BRPI0806852A2 - Transformador - Google Patents

Transformador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806852A2
BRPI0806852A2 BRPI0806852-6A BRPI0806852A BRPI0806852A2 BR PI0806852 A2 BRPI0806852 A2 BR PI0806852A2 BR PI0806852 A BRPI0806852 A BR PI0806852A BR PI0806852 A2 BRPI0806852 A2 BR PI0806852A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
winding
electrically conductive
conductive layer
voltage winding
transformer
Prior art date
Application number
BRPI0806852-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Volker Werner Hanser
Original Assignee
Volker Werner Hanser
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Volker Werner Hanser filed Critical Volker Werner Hanser
Publication of BRPI0806852A2 publication Critical patent/BRPI0806852A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/28Coils; Windings; Conductive connections
    • H01F27/288Shielding
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/28Coils; Windings; Conductive connections
    • H01F27/32Insulating of coils, windings, or parts thereof
    • H01F27/324Insulation between coil and core, between different winding sections, around the coil; Other insulation structures
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/34Special means for preventing or reducing unwanted electric or magnetic effects, e.g. no-load losses, reactive currents, harmonics, oscillations, leakage fields
    • H01F27/36Electric or magnetic shields or screens
    • H01F27/363Electric or magnetic shields or screens made of electrically conductive material
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/34Special means for preventing or reducing unwanted electric or magnetic effects, e.g. no-load losses, reactive currents, harmonics, oscillations, leakage fields
    • H01F27/36Electric or magnetic shields or screens

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Coils Of Transformers For General Uses (AREA)
  • Insulating Of Coils (AREA)
  • Coils Or Transformers For Communication (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "TRANSFOR- MADOR".
A presente invenção refere-se a um transformador compreen- dendo um isolamento de tensão entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior para separação de potencial. Em particu- lar, a invenção refere-se a um transformador de alta-tensão, em particular ao isolamento para separação de potencial entre enrolamento de tensão supe- rior e enrolamento de tensão inferior. Além disso, a invenção refere-se a um arranjo de isolamento para separação de potencial entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior de um transformador.
Transformadores de alta-tensão são necessários para correla- cionar diferentes níveis de tensão. Por exemplo, um transformador de forno do tipo óleo transforma uma tensão de 110 kV em uma tensão de 1,5 kV, um transformador de rede elétrica do tipo óleo transforma uma tensão de 110 kV em 0,4 kV, e um transformador de distribuição do tipo seco transforma uma tensão de 33 kV em 0,4 kV. As potências para tais transformadores iniciam em aproximadamente 0,4 megawatt e podem atingir a mais que 100 mega- watts.
Um problema consiste em que, com transformadores de alta- tensão na faixa de potência, isolamento de óleo se torna necessário tal como com uma tensão de aproximadamente 36 kV, ou com isolamento seco abai- xo de 36 kV, grandes distâncias de ar entre enrolamento de tensão superior e enrolamento de tensão inferior têm que ser fornecidas, ou uma fundição total muito cara usando material de resina se torna necessária. Usando iso- lamentos secos conhecidos, descarga parcial acontece na superfície do iso- lamento no caso de altas-tensões, restringindo a segurança operacional do transformador ou tornando a construção do mesmo impossível.
Hoje em dia, não existem transformadores de alta-tensão co- nhecidos na faixa de alta potência que possam trabalhar sem isolamento de óleo acima de 36 kV. Transformadores de núcleo seco são construídos sem isolamento de óleo até uma tensão de 36 kV. Estes são transformado- res fundidos de resina nos quais uma resina de fundição é usada para isso- lamento. Além disto, materiais isolantes usando uma estrutura de múltiplas camadas são conhecidos. Entretanto, estes não têm camadas condutoras eletricamente de potencial definido em combinação com camadas isolantes e camadas semicondutoras. Além do mais, existem transformadores de nú- 5 cleo seco puros até 20 kV, entretanto, com a desvantagem em que estes exigem distâncias de ar muito grandes que por sua vez exigem grandes di- mensões e são muito caros.
O documento DE 17 63 515 A revela um transformador de alta- tensão no qual uma estrutura de camadas do isolamento de alta-tensão 10 compreende uma camada condutora eletricamente em potencial de tensão superior e uma camada condutora eletricamente adicional em potencial de tensão inferior. Por causa das relações de potencial, descargas parciais o- correm na superfície tendo a tensão inferior aplicada a ela, causando destru- ição do isolamento.
É um objetivo da invenção fornecer um arranjo de isolamento
para separação de potencial entre o enrolamento de tensão superior e o en- rolamento de tensão inferior de um transformador e, respectivamente, um transformador tendo um arranjo de isolamento correspondente que, em mai- ores tensões, por exemplo, acima de 36 kV, não necessite isolamento de 20 óleo e com o qual as distâncias de ar em tensões inferiores, por exemplo, abaixo de 36 kV, possam ser reduzidas, respectivamente.
A invenção refere-se a um transformador de acordo com os re- cursos da reivindicação 1. Além disso, a invenção refere-se a um arranjo de isolamento de acordo com os recursos da reivindicação 21. Aperfeiçoamen- tos e modalidades vantajosas da invenção estão indicados nas reivindica- ções dependentes.
