BRPI0806792A2 - condutor elétrico e núcleo para um condutor elétrico - Google Patents

condutor elétrico e núcleo para um condutor elétrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806792A2
BRPI0806792A2 BRPI0806792-9A BRPI0806792A BRPI0806792A2 BR PI0806792 A2 BRPI0806792 A2 BR PI0806792A2 BR PI0806792 A BRPI0806792 A BR PI0806792A BR PI0806792 A2 BRPI0806792 A2 BR PI0806792A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
electrical conductor
glass
component
conductor according
Prior art date
Application number
BRPI0806792-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael A Winterhalter
Original Assignee
Advanced Technology Holdings Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Advanced Technology Holdings Ltd filed Critical Advanced Technology Holdings Ltd
Publication of BRPI0806792A2 publication Critical patent/BRPI0806792A2/pt
Publication of BRPI0806792B1 publication Critical patent/BRPI0806792B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B7/00Insulated conductors or cables characterised by their form
    • H01B7/0009Details relating to the conductive cores
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B32LAYERED PRODUCTS
    • B32BLAYERED PRODUCTS, i.e. PRODUCTS BUILT-UP OF STRATA OF FLAT OR NON-FLAT, e.g. CELLULAR OR HONEYCOMB, FORM
    • B32B15/00Layered products comprising a layer of metal
    • B32B15/04Layered products comprising a layer of metal comprising metal as the main or only constituent of a layer, which is next to another layer of the same or of a different material
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B1/00Conductors or conductive bodies characterised by the conductive materials; Selection of materials as conductors
    • H01B1/20Conductive material dispersed in non-conductive organic material
    • H01B1/22Conductive material dispersed in non-conductive organic material the conductive material comprising metals or alloys
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B5/00Non-insulated conductors or conductive bodies characterised by their form
    • H01B5/08Several wires or the like stranded in the form of a rope
    • H01B5/10Several wires or the like stranded in the form of a rope stranded around a space, insulating material, or dissimilar conducting material
    • H01B5/102Several wires or the like stranded in the form of a rope stranded around a space, insulating material, or dissimilar conducting material stranded around a high tensile strength core
    • H01B5/105Several wires or the like stranded in the form of a rope stranded around a space, insulating material, or dissimilar conducting material stranded around a high tensile strength core composed of synthetic filaments, e.g. glass-fibres
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B9/00Power cables
    • H01B9/006Constructional features relating to the conductors

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Coils Or Transformers For Communication (AREA)
  • Non-Insulated Conductors (AREA)
  • Insulated Conductors (AREA)
  • Insulating Bodies (AREA)

Abstract

CONDUTOR ELéTRICO E NúCLEO PARA UM CONDUTOR ELéTRICO. Um núcleo para um condutor elétrico. O Núcleo possui um componente do núcleo interno, um componente revestidor intermediário e um componente revestidor externo, O componente do núcleo interno compreende uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma primeira matriz de resina, O componente revestidor intermediário cerca o componente do núcleo interno e compreende uma pluralidade de membros fiados de carbono em uma segunda matriz de resina, O componente revestidor externo cerca o componente revestidor intermediário e compreende uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma terceira matriz de resina. A primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina são substancialmente independentes uma da outra, encontrando-se em uma local limitrofe. Um condutor elétrico assim como um método de produção do mesmo também são apresentados.

