BRPI0806573B1 - Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, e método de produção do mesmo - Google Patents

Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, e método de produção do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806573B1
BRPI0806573B1 BRPI0806573-0A BRPI0806573A BRPI0806573B1 BR PI0806573 B1 BRPI0806573 B1 BR PI0806573B1 BR PI0806573 A BRPI0806573 A BR PI0806573A BR PI0806573 B1 BRPI0806573 B1 BR PI0806573B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shoring
ceramic
fracture
density
lightweight aggregate
Prior art date
Application number
BRPI0806573-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Zinaida Yurievna Usova
Elena Mikhailovna Pershikova
Original Assignee
Prad Research And Development Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39872851&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0806573(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Prad Research And Development Limited filed Critical Prad Research And Development Limited
Publication of BRPI0806573A2 publication Critical patent/BRPI0806573A2/pt
Publication of BRPI0806573B1 publication Critical patent/BRPI0806573B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/60Compositions for stimulating production by acting on the underground formation
    • C09K8/80Compositions for reinforcing fractures, e.g. compositions of proppants used to keep the fractures open

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
  • Silicates, Zeolites, And Molecular Sieves (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Porous Artificial Stone Or Porous Ceramic Products (AREA)

Abstract

MATERIAL CERÂMICO DE BAIXA DENSIDADE PARA ESCORAMENTO DE FRATURAS, E MÉTODO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DE ESCORAMENTO DE FRATURAS. A invenção está relacionada ao âmbito da indústria de petróleo e gás e pode ser usada para a melhoria da produção de petróleo e gás, em particular, quando utilizando a técnica de fraturamento hidráulico. Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas consistindo de um agregado leve e um material aglomerante cerâmico, em que um mineral natural que é capaz, quando queimado, de expandir seu volume no grânulo de material de escoramento de fraturas e de alterar suas densidades real e aparente, é usado como o agregado leve.

