BRPI0806395A2 - método para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro - Google Patents

método para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806395A2
BRPI0806395A2 BRPI0806395-8A BRPI0806395A BRPI0806395A2 BR PI0806395 A2 BRPI0806395 A2 BR PI0806395A2 BR PI0806395 A BRPI0806395 A BR PI0806395A BR PI0806395 A2 BRPI0806395 A2 BR PI0806395A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
black liquor
soap
approximately
ranges
talole
Prior art date
Application number
BRPI0806395-8A
Other languages
English (en)
Inventor
James J Svarz
Prasad Y Duggirala
Grady E Worley
Original Assignee
Nalco Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nalco Co filed Critical Nalco Co
Publication of BRPI0806395A2 publication Critical patent/BRPI0806395A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11BPRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
    • C11B13/00Recovery of fats, fatty oils or fatty acids from waste materials
    • C11B13/02Recovery of fats, fatty oils or fatty acids from waste materials from soap stock
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11CFATTY ACIDS FROM FATS, OILS OR WAXES; CANDLES; FATS, OILS OR FATTY ACIDS BY CHEMICAL MODIFICATION OF FATS, OILS, OR FATTY ACIDS OBTAINED THEREFROM
    • C11C1/00Preparation of fatty acids from fats, fatty oils, or waxes; Refining the fatty acids
    • C11C1/08Refining
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/50Reuse, recycling or recovery technologies
    • Y02W30/74Recovery of fats, fatty oils, fatty acids or other fatty substances, e.g. lanolin or waxes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)

Abstract

MéTODO PARA AUMENTAR O RENDIMENTO DE SABãO DE TALóLEO DE UM LICOR NEGRO Trata-se de métodos para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro. Em uma realização, o método compreende a adição de um auxiliar de separação ao licor negro. O auxiliar de separação compreende alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO[(CH~ 2~ CHCH~ 3~O)x(CH~ 2~CH~ 2~O)y]M e as combinações dos mesmos, em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; x varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino.

Description

MÉTODO PARA AUMENTAR O RENDIMENTO DE SABAO DE TALÓLEO DE UM LICOR NEGRO
ANTECEDENTES
A presente invenção refere-se de maneira geral a processar químico das polpas de madeira. Mais especificamente, a presente invenção refere-se ao uso de auxiliares de separação em processos de recuperação de licor negro.
A formação de polpa de madeira alcalina durante o processo Kraft resulta na polpa de madeira além de vários materiais navais recuperáveis incluindo turpentinas e sabão de talóleo. A recuperação do sabão de talóleo do licor de formação de polpa usado é uma operação unitária importante no processo de formação de polpa porque o sabão de talóleo é um material de partida vedável que é processado e fracionado como ácidos graxos de talóleo, ácidos de rosina e fitoesteróis.
Os ácidos graxos de talóleo são úteis em uma miríade de aplicações químicas como fonte de ácido graxo e, ainda com a derivatização resulta em tensoativos, resinas de alquida e resinas de poliamida úteis em numerosas aplicações incluindo cosméticos, tintas de impressão e revestimentos da superfície. É importante notar que os fitosteróis consistem em uma fonte natural de vários compostos esteroidais precursores (por exemplo, β-sitosterol) úteis em aplicações farmacêuticas incluindo o tratamento de doenças cardiovasculares e de suas condições subjacentes, metabolismo de lipídios e cânceres.
Além do valor como um material de partida químico, o sabão de talóleo, se não for controlado corretamente, pode causar problemas operacionais dentro do processo de recuperação Kraft e dos processos de fabricação de papel subseqüentes. Alguns desses problemas operacionais podem incluir o acúmulo de sujeira no evaporador, a formação de carepa no evaporador, a formação de breu, a demanda química de alvejante, a formação de espuma na máquina de papel, escurecimentos no forno de recuperação, o desempenho da usina de tratamento da água residual e os sabões de ácido de rosina que são os responsáveis por 80% da toxicidade dos efluentes da usina.
DESCRIÇÃO RESUMIDA
A presente invenção refere-se aos métodos para aumentar o rendimento do sabão de talóleo de um licor negro. Em uma realização, o método compreende a adição de um ou mais auxiliares de separação ao licor negro. 0 auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos. R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. A adição do auxiliar de separação aumenta o rendimento da separação do sabão de talóleo do licor negro. 0 sabão de talóleo pode então ser separado do licor negro ao empregar quaisquer processos apropriados.
