BRPI0818413B1 - Métodos, equipamentos e memória legível por computador que facilitam o uso de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio - Google Patents

Métodos, equipamentos e memória legível por computador que facilitam o uso de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0818413B1
BRPI0818413B1 BRPI0818413-5A BRPI0818413A BRPI0818413B1 BR PI0818413 B1 BRPI0818413 B1 BR PI0818413B1 BR PI0818413 A BRPI0818413 A BR PI0818413A BR PI0818413 B1 BRPI0818413 B1 BR PI0818413B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
header
data
access control
protocol
media access
Prior art date
Application number
BRPI0818413-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Sai Yiu Duncan Ho
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI0818413A2 publication Critical patent/BRPI0818413A2/pt
Publication of BRPI0818413A8 publication Critical patent/BRPI0818413A8/pt
Publication of BRPI0818413B1 publication Critical patent/BRPI0818413B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • H04W28/065Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information using assembly or disassembly of packets
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/64Hybrid switching systems
    • H04L12/6418Hybrid transport
    • H04L2012/6445Admission control
    • H04L2012/6448Medium Access Control [MAC]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L69/00Network arrangements, protocols or services independent of the application payload and not provided for in the other groups of this subclass
    • H04L69/22Parsing or analysis of headers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W80/00Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
    • H04W80/02Data link layer protocols

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Communication Control (AREA)

Abstract

formato de cabeçalho de controle de acesso ao meio. são descritos sistemas e métodos que facilitam o uso de uma diversidade de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio (mac) em comunicações sem fio. os formatos de cabeçalho mac podem ser especializados para um tipo específico de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo (pdu). além disso, os cabeçalhos mac podem apresentar um comprimento variável para acomodar cargas úteis de tamanhos variáveis sem incorrer em overhead desnecessário. além disso, são providos mecanismos que permitem acesso direto e transporte de pdus de controle para camadas de protocolo associadas para assegurar melhor qualidade do tratamento de serviços.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A descrição a seguir está de um modo geral relacionada à comunicação sem fio e mais especificamente a um esquema otimizado de um formato de cabeçalho de controle de acesso ao meio.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
[0002] Os sistemas de comunicação sem fio estão amplamente implementados para prover vários serviços de comunicação, tais como voz, dados e assim por diante. Tais sistemas ou redes sem fio podem ser sistemas de múltiplo acesso capazes de dar suporte a múltiplos usuários por compartilhamento dos recursos de rede disponíveis (por exemplo, largura de banda, potência de transmissão, etc.). Os exemplos de tais redes de múltiplo acesso incluem redes de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), redes de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), redes de acesso múltiplo por divisão de frequência (EDNA), redes de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e similares. Adicionalmente, os sistemas se conformam a especificações tais como o 3rd Generation Partnership Project / 3GPP, 3GPP2, evolução de longo prazo do 3GPP (LTE), etc.
[0003] De um modo geral, os sistemas de comunicação sem fio de acesso múltiplo podem dar suporte simultâneo à comunicação para múltiplos dispositivos móveis. Cada dispositivo móvel pode se comunicar com uma ou mais estações base por meio de transmissões através dos links diretos e reverso. O link direto (ou downlink) se refere ao link de comunicação das estações base para os dispositivos móveis, enquanto o link reverso (ou uplink) se refere ao link de comunicação dos dispositivos móveis para as estações base. Além disso, as comunicações entre os dispositivos móveis e as estações base podem ser estabelecidas através de sistemas de entrada única e saida única (SISO), sistemas de múltiplas entradas e saida única (MISO), sistemas de múltiplas entradas e múltiplas saldas (MIMO) e assim por diante. Além disso, os dispositivos móveis podem se comunicar com outros dispositivos móveis (e/ou as estações base com outras estações base) em configurações de rede sem fio do tipo p2p (peer-to-peer).
[0004] Os sistemas de comunicação sem fio amiúde empregam uma ou mais estações base que propiciam uma área de cobertura. Uma estação base tipica pode transmitir múltiplas correntes de dados para serviços de broadcast, multicast e/ou unicast, em que uma corrente de dados pode ser de interesse de recepção independente para um terminal de acesso. Um terminal de acesso dentro da área de cobertura de tal estação base pode ser empregado para receber uma, mais de uma, ou todas as correntes de dados portadas pela corrente composta. De forma similar, um terminal de acesso pode transmitir dados para a estação base ou para outro terminal de acesso.
[0005] Os sistemas MIMO empregam comumente múltiplas (NT) antenas de transmissão e múltiplas (NR)antenas de recepção para a transmissão de dados. Um canal MIMO formado pelas NT antenas de transmissão e NRantenas de recepção pode ser decomposto em Ns canais independentes, os quais são também designados como canais espaciais, em que Ns < MIN{NT, NR} . Cada um dos Ns canais independentes corresponde a uma dimensão. Além disso, o sistema MIMO pode prover melhor desempenho (por exemplo, maior eficiência espectral, capacidade de transmissão mais elevada e/ou maior confiabilidade) caso sejam utilizadas as dimensionalidades adicionais criadas pelas múltiplas antenas de transmissão e recepção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0006] O que se segue apresenta um resumo simplificado de uma ou mais concretizações, de modo a proporcionar uma compreensão básica de tais concretizações. O presente resumo não constitui uma completa visão geral de todas as concretizações contempladas, não se destinando a identificar elementos chave ou críticos de todas as concretizações, nem a delinear o escopo de quaisquer ou de todas as concretizações. Seu único propósito é o de apresentar alguns conceitos de uma ou mais concretizações, de uma forma simplificada, como um prelúdio para a descrição mais detalhada que será apresentada mais adiante.
[0007] De acordo com uma ou mais concretizações, serão descritos vários aspectos em conexão com a utilização de uma pluralidade de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio (MAC) em comunicações sem fio. Os formatos de cabeçalho MAC podem ser especializados para um tipo especifico de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo (PDU) . Além disso, os cabeçalhos de MAC podem apresentar um comprimento variável para acomodar cargas úteis de tamanhos variáveis sem incorrer em overhead desnecessário. Além disso, são providos mecanismos para permitir o acesso direto e transporte de PDUs de controle para camadas de protocolo associadas para assegurar melhor qualidade de tratamento de serviço.
[0008] De acordo com uma concretização, um método que facilita o uso de uma pluralidade de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio compreende determinar o tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio associada; gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado; e transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada.
[0009] De acordo com outra concretização, um equipamento de comunicação que facilita o uso de cabeçalhos de controle de acesso ao meio variáveis compreende dispositivos para determinar o tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo associada; dispositivos para gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado; e dispositivos para transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada.
[0010] De acordo com outra concretização, um equipamento de comunicação sem fio compreende uma memória que retém instruções relacionadas à determinação do tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio, em que o tipo de dados inclui pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário, ou dados de enchimento, gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado e transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada; e um processador, acoplado à memória, configurado para executar as instruções retidas na memória.
[0011] De acordo com outra concretização, um produto de programa de computador compreende um meio legivel por computador que inclui um código para levar pelo menos um computador a determinar o tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio associada, em que o tipo de dados inclui pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário, ou dados de enchimento; um código para levar pelo menos um computador a gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado; e um código para levar pelo menos um computador a transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada.
[0012] De acordo com outra concretização, um método que facilita a comunicação com formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio variáveis compreende receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado; determinar um tipo de dados incluídos na unidade de dados de protocolo com base pelo menos em parte em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado; e avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo.
[0013] De acordo com outra concretização, um equipamento de comunicação que facilita a comunicação com formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio variáveis, compreende dispositivos para receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado; dispositivos para determinar um tipo de dados incluídos na unidade de dados de protocolo com base pelo menos em parte em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado; e dispositivos para avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo.
[0014] De acordo com outra concretização, um equipamento de comunicação sem fio compreende uma memória que retém instruções relacionadas a receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado, determinar um tipo de dados incluídos na unidade de dados de protocolo com base pelo menos em parte em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado, em que o tipo de dados pode ser pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário, ou dados de enchimento, e avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo; e um processador, acoplado à memória, configurado para executar as instruções retidas na memória.
[0015] De acordo com outra concretização, um produto de programa de computador compreende um meio legivel por computador incluindo um código para levar pelo menos um computador a receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado; um código para levar pelo menos um computador a determinar um tipo de dados incluídos na unidade de dados de protocolo com base pelo menos em parte em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado, em que o tipo de dados pode ser pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário, ou dados de enchimento; e um código para levar pelo menos um computador a avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo.
[0016] Para atingir as metas e acima e outras correlacionadas, as uma ou mais concretizações compreendem as características que são a seguir completamente descritas e particularmente apontadas nas reivindicações. A descrição que se segue e os desenhos anexos apresentam em detalhes certos aspectos ilustrativos das uma ou mais concretizações. No entanto, tais aspectos são indicativos de apenas algumas das várias formas pelas quais os princípios de várias concretizações podem ser empregados, as concretizações descritas se destinando a incluir todos estes aspectos e seus equivalentes.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0017] A Figura 1 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de acordo com várias concretizações aqui descritas.
[0018] A Figura 2 é uma ilustração de um equipamento de comunicação exemplar para uso em um ambiente de comunicação sem fio.
[0019] A Figura 3 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio que facilita o uso de uma diversidade de formatos de cabeçalho de MAC que podem incluir comprimentos variáveis.
[0020] A Figura 4 é uma ilustração de formatos de cabeçalho MAC exemplares de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0021] A Figura 5 é uma ilustração de um método exemplar que facilita a seleção e geração de um cabeçalho MAC de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0022] A Figura 6 é uma ilustração de um método exemplar que facilita a recepção de cabeçalhos MAC de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0023] A Figura 7 é uma ilustração de um sistema exemplar que facilita o uso de uma diversidade de cabeçalhos de controle de acesso ao meio (MAC) de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0024] A Figura 8 é uma ilustração de um sistema exemplar que facilita as comunicações associadas a um dispositivo móvel em um sistema de comunicação sem fio de acordo com uma concretização da presente invenção.
