BRPI0900290B1 - método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método - Google Patents

método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900290B1
BRPI0900290B1 BRPI0900290A BRPI0900290A BRPI0900290B1 BR PI0900290 B1 BRPI0900290 B1 BR PI0900290B1 BR PI0900290 A BRPI0900290 A BR PI0900290A BR PI0900290 A BRPI0900290 A BR PI0900290A BR PI0900290 B1 BRPI0900290 B1 BR PI0900290B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
actuator
brake
setpoint
current
flowing
Prior art date
Application number
BRPI0900290A
Other languages
English (en)
Inventor
Thibault Julien
Original Assignee
Messier Bugatti
Messier Bugatti Dowty
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Messier Bugatti, Messier Bugatti Dowty filed Critical Messier Bugatti
Publication of BRPI0900290A2 publication Critical patent/BRPI0900290A2/pt
Publication of BRPI0900290B1 publication Critical patent/BRPI0900290B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60TVEHICLE BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF; BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF, IN GENERAL; ARRANGEMENT OF BRAKING ELEMENTS ON VEHICLES IN GENERAL; PORTABLE DEVICES FOR PREVENTING UNWANTED MOVEMENT OF VEHICLES; VEHICLE MODIFICATIONS TO FACILITATE COOLING OF BRAKES
    • B60T8/00Arrangements for adjusting wheel-braking force to meet varying vehicular or ground-surface conditions, e.g. limiting or varying distribution of braking force
    • B60T8/17Using electrical or electronic regulation means to control braking
    • B60T8/1701Braking or traction control means specially adapted for particular types of vehicles
    • B60T8/1703Braking or traction control means specially adapted for particular types of vehicles for aircrafts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Braking Systems And Boosters (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)
  • Regulating Braking Force (AREA)

Abstract

método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método. a invenção relaciona-se a um método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, o freio incluindo um atuador provido com um impulsor que é atuado por um motor elétrico e que é adaptado para exercer uma força de frenagem seletivamente em elementos de fricção em resposta a um ponto de ajuste de atuação, o método incluindo as etapas seguintes: de um ponto de ajuste de frenagem (<sym>), determinar um ponto de ajuste de posição nominal (<sym>) para o atuador de freio; de dito ponto de ajuste de frenagem (<sym>), estimar uma corrente de referência (i*) que deve normalmente estar fluindo no motor do atuador para aplicar uma força igual ao ponto de ajuste de frenagem; comparar a corrente de referência (i*) com uma corrente (<sym>) fluindo realmente no motor do atuador, e deduzir uma correção de posição (x~ corr~); e adicionar a correção de posição ao ponto de ajuste de posição nominal.

