BRPI0806315A2 - sistema e método para melhorar um processo de lama ativada - Google Patents

sistema e método para melhorar um processo de lama ativada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806315A2
BRPI0806315A2 BRPI0806315-0A BRPI0806315A BRPI0806315A2 BR PI0806315 A2 BRPI0806315 A2 BR PI0806315A2 BR PI0806315 A BRPI0806315 A BR PI0806315A BR PI0806315 A2 BRPI0806315 A2 BR PI0806315A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mixed liquor
weight gain
flakes
biological flakes
biological
Prior art date
Application number
BRPI0806315-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter G Marston
Steven Woodard
Ionel Wechsler
Original Assignee
Cambridge Water Technology Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cambridge Water Technology Inc filed Critical Cambridge Water Technology Inc
Publication of BRPI0806315A2 publication Critical patent/BRPI0806315A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F3/00Biological treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F3/02Aerobic processes
    • C02F3/12Activated sludge processes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/5236Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using inorganic agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/54Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using organic material
    • C02F1/56Macromolecular compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2305/00Use of specific compounds during water treatment
    • C02F2305/12Inert solids used as ballast for improving sedimentation
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W10/00Technologies for wastewater treatment
    • Y02W10/10Biological treatment of water, waste water, or sewage

Abstract

SISTEMA E MéTODO PARA MELHORAR UM PROCESSO DE LAMA ATIVADA. Sistema para melhorar um processo de lama ativada que inclui pelo menos um subsistema de tanque de aeração, um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso, um orifício de injeção de floculante localizado a jusante de pelo menos um tanque de aeração, pelo menos um clarificador, um subsistema de retorno de lama ativada, um subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso e um subsistema residual.

Description

SISTEMA E MÉTODO PARA MELHORAR UM PROCESSO DE LAMA ATIVADA PEDIDOS CORRELATOS
Este pedido reivindica o benefício e prioridade do Pedido Provisório US número de série 60/879.373, depositado em 9 de janeiro de 2007, intitulado "Process For The Biochemical Treatment of Wastewater" (Processo para o tratamento bioquímico da água residual) e também reivindica o benefício e prioridade do Pedido Provisório US número de série 60/994.553, depositado em 20 de setembro de 2007, intitulado "A Process For Enhanced Biochemical Treatment of Wastewater" (Processo para melhorar o tratamento bioquímico da água residual) ambos incorporados ao presente documento como referência.
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção se refere a um sistema e método para melhorar um processo de lama ativada.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
As instalações para tratamento de água residual municipal e industrial freqüentemente incluem processos primários, secundários e terciários para tratamento da água residual de modo a remover os contaminantes, tais como, sólidos suspensos, orgânicos biodegradáveis, fósforo, nitrogênio, contaminantes microbiológicos e semelhantes para prover um efluente limpo. 0 efluente limpo está tipicamente sujeito às normalizações estritas locais, estaduais e federais.
Os processos de tratamento primário freqüentemente incluem crivos, câmaras com redes e/ou clarificadores primários para remoção de sólidos grandes e outras matérias suspensas de modo a prover um efluente primário. A lama ativada é um tipo de processo secundário que utiliza tanque(s) de aeração que contém(contêm) uma grande população de microorganismos que ingerem contaminantes no efluente primário para formar "flocos" biológicos. 0 oxigênio é alimentado tipicamente ao(s) tanque(s) de aeração para promover o crescimento destes flocos biológicos. A combinação*do efluente primário, ou em alguns casos do esgoto in natura e dos flocos biológicos é geralmente conhecida como licor misto. A população ou concentração de microorganismos no licor misturado é freqüentemente referida como sólidos suspensos no licor misturado (MLSS).
Após tratamento suficiente no(s) tanque(s) de aeração, os flocos biológicos no licor misturado são então tipicamente enviados a um clarificador secundário onde os flocos biológicos são separados pela gravidade do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada. 0 efluente secundário, ou efluente "limpo" pode ser descarregado de volta para o ambiente ou processado pelos processos de tratamento terciários adicionais. A maior parte da lama assentada no clarificador secundário é tipicamente reciclada novamente para o(s) tanque(s) de aeração por um subsistema de retorno de lama ativada. A lama em excesso remanescente é dissipada do sistema para controlar a concentração de sólidos suspensos no licor misturado.
Contudo, a separação dos flocos biológicos do licor misturado no clarificador secundário se torna difícil porque os flocos biológicos são apenas marginalmente mais pesados que a água e, portanto, assentam muito lentamente. Como resultado, o clarificador secundário de um processo de lama ativada típico se encontra no gargalo da garrafa na maior parte dos processos para tratamento de água residual que utilizam lama ativada como um processo secundário. A etapa de separação de sólidos crucial dos flocos biológicos do licor misturado no clarificador secundário é, portanto, tipicamente o processo de limite de taxa que é controlado por vários fatores, mais notavelmente a gravidade específica ou densidade dos flocos biológicos.
Além disso, a separação dos sólidos no clarificador secundário nos processos típicos de lama ativada freqüentemente não é confiável devido aos muitos tipos de problemas de assentamento que são causados entre outros por: supercrescimento dos organismos filamentados, volume viscoso causado pelo supercrescimento dos organismos zoogléicos ou material polissacarídeo exocelular, flocos em pino, flocos extraviados, carga de sólidos excessiva nos clarificadores secundários, taxa de transbordamento de superfície do clarificador secundário excessiva e semelhantes.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Portanto, é um objetivo desta invenção prover um sistema e método para melhorar um processo de lama ativada.
É um objetivo adicional desta invenção prover sistema e método que aumentem a taxa de assentamento dos flocos biológicos em um clarificador secundário.
É um objetivo adicional desta invenção prover sistema e método que eliminem problemas associados às taxas de assentamento lento dos flocos biológicos no clarificador secundário. É um objetivo adicional desta invenção prover sistema e método que aumentem a capacidade de um sistema de lama ativada.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que removam efetivamente os contaminantes da água residual.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que apresentem custo beneficio.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que sejam mais confiáveis.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que sejam mais robustos.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que melhorem a remoção de contaminantes da água residual.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que melhorem a remoção de sólidos suspensos da água residual.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que possam aumentar a concentração de MLSS desta forma aumentando a capacidade.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que possam aumentar o fluxo de água residual e/ou carga de modo a aumentar a capacidade.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que possam aumentar a concentração de MLSS para melhorar a nitrificação de amônia no licor misturado.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que melhorem a remoção de nitrogênio da água residual. É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que melhorem a remoção de fósforo da água residual.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que reduzam a marca de um sistema de lama ativada.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que reduzam os custos de instalação e necessidades de solo.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que permitam a utilização de tanques de aeração e clarificadores menores.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método que possam prover um efluente secundário de alta qualidade.
É um objetivo adicional desta invenção, prover sistema e método no qual o efluente secundário de alta qualidade pode satisfazer as normalizações locais, estaduais e federais para águas residuais.
A presente invenção, contudo, em outras concretizações, não precisa alcançar todos estes objetivos e as reivindicações neste documento não devem se limitar as estruturas ou métodos capazes de obter estes objetivos.
