-5A BRPI0900755A BRPI0900755A2 BR PI0900755 A2 BRPI0900755 A2 BR PI0900755A2 BR PI0900755 A BRPI0900755 A BR PI0900755A BR PI0900755 A2 BRPI0900755 A2 BR PI0900755A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
centralizer
inner part
chemical stability
mechanical performance
tubular
Prior art date
Application number
BRPI0900755-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Hugo Ernst
Guillermo Dapino
Matias Pereyra
Original Assignee
Siderca Saic
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siderca Saic filed Critical Siderca Saic
Publication of BRPI0900755A2 publication Critical patent/BRPI0900755A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1071Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers specially adapted for pump rods, e.g. sucker rods
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1057Centralising devices with rollers or with a relatively rotating sleeve

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • Sliding-Contact Bearings (AREA)
  • Metal Extraction Processes (AREA)
  • Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Shafts, Cranks, Connecting Bars, And Related Bearings (AREA)

Abstract

CENTRALIZADOR E PROCESSO DE MANUFATURA DO MESMO. Um centralizador (1, 1') para elementos tubulares, compreendendo: uma parte interna (2, 2') formada por um primeiro material tendo altos desempenho mecânico e estabilidade química; e urna parte externa (3, 3') disposta sobre a dita parte interna (2, 2'), formada por um segundo material, o dito segundo material sendo autolubrificante e com um baixo coeficiente de atrito, tendo desempenho mecânico e estabilidade química mais baixos do que aqueles do dito primeiro material. Um processo de manufatura do centralizador é também descrito.