Description

“MÉTODO PARA CONTROLAR UM FREIO ELETROMECÂNICO PARA UMA RODA DE VEÍCULO, E, APARELHO PARA IMPLEMENTAR O MÉTODO” [0001] A invenção relaciona-se a um método para controlar um freio de veículo com compensação para expansão.
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO [0002] Os sistemas de frenagem para rodas de veículo incluem atuadores de frenagem (que podem ser hidráulicos ou mecânicos) para aplicar uma força em elementos de fricção para o propósito de gerar uma torque de frenagem tendendo a desacelerar o veículo.
[0003] A maioria dos sistemas de controle de frenagem conhecidos em aviação fazem uso de um ponto de ajuste que é convertido tanto em uma pressão para freios hidráulicos, ou, para freios tendo atuadores eletromecânicos, em uma força a ser aplicada pelo impulsor ou em um movimento para ser executado pelo impulsor.
[0004] Com freios eletromecânicos, controlar atuadores em posição surge um problema particular associado com possível expansão dos componentes do freio durante frenagem. Durante frenagem de alta intensidade, por exemplo, freando um avião completamente carregado depois de abortar decolagem, o calor emitido pelos elementos de fricção do freio é muito grande e corre o risco de fazer o tubo de torção no qual os elementos de fricção estão montados se expandir, que pode ter o efeito de reduzir o nível de força que é exercida para uma dada posição do impulsor do atuador.
[0005] Em particular, ao usar um freio com elementos de fricção de carbono, a expansão dos próprios elementos de fricção é muito pequena comparada com a expansão do tubo de torção de metal no qual os elementos de fricção estão colocados, que pode conduzir, no caso de uma quantidade muito grande de calor sendo gerada, a uma queda na força de frenagem para uma dada posição dos impulsores dos atuadores.
OBJETIVO DA INVENÇÃO [0006] Um objetivo da invenção é controlar um freio em posição de uma maneira que sirva para atenuar os efeitos potenciais de expansão.
Petição 870180147073, de 01/11/2018, pág. 7/17
2/6
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO [0007] A fim de executar a invenção, é provido um método para controlar um freio de veículo adaptado para exercer uma força de frenagem em resposta a um ponto de ajuste de força, o freio incluindo pelo menos um atuador de frenagem eletromecânico tendo um motor elétrico atuando um impulsor que é móvel em registro com elementos de fricção, o método incluindo as etapas seguintes:
• estimar um ponto de ajuste de posição nominal para o impulsor na base do ponto de ajuste de força; e em paralelo:
• estimar uma corrente de referência que fluiria no motor elétrico em uma dada situação de referência a fim de exercer uma força igual ao ponto de ajuste de força;
• comparar a corrente de referência com a corrente fluindo realmente no motor, e se a corrente fluindo no motor for menos do que a corrente de referência, deduzir uma correção de posição de dita comparação; e • adicionar a correção de posição ao ponto de ajuste de posição nominal.
[0008] Assim, se a corrente fluindo no motor for menos que a corrente de referência, isso significa que embora o impulsor tenha sido levado a uma posição correspondendo ao ponto de ajuste de posição nominal, o impulsor está exercendo uma força menor que a força é suposta estar aplicando. Isto pode acontecer se expansão alongou o tubo de torção tal que o modelo usado para deduzir o ponto de ajuste de posição nominal do ponto de ajuste de força já não é mais representativo. Sob tais circunstâncias, uma correção de posição é determinada que é adicionada ao ponto de ajuste de posição nominal para o propósito de aumentar a força aplicada realmente pelo impulsor nos elementos de fricção.
BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO [0009] A invenção pode ser entendida melhor à luz da descrição seguinte com referência à figura única constituindo um diagrama de bloco de uma implementação particular do método da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Petição 870180147073, de 01/11/2018, pág. 8/17
3/6 [0010] A invenção é descrita abaixo na aplicação a um freio de aeronave do tipo tendo atuadores eletromecânicos controlados em movimento. Um computador (não mostrado) gera um ponto de ajuste de frenagem F. Este ponto de ajuste é corrigido a alta freqüência por um sistema de proteção anti-bloqueio que verifica continuamente a taxa de deslizamento da roda para detectar qualquer começo de travamento de roda e conseqüentemente diminuir o ponto de ajuste de frenagem F para evitar o travamento de roda.
[0011] De maneira conhecida, um conversor 1 transforma o ponto de ajuste de frenagem F em um ponto de ajuste de posição nominal x para o impulsor do atuador, aqui usando um modelo não linear. A ponto de ajuste de posição nominal x é calculado a uma alta freqüência de cálculo compatível com a velocidade operacional da proteção de anti-bloqueio, tal que o ponto de ajuste de posição nominal x considere simultaneamente componentes de baixa freqüência e componentes de alta freqüência no ponto de ajuste de frenagem F.
