BRPI0809701A2 - Lanche expandido direto fabricado com farinha de amendoim e método para fabricação - Google Patents

Lanche expandido direto fabricado com farinha de amendoim e método para fabricação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809701A2
BRPI0809701A2 BRPI0809701-1A BRPI0809701A BRPI0809701A2 BR PI0809701 A2 BRPI0809701 A2 BR PI0809701A2 BR PI0809701 A BRPI0809701 A BR PI0809701A BR PI0809701 A2 BRPI0809701 A2 BR PI0809701A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
approximately
expanded
snack
ingredients
extruder
Prior art date
Application number
BRPI0809701-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Ashish Anand
Lewis Conrad Keller
V N Mohan Rao
Original Assignee
Frito Lay North America Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Frito Lay North America Inc filed Critical Frito Lay North America Inc
Publication of BRPI0809701A2 publication Critical patent/BRPI0809701A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L7/00Cereal-derived products; Malt products; Preparation or treatment thereof
    • A23L7/10Cereal-derived products
    • A23L7/161Puffed cereals, e.g. popcorn or puffed rice
    • A23L7/165Preparation of puffed cereals involving preparation of meal or dough as an intermediate step
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23PSHAPING OR WORKING OF FOODSTUFFS, NOT FULLY COVERED BY A SINGLE OTHER SUBCLASS
    • A23P30/00Shaping or working of foodstuffs characterised by the process or apparatus
    • A23P30/30Puffing or expanding
    • A23P30/32Puffing or expanding by pressure release, e.g. explosion puffing; by vacuum treatment
    • A23P30/34Puffing or expanding by pressure release, e.g. explosion puffing; by vacuum treatment by extrusion-expansion

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Grain Derivatives (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • Cereal-Derived Products (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SALGADINHO EXPANDIDO DIRETO FABRICADO COM FARINHA DE AMENDOIM E MÉTODO PARA FABRICAÇÃO".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO 1. Campo técnico
A presente invenção refere-se a um método para a fabricação de um alimento de salgadinho ("snack") expandido direto aperfeiçoado e, mais particularmente, a um método para fabricar um extrusado expandido direto tendo altos conteúdos de proteína e óleos saudáveis com um sabor e forma 10 reais de amendoim e características de textura similares aos produtos de salgadinho ("snack") expandido convencionalmente produzidos.
2. Descrição da técnica relacionada
Produtos de alimento de salgadinho ("snack") expandidos são itens populares para consumidores, para os quais existe uma grande demanda. Os lanches podem também exercer uma grande função na dieta dos consumidores, e a demanda do consumidor por lanches saudáveis aumentou dramaticamente. Amendoins e outros tipos de nozes são um item alimentício preferido de um ponto de vista de nutrição devido a seu alto conteúdo de proteína e conteúdo de óleo saudável. Muitas nozes também têm alto conteúdo de fibra, o que tem sido atribuído à redução do risco de certos cânceres nas pessoas, diabetes, doenças digestivas e doenças cardíacas, bem como ao auxílio do controle do peso. Estudos também mostraram que as pessoas que consomem nozes em uma base regular são menos prováveis de sofrer de doença coronária e podem diminuir os seus níveis de coIesterol LDL, provavelmente devido ao perfil do ácido graxo das nozes.
Um salgadinho ("snack") nutritivo saudável deve satisfazer idealmente vários critérios que incluem limites na gordura, incluindo ácidos saturados e gordura trans, colesterol, sódio e açúcar adicionado. De preferência, os critérios também devem incluir produtos formulados para terem bene30 fícios específicos na saúde ou bem estar. Especificamente, um lance nutritivo poderia conter, por porção de 28 g (1 onça), não mais do que 5 g de gordura, 1 grama ou menos de gordura saturada, zero de gordura trans, menos do que 25% de calorias de açúcar adicionado e não mais do que 240 miligramas de sódio.
Embora os amendoins possam ser consumidos ao natural ou cozidos na sua forma natural, algumas pessoas acreditam que consumir os 5 amendoins inteiros é indesejável devido a sua textura de mastigação dura. Seria uma melhora na indústria do salgadinho ("snack"), portanto, munir os consumidores com um produto de salgadinho ("snack") com base em amendoim com uma textura mais leve, mais crocante do que os amendoins inteiros.
Produtos expandidos diretos da técnica anterior, tal como lan
ches produzidos e comercializados sob o rótulo de marca Cheetos®, são tipicamente feitos extrusando fubá e/ou outras matérias-primas por meio de uma matriz tendo um pequeno orifício em alta temperatura e pressão. A pressão do vapor de água no extrusado quente causa a expansão, ou incha15 ção do extrusado quando ele sai do pequeno orifício. Como revelado na Patente U.S. No. 6.607.772 atribuída para o mesmo cessionário da presente invenção, os ingredientes típicos para a matéria-prima de partida consistem em fubá e água e o extrusado típico é de uma forma de "vareta" cilíndrica porque o orifício típico da matriz é de forma circular. Também, como men20 cionado na Patente U.S. No. 6.607.772, a forma do produto e a aparência são fatores importantes considerados pelos consumidores de lanches.
