BRPI0823343B1 - Método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia - Google Patents

Método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0823343B1
BRPI0823343B1 BRPI0823343-8A BRPI0823343A BRPI0823343B1 BR PI0823343 B1 BRPI0823343 B1 BR PI0823343B1 BR PI0823343 A BRPI0823343 A BR PI0823343A BR PI0823343 B1 BRPI0823343 B1 BR PI0823343B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
view
user
selectable
zoom
power grid
Prior art date
Application number
BRPI0823343-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter Freyhult
Ingeborg Andersson
Original Assignee
Abb Technology Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Abb Technology Ag filed Critical Abb Technology Ag
Publication of BRPI0823343A2 publication Critical patent/BRPI0823343A2/pt
Publication of BRPI0823343B1 publication Critical patent/BRPI0823343B1/pt
Publication of BRPI0823343B8 publication Critical patent/BRPI0823343B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06TIMAGE DATA PROCESSING OR GENERATION, IN GENERAL
    • G06T11/002D [Two Dimensional] image generation
    • G06T11/20Drawing from basic elements, e.g. lines or circles
    • G06T11/206Drawing of charts or graphs
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y04INFORMATION OR COMMUNICATION TECHNOLOGIES HAVING AN IMPACT ON OTHER TECHNOLOGY AREAS
    • Y04SSYSTEMS INTEGRATING TECHNOLOGIES RELATED TO POWER NETWORK OPERATION, COMMUNICATION OR INFORMATION TECHNOLOGIES FOR IMPROVING THE ELECTRICAL POWER GENERATION, TRANSMISSION, DISTRIBUTION, MANAGEMENT OR USAGE, i.e. SMART GRIDS
    • Y04S10/00Systems supporting electrical power generation, transmission or distribution
    • Y04S10/40Display of information, e.g. of data or controls

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • User Interface Of Digital Computer (AREA)
  • Testing And Monitoring For Control Systems (AREA)
  • Supply And Distribution Of Alternating Current (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia a presente invenção refere-se a um método e um dispositivo para supervisionar uma rede de energia (1), onde os dados que representam pelo menos uma parte da rede de energia (1) são processados e transformados em dados gráficos (pg), os dados gráficos (pg) são exibidos em uma unidade de visualização gráfica (5) como uma primeira visualização (7) da rede de energia (1) em pelo menos um nível de zoom menos detalhado (zoom 1) e é processada uma solicitação de usuário em como modificar a primeira visualização (7), onde a solicitação do usuário é recebida de uma unidade de entrada de usuário (6). na primeira visualização (7), é exibido pelo menos um elemento selecionável (9) que é selecionável por via da unidade de entrada de usuário (6) e que é atribuída a uma parte predefinida da rede de energia (1) e para um nível de zoom mais detalhado (zoom 2). após ser recebida uma solicitação de usuário indicando que o elemento selecionável (9) foi selecionado por um usuário, a parte predefinida da rede de energia (1) é exibida no nível de zoom mais detalhado (zoom 2) como uma segunda visualização (1 o) no topo da primeira visualização (7).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO E DISPOSITIVO PARA SUPERVISIONAR UMA REDE DE ENERGIA.
A presente invenção refere-se a um método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia, onde são processados dados gráficos representando pelo menos uma parte da rede de energia por uma unidade de processamento de dados, os dados gráficos processados são exibidos em uma unidade de exibição gráfica como uma primeira visualização da rede de energia em pelo menos um nível de zoom menos detalhado e onde uma solicitação de usuário de como modificar a primeira visualização é processada pela unidade de processamento de dados, a solicitação do usuário sendo recebida a partir de uma unidade de entrada de usuário.
São conhecidas na técnica diferentes ferramentas com as quais uma rede de energia pode ser supervisionada. Sob o termo rede de energia, várias configurações de rede podem ser resumidas, dependendo do tipo de sistemas que são conectados através da rede e dependendo do nível de tensão das linhas de rede. Tais redes de energia são, por exemplo:
• uma rede de geração de energia interconectando unidades dispersas de geração de energia e serviços de armazenamento de energia, • uma rede distribuição de energia interconectando serviços de consumidor de energia em um nível de tensão mais baixa e • uma rede de transmissão de energia interconectando instalações de geração de energia com as redes de distribuição de energia em um nível de tensão mais alto.