Em particular, a invenção refere-se a um transformador tendo um arranjo de isolamento entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior para separação de potencial, o dito arranjo 30 tendo uma estrutura de camadas, compreendendo um isolamento interno fornecido entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior e tendo pelo menos uma camada semicondutora adjacente a ele, isto é, estando contígua ao mesmo.
Além disto, a invenção refere-se em particular a um arranjo de isolamento para separação de potencial entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior de um transformador, o dito 5 arranjo tendo uma estrutura de camadas, compreendendo um isolamento interno para ser arranjado entre o enrolamento de tensão superior e o enro- lamento de tensão inferior e tendo pelo menos uma camada semicondutora adjacente a ele.
A vantagem da invenção consiste em que ela torna possível 10 concretizar um transformador acima de uma tensão relativamente alta, por exemplo, de 36 kV, sem um projeto do tipo de óleo arriscado e, respectiva- mente, reduzir descarga parcial e as distâncias de ar no caso de tensões relativamente baixas, por exemplo, abaixo de 36 kV, e assim reduzir as di- mensões do transformador. Em particular, descargas parciais para o exterior 15 podem ser reduzidas de forma considerável ou podem ser impedidas com- pletamente.
Em uma modalidade, o isolamento interno, em um primeiro lado e em um segundo lado do mesmo, estes sendo em particular lados opostos, pode ser adjacente a cada uma camada semicondutora.
Em uma modalidade adicional, o transformador compreende
uma primeira camada condutora eletricamente que tem um primeiro potenci- al definido aplicado a ela e é arranjada entre o enrolamento de tensão supe- rior e o isolamento interno. Em particular, a primeira camada condutora ele- tricamente tem um primeiro potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão superior do enrolamento de tensão superior.
Em uma outra modalidade, o transformador como uma alternati- va ou além do mais compreende uma segunda camada condutora eletrica- mente que tem um segundo potencial definido aplicado a ela e que é arran- jada entre o enrolamento de tensão inferior e o isolamento interno. Em parti- 30 cular, a segunda camada condutora eletricamente tem um segundo potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior do enrolamento de tensão inferior. As camadas condutoras eletricamente podem ser alimentadas a partir de uma fonte de tensão externa, a qual pode ter um dispositivo de limi- tação de corrente, ou pelas tensões de enrolamento do transformador.
Em uma modalidade adicional da invenção, o transformador 5 compreende um primeiro isolamento interno fornecido entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior e tendo pelo menos uma primeira camada semicondutora adjacente a ele, assim como um se- gundo isolamento interno fornecido entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior e tendo pelo menos uma segunda camada 10 semicondutora adjacente a ele.
Nesta modalidade, pode ser fornecida uma primeira camada condutora eletricamente que tem um primeiro potencial definido aplicado a ela e é arranjada entre o enrolamento de tensão superior e o primeiro isola- mento interno e, além disso, uma segunda camada condutora eletricamente 15 que tem um segundo potencial definido aplicado a ela e é arranjada entre o primeiro isolamento interno e o segundo isolamento interno, assim como uma terceira camada condutora eletricamente que tem um terceiro potencial definido aplicado a ela e é arranjada entre o enrolamento de tensão inferior e o segundo isolamento interno.
Em particular, a primeira camada condutora eletricamente tem
um primeiro potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos pró- ximo à tensão superior do enrolamento de tensão superior, e a terceira ca- mada condutora eletricamente tem um terceiro potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior do enrolamento de 25 tensão inferior. A segunda camada condutora eletricamente preferivelmente é de aproximadamente a metade da diferença de potencial total entre o en- rolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior. As primeira e terceira camadas condutoras eletricamente podem ser isoladas da tensão superior e dos enrolamentos de tensão inferior, respectivamente, por meio 30 de uma respectiva camada isolante.
Em um desenvolvimento da invenção, a primeira camada condu- tora eletricamente é seguida pelo primeiro isolamento interno, seguida pela primeira camada semicondutora e pela segunda camada condutora eletri- camente seguida pelo segundo isolamento interno, seguida pela segunda camada semicondutora e pela terceira camada condutora eletricamente.
Um arranjo como este de acordo com a invenção basicamente pode ser estendido em maneira modular para diversos isolamentos internos com respectivas camadas semicondutoras. Em outras palavras, a estrutura de camadas pode ser conectada em série. Deste modo, 2, 3, 5, etc. cama- das sucessivas são igualmente possíveis. Por exemplo, um desenvolvimento adicional compreende um arranjo no qual a terceira camada condutora ele- tricamente é seguida por um terceiro isolamento interno, seguida por uma terceira camada semicondutora e por uma quarta camada condutora eletri- camente que está em um quarto potencial definido que é igual ou pelo me- nos próximo à tensão inferior. As segunda e terceira camadas condutoras eletricamente desta maneira estão em um respectivo potencial intermediário entre tensão superior e tensão inferior, por exemplo, em dois terços e um terço, respectivamente, da diferença de potencial total entre enrolamento de tensão superior e enrolamento de tensão inferior.