Em uma realização, M é H.
Em uma realização, M é K.
Em uma realização, R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente dezesseis átomos de carbono.
Em uma realização, o alcoxilato de álcool de alquila é um polímero de bloco.
Em uma realização, a concentração do auxiliar de separação no licor negro varia de aproximadamente 0,25 ppm a aproximadamente 250 ppm.
Em uma realização, a concentração do auxiliar de separação no licor negro varia de aproximadamente 1,5 ppm a aproximadamente 35 ppm.
Em uma realização, o auxiliar de separação é adicionado ao licor negro como um componente de uma solução aquosa.
Em uma realização, a separação é feita por uma escumadeira de sabão.
Em uma outra realização, a presente invenção apresenta um método para aumentar o rendimento de ácidos graxos de talóleo de um licor negro. 0 método compreende a adição de um auxiliar de separação a um licor negro. 0 auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos, em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 2 0 a aproximadamente 8 0 e M, é H ou um metal alcalino. 0 método compreende adicionalmente a separação do sabão de talóleo do licor negro e o refino do sabão de talóleo como ácidos graxos de talóleo.
Em uma realização, o refino é executado por um processo tal como, por exemplo, acidificação, fracionamento, destilação, e as combinações destes.
Em uma realização alternativa, a presente invenção apresenta um método de geração de ácidos graxos de talóleo. 0 método compreende o aquecimento de lascas de madeira em um licor de cozimento que compreende hidróxido de sódio e sulfeto de sódio para formar o licor negro que compreende polpa de madeira, e a separação da polpa de madeira do licor negro. Um ou mais auxiliares de separação são adicionados ao licor negro. 0 auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos, em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de é aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. O sabão de talóleo é separado do licor negro e refinado como ácidos graxos de talóleo.
Uma vantagem da presente invenção consiste na obtenção de um método para aumentar o rendimento da separação de sabão de talóleo do licor negro.
Uma outra vantagem da presente invenção consiste na obtenção de um método aperfeiçoado para aumentar a recuperação de sabão de talóleo.
Ainda uma outra vantagem da presente invenção consiste na obtenção de um método aperfeiçoado para gerar ácidos graxos de talóleo.
Outras características e as vantagens são aqui descritas nisto, e serão aparentes a partir da seguinte descrição detalhada.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A presente invenção refere-se ao aumento da produção de produtos secundários dos processos de formação de polpa da madeira. Mais especificamente, a presente invenção refere-se aos métodos para aumentar o rendimento do sabão de talóleo de um licor negro.
Conforme aqui empregado, o termo "licor negro" significa um licor de formação de polpa gasto derivado de lascas de madeira que foram submetidas ao processo Kraft tal como deve ser compreendido pelo elemento versado na técnica. Por exemplo, o licor negro é tipicamente separado durante a lavagem do cilindro de uma corrente de polpa de madeira depois que foi submetido à digestão no processo Kraft.
Conforme aqui empregado,. o termo "álcool de alquila" significa um composto ou uma mistura de compostos da fórmula ROH onde R é um grupo alquila C8-C22 linear ou ramificada.
Conforme aqui empregado, o termo "base de hidróxido" significa os sais de hidróxido (OH) de metais alcalinos tais como o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio, o lítio, e outros ainda.
Conforme aqui empregado, o termo "licor branco" significa uma mistura aquosa de hidróxido de metal alcalino e um sulfeto com ou sem aditivos adicionais e a concentrações bem conhecidas no estado da técnica.
O número de Kappa, que é diretamente proporcional à quantidade de lignina remanescente na polpa, é o volume (em mililitros) de uma solução de permanganato de potássio 0,1 N consumida por um grama da polpa sem umidade sob as condições especificadas no método T 236 cm-85 da TAPPI.
Em um processo de formação de polpa geral, a deslignificação é a reação principal que permite que as fibras de madeira sejam separadas umas das outras. Vários métodos mecânicos e químicos são utilizados para causar esta separação, mas a técnica mais extensamente utilizada é conhecida como processo Kraft, que produz a polpa que confere alta resistência e boas propriedades de envelhecimento aos produtos de papel.