Todos esses tipos diferentes de redes de energia precisam ser continuamente monitorados e controlados, o que é feito parcialmente automaticamente, mas, também parcialmente com o auxílio de supervisores humanos que utilizam uma ferramenta de supervisão de rede para obter informação do status da rede de energia e para interagir com a rede de energia por meio de comunicação com sistemas externos de controle conectados à rede de energia. Em geral, tais ferramentas para supervisionar um sistema distribuído geograficamente tal como uma rede de energia são resumidas sob o termo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition - Sistema de
2/10
Supervisão, Controle e Aquisição de Dados).
Uma ferramenta de supervisão para redes de energia no mercado é o Gerenciador de Rede por ABB. Essa ferramenta tem uma interface gráfica de usuário (GUI) que apresenta ao supervisor da rede de energia todos os dados que ele precisa para realizar essa tarefa de monitoramento. Através da GUI, o supervisor ou usuário pode inserir dados pelo uso de uma unidade de inserção de texto, com um teclado, ou pelo uso de um dispositivo de seleção, como, por exemplo, um mouse ou trackball. As inserções de dados pelo usuário são processadas pelo Gerenciador de Rede e os resultados processados são ou transferidos na GUI ou enviados para sistemas externos para armazenamento, processamento adicional ou para executar ações na rede de energia.
Uma maneira conhecida na técnica para representar dados relacionados à rede de energia é um chamado mapa do mundo. Em tal mapa do mundo, a rede de energia é mostrada em uma visualização gráfica de sua distribuição geográfica, pela ilustração dos objetos principais da rede de energia, como, por exemplo, usinas, subestações e cargas consideráveis, na forma de símbolos e pela ilustração de linhas de transmissão ou distribuição de energia esses objetos na forma de ligações que conectam os símbolos. Um exemplo de um mapa do mundo ilustrado no Gerenciador de Rede pode ser visto na Figura 5 do Mapping the weakest link por Mats Larsson et. al, ABB Review 1/2007, páginas 44-48.
O mapa do mundo pode ser ampliado, onde o usuário pode continuamente escolher qual área do mapa do mundo que gostaria de ver em que nível de zoom. A combinação do ajuste do nível de zoom e a escolha da área no mapa ampliado (zoomed-in) que deveria ser visível na tela é conhecida como zoom e pan. Para auxiliar o usuário a não perder a visão geral da área do mapa que está correntemente ilustrada, é conhecida na técnica a exibição de uma janela de visão pequena além da janela zoomedin, onde na janela de visão geral é vista uma pequena representação do mapa do mundo reduzido (zoomed-out) com um retângulo no topo da mesma que marca a área zoomed-in. O retângulo se move sobre o mapa
3/10 do mundo na janela de visão geral em sincronia com qualquer efeito panorâmico executado pelo usuário.
A oportunidade para escolher o nível de zoom e a posição de pan livre e continuamente nem sempre é experimentado como uma vantagem. Por exemplo, se o supervisor de uma rede de energia precisar monitorar frequente e repetidamente as mesmas partes diferentes da rede, o zoom e a pan cada vez pode se tornar muito monótono e demorado. A concentração do supervisor é desnecessariamente limitada à tarefa de zoom e pan em vez de ser focada no status efetivo da rede de energia.
Outra maneira conhecida para navegar dentro de um mapa do mundo é a possibilidade de saltar entre telas diferentes e por meio disso entre vistas diferentes de todo o mapa ou de partes do mapa. Com cada salto, abre-se uma nova janela gráfica ilustrando a vista solicitada. Nessa solução, não é necessário a demora com o zoom e o pan, mas em vez disso pode acontecer que várias janelas sejam abertas após algum tempo operacional, dificultando a manutenção de uma visão geral do que esteja acontecendo em cada janela e reconhecer qual janela foi aberta proveniente de qual janela, isto é, qual janela pertence a qual.
Portanto, é um objetivo da presente invenção fornecer um método e um dispositivo para supervisionar uma rede de energia que facilite a tarefa de supervisão.
Esse objetivo é alcançado por um método de acordo com a reivindicação 1 e um dispositivo de acordo com a reivindicação 8.
