BRPI0818446A2 - sincronizaÇço de femto cÉlula e metodologia de busca de piloto - Google Patents

sincronizaÇço de femto cÉlula e metodologia de busca de piloto Download PDF

Info

Publication number
BRPI0818446A2
BRPI0818446A2 BRPI0818446-1A BRPI0818446A BRPI0818446A2 BR PI0818446 A2 BRPI0818446 A2 BR PI0818446A2 BR PI0818446 A BRPI0818446 A BR PI0818446A BR PI0818446 A2 BRPI0818446 A2 BR PI0818446A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
femto
femto cell
cell
receiver
macro
Prior art date
Application number
BRPI0818446-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Aleksandar M Gogic
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Priority to BRPI0823516-3A priority Critical patent/BRPI0823516A2/pt
Publication of BRPI0818446A2 publication Critical patent/BRPI0818446A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/24Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
    • H04B7/26Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
    • H04B7/2662Arrangements for Wireless System Synchronisation
    • H04B7/2671Arrangements for Wireless Time-Division Multiple Access [TDMA] System Synchronisation
    • H04B7/2678Time synchronisation
    • H04B7/2687Inter base stations synchronisation
    • H04B7/269Master/slave synchronisation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/04Reselecting a cell layer in multi-layered cells
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/001Synchronization between nodes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/004Synchronisation arrangements compensating for timing error of reception due to propagation delay
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/24Cell structures
    • H04W16/32Hierarchical cell structures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

SINCRONIZAÇçO DE FEMTO CÉLULA E METODOLOGIA DE BUSCA DE PILOTO. Um sistema, um método e produto de computador para sincronização de uma femto célula com uma macro célula, o método compreendendo: colocar um receptor de enlace direto na femto célula, receber por uma rede celular micro a temporização de transmissão de femto célula, e sincronizar a temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão de rede macro celular com base no sinal de receptor de enlace direto. Além disso, um sistema, um método e produto de computador para alocar fases piloto para femto células, o método compreendendo: criar pelo menos tantas novas fases piloto potenciais para femto células quantas existem para macro células, e permitir que um dispositivo móvel em uma macro célula busque e encontre um piloto de femto célula sem explicitamente listar fases piloto femto na lista de vizinhos.