Description

"CENTRALIZADOR E PROCESSO DE MANUFATURA DO MESMO"
O objetivo principal da presente invenção éproporcionar um centralizador para elementos tubulares.
Mais especificamente, refere-se a um centralizador paraelementos tubulares, tais como ambas as hastes debombeamento mecânico sólidas e vazadas, em que o movimentodo fio é alternadamente ascendente e descendente, tal comoo tipo PCP, em que o movimento do fio é rotativo; o corpodo centralizador sendo formado por dois materiais, um delessendo disposto dentro da parte interna do dito corpo, e ooutro deles dentro da parte externa do dito corpo.
BREVE DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
Os centralizadores atualmente disponíveis sãomanufaturados de um material único, geralmente, um materialplástico. O material é injetado no elemento tubular a sercentralizado, mais especificamente, em uma haste debombeamento tanto sólida quanto vazada, é disposto por meiode uma junta de encaixe de duas peças, ou é montado poroutro meio.
Naqueles casos nos quais o material é injetado noelemento tubular, obtém-se um centralizador tendo umaestrutura molecular e um nível de fixação no elementotubular, que variam significativamente com base nascondições de injeção. No entanto, sob condições normais deprodução, a estrutura molecular do centralizador pode serajustada a mais cristalina possível, aumentando o seu nívelde fixação no elemento tubular. De um modo geral, amodificação superficial (tal como por jateamento com areia)ou também usinagem de fenda, para aperfeiçoar a fixação docentralizador, é usada.
Quando o centralizador é disposto por montagem depeças múltiplas, a sua fixação é muito mais fraca do quequando do uso de injeção. Ainda mais, podem ser adicionadasalgumas inserções adicionais, tais como pivôs, parafusos,etc, para propiciar o posicionamento das partes. Por outrolado, a montagem de centralizadores é vantajosa, porqueeles podem ser encaixados mais facilmente em qualquerposição desejada.
Com relação às propriedades materiais, o plástico égeralmente altamente duro e resistente a deterioração ecorrosão. Os "polímeros de engenharia" são aqueles quesatisfazem os requisitos necessários para operação em poçosde petróleo. Os polímeros de engenharia mais populares sãopoli (sulfeto de fenileno) (PPS) , poliamidas (PA) de altatemperatura, poliftalamida (PPA), poli (éter de fenileno)(PPE), modificados usualmente por agregados, tais comofibras de vidro, minerais ou de aramida. Os agentes deintensificação são necessários para manter as propriedadesmecânicas a altas temperaturas. Os polímeros de baseproporcionam resistência química e utilidade, enquanto oselementos de intensificação proporcionam resistência afluência ("resistência a fluência"). 0 material compostoaperfeiçoa as propriedades do polímero de base, que devemser obtidas para garantir o desempenho esperado em meiosfísicos muito severos.
Embora esses materiais tenham apresentado um excelentedesempenho de resistência em meios físicos severos, sãocaros e alguns deles provocam deterioração da peça metálicacontra a qual se movimentam. Os exemplos de dano metálico,devido ao emprego de um centralizador de PPS em algunspoços de petróleo, foram registrados. A presença de fibrade vidro, como um agente de intensificação no centralizadormencionado acima, aumentou a erosão e o dano da superfíciemetálica e resultou em uma redução significativa deespessura. Portanto, os materiais do centralizador dainvenção devem ser aqueles tendo um baixo coeficiente deatrito e uma baixa tendência a erosão da superfíciemetálica. As poliamidas pertencentes à família de polímerosque garantem ótimas condições de movimento são aqueles quetêm um baixo coeficiente de atrito e que são capazes deretração, quando expostos por um longo tempo a meiosfísicos a altas temperaturas. No entanto, é esse contato delonga duração com os meios físicos a altas temperaturas quetambém deteriora as propriedades mecânicas, resultado emsoltura.
Pode-se considerar que cada possibilidade de ter-se ummaterial único, para manufatura de um centralizador, temtambém uma desvantagem clara e um problema relacionado, queprovoca ao final extração e substituição precoces da peça.
Os documentos referentes aos pedidos de patentes WO2006/231250, US 6585043, WO 98/50669, CA 2101677, US3963075, RU 2211911, US 2005/0241822, US 2004/0112592-, US2003/0070803, US 4793412, US 7156171, US 7182131, US7140432 e US 648403 descrevem centralizadores produzidos deum material único, incluindo rolos ou pás.
O centralizador da presente invenção soluciona os doisproblemas mais importantes relacionados com o desempenho decentralizadores, durante operação: a resistência à solturado elemento tubular, e um baixo coeficiente de atritojuntamente com baixas deterioração e dano à peça metálica.
Propõe-se, portanto, um centralizador de doismateriais, tendo uma parte interna manufaturada de ummaterial rígido, resistente mecanicamente com uma altaresistência a soltura, e uma parte externa manufaturada deum material autolubrificante e não erosivo, com um baixocoeficiente de atrito. O dito centralizador é manufaturadopor um processo de dupla injeção. Primeiramente, a parteinterna é injetada. Depois, o volume remanescente é enchidocom o material externo. Dentro da interface, nenhumafixação química é necessária entre ambos os materiais, parapermitir que a parte externa gire em torno da parteinterna, quando torque é aplicado. A possibilidade, derotação em torno de um núcleo reduz o atrito entre ocentralizador e a superfície metálica. Adicionalmente, aspás do centralizador não se movimentam mais ao longo de umalinha reta, durante movimento alternado do centralizador,mas, em vez disso, durante contato com toda a superfícietubular interna. Portanto, a erosão da superfície metálicanão é localizada e o dano total da peça tubular é reduzida.
Outra vantagem da presente invenção é que a parteexterna rotativa diminui a resistência mecânica, soltando ocentralizador. Isso é devido ao fato que, mesmo se o volumecoberto pelo material mais resistente mecanicamente formenor do que de um centralizador de material únicoeventual, não há deterioração da resistência a soltura.
A invenção produz um centralizador que suporta ascondições operacionais sem qualquer soltura da partetubular a qual é preso, e sem qualquer dano à superfíciemetálica a qual fica em contato, durante movimento.
O centralizador de dois materiais também reduz otorque aplicado à interface entre o centralizador e oelemento tubular ao qual é preso. Isso pode ser alcançadopor uma parte externa rotativa, que gira em torno da parteinterna.
0 movimento rotativo tem uma vantagem adicional: aspás do centralizador podem girar continuamente, impedindo aerosão localizada da superfície metálica.
Consequentemente, a presente invenção proporciona umasolução para os problemas mencionados acima, isto é:
- utilização de dois materiais, manufaturadosbasicamente por vazamento por injeção de materiaispoliméricos, um sobre o outro, cujas geometrias de ambas aspartes são compatíveis,, com base no fato de que a parteexterna é deixada girar em torno da parte interna, e que aparte externa tem pás helicoidais;