Description

A invenção está relacionada ao âmbito da indústria de petróleo e gás e pode ser usada para a melhoria da produção de petróleo e gás, em particular, quanto utilizando a técnica de fraturamento hidráulico.
A invenção descreve grânulos cerâmicos que constituem partículas de materiais de escoramento de fraturas, possuindo uma baixa densidade abaixo de 2,65 g/cm3, suas composições e método de preparação.
Na tecnologia de produção de petróleo com base no uso do método de fraturamento hidráulico, a produção do poço é melhorada mediante injetar grânulos de materiais de escoramento de fraturas para o interior das fraturas produzidas na formação portadora de óleo, a fim de fixar a posição das paredes das fraturas, impedindo desse modo que elas se fechem. O material de escoramento de fraturas é injetado para dentro das fraturas mediante bombear um fluido de fraturamento contendo material de escoramento de fraturas sob Alda pressão. Foi experimentalmente estabelecido que uma densidade aparente mais baixa permite uma distribuição mais uniforme do material de escoramento de fraturas e aumenta os níveis de produção de petróleo e gás.
Existe uma solução técnica na arte (WO, pedido de patente internacional 2006/034298) que descreve os grânulos de materiais de escoramento de fraturas como partículas revestidas produzidas de um material inorgânico que é uma mistura de quartzo e alumina tomada numa relação de aproximadamente 2,2:5 e que possui uma densidade em massa menor que ou aproximadamente igual a 1 g/cm3. Além disso, essa solução técnica descreve um método de tratamento da formação subterrânea, de acordo com o qual um fluido de fraturamento é injetado ao interior de uma formação subterrânea, e o referido líquido de fraturamento contém partículas inorgânicas consistindo de quartzo e alumina numa relação de aproximadamente 2,2:5, e o referido material inorgânico tem uma densidade aparente menor que ou aproximadamente igual a 1 g/cm3.
Também, existem na arte partículas de compósito de baixa densidade (Patente norte americana U.S. No. 6.582.819) as quais estão baseadas em um aglomerante e uma carga e são adequadas para uso na técnica de fraturamento hidráulico. A carga pode conter dois ou mais materiais diferentes. O aglomerante consiste usualmente de um material polimérico, possivelmente, com cimento adicionado. As partículas de compósito resultantes têm uma densidade em massa variando de 0,5 a 1,30 g/cm3 e podem ser usadas como um material de escoramento de fraturas na indústria de produção de petróleo e gás, bem como para filtração de água e para a produção de grama sintética para pisos esportivos. A solução técnica já existente na arte também descreve métodos de produção das referidas partículas de compósito.
Existem também partículas compósito na arte vigente (Patente norte americana U.S. No. 6.632.527) as quais são baseadas em um aglomerante e uma carga e são adequadas para uso na técnica de fraturamento hidráulico. A carga é usualmente uma substância mineral fina à qual materiais fibrosos podem ser agregados. Aparte da técnica de fraturamento hidráulico, as referidas partículas podem ser usadas para filtração de água e para a produção de grama sintética para pisos esportivos. Métodos de produção das referidas partículas compósito são também descritos.
De acordo com verificações experimentais, os materiais de escoramento de fraturas já existentes na arte apresentam falta de eficiência na técnica de fraturamento hidráulico.
O problema técnico a ser solucionado pela solução técnica desenvolvida consiste no desenvolvimento de um material cerâmico de escoramento de fraturas possuindo uma densidade abaixo de 2,6 g/cm3.
O resultado técnico obtido através da implementação da solução técnica desenvolvida consiste na melhoria da produção de um poço que é trabalhado mediante utilizar a técnica de fraturamento hidráulico.
A fim de conseguir o referido resultado técnico, é proposto usar um material de escoramento de fraturas na forma de partículas esféricas e/ou angulares possuindo uma baixa densidade aparente abaixo de 2,6 g/cm3 e consistindo de um agregado leve que é também referido como uma carga, e de um material aglomerante que é também referido como um aglomerante.
O referido agregado leve é um mineral natural que é capaz, quando queimado, de formar uma nova fase em um grânulo de material de escoramento de fraturas e alterar o volume específico do agregado leve (vermiculita, perlita, hidromicas e zeólitas naturais) ou que já possua uma estrutura porosa (pedra-pomes).
É possível pré-revestir o referido agregado leve com um revestimento orgânico ou inorgânico (incluindo metal) (por exemplo, silício, dextrina, vidro de silicato, resinas epóxi ou composições desses), a fim de melhorar as propriedades de moldagem e as propriedades de uso final do material.