Description

"SINCRONIZAÇÃO DE FEMTO CÉLULA E METODOLOGIA DE BUSCA DE
PILOTO" FUNDAMENTOS
Campo
O presente pedido refere-se geralmente a comunicações sem fio, e mais especificamente a métodos e sistemas para permitir a sincronização de estações base de ponto de acesso ou femto células e técnicas para buscar piloto.
Fundamentos
Sistemas de comunicação sem fio são amplamente utilizados para prover diversos tipos de comunicação (por exemplo, voz, dados, serviços de multimídia, etc.) para múltiplos usuários. Como a demanda por serviços de alta taxa de dados e multimídia cresce rapidamente, existe um desafio para implementar sistemas de comunicação eficientes e estáveis, com melhor desempenho.
Nos últimos anos, os usuários começaram a substituir comunicações de linha fixa por comunicações móveis e cada vez mais exigem qualidade de voz excelente, serviço de confiança e preços baixos.
Além de redes de telefone móvel atualmente em vigor, uma nova classe de pequenas estações base surgiram, o que pode ser instalado na casa do usuário e prover a cobertura sem fio interna para unidades móveis que utilizam conexões de Internet de banda larga existentes. Tais estações base em miniatura pessoais são geralmente conhecidas como estações base de ponto de acesso, ou, alternativamente, Nó B Nativo (HNB) ou femto células. Normalmente, tais estações base em miniatura estão conectadas à Internet e à rede do operador móvel via roteador DSL ou modem de cabo.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 ilustra um sistema de comunicação sem fio exemplar.
A figura 2 ilustra um sistema de comunicação exemplar para permitir a implantação de estações base de ponto de acesso dentro de um ambiente de rede.
A figura 3 ilustra um método de sincronização de femto célula com macro célula colocando um receptor de enlace direto na femto célula.
A figura 4 ilustra gráfico de planejamento de fase de pilto.
A figura 5 ilustra um conceito de janelas de
busca.
A figura 6 ilustra um método de MS legada que está no estado ocioso.
A figura 7 ilustra um diagrama de blocos simplificado de vários aspectos de amostra de componentes de comunicação.
A figura 8 mostra um diagrama de blocos exemplar de um sistema 800 de acordo com aspectos adicionais descritos.
Sumário
A modalidade preferida refere-se a métodos e sistemas para permitir a sincronização de estações base de ponto de acesso ou femto células e técnicas de busca de piloto que substancialmente eliminam uma ou várias desvantagens da técnica relacionada.
Em um aspecto da modalidade preferida, existe um sistema, método e produto de computador para a sincronização de uma femto célula com uma macro célula, o método compreendendo: (a) receber por uma femto célula uma temporização de transmissão de macro célula; (b) sincronizar a temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão de rede celular durante a implantação da femto célula com base em um sinal de receptor de enlace direto.
Cada femto célula pode ter um ganho da antena que é superior ao de um UE (a.k.a MS), e é capaz de adquirir o macro sistema, mesmo em condições de recepção de rádio quando o UE não. Em uma modalidade, a implementação do receptor de enlace direto dentro da femto célula aumenta o custo de femto células apenas moderadamente, devido às modernas tecnologias de receptor zero de IF, as quais são bem conhecidas por aqueles versados na técnica.
Em outros aspectos da modalidade preferida, existe um sistema, método e produto de computador para estabelecer fases piloto de femto célula, o método compreendendo: (a) dividir espaçamento de fase 2π em uma pluralidade de deslocamentos de macro fase, (b) inserir uma plural idade de deslocamentos de femto fase entre deslocamentos de macro fase, em que cada deslocamento de femto fase é inserido entre dois deslocamentos de macro fase adjacentes com o espaçamento de fase controlado em uma modal idade por um parâmetro conhecido como PILOT INC; (c) criar o mesmo número de femto utilizáveis e deslocamentos de fase de macro célula. 0 método de criar o mesmo número de femto utilizáveis e deslocamentos de fase de macro célula compreendendo: diminuir PIL0T_INC ao deixar deslocamentos de macro fase em incrementos de números pares de espaçamento fase mínimo, criando assim incrementos ímpares de espaçamento de fase para Deslocamentos PN para as femto células.
Em uma modalidade, o PIL0T_INC é baixado em um único dígito a partir da configuração somente macro que tinha sido utilizada antes da implantação de femto células. Isso efetivamente abre tantas PNs para fenito células quantas existem para as macro células. Os recursos adicionais e vantagens da invenção serão apresentados na descrição que se segue, e em parte será aparentes a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através da prática da invenção. As vantagens da invenção serão realizadas e alcançadas pela estrutura especialmente indicada na descrição escrita e reivindicações deste instrumento, bem como os desenhos anexados.
É preciso entender que tanto a descrição geral do acima e a seguinte descrição detalhada são exemplares e explicativas e pretendem prover explicações adicionais da invenção reivindicada.
Descrição Detalhada
A palavra "exemplar" é usada aqui para significar "servir como um exemplo, caso, ou ilustração".. Qualquer modalidade aqui descrita como "exemplar" não deve necessariamente ser interpretada como preferencial ou vantajosa sobre outras modalidades. As técnicas descritas neste documento podem ser utilizadas para diversas redes de comunicação sem fio, tais como redes de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), redes de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), redes de acesso múltiplo por divisão de freqüência (FDMA), redes de acesso múltiplo por divisão de freqüência ortogonal (OFDMA) redes de FDMA de única portadora (SC-FDMA) e etc. Os termos "sistema" e "rede" são freqüentemente usados alternadamente. Uma rede CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio tal como Acesso Rádio Terrestre Universal (UTRA), CDMA2000, etc. UTRA inclui CDMA de banda larga (W-CDMA) e Baixa Taxa de Chip (LCR). CDMA2000 cobre padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Uma rede TDMA pode implementar uma tecnologia de radio, tal como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Uma rede OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal I
como UTRA Desenvolvida (UTRA-E), IEEE 802.11, IEEE 802.16, IEEE 802.20, Flash-OFDM®, etc. UTRA, E-UTRA e GSM fazem parte do Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS). Evolução de longo alcance (LTE) é uma versão futura de UMTS que usa E-UTRA. UTRA, E-UTRA, GSM, UMTS e LTE são descritos nos documentos de uma organização chamada "Projeto de Parceria de 3o geração" (3rd Generation Partnership Project) (3GPP). CDMA2000 é descrito em documentos de uma organização chamada "Projeto 2 de Parceria de 3o geração (3GPP2)". Essas várias tecnologias de rádio e padrões são conhecidos na técnica.
Na descrição deste documento, um nó que provê cobertura em uma área relativamente grande pode ser referido como um macro nó enquanto um nó que provê cobertura em uma área relativamente pequena (por exemplo, uma residência) pode ser referido como um femto nó. Deve ser apreciado que os ensinamentos aqui podem ser aplicáveis a nós associados com outros tipos de áreas de cobertura. Por exemplo, um nó de pico. pode prover cobertura em uma área que é menor do que uma macro área e maior do que uma femto área (por exemplo, a cobertura de um edifício comercial). Em diversas aplicações, outra terminologia pode ser utilizada para referência a um macro nó, um femto nó, ou outros nós do tipo de ponto de acesso. Por exemplo, um macro nó pode ser configurado ou referido como um nó de acesso, estação base, ponto de acesso, eNó B, macro célula, e assim por diante. Além disso, um femto nó pode ser configurado ou referido como Nó B nativo, eNó B nativo, estação base de ponto de acesso, femto célula, e assim por diante. Em algumas implementações, um nó pode estar associado (por exemplo, dividido em) uma ou mais células ou setores. Uma célula ou setor associado com um macro nó, um femto nó, ou um nó de pico pode ser referido como uma macro célula, uma femto célula, ou uma pico célula, respectivamente. Um exemplo simplificado de como femto nós podem ser implantados em uma rede será agora descrito com referência às Figuras 1 e 2.
A Figura 1 ilustra um sistema de comunicação sem fio 100 exemplar configurada para suportar um número de usuários, no qual várias modalidades divulgadas e aspectos podem ser implementados. Como mostrado na figura 1, a titulo de exemplo, o sistema 100 provê comunicação para múltiplas células 102, tal como, por exemplo, macro células 102a-102g, com cada célula sendo servida por um ponto de acesso correspondente (AP) ou pontos 104, tal como, por exemplo, APs 104a-104g. Cada macro célula pode ser adicionalmente dividida em um ou mais setores (não mostrados). Como é mostrado adicionalmente na figura 1, vários dispositivos de terminal de acesso (AT) 106, incluindo ATs 106a-1061, também conhecidos alternadamente como equipamento de usuário (UE) ou como estações móveis (MS) , ou como dispositivos de terminal, podem ser dispersos em vários locais por todo o sistema. Cada AT 106 pode se comunicar com um ou mais APs 104 em um enlace direto (FL) e/ou um enlace reverso (RL) em um determinado momento, dependendo de se o AT está ativo e se ele está em soft handoff ou não, por exemplo. 0 sistema de comunicação sem fio 100 pode prover o serviço em uma grande região geográfica. Por exemplo, macro células 102a-102g podem cobrir apenas alguns blocos dentro de um bairro ou de vários quilômetros quadrados em um ambiente rural.
A Figura 2 ilustra um sistema de comunicação exemplar para permitir a implantação de femto nós, também conhecidos como femto células (estações base de'" ponto de acesso) dentro de um ambiente de rede. Como mostrado na figura 2, o sistema 200 inclui múltiplos femto nós, ou, em alternativa, as femto células, estações base de ponto de acesso, unidades de Nó B nativo (HNB), tais como, por exemplo, HNB 210, cada um sendo instalado em um ambiente de rede de cobertura relativamente pequeno correspondente, tal como, por exemplo, em um ou mais locais 230, e tal como, por exemplo, sendo configurado para servir um equipamento de usuário associado 220, bem como equipamentos de usuário estrangeiros 225. Cada HNB 210 pode ser acoplado a e adicionalmente configurado para se comunicar através de uma rede de área ampla, tal como a Internet 240, e com qualquer nó na Internet, incluindo uma rede núcleo de macro operador móvel 250 (também referida como uma "rede núcleo").
Embo ra modalidades aqui descritas usem a terminologia 3GPP, é preciso entender que as modalidades podem ser aplicadas não só para tecnologia 3GPP (Rel99, Rel5, Rel6, Rel7, etc.), mas também para tecnologia 3GPP2 (lxRTT, IxEV-DO RelO, RevA, RevB, etc.), bem como a outras tecnologias conhecidas e relacionadas. Em tais modalidades descritas aqui, o titular ..da HNB 210 pode se inscrever para serviços móveis, tais como, por exemplo, serviços móveis 3G, oferecidos através da rede núcleo de macro operador móvel 250 e o UE 220 poderia ser capaz de operar tanto em um macro ambiente celular quanto em um ambiente de rede baseado em HNB de pequena cobertura. Assim, o HNB 210 pode ser adaptado para compatibilidade com qualquer UE existente 220.
Várias modalidades descritas em detalhes abaixo referem-se às comunicações sem fio, especificamente: sincronização de temporização de sistema da femto célula derivada de uma macro célula e gerenciamento de fase piloto de uma constelação de femto células.
Sincronização de Femto Célula Em algumas tecnologias de comunicação, femto célula precisam ser sincronizadas com a rede macro célula. Em uma modalidade, a sincronização de femto células pode ser realizada pela modalidade de um receptor GPS na femto célula. Uso do receptor GPS para a sincronização da femto célula restringe o posicionamento físico da femto célula, e pode requerer uma antena e cabo GPS (por exemplo, prédios altos) . A implementação do receptor GPS também pode retardar a aquisição de temporização inicial (por exemplo, ao energizar) das femto células, especialmente instalação interna típica para as femto células, onde o sinal GPS é fraco.
Em uma modalidade, a sincronização de femto células pode ser realizada por modalidade de elementos de um receptor de enlace direto na femto célula. Cada femto célula pode ter um ganho da antena que é superior ao de um UE ou MS, e é capaz de adquirir uma conexão com o macro sistema e usá-la para a derivação de relógio (sincronização). Em uma modalidade, a implementação do receptor de enlace direto dentro da femto célula aumenta o custo de femto células apenas moderadamente, devido às modernas tecnologias de receptor zero de IF. 0 receptor de enlace direto pode melhorar a rejeição do próprio sinal da femto célula, sintonizando a freqüência portadora usada apenas pela estação base de macro, que é outra que a planejada para a própria femto célula.
Modalidade de um receptor de enlace direto na femto célula permite maior flexibilidade no posicionamento físico das femto células (por exemplo, base, piso rebaixado). 0 receptor de enlace direto também permite a aquisição de temporização rápida por femto células. O receptor de enlace direto também pode ser usado para configurar listas de vizinho de femto (macro e femto células), auxiliar no ajuste do deslocamento de PN, e determinar a localização geográfica da femto célula. 0 receptor de enlace direto pode também sinalizar interferência incomum e, eventualmente, ajudar a determinar a melhor colocação no ambiente da casa. Além disso, um modem de estação móvel completo (MSM) não é necessário para o receptor de enlace direto, assim a melhor escolha é comparar o receptor GPS.
A figura 3 ilustra um método de sincronização de uma femto célula com uma macro célula, incorporando um receptor de enlace direto na femto célula. Na etapa 302 o receptor de enlace direto contido na femto célula sintoniza para uma freqüência que só as macro células operam, e busca por sinais de macro células. No processo de fazê-lo, o receptor de enlace direto pode integrar o sinal por um longo tempo (alguns segundos) para detectar no momento que a femto célula está sendo ativada, sendo assim capaz de detectá-lo, mesmo se as condições do sinal forem fracas (muito baixo Ec/Io). Na etapa 304 a femto célula detecta a temporização de transmissão da rede macro celular 250. Na etapa 306 a femto célula sincroniza a temporização de transmissão de femto com a temporização de transmissão de rede macro celular. Etapas fora podem ocorrer durante a ativação inicial ou energização da femto célula 210. Número de etapas reduzido ou etapas modificadas/aceleradas pode ser necessário para finalidades de manutenção da sincronização, uma vez atingida pelas femto células que utilizam o receptor de enlace direto.
