BRPI0808161A2 - Composição, e, método. - Google Patents

Composição, e, método. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0808161A2
BRPI0808161A2 BRPI0808161-1A BRPI0808161A BRPI0808161A2 BR PI0808161 A2 BRPI0808161 A2 BR PI0808161A2 BR PI0808161 A BRPI0808161 A BR PI0808161A BR PI0808161 A2 BRPI0808161 A2 BR PI0808161A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
composition
oil
betaine
salt
Prior art date
Application number
BRPI0808161-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Christine M Popoff
Diana Henao
Original Assignee
Colgate Palmolive Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39592125&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0808161(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Colgate Palmolive Co filed Critical Colgate Palmolive Co
Publication of BRPI0808161A2 publication Critical patent/BRPI0808161A2/pt
Publication of BRPI0808161B1 publication Critical patent/BRPI0808161B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q15/00Anti-perspirants or body deodorants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/92Oils, fats or waxes; Derivatives thereof, e.g. hydrogenation products thereof
    • A61K8/922Oils, fats or waxes; Derivatives thereof, e.g. hydrogenation products thereof of vegetable origin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K2800/00Properties of cosmetic compositions or active ingredients thereof or formulation aids used therein and process related aspects
    • A61K2800/80Process related aspects concerning the preparation of the cosmetic composition or the storage or application thereof
    • A61K2800/87Application Devices; Containers; Packaging
    • A61K2800/874Roll-on

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Disinfection, Sterilisation Or Deodorisation Of Air (AREA)

Description

“COMPOSIÇÃO, E, MÉTODO” FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
As composições antiperspirantes e/ou desodorantes são usadas para reduzir o suor em uma região auxiliar (axila) e/ou para matar as bactérias nesta região para reduzir ou eliminar o odor corporal causado pelo desenvolvimento das bactérias nesta região. Antiperspirantes/desodorantes podem ser fornecidos em muitas formas, tal como um roll-on, um gel, ou como um bastão sólido. Estas composições são aplicadas à região axilar, e estas secadas como os carreadores voláteis evaporados para deixar o material ativo. Quando a composição roll-on ou gel seca, estas podem levar à sensação de pele pegajosa com uma sensação úmida.
Será desejado para fornecer uma composição antiperspirante/desodorante que reduz ou elimina a sensação pegajosa ou úmida, e em particular pelas aplicações roll-on onde o teor de água é usualmente mais do que 50% da fórmula.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma composição que compreende:
a) pelo menos um óleo derivado de planta tendo um ponto de fusão de cerca de -15 a cerca de 38°C em uma quantidade de cerca de 5% ou menos em peso; e
b) pelo menos uma escolha ativa de antiperspirantes ativos e desodorante ativos em uma quantidade de cerca de 0,5 a cerca de 22% em peso da composição em uma base em peso de ativo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Como usado em toda parte, as faixas são usadas como uma estenografia para a descrição de cada e a cada valor que está dentro da faixa. Qualquer valor dentro da faixa pode ser selecionado como o terminal da faixa. As referências à quantidades em porcentagens em toda a parte desta especificação são baseadas no peso ativo do material ao peso total da composição, exceto pelos tensoativos, que são baseados em como fornecido.
A composição pode ser um líquido ou um gel. Na forma líquida, a composição pode ser formulada a ser um antiperspirante e/ou desodorante roll-on. Na forma líquida, a composição pode ser um óleo em 5 emulsão de água ou uma água em emulsão de óleo. Em uma forma de realização, a composição é uma emulsão líquida de água em óleo. Na forma de gel, a composição pode ser anidra ou aquosa. O líquido pode estar contido em qualquer dispensador de roll-on que tem uma esfera para a aplicação de uma composição à superfície da pele.
Em uma forma de realização, a composição exclui glicerina
(glicerol), sorbitol, etileno glicol, propileno glicol, óleo de girassol, óleo de semente de borragem e combinações dos mesmos. Quando presente nas quantidades suficientes, estes materiais aumentam a pegajosidade da composição bem como tempo de secagem do produto. Também, a adição destes componentes não adicionam a estrutura a uma composição.
A composição inclui um óleo derivado de planta tendo um ponto de fusão de cerca de - 15 a cerca de 38°C, que é um óleo que é obtido a partir da planta ou é um equivalente sinteticamente manufaturado. Como usado neste, o termo óleo inclui materiais que são definidos como uma cera 20 líquida. Por exemplo, óleo de jojoba pode ser referido como uma cera líquida. Os ésteres metílicos e etílicos de óleos derivados de planta também são incluídos na definição de um óleo derivado de planta. Este óleo derivado de planta pode fornecer a estrutura a uma composição. Em uma forma de realização, este material está presente em uma quantidade de cerca de 5% ou 25 menos em peso da composição. Os níveis mais altos do que 5% ganharão uma sensação oleosa/gordurenta a uma composição e dão um período seco aumentado. Em uma forma de realização, a quantidade do óleo derivado de planta é de cerca de 1 a cerca de 3% em peso da composição. Exemplos do óleo derivado de planta inclui, mas não são limitados a, óleo de soja, óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de cártamo, óleo de semente de palma, óleo de semente de algodão, e óleo de pinhão. Em certas formas de realização, os óleos derivados de planta são parcialmente versões hidrogenadas destes óleos. Os níveis inferiores de não saturação pode reduzir a interação química 5 potencial com outros componentes roll-on e também pode reduzir a tendência pelo óleo para oxidar e formar um odor rançoso que é forte na fragrância. Este valor de iodo e os percentuais dos saturados (que são inversamente proporcional a cada outro) são duas maneiras de descrever o grau de hidrogenação presente no óleo derivado de planta.
A presença do óleo derivado de planta reduz a pegajosidade do
antiperspirante ativo, que é observado na fase aquosa. A adição de emolientes opcionais em combinação com o óleo derivado de planta também pode ganhar o efeito desejado quando a quantidade total do emoliente e o óleo derivado de planta é de cerca de 5% ou menos. A pegajosidade é determinada por um 15 painel sensorial técnico que compreende pelo menos 10 participantes preparados para avaliar as propriedades da sensação da pele das fórmulas. Uma das características dos produtos medido no teste, tanto no ante-braço quanto na axila, é a pegajosidade. O participante preparado avalia uma pegajosidade do produto pela sensação do produto com as pontas dos dedos 20 em um dado intervalos de períodos e avalia a pegajosidade em uma escala de 0 (não pegajoso) a 10 (muito pegajoso).
Melhorando a sensação úmida também pode ser atingido pelo fornecimento de algumas estruturas e corpo da fórmula que quem usa percebe como o fornecimento de uma abundância à fórmula.
Em uma forma de realização, o óleo derivado de planta é
selecionado ser parcialmente hidrogenado e tem um ponto de fusão que é de cerca de -15°C (5o F) a cerca de 38°C (100° F). Em uma outra forma de realização, o ponto de fusão é de cerca de 26°C (80° F) a cerca de 35°C (95° F). Para obter o ponto de fusão desejado, o óleo derivado de planta pode ser parcialmente hidrogenado ou uma mistura de não hidrogenado com óleos e/ou ceras parcialmente ou totalmente hidrogenadas.
Em uma forma de realização, o óleo com base vegetal compreende um óleo de soja parcialmente hidrogenado tendo um valor de 5 iodo na faixa de cerca de 75 a cerca de 80. O valor de iodo pode ser medido por ASTM D5554-95 (2006). Este óleo de soja parcialmente hidrogenado pode ser obtido de Cargill sob a designação do produto S-500. Este material tem uma distribuição do ácido graxo típico mostrado na tabela abaixo. Quantidades mostradas são em % em peso.
C16:0 10,5-11,2 C18:0 6,8-7,5 C18:l 61-65 C18:2 16-19 C18:3 0-0,2 Saturados 17,5-19,5 Trans 34-39 Um outro benefício do uso de um óleo vegetal parcialmente
hidrogenado tal como óleo de soja é que este pode fornecer a estrutura, na forma da viscosidade aumentada, a uma composição. A viscosidade ou a estrutura de uma composição líquida é medido em mPas (centipoise) por um viscômetro Brookfield a 23°C usando rosca 4 em um ajuste de 20 RPM. A 15 viscosidade de uma composição em gel é medida em Pa (G' e G") por um reômetro AR 1000 a 21°C usando um modo oscilatório.