Um aspecto da invenção reside em particular em um isolamento de alta-tensão para separação de potencial, tendo uma estrutura de cama- 20 das conectadas firmemente, compreendendo uma camada condutora eletri- camente que é conectada eletricamente à tensão superior ou isolada dela, e no caso de um projeto isolado, a camada condutora eletricamente tem um potencial definido aplicado a ela que é próximo à tensão superior, seguida por um isolamento interno, seguida por uma camada semicondutora para 25 impedir descargas parciais na superfície do isolamento, assim como por uma camada condutora eletricamente adicional que é conectada à tensão inferior ou isolada dela, na qual no caso de um projeto isolado, a camada condutora eletricamente tem um potencial definido aplicado a ela que é próximo à ten- são inferior.
As camadas condutoras eletricamente podem ser alimentadas a
partir de uma fonte de tensão externa que pode ter um dispositivo de limita- ção de corrente, ou pelas tensões de enrolamento do transformador. No caso de tensões muito altas, a estrutura de camadas pode ser conectada em série em múltiplos números, com as camadas condutoras eletricamente tendo um potencial definido aplicado a elas a partir de uma fonte de tensão. Por exemplo, com uma alta-tensão de 60 kV, a primeira 5 camada condutora tem o potencial da tensão inferior de 400 V aplicado a ela, a segunda camada condutora eletricamente tem um potencial de 30 kV aplicado a ela, e a terceira camada condutora tem um potencial de 60 kV aplicado a ela.
Por causa das camadas condutoras eletricamente com um po- 10 tencial definido, não existe virtualmente mais diferença de potencial com re- lação ao enrolamento adjacente. O caminho de tensão do enrolamento de tensão superior é igual ao caminho de tensão da camada condutora eletri- camente associada com a tensão superior ou está próximo a este caminho de tensão no caso de um projeto isolado. O mesmo se aplica à tensão inferi- 15 or.
As camadas condutoras eletricamente, dependendo da aplica- ção particular, podem ser conectadas à tensão superior e aos enrolamentos de tensão inferior, respectivamente, em maneira condutora eletricamente e/ou podem ser conectadas a uma fonte de tensão externa. Com esta finali- 20 dade, também podem ser usados divisores de tensão, transformadores ou similares que são acoplados de forma direta ou indireta à tensão superior e aos enrolamentos de tensão inferior, respectivamente. Tais componentes podem alterar a quantidade de tensão da respectiva camada condutora ele- tricamente com relação à tensão superior e enrolamentos de tensão inferior 25 respectivamente ou, com a mesma quantidade de tensão, podem assegurar desacoplamento de potência da tensão superior e enrolamentos de tensão inferior, respectivamente.
O arranjo de isolamento, por causa da construção do mesmo, pode ter um projeto muito fino quando comparado às distâncias de ar usuais. Além disso, descarga parcial na superfície do isolamento é impedida pela camada semicondutora.
Dependendo da aplicação particular, a resistência da camada semicondutora pode ser projetada para todos os valores que estejam entre a resistência de um condutor elétrico, por exemplo, cobre, e a resistência de um não-condutor elétrico, por exemplo, silício. Uma variante favorável para a camada semicondutora é pulverização em uma película de carbono fina ten- 5 do uma resistência definida. Esta resistência pode estar, por exemplo, entre
0,1 Ω e 1 ΜΩ, em particular 2 Ω a 10 kQ, por exemplo, aproximadamente 5 kn.
Uma variante adicional consiste em que o isolamento de tensão com sua estrutura de camadas é de projeto muito estável de maneira que ele é capaz de formar por si mesmo um carregador de enrolamento para acolher o enrolamento de tensão, com o carregador de enrolamento para a tensão superior tendo no lado interno uma camada condutora eletricamente que tem o mesmo potencial que o enrolamento de tensão superior ou, res- pectivamente, é próximo ao mesmo embora estando separada por um iso- lamento, que na direção do lado de fora existe concretizado um isolamento interno seguida por uma camada semicondutora e por uma camada conduto- ra eletricamente adicional, com o potencial desta camada condutora eletri- camente sendo igual ao potencial do enrolamento de tensão inferior ou, res- pectivamente, é próximo ao mesmo embora sendo separada por um isola- mento, e as camadas são conectadas umas com as outras firmemente e sem inclusões de ar.
Além disso, existe a possibilidade de conectar o isolamento de tensão em série no caso de diferenças de potencial muito altas. Neste caso, o enrolamento de tensão superior é conectado eletricamente à primeira ca- 25 mada condutora eletricamente ou é isolado da tensão superior, e com um projeto isolado, a camada condutora eletricamente tem um potencial definido aplicado a ela que é próximo à tensão superior; esta é seguida pelo primeiro isolamento interno, então pela primeira camada semicondutora, em seguida por uma camada condutora eletricamente adicional que tem um potencial 30 definido aplicado a ela, por exemplo, metade da diferença de potencial total, então por uma terceira camada condutora eletricamente, então por um se- gundo isolamento interno, então por uma segunda camada semicondutora, em seguida por uma quarta camada condutora eletricamente que é conecta- da eletricamente ao enrolamento de tensão inferior ou, respectivamente, tem um isolamento com relação à quarta camada condutora eletricamente. No caso de um isolamento com relação à tensão inferior, a quarta camada con- 5 dutora eletricamente tem um potencial definido aplicado a ela que é próximo à tensão inferior.