[0025] A Figura 9 é uma ilustração de um ambiente de rede sem fio exemplar que pode ser empregado em conjunto com os vários sistemas e métodos aqui descritos.
[0026] A Figura 10 é uma ilustração de um sistema exemplar que determina um formato de cabeçalho a empregar na transmissão de dados em um sistema de comunicação sem fio.
[0027] A Figura 11 é uma ilustração de um sistema exemplar que facilita a recepção de transmissões que incluem formatos variáveis de cabeçalho de controle de acesso ao meio.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0028] Serão agora descritas várias concretizações com referência aos desenhos, por todos os quais referências numéricas semelhantes são usadas para se referir a elementos similares. Na descrição que se segue, com o propósito de explanação, vários detalhes específicos são apresentados de modo a propiciar uma completa compreensão de uma ou mais concretizações. No entanto, ficará claro que tais concretizações podem ser praticadas sem tais detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são apresentados na forma de diagramas de blocos de modo a facilitar a descrição de uma ou mais concretizações.
[0029] Tal como usados no presente pedido, os termos "componente", "módulo", "sistema" e similares se destinam a referenciar uma entidade relacionada a computadores, seja hardware, firmware, uma combinação de hardware e software, software, ou software em execução. Como exemplo, um componente pode ser, porém não fica limitado a ser, um processo rodando em um processador, um processador, um objeto, um executável, uma cadeia de execução, um programa e/ou um computador. Como exemplo, tanto um aplicativo "rodando" em um dispositivo de computação como o dispositivo de computação podem ser um componente. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou cadeia de execução, e um componente pode estar localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores. Além disso, tais componentes podem ser executados a partir de vários meios legivel por computador, possuindo várias estruturas de dados neles armazenadas. Os componentes podem se comunicar por meio de processos locais e/ou remotos, por exemplo, de acordo com um sinal possuindo um ou mais pacotes de dados (por exemplo, dados provenientes de um componente interagindo com outro componente em um sistema local, um sistema distribuído, e/ou através de uma rede, tal como a Internet, com outros sistemas, por meio do sinal) .
[0030] Além disso, várias concretizações são aqui descritas em conexão com um dispositivo móvel. Um dispositivo móvel pode ser designado como um sistema, uma unidade de assinante, uma estação de assinante, uma estação móvel, telemóvel, estação remota, terminal remoto, terminal de acesso, terminal de usuário, terminal, dispositivo de comunicação sem fio, agente de usuário, dispositivo de usuário, equipamento de usuário, etc. Um dispositivo móvel pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de protocolo de inicialização de sessão (SIP), uma estação de sistema sem fio de circuito local (WLL), um assistente de dados pessoal (PDA), um dispositivo de mão / portátil possuindo capacidade de conexão "sem fio", um dispositivo de computação, ou outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio. Além disso, várias concretizações são aqui descritas em conexão com uma estação base. Uma estação base pode ser utilizada para a comunicação com dispositivos móveis e pode também ser designada como um ponto de acesso, um Nodo B, um Nodo B ampliado (eNode B ou eNB), um sistema transceptor base, ou outra terminologia.
[0031] Além disso, vários aspectos, características ou recursos aqui descritos podem ser implementados na forma de um método, equipamento, ou artigo de fabricação, usando técnicas padrão de programação e/ou projeto. O termo "artigo de fabricação", tal como é aqui utilizado, se destina a englobar um programa de computador acessível a partir de qualquer dispositivo, portador ou meio legivel por computador. Como exemplo, os meios legíveis por computador podem incluir, porém não ficam limitados a, dispositivos de armazenamento magnéticos (por exemplo, um disco rigido, disquete, fitas magnéticas, etc.), discos ópticos (por exemplo, um disco compacto (CD), um disco versátil digital (DVD), etc.), placas inteligentes, dispositivos de memória flash (por exemplo, placa, pente, pen drive, etc.). Adicionalmente, os vários meios de armazenamento aqui descritos podem representar um ou mais dispositivos e/ou outros meios legiveis por máquina para o armazenamento de informações. O termo "meio legivel por máquina" pode incluir, sem estar limitado a canais sem fio e vários outros meios capazes de armazenar, conter e/ou portar instruções e/ou dados.
[0032] As técnicas aqui descritas podem ser usadas para vários sistemas de comunicação sem fio, tais como sistemas de múltiplo acesso por divisão de código (CDMA), múltiplo acesso por divisão de tempo (TDMA) , múltiplo acesso por divisão de frequência (FDMA), múltiplo acesso por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), múltiplo acesso por divisão de frequência de portadora única (SC-FDMA) e outros. Os termos "sistema" e "rede" são frequentemente usados de forma intercambiável. Um sistema CDMA pode implementar uma rádio tecnologia tal como a UTRA (rádio acesso terrestre universal), CDMA 2000, etc. A UTRA inclui o CDMA de banda larga (W-CDMA) e outras variantes do CDMA. O CDMA 2000 inclui as normas 2000, IS-95 e IS-856. um sistema TDMA pode implementar uma rádio tecnologia tal como a de rede de rádio acesso terrestre universal ampliada (e-UTRA), UMB (banda ultra larga móvel), IEEE 802.11 (WiFi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, flash-OFDM e assim por diante. O UTRA e o e- UTRA fazem parte do sistema de telecomunicação móvel universal (UMTS). O 3GPP LTE (evolução de longo prazo) é uma versão sendo lançada do UMTS que usa o e-UTRA, que emprega OFDMA no downlink e SC-FDMA no uplink. O UTRA, e-UTRA, UMTS, LTE e GSM estão descritos em documentos emitidos por uma organização denominada "3rd Generation Partnership Project"(3GPP) . O CDMA 2000 e o UMB estão descritos em documentos emitidos por uma organização denominada "3rd Generation Partnership Project 2" (3GPP2).
[0033] Fazendo agora referência à Figura 1, está ali ilustrado um sistema de comunicação sem fio 100 de acordo com várias concretizações aqui descritas. O sistema 100 compreende uma estação base 102 que pode incluir múltiplos grupos de antenas. Como exemplo, um grupo de antenas pode incluir as antenas 104 e 106, outro grupo pode compreender as antenas 108 e 110 e um grupo adicional pode incluir as antenas 112 e 114. Duas antenas estão ilustradas para cada grupo de antenas. No entanto, podem ser utilizadas mais ou menos antenas para cada grupo. A estação base 102 pode compreender também uma cadeia de transmissão e uma cadeia de recepção, cada uma das quais pode, por sua vez, compreender uma pluralidade de componentes associados à transmissão e recepção de sinais (por exemplo, processadores, moduladores, multiplexadores, demoduladores, demultiplexadores, antenas, etc.), como saberão os técnicos na área.
[0034] A estação base 102 pode se comunicar com um ou mais dispositivos móveis, tais como o dispositivo móvel 116 e o dispositivo móvel 122. No entanto, deve ficar claro que a estação base 102 pode se comunicar com substancialmente qualquer número de dispositivos móveis similares aos dispositivos móveis 116 e 122. Os dispositivos móveis 116 e 122 podem ser, por exemplo, telefones celulares, telefones "inteligentes" ou "smartphones", laptops, dispositivos de comunicação de mão ou portáteis, dispositivos de computação portáteis, rádios por satélites, sistemas de posicionamento global, PDAs e/ou qualquer outro dispositivo adequado para comunicação através do sistema de comunicação sem fio 100. Tal como mostrado, o dispositivo móvel 116 está em comunicação com as antenas 112 e 114, em que as antenas 112 e 114 transmitem informações para o dispositivo móvel 116 através de um link direto 118 e recebem informações provenientes do dispositivo móvel 116 através de um link reverso 120. Além disso, o dispositivo móvel 122 está em comunicação com as antenas 104 e 106, em que as antenas 104 e 106 transmitem informações para o dispositivo móvel 122 através de um link direto 124 e recebem informações provenientes do dispositivo móvel 122 através de um link reverso 126. Em um sistema de duplexação por divisão de frequência (FDD), por exemplo, o link direto 118 pode utilizar uma banda de frequências diferente daquela usada pelo link reverso 120, e o link direto 124 pode empregar uma banda de frequências diferente daquela empregada pelo link reverso 126. Ademais, em um sistema de duplexação por divisão de tempo (TDD) o link direto 118 e o link reverso 120 podem utilizar uma banda de frequências comum e o link direto 124 e o link reverso 126 podem utilizar uma banda de frequências comum.
[0035] Cada grupo de antenas e/ou a área em que elas estão projetadas para se comunicar podem ser designadas como um setor da estação base 102. Como exemplo, os grupos de antenas podem ser projetados para se comunicar com dispositivos móveis em um setor das áreas cobertas pela estação base 102. Na comunicação através dos links diretos 118 e 124, as antenas de transmissão da estação base 102 podem utilizar conformação de feixe para melhorar a razão de sinal para ruido dos links diretos 118 e 124 para os dispositivos móveis 116 e 122. Tal pode ser provido, por exemplo, pelo uso de um pré-codificador para direcionar os sinais para as direções desejadas. Além disso, quando a estação base 102 utiliza conformação de feixes para a transmissão para os dispositivos móveis 116 e 122 espalhados de forma aleatória por uma área de cobertura associada, os dispositivos móveis em células vizinhas podem ser submetidos a menos interferência em comparação a uma estação base transmitindo através de uma única antena para todos os seus dispositivos móveis. Ademais, os dispositivos móveis 116 e 122 podem se comunicar diretamente um com o outro usando uma tecnologia p2p ou ad hoc por exemplo. Como exemplo, o sistema 100 pode ser um sistema de comunicação de múltiplas entradas e múltiplas saldas (MIMO). Além disso, o sistema 100 pode utilizar substancialmente qualquer tipo de técnica de duplexação para dividir os canais de comunicação (por exemplo, link direto, link reverso, etc.) tais como FDD, TDD e similares.