De acordo com a invenção, é exibido na primeira visualização da rede de energia, menos detalhada, pelo menos um elemento que é selecionável por via da inserção do usuário e que é atribuído a uma parte predefinida da rede de energia e para um nível de zoom mais detalhado. Após ser recebida uma solicitação de um usuário que indica que o elemento selecionável foi selecionado por um usuário, a parte predefinida da rede de energia é exibida em um nível de zoom mais detalhado como uma segunda visualização. Essa segunda visualização é colocada no topo da primeira visualização.
4/10
No dispositivo de acordo com a invenção, a solicitação de usuário acima descrita indicando que o elemento selecionável foi selecionado ,é recebida pela unidade de processamento de dados da unidade de entrada de usuário. A unidade de processamento de dados então leva a unidade de visualização gráfica em resposta àquela solicitação de usuário a exibir a parte predefinida da rede de energia no nível de zoom mais detalhado.
Em outras palavras, é apresentado um elemento selecionável no mapa zoomed-out da rede de energia que após sua seleção leva à exibição de uma área pré-selecionada do mapa em um nível de zoom préselecionado mais detalhado no topo do mapa zoomed-out. Por meio disso, o zoom e o pan se tornam desnecessários. Em vez disso, apenas uma ação selecionada - usualmente um clique de mouse - é necessária para obter diretamente visualização zoomed-in. Isso simplifica a tarefa de monitoramento e controle para o supervisor, uma vez que é economizado tempo de operação valioso e pode ser gasto em questões mais importantes.
Além disso, o resultado de uma ação de seleção é absolutamente reprodutível, isto é, a impressão visual que o supervisor obtém da mesma área ou parte da rede de energia permanece a mesma para cada vez que o mesmo olhar essa parte zoomed-in. Isso facilitará as comparações de status da área em pontos diferentes no tempo, uma vez que as diferenças se devem principalmente às diferenças no status em vez de diferenças na maneira em que a área é exibida.
Além disso, o número de janelas visíveis na tela permanece o mesmo, porque a parte zoomed-in do mapa é colocada no topo do mapa zoomed-out, mantendo por meio disso a exibição do mapa direta e facilmente gerenciável. Por exemplo, é facilmente reconhecível que a segunda visualização pertence à primeira visualização, e a quantidade de informação visível é limitada às duas visualizações diferentes.
Em uma modalidade da invenção, são exibidos pelo menos dois elementos selecionáveis na primeira visualização. Após o recebimento de uma primeira solicitação de usuário indicando que um dos dois elementos selecionáveis foi selecionado pelo usuário, a parte predefinida da rede de
5/10 energia atribuída aquele elemento selecionável é exibida como uma segunda visualização no nível de zoom mais detalhado correspondente. Em seguida, quando é recebida uma solicitação de usuário adicional indicando que foi selecionado outro dos dois elementos selecionáveis, a parte predefinida na rede de energia atribuída aquele outro elemento selecionável é exibida como uma terceira visualização no nível de zoom mais detalhado correspondente, onde a segunda visualização é substituída pela terceira visualização.
Mantendo apenas uma exibição de visualizações zoomed-in, as vantagens acima descritas são alcançadas também no caso com mais de apenas um elemento selecionável. Portanto, o usuário pode rapidamente e sem esforço comutar entre diferentes visualizações zoomed-in, ao mesmo tempo em que a informação visível é limitada. Não são necessárias ações extras para fechar as janelas que foram anteriormente abertas.
Em uma modalidade adicional, a segunda visualização é colocada no topo da primeira visualização perto do, mas não cobrindo o elemento selecionável correspondente. Por meio disso o usuário ainda pode ter uma visão geral de onde a visualização zoomed-out da rede de energia que o mesmo estava trabalhando no momento. Se além do elemento selecionado for identificado seja por marca ou por ilustração uma segunda ligação entre o elemento selecionado e a visualização zoomed-in, o usuário também tem a possibilidade de verificar se foi escolhido o elemento correto e onde está situado esse elemento dentro da rede de energia.
Em ainda outra modalidade adicional, a segunda visualização é colocada completamente dentro da primeira visualização, para manter o mesmo arranjo da janela gráfica na GUI, não importa se a rede de energia é visualizada apenas zoomed-out ou também com uma visualização zoomed-in.