Esta invenção caracteriza um sistema para melhorar um processo de lama ativada que inclui, pelo menos, um tanque de aeração para recepção de um fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado. Um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso inclui um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados. Um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração introduz um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e fornece aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados. Pelo menos um clarificador separa e coleta os flocos biológicos pesados do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada. Um subsistema de retorno de lama ativada recicla a maior parte da lama assentada para o tanque de aeração. Um subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso remove e cisalha a lama assentada remanescente e recupera o agente de acréscimo de peso da mesma e reintroduz o agente de acréscimo de peso no subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso. Um subsistema residual desgasta a lama assentada remanescente do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Em uma concretização, a energia do tanque de mistura da combinação pode estar na faixa de cerca de 0,0395 kW/m3 a cerca de 2,633 Kw/m3. O subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso pode incluir um subsistema de armazenamento para armazenamento do agente de acréscimo de peso virgem e dispensa do agente de acréscimo de peso virgem no tanque de mistura. A capacidade do sistema de lama ativada pode ser aumentada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado no tanque de aeração por redução da quantidade de lama assentada dissipada pelo subsistema residual. A quantidade de lama assentada dissipada pelo subsistema residual pode ser reduzida para aumentar a concentração de sólidos suspensos no licor misturado para melhorar a nitrificação de amônia no licor misturado. A nitrificação pode ser melhorada por acréscimo da quantidade de oxigênio dissolvido introduzido no tanque de aeração. 0 tanque de aeração pode incluir pelo menos uma zona anóxica configurada para remover nitrogênio do licor misturado. 0 tanque de aeração pode incluir pelo menos uma zona anaeróbica configurada para remoção de fósforo do licor misturado. Um coagulante pode ser adicionado ao tanque de aeração, ao tanque de impregnação, ou ao orifício de injeção de floculante para remover fósforo por precipitação e/ou coagulação. O agente de acréscimo de peso pode incluir magnetita. O floculante pode incluir um polímero catiônico e/ou aniônico. A razão do agente de acréscimo de peso para o licor misturado pode ser superior a cerca de 1:5 para 1. O subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso pode incluir um misturador de cisalhamento em linha para separação dos flocos biológicos do agente de acréscimo de peso. O subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso pode incluir um separador magnético de tambor umectado de passagem simples para recuperação do agente de acréscimo de peso da lama assentada remanescente e para introdução do agente de acréscimo de peso recuperado no tanque de impregnação. O efluente secundário pode ter uma concentração total de sólidos suspensos inferior a cerca de 30 mg/L. O subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso pode dispensar o licor misturado do tanque de aeração no tanque de impregnação e retornar os flocos biológicos pesados de volta para o tanque de aeração. 0 subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso pode estar localizado a montante do tanque de aeração e antes do clarificador secundário.
Esta invenção também caracteriza um sistema para melhorar um processo de lama ativada incluindo pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado. Um subsistema de impregnação inclui um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, material inorgânico magneticamente separável, virgem, e material inorgânico magneticamente separável reciclado para impregnar o material inorgânico magneticamente separável nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados. Um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração introduz um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados. Pelo menos um clarificador separa e coleta os flocos biológicos pesados do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada. Um subsistema de retorno de lama ativada recicla a maior parte da lama assentada para o tanque de aeração. Um subsistema de recuperação remove e cisalha a lama assentada remanescente e recupera o material inorgânico magneticamente separável da mesma e reintroduz o material inorgânico magneticamente separável no subsistema de impregnação de material inorgânico magneticamente separável. Um subsistema residual dissipa a lama remanescente do subsistema de recuperação de material inorgânico magneticamente separável de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Em uma concretização, o material inorgânico magneticamente separável inclui magnetita.
Esta invenção caracteriza adicionalmente um sistema para melhorar um processo de lama ativada que inclui pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado. Um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso localizado a montante do tanque de aeração inclui um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados. Um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração introduz um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados. Pelo menos um clarificador separa e coleta os flocos biológicos pesados do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada. Um subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso remove e cisalha a lama assentada remanescente e recupera o agente de acréscimo de peso da mesma e reintroduz o agente de acréscimo de peso no subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso. Um subsistema residual dissipa a lama remanescente do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Esta invenção também caracteriza um sistema para melhorar um processo de lama ativada que inclui pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado. Um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso inclui um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados. Um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração introduz um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e fornece aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados.
Esta invenção caracteriza adicionalmente um método para melhorar um processo de lama ativada, o método incluindo as etapas de: a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado, b) impregnação de um agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados, c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados, d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado em pelo menos um clarificador secundário para prover um efluente secundário e uma lama assentada, e) reciclagem da maior parte da lama assentada para a etapa a) , f) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma para reintrodução do agente de acréscimo de peso na etapa b), e g) dissipação da lama assentada remanescente na etapa f) de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Em uma concretização, o agente de acréscimo de peso pode ser impregnado nos flocos biológicos na etapa b) por mistura do licor misturado e dos flocos biológicos em um nível de energia predeterminado. A energia da mistura pode estar na faixa de cerca de 0,0395 kW/m3 a cerca de 2,633 kW/m3. A capacidade do processo de lama ativada pode ser aumentada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado na etapa a) por redução da quantidade da lama assentada removida nas etapas f) e g). A nitrificação de amônia no líquido misturado pode ser melhorada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado por redução da quantidade da lama assentada removida nas etapas f) e g). A nitrificação pode ser melhorada por acréscimo da quantidade de oxigênio introduzido ao licor misturado na etapa a). A remoção de nitrogênio do licor misturado pode ser melhorada por utilização de pelo menos uma zona anóxica. A remoção de fósforo da lama assentada pode ser melhorada por utilização de pelo menos uma zona anaeróbica. O método pode incluir, adicionalmente, a etapa de adição de um coagulante para remoção de fósforo por precipitação e/ou por coagulação. O agente de acréscimo de peso pode incluir magnetita. O floculante pode incluir um polímero catiônico e/ou aniônico. A razão do agente de acréscimo de peso para o licor misturado pode ser superior a cerca de 1:5 para 1. O método pode incluir, adicionalmente, a etapa de separação do agente de acréscimo de peso da lama assentada e cisalhada da etapa f) por utilização de um separador magnético de tambor umectado de passagem simples. O efluente secundário pode ter uma concentração total de sólidos suspensos inferior a cerca de 30 mg/L.
Esta invenção também caracteriza um método para melhorar um processo de lama ativada, o método incluindo as etapas de a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado, b) impregnação de um material inorgânico magneticamente separável nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados, c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados, d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado em pelo menos um clarificador secundário para prover um efluente secundário e uma lama assentada, e) reciclagem da maior parte da lama assentada para a etapa a), f) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do material inorgânico magneticamente separável da mesma para reintrodução do material inorgânico magneticamente separável na etapa b), e g) dissipação da lama assentada remanescente na etapa f) de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Em uma concretização, o material inorgânico magneticamente separável pode incluir magnetita.
Esta invenção caracteriza adicionalmente um método para melhorar um processo de lama ativada, o método incluindo as etapas de a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado, b) impregnação de um agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados, c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados, d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado em pelo menos um clarificador secundário para prover um efluente secundário e uma lama assentada, e) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma para reintrodução do agente de acréscimo de peso na etapa b), e f) dissipação da lama assentada remanescente na etapa e) de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
Esta invenção também caracteriza um método para melhorar um processo de lama ativada, o método incluindo as etapas de a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado, b) impregnação de um agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados, e c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados.