Um benefício adicional do uso de um óleo vegetal parcialmente hidrogenado tal como óleo de soja dentro da presente invenção é o alívio da fragrância de uma composição. O nível reduzido do mau odor formado durante o envelhecimento da composição quando a formulação com o óleo vegetal parcialmente hidrogenado, deixando para a fragrância fornecer
r
melhor hedonismo da fragrância sem ter que cobrir o mau odor. Oleo vegetal parcialmente hidrogenado tem um valor de iodo inferior, que corresponde às ligações duplas menores. O número reduzido das ligações duplas fornecido por uma propensão inferior para a degradação da fragrância.
Qualquer tensoativo que pode ser usado em composições antiperspirante e/ou desodorante podem ser incluídos O tensoativo pode ser incluído em qualquer quantidade desejada. Em uma forma de realização, a 5 quantidade do tensoativo é de cerca de 2 a cerca de 12% em peso da composição. A quantidade na composição é com base no material fornecido. Em uma outra forma de realização, a quantidade do tensoativo é de cerca de 3 a cerca de 10% em peso. Em uma forma de realização, quando a composição é uma fórmula roll-on de água em óleo, a quantidade do tensoativo é de cerca 10 de 2 a cerca de 5%. Em uma forma de realização, quando a composição é uma composição de gel de óleo em água, a quantidade do tensoativo é de cerca de
3 a cerca de 10%. Exemplos do tensoativo inclui, mas não são limitados a, tensoativos não iônicos, tensoativos de silicona e combinações dos mesmos.
Os tensoativos não iônicos que podem ser usado incluem, mas 15 não são limitados a, (a) ésteres de sorbitano e ésteres etoxilados de sorbitano (por exemplo isoestearato de sorbitano PEG-20, monolaurato de sorbitano, polisorbato-20, polisorbato-40, polisorbato-60, polisorbato-80); (b) etoxilados (por exemplo, Cetet-20, óleo de mamona PEG-30, óleo de mamona hidrogenado PEG-40, óleo de mamona hidrogenado PEG-60, Lauret-7, 20 Isolauret-6, Steareth-10, Steareth-20, Steareth-21, Steareth-100, Cetearet-12, Olet-5, Olet-10); (c) adutos etoxilados (por exemplo, estearato PEG-25, estearato de glicerila e estearato PEG-100); (d) ésteres de PEG (por exemplo, oleato de PEG-8, laurato de PEG-8, dilaurato de PEG-8, dilaurato de PEG-12, diisoestearato PEG-80, estearato PEG-40); (e) propoxilados (por exemplo, 25 butanodiol PPG-10, éter oléico PPG-50, PPG-2-cetearet-9, PPG-3-decet-3, PPG-5-cetet-20); (f) triglicerídeos etoxilados modificados (por exemplo, glicerídeos de milho PEG-20, glicerídeos de semente de palma PEG-12); (g) etoxilados aromáticos alquilfenóis (por exemplo, etoxilado de dinonilfenol com 9 mols de EO, etoxilado de octilfenol com 20 mols de EO, etoxilado de octilfenol com 40 mols de EO); (h) copolímeros bloqueadores que são glicóis alcoxilados tendo segmentos etoxilados e propoxilados (por exemplo, POLOXAMER™ 182 e 234, benzoato POLOXAMER™ 105, e MEROXAPOL™ 174); e combinações dos mesmos. Em uma forma de 5 realização, o tensoativo não iônico é selecionado de modo que este tem um valor HLB (balança lipofílica-hidrofílica) de 8 a 16 (mais particularmente 8 a 12).
Em uma forma de realização, o tensoativo não iônico é selecionado de tensoativos não iônicos etoxilados e tensoativos n~/ao iônicos propoxilados. Exemplo deste inclui, mas não são limitados a Stearet 2, Stearet
20, e Stearet 21. Em uma forma de realização da composição água em óleo, uma combinação de 2 tensoativos, um tendo um valor HLB de cerca de 2 a cerca de 8 (tal como Stearet 2) e o outro tendo um HLB de cerca de 9 a cerca de 18 (tal como Stearet 20 e 21), pode ser usado.
Exemplos de tensoativos de silicona podem ser observados na
Patente dos Estados Unidos N°. 6.485.716, que é incorporado neste por referência apenas para a listagem dos tensoativos de silicona. Os tensoativos de silicona adequados incluem os poliglicosídeos de silicona (por exemplo, glicosídeo etóxi de dimeticona octila) e copolióis de silicona tendo um valor 20 HLB (balança lipofílica-hidrofílica) < 8. o valor HLB pode ser medido em uma variedade de maneiras tal como descritas nas referências convencionais ou observadas listadas nas tabelas de um registro dos dados de tais valores. Este é entendido que qualquer tipo de técnica de medição HLB pode ser usada.
No geral, os copolióis de silicona incluem, mas não são
limitados a, copolióis das seguintes Fórmulas I e II. Os materiais da fórmula I podem ser representados por:
(R10)3SiO[(R")2SiO]xSi(R72)(RbO(C2H,O)p(C3H6O)sRc)O]ySi(R'3)3
em que cada um de R , R , R12, e R13 pode ser o mesmo ou diferente e cada um é selecionado de alquila CrCe, Rb é o radical -CmH2m-; Rc é um radical de terminação que pode ser hidrogênio, um grupo alquila de um a seis átomos de carbono, um grupo de éster tal como acila, ou um grupo arila tal como fenila; m tem um valor de dois a oito; p e s tem tais valores que o segmento oxialquileno -(C2H4O)p-(C3Hl6O)-S- tem um peso molecular na faixa de 200 a 5.000; o segmento preferivalmente tendo cinqüenta a cem percentual de mol de unidades de oxietileno -(C2H4O)p- e um a cinqüenta percentual de mol de unidades de oxipropileno -(CbH6O)-S-; x tem um valor de 8 a 400; e y tem um valor de 2 a 40. Preferivalmente cada um de R105 R11j R12, e R13 é um grupo metila; Rc é H; m é preferivalmente três ou quatro em que o grupo Rb é mais preferivalmente o radical -(CH2)3-; e os valores de p e s são tal como fornecer um peso molecular do segmento oxialquileno (C2H4O)p-(CsHeO)s- de entre cerca de 1.000 a 3.000. Em uma forma de realização, p e s deve cada um ter um valor de cerca de 18 a 28. Em uma forma de realização, o copoliol de silicona é copoliol de dimeticona.
Um segundo poléter de siloxano (copoliol) tem a fórmula II: (RI0)3SiO[(R,1)2SiO]xSi(R12) (RkO(C2H4O)pRc)OJySi(R13)3
em que p tem um valor de 6 a 16; x tem um valor de 6 a 100; e y tem um valor de 1 a 20 e outras porções tem a mesma definição como definido na fórmula I.
Deve ser entendido que tanto nas formulas I quanto na II mostrada acima, que os copolímeros de oxialquileno siloxano podem, em
formas de realização alternativas, tomar a forma de poliéteres bloqueados na
1-
extremidade em que o grupo de ligação R , o segmento oxialquileno, e o radical de terminação Rc ocupa as posições ligadas às extremidades da cadeia de siloxano, antes do que sendo ligadas a um átomo de silicona na cadeia de siloxano. Deste modo, um ou mais dos substituintes R10, R11i R12, e R13 que são ligados aos dois átomos de silicona terminal na extremidade da cadeia de siloxano podem ser substituídos com o segmento -Rb-0-(C2 H40)p-(C3H60)sI R ou com o segmento -R -O-(C2H4O)P-Rc. Em alguns exemplos, pode ser desejável fornecer o segmento -Rb-O-(C2H4O)p-(C3H6O)S-Rc ou o segmento Rb-O-(C2H4O)p-Rc em localizações que são na cadeia de siloxano bem como em localizações em uma ou ambas extremidades da cadeia de siloxano.
Exemplos particulares de copolióis de dimeticona adequados são disponível comercialmente ou experimentalmente a partir de uma variedade de fornecedores incluindo Dow Corning Corporation, Midland, Mich.; General Electric Company, Waterford, N.Y.; Witco Corp., Greenwich, Conn.; e Goldschmidt Chemical Corporation, Hopewell, Va. Exemplos de produtos específicos incluem DOW CORNING 5225C de Dow Corning, que é um copoliol dimeticona a 10% em ciclometicona; DOW CORNING 2- 5185C, que é um copoliol dimeticona a 45-49% em ciclometicona; SILWET L-7622 de Witco; ABIL EM97 de Goldschmidt, que é um copoliol dimeticona a 85% em ciclometicona D5; e vários copolióis dimeticona disponível comercialmente na literatura.