É possível utilizar combinações de diferentes tipos de agregados leves (em particular, pelo menos uma das seguintes séries: vermiculita, agloporita, argila expandida, perlita, zeólitas sintéticas e naturais) em diferentes relações em peso e cada uma das cargas leves pode ser pré-revestida. O teor de carga leve no produto acabado é abaixo de 80 %p (usualmente de 10 a 40 %p) e depende das propriedades físicas das cargas propriamente, bem como dos requisitos impostos nos resultantes grânulos de materiais de escoramento de fraturas.
Os materiais ligantes são pós orgânicos, inorgânicos ou metálicos, tais como bauxitas, caulins, argilas, alumina, escórias de grau metalúrgico, resinas fenol-formaldeído, alumínio, bronze ou combinações desses.
O desenvolvido método de produção do grânulo de material de escoramento de fraturas inclui a pré-trituração e pré-mistura dos componentes de matéria-prima, seguido pela granulação deles, secagem e classificação ao tamanho. Nesse método, pelo menos um aglomerante cerâmico e uma carga são usados como os componentes de matéria-prima, e pelo menos um mineral natural que seja capaz, quando queimado, de formar uma nova fase em um grânulo de material de escoramento de fraturas e alterar sua densidade aparente devido às alterações de volume induzidas a uma carga através do tratamento térmico, é usado como o agregado leve.
De acordo com uma modalidade desse método, uma carga previamente termo-tratada ou uma mistura de diferentes cargas é acrescentada, juntamente com outros componentes, ao material base, e a mistura é então granulada e queimada. Por exemplo, 25% da mistura consistindo de caulim e bauxita são acrescentada à argila pré-expandida possuindo uma porosidade de 75% e um tamanho médio de partícula de cerca de 40 micra. A relação de caulim para bauxita na mistura é de 80 para 20 %p, respectivamente. A mistura resultante é granulada em um misturador tipo Eirich, com uma solução 5% de álcool polivinílico acrescentado a ela na quantidade de 10 %v do volume do material a ser granulado. O tempo total de granulação é igual a 4 minutos, do qual 1 minuto constitui o tempo de nucleação e 3 minutos constituem o tempo de crescimento do grânulo. O material granulado resultante é secado em um dessecador numa temperatura de 100 °C e em seguida queimado numa temperatura de 1350 °C numa taxa de 3 °C por minuto e mantido na temperatura final por 2 horas. O resultante material de escoramento de fraturas 20/40 em tamanho apresenta uma densidade de 1,75 g/cm3 e uma resistência de esmagamento de 5 %p a 34,5 MPa (5000 psi).
De acordo com uma outra modalidade esse método, uma carga que não tenha sido previamente termo-tratada é acrescentada, juntamente com outros componentes, ao material base, e a mistura é então granulada e queimada. É possível pré-tratar essa carga com diferentes substâncias (em particular, com peróxido de hidrogênio ou com um número de aglutinantes fosfato, tais como H3PO4, um aglomerante fosfato de cromo-alumínio, um aglomerante fosfato alumínio- boro, um concentrado fosfato de alumínio-boro, sais contendo íon potássio, bem como um número de sais de amônio e sais nitrato) a fim de intensificar o processo de formação de fase e reduzir sua temperatura.
Por exemplo, pó de matéria-prima de vermiculita é pré-revestido com um aglomerante fosfato de alumínio-cromo numa relação de 9 para 1. A mistura resultante é misturada em um misturador por 2 minutos. 90% de argila caulim é acrescentada em seguida à polpa resultante em adição até 100% e os grânulos são produzidos. O material granulado resultante é secado, queimado numa temperatura de 1350 °C e em seguida classificado ao tamanho. O resultante material de escoramento de fraturas 20/40 em tamanho apresenta uma densidade de 2,3 g/cm3, e uma resistência a esmagamento de 5 %p a 51,7 MPa (7500 psi).
De acordo com a terceira modalidade desse método, quando utilizando dois ou mais aditivos, uma ou mais cargas previamente termo-tratadas são misturadas com o material aglomerante cerâmico e com outros componentes, embora as cargas restantes sejam acrescentadas ao material aglomerante sem serem termo-tratadas, e a mistura é em seguida granulada e queimada.
Por exemplo, pó de matéria-prima de vermiculita é pré-revestido com um aglomerante fosfato de alumínio-cromo numa relação de 9 para 1. A mistura resultante é misturada em um misturador por 2 minutos. 70% de argila caulim é acrescentada em seguida à polpa resultante em adição até 100% e os grânulos são produzidos e 30% de argila expandida é acrescentada. O material granulado resultante é secado, queimado numa temperatura de 130 °C e em seguida classificado ao tamanho. O resultante material de escoramento de fraturas 20/40 em tamanho apresenta uma densidade de 2,0 g/cm3 e uma resistência a esmagamento de 6 %p a 34,5 MPa (5000 psi).