BREVE DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS VISTAS DOS DESENHOS
Outros objetivos, aspectos e vantagens poderão ocorrer aos versados na técnica da descrição que se segue de uma concretização preferida e dos desenhos apensos, onde:
A figura 1 é uma vista tridimensional de uma concretização do sistema para melhorar um processo de lama ativada desta invenção;
A figura 2 é uma vista tridimensional mostrando um exemplo de um agente de acréscimo de peso impregnado nos flocos biológicos de acordo com esta invenção;
A figura 3A é uma vista lateral esquemática de uma concretização de um misturador de cisalhamento em linha empregado com o sistema de recuperação de agente de acréscimo de peso mostrado na figura 1;
A figura 3B é uma vista superior esquemática do misturador do cisalhador em linha mostrado na figura 3A;
A figura 4 é um diagrama em bloco esquemático de uma concretização do tanque de aeração mostrado na figura 1 incluindo uma zona anóxica configurada para remover nitrogênio e uma zona anaeróbica configurada para remover fósforo;
A figura 5 é um diagrama em bloco esquemático de outra concretização do sistema para melhorar um processo de lama ativada desta invenção;
A figura 6 é um diagrama em bloco esquemático ainda de outra concretização do sistema para melhorar um processo de lama ativada desta invenção; e
A figura 7 é um diagrama em bloco esquemático mostrando as etapas primárias do método para melhorar um processo de lama ativada desta invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Além da concretização preferida ou concretizações reveladas a seguir, esta invenção é capaz de outras concretizações e de ser praticada ou realizada de várias formas. Assim, deve ser entendido que a invenção não está limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e as disposições dos componentes estabelecidos na descrição que se segue ou ilustrados nos desenhos. Se apenas uma concretização for descrita aqui, as reivindicações no presente documento não estarão limitadas a aquela concretização. Além disto, as reivindicações no presente documento não devem ser lidas como restritivas, a menos que exista evidência clara e convincente manifestando uma determinada exclusão, restrição ou renúncia.
É mostrada na figura 1 uma concretização do sistema 10 para melhorar um processo de lama ativada desta invenção. 0 sistema 10 inclui pelo menos um tanque de aeração 12 que recebe um fluxo de água residual (efluente primário) 14 pela tubulação 16. O tanque de aeração 12 introduz oxigênio dissolvido 18 da tubulação 20 exposto ao ar ambiente 22 na população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos 23 no licor misturado 24 (uma combinação de água residual 14 e flocos biológicos 23 definida pela concentração de sólidos suspensos no licor misturado (MLSS), por exemplo, cerca de 8.000 mg/L, ou concentração semelhante de MLSS conhecida pelos versados na técnica.
O sistema 10 também inclui subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 2 6 com tanque de impregnação 28 e misturador 3 0 que recebe licor misturado 24 do tanque de aeração 12 pela tubulação 32. Tanque de impregnação 28 também recebe agente de acréscimo de peso virgem, indicado em 33, por exemplo, da tremonha de alimentação 34 pela tubulação 36, e agente de acréscimo de peso reciclado, indicado em 38, do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74 (discutido abaixo). O subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 2 6 combina o licor misturado 24, o agente de acréscimo de peso virgem, e o agente de acréscimo de peso reciclado no tanque de impregnação 28 para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos 23 suspensos no licor misturado 24 para formar flocos biológicos pesados. Em uma concretização, o misturador 30 utiliza uma energia de mistura na faixa de cerca de 0,0395 kW/m3 a cerca de 2,633 kW/m3, por exemplo, cerca de 0,658 kW/m3, ou qualquer outra energia de mistura semelhante que seja suficiente para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos 23 suspensos no licor misturado 24 para formar flocos biológicos pesados. Os flocos biológicos pesados são então enviados ao tanque de aeração 12 pela tubulação 37. Em um exemplo, o agente de acréscimo de peso pode ser magnetita, ou qualquer agente de acréscimo de peso semelhante ou material inorgânico magneticamente separável conhecido dos versados na técnica que aumenta a densidade dos flocos biológicos. Conforme discutido em maiores detalhes a seguir, o aumento da densidade dos flocos biológicos 23 por formação de flocos biológicos pesados promove o assentamento rápido dos flocos no clarificador secundário 46. A figura 2 mostra um exemplo do agente de acréscimo de peso 4 0 impregnado nos flocos biológicos 23 para formar flocos biológicos pesados 25.
O sistema 10, figura 1, também inclui orifício de injeção de floculante 42 localizado a montante do tanque de aeração 12 o qual introduz o floculante 44 no licor misturado 24 na tubulação 35. 0 floculante 44 melhora o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados suspensos no licor misturado 24 no clarificador secundário 46 e estabelece aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados no clarificador secundário 46. Em um exemplo, o floculante 44 pode ser polímero catiônico ou aniônico, tal como Drewfloc® 2270 (Ashland Chemical, New Jersey), ou qualquer polímero de tipo semelhante conhecido dos versados na técnica.
A aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados constitui flocos biológicos pesados maiores de modo a prover assentamento rápido dos flocos biológicos pesados na zona de assentamento 64 do clarificador 46. O floculante 44 também melhora o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados na zona de espessamento 66 do clarificador 46 por redução do tamanho, e aumento da densidade dos flocos biológicos pesados. Isto cria canais entre os flocos biológicos pesados o que permite que água na parte inferior 69 do clarificador 46 escoe na direção da parte superior 71 do clarificador 46 e os flocos biológicos pesados escoem na direção da parte inferior 69 na zona de espessamento 66 do clarificador secundário 46 para melhorar o processo de espessamento.
O clarificador secundário 46 separa e coleta os flocos biológicos pesados do licor misturado empregando o subsistema de prateleiras ou sifão 6 7 de modo a prover efluente secundário ou limpo 50 na tubulação 52 e lama assentada 54 na parte inferior 69 do clarificador 46. Uma vez que os flocos biológicos pesados possuem uma gravidade especifica maior que os flocos biológicos não impregnados, por exemplo, cerca de 2,5, eles assentam mais rápido no clarificador secundário 46 que os flocos biológicos não impregnados utilizados em um sistema típico para um processo de lama ativada. Assim, o clarificador secundário 46 separa efetiva e eficazmente os flocos biológicos pesados do licor misturado para prover o efluente secundário 50. Como resultado, o tempo necessário para separar os flocos biológicos pesados do licor misturado 24 do sistema 10 é reduzido quando comparado ao processo de lama ativada típico. Isto aumenta a capacidade do sistema 10 de processar água residual 14. Portanto, o sistema 10 é mais eficaz, eficiente, confiável, apresenta custo benefício e mais robusto que um sistema típico para um processo de lama ativada. Além disto, o tamanho do clarificador 4 6 e/ou o tanque de aeração 12 pode ser reduzido, permitindo que o sistema 10 trate a mesma quantidade de água residual em uma marca menor. Isto reduz os custos de instalação e requisitos de solo do sistema 10. Adicionalmente, os problemas associados ao processo de separação dos flocos biológicos do licor misturado no clarificador secundário, conforme discutidos na Seção de Histórico são aliviados.
O sistema 10 preferivelmente inclui subsistema de retorno de lama ativada 70 que recicla a maior parte da lama assentada 54 no clarificador secundário 42 para o tanque de aeração 12 pela tubulação 72 empregando a bomba 47.
O sistema 10 inclui de modo ideal, subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74 que recebe a lama assentada remanescente não enviada ao tanque de aeração 12 pela tubulação 74 e recupera o agente de acréscimo de peso da lama assentada e reintroduz o agente de acréscimo de peso no subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 26, conforme indicado em 38. Em um projeto, o subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74 inclui misturador de cisalhamento 78 em linha, o qual cisalha a lama assentada remanescente na tubulação 76 para separar o agente de acréscimo de peso na lama assentada na tubulação 76 do licor misturado. A figura 3A mostra uma vista lateral de um exemplo do misturador de cisalhamento 78 em linha que inclui rotor 80 e estator 82. O misturador de cisalhamento 78 é projetado tal que exista uma tolerância próxima entre a rotor 80 e estator 82. Em operação, o rotor 80 é acionado em velocidades altas, por exemplo, superiores a cerca de 10.000 rpm na direção 83 da figura 3B. O resultado é um efeito de cisalhamento que separa o agente de acréscimo de peso dos flocos biológicos na lama assentada remanescente na tubulação 7 6 para facilitar a recuperação do agente de acréscimo de peso pelo subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74.
O subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74 pode incluir separador magnético de tambor umectado de passagem simples 80, figura 1, que recupera o agente de acréscimo de peso separado da lama assentada remanescente processada pelo misturador de cisalhamento 78 em linha e reintroduz o agente de acréscimo de peso recuperado no subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 26, conforme mostrado em 38. Detalhes adicionais do separador magnético de tambor umectado de passagem simples 80 são também revelados no Pedido Número de Série 11/893.350, copendente, depositado em 15 de agosto de 2007, intitulado "Fluidic Sealing System For a Separador magnético de tambor úmido" por um ou mais dos inventores do presente incorporado ao presente documento como referência.
O sistema 10 também inclui preferivelmente o subsistema residual 82 que dissipa a lama assentada remanescente do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso 74, tipicamente processada pelo separador magnético de tambor úmido 80, de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado 24 no tanque de aeração 12.
A capacidade do sistema 10 de processar água residual 14 pode ser aumentada por acréscimo da concentração de MLSS no tanque de aeração 12 por redução da quantidade de lama assentada dissipada pelo subsistema residual 82. A quantidade de lama assentada dissipada pelo subsistema residual 82 pode também ser reduzida para aumentar a concentração de MLSS no tanque de aeração 12 para melhorar a nitrificação de amônia no licor misturado 24. O processo de nitrificação também pode ser adicionalmente melhorado por acréscimo da quantidade de oxigênio dissolvido 18 introduzida no tanque de aeração 12 pela tubulação 20.
O tanque de aeração 12', figura 4, onde partes semelhantes receberam números semelhantes, pode incluir zona anóxica 84 com misturador 83 configurado para remover nitrogênio do licor misturado 24. Neste exemplo, a tubulação de reciclo 100 conectada ã tubulação 35 recicla licor misturado 24 para a zona anóxica 84, conforme mostrado pelas setas 101. O tanque de aeração 12' também pode incluir zona anaeróbica 86 com misturador 87 configurada para remover fósforo do licor misturado 24. Neste exemplo, tubulação 72 do subsistema de retorno de lama ativada 70 recicla a lama assentada para a zona anaeróbica 84. Muitas outras configurações de remoção de nutrientes biológicos podem ser utilizadas, conforme conhecido dos versados na técnica.
Em uma concretização, coagulante 88, figura 1, pode ser adicionado ao tanque de aeração 12, conforme mostrado em 90, para remoção de fósforo do licor misturado 24 por precipitação e/ou coagulação, conforme conhecido pelos versados na técnica. Em outros projetos, coagulante 8 8 pode ser adicionado ao orifício de injeção de floculante 42, conforme mostrado em 92, para remover fósforo por precipitação e/ou coagulação. Ainda em outro exemplo, coagulante 8 8 pode ser adicionado ao tanque de impregnação 28, conforme mostrado em 94, para remoção de fósforo por precipitação e/ou coagulação.
Em uma concretização, a razão do agente de acréscimo de peso, por exemplo, magnetita ou materiais semelhantes, conhecidos dos versados na técnica, para o licor misturado 24 é superior a cerca de 1,5 para 1,0. Em um exemplo, efluente secundário 50 possui uma concentração de sólidos suspensos inferior a cerca de 3 0 mg/L, que pode satisfazer diretrizes locais, estaduais e federais para efluente secundário 50.
Embora, conforme mostrado acima com referência à figura 1, o sistema 10 inclua o subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 26 que recebe licor misturado do tanque de aeração 12 pela tubulação 32 e dispense os flocos biológicos pesados no tanque de aeração pela tubulação 37, isto não constitui uma limitação necessária desta invenção. Em outra concretização, o subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 26a, figura 5, onde partes semelhantes receberam números semelhantes, recebe licor misturado 24 do tanque de aeração 12 pela tubulação 32 e dispensa os flocos biológicos pesados processados pelo subsistema de impregnação de acréscimo de peso 26a, através da tubulação 37 para a tubulação 35 entre o tanque de aeração 12 e clarificador secundário 12.
Em outro projeto, o sistema 10a, figura 6, onde partes semelhantes receberam números semelhantes, inclui subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso 26b que está localizado entre o tanque de aeração 12 e o clarificador secundário 46. Neste exemplo, água residual 14 pode ser de um sistema de processamento de cervejaria ou sistema de processamento semelhante que possui uma alta concentração de matéria orgânica biodegradável na água residual que chega 14. Neste projeto, o sistema IOa não necessita do subsistema de retorno de lama ativada 70 conforme mostrado nas figuras 1 e 5 uma vez que organismos suficientes crescem da remoção de matéria orgânica do influente para manter uma população de microorganismos apropriada no licor misturado 24.
O método para melhorar um processo de lama ativada desta invenção preferivelmente compreende as etapas de: recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado, etapa a) 200; figura 7, impregnação do agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados, etapa b) 202; introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados, etapa c) 204; separação e coleta dos flocos biológicos do licor misturado em pelo menos um clarificador para prover um efluente secundário e uma lama assentada, etapa d) 206; remoção e cisalhamento da lama assentada e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma para reintrodução do agente de acréscimo de peso na etapa b) 202, etapa f) 208; e dissipação da lama assentada remanescente na etapa f) 208 de modo a controlar a população no licor misturado, etapa g) 210. Os detalhes operacionais das etapas 200-210 são discutidos em detalhes acima com referência às figuras 1-6.
Em uma concretização, o método pode incluir a etapa de aumento da capacidade do processo de lama ativada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado na etapa a) 200 por redução da quantidade da lama assentada removida na etapa f) 208 e etapa g) 210. A nitrificação de amônia no licor misturado pode ser melhorada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado por redução da quantidade da lama assentada removida na etapa f) 208 e etapa g) 210. A nitrificação pode ser melhorada por acréscimo de oxigênio introduzido ao licor misturado na etapa a) 200. A remoção de nitrogênio do licor misturado pode ser melhorada por utilização de pelo menos uma zona anóxica na etapa a) 200.
A remoção de fósforo da lama assentada pode ser melhorada por utilização de pelo menos uma zona anaeróbica na etapa a) 200.
O método de melhora de um processo de lama ativada também pode incluir a etapa de adição de um coagulante para remoção de fósforo por precipitação e/ou por coagulação. 0 método de melhora de um processo de lama ativada pode utilizar um agente de acréscimo de peso que inclui magnetita ou agente de acréscimo de peso ou material inorgânico magneticamente separável semelhante conhecido pelos versados na técnica. O método pode utilizar um floculante que inclui um polímero catiônico e/ou aniônico.
Em um exemplo, a razão do agente de acréscimo de peso ao licor misturado pode ser superior a cerca de 1,5 a 1,0. O método de melhora de um processo de lama ativada também pode incluir a etapa de separação do agente de acréscimo de peso da lama assentada e cisalhada da etapa f) 208 por utilização de um separador magnético de tambor umectado de passagem simples, por exemplo, separador magnético de tambor úmido 80, figura 1. Em uma concretização, o efluente secundário pode ter uma concentração de sólidos suspensos totais inferior a cerca de 30 mg/L.
Embora os aspectos específicos da invenção sejam mostrados em alguns desenhos e não em outros, isto é apenas para conveniência que cada aspecto possa ser combinado com qualquer ou todos os outros aspectos de acordo com a invenção. As palavras "incluindo", "compreendendo", "possuindo", e "com" são usadas no presente documento para serem interpretadas ampla e compreensivãmente e não são limitadas a qualquer interconexão física. Além disto, quaisquer concretizações reveladas no presente pedido não devem ser consideradas como as únicas concretizações possíveis. Outras concretizações ocorrerão aos versados na técnica e estão dentro das reivindicações que se seguem.