Description

CONDUTOR ELÉTRICO E NÚCLEO PARA CONDUTOR ELÉTRICO
REFERÊNCIAS CRUZADAS RELATIVAS AO PEDIDO
Esse pedido reivindica prioridade da Patente Provisória Norte-americana de n° 60/901,404 depositada em 15/02/2007, intitulada "Condutor Elétrico e Núcleo para um Condutor Elétrico" de toda a especificação a qual é aqui incorporada por referência.
ESTADO DA TÉCNICA
1. Campo da Invenção
A invenção em geral se relaciona a cabos elétricos de transmissão e distribuição, e, mais particularmente, a um condutor elétrico possuindo um núcleo compreendendo um construção composta.
2. Artes Relacionadas
A demanda por cabos de transmissão e distribuição aumenta com a crescente demanda por eletricidade. Enquanto o apetite por poder aumenta, novos cabos elétricos continuam sendo instalados. Adicionalmente, para o aumento da capacidade, outras instalações elétricas são fiadas com cabos de maior capacidade.
Tradicionalmente, tais cabos elétricos compreendem um núcleo central de aço fiado, o qual é envolto por um condutor de alumínio fiado. Tais cabos estão sendo utilizados a décadas com muitas poucas modificações. Entre outros problemas, tais cabos são suscetíveis à excessivas vergaduras em certos tipos de clima e sob certas condições de operação. Ademais, tais cabos são suscetíveis à corrosão em outros ambientes.
Para combater as falhas, outras soluções compostas foram desenvolvidas. Certa soluções são escritas na patente US 7,060,326; nas publicações US 2004- 0131834; 2004-0131851; 2005-0227067; 2005-0129942; 2005-0186410; 2006- 0051580; no pedido de patente provisória US 60/374,879 e na publicação PCT WO 03/091008, todas as apresentações de cadas uma das mencionadas são incorporadas aqui pelas referências em sua totalidade. Tais soluções substituíram o núcleo central de aço fiado por um material composto possuindo um componente do núcleo formado por um material de fibra de carbono embutido em uma matriz e um componente externo formado por um material fibroso que não carbono embutido em uma resina. O núcleo é formado pela pultrusão de várias fibras através de secadoras de pultrusão.
Tal fibra tem um número de problemas. Enquanto o material composto é resistente À corrosão, e talvez seja menos suscetível a vergar, a construção da fibra e o método de construção da mesma leva a núcleos não uniformes, os quais podem não ser suficientemente fortes para certas aplicações. Não obstante, a colocação de fibras de carbono limita a utilidade de tal núcleo.
O objeto da presente invenção é fornecer um núcleo para um condutor elétrico que compreende um material composto.
Outro objeto da presente invenção é fornecer um condutor elétrico possuindo um núcleo composto.
Mais um objeto da presente invenção é fornecer um método para o processo de manufaturação para a formação de um núcleo composto para o uso em associação com um condutor elétrico.
Estes objetos, assim como demais objetos da presente invenção, serão aparentes na luz das presentes especificações, reivindicações e desenhos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em um aspecto da invenção, a invenção compreende um núcleo para um condutor elétrico. O núcleo possui um componente interno do núcleo, um componente revestidor intermediário e um componente revestidor externo. Esse componente do núcleo interno compreende uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma primeira matriz de resina. O componente revestidor intermediário cerca o componente do núcleo interno e compreende uma pluralidade de membros fiados de carbono em uma segunda matriz de resina.. O componente revestidor externo cerca esse componente revestidor intermediário e compreende uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma terceira matriz de resina. A primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina são substancialmente independentes uma da outra, encontrando-se em um local limítrofe.
Em uma incorporação, a primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina compreendem materiais diferentes.
Em outra incorporação preferida, o componente do núcleo interno compreende uma pluralidade substancial de membros fiados de Ε-vidro sem Boro, ou S-vidro. Nessa incorporação, o componente do núcleo interno predominantemente compreende uma pluralidade substancial de membros fiados de Ε-vidro sem Boro.
Em outra incorporação preferida, o componente revestidor externo compreende uma pluralidade substancial de membros fiados de Ε-vidro sem Boro, ou S-vidro. Nessa incorporação, o componente do núcleo interno predominantemente compreende uma pluralidade substancial de membros fiados de Ε-vidro sem Boro ou membros S-vidro.
Preferencialmente o núcleo possui um revestimento protetivo em torno do componente revestidor externo.
Em outra incorporação preferida, cada um dos revestidores intermediário e externo possuem uma área de seção transversal. A área de seção transversal do componente revestidor intermediário é substancialmente idêntica à área de seção transversal do componente revestidor externo.
Em outra incorporação preferida, a primeira matriz de resina compreende uma resina curada com UV. Adicionalmente, cada uma da segunda matriz e a terceira matriz compreendem uma resina não curada com UV.
Ainda em outra incorporação preferida, o núcleo interno possui ao menos um dos Ε-vidro, D-vidro, E-CR vidro, S-vidro, R-vidro, RH-vidro, S2-vidro. Nesse incorporação, o núcleo interno é substancialmente livre de fios de fibra de carbono.
Preferencialmente, a menos um dos revestidores intermediário e externo ser helicoidalmente dobrado em um ângulo de 1o a 40°.
Em outra incorporação, o revestidor intermediário compreende uma pluralidade de camadas radiais externas.
Em outro aspecto da invenção, um condutor elétrico pode ser embrulhado no revestidor externo. Em uma incorporação, o condutor elétrico compreende um meta pluralidade de fios que se estendem ao redor do componente revestidor externo.