Claims (6)

1. Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, caracterizado pelo fato de que consiste em um agregado leve e um material aglomerante cerâmico na forma de um grânulo de material de escoramento de fraturas tendo uma densidade de 2,3 g/cm3 ou menos, em que o agregado leve é um mineral natural selecionado a partir de um dentre vermiculita, perlita, hidromicas, zeólitas naturais, agloporita, argila expandida, e em que o agregado leve expande o seu volume quando queimado a uma temperatura de 1.350°C, de modo que a densidade do agregado é diminuída, em que o teor de agregado leve no grânulo de material de escoramento de fraturas é de 10 a 40% em peso.
2. Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do agregado leve ser pré-revestido com um revestimento orgânico ou inorgânico antes de ser combinado com o material aglomerante cerâmico.
3. Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que argilas, caulim, bauxitas ou composições desses são usados como o material aglomerante cerâmico.
4. Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o material aglomerante cerâmico ainda compreende alumina, escórias de grau metalúrgico, resinas fenol-formaldeído, alumínio, bronze ou combinações desses.
5. Método de produção de um material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que inclui: pré-trituração e pré-mistura dos componentes de matéria-prima incluindo um material aglomerante cerâmico e um agregado leve de um mineral natural, granulação das matérias-primas em grânulos de material de escoramento de fraturas, secagem e classificação a um tamanho selecionado, e expansão do material de escoramento de fraturas em volume de modo que o volume específico do agregado é diminuído quando queimado a uma temperatura de 1.350 °C durante o método de produção.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o agregado leve ser queimado antes do estágio de mistura, o que resulta em uma alteração de volume.
BRPI0806573-0A 2007-04-20 2008-04-21 Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, e método de produção do mesmo BRPI0806573B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
RU2007114804/03A RU2346910C1 (ru) 2007-04-20 2007-04-20 Керамический проппант с низкой плотностью и способ его приготовления
RU2007114804 2007-04-20
PCT/RU2008/000247 WO2008130279A2 (en) 2007-04-20 2008-04-21 Low-density ceramic proppant and its production method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0806573A2 BRPI0806573A2 (pt) 2014-05-06
BRPI0806573B1 true BRPI0806573B1 (pt) 2023-01-24