Além disto, qualquer emenda apresentada durante o prosseguimento do pedido de patente não será considerada uma renúncia a qualquer elemento reivindicatório apresentado no pedido conforme depositado: os versados na técnica não poderão esperar um esboço de uma reivindicação que englobe literal e razoavelmente todos os equivalentes possíveis, muitos deles não sendo previstos na época da emenda e estando assim além da interpretação que possa ser restituída (se alguma), também os fundamentos racionais da emenda devem apresentar não mais que uma relação tangencial com os muitos equivalentes e/ou a existência de muitas outras razões pelas quais não se espera sejam descritos pelo depositante determinados substitutos que não os primordiais para qualquer elemento reivindicatório emendado.

Claims (41)

1. Sistema para melhorar um processo de lama ativada, caracterizado por compreender: pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, de modo a promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso incluindo um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado, de modo a formar flocos biológicos pesados; um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração, para introdução de um floculante ao licor misturado, de modo a melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; pelo menos um clarificador para separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado, de modo a prover um efluente secundário e uma lama assentada; um subsistema de retorno de lama ativada para reciclagem da maior parte da lama assentada para o tanque de aeração; um subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso para remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma e reintrodução do agente de acréscimo de peso no subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso; e um subsistema residual para dissipação da lama assentada remanescente do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso, de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a energia do tanque de mistura está na faixa de cerca de 0,0395 kW/m3 a cerca de -2,633 kW/m3.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso inclui um subsistema de armazenamento, para armazenamento do agente de acréscimo de peso virgem e dispensa do agente de acréscimo de peso virgem no tanque de mistura.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a capacidade do sistema é aumentada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado no tanque de aeração, por redução da quantidade da lama assentada dissipada pelo subsistema residual.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de lama assentada dissipada pelo subsistema residual é reduzida, para aumentar a concentração de sólidos suspensos no licor misturado de modo a melhorar a nitrificação de amônia no licor misturado.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a nitrificação é melhorada por acréscimo da quantidade de oxigênio dissolvido introduzido no tanque de aeração.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o tanque de aeração inclui pelo menos uma zona anóxica configurada para remover nitrogênio do licor misturado.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o tanque de aeração inclui pelo menos uma zona anaeróbica configurada para remoção de fósforo da lama assentada.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um coagulante é adicionado ao tanque de aeração para remoção de fósforo por precipitação e/ou coagulação.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um coagulante é adicionado ao tanque de impregnação para remoção de fósforo por precipitação e/ou coagulação.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um coagulante é adicionado ao orifício de injeção de floculante para remoção de fósforo por precipitação e/ou coagulação.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o agente de acréscimo de peso inclui magnetita.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o floculante inclui um polímero catiônico e/ou aniônico.
14. Sistema, de acordo cora a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão do agente de acréscimo de peso para o licor misturado é superior a cerca de 1:5 para 1.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso inclui um misturador de cisalhamento em linha para separação dos flocos biológicos do agente de acréscimo de peso.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso inclui um separador magnético de tambor umectado de passagem simples para recuperação do agente de acréscimo de peso da lama assentada remanescente e para introdução do agente de acréscimo de peso recuperado no tanque de impregnação.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o efluente secundário possui uma concentração total de sólidos suspensos inferior a cerca de 30 mg/L.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso dispensa o licor misturado do tanque de aeração no tanque de impregnação e retorna os flocos biológicos pesados de volta para o tanque de aeração.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso está localizado a montante do tanque de aeração e antes do clarificador secundário.
20. Sistema para melhorar um processo de lama ativada, caracterizado por compreender: pelo menos um tanque de aeração para recepção de um fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; um subsistema de impregnação incluindo um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, material inorgânico magneticamente separável, virgem e material inorgânico magneticamente separável reciclado para impregnar o material inorgânico magneticamente separável nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração para introdução de um floculante ao licor misturado, de modo a melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; pelo menos um clarificador para separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada; um subsistema de retorno de lama ativada para reciclagem da maior parte da lama assentada para o tanque de aeração; um subsistema de recuperação para remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do material inorgânico magneticamente separável da mesma e reintrodução do material inorgânico magneticamente separável no subsistema de impregnação de material inorgânico magneticamente separável; e um subsistema residual para dissipação da lama remanescente do subsistema de recuperação de material inorgânico magneticamente separável, de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que o material inorgânico magneticamente separável inclui magnetita.
22. Sistema para melhorar um processo de lama ativada, caracterizado por compreender: pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso localizado a montante do tanque de aeração incluindo um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração para introdução de um floculante ao licor misturado, de modo a melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; pelo menos um clarificador para separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado para prover um efluente secundário e uma lama assentada; um subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso para remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma e reintrodução do agente de acréscimo de peso no subsistema de impregnação do agente de acréscimo de peso; e um subsistema residual para dissipação da lama remanescente do subsistema de recuperação de agente de acréscimo de peso, de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
23. Sistema para melhorar um processo de lama ativada, caracterizado por compreender: pelo menos um tanque de aeração para recepção do fluxo de água residual e para introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, de modo a promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; um subsistema de impregnação de agente de acréscimo de peso incluindo um tanque de impregnação para combinação do licor misturado, agente de acréscimo de peso virgem, e agente de acréscimo de peso reciclado para impregnar o agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; e um orifício de injeção de floculante localizado a montante do tanque de aeração para introdução de um floculante ao licor misturado, de modo a melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e para provisão de aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados.
24. Método para melhorar um processo de lama ativada, o método caracterizado por compreender as etapas de: a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, de modo a promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; b) impregnação do agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado em pelo menos um clarificador secundário para prover um efluente secundário e uma lama assentada; e) reciclagem da maior parte da lama assentada na etapa a); f) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma para reintrodução do agente de acréscimo de peso na etapa b); e g) dissipação da lama assentada remanescente na etapa f) de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o agente de acréscimo de peso é impregnado nos flocos biológicos na etapa b) por mistura do licor misturado e dos flocos biológicos em um nível de energia predeterminado.
26. Método, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a energia da mistura está na faixa de cerca de 0,0395 kW/m3 a cerca de 2,633 kW/m3.
27. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a capacidade do processo de lama ativada é aumentada por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado na etapa a) por redução da quantidade da lama assentada removida nas etapas f) e g).
28. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a nitrificação de amônia no líquido misturado é melhorada, por acréscimo da concentração de sólidos suspensos no licor misturado por redução da quantidade da lama assentada removida nas etapas f) e g).
29. Método, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que a nitrificação é melhorada, por acréscimo da quantidade de oxigênio introduzido ao licor misturado na etapa a).
30. Método, de acordo com a reivindicação 29, caracterizado pelo fato de que a remoção de nitrogênio do licor misturado é melhorada, pela utilização de pelo menos uma zona anóxica.
31. Método, de acordo com a reivindicação 30, caracterizado pelo fato de que a remoção de fósforo da lama é melhorada, pela utilização de pelo menos uma zona anaeróbica.
32. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado por incluir ainda a etapa de adição de um coagulante para remoção de fósforo por precipitação e/ou por coagulação.
33. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o agente de acréscimo de peso inclui magnetita.
34. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o floculante inclui um polímero catiônico e/ou aniônico.
35. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que a razão do agente de acréscimo de peso para o licor misturado é superior a cerca de 1:5 para 1.
36. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado por incluir ainda a etapa de separação do agente de acréscimo de peso da lama assentada e cisalhada da etapa f) pela utilização de um separador magnético de tambor umectado de passagem simples.
37. Método, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o efluente secundário possui uma concentração total de sólidos suspensos inferior a cerca de 30 mg/L.
38. Método para melhorar um processo de lama ativada, o método caracterizado por compreender as etapas de: a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, de modo a promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; b) impregnação de um material inorgânico magneticamente separável nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado em pelo menos um clarificador secundário, de modo a prover um efluente secundário e uma lama assentada; e) reciclagem da maior parte da lama assentada para a etapa a); f) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do material inorgânico magneticamente separável da mesma para reintrodução do material inorgânico magneticamente separável na etapa b); e g) dissipação da lama assentada remanescente na etapa f) , de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
39. Método, de acordo com a reivindicação 38, caracterizado pelo fato de que o material inorgânico magneticamente separável inclui magnetita.