Vantajosamente, uma solicitação de usuário indicando uma ação de zoom e/ou pan solicitada é desabilitada na segunda visualização. Uma vez que a segunda visualização é apresentada a partir do início com um nível de zoom ou de pan pré-selecionado, a aparência e comportamento seriam destruídos se esses parâmetros fossem em seguida alterados manual6/10 mente, mesmo que por engano. Especialmente a vantagem de sempre se obter a mesma informação visual reprodutível seria abandonada, se fossem permitido zoom e pan.
Em uma modalidade da invenção, as mesmas possíveis solicitações de usuário são fixadas na primeira e segunda visualizações, exceto que nenhum elemento selecionável que é atribuído a uma parte predefinida da rede de energia e a um nível de zoom mais detalhado é exibido na segunda visualização. Em outras palavras, para cada duas janelas gráficas contendo uma visualização, permitidas as ações do usuário usual como mover, redimensionar, ocultar, selecionar itens de menus, etc. A única exceção é que dentro da segunda visualização não pode mais ser selecionadas visualizações zoomed-in.
Em uma modalidade alternativa, tal seleção seria permitida, por meio da qual pode ser selecionado pelo menos um subelemento selecionável. O subelemento é selecionável por via da unidade de entrada de usuário e é atribuído a uma subparte predefinida da rede de energia e para um nível de zoom ainda mais detalhado. Após o recebimento da solicitação de usuário indicando que o subelemento selecionável foi selecionado por um usuário, a subparte predefinida da rede de energia no nível de zoom ainda mais detalhado é exibida como uma quarta visualização no topo da primeira visualização, substituindo a segunda visualização. Essa modalidade permite representações detalhadas adicionais da rede de energia pela manutenção das vantagens gerais da invenção, isto é, mantendo o número de janelas extras no topo da primeira visualização em um e pela pré-seleçâo do nível de zoom e da posição de pan.
Outras características e vantagens da presente invenção se tornarão mais evidentes para aquele versado na técnica a partir da descrição detalhada em combinação com os desenhos em anexo nos quais:
a figura 1 ilustra uma rede de energia supervisionada a partir de uma estação SCADA, a figura2 ilustra um diagrama em bloco da estação SCADA da
Figura 1,
7/10 a figura 3 ilustra uma primeira visualização da rede de energia da Figura 1, a figura 4 ilustra uma segunda visualização no topo da primeira visualização da Figura 3, a figuraõ ilustra as etapas de método de acordo com a invenção realizada pela estação SCADA da Figura 2.
A rede de energia 1 ilustrada na figura 1 seria classificada como uma rede de transmissão de energia, uma vez que compreende cinco subestações 2 interconectadas por linhas de transmissão de energia de tensão alta 12. As cinco subestações 2 são ligadas por via dos canais de comunicação de dados, que estão ilustrados como linhas tracejadas, para uma estação SCADA, que nesse exemplo é apenas um computador principal 3. Em redes de energia maiores, uma estação SCADA poderia compreender vários servidores que poderíam ser parte de um sistema SCADA compreendendo várias estações. Os canais de comunicação de dados são usados para transferir dados em ambas às direções, principalmente para coletar informação das subestações sobre seu status operacional e sobre o status das linhas de transmissão 12 conectadas à respectiva subestação 2 e para transmitir informação de controle do computador principal 3 para as subestações 2.
O computador principal 3 ilustrado na figura 2 compreende uma unidade de processamento de dados 4 para processar todos os tipos de dados, dentre outras a informação do status coletada das subestações 2 e a informação da topologia sobre a configuração da rede de energia 1. A unidade de processamento de dados 4 é conectada a uma unidade de entrada de usuário 6 para receber dados UI inseridos pelo usuário. A unidade de entrada de usuário 6 pode ser qualquer tipo de dispositivo de entrada conhecido, como, por exemplo, um mouse e/ou um teclado e/ou um trackball e/ou a funcionalidade de toque de uma tela de toque. A unidade de processamento de dados 4 é, além disso, conectada a uma unidade de visualização gráfica
5. A informação de status processada e a informação de topologia são transformadas, pela unidade de processamento de dados 4 em um PG de dados
8/10 gráficos que representam a rede de energia 1, e o PG dos dados gráficos são enviados pela unidade de processamento de dados 4 para a unidade de visualização gráfica 5 onde os mesmos são exibidos como uma primeira visualização 7 da rede de energia 1 em um Zoom 1 nível de zoom menos detalhado.
