BRPI0806352A2 - método e aparelho de multiplexação de mac versátil em hspa evoluìdo - Google Patents

método e aparelho de multiplexação de mac versátil em hspa evoluìdo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806352A2
BRPI0806352A2 BRPI0806352-4A BRPI0806352A BRPI0806352A2 BR PI0806352 A2 BRPI0806352 A2 BR PI0806352A2 BR PI0806352 A BRPI0806352 A BR PI0806352A BR PI0806352 A2 BRPI0806352 A2 BR PI0806352A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mac
sdu
pdu
field
segment
Prior art date
Application number
BRPI0806352-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter William Mariner
Diana Pani
Sudheer A Grandhi
Andreas Striebinger
Original Assignee
Interdigital Tech Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39645652&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0806352(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Interdigital Tech Corp filed Critical Interdigital Tech Corp
Publication of BRPI0806352A2 publication Critical patent/BRPI0806352A2/pt
Publication of BRPI0806352B1 publication Critical patent/BRPI0806352B1/pt
Publication of BRPI0806352B8 publication Critical patent/BRPI0806352B8/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L49/00Packet switching elements
    • H04L49/90Buffering arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L47/00Traffic control in data switching networks
    • H04L47/10Flow control; Congestion control
    • H04L47/34Flow control; Congestion control ensuring sequence integrity, e.g. using sequence numbers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L49/00Packet switching elements
    • H04L49/90Buffering arrangements
    • H04L49/9084Reactions to storage capacity overflow
    • H04L49/9089Reactions to storage capacity overflow replacing packets in a storage arrangement, e.g. pushout
    • H04L49/9094Arrangements for simultaneous transmit and receive, e.g. simultaneous reading/writing from/to the storage element
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W80/00Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
    • H04W80/02Data link layer protocols

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)

Abstract

MéTODO E APARELHO DE MULTIPLEXAçãO DE MAC VERSáTIL EM HSPA EVOLUìDO. São descritos métodos e aparelhos de multiplexação de controle de acesso a meios (MAC) versátil em HSPA evoluido. Mais especificamente, são descritos métodos de otimização de links inferiores da entidade de MAC em alta velocidade aprimorado (MAC-ehs) e otimização de links superiores da entidade de MAC-I/is. São também descritos aparelhos de uso das entidades de MAC de Iink inferior e link superior otimizadas.