A femto célula pode ser mais precisa do que um UE na derivação de sincronização e determinação de sua localização a partir do sistema macro celular. Femto célula detecta o macro sistema CDMA e sincroniza-se com o piloto mais forte (com CE/Io acima de um determinado limite). A femto célula compreensivamente busca por pilotos, e tem a capacidade de localizar os pilotos com Io/CE muito baixa. Localização de femto célula é fixa, assim ela pode gastar muito tempo buscando por pilotos de macro células vizinhas e integração de sinais de CDMA mesmo de pilotos muito fracos. Limitação da bateria não é um problema aqui, já que femto célula normalmente é alimentada por rede elétrica fixa e tem menos restrições no tamanho, se o carregamento de bateria for necessário. Além disso, uma configuração de antena com maior ganho é usada pela femto célula comparada com antena de UE
Em uma modalidade, devido a determinação de sua localização, femto células também relatam a Operação, Administração, Manutenção e Provisionamento (OAM & P) deslocamentos PN piloto de sistema e temporização relativa das macro células detectadas. Sistema de OAM & P conhecidos como LAT/LON das macro células executa triangulação para determinar a localização das femto células. Em uma modalidade, o sistema de OAM & P envia informação de LAT/LON para a femto célula sujeita. Uma abordagem alternativa é realizar uma pesquisa de LAT/LON a partir do endereço físico (ponto de terminação de conexão de banda larga fixa). Várias abordagens poderiam ser utilizadas como verificação de consistência, resultando em um procedimento mais robusto.
Temporização de sincronização derivada na femto célula a partir do sinal de enlace de macro célula é deslocada em tempo devido a retardo de propagação do macro transmissor para o femto receptor. Este retardo deve ser corrigido com o avanço da temporização de sincronização na femto célula em conformidade. 0 retardo de propagação pode ser calculado a partir da localização da macro célula e da »
femto célula, ambas as quais são conhecidas pelo sistema de OAM & P, como explicado acima e mostrado na Etapa 308.
Planejamento de Fase Piloto de Femto célula Femto células permitem que o operador desloque as femto células, de forma incrementai, com o número de femto células implantado crescendo a partir de um número relativamente pequeno nos anos iniciais, para a implantação densa de muitas femto células em estado mais avançado em anos posteriores. Fases de PN de Piloto são utilizadas para separar sinais de enlace direto entre as células vizinhas, o que terá de incluir femto células em um estado adiantado de implantação, ou seja, quando elas existirem em grande número e forem muito densas (e não apenas horizontalmente, mas também verticalmente em edifícios de muitos andares). Assim fase de planejamento PN de piloto deve ser cuidadosamente concebida de modo a permitir tais implementações densas. A parte fundamental do projeto de deslocamento de PN piloto é permitir muitos deslocamentos para femto células. Em uma modalidade, fases piloto (PNs) são
atribuídas às femto células de tal forma que as femto células são separadas dos pilotos de macro célula. Isso permite que o operador de rede continue as práticas de planejamento para o macro sistema inalterado. Especificamente, o operador não deve ter que alterar deslocamentos PN piloto de macro célula existente no momento do início da implantação de femto. Além disso, o operador deve ser autorizado a continuar a crescer a rede macro, tomando deslocamento de PN piloto de um conjunto de deslocamentos que é utilizado para as macro células existentes, e atribuí-las a macro célula recentemente implantadas (processo conhecido como divisão celular). Em uma modalidade, um parâmetro de sistema PILOT_INC é usado para gerenciar o tamanho da constelação dos Deslocamentos PN piloto. Para fins de ilustração, um tamanho de constelação de macro célula de 64 é usado em modalidades descritas em detalhes abaixo. Uma janela de busca é um parâmetro de sistema determinado para o receptor MS para reduzir o esforço de pesquisa. Buscar por mais uma janela é necessário devido ao deslocamento de fase causado pela propagação. EM estabelecimentos urbanos ou suburbanos típicos, as células são muito menores do que 125 km admissíveis na constelação de células de 64, por exemplo. Assim, a janela de busca reduz consideravelmente o esforço do receptor de busca. Devido à possibilidade de sobreposição de cobertura de femto células (casa em casa ou andar em andar), uma constelação de pilotos deve ser fornecida, de modo que as femto células não interfiram umas com as outras.
Em uma modalidade, o PILOT_INC é reduzido em pelo menos 1 (um) a partir da configuração somente macro que foi utilizada antes da implantação de femto células. Isso efetivamente abre tantas PNs para femto células quantas existem para as macro células. Alternativamente PILOT_INC pode ser baixado por 2, 3, ... etc, abrindo progressivamente mais deslocamentos de fase para a utilização das femto células.
A Figura 4 ilustra um gráfico de planejamento de fase piloto. Para ilustração simplificada, constelação total de oito fases para as macro células é mostrada. Numa rede real, o tamanho da constelação de 64 ou 128 é mais típico. Por força de diminuição PILOT_INC por 1, o espaço de fase 2π é dividido em 8 deslocamentos de macro fase no exemplo na figura 4 resulta na criação de 8 deslocamentos adicionais de femto células inseridos entre cada um dos 8 deslocamentos originais. Por exemplo, se deslocamento MPO a MP7 são Deslocamentos PN para macro células, então FPl a fP7 são deslocamentos de fase para femto células.
Por exemplo, ao diminuir PILOT_INC, Deslocamentos PN podem incluir 64 macro Deslocamentos PN em 2^/128*2/, onde I varia de 0 a 63 (números pares de Deslocamentos PN) e com 64 femto Deslocamentos PN em 2π/128* (li +1) (números impares de Deslocamentos PN). Inicialmente, em baixa densidade de femtos, um subconjunto de números impares de deslocamentos PN pode ser utilizado para femtos, e pode ser explicitamente incluído na difusão (broadcast) de lista de vizinhos pela femto célula na mensagem de parâmetros de sistema. Ao passo que a densidade de femto fica alta, nova MS atento a femto irá acampar e poderá lidar com todo o conjunto de femto deslocamentos PN, sem sua inclusão explícita nas listas de vizinho.
Em uma modalidade, a janela de busca de femto células reduz o esforço de busca por um UE ou MS. Devido a mudanças de fase causadas pela propagação, referência de tempo na MS, através da entrega da Estação base (BS) , é diferente (em retardo). A Figura 5 ilustra o conceito de janelas de busca. A Figura 5 mostra que o momento em BSl, BS2: t.
Tempo na MS: t-d\IC, onde C = 3e5 km/s (velocidade da luz).
Retardo de Fase = (dl-dl)/C ; piloto BS2 aparecerá na MS retardada por este retardo de fase.
Retardo Máximo = DIC => Janela de Busca.
Esta janela de busca é conservadora, uma vez que BS2 não será visível ou significativa para MS até que - MS esteja alguma distância da BSl. No entanto, algumas almofada são necessárias para o retardo adicional causado por multipercursos.
Em uma modalidade, diminuir parâmetro PILOT_INC no momento da introdução de femto células não muda a janela de busca de macro. Espaçamento de fase das macro células continua o mesmo. Janelas Femto podem ser menores do que macro, mas devem ser maiores do que retardo para cobertura adicional da macro célula referenciada.
Por exemplo:
PeriodoPilotoT = 215 = 32.768 chips (26, 667 ms);
Período Chip T0 = 1/1,2288 ms = 0,814 ms;
D = Distância de Célula Vizinha: 10 km;
PIL0T_INC = 3 microssequndos, distância de deslocamento de PN Macro-Macro = 512 chips; Macro-Femto = 256 chips;
Janela de Busca: D/(C* T0) = 41 chips;
Janela como Porcentagem de Deslocamento de Macro fase-Macro Mínimo: 41/512=8%;
Janela como Porcentagem de Deslocamento de Macro f ase-Femto : 41/256 = 16%;
Deslocamento de PN e planejamento de janela de busca devem ser tais que o as janelas de busca não se sobreponham.
Além disso, a temporização de CDMA tem uma tolerância relativamente rigorosa. 0 conceito de janelas de busca baseia-se nesta temporização rigorosa. Temporização de Femto célula pode ser ajustada com base no conhecimento da localização femto, mesmo que GPS não esteja disponível.
Em uma modalidade, conhecimento de latitude e longitude de femto células (LAT/LON) é usado. Não é importante como femto LAT/LON é obtido, por exemplo, pesquisa de banco de dados de endereços, triangulação, ou outros meios. A identidade e a localização de uma ou mais estações base macro vizinhas também é conhecida pelo sistema (também sem importância de como é adquirida).
Em uma modalidade, o sistema de OAM & P calcula a distância D(i) entre BS macro vizinha e femto célula, e retardo de fase correspondente, ΔΓ (/) = £>(/)/C, onde C é a velocidade da luz.
Femto célula mede diferenças de deslocamento de fase que vê T(i) - T (S), mas não pode determinar a sua própria mudança de fase absoluta. A mudança de fase é provida para a femto pelo sistema de OAM & P.
0 sistema de OAM & P pode executar cálculos necessários para o avanço de temporização causado por retardo de propagação, por exemplo, a partir da BS macro mais próxima - ΔT (0). OAM & P pode transportar esse avanço de temporização para a femto célula. As femto células ajustam a sua referência de temporização, avançando o tempo do sistema recebido do mais próximo: Te = Τ(θ\ -AT (θ)τ. Alternativamente, a média ponderada de múltiplas BSs macro pode ser usada. Note que isto é uma operação de um tempo antes de iniciar a femto transmissão de enlace direto.
Suporte de MS Legada de Metodologia de Busca
Piloto
Em uma modalidade, a fim de suportar MSs com pesquisadores legados (não-conhecimento de femto células), um subconjunto de constelação de femto células (LS - para Conjunto Legado) é inicialmente atribuído a femto células, destinadas a suportar MSs legadas. Adicionalmente, lista de vizinhos de cada macro estação base é aumentada pela adição do conjunto legado completo. Isso é necessário porque estas Mss legadas não têm conhecimento de femto células, e devem buscar por femto pilotos como se fossem macro pilotos A Figura 6 ilustra um método de MS legada que está no estado ocioso. Em uma modalidade, MS legada está em estado ocioso na rede macro e opera em freqüência Ff, que também é utilizada para as femto células, como mostrado na etapa 602. Além de pilotos de macro célula, lista de vizinhos também inclui um subconjunto de pilotos de femto reservados para a operação de MS legada. Quando MS detecta piloto de femto de intensidade dominante ela começa demodulação de modo ocioso de femto células, como mostrado na etapa 804, em seguida, detecta MS SIDF novo/NIDF como mostrado na etapa 806.
Na etapa 608, MS conclui seleção de femto e envia mensagem de registro para rede femto. Na etapa 610, rede macro tenta determinar se a MS é usuário autorizado. MS autorizada será registrada e servida como mostrado na etapa 612 .
Deve ser apreciado que os ensinamentos aqui podem ser aplicados em diversos tipos de dispositivos de comunicação. Em alguns aspectos, os ensinamentos aqui podem ser implementados em dispositivos sem fio que podem ser implantados no sistema de comunicação de acesso múltiplo que pode, simultaneamente, suportar comunicação para múltiplos terminais de acesso sem fio. Aqui, cada terminal pode se comunicar com um ou mais pontos de acesso através de transmissões nos enlaces direto e reverso. O enlace direto (ou downlink) refere-se ao enlace de comunicação a partir dos pontos de acesso para os terminais, e o enlace reverso (ou uplink) refere-se ao enlace de comunicação dos terminais para pontos de acesso. Esse enlace de comunicação pode ser estabelecido através de um sistema de única entrada e única saida, um sistema de múltiplas entradas e múltiplas saidas (MIMO), ou algum outro tipo de sistema. Um sistema MIMO utiliza múltiplas (NT) antenas de transmissão e múltipla (NR) antenas de recepção para transmissão de dados. Um canal MIMO formado por NT antenas de transmissão e NR antenas de recepção pode ser decomposto em canais Ns independentes, que também são referidos como canais espaciais, onde Ns < min (NT, NR) . Cada um dos canais Ns independentes corresponde a uma dimensão. 0 sistema MIMO pode prover um melhor desempenho (por exemplo, uma maior capacidade de transmissão e/ou maior confiabilidade) se as dimensionalidades criadas para as múltiplas antenas de transmissão e recepção forem utilizadas.
Um sistema MIMO pode suportar dúplex por divisão de tempo (TDD) e dúplex por divisão de freqüência (FDD). Em um sistema TDD, as transmissões de enlace direto e reverso estão na mesma região de freqüência de modo que o principio da reciprocidade permite a estimação do canal de enlace diret o a partir do canal de enlace reverso. Isso permite que o ponto de acesso extraia ganho de formação de feixe de transmissão no enlace direto quando múltiplas antenas estiverem disponíveis no ponto de acesso.
Os ensinamentos aqui podem ser incorporados em um nó (por exemplo, um dispositivo) que emprega vários componentes para se comunicarem com pelo menos um outro nó. A figura 7 mostra vários exemplos de componentes que podem ser empregados para facilitar a comunicação entre nós. Especificamente, a figura 7 ilustra um dispositivo sem fio 710 (por exemplo, um ponto de acesso) e um dispositivo sem fio 750 (por exemplo, um terminal de acesso) de um sistema MIMO 700. No dispositivo 710, os dados de tráfego para uma série de fluxos de dados são fornecidos a partir de uma fonte de dados 712 para um processador de dados de transmissão (TX) 714. Em certos aspectos, cada fluxo de dados é transmitido através de uma respectiva antena de transmissão. 0 processador de dados TX 714 formata, codifica e intercala os dados de tráfego para cada fluxo de dados com base em um esquema de codificação particular selecionado para aquele fluxo de dados para prover dados codificados.
Os dados codificados para cada fluxo de dados podem ser multiplexados com dados piloto utilizando técnicas de OFDM. Os dados piloto são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado em uma maneira conhecida e pode ser usado no sistema receptor para estimar a resposta do canal. 0 piloto multiplexado e os dados codificados para cada fluxo de dados são então modulados (ou seja, símbolo mapeado) com base em um esquema de modulação particular (por exemplo, BPSK, QSPK, M-PSK ou M- QAM) selecionado para aquele fluxo de dados para prover os símbolos de modulação. A taxa de dados, codificação e modulação para cada fluxo de dados podem ser determinadas por instruções executadas por um processador 730. A memória de dados 732 pode armazenar código de programa, dados e outras informações usadas pelo processador 730 ou outros componentes do dispositivo 710.
Os símbolos de modulação para todos os fluxos de dados são, então, providos a um processador MIMO TX 720, que podem adicionalmente processar os símbolos de modulação (por exemplo, OFDM). 0 processador MIMO TX 720, em seguida, provê NT fluxos de símbolo de modulação para NT transceptores ("XCVR") 722A a 722T. Em alguns aspectos, o processador MIMO TX 720 aplica ponderações de formação de feixe aos símbolos dos fluxos de dados e à antena a partir da qual o símbolo está sendo transmitido. Cada transceptor 722 recebe e processa um respectivo fluxo de símbolo para prover um ou mais sinais analógicos, e adicionalmente condiciona (por exemplo, amplifica, filtra e converte) os sinais analógicos para prover um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. NT sinais modulados a partir dos transceptores 722A a 722T são então transmitidos a partir de NT antenas 724Δ a 724T, respectivamente.