- o material interno tem um módulo de elasticidademais elevado, bem como propriedades mecânicasaperfeiçoadas, mesmo a altas temperaturas;
- o material externo tem um baixo coeficiente deatrito e é autolubrificante, proporcionando uma interfaceótima para a operação contínua em contato com as paredes doelemento tubular;
a parte externa rotativa propicia a redução dotorque líquido, aumentando o tempo de vida útil docentralizador; e- o centralizador pode girar 3 609, quando em contatocom a superfície metálica, reduzindo a erosão localizada eo dano produzidos pela superfície metálica.
Além do mais, o processo de localização docentralizador consiste em, primeiramente, injetar noelemento tubular o material interno, tendo altos desempenhomecânico e estabilidade química, por exemplo, PPS. Depois,é injetado no núcleo do material externo, por exemplo,poliamida, tendo um baixo índice de atrito, mas commelhores desempenho mecânico e estabilidade química do queo material interno.
Portanto, um núcleo de PPS é formado, que pode serútil como uma âncora para impedir que a poliamida se solteda posição axial, assumida pelo dispositivo dentro doelemento tubular. Em ambos os casos, o aperto é ajustadopor meio de um efeito de aperto no plástico em torno doelemento tubular e do núcleo do centralizador. Esse efeitoé alcançado pela contração volumétrica dos materiais porresfriamento, após o processo de injeção.
O material externo pode não girar em torno do núcleo,dependendo da aplicação.
Por conseguinte, é possível manufaturarcentralizadores satisfazendo ambas as opções:
- rotativa: no caso de torque elevado, para o qual aprimeira injeção não tem travas longitudinais; efixa: a primeira injeção tem, de fato, travaslongitudinais.
Além do mais, e dependendo da aplicação da haste debombeamento, dois tipos geométricos para centralizadorespodem ser definidos. Um deles é geometricamente reto, compás longitudinais para o caso de hastes de bombeamentomecânico; o outro deles é geometricamente helicoidal, compás helicoidais, para as hastes de bombeamento PCP, comodescrito acima.
OBJETO DA INVENÇÃO
Em razão disso, é um objeto da presente invençãoproporcionar um centralizador para elementos tubularescaracterizado por compreender:
- uma parte interna formada por um primeiro material,tendo altos desempenho mecânico e estabilidade química; e
- uma parte externa disposta sobre a parte interna,formada por um segundo material, o dito segundo materialsendo autolubrificante e com baixo coeficiente de atrito,tendo desempenho mecânico e estabilidade química maisbaixos do que aqueles do dito primeiro material.
Um outro objeto da presente invenção é um processo demanufatura do centralizador, caracterizado por compreenderas seguintes etapas de:injetar um primeiro material formando uma parteinterna em um elemento tubular; e
injetar um segundo material sobre a dita parteinterna formada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção vai ser melhor entendida com base nosdesenhos apresentados a seguir, isto é:
as Figuras IA e 1B mostram, respectivamente, uma vistalateral e uma vista frontal de um centralizador rotativogeometricamente reto da invenção;
as Figuras 2A e 2B mostram, respectivamente, uma vistalateral e uma vista frontal de um centralizador rotativogeometricamente helicoidal da invenção; e
as Figuras 3A e 3B mostram, respectivamente, uma vistalateral e uma vista frontal do núcleo de um centralizadorfixo da invenção, incluindo travas dentro da sua parteinterna.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As Figuras IA e 1B mostram um centralizador rotativogeometricamente reto 1 para hastes de bombeamento mecânico,compreendendo uma parte interna ou núcleo 2 manufaturada deum material rígido, mecanicamente resistente, tendo umaalta resistência a soltura, e uma parte externa 3,manufaturada de um material com um baixo coeficiente deatrito e que é autolubrificante e não erosivo. O diâmetrointerno D da dita parte interna ou núcleo 2 é cooperantecom aquela do elemento tubular a ser centralizado. A parteexterna 3 tem pás vazadas longitudinalmente 4, em contatocom a tubulação C, com um propósito de centralizar oelemento tubular. Dentro da interface entre as ditas parteinterna 2 e parte externa 3 não há qualquer que sejafixação química, de modo que a parte externa 3 pode girarem torno da parte interna 2, quando torque é aplicado.
As Figuras 2A e 2B mostram um centralizador rotativogeometricamente helicoidal 1' para hastes de bombeamentoPCP, compreendendo uma parte interna ou núcleo 2',manufaturado de um material rígido, mecanicamenteresistente, tendo uma alta resistência a soltura, e umaparte externa 3 ' , manufaturada de um material com um baixocoeficiente de atrito e que é autolubrificante e nãoerosivo. O diâmetro interno D da dita parte interna ounúcleo 2' é cooperante com aquela do elemento tubular a sercentralizado. A parte externa 3' tem pás vazadaslongitudinalmente 4', em contato com a tubulação C, com umpropósito de centralizar o elemento tubular. Dentro dainterface entre as ditas parte interna 2' e parte externa3' não há qualquer que seja fixação química, de modo que aparte externa 3' pode girar em torno da parte interna 2,quando torque é aplicado.
As Figuras 3A e 3B mostra, em detalhes, a parteinterna ou núcleo 2,2' de um centralizador fixo da presenteinvenção. Dentro da periferia da dita parte interna 2, 2',uma pluralidade de travas 5, de qualquer tipo de geometria,é incluído. A dita pluralidade de travas satisfaz a funçãode impedir que a parte externa (não mostrada) de umcentralizador fixo gire em torno da dita parte interna 2,2' . Um exemplo preferido vai ser a disposição de 16 travasequidistantes, tanto circunferencial quantolongitudinalmente, na dita periferia da dita parte interna2, 2', tal como observado nas Figuras 3A e 333, tendo amesma configuração substancialmente prismática. Qualqueroutro tipo de geometria e/ou disposição das travas vaidepender dos critérios de manufatura empregados, sendo bemconhecido de uma pessoa versada na técnica.
O processo de localização de um centralizador 1, 1'consiste de injetar primeiramente no elemento tubular omaterial interno formando a parte interna ou núcleo 2, 2',tendo altos desempenho mecânico e estabilidade química, porexemplo, PPS. Depois, é injetado na dita parte interna 2,2' , o material externo formando a parte externa 3, 3', porexemplo, poliamida, a dita parte tendo um baixo índice deatrito, mas desempenho mecânico e estabilidade químicainferiores àqueles do material interno.
Uma alternativa para o que foi mencionado acima é quea parte externa 3, 3 ' não deve girar em torno da parteinterna 2, 2', dependendo da aplicação da haste debombeamento. Consequentemente, os centralizadores 1, 1'podem ser manufaturados, os ditos centralizadoressatisfazendo ambas as opções:
- rotativa: no caso de torque elevado, para o qual aprimeira parte (2, 2') não inclui quaisquer travasequidistantes 5, dispostas circunferencial e
longitudinalmente na sua periferia; e
- fixa: a primeira dita parte interna 2, 2', incluindoas travas equidistantes 5, dispostas circunferencial elongitudinalmente na sua periferia.