Tal primeira visualização 7 está ilustrada na figura 3, onde as subestações 2 estão representadas por ícones 9 interconectados por linhas contínuas que representam as linhas de transmissão de energia 12. Na primeira visualização, cada subestação 2 é marcada com um nome único. A primeira visualização 7 é representada em uma janela gráfica 13 que permite que o usuário comum insira ações conforme conhecidas na técnica. Isso está indicado pela janela fechada - cruz 14 no canto superior direito da barra de menu 15. Tais ações de entrada de usuário são, por exemplo, mover e redimensionar a janela 13, rolando dentro da janela 13, escolhendo itens de ação (não ilustrados) na barra de menu 15, etc. Um cursor 8 indica que a unidade de entrada de usuário 6 está conectada e aguardando uma entrada de usuário.
A unidade de processamento de dados 4 tem uma função de seleção fixada nos ícones 9, isto é, o usuário pode selecionar cada dos ícones 9 com um simples clique nos mesmos. Presumindo que o usuário tenha selecionado o ícone 9 correspondente à subestação da Estação 1. Como um resultado, é aberta uma segunda visualização 10 em uma segunda janela e exibida no tipo da primeira visualização 7, conforme ilustrado na figura 4. Na segunda visualização 10, uma parte predefinida da rede de energia 1, que é a parte que compreende o ambiente fechado da subestação da Estação 1 e a própria subestação, é representada em um Zoom 2 de nível de zoom mais detalhado. O Zoom 2 de nível zoom bem como uma posição de pan, isto é, cuja parte da rede de energia 1 deva ser conhecida, são parâmetros predefinidos que foram fixados no ícone 9 correspondente. No exemplo ilustrado na figura 4, a segunda visualização 10 é apresentada próxima ao ícone 9 da subestação da Estação 1 sem ocultar o ícone, e a segunda visualização 10 é colocada completamente dentro da primeira visualização 7. Ao
9/10 mesmo tempo, poderia haver outras janelas abertas na unidade de entrada de usuário 5, cuja apresentação não seria interrompida pela segunda visualização 10. Para permitir que o usuário ajuste a disposição da segunda com relação à primeira visualização, são permitidas as ações de entrada de usuário para mover e redimensionar a segunda visualização 10.
As principais etapas realizadas pela unidade de processamento de dados 4 ao reagir na seleção do ícone 9 da Estação 1 estão descritas na figura 5, onde na etapa 16 é recebida a solicitação do usuário para mostrar a subestação da Estação 1 em uma representação mais detalhada. Na etapa seguinte 17, são gerados PG dos dados gráficos, onde PG dos dados gráficos compreendem toda informação gráfica que é requerida para mostrar a segunda visualização 10 da subestação no nível de zoom correto e na posição correta na tela, e que é requerida para apresentar a segunda visualização 10 com todas as funcionalidades desejadas, que nessa modalidade são tanto quanto possível as mesmas ações de entrada de usuário para a primeira visualização 7 exceto para qualquer zoom ou pan solicitado. Na etapa seguinte 18, é enviado o PG dos dados gráficos para a unidade de visualização gráfica 5 para exibição.
Se, após ter visto a visualização da estação T, o usuário quiser ver a subestação da Estação 3 mais detalhadamente, ele deve clicar no ícone 9 correspondente. Como um resultado, a segunda visualização 10 desaparecería e uma terceira visualização na subestação da Estação 3 e seu ambiente próximo seria aberta e exibida em um nível de zoom mais detalhado, preferivelmente na mesma posição da segunda visualização 10. Em uma modalidade alternativa, a terceira visualização poderia ser exibida em uma posição próxima ao ícone 9 da subestação da Estação 3, isto é, um pouco mais afastada acima do canto superior direito da primeira visualização 7. Esse nível de zoom mais detalhado poderia ser exatamente o mesmo usado para a Estação 1, que poderia ser apropriado se a área da rede de energia 1 a ser mostrada tivesse aproximadamente o mesmo tamanho. Mas poderia também ser qualquer outro nível de zoom que fosse mais detalhado do que o Zoom 1 de nível de zoom menos detalhado.