Description

Método e aparelho de multiplexação de MAC versátil em HSPA evoluído.
ANTECEDENTES
São desenvolvidos padrões de comunicações para fornecer conectividade global para sistemas sem fio e atingir objetivos de desempenho em termos de, por exemplo, rendimento, latência e cobertura. Um padrão atual em uso disseminado, denominado acesso a pacotes em alta velocidade (HSPA), foi desenvolvido como parte de Sistemas de Rádio de Terceira Geração (3G) e é mantido pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP).
Acesso a Pacotes em Alta Velocidade (HSPA) é uma coleção de protocolos de telefonia móvel que se estendem a aprimoram o desempenho de protocolos do Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS) existentes. Acesso a Pacotes de Link Inferior em Alta Velocidade (HSDPA) e Acesso a Pacotes de Link Superior em Alta Velocidade (HSUPA) fornecem o desempenho aprimorado utilizando esquemas de modulação aprimorados e refinando os protocolos por meio dos quais os fones e as estações base se comunicam.
HSPA fornece desempenho de link inferior (DL) teórico aprimorado de até 14,4 Mbit/s e desempenho de link superior (UL) teórico aprimorado de até 5,76 Mbit/s. Os desdobramentos existentes fornecem até 7,2 Mbit/s no DL e até 384 kbit/s no UL. HSPA evoluído é definido em 3GPP Versão 7. Ele introduz arquitetura mais simples para a rede móvel eliminando a maior parte do equipamento herdado e aumentando as velocidades de dados de rádio.
Acima da camada física em um sistema 3GPP, uma camada de Controle de Acesso a Meios (MAC) pode ser dividida em diversas entidades. Uma nova entidade de MAC, alta velocidade aprimorada de MAC (MAC-ehs), foi introduzida e otimizada para HSPA no DL. A entidade de MAC-ehs pode ser utilizada alternativamente a alta velocidade de MAC (MAC-hs). No UL, uma nova entidade de MAC, MAC aprimorado (MAC-i/is), foi introduzida e otimizada para HSPA. A entidade de MAC-i/is pode ser utilizada alternativamente a MAC-e/es. A entidade de MAC-ehs e/ou MAC-i/is é configurada por camadas superiores que são configuradas para manipular os dados transmitidos no Canal Compartilhado de Link Inferior em Alta Velocidade (HS- DSCH) e/ou Canal de Link Superior Aprimorado (E-DCH) e administrar os recursos físicos alocados a HS-DSCH.
A entidade de MAC-ehs permite o suporte de tamanhos de unidades de dados de protocolo (PDU) de controle de link de rádio (RLC) flexível bem como segmentação e remontagem de MAC. Ao contrário de MAC-hs para HSDPA, MAC- ehs permite a multiplexação de dados a partir de diversas filas de prioridade em um intervalo de tempo de transmissão (TTI) de 2 ms.
A função de manipulação de prioridades/programação é responsável pelas decisões de programação. Para cada TTI de 2 ms, decide-se pela utilização de transmissão de fluxo simples ou duplo. Novas transmissões ou retransmissões são enviadas conforme o feedback de UL de reconhecimento/reconhecimento negativo (ACK/NACK) e novas transmissões podem ser iniciadas a qualquer momento. Enquanto nos estados CELL_FACH, CELL_PCH e URA_PCH, o MAC-ehs pode realizar adicionalmente retransmissões em HS-DSCH sem depender da sinalização de link superior.
O reordenamento no lado do receptor é baseado em filas de prioridade. São atribuídos números de seqüência de transmissão (TSN) em cada fila de reordenamento para permitir o reordenamento. No lado do receptor, a SDU de MAC-ehs ou seu segmento é atribuída à fila de prioridade correta com base no identificador de canal lógico.
As SDUs de MAC-ehs podem ser segmentadas no lado do transmissor e são novamente montadas no lado do receptor. Na camada de MAC, um conjunto de canais lógicos é mapeado para um canal de transporte. Dois tipos de canais de transporte incluem um canal de transporte "comum" (MAC-c) que pode ser compartilhado por diversas WTRUs e um canal de transporte "dedicado" (MAC-d) que é alocado a uma única WTRU. Uma SDU de MAC-ehs é uma PDU de MAC-c ou PDU de MAC-d. As SDUs de MAC-ehs incluídas em uma PDU de MAC-ehs podem possuir tamanhos diferentes e prioridades diferentes, podendo pertencer a diferentes fluxos de MAC-d ou MAC-c.
A linha base típica do cabeçalho de MAC-ehs resulta em cabeçalho razoavelmente baixo quando o MAC-ehs multiplexar canais lógicos que são utilizados por instâncias de modo de reconhecimento (AM) de RLC Versão 7 configuradas com um tamanho de PDU de RLC flexível. Isso se deve ao fato de que o tamanho de uma SDU de MAC é significativamente maior que o tamanho total dos diferentes campos do cabeçalho.
Existem, entretanto, situações em que a linha base típica resultaria em um nível indesejado de cabeçalho. Um canal lógico é utilizado, por exemplo, por uma instância de AM RLC configurada com um tamanho de PDU de RLC fixo ou para uma instância de AM RLC Versão 6. Este último caso pode resultar da possibilidade de permitir entrega de uma estação base Versão 6 para uma estação base 3GPP Versão 7 sem reiniciar o RLC e mantendo a entidade de RLC configurada para operar com PDUs de RLC fixas. Em um outro exemplo, o tamanho de PDU de MAC-ehs possível com as condições de canais atuais é pequeno e contém alguns (tais como dois) segmentos de SDUs. Neste exemplo, o cabeçalho pode constituir um cabeçalho significativo.
As necessidades de sinalização típicas para sustentar funcionalidades de MAC-ehs são ineficientes. Seria desejável reduzir a quantidade de sinalização necessária para sustentar funcionalidades de PDU de MAC-ehs. Uma possibilidade de redução da sinalização seria realizar multiplexação ou desmultiplexação de SDUs com tamanhos diferentes de diferentes canais lógicos e filas de prioridade em uma única PDU de MAC-ehs na estação base. Uma outra possibilidade seria a realização de multiplexação e desmultiplexação de SDUs com tamanhos diferentes e pertencentes a diferentes canais lógicos. Por fim, seria desejável a concatenação/desmontagem e segmentação/remontagem de SDUs de MAC-ehs.
A Tabela 1 exibe a codificação do campo de identificação de segmentação (SI), quando a indicação de segmentação for definida por fila de prioridade. O significado do campo pode causar confusão no lado da WTRU quando estiver presente preenchimento na extremidade do cabeçalho de MAC-ehs após o último segmento de uma SDU. Neste caso, a indicação de segmentação conforme a codificação indicada necessitaria ser "11". A WTRU poderá interpretar isso, entretanto, como significando que a SDU não está completa e inseri-la em um buffer de remontagem. Seria desejável modificar a codificação deste campo para evitar esta confusão.
Tabela 1
<table>table see original document page 4</column></row><table>RESUMO DA INVENÇÃO
São descritos métodos e aparelhos de multiplexação de controle de acesso a meios (MAC) versátil em HSPA evoluído. Mais especificamente, são descritos métodos de otimização de link inferior da entidade de MAC em alta velocidade aprimorado (MAC-ehs) e otimização de link superior da entidade de MAC-i/is. Também são descritos aparelhos de uso das entidades de MAC de link superior e link inferior otimizado.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Pode-se obter uma compreensão mais detalhada a partir da descrição a seguir, fornecida como forma de exemplo e a ser compreendida em conjunto com as figuras anexas, nas quais:
- a Figura 1 é um diagrama de bloco de um sistema de comunicação sem fio configurado para multiplexação de MAC versátil em HSPA evoluído;
- a Figura 2 é um cabeçalho de payload utilizado na multiplexação de SDUs de filas de prioridade e canais lógicos diferentes;
- a Figura 3a é a estrutura geral de um supercampo de descrição de SDU (SDSF) disposto para sinalização eficiente de como as SDUs são concatenadas ou segmentadas, seus tamanhos e os canais lógicos aos quais correspondem;
- a Figura 3b é um formato de cabeçalho de payload de uma PDU de MAC-ehs que contém k PDUs em reordenamento utilizadas na multiplexação de PDUs em reordenamento de diferentes canais lógicos e filas de prioridade;
- a Figura 4 é um diagrama de fluxo das operações para processar as PDUs de MAC- ehs e reconstruir as SDUs de MAC-ehs;
- a Figura 5 é um diagrama de fluxo de funcionalidade de processamento de dados em cada unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação;
- a Figura 6 é a parte do cabeçalho que descreve SDU(s) pertencentes aos canais lógicos correspondentes para permitir a multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC-ehs;
- a Figura 7 é uma configuração alternativa do cabeçalho que descreve SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes para permitir a multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC-ehs;
- a Figura 8 é uma configuração alternativa do cabeçalho que descreve SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes para permitir a multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC-ehs;
- a Figura 9 é uma configuração alternativa do cabeçalho que descreve SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes para permitir a multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC-ehs;
- a Figura 10 é um diagrama de fluxo de um método modificado de interpretação do campo de Sl em que a PDU em reordenamento contém apenas uma SDU em reordenamento;
- a Figura 11 indica como um campo de Sl de dois bits pode ser utilizado como uma codificação possível para minimizar o cabeçalho;
- a Figura 12 é um método alternativo de formulação da codificação em que o campo de Sl pode ser previamente determinado;
- a Figura 13 é um fluxograma de como a unidade de remontagem processa o campo de Sl associado a uma PDU em reordenamento;
- a Figura 14 é um fluxograma de como uma unidade de remontagem pode realizar uma função de combinação ou uma função de descarte;
- a Figura 15 é um fluxograma de como as unidades de payload deverão ser processadas caso haja diversas SDUs em reordenamento na PDU em reordenamento;
- a Figura 16 é um fluxograma do processo de remontagem combinado nas Figuras 14 e 15; e
- a Figura 17 é um fluxograma de como a unidade de remontagem processa o campo de Sl associado a uma PDU em reordenamento. DESCRIÇÃO DETALHADA
Quando indicado a seguir, a terminologia "unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU)" inclui, mas sem limitar-se a um equipamento de usuário (UE)1 estação móvel (STA), unidade de assinante fixa ou móvel, pager, telefone celular, assistente digital pessoal (PDA), computador ou qualquer outro tipo de dispositivo de usuário capaz de operar em um ambiente sem fio. Quando indicado a seguir, a terminologia "estação base" inclui, mas sem limitar-se a um Nó B, controlador de local, ponto de acesso (AP) ou qualquer outro tipo de dispositivo de interface capaz de operar em um ambiente sem fio.
São descritas as realizações que resultam em um cabeçalho de MAC-ehs eficiente (ou MAC-i/is no link superior) nas situações mencionadas acima. As realizações aprimoram a estrutura de cabeçalho para minimizar o cabeçalho correspondente, permitindo ao mesmo tempo a multiplexação de canais lógicos de tipos diferentes. As realizações também eliminam a questão em que uma interpretação potencialmente ambígua do cabeçalho poderá resultar quando um segmento exclusivo de uma SDU está presente no payload. É utilizada a definição a seguir: "unidade de payload de MAC-ehs" ("unidade de payload de MAC-is") ou "unidade de payload" são sinônimas de um segmento de SDU de MAC-ehs ou SDU de MAC-ehs ("SDU de MAC- is") que é inserido no payload de uma PDU de MAC-ehs ("SDU de MAC-is"). Ela também é sinônima da expressão "SDU em reordenamento". Embora as realizações descrevam a otimização de link inferior da entidade de MAC-ehs, os conceitos também são aplicáveis ao link superior (UL) por meio da substituição do MAC-ehs com o MAC-i/is.
A Figura 1 é um diagrama de bloco de um sistema de comunicação sem fio 100 configurado para multiplexação de MAC versátil em HSPA evoluído. O sistema inclui uma estação base 105 e uma unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU) 110. A estação base 105 e a WTRU 110 comunicam-se por meio de um link de comunicação sem fio. Conforme exibido na Figura 1, a WTRU 110 inclui um transmissor 120, um receptor 130 e um processador 140. O processador 140 é ligado a um buffer 150 e uma memória 160. O processador 140 é configurado para processar unidades de payload utilizando pelo menos um método descrito abaixo.
Também é exibida na Figura 1 a estação base 105 que inclui um transmissor 165, um receptor 170 e um processador 180. O processador 180 é ligado a um buffer 190 e uma memória 195. O processador 180 é configurado para processar unidades de payload utilizando pelo menos um método descrito abaixo.
A Figura 2 é um cabeçalho de payload 200 utilizado na multiplexação de SDUs de diferentes canais lógicos e filas de prioridade. Em uma primeira realização, é descrita a multiplexação de SDUs de diversas filas de prioridade em uma única PDU de MAC-ehs. Além disso, inclui-se a união de SDUs de diversos canais lógicos em uma única fila de prioridade.
Uma PDU de MAC-ehs é elaborada por meio de concatenação e/ou segmentação de uma ou mais SDUs de uma ou mais filas de prioridades. Um cabeçalho é ligado ao payload em uma estrutura conforme descrito na Figura 2. O cabeçalho 280 inclui uma série de k seções de fila 205, em que cada seção de fila k 205 inclui um número de seqüência de transmissão (TSN) 240, um supercampo de descrição de SDU (SDSF) 250 e uma marca "fim" (F) 260. Cada seção de fila k 205 corresponde a uma fila de prioridades da qual a(s) SDU(s) (ou seus segmentos) é(são) tomada(s), em que k é o número de filas de prioridades das quais as SDUs são multiplexadas nessa PDU de MAC-ehs. O cabeçalho 280 pode também incluir uma marca de versão opcional 210 e/ou um campo de ID de fila opcional 230.
A marca de versão opcional 210 indica qual versão do protocolo é utilizada para garantir a compatibilidade reversa. Como existe uma versão anterior do MAC-ehs, este campo deverá conter dois bits. A marca de versão 210 pode ser utilizada quando a portadora de rádio for mapeada para sustentar diferentes formatos de cabeçalho de MAC-ehs. Cada portadora de rádio é configurada para utilizar um formato específico. Alternativamente, o formato de MAC-ehs pode ser identificado explícita ou implicitamente por meio de sinalização no Canal de Controle Compartilhado em Alta Velocidade (HS-SCCH). A multiplexação de portadoras de rádio em uma PDU de MAC-ehs pode ser restringida pelo formato de MAC-ehs configurado para a portadora de rádio.
Conforme exibido na Figura 2, cada cabeçalho 280 pode incluir um campo de ID de fila opcional 230 que identifica a qual fila de reordenamento pertencem as SDUs correspondentes no payload. As filas de reordenamento podem ou não mapear diretamente para filas de prioridade. O cabeçalho 280 também inclui pelo menos um campo de número de seqüência de transmissão (TSN) 240 que identifica o número de seqüência dos dados para essa ID de fila. Uma outra característica incluída no cabeçalho 280 é pelo menos um supercampo de descrição de SDU (SDSF) 250 que indica como desmontar e/ou remontar as SDUs e a qual(is) canal(is) lógico(s) elas pertencem. Detalhes e opções deste supercampo são descritas a seguir. O cabeçalho 280 poderá também incluir pelo menos uma marca "fim" opcional 260 que indica se essa seção de cabeçalho é a última seção do cabeçalho ou segue-se um outro subcabeçalho.
O cabeçalho de MAC-ehs 280 é seguido pelo payload de MAC-ehs 290 que inclui uma série de SDUs de MAC-ehs ou segmentos de SDUs de MAC-ehs 295 e bits de preenchimento opcionais 270. Os bits de preenchimento 270 podem ser adicionados ao payload 290 conforme o necessário para manter o alinhamento de octetos no nível de PDU de MAC-ehs. O alinhamento com tamanhos de Bloco de Transporte (TB) permitidos é mapeado para o canal de transporte de HS-DSCH (TrCH).
Conforme exibido na Figura 3a, o supercampo de descrição de SDU 250 é disposto de forma a sinalizar eficientemente como as SDUs de uma fila de prioridade são concatenadas ou segmentadas, seus tamanhos e os canais lógicos aos quais correspondem.
Sem perda de desempenho, as SDUs podem ser segmentadas de forma seqüencial em uma fila de prioridades. Isso significa que a transmissão de uma SDU ou seu segmento é restrita, a menos que a última SDU ou segmento da SDU anterior tenha sido transmitida (ou esteja sendo transmitida na mesma PDU de MAC-ehs). Com esta restrição, no máximo dois segmentos de SDUs (diferentes) estão presentes para uma fila de reordenamento específica em uma PDU de MAC-ehs, junto com um número irrestrito de SDUs completas (não segmentadas) entre eles.
A Figura 3b é um formato de cabeçalho de payload de uma PDU de MAC-ehs que contém k PDUs em reordenamento utilizadas na multiplexação de PDUs em reordenamento a partir de diferentes canais lógicos e filas de prioridade. Considera-se que a posição do início do payload 290 dentro da PDU de MAC-ehs 395 para cada fila de reordenamento é identificável. Para os dados correspondentes à primeira fila de reordenamento relacionada no cabeçalho 280, o início do payload 290 segue-se imediatamente ao cabeçalho. Isso também é possível para os dados correspondentes às filas de reordenamento subsequentes, desde que o campo de SDSF 250, exibido na Figura 3a, de cada fila de prioridade, com exceção da última fila de prioridade, seja configurado para determinar o tamanho total do payload correspondente. A estrutura na Figura 3a satisfaz esta necessidade.
Conforme exibido na Figura 3a, a estrutura geral do campo SDSF 250 inclui os elementos a seguir. Uma marca "início de segmento/total" (FSS) 320 indica se os dados na posição inicial do payload para esta fila de reordenamento corresponde a um segmento de uma SDU ou SDU total. Uma marca "final de segmento/total" (FSE) 360 segue-se à marca de FSS, indicando se os dados na posição final do payload para esta fila de prioridades correspondem a um segmento de SDU ou SDU total. A combinação de FSS e FSE é equivalente a um campo de identificação de segmentação (SI) 397 exibido na Figura 3b. Para cada SDU ou segmento de SDU presente no payload 290, é incluído um campo indicador de canal lógico (LCID) 330 que indica o canal lógico ao qual pertence a SDU (ou seu segmento), um campo indicador de comprimento (LI) 340 que indica o comprimento da SDU (ou seu segmento) (este campo será descrito com mais detalhes em uma realização subsequente); e uma marca "final de SDU" 350 que indica se existe pelo menos uma outra SDU (ou seu segmento) após essa SDU ou se esta é a última SDU (ou seu segmento) para esta fila de reordenamento; este campo pode possuir um bit.
Dever-se-á observar que as duas marcas FSS 320 e FSE 360 deverão ser definidas mesmo se houver apenas uma SDU (ou seu segmento).
Dever-se-á também observar que o FSS 320 e FSSE 360 podem ser identificados como um único campo de dois bits, que poderão ser denominados, por exemplo, SI. Neste caso, pode ser definido um mapeamento um a um entre cada combinação possível de valores das marcas FSS 320 e FSE e cada combinação possível dos dois bits do campo de SI. Por exemplo:
- FSS = segmento e FSE = segmento podem ser mapeados em Sl = 11;
- FSS = completo e FSE = segmento podem ser mapeados em Sl = 10;
- FSS = segmento e FSE = completo podem ser mapeados em Sl = 01; e
- FSS = completo e FSE = completo podem ser mapeados em Sl = 00.
Por outro lado, com o mapeamento acima, os valores de FSS e FSE podem ser recuperados conforme segue do campo de SI:
- FSS = segmento corresponde à primeira unidade de payload que é um segmento.
- Caso haja apenas uma unidade de payload e o segmento seja um segmento intermediário, ele corresponde a Sl = 11 (ou seja, FSE também é definido em Completo).
- Caso o segmento seja um último segmento de uma SDU de MAC-ehs, ele corresponde a Sl = 01 quando houver uma única unidade de payload ou se a última unidade de payload for uma SDU de MAC-ehs completa (ou seja, FSE é definido em Completo) ou a Sl = 11 quando a última unidade de payload for um segmento (ou seja, FSE é definido em segmento).
- FSS = completo corresponde a Sl = 10 quando houver uma única unidade de payload ou quando a última unidade de payload for um primeiro segmento de uma SDU de MAC- ehs (ou seja, FSE é definido em Completo) ou Sl = 00 quando apenas SDUs de MAC- ehs completas estiverem presentes (ou seja, FSE também é definido como Completo). - FSE = Segmento corresponde a Sl = 11 ou Sl = 10, dependendo de FSE conforme descrito acima.
- FSE = Completo corresponde a Sl = 01 ou Sl = 00, dependendo de FSE conforme descrito acima.
Conforme também exibido na Figura 3a, os campos LCID 330 e Ll 340 podem juntos ser identificados como um único campo Indicador de Descrição de Dados (DDI) similar ao utilizado em canal dedicado aprimorado (E-DCH) que codifica o link superior. Os princípios de codificação podem, entretanto, ser diferentes, como será descrito a seguir.
São possíveis diversas opções de codificação do campo LCID 330. Uma opção é que a codificação pode seguir o mesmo esquema de identificação para o campo tipo de canal alvo (TCTF) e numeração de tráfego de controle (C/T mux) no caso de canal de controle dedicado/canal de tráfego dedicado (DCCH/DTCH). Na camada de MAC-e, os campos de TCTF e os campos de C/T mux juntos identificam um canal lógico. O TCTF identifica o tipo de canal alvo enquanto o C/T mux identifica um índice. Nesta opção, o mesmo tipo de codificação de MAC-c poderá ser possível. Neste caso, o mapeamento entre TCTF e o tipo de canal lógico (tal como canal de controle comum (CCCH), canal de controle de pager (PCCH), canal de controle dedicado (DCCH) etc.) pode ser especificado da mesma forma que em realizações conhecidas. Neste caso, o número de bits ocupados pelo campo LCID é variável. Alternativamente, o TCTF e C/T podem ser codificados em conjunto em um parâmetro comum. O tipo de canal pode ser configurado como C/T ou podem ser especificados valores específicos para LCID.
Opcionalmente, considerando que o número máximo possível de canais lógicos (de todos os tipos) que o receptor pode utilizar em um dado momento é NLmax e NLmax pode ser representado pelo número de bits para esses canais lógicos (NLMb bits), o campo LCID inclui NLMb bits e contém um identificador de canal lógico. A rede pode configurar, por exemplo, até dezesseis canais lógicos (ou seja, NLmax = 16). Para poder identificar dezesseis canais lógicos, portanto, seriam necessários quatro bits (ou seja, NLMb = 4). O mapeamento entre este identificador de canal lógico e o canal lógico ao qual corresponde é conhecido a partir da sinalização de parte de aplicativo de Nó B/controle de recursos de rádio (RRC/NBAP) anterior e/ou previamente especificado (previamente determinado). Alguns valores poderão ser reservados para tipos de canais lógicos dos quais é possível uma única instância. Pode haver, por exemplo, apenas um CCCH e um valor específico pode ser previamente determinado para este canal.
Opcionalmente, poderá haver um número máximo possível de canais lógicos que podem ser multiplexados em uma dada fila de prioridade (NLQmax) que é menor que o número máximo possível geral de canais lógicos que o receptor pode utilizar como um todo. Caso NLQmax possa ser representado pelo número de bits que seriam necessários para identificar NLQmax (NLMQb bits), o campo LCID inclui NLMQb bits. Neste caso, o mapeamento entre cada conjunto de valores possível para os NLMQb bits e o tipo e/ou índice de canal lógico é específico para cada fila de prioridade e é conhecido da sinalização de RRC/NBAP anterior (que especifica um mapeamento potencialmente diferente para cada fila de prioridade definida). Esta opção não elimina o uso de valores previamente determinados para certos tipos de canais lógicos conforme definido acima.
