BRPI0900352A2 - estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral - Google Patents

estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900352A2
BRPI0900352A2 BRPI0900352A BRPI0900352A2 BR PI0900352 A2 BRPI0900352 A2 BR PI0900352A2 BR PI0900352 A BRPI0900352 A BR PI0900352A BR PI0900352 A2 BRPI0900352 A2 BR PI0900352A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
cleaning
orbital
vertical
movable
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroki Sumiya
Original Assignee
Hiroki Sumiya
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hiroki Sumiya filed Critical Hiroki Sumiya
Priority to BRPI0900352 priority Critical patent/BRPI0900352A2/pt
Publication of BRPI0900352A2 publication Critical patent/BRPI0900352A2/pt

Links

Landscapes

  • Housing For Livestock And Birds (AREA)

Abstract

ESTRUTURA MóVEL COM ELEVAçãO VERTICAL E MOVIMENTAçãO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAçãO PARA LIMPEZA DE AVIáRIOS EM GERAL, mais precisamente trata-se de uma estrutura móvel (1) aplicada na limpeza de gaiolas (G) de aviários industriais, sendo que dita estrutura móvel (1), ao movimentar-se ao longo das ruas (RU) existentes entre as fileiras (F) de arranjos de gaiolas (G) possibilita, através de seu mecanismo, a higienização adequada de todo ambiente, ou seja, a total eliminação dos restos alimentares e dejetos gerados pelas aves poedeiras, possibilitando a produção de ovos "in natura" de forma adequada para comercialização industrial; dita estrutura móvel (1) é configurada por um conjunto de unidades modulares, distintas e independentes, montadas numa base de deslocamento horizontal (2), unidades estas que são controladas por um painel de comando (PC); sobre a citada base de deslocamento (2) é montado um suporte principal fixo (3), disposto na porção mediana da dita base e de forma ortogonal a esta de maneira a receber um suporte secundário móvel (4) de deslocamento vertical, ascendente ou descendente que, por sua vez, recebe, em sua extremidade superior, a montagem de uma base de apoio (BA) para o mecanismo de pulverização orbital (5), o qual é alimentado de água através de mangueiras (M) conectadas a um distribuidor convencional (DT), do tipo rede de tubulação de água ou caixa d'água; dita estrutura móvel (1) apresenta meios de locomoção automática e/ou mecânica.