Seria uma melhora na técnica, portanto, proporcionar um salgadinho ("snack") com base em amendoim extrusado expandido com um alto valor nutritivo, em formato semelhante a um amendoim, e que simula as propriedades organolépticas, incluindo textura, de um produto de salgadinho ("snack") expandido produzido convencionalmente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção proporciona um pedaço de salgadinho ("snack") expandido, extrusado, saudável, de grande sabor, tendo um alto conteúdo de sólidos de amendoim e uma textura crocante leve. Sólidos de amendoim são incorporados no pedaço de salgadinho ("snack") expandido incluindo farinha de amendoim como um ingrediente. Em um aspecto da invenção, a farinha de amendoim parcialmente sem gordura (preferivelmente contendo menos do que aproximadamente 15% de gordura e mais do que aproximadamente 45% de proteína em peso) é usada como um ingrediente saudável nos pedaços de salgadinho ("snack") expandidos extrusados da 5 presente invenção. A farinha de amendoim proporciona um gosto bom, textura e benefícios nutritivos para o consumidor. Em outro aspecto da invenção, ingredientes adicionais são combinados com a farinha de amendoim para produzir uma massa que expande bem para produzir a textura do produto, o sabor e metas nutritivas desejados. Os ingredientes adicionais inclu10 em farinha de arroz, fubá, óleo de milho, farelo de aveia, proteína de soja isolada e água.
Em outro aspecto da invenção, propriedades da extrusora são escolhidas que produzem um pedaço de salgadinho ("snack") expandido que é modelado semelhante a um amendoim. Essas propriedades incluem as 15 revoluções por minuto da hélice da extrusora, temperaturas do cilindro e forma do orifício. Esses, bem como aspectos e vantagens adicionais da presente invenção, se tornarão evidentes na descrição escrita seguinte.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os novos aspectos julgados característicos da invenção são a20 presentados nas reivindicações anexas. A própria invenção, entretanto, bem como o modo de uso preferido, objetivos e vantagens adicionais da mesma, serão entendidos melhor por referência à descrição detalhada seguinte das modalidades ilustrativas quando lidas em conjunto com os desenhos acompanhantes, nos quais:
A figura 1 é um esquemático do aparelho usado para fabricar o
produto de salgadinho ("snack") expandido da presente invenção.
A figura 2 é uma seção transversal esquemática de um conjunto de matriz montado na extremidade de uma extrusora de hélice dupla.
A figura 3 é uma vista em perspectiva de um salgado de salgadinho ("snack") em formato de amendoim feito de uma modalidade da presente invenção.
A figura 4A é uma vista em perspectiva do inserto da matriz de uma modalidade da presente invenção.
A figura 4B é uma vista frontal do inserto da matriz de uma modalidade da presente invenção.
A figura 4C é uma seção transversal esquemática do inserto da 5 matriz de uma modalidade da presente invenção.
A figura 4D é uma seção transversal esquemática do inserto da matriz de outra modalidade da presente invenção tendo uma placa difusora. DESCRIÇÃO DETALHADA
Os pedaços de salgadinho ("snack") expandidos da presente 10 invenção são lanches extrusados com base em nozes que são em formato de amendoim, contêm farinha de amendoim e têm uma textura crocante leve. As metas nutritivas para uma modalidade dos pedaços de salgadinho ("snack") da presente invenção incluem, por porção de 28 g (1 onça) de pedaços de salgadinho ("snack"): não mais do que 5 gramas de gordura, 1 15 grama ou menos de gordura saturada, zero de gordura trans, menos do que 25% de calorias de açúcar adicionado e não mais do que 240 miligramas de sódio e pelo menos 5 gramas de proteína.
As lascas de salgadinho ("snack") da presente invenção são preferivelmente preparadas de ingredientes compreendendo farinha de arroz, matéria-prima de milho triturado, tais como fubá, farinha de amendoim, proteína de soja isolada e farelo de aveia (fibra de aveia). Um produto de milho triturado, tal como fubá amarelo não germinado, disponível de Bungee MilIing de Danville1 Illinois pode ser usado. Como usado aqui, um produto de milho triturado é definido como um produto de núcleo de milho substancialmente triturado e inclui, mas não é limitado a, fubá, farinha de milho, amido de milho e misturas desses. A proteína de soja isolada é preparada removendo a maior parte dos constituintes sem proteína solúveis em água dos feijões soja descascados e sem gordura e tipicamente compreende aproximadamente 90% de proteína. Uma proteína de soja isolada tal como ProFam 880, disponível de ADM de Decatur, Illinois pode ser usada. Como usado aqui, proteína de soja isolada é definida como uma mistura de proteína derivada de um feijão soja tendo pelo menos 90% de proteína em peso em uma base úmida. A farinha de arroz é arroz que foi triturado, pulverizado ou de outra forma processado para produzir pequenas partículas de arroz. A farinha de arroz usada na presente invenção é preferivelmente uma farinha de arroz nativa. Uma farinha de arroz tal como RF-L00080, disponível de 5 Sage V Foods de Los Angeles, Califórnia pode ser usada. O farelo de aveia é feito da camada externa dura do grão do cereal de aveia e é de alto teor em fibra. O farelo de aveia ou fibra de aveia, como usado aqui, é definido como pedaços da camada externa dura das aveias. Uma fibra de aveia que pode ser usada com a presente invenção é o farelo de aveia 0pta-780, dis10 ponível de Canadian Harvest de Cambridge, Minnesota.