10/10
Na modalidade ilustrada na figura 4, está representada uma parte da subestação da Estação 1 na segunda visualização 10 como um ícone selecionável 11. Se o usuário clicar no ícone 11, a segunda visualização 10 é substituída por uma quarta visualização ilustrando uma parte da 5 subestação da Estação 1 e por meio disso uma subparte da rede de energia 1 em um nível de zoom ainda mais detalhado.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para supervisionar uma rede de energia (1), onde • os dados representando pelo menos uma parte da rede de energia (1) são processados e transformados em dados gráficos (PG), • os dados gráficos (PG) são exibidos em uma unidade de visualização gráfica (5) como uma primeira visualização (7) da rede de energia (1) em pelo menos um nível de zoom menos detalhado (Zoom 1) e • uma solicitação de usuário em como modificar a primeira visualização (7) é processada, onde a solicitação do usuário é recebida de uma unidade de entrada de usuário (6), • é exibido na primeira visualização (7) pelo mesmo dois elementos selecionáveis (9) que são selecionáveis por via da unidade de entrada de usuário (6) e que são atribuídos a uma parte predefinida na rede de energia (1) e para pelo menos um nível de zoom mais detalhado (Zoom 2), • após o recebimento de uma solicitação do usuário indicando que um dos dois elementos selecionáveis (9) foi selecionado por um usuário, a parte predefinida da rede de energia (1) atribuída ao dito um dos dois elementos selecionáveis (9) é exibida no nível de zoom mais detalhado (Zoom 2) correspondente como uma segunda visualização (10) no topo da primeira visualização (7) e • onde em seguida, quando é recebida uma solicitação de usuário que indica que o outro dos dois elementos selecionáveis (9) foi selecionado, a parte predefinida da rede de energia (1) atribuída ao outro dos dois elementos selecionáveis (9) é exibida como uma terceira visualização no nível de zoom mais detalhado correspondente, caracterizado pelo fato de que a segunda visualização (10) é colocada próxima ao, mas não cobrindo o elemento selecionável (9) correspondente e em seguida substituída pela terceira visualização na mesma posição.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um elemento selecionável é identificado por uma marca ou mostrando uma ligação entre o próprio e a visualização correspondente.
    Petição 870190004757, de 16/01/2019, pág. 4/9
    2/3
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a segunda visualização (10) é colocada completamente dentro da primeira visualização (7).
  4. 4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    3, caracterizado pelo fato de que uma solicitação de usuário indicando um zoom solicitado e/ou ação de pan é desabilitada na segunda visualização (10).
  5. 5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    4, caracterizado pelo fato de que as mesmas solicitações de usuário possíveis são vinculadas à primeira e à segunda visualização, exceto que nenhum dos elementos selecionáveis (9) que são atribuídos a uma parte predeterminada da rede de energia (1) e a um nível de zoom mais detalhado são exibidos na segunda visualização (10).
  6. 6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    4, caracterizado pelo fato de que as mesmas solicitações de usuário possíveis são vinculadas à primeira e à segunda visualização, e onde é exibido na segunda visualização (10) pelo menos um subelemento selecionável (11) que é selecionável por via da unidade de entrada de usuário (6) e que é atribuído a uma subparte predefinida na rede de energia (1) e a um nível de zoom mais detalhado e onde após a solicitação do usuário ser recebida indicando que o subelemento selecionável (11) foi selecionado por um usuário, a subparte predefinida na rede de energia (1) no nível de zoom ainda mais detalhado é exibido como uma quarta visualização no topo da primeira visualização (7), substituindo a segunda visualização (10).