Ainda em outro aspecto da invenção, a invenção compreende um método de formar um núcleo para um condutora elétrico. O método compreende os passos (a) formar um componente de núcleo interno de uma pluralidade de primeiros fios de fibras embutidos em uma primeira matriz de resina; (b) ao menos curar parcialmente a matriz de resina do componente do núcleo interno; (c) formar um componente revestidor externo possuindo uma pluralidade de segundos fios fio de fibras embutidos em uma segunda matriz de resina junta ao componente do componente do núcleo interno; (d) formar um componente revestidor externo possuindo uma pluralidade de terceiros fios de fibras embutidos em uma terceira matriz de resina (d) formar um componente revestidor externo possuindo uma pluralidade de terceiros fios de fibra embutidos em uma terceira matriz de resina próxima do componente do revestidor intermediário; e (e) curar a resina da matriz de cada um dos componentes revestidores intermediário e externo.
Em uma incorporação preferida, o passo de ao menos curar parcialmente o componente do núcleo interno compreende posteriormente o passo de curar completamente o componente do núcleo interno.
Em outra incorporação preferida, o passo de ao menos curar parcialmente o componente do núcleo interno compreende o passo de curar com UV.
Preferencialmente, os passos de formar um componente revestidor intermediário e o de formar um componente revestidor externo ocorrem substancialmente de forma simultânea.
Em uma incorporação preferida, o método compreende o revestimento do componente revestidor externo.
Em outra incorporação preferida, ao menos um dos dois passos de formação compreende o passo de dobrar helicoidalmente os fios de fibra dos respectivos componente revestidor intermediário e componente revestidor externo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção será agora descrita com referência aos desenhos, onde:
A figura 1 é uma vista transversal do núcleo da presente invenção, mostrando em particular três porções alargadas, a saber, alargamentos A, B e C.
A figura 2 dos desenhos é uma representação esquemática de uma incorporação exemplificativa de um método de manufaturar o núcleo da presente invenção;
A figura 3 dos desenhos é uma vista transversal de um condutor elétrico possuindo o núcleo da presente invenção; A figura 4 dos desenhos é uma vista lateral elevada do condutor elétrico se estendendo entre torres ou polos exemplificativos;
A figura 5 dos desenhos é uma vista transversal de uma incorporação alternada de núcleo da presente invenção; e
A figura 6 dos desenhos é uma vista superior do plano de uma incorporação do núcleo da presente invenção, mostrando em parte dobras helicoidais do revestidor intermediário e do revestidor externo, em direções opostas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Enquanto essa invenção é suscetível de ser incorporada em muitas formas diferentes, é mostrado nos desenhos e é descrito aqui em detalhes uma incorporação específica com o entendimento de que a presente apresentação deve ser considerada como uma exemplificação dos princípios da invenção e não se pretende limitar a invenção à incorporação ilustrada.
Será entendido que similares ou análogos elementos e/ou componentes, referidos aqui, podem ser identificados através dos desenhos por caracteres de referência parecidos. Ademais, será entendido que os desenhos são meramente representações esquemáticas da invenção, e alguns dos componentes podem ter sido distorcidos da escala normal para propósitos de claridade de imagem.
Referindo-se agora aos desenhos e, em particular, à figura 3, um condutor elétrico é mostrado como 100. O condutor elétrico do tipo associado com a presente invenção é tipicamente referido como condutor fiado de distribuição e transmissão alta. Tipicamente, tais condutores são utilizados para transmitir e distribuir poder de alta voltagem formando o suporte da rede nacional, por exemplo. Com referência à figura 4, o condutor elétrico é tipicamente tensionado entre dois pólos e torres 110 de tamanhos variáveis. O sistema operando voltagens de tal condutor elétrico tipicamente atinge de 2,400 a 765,000 V, ainda que não limitado a isso.
Condutor elétrico 100 inclui um núcleo 10 e um condutor elétrico em volta 102. O núcleo 10 é mostrado em grande detalhe na figura 1 como compreendendo um componente de núcleo interno 12, um componente revestidor intermediário 14, um componente revestidor 16 e um revestimento protetivo 18. O núcleo, quando formado compreende um membro flexível e dobrável que, enquanto resiliente, pode ser enrolado em um tambor convencional para carregamento e instalação.
O condutor elétrico geral é disponível em um número de diferentes tamanhos, para que possa ser configurado para carregar um número de diferentes e variáveis cargas. Comumente, os condutores de alta possuem os seguintes nomes comuns atribuídos aos tamanhos, a saber, Linnet, Hawk, Dove, Grosbeak1 Drake, Cardinal, Bittern, Lapwing, Chukar e Bluebird. Em baixas temperaturas, esses condutores de diferentes tamanhos carregam entre 500 Amps (75° C) e em excesso de 3200 Amps (180+°C). Os diâmetros do núcleo dos diversos tamanho alcaçam aproximadamente entre 0.2" e aproximadamente 0.5".