No processo Kraft, um licor de cozimento (por exemplo, licor branco) de hidróxido de sódio e/ou de sulfeto de sódio, é utilizado para extrair a lignina da madeira (por exemplo, na forma de lascas de madeira). O processo de extração ou de deslignificação é executado em digestores, tanto descontínuos quanto contínuos. O pH no digestor fica geralmente compreendido entre aproximadamente 11 e aproximadamente 14.
A temperatura do licor no digestor é mantida entre aproximadamente 150 e aproximadamente 175°C. Um período de aproximadamente duas a aproximadamente seis horas é geralmente requerido para a digestão completa. A penetração do licor de cozimento das lascas de madeira é vital ao sucesso do processo de formação de polpa. A uniformidade da polpa está diretamente correlacionada com a facilidade das operações de manufatura de papel e qualidade dos produtos finais. O movimento adequado do licor de cozimento na madeira é uma primeira etapa essencial no processo de formação de polpa. A remoção de lignina suficiente para a liberação das fibras requer a penetração e a difusão do licor negro nas lascas e então a distribuição uniforme por toda a madeira.
A digestão e a remoção de resina podem ser consideradas como ocorrendo da seguinte maneira: 1) umedecimento das lascas de madeira e da resina por um fluido alcalino aquoso; 2) penetração das lascas de madeira por esse fluido; 3) decomposição da resina e dos agregados de ácido graxo e desfibramento das lascas de madeira promovido pela invasão de fluido alcalino aquoso nos canais de fluxo das lascas; e 4) estabilização das partículas de resina dispersas, reduzindo desse modo a sua redeposição em fibras de celulose.
Os tensoativos podem ajudar nas etapas acima do processo através de mecanismos diferentes tais como umedecimento, emulsificação e dispersão destes materiais resinosos dentro e fora da estrutura de madeira. Isto resulta em um teor mais baixo de resina da polpa depois dos estágios de cozimento e lavagem. Para dissolver as polpas de grau, pode ser necessário reduzir o teor de resina da polpa a níveis muito baixos para impedir efeitos adversos da resina nas propriedades do acetato e da viscose. Em polpas de fabricação de papel, estes extrativos, quando liberados durante o processamento das lascas de madeira para produtos de polpa e papel, podem causar depósitos problemáticos no equipamento da usina, agarramento na prensa e produção de baixa qualidade. Desse modo, os auxiliares eficazes de remoção de resina da polpa podem ser úteis na manufatura de polpas de papel bem como na dissolução de polpas em processos descontínuos e contínuos, incluindo o processo KAMYR.
Depois da etapa da digestão, o licor de cozimento que contém as lascas de madeira é transferido para um tanque de insuflação. No tanque de insuflação, as lascas de madeira se separam em fibras individuais (por exemplo, polpa) para formar uma corrente de polpa. A temperatura do tanque de insuflação é operada a aproximadamente 95°C a 110ºC.
Dos tanques de insuflação, a polpa da corrente de polpa é lavada, por exemplo, em uma lavadora de tambor a vácuo rotativo para separar a polpa de madeira processada da corrente carreadora líquida. Essa lavagem/separação da polpa produz um licor negro (isto é, licor de formação de polpa usado). A polpa de madeira pode receber um tratamento adicional, tal como alvejamento, antes da manufatura dos produtos de papel.
O licor negro pode ser submetido a um processo de evaporação para ser concentrado. 0 licor negro também pode ser tratado de acordo com várias realizações da presente invenção.
Em uma realização, o método compreende a adição de um ou mais auxiliares de separação ao licor negro. 0 auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos. R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; x varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. Foi verificado surpreendentemente que a adição do auxiliar de separação aumenta o rendimento da separação de sabão de talóleo do licor negro. Por exemplo, uma quantidade maior do sabão de talóleo irá se elevar até o topo do licor negro com a adição do auxiliar de separação. 0 sabão de talóleo pode então ser separado do licor negro ao empregar qualquer processo apropriado tal como, por exemplo, uma escumadeira de sabão.