Existem diversas opções de configuração do cabeçalho de
MAC-ehs como será descrito em detalhes a seguir. Conforme exibido na Figura 3a, o campo SDSF 250 pode ser definido para sustentar o uso de um campo "número" (N) 380 para minimizar o cabeçalho quando diversas SDUs pertencerem ao mesmo canal lógico e/ou possuírem o mesmo comprimento.
O campo N 380 poderá estar sempre presente e preceder (ou seguir) os campos LCID 330 e Ll 340 para cada grupo de N SDUs consecutivas que possuem o mesmo comprimento e pertencem ao mesmo canal lógico.
O campo N 380 poderá estar sempre presente e preceder (ou seguir) o campo LCID 330 para cada grupo de N SDUs consecutivas que pertencem ao mesmo canal lógico; cada SDU teria, entretanto, o seu próprio campo Ll 340.
O campo N 380 poderá estar presente somente para um grupo de N SDUs consecutivas (com o mesmo comprimento e canal lógico) se N for maior que 1. Uma marca "diversas SDUs" (MS) 390 poderá indicar se o campo N 380 está presente ou não. Isso reduz o risco de cabeçalho excessivo devido à presença do campo N 380 quando todas as SDUs do payload possuírem comprimento diferente ou pertencerem a canais lógicos diferentes.
O campo N 380 poderá estar presente somente para um grupo de N SDUs consecutivas (do mesmo canal lógico) se N for maior que 1. Uma marca MS 390 poderá indicar se o campo N 380 está presente ou não. Em qualquer caso, cada SDU possuiria o seu próprio campo Ll 340.
O campo N 380 poderá ser configurado para LCIDs específicos 380. O LCID 330 poderá identificar de forma não ambígua se existe o campo N 380.
O LCID 330 pode ser omitido para a primeira SDU caso esta SDU seja um segmento. O raciocínio é que as informações deverão haver estado presentes em um PDU de MAC-ehs anterior quando o primeiro segmento foi transmitido. Alternativamente, o campo LCID 330 pode ser omitido para a última SDU somente se esta SDU for um segmento. Em vez de inserir uma marca "final de SDU" 350 para cada SDU (ou seu segmento) ou grupo de SDUs, pode-se adicionar um único campo "NTot" (não exibido) para o campo SDSF completo que indica o número total de SDUs ou segmentos de SDU no payload para esta fila de prioridades. O tamanho deste campo depende do número máximo possível de SDUs por fila de prioridades em uma PDU de MAC-ehs.
Existem diversos métodos de indicação do comprimento de cada SDU ou seu segmento. Existem diversas realizações de utilização de um Ll 340 para cada SDU ou seu grupo ou segmento. Esta realização explica como estruturar o campo Ll 340 para sinalizar eficientemente o comprimento de cada SDU ou seu grupo ou segmento.
Um Ll 340 especifica o número exato de bits (ou octetos, caso se designe que cada SDU seja alinhada em octetos) que a SDU ou seu segmento contém. Esta representação pode ser realizada utilizando um dos formatos binários comumente conhecidos (tal como com o bit mais significativo (MSB) primeiro ou o bit menos significativo (LSB) primeiro). O comprimento do campo Ll 340 depende do comprimento máximo possível de uma SDU. São possíveis diversas opções para o comprimento do campo Ll 340. Em uma opção, o comprimento do Ll 340 é previamente determinado e fixo independentemente do canal lógico (campo LCID 330) e é o número de bits necessários para representar o tamanho máximo de SDU (em bits ou octetos) ao longo de todos os canais lógicos, independentemente de qualquer sinalização anterior para definir o tamanho máximo de SDU para uma dada instância de RLC. Em uma opção alternativa, o comprimento do Ll 340 depende do campo de canal lógico (LCID) 330 e é o número de bits necessários para representar o tamanho máximo de SDU (em bits ou octetos) para esse canal lógico. O tamanho máximo de SDU pode variar de uma instância de portadora de rádio para outra e pode ser alterado mediante reconfiguração ou mesmo dinamicamente. Para evitar possíveis ambigüidades, a rede pode sinalizar para o receptor o tamanho do campo Ll 340, enquanto ao mesmo tempo pode também sinalizar uma alteração de tamanho máximo de SDU.
Uma outra variação inclui utilização misturada de indicadores de tamanho (SID) (não exibidos) e Lls 340. Um indicador de tamanho (SID) é utilizado pelo transmissor sempre que o comprimento da SDU de MAC-ehs for um dentre um conjunto de tamanhos previamente definido. Um indicador de tamanho é um campo com um número pequeno de bits (tal como três), em que cada valor possível representa um tamanho de SDU previamente definido. Caso contrário, caso o tamanho de SDU não seja um dentre o conjunto de tamanhos previamente definidos, um Ll 340 que especifica o número exato de bits ou octetos (em formato binário) é utilizado para o caso de SDUs não alinhadas em octetos. Para permitir que o receptor diferencie entre um SID e um Ll 340, uma marca de um bit é inserida antes do campo SID ou Ll 340. Alternativamente, a aplicação do SID depende da configuração do LCID. Neste caso, o uso de SID ou Ll 340 é conhecido com base no valor de LCID. Dever-se-á observar que o número de bits do campo de SID não necessita ser constante.
A minimização do número médio de bits necessários para representar o(s) tamanho(s) das SDUs contidas em uma PDU de MAC-ehs pode ser atingida caso o conjunto previamente definido de tamanhos representados pelos SIDs corresponda ao conjunto de tamanhos que são encontrados mais freqüentemente. O mapeamento entre um valor SID e o tamanho de SDU correspondente deverá ser conhecido pelo menos pelo transmissor e pelo receptor. Podem ser definidos diversos métodos de determinação de um mapeamento apropriado entre os valores SID e tamanhos de SDU e sinalizar este mapeamento para o receptor e/ou transmissor.
Um método de mapeamento de SID utiliza mapeamento com base em controlador de rede de rádio (RNC) explícito. Neste método, o RNC determina o mapeamento de SID e sinaliza o mapeamento para a estação base e a WTRU por meio de sinalização de Iub e RRC1 respectivamente. O uso deste método pode depender de qual LCID esteja presente na PDU de MAC-ehs. Ele pode também depender se o RNC é necessário para definir um SID para cada tamanho possível de SDU, em que a estação base pode utilizar o Ll caso o tamanho da SDU que necessita ser inserida não seja um dos tamanhos mapeados para os valores de SID. O RNC pode selecionar tamanhos de SDU que estejam ocorrendo mais freqüentemente (ou cuja ocorrência é esperada mais freqüentemente), tais como (mas sem limitações) o tamanho máximo de PDU de RLC, o tamanho de uma PDU de RLC de situação ou o tamanho dé PDU de RLC cuja ocorrência é observada mais freqüentemente, conforme observado pelo RNC.
Um segundo método de mapeamento de SID utiliza mapeamento implícito. Neste método, o mapeamento entre os tamanhos de SID e SDU não é sinalizado explicitamente. Em vez disso, é implicitamente atribuído a um SID um certo tamanho de SDU por meio de uma regra conhecida do transmissor e do receptor. Exemplos de regras de mapeamento de SID que utilizam este método incluem a atribuição de um valor de SID #n1 ao tamanho máximo de PDU de RLC, atribuição de um valor de SID #n2 a N, em que N é um valor fixo cuja ocorrência freqüente é conhecida, independentemente do cenário (tal como o valor típico de uma PDU de RLC de situação) ou atribuição de um valor de SID #n3 à metade (ou uma parcela, tal como um terço ou um quarto) do tamanho máximo de PDU de RLC, de forma a sustentar a segmentação em dois, três ou quatro tamanhos iguais.
Um terceiro método de mapeamento de SID utiliza mapeamento com base em estação base. Neste método, o mapeamento entre um valor SID e um tamanho de SID é determinado com base em observações de quais tamanhos de SDU tendem a ocorrer mais freqüentemente. Este mapeamento é comunicado por meio de sinalização de MAC. Uma forma possível de sinalização do mapeamento é o uso de uma marca de "mapeamento" definida para seguir o LI. Quando a marca for definida, os bits a seguir representam o valor SID para o qual o tamanho representado pelo Ll será mapeado em PDUs de MAC-ehs subsequentes após o recebimento bem sucedido dessa PDU de MAC-ehs na WTRU. Desta forma, o receptor aguarda a próxima vez em que receber uma SDU com o tamanho que deseja para atribuir a um certo valor de SID. Quando a SDU for recebida e a PDU de MAC-ehs for construída, o Ll é utilizado para sinalizar o comprimento da SDU conforme habitual. O receptor define a marca de "mapeamento" e insere o valor de SID a ser definido em seguida. Mediante o recebimento correto da PDU de MAC-ehs, o transmissor determina que a marca de mapeamento é definida e atribui o novo tamanho ao valor de SID que o segue, descartando qualquer tamanho mapeado anteriormente para este valor de SID.
São descritas algumas realizações especificas que são possíveis para restrições sobre a multiplexação de MAC-ehs. Estas restrições podem ser consideradas necessárias para satisfazer as necessidades de qualidade de serviço (QoS) (tais como retransmissão, latência, razão de erros de blocos (BLER)) dos canais lógicos.
As restrições de multiplexação podem ser sinalizadas na interface de lub/lur na Rede de Acesso via Rádio Terrestre UMTS (UTRAN) com informações de controle que especificam quais filas de prioridade podem ser multiplexadas. Caso sejam formadas filas de prioridades a partir da multiplexação de canais lógicos, pode-se determinar quais canais lógicos podem ser multiplexados caso a multiplexação de MAC-ehs seja realizada diretamente dos canais lógicos (ou seja, nenhuma fila de prioridade é formada a partir de canais lógicos ou quando houver um mapeamento um a um entre filas de prioridade e canais lógicos).
Uma aplicação da restrição de multiplexação de MAC-ehs acima poderá ser o fato de que portadoras de rádio de sinalização (SRBs) não são multiplexadas com portadoras de rádio não de sinalização. Caso as SRBs sejam multiplexadas separadamente de não SRBs, a determinação do tamanho de TB para SRBs pode ser tratada conforme segue. As medições de RACH podem ser utilizadas para determinar os tamanhos de TB para PDUs de MAC-ehs que conduzem SDUs de SRBs e sinalizadas para o MAC durante a sinalização de configuração e reconfiguração de controle de recursos de rádio (RRC).
A Figura 4 é um fluxograma das operações 400 realizadas para processar as PDUs de MAC-ehs e reconstruir as PDUs de MAC-ehs. Mediante recebimento da PDU de MAC-ehs, o cabeçalho da PDU de MAC-ehs é extraído do payload e dividido nas suas seções em 405, utilizando a marca "fim" para encontrar onde termina o cabeçalho. Para cada seção de cabeçalho (fila de prioridades), o payload correspondente (SDUs e seus fragmentos) é extraído conforme indicado da SDSF em 410, fixa-o à própria seção de cabeçalho 420 para construir uma "PDU de Fila" de reordenamento 430 e insere esta PDU de Fila na fila de reordenamento correspondente à ID da fila de reordenamento e ao TSN em 440. Alternativamente, não necessita ser construída uma PDU, mas a informação contida na seção de cabeçalho (tal como TSN, SDSF) é extraída e associada ao payload correspondente na fila de reordenamento em 425, de tal forma que o reordenamento possa ser realizado em 450 e, em seguida, possa ser realizada a desmontagem e/ou remontagem. Após o processo de reordenamento em 450, é realizada uma remontagem em 460. Após o término da remontagem em 460, as SDUs de MAC completas são fornecidas para o canal lógico correto em 470.
Em cada fila de reordenamento, a funcionalidade de reordenamento 450 é realizada de tal forma que as PDUs de MAC-ehs sejam substituídas por uma ou mais PDUs de fila de reordenamento (ou o conjunto de TSN, SDSF e payload associado) e as PDUs reordenadas são enviadas para uma unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação de SDU de MAC (não exibida), em vez de apenas uma unidade de desmontagem (não exibida). Além disso, um temporizador específico de fila (T1) (não exibido) pode ser sinalizado. Cada fila de reordenamento pode possuir opcionalmente um temporizador separado T1.
A Figura 5 é um fluxograma de um exemplo de funcionalidade de processamento de dados 500 em cada unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação. Lendo o campo SDSF, os dados são processados em cada unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação. É descrita a seguir a operação para os dados de TSN = n para esta fila de prioridades. Conforme exibido na Figura 5, cada SDU ou segmento de SDU é desmontado em 505, utilizando os campos LI, a marca "fim de SDU" e, se aplicável, os campos N. Caso a marca FSS seja definida para segmentar em 510 e caso os dados de TSN = n-1 para esta fila de prioridades tenham sido fornecidos anteriormente para essa unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação em 520, o segmento de SDU (primeira SDU do payload para esta fila de prioridades) é novamente montado com segmentos de PDUs anteriores armazenadas na unidade de remontagem em 530. Realiza-se determinação em 540 se o número de SDUs ou segmentos de SDU é maior que 1 ou se a marca de FSE é definida como "Completa". Caso o número de SDUs ou segmentos de SDUs seja maior que 1, ou se a marca de FSE for definida como "Completa", a primeira SDU da PDU em reordenamento foi o último segmento da SDU de MAC e a SDU completamente remontada é fornecida para a camada superior no ponto de acesso a serviço correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID em 550. Caso o número de SDUs ou segmentos de SDUs seja menor que 1 e a marca FSE seja definida em "segmento", a SDU é um segmento intermediário da PDU em reordenamento, os segmentos remontados são armazenados e o procedimento termina para aquela PDU da fila de reordenamento em 545.
Caso a marca de FSS seja definida em "segmento" em 510 e os dados de TSN = n-1 para esta fila de prioridades não tenham sido fornecidos anteriormente (tal como se o temporizador T1 houver vencido) em 520, o segmento de SDU é descartado e segmentos de SDU anteriores de PDUs anteriores armazenados na unidade de remontagem em 525. Realiza-se em seguida determinação se foi extraído mais de um segmento de SDU. Caso mais de uma SDU ou um segmento de SDU tenha sido extraída, o receptor fornece as SDUs extraídas que se encontram entre a primeira SDU ou segmento de SDU e a última SDU ou segmento de SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos LCID correspondentes em 570. Caso a marca FSE seja definida em "segmento", o segmento é um primeiro segmento de uma SDU MAC-ehs, o receptor descarta qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e insere o último segmento de SDU na unidade de remontagem em 590. Caso a marca FSE seja definida como "Completa", a última unidade de payload é uma SDU de MAC- ehs completa e o receptor fornece a última SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID em 595.
Caso a marca FSS seja definida como segmento em 510 e os dados de TSN = n-1 para esta fila de prioridades tenham sido fornecidos anteriormente em 520, o segmento de SDU é remontado com o segmento de PDU armazenado anteriormente. Caso se determine em 540 que a SDU ou segmento de SDU é maior que 1 ou que a marca de FSE é definida como "completa", o receptor fornece a SDU completamente remontada para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente ao canal lógico indicado pelo campo de LCID em 550. Realiza-se em seguida uma determinação em 580 para determinar se mais de um segmento de SDU foi extraído. Caso tenha sido extraído mais de uma SDU ou segmento de SDU, o receptor fornece as SDUs extraídas que se encontram entre a primeira SDU ou segmento de SDU e a última SDU ou segmento de SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos LCID correspondentes em 570. Caso a marca FSE seja definida em "segmento", o segmento é um primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs e o receptor descarta qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e insere o segmento na unidade de remontagem em 590. Caso a marca FSE seja definida como "completa", o receptor fornece a última SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID em 595. Caso se determine em 540 que a SDU ou segmento de SDU é menor que 1 ou que a marca FSE é definida como "segmento", o pacote é combinado, armazenado e o procedimento termina em 545.
Quando a marca FSS for definida como "completa" em 510 e FSE não for definida como "segmento", a primeira unidade de payload é uma SDU completa e a primeira SDU é fornecida para a camada superior no ponto de acesso a serviço correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID em 560. É realizada em seguida uma determinação em 580 para determinar se mais de um segmento de SDU foi extraído. Caso tenha sido extraída mais de uma SDU ou segmento de SDU, o receptor fornece as SDUs extraídas até a última SDU ou segmento de SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos LCID correspondentes em 570. Caso a marca FSE seja definida como "segmento", o receptor descarta qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e insere o último segmento de SDU na unidade de remontagem em 590. Caso a marca FSE seja definida como "completa", o receptor fornece a última SDU para a camada superior no ponto de acesso a serviços correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID em 595.
Em uma outra realização, uma modificação do cabeçalho básico pode ser introduzida para sustentar mais eficientemente canal(is) lógico(s) ao(s) qual(is) aplica-se um conjunto previamente definido de tamanhos de RLC1 ou seja, que não são utilizados por instâncias de RLC configuradas com o tamanho de PDU RLC flexível disponível em 3GPP Versão 7. Estes canais poderão ser utilizados, por exemplo, por instâncias de RLC AM configuradas com tamanho de PDU fixo ou instâncias de RLC de modo não reconhecido (UM) configuradas com tamanhos de PDU fixos.
A Figura 6 é a parte do cabeçalho 600 que descreve SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes para permitir multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC-ehs. As modificações descritas nesta realização podem afetar apenas as partes do cabeçalho 600 que descrevem a(s) SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes. Em outras palavras, caso haja outros canais lógicos multiplexados na mesma PDU de MAC-ehs, aos quais aplique-se o tamanho de PDU flexível, as partes do cabeçalho correspondentes a esses canais lógicos podem ainda seguir o cabeçalho básico ou qualquer aprimoramento do cabeçalho básico aplicável a esses canais. Isso permite a multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC- ehs. Neste exemplo, apenas o canal lógico identificado por LCH-ID2 610 é utilizado por uma instância de RLC configurada com tamanho(s) de PDU fixo(s). As modificações descritas abaixo aplicam-se apenas aos seus campos associados 620 (indicados em negrito na Figura 6). Esta parte do cabeçalho 600 será designada a seguir como "parte do cabeçalho". Existem diversas opções para esta realização. A opção 1 não permite a segmentação do canal lógico correspondente, mas é mais simples. As opções 2a e 2b permitem a segmentação.
A Figura 7 é uma configuração para o cabeçalho 700 que descreve SDU(s) pertencente(s) aos canais lógicos correspondentes para permitir multiplexação eficiente de diferentes tipos de canais lógicos na mesma PDU de MAC- ehs. A Opção 1 não permite a segmentação para canais lógicos aos quais se aplica(m) tamanho(s) de PDU fixo(s). A parte de cabeçalho imediatamente após a ID de canal lógico 170 inclui os campos a seguir, não necessariamente em ordem. Opcionalmente, um número de seqüência de transmissão (TSN) 720 segue a ID de canal lógico 170. Este campo pode não ser necessário quando o canal lógico anterior no cabeçalho utilizar a mesma fila de reordenamento. Opcionalmente, uma marca de campo (Fh) 730 pode ser a indicação se é o último conjunto de unidades de payload de MAC-ehs do cabeçalho. Este campo pode não ser necessário quando o final do cabeçalho for determinado por meio da comparação do tamanho da PDU de MAC-ehs com a soma de tamanhos de unidades de payload decodificadas até aqui. Alternativamente, este campo pode também ser utilizado para indicar o final de uma fila de prioridades.
O cabeçalho 700 inclui normalmente um campo (N) 740 que indica um número de SDUs concatenadas com o mesmo tamanho do canal lógico. Em uma opção, pode ser incluído um campo (SID) 750 que indica o tamanho da(s) SDU(s) cujo número é indicado no campo anterior. Pode ser incluída uma marca de "fim" opcional (Fc) 760 que indica se a parte do cabeçalho correspondente a este canal lógico terminou. Caso esta marca esteja presente e indique que o cabeçalho não está completo, um conjunto adicional de campos (N, SID, Fc) segue-se para que este canal lógico indique um outro grupo de N SDUs com tamanho indicado pelo campo SID. Em uma outra opção, podem ser incluídos bits de preenchimento 770 necessários para manter o alinhamento de bytes do cabeçalho. Estes bits de preenchimento poderão, por outro lado, estar presentes na extremidade do cabeçalho caso SDUs de diversos canais lógicos sejam multiplexadas na PDU de MAC-ehs.
Para canais lógicos aos quais aplica-se um único tamanho de PDU RLC fixo, tais como canais lógicos utilizados por instâncias de RLC AM, o campo Fc (marca de fim) 760 poderá ser omitido, pois se sabe antecipadamente que não haverá um outro grupo de SDUs com tamanhos diferentes. Além disso, caso também o próprio tamanho seja conhecido, o campo SID 750 poderá ainda ser omitido.
Exemplos de configurações alternativas são ilustrados nas Figuras 8 e 9. Os componentes exibidos nas Figuras 8 e 9 correspondem aos componentes da Figura 7. A Figura 8 é um exemplo de cabeçalho 800 em que a ID de LCH inclui tamanhos de PDU de RLC fixos isolados. A Figura 9 é um exemplo de cabeçalho 900 em que SDUs de MAC-ehs de dois canais lógicos são multiplexadas entre si. Um canal lógico é utilizado por uma instância de RLC configurada com tamanho de PDU de RLC flexível, enquanto o outro canal lógico é utilizado por uma instância de RLC configurada com um único tamanho de PDU de RLC fixo. Neste exemplo, os dois canais lógicos 910 e 915 não estão na mesma fila de prioridades, enquanto o campo TSN 920 está presente para ambos.
A opção 2a permite a segmentação de canais lógicos aos quais aplicam-se tamanhos de PDU fixos. Com esta opção, a parte de cabeçalho imediatamente após a ID de canal lógico inclui um campo de marca de um bit (Ff) (não exibido) que indica se os campos seguintes são "N" e "SID", conforme descrito na Opção 1. Caso esta marca indique que "N" e "SID" estão presentes, o restante da parte de cabeçalho é interpretado como na Opção 1.
Caso a marca Ff não indique que "N" e "SID" estão presentes, pode ser incluído um campo de indicação de segmentação (SI) 980 que indica a situação de segmentação do payload. Este campo poderá indicar, por exemplo, se a primeira unidade de payload é um segmento e se a última unidade de payload é um segmento. Ao permitir-se uma única unidade de payload, o campo indica se a unidade de payload é uma SDU completa ou o segmento inicial, segmento intermediário ou segmento final da SDU. O campo de Sl 980 pode não estar presente caso já seja indicado em uma parte de cabeçalho anterior para um canal lógico que é multiplexado sobre a mesma fila de prioridades deste canal lógico. Em uma opção, pode ser incluído um TSN 920. Este campo pode não ser necessário caso o canal lógico anterior no cabeçalho utilize a mesma fila de reordenamento.