[0012] Na invenção, uma correção de posição xcorr é calculada, que é adicionada por meio de um circuito somador ao ponto de ajuste de posição nominal x a fim de obter o ponto de ajuste de posição nominal corrigido x corr = x +xcorr. Esta correção de posição xcorr é executada à baixa freqüência e considera uma diferença entre uma corrente fluindo realmente no motor do atuador e uma corrente de referência estimada da maneira descrita abaixo.
[0013] Inicialmente, uma corrente de referência i* atual é estimada, que é a corrente que fluiria no motor elétrico do atuador para fazer o impulsor aplicar uma força igual ao ponto de ajuste de força F em uma dada situação de referência.
[0014] Mais precisamente, é conhecido que a força exercida pelo impulsor no elemento de fricção é dada pela equação governando a dinâmica de rotação de motor:
F = r-D(K.i - C. - σ,.Ω -
Onde Ω é a velocidade de rotação do motor, J é a inércia do atuador
Petição 870180147073, de 01/11/2018, pág. 9/17
4/6 como transferido ao eixo do motor, K é um coeficiente de proporcionalidade, i é a corrente fluindo no motor, Cs é o torque de fricção sólida, Cv é o coeficiente de torque de fricção viscosa, F é a força exercida pelo impulsor nos elementos de fricção, r é uma relação por meio de que o movimento em rotação do motor é transformado em movimento em translação do impulsor, e η é a eficiência da conexão entre o motor e o impulsor.
[0015] Em uma situação de referência na qual o atuador está sob condições estáveis (tanto estacionária, ou então a uma baixa velocidade constante), o termo de aceleração é pequeno, e os termos de fricção sólida e fricção viscosa são desprezíveis comparados com as forças envolvidas. Além disso, a eficiência η é estável. Quando o atuador está na situação de referência, é portanto possível, com pequeno erro, estimar que a força exercida pelo impulsor está relacionada à corrente fluindo no motor do atuador pela relação seguinte:
F - r.n.K.i [0016] Assim, se o atuador estiver em uma tal situação de referência, exercendo uma força igual ao ponto de ajuste de força F requerería uma corrente de referência i* dada por:
i* =
Γ.η.Κ fluir no motor do atuador.
[0017] Esta situação de referência é encontrada freqüentemente na prática quando o freio está em operação. Corresponde em particular ao impulsor aplicar uma força nos discos, contanto que não haja há nenhuma correção súbita devido à proteção anti-bloqueio.
[0018] No diagrama da figura, a corrente de referência i* é calculada por meio de um multiplicador 2 de ganho K2 dado por:
K2 =
Γ,η.Κ [0019] A corrente de referência i* é liberada à entrada positiva de um comparador 3 tendo sua entrada negativa recebendo uma medição da corrente i que
Petição 870180147073, de 01/11/2018, pág. 10/17
5/6 está fluindo realmente no motor elétrico do atuador.
[0020] A saída Ai do comparador 3 é liberada a um circuito saturador 4 que satura esta saída entre 0 e um valor de saturação máximo Aimax assim para produzir uma diferença calibrada Aisat· A saída é então liberada a um integrador 5 e finalmente a um multiplicador 6 de ganho K3 que transforma a saída do integrador 5 na correção de posição xcorr, qual correção é adicionada ao ponto de ajuste de posição nominal x .
[0021] Por causa da ação do circuito saturador 4, a correção de posição xcorr só aumenta se a corrente i fluindo no atuador for menos que a corrente de referência i, isto é, se a força aplicada for claramente menos que aquela que deveria ser.
[0022] Na prática, condições nas quais uma tal correção é provável ocorrer são condições de frenagem que geram uma grande quantidade de calor, conduzindo ao tubo de torção do freio se expandir, e por esse meio dando origem a uma diminuição indesejada na força aplicada. Isto é assim frenagem de intensidade muito grande. Sob tais circunstâncias, e quando o impulsor entra em contato com os discos, é legítimo assumir que o freio está na situação de referência em que é fácil estimar a corrente de referência i* que deve estar fluindo no motor elétrico se o atuador estivesse aplicando a força pedida. Se a corrente medida i for menos que a corrente de referência i*, então o modelo não linear em uso no conversor 1 para calcular o ponto de ajuste de posição nominal x do ponto de ajuste de força F não é mais representativo do estado do freio, como pode ocorrer quando uma grande quantidade de calor é gerada, por esse meio conduzindo a níveis de expansão que são difíceis de medir ou modelar. A correção formada pela invenção assim serve para compensar o descasamento entre o modelo não linear e condições de frenagem.
[0023] De acordo com um aspecto particular da invenção, um membro de neutralização 7 verifica continuamente se as condições operacionais do atuador são realmente compatíveis com a situação de referência para a qual o cálculo da corrente de referência é representativo de uma corrente real fluindo no atuador. Se as condições operacionais do atuador forem tais que o cálculo não é representativo