Claims (14)

1. Centralizador (1, 1') para elementos tubulares,caracterizado pelo fato de que compreende:- uma parte interna (2, 2') formada por um primeiromaterial tendo altos desempenho mecânico e estabilidadequímica; e- uma parte externa (3, 3') disposta sobre a ditaparte interna (2, 2'), formada por um segundo material, odito segundo material sendo autolubrificante e com um baixocoeficiente de atrito, tendo desempenho mecânico eestabilidade química mais baixos do que aqueles do ditoprimeiro material.
2. Centralizador de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que não há qualquer fixaçãoquímica na interface entre ambas a parte interna (2, 2') eparte externa (3, 3').
3. Centralizador de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de travas(5) é disposta dentro da periferia da dita parte interna(2, 2 ' ).
4. Centralizador de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que a dita pluralidade de travas(5) é disposta de um modo equidistante, tantocircunferencial quanto longitudinalmente, na dita periferiada dita parte interna (2, 2'), adotando uma geometriasubstancialmente prismática.
5. Centralizador de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o diâmetro interno (D, D')da dita parte interna (2, 2') é cooperante com aquele doelemento tubular a ser centralizado.
6. Centralizador de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a dita parte externa (3, 3')tem pás vazadas (4, 4'), em contato com a tubulação C dopoço, com o propósito de centralizar o elemento tubular.
7. Centralizador de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que as ditas pás (4) sãolongitudinais para o caso de hastes de bombeamentomecânico, em que o fio tem um movimento ascendente edescendente.
8. Centralizador de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de que as ditas pás (4') sãohelicoidais, para o caso de hastes de bombeamento PCP, e ofio tem um movimento rotativo.
9. Processo de manufatura do centralizador de acordocom a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de quecompreende as seguintes etapas de:injetar um primeiro material formando uma parteinterna em um elemento tubular; einjetar um segundo material sobre a dita parteinterna formada.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o dito primeiro material éum material polimérico tendo altos desempenho mecânico eestabilidade química, tal como, por exemplo, PPS.
11. Processo de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o dito segundo material é ummaterial polimérico, tendo um baixo índice de atrito masdesempenho mecânico e estabilidade química mais baixas doque aqueles do material interno, tal como, por exemplo,poliamida.
12. Processo de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o aperto entre a dita parteinterna e o dito elemento tubular é ajustado por meio de umefeito de aperto firme no plástico em torno do ditoelemento tubular e da dita parte interna do centralizador,resultante da contração volumétrica dos materiais porresfriamento, após o processo de injeção.
13. Processo de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de travas(5) é disposta dentro da periferia da dita parte interna(2,2').
14. Processo de acordo com a reivindicação 13,caracterizado pelo fato de que a dita pluralidade de travas(5) é disposta de um modo equidistante, tantocircunferencial quanto longitudinalmente, na dita periferiada dita parte interna (2, 2'), adotando uma geometriasubstancialmente prismática.
BRPI0900755-5A 2008-04-16 2009-04-16 centralizador e processo de manufatura do mesmo BRPI0900755A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ARP080101553A AR066071A1 (es) 2008-04-16 2008-04-16 Un centralizador para elementos tubulares fabricado apartir de dos materiales y un procedimiento para fabricar dicho centralizador.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900755A2 true BRPI0900755A2 (pt) 2010-05-04