Opcionalmente, pode ser incluída uma marca de campo (Fh) que indica se este é o último conjunto de unidades de payload MAC-ehs do cabeçalho. Este campo pode não ser necessário caso o final do cabeçalho seja determinado comparando-se o tamanho da PDU de MAC-ehs com a soma de tamanhos de unidades de payload decodificadas até aqui. Alternativamente, este campo pode também ser utilizado para indicar o final de uma fila de prioridades.
Em uma outra opção, pode ser incluído um indicador de comprimento (LI) 990 que indica o comprimento da unidade de payload para este canal lógico. Como será descrito em uma outra realização, este campo pode não ser necessário se esta unidade de payload for um segmento e encontrar-se no final da PDU de MAC-ehs. O Ll 990 pode também ser utilizado para indicar um grupo de unidades de payload (tais como SDUs completas possivelmente seguidas por um segmento de SDUs) caso um único tamanho de PDU fixa aplique-se ao canal lógico (caso seja utilizado, por exemplo, por uma entidade de RLC AM com tamanho de PDU RLC fixo) e desde que o transmissor conheça esse tamanho. Isso é conseguido fazendo com que o Ll 990 indique o número total de bytes do grupo de unidades de payload. As unidades de payload individuais são determinadas por meio da realização de uma divisão inteira do valor de Ll 990 pelo tamanho de PDU de RLC fixo conhecido. O resultado é o número de SDUs completas e o resto da divisão é o tamanho do segmento de SDU no final. Em uma outra configuração, podem ser incluídos bits de preenchimento 970 conforme o necessário para manter o alinhamento de bytes do cabeçalho. Estes bits de preenchimento* 970 poderão estar presentes na extremidade do cabeçalho caso as SDUs de diversos canais lógicos sejam multiplexadas na PDU de MAC-ehs.
A opção 2b permite a segmentação de canais lógicos aos quais aplica(m)-se tamanho(s) de PDU fixo(s). Esta opção pode ser utilizada quando o campo de Sl 980 for indicado uma vez por fila de prioridade. Com esta opção, a parte de cabeçalho imediatamente após a ID de canal lógico 910 pode incluir um campo de marca de 1 bit (Ff) (não exibido) que indica se a(s) unidade(s) de payload é(são) a(s) última(s) da fila de prioridades sobre a qual o canal lógico é multiplexado. Esta marca pode não ser necessária caso se saiba de outra forma que a(s) unidade(s) de payload é(são) a(s) última(s) da fila de prioridades (utilizando, por exemplo, outros campos em partes de cabeçalho anteriores).
Caso esta(s) não seja(m) a(s) última(s) unidade(s) de payload da fila de prioridades ou o campo de Sl 980 aplicável a essa fila de prioridades indique que a última unidade de payload desta fila de prioridades não é um segmento, o restante da parte de cabeçalho é interpretado como na Opção 1.
Caso esta(s) seja(m) a(s) última(s) unidade(s) de payload da fila de prioridades ou se o campo de Sl 980 aplicável a essa fila de prioridades indicar que a última unidade de payload desta fila de prioridades é um segmento, pode ser incluído um Ll 990 que indica o comprimento da unidade de payload para este canal lógico. Como será descrito em uma outra realização, este campo pode não ser necessário se essa unidade de payload for um segmento e encontrar-se na extremidade da PDU de MAC-ehs. O Ll 990 pode também ser utilizado para indicar um grupo de SDUs completas possivelmente seguidas por um segmento de SDUs caso um único tamanho de PDU fixo aplique-se ao canal lógico, conforme descrito na Opção 2a. Em uma outra configuração, podem ser incluídos bits de preenchimento 970 conforme o necessário para manter o alinhamento de bytes do cabeçalho. Esses bits de preenchimento 970 poderão estar presentes, por sua vez, na extremidade do cabeçalho caso SDUs de diversos canais lógicos sejam multiplexadas na PDU de MAC-ehs.
Com a introdução de cabeçalhos de MAC-ehs otimizados, foi proposta uma nova definição para SI. O esquema proposto não manipula adequadamente, entretanto, a distinção entre unidades de payload diversas e isoladas na PDU em reordenamento. Quando uma única unidade de payload estiver presente na PDU em reordenamento, é ambíguo qual indicação de Sl deverá ser utilizada. Na estrutura de Sl proposta, "10" corresponde à primeira unidade de payload ser uma unidade completa e, caso mais de uma unidade de payload esteja presente na PDU em reordenamento, o último payload é um segmento. Com esta definição, caso somente uma unidade de payload esteja presente, ela será uma PDU de MAC-ehs completa, mas deverá ser um segmento que corresponda ao primeiro segmento de uma PDU de MAC- ehs. Além disso, quando Si for equivalente a "11", a definição corresponde apenas a diversas unidades de payload. Ao definir os campos de SI, o transmissor deve saber exatamente o que indicar, quando uma unidade de payload isolada estiver presente na PDU em reordenamento. Como uma unidade de payload isolada pode corresponder a uma primeira SDU de MAC-ehs, intermediária, última ou completa, o transmissor deverá especificar a indicação de Sl correta, de tal forma que os segmentos possam ser remontados corretamente. Mais especificamente, as alterações e/ou interpretação a seguir do campo de Sl podem ser consideradas cobrindo especificamente o cenário em que a PDU em reordenamento contém apenas uma unidade de payload.
A Figura 10 e a Tabela 2 exibem um método modificado 1000 de interpretação do campo de Sl em que a PDU em reordenamento contém apenas uma unidade de payload. Todas as SDUs da PDU em reordenamento são PDUs de MAC completas quando o Sl for igual a "00" (não exibido). Conforme exibido na Figura 10, quando Sl for igual a "01" em 1002, a primeira unidade de payload da PDU em reordenamento é um segmento e corresponde ao último segmento de uma SDU de MAC-ehs (SDU de MAC-ehs é utilizada de forma intercambiável com PDU de MAC-d) em 1007. Isso é aplicável a uma única unidade de payload 1005 ou diversas unidades de payload 1010 na PDU. Caso haja mais de uma unidade de payload, a última unidade de payload é uma SDU de MAC-ehs completa em 1009.
Quando Sl for igual a "10" em 1012, caso exista mais de uma unidade de payload na PDU em reordenamento, a primeira unidade de payload é uma SDU de MAC-ehs completa em 1019. A última unidade de payload da PDU em reordenamento é um segmento de uma SDU de MAC-ehs e corresponde ao primeiro segmento da SDU de MAC-ehs em 1019. Isso corresponde ao caso em que existe uma única unidade de payload ou diversas unidades de payload na PDU em reordenamento em 1017 e 1019.
Quando Sl for igual a "11" em 1022, a primeira unidade de payload é um segmento de uma SDU de MAC-ehs em 1027. Observe-se que este segmento pode ser um último segmento de uma SDU de MAC-ehs (quando houver diversas unidades de payload) ou pode ser um segmento intermediário caso exista apenas uma unidade de payload na PDU em reordenamento. Caso existam diversas unidades de payload em 1027, por exemplo, o segmento é um último segmento da SDU de MAC-ehs. Caso exista uma única unidade de payload em 1027, o segmento é um segmento intermediário de uma SDU de MAC-es. Caso existam diversas unidades de payload, a última unidade de payload é um segmento em 1029. Este segmento será o primeiro segmento de SDU de MAC-ehs em 1029.
A Tabela 2 exibe a codificação do campo de Sl conforme descrito acima, em que a terminologia PDU de MAC corresponde a uma PDU de MAC- c/d ou uma SDU de MAC-ehs. Uma SDU é o equivalente de uma SDU de reordenamento, SDU de MAC-ehs ou seu segmento.
Tabela 2
<table>table see original document page 22</column></row><table>
A realização a seguir fornece sinalização aprimorada de segmentação. Esta realização descreve um método de codificação dos bits do campo de SI 980 quando o campo de SI 980 estiver presente uma vez por fila de prioridade. Existem duas opções, uma que se aplica ao campo de SI de dois bits e o outro para o campo de SI de um bit.
Conforme exibido na Figura 11 e na Tabela 3 abaixo, pode- se utilizar um campo de SI de dois bits como uma codificação possível para minimizar o cabeçalho. Dever-se-á compreender que a seleção exata de combinações de bits para cada valor é arbitrária e poderá ser alterada desde que dois valores recebam a mesma combinação de bits. A Tabela 3 exibe um exemplo de sinalização aprimorada do campo de indicação de segmentação.
Tabela 3
<table>table see original document page 22</column></row><table> <table>table see original document page 23</column></row><table>
A vantagem da decodificação ilustrada na Tabela 3 é que, caso o conjunto endereçado de unidade(s) de payload de MAC-ehs seja de um único segmento de SDU1 a determinação pode ser baseada no campo de Sl e se este segmento de SDU completa ou não a SDU. Caso contrário, a determinação é baseada na presença de bits de preenchimento e pode até haver ambigüidade caso o último segmento encaixe-se exatamente no payload disponível remanescente.
Além disso, a codificação exibida na Tabela 3 é mais robusta para PDUs de MAC-ehs faltantes. Quando uma PDU de MAC-ehs com TSN #n para uma dada fila de prioridades estiver faltando, por exemplo, e a primeira unidade de payload para a PDU de MAC-ehs de TSN #n+1 for um segmento, a codificação original não permitiu determinar se a primeira unidade de payload é um primeiro segmento ou intermediário. Neste último caso, a unidade de payload necessita ser descartada, pois a primeira parte da SDU está faltando. A nova codificação soluciona esta questão diferenciando entre os dois casos.
A Figura 12 é um fluxograma de um método alternativo 1200 de formulação da codificação em que o campo de Sl pode ser definido conforme exibido na Tabela 4. A Tabela 4 exibe uma formulação alternativa para sinalização aprimorada do campo de indicação de segmentação. Esta formulação é completamente equivalente à exibida na Tabela 3, mas pode ser de mais fácil compreensão. Isso é atingido separando-se os casos conforme a existência de uma única unidade de payload ou diversas unidades de payload no conjunto endereçado.
Tabela 4
<table>table see original document page 24</column></row><table> Com o tipo proposto de codificação, a função de remontagem seria modificada conforme segue, de tal forma que a seleção dos valores de campo de Sl correspondessem aos exemplos exibidos na Tabela 4. A "PDU em reordenamento" indicada no procedimento a seguir designa um conjunto de unidades de payload de MAC-ehs que pertencem à mesma fila de prioridade. Observe-se ainda que a expressão "entidade de saída" pode indicar uma entidade de desmultiplexação ou camada/subcamada acima do MAC-ehs ou qualquer outra entidade para a qual a unidade de remontagem forneça SDUs.
O campo de Sl pode ser utilizado para determinar se um segmento é um segmento inicial ou intermediário. Podem ser diferenciados diversos casos, dependendo da quantidade de bits do campo de Sl e se ele está presente uma vez para cada fila de prioridades ou presente para todas as SDUs ou seus segmentos.
Um primeiro exemplo é um Sl de dois bits, um Sl por fila de prioridades, em que a codificação é realizada conforme as realizações descritas nas Tabelas 3 ou 4. Neste exemplo, a combinação de bits indica se a última SDU ou segmento de SDU do conjunto endereçado da fila de prioridades é um segmento inicial ou intermediário de uma SDU.
Um segundo exemplo é um Sl de dois bits, um Sl para cada SDU ou segmento de SDU que codifica conforme exibido nas Tabelas 3 ou 4. Neste exemplo, a combinação de bits indica se a SDU ou segmento de SDU é um segmento inicial ou intermediário de uma SDU.
A Figura 13 é um fluxograma dos processos de unidade de remontagem 1300 para o campo de Sl associado a uma PDU em reordenamento. Caso o campo de Sl seja definido em "00" para indicar que as primeira e última unidades de payload de MAC-ehs são SDUs de MAC-ehs completas em 1310, todas as SDUs de MAC-ehs correspondentes a unidades de payload de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para a entidade de saída em 1315.
Se, em 1320, o campo de Sl for definido como "01" para indicar que a primeira unidade de payload de MAC-ehs é um segmento de uma SDU de MAC-ehs, mas a última unidade de payload de MAC-ehs é uma SDU de MAC-ehs completa ou é o último segmento de uma SDU de MAC-ehs, uma determinação de se as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas pode ser realizada em 1325. Caso as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas sejam consecutivas, a primeira unidade de payload de MAC-ehs recebida é combinada com a SDU de MAC-ehs armazenada e a SDU de MAC-ehs correspondente à unidade de payload de MAC-ehs combinada é fornecida para a entidade de saída em 1330. Caso as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas não sejam consecutivas, as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas são descartadas e todas as SDUs de MAC-ehs correspondentes a unidades de payload de MAC-ehs subsequentes no conjunto são fornecidas para a entidade de saída em 1335.
Se, em 1340, o campo de Sl for definido como "10" para indicar que a última unidade de payload de MAC-ehs é um segmento de uma SDU de MAC-ehs, mas o primeiro é uma SDU de MAC-ehs completa ou o primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs, todas as SDUs de MAC-ehs correspondentes a todas exceto a última unidade de payload de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para a entidade de saída e qualquer unidade de payload de MAC-ehs armazenada anteriormente é descartada enquanto a última unidade de payload de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida é armazenada em 1345.
Se1 em 1350, o campo de Sl for definido como "11" para indicar que a primeira unidade de payload de MAC-ehs é um segmento intermediário de um último segmento de uma SDU de MAC-ehs e a última unidade de payload de MAC- ehs é o primeiro segmento ou um segmento intermediário de uma SDU de MAC-ehs, pode-se realizar uma determinação se as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas em 1355. Caso as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas sejam consecutivas, a primeira unidade de payload de MAC- ehs recebida é combinada com a unidade de payload de MAC-ehs armazenada em 1360. Caso existam diversas unidades de payload de MAC-ehs no conjunto, a SDU de MAC- ehs correspondente à unidade de payload de MAC-ehs combinada é fornecida para a entidade de saída, todas as SDUs de MAC-ehs correspondentes a todas exceto a última unidade de payload de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para a entidade de saída e qualquer unidade de payload de MAC-ehs armazenada anteriormente é descartada enquanto a última unidade de payload de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida é armazenada em 1365. Caso as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas não sejam consecutivas, as unidades de payload de MAC-ehs recebidas e armazenadas são descartadas em 1370.
A fim de refletir essas definições, uma alternativa possível de atualização da tabela com a estrutura do campo de Sl é exibida na Tabela 4. A Tabela 4 é uma formulação do campo de Sl que é equivalente à da Tabela 3. As Tabelas 2, 3 e 4 são apresentadas como formulações alternativas mas equivalentes da solução para a redefinição do campo de Sl para o caso com dois bits.
A funcionalidade de remontagem deverá realizar a remontagem com base em uma das descrições descritas no presente. Caso a função de remontagem seja descrita de forma a considerar essas definições, o transmissor pode opcionalmente não necessitar de conhecimento do que indica o campo de SI. O receptor é responsável pela atribuição da indicação de Sl correta para cada PDU em reordenamento, de tal forma que o transmissor possa realizar a remontagem corretamente com base no valor do campo de SI.
As definições descritas acima podem ser utilizadas independentemente das definições incluídas nas especificações 3GPP. A estrutura de Sl pode permanecer inalterada, por exemplo, mas soluções particulares consideram a configuração correta do Sl conforme descrito acima, de tal forma que a função de remontagem possa funcionar corretamente.
Quando a Sl for equivalente a "11", o procedimento de remontagem descrito acima prossegue para descartar SDUs que não deveriam ser descartadas. Mais especificamente, quando as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas não forem consecutivas, as duas SDUs são descartadas. Isso indica que todas as unidades de payload remanescentes nas PDUs em reordenamento recebidas são descartadas e/ou não processadas corretamente.
A Figura 14 é um fluxograma de como a unidade de remontagem pode realizar uma função de combinação quando a Sl for equivalente a "11", para evitar esta questão. Realiza-se uma determinação se as primeiras unidades de payload recebidas e armazenadas são consecutivas em 1410. A primeira unidade de payload recebida e armazenada deverá ser combinada caso as unidades de payload sejam consecutivas em 1420. O pacote combinado somente deverá ser fornecido para camadas superiores 1430 se a PDU em reordenamento contiver diversas unidades de payload em 1425, pois neste cenário a primeira unidade de payload corresponde ao último segmento da SDU de MAC-ehs. Caso contrário, se houver apenas uma unidade de payload na PDU em reordenamento, o segmento é um segmento intermediário e, desta forma, o pacote combinado deverá ser armazenado em 1440.
Quando Sl for equivalente a "11", a unidade de remontagem pode realizar uma função de descarte conforme exibido na Figura 14. Caso as unidades de payload não sejam consecutivas em 1410, a unidade de payload armazenada e a primeira unidade de payload recebida (primeiro segmento na PDU em reordenamento ou a única unidade de payload) deverá ser descartada em 1450. Todas as outras unidades de payload deverão ser processadas como se houvesse diversas unidades de payload na PDU em reordenamento em 1460.
A Figura 15 é um fluxograma da forma em que são processadas as unidades de payload restantes em 1460 da Figura 14 caso haja diversas unidades de payload na PDU em reordenamento. Caso haja diversas unidades de payload na PDU em reordenamento em 1510, todas exceto a última SDU de MAC-ehs completa devem ser encaminhadas para camadas superiores (ou entidade de saída) em 1520. Observe-se que se considera que a primeira unidade de payload já foi combinada ou descartada. A última unidade de payload, que corresponde ao primeiro segmento de uma SDU, deverá ser armazenada na unidade de remontagem em 1530. Caso a PDU não contenha diversas unidades de payload, a unidade de payload armazenada e a unidade de payload recebida são combinadas e armazenadas. Isso é exibido na Figura 14 em 1440. A Figura 16 é um fluxograma do processo de remontagem combinado exibido nas Figuras 14 e 15.
A fim de refletir as definições de Sl e descrições da função de remontagem descritas acima, a funcionalidade da unidade de remontagem pode ser possivelmente atualizada conforme segue. Observe-se que as alterações incluem o fato de que a interpretação do campo de Sl não necessita ser conhecida, mas que poderá ser opcionalmente adicionada à descrição. As expressões PDUs de MAC-d e MAC-c são utilizadas de forma intercambiável com PDUs de MAC e SDU de MAC-ehs e SDU de MAC-ehs é utilizada de forma intercambiável com unidades de payload.
A Figura 17 é um fluxograma de como a unidade de remontagem processa 1700 o campo de Sl associado a uma PDU em reordenamento. Caso o campo de Sl seja definido em "00" em 1710, todas as PDUs de MAC-d correspondentes a SDUs de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para camadas superiores em 1720.
Caso o campo de Sl seja definido como "01" em 1730, a determinação de se as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas é realizada em 1735. Caso as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas sejam consecutivas, a primeira SDU de MAC-ehs recebida é combinada com a SDU de MAC- ehs armazenada e a PDU de MAC-d correspondente à SDU de MAC-ehs combinada é fornecida para camadas superiores (ou entidade de saída) em 1740. Caso as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas não sejam consecutivas, as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas são descartadas enquanto todas as PDUs de MAC-d correspondentes a SDUs de MAC-ehs subsequentes no conjunto são fornecidas para camadas superiores (ou entidade de saída) em 1745.
Caso o campo de Sl seja definido em "10" em 1750, todas as PDUs de MAC-d correspondentes a todas exceto a última SDU de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para as camadas superiores (ou entidade de saída) e qualquer SDU de MAC-ehs armazenada anteriormente é descartada enquanto a última SDU de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida é armazenada em 1760.
Caso o campo de Sl seja definido em "11" em 1770, pode ser realizada uma determinação se as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas na etapa 1775. Caso as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas sejam consecutivas, a primeira SDU de MAC-ehs recebida é combinada com a SDU de MAC-ehs armazenada em 1780. Caso as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas não sejam consecutivas, a primeira SDU de MAC-ehs recebida e a SDU de MAC-ehs armazenada são descartadas em 1785. Caso existam diversas SDUs de MAC-ehs no conjunto, a PDU de MAC-d correspondente à SDU de MAC-ehs combinada é fornecida para camadas superiores (ou entidade de saída), todas as PDUs de MAC-d correspondentes a todas exceto a última SDU de MAC-ehs no conjunto são fornecidas para camadas superiores (ou entidade de saída) e a última SDU de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida é armazenada em 1790. Este procedimento é essencialmente equivalente ao procedimento descrito acima.
Quando um campo de Sl com um bit for utilizado em uma base de unidade de payload por MAC-ehs, uma codificação que apresentaria a mesma vantagem da anterior é exibida na Tabela 5. O exemplo a seguir, exibido na Tabela 5, é um Sl de um bit, um Sl para cada codificação de SDU ou segmento de SDU. Neste exemplo, o bit indica se a unidade de payload é um segmento inicial ou intermediário de uma SDU.
Tabela 5
<table>table see original document page 29</column></row><table>
Dever-se-á observar que a expressão "PDU em reordenamento" pode também ser utilizada no lugar de "unidade de payload de MAC- ehs" neste caso, pois haveria uma única unidade de payload de MAC-ehs por PDU em reordenamento.
Uma outra realização demonstra como é possível omitir a inclusão do campo de LI. Como o tamanho deste campo poderá ser significativo (tal como onze bits por payload alinhado com bytes), o seu cabeçalho correspondente poderá ser significativo em situações em que a PDU de MAC-ehs não é muito grande (tal como menos de mil bits).
O princípio desta realização é a omissão do Ll para a última unidade de payload incluída na PDU de MAC-ehs caso seja um segmento de uma SDU que não é o último segmento (ou seja, um segmento inicial ou um segmento intermediário). A presença de um segmento inicial ou intermediário ao final do payload indica que não há preenchimento. Desta forma, ao processar a PDU de MAC-ehs, o comprimento do segmento a ser extraído não necessita ser indicado, pois o final do segmento corresponde ao final da PDU de MAC-ehs.
Podem ser utilizados métodos diferentes para indicar no cabeçalho se esta situação é aplicável e, portanto, se um Ll está presente ou não. O método 1 descreve uma indicação implícita da presença do campo de LI. Neste método, nenhum campo específico é adicionado ao cabeçalho para indicar a presença ou ausência do campo de LI. A indicação de segmentação (SI) que serve de base é aplicável à última fila de prioridades ou a última SDU bem como qualquer outro método ou campo para determinar o final do cabeçalho.