O componente do núcleo interno 12 inclui a pluralidade de membro fiado 24 embutido em uma matriz de resina 26. O componente do núcleo interno define um diâmetro 20 o qual é tipicamente de uma configuração circular uniforme substancial. O diâmetro particular do componente do núcleo interno varia de acordo com a classificação do cabo e da capacidade medida do cabo. É contemplado para os tamanhos menores, a saber, linnet, hawk e dove, o diâmetro do núcleo interno pode ficar entre 0.03125" e 0.9375", como exemplo. Para tamanhos maiores, a saber, drake e largers,o núcleo interno pode ser maior que 0.9375" como, por exemplo, 0,1875" ou maior. O exemplos a seguir são identificados com propósitos exemplificativos somente, e nõo se espera que sejam restritivos. Os membros fiados 24 se estendem substancialmente de forma paralela e longitudinal ao longo da extensão do núcleo. Preferencialmente, os membros fiados individuais compreendem um material Ε-vidro que é vazio de qualquer conteúdo de boro. De forma vantajosa, Ε-vidro sem boro é particularmente útil quando resiste à corrosão de estresse e fraturas craqueáveis quando exposto a descargas elétricas na presença de água enquanto está sob condições tensas de carga. Preferencialmente, tais fibras possuem um diâmetro de aproximadamente 13 microns +/- 1 micron, embora não limitadas a isso. Em tal incorporação, as fibras são referidas como 410 TEX e elas são de aproximadamente 1200 jardas por POUND. Tipicamente, o núcleo possui um vidro para uma proporção de resina de aproximadamente 80:20 +/- 2. A força de tensão de tais fibras é aproximadamente entre 500 e 550 ksi. Em outra incorporação, o núcleo interno pode compreender qualquer um ou mais de um de E- vidro, D-vidro, E-CR vidro, S-vidro, R-vidro, RH-vidro, S2 vidro, entre outros. Adicionalmente, é contemplado que algumas fibras de carbono podem ser inseridas, embora predominantemente o núcleo interno seja substancialmente livre de fibras de carbono em uma incorporação preferida.
A primeira matriz 26 pode compreender qualquer número de resinas diferentes, as quais são compatíveis com os membros fiados 24. Por exemplo, a matriz 26 pode compreender poliester, vinil ester, epóxi, epóxi/acrilato, PHENOLIC, uretano, termoplásticos, entre outros. Como o composto do núcleo possui uma Temperatura de Transição de Vidro (Tg) de temperatura entre 190 e 210o.C, geralmente a matriz deve ser compatível para prolongadas exposições, próximas e não excedentes a essa temperatura. Nessa incorporação contemplada, a matriz de resina compreende um epóxi anidrido de alta temperatura possuindo um Tg máximo de aproximadamente 226o.C. Como será explicado abaixo com relação ao método de fabricação, é altamente preferido que o componente do núcleo interno seja curado antes da pultrusão do componente revestidor intermediário e do componente revestidor externo. Isso assegura que as camadas intermediária e externa serão encaixadamente centradas e a vergadura durante a cura pode ser evitada. Ademais, separar a cura do núcleo interno antes da aplicação de um núcleo externo facilita muito a correta cura da totalidade do núcleo. Ademais, a separação da cura dos diferentes componentes permite o uso de diferentes sistemas de resina, de tal forma que a resina possa ser adequada para as particulares fibras a serem associadas com a mesma, por conseguinte, as diferentes resinas podem ser utilizadas em diferentes locais dentro do núcleo composto. Adicionalmente a cura separada do núcleo interno facilita a centralização do componente revestidor intermediário.
O componente revestidor intermediário 14 é demonstrado na figura 1, como se compreendesse a configuração transversal 30, a espessura radial 32, os membros fiados intermediários 34 e a matriz de resina 36. O componente intermediário substancialmente e uniformemente cerca o perímetro externo do componente do núcleo interno. O componente revestidor intermediário e o componente do núcleo interno cooperam para definir a interface 23. A configuração transversal do revestidor intermediário compreende substancialmente uma estrutura anelar a qual possui substancialmente espessura radial 32. É contemplado que a espessura radial pode ter, por exemplo, entre 0.0625" e 0.375" dependendo do tamanho particular do condutor elétrico. O componente revestidor intermediário compreende uma fibra que possui diâmetro de aproximadamente 6.9 e 7.2 microns na incorporação preferida. Preferencialmente a proporção da fibra em razão da matriz de resina é de aproximadamente 80:20 +/- 2 . Os membros fiados intermediários 34 se estendem substancialmente em paralelo e longitudinalmente ao longo da extensão do núcleo. Preferencialmente os membros fiados individuais compreendem um material de fibra de carbono. De forma vantajosa o material de fibra de carbono possui um coeficiente de expansão termal que é próximo a zero ou até menos. Tais fibras de carbono possuem uma força de tensão que fica, por exemplo, entre 363 e 700 ksi. A segunda matriz de resina 36 compreende um material o qual é selecionado de um grupo de materiais similares ao da matriz de resina 26 no componente do núcleo interno.
Em certas incorporações, tal como a incorpora;cão mostrada na figura 6, cada um do núcleo, do revestidor intermediário e do revestidor externo pode ser helicoidalmente dobrado próximo ao eixo do núcleo resultante. Por exemplo, o revestidor externo (ou uma porção do mesmo) pode ser helicoidalmente dobrado próximo ao núcleo de 1o. a 40o., e mais preferencialmente entre 1o. e 7o. Similarmente o revestidor intermediário (ou uma porção do mesmo) pode ser helicoidalmente (tanto na mesma direção como na direção oposta, conforme mostrado na figura 6). Enquanto na incorporação demonstrada, o núcleo não é helicoidalmente dobrado, será entendido que o núcleo, ou uma porção do mesmo, pode ser helicoidalmente dobrado substancialmente nos mesmos ângulos.
O revestimento protetivo cerca o componente revestidor externo e possui uma espessura radial 50. O revestimento protetivo fornece proteção UV assim como previne a erosão da resina superficial e o potencial trilhamento superficial elétrico. Entre outros materiais, o revestimento superficial pode compreender véus orgânicos superficiais como NEXUS ou fibras com base Reemay (polietileno tereftalato), tintas, revestimentos poliméricos, como revestimentos com base em acrílico superficial, como HETROLAC. Em certas incorporações, como a incorporação da figura 6, o revestimento protetivo pode ser omitido e, ao invés, o revestidor externo compreenderá o revestimento de fora.