Farinha de amendoim parcialmente sem gordura é tipicamente feita moendo e peneirando flocos de amendoim antes ou depois da remoção do óleo de amendoim. Os amendoins triturados podem ser brutos, ligeiramente torrados ou torrados, mas de preferência são amendoins ligeiramente torrados. A farinha de amendoim parcialmente sem gordura usada na presente invenção preferivelmente compreende pelo menos aproximadamente 45% de proteína e menos do que aproximadamente 15% de gordura. Como usado aqui, a farinha de amendoim é definida como uma mistura de partículas de nozes, onde quase todas as partículas de nozes passam através de uma peneira de 40 malhas com base na escala de peneiras dos US. Uma peneira de 40 malhas dos US tem aberturas dimensionadas aproximadamente em 0,42 mm. Uma distribuição de tamanho de partícula de noz preferida para a farinha de nozes é como segue: aproximadamente 0,3% retida em uma peneira de 40 malhas; aproximadamente 1,8% retida em uma peneira de 60 malhas; aproximadamente 4,1% retida em uma peneira de 80 malhas; aproximadamente 4,4% retida em uma peneira de 100 malhas e aproximadamente 95,6% passando através de uma peneira de 100 malhas. Todos os tamanhos da peneira de mesh são baseados na escala de peneira dos US e o tamanho da abertura para cada peneira de mesh é resumido na tabela seguinte: Peneira dos US Tamanho da abertura Milímetros polegadas 40 0,420 0,0165 60 0,250 0,0098 80 0,177 0,0070 100 0,149 0,0059 Em uma modalidade, ingredientes compreendendo aproxima
damente 15% a aproximadamente 25% de farinha de amendoim, aproximadamente 35% a aproximadamente 50% de farinha de arroz, aproximadamente 25% a aproximadamente 35% de produto de milho triturado e aproximadamente 1% a aproximadamente 3% de fibra de aveia são misturados para formar uma mistura de ingredientes secos. Em outra modalidade, ingredientes compreendendo aproximadamente 15% a aproximadamente 25% de farinha de amendoim, aproximadamente 35% a aproximadamente 45% de farinha de arroz, aproximadamente 25% a aproximadamente 35% de produto de milho triturado, aproximadamente 5% a aproximadamente 10% de proteína de soja isolada e aproximadamente 1% a aproximadamente 3% de fibra de aveia são misturados para formar uma mistura de ingredientes secos. É entendido por alguém versado na técnica que a mistura de ingredientes secos pode ter algum conteúdo intrínseco de umidade.
A figura 1 é um esquemático do aparelho usado para fabricar o produto de salgadinho ("snack") expandido da presente invenção. Em uma modalidade, a mistura de ingredientes secos é medida continuamente em uma extrusora 140. Os ingredientes podem ser pré-misturados ou adiciona20 dos separadamente em e misturados dentro de uma extrusora de hélice dupla. Em outra modalidade, uma extrusora de hélice única é usada.
Os ingredientes podem ser hidratados antes da entrada em ou enquanto dentro de uma extrusora de hélice dupla 140. Em uma modalidade, a extrusora 140 é operada em uma velocidade de hélice de aproxima25 damente 200 a aproximadamente 450 revoluções por minuto (RPM) e água é adicionada até que os ingredientes dentro da extrusora atingem um conteúdo total de umidade entre aproximadamente 15% e aproximadamente 30%. Um conteúdo de umidade menor do que 15% tende a causar temperaturas mais altas do extrusado, o que pode resultar em sabores não muito bons indesejáveis subsequentes. Uma extrusora de hélice dupla BC-45, disponível de Clextral Inc, de Tampa, FL pode ser usada.
5 A figura 2 é uma seção transversal de um conjunto de matriz 200
montado na extremidade de uma extrusora de hélice dupla. Dentro do conjunto de matriz 200, os ingredientes percorrem para fora dos canais da hélice da extrusora 215 como uma substância derretida viscosa, convergem para dentro de um canal central 220, percorrem para dentro de um canal radial 10 225 e para fora da saída da matriz 205. A substância derretida viscosa flui através do conjunto de matriz 200 em uma temperatura entre aproximadamente 160°C (320°F) a aproximadamente 210°C (410°F), ou mais preferivelmente entre aproximadamente 165°C (330°F) e aproximadamente 204°C (400°F). A substância derretida viscosa é forçada dos canais da hélice da 15 extrusora 215 através do canal central 220 e canal radial 225 para a saída da matriz 205 em uma pressão de matriz entre aproximadamente 3,45 mPa (500) e aproximadamente 13,78 mPa (2000 libras por polegada quadrada (psi)), ou mais preferivelmente entre aproximadamente 4,14 mPa (600 psi) e aproximadamente 10,34 mPa (1500 psi). Como usado aqui, a pressão da 20 matriz é a pressão da substância derretida viscosa depois das hélices da extrusora, mas antes de alcançar as condições de pressão atmosférica e poder ser medida no canal de alimentação central 220 usando instrumentação colocada em um orifício do sensor de temperatura/pressão 240. Como usado aqui, a temperatura do extrusado é a temperatura das matérias25 primas logo depois das hélices da extrusora, o que pode também ser medido no canal de alimentação central 220 usando instrumentação colocada dentro do orifício do sensor de temperatura/pressão 240. As matérias-primas então saem através de uma saída da matriz 205 em uma placa de orifícios 250 para a pressão atmosférica e temperatura ambiente. Ao passar através da 30 saída da matriz 205, o extrusado expande, imana o vapor, resfria e muito rapidamente passa de um estágio de substância derretida plástica fluente para uma estrutura vítrea relativamente rígida típica de um salgadinho ("snack") expandido.