Petição 870180147073, de 01/11/2018, pág. 11/17
6/6 (por exemplo durante um estágio de aceleração súbita do impulsor devido a uma correção do dispositivo de proteção de anti-deslizamento), o membro de neutralização 7 libera saída zero tal que a diferença Ai seja sempre negativa. O saturador 4 assim libera uma diferença calibrada Aisat que é zero, assim o integrador 5 permanece inalterado a seu então valor atual. Assim, a correção de posição é desativada para condições operacionais do atuador nas quais a corrente estimada i* não é representativa de uma corrente fluindo no motor elétrico do atuador. Na prática, o membro de proteção leva em conta parâmetros operacionais tais como a posição e velocidade do impulsor, e a corrente i fluindo realmente no motor, afim de determinar se ou não o atuador está na situação de referência.
[0024] Preferivelmente, provisão é feita para a correção de posição ser reajustada a zero, por exemplo toda vez que contato é detectado entre o impulsor e os discos como resultado do impulsor do atuador engatando nos discos.
[0025] A invenção não está limitada à descrição anterior, e pelo contrário cobre qualquer variante vindo dentro do âmbito definido pelas reivindicações.
[0026] Em particular, embora seja declarado que a corrente de referência é determinada diretamente do ponto de ajuste de força de frenagem por meio de um multiplicador simples 2, a corrente poderia ser determinada de maneira mais sofisticada, por exemplo levando em conta um valor para a eficiência η da conexão que poderia diferir dependendo do sinal da velocidade de rotação do motor, e até mesmo de maneira mais sofisticada, usando um modelo calibrado do tipo seguinte:
i* = — {F + Cs + Cv-Ω}
K τη provendo valores para Cs e Cv que foram previamente calibrados. Sob tais circunstâncias, a situação de referência cobre quase todas as situações operacionais práticas do atuador, à parte de acelerações muito súbitas nas quais o termo de aceleração já não pode mais ser ignorado.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, o freio incluindo um atuador provido com um impulsor que é atuado por um motor elétrico e que é adaptado para exercer uma força de frenagem seletivamente em elementos de fricção em resposta a um ponto de ajuste de atuação, em que de um ponto de ajuste de frenagem (F ),um ponto de ajuste de posição nominal (X) para o atuador de freio é determinado; o método sendo caracterizado pelo fato de compreender as etapas seguintes:
    de dito ponto de ajuste de frenagem (F), estimar uma corrente referência (i*) que deve normalmente estar fluindo no motor do atuador para aplicar uma força igual ao ponto de ajuste de frenagem;
    comparar a corrente de referência (i*) com uma corrente (i) fluindo realmente no motor do atuador, e deduzir uma correção de posição (xcorr); e adicionar a correção de posição ao ponto de ajuste de posição nominal (X).
  2. 2. Método de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, desde que a correção de posição só pode aumentar, o aumento só acontece se a corrente (i) fluindo no motor do atuador for menos que a corrente de referência (i*).
  3. 3. Método de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a diferença entre a corrente de referência (i*) e a corrente (i) fluindo no motor do atuador é saturada a um valor máximo (Dimax) se a diferença exceder dito valor máximo.
  4. 4. Método de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a diferença calibrada (Aisat) é integrada.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a correção é neutralizada se for detectado que o atuador está em uma situação que faz o cálculo da corrente de referência (i*) não representativo de uma real corrente fluindo no motor do atuador.
  6. 6. Método de acordo com reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que neutralizar a correção bloqueia o valor da correção de posição a seu valor então
    Petição 870190039540, de 26/04/2019, pág. 6/9
    2/2 atual.
  7. 7. Aparelho para implementar o método como definido em qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender:
    uma entrada para receber um ponto de ajuste de frenagem (F);
    uma entrada para receber uma medição da corrente (i) fluindo no motor do atuador;
    meio de cálculo responsivo ao ponto de ajuste de frenagem (F) para calcular um ponto de ajuste de posição nominal (X) para o impulsor do atuador;
    meio de cálculo responsivo ao ponto de ajuste de frenagem (F) e à corrente (i) fluindo no motor do atuador para calcular uma correção de posição (xcorr); e uma saída liberando a soma do ponto de ajuste de atuação nominal mais a correção de posição.
BRPI0900290A 2008-02-27 2009-02-25 método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método BRPI0900290B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0801070A FR2927870B1 (fr) 2008-02-27 2008-02-27 Procede de commande d'un frein de vehicule avec compensation des dilatations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0900290A2 BRPI0900290A2 (pt) 2009-11-17
BRPI0900290B1 true BRPI0900290B1 (pt) 2019-09-03