Os métodos para indicar o final do cabeçalho podem incluir a adição de um campo de marca (FQ ou outro) que indica se a parte de cabeçalho é a última do cabeçalho. Caso esta opção seja incluída no método, o campo de marca necessitaria estar presente perante a LI. Um outro método alternativo seria o cálculo da diferença entre o tamanho da PDU de MAC-ehs e a soma dos comprimentos da(s) unidade(s) de payload decodificada(s) do cabeçalho até aqui para determinar se o cabeçalho é pequeno demais para acomodar uma unidade de payload adicional.
O método 2 descreve uma indicação explícita da presença do campo de LI. Neste método, uma marca (FIi) está presente após a identidade de canal lógico para indicar se um Ll está presente ou não para as unidades de payload que são deste canal lógico.
A presença deste campo poderá ser definida com base em um canal lógico e sinalizada por uma camada superior. Alternativamente, a presença do campo poderá ser determinada por uma regra previamente determinada com relação à natureza do canal lógico. Pode fazer sentido, por exemplo, limitar este campo a canais lógicos aos quais aplique-se um tamanho de PDU de RLC fixo único (tal como quando utilizada por uma instância de RLC AM com tamanho de PDU de RLC fixo) ou aplique-se um conjunto de tamanhos de PDU de RLC fixos (tal como quando utilizada por uma instância de RLC UM com um conjunto de tamanhos de PDU RLC fixos).
A razão da utilidade das regras mencionadas acima é que o cabeçalho correspondente da Ll no caso de um canal lógico ao qual aplicam-se tamanhos de PDUs de RLC flexíveis é tipicamente muito pequeno e, desta forma, a omissão do campo de comprimento não é necessária.
Embora as características e os elementos sejam descritos em combinações específicas, cada característica ou elemento pode ser utilizado isoladamente, sem as demais características e elementos ou em várias combinações com ou sem outras características e elementos. Os métodos ou fluxogramas fornecidos no presente podem ser implementados em um programa de computador, software ou firmware em realização tangível em um meio de armazenagem legível por computador para execução por um processador ou computador de uso geral. Exemplos de meios de armazenagem legíveis por computador incluem memória somente de leitura (ROM), memória de acesso aleatório (RAM), registro, memória de cache, dispositivos de memória semicondutores, meios magnéticos tais como discos rígidos internos e discos removíveis, meios magneto-óticos e meios óticos tais como discos CD-ROM e discos versáteis digitais (DVDs).
Processadores apropriados incluem, por exemplo, um processador para uso geral, processador para fins especiais, processador convencional, processador de sinais digitais (DSP), uma série de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em associação com um núcleo de DSP, controlador, microcontrolador, Circuitos Integrados Específicos de Aplicação (ASICs)1 circuitos de Conjuntos de Portal Programáveis de Campo (FPGAs), qualquer outro tipo de circuito integrado (IC) e/ou máquina de estado.
Um processador em associação com software pode ser utilizado para implementar um transceptor de rádio freqüência para uso em uma unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU), equipamento de usuário (UE), terminal, estação base, controlador de rede de rádio (RNC) ou qualquer computador host. A WTRU pode ser utilizada em conjunto com módulos, implementada em hardware e/ou software, tal como uma câmera, módulo de câmera de vídeo, videofone, fone de ouvido, dispositivo de vibração, alto-falante, microfone, transceptor de televisão, fone de ouvido para mãos livres, teclado, módulo Bluetooth®, unidade de rádio em freqüência modulada (FM), unidade de visor de cristal líquido (LCD), unidade de visor de diodo emissor de luz orgânico (OLED), aparelho de música digital, aparelho de mídia, módulo de vídeo game, navegador da Internet e/ou qualquer módulo de rede de área local sem fio (WLAN). REALIZAÇÕES
1. Método de multiplexação de unidades de dados de serviço (SDUs) de diferentes canais lógicos e filas de prioridade, em que o método compreende:
- concatenação de uma série de unidades de dados de protocolo (PDUs) em reordenamento, em que cada uma inclui pelo menos uma SDU em reordenamento, em que uma SDU em reordenamento é pelo menos um segmento de uma SDU;
- criação de um cabeçalho de MAC-ehs que compreende:
- fornecimento de um indicador de canal lógico (LCID) para cada pelo menos um segmento de uma SDU de controle de acesso a meios (MAC), que indica a qual canal lógico pertence a SDU em reordenamento;
- fornecimento de um campo indicador de comprimento (LI) para cada mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC, que indica o comprimento da SDU em reordenamento;
- fornecimento de um campo de número de seqüência de transmissão (TSN) para cada mencionada PDU em reordenamento, que indica um número de seqüência de dados para fins de reordenamento;
- fornecimento de um campo de indicação de segmento (SI) para cada PDU em reordenamento, que indica se as primeira e última SDUs da PDU em reordenamento foram segmentadas; e
- fornecimento de uma marca (F) para cada mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC, que indica se esta é a última SDU em reordenamento.
2. Método de codificação e interpretação de um campo de indicação de segmentação (SI) que compreende:
- determinação se o valor de campo de Sl é "00" e, em caso afirmativo, a primeira unidade de dados em serviço (SDU) de uma unidade de dados de protocolo (PDU) em reordenamento é uma PDU de controle de acesso a meios (MAC) completa e a última SDU da PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa;
- determinação se o valor do campo de Sl é "01" e, em caso afirmativo, a primeira SDU de uma PDU em reordenamento é um último segmento de uma PDU de MAC e, caso existam diversas PDUs na PDU em reordenamento, a última SDU da PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa;
- determinação se o valor do campo de Sl é "10" e, em caso afirmativo, a última SDU da PDU em reordenamento é um primeiro segmento de uma PDU de MAC e, se houver diversas SDUs na PDU em reordenamento, a primeira SDU da PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa; e
- determinação se o valor do campo de Sl é "11" e, em caso afirmativo, a primeira SDU é o último segmento de uma PDU de MAC e a última SDU de uma PDU em reordenamento é um primeiro segmento de uma PDU de MAC caso haja diversas SDUs na PDU em reordenamento e o segmento é um segmento intermediário de uma PDU de MAC caso haja uma única SDU na PDU em reordenamento.
3. Método de codificação de um campo de indicação de segmentação (SI) quando uma PDU em reordenamento incluir uma SDU em reordenamento isolada, em que o método compreende:
- atribuição de um primeiro valor quando a SDU em reordenamento for uma SDU de MAC-ehs completa;
- atribuição de um segundo valor quando a SDU em reordenamento for o primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs;
- atribuição de um terceiro valor quando a SDU em reordenamento for o último segmento da SDU de MAC-ehs; e
- atribuição de um quarto valor quando a SDU em reordenamento for um segmento intermediário da SDU de MAC-ehs.
4. Método de codificação de um campo de indicação de segmentação (SI) quando uma SDU em reordenamento inclui diversas SDUs em reordenamento que incluem pelo menos uma PDU em reordenamento, em que o método compreende:
- atribuição de um primeiro valor quando a primeira SDU em reordenamento for uma SDU de MAC-ehs completa e a última SDU em reordenamento for uma SDU de MAC- ehs completa;
- atribuição de um segundo valor quando a primeira SDU em reordenamento for uma SDU de MAC-ehs completa e a última SDU em reordenamento for o primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs;
- atribuição de um terceiro valor quando a primeira SDU em reordenamento for o último segmento de uma SDU de MAC-ehs e a última SDU em reordenamento for uma SDU de MAC-ehs completa; e
- atribuição de um quarto valor quando a primeira SDU em reordenamento for o último segmento de uma SDU de MAC-ehs e a última SDU em reordenamento for o primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs.
5. Método de interpretação de um campo de indicação de segmentação (SI) quando a PDU em reordenamento contiver uma SDU em reordenamento, em que o método compreende:
- determinação se o valor do campo de Sl é "01" e, em caso afirmativo, a primeira SDU em reordenamento é um segmento e corresponde ao último segmento de uma PDU ou SDU de MAC-ehs;
- determinação se o valor do campo de Sl é "10" e, em caso afirmativo, a última SDU em reordenamento é um segmento de uma SDU de MAC-ehs e corresponde ao primeiro segmento de uma SDU de MAC-ehs; e
- determinação se o valor do campo de Sl é "11" e, em caso afirmativo, a primeira SDU em reordenamento da PDU em reordenamento é um segmento de uma SDU de MAC- ehs.
6. Método de interpretação de um campo de indicação de segmentação (SI) em que a PDU em reordenamento contém diversas SDUs em reordenamento, em que o método compreende:
- determinação se o valor de campo de Sl é "01" e, em caso afirmativo, a primeira SDU em reordenamento é um segmento e corresponde ao último segmento de uma SDU de MAC-ehs e a última SDU em reordenamento é uma SDU de MAC-ehs completa;
- determinação se o valor de campo de Sl é "10" e, em caso afirmativo, a primeira SDU em reordenamento é uma SDU de MAC-ehs completa e a última SDU em reordenamento
é um segmento de uma SDU de MAC-ehs e corresponde ao primeiro segmento da SDU de MAC-ehs; e
- determinação se o valor de campo de Sl é "11" e, em caso afirmativo, a primeira SDU em reordenamento é um segmento de uma SDU de MAC-ehs e a última SDU em reordenamento é um segmento.
7. Método de utilização de uma unidade de remontagem para processar um campo de indicação de segmentação (SI) associado a uma PDU em reordenamento, em que o método compreende: - fornecimento de todas as PDUs de MAC correspondentes a SDUs de MAC-ehs para camadas superiores quando o campo de Sl for "00";
- determinação se as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas quando o campo de Sl for "01";
- combinação da primeira SDU de MAC-ehs recebida com a SDU de MAC-ehs armazenada e fornecimento da PDU de MAC correspondente à SDU de MAC-ehs para camadas superiores quando as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas forem consecutivas;
- descarte das SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas e fornecimento de todas as PDUs de MAC correspondentes a SDUs de MAC-ehs subsequentes para camadas superiores quando as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas forem não consecutivas;
- fornecimento de todas as PDUs de MAC correspondentes a todas exceto a última SDU de MAC-ehs para camadas superiores, descarte de qualquer SDU de MAC-ehs armazenada anteriormente e armazenagem da última SDU de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida quando o campo de Sl for "10";
- determinação se as SDUs de MAC-ehs recebidas e armazenadas são consecutivas, não consecutivas ou se existem várias SDUs de MAC-ehs quando o campo de Sl for "11";
- combinação da primeira SDU de MAC-ehs recebida com as SDUs de MAC-ehs armazenadas quando forem consecutivas;
- descarte da primeira SDU de MAC-ehs recebida e SDUs de MAC-ehs armazenadas quando forem não consecutivas; e
- fornecimento das PDUs de MAC correspondentes às SDUs de MAC-ehs combinadas para camadas superiores ou entidade de saída, fornecimento de todas as PDUs de MAC correspondentes a todas exceto a última SDU de MAC-ehs para camadas superiores ou entidade de saída e armazenagem da última SDU de MAC-ehs da PDU em reordenamento recebida quando houver diversas SDUs de MAC-ehs.
8. Método conforme a realização 1, em que o campo de Ll especifica o número exato de octetos que contém a SDU em reordenamento.
9. Cabeçalho de payload para multiplexação de unidades de dados de serviços (SDUs) de diferentes canais lógicos e filas de prioridades que compreendem:
- uma série de seções de fila, em que cada seção de fila inclui:
- um número de seqüência de transmissão (TSN) que indica um número de seqüência de dados para a ID da fila; e
- um supercampo de descrição de SDU (SDSF) que indica como desmontar e/ou remontar pelo menos um segmento de uma SDU e a quais canais lógicos pertencem as SDUs. 10. Cabeçalho de payload conforme a realização 9, em que o SDSF compreende adicionalmente:
- uma marca de início de segmento/completo (FSS) para cada fila de prioridades que indica se os dados na posição inicial do payload para essa fila de reordenamento correspondem a um segmento de uma SDU;
- uma marca de final de segmento/completo (FSE) para cada fila de prioridades que indica se os dados na posição final do payload para essa fila de reordenamento correspondem a um segmento de uma SDU;
- um indicador de canal lógico (LCID) para cada pelo menos um segmento de uma SDU de controle de acesso a meios (MAC), que indica a qual canal lógico pertence o pelo menos um segmento de uma SDU de MAC;
- um campo indicador de comprimento (LI) para cada mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC, que indica o comprimento do mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC; e
- uma marca de final de SDU para cada mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC, que indica se este é o último mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC.
11. Cabeçalho de payload conforme a realização 10, em que o campo F1 especifica o número exato de bits que contém o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC.
12. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 ou 11, em que o campo de Ll especifica o número exato de octetos que contém o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU de MAC.
13. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 a 12, em que o comprimento do campo de Ll é dependente do comprimento máximo de uma SDU de MAC.
14. Cabeçalho de payload conforme a realização 13, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado mediante reconfiguração.
15. Cabeçalho de payload conforme a realização 13, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado dinamicamente.
16. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 a 15, em que o comprimento do campo de Ll é previamente determinado.
17. Cabeçalho de payload conforme a realização 16, em que o comprimento previamente determinado do campo de Ll é o número de bits que representa o tamanho máximo de SDU de MAC.
18. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 a 17, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado mediante reconfiguração.
19. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 a 18, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado dinamicamente.
20. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 10 a 19, em que o comprimento do campo de Ll é dependente da LCID.
21. Cabeçalho de payload conforme a realização 20, em que o comprimento do campo de Ll é o número de bits que representa o tamanho máximo de SDU de MAC.
22. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 20 ou 21, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado mediante reconfiguração.
23. Cabeçalho de payload conforme qualquer das realizações 20 a 22, em que o comprimento máximo da SDU de MAC é alterado dinamicamente.
24. Método de processamento de um cabeçalho de controle de acesso a meios em alta velocidade aprimorado (MAC-ehs), em que o método compreende:
- extração de um cabeçalho de PDU de MAC-ehs;
- divisão do cabeçalho de PDU de MAC-ehs em seções;
- extração do payload correspondente;
- anexação do payload correspondente ao cabeçalho;
- elaboração de uma PDU de fila de reordenamento;
- inserção da PDU de fila de reordenamento em uma fila de reordenamento correspondente a uma identificação (ID) de fila de reordenamento e número de seqüência de transmissão (TSN);
- realização de uma função de reordenamento;
- realização de uma função de desmontagem e/ou remontagem; e
- desmultiplexação por meio de fornecimento de SDUs de MAC completas a um canal lógico correto.
25. Método conforme a realização 24, em que a divisão da PDU de MAC-ehs inclui a utilização de uma marca de término.
26. Método de processamento de um cabeçalho de controle de acesso a meios em alta velocidade aprimorado (MAC-i/is), em que o método compreende:
- extração de um cabeçalho de PDU de MAC-i/is;
- divisão do cabeçalho de PDU de MAC-i/is em seções;
- extração do payload correspondente;
- anexação do payload correspondente ao cabeçalho;
- elaboração de uma PDU de fila de reordenamento;
- inserção da PDU de fila de reordenamento em uma fila de reordenamento correspondente a uma identificação (ID) de fila de reordenamento e número de seqüência de transmissão (TSN);
- realização de uma função de reordenamento;
- realização de uma função de desmontagem e/ou remontagem; e
- desmultiplexação por meio de fornecimento de SDUs de MAC completas a um canal lógico correto.
27. Método conforme a realização 26, em que a divisão da PDU de MAC-i/is inclui a utilização de uma marca de término.
28. Método de processamento de dados para cada unidade de desmontagem, remontagem e desmultiplexação em uma unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU), em que o método compreende:
- recebimento de pelo menos uma unidade de dados de protocolo (PDU) que inclui uma série de pelo menos um segmento de uma unidade de dados de serviço (SDU);
- desmontagem de todos os mencionados pelo menos um segmento de uma SDU;
- fornecimento de uma primeira SDU para uma camada superior correspondente a um canal lógico quando a marca de início de segmento/completo (FSS) for definida em "completa" e uma marca de FSE for definida em "completa", fornecimento de SDUs extraídas até o último mencionado pelo menos um segmento de uma SDU para uma camada superior correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos de LCID se maior que 1 o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU foi extraído quando a marca de FSS for definida em "completa", descarte de qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada em uma unidade de remontagem, inserção do último segmento de SDU na unidade de remontagem caso a marca de FSE seja definida em "segmento" e fornecimento da última SDU para uma camada superior correspondente ao canal lógico indicado pelo campo de LCID caso a marca de FSE seja definida em "completa";
- remontagem do segmento de SDU com um segmento de PDU armazenado anteriormente quando a marca de FSS for definida em "segmento" e dados de TSN = n-1 foram fornecidos anteriormente, fornecimento de uma SDU completamente remontada para uma camada superior correspondente a um canal lógico indicado por um campo indicador de canal lógico (LCID) caso a SDU ou o segmento de SDU seja maior que 1 ou a marca de final de segmento/completo (FSE) seja definida em "completa", fornecimento de SDUs extraídas que estejam entre o primeiro e o último mencionado pelo menos um segmento de uma SDU para uma camada superior correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos LCID se maior que 1 o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU foi extraído, descarte de qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e inserção do último segmento de SDU na unidade de remontagem caso a marca de FSE seja definida em "segmento" e fornecimento da última SDU para uma camada superior correspondente ao canal lógico indicado pelo campo LCID caso a marca FSE seja definida em "completa";
- descarte de qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e inserção do último segmento de SDU na unidade de remontagem caso os dados de TSN = n-1 não tenham sido fornecidos anteriormente, fornecimento de SDUs extraídas que se encontram entre o primeiro e o último mencionado pelo menos um segmento de uma SDU para uma camada superior correspondente aos canais lógicos indicados pelos campos de LCID se for maior que 1 o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU foi extraído, descarte de qualquer segmento de uma PDU anterior armazenada na unidade de remontagem e inserção do último segmento de SDU na unidade de remontagem caso a marca de FSE seja definida em "segmento" e fornecimento da última SDU para uma camada superior correspondente ao canal lógico indicado pelo campo de LCID caso a marca de FSE seja definida em "completa"; e
- remontagem do segmento de SDU com um segmento de PDU armazenado anteriormente quando a marca de FSS for definida como "segmento" e os dados de TSN = n-1 foram fornecidos anteriormente, armazenagem de um pacote combinado caso o mencionado pelo menos um segmento de uma SDU seja menos de 1 ou se a marca de FSE for definida como "segmento".
29. Unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU) que compreende:
- um receptor configurado para receber uma unidade de payload;
- um processador configurado para multiplexar e desmultiplexar a unidade de payload;
- um buffer configurado para armazenar unidades de dados de serviços (SDUs) incompletas para remontagem; e
- um transmissor configurado para transmitir uma SDU remontada.
30. WTRU conforme a realização 29, em que o processador inclui uma unidade de reordenamento.
31. WTRU conforme qualquer das realizações 29 ou 30, em que o processador inclui uma unidade de desmontagem e remontagem.
32. Unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU) configurada para o processamento de um cabeçalho de controle de acesso a meios em alta velocidade aprimorado (MAC-ehs), em que a WTRU compreende:
- circuito configurado para extrair um cabeçalho de PDU de MAC-ehs;
- circuito configurado para dividir o cabeçalho de PDU de MAC-ehs em seções;
- circuito configurado para extrair o payload correspondente;
- circuito configurado para anexar o payload correspondente ao cabeçalho;
- circuito configurado para estabelecer uma PDU de fila de reordenamento;
- circuito configurado para inserir a PDU de fila de reordenamento em uma fila de reordenamento correspondente a uma identificação (ID) de fila de reordenamento e número de seqüência de transmissão (TSN);
- circuito configurado para realizar uma função de reordenamento;
- circuito configurado para realizar uma função de desmontagem e/ou remontagem; e
- circuito configurado para fornecer SDUs de MAC completas para um canal lógico correto.
33. Estação base que compreende: - um receptor configurado para receber uma unidade de payload;
- um processador configurado para multiplexar e desmultiplexar a unidade de payload;
- um buffer configurado para armazenar unidades de dados de serviço (SDUs) incompletas para remontagem; e
- um transmissor configurado para transmitir uma unidade de dados de protocolo (PDU) de MAC-ehs.
34. Estação base configurada para processamento de um cabeçalho de controle de acesso a meios em alta velocidade aprimorado (MAC-i/is), em que a estação base compreende:
- circuito configurado para extrair um cabeçalho de PDU de MAC-i/is;
- circuito configurado para dividir o cabeçalho de PDU de MAC-i/is em seções;
- circuito configurado para extrair o payload correspondente;
- circuito configurado para anexar o payload correspondente ao cabeçalho;
- circuito configurado para estabelecer uma PDU de fila de reordenamento;
- circuito configurado para inserir a PDU de fila de reordenamento em uma fila de reordenamento correspondente a uma identificação (ID) de fila de reordenamento e número de seqüência de transmissão (TSN);
- circuito configurado para realizar uma função de reordenamento;
- circuito configurado para realizar uma função de desmontagem e/ou remontagem; e
- circuito configurado para fornecer SDUs de MAC completas para um canal lógico correto.