[0036] A Figura 2 é uma ilustração de um equipamento de comunicação 200 para uso em um ambiente de comunicação sem fio. O equipamento de comunicação 200 pode ser uma estação base ou uma parte da mesma, um dispositivo móvel ou uma parte do mesmo, ou substancialmente qualquer equipamento de comunicação que recebe dados transmitidos em um ambiente de comunicação sem fio. Nos sistemas de comunicação, o equipamento de comunicação 200 pode empregar os componentes descritos mais adiante para permitir a utilização de formatos variáveis de cabeçalho de controle de acesso ao meio.
[0037] O equipamento de comunicação 200 pode usar os protocolos associados a uma variedade de camadas de protocolo para comunicação. Como exemplo, o equipamento de comunicação 200 pode incluir um módulo de controle de recursos de rádio (RRC) 202 que pode prover a funcionalidade de protocolo de RRC. Como exemplo, o módulo de RRC 202 pode facilitar a sinalização no plano de controle entre os dispositivos móveis, estações base e uma rede de comunicação. Além disso, o módulo de RRC 202 pode efetuar operações de configuração e operacionais, tais como estabelecimento e liberação de conexões, broadcast de informações do sistema, estabelecimento, re-configuração e liberação de portador, procedimentos de mobilidade de conexão, notificação de paging, controle de potência, etc. O equipamento de comunicação 200 pode também incluir um módulo de convergência de dados em pacote (PDCP) 204 que pode gerenciar a camada de PDCP nas comunicações sem fio. Como exemplo, o módulo de PDCP 204 pode efetuar a compressão e descompressão de cabeçalhos IP, transferência de dados de usuário, manutenção de números de sequência para rádio portadores e similares. Além disso, o equipamento de comunicação 200 pode compreender também um módulo de controle de link de rádio (RLC) 206 que provê a funcionalidade de protocolo RLC. O equipamento de comunicação 200 pode também incluir um módulo de controle de acesso ao meio (MAC) 208 que pode facilitar o acesso a um meio compartilhado. Além disso, o equipamento de comunicação 200 pode incluir um módulo de camada fisica 210 que pode gerenciar e controlar a interface de rádio empregada para transmitir e receber sinais.
[0038] O módulo de PDCP 204, o módulo de RLC 202 e o módulo de MAC 206 podem gerar e/ou empacotar informações em cabeçalhos, pacotes, cargas úteis, unidades de dados de protocolo (PDUs), etc., associados aos respectivos protocolos. Como exemplo, o módulo de MAC 206 pode empregar uma variedade de formatos de cabeçalho, dependendo do tipo de dados transmitidos (por exemplo, de usuário ou controle), do tamanho das PDUs de camadas superiores, da finalidade da MAC PDU (por exemplo, uma PDU de pad / enchimento) e similares. Assim sendo, o equipamento de comunicação 200 pode incluir um seletor de formatos 212 que determina um formato de cabeçalho de MAC apropriado com base nas necessidades de transmissão do equipamento de comunicação 200. Como exemplo, caso o equipamento de comunicação 200 transmite dados de controle, o seletor de formatos 212 pode determinar um formato apropriado para dados de controle. O equipamento de comunicação 200 pode incluir também um codificador de cabeçalho 214 que pode gerar um cabeçalho de MAC de acordo com o formato selecionado pelo seletor de formatos 212.
[0039] Em uma ilustração, um cabeçalho MAC pode conter uma diversidade de informações tais como, porém sem se limitar a, um identificador de canal lógico (LCID) que pode especificar pelo menos um dentre um canal lógico para o qual direcionar a MAC PDU, um campo de comprimento que especifica o comprimento da unidade de dados de serviço de MAC (por exemplo, a MAC PDU ou carga útil) e um campo de extensão. Em outra concretização, o LCID pode indicar o formato de cabeçalho de MAC empregado. Além disso, pode ser empregado um campo de comprimento variável para acomodar uma ampla gama de tamanhos de MAC PDU. Um campo de comprimento variável permite que um campo de comprimento curto seja utilizado com pequenas MAC PDUs e um campo de maior comprimento para MAC PDUs maiores, desse modo minimizando o overhead desnecessário. O comprimento variável pode ser resultado de PDCP ou RLC PDUs de tamanho variável encapsuladas em uma MAC PDU. Para permitir o transporte direto de mensagens de controle de camada superior, o cabeçalho MAC pode também incluir um campo que identifica o tipo de PDU encapsulada (por exemplo RLC ou PDCP) . Além disso, o cabeçalho de MAC pode incluir indicadores específicos que especificam o padding / enchimento.
[0040] De acordo com uma concretização ilustrativa, os aspectos acima podem ser especificados em vários esquemas de formato de cabeçalho de MAC categorizados por valores de LCID. Como exemplo, e tal como descrito em maiores detalhes mais adiante, um valor de LCID de "11111" pode indicar que uma MAC PDU associada consiste de enchimento. Além disso, um valor de LCID de "00000" pode indicar que o cabeçalho de MAC é utilizado com dados de controle. Qualquer valor entre "11111" e "00000" pode ficar reservado para dados de usuário.
[0041] Ademais, apesar de não ser mostrado, deve ser notado que o equipamento de comunicação 200 pode incluir uma memória que retém instruções associadas à identificação de um tipo de cabeçalho de MAC requerido para uma transmissão, codificação das informações de cabeçalho de MAC de acordo com o formato selecionado, identificação de um formato de MAC especifico quando da recepção e similares. Além disso, a memória pode reter instruções para o transporte direto da mensagem de controle de camada superior encapsulada nas MAC PDUs . Além disso, o equipamento de comunicação 200 pode incluir um processador que pode ser utilizado em conexão com a execução de instruções (por exemplo, instruções retidas na memória, instruções obtidas a partir de uma fonte / origem diferente, etc.).
[0042] A Figura 3 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio 300 que facilita o uso de uma diversidade de formatos de cabeçalho de MAC que podem incluir comprimentos variáveis. O sistema 300 inclui uma estação base 302 que pode se comunicar com o equipamento de usuário 304 (e/ou com qualquer número dispositivos diferentes (não são mostrados)). A estação base 302 pode transmitir informações para o equipamento de usuário 304 através de um canal de link direto ou canal de downlink. Além disso, a estação base 302 pode receber informações provenientes do equipamento de usuário 304 através de um canal de link reverso ou canal de uplink. Adicionalmente, o sistema 300 pode ser um sistema MIMO e o sistema 300 pode operar em uma rede sem fio OFDMA (tal como, por exemplo, 3GPP, 3GPP2, 3GPP LTE, etc.). Além disso, os componentes e funcionalidades apresentados e descritos mais adiante na estação base 302 podem estar, por exemplo, presentes no equipamento de usuário 304 e vice-versa.
[0043] A estação base 302 pode incluir uma pilha de protocolo, tal como foi acima descrito com referência à Figura 2, com um módulo de controle de recursos de rádio (RRC) 306, um módulo de protocolo de convergência de dados em pacotes (PDCP) 308, um módulo de controle de link de rádio (RLC) 310, um módulo de controle de acesso ao meio (MAC) 312 e um módulo de camada fisica 314. Deve ser notado que a estação base 302 pode incluir qualquer número adequado de camadas de protocolo e a presente invenção não fica limitada às camadas de protocolo aqui descritas. Além disso, a estação base 302 pode incluir um seletor de formatos 316 que determina um formato de cabeçalho de MAC a empregar para uma transmissão dentre uma pluralidade de formatos. Como exemplo, o seletor de formatos 316 pode determinar que devem ser transmitidos dados de usuário e selecionar um formato apropriado para dados de usuário. Como outro exemplo, o seletor de formatos 316 pode determinar que dados de controle devem ser transmitidos e escolhe um formato de cabeçalho de MAC de dados de controle. Além disso, o seletor de formatos 316 pode determinar que deve ser empregado um formato de cabeçalho de padding / enchimento. A estação base 302 pode compreender também um codificador de cabeçalho 318 que gera um cabeçalho de MAC de acordo com o formato selecionado pelo selecionador de formatos 316. Além disso, a estação base pode incluir um roteador 320 que pode avaliar automaticamente um cabeçalho de MAC recebido de modo a comunicar dados para uma camada de protocolo no interior da estação base 302 tal como definido por tal cabeçalho de MAC. Como exemplo, pode ser recebido um cabeçalho de MAC de dados de controle que indica que uma RLC PDU está encapsulada. O roteador 320 pode transportar diretamente a RLC PDU para o módulo de RLC 310 para prover um tratamento de qualidade de serviço melhor para a PDU.
[0044] O equipamento de usuário 304 pode incluir uma pilha de protocolo, tal como foi acima descrito com referência à Figura 2, com um módulo de controle de recursos de rádio (RRC) 322, um módulo de protocolo de convergência de dados em pacotes (PDCP) 324, um módulo de controle de link de rádio (RLC) 326, um módulo de controle de acesso ao meio (MAC) 328 e um módulo de camada fisica 330. Deve ser notado que o equipamento de usuário 304 pode incluir qualquer número adequado de camadas de protocolo e a presente invenção não fica limitada às camadas de protocolo aqui descritas. Além disso, o equipamento de usuário 304 pode incluir um seletor de formatos 332 que determina um formato de cabeçalho de MAC a ser empregado para uma transmissão dentre uma pluralidade de formatos. Como exemplo, o seletor de formato 332 pode determinar que dados de usuário devem ser transmitidos e seleciona um formato apropriado para dados de usuário. Como outro exemplo, o seletor de formatos 332 pode determinar que dados de controle devem ser transmitidos e escolhe um formato de cabeçalho de MAC de dados de controle. Além disso, o seletor de formato 332 pode determinar que deve ser empregado um formato de cabeçalho de enchimento. O equipamento de usuário 304 pode compreender também um codificador de cabeçalhos 334 que gera um cabeçalho de MAC de acordo com o formato selecionado pelo seletor de formatos 332. Além disso, o equipamento de usuário 304 pode incluir um roteador 336 que pode avaliar automaticamente um cabeçalho de MAC recebido de modo a comunicar dados para uma camada de protocolo no interior do equipamento de usuário 304 tal como definido por tal cabeçalho de MAC. Como exemplo, pode ser recebido um cabeçalho de MAC de dados de controle que indica que uma RLC PDU está encapsulada. O roteador 336 pode transportar diretamente a RLC PDU para o módulo de RLC 326 para prover tratamento melhor de qualidade de serviço para a PDU. Apesar de os seletores de formato 316 e 332 e os codificadores de cabeçalhos 318 e 334 serem mostrados como parte dos módulos MAC 312 e 328, respectivamente, deve ficar claro que os seletores de formatos e os codificadores de cabeçalhos podem constituir componentes ou módulos separados e/ou associados a outros módulos apresentados na Figura 3.