Em particular, além do mais a invenção refere-se aos seguintes
aspectos:
Um desenvolvimento compreende um transformador de alta- 10 tensão compreendendo um isolamento de alta-tensão fornecido entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior para separação de potencial e tendo uma estrutura de camadas conectadas fir- memente, compreendendo ou consistindo em uma camada condutora eletri- camente tendo um potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo me- 15 nos próximo à tensão superior, seguida por um isolamento interno, seguida por uma camada semicondutora e por uma camada condutora eletricamente adicional tendo um potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo me- nos próximo à tensão inferior.
A camada condutora eletricamente e/ou a camada condutora 20 eletricamente adicional podem ser conectadas ao enrolamento de tensão superior e ao enrolamento de tensão inferior, respectivamente, em maneira condutora eletricamente. A camada condutora eletricamente e/ou a camada condutora eletricamente adicional podem ser isoladas eletricamente do enro- lamento de tensão superior e do enrolamento de tensão inferior, respectiva- 25 mente. O isolamento interno pode ter uma camada semicondutora em am- bos os lados do mesmo. Em um desenvolvimento adicional, a camada con- dutora eletricamente e/ou a camada condutora eletricamente adicional têm um isolamento com relação ao enrolamento de tensão superior e ao enrola- mento de tensão inferior, respectivamente.
Em uma modalidade, a estrutura de camadas constitui um car-
regador de enrolamento para acolher o enrolamento de tensão superior.
Uma modalidade adicional da invenção compreende um trans- formador de alta-tensão com um isolamento de alta-tensão fornecido entre um enrolamento de tensão superior e um enrolamento de tensão inferior pa- ra separação de potencial e tendo uma estrutura de camadas conectadas firmemente, compreendendo ou consistindo em uma primeira camada con- 5 dutora eletricamente tendo um potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão superior, seguida por um primeiro isola- mento interno, seguida por uma primeira camada semicondutora e por uma segunda camada condutora eletricamente que tem um segundo potencial definido aplicado a ela, seguida por um segundo isolamento interno, seguida 10 por uma segunda camada semicondutora e por uma terceira camada condu- tora eletricamente que tem um terceiro potencial definido aplicado a ela, se- guida por um terceiro isolamento interno, seguida por uma terceira camada semicondutora e por uma quarta camada condutora eletricamente que tem um quarto potencial definido aplicado a ela que é igual ou pelo menos pró- 15 ximo à tensão inferior. Sob este aspecto, a segunda camada condutora ele- tricamente pode ter um potencial aplicado a ela que é metade da diferença de potencial total entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior.
O corpo de bobina ou carregador de enrolamento para receber o enrolamento de tensão superior, em uma variante do mesmo, é girável em volta do núcleo de transformador de maneira que material condutor eletrica- mente, assim como material de isolamento, pode ser enrolado no mesmo. Ao fazer assim, o corpo de bobina é acionado externamente.
Em uma variante adicional, as camadas condutoras eletricamen- te são alimentadas a partir de uma fonte de tensão externa de maneira que limitação de corrente é possível. Entretanto, isto não é forçosamente neces- sário.
O corpo de bobina ou carregador de enrolamento para acolher o enrolamento de tensão superior pode ser pré-fabricado e dividido ou pode ser fabricado de maneira integral diretamente em volta do núcleo de anel.
O isolamento compacto também pode ser arranjado como um cilindro entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior, com a possibilidade de fornecer uma distância de ar aproximada- mente na forma de uma folga de ar entre o enrolamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior.
Em uma modalidade, flanges laterais do corpo de bobina podem 5 ter uma superfície de encaixe de forma friccional ou positiva.
Na descrição a seguir a invenção será esclarecida com mais de- talhes com referência às figuras mostradas nos desenhos que ilustram es- quematicamente modalidades, nos quais:
A figura 1 mostra uma vista esquemática de uma modalidade de um transformador com um arranjo de isolamento de acordo com uma moda- lidade da invenção;
A figura 2 mostra uma vista esquemática de uma modalidade de um transformador com um arranjo de isolamento de acordo com uma outra modalidade da invenção;
A figura 3 mostra uma vista seccional transversal esquemática
de uma operação de enrolamento exemplar do enrolamento de tensão supe- rior de uma modalidade de um transformador de acordo com a invenção em um carregador de enrolamento na forma de um núcleo de anel.
A figura 1 mostra uma vista esquemática de uma modalidade de um transformador com um arranjo de isolamento de acordo com uma moda- lidade da invenção. Para efeito de clareza, o transformador está mostrado somente de maneira totalmente esquemática. Entre um enrolamento de ten- são superior 4 e um enrolamento de tensão inferior 8 é disposto um arranjo de isolamento. Este arranjo pode ser projetado em diferentes maneiras de acordo com os princípios da invenção, com uma variante estando mostrada na figura 1. Em particular, a estrutura de camadas de acordo com a inven- ção, que, por exemplo, é conectada firmemente, não está restringida à se- qüência de camadas descrita em seguida, mas pode ser modificada em si mesma e também pode ser estendida de maneira modular de acordo com a aplicação particular. Nas modalidades explicadas nas figuras, está mostrado um transformador de alta-tensão no qual as vantagens da invenção se tor- nam particularmente evidentes. Entretanto, a invenção e as vantagens da mesma são basicamente aplicáveis a uma grande variedade de tipos de transformadores, em particular também nas faixas de média e baixa tensão.