40. Método para melhorar um processo de lama ativada, o método caracterizado por incluir as etapas de: a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, de modo a promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; b) impregnação de um agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; c) introdução de um floculante ao licor misturado para melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados; d) separação e coleta dos flocos biológicos pesados do licor misturado, em pelo menos um clarificador secundário para prover um efluente secundário e uma lama assentada; e) remoção e cisalhamento da lama assentada remanescente e recuperação do agente de acréscimo de peso da mesma, para reintrodução do agente de acréscimo de peso na etapa b); e f) dissipação da lama assentada remanescente na etapa e) de modo a controlar a população de microorganismos no licor misturado.
41. Método para melhorar um processo de lama ativada, o método caracterizado por compreender as etapas de: a) recepção de um fluxo de água residual e introdução de oxigênio dissolvido em uma população de microorganismos, para promover o crescimento dos flocos biológicos em um licor misturado definido por uma concentração de sólidos suspensos no licor misturado; b) impregnação de um agente de acréscimo de peso nos flocos biológicos suspensos no licor misturado para formar flocos biológicos pesados; e c) introdução de um floculante ao licor misturado, de modo a melhorar o assentamento e espessamento dos flocos biológicos pesados e estabelecer aglomeração dos flocos biológicos não impregnados e/ou flocos biológicos parcialmente impregnados com os flocos biológicos pesados.
BRPI0806315-0A 2007-01-09 2008-01-09 sistema e método para melhorar um processo de lama ativada BRPI0806315A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US87937307P 2007-01-09 2007-01-09
US60/879,373 2007-01-09
US99455307P 2007-09-20 2007-09-20
US60/994,553 2007-09-20
PCT/US2008/000323 WO2008086010A1 (en) 2007-01-09 2008-01-09 System and method for enhancing an activated sludge process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806315A2 true BRPI0806315A2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=39609011

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806315-0A BRPI0806315A2 (pt) 2007-01-09 2008-01-09 sistema e método para melhorar um processo de lama ativada

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7695623B2 (pt)
EP (1) EP2104649B1 (pt)
JP (1) JP2010515567A (pt)
AU (1) AU2008205248B2 (pt)
BR (1) BRPI0806315A2 (pt)
CA (1) CA2675019C (pt)
ES (1) ES2699389T3 (pt)
MX (1) MX2009007407A (pt)
WO (1) WO2008086010A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110036771A1 (en) 2007-01-09 2011-02-17 Steven Woodard Ballasted anaerobic system and method for treating wastewater
US20100213123A1 (en) * 2007-01-09 2010-08-26 Marston Peter G Ballasted sequencing batch reactor system and method for treating wastewater
US8470172B2 (en) 2007-01-09 2013-06-25 Siemens Industry, Inc. System for enhancing a wastewater treatment process
US8840786B2 (en) 2007-01-09 2014-09-23 Evoqua Water Technologies Llc System and method for removing dissolved contaminants, particulate contaminants, and oil contaminants from industrial waste water
US20120202210A1 (en) * 2007-08-20 2012-08-09 Northrop Grumman Systems Corporation Biohazard detection system with exhaust stream recycling
US8353641B2 (en) 2008-02-14 2013-01-15 Soane Energy, Llc Systems and methods for removing finely dispersed particulate matter from a fluid stream
US8945394B2 (en) 2009-10-27 2015-02-03 Soane Energy, Llc System, methods, processes and apparatus for removing finely dispersed particulate matter from a fluid stream
BRPI0923988A2 (pt) * 2009-02-27 2016-10-11 Soane Energy Llc sistema para remover matéria particulada de um fluido, método para remover matéria particulada de um fluido, método para remover matéria particulada de uma corrente de fluido, sistema para remover matéria particulada fina de um fluido e método para remover matéria particulada fina de um fluido
CN104276731B (zh) 2009-07-08 2017-06-06 沙特阿拉伯石油公司 包括主要固体的辐射的废水处理系统和方法
EA025298B1 (ru) * 2009-07-08 2016-12-30 Сауди Арабиан Ойл Компани Система и способ обработки сточных вод с низким содержанием загрязняющих веществ
US20110017674A1 (en) * 2009-07-27 2011-01-27 Michael Anthony Schober Using Magnets or Electromagnets to Move Sewage Sludge
US10807893B2 (en) 2011-08-09 2020-10-20 Hsinying Liu Polyhydroxyalkanoate production during wastewater treatment
US9150445B2 (en) * 2011-08-09 2015-10-06 Hsin-Ying Liu Polyhydroxyalkanoate production during wastewater treatment
US8845906B2 (en) * 2011-12-23 2014-09-30 Don E. Henley And Associates, Llc Process for single system electrocoagulation, magnetic, cavitation and flocculation (EMC/F) treatment of water and wastewater
CN102701514B (zh) * 2012-03-20 2013-12-25 刘智晓 利用旁路污泥活性强化技术提高污水厂处理效能的方法
US10919792B2 (en) 2012-06-11 2021-02-16 Evoqua Water Technologies Llc Treatment using fixed film processes and ballasted settling
US10464832B2 (en) * 2012-09-21 2019-11-05 D.C. Water & Sewer Authority Apparatus for water treatment using a physical separator
AU2013323431B2 (en) 2012-09-26 2017-10-12 Evoqua Water Technologies Llc System for measuring the concentration of magnetic ballast in a slurry
WO2014065859A1 (en) * 2012-10-22 2014-05-01 Evoqua Water Technologies Llc Wastewater overflow systems and methods
US9120686B2 (en) * 2013-03-14 2015-09-01 Kuehnle Agrosystems, Inc. Wastewater treatment methods
WO2014193466A1 (en) * 2013-05-29 2014-12-04 Oberon Fmr, Inc. Wastewater treatment for the production of microbial biomass
JP2015085252A (ja) * 2013-10-30 2015-05-07 株式会社日立製作所 水処理方法および水処理装置
US20150321937A1 (en) * 2014-05-07 2015-11-12 Veolia Water Solutions & Technologies Support Method and system for treating wastewater in an integrated fixed film activated sludge sequencing batch reactor
WO2017214003A1 (en) * 2016-06-06 2017-12-14 Evoqua Water Technologies Llc Removing heavy metals in a ballasted process
AU2018317432A1 (en) * 2017-08-18 2020-02-13 Evoqua Water Technologies Llc Treatment of liquid streams containing high concentrations of solids using ballasted clarification
CN115353183B (zh) * 2022-08-29 2023-08-08 淄博市临淄恒兴化工厂有限公司 一种污水处理用絮凝剂及其制备方法

Family Cites Families (107)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US531183A (en) 1894-12-18 harris
US438579A (en) 1890-10-14 And samuel g
US653010A (en) 1899-12-20 1900-07-03 Charles Herschel Koyl Apparatus for purifying water.