Family

ID=40974349

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900755-5A BRPI0900755A2 (pt) 2008-04-16 2009-04-16 centralizador e processo de manufatura do mesmo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8096352B2 (pt)
AR (1) AR066071A1 (pt)
AT (1) AT507136B1 (pt)
BR (1) BRPI0900755A2 (pt)
CA (1) CA2662605A1 (pt)
CO (1) CO6210120A1 (pt)
MX (1) MX2009004138A (pt)
RO (1) RO127762B1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8225864B2 (en) * 2006-12-20 2012-07-24 Tesco Corporation Well string centralizer and method of forming
GB0815572D0 (en) * 2008-08-27 2008-10-01 Advanced Oilfield Composities Composite tubular product
US20120168149A1 (en) * 2011-01-04 2012-07-05 Daryl Kaltwasser Progressive Cavity Pump Rod Guide
US9010418B2 (en) * 2011-10-25 2015-04-21 Tenaris Connections Limited Sucker rod guide
US20140311756A1 (en) 2013-04-22 2014-10-23 Rock Dicke Incorporated Pipe Centralizer Having Low-Friction Coating
AU201815446S (en) * 2018-09-10 2018-10-09 Cobalt Extreme Pty Ltd A Rod Coupler
CN109441370B (zh) * 2018-10-23 2020-12-08 大庆宏富来电气设备制造有限公司 一种方便快捷拆装的扶正器
CN110500047B (zh) * 2019-09-20 2020-12-22 于国江 一种油田抽油机井使用的抽油杆扶正器
USD954754S1 (en) * 2020-02-28 2022-06-14 Cobalt Extreme Pty Ltd Rod coupler
US11982136B2 (en) * 2021-05-10 2024-05-14 Halliburton Energy Services, Inc. Helical blade stabilizer with line-of-sight faces
CN113431509A (zh) * 2021-06-21 2021-09-24 程启翔 弧面式抽油杆扶正器及其制备方法