Description

"ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL".
CAMPO TÉCNICO
Trata a presente invenção de uma estruturamóvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismode pulverização para limpeza de aviários em geral, particularmentetrata-se de uma estrutura móvel de limpeza de gaiolas de aviáriosindustriais, possibilitando a higienização adequada das gaiolas, ouseja, a total eliminação dos restos alimentares e dejetos gerados pormeio das aves poedeiras, possibilitando a produção de ovos "innatura" de forma adequada para comercialização industrial; ditaestrutura móvel é configurada por um conjunto de unidadesmodulares, distintas e independentes controladas por meio de umacaixa de comando, sendo que referida estrutura móvel é conformadapor uma base de deslocamento transversal de onde se desenvolve umsuporte principal no qual está disposto um suporte secundário móvelde deslocamento longitudinal que, por sua vez, apresenta uma basede apoio para o mecanismo de pulverização orbital; dito mecanismode pulverização orbital é conformado por um conjunto depulverizadores dispostos de forma espelhada, sendo que cadapulverizador é montado num braço de movimentação oscilatórialongitudinal e fixado num suporte articulável de movimentaçãooscilatória transversal configurando a pulverização orbital; ditaestrutura móvel apresenta meios de locomoção automática e/oumecânica.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Como é de conhecimento geral, a avicultura éo processo de criação de aves, tais como, frango, patos, gansos,codornas, marrecos, avestruzes, entre outros que possibilita aprodução de alimentos, ou seja, carne e ovos. Dito processo deprodução de alimentos, geralmente, é desenvolvido através de umsistema de criação em gaiolas dispostas em granjas de cria, sendoque, de uma forma geral, os atuais produtores adotam referidoprocesso de produção adequando-o em tradicionais galpões abertos.
Dito processo de produção de ovos inicia-se apartir da entrada das aves nos pavilhões, as quais são dispostas emgaiolas verticais e alimentadas por meio de ração adequada. Oabastecimento da água é realizado com água desinfetada e aquantidade é estabelecida de acordo com a idade e peso do animal.
Os ovos produzidos deslocam-se para telas de recolhimento,possibilitando o transporte e armazenamento para transporte.
Para a comercialização dos referidos ovos énecessário atender diversas normas técnicas, principalmente,estabelecidas para garantir o bem estar do animal, do trabalhador equalidade do ovo, tais como, a temperatura e nível de ventilaçãoadequada no interior do aviário; fluxo contínuo de ar fresco; controlede insetos e roedores; procedimentos de higienização do aviário,entre outras.
Atualmente, a limpeza dos aviários édesenvolvida através de diversas etapas iniciando com a remoção daração alimentar das calhas, das aves mortas, dos excrementos dastelas, das chapas dos elevadores dos ovos e dos tabuleiros. Emseguida efetua-se a limpeza a seco do teto com ar comprimido, dasbaterias e equipamentos, do pavimento e das paredes, prosseguindocom a limpeza das bóias, do depósito de água e das tubagens deágua e algumas operações de manutenção das instalações. Noexterior do pavilhão dos animais efetua-se a lavagem dos depósitosde água e fumigam-se os silos da ração. Após os trabalhos delimpeza, os pavilhões são desinfetados permanecendo vazios efechados por um determinado período de tempo de forma que osagentes patogênicos sejam eliminados.
Entretanto, para a realização das referidasetapas de limpeza são utilizados equipamentos de limpezadesenvolvidos para outras finalidades, ou seja, ditos equipamentosnão apresentam meios de movimentação e operacionalidadeadequadas para a limpeza de gaiolas, realizando, assim, uma limpezasuperficial do aviário.
Em pesquisas realizadas em banco de dadosfoi encontrado um documento brasileiro de n0. PI 0601845-9 quetrata de uma máquina de limpeza de aviários, particularmente alimpeza e manutenção da cama de aviários a qual é utilizada,exclusivamente, para evitar o contato direto da ave com o piso, alémde possibilitar a absorção de água, fezes e retenção das penas,sendo, geralmente, composta por camadas de maravalha, casca dearroz, entre outros. Dita máquina é constituída por uma estruturaapoiada em rodado e sustentada por cabos, tendo em sua parteanterior um rotor e em sua parte posterior uma plataforma quecomporta a caixa coletora, sendo a estrutura revestida externamentepor chapas, fechando as laterais e a parte superior-frontal, ondeapresenta formato curvo, e na parte inferior um fundo do tipo placaflexível com aresta raspadora, sendo o referido rotor composto de umeixo apoiado nos mancais que recebe o movimento de rotação atravésde um sistema de transmissão composto pelos elementos, e,proveniente de um motor, sendo que na parte central são fixadosradialmente duas ou mais linhas de dentes flexíveis.O principal inconveniente da referida máquinareside no fato de ser exclusivamente desenvolvida para a remoção deresíduos da "cama" de aviários, ou seja, não apresenta meiosadequados para a limpeza de gaiolas de aviários.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Pensando em proporcionar melhorias aomercado consumidor, o requerente desenvolveu uma estrutura móvelcom elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo depulverização para limpeza de aviários em geral, particularmentetrata-se de uma estrutura móvel para limpeza de gaiolas de aviáriosindustriais, sendo que dita estrutura móvel possibilita higienizaçãoadequada das gaiolas, ou seja, a total eliminação dos restosalimentares e dejetos gerados por meio das aves poedeiras,possibilitando a produção de ovos "in natura" de forma adequadapara comercialização industrial.