No dispositivo 750, os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 752Δ a 752R e o sinal recebido a partir de cada antena 752 é provido para um respectivo transceptor ("XCVR") 754A a 754R. Cada transceptor 754 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica, e converte descendentemente) um respectivo sinal recebido, digitaliza o sinal condicionado para prover amostras, e adicionalmente processa as amostras para prover um fluxo de símbolo "recebido" correspondente.
Um processador de dados de recepção ("RX") 760, em seguida, recebe e processa os NR fluxos de símbolo recebido a partir de NR transceptores 754 baseado em uma técnica de processamento de receptor particular para prover NT fluxos de símbolo "detectados". 0 processador de dados RX 760, em seguida, demodula, deintercala e decodifica cada fluxo de símbolo detectado para recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O tratamento pelo processador de dados RX 760 é complementar ao realizado pelo processador MIMO TX 720 e pelo processador de dados TX 714 no dispositivo 710.
Um processador 770 periodicamente determina qual matriz de pré-codificação utilizar (discutido abaixo). 0 processador 770 formula uma mensagem de enlace""reverso compreendendo uma porção de índice de matriz e uma porção de valor de classificação. A memória de dados 772 pode armazenar código de programa, dados e outras informações usadas pelo processador 770 ou outros componentes do dispositivo 750.
A mensagem de enlace reverso pode compreender vários tipos de informações relacionadas ao enlace de comunicação e/ou ao fluxo de dados recebido. A mensagem de enlace reverso é então processada por um processador de dados TX 738, gue também recebe os dados de tráfego para uma série de fluxos de dados a partir de uma fonte de dados 736, modulada por um modulador 780, condicionada pelos transceptores 754A a 754R, e enviada de volta para o dispositivo 710.
No dispositivo 710, os sinais modulados a partir do dispositivo 750 são recebidos por pelas antenas 724, condicionados pelos transceptores 722, demodulados por um demodulador ("Demod") 740, e processados por um processador de dados RX 742 para extrair a mensagem de enlace reverso transmitida pelo dispositivo 750. 0 processador 730, em seguida, determina qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar as ponderações de formação de feixe, em seguida, processa a mensagem extraida.
Os ensinamentos aqui podem ser incorporados em vários tipos de sistemas de comunicação e/ou componentes de sistema. Em alguns aspectos, os ensinamentos aqui podem ser empregados em um sistema de acesso múltiplo capaz de suportar a comunicação com múltiplos usuários compartilhando os recursos de sistema disponíveis (por exemplo, especificando um ou mais dentre largura de banda, potência de transmissão, codificação, intercalação, etc.). Por exemplo, os ensinamentos aqui podem ser aplicados a qualquer uma, ou uma combinação das seguintes tecnologias: sistemas de acesso múltiplo por divisão de código ("CDMA"), CDMA de múltiplas portadoras ("MCCDMA"), CDMA de banda larga ("W-CDMA"), sistemas de acesso a pacote de alta velocidade ("HSPA", "HSPA+"), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo ("TDMA"), sistemas de acesso múltiplo por divisão de freqüência ("FDMA"), sistemas FDMA de única portadora ("SC-FDMA"), sistemas de acesso múltiplo por divisão de freqüência ortogonal ("OFDMA"), ou outras técnicas de acesso múltiplo. Um sistema de comunicação sem fio utilizando os ensinamentos aqui pode ser designado para implementar um ou mais padrões, tais como IS-95, cdma2000, IS-856, W-CDMA, TDSCDMA, e outros padrões. Uma rede CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal Acesso rádio terrestre universal ("UTRA"), cdma2000, ou alguma outra tecnologia. UTRA inclui W-CDMA e chip de baixa taxa ("LCR"). A tecnologia CDMA2000 cobre padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. A rede TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como sistema global para comunicação móvel ("GSM"). Uma rede OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como UTRA desenvolvida ("E-UTRA"), IEEE 802.11, IEEE 802.16, IEEE 802.20, Flash-OFDM®, etc. UTRA, E-UTRA e GSM são parte de um sistema de telecomunicações móveis Universal ("UMTS"). Os ensinamentos aqui podem ser implementados em um sistema de evolução de longo alcance 3GPP ("LTE"), um sistema de banda larga ultra móvel ("UMB"), e outros tipos de sistemas. LTE é uma versão de UMTS que usa E-UTRA. Apesar de certos aspectos da divulgação poderem ser descritos usando a terminologia 3GPP, deve ser compreendido que os ensinamentos aqui podem ser aplicados a 3GPP (tecnologia Rel99, Rel5, Rel6, Rel7), bem como tecnologia 3GPP2 (IxRTT, IxEV-DO RelO, RevA, RevB) e outras tecnologias.
Os ensinamentos aqui podem ser incorporados em (por exemplo, executados dentro ou executados por) uma variedade de equipamentos (por exemplo, nós) . Em alguns aspectos, um nó (por exemplo, um nó sem fio) implementado de acordo com os ensinamentos neste documento pode compreender um ponto de acesso ou um terminal de acesso.
Por exemplo, um terminal de acesso pode compreender, ser executado como, ou conhecido como equipamento de usuário, uma estação de assinante, uma unidade de assinante, uma estação móvel, um móvel, um nó móvel, uma estação remota, um terminal remoto, um terminal de usuário, um agente de usuário, um dispositivo de usuário, ou alguma outra terminologia. Em algumas implementações um terminal de acesso pode incluir um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de protocolo de iniciação de sessão ("SIP"), estação de Ioop local sem fio ("WLL"), um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo de mão tendo capacidade de conexão sem fio, ou algum outro dispositivo de processamento adequado conectado a um modem sem fio. Assim, um ou mais aspectos ensinados aqui podem ser incorporados em um telefone (por exemplo, um telefone celular ou telefone inteligente), um computador (por exemplo, um laptop), um dispositivo de comunicação portátil, um dispositivo de computação portátil (por exemplo, um assistente de dados pessoais), um dispositivo de entretenimento (por exemplo, um dispositivo de som, um dispositivo de video ou um rádio via satélite), um dispositivo de sistema de posicionamento global, ou qualquer outro dispositivo apropriado que esteja configurado para se comunicar através de um meio sem fio.
Um ponto de acesso pode compreender, ser implementado como, ou conhecido como Nó B, um eNó B, um controlador de rede de rádio (RNC) , uma estação base (BS) , uma estação rádio-base (RBS), um controlador de estação base (BSC) , uma estação transceptora base (BTS) , uma função de transceptor ("FT"), um transceptor de rádio, um roteador de rádio, um conjunto de serviços básicos (BSS), uma conjunto de serviços estendido (ESS), ou alguma outra terminologia similar.
Em alguns aspectos um nó (por exemplo, um ponto de acesso) pode compreender um nó de acesso para um sistema de comunicação. Tal nó de acesso pode prover, por exemplo, conectividade para ou a uma rede (por exemplo, uma rede de área ampla como a Internet ou uma rede celular) através de um enlace de comunicação com fio ou sem fio à rede. Assim, um nó de acesso pode permitir que outro nó (por exemplo, um terminal de acesso) acesse uma rede ou alguma outra f unci onalidade. Além disso, deve ser apreciado que um ou ambos os nós podem ser portáteis ou, em alguns casos, relativamente não-portáteis. Além disso, deve ser apreciado que um nó sem fio
pode ser capaz de transmitir e/ou receber informações de outra forma que não sem fio (por exemplo, através de uma conexão com fio) . Assim, um receptor e um transmissor tal como discutido neste documento podem incluir componentes de interface de comunicação adequados (por exemplo, componentes de interface elétrica ou óptica) para se comunicar através de outro meio que não sem fio.
Um nó sem fio pode se comunicar através de um ou mais enlaces de comunicação sem fio que se baseiam ou de outra maneira suportam qualquer tecnologia de comunicação sem fio adequada. Por exemplo, em alguns aspectos um nó sem fio pode associar-se com uma rede. Em alguns aspectos, a rede pode compreender uma rede de área local ou uma rede de área ampla. Um dispositivo sem fio pode suportar ou de outra maneira utilizar um ou mais dentre uma variedade de tecnologias de comunicação sem fio, protocolos, ou padrões, tais como os discutidos aqui (por exemplo, C DMA, T DMA, OFDM, OFDMA, WiMAX, Wi-Fi, e assim por diante) . Da mesma forma, um nó sem fio pode suportar ou de outra maneira utilizar um ou mais dentre uma variedade de esquemas de modulação ou multiplexação correspondentes. Um nó sem fio pode, assim, incluir os componentes adequados (por exemplo, interfaces aéreas) para estabelecer e se comunicar através de um ou mais enlaces de comunicação sem fio usando o acima exposto ou outras tecnologias de comunicação sem fio. Por exemplo, um nó sem fio pode incluir um transceptor sem fio com transmissor associado e componentes de receptor que podem incluir vários componentes (por exemplo, geradores de sinal e processadores de sinal) que facilitam a comunicação através de um meio sem fio.
A figura 8 mostra um diagrama de blocos exemplar de um sistema 800 de acordo com aspectos adicionais descritos aqui. Sistema 800 prove um equipamento que pode facilitar a localização de uma femto célula. Especificamente, o sistema 800 pode incluir uma pluralidade de módulos ou meios, tais como, por exemplo, meios de sincronização 810, meios de recepção 820, meios de divisão 830, meios de inserção 840, meios de criação 850, cada um conectado a um enlace de comunicação 805, e sendo capaz de se comunicar com outros módulos ou meios sobre o enlace de comunicação 805.
Enquanto a especificação descreve exemplos particulares da presente invenção, aqueles versados na técnica podem conceber variações da presente invenção sem se afastar do conceito inventivo. Por exemplo, os ensinamentos aqui se referem a elementos de rede comutados por circuito, mas são igualmente aplicáveis elementos de rede de domínio comutados por pacote.
Aqueles versados na técnica compreenderiam que a informação e os sinais podem ser representados por qualquer uma dentre uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e fichas que podem ser referenciados em toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas
eletromagnéticas, campos magnéticos ou partículas, campos ópticos ou partículas, ou qualquer combinação destes.
Aqueles versados iriam adicionalmente apreciar que os vários blocos lógicos ilustrativos, módulos, circuitos, e etapas de algoritmo descritos em conexão com as modalidades divulgadas neste documento podem ser implementados como hardware eletrônico, software de computador, ou combinações de ambos. Para ilustrar claramente esse intercambialidade de hardware e software, vários componentes ilustrativos, blocos, módulos, circuitos, e etapas têm sido descritos acima, geralmente em termos de sua funcionalidade. Se essa funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação específica e restrições de projeto impostas ao sistema total. Versados na técnica podem implementar a funcionalidade descrita em diferentes maneiras para cada aplicação particular, mas tais decisões de implementação não devem ser interpretadas como causa de afastamento do escopo da presente invenção.
Os vários blocos lógicos ilustrativos, módulos e circuitos descritos em conexão com as modalidades divulgadas neste documento podem ser executados ou implementados com um processador de finalidade geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC) , um arranjo de porta programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação destes projetada para desempenhar as funções descritas neste documento. Um processador de finalidade geral pode ser um microprocessador, mas em alternativa, o processador pode ser qualquer processador convencional, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais processadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outra configuração desse tipo.
As etapas de um método ou algoritmo descritas em conexão com as modalidades divulgadas neste documento podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador, ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software . pode residir na memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, memória EEPROM, registradores, disco rígido, um disco removível, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Um meio de armazenamento pode ser acoplado ao processador tal que o processador pode ler informações do e gravar informações no, meio de armazenamento. Na alternativa, o meio de armazenamento pode ser parte integrante do processador. 0 processador e o meio de armazenamento podem residir em um ASIC.
Em uma ou mais modalidades exemplares, as funções des critas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação destes. Se implementado em software, as funções podem ser armazenadas ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Mídia legível por computador inclui tanto mídia de armazenamento em computador quanto mídia de comunicação incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. A mídia de armazenamento pode ser qualquer mídia disponível que pode ser acessado por um computador. A título de exemplo, e não de limitação, tal mídia leqível por computador pode compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro disco de armazenamento óptico, de armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador. Além disso, qualquer conexão é apropriadamente denominada como um meio legível por computador. Por exemplo, se o software é transmitido a partir de um site, servidor ou outra fonte remota utilizando um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, DSL, ou tecnologias sem fio, como infravermelho, rádio e micro-ondas estão incluídas na definição de meio. Disco e disco, tal como usado aqui, inclui disco compacto (CD), disco a laser, disco ótico, disco digital versátil (DVD), disquete e disco Blu-ray onde discos geralmente reproduzem dados magneticamente, enquanto que os discos normalmente reproduzem dados oticamente com lasers. Combinações dos acima também devem ser incluídas no escopo de mídia legível por computador.
A descrição anterior dos exemplos divulgados é provida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica faça ou utilize a presente invenção. Várias modificações a estes exemplos serão imediatamente aparentes para aqueles versados na técnica, e os princípios gerais definidos neste documento podem ser aplicados a outros exemplos sem se afastar do espírito ou escopo da invenção. Assim, a presente invenção não pretende ser limitada aos exemplos aqui apresentados, mas deve ser acordado o mais amplo escopo consistente com os princípios e características inovadoras divulgados aqui.