US2065123A (en) 1933-11-20 1936-12-22 Pacific Flush Tank Co Sewage treatment
US2129267A (en) 1935-02-28 1938-09-06 Dorr Co Inc Sewage treatment
US2232294A (en) 1938-07-08 1941-02-18 Charles H Lewis Process for treating liquids
US2232296A (en) 1938-07-18 1941-02-18 Charles H Lewis Process for treating liquids
US2391494A (en) 1939-12-13 1945-12-25 American Well Works Method and apparatus for treating sewage
US2401924A (en) 1940-07-24 1946-06-11 Permutit Co Removal of silica from water
US2268461A (en) 1940-11-06 1941-12-30 Jeffrey Mfg Co Apparatus for producing flocculation
US2359748A (en) 1942-04-23 1944-10-10 Dorr Co Treatment of water softening sludge
LU29833A1 (pt) 1945-10-06
US2713028A (en) 1951-04-20 1955-07-12 Jenks Harry Neville Sewage treatment
US2825464A (en) 1954-01-22 1958-03-04 Packard Water Conditioners Inc Water treatment device
US3142638A (en) 1962-06-29 1964-07-28 Blaisdell Donald Stapf Process for separating solids from sewage
US3228878A (en) 1963-05-06 1966-01-11 Howard S O Neal Method and apparatus for treatment of flowing liquids to control deposition of solid matter therefrom
FR1411792A (fr) 1964-08-04 1965-09-24 Nikex Nehezipari Kulkere Procédé de clarification et épuration d'eaux de surface et d'eaux industrielles contenant des matières en suspension
US3350302A (en) 1964-09-16 1967-10-31 Nikex Nehezipari Kulkere Clarification of surface waters
US3697420A (en) 1968-03-19 1972-10-10 Donald Stapf Blaisdell Method and apparatus for treatment of aqueous liquor
US3575852A (en) 1969-06-06 1971-04-20 American Colloid Co Method for treating waste water containing dissolved phosphates
US3617561A (en) * 1969-07-01 1971-11-02 Engelhard Min & Chem Method for clarifying liquids
US3676337A (en) 1970-07-09 1972-07-11 Massachusetts Inst Technology Process for magnetic separation
CH529587A (de) 1970-10-22 1972-10-31 Von Roll Ag Vorrichtung zur Herstellung von Blöcken
DE7138603U (de) 1971-10-12 1972-06-15 Passavant Werke Vorrichtung zur mechanisch-chemischen Wasseraufbereitung und Abwasserbehandlung
BE791202A (fr) 1971-11-12 1973-03-01 Gustavsbergs Fabriker Ab Separateur lamellaire
US3983033A (en) 1973-03-26 1976-09-28 Massachusetts Institute Of Technology Process for removing dissolved phosphorus from water magnetically
US3951807A (en) 1973-09-20 1976-04-20 Sanderson Charles H Water conditioning apparatus
US4151090A (en) 1974-05-30 1979-04-24 Brigante Miguel F Unitary package for water treatment for attachment to home hot water heater
US3959133A (en) 1974-09-11 1976-05-25 Metcalf & Eddy, Inc. Alum recovery and waste disposal in water treatment
JPS51142860A (en) 1975-04-30 1976-12-08 Dowa Mining Co Ltd Method for oxidation treatment of fe2+ in waste liquor
US3977966A (en) * 1975-09-24 1976-08-31 Sterling Drug Inc. Purification of non-biodegradable industrial wastewaters
US4089779A (en) 1975-11-24 1978-05-16 Georgia-Pacific Corporation Clarification process
US4193866A (en) 1976-09-27 1980-03-18 General Electric Company Ferrite flocculating system
AT346252B (de) 1976-11-23 1978-11-10 Mach Guido Verfahren zum entsalzen von wasser und vorrichtung zum durchfuehren des verfahrens
CH615597A5 (en) 1977-01-26 1980-02-15 Sulzer Ag Process and apparatus for settling settleable particles contained in liquids
US4153559A (en) 1977-05-20 1979-05-08 Sanderson Charles H Water treatment device and method for manufacturing same
US4274968A (en) 1977-06-15 1981-06-23 Standard Oil Company (Indiana) Process for the purification of water
US4190539A (en) 1978-08-16 1980-02-26 Ferdinand Besik Apparatus for on-site renovation of sanitary waters
US4320012A (en) 1979-01-22 1982-03-16 Palm Gordon F Neutralization of phosphoric acid waste waters
US4388195A (en) 1979-07-05 1983-06-14 Passavant-Werke Michelbacher Hutte Process and apparatus for the chemical-mechanical treatment and purification of ground waters, surface waters and effluents
CA1166548A (en) 1979-07-13 1984-05-01 Kasane Yamashita Treating agents for treating dissolved heavy metals and method of treating dissolved heavy metals with the treating agents
US4357237A (en) 1979-11-28 1982-11-02 Sanderson Charles H Device for the magnetic treatment of water and liquid and gaseous fuels
US4402833A (en) 1979-12-13 1983-09-06 Occidental Chemical Corporation Waste water treatment system for elemental phosphorous removal
CA1181653A (en) * 1981-03-24 1985-01-29 Alban Timmons Process and composition for conditioning an aqueous system
AU554857B2 (en) 1981-04-06 1986-09-04 Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation Water clarification
US4465597B2 (en) 1981-08-10 1997-07-01 Tetra Tech Treatment of industrial wastewaters
JPS5852718B2 (ja) 1981-12-01 1983-11-24 清進産業株式会社 廃水処理における懸濁物の分離方法と装置
JPS58133804A (ja) 1982-02-01 1983-08-09 ユニオン・カ−バイド・コ−ポレ−シヨン 透析膜を横切つてのアルミニウム移行の抑制
FR2553082B1 (fr) 1983-10-07 1987-08-28 Degremont Appareil de traitement des eaux par precipitation, separation, epaississement et recirculation des boues formees
GB8409410D0 (en) * 1984-04-11 1984-05-23 Hydro Int Ltd Water treatment
US4654139A (en) 1984-06-08 1987-03-31 Hitachi, Ltd. Flocculation basin in water treatment process
US4765908A (en) 1985-02-04 1988-08-23 Barbara Monick Process and composition for removing contaminants from wastewater
DE3526183A1 (de) 1985-07-23 1987-02-05 Bayer Ag Verfahren zur verbesserten trennung der klaerfluessigkeit von der biomasse bei der biologischen abwasserreinigung
US4689154A (en) 1985-11-15 1987-08-25 Occidental Chemical Corporation Process for removing phosphorus from industrial waste water
EP0323970B1 (en) 1986-09-16 1993-04-07 Commonwealth Scientific And Industrial Research Organisation Sewage treatment
US4765900A (en) * 1987-02-13 1988-08-23 Vertech Treatment Systems, Inc. Process for the treatment of waste
US4872993A (en) 1988-02-24 1989-10-10 Harrison George C Waste treatment
FR2627704B1 (fr) 1988-02-25 1991-12-13 Ile France Syndicat Eaux Procede et installation de traitement d'eau par decantation faisant intervenir du sable fin
US5369072A (en) 1988-05-10 1994-11-29 University Of Washington Granular media for removing contaminants from water and methods for making the same
US5023012A (en) * 1988-10-04 1991-06-11 Pieter Walter William Buchan Purification of water
FR2643065B1 (fr) * 1989-02-14 1991-06-14 Omnium Traitement Valorisa Procede et installation de traitement biologique, y compris nitrification et denitratation, d'une eau residuaire a traiter
US4940550A (en) 1989-05-02 1990-07-10 The Curators Of The University Of Missouri Multi-step process for concentrating magnetic particles in waste sludges
IL91014A (en) 1989-07-17 1994-01-25 Lin Israel J Magnetic treatment of water used for agricultural purpose
CA2019185C (en) 1990-06-18 1996-10-22 L. Claude Hebert Treatment of liquids using magnetics
US5064531A (en) 1990-07-26 1991-11-12 Int'l Environmental Systems, Inc. Water filtration apparatus
US5266200A (en) 1991-04-17 1993-11-30 Reid John H Sequence continuous reaction in complete mix activated sludge systems
US5234603A (en) * 1991-06-04 1993-08-10 Analytical Development Corporation Methods employing a zirconium salt for use in wastewater treatment
GB9115018D0 (en) 1991-07-11 1991-08-28 Bradtec Ltd Purification of solutions
US5112494A (en) 1991-09-03 1992-05-12 Mobil Oil Corporation Removal of cyanide from water
US5395527A (en) 1993-07-01 1995-03-07 Eco Equipement Fep Inc. Process and apparatus for treating wastewater in a dynamic, bio sequenced manner
US5443719A (en) 1994-02-23 1995-08-22 Aqua-Ion Systems, Inc. System and reactor for mixing coagulating agents into a contaminated water flow, and for removing contaminants therefrom
JPH07299495A (ja) * 1994-03-09 1995-11-14 Meidensha Corp 活性汚泥循環変法における硝化促進方法及び硝化速度予測方法
US5840195A (en) 1995-05-01 1998-11-24 Omnium De Traitement Et De Valorisation Method and installation for treating an untreated flow by simple sedimentation after ballasting with fine sand
FR2719235B1 (fr) * 1994-05-02 1996-07-19 Omnium Traitement Valorisa Procédé et installation de clarification de boues biologiques par décantation.