Family

ID=39872851

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806573-0A BRPI0806573B1 (pt) 2007-04-20 2008-04-21 Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, e método de produção do mesmo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8420578B2 (pt)
CN (1) CN101627101B (pt)
AR (1) AR066112A1 (pt)
BR (1) BRPI0806573B1 (pt)
CA (1) CA2678155C (pt)
RU (1) RU2346910C1 (pt)
WO (1) WO2008130279A2 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101880524A (zh) 2010-04-27 2010-11-10 福建省宁德市俊杰瓷业有限公司 一种超轻密度陶粒支撑剂及其制备方法
US9845427B2 (en) 2009-10-20 2017-12-19 Self-Suspending Proppant Llc Proppants for hydraulic fracturing technologies
US8796188B2 (en) * 2009-11-17 2014-08-05 Baker Hughes Incorporated Light-weight proppant from heat-treated pumice
BR112013002229A2 (pt) 2010-07-29 2016-05-24 3M Innovative Properties Co "parículas de epóxi éster vinílicas reticuladas modificadas com elastômero e métodos para produção e uso das mesmas"
CN103547751B (zh) 2010-09-10 2018-12-14 图象公司 可运输的沉浸式电影显示结构
US9297244B2 (en) 2011-08-31 2016-03-29 Self-Suspending Proppant Llc Self-suspending proppants for hydraulic fracturing comprising a coating of hydrogel-forming polymer
US20140000891A1 (en) 2012-06-21 2014-01-02 Self-Suspending Proppant Llc Self-suspending proppants for hydraulic fracturing
US9315721B2 (en) 2011-08-31 2016-04-19 Self-Suspending Proppant Llc Self-suspending proppants for hydraulic fracturing
US9868896B2 (en) 2011-08-31 2018-01-16 Self-Suspending Proppant Llc Self-suspending proppants for hydraulic fracturing
AT512112A1 (de) 2011-10-20 2013-05-15 Horst Wustinger Keramikmasse
CN102633492B (zh) * 2012-04-19 2013-05-15 金刚新材料股份有限公司 利用低品位铝矾土制备陶粒支撑剂的生产工艺
MX2015002365A (es) * 2012-08-21 2015-09-24 Stellar Materials Inc Composicion refractaria y proceso para formar un articulo con ella.
US8960284B2 (en) * 2012-08-29 2015-02-24 Halliburton Energy Services, Inc. Methods of hindering the settling of proppant aggregates
CN103194207B (zh) * 2013-04-25 2016-04-20 鹤壁天瑞石油支撑剂有限公司 一种废陶瓷制石油压裂支撑剂及其制备方法
CN103555316B (zh) * 2013-10-29 2016-07-13 孝义市鑫腾矿业有限公司 一种页岩油气开采压裂用陶粒支撑剂及其制造方法
CN103773355B (zh) * 2014-01-15 2017-05-24 成都新柯力化工科技有限公司 一种页岩气开采压裂支撑剂及其制备方法
US9932521B2 (en) 2014-03-05 2018-04-03 Self-Suspending Proppant, Llc Calcium ion tolerant self-suspending proppants
CN106687424A (zh) 2014-06-03 2017-05-17 哈奇有限公司 颗粒状炉渣产品及其制备方法
CN104293337A (zh) * 2014-09-29 2015-01-21 安东新材料(遂宁)有限公司 页岩气专用陶粒及其制备方法
CN105038759B (zh) * 2015-08-06 2017-12-01 太原理工大学 一种用于低渗透石油、煤层气和页岩气水力压裂的超低密度支撑剂及其制备方法
US20190063186A1 (en) 2016-03-17 2019-02-28 Shell Oil Company Single entry fracturing process
WO2018045282A1 (en) 2016-09-01 2018-03-08 Kemira Oyj Emulsions, treatment fluids and methods for treating subterranean formations
CN106497543A (zh) * 2016-10-09 2017-03-15 常州亚环环保科技有限公司 一种复合石油压裂支撑剂的制备方法
CN107056267A (zh) * 2017-05-10 2017-08-18 郑州市润宝耐火材料有限公司 压裂支撑剂及其制备方法
CN109536158B (zh) * 2017-09-21 2021-11-26 中国石油化工股份有限公司 一种低密度陶粒支撑剂及其制备方法
CN108251098A (zh) * 2018-04-20 2018-07-06 石梦成 一种低成本多孔石油压裂支撑剂及其制备方法
US11713415B2 (en) 2018-11-21 2023-08-01 Covia Solutions Inc. Salt-tolerant self-suspending proppants made without extrusion
EP3980507A4 (en) 2019-07-19 2023-06-21 Kemira OYJ FRICTION REDUCERS FOR HIGH TDS BRINES
CN112225548A (zh) * 2020-10-20 2021-01-15 西安工程大学 一种低密度高强度的陶粒支撑剂及其制备方法
CA3217977A1 (en) 2021-06-01 2022-12-08 Mehrdad Hesampour Fracturing methods using tagged polymers

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4427068A (en) * 1982-02-09 1984-01-24 Kennecott Corporation Sintered spherical pellets containing clay as a major component useful for gas and oil well proppants
US4944905A (en) 1984-01-18 1990-07-31 Minnesota Mining And Manufacturing Company Particulate ceramic useful as a proppant
US4632876A (en) 1985-06-12 1986-12-30 Minnesota Mining And Manufacturing Company Ceramic spheroids having low density and high crush resistance
US4923714A (en) * 1987-09-17 1990-05-08 Minnesota Mining And Manufacturing Company Novolac coated ceramic particulate
AR019461A1 (es) 1998-07-22 2002-02-20 Borden Chem Inc UNA PARTíCULA COMPUESTA, UN MÉTODO PARA PRODUCIRLA, UN MÉTODO PARA TRATAR UNA FRACTURA HIDRÁULICAMENTE INDUCIDA EN UNA FORMACIoN SUBTERRÁNEA, Y UN MÉTODO PARA LA FILTRACIoN DE AGUA.
US6582819B2 (en) 1998-07-22 2003-06-24 Borden Chemical, Inc. Low density composite proppant, filtration media, gravel packing media, and sports field media, and methods for making and using same
US6372678B1 (en) * 2000-09-28 2002-04-16 Fairmount Minerals, Ltd Proppant composition for gas and oil well fracturing
RU2180397C1 (ru) 2000-11-17 2002-03-10 Открытое акционерное общество "Боровичский комбинат огнеупоров" Проппант
US20060016598A1 (en) 2004-07-21 2006-01-26 Urbanek Thomas W Lightweight proppant and method of making same
RU2267010C1 (ru) 2004-09-02 2005-12-27 Открытое акционерное общество "Боровичский комбинат огнеупоров" Проппант и способ его получения
BRPI0515304A (pt) * 2004-09-14 2008-07-15 Carbo Ceramics Inc pelotas esféricas sinterizadas
EP1791691A4 (en) 2004-09-20 2010-06-23 Hexion Specialty Chemicals Res PARTICLES USED AS SUPPORTING AGENTS OR GRAFT GRAPPLES, METHODS OF MAKING AND USING SAME
CN100368504C (zh) 2006-04-05 2008-02-13 渑池县方圆陶粒砂厂 超强度陶粒支撑剂及其制备方法