Também deve ser notado que várias concentrações dos copolióis dimeticona em ciclometicona podem ser usados. Enquanto uma concentração de 10% em ciclometicona é frequentemente vista comercialmente, outras concentrações podem ser feitas pela retirada de ciclometicona ou adição de ciclometicona adicional. Os materiais de concentrações maiores tal como DOW CORNING 2-5185 pode ser usado em uma forma de realização.
Em uma forma de realização, 0,5 a 5% em peso (particularmente 1,0 a 2,0%) de um copoliol de silicona a 10% tal como copoliol dimeticona na mistura de ciclometicona pode ser usado, em que a quantidade da mistura adicionada é selecionada de modo que o nível do copoliol de silicona na composição está na faixa de 0,05 a 0,5% (particularmente 0,1%) (por exemplo, 1% de um copoliol dimeticona a 10% na mistura ciclometicona). A composição pode adicionalmente incluir uma betaína. A betaína desta invenção não é um tensoativo. A betaína na nomenclatura IUPAC é sal inerte do hidróxido l-carbóxi-N,N,N-trimetilmetanamônio, com nomes alternativos incluindo betaína carboximetil-trimetil-amônio ou sal inerte do hidróxido (carboximetil)trimetilamônio ou glicina betaína ou glicol betaína ou glicila bateína ou trimetil glicina ou trimetilglicol. Para a conveniência, o material da fórmula A (C5H11NO2 ; Massa = 117,08 amu; peso molecular = 117,15; análise como C: 51.26; H: 9.46; N: 11.96; 0: 27.32) será referido como Betaína.
Θ
CH3 \
I /c==°
I© /
H3C-N-CH2
CH3
A forma de cloridreto é também incluída no escopo desta
invenção. A forma de cloridreto pode ser representado pela fórmula Aa, e será referido como cloridreto de Betaína:
0
°\
CH3 \
I /c=°
1© /
H3C-N-CH2
I HCl
CH3
O uso da betaína referi-se à Betaína da fórmula A ou o cloridreto de Betaína da fórmula Aa. Mais informação a cerca da betaína pode ser observado na Patente dos Estados Unidos N°. 6.969.510, que é incorporado neste por referência apenas para esta descoberta de Betaína.
A betaína pode ser incluída na composição em qualquer quantidade desejada. Em uma forma de realização, a quantidade combinada do óleo vegetal e/ou cera com betaína é de cerca de 10% em peso da 20 composição ou menos. Em uma outra forma de realização, a quantidade combinada é de cerca de 4 a cerca de 8% em peso. Em uma outra forma de realização, a razão do peso da betaína ao óleo vegetal e/ou cera é de 3:1 a 1:1. A composição pode adicionalmente incluir sais inorgânicos ionizáveis. Estes sais ionizáveis são da forma de MaXb onde a=l, ou 2 e b=l ou 2; M é um membro selecionado de Na+1, Li+1, K+1, Mg+2, Ca+2, Sr+2, e Zn+2 e X é um membro selecionado de cloreto, brometo, iodo, citrato, gliconato, 5 lactato, glicinato, glutamato, ascorbato, aspartato, nitrato, fosfato, hidrogenfosfato, diidrogenfosfato, formato, malonato, maleato, succinato, carbonato, bicarbonato, sulfato, e hidrogenossulfato. Em certas formas de realização, os sais selecionados são selecionados de NaCl e ZnCl2- Como será apreciado por aqueles habilitados na técnica, quanto este pode ser possível 10 sob certas circunstâncias por adicionar um sal diretamente em uma porção da mistura durante a fabricação, é desejado adicionar o sal como uma mistura ou
r
solução do sal em um carreador ou solvente, particularmente água. E claro que várias concentrações da mistura do sal pode ser feita.
Quando a composição inclui um antiperspirante ativo, qualquer um dos materiais de antiperspirante ativos conhecidos podem ser utilizados na composição. Antiperspirantes ativos incluem, mas não são limitados a, cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio, sesquicloroidrato de alumínio, hidroxicloretos zircônio-alumínio, complexos e adutos dos ingredientes ativos mencionados acima com glicol, tal como propileno glicol (por exemplo, "Reidrol" II de Reheis Chemical Co.), e combinações dos mesmos. Os sais zircônio-alimínio conhecido em combinação com aminoácidos neutros, tal como glicina (por exemplo, tetraclorohidrex de zircônio-alumínio Gly) também pode ser usado. No geral, qualquer uma das categorias I dos ingredientes do antiperspirante ativo, listado no Food e Drug Administration's Monograph on Antiperspirant Drug Products for overall-thecounter human use (Oct. 10, 1973) pode ser usado.
Em outras formas de realização, o antiperspirante ativo é um sal de alumínio e/ou um sal de zircônio-alumínio, tal como aqueles descritos acima, que ainda são estabilizados pela betaína e um sal de cálcio. Mais informações da betaína e sais antiperspirantes estabilizados pelo sal de cálcio podem ser observados no Pedido de Aplicação da Patente U.S. N°. 2006/0204463 por Tang et al, que é incorporado neste por referência apenas para a descoberta dos antiperspirantes ativos.
Em outra forma de realização, o antiperspirante ativo, tal como
aquele descrito acima, é selecionado e tem um metal baixo à razão de cloreto. Exemplos destes antiperspirantes ativos podem ser observados na Patente U.S. N°. 6.375.937 por Chopra et al. e no Pedido de Publicação da Patente U.S. N°. 2004/0109833 por Tang et al., que são incorporados neste por referência apenas na sua descoberta do antiperspirante ativo.
Em outras formas de realização, o tipo de sal de interesse, um tetrasal de zircônio alumínio ou octasal livre de glicina são usados em que o sal alumínio zircônio é estabilizado pela Betaína e tem um metal na razão de cloreto de cerca de 0,9:1 a cerca de 1,3:1 (e em outras formas de realização de 15 cerca de 0,9:1 a cerca de 1,2:1 ou cerca de 0,9:1 a cerca de 1.1:1). Para o tretasal, a razão atômica Al/Zr pode ser cerca de 3,2:1 a cerca de 4,1:1.0 e a razão molar da Betaína:zircônio pode ser cerca de 0,2:1 a cerca de 3,0:1 (ou em outras formas de realização de cerca de 0,4:1 a cerca de 1,5:1). Um outro sal que pode ser usado é um sal de cloreto de alumínio tamponado por 20 Betaína, em que o sal tem um metal pela razão do cloreto de 0,9:1 a 1,3:1 (e em outras formas de realização de cerca de 0,9:1 a cerca de 1,2:1 ou cerca de
0,9:1 a cerca de 1,1:1). Para o octasal a razão atômica do Al/Zr é de cerca de 6,2:1 a cerca de 10,0:1 e a razão molar de Betaína:Zr é de cerca de 0,2:1 a cerca de 3,0:1 (ou em outras formas de realização de cerca de 0,4:1 a cerca de 25 1,5:1). Em uma forma de realização, no caso de um sal que contém zircônio, a Betaína é incorporada durante a síntese do sal de modo como para maximizar o efeito da estabilização deste ingrediente (especialmente nas espécies de zircônio). Alternativamente, pode ser pós-adicionado a um sal livre de glicina junto com os ingredientes de fase ativa adicional para formar uma Betaína estabilizada ativa.
Exemplos de tetrassais de razão M:C1 baixa livre de glicina comercialmente disponível e octassais incluem, mas não são limitados a, REZAL™ AZP 955 CPG e REZAL™ AZP 885 respectivamente (ambos de 5 Reheis Chemical Company, Berkeley Heights, NJ). Uma descrição mais detalhada da fabricação de tais sais comercialmente disponíveis podem ser observados por exemplo, na Patente U.S. N°. 7.074.394 e 6.960.338. Ainda os exemplos da fabricação destes tipos de complexos de sais são descritos no Publicação do Pedido de Patente U.S.N°. 2004/0198998 e Patente dos Estados 10 UnidosN0.7.105.691.
Além disso as propriedades anti-irritação da Betaína, também tem observado que as formulações antiperspirantes preservam sua estabilidade na fragrância no envelhecimento quando o sal Al/Zr é usado em associação com Betaína.
Adicionalmente, o antiperspirante ativo pode ser um sal de
cálcio estabilizado pelo antiperspirante ativo. Exemplos de sais de cálcio estabilizados pelo antiperspirante ativo pode ser observado na Publicação do Pedido de Patente U.S. N°. 2006/0204463, que é incorporado neste por referência apenas para a descoberta do sal de cálcio estabilizado pelo antiperspirante ativo.