Dita estrutura móvel é configurada por umconjunto de unidades modulares, distintas e independentes as quaissão controladas por meio de uma caixa de comando, sendo quereferida estrutura móvel é conformada por uma base de deslocamentotransversal de onde se desenvolve um suporte principal no qual estádisposto um suporte secundário móvel de deslocamento longitudinalque, por sua vez, apresenta uma base de apoio para o mecanismo depulverização orbital. Dita estrutura móvel apresenta meios delocomoção automática e/ou mecânica.
Dita base de deslocamento vertical éconformada por uma moldura retangular configurada por meio de umconjunto de travessas transversais e longitudinais, as quais sãointercaladas por barras de apoio para o motor de movimentação dasrodas traseiras e para o motor de elevação do suporte secundáriomóvel de deslocamento longitudinal. Próximo à porção frontal dareferida moldura é previsto um par de rodízios, enquanto que próximoà porção posterior da moldura são dispostas às referidas rodastraseiras.
A partir da porção mediana da molduraretangular se desenvolve o suporte principal onde é montado osuporte secundário móvel de deslocamento longitudinal, os quais sãointerligados por meio de uma corrente de elevação. Dito suportesecundário móvel de deslocamento longitudinal é conformado poroutra moldura estrutural dotada de trilhos laterais verticais por ondedeslizam os rodízios do mecanismo de pulverização orbital,possibilitando a movimentação vertical.
Dito mecanismo de pulverização orbital éconformado por um conjunto de pulverizadores dispostos de formaespelhada, sendo que cada pulverizador é montado num braço demovimentação oscilatória longitudinal e fixado num suportearticulável de movimentação oscilatória transversal configurando apulverização orbital.
Desta forma, a estrutura móvel possibilita alimpeza automática e/ou mecânica de unidades de gaiolas, ou seja, amovimentação transversal da base de deslocamento permite que aestrutura móvel se movimente para frente e para trás com paradasdeterminadas pelo operador da estrutura móvel.
Outra vantagem reside no fato do suportesecundário móvel de deslocamento longitudinal e mecanismopulverizador orbital possibilitar a limpeza das paredes internas dasgaiolas superiores, ou seja, o suporte móvel desloca-selongitudinalmente de forma a duplicar sua altura, enquanto que omecanismo pulverizador orbital permite a liberação de jatos de águano sentido circular, possibilitando o alcance de sujidades maisdistantes e, consequentemente, a limpeza integral das gaiolas.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modoa obter uma melhor compreensão das características do presenteinvento e de acordo com uma preferencial realização prática domesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto dedesenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, serepresentou o seguinte:
a figura 1 ilustra uma vista em perspectiva daestrutura móvel;
a figura 2 mostra um detalhe em perspectivado mecanismo pulverizador orbital;
a figura 3 representa uma vista lateral daestrutura móvel ilustrando o suporte secundário móvel dedeslocamento longitudinal em posição de repouso;
a figura 4 revela uma vista frontal daestrutura móvel ilustrando o suporte secundário móvel dedeslocamento longitudinal em posição de repouso;
as figuras 5 e 6 mostras as vistas lateral efrontal da estrutura móvel ilustrando o suporte secundário móvel dedeslocamento longitudinal em movimentação e o deslocamento domecanismo pulverizador orbital;
a figura 7 revela uma vista superioresquemática do mecanismo pulverizador orbital, ilustrando amovimentação dos pulverizadores; e
a figura 8 representa uma vista frontal,esquemática e ilustrativa de um pátio de aviário dotado de arranjosde gaiolas verticais espaçadas por ruas, passíveis de permitir odeslocamento do mecanismo em questão.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
Com referências aos desenhos ilustrados, apresente invenção se refere a "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃOVERTICAL E MOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DEPULVERIZAÇÃO PARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", maisprecisamente trata-se de uma estrutura móvel (1) aplicada nalimpeza de gaiolas (G) de aviários industriais (ver figura 8), sendoque dita estrutura móvel (1), ao movimentar-se ao longo das ruas(RU) existentes entre as fileiras (F) de arranjos de gaiolas (G)possibilita, através de seu mecanismo, a higienização adequada detodo ambiente, ou seja, a total eliminação dos restos alimentares edejetos gerados pelas aves poedeiras, possibilitando a produção deovos "in natura" de forma adequada para comercialização industrial.