A figura 1 mostra um transformador 10 tendo um arranjo de iso- lamento entre um enrolamento de tensão superior 4 e um enrolamento de 5 tensão inferior 8 para separação de potencial entre tensão superior e tensão inferior. O arranjo de isolamento tem uma estrutura de camadas compreen- dendo um isolamento interno 2 do transformador. Além disso, uma camada isolante 3 é arranjada entre o enrolamento de tensão superior 4 e uma pri- meira camada condutora eletricamente 1. A primeira camada condutora ele- 10 tricamente 1 está em um potencial definido A que é igual ao potencial do enrolamento de tensão superior 4 ou próximo ao mesmo. Assim, não existe diferença de potencial essencial entre a camada condutora eletricamente 1 e o enrolamento de tensão superior 4. O isolamento interno 2 constitui a ca- mada isolante apropriada para separação de potencial e compreende ou 15 consiste em, por exemplo, silício ou um outro material não-condutor adequa- do. O isolamento interno 2 é seguido por uma camada semicondutora 6, por exemplo, incluindo ou feita de um material contendo carbono. Descarga par- cial na superfície do isolamento interno 2 na direção do exterior é assim im- pedida. Uma camada condutora eletricamente adicional 5 é conectada ao 20 potencial B que é igual ao potencial do enrolamento de tensão inferior 8 ou, separada do mesmo por uma camada isolante 7, é próxima ao mesmo. Esta é seguida pela camada isolante 7 e em seguida pelo enrolamento de tensão inferior 8. As camadas 3, 1, 2, 6, 5 e 7 são conectadas firmemente umas com as outras a fim de formar uma unidade.
O arranjo de camada de acordo com a figura 1 também pode ser
variado para o efeito em que a camada semicondutora 6 é disposta no outro lado do isolamento interno 2 e assim no lado de tensão superior do isola- mento interno 2, ou em que uma camada semicondutora é disposta em am- bos os lados opostos do isolamento interno 2. Além disso, também é possí- 30 vel em certas aplicações não fornecer ou fornecer somente um dos pares de camadas 3, 1 e 5, 7 respectivamente, e alimentar somente uma das cama- das condutoras eletricamente 1,5 a partir de uma fonte de tensão externa. A figura 2 mostra uma vista esquemática de uma outra modali- dade de um transformador com um arranjo de isolamento de acordo com uma modalidade estendida da invenção. Em particular, a figura 2 mostra uma estrutura de um transformador 20 compreendendo os dois isolamentos 5 internos 2a e 2b entre o enrolamento de tensão superior 4 e o enrolamento de tensão inferior 8 e uma fonte de tensão externa SP. O transformador 20 compreende uma primeira camada condutora eletricamente 1 que tem um potencial definido A aplicado a ela e que é disposta entre o enrolamento de tensão superior 4 e o primeiro isolamento interno 2a, uma segunda camada 10 condutora eletricamente 5 que tem um segundo potencial definido B aplicado a ela e que é disposta entre o primeiro isolamento interno 2a e o segundo isolamento interno 2b, assim como uma terceira camada condutora eletrica- mente 11 que tem um terceiro potencial definido C aplicado a ela e que é disposta entre o enrolamento de tensão inferior 8 e o segundo isolamento 15 interno 2b. Uma primeira camada semicondutora 6a está em contato com o primeiro isolamento interno 2a, e uma segunda camada semicondutora 6b está em contato com o segundo isolamento interno 3b.
A estrutura de múltiplas camadas é vantajosa no caso de altas- tensões tais como a tensão, por exemplo, de 60 kV ser dividida em metades 20 dentro do arranjo de isolamento. Por meio da fonte de tensão externa SP, por exemplo, o potencial A de 60 kV é aplicado à primeira camada condutora eletricamente 1, o potencial B de 30 kV é aplicado à segunda camada con- dutora eletricamente 5, e o potencial C de 0,4 kV é aplicado à terceira cama- da condutora eletricamente 11. As camadas semicondutoras 6a e 6b servem 25 para redução de potencial definida. A camada isolante 7 forma uma separa- ção com relação ao enrolamento de tensão inferior 8, e a camada isolante 3 forma uma separação com relação ao enrolamento de tensão superior 4 do transformador 20.
O arranjo de camada de acordo com a figura 2 também pode ser variado para o efeito em que cada uma das camadas semicondutoras 6a, 6b é disposta no outro lado do isolamento interno 2a e 2b, respectivamente, e assim no lado de tensão superior do isolamento interno 2a e 2b, respectiva- mente, ou em que uma camada semicondutora é fornecida em ambos os lados opostos do respectivo isolamento interno 2a, 2b. Também é possível em certas aplicações não fornecer ou fornecer somente um dos pares de camada 3, 1 e 11, 7, respectivamente, e alimentar somente uma ou cama- 5 das selecionadas das camadas condutoras eletricamente 1, 5, 11 a partir de uma fonte de tensão externa. Em certos casos, a camada condutora eletri- camente 5 também pode ser omitida.