Family

ID=39816857

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900290A BRPI0900290B1 (pt) 2008-02-27 2009-02-25 método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8036802B2 (pt)
EP (1) EP2096011B1 (pt)
JP (1) JP5149221B2 (pt)
CN (1) CN101519121B (pt)
AU (1) AU2009200788B2 (pt)
BR (1) BRPI0900290B1 (pt)
CA (1) CA2655906C (pt)
FR (1) FR2927870B1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2941204B1 (fr) * 2009-01-16 2011-02-25 Messier Bugatti Procede de commande d'un frein de vehicule avec correction en couple adaptative
US8310193B2 (en) * 2010-01-12 2012-11-13 Hamilton Sundstrand Corporation Minimum temperature control for electromechanical actuator
KR101249367B1 (ko) * 2010-07-07 2013-04-01 주식회사 만도 전동식 브레이크 시스템의 제어방법
JP5506952B2 (ja) * 2010-12-23 2014-05-28 本田技研工業株式会社 車両用ブレーキ装置
US8612093B2 (en) * 2012-02-22 2013-12-17 Bae Systems Controls Inc. Automatic dynamic control of aircraft cabin systems
DE102014202152A1 (de) * 2014-02-06 2015-08-06 Robert Bosch Gmbh Verfahren zum Bestimmen einer Auslösebedingung für eine Rekalibrierung einer automatischen Parkbremse
FR3094313A1 (fr) * 2019-04-01 2020-10-02 Safran Landing Systems Système de freinage d’une roue d’aéronef, configurable selon un mode normal ou selon un mode RTO
CN112779719A (zh) * 2019-11-01 2021-05-11 佛山市云米电器科技有限公司 一种洗衣机的减速方法、系统、存储介质及洗衣机