  7. 7. Dispositivo (3) para supervisionar uma rede de energia (1), compreendendo • uma unidade de processamento de dados (4) para processar dados que representam pelo menos uma parte da rede de energia (1) e para transformá-los em dados gráficos (PG), • uma unidade de visualização gráfica (5) para exibir os dados gráficos (PG) como uma primeira visualização (7) da rede de energia (1) em pelo menos um nível de zoom mais detalhado (Zoom 1),
    Petição 870190004757, de 16/01/2019, pág. 5/9
    3/3 • uma unidade de entrada de usuário (6) para enviar dados de entrada de usuário (UI) para a unidade de processamento de dados (4), onde os dados de entrada de usuário (UI) representam uma solicitação de usuário em como modificar a primeira visualização (7), • a primeira visualização (7) compreende pelo menos dois elementos selecionáveis (9) que são selecionáveis por via da unidade de entrada de usuário (6) e que é atribuída a uma parte predefinida da rede de energia (1) e para um nível de zoom mais detalhado (Zoom 2), onde • se a unidade de processamento de dados (4) receber uma solicitação de usuário que indique que um dos dois elementos selecionáveis (9) foi selecionado por um usuário, a unidade de processamento de dados (4) leva a unidade de visualização gráfica (5) a exibir a parte predefinida da rede de energia (1) atribuída ao dito um dos dois elementos selecionáveis (9) em um nível de zoom mais detalhado (Zoom 2) como uma segunda visualização (10) no topo da primeira visualização (7), • onde em seguida, se a unidade de processamento de dados receber uma solicitação de usuário que indique que o outro dos dois elementos selecionáveis (9) foi selecionado por um usuário, a unidade de processamento de dados leva a unidade de visualização gráfica a exibir a parte predefinida da rede de energia (1) atribuída ao outro dos dois elementos selecionáveis (9) como uma terceira visualização em um nível de zoom mais detalhado correspondente, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento de dados leva a unidade de visualização gráfica a colocar a segunda visualização (10) próxima do, mas não cobrindo o elemento selecionável (9) correspondente e em seguida restitui o mesmo à mesma posição.
  8. 8. Dispositivo (3) para supervisionar uma rede de energia (1), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que um elemento selecionado é identificado por uma marca ou mostrando uma ligação entre o mesmo e a visualização correspondente.
BRPI0823343A 2008-12-18 2008-12-18 Método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia BRPI0823343B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2008/067815 WO2010069378A1 (en) 2008-12-18 2008-12-18 Method and device to supervise a power network

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0823343A2 BRPI0823343A2 (pt) 2015-06-23
BRPI0823343B1 true BRPI0823343B1 (pt) 2019-05-28
BRPI0823343B8 BRPI0823343B8 (pt) 2022-12-13

Family

ID=40937338

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0823343A BRPI0823343B8 (pt) 2008-12-18 2008-12-18 Método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20110261057A1 (pt)
EP (1) EP2380137B1 (pt)
CN (1) CN102257535B (pt)
BR (1) BRPI0823343B8 (pt)
CA (1) CA2746705C (pt)
WO (1) WO2010069378A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9477932B2 (en) * 2011-01-17 2016-10-25 General Electric Company System and method for providing visualization of a parameter on multiple branches of a distribution network
TWI459847B (zh) * 2011-04-01 2014-11-01 Mediatek Inc 管理與維持多重時序提前的方法
US20130031501A1 (en) * 2011-07-28 2013-01-31 Kodosky Jeffrey L Weighted Zoom within a Diagram of a System
US9047007B2 (en) 2011-07-28 2015-06-02 National Instruments Corporation Semantic zoom within a diagram of a system
EP2704099B1 (en) * 2012-09-04 2015-04-15 ABB Research Ltd. Power transmission network state visualization
CN104951885A (zh) * 2015-06-19 2015-09-30 国网宁夏电力公司银川供电公司 用于智能主配网信息集成和综合分析的可视化展示系统
US10147984B2 (en) 2015-07-31 2018-12-04 SynCells, Inc. Portable and modular energy storage for multiple applications