Dita estrutura móvel (1) é configurada por umconjunto de unidades modulares, distintas e independentes,montadas numa base de deslocamento horizontal (2), unidades estasque são controladas por um painel de comando (PC). Sobre a citadabase de deslocamento (2) é montado um suporte principal fixo (3),disposto na porção mediana da dita base e de forma ortogonal a estade maneira a receber um suporte secundário móvel (4) dedeslocamento vertical, ascendente ou descendente que, por sua vez,recebe, em sua extremidade superior, a montagem de uma base deapoio (BA) para o mecanismo de pulverização orbital (5), o qual éalimentado de água através de mangueiras (M) conectadas a umdistribuidor convencional (DT), do tipo rede de tubulação de água oucaixa d'água. Dita estrutura móvel (1) apresenta meios de locomoçãoautomática e/ou mecânica.A base de deslocamento horizontal (2) éconfigurada por um chassi retangular (2a) formado por um conjuntode travessas transversais (2b) e longitudinais (2c), preferencialmentede seção em "L", sendo previstas barras centrais (2d) decontraventamento da dita estrutura e apoio para o suporte fixo (3) eseus componentes descritos mais adiante.
Referida estrutura móvel (2) é disposta sobreum conjunto de rodas frontais (R) e rodas traseiras (RT), sendo estasacionadas por um motor elétrico (MV) montado sobre uma dastravessas (2b) e comandado pelo painel de comando (PC) que, porsua vez, é acoplado ao suporte fixo (3) por meio de Iongarinastubulares (L). Em cada porção extrema frontal (2e) e posterior (2f)do referido chassi (2a) é previsto um quadro de sustentação (2g) deuma correspondente base estabilizadora (2i) para a instalação desensores guia (2h), do tipo de presença, fotocélula, entre outrosmodelos, responsáveis por manter, quando em deslocamentohorizontal, o mecanismo móvel dentro do espaço adequado da rua(RU)-
A partir da porção mediana da molduraretangular (2a) se desenvolve de forma ortogonal o suporte principalfixo (3), o qual compreende uma moldura alongada (3a),preferencialmente confeccionada por perfis em wL", sendo quepróximo de cada perfil extremo superior (3b) e inferior (3c) sãoprevistos eixos superior (3d) e inferior (3d') para a sustentaçãoalinhada de engrenagens (3e) e (3e') da corrente de elevação (CE),responsável pelo acionamento das engrenagens (4a) previstas nosuporte secundário móvel de deslocamento vertical (4), as quais sãoacionadas através de um conjunto de engrenagens de transmissão(CT) disposto entre a extremidade superior do suporte fixo (3) e osuporte móvel (4). Dita corrente de elevação (CE) é movimentada porum motor de elevação (ME) disposto sobre uma das travessascentrais (2d) do chassi (2a).
O suporte secundário móvel de deslocamentovertical (4) é formado por uma moldura de perfis estruturaishorizontais (4b) e verticais (4b'), cujas faces laterais externas dasIongarinas verticais (4b') são dotadas de trilhos longitudinais (4c)para o deslocamento de rodízios (5a) previstos no mecanismo depulverização orbital (5), possibilitando a movimentação vertical (MV)do mesmo. Entre as faces internas das ditas Iongarinas (4b') sãodispostos pelo menos dois eixos (4e) para sustentação das referidasengrenagens de movimentação (4a).
O citado mecanismo de pulverização orbital(5) (ver figuras 2 e 7) é conformado por uma base de apoio (BA),metálica e de seção preferencialmente em "C", devidamente montadanuma base fixa (BF) prevista na extremidade superior do suportemóvel (4), sendo que na porção central da dita base de apoio (BA) émontado um motor (5b) que, por sua vez, rotaciona um par de braçosexcêntricos (5c), promovendo a movimentação oscilatória longitudinal(MG) dos cabeçotes pulverizadores (5d); ditos braços excêntricos (5c)estão dispostos de forma espelhada em relação ao eixo do motor (5b)e conectados aos respectivos pulverizadores (5d).
Cada pulverizador (5d) é fixado num suportearticulável (5e) configurado por um caixilho móvel (5f), cujas facessuperior (5g) e inferior (5h) são montadas em pinos articuláveis (5i)aplicados nas extremidades das laterais da base de apoio (BA).
Assim, (figura 7) a movimentação oscilatórialongitudinal (MG) dos pulverizadores (5d) permite a movimentaçãooscilatória transversal (MT) dos caixilhos (5f) configurando apulverização orbital (PO) dos jatos de água desenvolvidos através dosreferidos pulverizadores (5d).
Por sua vez, o acionamento manual ouautomático da base (2) promove o deslocamento horizontal (MT),para frente ou para trás, da estrutura móvel (1) ao longo doscorredores ou ruas (RU) dos aviários, onde estão dispostas as gaiolas(G) (ver figura 8) com paradas determinadas pelo operador, enquantoque a movimentação vertical (MV) do mecanismo de pulverização (5)juntamente com os movimentos de pulverização orbital (PO) dos jatosde água (JA) dos pulverizadores (5d) permitem a limpeza interna eexterna das referidas gaiolas.
É certo que quando o presente invento forcolocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que serefere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso impliqueafastar-se dos princípios fundamentais que estão claramentesubstanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido quea terminologia empregada teve a finalidade de descrição e não delimitação.