[0045] Deve ser notado que um cabeçalho MAC criado pelo seletor de formatos 332 e pelo codificador de cabeçalhos 334 no interior do equipamento de usuário 304 pode ser transmitido para a estação base 302. O cabeçalho de MAC pode ser avaliado elo roteador 320 de modo a transportar diretamente dados para uma camada de protocolo especificamente definida dentro da estação base 302 (desse modo, por exemplo, bypassando / evitando pelo menos uma camada de protocolo acima do módulo de MAC 312). Deve também ser notado que um cabeçalho de MAC criado pelo seletor de formatos 316 e pelo codificador de cabeçalhos 318 no interior da estação base 302 pode ser comunicado para o equipamento de usuário 304. O cabeçalho de MAC pode ser avaliado pelo roteador 336 de modo a transportar diretamente os dados para uma camada de protocolo especificamente definida no interior do equipamento de usuário 304.
[0046] Os cabeçalhos de MAC podem incluir comprimentos variáveis que podem encapsular eficientemente outras PDUs de camadas sem overhead desnecessário. O formato de cabeçalho variável propicia uma pluralidade de benefícios. Como exemplo, está disponível uma opção de comprimento zero que pode ser utilizada em pacotes de voz através de protocolo Internet (VOIP) que se ajustam precisamente em um bloco de transporte (por exemplo, um bloco de informações transmitido entre a estação base 302 e o equipamento de usuário 304). Com os pacotes VOIP, pode ser suficiente um cabeçalho de MAC de um byte. Outras opções de cabeçalho de MAC incluem um campo de comprimento variável para lidar com RLC PDUs de tamanho variável em processo. Além disso, o cabeçalho de MAC pode incluir um campo que permite às camadas superiores acessar a camada de MAC diretamente para entrega de PDUs de controle. Adicionalmente, o campo propicia a visibilidade das PDUs de controle para um programador para permitir ao programador fornecer a tais PDUs melhor qualidade de serviço em lugar de multiplexar as PDUs de controle e PDUs de dados em um mesmo rádio portador.
[0047] A Figura 4 é uma ilustração de formatos de cabeçalho MAC 400 exemplares de acordo com uma concretização da presente invenção. Os formatos aqui descritos podem ser selecionados pelos seletores de formatos 212, 316 e 332 e gerados pelos codificadores de cabeçalhos 214, 318 e 334. O formato 402 é um formato exemplar associado a dados de controle. O formato 402 inclui um valor de identificador de canal lógico (LCID) de "00000" para identificar o cabeçalho como sendo um cabeçalho de dados de controle. O formato 402 pode incluir também um campo de identificador de protocolo (PID) que pode especificar uma camada de protocolo associada a uma unidade de dados de protocolo (PDU) encapsulada. Como exemplo, o campo de PID pode possuir um valor de "00" para indicar uma PDU de controle de MAC, "01" para indicar uma PDU de controle de RL encapsulada e "10" para indicar uma PDU de controle de PDCP. Deve ser notado que podem ser utilizadas outras codificações de valores de PID. O formato 402 pode incluir também dois campos reservados, um campo reservado de 1 bit (Rl) e um campo reservado de três bits (R2) . Além disso, pode ser incluido um campo de um bit de extensão (E) . Em uma concretização, o campo E pode ser utilizado para indicar que campos adicionais estão anexados ao cabeçalho de MAC. No formato 402 pode ser incluido um campo MAC de comprimento de sete bits que especifica o comprimento de uma carga útil de MAC PDU associada ao cabeçalho. Um LCID de segundo nivel (LCID2) é provido no formato 402 para indicar para qual canal lógico direcionar a PDU. Em uma concretização, o campo LCID2 pode incluir cinco bits de informações.
[0048] O formato 404 é um formato exemplar que pode ser empregado para transmitir dados de usuário. O formato 404 pode incluir um valor do campo LCID maior que "00000" e menor que "11111" para identificar o cabeçalho como um cabeçalho de dados de usuário. O formato 404 pode também incluir um comprimento de campo de comprimento de MAC (LM) que indica um tamanho do campo de comprimento de MAC. Como exemplo, um valo de LM de "00" pode especificar que não está presente qualquer campo de comprimento de MAC (por exemplo, o comprimento é provido pela camada fisica). Um valor de LM de "01" pode indicar que um comprimento de MAC de 7 bits está incluido no cabeçalho seguido por um campo E de 1 bit. Um valor de LM de "10" pode especificar um campo de comprimento de MAC de 15 bits seguido por um campo E de 1 bit. O formato 404 pode também incluir um campo reservado de um bit (Rl). Na Figura 4, o formato 404 é apresentado com um campo de comprimento de MAC de 15 bits. No entanto, deve ser notado que podem ser empregados outros comprimentos de MAC tal como foi acima descrito.
[0049] O formato 406 é um formato exemplar que pode ser utilizado para enchimento / padding. O formato 406 pode incluir um campo de LCID de "11111" para identificar o cabeçalho como um cabeçalho de padding para uma MAC PDU de enchimento. Para resultar em um cabeçalho de 8 bits, pode ser incluído um campo reservado de 3 bits (Rl). Como exemplo, o campo Rl é codificado com um valor de "000".
[0050] Fazendo referência às Figuras 5 e 6, são descritos métodos relacionados ao uso de formatos de cabeçalho de MAC de comprimento variável em comunicações sem fio que são projetados especificamente para o tipo de dados neles encapsulados. Apesar dos métodos, com o propósito de simplicidade da explanação, serem apresentados e descritos na forma de uma série de atos ou ações, deve ficar claro que os métodos não estão limitados pela ordem das ações uma vez que, algumas ações podem, de acordo com uma ou mais concretizações, ocorrer em ordens diferentes e/ou concomitantemente com outras ações que não aquelas aqui descritas ou apresentadas. Como exemplo, os técnicos na área notarão que um método poderia ser alternativamente representado na forma de uma série de estados ou eventos inter-relacionados, tal como em um diagrama de estado. Além disso, nem todas as ações ilustradas podem ser necessárias para a implementação de um método de acordo com uma ou mais concretizações.
[0051] A Figura 5 é uma ilustração de um método 500 exemplar que facilita a seleção e geração de um cabeçalho MAC de acordo com uma concretização da presente invenção. Como exemplo, o método 500 pode ser empregado por uma estação base (por exemplo, um Nodo B, Nodo B ampliado, ponto de acesso, etc.) para transmitir dados para dispositivos móveis e/ou por um dispositivo móvel para transmitir dados para uma estação base. Na referência numérica 502 é determinado um tipo de cabeçalho de MAC. Como exemplo, o tipo de cabeçalho de MAC pode ser um cabeçalho de dados de controle, um cabeçalho de dados de usuário, ou um cabeçalho de enchimento. Na referência numérica 504 é efetuada uma decisão sobre se o cabeçalho é um cabeçalho de dados de usuário. Caso o cabeçalho seja de dados de usuário, o método 500 passa à referência numérica 506 em que é avaliado um comprimento da unidade de dados de protocolo de MAC. Como exemplo, é determinado o tamanho da carga útil. Na referência numérica 508 é estabelecido um tamanho do campo MAC de comprimento variável. Como exemplo, o tamanho do campo MAC de comprimento será correlacionado ao comprimento da MAC PDU de tal forma que um pequeno campo de comprimento MAC seja estabelecido para PDUs pequenas e um campo de comprimento MAC maior seja empregado com PDUs maiores. Como exemplo, o tamanho do campo de comprimento MAC variável pode ser um dentre zero bit, 7 bits, ou 15 bits. Na referência numérica 510 é gerado um cabeçalho de dados de usuário de acordo com um campo de comprimento MAC e um tamanho do campo de comprimento MAC.
[0052] Caso seja determinado que o cabeçalho não é de dados de usuário em 504, o método passa à referência numérica 512, sendo efetuada uma decisão sobre se a unidade de dados de protocolo é uma PDU de enchimento. Caso positivo, o método passa à referência numérica 514 em que é gerado um cabeçalho de enchimento. Caso negativo, o método 500 passa à referência numérica 516 em que é avaliado um tipo de PDU de controle a ser encapsulada na MAC PDU. Como exemplo, a PDU de controle encapsulada pode ser uma PDU de controle de MAC, uma PDU de controle de RLC, ou uma PDU de controle de PDCP. Na referência numérica 518 é determinado um canal lógico associado ao cabeçalho. Como exemplo, o canal lógico pode ser um canal para o qual deve ser roteada a MAC PDU. Na referência numérica 520 é gerado um cabeçalho de dados de controle que inclui um campo que especifica o tipo de PDU de controle e um campo que indica o canal lógico.