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19730094A1 (de) * 1997-07-14 1999-01-21 Itt Mfg Enterprises Inc System zum Steuern oder Regeln einer elektromechanischen Bremse
JP4214576B2 (ja) * 1998-08-19 2009-01-28 トヨタ自動車株式会社 電動ブレーキ装置
JP3760637B2 (ja) * 1998-08-25 2006-03-29 トヨタ自動車株式会社 車両用ブレーキのための電気制御装置
US6554088B2 (en) * 1998-09-14 2003-04-29 Paice Corporation Hybrid vehicles
US6407528B1 (en) * 1999-12-14 2002-06-18 Delphi Technologies, Inc. Low cost brush motor driver in conjunction with low cost SR motor driver
JP4033281B2 (ja) * 2000-09-06 2008-01-16 日産自動車株式会社 制動装置
JP2003175811A (ja) * 2001-12-13 2003-06-24 Nissan Motor Co Ltd 電動ブレーキ装置
US7308352B2 (en) * 2003-08-07 2007-12-11 Siemens Energy & Automation, Inc. Enhanced braking system and method
US7347304B2 (en) * 2003-09-26 2008-03-25 Haldex Brake Products Ab System for control of brake actuator
FR2882541B1 (fr) * 2005-02-25 2009-01-16 Messier Bugatti Sa Procede d'asservissement dans un systeme de freinage de vehicule a freins electriques
FR2890374B1 (fr) * 2005-09-02 2009-05-01 Messier Bugatti Sa Procede de gestion d'un actionneur de frein electromecanique notamment pour aeronef

Also Published As

Publication number Publication date
EP2096011A1 (fr) 2009-09-02
JP5149221B2 (ja) 2013-02-20
CA2655906C (fr) 2012-09-18
JP2009204161A (ja) 2009-09-10
FR2927870A1 (fr) 2009-08-28
AU2009200788B2 (en) 2010-11-18
AU2009200788A1 (en) 2009-09-10
BRPI0900290A2 (pt) 2009-11-17
FR2927870B1 (fr) 2010-06-11
US8036802B2 (en) 2011-10-11
CN101519121A (zh) 2009-09-02
EP2096011B1 (fr) 2017-01-11
CN101519121B (zh) 2014-01-15
CA2655906A1 (fr) 2009-08-27
US20090216417A1 (en) 2009-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0900290B1 (pt) método para controlar um freio eletromecânico para uma roda de veículo, e, aparelho para implementar o método
US6422659B2 (en) Estimated electric caliper clamp force based upon actuator motor position
JP5919431B2 (ja) パーキングブレーキによって生ぜしめられた締付力を供給するための方法
US6125318A (en) Slip ratio antiskid controller using mu/slip ratio generated velocity reference
US8521388B2 (en) Method for setting the clamping force exerted by a parking brake
BRPI0313644B1 (pt) sistema de detecção de início do deslizamento e aplicação de freio adaptativo para frear uma roda de uma aeronave
JP2006232270A (ja) 電気ブレーキを備えたブレーキシステムにおけるサーボコントロールの方法
US20220073039A1 (en) Brake system
JPH0364340B2 (pt)
US20170217409A1 (en) Electric brake device
KR970074434A (ko) 안티록 브레이크 제어장치
JP2002225690A (ja) 車両用ブレーキ装置
US8692499B2 (en) Control method for electro-mechanical brake system
EP1638827A1 (en) Brake gain-based torque controller
BRPI1000069B1 (pt) método para controlar um freio de veículo, e, aparelho para implementar o método
ES2339829T3 (es) Procedimiento de control de un freno de vehiculo con correccion de par.
CN106199419B (zh) 用于发生紧急制动时控制三相电机的放大电流检测方法
CN109969186B (zh) 用于运行电动车辆或混合动力车辆的方法和控制设备
US20170144638A1 (en) Braking control device for vehicle
CN105270368A (zh) 制动牵引力控制系统及其控制方法
KR102531230B1 (ko) 모터의 회전 속도 또는 토크를 제어하는 방법, 회전 속도 제어 시스템 및 제어 디바이스
CN112959989B (zh) 一种跑道状态实时检测方法和刹车压力控制方法
JP2013112261A (ja) 車両の制動制御装置
BR112021002948A2 (pt) sistema e algoritmo de realimentação de desaceleração
JP6374795B2 (ja) 車両制御装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MESSIER-BUGATTI-DOWTY (FR)

Free format text: NOME ALTERADO DE: MESSIER-BUGATTI

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MESSIER-BUGATTI-DOWTY (FR)

Free format text: ENDERECO ALTERADO CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 020120020058/RJ DE 09/03/2012.

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2763 DE 19-12-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.