Deve ser apreciado que qualquer quantidade apropriada de auxiliar de separação pode ser adicionada ao licor negro a qualquer momento. 0 auxiliar de separação pode ser adicionado ao licor negro em qualquer forma apropriada (por exemplo, sólido, líquido) e com quaisquer componentes adicionais (por exemplo, parte de uma solução aquosa), por exemplo, na forma de uma mistura. Preferivelmente, uma quantidade de auxiliar de separação pode ser adicionada de modo que a concentração do auxiliar de separação no licor negro varie de aproximadamente 0,25 ppm a aproximadamente 2 50 ppm. Mais preferivelmente, a concentração do auxiliar de separação no licor negro varia de aproximadamente 1,5 ppm a aproximadamente 35 ppm.
O licor negro contém tipicamente de 14 a 18 por cento de sólidos. Os sólidos são aproximadamente 65% orgânicos, que originam da madeira, e 35% sais inorgânicos que originam do licor de cozimento branco. Os componentes de madeira solubilizados podem ser divididos em um número de frações: 1) materiais lignosos (colóide macromolecular solubilizado por grupos ácidos fenólicos e carboxílicos ionizados); 2) ácidos sacarínicos (hidróxi ácidos solúveis em água; produtos da degradação de carboidratos); 3) ácidos orgânicos de baixo peso molecular (acético, fórmico, glicólico, láctico, etc.); e 4) extrativos (ácidos graxos, ácidos de rosina, e seus ésteres, fração neutra).
Os extrativos são a fonte de sabão que se separa naturalmente do licor negro. Os sabões de licor negro (isto é, o sabão de talóleo) são queimados pelo seu valor de calor ou recuperados e ainda processados para resultar no talóleo cru (CTO), uma fonte importante de receita para a usina. 0 sabão de licor negro se separa naturalmente do licor negro em vários pontos no processo de formação de polpa. O sabão se separa como uma fase cristalina liquida lamelar. É este material separado em fases que pode ser observado flutuando em tonéis de lavagem da polpa, na superfície do material filtrado e nos tanques de licor negro fraco, e em grandes quantidades na torre de espuma e na escumadeira de sabão de licor negro. As escumas de sabão de licor negro podem ser coletadas de vários locais e agregados em um tanque de retenção central onde as escumas podem ser contidas antes da acidulação.
As escumas de sabão do licor negro compreendem geralmente uma mistura de sais ácidos graxos e resina, (isto é, tensoativos aniônicos), ésteres de ácidos graxos e de rosina, e componentes neutros. As escumas de sabão de licor negro, sendo um produto natural, contêm centenas de compostos diferentes. A predominância de um determinado constituinte varia com espécie da árvore, a química da formação de polpa, e fatores genéticos. Os ácidos graxos são ácidos predominantemente oléicos e linoléico com pequenas quantidades de ácidos linolênico, esteárico e palmítico. Os ácidos de rosina são ácidos mono-carboxílicos de diterpeno que têm uma fórmula geral C2OH30O2. Os ácidos de rosina predominantes são os ácidos abiético e deidroabiético, embora ocorram numerosos isômeros distintivos. Os ácidos abiético e deidroabiético contêm três anéis de seis membros. 0 ácido deidroabiético contém um anel aromático, e difere desse modo do ácido abiético, que contém três anéis insaturados. A fração neutra, freqüentemente denominada não saponificáveis, é uma mistura de uma variedade de substâncias incluindo fitosteróis, alcoóis graxos e de cera, terpenos e hidrocarbonetos.
Os extrativos no licor negro são parcialmente solubilizados e, em conseqüência disto, o licor negro é um sistema coloidal. Os extrativos podem estar em diversos estados diferentes no licor negro, incluindo a solução real, a solução micelar, fases cristalinas líquidas e, eventualmente, sabão puro. A maior parte destes estados coloidais ocorre simultaneamente e eles estão em um tipo de equilíbrio uns com os outros. 0 estado agregativo do sabão de talóleo depende da concentração do sabão disperso, bem como do teor de sal e do teor de sólidos do licor. Uma vez que o licor negro é tipicamente concentrado nos evaporadores antes da combustão no forno de recuperação, o colóide de liquor do negro é submetido continuamente a tensões. as tensões resultam de um aumento contínuo no teor de sólidos enquanto a água é evaporada do licor negro. Enquanto a água é removida, o teor de sal do licor aumenta, causando um salgamento natural de todos os elementos orgânicos presentes. A solubilidade mínima do sabão foi relatada como em um teor de sólidos do licor negro entre 22 e 28 por cento. Outros fatores tais como o álcali eficaz residual, a temperatura e, possivelmente, a relação entre o ácido graxo e o ácido de rosina presentes no licor, também podem influenciar a solubilidade e, portanto, a tendência do sabão de talóleo de se separar em fases.