[0053] A Figura 6 é uma ilustração de um método 600 que facilita a recepção de cabeçalhos MAC de acordo com uma concretização da presente invenção. Especificamente, o método 600 pode ser empregado por uma estação base e/ou um dispositivo móvel para receber e processar cabeçalhos de MAC de comprimento variável especialmente projetados para tipos de dados. Na referência numérica 602 é recebida uma MAC PDU e um cabeçalho. Na referência numérica 604 é determinado um tipo de dados associado à MAC PDU e cabeçalho. Como exemplo, a MAC PDU pode ser uma PDU de dados de controle, uma PDU de dados de usuário, ou uma PDU de enchimento. Na referência numérica 606 é efetuada uma decisão sobre se a PDU consiste de dados de controle. Caso positivo, o método 600 passa à referência numérica 608 em que é avaliado o tipo de uma PDU encapsulada. Como exemplo, a PDU encapsulada pode ser uma PDU de controle de MAC, uma PDU de controle de PDCP, ou uma PDU de controle de RLC. Na referência numérica 510 o MAC é diretamente acessado e a PDU encapsulada é levada diretamente à camada de protocolo associada à PDU encapsulada. Como exemplo, caso a PDU seja uma PDCP PDU, a PDU encapsulada é diretamente levada para um módulo de camada de protocolo de PDCP. Na referência numérica 612 a MAC PDU é processada. Como exemplo, a PDU pode ser processada por um módulo de camada de MAC, parcialmente processada por uma camada de MAC e passada para as camadas superiores e/ou passada diretamente para as camadas superiores.
[0054] Deve ser notado que, de acordo com uma ou mais concretizações aqui descritas, podem ser efetuadas inferências com referência à seleção de um formato de cabeçalho de MAC apropriado, à determinação de um protocolo associado a uma PDU encapsulada, à avaliação de um tipo de cabeçalho e similares. Tal como é aqui utilizado, o termo "inferir" ou "inferência" se refere de um modo geral ao processo de deduzir a respeito ou inferir estados do sistema, ambiente e/ou usuário a partir de um conjunto de observações tal como captadas através de eventos e/ou dados. A inferência pode ser empregada para identificar um contexto ou ação específicos, ou pode gerar uma distribuição de probabilidades através de estados, por exemplo. A inferência pode ser probabilistica, isto é, a computação de uma distribuição de probabilidades entre estados de interesse com base em uma consideração de dados e eventos. A inferência pode também se referir a técnicas empregadas para compor eventos de nivel superior a partir de um conjunto de eventos e/ou dados. Tal inferência resulta na construção de novos eventos ou ações a partir de um conjunto de eventos observados e/ou dados de eventos armazenados, estejam os eventos correlacionados ou não em proximidade temporal e se os eventos e dados provêem de uma ou várias fontes de eventos e dados.
[0055] A Figura 7 é uma ilustração de um dispositivo móvel 700 que facilita o uso de uma diversidade de cabeçalhos de controle de acesso ao meio (MAC) de acordo com uma concretização da presente invenção. O dispositivo móvel 700 pode facilitar as comunicações associadas a um dispositivo móvel em um sistema de comunicação sem fio de acordo com um aspecto da matéria objeto descrita. Deve ser notado que o dispositivo móvel 700 pode ser igual ou similar, e/ou pode compreender a mesma ou similar funcionalidade, que os dispositivos móveis 116, 122, 200 e/ou 304, tal como descrito, por exemplo, com referência aos sistemas 100, 200, 300 e aos métodos 500 e 600.
[0056] O dispositivo móvel 700 compreende um receptor 702 que recebe um sinal proveniente, por exemplo, de uma antena de recepção (não é mostrada), efetua ações tipicas (por exemplo, filtra, amplifica, converte para recepção, etc.) sobre o sinal recebido e digitaliza o sinal condicionado para a obtenção de amostras. O receptor 702 pode ser, por exemplo, um receptor MMSE e pode compreender um demodulador 704 que pode demodular os simbolos recebidos e provê-los para um processador 706 para estimativa de canal. O processador 706 pode ser um processador dedicado à análise de informações recebidas pelo receptor 702 e/ou à geração de informações para transmissão por um transmissor 716, um processador que controla um ou mais componentes do dispositivo móvel 700 e/ou um processador que tanto analisa as informações recebidas pelo receptor 702, gera informações para transmissão pelo transmissor 716, como controla um ou mais componentes do dispositivo móvel 700. O dispositivo móvel 700 pode também compreender um modulador 714 que pode trabalhar em conjunto com o transmissor 716 para facilitar a transmissão de sinais (por exemplo, dados) para, por exemplo, uma estação base (por exemplo, 102, 200, 302), outro dispositivo móvel (por exemplo, 122), etc.
[0057] O dispositivo móvel 700 pode compreender também uma memória 708 que está operacionalmente acoplado ao processador 706 e que pode armazenar dados a serem transmitidos, dados recebidos, informações relacionadas a canais disponíveis, dados associados ao sinal analisado e/ou força de interferência, informações relacionadas a um canal designado, potência, taxa, ou similares, e quaisquer outras informações adequadas para estimativa de um canal e comunicação através do canal. A memória 708 pode também armazenar protocolos e/ou algoritmos associados à estimativa e/ou utilização de um canal (por exemplo, com base em desempenho, com base na capacidade, etc.) . Além disso, a memória 708 pode reter taxas de bits priorizados, taxas de bits máximas, tamanhos de filas, etc., relacionados a um ou mais portadores servidos pelo dispositivo móvel 700.
[0058] Deve ser notado que os componentes de armazenamento de dados (por exemplo, a memória 708) aqui descritos podem incluir memórias voláteis e/ou memórias não voláteis. Como exemplo, mas não limitação, as memórias não voláteis incluem memória apenas para leitura (ROM), memória apenas para leitura programável (FROM), ROM eletricamente programável (EPROM), memória apenas para leitura programável eletricamente apagável (EEPROM) ou memória flash. As memórias voláteis incluem memória de acesso aleatório (RAM), que atua como uma memória cache externa. Como exemplo, mas não limitação, a RAM está disponível em várias formas, tais como memória de acesso aleatório estática ou sincrona (SRAM), memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM), memória de acesso aleatório dinâmica sincrona (SDRAM), SDRAM de taxa de dados dupla (DDR SDRAM), SDRAM ampliada (ESDRAM), DRAM Synchlink (SLDRAM) e RAM Rambus direta (DRRAM). A memória 708 dos sistemas e métodos da invenção tenciona incluir, sem ficar limitada a estes e outros tipos adequados de memórias.
[0059] O processador 706 pode estar operacionalmente acoplado a um módulo de MAC 710 que pode facilitar as operações associadas a um protocolo de controle de acesso ao meio. Além disso, o módulo de MAC 710 pode selecionar um formato de cabeçalho de MAC com base no tipo de dados a serem transmitidos pelo dispositivo móvel 700. Como exemplo, o módulo de MAC 710 pode empregar formatos exclusivos para dados de controle, dados de usuário e enchimento. O processador 706 pode também estar acoplado a um roteador 712 que pode acessar diretamente PDUs de camada de MAC quando de sua recepção pelo dispositivo móvel 700. o roteador 712 pode determinar se a PDU de camada de MAC encapsula uma PDU de camada superior e levar diretamente a PDU encapsulada à camada superior. O dispositivo móvel 700 compreende também um modulador 714 e um transmissor 716 que respectivamente modulam e transmitem sinais para, por exemplo, uma estação base, outro dispositivo móvel, etc. Apesar de representados como separados do processador 706, deve ficar claro que o módulo de MAC 710, o roteador 712, o demodulador 704 e/ou o modulador 714 podem fazer parte do processador 706, ou de múltiplos processadores (não é mostrado).
[0060] A Figura 8 é uma ilustração de um sistema 800 que facilita as comunicações associadas a um dispositivo móvel em um sistema de comunicação sem fio de acordo com uma concretização da presente invenção. 0 sistema 800 compreende uma estação base 802 (por exemplo, um ponto de acesso, etc.) com um receptor 810 que recebe sinais provenientes de um ou mais dispositivos móveis 804 através de uma pluralidade de antenas de recepção 806, e um transmissor 824 que transmite para os um ou mais dispositivos móveis 804 através de uma antena de transmissão 808. O receptor 810 pode receber informações provenientes das antenas de recepção 806 e está operacionalmente associado a um demodulador 812 que demodula as informações recebidas. Os simbolos demodulados são analisados por um processador 814 que pode ser um processador dedicado à análise de informações recebidas pelo receptor 810, gerar informações para transmissão por um transmissor 824, um processador que controla um ou mais componentes da estação base 802 e/ou um processador que, concomitantemente, analisa informações recebidas pelo receptor 810, gera informações para transmissão pelo transmissor 824 e controla um ou mais componentes da estação base 802 . Além disso, o processador 814 pode ser similar ao processador acima descrito com referência à Figura 6 e que está acoplado a uma memória 816 que armazena informações relacionadas à estimativa da força de um sinal (por exemplo, um piloto) e/ou à força de interferência, a dados a serem transmitidos ou recebidos de dispositivos móveis 804 (ou de uma estação base diferente (não é mostrada)) e/ou quaisquer outras informações adequadas relacionadas à efetivação das várias ações e funções aqui descritas.
[0061] Além disso, a memória 816 pode armazenar dados a serem transmitidos, dados recebidos, informações relacionadas a canais disponíveis, dados associados a sinais analisados e/ou força de interferência, informações relacionadas a um canal designado, potência, taxa, ou similares, e quaisquer outras informações adequadas para estimar um canal e se comunicar através do canal. A memória 816 pode também armazenar protocolos e/ou algoritmos associados à estimativa e/ou utilização de um canal (por exemplo, com base em desempenho, com base na capacidade, etc.). A estação base 802 pode também incluir um modulador 822 que pode funcionar em conjunto com o transmissor 824 para facilitar a transmissão de sinais (por exemplo, dados) para, por exemplo, dispositivos móveis 804, outro dispositivo, etc.
[0062] Deve ser notado que a memória 816 aqui descrita pode consistir de memórias voláteis e/ou memórias não voláteis. Como exemplo, mas não limitação, as memórias não voláteis incluem memória somente de leitura (ROM), memória somente de leitura programável (FROM), ROM eletricamente programável (EPROM), memória somente de leitura programável eletricamente apagável (EEPROM),ou memória flash. As memórias voláteis incluem memória de acesso aleatório (RAM), que atua como uma memória cache externa. Como exemplo, mas não limitação, a RAM está disponível em várias formas, tais como memória de acesso aleatório estática ou sincrona (SRAM), memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM), memória de acesso aleatório dinâmica sincrona (SDRAM) , SDRAM de dupla taxa de dados (DDR SDRAM) , SDRAM ampliada (ESDRAM) , DRAM Synchlink (SLDRAM) e RAM Rambus direta (DRRAM) . A memória 708 dos sistemas e métodos da invenção tenciona incluir, sem ficar limitada a estes e outros tipos adequados de memórias.