Claims (6)

1.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", mais precisamentetrata-se de uma estrutura móvel (1) aplicada na limpeza de gaiolas(G) de aviários industriais, sendo que dita estrutura móvel (1), aomovimentar-se ao longo das ruas (RU) existentes entre as fileiras (F)de arranjos de gaiolas (G) possibilita, através de seu mecanismo, ahigienização adequada de todo ambiente, ou seja, a total eliminaçãodos restos alimentares e dejetos gerados pelas aves poedeiras,possibilitando a produção de ovos "in natura" de forma adequadapara comercialização industrial; caracterizado pelo fato da estruturamóvel (1) ser configurada por um conjunto de unidades modulares,distintas e independentes, montadas numa base de deslocamentohorizontal (2), unidades estas que são controladas por um painel decomando (PC); sobre a citada base de deslocamento (2) é montadoum suporte principal fixo (3), disposto na porção mediana da ditabase e de forma ortogonal a esta de maneira a receber um suportesecundário móvel (4) .de deslocamento vertical, ascendente oudescendente que, por sua vez, recebe, em sua extremidade superior,a montagem de uma base de apoio (BA) para o mecanismo depulverização orbital (5), o qual é alimentado de água através demangueiras (M) conectadas a um distribuidor convencional (DT), dotipo rede de tubulação de água ou caixa d'água; dita estrutura móvel(1) apresenta meios de locomoção automática e/ou mecânica.
2.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", de acordo com areivindicação anterior, caracterizado pelo fato da base dedeslocamento horizontal (2) ser configurada por um chassi retangular(2a) formado por um conjunto de travessas transversais (2b) elongitudinais (2c), preferencialmente de seção em "L", sendoprevistas barras centrais (2d) de contraventamento da dita estruturae apoio para o suporte fixo (3) e seus componentes descritos maisadiante; referida estrutura móvel (2) é disposta sobre um conjuntode rodas frontais (R) e rodas traseiras (RT)i sendo estas acionadaspor um motor elétrico (MV) montado sobre uma das travessas (2b) ecomandado pelo painel de comando (PC) que, por sua vez, é acopladoao suporte fixo (3) por meio de Iongarinas tubulares (L); em cadaporção extrema frontal (2e) e posterior (2f) do referido chassi (2a) éprevisto um quadro de sustentação (2g) de uma correspondente baseestabilizadora (2i) para a instalação de sensores guia (2h), do tipo depresença, fotocélula, entre outros modelos, responsáveis por manter,quando em deslocamento horizontal, o mecanismo móvel dentro doespaço adequado da rua (RU); a partir da porção mediana da molduraretangular (2a) se desenvolve de forma ortogonal o suporte principalfixo (3).
3.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", de acordo com asreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato do suporte principalfixo (3) ser configurado por uma moldura alongada (3a),preferencialmente confeccionada por perfis em "L", sendo quepróximo de cada perfil extremo superior (3b) e inferior (3c) sãoprevistos eixos superior (3d) e inferior (3d') para a sustentaçãoalinhada de engrenagens (3e) e (3e') da corrente de elevação (CE),responsável pelo acionamento das engrenagens (4a) previstas nosuporte secundário móvel de deslocamento vertical (4), as quais sãoacionadas através de um conjunto de engrenagens de transmissão(CT) disposto entre a extremidade superior do suporte fixo (3) e osuporte móvel (4); dita corrente de elevação (CE) é movimentada porum motor de elevação (ME) disposto sobre uma das travessascentrais (2d) do chassi (2a).
4.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", de acordo com asreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato do suportesecundário móvel de deslocamento vertical (4) ser formado por umamoldura de perfis estruturais horizontais (4b) e verticais (4b'), cujasfaces laterais externas das Iongarinas verticais (4b') são dotadas detrilhos longitudinais (4c) para o deslocamento de rodízios (5a)previstos no mecanismo de pulverização orbital (5), possibilitando amovimentação vertical (MV) do mesmo; entre as faces internas dasditas Iongarinas (4b') são dispostos pelo menos dois eixos (4e) parasustentação das referidas engrenagens de movimentação (4a).
5.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", de acordo com asreivindicações anteriores, caracterizado pelo fato do mecanismo depulverização orbital (5) ser conformado por uma base de apoio (BA),metálica e de seção preferencialmente em "C", devidamente montadanuma base fixa (BF) prevista na extremidade superior do suportemóvel (4), sendo que na porção central da dita base de apoio (BA) émontado um motor (5b) que, por sua vez, rotaciona um par de braçosexcêntricos (5c), promovendo a movimentação oscilatória longitudinal(MG) dos cabeçotes pulverizadores (5d); ditos braços excêntricos (5c)estão dispostos de forma espelhada em relação ao eixo do motor (5b)e conectados aos respectivos pulverizadores (5d); cada pulverizador(5d) é fixado num suporte articulável (5e) configurado por umcaixilho móvel (5f), cujas faces superior (5g) e inferior (5h) sãomontadas em pinos articuláveis (5i) aplicados nas extremidades daslaterais da base de apoio (BA).
6.) "ESTRUTURA MÓVEL COM ELEVAÇÃO VERTICAL EMOVIMENTAÇÃO ORBITAL DO MECANISMO DE PULVERIZAÇÃOPARA LIMPEZA DE AVIÁRIOS EM GERAL", de acordo com a Ia e-5a reivindicações, caracterizado pelo. fato da movimentaçãooscilatória longitudinal (MG) dos pulverizadores (5d) permitirem amovimentação oscilatória transversal (MT) dos caixilhos (5f)configurando a pulverização orbital (PO) dos jatos de águadesenvolvidos através dos referidos pulverizadores (5d).
BRPI0900352 2009-02-02 2009-02-02 estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral BRPI0900352A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900352 BRPI0900352A2 (pt) 2009-02-02 2009-02-02 estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900352 BRPI0900352A2 (pt) 2009-02-02 2009-02-02 estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900352A2 true BRPI0900352A2 (pt) 2010-10-26