Além disso, qualquer novo ingrediente, não listado na monografia, tal como nitratoidrato de alumínio e esta combinação com hidroxicloretos de zirconila e cloroidratos estanosos de nitrato de alumínio, pode ser incorporado como um antiperspirante ativo. Antiperspirante ativos 25 podem incluir, mas não são limitados a, os seguintes: sal adstringente de alumínio, sal adstringente de zircônio, bromoidrato de alumínio, cloroidrato de alumínio, dicloroidrato de alumínio, sesquicloroidrato de alumínio, cloroidrex de alumínio PG, dicloroidrex PG de alumínio, sesquicloroidrex PG de alumínio, cloroidrex PEG de alumínio, dicloroidrex PEG de alumínio, sesquicloroidrex PEG de alumínio, cloreto de alumínio, sulfato de alumínio, cloroidrato de zircônio alumínio, tricloroidrato de zircônio alumínio, tetracloroidrato de zircônio alumínio, pentacloroidrato de zircônio alumínio, octacloroidrato de zircônio alumínio, propileno glicol de tetracloroidrex de 5 zircônio alumínio, tricloroidrex Gly de zircônio alumínio, tetracloroidrex Gly de zircônio alumínio, pentacloroidrex Gly de zircônio alumínio, octacloroidrex Gly de zircônio alumínio, sulfato de alumínio tamponado, alume de potássio, lactado de cloroidroxi de alumínio sódico. Em uma forma de realização, o antiperspirante ativo é cloroidrato de alumínio. Em uma outra 10 forma de realização, o antiperspirante ativo é propileno glicol de tetracloroidrex de zircônio alumínio.
Quando a composição contém um desodorante ativo, qualquer desodorante ativo conhecido pode ser usado. Exemplos de desodorantes ativos inclui, mas não são limitados a ativos anti-microbianos, álcoois, éter 15 2,4,4-tricloro-2'-hidroxi difenílico (Triclosan), octoxiglicerina (SENSIVA™ SC 50). Cloreto de benzetônio, poliexametileno biguanidas, trietilcitrato, 2- amino-2-metil-l-propanol (AMP), brometo de cetiltrimetilamônio, cloreto de piridínio cetila, bactericidas e bacteriostáticos.
A composição também pode conter particulados que incluem 20 mas não são limitados a talco, mica, encapsulados de fragrância, ou modificadores hidrofobicamente de amido, tal como succinato de octenila de amido de alumínio (MACKADERM ™ ASTRO-DRY™ de McIntyre Group Ltd.). Se a composição está em uma forma líquida e é dispensada através de um aplicador roll-on, o tamanho da partícula média do material recolocado 25 em suspensão é do tamanho que este pode passar através da aplicação para prevenir o aplicador de esfera a partir do mal funcionamento. Usualmente, o tamanho da partícula média não excede 150 mícrons.
Em certas formas de realização, a composição também pode conter como um ingrediente opcional pelo menos uma mistura de éster alfa, beta-insaturado que contra ataca o mau cheiro ou misturas de tais materiais. Em certas formas de realização, o nível de composição que contra ataca o mau cheiro libera um controle de odor sensível benéfico quando liberado a partir de uma composição de antiperspirante e/ou desodorante é de cerca de
0,05 a cerca de 0,45% em peso com base na composição total. Os materiais de éster alfa, beta-insaturado, que contra atacam o mau cheiro são incorporados dentro da fase oleosa de uma composição antiperspirante. O exemplo destes componentes que contra atacam o mau cheiro pode ser observado na Patente U.S. N°. 6.610.648 e Patente U.S. N°. 6.495.097, que são incorporados neste apenas para divulgação de, ésteres alfa, beta-insaturados. Por exemplo, nesta invenção a mistura de éster alfa, beta-insaturado que neutraliza o odor demonstra a estabilidade não esperada nas composições de antiperspirante contendo sais livres da razão de metal inferior:cloreto (M:C1) de glicina. Exemplos de éster alfa, beta-insaturados podem ser observados em W02005/025523, que foi depositado nos Estados Unidos como Pedido U.S. N°. 10/571.488, ambos que são incorporados neste por referência à extensão que este não entra em conflito com a descoberta neste relatório descritivo.
Exemplos de alfa, éster não saturado por beta inclui, mas não são limitados a:
(1) ésteres de alquila do ácido 3-fenil-2-propenóico em que R1 é um substituinte no anel benzeno e é selecionado de uma alquila, um alcóxi, uma arila, ou uma arila substituída. Em certas formas de realização, R1 é selecionado de H, a alquila Ci a Cg, a alcóxi Ci a
C8, ou uma arila; e R é um grupo existente que substitui o
m 2
hidrogênio do ácido carboxílico para formar o éster onde R tem
maior do que 6 átomos de carbono, uma arila, ou um grupo arila substituído, em certas formas de realização R é uma alquila C6 a C i2 ou é um grupo benzila; e
(2) um éster do ácido maléico ou fumárico tendo cadeias de carbono do éster linear a partir de 3 a 9 carbonos, por exemplo fiimarato de diexila;
(3) éster do ácido e-fenil propenóico selecionado de cinamato de metóxi octila, cinamato de feniletila, cinamato de benzila; e (4) um éster não saturado alifático, tal como fumarato de diexila.
A composição pode conter emolientes em qualquer quantidade desejada para atingir um efeito emoliente desejado. Em uma forma de realização, a quantidade do emoliente é de até cerca de 6% em peso da composição. Em uma outra forma de realização, a quantidade é de até cerca 10 de 2%. O emolientes são conhecidos na técnica e são usados para comunicar um efeito suavizante na pele. Os emolientes são voláteis são preferíveis na presente invenção. As classes de emolientes não voláteis incluem emolientes que não de silicona ou de silicona. Os emolientes que não de silicona não voláteis incluem benzoato de alquila C12-15. O material de silicona não volátil 15 pode ser um polietersiloxano, polialquilarilsiloxano ou copolímero de polietersiloxano. Um material de silicona não volátil ilustrativo na presente invenção é fenil trimeticona. Os exemplos não limitantes de emolientes pode ser observados na Patente dos Estados Unidos N0 6.007.799. Os exemplos incluem, mas não são limitados a, éter butílico PPG-14, PPG-15 estearil éster, 20 éter miristílico PPG-3, álcool estearílico, ácido esteárico, monoricinoleato de glicerila, palmitato de isobutila, monoestearato de glicerila, estearato de isocetila, sebo sulfatado, álcool oleílico, propileno glicol, laurato de isopropila, óleo de marta, estearato de sorbitano, álcool cetílico, óleo de mamona hidrogenado, estearato de estearila, glicerídeos de soja hidrogenados, 25 isoestearato de isopropila, laurato de hexila, brassilato de dimetila, oleato de decila, adipato de diisopropila, sebacato de n-dibutila, sebacato de diisopropila, palmitato de 2-etil hexila, isononanoato de isononila, isononanoato de isodecila, isononanoato de isotridecila, palmitato de 2-etil hexila, estearato de 2-etil hexila, Di-(2-etil hexil) adipato), Di-(2-etil hexil) succinato, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, estearato de isopropila, octacosanol, estearato de butila, monoestearato de glicerila, polietileno glicóis, ácido oléico, trietileno glicol, lanolina, óleo de mamona, álcoois lanolínicos acetilados, lanolina acetilada, petrolato, éster isopropílico 5 de lanolina, ácidos graxos, óleos minerais, miristato de butila, ácido isoesteárico, ácido palmítico, éter oleílico PEG-23, oleato de oleíla, linoleato de isopropila, lactato de cetila, lactato de laurila, lactato de miristila, hidróxi alquila quatemizada, aminogluconato, óleos vegetais, oleato de isodecila, neopentanoato de isostearila, miristato de miristila, etóxi miristato de oleíla, 10 estearato de diglicol, monoestearato de etileno glicol, estearato de miristila, lanolato de isopropila, ceras de parafina, ácido glicirrízico, estearato de hidrocietila amida. Em uma forma de realização,
Em uma forma de realização, o emoliente é selecionado de siliconas lineares, iliconas cíclicas, hidrocarbonetos, poliidróxi álcoois tendo 15 mais do que 3 átomos de carbono, éteres polialquilenoglicólico líquidos ou sólidos contendo uma porção de polipropileno glicol (PPG) e terminação em um éter alquílico e combinações dos mesmos. Em uma outra forma de realização, o emoliente é uma silicona volátil tendo um ponto cintilante de IOO0C ou menos, tal como ciclometicona ou trisiloxano. Em uma outra forma 20 de realização, o emoliente é uma silicona não volátil, tal como dimeticonol ou uma dimeticona de cadeia mais longa.