Claims (14)

1. Método de multiplexação de unidades de dados de serviço (SDUs) em uma unidade de dados de protocolo (PDU) de controle de acesso a meios (MAC) para transmissão por meio de um canal compartilhado de link inferior em alta velocidade (HS-DSCH), caracterizado pelo fato em que o método compreende: - criação de uma ou mais PDUs em reordenamento, em que a uma ou mais PDUs em reordenamento inclui uma ou mais SDUs; - criação de um cabeçalho para a PDU de MAC, em que o cabeçalho compreende: - um campo indicador de canal lógico (LCID) que indica um canal lógico para cada uma dentre a uma ou mais SDUs em reordenamento; - um campo indicador de comprimento (LI) para indicar o comprimento de cada uma dentre a uma ou mais SDUs; - um número de seqüência de transmissão (TSN) que indica um número de seqüência de dados para cada uma dentre a uma ou mais PDUs em reordenamento; - um campo de indicação de segmentação (SI) que indica se uma primeira e uma última dentre a uma ou mais SDUs em uma PDU em reordenamento são segmentadas para cada uma dentre a uma ou mais PDUs em reordenamento; e - um campo de marca (F) que indica uma última PDU em reordenamento para cada uma dentre a uma ou mais PDUs em reordenamento na PDU de MAC; e - transmissão da PDU de Mac.
2. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais PDUs em reordenamento incluem um ou mais segmentos de uma ou mais SDUs.
3. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as SDUs pertencem a diferentes canais lógicos.
4. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as SDUs pertencem a filas diferentes.
5. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o cabeçalho inclui adicionalmente um ou mais bits de preenchimento para manter o alinhamento de tempo.
6.Método de codificação e interpretação de um campo de indicação de segmentação (SI) em um cabeçalho de uma unidade de dados de protocolo (PDU) de controle de acesso a meios (MAC) transmitida por meio de um canal compartilhado de link inferior em alta velocidade (HS-DSCH), caracterizado pelo fato em que o método compreende: - determinação de um valor do campo Sl no cabeçalho, em que o campo de Sl que possui um valor de "00" indica que uma primeira unidade de dados em serviço (SDU) de uma PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa e uma última SDU da PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa, o campo de Sl que possui um valor de "01" indica que a primeira SDU da PDU em reordenamento é um segmento de uma PDU de MAC e a última SDU da PDU em reordenamento é uma PDU de MAC completa quando houver mais de uma SDU na PDU em reordenamento e o campo de Sl que possui um valor de "11" indica que a primeira SDU da PDU em reordenamento é um segmento de uma PDU de MAC e a última SDU de uma PDU em reordenamento é um segmento de uma PDU de MAC; e - realização de desmontagem da PDU de MAC com base na determinação do valor do campo de SI.
7. Unidade de transmissão e recepção sem fio (WTRU), caracterizada pelo fato em que a WTRU compreende: - uma unidade de desmontagem de controle de acesso a meios (MAC) configurada para desmontar uma primeira unidade de dados de protocolo (PDU) em reordenamento em uma ou mais unidades de dados de serviço (SDUs) utilizando um cabeçalho de MAC, em que o cabeçalho de MAC inclui um campo indicador de canal lógico (LCID), um campo indicador de comprimento (LI), um campo de número de seqüência de transmissão (TSN), um campo de indicação de segmentação (SI) e um campo de marca; - uma unidade de remontagem de MAC configurada para montar novamente uma segunda PDU utilizando o campo de Sl no cabeçalho de MAC; e - uma unidade de desmultiplexação de MAC configurada para fornecer a segunda PDU para um canal lógico utilizando o campo de LCID no cabeçalho de MAC.
8. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a unidade de remontagem de MAC é adicionalmente configurada para fornecer a segunda PDU para a unidade de desmultiplexação de MAC.
9. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a unidade de remontagem de MAC é adicionalmente configurada para montar novamente a segunda PDU utilizando uma SDU ou um segmento de SDU armazenado na unidade de remontagem de MAC quando a SDU armazenada ou o segmento da SDU e uma ou mais SDUs desmontadas possuírem valores de campo de TSN consecutivos.
10. WTRU conforme a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que a SDU ou o segmento da SDU armazenada na unidade de remontagem de MAC não é associada à primeira PDU em reordenamento.
11. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a unidade de remontagem de MAC é adicionalmente configurada para descartar quaisquer SDUs armazenadas na unidade de remontagem de MAC.
12. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a unidade de remontagem de MAC é adicionalmente configurada para descartar quaisquer SDUs armazenadas na unidade de remontagem de MAC quando quaisquer SDUs armazenadas e uma ou mais SDUs desmontadas não possuírem valores de campo de TSN consecutivos.
13. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a unidade de remontagem de MAC é adicionalmente configurada para montar novamente a segunda PDU utilizando uma ou mais SDUs ou segmentos de SDUs após uma primeira SDU na primeira PDU em reordenamento e antes de uma última SDU na primeira PDU em reordenamento.
14. WTRU conforme a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a segunda PDU compreende todas as SDUs exceto por uma última SDU na primeira PDU em reordenamento.
BRPI0806352A 2007-02-02 2008-02-04 método e aparelho de multiplexação de mac versátil em hspa evoluído, com interpretação de campo de indicação de segmentação de mac BRPI0806352B8 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US88795707P 2007-02-02 2007-02-02
US60/887,957 2007-02-02
US89329807P 2007-03-06 2007-03-06
US60/893,298 2007-03-06
US91206307P 2007-04-16 2007-04-16
US60/912,063 2007-04-16
US1912908P 2008-01-04 2008-01-04
US60/019,129 2008-01-04
PCT/US2008/001456 WO2008097512A2 (en) 2007-02-02 2008-02-04 Method and apparatus for versatile mac multiplexing in evolved hspa