Claims (19)

1. Método para sincronizar uma femto célula com uma macro célula, o método compreendendo: receber temporização de transmissão de femto célula proveniente de uma macro célula devido a um receptor de enlace direto na femto célula; e sincronizar seguramente a temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão da macro célula no sinal do receptor de enlace direto.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o receptor de enlace direto implementa receptor IF- zero.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o receptor de enlace direto permite uma aquisição de temporização rápida por uma femto célula.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o receptor de enlace direto ajuda em determinar localização geográfica da femto célula.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, em que a configuração de receptor de femto célula compreende uma antena de alto ganho, incluindo uma antena de feixe direcionado.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a temporização de sincronização derivada na femto célula a partir do sinal de enlace direto de macro célula é desviada no tempo devido a retardo de propagação de um transmissor de macro célula ao receptor da femto célula; em que o retardo de propagação do transmissor de macro célula ao receptor de femto célula é corrigido ao adiantar a temporização de sincronização na femto célula apropriadamente.
7. Equipamento compreendendo: um receptor de enlace direto para receber temporização de transmissão de macro célula, em que a femto célula sincroniza seguramente temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão da macro célula no sinal do receptor de enlace direto.
8. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7, em que o receptor de enlace direto implementa um receptor IF-zero.
9. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7, em que o receptor de enlace direto permite uma aquisição de temporização rápida de macro células.
10. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7, em que o receptor de enlace direto ajuda em determinar localização geográfica da femto célula.
11. Equipamento, de acordo com a reivindicação 10, em que a configuração de receptor de femto célula compreende uma antena de alto ganho, incluindo uma antena de feixe dirigido.
12. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7, em que a temporização da sincronização derivada na femto célula a partir do sinal de enlace direto de macro célula é desviada no tempo devido a retardo de propagação de um transmissor de macro célula ao receptor de femto célula; em que o retardo de propagação do transmissor de macro célula ao receptor de femto célula é corrigido ao adiantar a temporização de sincronização na femto célula apropriadamente.
13. Produto do programa de computador, compreendendo: um meio legível por computador, que compreende: um primeiro conjunto de códigos operáveis para fazer com que um computador receba a temporização de transmissão de femto célula proveniente de uma micro célula, devido a um receptor de enlace direto na femto célula; e um segundo conjunto de códigos operável para fazer com que um computador sincronize seguramente a temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão de macro célula no sinal de receptor de enlace direto.
14. Equipamento para sincronizar uma femto célula com uma macro célula, o equipamento compreendendo: mecanismos para receber temporização de transmissão de femto célula proveniente de uma macro célula, devido a um receptor de enlace direto na femto célula; e mecanismos para sincronizar seguramente a temporização de transmissão de femto célula com a temporização de transmissão de macro célula no sinal de receptor de enlace direto.
15. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que o receptor de enlace direto implementa um receptor IF-zero.
16. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que a configuração de receptor de femto célula compreende uma antena de alto ganho; a antena de alto ganho é direcionável.
17. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que o receptor de enlace direto permite uma aquisição de temporização rápida de femto células.
18. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que o receptor de enlace direto ajuda em determinar a localização geográfica da femto célula.
19. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que a temporização de sincronização derivada na femto célula a partir do sinal de enlace direto de macro célula é desviada no tempo devido a retardo de propagação de um transmissor de macro célula ao receptor da femto célula, em que o retardo de propagação do transmissor de macro célula ao receptor de femto célula é corrigido ao adiantar a temporização de sincronização na femto célula apropriadamente.
BRPI0818446-1A 2007-10-12 2008-10-10 sincronizaÇço de femto cÉlula e metodologia de busca de piloto BRPI0818446A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0823516-3A BRPI0823516A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 Método e equipamento para ajustar fases de piloto de femto célula e produto de programa de computador

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US97979707P 2007-10-12 2007-10-12
US60/979,797 2007-10-12
US12/248,836 2008-10-09
US12/248,836 US20090097452A1 (en) 2007-10-12 2008-10-09 Femto cell synchronization and pilot search methodology
PCT/US2008/079581 WO2009049207A2 (en) 2007-10-12 2008-10-10 Femto cell synchronization and pilot search methodology

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0818446A2 true BRPI0818446A2 (pt) 2012-12-25

Family

ID=40534108

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0823517-1A BRPI0823517A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 Método e equipamento de hospedagem inativa e produto de programa de computador
BRPI0818446-1A BRPI0818446A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 sincronizaÇço de femto cÉlula e metodologia de busca de piloto
BRPI0823516-3A BRPI0823516A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 Método e equipamento para ajustar fases de piloto de femto célula e produto de programa de computador

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0823517-1A BRPI0823517A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 Método e equipamento de hospedagem inativa e produto de programa de computador

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0823516-3A BRPI0823516A2 (pt) 2007-10-12 2008-10-10 Método e equipamento para ajustar fases de piloto de femto célula e produto de programa de computador

Country Status (17)

Country Link
US (1) US20090097452A1 (pt)
EP (2) EP2213017A2 (pt)
JP (4) JP2011501526A (pt)
KR (3) KR101176720B1 (pt)
CN (4) CN105915278A (pt)
AU (1) AU2008310687B2 (pt)
BR (3) BRPI0823517A2 (pt)
CA (3) CA2793740C (pt)
HK (1) HK1187457A1 (pt)
IL (2) IL205031A (pt)
MX (1) MX2010003971A (pt)
MY (3) MY171324A (pt)
RU (1) RU2455766C2 (pt)
SG (2) SG187465A1 (pt)
TW (3) TWI486078B (pt)
UA (3) UA102031C2 (pt)
WO (1) WO2009049207A2 (pt)