Com referência a figura 3, o condutor elétrico membro 102 pode compreender uma pluralidade de fios 104, os quais são tipicamente formados por material de alumínio (ou uma liga disso, como a liga de alumínio temperado 1350 ou similar). Geralmente, a pluralidade de fios possui um seção transversal circular e são dobrados próximo ao núcleo 10. Em outras incorporações, o condutor elétrico pode compreender uma configuração onde os fios são, por exemplo, trapezoidais para se prender próximo ao núcleo 10. Um exemplo de tal condutor elétrico é demonstrado nas aplicações acima incorporadas, e as configurações específicas do condutor são aqui incorporadas em sua integridade. Será entendio por um técnico no assunto que a invenção não é limitada às configurações específicas do membro do condutor elétrico, ou qualquer dimensão ou padrão de quantidade. Ademais, será entendido que a invenção não é limitada ao uso de qualquer material condutor .
Para fabricação o condutor elétrico 100 da presente invenção, o componente do núcleo interno é o primeiro formado. O núcleo interno pode ser formado por um processo de pultrusão ou de curar UV onde os membros fiados individuais 24 são embutidos na matriz de resina 26 (i.e., um banho de resina, etc.) e, subseqüentemente puxados através de um secador ou uma manga de tal forma que as fibras são comprimidas juntas e de tal forma a definir dimensionalmente a fibra (não mostrada). O secador da mesma forma elimina o excesso de resina que está presente antes da secagem a pultrusão.
Com referência à figura 2, uma vez puxado o componente do núcleo interno 12 o mesmo '[e curado para formar um membro barra do núcleo interno. Em uma incorporação, é contemplado que o componente do núcleo interno pode ser completamente curado ou dobrado sobre um tambor. Ele pode ser desdobrado para ser aplicado ao revestidor intermediário. Em uma dita incorporação, o componente do núcleo interno pode ser curado por UV. Em outra configuração, o núcleo interno pode ser pultrusionado e curado com aquecimento e cura/IR.
Uma vez completamente formado, e ao menos predominantemente curado, o revestidor intermediário e o revestidor externo são posicionados acima do componente do núcleo interno. Mais especificamente, o componente do núcleo interno 24 é estendido através do segundo secador 200 e nivelado. Após, a matriz de resina 36, 46 é aplicado para cada membro fiado intermediário 34 e os membros fiados externos 44 na estação 204. Uma vez que a resina de matriz seja aplicada, o revestidor intermediário é direcionado para a superfície externa do componente do núcleo interno e o revestidor externo é direcionado para a superfície externa do revestidor intermediário. Esses componentes são puxados através de um segundo secador ou manga 200, onde o excesso da matriz de resina é removido e onde os componentes intermediário e externo são posicionados espacialmente. Finalmente, a matriz de resina é curada.
Esse processo de formar e preferencialmente, predominantemente curar o componente central do núcleo de forma separada da aplicação e cura do componente intermediário e componente externo é referida como método "último mandril", que fornece melhoras para a fibra resultante e melhoras para a fabricação da mesma, acima e além da formação de outros tipos de componentes elétricos compostos do núcleo. Em particular, processos típicos imergem os membros fiados em uma banho de resina, e puxam todos ao mesmo tempo através de um sacador para formar e dimensionar espacialmente de forma simultânea o núcleo. Tal formação leva à variações ao longo da extensão do núcleo resultante e, em contrapartida, concede propriedades não-uniformes ao núcleo resultante.
De forma contrária, o componente do núcleo interno dimensionalmente curado fornece um núcleo centralizado, o qual facilita a aplicação uniforme do componente intermediário e do componente externo. Especificamente, como o núcleo é dimensionalmente curado e nivelado, a pressão da pultrusão resultante é substancialmente eliminada e o processo de puxar pode ser substancialmente uniforme sobre o núcleo. Assim, o núcleo resultante é substancialmente uniforme e as variações ao longo da extensão do núcleo produzido podem ser minimizadas. Ademais, ao formar o núcleo primeiro, a proporção de carbono para vidro pode ser monitorada de mais perto e pode ser selecionada com maior precisão. Ademais, a matriz 26 é separada e distinta da matriz 36 a qual é tipicamente combinada com a matriz 46, e uma fronteira entre elas existe. Mesmo onde a primeira matriz 26 não é totalmente curada antes da adição do núcleo intermediário e da matriz 36, as dias matrizes são substancialmente separadas uma da outra e se encontram em um local limítrofe. Não obstante, ao mover a fibra de carbono predominantemente fora do núcleo interno, a efetividade da fibra de carbono pode ser deveras melhorada.
Uma vez que os revestidores interno, intermediário e externo forem, ao menos, parcialmente curados de forma que o núcleo resultante seja substancialmente e dimensionalmente estável, o revestimento protetivo 50 pode ser aplicado ao 202. Especificamente, o revestimento protetivo ode ser aplicado de inúmeras maneiras, como pulverização, sleeving, pintura, squeeging, deposito, aplicação de um véu em linha sintético, entre outros métodos. Conforme tratado acima, o revestimento evita a erosão de resina e trilhamento elétrico e fornece proteção, como proteção UV1 aos componentes do núcleo.
A descrição aqui meramente explica e ilustra a invenção, mas a invenção não é limitada à mesma, exceto ao que as reivindicações anexas são limitadas, considerando ainda aquilo que os técnicos no assunto, que obtiverem a apresentação da invenção perante eles, terão a capacidade para fazer modificações sem fugir do foco da presente invenção.