Além disso, é igualmente possível estender o arranjo de acordo com a figura 2 de maneira modular por meio de camadas sucessivas adicio- 10 nais. Isto será explicado em seguida com base na figura 2, sem uma repre- sentação mais detalhada nos desenhos. Por exemplo, a terceira camada condutora eletricamente 11 é seguida por um terceiro isolamento interno, seguida por uma terceira camada semicondutora e por uma quarta camada condutora eletricamente tendo um quarto potencial definido aplicado a ela 15 que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior. Neste caso, o potencial C corresponde a um potencial intermediário adequado entre tensão superior e tensão inferior, por exemplo, cerca de um terço da diferença de potencial total (no exemplo numérico indicado anteriormente, por exemplo, 20 kV), enquanto que o potencial B corresponde então, por exemplo, a cerca de dois 20 terços da diferença de potencial total entre tensão superior e tensão inferior (no exemplo numérico indicado anteriormente, por exemplo, 40 kV). As vari- ações descritas anteriormente com referência às figuras 1 e 2 podem ser igualmente aplicadas nesta modalidade.
A figura 3 mostra uma vista seccional transversal esquemática 25 de uma operação de enrolamento exemplar do enrolamento de tensão supe- rior de uma modalidade de um transformador de acordo com a invenção em um carregador de enrolamento na forma de um núcleo de anel 24. Em parti- cular, a figura 3 mostra um arranjo no qual dois carregadores de enrolamen- to 21 têm estruturas de camadas de acordo com a invenção enroladas sobre 30 os mesmos simultaneamente. Os carregadores de enrolamento de tensão superior 21 são giráveis em volta do núcleo de transformador 24 e são acio- nados na direção das setas a fim de enrolar o material de enrolamento de material condutor eletricamente (no presente caso faixa de alumínio plana) 22 e o material isolante 23 nos carregadores de enrolamento 21. Diversos segmentos de tensão superior são conectados em série e constituem o enro- lamento de tensão superior do transformador de núcleo de anel.
A estrutura de camadas de isolamento de acordo com a inven-
ção, constituindo um carregador de enrolamento 21 (assim chamado de cor- po de bobina) para acolher o enrolamento de tensão superior 4, pode ser pré-fabricada e dividida ou pode ser fabricada de maneira integral diretamen- te em volta do núcleo de transformador 24.
A estrutura de camadas pode ser aplicada na forma de cilindro
entre o enrolamento de tensão superior 4 e o enrolamento de tensão inferior
8, e pelo menos uma folga de ar (não mostrada) para propósitos de resfria- mento pode estar presente entre o enrolamento de tensão superior e o enro- lamento de tensão inferior. Uma folga de ar como esta em princípio pode ser 15 disposta entre duas camadas arbitrárias da estrutura de camadas, mas em geral será disposta relativamente próxima à tensão superior e/ou enrolamen- to de tensão inferior.
O carregador de enrolamento 21 pode ter flanges laterais (não mostrados) tendo uma superfície de encaixe de forma friccional ou positiva. Isto é vantajoso para a operação de enrolamento.

Claims (19)

1. Transformador (10) tendo um arranjo de isolamento entre um enrolamento de tensão superior (4) e um enrolamento de tensão inferior (8) para separação de potencial, o dito arranjo tendo uma estrutura de camadas, compreendendo um isolamento interno (2; 2a, 2b) fornecido entre o enrola- mento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferior (8) e tendo pelo menos uma camada semicondutora (6, 6a, 6b) adjacente a ele, a dita camada semicondutora sendo conectada a uma camada condutora eletrica- mente (5) a qual tem um potencial definido (B) aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior do enrolamento de tensão inferior, e é arranjada entre o enrolamento de tensão inferior (8) e o isolamento interno (2, 2a).
2. Transformador de acordo com a reivindicação 1, em que o isolamento interno (2, 2a, 2b) em um primeiro lado e em um segundo lado do mesmo é adjacente a cada uma camada semicondutora (6, 6a, 6b).
3. Transformador de acordo com a reivindicação 1 ou 2, com- preendendo adicionalmente uma camada condutora eletricamente adicional (1) tendo um potencial definido adicional (A) aplicado a ela e sendo disposta entre o enrolamento de tensão superior (4) e o isolamento interno (2, 2a, 2b).
4. Transformador de acordo com a reivindicação 3, em que a dita camada condutora eletricamente adicional (1) tem um potencial definido adicional (A) aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão su- perior do enrolamento de tensão superior (4).
5. Transformador de acordo com a reivindicação 3 ou 4, em que uma primeira camada isolante (3) é arranjada entre a dita camada condutora eletricamente adicional (1) e o enrolamento de tensão superior (4).
6. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 5, em que uma segunda camada isolante (7) é arranjada entre a dita camada condutora eletricamente (5) e o enrolamento de tensão inferior (8).
7. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 6, em que a estrutura de camadas forma um carregador de enrola- mento para acolher o enrolamento de tensão superior (4).
8. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 7, compreendendo - um primeiro isolamento interno (2a) fornecido entre o enrola- mento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferior (8) e tendo pelo menos uma primeira camada semicondutora (6a) adjacente a ele, - um segundo isolamento interno (2b) fornecido entre o enrola- mento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferior (8) e tendo pelo menos uma camada semicondutora (6b) adjacente a ele.
9. Transformador de acordo com a reivindicação 8, compreen- dendo adicionalmente - uma primeira camada condutora eletricamente (1) tendo um primeiro potencial definido (A) aplicado a ela e sendo disposta entre o enro- lamento de tensão superior (4) e o primeiro isolamento interno (2a), - uma segunda camada condutora eletricamente (5) tendo um segundo potencial definido (B) aplicado a ela e sendo disposta entre o pri- meiro isolamento interno (2a) e o segundo isolamento interno (2b), - uma terceira camada condutora eletricamente (11) tendo um terceiro potencial definido (C) aplicado a ela e sendo disposta entre o enro- lamento de tensão inferior (8) e o segundo isolamento interno (2b).
10. Transformador de acordo com a reivindicação 9, em que a primeira camada condutora eletricamente (1) é seguida pelo primeiro isola- mento interno (2a), seguida pela primeira camada semicondutora (6a) e pela segunda camada condutora eletricamente (5), seguida pelo segundo isola- mento interno (2b), seguida pela segunda camada semicondutora (6b) e pela terceira camada condutora eletricamente (11).
11. Transformador de acordo com a reivindicação 9 ou 10, em que a segunda camada condutora eletricamente (5) tem um potencial apli- cado a ela que é aproximadamente metade da diferença de potencial total entre o enrolamento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferi- or (8).
12. Transformador de acordo com a reivindicação 10, em que a terceira camada condutora eletricamente (11) é seguida por um terceiro iso- lamento interno, seguida por uma terceira camada semicondutora e por uma quarta camada condutora eletricamente tendo um quarto potencial aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior.
13. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 12, em que a estrutura de camadas forma um carregador de enro- lamento para acolher o enrolamento de tensão superior (4), o dito carregador sendo girável em volta de um núcleo de transformador (24) de maneira que material condutor eletricamente (22) e material isolante (23) podem ser enro- lados sobre o mesmo.
14. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 3 a 13, em que pelo menos uma ou diversas camadas das camadas condutoras eletricamente (1, 5, 11) são alimentadas a partir de uma fonte de tensão externa (SP).
15. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 14, em que a estrutura de camadas forma um carregador de enro- lamento para acolher o enrolamento de tensão superior (4), o dito carregador sendo pré-fabricado e dividido ou sendo fabricado de maneira integral dire- tamente em volta de um núcleo de transformador (24).
16. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 15, em que a estrutura de camadas é na forma de um cilindro apli- cado entre o enrolamento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferior (8), com pelo menos uma folga de ar estando presente entre o enro- lamento de tensão superior e o enrolamento de tensão inferior.
17. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 16, em que a estrutura de camadas forma um carregador de enro- lamento para acolher o enrolamento de tensão superior (4), o dito carregador incluindo flanges laterais tendo uma superfície de encaixe de forma friccional ou positiva.
18. Transformador de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 17, sendo projetado como um transformador de alta-tensão, com o arranjo de isolamento sendo projetado como isolamento de alta-tensão.
19. Arranjo de isolamento para separação de potencial entre um enrolamento de tensão superior (4) e um enrolamento de tensão inferior (8) de um transformador, o dito arranjo tendo uma estrutura de camadas, com- preendendo um isolamento interno (2; 2a, 2b) para ser arranjado entre o en- rolamento de tensão superior (4) e o enrolamento de tensão inferior (8) do transformador e tendo pelo menos uma camada semicondutora (6, 6a, 6b) adjacente a ele, a camada semicondutora sendo conectada a uma camada condutora eletricamente (5) a qual tem um potencial definido (B) aplicado a ela que é igual ou pelo menos próximo à tensão inferior do enrolamento de tensão inferior (8), e é arranjada entre o enrolamento de tensão inferior (8) e o isolamento interno (2, 2a).