[0063] O processador 814 está também acoplado a um módulo de MAC 818 que pode facilitar as operações associadas a um protocolo de controle de acesso ao meio. Além disso, o módulo de MAC 818 pode selecionar um formato de cabeçalho de MAC com base no tipo de dados a serem transmitidos pela estação base 802. Como exemplo, o módulo de MAC 818 pode empregar formatos exclusivos para dados de controle, dados de usuário e enchimento. O processador 814 pode também estar acoplado a um roteador 820 que pode acessar diretamente PDUs de camada de MAC quando de sua recepção pela estação base 802. o roteador 820 pode determinar se a PDU de camada de MAC encapsula uma PDU de camada superior e levar diretamente a PDU encapsulada à camada superior. Além disso, apesar de representados como separados do processador 814, deve ficar claro que o módulo de MAC 818, o roteador 820, o demodulador 812 e/ou o modulador 822 podem fazer parte do processador 814, ou de múltiplos processadores (não é mostrado).
[0064] A Figura 9 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio 900 exemplar. O sistema de comunicação sem fio 900 apresenta uma estação base 910 e um dispositivo móvel 950 para maior brevidade. No entanto, deve ficar claro que o sistema 900 por incluir mais de uma estação base e/ou mais de um dispositivo móvel, em que as estações base e/ou dispositivos móveis adicionais podem ser substancialmente similares ou diferentes da estação base 910 e dispositivo móvel 950 exemplares descritos mais adiante. Além disso, deve ficar claro que a estação base 910 e/ou o dispositivo móvel 950 podem empregar os sistemas (das Figuras 1 a 3 e 7 e 8(, exemplos (da Figura 4) e/ou métodos (das Figuras 5 e 6) aqui descritos para facilitar as comunicações sem fio entre eles.
[0065] Na estação base 910, os dados de tráfego para várias correntes de dados são providos a partir de uma fonte ou origem de dados 912 para um processador de dados TX 914. Como exemplo, cada corrente de dados pode ser transmitida através de uma respectiva antena. O processador de dados TX 914 formata, codifica e intercala os dados de tráfego para cada corrente de dados com base em um esquema de codificação especifico para tal corrente de dados para prover dados codificados.
[0066] Os dados codificados para cada corrente de dados podem ser multiplexados com dados de piloto usando-se técnicas de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM). Adicional ou alternativamente, os simbolos de piloto podem ser multiplexados por divisão de frequência (FDM), por multiplexação por divisão de tempo (TDMm), ou multiplexação por divisão de código (CDM). Os dados de piloto são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado de maneira conhecida e podem ser usados no dispositivo móvel 950 para estimar a resposta de canal. Os dados codificados e de piloto multiplexados para cada corrente de dados são a seguir modulados (isto é, mapeados para simbolos) com base em um esquema de modulação especifico (por exemplo, BPSK, QPSK, M-PSK, ou M-QAM) selecionado para tal corrente de dados para prover simbolos de modulação. A taxa de dados, a codificação e a modulação para cada corrente de dados podem ser determinadas por instruções efetuadas pelo processador 930 .
[0067] Os simbolos de modulação para as correntes de dados são a seguir providos para um processador MIMO TX 920 que pode processar adicionalmente os simbolos de modulação (por exemplo, para OFDM). O processador MIMO TX 920 a seguir provê NT correntes de simbolos de modulação para NT transmissores (TMTR) 922. Em certas concretizações, o processador MIMO TX 920 aplica pesos conformafdores de facho aos simbolos das correntes de dados e à antena a partir da qual os simbolos estão sendo transmitidos.
[0068] Cada transmissor 922 recebe e processa uma respectiva corrente de simbolos para prover um ou mais sinais analógicos e condiciona adicionalmente (por exemplo, amplifica, filtra e converte para transmissão) os sinais analógicos para prover um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. Os NT sinais modulados provenientes dos transmissores 922a a 922t são a seguir transmitidos a partir de NT antenas 924a a 924t, respectivamente.
[0069] No sistema receptor 950 os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 952a a 952r e o sinal recebido proveniente de cada antena 952 é provido a um respectivo receptor (RCVR) 954a a 954r. Cada receptor 954 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica e converte para recepção) um respectivo sinal recebido, digitaliza o sinal condicionado para prover amostras e processa adicionalmente as amostras para prover uma respectiva corrente de simbolos "recebida".
[0070] Um processador de dados RX 960 a seguir recebe e processa as NR correntes de simbolos recebidas a partir dos NR receptores 954 com base em uma técnica de processamento de receptor especifica para prover NTcorrentes de simbolos "detectadas". O processador de dados RX 960 a seguir demodula, deintercala e decodifica cada corrente de simbolos detectada para recuperar os dados de tráfego para a corrente de dados. O processamento pelo processador de dados RX 960 é complementar àquele efetuado pelo processador MIMO TX 920 e pelo processador de dados TX 914 na estação base 910.
[0071] Um processador 970 determina periodicamente qual matriz de pré-codificação utilizar (comentado mais adiante). O processador 970 formula uma mensagem de link reverso compreendendo uma parte de indice de matriz e uma parte de valor hierárquico.
[0072] A mensagem de link reverso pode incluir vários tipos de informações com referência ao link de comunicação e/ou à corrente de dados recebida. A mensagem de link reverso é a seguir processada por um processador de dados TX 938, que também recebe dados de tráfego para várias correntes de dados provenientes de uma fonte / origem de dados 936, moduladas por um modulador 980, condicionadas pelos transmissores 954a a 954r e transmitidas de volta à estação base 910.
[0073] Na estação base 910 os sinais modulados provenientes do dispositivo móvel 950 são recebidos pelas antenas 924, condicionados pelos receptores 922, demodulados por um demodulador 940 e processados por um processador de dados RX 942 para extração da mensagem de link reverso transmitida pelo dispositivo móvel 950. O processador 930 a seguir determina qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar os pesos de conformação de feixe e a seguir processa a mensagem extraida.
[0074] Os processadores 930 e 970 podem dirigir (por exemplo, controlar, coordenar, gerenciar, etc.) a operação na estação base 910 e no dispositivo móvel 950, respectivamente. Os respectivos processadores 930 e 970 podem estar associados às memórias 932 e 972 que armazenam códigos de programas e dados. Os processadores 930 e 970 podem também efetuar computações para derivar estimativas de frequência e resposta impulso para o uplink e o downlink respectivamente.
[0075] Deve ficar claro que as concretizações aqui descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, middleware, microcódigo, ou quaisquer combinações de tais. Para uma implementação em hardware, as unidades de processamento podem ser implementadas dentro de um ou mais circuitos integrados específicos para aplicação (ASICs), processadores de sinais digitais (DSPs), dispositivos processadores de sinais digitais (DSPDs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de porta programáveis em campo (FPGAs), processadores, controladores, microcontroladores, microprocessadores, outras unidades eletrônicas projetadas para efetuar as funções aqui descritas, ou uma combinação de tais.
[0076] Quando as concretizações são implementadas em software, firmware, middleware, microcódigo, código de programa, ou segmentos de código, elas podem ser armazenadas em um meio legivel por máquina, tal como um componente de armazenamento. Um segmento de código pode representar um procedimento, uma função, um sub-programa, um programa, uma rotina, uma sub-rotina, um módulo, um pacote de software, uma classe, ou qualquer combinação de instruções, estruturas de dados, ou declarações de programa. Um segmento de código pode ser acoplado a outro segmento de código ou a um circuito de hardware por passagem e/ou recepção de informações, dados, argumentos, parâmetros, ou conteúdos de memória. As informações, dados, argumentos, parâmetros, etc., podem ser passados, repassados, ou transmitidos pelo uso de quaisquer meios adequados, incluindo compartilhamento de memória, passagem de mensagens, passagem de tokens/ fichas, transmissão em rede, etc.
[0077] Para uma implementação em software, as técnicas aqui descritas podem ser implementadas por meio de módulos (por exemplo, procedimentos, funções e assim por diante) que efetuam as funções aqui descritas. Os códigos de software podem ser armazenados em unidades de memória e executadas por processadores. A unidade de memória pode ser implementada no interior do processador ou externamente ao processador, caso este em que ela pode estar acoplada em comunicação com o processador através de vários dispositivos como é do conhecimento dos técnicos na área.
[0078] A Figura 10 é uma ilustração de um sistema 1000 que determina um formato de cabeçalho a empregar na transmissão de dados em um sistema de comunicação sem fio. Como exemplo, o sistema 1000 pode residir, pelo menos parcialmente, no interior de uma estação base, dispositivo móvel, etc. Deve ser notado que o sistema 1000 é representado como incluindo blocos funcionais, que podem ser blocos funcionais que representam funções implementadas por um processador, software, ou combinação de tais (por exemplo, firmware). O sistema 1000 inclui um grupamento lógico 1002 de componentes elétricos que podem agir em conjunto. Como exemplo, o grupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para determinar o tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo 1004 associada. Além disso, o grupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo determinado de dados 1006. Além disso, o grupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada 1008. Além disso, o sistema 1000 pode incluir uma memória 1010 que retém instruções para execução das funções associadas aos componentes elétricos 1004, 1006 e 1008. apesar de apresentados como externos à memória 1010, deve ficar claro que um ou mais dos componentes elétricos 1004, 1006 e 1008 podem existir no interior da memória 1010.