Families Citing this family (68)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2370380B (en) 2000-12-19 2003-12-31 Picochip Designs Ltd Processor architecture
US9198122B2 (en) 2007-10-12 2015-11-24 Qualcomm Incorporated Method and system for service redirection background
US9173148B2 (en) 2007-10-12 2015-10-27 Qualcomm Incorporated Identification of target node for wireless handoff
GB2454865B (en) * 2007-11-05 2012-06-13 Picochip Designs Ltd Power control
GB2456783B (en) * 2008-01-23 2010-03-03 Ip Access Ltd Communication unit and method for frequency synchronising in a cellular communication network
KR101248512B1 (ko) * 2008-07-01 2013-04-03 노키아 지멘스 네트웍스 오와이 펨토 기지국들에 대한 프리앰블 오프셋
US8160491B2 (en) 2008-07-31 2012-04-17 Designart Networks Ltd GPS synchronization method for mobile wireless networks
US20100029295A1 (en) * 2008-07-31 2010-02-04 Assaf Touboul Gps synchronization method for wireless cellular networks
GB2463074B (en) * 2008-09-02 2010-12-22 Ip Access Ltd Communication unit and method for selective frequency synchronisation in a cellular communication network
KR100967657B1 (ko) 2008-09-19 2010-07-07 연세대학교 산학협력단 펨토셀 기지국의 동기화 방법 및 이를 이용한 펨토셀 기지국
US8614975B2 (en) 2008-09-19 2013-12-24 Qualcomm Incorporated Synchronizing a base station in a wireless communication system
US9037155B2 (en) * 2008-10-28 2015-05-19 Sven Fischer Time of arrival (TOA) estimation for positioning in a wireless communication network
EP2342927B1 (en) * 2008-10-31 2016-03-23 Mediatek Inc. Downlink network synchronization mechanism for femtocell in cellular ofdm systems
GB2466661B (en) * 2009-01-05 2014-11-26 Intel Corp Rake receiver
US8982851B2 (en) * 2009-01-06 2015-03-17 Qualcomm Incorporated Hearability improvements for reference signals
US8699453B2 (en) * 2009-02-02 2014-04-15 Qualcomm Incorporated Reuse of RF receive chain for hand-in assistance
US9204349B2 (en) * 2009-02-10 2015-12-01 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for facilitating a hand-in of user equipment to femto cells
GB2470037B (en) 2009-05-07 2013-07-10 Picochip Designs Ltd Methods and devices for reducing interference in an uplink
GB2470891B (en) 2009-06-05 2013-11-27 Picochip Designs Ltd A method and device in a communication network
GB2470771B (en) 2009-06-05 2012-07-18 Picochip Designs Ltd A method and device in a communication network
KR101581045B1 (ko) * 2009-06-12 2015-12-29 엘지전자 주식회사 펨토 기지국 및 동적 대역폭 조정 방법
CN101938824B (zh) * 2009-06-29 2013-01-23 中国移动通信集团公司 空口同步方法、设备及系统
KR101422504B1 (ko) * 2009-08-28 2014-07-23 삼성전자주식회사 펨토셀 이용 방법 및 장치
US8688139B2 (en) 2009-09-10 2014-04-01 Qualcomm Incorporated Concurrent wireless transmitter mapping and mobile station positioning
KR101629437B1 (ko) * 2009-09-28 2016-06-14 에스케이텔레콤 주식회사 소형기지국 동기화 방법 및 이를 이용한 시스템
GB2474071B (en) 2009-10-05 2013-08-07 Picochip Designs Ltd Femtocell base station
CN102550099A (zh) * 2009-10-07 2012-07-04 住友电气工业株式会社 基站装置
JP5870695B2 (ja) * 2009-10-07 2016-03-01 住友電気工業株式会社 無線通信装置
AU2009354543B2 (en) 2009-10-30 2014-09-11 Nokia Solutions And Networks Oy HeNB blind detection for hierarchy configuration
US9392562B2 (en) 2009-11-17 2016-07-12 Qualcomm Incorporated Idle access terminal-assisted time and/or frequency tracking
US9642105B2 (en) 2009-11-17 2017-05-02 Qualcomm Incorporated Access terminal-assisted time and/or frequency tracking
KR101624643B1 (ko) 2009-12-17 2016-05-27 에스케이 텔레콤주식회사 무선 링크를 이용한 소형기지국 동기화 장치 및 방법
US8718101B2 (en) * 2009-12-29 2014-05-06 Acer Incorporated Pilot selection method, wireless communication system and base station thereof
TWI463898B (zh) * 2010-01-08 2014-12-01 Mediatek Inc 上鏈同步方法、行動台及基地台
US8724610B2 (en) * 2010-01-28 2014-05-13 Alcatel Lucent Interference reduction for wireless networks
US9271248B2 (en) * 2010-03-02 2016-02-23 Qualcomm Incorporated System and method for timing and frequency synchronization by a Femto access point
JP4897067B2 (ja) * 2010-04-09 2012-03-14 株式会社東芝 無線端末、基地局及び無線通信システム
US9091746B2 (en) 2010-07-01 2015-07-28 Qualcomm Incorporated Determination of positions of wireless transceivers to be added to a wireless communication network
GB2482869B (en) 2010-08-16 2013-11-06 Picochip Designs Ltd Femtocell access control
US9756553B2 (en) 2010-09-16 2017-09-05 Qualcomm Incorporated System and method for assisted network acquisition and search updates
US8996017B2 (en) 2010-10-11 2015-03-31 Nokia Solutions And Networks Oy Method and apparatus for distributing synchronization information
CN102547961B (zh) 2010-12-10 2016-06-08 华为技术有限公司 基站间同步的方法、装置及系统
CN102651656B (zh) 2011-02-25 2014-03-12 华为技术有限公司 基于双绞线的信号处理方法及装置、系统
GB2489716B (en) 2011-04-05 2015-06-24 Intel Corp Multimode base system
GB2489919B (en) 2011-04-05 2018-02-14 Intel Corp Filter
GB2489743B (en) * 2011-04-08 2015-05-27 Intel Corp Femtocell Base Station Synchronisation
GB2491098B (en) 2011-05-16 2015-05-20 Intel Corp Accessing a base station
JP5574046B2 (ja) * 2011-05-30 2014-08-20 富士通株式会社 無線通信システム、基地局、ゲートウェイ、及び無線通信方法
WO2013000146A1 (en) * 2011-06-30 2013-01-03 Panasonic Corporation Method of reporting phase offsets, user equipment and transmission point device using the method
US8948157B2 (en) 2011-09-07 2015-02-03 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for distributed synchronization in femtocell networks
US20140219125A1 (en) 2011-09-16 2014-08-07 Hitachi, Ltd. Base-station device and communication method
US9155057B2 (en) 2012-05-01 2015-10-06 Qualcomm Incorporated Femtocell synchronization enhancements using access probes from cooperating mobiles
US9628259B2 (en) 2012-05-24 2017-04-18 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Distributing clock synchronization information within an optical communications network
JP5935583B2 (ja) 2012-08-07 2016-06-15 富士通株式会社 小規模基地局、通信システムおよび通信方法
EP2888828A1 (en) 2012-08-22 2015-07-01 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Distributing path delay data in a connection-oriented communications network
WO2014029112A1 (zh) 2012-08-24 2014-02-27 华为技术有限公司 同步方法及基站
EP2893657B1 (en) 2012-09-06 2019-06-26 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Use of common public radio interface over asymmetric networks
US9237530B2 (en) 2012-11-09 2016-01-12 Qualcomm Incorporated Network listen with self interference cancellation
KR20140095994A (ko) 2013-01-25 2014-08-04 한국전자통신연구원 셀 디스커버리 방법
US9408167B2 (en) * 2013-05-03 2016-08-02 Blackberry Limited Transmitting a synchronization indication
CN104471989A (zh) * 2013-06-14 2015-03-25 华为技术有限公司 小区发现方法及装置
US9408083B2 (en) 2014-04-01 2016-08-02 Teoco Corporation System, method, and computer program product for determining placement of a small cell in a location within a cellular network
CN106571970B (zh) * 2015-10-08 2019-07-26 中兴通讯股份有限公司 承载网的监测方法及装置
TWI566613B (zh) * 2015-10-15 2017-01-11 廣達電腦股份有限公司 資料流中繼裝置與通訊裝置
CN109151920B (zh) * 2017-06-16 2021-07-20 成都鼎桥通信技术有限公司 同步信号的发送方法和基站
US12015209B2 (en) * 2018-11-12 2024-06-18 Nokia Technologies Oy Beam steering resolutions enhancement
US11659505B2 (en) * 2019-06-03 2023-05-23 Jio Platforms Limited Method and system for synchronization of small cell
CN112261703B (zh) * 2020-10-21 2022-08-12 北京邮电大学 一种跨协议机会路由方法、装置、电子设备及存储介质