Por material de silicona volátil é entendido um material que tem uma pressão de vapor mensurável em temperatura ambiente, para a porção de silicona volátil, os exemplos de siliconas voláteis (particularmente
siliconas com um ponto cintilante de IOO0C ou menos em pressão atmosférica) inclui ciclometicona (especialmente ciclopentassiloxano, também denominado "D5"), "hexametildissiloxano" e dimeticona de baixa viscosidade (por exemplo, fluido Dow Corning 200 tendo uma viscosidade de
0,5 a 5 centistokes). Tais siliconas voláteis incluem iliconas voláteis cíclicas e lineares convencionais. Ilustrativamente e, não por meio de limitação, as siliconas voláteis são um ou mais membros selecionados de polidimetilsiloxanos cíclicos, tais como aqueles representados pela Fórmula III:
CH3
Si—O CH3
(III)
onde n é um número inteiro com um valor de 3 a 7,
particularmente de 5 a 6. Por exemplo, o fluido DC-245 (ou a versão DC-345) da Dow Corning Corporation (Midland, Mich.) é um tipo de ciclometicona que pode ser usado. Este inclui um tetrâmero (ou octilmetilciclotetrasiloxano) e um pentâmero (ou decametilciclopentasiloxano). As siliconas voláteis 10 lineares também podem ser incluídas no grupo de siliconas voláteis e são um ou mais membros selecionados de polidimetilsiloxanos lineares, tais como aqueles representados pela Fórmula IV:
CH3
H3C-Si-O-CH3
CH3 (IV)
que tem uma viscosidade de 0,5 a 5 centistokes.
Os exemplos de tais siliconas voláteis inclui um ou mais membros selecionados de D4, D5, e D6 ciclometiconas e dimeticonas lineares tendo uma viscosidade na faixa de 0,5 a 5 centistokes.
A composição pode conter materiais adicionais que estão incluídos em composições antiperspirantes e/ou desodorantes. Os exemplos incluem, mas não são limitados a álcoois monoídricos, fragrâncias e conservantes.
Quando água está presente, por exemplo, em uma composição roll-on líquida, a quantidade de água na composição é a quantidade para fabricar uma composição de 100% em peso após todos os materiais, incluindo quaisquer materiais opcionais, serem adicionados a uma composição. Em certas formas de realização, a quantidade do água é de pelo menos cerca de 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80% ou 85% em peso da composição.
Os sólidos totais da composição são uma quantidade dos materiais não voláteis na composição. Os sólidos percentuais são medidos por um analisador de umidade/sólidos CEM Smart System que usa a energia de microondas para secar as amostras. Em uma forma de realização, os sólidos totais são menos do que cerca de 25%. Em uma outra forma de realização, os sólidos totais são menos do que cerca de 20%.
A invenção ainda é descrita nos seguintes exemplos. Os exemplos são meramente ilustrativos e de maneira alguma limitam o escopo da invenção como descrito e reivindicado.
As composições líquidas roll-on podem ser preparadas usandose as formulações e os procedimentos dados abaixo.
Procedimento de Fabricação
1. Fase aquosa: Misturarjunto DI Water e Tensoativos:
a. Parte do aquecimento 1 da água a 84 a 85°C.
b. Fusão e adição à água aquecida do tensoativo de fase aquosa (isto é, Stearet 20) Misturar até os sólidos estarem completamente dissolvidos.
c. Manter a temperatura de 80 a 84°C.
2. Fase oleosa: Misturarjuntos os emolientes e o tensoativo.
a. PesarPPG 15.
b. Fundir os tensoativos de fase oleosa (isto é, Stearet 2), adicionar ao PPG-15.
c. Adicionar emolientes e óleos derivados de planta não
fundidos. d. Adicionar BHT e. Aquecer a 5 O0C enquanto mistura-se todos os
ingredientes.
f. Continuar a mistura, levar a temperatura de 64 a 66°C.
3. Usar um disco de **Rustin, adicionar a fase oleosa à fase aquosa sob mistura de corte alto (360 rpm). Taxa de adição: aproximadamente g/minuto. Interromper o aquecimento. Diminuir a velocidade de mistura a 320 rpm.
4. Quando a temperatura cair a 68-70°C, adicionar a solução de EDTA, continuar a mistura a 320 rpm.
5. Ativar a fase de adição
a. Aumentar a velocidade de mistura a 350 rpm e lentamente adicionar a parte 2 da água - (fria).
b. Adicionar ingrediente ativo antiperspirante, continuar a mistura a 350 rpm.
c. Deixar a temperatura cair a 44-46°C.
d. Diminuir a velocidade de mistura a 320 rpm. Adicionar solução de Quatemium 15.
e. Quando a temperatura for 3 5 0C ou abaixo, adicionar lentamente a fragrância usando-se um conta-gotas, continuar a mistura a 320 rpm.
f. Continuar a mistura por 10 a 15 minutos adicionais após a adição da fragrância estar completa.
Alternativamente, uma etapa de homogeneização pode ser incorporada entre as etapas 3 e 4. Usando-se um homogeneizador de Silverson, homogeneizar por 5 minutos após a adição da fase oleosa estar completa.
Alternativamente, a solução ativa antiperspirante também pode ser adicionada junto com a água e os tensoativos de fase aquosa. A viscosidade é medida em mPas (centipoise) usando-se um viscômetro de Brookfield a 230C com rosca 4 em um ajuste de 20 RPM.
Todas as quantidades mostradas nos exemplos abaixo estão em% em peso com base no peso ativo do material exceto para tensoativos, que são baseados como fornecidos. A quantidade para EDTA tetrassódio tetraidratado inclui o peso do hidrato. O EDTA é um de 80%, assim o peso ativo é de 0,2% em peso. Agua OS OS OS OS OS OS QS QS OS OS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS QS Steareth 20 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 1,2 1,2 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 Steareth 21 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0 0 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 PPG-15 Estearil éter 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 0,75 1,56 Steareth-2 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 Isopropil Palmitato 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 VARI0NIC™ APM- 0 0 0 0 0 1 0 0 0,75 1,5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 PPG Álcool 3-miristíIico Ciclopentassiloxano 0 0 0 0 0 0 1,5 1,5 0 0 1,5 0 0 0 0 0 0 0 4,5 0 0 0 0 0 0 (DC245-Dow Corning) Óleo de soja 2,0 0,0 2,0 0,0 2,0 1,0 1,5 0,0 0,0 0,0 0,0 4,5 3,0 0,0 0,0 0,75 1,0 2,0 0 0 0 3 1,0 2,0 3 Parcialmente hidrogenado S500 (cargill) Soja não hidrogenada 0 2,0 0,0 2,0 0 0,0 0,0 1,0 1,0 1,5 1,5 0,0 0 0 4,5 0,0 0,0 0,0 0 4,5 3 0 0 0 0 SlOO (Cargill) tetraidrato de 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 tetrassódio EDTA Di-terc butil para 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 cresol Quaternium-15 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Cloroidrato de 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12,1 12 8 12,1 12 alumínio anidro (Locron™, Clariant) CARBOWAXX™ 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0,5 0 0 0 0 0 0 0 polietileno glicol 400 NF Fragrância 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 0,1 0,1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 % de FASE OLEOSA 6,91 5,91 5,91 5,91 5,91 5,91 6,91 6,41 5,66 6,91 6,91 8,41 6,91 3,91 8,41 5,66 4,91 5,91 8,41 8,45 6,91 6,91 4,91 5,10 6,91 Viscosidade mPas 2670 2120 2340 1530 2115 1510 1550 1600 1700 1720 1670 2430 2500 200 1810 1800 2150 2400 1710 1880 1510 2170 2000 2170 *Α % de fase oleosa é o total do PPG-15 estearil éter, Steareth-2, di-terc-butil para cresol,
ciclopentasiloxano, e óleo de soja. Nos exemplos I a 25 acima, as composições que continham o óleo derivado de planta tinha viscosidade aumentada (estrutura aumentada) em comparação com as composições que não tinham o óleo. Os exemplos adicionais são mostrados na tabela abaixo. Isto pode ser feito usando-se os métodos descritos acima.