A figura 3 é uma vista em perspectiva dos salgadinhos de salgadinho ("snack") em formato de amendoim da presente invenção. A "forma de amendoim" dos salgadinhos de salgadinho ("snack"), como esse termo é 5 usado aqui, é geralmente similar à forma de uma vagem de amendoim inteiro depois da colheita, mas antes de ser dividido para revelar as sementes de amendoim no interior. A fim de obter um extrusado que pode ser cortado na forma do amendoim representado na figura 3, um inserto de matriz 400 tendo uma nova forma de orifício, representada na figura 4A, é usado em con10 junto com a saída da matriz 205 da placa de orifícios 250 representada na figura 2. Os insertos de matriz da técnica anterior (não mostrados) têm tipicamente uma forma de orifício que é de seção transversal circular. Pelo fato de que um orifício circular não produzirá um salgadinho ("snack") em formato de amendoim, o inserto da matriz 400 da presente invenção utiliza um orifí15 cio unicamente formado 405 que produz um extrusado que forma um salgadinho de salgadinho ("snack") em formato de amendoim quando o extrusado é cortado depois de passar através do orifício 405. A nova forma do orifício da presente invenção pode ser usada com extrusoras diferentes e conjuntos de matriz para produzir os lanches em formato de amendoim da presente 20 invenção. Extrusoras diferentes, conjuntos de matriz e condições de processamento podem ser escolhidos para equilibrar o fluxo através do orifício para graus variados e produzir um salgadinho ("snack") expandido tendo superfícies mais lisas, mais ásperas, mais redondas ou mais planas, dependendo das características desejadas do produto particular.
Com referência à figura 4B, a seção transversal da forma do ori
fício é definida por um perímetro tendo uma forma única que compreende geralmente duas porções lineares aproximadamente paralelas 410 colocadas entre duas porções diametrais 415 e 420. Cada porção diametral 415 e 420 da forma do perímetro do orifício tem um diâmetro 425 e 440. As por30 ções lineares 410 da forma do perímetro do orifício tem uma largura 435 separando elas e um comprimento 430. O comprimento 430 das porções lineares 410 é definido como a distância de uma porção diametral 415 para outra porção diametral 420. A largura 435 separando as porções lineares 410 é preferivelmente menor do que os diâmetros 425 e 440 das porções diametrais 415 e 420. Em uma modalidade, a largura 435 separando as porções lineares 410 fica entre aproximadamente 5 milímetros e aproximadamente 5 12 milímetros. Em outra modalidade, as porções lineares 410 ficam entre aproximadamente 9 milímetros e aproximadamente 14 milímetros em comprimento. Em ainda outra modalidade, as porções diametrais 415 e 420 têm cada uma um diâmetro entre aproximadamente 12 milímetros e aproximadamente 18 milímetros.
Em uma modalidade, as duas porções diametrais 415 e 420 têm
diâmetros aproximadamente iguais 425 e 440. A seção transversal resultante do orifício 405 se assemelha à seção transversal longitudinal de um haltere. Em outra modalidade, uma das porções diametrais 415 tem um diâmetro 440 que é entre aproximadamente 5% e aproximadamente 15% menor do 15 que o diâmetro 425 da outra porção diametral 420, o que, em alguns casos, ajuda a equilibrar o fluxo através do orifício 405. Em ainda outra modalidade, uma das porções diametrais 415 pode ser, no lugar disso, uma porção elíptica com seu eixo geométrico principal aproximadamente paralelo ao comprimento 430 das porções lineares 410, o que faz com que o orifício 405 pro20 duza um salgadinho de salgadinho ("snack") com uma forma mais realista de amendoim.
A forma da seção transversal do orifício não é a única propriedade do orifício que afeta a forma do salgadinho de salgadinho ("snack"). Com referência à figura 4C, foi também verificado que com o uso de um ori25 fício 405 com um comprimento de região particular 450 é importante produzir um salgadinho de salgadinho ("snack") que é arredondado na área onde o extrusado é cortado ao sair do orifício 405. A figura 4C é uma seção transversal do inserto da matriz 400 da presente invenção e representa o comprimento da região 450 para o orifício 405. O comprimento da região, como 30 usado aqui, é definido como o comprimento através do qual o orifício mantém uma área de seção transversal constante. O comprimento da região afeta a redondeza da forma do salgadinho ("snack") expandido onde o extrusado é cortado. O comprimento preferido da região 450 fica entre aproximadamente 3,175 mm (1/8 de polegada) e aproximadamente 12,7 mm (1/2 polegada) e o comprimento da região mais preferível 450 é aproximadamente 6,35 mm (1/4 de polegada). Com o uso de um orifício 405 com um compri5 mento de região 450 de 6,35 mm (1/4 de polegada) se produz um salgadinho ("snack") expandido com seções aproximadamente arredondadas onde o extrusado é cortado suficientemente para conceder a forma de amendoim desejada.