Os sais de ácido graxo e de ácido de rosina formam micelas que solubilizam a fração neutra dos extrativos. A formação de micelas, que indica o início da separação de fases, depende de uma série de fatores. Estes incluem o teor de sal, a relação entre os ácidos graxos e de rosina, e a temperatura. Geralmente, à medida que o teor de sal aumenta, a concentração do sabão à qual são formadas as micelas diminui; isto é, o sabão é menos solúvel. As micelas misturadas, onde a relação entre os sabores de ácidos de rosina e graxos fica compreendida entre 1:1 e 2:1, são mais estáveis do que as micelas de um outro sabão singular. A formação das micelas é independente de uma temperatura entre 20 e 80°C, mas o sabão torna-se muito mais solúvel a temperaturas mais altas. Há uma pequena quantidade de sabão remanescente no licor negro que está presente como monômeros individuais do sabão que estão na solução real e não na solução micelar, ou como monômeros do sabão que estão em equilíbrio com a solução micelar. Este sabão residual é difícil de remover e geralmente ainda é deixado no licor negro depois da escumadeira de sabão. Embora as partículas de sabão (por exemplo, sabão de talóleo) que são formadas no licor negro se separem naturalmente da solução, a adição dos auxiliares de separação em realização alternativas da presente invenção aumenta substancialmente a separação do sabão de talóleo do licor negro.
Em uma outra realização, a presente invenção apresenta um método para aumentar o rendimento de ácidos graxos de talóleo de um licor negro. O método compreende a adição de um auxiliar de separação a um licor negro. 0 auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos, em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. 0 método compreende adicionalmente a separação do sabão de talóleo do licor negro e o refino do sabão de talóleo como ácidos graxos de talóleo.
Por exemplo, o processo de refino pode compreender a acidificação do sabão de talóleo para obter o talóleo cru. 0 talóleo cru também pode ser refinado qualquer processo apropriado de separação tal como, por exemplo, fracionamento, destilação, ou as combinações destes, para produzir os ácidos graxos de talóleo que são utilizáveis em uma variedade de aplicações diferentes.
Em uma realização alternativa, a presente invenção apresenta um método para gerar ácidos graxos de talóleo. O método compreende o aquecimento de lascas de madeira em um licor de cozimento que compreende hidróxido de sódio e sulfeto de sódio para formar o licor negro que compreende polpa de madeira, e a separação da polpa de madeira do licor negro. Um ou mais auxiliares de separação são adicionados ao licor negro. O auxiliar de separação compreende um ou mais alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [ (CH2CHCH3O) χ (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos, em que Ré alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. O sabão de talóleo é separado do licor negro e refinado como ácidos graxos de talóleo.
Os alcoxilatos de álcool de alquila da presente invenção compreendem a fórmula RO [ (CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. Os alcoxilatos de álcool de alquila podem ser preparados mediante o aquecimento de um álcool de alquila C4-C40, ou de uma mistura de alcoóis de alquila C4-C40, ambos aqui designados como ROH, com óxido de propileno, e opcionalmente óxido de etileno na presença de uma base de hidróxido. Preferivelmente, a reação é realizada a uma temperatura de aproximadamente 150°C em um vaso de pressão a uma pressão de aproximadamente 50 a aproximadamente 75 libras por polegada quadrada. O alcoxilato resultante pode ser deixado na forma de sal ou então neutralizado com ácido.
O óxido de etileno e o óxido de propileno podem ser adicionados na forma aleatória ou de bloco. Conforme aqui empregado, o termo "polímero de bloco" significa o polímero resultante da adição de bloco do óxido de propileno e do óxido de etileno. Conforme aqui empregado, o termo "heteropolímero" significa o polímero resultante da adição aleatória do óxido de propileno e do óxido de etileno.