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0806352A2 true BRPI0806352A2 (pt) 2011-09-06
BRPI0806352B1 BRPI0806352B1 (pt) 2020-04-14
BRPI0806352B8 BRPI0806352B8 (pt) 2020-09-15

Family

ID=39645652

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806352A BRPI0806352B8 (pt) 2007-02-02 2008-02-04 método e aparelho de multiplexação de mac versátil em hspa evoluído, com interpretação de campo de indicação de segmentação de mac

Country Status (20)

Country Link
US (4) US8503423B2 (pt)
EP (5) EP2130334B1 (pt)
JP (4) JP5296709B2 (pt)
KR (6) KR20130105919A (pt)
CN (1) CN103457873B (pt)
AR (1) AR065162A1 (pt)
AU (1) AU2008214346B2 (pt)
BR (1) BRPI0806352B8 (pt)
CA (1) CA2677238C (pt)
DE (2) DE202008018511U1 (pt)
DK (2) DK2728816T3 (pt)
ES (1) ES2512565T3 (pt)
HK (1) HK1138968A1 (pt)
IL (1) IL200199A (pt)
MX (1) MX2009008261A (pt)
MY (1) MY154918A (pt)
PL (1) PL2130334T3 (pt)
SG (1) SG187448A1 (pt)
TW (4) TWI451777B (pt)
WO (1) WO2008097512A2 (pt)