Além do orifício unicamente formado 405, o inserto da matriz de 10 outra modalidade da presente invenção (com referência à figura 4D) utiliza uma placa difusora 455 (que é algumas vezes citada na técnica como uma placa quebradora) para melhorar o fluxo do extrusado através do orifício 405. Os ingredientes brutos fluem ao redor da placa difusora 455 antes de fluir através do orifício 405, o que ajuda a equilibrar e controlar o fluxo atra15 vés do orifício 405.
Com referência novamente à figura 1, imediatamente ao sair do conjunto de matriz 200, o extrusado pode ser cortado por aparelho de corte rotativo 150 em pedaços em tamanho de amendoim. De preferência, o aparelho de corte 150 corta através do orifício por toda a distância mais curta 20 possível. Em outras palavras, com referência à figura 4B, uma lâmina de corte (não mostrada) corta preferivelmente através de ambas as porções diametrais aproximadamente ao mesmo tempo de modo a produzir uma forma de amendoim mais realista.
O conteúdo de umidade do salgadinho de salgadinho ("snack") 25 depois que ele sai da extrusora é aproximadamente 4% a aproximadamente 12%, o que pode ser muito alto para manter a textura e friabilidade desejáveis por períodos prolongados de tempo. O salgadinho ("snack") expandido, em uma modalidade, pode ser encaminhado ao longo de transportadores e pode ser desidratado para um conteúdo de umidade entre aproximadamente 30 0,8% a aproximadamente 2,0% ou mais preferivelmente entre aproximadamente 0,8% a aproximadamente 1,2% em peso do produto. Com referência à figura 1, o salgadinho ("snack") expandido pode ser desidratado, por exemplo, em um forno de secagem 160 em uma temperatura entre aproximadamente 1210C (250°F) e aproximadamente 163°C (325°F) por aproximadamente 5 a 12 minutos. Temperaturas mais altas devem ser evitadas para impedir sabores indesejáveis não muito bons. Em uma modalidade alternati5 va, o salgadinho ("snack") expandido, ao sair da matriz da extrusora pode ser seco com ar ou frito, e a seguir temperado como requerido. Em outra modalidade, o salgadinho ("snack") expandido, ao sair da matriz da extrusora pode ser enviado diretamente para um aplicador de tempero antes de ser desidratado para um conteúdo de umidade entre 0,8 a aproximadamente 10 1,2% em peso do produto.
O aplicador de tempero 170 pode conceder sabores incluindo, mas não limitado a, amendoim ou manteiga de amendoim. Esses sabores podem ser concedidos incluindo a farinha de amendoim no tempero. Para realçar a aparência visual do salgadinho ("snack") expandido, pedaços visí15 veis de amendoim podem ser incluídos no tempero. Além disso, o tempero pode compreender nutrientes incluindo, mas não limitado a, vitaminas e minerais. O aplicador de tempero 170 pode ser qualquer aplicador de tempero conhecido na técnica, por exemplo, um cilindro de tempero rotativo 180 do tipo tipicamente usado comercialmente para aplicar tempero em lanches.
O salgadinho ("snack") expandido da presente invenção com
preende numerosas cavidades de ar ou espaços vazios intercalados dentro do salgadinho ("snack") expandido proporcionando a ele uma alta porosidade. Dependendo das condições de processamento particulares escolhidas, algumas modalidades da presente invenção produzem lanches expandidos 25 não temperados secos tendo uma densidade aparente de acondicionamento entre aproximadamente 0,05 grama por centímetro cúbico e aproximadamente 0,20 grama por centímetro cúbico. A densidade de volume do acondicionamento é determinada enchendo um recipiente de volume conhecido com lanches expandidos, medindo a massa dos lanches expandidos que 30 enchem o recipiente e dividindo a massa dos lanches expandidos pelo volume do recipiente.
O salgadinho ("snack") expandido temperado pode ser resfriado em transportadores 190 à medida que ele é encaminhado para ser embalado 195. Em uma modalidade, o salgadinho ("snack") expandido compreende entre aproximadamente 10% e aproximadamente 18% de tempero por peso seco do produto.
Portanto, essa invenção produz um salgadinho ("snack") expan
dido ou inchado direto e método para fabricação por meio do qual um alimento de salgadinho ("snack") expandido em formato de amendoim é produzido, o qual tem um alto conteúdo de farinha de amendoim e proteína, um sabor semelhante a amendoim e características de textura de produtos de 10 salgadinho ("snack") expandido convencionalmente produzidos. Além disso, os salgadinhos de salgadinho ("snack") revelados aqui satisfazem ou excedem as outras metas nutritivas preferidas discutidas acima. Especificamente, os salgadinhos de salgadinho ("snack") revelados têm, por porção de 28 g (1 onça), menos do que 5 gramas de gordura, 1 grama ou menos de gordura 15 saturada, zero de gordura trans, menos do que 25% de calorias de açúcar adicionado e não mais do que 240 miligramas de sódio.