Family

ID=42990079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900352 BRPI0900352A2 (pt) 2009-02-02 2009-02-02 estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0900352A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11825810B2 (en) Intelligent automatic livestock rearing system
US10980219B2 (en) Draw-ramp egg-teeter-totter wild-animal-shield chicken coop, having easy-access ventilated roosting system, automatic-egg-collecting-and-indicating-teeter-totter nesting system, cable draw-ramp system, automatic-hook sliding-door system, easy-access pivotable feeder-and-water system, extendable chicken-run system, anti-pushing anti-growing anti-digging anti-rotting shield systems, and automatic-relatching-twistable-compressable-spring latch systems
CN111528104B (zh) 禽畜养殖装备、恒温供气系统以及禽畜恒温养殖方法
KR100925868B1 (ko) 고상식 가금류 위생 사육시설구조
KR20190008207A (ko) 미리-인큐베이트된 달걀을 가금류 사육장으로 이송하기 위한 방법 및 그와 함께 이용되는 이송 기계
CN110402843B (zh) 一种移动格板畜牧自动养殖系统
DE202007003455U1 (de) Käfiganordnung für Geflügel, vorzugsweise für Masthähnchen (Broiler)
CN205756429U (zh) 一种林下散养用鸡舍
KR20090077363A (ko) 가금류 사육장
CN107466900B (zh) 一种立体栖架散养鸡舍
CN209995084U (zh) 移动产蛋窝、移动产蛋窝装置及水禽种蛋装置
CN115104549A (zh) 一种多平层、智能化、环保型肉用水禽养殖结构
HU186100B (en) Broiler-chicken raising unit
KR101699535B1 (ko) 새끼오리 및 병아리 사육용 직립식 케이지
KR20120041828A (ko) 냉?온수 배관 파이프를 부설한 고상식 가금류 위생사육시설구조
BRPI0900352A2 (pt) estrutura móvel com elevação vertical e movimentação orbital do mecanismo de pulverização para limpeza de aviários em geral
WO2011004926A1 (ko) 가금류 사육장
CN213663116U (zh) 一种便于粪便清理的鸡舍
CN111280070A (zh) 移动产蛋窝、移动产蛋窝装置及水禽种蛋装置
EP1355527B1 (en) Poultry house equipment and method for operating such poultry house equipment
EP0965266A1 (en) Device for keeping poultry
RU168708U1 (ru) Автоматическая мини-ферма
KR20200020393A (ko) 다층구조의 육계 양계장 설비장치
CN219628564U (zh) 一种多功能畜牧养殖舍
CN214801616U (zh) 一种具有清理鸡粪功能的养殖鸡笼

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B08E Application fees: requirement for complementation of annuity fee

Free format text: COMPLEMENTAR 8A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA 221601272949.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08G Application fees: restoration
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B12B Appeal: appeal against refusal