CN105302965A (zh) * 2015-10-31 2016-02-03 南京南瑞继保电气有限公司 多设备电源路径示意图自动生成方法
US11125461B2 (en) 2017-06-13 2021-09-21 Gerard O'Hora Smart vent system with local and central control
US11271766B2 (en) * 2017-06-13 2022-03-08 SynCells, Inc. Energy virtualization layer with a universal smart gateway
US11394573B2 (en) 2017-06-13 2022-07-19 SynCells, Inc. Energy virtualization layer with a universal smart gateway
US10203738B2 (en) * 2017-06-13 2019-02-12 SynCells, Inc. Energy virtualization layer for commercial and residential installations
EP3700772A4 (en) 2017-10-20 2021-07-21 SynCells, Inc. ROBOTICS FOR ROTATING ENERGY CELLS IN VEHICLES

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04181423A (ja) * 1990-11-16 1992-06-29 Fujitsu Ltd バージョン管理方式
US5754348A (en) * 1996-05-14 1998-05-19 Planetweb, Inc. Method for context-preserving magnification of digital image regions
US7148909B2 (en) * 1998-05-27 2006-12-12 Canon Kabushiki Kaisha Image display system capable of displaying and scaling images on plurality of image sources and display control method therefor
US7210099B2 (en) * 2000-06-12 2007-04-24 Softview Llc Resolution independent vector display of internet content
US8239780B2 (en) * 2002-04-23 2012-08-07 Draeger Medical Systems, Inc. System and user interface supporting trend indicative display of patient medical parameters
US20040189637A1 (en) * 2003-03-31 2004-09-30 Andre Abriol System and method for displaying well log graphics at multiple levels of resolution
US7564458B2 (en) * 2004-12-15 2009-07-21 Microsoft Corporation System and method for interactively linking data to shapes in a diagram
US20070208840A1 (en) * 2006-03-03 2007-09-06 Nortel Networks Limited Graphical user interface for network management
JP5263565B2 (ja) * 2006-10-12 2013-08-14 ソニー株式会社 画像処理装置、画像処理方法、及びプログラム
JP5127390B2 (ja) * 2007-10-12 2013-01-23 キヤノン株式会社 信号処理装置、信号処理方法、プログラム

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010069378A1 (en) 2010-06-24
CA2746705A1 (en) 2010-06-24
CN102257535A (zh) 2011-11-23
EP2380137B1 (en) 2018-12-05
CA2746705C (en) 2014-09-23
CN102257535B (zh) 2014-11-05
BRPI0823343B8 (pt) 2022-12-13
US20110261057A1 (en) 2011-10-27
EP2380137A1 (en) 2011-10-26
BRPI0823343A2 (pt) 2015-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0823343B1 (pt) Método e dispositivo para supervisionar uma rede de energia
CN110597586A (zh) 基于拖拽的组件化布局大屏方法和装置
EP2176716B1 (en) Method for assessing potentially compromising situations of a power system
CN104903799B (zh) 过程控制系统中的可配置用户显示
US6144379A (en) Computer controlled user interactive display system for presenting graphs with interactive icons for accessing related graphs
CN104680260A (zh) 一种电网可视化感知模型构建方法及系统
CN102077166A (zh) 使用可视陆标来组织图
WO2001077854A1 (en) Method and apparatus for intuitively administering networked computer systems
CN103366500B (zh) 电网系统的警报方法及装置
CN105787266B (zh) 基于即时通讯工具的远程医疗系统架构及方法
CN103679561B (zh) 一种电力调度运行驾驶舱的显示系统架构及其实现方法
EP1587247A1 (en) Map navigation with breadcrumb buttons
CN106990895A (zh) 一种基于jTopo技术实现的应用拓扑图编辑器
JP2003175011A (ja) プラットフォーム独立型協同的遠隔医療環境
JP2023182690A (ja) オペレータ画面切り替えプレビュー
CN107066482A (zh) 多源数据监测方法、装置及终端
TWI715546B (zh) 顯示裝置、監視系統、顯示方法及顯示程式
JP2000287387A (ja) グラフイックユーザインタフェース
CN110321679A (zh) 一种可拖拽配置可视化屏幕的运维方法
JP6366803B2 (ja) 業務管理装置、業務管理システムおよびそのプログラム
JP2004151997A (ja) プラント監視制御装置
AlSafwan et al. iTrack: a residential energy monitoring system tailored to meet local needs
WO2003091865A1 (en) Method and system for graphical data representation
WO2014068871A1 (ja) 資源管理システム、資源管理装置、表示装置
Mahadi et al. Equipment Management System (EqMS): Information visualization system perspectives

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870220071571 DE 10/08/2022, E NECESSARIO APRESENTAR GUIA DE RECOLHIMENTO, CODIGO 248, RELATIVA A ALTERACAO DE ENDERECO DA EMPRESA CEDENTE. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB POWER GRIDS SWITZERLAND AG (CH)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: HITACHI ENERGY SWITZERLAND AG (CH)