A adição aleatória do óxido de etileno e do óxido do propileno envolve ambos os componentes que estão sendo adicionados ao álcool simultaneamente, de maneira tal que a taxa de adição ao álcool é controlada pelas suas quantidades relativas e taxas de reação. Desse modo, no caso da adição aleatória, deve ser compreendido que a fórmula acima não é uma fórmula estrutural, mas por outro lado, é representativa somente das quantidades molares, χ e y, do óxido de etileno e do óxido de propileno que são adicionadas ao álcool ROH.
No caso da adição de bloco, o óxido de etileno ou o óxido de propileno podem ser adicionados primeiramente ao álcool e então colocados para reagir. O outro componente pode então ser adicionado e colocado para reagir. No caso da adição de bloco, a fórmula acima é representativa da estrutura do álcool alcoxilado, exceto pelo fato que os grupos (C2H4O)x e (C3H6O)y podem ser invertidos dependendo do fato se o óxido de propileno ou o óxido de etileno é adicionado primeiramente. O polímero resultante é um sólido altamente solúvel em água.
Em uma realização, M é H ou K. Em uma outra realização, R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; χ varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino. Em uma realização, o alcoxilato de álcool de alquila é um polímero de bloco. Em uma outra realização, o alcoxilato de álcool de alquila é um heteropolímero.
Embora as porcentagens específicas e os parâmetros do processo aqui descritos sejam os preferidos, outras porcentagens e parâmetros podem ser utilizados.
A título de exemplo e não de limitação, o que segue é ilustrativo de várias realizações da presente invenção.
EXEMPLO 1
Uma série das experimentações de campo utilizando os auxiliares de separação é executada por um período de aproximadamente um mês. O impacto dos auxiliares de separação no aumento do rendimento de separação do sabão de talóleo do licor negro é avaliado ao empregar as seguintes condições de processo durante as experimentações experimentais.
TABELA 1 PROPRIEDADES DO DIGESTOR Hidróxido de sódio concentrado (álcali ativo) 6,9 AA
Concentração de sulfeto de sódio (sulfiditi) 28
Quantidade de lascas de madeira 190 tph
Quantidade de licor branco 673 gpm
Relação entre licor e madeira 20,8% AA
Espécie de madeira Pinho do Sul
Tempo de cozimento 6 horas
Temperatura de cozimento 150°C - 180°C
Pressão de cozimento 160 psi
Número Kappa da polpa final 25
Rendimento do Digestor 4 8
Sólidos do licor negro no final do cozimento 18,50%
TABELA 2
PROPRIEDADES DE RECUPERAÇÃO (PÓS-DIGESTOR) Sólidos do licor 29,3% Temperatura 190°F
pH 12
Fluxo do licor para a escuraadeira 955 gpm
Fluxo do licor fora da escumadeira 955 gpm
Tempo de residência do licor na escumadeira 6 horas
Dose do produto e descrição do ponto de alimentação 25 ppm
Relação entre o sabão de talóleo cru (CTOS)/ 1.000 libras de sólidos do licor negro (BLS) (Elementos residuais para os evaporadores) 28,5
Relação de CTOS/1,000 libras de BLS (Saída da escumadeira) 14,4
Relação de CTOS/l.OOO BLS(com/saída de tratamento químico) 6,4
A inspeção dos dados experimentais mostra um grande aumento no rendimento do sabão de talóleo derivado do licor negro (por exemplo,a quantidade coletada do processo de formação de escuma) quando o aditivo de separação é adicionado. O valor pré-experimentação (isto é, nenhum auxiliar de separação adicionado) do sabão de talóleo é de aproximadamente 105 libras de sabão de tal óleo/por tonelada de polpa produzida. Durante a experimentação utilizando os auxiliares de separação, o rendimento aumenta para aproximadamente 215 libras de sabão de talóleo/por tonelada de polpa produzida. Em conseqüência disto, o aumento no rendimento do sabão de talóleo gerado a partir do licor negro é de aproximadamente 100% ou mais em relação à quantidade de sabão de talóleo gerado na ausência dos auxiliares de separação.