Claims (33)

1. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, caracterizado por compreender: - um componente do núcleo interno compreendendo uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma primeira matriz de resina; - um componente revestidor intermediário cercando o componente do núcleo interno e compreendendo uma pluralidade de membros fiados de carbono em uma segunda matriz de resina; e - um componente revestidor externo cercando o componente revestidor intermediário e compreendendo uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma terceira matriz de resina, onde a primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina são substancialmente independentes uma da outra e se encontram em uma local limítrofe.
2. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina serem caracterizadas por compreender diferentes materiais.
3. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo componente do núcleo interno ser caracterizado por compreender uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
4. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo componente do núcleo interno ser caracterizado por compreender predominantemente uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
5. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo componente revestidor externo ser caracterizado por compreender uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
6. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -5, caracterizado pelo componente revestidor externo ser caracterizado por compreender predominantemente uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
7. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado por compreender um revestimento protetivo em torno do componente revestidor externo.
8. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado por cada um dos revestidores intermediário e externo possuir uma área de seção transversal caracterizada pela área de seção transversal do componente revestidor intermediário ser substancialmente idêntica à área de seção transversal do componente revestidor externo.
9. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pela primeira matriz ser caracterizada por possuir uma resina curada com UV e, onde a segunda e terceira matrizes são caracterizadas por possuírem uma resina não curada com UV.
10. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo núcleo interno ser caracterizado por possuir no mínimo um de Ε-vidro, D-vidro, E-CR vidro, S-vidro, R-vidro, RH-vidro, S2-vidro.
11. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo núcleo interno ser caracterizado por ser substancialmente livre de fios de fibras de carbono.
12. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ao menos um dos revestidores intermediário e externo ser helicoidalmente dobrado em um ângulo de 1o a 40°.
13. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo revestidor intermediário é caracterizado por compreender uma pluralidade de camadas radiais externas.
14. CONDUTOR ELÉTRICO, caracterizado por compreender um núcleo cercado por um condutor elétrico, cujo núcleo mencionado compreende: - um componente do núcleo interno compreendendo uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma primeira matriz de resina; - um componente revestidor intermediário cercando o componente do núcleo interno e compreendendo uma pluralidade de membros fiados de carbono em uma segunda matriz de resina; e - um componente revestidor externo cercando o componente revestidor intermediário e compreendendo uma pluralidade de membros fiados com bases de vidro em uma terceira matriz de resina, onde a primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina são substancialmente independentes uma da outra e se encontram em um local limítrofe.
15. CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por compreender uma pluralidade de fios que se estendem ao redor do componente revestidor externo.
16. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pela primeira matriz de resina e a segunda matriz de resina serem caracterizadas por compreender diferentes materiais.
17. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo componente do núcleo interno é caracterizado por compreender uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
18. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -17, caracterizado pelo componente do núcleo interno ser caracterizado por compreender predominantemente uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
19. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo componente revestidor externo ser caracterizado por compreender uma pluralidade de membros fiados substancialmente de Ε-vidro sem boro.
20. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -19, caracterizado pelo componente revestidor externo é caracterizado por compreender predominantemente uma pluralidade de membros fiados substancialmente selecionados de um grupo consistido de: Ε-vidro, D-vidro, E-CR vidro, S-vidro, R-vidro, RH-vidro e S2-vidro.
21. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado por compreender um revestimento protetivo se estendendo em torno do componente revestidor externo.
22. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado por cada um dos revestidores intermediário e externo possui uma área de seção transversal caracterizada pela área de seção transversal do componente revestidor intermediário ser substancialmente idêntica à área de seção transversal do componente revestidor externo.
23. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pela primeira matriz ser caracterizada por possuir uma resina curada com UV e, onde a segunda e terceira matrizes são caracterizadas por possuírem uma resina não curada com UV.
24. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo núcleo interno ser caracterizado por possuir no mínimo um de Ε-vidro, D-vidro, E-CR vidro, S-vidro, R-vidro, RH-vidro, S2-vidro.
25. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo núcleo interno ser caracterizado por ser substancialmente livre de fios de fibras de carbono.
26. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado por ao menos um dos revestidores intermediário e externo ser helicoidalmente dobrado em um ângulo de 1o a 40°.
27. NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação -14, caracterizado pelo revestidor intermediário ser caracterizado por compreender uma pluralidade de camadas radiais externas.
28. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, caracterizado por compreender os seguintes passos: - formar um componente do núcleo interno de uma pluralidade de primeiros fios de fibra embutidos em uma primeira matriz de resina; - curar ao menos parcialmente a matriz de resina do componente do núcleo interno; - formar um componente revestidor intermediário possuindo uma pluralidade de segundos fios de fibra embutidos em uma segunda matriz de resina próximo do componente do núcleo interno; - formar um componente revestidor externo possuindo uma pluralidade de terceiros fios de fibra embutidos em uma terceira matriz de resina próximo do componente revestidor intermediário; e - curar a matriz de resina de cada um dos componentes revestidores intermediário e externo.
29. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo passo de curar ao menos parcialmente o componente do núcleo interno ser caracterizado por compreender o passo de curar completamente o componente do núcleo interno.
30. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado passo de curar ao menos parcialmente o componente do núcleo interno compreender o passo de curar com UV.
31. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelos passos de formar um componente revestidor intermediário e externo serem caracterizados por ocorrerem substancialmente de forma simultânea.
32. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado por compreender o passo de revestir o componente revestidor externo.
33. MÉTODO DE FORMAR UM NÚCLEO PARA UM CONDUTOR ELÉTRICO, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado por ao menos um dos dois passos de formação ser caracterizado por compreender o passo de dobrar os fios de fibra do respectivo componente revestidor intermediário ou do componente revestidor externo.
BRPI0806792-9A 2007-02-15 2008-02-15 condutor elétrico e núcleo para condutor elétrico BRPI0806792B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US90140407P 2007-02-15 2007-02-15
US60/901,404 2007-02-15
PCT/US2008/002141 WO2008100632A2 (en) 2007-02-15 2008-02-15 Electrical conductor and core for an electrical conductor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0806792A2 true BRPI0806792A2 (pt) 2011-09-13
BRPI0806792B1 BRPI0806792B1 (pt) 2020-11-17