FR2719234B1 (fr) 1994-05-02 1999-08-13 Omnium Traitement Valorisa Procédé et installation de traitement d'un écoulement brut par décantation simple après lestage au sable fin.
US5597479A (en) 1995-01-25 1997-01-28 Aqua-Ion Systems, Inc. Electro-coalescence/magnetic separation (ECMS) system and components for removal of contaminants from water streams, including desalinization
US5560493A (en) 1995-03-14 1996-10-01 Pacific Electric Motor Company Diffuser for a magnetic separator
JPH08257583A (ja) * 1995-03-23 1996-10-08 Kurita Water Ind Ltd 排水処理装置
US5779908A (en) 1995-07-19 1998-07-14 Sorin, Inc. Method and apparatus for waste water treatment
FR2751320B1 (fr) * 1996-07-18 1998-09-18 Omnium Traitement Valorisa Installation de traitement d'eau a lit fluidise et decantation physico-chimique et procedes pour la mise en oeuvre d'une telle installation
US5800717A (en) 1996-10-02 1998-09-01 Microsep International Corporation Water and wastewater treatment system with internal recirculation
FR2758812B1 (fr) 1997-01-27 1999-07-09 Degremont Procede de traitement physico-chimique d'effluents, notamment d'eaux de surface destinees a la consommation
JP3691650B2 (ja) * 1997-12-11 2005-09-07 株式会社日立製作所 水処理方法および制御装置
US6099738A (en) 1997-12-17 2000-08-08 Micromag Corporation Method and system for removing solutes from a fluid using magnetically conditioned coagulation
FR2787781B1 (fr) * 1998-12-29 2001-03-23 Amenagement Urbain & Rural Traitement des eaux avec lestant injecte
JP3575312B2 (ja) * 1999-02-10 2004-10-13 栗田工業株式会社 有機性排水の処理方法
US6228269B1 (en) 1999-10-19 2001-05-08 Steven Cort Methods for treating wastewater containing hard-to-filter solids, in particular photoresist and paint sludges
JP2001170404A (ja) * 1999-12-15 2001-06-26 Hitachi Ltd 磁気分離装置
US6896815B2 (en) 2001-05-30 2005-05-24 Steven L. Cort Methods for removing heavy metals from water using chemical precipitation and field separation methods
US7255793B2 (en) 2001-05-30 2007-08-14 Cort Steven L Methods for removing heavy metals from water using chemical precipitation and field separation methods
US6960294B2 (en) * 2001-06-12 2005-11-01 Hydrotreat, Inc. Apparatus for the separation of solids from liquids by dissolved gas floatation
JP3773169B2 (ja) * 2001-06-29 2006-05-10 株式会社荏原製作所 有機性汚水の高速生物処理方法及び装置
US7153431B2 (en) 2005-03-22 2006-12-26 I. Kruger Inc. Method and system for utilizing activated sludge in a ballasted flocculation process to remove BOD and suspended solids
US20070039894A1 (en) 2005-08-17 2007-02-22 Cort Steven L Water treatment using magnetic and other field separation technologies
US7686960B2 (en) 2006-09-27 2010-03-30 Cort Steven L Multistage process for treating water utilizing in one stage magnetic seed to sorb dissolved contaminants, and in another stage utilizing magnetic seed to clarify the water
US20080073284A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L Device and method for utilizing magnetic seeding and separation in a water treatment system
US20080073283A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L Magnetic Separator for Water Treatment System
US20080073279A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L High Rate Clarification of Cooling Water Using Magnetite Seeding and Separation
US7691269B2 (en) 2006-09-27 2010-04-06 Cort Steven L Method and system for retrofitting an existing water treatment system
AP2009004842A0 (en) 2006-09-27 2009-04-30 Steven Cort Magnetic seeding and separation technology for treating water
US20080073282A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L Device and Methods for Shearing Magnetic Floc in a Water Treatment System
US20080073280A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L Device for Removing Magnetic Floc from a Magnetic Collector in a Water Treatment System
US7820053B2 (en) 2006-09-27 2010-10-26 Cort Steven L Magnetic separation and seeding to improve ballasted clarification of water
US7625490B2 (en) 2006-09-27 2009-12-01 Cort Steven L Use of a magnetic separator to biologically clean water
US20080073281A1 (en) 2006-09-27 2008-03-27 Cort Steven L Method and Apparatus for Batch Treating Water Utilizing Magnetic Separation
CN101610850B (zh) 2007-01-09 2012-07-04 剑桥水技术公司 用于湿式鼓磁选机的改进的收集系统
US8840786B2 (en) 2007-01-09 2014-09-23 Evoqua Water Technologies Llc System and method for removing dissolved contaminants, particulate contaminants, and oil contaminants from industrial waste water

Also Published As

Publication number Publication date
CA2675019A1 (en) 2008-07-17
EP2104649B1 (en) 2018-09-19
MX2009007407A (es) 2009-11-02
AU2008205248B2 (en) 2010-07-01
AU2008205248A1 (en) 2008-07-17
US7695623B2 (en) 2010-04-13
EP2104649A4 (en) 2012-07-18
WO2008086010A1 (en) 2008-07-17
CA2675019C (en) 2014-08-05
ES2699389T3 (es) 2019-02-11
JP2010515567A (ja) 2010-05-13
US20080203015A1 (en) 2008-08-28
EP2104649A1 (en) 2009-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806315A2 (pt) sistema e método para melhorar um processo de lama ativada
CN101568493B (zh) 强化活性污泥工艺的系统及方法
JP6874046B2 (ja) 天然産生物増殖媒体を用いた汚染流体中の物質の低減
CN107108289B (zh) 改进的压载的净化系统
US10329175B2 (en) Method for clarification of wastewater
KR20160094883A (ko) 고도 처리 장치
Enyoh et al. An overview of physical, chemical and biological methods for removal of microplastics
CN111908663A (zh) 一种高盐度矿井水强化预处理系统及方法
CN111032177B (zh) 使用压载澄清处理包含高浓度的固体的液体流
Ross et al. Recent advances and applications of dissolved air flotation for industrial pretreatment
JP5270247B2 (ja) 食品加工工場排水処理設備
CN206955821U (zh) 多效分离装置
BR102015031927A2 (pt) Compact system and method for treating effluents
Colic et al. Flocculation–flotation pretreatment improves operation of MBR installed to treat snack food manufacturing wastewater
JPH0520158B2 (pt)
Setiawan IMPROVING THE EFFLUENT QUALITY OF PAPER MILL TO SUPPORT A SUSTAINABLE ENVIRONMENT
Colic et al. Case Study: Pretreatment of Challenging Pork Rinds Manufacturing Wastewater
Jeyanayagam SECONDARY CLARIFIER DESIGN CONCEPTS AND CONSIDERATIONS
JPH0957277A (ja) 下水の造粒凝集方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SIEMENS INDUSTRY, INC. (US)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2288 DE 11/11/2014.