26 27 28 29 30 31 32 33 34 Steareth-20 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 Steareth-21 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 Steareth-2 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 PPG-15 estearil éster 1,56 1,56 1,6 1,6 1,56 1,56 1,56 1,56 1,0 Ciclopentasiloxano (DC245 da Dow O 0 1,5 0 0 0 0 0 0 Corning) PPG-3 éter miristílico O 0 0 0 0 0 0 0 0,6 Succinato de alumínio amida O 0 0 0 0 1,5 1,0 0 oetenila (ASTODRY™- Mclntyre) Óleo de jojoba O 0 3,5 0 0 0 0 0 0 Óleo de soja SlOO (Cargill) 3 1,5 0 3,0 1,5 0 0 0 1,5 Óleo de soja S500 (Cargill) O 0 0 0,0 0 1,0 1,0 3,0 0,0 Poli-isobuteno hidrogenado O 0 0 0 0 0 0 0 1,5 FANCOL™ Polyiso-200 Isododecano 1,5 0 0 0 0 0 0 0 0 (Permethyl 99A) Diisopropil Adipato O 1,5 0 0 0 0 0 0 0 (Ceraphyl 230) Neopentil glicol dieptonoato e O 0 0 0 1,5 0 0 0 0 Isododecano LEXFEEL™ D5 Alumínio Cloroidratado 12 12 12,5 12,5 12,5 12,0 12,0 12,0 12,5 (anidro) (Locron, Clariant) Água QS QS QS QS QS QS QS QS QS butil-para-cresol di-terciário 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 EDTA tetrassódio tetraidratado 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 Quatemium 15 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Fragrância 1 1 1 1 1 1 1 1,3 1 Mistura de éster alfa, beta insaturado 0,2 neutralizante do odor Viscosidade 1240 990 1180 1510 960 1710 1680 2500 1140 Os exemplos na Tabela abaixo incluem betaína. Estes podem
ser realizados usando-se os métodos descritos acima.
35 36 37 38 39 40 41 Steareth-20 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 1,2 0,6 Steareth-21 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,0 0,6 Steareth-2 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 2,3 PPG-15 estearil éster 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 1,56 Ciclopentasiloxano (DC245 da Dow Corning) 0 0 1,5 1,5 0 0 1,5 Óleo de jojoba 0 0 1,5 0 0 0 0 Óleo de soja SlOO (Cargill) 3,0 1,0 0 1 0 0 1 Óleo de soja S500 (Cargill) 0 0 0 0 1,0 1,0 0 Poliisobuteno hidrogenado 0 0 0 0 0 0 1,5 FANCOL™ Polyiso-200 Alumínio Zircônio tetracloroidratado 0 0 0 0 12,0 0 0 (anidro) (Z498 - Summit) Alumínio Cloroidratado (anidro) 12,5 12,5 12,5 12,5 0 12,0 12,5 (LOCRON™ da Clariant) Água QS QS QS QS QS QS QS butil-para-cresol di-terciário 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 EDTA tetrassódio tetraidratado 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 Quatemium 15 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 Fragrância 1 1 1 1 1 1,0 1 Trimetil Glicina - Betaína 3 3 3 3 0 0,0 3 CaCl2 (anidro) 0 0 0 0 0 1,0 0,0 Viscosidade 1780 2100 3160 1990 2200 1810 1560 A fórmula abaixo fornece o exemplo de uma composição de
gel de água em óleo que pode ser feita usando-se o seguinte procedimento. Os tamanhos das amostras são de cerca de 500 gramas. O copoliol de silicona (PEG/PPG-18/18 dimeticona), siliconas, óleo de soja e fragrância são pesados e combinados em um béquer. A mistura é agitada de 400 a 600 rpm usando-se um Misturador Lightnin Modelo LI003. Após a mistura tomar-se visualmente homogênea, a fase ativa contendo o ativo antiperspirante em água e o resto dos ingredientes (tripropileno glicol, etanol e água adicional) são adicionados à fase oleosa durante a mistura. A mistura total é misturada por 15 minutos. A mistura é então homogeneizada por 1 a 3 minutos em uma leitura de 40 a 60 em um Transformador Variável Powerstat (Superior Electric Co., Bristol, CT) usando-se um homogeneizador da Greerco Corp. (Hudson, NH). Um viscômetro Brookfield com uma rosca E e temperatura (cerca de 23 °C) foram usados para determinar a viscosidade destas formulações água em óleo. Observe que a velocidade de uma rosca E é de 2,5 rpm
Material Quantidade Ciclometicona (DC345 da Dow Corning) 6 Feniltrimeticona (DC556 da Dow Corning) 1 Dimeticona (DC200 da Dow Corning) 2 PEG/PPG-18/18 dimeticona em ciclopenta- 9 siloxano (DC5225C da Dow Corning-10% ativo) Óleo de soja S-500 (Cargill) 1 Alumínio Zircônio tetracloroidrex propileno glicol (Reheis 36 GPC) 16 (base ativa) Tripropileno glicol 3,3 SD álcool 40 8 Fragrância 0,7 a 1 Água QS

Claims (24)

1. Composição, caracterizada pelo fato de que compreende: a. pelo menos um óleo derivado de planta tendo um ponto de fusão de cerca de -15 a cerca de 38°C em uma quantidade de cerca de 5% ou menos em peso e b. pelo menos um ativo selecionado de ativos antiperspirantes e ativos desodorantes em uma quantidade de cerca de 0,5 a cerca de 16% em peso da composição em uma base em peso de ativo.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a composição exclui glicerina, etileno glicol, propileno glicol, sorbitol, óleo de girassol, óleo de semente de borragem e combinações dos mesmos.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o óleo derivado de planta tem um ponto de fusão de cerca de26 a cerca de 35°C.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o óleo derivado de planta é selecionado de óleo de soja parcialmente hidrogenado, óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de cártamo, óleo de semente de palma e combinações dos mesmos.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o óleo com base vegetal compreende um óleo de soja parcialmente hidrogenado.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o óleo com base vegetal compreende um óleo de soja parcialmente hidrogenado com um ponto de fusão de cerca de 26 a cerca de35°C.
7. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um tensoativo.
8. Composição de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o tensoativo está presente em uma quantidade de cerca de 2 a cerca de 12% em peso da composição.
9.Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ativo antiperspirante está presente.
10. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ativo antiperspirante é livre de glicina com uma razão de metal para cloreto de cerca de 0,9:1 a cerca de 1,3:1 e estabilizado por Betaína.
11. Composição de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que: (1) se um sal de alumínio ou zircônio for usado, então a razão metal/Cl do sal é de cerca de 0,9:1 a cerca de 1,3:1; a razão molar Betaína/Zr está em cerca de 0,2:1 a cerca de 3,0:1 e a razão molar de Betaína:alumínio é e cerca de cerca de 0,05:1 a cerca de 1,0:1; (2) se apenas um sal de alumínio for usado, então a razão molar de alumínio/Cl do sal é de cerca de 0,5:1 a cerca de 2,5:1 e a razão molar de Betaína/Al é de cerca de 0,05:1 a cerca de 1,0:1; (3) o pH do sal é de cerca de 2 a cerca de 4 quando medido em uma concentração de 15%; e (4) o sal é livre de qualquer material descontaminante de haleto.
12. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente betaína.
13. Composição de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a betaína e o óleo derivado de planta estão presentes juntos em uma quantidade de cerca de 10% ou menos em peso da composição.
14. Composição de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a betaína está presente na composição em uma razão em peso de cerca de 3:1 a cerca de 1:1 com base no óleo derivado de planta.
15. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um particulado.
16. Composição de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que o particulado compreende um amido hidrofobicamente modificado.
17. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um sal ionizável ou combinações de sais ionizáveis da forma MaXb onde a = 1 ou 2; b = 1 ou 2; M é um membro selecionado de Na+1, Li+1, K+\ Mg+2, Sr+n e Zn+2, Ca+2 e X é um membro selecionado de cloreto, brometo, iodeto, citrato, gluconato, lactato, glicinato, glutamato, ascorbato, aspartato, nitrato, fosfato, hidrogenfosfato, diidrogenfosfato, formiato, malonato, maleato, succinato, carbonato, bicarbonato, sulfato e hidrogenossulfato.
18. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um emoliente.
19. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a composição é um roll-on líquido de óleo em água.
20. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a composição é uma água em gel oleoso.
21. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a composição tem um sólido total de cerca de25% ou menos.
22. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a água está presente em uma quantidade que é pelo menos de cerca de 20% em peso da composição.
23. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma mistura de éster alfa, beta insaturado neutralizadora de odor.
24. Método, caracterizado pelo fato de que compreende aplicar uma composição como definida na reivindicação 1 à área axilar de uma pessoa.
BRPI0808161A 2007-02-02 2008-01-23 composição compreendendo um óleo de soja BRPI0808161B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/670,472 US7976828B2 (en) 2007-02-02 2007-02-02 Antiperspirant/deodorant composition
US11/670472 2007-02-02
PCT/US2008/051803 WO2008097716A2 (en) 2007-02-02 2008-01-23 Antiperspirant/deodorant composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0808161A2 true BRPI0808161A2 (pt) 2014-07-08
BRPI0808161B1 BRPI0808161B1 (pt) 2016-07-05

Family

ID=39592125

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0808161A BRPI0808161B1 (pt) 2007-02-02 2008-01-23 composição compreendendo um óleo de soja

Country Status (16)

Country Link
US (2) US7976828B2 (pt)
EP (2) EP2114532B1 (pt)
AR (1) AR065143A1 (pt)
AT (1) ATE528048T1 (pt)
AU (2) AU2008214160B2 (pt)
BR (1) BRPI0808161B1 (pt)
CA (1) CA2677215C (pt)
CL (1) CL2008000313A1 (pt)
ES (2) ES2374759T3 (pt)
GT (1) GT200900211A (pt)
HK (2) HK1136231A1 (pt)
MX (1) MX2009008289A (pt)
PL (2) PL2114532T3 (pt)
RU (1) RU2428169C2 (pt)
WO (1) WO2008097716A2 (pt)
ZA (2) ZA200905428B (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MX342275B (es) * 2009-09-30 2016-09-22 Colgate-Palmolive Company * Composicion antitranspirante/desodorante.
CA2773164C (en) * 2009-09-30 2014-09-16 Colgate-Palmolive Company Antiperspirant/deodorant composition comprising fatty acid and plant oil
AR078677A1 (es) 2009-10-20 2011-11-23 Colgate Palmolive Co Composicion antitranspirante que reduce o elimina la decoloracion amarilla en las prendas de vestir
US9423801B2 (en) 2010-12-22 2016-08-23 Colgate-Palmolive Company Continuous manufacturing system
US9730871B2 (en) 2012-12-07 2017-08-15 Colgate-Palmolive Company Antiperspirant/deodorant cosmetic compositions
WO2014092688A1 (en) 2012-12-11 2014-06-19 Colgate-Palmolive Company Antiperspirant/deodorant with alkylated polyvinylpyrrolidone
WO2014187802A1 (en) * 2013-05-20 2014-11-27 Unilever Plc Antiperspirant compositions
FR3023474B1 (fr) * 2014-07-09 2016-07-22 Oreal Huile anhydre a base de particules a liberation d'agent benefique
CA2964469C (en) 2014-10-27 2023-04-04 Unilever Plc Anhydrous antiperspirant compositions
FR3032613B1 (fr) * 2014-12-12 2017-02-17 Oreal Emulsion deodorante contenant un melange d'alkylpolyglycoside et d'alcool gras, un polyether polyurethane non-ionique associatif, une huile hydrocarbonee volatile
BR112018005766B1 (pt) 2015-11-06 2021-07-13 Unilever Ip Holdings B.V. Produtos antitranspirantes em aerossol
EA035355B1 (ru) 2015-11-06 2020-06-01 Юнилевер Н.В. Антиперспирантная композиция
EP3370684B1 (en) 2015-11-06 2019-06-19 Unilever PLC Aerosol antiperspirant product
US10285920B2 (en) 2016-01-07 2019-05-14 Avon Products, Inc. Extended release fragrance compositions
CN108601837A (zh) * 2016-01-07 2018-09-28 雅芳产品公司 延长释放型芳香剂组合物
WO2017216174A1 (en) 2016-06-17 2017-12-21 Unilever Plc Deodorant products
US20190183759A1 (en) * 2016-08-03 2019-06-20 Colgate-Palmolive Company Active Agent and Method for Reducing Malodor
CN110072508B (zh) 2016-12-14 2022-04-12 高露洁-棕榄公司 无铝止汗剂/除臭剂组合物
WO2018111706A1 (en) * 2016-12-14 2018-06-21 Colgate-Palmolive Company Aluminum-free antiperspirant/deodorant compositions
CN110099663B (zh) * 2016-12-14 2022-10-28 高露洁-棕榄公司 无铝止汗剂/除臭剂组合物
WO2018125649A1 (en) * 2016-12-27 2018-07-05 Colgate-Palmolive Company Antiperspirant / deodorant composition
EP3866753A1 (en) * 2018-10-15 2021-08-25 Unilever IP Holdings B.V. An antiperspirant composition
BR112022008793A2 (pt) 2019-11-14 2022-10-04 Colgate Palmolive Co Composições de higiene pessoal para tratamento de bactérias causadoras de odores e métodos para o mesmo

Family Cites Families (65)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4120948A (en) * 1976-11-29 1978-10-17 The Procter & Gamble Company Two phase antiperspirant compositions
US4202879A (en) * 1977-07-18 1980-05-13 The Procter & Gamble Company Three phase antiperspirant stick
JPS62111912A (ja) 1985-11-08 1987-05-22 Shiseido Co Ltd 制汗剤スチツク
JPH02184633A (ja) * 1988-11-23 1990-07-19 Abbott Lab エイズ治療剤
ATE141154T1 (de) 1990-06-05 1996-08-15 Cultor Oy Verfahren zur verminderung der reizenden eigenschaften von kosmetischen zusammensetzungen
US5271934A (en) * 1990-10-22 1993-12-21 Revlon Consumer Products Corporation Encapsulated antiperspirant salts and deodorant/antiperspirants
US5215757A (en) * 1991-03-22 1993-06-01 The Procter & Gamble Company Encapsulated materials
US5487887A (en) * 1993-10-28 1996-01-30 Bristol-Myers Squibb Company Clear antiperspirant roll-on compositions
CA2181699A1 (en) * 1994-01-19 1995-07-27 Takako Fujii Dermatologic composition
ZA966814B (en) * 1995-08-18 1998-02-12 Colgate Palmolive Co Clear cosmetic gel composition.