Deve ser compreendido que várias mudanças e modificações nas realizações presentemente preferidas aqui descritas serão aparentes aos elementos versados na técnica. Tais mudanças e modificações podem ser feitas sem que se desvie do caráter e do âmbito do presente objeto e sem diminuir as suas vantagens pretendidas. Pretende-se, portanto, que tais mudanças e modificações sejam cobertas pelas reivindicações anexas.

Claims (12)

1. MÉTODO PARA AUMENTAR O RENDIMENTO DE SABÃO DE TALÓLEO DE UM LICOR NEGRO, em que o método é caracterizado pelo fato de compreender: a adicionando ao licor negro um auxiliar de separação selecionado do grupo que consiste em alcoxilatos de álcool de alquila da fórmula RO [(CH2CHCH3O) x (CH2CH2O) y] M e as combinações dos mesmos, em que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente 8 a aproximadamente 22 átomos de carbono; x varia de 1 a aproximadamente 20; y varia de aproximadamente 20 a aproximadamente 80, e M é H ou um metal alcalino.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que M é H.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que M é K.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que R é alquila linear ou ramificada de aproximadamente dezesseis átomos de carbono.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o alcoxilato de álcool de alquila é um polímero de bloco.
6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concentração do auxiliar de separação no licor negro varia de aproximadamente 0,25 ppm a aproximadamente 250 ppm.
7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a concentração do auxiliar de separação no licor negro varia de aproximadamente 1,5 ppm a aproximadamente 3 5 ppm.
8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o auxiliar de separação é adicionado ao licor negro como um componente de uma solução aquosa.
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente a separação do sabão de talóleo do licor negro.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a separação é feita por uma escumadeira de sabão.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente o refino do sabão de talóleo como ácidos graxos de talóleo.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o refino é executado por um processo selecionado do grupo que consiste em acidificação, fracionamento, destilação, e as combinações destes.
BRPI0806395-8A 2007-01-26 2008-01-24 método para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro BRPI0806395A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/627,607 US7504478B2 (en) 2007-01-26 2007-01-26 Additives for increasing the separation yield of tall oil soap from black liquors
US11/627,607 2007-01-26
PCT/US2008/051915 WO2008092005A2 (en) 2007-01-26 2008-01-24 Additives for increasing the separation yield of tall oil soap from black liquors

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806395A2 true BRPI0806395A2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=39645163

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806395-8A BRPI0806395A2 (pt) 2007-01-26 2008-01-24 método para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7504478B2 (pt)
EP (1) EP2121886B1 (pt)
JP (1) JP5461196B2 (pt)
CN (1) CN101589134B (pt)
AR (1) AR066392A1 (pt)
BR (1) BRPI0806395A2 (pt)
CA (1) CA2675775C (pt)
MY (1) MY148897A (pt)
RU (1) RU2456337C2 (pt)
TW (1) TWI419966B (pt)
WO (1) WO2008092005A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI123012B (fi) * 2009-04-03 2012-09-28 Upm Kymmene Oyj Menetelmä uuteaineiden kontrolloimiseksi massan tuoton aikana, näin valmistettu massa ja sen käyttö
SE534404C2 (sv) * 2009-12-30 2011-08-09 Anders Goeran Hofstedt Förfarande för att från en blandning av svartlut och råsåpa låta separera och spjälka råsåpa
BR112013003975A2 (pt) * 2010-09-10 2016-07-12 Arizona Chemical Co Llc métod para produzir óleo de resina bruto através de lavagem do sabão com remoção de carbonato de cálcio
CN102643612B (zh) * 2012-04-25 2013-09-25 湖南骏泰浆纸有限责任公司 一种皂化物提取方法及其装置
SE1450683A1 (sv) * 2014-06-05 2015-12-06 Stora Enso Oyj Förfarande för utvinning av råtallolja