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3963075A (en) * 1975-03-27 1976-06-15 Evans Orde R Centralizer for elastomer coated blast joint
US4793412A (en) * 1987-09-21 1988-12-27 Intevep, S.A. Centralizer for a polished bar and/or a substance pump piston stem
US5115863A (en) * 1991-04-05 1992-05-26 Olinger Edward L Low turbulence rod guide
CA2101677A1 (en) 1992-12-18 1994-06-19 Donald E. Sable Rotary centralizer
US5755284A (en) * 1993-05-06 1998-05-26 Flow Control Equipment, Inc. Extended wear rod guide and method
US5358041A (en) * 1993-05-26 1994-10-25 Enterra Patco Oil Field Products Rod guide
US5908072A (en) 1997-05-02 1999-06-01 Frank's International, Inc. Non-metallic centralizer for casing
US6516877B2 (en) * 1997-11-05 2003-02-11 Marcus Terry Sucker rod protector
US6585043B1 (en) * 1997-11-10 2003-07-01 Weatherford/Lamb, Inc. Friction reducing tool
US6016866A (en) * 1998-05-27 2000-01-25 Kaltwasser; Daryl Rod guide with wear gauge
US6152223A (en) * 1998-09-14 2000-11-28 Norris Sucker Rods Rod guide
GB0001435D0 (en) * 2000-01-22 2000-03-08 Downhole Products Plc Centraliser
US6484803B1 (en) * 2000-09-06 2002-11-26 Casetech International, Inc. Dual diameter centralizer/sub and method
US7182131B2 (en) * 2000-09-06 2007-02-27 Casetech International, Inc. Dual diameter and rotating centralizer/sub and method
US7156171B2 (en) * 2000-09-06 2007-01-02 Casetech International, Inc. Dual diameter and rotating centralizer/sub
RU2211911C2 (ru) 2001-06-19 2003-09-10 Открытое акционерное общество "Татнефть" Способ установки центратора на насосной штанге
CN2564733Y (zh) * 2002-08-26 2003-08-06 滕瑞华 螺旋抽油杆扶正器
CA2404577C (en) * 2002-09-23 2011-11-15 Tesco Corporation Pipe centralizer and method of forming
CN2837496Y (zh) * 2005-11-15 2006-11-15 于希贤 一种油杆扶正器
GB0602512D0 (en) * 2006-02-08 2006-03-22 Thornton Thomas J O Improvements in and relating to downhole tools

Also Published As

Publication number Publication date
AT507136B1 (de) 2015-05-15
CA2662605A1 (en) 2009-10-16
RO127762A2 (ro) 2012-08-30
AR066071A1 (es) 2009-07-22
RO127762B1 (ro) 2016-03-30
US8096352B2 (en) 2012-01-17
US20090260802A1 (en) 2009-10-22
AT507136A3 (de) 2015-04-15
AT507136A2 (de) 2010-02-15
MX2009004138A (es) 2009-10-21
CO6210120A1 (es) 2010-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0900755A2 (pt) centralizador e processo de manufatura do mesmo
US9926754B2 (en) Sucker rod guide
BRPI0719982B1 (pt) ferramenta melhorada de raspagem e/ou de escovação e métodos relacionados
CA2711112C (en) High temperature progressive cavity motor or pump component and method of fabrication
ES2455228T3 (es) Segmento de retención de rodamiento de rodillos para soportar árbol principal de generador de energía eólica
US20200165881A1 (en) Centralising assembly for a downhole device, coupling device including a centralising device and method of manufacture
BRPI0609220A2 (pt) corpo e ponta desconectÁvel nço traumÁtica para cateter ou capa protetora
EP4055082B1 (en) Blend of polyarylether ketone copolymer
BRPI1011791B1 (pt) Estabilizador de fundo de poço e montagem que compreende o mesmo
US6312637B1 (en) Method of making a rod guide with both high erodible wear volume and by-pass area
CN104663599B (zh) 钓竿用竿梢及具有该竿梢的钓竿
WO2002079606A1 (en) Method for producing sealing and anti-extrusion components for use in downhole tools and components produced thereby
US20120168149A1 (en) Progressive Cavity Pump Rod Guide
JP2017025742A (ja) 電動ウォータポンプ用ロータ
ES2260701T3 (es) Rotor con alabes flexibles para bombas de refrigeracion.
US8141629B2 (en) Well string centralizer and method of forming
JP2002139045A (ja) ウォータポンプ用滑り軸受
US20230323044A1 (en) Synthetic metal system
BR112016029331B1 (pt) Enrijecedor tubular regulado termicamente
JP2000145786A (ja) 樹脂製ベアリングおよびその製造方法
US5613556A (en) Rod guide and method of an apparatus for installing it on the shank of a rod
JP2013036608A (ja) 冠形保持器及び転がり軸受
CN213597896U (zh) 一种内外嵌式防偏磨防腐抽油杆接箍
CN214248014U (zh) 一种复合滑动轴承
CN216164574U (zh) 一种新型耐磨多节碳纤维鱼竿

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: SIDERCA SAIC (AR)

Free format text: SEDE ALTERADA CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 020090070224/RJ DE 21/07/2009.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]