BRPI0806852-6A 2007-02-07 2008-02-01 Transformador BRPI0806852A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007006005.1 2007-02-07
DE102007006005A DE102007006005B3 (de) 2007-02-07 2007-02-07 Transformator
PCT/EP2008/000835 WO2008095660A1 (de) 2007-02-07 2008-02-01 Transformator

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806852A2 true BRPI0806852A2 (pt) 2014-04-29

Family

ID=39226933

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806852-6A BRPI0806852A2 (pt) 2007-02-07 2008-02-01 Transformador

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20100109830A1 (pt)
EP (1) EP2115754A1 (pt)
JP (1) JP2010518612A (pt)
KR (1) KR20090114373A (pt)
CN (1) CN101606209A (pt)
AU (1) AU2008213339A1 (pt)
BR (1) BRPI0806852A2 (pt)
CA (1) CA2675502A1 (pt)
DE (1) DE102007006005B3 (pt)
EA (1) EA015163B1 (pt)
WO (1) WO2008095660A1 (pt)
ZA (1) ZA200904525B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2355116A1 (en) * 2010-01-29 2011-08-10 ABB Research Ltd. An electric device and a method for manufacturing the device
JP6519497B2 (ja) * 2016-02-18 2019-05-29 三菱電機株式会社 計器用変圧器
EP3791413B1 (en) * 2018-06-07 2023-08-02 Siemens Energy Global GmbH & Co. KG Shielded coil assemblies and methods for dry-type transformers
EP3770931A1 (en) * 2019-07-23 2021-01-27 Solaredge Technologies Ltd. Transformer apparatus
CN110853898A (zh) * 2019-11-21 2020-02-28 阳光电源股份有限公司 变压器及变压器加工工艺

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2977556A (en) * 1957-03-15 1961-03-28 Gen Electric Electrical coil
DE1258966B (de) * 1964-04-27 1968-01-18 May & Christe Ges Mit Beschrae Luftgekuehlter Kunststofftransformator
DE1763515A1 (de) * 1965-04-20 1971-12-30 May & Christe Gmbh Potentialsteuernder Schirm fuer Kunststofftransformatoren
DE2150214A1 (de) * 1971-10-08 1973-04-12 Transformatoren Union Ag Mit einem schild versehene wicklung fuer transformatoren
US3891955A (en) * 1974-05-07 1975-06-24 Westinghouse Electric Corp Electrical inductive apparatus
US4173747A (en) * 1978-06-08 1979-11-06 Westinghouse Electric Corp. Insulation structures for electrical inductive apparatus
DE3243595C2 (de) * 1982-11-25 1985-10-17 Smit Transformatoren B.V., Nijmegen Wicklungsanordnung für einen gasgekühlten Transformator
US4518941A (en) * 1983-11-16 1985-05-21 Nihon Kohden Corporation Pulse transformer for switching power supplies
FR2587795B1 (fr) * 1985-09-20 1990-02-09 Europ Propulsion Capteur de deplacement lineaire inductif
DE8914262U1 (de) * 1989-12-04 1990-03-01 Michael Riedel Transformatorenbau GmbH, 7174 Ilshofen Transformator mit Abschirmwicklungen zwischen verschiedenen Wicklungen
DE4204092C2 (de) * 1992-02-12 1993-12-16 Ant Nachrichtentech Aus mindestens einer Wicklungskammer bestehender Spulenkörper für elektrisches Wickelgut, insbesondere für einen Hochspannungstransformator, sowie Hochspannungstransformator
US6147580A (en) * 1998-12-29 2000-11-14 Square D Company Strip wound induction coil with improved heat transfer and short circuit withstandability
FR2793599B1 (fr) * 1999-05-10 2001-07-06 Transfix Toulon Soc Nouv Transformateur mt/bt a isolement sec, a champ electrique lineairement reparti, pour la distribution de l'energie electrique en milieu rural

Also Published As

Publication number Publication date
DE102007006005B3 (de) 2008-07-31
CN101606209A (zh) 2009-12-16
JP2010518612A (ja) 2010-05-27
EA015163B1 (ru) 2011-06-30
AU2008213339A1 (en) 2008-08-14
ZA200904525B (en) 2010-04-28
EP2115754A1 (de) 2009-11-11
KR20090114373A (ko) 2009-11-03
EA200970730A1 (ru) 2009-12-30
CA2675502A1 (en) 2008-08-14
WO2008095660A1 (de) 2008-08-14
US20100109830A1 (en) 2010-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806852A2 (pt) Transformador
BRPI0817773B1 (pt) bucha externa de alta tensão
BRPI0721736B1 (pt) Transformador, controlador de motor, e, motor
TW513836B (en) Lithium-ion battery and lithium-ion battery pack
BR112013029093B1 (pt) dispositivo condutor para um condutor elétrico
US11289243B2 (en) Pluggable high-voltage bushing and electrical device having a pluggable high-voltage bushing
CN104348283A (zh) 一种电机
JP2011096916A (ja) コンデンサ及び電力変換装置
WO2016103870A1 (ja) コンデンサ回路、コンデンサモジュールおよび電力変換システム
US8780518B2 (en) Electronic control device including interrupt wire
ITMI20000161U1 (it) Isolatore passante monolitico
US20190287716A1 (en) Transformer and power converter equipped with the same
US11087925B2 (en) Power capacitor module with cooling arrangement
DE19952479A1 (de) Polisolation mit Filmscharnier
BR112019015790A2 (pt) Transformador de frequência média com núcleo seco
JPH0612924A (ja) 直流ofケーブル
US11581775B2 (en) Device for driving a compressor with an insulation arrangement
JPH1079300A (ja) X線高電圧発生装置
BRPI0107597B1 (pt) Elemento de capacitor para um capacitor de potência, método para produzir o mesmo, e, capacitor de potência
JP2007515067A (ja) 電力用キャパシタ
JP5985606B2 (ja) コンデンサ担持バスバ及びそれを備える電力機器
ES2921487T3 (es) Transformador de corriente
UA80997C2 (en) Capacitor with film-type dielectric for boring devices
BR112020009328B1 (pt) Unidade de enrolamento para conexão a uma rede de alta tensão
BRPI0603906B1 (pt) capacitor elétrico de potência que compreende pelo menos um elemento de enrolamento embobinado

Legal Events

Date Code Title Description
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 5A E 6A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2277 DE 26/08/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A E 12A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.