EP0914138B1 (de) 1996-06-05 2003-03-12 Tomifarm S.r.l. Komplexe zubereitungen gekennzeichnet durch einen gehalt an betain
GB9626794D0 (en) * 1996-12-23 1997-02-12 Unilever Plc Antiperspirant or deodorant compositions
GB9626793D0 (en) * 1996-12-23 1997-02-12 Unilever Plc Antiperspirant or deodorant composition
PL189774B1 (pl) * 1996-06-20 2005-09-30 Unilever Nv Przeciwpotowa kompozycja kosmetyczna w postaci kremu lub kompozycji na kulce
US5846520A (en) * 1996-12-20 1998-12-08 Procter & Gamble Company Antiperspirant gel-solid stick compositions containing select fatty acid gellants
US6171601B1 (en) * 1996-12-20 2001-01-09 The Procter & Gamble Company Low residue antiperspirant gel-solid stick compositions
US5744130A (en) * 1996-12-20 1998-04-28 The Procter & Gamble Company Antiperspirant gel-solid stick compositions substantially free of select polar solvents
US6372234B1 (en) * 1997-05-27 2002-04-16 Sembiosys Genetics Inc. Products for topical applications comprising oil bodies
US5902572A (en) * 1997-06-23 1999-05-11 Procter & Gamble Company Anhydrous gel deodorant compositions
IL121708A0 (en) 1997-09-04 1998-02-22 Innoscent Ltd Deodorant compositions and method
US6048518A (en) * 1997-09-26 2000-04-11 Helene Curtis, Inc. Low residue solid antiperspirant
GB9724802D0 (en) * 1997-11-24 1998-01-21 Unilever Plc Antiperspirant or deodorant compoistions
FR2776187B1 (fr) * 1998-03-23 2000-05-05 Oreal Composition solide deodorante
US20030061760A1 (en) * 2001-03-08 2003-04-03 Bernard Tao Vegetable lipid-based composition and candle
DE10007198A1 (de) * 1998-08-19 2001-08-23 Holger Brill Kosmetika zur Behebung von Körpergerüchen mikrobiellen Ursprungs
DE19855934A1 (de) 1998-12-04 2000-06-08 Beiersdorf Ag Verwendung von Betainen als Antitranspirantien
WO2000051560A1 (en) 1999-03-02 2000-09-08 Shaw Mudge & Company Fragrance and flavor compositions containing odor neutralizing agents
FR2796276B1 (fr) * 1999-07-15 2003-05-16 Oreal Composition sous forme solide comprenant une huile et un compose gelifiant particulier, procede de traitement cosmetique et utilisation dudit compose
AU2176001A (en) 1999-12-02 2001-06-12 Orion Corporation, Noiro Cosmetic composition
DE19962878A1 (de) * 1999-12-24 2001-06-28 Henkel Kgaa Antitranspirant-Zusammensetzung
WO2001070185A2 (en) 2000-03-21 2001-09-27 Unilever Plc Antiperspirant stick compositions comprising dibenzylidene sorbital acetal and natural oils
DE10021056A1 (de) * 2000-04-28 2001-10-31 Henkel Kgaa Antitranspirant-Zusammensetzung
US6352688B1 (en) * 2000-05-17 2002-03-05 The Procter & Gamble Company High efficacy, low residue antiperspirant stick compositions
US6231842B1 (en) * 2000-05-17 2001-05-15 The Procter & Gamble Company Antiperspirant and deodorant sticks containing triglyceride gellants having improved product hardness and low residue performance
US6375937B1 (en) 2000-10-20 2002-04-23 Colgate-Palmolive Company Antiperspirant salts for enhanced cosmetic products
US6534045B2 (en) * 2000-12-21 2003-03-18 Colgate Palmolive Company High efficacy antiperspirant stick
US6610648B2 (en) 2000-12-22 2003-08-26 Givaudan Sa Malodor counteractant compositions
US6383476B1 (en) * 2001-03-05 2002-05-07 The Procter & Gamble Company Anhydrous antiperspirant and deodorant compositions containing a solid, water-soluble, skin active agent
US6375938B1 (en) * 2001-04-26 2002-04-23 The Gillette Company Antiperspirant and deodorant compositions containing a low molecular weight polyethylene gellant
GB0114848D0 (en) * 2001-06-18 2001-08-08 Unilever Plc Antiperspirant or deodorant compositions
US6436382B1 (en) * 2001-10-05 2002-08-20 Colgate-Palmolive Company Underarm products with water lock component
US6485716B1 (en) * 2001-10-05 2002-11-26 Colgate-Palmolive Company High efficacy liquid gel product
US20030207971A1 (en) * 2001-11-27 2003-11-06 React Of Delafield Llc Emollient gel
US20030206973A1 (en) * 2002-05-01 2003-11-06 Carolyn Gale All natural gentle deodorant and antiperspirant
US6960338B2 (en) 2002-06-28 2005-11-01 Reheis, Inc. Amino acid free stable aluminum/zirconium antiperspirant solution
US6797020B2 (en) * 2002-11-12 2004-09-28 Cargill, Incorporated Triacylglycerol based wax for use in container candles
US20040109833A1 (en) 2002-12-09 2004-06-10 Xiaozhong Tang High efficacy, low irritation aluminum salts and related products
GB0229071D0 (en) * 2002-12-13 2003-01-15 Unilever Plc Cosmetic method and composition for enhancing attractiveness
US7347989B2 (en) * 2003-04-01 2008-03-25 The Procter & Gamble Company High efficacy antiperspirant stick containing low levels of non-volatile organic
US20040198998A1 (en) 2003-04-04 2004-10-07 Marian Holerca Glycine-free antiperspirant salts with betaine for enhanced cosmetic products
US7776347B2 (en) * 2003-05-22 2010-08-17 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Personal product compositions comprising structured benefit agent premix or delivery vehicle and providing enhanced effect of hydrophobic material separate from the structured benefit agent
US7105691B2 (en) * 2003-06-26 2006-09-12 Colgate-Palmolive Company Aluminum / zirconium / glycine antiperspirant actives stabilized with Betaine
DE10332928A1 (de) * 2003-07-19 2005-02-03 Beiersdorf Ag Antitranspirantgel
US7074394B2 (en) 2003-07-22 2006-07-11 Reheis, Inc. Stable aluminum/zirconium antiperspirant solution free of amino acid and polyhydric alcohol
ATE342105T1 (de) * 2003-08-26 2006-11-15 Johnson & Johnson Consumer Fr Stabilisiertes antitranspirantmittel sojaprodukte enthaltend
AR045608A1 (es) * 2003-09-08 2005-11-02 Colgate Palmolive Co Gel transparente antitranspirante con bajo contenido de glicol
DE10352371A1 (de) 2003-11-10 2005-06-09 Beiersdorf Ag Verwendung von hydrierten Sojaglyceriden in kosmetischen Zubereitungen
WO2006009993A1 (en) * 2004-06-21 2006-01-26 The Procter & Gamble Company Antiperspirant compositions comprising ozokerite
CA2570909A1 (en) * 2004-06-21 2006-01-26 The Procter & Gamble Company Method of determining performance of an antiperspirant composition
US8709453B2 (en) * 2004-06-21 2014-04-29 Daniel S. Cap Cosmetic product including vegetable oil blend
GB0416252D0 (en) * 2004-07-20 2004-08-25 Unilever Plc Cosmetic method and composition
GB0425945D0 (en) * 2004-11-26 2004-12-29 Unilever Plc Underarm cosmetic method and compositions
GB0428096D0 (en) * 2004-12-22 2005-01-26 Unilever Plc Antiperspirant or deodorant compositions
US7704531B2 (en) 2005-02-18 2010-04-27 Colgate-Palmolive Company Enhanced efficacy aluminum or aluminum-zirconium antiperspirant salt compositions containing calcium salt(s) and betaine
US20080187562A1 (en) * 2007-02-02 2008-08-07 Aixing Fan Antiperspirant/Deodorant Compositions

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008097716A3 (en) 2008-11-13
EP2114532A2 (en) 2009-11-11
US20090317347A1 (en) 2009-12-24
PL2114532T3 (pl) 2012-03-30
ES2374759T3 (es) 2012-02-21
AU2008214160B2 (en) 2011-05-12
EP2114532B1 (en) 2011-10-12
GT200900211A (es) 2011-08-18
HK1136231A1 (en) 2010-06-25
AU2011201282A1 (en) 2011-04-14
CA2677215A1 (en) 2008-08-14
ZA201006389B (en) 2012-06-27
EP2149366A2 (en) 2010-02-03
US7976828B2 (en) 2011-07-12
ZA200905428B (en) 2011-10-26
AU2008214160A1 (en) 2008-08-14
ATE528048T1 (de) 2011-10-15
EP2149366B1 (en) 2012-06-20
RU2009132952A (ru) 2011-03-10
BRPI0808161B1 (pt) 2016-07-05
US20080187503A1 (en) 2008-08-07
CA2677215C (en) 2012-10-16
MX2009008289A (es) 2009-08-12
CL2008000313A1 (es) 2008-09-05
AR065143A1 (es) 2009-05-20
ES2389593T3 (es) 2012-10-29
WO2008097716A2 (en) 2008-08-14
US7976829B2 (en) 2011-07-12
HK1138782A1 (en) 2010-09-03
RU2428169C2 (ru) 2011-09-10
PL2149366T3 (pl) 2012-11-30
AU2011201282B2 (en) 2011-10-20
EP2149366A3 (en) 2010-03-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0808161A2 (pt) Composição, e, método.
RU2491912C1 (ru) Композиция антиперспиранта/дезодоранта
US20040180013A1 (en) Cool and dry antiperspirant stick
ZA200506133B (en) Two-phase roll-on cosmetic product
ES2585741T3 (es) Composición antitranspirante
US20030235546A1 (en) Cool and dry antiperspirant stick
AU2001249677B2 (en) Soft solid deodorant and/or antitranspirant care product
AU2001249677A1 (en) Soft solid deodorant and/or antitranspirant care product
BR112018076032B1 (pt) Método não terapêutico de reduzir o mau odor na superfície do corpo humano
US20040028628A1 (en) Effective soft solid personal care product
BR112019012194A2 (pt) composição antitranspirante anidra, método para evitar as manchas indesejadas nos tecidos e na pele e utilização
JP2021070686A (ja) 乳化化粧料
JP2023033464A (ja) 油中水型乳化組成物
CN109562031A (zh) 用于减少恶臭的活性剂和方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/01/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.