Families Citing this family (86)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100945411B1 (ko) * 2002-05-10 2010-03-04 인터디지탈 테크날러지 코포레이션 노드 b 내 버퍼의 선택적 퍼징을 용이하게 하는 rnc
US7885245B2 (en) * 2004-07-19 2011-02-08 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for enhanced uplink multiplexing
KR101265643B1 (ko) * 2006-08-22 2013-05-22 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 핸드오버 수행 및 그 제어 방법
EP2070368B1 (en) 2006-10-02 2016-07-06 LG Electronics Inc. Method for transmitting and receiving paging message in wireless communication system
EP2084928B1 (en) 2006-10-30 2017-08-23 LG Electronics Inc. Method of performing random access in a wireless communication system
KR100938754B1 (ko) 2006-10-30 2010-01-26 엘지전자 주식회사 비연속 수신을 이용한 데이터 수신 및 전송 방법
US8442017B2 (en) 2006-10-30 2013-05-14 Lg Electronics Inc. Method for transmitting random access channel message and response message, and mobile communication terminal
US8503423B2 (en) 2007-02-02 2013-08-06 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for versatile MAC multiplexing in evolved HSPA
EP2860901A1 (en) 2007-03-07 2015-04-15 InterDigital Technology Corporation Method and apparatus for generating and processing mac-ehs protocol data units
CN101272519B (zh) * 2007-03-21 2012-09-19 上海贝尔股份有限公司 生成协议数据单元的方法及其设备和基站
US8543089B2 (en) 2007-04-30 2013-09-24 Lg Electronics Inc. Method for performing an authentication of entities during establishment of wireless call connection
WO2008133484A1 (en) 2007-04-30 2008-11-06 Lg Electronics Inc. Methods of transmitting data blocks in wireless communication system
WO2008133480A1 (en) * 2007-04-30 2008-11-06 Lg Electronics Inc. Method for transmitting or receiving data unit using header field existence indicator
KR20080097338A (ko) * 2007-05-01 2008-11-05 엘지전자 주식회사 불연속 데이터 송수신 방법
KR100917205B1 (ko) * 2007-05-02 2009-09-15 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 블록 구성 방법
JP2008278496A (ja) * 2007-05-07 2008-11-13 Asustek Computer Inc 無線通信システムにおいてMAC−ehsプロトコルエンティティーのリセットを改善する方法及び装置
EP2168263B1 (en) 2007-06-18 2018-04-18 Lg Electronics Inc. Paging information transmission method for effective call setup
HUE033683T2 (en) 2007-06-18 2017-12-28 Lg Electronics Inc Procedure for performing user device upload direction connection synchronization in a wireless communication system
KR101486352B1 (ko) 2007-06-18 2015-01-26 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 단말에서의 상향링크 동기 상태 제어방법
KR101341515B1 (ko) 2007-06-18 2013-12-16 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 반복 전송 정보 갱신 방법
WO2008156314A2 (en) 2007-06-20 2008-12-24 Lg Electronics Inc. Effective system information reception method
US8594030B2 (en) 2007-08-10 2013-11-26 Lg Electronics Inc. Method for controlling HARQ operation in dynamic radio resource allocation
KR101490253B1 (ko) 2007-08-10 2015-02-05 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 제어정보 전송 및 수신 방법
KR101514841B1 (ko) 2007-08-10 2015-04-23 엘지전자 주식회사 효율적인 랜덤 액세스 재시도를 수행하는 방법
KR20090016937A (ko) * 2007-08-13 2009-02-18 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 맥 프로토콜 데이터 유닛을 생성하기위한 장치 및 방법
KR101461965B1 (ko) 2007-08-14 2014-11-14 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 특정 프로토콜 계층에서의 데이터 블록전송 및 처리 방법
KR101461970B1 (ko) * 2007-09-13 2014-11-14 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 폴링 과정 수행 방법
KR100937432B1 (ko) 2007-09-13 2010-01-18 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 무선자원 할당 방법
KR101396062B1 (ko) 2007-09-18 2014-05-26 엘지전자 주식회사 헤더 지시자를 이용한 효율적인 데이터 블록 전송방법
KR101435844B1 (ko) 2007-09-18 2014-08-29 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 블록 전송 방법
KR101513033B1 (ko) 2007-09-18 2015-04-17 엘지전자 주식회사 다중 계층 구조에서 QoS를 보장하기 위한 방법
KR101591824B1 (ko) 2007-09-18 2016-02-04 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 폴링 과정 수행 방법
KR101387537B1 (ko) 2007-09-20 2014-04-21 엘지전자 주식회사 성공적으로 수신했으나 헤더 압축 복원에 실패한 패킷의 처리 방법
US8687565B2 (en) 2007-09-20 2014-04-01 Lg Electronics Inc. Method of effectively transmitting radio resource allocation request in mobile communication system
KR101487557B1 (ko) * 2007-10-23 2015-01-29 엘지전자 주식회사 공통제어채널의 데이터를 전송하는 방법
KR20090041323A (ko) 2007-10-23 2009-04-28 엘지전자 주식회사 데이터 블록 구성함에 있어서 단말의 식별 정보를 효과적으로 전송하는 방법
WO2009055804A2 (en) * 2007-10-25 2009-04-30 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for control of uplink feedback information in contention based access in wireless communications
EP2208294B1 (en) 2007-10-29 2019-07-31 LG Electronics Inc. Method of repairing a security failure
KR101531419B1 (ko) 2008-02-01 2015-06-24 엘지전자 주식회사 시간동기 타이머의 만료 시 상향링크 harq의 동작 방법
CA2692649C (en) * 2008-02-01 2015-07-07 Lg Electronics Inc. Method for sending rlc pdu and allocating radio resource in mobile communications system and rlc entity of mobile communications
KR101375936B1 (ko) 2008-02-01 2014-03-18 엘지전자 주식회사 시간동기 타이머의 만료 시 하향링크 harq의 동작 방법
JP5071178B2 (ja) * 2008-03-14 2012-11-14 富士通株式会社 パケット伝送装置
WO2009116788A1 (en) 2008-03-17 2009-09-24 Lg Electronics Inc. Method of transmitting rlc data
KR101163275B1 (ko) 2008-03-17 2012-07-05 엘지전자 주식회사 Pdcp 상태 보고 전송 방법
US8396083B2 (en) * 2008-03-31 2013-03-12 Qualcomm Incorporated Determinative segmentation resegmentation and padding in radio link control (RLC) service data units (SDU)
ATE521211T1 (de) * 2008-05-09 2011-09-15 Research In Motion Ltd Verfahren und vorrichtung zum zusammensetzen von netzwerk-schichtdateneinheiten
JP5215242B2 (ja) * 2008-06-16 2013-06-19 パナソニック株式会社 ドライブアイコン表示装置、方法、システム、プログラム、及び媒体
US8498248B2 (en) * 2008-06-17 2013-07-30 Nokia Siemens Networks Oy Medium access control protocol data unit overhead improvements
BR122014019674A2 (pt) * 2008-08-01 2016-02-10 Nec Corp dispositivo de estação base, dispositivo de controle, terminal, sistema de comunicação móvel e método
WO2010107374A1 (en) * 2009-03-16 2010-09-23 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and arrangements in a wireless telecommunication system
US20100232356A1 (en) * 2009-03-16 2010-09-16 Qualcomm Incorporated Layer two segmentation techniques for high data rate transmissions
US8238244B2 (en) * 2009-08-10 2012-08-07 Micron Technology, Inc. Packet deconstruction/reconstruction and link-control
US8379619B2 (en) * 2009-11-06 2013-02-19 Intel Corporation Subcarrier permutation to achieve high frequency diversity of OFDMA systems
PL2534918T3 (pl) 2010-05-17 2015-06-30 Siemens Ag Element informacji i sposób ogłaszania rezerwacji kanału
US8867511B2 (en) * 2010-12-09 2014-10-21 Qualcomm Incorporated System and method for reducing resets during handovers in a single frequency dual carrier wireless communication system
JPWO2012081117A1 (ja) * 2010-12-16 2014-05-22 富士通株式会社 無線通信装置及び無線通信装置制御方法
JP2012227599A (ja) * 2011-04-15 2012-11-15 Panasonic Mobile Communications Co Ltd 通信システム、通信装置及び無線リソース割り当て方法
WO2013005965A2 (en) * 2011-07-01 2013-01-10 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for dynamically changing upper bound on data packet size in wireless communication networks
KR20130040090A (ko) * 2011-10-13 2013-04-23 삼성전자주식회사 복합 네트워크에서 멀티미디어 데이터를 전송하기 위한 장치 및 그 방법
US20130176961A1 (en) * 2012-01-09 2013-07-11 Qualcomm Incorporated Apparatus and methods of unambiguous mac-i pdu formatting
US10123187B2 (en) * 2012-04-17 2018-11-06 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for multiplexing application identifiers for peer-to-peer discovery systems
FI124786B (fi) * 2012-07-18 2015-01-30 Arm Finland Oy Menetelmä ja laite viestien vaihtamiseksi
EP2880907B1 (en) * 2012-07-30 2019-11-13 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and apparatuses for operating a radio network controller during a soft handover process
JP6133428B2 (ja) * 2012-10-13 2017-05-24 ランティック ドイチュラント ゲーエムベーハー 配布ポイントからの動的な不連続な動作の方法
US9398490B2 (en) * 2013-03-15 2016-07-19 Trane International Inc. Method of fragmenting a message in a network
EP2827676B1 (en) * 2013-05-17 2018-07-25 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Wireless device, radio network node, methods therein, computer program and computer readable storage medium
CN105917722B (zh) * 2014-01-22 2019-12-13 瑞典爱立信有限公司 无线通信网络中扩展信令的方法和装置
US9634949B2 (en) * 2014-03-06 2017-04-25 Samsung Electronics Co., Ltd Method and apparatus for supporting large service data unit in mobile communication system
US9888077B2 (en) 2014-04-22 2018-02-06 Western Digital Technologies, Inc. Metadata based data alignment in data storage systems
WO2015185105A1 (en) * 2014-06-03 2015-12-10 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Packet handling in wireless networks
US9603052B2 (en) * 2014-07-31 2017-03-21 Imagination Technologies Limited Just in time packet body provision for wireless transmission
US10045254B2 (en) * 2015-01-12 2018-08-07 Mediatek Inc. Wireless communication method and device
US10374817B2 (en) * 2015-04-07 2019-08-06 Lg Electronics Inc. Method for handling of unknown LCID values in a multicast channel in a wireless communication system and a device therefor
US20180199229A1 (en) * 2015-07-26 2018-07-12 Lg Electronics Inc. Method for transmitting information on priority for d2d link with relay ue in wireless communication system and apparatus therefor
EP3343860A4 (en) * 2015-09-25 2018-09-12 Huawei Technologies Co., Ltd. Data sending method, data receiving method and relevant device
US10701588B2 (en) * 2015-12-23 2020-06-30 Nokia Solutions And Networks Oy Methods, apparatuses and computer program product for PDU formatting according to SDU segmentation
CN108781383B (zh) * 2016-03-22 2022-02-22 Lg 电子株式会社 发送和接收数据单元的方法和用户设备
CN107889163B (zh) * 2016-09-30 2022-10-18 华为技术有限公司 数据处理方法、装置及系统
US10855409B2 (en) * 2016-10-11 2020-12-01 Qualcomm Incorporated Media access control header and transport block formats
KR102255051B1 (ko) * 2017-04-01 2021-05-24 후아웨이 테크놀러지 컴퍼니 리미티드 데이터 처리 방법 및 장치
JP7017630B2 (ja) * 2017-11-03 2022-02-08 華為技術有限公司 媒体アクセス制御プロトコルデータユニット処理方法および装置
EP4072229B1 (en) 2018-02-15 2023-09-06 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Wireless device and method performed thereby
US11528656B2 (en) * 2019-08-13 2022-12-13 Mediatek Singapore Pte Ltd. Multiplexing logical channels with different channel access priority class in new radio unlicensed
CN111132232B (zh) * 2020-01-02 2022-10-25 重庆邮电大学 一种智能接收5g nr rlc umd pdu的方法和装置
CN111881146B (zh) * 2020-09-28 2020-12-15 南京吉拉福网络科技有限公司 用于收取费用的方法、计算设备和介质
US11683849B2 (en) * 2021-03-24 2023-06-20 Nokia Technologies Oy Redcap UE identification

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5213605A (en) 1988-03-05 1993-05-25 Basf Aktiengesellschaft N-aryltetrahydrophthalimide compounds
US5946313A (en) 1997-03-20 1999-08-31 Northern Telecom Limited Mechanism for multiplexing ATM AAL5 virtual circuits over ethernet
JP3129244B2 (ja) 1997-06-30 2001-01-29 日本電気株式会社 通信制御装置
KR100429540B1 (ko) 1998-08-26 2004-08-09 삼성전자주식회사 이동통신시스템의패킷데이터통신장치및방법
KR100640921B1 (ko) 2000-06-29 2006-11-02 엘지전자 주식회사 프로토콜 데이터 유닛의 생성 및 전송 방법
US20050009004A1 (en) * 2002-05-04 2005-01-13 Jia Xu Apparatus including ion transport detecting structures and methods of use
US7130295B2 (en) * 2001-06-11 2006-10-31 Samsung Electronics Co., Ltd. Data retransmission apparatus and method in a mobile communication system
US6807428B2 (en) * 2001-08-16 2004-10-19 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for time-based reception of transmissions in a wireless communication system
US6839566B2 (en) * 2001-08-16 2005-01-04 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for time-based reception of transmissions in a wireless communication system
US6904016B2 (en) * 2001-11-16 2005-06-07 Asustek Computer Inc. Processing unexpected transmission interruptions in a wireless communications system
US20040027999A1 (en) * 2002-08-08 2004-02-12 Lorenzo Casaccia Broadcast message segmentation for wireless communication systems
WO2004022637A2 (en) 2002-09-05 2004-03-18 Nanosys, Inc. Nanocomposites
KR100889865B1 (ko) 2002-11-07 2009-03-24 엘지전자 주식회사 무선 이동통신 시스템의 통신방법
US20080043731A1 (en) 2004-02-04 2008-02-21 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Method And Apparatus For Generating Packet Frames For Carrying Data
KR100651344B1 (ko) 2004-02-19 2006-11-29 삼성전자주식회사 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 이동 통신시스템에서 데이터 처리 속도를 향상시키는 방법 및 그이동통신시스템
US20050229185A1 (en) 2004-02-20 2005-10-13 Stoops Daniel S Method and system for navigating applications
KR20050095419A (ko) * 2004-03-26 2005-09-29 삼성전자주식회사 패킷 망을 이용하여 음성 서비스를 제공하는이동통신시스템에서 무선 자원을 효율적으로 사용하는 방법
KR100819256B1 (ko) * 2004-05-06 2008-04-02 삼성전자주식회사 향상된 상향링크 전용 채널을 통해 시그널링 정보를전송하기 위한 전력의 설정 방법 및 장치
KR20050114567A (ko) * 2004-06-01 2005-12-06 삼성전자주식회사 광대역 무선 통신 시스템에서 데이터 전송 방법 및 장치와데이터 수신 방법 및 장치
KR100921241B1 (ko) 2004-06-16 2009-10-12 엘지전자 주식회사 통신 시스템의 데이터 유닛 처리 시스템
EP2654360B1 (en) * 2004-09-08 2019-12-25 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Mobile station, base station, communications system, and communications method
AU2005302888B2 (en) * 2004-11-09 2008-05-22 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for signaling control information of uplink packet data service in mobile communication system
US7796505B2 (en) * 2005-01-26 2010-09-14 M-Stack Limited Method for processing traffic data in a wireless communications system
KR100913900B1 (ko) * 2005-05-04 2009-08-26 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 미리 정의된 길이 지시자를 이용해서 패킷 데이터를 송수신하는 방법 및 장치
TWI307589B (en) * 2005-05-18 2009-03-11 Innovative Sonic Ltd Method and apparatus of data segmentation in a mobile communications system
ATE450945T1 (de) 2005-07-25 2009-12-15 Panasonic Corp Einschränkung eines harq verfahrens und übertragung von ungeplanten steuerdaten auf aufwärtskanäle
ATE543271T1 (de) * 2006-10-16 2012-02-15 Nokia Corp Verfahren und vorrichtung zur protokolldateneinheitübermittlung in einem funkzugangsnetz
TWI521927B (zh) * 2007-01-09 2016-02-11 皇家飛利浦電子股份有限公司 無線通信系統
US8503423B2 (en) 2007-02-02 2013-08-06 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for versatile MAC multiplexing in evolved HSPA

Also Published As

Publication number Publication date
TWI498020B (zh) 2015-08-21
KR20090116777A (ko) 2009-11-11
JP2013179703A (ja) 2013-09-09
KR20130105919A (ko) 2013-09-26
AR065162A1 (es) 2009-05-20
JP5296709B2 (ja) 2013-09-25
KR20150003632U (ko) 2015-10-06
JP2015167410A (ja) 2015-09-24
US9160675B2 (en) 2015-10-13
JP2010518697A (ja) 2010-05-27
JP2016213883A (ja) 2016-12-15
TW200836568A (en) 2008-09-01
AU2008214346B2 (en) 2011-12-22
MX2009008261A (es) 2009-09-07
US8503423B2 (en) 2013-08-06
BRPI0806352B8 (pt) 2020-09-15
EP2728816B1 (en) 2017-04-19
HK1138968A1 (en) 2010-09-03
JP6330001B2 (ja) 2018-05-23
JP5767276B2 (ja) 2015-08-19
US20130242871A1 (en) 2013-09-19
TWI451777B (zh) 2014-09-01
US20150373581A1 (en) 2015-12-24
CN103457873A (zh) 2013-12-18
MY154918A (en) 2015-08-28
DK2130334T3 (da) 2014-10-06
SG187448A1 (en) 2013-02-28
KR101464396B1 (ko) 2014-11-27
PL2130334T3 (pl) 2015-01-30
WO2008097512A2 (en) 2008-08-14
TWI559791B (zh) 2016-11-21
EP3220588A1 (en) 2017-09-20
KR101667176B1 (ko) 2016-10-17
EP2130334B1 (en) 2014-07-23
EP2717618A1 (en) 2014-04-09
EP2728816A1 (en) 2014-05-07
ES2512565T3 (es) 2014-10-24
EP2728817A1 (en) 2014-05-07
EP2130334A2 (en) 2009-12-09
US20160183124A1 (en) 2016-06-23
US9313690B2 (en) 2016-04-12
KR20150121206A (ko) 2015-10-28
TW201206212A (en) 2012-02-01
TW201545576A (zh) 2015-12-01
CA2677238C (en) 2015-12-08
WO2008097512A3 (en) 2009-02-12
IL200199A (en) 2013-03-24
KR20090119790A (ko) 2009-11-19
CN103457873B (zh) 2017-06-06
KR101549802B1 (ko) 2015-09-02
KR101108333B1 (ko) 2012-01-25
DE202008018511U1 (de) 2014-10-27
DK2728816T3 (en) 2017-07-31
IL200199A0 (en) 2010-04-29
JP5982534B2 (ja) 2016-08-31
AU2008214346A1 (en) 2008-08-14
DE202008018504U1 (de) 2014-08-29
US20080186946A1 (en) 2008-08-07
KR20140054466A (ko) 2014-05-08
CA2677238A1 (en) 2008-08-14
BRPI0806352B1 (pt) 2020-04-14
TWM335884U (en) 2008-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806352A2 (pt) método e aparelho de multiplexação de mac versátil em hspa evoluìdo
US8199757B2 (en) Method and apparatus for layer 2 processing and creation of protocol data units for wireless communications
RU2443065C2 (ru) Способ и устройство для универсального мультиплексирования на уровне управления доступом к среде передачи (мас) в эволюционированной технологии высокоскоростного пакетного доступа (evolved hspa)

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: INTERDIGITAL TECHNOLOGY CORPORATION (US)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 28/06 (2009.01), H04L 12/801 (2013.01), H04L

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: RETIFICACAO

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/04/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2571 DE 14/04/2020 QUANTO A PRIORIDADE UNIONISTA.