Embora essa invenção tenha sido particularmente mostrada e descrita com referência a uma modalidade preferida, será entendido por aqueles versados na técnica que várias mudanças na forma e detalhes podem ser feitas nela sem se afastar do espírito e do escopo da invenção.

Claims (28)

1. Método para fabricação de lanches expandidos compreendendo: introduzir em uma extrusora ingredientes compreendendo em peso em uma base seca: aproximadamente 15% a aproximadamente 25% de farinha de amendoim, aproximadamente 35% a aproximadamente 50% de farinha de arroz, aproximadamente 25% a aproximadamente 35% de produto de milho triturado e aproximadamente 1 % a aproximadamente 3% de fibra aveia formando um extrusado extrusando os ditos ingredientes através da dita extrusora, sendo que a dita extrusora também compreende: pelo menos uma saída de matriz, um orifício disposto em cada dita saída da matriz, o dito orifício compreendendo: um perímetro de seção transversal definido por duas porções lineares aproximadamente paralelas dispostas entre duas porções diametrais, uma largura definindo a distância entre as ditas porções lineares e um comprimento de região entre aproximadamente 0,32 cm (1/8 polegadas) e aproximadamente 1,27 cm (1/2 polegada) e operar a dita extrusora em uma pressão de matriz entre aproximadamente 35,15 e aproximadamente 140,62 kg/cm2 (500 e aproximadamente 2000 libras por polegada quadrada) e em uma temperatura de extrusado entre aproximadamente 160°C (320°F) a aproximadamente 2100C (410°F) e cortar o dito extrusado para produzir os ditos lanches expandidos.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, também compreendendo: desidratar os ditos lanches expandidos para um conteúdo de umidade entre aproximadamente 0,8% e aproximadamente 2% em peso.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, também compreendendo: temperar os ditos lanches expandidos.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, em que os ditos ingredientes também compreendem: aproximadamente 35% a aproximadamente 45% da dita farinha de arroz e aproximadamente 5% a aproximadamente 10% de proteína de soja isolada.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita pressão da matriz fica entre aproximadamente 42,18 (600) e aproximadamente 98,43 kg/cm2 (1400 libras por polegada quadrada).
6. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita temperatura do extrusado fica entre aproximadamente 165°C (330°F) a aproximadamente 204°C (400°F).
7. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita extrusora também compreende uma placa difusora disposta atrás do dito orifício.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, em que o dito comprimento da região é aproximadamente 0,63 cm (1/4 de polegadas).
9. Método de acordo com a reivindicação 1, em que as ditas porções diametrais são aproximadamente de tamanho igual.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, em que cada dita porção diametral tem um diâmetro e sendo que cada dita porção linear tem um comprimento definindo a distância entre as ditas porções diametrais e sendo que a dita largura é menor do que cada dito diâmetro.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, em que um dito diâmetro é, entre aproximadamente 5% e aproximadamente 15%, menor do que o outro dito diâmetro.
12. Método de acordo com a reivindicação 1, em que uma dita porção diametral é uma porção elíptica.
13. Método de acordo com a reivindicação 1, em que os ditos ingredientes são misturados na dita extrusora.
14. Método de acordo com a reivindicação 1, em que os ditos ingredientes são pré-misturados antes de serem introduzidos na dita extrusora.
15. Método de acordo com a reivindicação 1, em que o dito produto de milho triturado é pelo menos um entre fubá, farinha de milho e fécula de milho.
16. Método de acordo com a reivindicação 1, em que os ditos ingredientes compreendem um conteúdo de umidade entre aproximadamente por cento a aproximadamente 30 por cento em peso em uma base úmida.
17. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita extrusora opera pelo menos uma hélice entre aproximadamente 200 revoluções por minuto e aproximadamente 450 revoluções por minuto.
18. Método de acordo com a reivindicação 2, em que a dita desidratação compreende secar os ditos lanches expandidos em um forno de secagem em uma temperatura de forno entre aproximadamente 1210C (250°F) e aproximadamente 163°C (325°F).
19. Método de acordo com a reivindicação 2, em que a dita desidratação compreende fritar os ditos lanches expandidos.
20. Método de acordo com a reivindicação 3, em que o dito salgadinho ("snack") expandido compreende entre aproximadamente 10% e aproximadamente 18% de tempero em uma base seca.
21. Salgadinho ("snack") expandido fabricado pelo método da reivindicação 1.
22. Salgadinho ("snack") expandido compreendendo: ingredientes secos compreendendo em peso em uma base seca: aproximadamente 15% a aproximadamente 25% de farinha de amendoim, aproximadamente 35% a aproximadamente 50% de farinha de arroz, aproximadamente 25% a aproximadamente 35% de produto de milho triturado, aproximadamente 1% a aproximadamente 3% de fibra aveia e um conteúdo de umidade entre aproximadamente 0,8% e aproximadamente 2% em peso uma densidade de volume de acondicionamento entre aproximadamente 0,05 grama por centímetro cúbico e aproximadamente 0,20 grama por centímetro cúbico.