Also Published As

Publication number Publication date
US8420578B2 (en) 2013-04-16
RU2346910C1 (ru) 2009-02-20
US20080261837A1 (en) 2008-10-23
WO2008130279A2 (en) 2008-10-30
CA2678155A1 (en) 2008-10-30
BRPI0806573A2 (pt) 2014-05-06
AR066112A1 (es) 2009-07-22
RU2007114804A (ru) 2008-11-10
CN101627101A (zh) 2010-01-13
CN101627101B (zh) 2014-04-30
WO2008130279A3 (en) 2008-12-11
CA2678155C (en) 2012-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806573B1 (pt) Material cerâmico de baixa densidade para escoramento de fraturas, e método de produção do mesmo
JP6728313B2 (ja) 舗装材およびブロックの複合材料およびそれらの調製方法
Vickers et al. Fire-resistant geopolymers: role of fibres and fillers to enhance thermal properties
Salami et al. Impact of added water and superplasticizer on early compressive strength of selected mixtures of palm oil fuel ash-based engineered geopolymer composites
CA2540429C (en) Proppants and their manufacture
US20060016598A1 (en) Lightweight proppant and method of making same
CN102015573B (zh) 牢固的低密度陶瓷
CA2614114C (en) Methods for preventing proppant carryover from fractures, and gravel-packed filter
Castillo et al. State of the art of geopolymers: A review
US20060162929A1 (en) Lightweight proppant and method of making same
BRPI0603331B1 (pt) compósito estruturado, processo de tratamento de uma fratura induzida hidraulicamente e método de tratamento de uma zona subterrânea
BR112020016326A2 (pt) Composição de concreto, e, método para preparar a composição de concreto
JP2016515174A (ja) 複合枕木およびその製造方法およびその使用法
WO2009107709A1 (ja) セラミックス粉体の固化方法及びセラミックス固化体
CA2494051A1 (en) Lightweight proppant and method of making same
JP7178367B2 (ja) 硬化性組成物から形成される成形体
US6765153B2 (en) Method for making improved ceramic cement compositions containing a dispersed seeded phase and a method and apparatus for producing seed crystals
JP2009518274A (ja) ジオポリマー性粒子、繊維、成形物品および製造方法
FI123552B (fi) Strukturoitu sideainekoostumus
EA019884B1 (ru) Композиция для получения строительных материалов
Ling et al. Investigation of influence factors and surface treatment on palm oil boiler ash (POBA) based geopolymer artificial aggregate: Impregnation vs. coating method
Arroyave et al. Evaluation and characterization of autonomous self-healing cementitious materials with low carbon footprint using hybrid organic/inorganic microcapsules
WO2007110591A1 (en) Subterranean treatment fluids comprising substantially hydrated cement particulates
TWI635066B (zh) 非鍛燒水泥組合物、非鍛燒混凝土組合物、非鍛燒混凝土及其製法
Jalal et al. Thermal and mechanical characteristics of cement nanocomposites

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/04/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.