[0079] A Figura 11 é uma ilustração de um sistema 1100 que facilita a recepção de transmissões que incluem formatos variáveis de cabeçalho de controle de acesso ao meio. Como exemplo, o sistema 1100 pode residir, pelo menos parcialmente, no interior de uma estação base, dispositivo móvel, etc. Deve ser notado que o sistema 1100 é representado como incluindo blocos funcionais, que podem ser blocos funcionais que representam funções implementadas por um processador, software, ou combinação de tais (por exemplo, firmware). O sistema 1100 inclui um grupamento lógico 1102 de componentes elétricos que podem agir em conjunto. Como exemplo, o grupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado 1104. Além disso, o grupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para determinar um tipo de dados incluído na unidade de dados de protocolo com base, pelo menos em parte, em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado 1106. Além disso, o grupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo 1108. Além disso, o sistema 1100 pode incluir uma memória 1110 que retém instruções para execução das funções associadas aos componentes elétricos 1104, 1106 e 1108. Apesar de apresentados como externos à memória 1110, deve ficar claro que um ou mais dos componentes elétricos 1104, 1106 e 1108 podem existir no interior da memória 1110.
[0080] O que foi acima descrito inclui concretizações exemplares. Naturalmente não é possível descrever cada combinação concebível de componentes ou metodologias com o propósito de descrever as concretizações, porém os técnicos na área notarão que várias outras combinações e permutações são possiveis. Assim sendo, tais concretizações tencionam englobar todas estas alterações, modificações e variações que se inserem no espirito e escopo das reivindicações anexas. Além disso, no grau em que o termo "inclui" é utilizado, seja na descrição detalhada ou nas reivindicações, tal termo tenciona ser includente, de forma similar ao termo "compreende", tal como "compreende" é interpretado quando empregado como uma palavra de transição em uma reivindicação.

Claims (15)

1. Método que facilita o uso de uma pluralidade de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio, caracterizado pelo fato de que compreende: determinar o tipo de dados incluido em uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio associada; gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado, em que o cabeçalho de controle de acesso ao meio compreende um identificador de canal lógico, um campo de comprimento de controle de acesso ao meio que especifica o comprimento de uma unidade de dados de serviço MAC e um campo indicando um tamanho do campo de comprimento de controle de acesso ao meio, em que o valor do identificador de canal lógico indica se o cabeçalho de controle de acesso ao meio é um cabeçalho de dados de controle, ou um cabeçalho de dados de usuário ou um cabeçalho de preenchimento; e transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tipo de dados inclui pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário ou dados de preenchimento.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o formato de cabeçalho inclui pelo menos um dentre um cabeçalho de controle, um cabeçalho de usuário ou um cabeçalho de preenchimento.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o cabeçalho de controle compreende adicionalmente um identificador de protocolo, um comprimento de controle de acesso ao meio e um identificador de canal lógico de segundo nivel.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o identificador de protocolo especifica uma camada de protocolo associada a uma unidade de dados de protocolo encapsulada na unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o identificador de protocolo especifica pelo menos uma dentre uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio, uma unidade de dados de protocolo de controle de link de rádio ou uma unidade de dados de protocolo de convergência de dados em pacote.
7. Equipamento de comunicação (1000) que facilita o uso de cabeçalhos de controle de acesso ao meio variáveis, caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos (1004) para determinar o tipo de dados incluídos em uma unidade de dados de protocolo associada; dispositivos (1006) para gerar um cabeçalho de controle de acesso ao meio de acordo com um formato de cabeçalho que corresponde ao tipo de dados determinado, em que o cabeçalho de controle de acesso ao meio compreende um identificador de canal lógico, um campo de comprimento de controle de acesso ao meio que especifica o comprimento de uma unidade de dados de serviço MAC e um campo indicando um tamanho do campo de comprimento de controle de acesso ao meio, em que o valor do identificador de canal lógico indica se o cabeçalho de controle de acesso ao meio é um cabeçalho de dados de controle, ou um cabeçalho de dados de usuário ou um cabeçalho de preenchimento; e dispositivos (1008) para transmitir o cabeçalho de controle de acesso ao meio e a unidade de dados de protocolo associada.
8. Equipamento (1000) de comunicação sem fio, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que os dispositivos para determinar, os dispositivos para gerar e os dispositivos para transmitir compreendem uma memória (1010) que retém instruções, e um processador acoplado à memória (1010), configurado para executar as instruções retidas na memória.
9. Método que facilita a comunicação com formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio variáveis, caracterizado pelo fato de que compreende: receber (602) uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado, em que o cabeçalho de controle de acesso ao meio compreende u identificador de canal lógico, um campo de comprimento de controle de acesso ao meio que especifica o comprimento de uma unidade de dados de serviço MAC, e um campo indicando um tamanho do campo de comprimento de controle de acesso ao meio, em que o valor do identificador de canal lógico indica se o cabeçalho de controle de acesso ao meio é um cabeçalho de dados de controle, ou um cabeçalho de dados de usuário ou um cabeçalho de preenchimento; determinar (604) um tipo de dados incluído na unidade de dados em pacotes com base pelo menos em parte no identificador de canal lógico no cabeçalho associado; e avaliar (606) a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o tipo de dados inclui pelo menos um dentre dados de controle, dados de usuário ou dados de preenchimento.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente avaliar uma camada de protocolo associada a uma unidade de dados de controle encapsulada para dados de controle com base pelo menos em parte em um identificador de protocolo incluido em um cabeçalho de controle de acesso ao meio de dados de controle.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente transportar diretamente os dados de controle encapsulados para a camada de protocolo associada.
13. Equipamento (1100) de comunicação que facilita a comunicação com formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio variáveis, caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos (1104) para receber uma unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio e um cabeçalho associado, em que o cabeçalho de controle de acesso ao meio compreende um identificador de canal lógico, um campo de comprimento de controle de acesso ao meio, e um campo indicando um tamanho do campo de comprimento de controle de acesso ao meio que especifica o comprimento de uma unidade de dados de serviço MAC, em que o valor do identificador de canal lógico indica se o cabeçalho de controle de acesso ao meio é um cabeçalho de dados de controle, ou um cabeçalho de dados de usuário ou um cabeçalho de preenchimento; dispositivos (1106) para determinar um tipo de dados incluídos na unidade de dados em pacotes com base pelo menos em parte em um identificador de canal lógico no cabeçalho associado; e dispositivos (1108) para avaliar a unidade de dados de protocolo de controle de acesso ao meio de acordo com o tipo de dados e uma ou mais camadas de protocolo.
14. Equipamento (1100) de comunicação sem fio, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que os dispositivos para receber, os dispositivos para determinar, dispositivos para garantir e os dispositivos para avaliar compreendem uma memória (1110) que retém instruções, e um processador acoplado à memória (1010), configurado para executar as instruções retidas na memória.
15. Memória legivel por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executadas por um computador para realizar as etapas do método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou 9 a 12.
BRPI0818413-5A 2007-10-01 2008-10-01 Métodos, equipamentos e memória legível por computador que facilitam o uso de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio BRPI0818413B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US97676407P 2007-10-01 2007-10-01
US60/976,764 2007-10-01
US12/241,405 2008-09-30
US12/241,405 US8902927B2 (en) 2007-10-01 2008-09-30 Medium access control header format
PCT/US2008/078455 WO2009046112A2 (en) 2007-10-01 2008-10-01 Medium access control header format

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0818413A2 BRPI0818413A2 (pt) 2015-04-22
BRPI0818413A8 BRPI0818413A8 (pt) 2019-01-29
BRPI0818413B1 true BRPI0818413B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=40475877

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0818413-5A BRPI0818413B1 (pt) 2007-10-01 2008-10-01 Métodos, equipamentos e memória legível por computador que facilitam o uso de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio

Country Status (19)

Country Link
US (2) US8902927B2 (pt)
EP (2) EP3282751B1 (pt)
JP (1) JP5096586B2 (pt)
KR (1) KR101129850B1 (pt)
CN (1) CN101810026B (pt)
AU (1) AU2008308750A1 (pt)
BR (1) BRPI0818413B1 (pt)
CA (1) CA2699346C (pt)
DK (2) DK3282751T3 (pt)
ES (2) ES2835973T3 (pt)
HU (2) HUE051818T2 (pt)
MX (1) MX2010003516A (pt)
NO (1) NO2206380T3 (pt)
PL (1) PL2206380T3 (pt)
PT (2) PT2206380T (pt)
RU (1) RU2461987C2 (pt)
SI (2) SI3282751T1 (pt)
TW (1) TWI403141B (pt)
WO (1) WO2009046112A2 (pt)

Families Citing this family (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI521927B (zh) 2007-01-09 2016-02-11 皇家飛利浦電子股份有限公司 無線通信系統
US8902927B2 (en) 2007-10-01 2014-12-02 Qualcomm Incorporated Medium access control header format
KR101446359B1 (ko) * 2007-10-09 2014-10-01 삼성전자주식회사 이동 통신 시스템에서 맥 프로토콜 데이터 유닛의 생성과 분리 장치 및 방법
CN101911762A (zh) * 2008-01-04 2010-12-08 诺基亚公司 Mac协议数据单元中的伪填充子报头
US20110149846A1 (en) * 2009-07-03 2011-06-23 Dong-Sheng Yu Uplink control signal design for wireless system
US8718021B2 (en) 2008-07-07 2014-05-06 Apple Inc. Uplink control signal design for wireless system
US20120026924A1 (en) * 2008-09-04 2012-02-02 Hang Zhang MAC Packet Data Unit Construction for Wireless Systems
US8315192B2 (en) * 2008-11-27 2012-11-20 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for configuring a media access control header to reduce a header overhead
US8908578B2 (en) * 2008-12-22 2014-12-09 Lg Electronics Inc. Method for requesting and allocating uplink resource in wireless communication system
US8625630B2 (en) * 2009-03-05 2014-01-07 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for updating system information in broadband wireless communication system
FR2945397B1 (fr) * 2009-05-06 2011-05-06 St Ericsson Sa St Ericsson Ltd Procede de traitement de paquets du type ip destines a etre vehicules sur un canal de communication d'un reseau sans fil, et equipement correspondant
KR101851913B1 (ko) * 2009-07-03 2018-04-24 애플 인크. 무선 시스템의 상향링크 제어 신호 설계
KR101598247B1 (ko) * 2009-09-02 2016-02-26 애플 인크. 무선 시스템들의 mac 패킷 데이터 유닛 구성
CN102196361A (zh) * 2010-03-05 2011-09-21 中兴通讯股份有限公司 Mbs协议数据单元的发送和接收方法、装置及系统
CN102752797A (zh) * 2011-03-31 2012-10-24 北京新岸线无线技术有限公司 一种无线通信方法、发送装置及接收装置
CN102625441A (zh) 2011-03-31 2012-08-01 北京新岸线无线技术有限公司 用于接入无线网络的方法及装置
US9515925B2 (en) 2011-05-19 2016-12-06 Qualcomm Incorporated Apparatus and methods for media access control header compression
EP2810478B1 (en) * 2012-01-31 2016-11-16 Marvell World Trade Ltd. Mac header compression in long-range wireless local area networks
CN102595495A (zh) * 2012-02-07 2012-07-18 北京新岸线无线技术有限公司 一种数据发送、接收方法和装置
CN105493423B (zh) * 2013-04-24 2019-05-03 华为技术有限公司 数据传输方法和装置
US9350657B2 (en) * 2013-07-08 2016-05-24 Nicira, Inc. Encapsulating data packets using an adaptive tunnelling protocol
WO2015060754A1 (en) * 2013-10-23 2015-04-30 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Flexible bearer handling
EP3095204B1 (en) * 2014-01-16 2022-08-31 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and methods for operating user plane protocol stack in connectionless communicaton system
WO2015163624A1 (en) 2014-04-24 2015-10-29 Lg Electronics Inc. Method for releasing a sidelink radio bearer for d2d communication system and device therefor
CN106797546B (zh) 2014-10-22 2020-05-29 三星电子株式会社 用于在通信网络中发送和接收协议数据单元的方法和系统
US10075959B2 (en) * 2015-03-12 2018-09-11 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for controlling uplink coverage in wireless communication system
KR102301818B1 (ko) * 2015-03-12 2021-09-15 삼성전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 상향링크 커버리지 제어 방법 및 장치
US20160302105A1 (en) * 2015-04-10 2016-10-13 Qualcomm Incorporated Techniques for medium access control (mac) layer packet encapsulation and segmentation
US9749087B2 (en) * 2015-04-30 2017-08-29 Intel IP Corporation Apparatus, system and method of multi-user wireless communication
WO2017124307A1 (zh) * 2016-01-19 2017-07-27 华为技术有限公司 一种数据传输方法、装置及系统
EP3319252A1 (en) 2016-11-04 2018-05-09 Panasonic Intellectual Property Corporation of America Efficient multiplexing of control information in transport block
CN109246705B (zh) 2017-06-15 2020-10-23 维沃移动通信有限公司 一种数据无线承载完整性保护配置方法、终端及网络设备
WO2019024105A1 (zh) * 2017-08-04 2019-02-07 Oppo广东移动通信有限公司 支持数据重复的方法、发射端设备和接收端设备
US10951533B2 (en) * 2017-09-27 2021-03-16 Qualcomm Incorporated Header formats in wireless communication
KR102517652B1 (ko) * 2018-04-03 2023-04-05 후지쯔 가부시끼가이샤 기지국 장치, 단말 장치, 통신 방법 및 통신 시스템
WO2019196125A1 (en) 2018-04-13 2019-10-17 Nokia Shanghai Bell Co., Ltd. Enhancement of medium access control subheaders
CN112491511B (zh) * 2019-09-11 2022-09-23 华为技术有限公司 通信方法和装置
US20240121328A1 (en) * 2019-10-30 2024-04-11 Sony Group Corporation Communications device, infrastructure equipment and methods
US20230208601A1 (en) * 2021-12-23 2023-06-29 Qualcomm Incorporated Transport block descriptor for packet grouping

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100619598B1 (ko) 1998-10-01 2006-12-01 엘지전자 주식회사 이동통신시스템에서의 신호 포맷방법
DE60103500T2 (de) 2000-01-14 2005-06-16 Interdigital Technology Corp., Wilmington Drahtloses kommunikationssystem mit selektiv dimensionierten datentransportblöcken
EP1286506B1 (en) * 2001-08-07 2005-10-19 Kabushiki Kaisha Toshiba Wireless communication system and wireless station
KR100547845B1 (ko) * 2002-02-07 2006-01-31 삼성전자주식회사 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 통신 시스템에서서빙 고속 공통 제어 채널 셋 정보를 송수신하는 장치 및방법
KR100547842B1 (ko) * 2002-07-29 2006-01-31 삼성전자주식회사 무선 패킷 데이터 통신 시스템에서 서로 다른 데이터 유형들을 전송하는 장치
RU2298878C2 (ru) 2002-11-07 2007-05-10 Нокиа Корпорейшн Передача данных в транспортном формате
AU2002358489B2 (en) 2002-11-07 2009-05-28 Core Wireless Licensing S.A.R.L. Transport format data transmission
AU2004300830B2 (en) 2003-07-14 2008-01-31 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for generating packet data to support multiple services in a wireless packet data communication system
TWI271071B (en) * 2003-11-06 2007-01-11 Ind Tech Res Inst Communication method of scalable QAM and scalable QAM system
JP3948454B2 (ja) 2003-12-12 2007-07-25 ソニー株式会社 通信装置と通信システムと通信方法およびプログラム
KR101141650B1 (ko) * 2004-09-30 2012-05-17 엘지전자 주식회사 매체접속제어 계층에서의 데이터 처리 방법 및 이동통신용단말
KR100677144B1 (ko) * 2004-10-20 2007-02-02 삼성전자주식회사 Wusb 버스를 경유하여 데이터를 송수신하는 방법 및장치
US7564831B2 (en) * 2004-12-27 2009-07-21 Lg Electronics, Inc. Method of transmitting feedback information using an extended subheader
KR101253618B1 (ko) 2004-12-27 2013-04-10 엘지전자 주식회사 Ofdma 무선 접속 시스템에서의 하향링크 채널 정보피드백 방법
MX2007007798A (es) 2004-12-27 2007-08-21 Lg Electronics Inc Un metodo para transmitir informacion de retroalimentacion utilizando un subencabezado extendido.
WO2006110072A1 (en) 2005-04-15 2006-10-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Mac header for enhanched uplink multiplexing
KR20080066757A (ko) 2005-10-04 2008-07-16 노키아 코포레이션 패킷-최적화 무선 링크 계층을 위한 mac 하위-계층에서플로우_id 관리를 제공하기 위한 장치, 방법 및 컴퓨터프로그램 제품
CN101336526A (zh) * 2005-12-13 2008-12-31 科胜讯系统公司 双cts保护系统和方法
KR100782840B1 (ko) * 2006-02-23 2007-12-06 삼성전자주식회사 Plc 네트워크상에서 데이터를 등급화하여 전송하는 방법및 장치
US8902927B2 (en) * 2007-10-01 2014-12-02 Qualcomm Incorporated Medium access control header format

Also Published As

Publication number Publication date
KR20100081335A (ko) 2010-07-14
KR101129850B1 (ko) 2012-03-23
DK3282751T3 (da) 2020-11-23
AU2008308750A1 (en) 2009-04-09
US9516547B2 (en) 2016-12-06
CA2699346A1 (en) 2009-04-09
US20090141670A1 (en) 2009-06-04
PT2206380T (pt) 2017-12-21
JP2010541495A (ja) 2010-12-24
CN101810026B (zh) 2017-03-29
PT3282751T (pt) 2020-11-09
MX2010003516A (es) 2010-04-21
SI2206380T1 (sl) 2017-12-29
RU2461987C2 (ru) 2012-09-20
PL2206380T3 (pl) 2018-03-30
WO2009046112A3 (en) 2009-06-11
JP5096586B2 (ja) 2012-12-12
DK2206380T3 (en) 2017-12-11
TWI403141B (zh) 2013-07-21
EP3282751B1 (en) 2020-09-09
EP2206380B1 (en) 2017-09-27
HUE051818T2 (hu) 2021-03-29
WO2009046112A2 (en) 2009-04-09
EP3282751A1 (en) 2018-02-14
RU2010117351A (ru) 2011-11-10
CN101810026A (zh) 2010-08-18
CA2699346C (en) 2014-03-25
TW200929977A (en) 2009-07-01
NO2206380T3 (pt) 2018-02-24
ES2651271T3 (es) 2018-01-25
BRPI0818413A8 (pt) 2019-01-29
US8902927B2 (en) 2014-12-02
SI3282751T1 (sl) 2020-12-31
US20150036596A1 (en) 2015-02-05
EP2206380A2 (en) 2010-07-14
BRPI0818413A2 (pt) 2015-04-22
HUE037360T2 (hu) 2018-08-28
ES2835973T3 (es) 2021-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0818413B1 (pt) Métodos, equipamentos e memória legível por computador que facilitam o uso de formatos de cabeçalho de controle de acesso ao meio
TWI751988B (zh) 窄頻實體控制通道設計
US9591686B2 (en) Access class barring for device-to-device proximity service communications
BRPI1011969B1 (pt) método e equipamento de comunicação sem fio para transporte de informações de controle para múltiplas portadoras componente, método e equipamento de comunicação sem fio para utilização de informações de controle para múltiplas portadoras componente e memória legível por computador
BRPI1007328B1 (pt) método e equipamento de comunicação sem fio para facilitar implementação de virtualização de antena em um ambiente de comunicação sem fio e memória legível por computador
CN111316688A (zh) 在无线通信系统中发送和接收分组数据信息的装置和方法
CN109156012B (zh) 发送信息的方法、接收信息的方法和装置
KR101128040B1 (ko) 이용가능한 링크 할당 블록들의 부분집합의 복조
WO2022082763A1 (en) Unequal protection of data streams
EP4329223A1 (en) Method and device for determining number of harq process ids and transmitting harq-ack in wireless communication system
CN115039477A (zh) 终端及通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.