Family Cites Families (129)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4718109A (en) * 1986-03-06 1988-01-05 Motorola, Inc. Automatic synchronization system
SE466230B (sv) * 1990-05-23 1992-01-13 Ericsson Telefon Ab L M Foerfarande att i ett mobilradiosystem maeta en egen trafikfoerbindelses oeverfoeringskvalite
US5241702A (en) * 1990-09-06 1993-08-31 Telefonaktiebolaget L M Ericsson D.c. offset compensation in a radio receiver
US5267261A (en) * 1992-03-05 1993-11-30 Qualcomm Incorporated Mobile station assisted soft handoff in a CDMA cellular communications system
FR2695777B1 (fr) * 1992-09-15 1994-10-14 Alcatel Radiotelephone Procédé de transmission d'une information d'avance temporelle à un mobile évoluant dans des cellules d'un réseau GSM à BTS asynchrones.
FR2702320B1 (fr) * 1993-03-03 1995-04-14 Alcatel Radiotelephone Procédé pour allouer un intervalle de temps au sein d'une trame à un mobile accédant à une cellule de communication et station émettrice-réceptrice de base mettant en Óoeuvre ce procédé.
EP0659326B1 (en) * 1993-06-14 2002-09-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Time alignment of transmission in a down-link of a cdma system
AU7173694A (en) * 1993-06-25 1995-01-17 Omniplex, Inc. Determination of location using time-synchronized cell site transmissions
FI97594C (fi) * 1993-07-05 1997-01-10 Nokia Telecommunications Oy Aikajakoinen monikäyttöradiojärjestelmä, menetelmä kapasiteetin jakamiseksi solun sisällä sekä menetelmä solun sisäisen handoverin suorittamiseksi
JP3237683B2 (ja) * 1993-08-27 2001-12-10 日本電信電話株式会社 フレーム同期制御回路
US5539730A (en) * 1994-01-11 1996-07-23 Ericsson Ge Mobile Communications Inc. TDMA/FDMA/CDMA hybrid radio access methods
JP2970989B2 (ja) * 1994-04-07 1999-11-02 沖電気工業株式会社 移動体通信システムの無線フレーム同期方法及び基地局
JPH07284141A (ja) * 1994-04-08 1995-10-27 Oki Electric Ind Co Ltd ハンドオーバ方法
SE513449C2 (sv) * 1995-03-15 2000-09-18 Telia Ab Förfarande för radiosynkronisering av DECT-system
FI101116B (fi) * 1995-08-14 1998-04-15 Nokia Telecommunications Oy Tietoliikenneyhteyden tahdistaminen matkaviestinjärjestelmässä
US5729763A (en) * 1995-08-15 1998-03-17 Emc Corporation Data storage system
US6038455A (en) * 1995-09-25 2000-03-14 Cirrus Logic, Inc. Reverse channel reuse scheme in a time shared cellular communication system
US5960355A (en) * 1996-02-16 1999-09-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method and an arrangement relating to telecommunication systems
US5940381A (en) * 1996-03-14 1999-08-17 Motorola, Inc. Asynchronous transfer mode radio communications system with handoff and method of operation
JPH09312874A (ja) * 1996-03-19 1997-12-02 Canon Inc 無線通信装置、無線通信システム及びそれらの制御方法
US6101176A (en) * 1996-07-24 2000-08-08 Nokia Mobile Phones Method and apparatus for operating an indoor CDMA telecommunications system
EP0845877A3 (en) * 1996-11-28 2002-03-27 Oki Electric Industry Co., Ltd. Mobile communication system for accomplishing handover with phase difference of frame sync signals corrected
US6334052B1 (en) * 1997-03-07 2001-12-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Subscription-based mobile station idle mode cell selection
KR100242421B1 (ko) * 1997-04-14 2000-02-01 윤종용 디지털 이동 통신시스템의 파이롯트 피엔 오프셋 할당 방법
US6049564A (en) * 1997-04-28 2000-04-11 Northern Telecom Limited Method and apparatus for configuring PN-offsets for a non-uniform CDMA cellular network
FI105875B (fi) * 1997-04-29 2000-10-13 Nokia Networks Oy Tukiasema
KR100232825B1 (ko) * 1997-05-15 1999-12-01 서평원 가정용 무선전화기 홈스테이션의 파이롯트 pn옵셋 검출장치 및 그 방법
US5974320A (en) * 1997-05-21 1999-10-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Providing a neighborhood zone within a mobile telecommunications network
SE518224C2 (sv) * 1997-06-24 2002-09-10 Ericsson Telefon Ab L M Sätt och system i ett cellbaserat nät
US5872774A (en) * 1997-09-19 1999-02-16 Qualcomm Incorporated Mobile station assisted timing synchronization in a CDMA communication system
US6529491B1 (en) * 1997-11-05 2003-03-04 Nortel Networks Ltd. Private/residential code division multiple access wireless communication system
KR100289843B1 (ko) * 1998-02-05 2001-05-15 이계철 비동기식 셀룰러 코드분할다중접속시스템의 기지국 획득방법
US6208871B1 (en) * 1998-02-27 2001-03-27 Motorola, Inc. Method and apparatus for providing a time adjustment to a wireless communication system
EP1758266A3 (en) * 1998-03-03 2014-04-23 NEC Corporation Method of controlling transmission power in a cellular type mobile communication system
US6433739B1 (en) * 1998-03-17 2002-08-13 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for synchronizing base stations using remote synchronizing stations
US6353412B1 (en) * 1998-03-17 2002-03-05 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for determining position location using reduced number of GPS satellites and synchronized and unsynchronized base stations
US6429815B1 (en) * 1998-03-17 2002-08-06 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for determining search center and size in searches for GPS transmissions
US6081229A (en) * 1998-03-17 2000-06-27 Qualcomm Incorporated System and method for determining the position of a wireless CDMA transceiver
DE69941256D1 (de) * 1998-05-04 2009-09-24 Nokia Corp Verfahren zur synchronisierung eines basisstationennetzwerks
JP2947279B1 (ja) * 1998-07-31 1999-09-13 日本電気株式会社 スペクトラム拡散通信システム、及びスペクトラム拡散通信システムにおけるハンドオーバー方法
US6321090B1 (en) * 1998-11-06 2001-11-20 Samir S. Soliman Mobile communication system with position detection to facilitate hard handoff
US6590881B1 (en) * 1998-12-04 2003-07-08 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for providing wireless communication system synchronization
US6606341B1 (en) * 1999-03-22 2003-08-12 Golden Bridge Technology, Inc. Common packet channel with firm handoff
US6556551B1 (en) * 1999-05-27 2003-04-29 Lgc Wireless, Inc. Multi-frequency pilot beacon for CDMA systems
US6757270B1 (en) * 1999-06-11 2004-06-29 Lucent Technologies Inc. Low back haul reactivation delay for high-speed packet data services in CDMA systems
DE19933542A1 (de) * 1999-07-16 2001-01-25 Siemens Ag Verfahren und Vorrichtung zur Synchronisation von Mobilfunkempfängern in einem Mobilfunksystem
US6671291B1 (en) * 1999-07-21 2003-12-30 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for sequentially synchronized network
US6493539B1 (en) * 1999-07-28 2002-12-10 Lucent Technologies Inc. Providing an accurate timing source for locating the geographical position of a mobile
US6611507B1 (en) * 1999-07-30 2003-08-26 Nokia Corporation System and method for effecting information transmission and soft handoff between frequency division duplex and time division duplex communications systems
KR100593476B1 (ko) * 1999-08-09 2006-06-28 에스케이 텔레콤주식회사 중첩셀 구조에서 상위셀과 하위셀간의 핸드오프 방법
US6628642B1 (en) * 1999-08-25 2003-09-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Synchronization deviation detection
EP1605610B1 (en) * 2000-04-07 2014-03-26 InterDigital Technology Corporation Base station synchronization for wireless communication systems
US6636744B1 (en) * 2000-04-20 2003-10-21 Lucent Technologies Inc. Obtaining pilot phase offset time delay parameter for a wireless terminal of an integrated wireless-global positioning system
FR2809554B1 (fr) * 2000-05-23 2002-08-16 Mitsubishi Electric Telecom Eu Procede de synchronisation d'au moins une station mobile dans un reseau de telecommunication mobile ayant une structure de canal de synchronisation modifiee
DE10032934A1 (de) * 2000-07-06 2002-01-24 Siemens Ag Verfahren zur Synchronisation von Basisstationen in einem Mobilfunk-System
DE60104243T2 (de) * 2000-08-09 2006-06-14 Sk Telecom Co Weiterreichungsverfahren in drahtlosen Telekommunikationssystemen mit USTS Unterstützung
DE10039967B4 (de) * 2000-08-16 2004-11-18 Siemens Ag Anpassung des Timing Advance beim synchronen Handover
US8050686B1 (en) * 2000-08-29 2011-11-01 Motorola Mobility, Inc. Method of enabling low tier location applications
US7362740B2 (en) * 2000-09-12 2008-04-22 Timegalactic Ab Arrangement with a number of units that can communicate with each other via a wireless connection system and a method for use with such a system
US6920171B2 (en) * 2000-12-14 2005-07-19 Motorola, Inc. Multiple access frequency hopping network with interference anticipation
US6714526B2 (en) * 2000-12-15 2004-03-30 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for code assignment in a spread spectrum wireless communication system
CN100409608C (zh) * 2001-03-09 2008-08-06 高通弗拉里奥恩技术公司 通信系统中符号定时同步的方法
FI113140B (fi) * 2001-05-25 2004-02-27 Nokia Corp Kanavanvaihto solukkojärjestelmässä
US7133397B2 (en) 2001-09-07 2006-11-07 L-3 Communications Corporation Time division duplex system utilizing global positioning system timing signals for access point synchronization
FR2832896B1 (fr) * 2001-11-28 2004-07-23 Wavecom Sa Reseau de telecommunication cellulaire mettant en oeuvre des cellules de tailles differentes, station de base, terminal et procede correspondant
FR2832898B1 (fr) * 2001-11-28 2004-06-25 Wavecom Sa Procede de synchronisation dans un reseau cellulaire de telecommunication, procede de transfert intercellulaire, terminal et station de base correspondants
SE0104417D0 (sv) * 2001-12-21 2001-12-21 Ericsson Telefon Ab L M Improvements in, or relating to, mobile localization in GSM networks
US6861900B2 (en) * 2001-12-27 2005-03-01 Proxim Corporation Fast timing acquisition for multiple radio terminals
US7024169B2 (en) * 2002-01-25 2006-04-04 Qualcomm Incorporated AMPS receiver using a zero-IF architecture
US7813311B2 (en) * 2002-02-05 2010-10-12 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for synchronizing base stations
KR100891785B1 (ko) * 2002-04-27 2009-04-07 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템에서 멀티캐스트멀티미디어 방송 서비스를 위한 소프트 핸드오버 방법
US20030210713A1 (en) * 2002-05-13 2003-11-13 Hisham Abdel-Ghaffar Estimating a time offset between link points in a communication network operating in a frequency division duplex mode
US7388845B2 (en) * 2002-08-26 2008-06-17 Qualcomm Incorporated Multiple access wireless communications system using a multisector configuration
US7321571B2 (en) * 2002-09-27 2008-01-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) In-band wireless communication network backhaul
US7295857B2 (en) * 2002-10-30 2007-11-13 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for performing acquisition in power save mode for wireless communication systems
US7447236B2 (en) * 2002-11-14 2008-11-04 Siemens Aktiengesellschaft Method and apparatus for determining an arrival time associated with a synchronization burst
KR100479864B1 (ko) * 2002-11-26 2005-03-31 학교법인 중앙대학교 이동 통신 시스템에서의 하향링크 신호의 구성 방법과동기화 방법 및 그 장치 그리고 이를 이용한 셀 탐색 방법
ATE388589T1 (de) * 2003-04-11 2008-03-15 Ericsson Telefon Ab L M Verfahren zur synchronisierung in einem mobilen funkendgerät
US7058407B2 (en) * 2003-05-12 2006-06-06 Motorola, Inc. Adapting a diversity transmission mode in a wireless communication system
CN2687960Y (zh) * 2003-06-25 2005-03-23 浙江华立通信集团有限公司 Cdma蜂窝式通信初始导频获取系统
GB2403630A (en) * 2003-06-30 2005-01-05 Nokia Corp Adjusting data burst transmission rates in broadcast services
KR100987286B1 (ko) * 2003-07-31 2010-10-12 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 다중접속 방법 및 그 제어 시스템
US7415044B2 (en) * 2003-08-22 2008-08-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Remote synchronization in packet-switched networks
KR100584337B1 (ko) * 2003-09-16 2006-05-26 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 셀 탐색 및 다중경로 탐색 장치 및방법
US7620029B2 (en) * 2003-10-09 2009-11-17 Qualcomm Incorporated Parallel cell ID acquisition in frequency division multiple access systems
US7142861B2 (en) * 2003-12-12 2006-11-28 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Mobile communications in a hierarchical cell structure
FR2864389B1 (fr) * 2003-12-23 2006-03-03 Eads Telecom Procede de synchronisation sur la voie montante d'un reseau simulcast
JP4279777B2 (ja) * 2003-12-24 2009-06-17 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信システム及び制御装置
EP1553713A1 (en) * 2004-01-09 2005-07-13 Thomson Multimedia Broadband Belgium Time synchronizing device and process and associated products
ES2348415T3 (es) * 2004-01-20 2010-12-03 Qualcomm, Incorporated Comunicacion de difusion/multidifusion sincronizada.
JP2005260425A (ja) * 2004-03-10 2005-09-22 Toshiba Corp デュアル無線端末装置およびデュアル無線システム
CN1286333C (zh) * 2004-06-12 2006-11-22 中兴通讯股份有限公司 基于码分多址制式的数字集群系统呼叫快速建立方法
US7463191B2 (en) * 2004-06-17 2008-12-09 New Jersey Institute Of Technology Antenna beam steering and tracking techniques
US6965343B1 (en) * 2004-06-17 2005-11-15 The Aerospace Corporation System and method for antenna tracking
KR100824044B1 (ko) * 2004-06-21 2008-04-21 삼성전자주식회사 통신 시스템에서 기지국들 간의 시간 동기 획득하는 방법 및 시스템
EP1845740A4 (en) * 2005-02-01 2011-06-22 Mitsubishi Electric Corp SYSTEM FOR SYNCHRONIZING BETWEEN BASE STATIONS, SYNCHRONIZATION CONTROLLER AND BASE STATION
EP1889371B1 (en) * 2005-05-23 2016-04-13 Cisco Technology, Inc. Method and system for interference reduction
US7974261B2 (en) * 2005-06-13 2011-07-05 Qualcomm Incorporated Basestation methods and apparatus for supporting timing synchronization
TWI413369B (zh) * 2005-07-15 2013-10-21 Lg Electronics Inc 在無線通訊系統中傳輸引導記號之方法和設備
US8009680B2 (en) * 2005-07-29 2011-08-30 Nextel Communications Inc. System and method for a private wireless network interface
JP4622727B2 (ja) * 2005-07-29 2011-02-02 日本電気株式会社 適応送信タイミング制御方法、無線通信システムおよび無線通信装置
US9258102B2 (en) * 2005-08-23 2016-02-09 Microsoft Technology Licensing, Llc Methods and systems to mitigate inter-cell interference
WO2007040452A1 (en) * 2005-10-04 2007-04-12 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Paging for a radio access network having pico base stations
KR101259100B1 (ko) * 2005-11-04 2013-04-26 엘지전자 주식회사 Ofdm 또는 ofdma 무선 이동통신 시스템에서의초기 동기를 위한 신호 전송 방법, 초기 동기 획득 방법 및이동통신용 단말
KR101314314B1 (ko) * 2005-12-08 2013-10-14 한국전자통신연구원 시간 분할 송수신 방식의 이동통신 시스템에서 레인징신호를 이용한 상향 링크 시간 동기 방법 및 장치
EP1977539A4 (en) * 2006-01-06 2013-08-21 Nokia Corp SPECIAL SYNCHRONIZATION SIGNAL FOR AN OFDMA SYSTEM
WO2007080978A1 (ja) * 2006-01-13 2007-07-19 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. 無線通信基地局装置および無線通信方法
EP1992099B1 (en) * 2006-02-07 2017-01-25 Nokia Technologies Oy Apparatus, method and computer program product providing fast and reliable uplink synchronization using dedicated resources for user equipment in need of synchronization
US7941144B2 (en) * 2006-05-19 2011-05-10 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Access control in a mobile communication system
US7701923B2 (en) * 2006-07-10 2010-04-20 Motorola, Inc. Method and apparatus for frame synchronization in a communication network
GB2441372A (en) * 2006-08-29 2008-03-05 Ubiquisys Ltd Syncronising basestations
WO2008036687A1 (en) * 2006-09-19 2008-03-27 Qualcomm Incorporated Offsetting beacon positions in a time division duplex communication system
US8620342B2 (en) * 2006-10-10 2013-12-31 Broadcom Corporation Sensing RF environment to determine geographic location of cellular base station
US8155680B2 (en) * 2006-10-10 2012-04-10 Broadcom Corporation Sensing RF environment to synchronize network elements
CA2666923A1 (en) * 2006-10-20 2008-05-02 Sonus Networks, Inc. Separating signaling portions in a unified wireline/wireless communication network
EP2077050A4 (en) * 2006-10-27 2012-10-24 Ericsson Telefon Ab L M METHOD AND DEVICE FOR ESTIMATING A POSITION OF AN ACCESS POINT IN A WIRELESS COMMUNICATION NETWORK
WO2008063109A1 (en) * 2006-11-20 2008-05-29 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Scenario based measurement type selection
US7969930B2 (en) * 2006-11-30 2011-06-28 Kyocera Corporation Apparatus, system and method for managing wireless local area network service based on a location of a multi-mode portable communication device
GB2446738C (en) * 2007-02-02 2014-10-01 Ubiquisys Ltd Basestation measurement modes
US8391217B2 (en) * 2007-03-23 2013-03-05 Samsung Electronics Co., Ltd Synchronous spectrum sharing by dedicated networks using OFDM/OFDMA signaling
US8027681B2 (en) * 2007-06-05 2011-09-27 Alcatel Lucent Method and apparatus to allow hand-off from a macrocell to a femtocell
US8089400B1 (en) * 2007-06-11 2012-01-03 Zte (Usa) Inc. Network assisted GPS positioning for Femto Cells in wireless networks
US9307464B2 (en) * 2007-06-21 2016-04-05 Sony Corporation Cellular communication system, apparatus and method for handover
GB2450680B (en) * 2007-06-22 2012-05-30 Ubiquisys Ltd Controlling timing of synchronization updates
GB2450488B (en) * 2007-06-22 2012-05-30 Ubiquisys Ltd Synchronization in a mobile communications network
US8121089B2 (en) * 2007-08-22 2012-02-21 Cellco Partnership Femto-BTS RF access mechanism
US9094844B2 (en) * 2007-08-31 2015-07-28 Centurylink Intellectual Property Llc Method and apparatus for configuring a universal femto cell
US8295215B2 (en) * 2007-08-31 2012-10-23 Centurylink Intellectual Property Llc Universal femto cell
US7903599B1 (en) * 2007-09-12 2011-03-08 Sprint Spectrum L.P. Call-detection algorithm for mitigating interference by low-cost internet-base-station (LCIB) pilot beacons with macro-network communications