23. Salgadinho ("snack") expandido de acordo com a reivindicação 22, em que os ditos ingredientes secos também compreendem: aproximadamente 35% a aproximadamente 45% da dita farinha de arroz e aproximadamente 5% a aproximadamente 10% de proteína de soja isolada.
24. Salgadinho ("snack") expandido de acordo com a reivindicação 22, em que a dita densidade de volume de acondicionamento fica entre aproximadamente 0,1 gramas por centímetro cúbico e aproximadamente 0,15 gramas por centímetro cúbico.
25. Salgadinho ("snack") expandido de acordo com a reivindicação 22, também compreendendo em uma base seca, com base no peso total do salgadinho ("snack"), entre aproximadamente 10% e aproximadamente 18% de tempero.
26. Salgadinho ("snack") expandido de acordo com a reivindicação 22, também compreendendo uma forma se assemelhando com a forma de uma vagem de amendoim inteira.
27.
Salgadinho ("snack") expandido de acordo com a reivindicação 22, também compreendendo, por porção de 28 g (1 onça): menos do que 5 gramas de gordura, 1 grama ou menos de gordura saturada, aproximadamente zero de gordura trans, menos do que 25% de calorias de açúcar adicionado e não mais do que 240 miligramas de sódio.
BRPI0809701-1A 2007-04-03 2008-03-14 Lanche expandido direto fabricado com farinha de amendoim e método para fabricação BRPI0809701A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/696,016 2007-04-03
US11/696,016 US8062685B2 (en) 2007-04-03 2007-04-03 Direct expanded snack made with peanut flour and method for making
PCT/US2008/057024 WO2008124252A1 (en) 2007-04-03 2008-03-14 A direct expanded snack made with peanut flour and method for making

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809701A2 true BRPI0809701A2 (pt) 2014-09-16

Family

ID=39827160

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809701-1A BRPI0809701A2 (pt) 2007-04-03 2008-03-14 Lanche expandido direto fabricado com farinha de amendoim e método para fabricação

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8062685B2 (pt)
EP (1) EP2154986B1 (pt)
CN (1) CN101646353B (pt)
AR (1) AR065905A1 (pt)
AU (1) AU2008236554B2 (pt)
BR (1) BRPI0809701A2 (pt)
CA (1) CA2682484C (pt)
CL (1) CL2008000961A1 (pt)
MX (1) MX2009010703A (pt)
RU (1) RU2429707C2 (pt)
WO (1) WO2008124252A1 (pt)
ZA (1) ZA200907314B (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8119181B2 (en) * 2007-03-27 2012-02-21 Frito-Lay North America, Inc. Process for producing nut-based expandable pellets and nut-based snack chips
US20120315359A1 (en) * 2011-06-10 2012-12-13 Kalpesh Gandhi Ready-to-eat cereal flakes containing legumes
EP2725924B1 (en) 2011-06-30 2017-11-08 The Quaker Oats Company Method for preparing extruded legume micro pellets
US9510617B2 (en) * 2012-04-13 2016-12-06 Frito-Lay North America, Inc. Micropellets of fine particle nutrients and methods of incorporating same into snack food products
US9271523B2 (en) 2012-05-23 2016-03-01 Dennis Williams Rotor assembly with one-piece finger member
FR2993142A1 (fr) * 2012-07-16 2014-01-17 Diana Naturals Produits extrudes deshydrates pour l'alimentation infantile.
EP3424342A1 (en) * 2013-09-24 2019-01-09 Südzucker Aktiengesellschaft Mannheim/Ochsenfurt Meat texturizer
CN103829021A (zh) * 2014-02-24 2014-06-04 郎溪县睿智生产力促进中心有限公司 一种具有眼睛保健作用的炒米糖
CN103829018A (zh) * 2014-02-24 2014-06-04 郎溪县睿智生产力促进中心有限公司 一种花生百合炒米糖
CN107846931A (zh) 2015-05-16 2018-03-27 大心脏宠物股份有限公司 适口的膨化食品及其制造方法
CN105077548A (zh) * 2015-08-07 2015-11-25 吉林工商学院 一种人参压差膨化工艺
USD826515S1 (en) 2017-12-20 2018-08-28 Post Consumer Brands, LLC Cereal piece
USD836285S1 (en) * 2017-12-20 2018-12-25 Post Consumer Brands, LLC Cereal piece
USD823572S1 (en) * 2017-12-20 2018-07-24 Post Consumer Brands, LLC Cereal piece
USD877447S1 (en) 2018-11-07 2020-03-10 Post Consumer Brands, LLC Cereal piece
CN110227377A (zh) * 2019-06-27 2019-09-13 谢清清 一种椒盐花生米生产过程中的混合设备
US20210298321A1 (en) * 2020-03-25 2021-09-30 Frito-Lay North America, Inc. Aerated Food Products and Methods for Making Aerated Food Products
US11889851B2 (en) 2021-02-01 2024-02-06 Frito-Lay North America, Inc. Method and composition of chickpea flour
GB2613372A (en) * 2021-12-01 2023-06-07 Frito Lay Trading Co Gmbh Reduced or zero added sodium snack food pellets
GB2615351A (en) * 2022-02-07 2023-08-09 Frito Lay Trading Co Gmbh Reduced or zero added sodium snack food pellets