Family

ID=39690710

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806792-9A BRPI0806792B1 (pt) 2007-02-15 2008-02-15 condutor elétrico e núcleo para condutor elétrico

Country Status (8)

Country Link
US (2) US7705242B2 (pt)
EP (1) EP2118909B1 (pt)
JP (1) JP5631592B2 (pt)
KR (1) KR101477720B1 (pt)
CN (1) CN101688953B (pt)
BR (1) BRPI0806792B1 (pt)
MX (1) MX2009008806A (pt)
WO (1) WO2008100632A2 (pt)

Families Citing this family (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5638073B2 (ja) 2009-07-16 2014-12-10 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 水中複合体ケーブル及び方法
JP5866300B2 (ja) * 2010-02-01 2016-02-17 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 撚り熱可塑性ポリマー複合体ケーブル、その製造方法及び使用方法
CN102589753B (zh) 2011-01-05 2016-05-04 飞思卡尔半导体公司 压力传感器及其封装方法
US9055667B2 (en) * 2011-06-29 2015-06-09 Tangitek, Llc Noise dampening energy efficient tape and gasket material
US8854275B2 (en) 2011-03-03 2014-10-07 Tangitek, Llc Antenna apparatus and method for reducing background noise and increasing reception sensitivity
CN103547440B (zh) 2011-04-12 2017-03-29 提克纳有限责任公司 用于浸渍纤维粗纱的模具浸渍部分和方法
CN103547439A (zh) 2011-04-12 2014-01-29 提克纳有限责任公司 用于浸渍纤维粗纱的模具和方法
AU2012242930B2 (en) 2011-04-12 2016-03-31 Southwire Company Electrical transmission cables with composite cores
US10676845B2 (en) 2011-04-12 2020-06-09 Ticona Llc Continuous fiber reinforced thermoplastic rod and pultrusion method for its manufacture
BR112013025588A2 (pt) 2011-04-12 2016-12-27 Ticona Llc cabo umbilical para uso em aplicações submarinas
US9190184B2 (en) 2011-04-12 2015-11-17 Ticona Llc Composite core for electrical transmission cables
CA2775445C (en) 2011-04-29 2019-04-09 Ticona Llc Die and method for impregnating fiber rovings
JP6073861B2 (ja) 2011-04-29 2017-02-01 ティコナ・エルエルシー 流れを拡散するゲート通路をもつダイ及び繊維ロービングを含浸するための方法
CA2775442C (en) 2011-04-29 2019-01-08 Ticona Llc Impregnation section with upstream surface and method for impregnating fiber rovings
US8658897B2 (en) 2011-07-11 2014-02-25 Tangitek, Llc Energy efficient noise dampening cables
WO2013016121A1 (en) 2011-07-22 2013-01-31 Ticona Llc Extruder and method for producing high fiber density resin structures
US8643169B2 (en) 2011-11-09 2014-02-04 Freescale Semiconductor, Inc. Semiconductor sensor device with over-molded lid
US9029999B2 (en) 2011-11-23 2015-05-12 Freescale Semiconductor, Inc. Semiconductor sensor device with footed lid
WO2013086259A1 (en) 2011-12-09 2013-06-13 Ticona Llc Die and method for impregnating fiber rovings
US9283708B2 (en) 2011-12-09 2016-03-15 Ticona Llc Impregnation section for impregnating fiber rovings
JP2015505752A (ja) 2011-12-09 2015-02-26 ティコナ・エルエルシー 繊維ロービングを含浸するための含浸区分及びダイ
WO2013086258A1 (en) 2011-12-09 2013-06-13 Ticona Llc Asymmetric fiber reinforced polymer tape
US9289936B2 (en) 2011-12-09 2016-03-22 Ticona Llc Impregnation section of die for impregnating fiber rovings
US9410644B2 (en) 2012-06-15 2016-08-09 Ticona Llc Subsea pipe section with reinforcement layer
US9859038B2 (en) 2012-08-10 2018-01-02 General Cable Technologies Corporation Surface modified overhead conductor
US10957468B2 (en) 2013-02-26 2021-03-23 General Cable Technologies Corporation Coated overhead conductors and methods
US9297713B2 (en) 2014-03-19 2016-03-29 Freescale Semiconductor,Inc. Pressure sensor device with through silicon via
US20160005508A1 (en) * 2014-07-03 2016-01-07 Zilift Holdings, Limited Cable for conveying an electrical submersible pump into and out of a well bore
US9362479B2 (en) 2014-07-22 2016-06-07 Freescale Semiconductor, Inc. Package-in-package semiconductor sensor device
US20160169711A1 (en) * 2014-10-02 2016-06-16 Ofs Fitel, Llc Fiber optic sensor cable and fiber optic sensing system
RU2578038C1 (ru) * 2014-11-25 2016-03-20 Общество С Ограниченной Ответственностью "Полимерные Композиты" Композитный сердечник для неизолированных проводов воздушных линий электропередачи
US20170021380A1 (en) 2015-07-21 2017-01-26 Tangitek, Llc Electromagnetic energy absorbing three dimensional flocked carbon fiber composite materials
EP3326176A4 (en) 2015-07-21 2019-01-23 General Cable Technologies Corporation ELECTRICAL ACCESSORIES FOR ENERGY TRANSMISSION SYSTEMS AND METHODS FOR PREPARING THESE ELECTRICAL ACCESSORIES
CN107527874B (zh) 2016-06-20 2023-08-01 恩智浦美国有限公司 腔式压力传感器器件
KR101916231B1 (ko) * 2017-02-08 2018-11-07 일진복합소재 주식회사 고용량 송전케이블용 중심인장선 및 이를 제조하는 방법
KR20180092067A (ko) * 2017-02-08 2018-08-17 일진복합소재 주식회사 진단용 광섬유를 구비한 고용량 송전케이블용 중심인장선 및 이를 포함하는 송전케이블
WO2021182820A1 (ko) * 2020-03-10 2021-09-16 엘에스전선 주식회사 가공송전선용 중심인장선 및 이를 포함하는 가공송전선
WO2021225990A1 (en) * 2020-05-02 2021-11-11 Mcquarrie Terry Electrical conductor and composite core for an electrical conductor having a nanotube modified resin
WO2021225992A1 (en) * 2020-05-02 2021-11-11 Ronald Morris Core retention compression clamp and method of installation
MX2022013850A (es) * 2020-05-02 2023-04-14 Terry Mcquarrie Conductor electrico y alma compuesta para conductor electrico que tiene resina modificada de nanoparticula.
WO2022058661A1 (fr) 2020-09-18 2022-03-24 Gary BAPTISTE Procédé de fabrication d'une âme composite pour un conducteur électrique
WO2022064107A1 (fr) 2020-09-28 2022-03-31 Gary BAPTISTE Âme composite pour conducteur électrique résistant aux fissures
KR102560551B1 (ko) * 2020-11-18 2023-07-26 재단법인 한국탄소산업진흥원 송전케이블 코어 및 이를 제조하는 방법