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009049207A2 (en) 2009-04-16
EP3096468B1 (en) 2020-04-01
MY171324A (en) 2019-10-09
KR20100080556A (ko) 2010-07-08
AU2008310687A1 (en) 2009-04-16
CN103281771A (zh) 2013-09-04
IL226306A0 (en) 2013-06-27
KR20120062865A (ko) 2012-06-14
KR101176720B1 (ko) 2012-08-23
EP3096468A1 (en) 2016-11-23
SG187463A1 (en) 2013-02-28
JP2013062825A (ja) 2013-04-04
CA2702110A1 (en) 2009-04-16
HK1187457A1 (zh) 2014-04-04
BRPI0823517A2 (pt) 2013-12-17
MY154423A (en) 2015-06-15
BRPI0823516A2 (pt) 2015-06-09
WO2009049207A3 (en) 2009-05-28
JP2015043598A (ja) 2015-03-05
SG187465A1 (en) 2013-02-28
MY171195A (en) 2019-10-01
UA102031C2 (ru) 2013-05-27
TWI486078B (zh) 2015-05-21
CA2793805C (en) 2014-09-16
JP2013062826A (ja) 2013-04-04
TWI484781B (zh) 2015-05-11
CN103209019B (zh) 2016-01-27
EP2213017A2 (en) 2010-08-04
UA102766C2 (ru) 2013-08-12
CA2793805A1 (en) 2009-04-16
RU2455766C2 (ru) 2012-07-10
US20090097452A1 (en) 2009-04-16
KR20120115575A (ko) 2012-10-18
AU2008310687B2 (en) 2012-03-15
CN103281771B (zh) 2016-08-17
TW200926649A (en) 2009-06-16
CA2793740A1 (en) 2009-04-16
TW201334455A (zh) 2013-08-16
IL226306A (en) 2016-02-29
IL205031A0 (en) 2010-11-30
KR101238815B1 (ko) 2013-03-05
IL205031A (en) 2015-02-26
CN103209019A (zh) 2013-07-17
CN105915278A (zh) 2016-08-31
JP5917360B2 (ja) 2016-05-11
CN101855845A (zh) 2010-10-06
TW201328394A (zh) 2013-07-01
UA99154C2 (ru) 2012-07-25
RU2010119070A (ru) 2011-11-20
MX2010003971A (es) 2010-08-09
TWI475831B (zh) 2015-03-01
JP5405642B2 (ja) 2014-02-05
JP2011501526A (ja) 2011-01-06
CA2793740C (en) 2013-11-12
KR101305112B1 (ko) 2013-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0818446A2 (pt) sincronizaÇço de femto cÉlula e metodologia de busca de piloto
JP5940595B2 (ja) 受信されたアクセスポイント信号に基づいたアクセスポイントの設定
BRPI0818362A2 (pt) sistema e mÉtodo para localizar femto cÉlulas com assistÊncia passiva a partir de uma rede sem fio macro celular
JP2011504681A (ja) アクセス・ポイント間距離に基づいて探索ウィンドウを範囲設定するための方法および装置
AU2012200997B2 (en) Femto cell synchronization and pilot search methodology

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2483 DE 07-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.