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3605649A (en) * 1969-07-22 1971-09-20 Beatrice Foods Co Controlled expansion of puffed snacks
US3653916A (en) * 1969-12-29 1972-04-04 Gen Mills Inc Process for producing an onion flavored snack
US4468364A (en) 1983-04-28 1984-08-28 Celanese Corporation Process for extruding thermotropic liquid crystalline polymers
US4869911A (en) 1986-10-07 1989-09-26 Frito-Lay, Inc. Method for producing expanded, farinaceous food product
US5384142A (en) * 1993-06-21 1995-01-24 Recot, Inc. Process for preparing textured dough products
US5500239A (en) 1995-03-15 1996-03-19 Colgate Palmolive Company Method and apparatus for the manufacture of a pet food product having a fibrous striated structural matrix
US5993869A (en) 1995-08-18 1999-11-30 Conagra, Inc. Packaged microwave popcorn formulation
US5686128A (en) 1995-08-31 1997-11-11 Nabisco Technology Company Apparatus and method for triple co-extruding a snack product
US5620722A (en) 1995-10-03 1997-04-15 Hoover Universal, Inc. Extrusion head for blow molding
US5811048A (en) * 1996-06-17 1998-09-22 Corning Incorporated Process of and apparatus for homogenizing a flow stream
CA2326590A1 (en) * 1998-04-02 1999-10-14 Robert L. Prosise Dough compositions for making half-products and farinaceous snacks produced therefrom
US6850810B1 (en) 1999-12-17 2005-02-01 General Electric Company Method and system for designing a profile extrusion capping die
FR2803491B1 (fr) * 2000-01-07 2003-10-03 Bongrain Sa Procede de coextrusion avec canules de coextrusion
US6605309B2 (en) 2001-06-22 2003-08-12 Cargill, Inc. Food composition
EP1321159A1 (en) 2001-12-21 2003-06-25 CHIESI FARMACEUTICI S.p.A. Pressurized metered dose inhaler (pMDI) actuators with laser drilled orifices
US6607772B1 (en) 2002-02-08 2003-08-19 Recot, Inc. Method and apparatus for producing a braided puff extrudate
US7572476B2 (en) 2002-12-18 2009-08-11 Kraft Foods Global Brands Llc Process for producing a simulated nut
CA2512200C (en) * 2002-12-30 2012-04-17 Kerry, Inc. Cutter assembly for extruding shaped food pieces
US7235276B2 (en) * 2003-09-24 2007-06-26 General Mills Ip Holdings Ii, Llc High protein puffed food product and method of preparation
MX2007000686A (es) * 2004-07-19 2009-02-11 Procter & Gamble Alimento bocadillo con bajo contenido de carbohidratos.
US20060019009A1 (en) * 2004-07-26 2006-01-26 Keller Lewis C Low carbohydrate direct expanded snack and method for making
CA2624873A1 (en) * 2005-10-13 2007-04-19 Archer-Daniels-Midland Company Food products containing legume products and processes for producing the food products

Also Published As

Publication number Publication date
EP2154986A1 (en) 2010-02-24
EP2154986A4 (en) 2014-10-29
CN101646353B (zh) 2013-06-05
RU2429707C2 (ru) 2011-09-27
US20120015091A1 (en) 2012-01-19
MX2009010703A (es) 2009-11-11
WO2008124252A1 (en) 2008-10-16
CN101646353A (zh) 2010-02-10
AU2008236554A1 (en) 2008-10-16
US20080248179A1 (en) 2008-10-09
CA2682484C (en) 2013-12-24
AR065905A1 (es) 2009-07-08
ZA200907314B (en) 2010-07-28
CL2008000961A1 (es) 2008-10-24
CA2682484A1 (en) 2008-10-16
AU2008236554B2 (en) 2012-07-05
EP2154986B1 (en) 2016-07-13
RU2009139798A (ru) 2011-05-10
US8062685B2 (en) 2011-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0809701A2 (pt) Lanche expandido direto fabricado com farinha de amendoim e método para fabricação
US11793214B2 (en) Extruded protein product and methods of making
US7569244B2 (en) Ready-to-eat dry fruit products and process
RU2423874C1 (ru) Cпособ изготовления экструдированного бобового закусочного пищевого продукта
US4497840A (en) Cereal foods made from oats and method of making
EP1143811B1 (en) Food particulate
CA2717019C (en) Process for forming shaped foods from fruit meal
AU2016225125B2 (en) Process of production of popcorn products from cornmeal
AU2016355306B2 (en) High protein flakes derived from protein pellets
US20130202774A1 (en) Extruded Legume Snack Food
CA2559380C (en) Ready-to-eat dry fruit products and process
CA3240787A1 (en) Extruded food pieces having a rough textured surface and methods of making
MXPA06010766A (es) Productos de fruta seca listos para comerse y procedimiento.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2368 DE 24-05-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23L 7/165 (2016.01), A23P 30/34 (2016.01)