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US73487A (en) * 1868-01-21 Improvement in electric cables
BE479493A (pt) * 1947-01-11
US3328140A (en) * 1964-01-09 1967-06-27 William F Warren Plated wire for underwater mooring applications
US3482034A (en) * 1967-03-07 1969-12-02 Rochester Ropes Inc Conductive tow cable
US3769127A (en) * 1968-04-23 1973-10-30 Goldsworthy Eng Inc Method and apparatus for producing filament reinforced tubular products on a continuous basis
US3692924A (en) * 1971-03-10 1972-09-19 Barge Inc Nonflammable electrical cable
US3717720A (en) * 1971-03-22 1973-02-20 Norfin Electrical transmission cable system
JPS5564203A (en) * 1978-11-07 1980-05-14 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> Glass fiber for optical transmission
US5048441A (en) * 1989-06-15 1991-09-17 Fiberspar, Inc. Composite sail mast with high bending strength
US5437899A (en) * 1992-07-14 1995-08-01 Composite Development Corporation Structural element formed of a fiber reinforced thermoplastic material and method of manufacture
DE19517118A1 (de) * 1995-05-10 1996-11-14 Siemens Ag Langgestrecktes, optisches Übertragungselement
US5921285A (en) * 1995-09-28 1999-07-13 Fiberspar Spoolable Products, Inc. Composite spoolable tube
US6087000A (en) * 1997-12-18 2000-07-11 Ppg Industries Ohio, Inc. Coated fiber strands, composites and cables including the same and related methods
US6636343B1 (en) * 1998-11-05 2003-10-21 Sandia National Laboratories Achromatic phase matching at third orders of dispersion
WO2002041054A1 (en) * 2000-11-15 2002-05-23 Staniunas Richard F Multi-energy waveguide for simultaneously transmitting electrical and optical signals and method for manufacturing the same
AU2003221761B2 (en) * 2002-04-23 2008-11-06 Ctc Cable Corporation Aluminum conductor composite core reinforced cable and method of manufacture
US7179522B2 (en) * 2002-04-23 2007-02-20 Ctc Cable Corporation Aluminum conductor composite core reinforced cable and method of manufacture
US7019217B2 (en) * 2002-04-23 2006-03-28 Ctc Cable Corporation Collet-type splice and dead end use with an aluminum conductor composite core reinforced cable
US20040182597A1 (en) * 2003-03-20 2004-09-23 Smith Jack B. Carbon-core transmission cable
CN102139543B (zh) * 2003-10-22 2016-08-03 Ctc电缆公司 铝导体复合材料芯增强电缆及其制备方法
US7170007B2 (en) * 2005-01-12 2007-01-30 Schlumburger Technology Corp. Enhanced electrical cables
US20060289189A1 (en) * 2005-06-03 2006-12-28 Thomas Aisenbrey Resin-coated micron conductive fiber wiring

Also Published As

Publication number Publication date
KR20100014418A (ko) 2010-02-10
KR101477720B1 (ko) 2014-12-30
EP2118909A2 (en) 2009-11-18
JP5631592B2 (ja) 2014-11-26
US20100206606A1 (en) 2010-08-19
US7705242B2 (en) 2010-04-27
CN101688953A (zh) 2010-03-31
WO2008100632A3 (en) 2009-12-23
US8030572B2 (en) 2011-10-04
WO2008100632A2 (en) 2008-08-21
US20090114420A1 (en) 2009-05-07
MX2009008806A (es) 2010-03-10
JP2010519684A (ja) 2010-06-03
EP2118909A4 (en) 2013-12-18
BRPI0806792B1 (pt) 2020-11-17
EP2118909B1 (en) 2018-10-10
CN101688953B (zh) 2011-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806792A2 (pt) condutor elétrico e núcleo para um condutor elétrico
US9488793B2 (en) Combined optical fiber and power cable
US7752754B2 (en) Method for increasing the current carried between two high voltage conductor support towers
US7683262B2 (en) Power transmission conductor for an overhead line
AU2007200369B2 (en) An Electricity Transport Conductor for Overhead Lines
KR101046215B1 (ko) 알루미늄 전도체 복합 코어 강화 케이블 및 그 제조 방법
US8244087B2 (en) Hybrid cable
US8463096B2 (en) Double jacket optical fiber cables
BRPI0415724B1 (pt) Cabo reforçado de núcleo de compósito condutor de alumínio
CN106463207B (zh) 具有强度元件的电力线缆
BRPI0912464B1 (pt) Cabo compósito torcido e método de fabricação
CN105788738A (zh) 一种降低热拐点的高能效导线及其制造方法
US5619606A (en) Method of manufacturing a reinforced cable containing optical fibers apparatus for implementing the method and a cable obtained by performing the method
WO2005089410A2 (en) Electrical conductor cable and method for forming the same
BRPI1004701B1 (pt) Enrolamento de transformador, transformador e método de aumentar a resistência a dobramento de um enrolamento de transformador
KR20040074864A (ko) 인장재의 직선 배열에 의한 광케이블 제조 방법 및 이방법에 의해서 제조된 광케이블
EP2920631A1 (en) Rugged furcation tube
RU131531U1 (ru) Поликомпозиционный несущий сердечник для электрического провода и способ его производства, а также электрический провод, содержащий такой сердечник
CN105702352A (zh) 降低热拐点的高能效导线及其制造方法
KR20060096368A (ko) 타이트 버퍼형 광섬유 리본
DE3226265A1 (de) Elektrische leitung
CN115755305A (zh) 一种新型微型柔性架空引入光缆及其制作方法
RU131230U1 (ru) Поликомпозиционный несущий сердечник для электрического провода и способ его производства, а также электрический провод, содержащий такой сердечник
RU159553U1 (ru) Электрооптический кабель для воздушных линий электропередач
US5028116A (en) Optical fiber cable capable of withstanding a jump in temperature to 350° C. for a short period of time

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.