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2610966A (en) * 1949-10-17 1952-09-16 Hollingshead Corp Process for treating tall oil with alkylene oxides
US3890295A (en) * 1973-06-15 1975-06-17 Betz Laboratories Methods and compositions to enhance tall oil soap separation
US3880704A (en) * 1973-07-16 1975-04-29 Betz Laboratories Methods and compositions to enhance tall oil soap separation from waste pulping liquor
US3966698A (en) * 1975-05-02 1976-06-29 Nalco Chemical Company Recovery of tall oil soaps
US4142967A (en) * 1975-09-15 1979-03-06 Champion International Corporation Process for enhancing recovery of tall oil soap from black liquor
US4085000A (en) * 1977-01-13 1978-04-18 Basf Wyandotte Corporation Method of recovering tall-oil soap from kraft black liquor
US4879369A (en) * 1988-01-20 1989-11-07 Westvaco Corporation Method of removing lignin from tall oil
US5250152A (en) * 1991-02-20 1993-10-05 Betz Paperchem, Inc. Ethoxylated alcohol and dialkylphenol surfactants as Kraft pulping additives for reject reduction and yield increase
US5298120A (en) * 1992-06-09 1994-03-29 Michael Blackstone Composition for enhancing the pulping of wood chips
US6093856A (en) * 1996-11-26 2000-07-25 The Procter & Gamble Company Polyoxyalkylene surfactants
US5871663A (en) * 1997-03-11 1999-02-16 Westvaco Corporation Additive composition for reducing anthraquinone requirements in pulping of lignocellulosic material
US5773590A (en) * 1997-04-08 1998-06-30 Betzdearborn Inc. Methods of separating lignin solids and black liquor from tall oil fatty acids
FI105569B (fi) * 1997-12-11 2000-09-15 Polargas Ab Oy Menetelmä mäntyöljyn valmistamiseksi
DE10004677A1 (de) * 2000-02-03 2001-08-09 Cognis Deutschland Gmbh Tensidmischung mit Fettalkoholalkoxylaten aus pflanzlichen Rohstoffen
US7081183B2 (en) * 2002-07-23 2006-07-25 Nalco Company Method of deresinating pulp using alkyl alcohol alkoxylate surfactants

Also Published As

Publication number Publication date
EP2121886A4 (en) 2012-12-19
RU2456337C2 (ru) 2012-07-20
TW200846459A (en) 2008-12-01
WO2008092005A2 (en) 2008-07-31
JP5461196B2 (ja) 2014-04-02
JP2010516872A (ja) 2010-05-20
EP2121886A2 (en) 2009-11-25
CA2675775C (en) 2015-05-05
MY148897A (en) 2013-06-14
AR066392A1 (es) 2009-08-19
CA2675775A1 (en) 2008-07-31
EP2121886B1 (en) 2014-06-18
RU2009131260A (ru) 2011-03-10
US7504478B2 (en) 2009-03-17
WO2008092005A3 (en) 2008-10-23
US20080182967A1 (en) 2008-07-31
TWI419966B (zh) 2013-12-21
CN101589134A (zh) 2009-11-25
CN101589134B (zh) 2012-05-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2720889C (en) Method of recovering pinosylvin and other related compounds from crude tall oil
BRPI0806395A2 (pt) método para aumentar o rendimento de sabão de talóleo de um licor negro
JP2005516069A (ja) トール油ピッチからのフィトステロール及びフィトスタノールの抽出及び精製の方法
NO178973B (no) Fremgangsmåte for forbedring av fargen på talloljefraksjoner ved behandling av avskummet såpemateriale
EP3191227B1 (en) Process for recovering crude tall oil
US9303127B2 (en) Lignin extraction from lignocellulosics
EP0177113B1 (en) Improved method of brown stock washing
CA2510952C (en) Cooking aid for improving the removal of extractives in pulp production, its production and use
Trismawati et al. Seed oil of Morinda citrifolia L. as a surfactant for deinking flotation
FI122689B (fi) Menetelmä uuteaineiden poistamiseksi selluloosamassasta
CA1067254A (en) Recovery of tall oil soaps
RU2744382C1 (ru) Способ получения мыла из черных щелоков сульфатного производства
US5565134A (en) Method for enriching rosin acids from a hardwood-containing sulfate soap
US2395283A (en) Method of treating crude kraft soap
Zhang et al. Effect of Microwave-Involved ClO2 Bleaching on the Characteristics of Lipophilic Extractives of Bleached Eucalyptus globulus Pulps
CA3203364A1 (en) Method for producing products based on non-woody biomass as raw material
Holmbom et al. Surface‐Active Compounds as Forest‐Industry By‐Products

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]