BRPI0806172A2 - aparelho de sutura endoscópica - Google Patents

aparelho de sutura endoscópica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806172A2
BRPI0806172A2 BRPI0806172A BRPI0806172A2 BR PI0806172 A2 BRPI0806172 A2 BR PI0806172A2 BR PI0806172 A BRPI0806172 A BR PI0806172A BR PI0806172 A2 BRPI0806172 A2 BR PI0806172A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
suture
needle
rods
capsule
endoscopic
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Pedro Carvalho De Berredo
Tulio Marcos Rodrigues Cunha
Original Assignee
Pedro Carvalho De Berredo
Tulio Marcos Rodrigues Cunha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pedro Carvalho De Berredo, Tulio Marcos Rodrigues Cunha filed Critical Pedro Carvalho De Berredo
Priority to BRPI0806172 priority Critical patent/BRPI0806172A2/pt
Publication of BRPI0806172A2 publication Critical patent/BRPI0806172A2/pt

Links

Landscapes

  • Endoscopes (AREA)

Abstract

APARELHO DE SUTURA ENDOSCóPICA, do tipo que compreende um dispositivo para realização de suturas endoscópicas de forma contínua e inclui um corpo cilíndrico que acomoda os mecanismos internos. Através de sistemas pneumáticos ocorre a sucção do tecido para o interior da cápsula permitindo a passagem da sutura através do mesmo pelo deslocamento da agulha posicionada em hastes de sutura localizadas na porção superior da cápsula acionadas também de forma pneumática.

Description

"APARELHO DE SUTURA ENDOSCÓPICA".
Campo da invenção
Refere-se a presente invenção a um dispositivo ouaparelho de sutura endoscópica, para ser aplicado narealização de suturas endoscópicas de forma continua.
Técnica anterior
Nos últimos anos, as técnicas cirúrgicas convencionaistem se desenvolvido no sentido de oferecer uma menoragressão ao organismo, possibilitando uma recuperaçãomais precoce do paciente, além de oferecer um menorrisco. As técnicas cirúrgicas laparoscópicas que utilizampequenas incisões abdominais monitoradas por um sistemade microcâmera foram responsáveis por grande parte destesucesso. Mais recentemente, muita atenção tem sido dadaao desenvolvimento de técnicas endoscópicas que pudessemrealizar o mesmo procedimento cirúrgico, utilizandoorifícios naturais, sem necessidade de cortes ou acessoatravés da parede abdominal, com objetivo de tratar eacessar estruturas intraperitoniais.
Os procedimentos endoscópicos podem ser utilizados emvárias especialidades médicas, sendo a obesidade mórbidauma das principais patologias que pode se beneficiardeste novo método. A Obesidade é uma doença crônica gravecom aumento importante de sua incidência em todo o mundolevando a uma série de doenças e co-morbidades além dereduzir a expectativa de vida. Nos Estados Unidos, a cadaano, estimam-se em mais de 100 bilhões de dólares osgastos relacionados ao seu tratamento e de suasconseqüências. Existem várias técnicas cirúrgicaspropostas para o tratamento da obesidade severautilizando a via cirúrgica convencional ou a técnicalaparoscópica. Algumas técnicas utilizam a restriçãogástrica como forma de tratamento, entre elas, a bandagástrica ajustável(colocação de anel de restriçãoajustável ao redor da porção proximal do estômago) e agastroplastia vertical com ou sem banda(criação de umnovo estômago através de técnicas de grampeamento quepermitem confeccionar um tubo gástrico fino por ondedesce o alimento) , se destacam como as técnicas maisutilizadas. Estes procedimentos além de necessitarem deanestesia geral, podem apresentar complicações na paredeabdominal em virtude do acesso, dificuldade técnica tendoem vista o tecido adiposo adjacente, além de complicaçõesligadas a prótese implantada (banda gástrica ajustável) erisco de fistulas ou vazamentos na parede gástrica(gastroplastia vertical) .
A possibilidade de realizar o mesmo procedimentorestritivo por via endoscópica sem a necessidade deanestesia geral. Bem como, sem a necessidade de lesar aintegridade da parede abdominal e sem a dificuldadetécnica de acesso e manipulação pelo tecido adiposo.Ademais, evita-se o risco de fistula, podendo serrealizado sem a necessidade de internação, com rápidarecuperação e retorno a suas atividades por parte dopaciente, de forma totalmente reversível. Estes fatosmotivaram o desenvolvimento do dispositivo que dentreoutras aplicações pode ser utilizado para a redução decavidade gástrica, através da aplicação de suturascontínuas endoscópicas.
As técnicas usuais para a realização dos procedimentoscirúrgicos endoscópicos acima descritos,têm utilizadodispositivos de sutura endoscópica que exigem aparticipação de mais de um profissional, em razão do fatode requererem o controle individual do dispositivo deendoscopia e o controle do dispositivo de suturaendoscópica, sendo a movimentação desse último realizadapelo respectivo cirurgião e de modo independente dasmovimentações de controle realizadas sobre o dispositivode endoscopia.
Além de exigirem a introdução de dois dispositivosdistintos através dos orifícios naturais do corpo, essassoluções conhecidas são de operação menos confortável,tendo a movimentação angular dos meios de sutura etransferência de agulha, realizada por meios impulsoresmecânicos, na forma de cabos de comando necessariamentetransportados através de guias tubulares introduzidas nocorpo do paciente através dos orifícios naturais.São também conhecidos dispositivos de sutura endoscópicaque são de difícil passagem pela orofaringe ou necessitamserem recarregados a cada ponto de sutura significando aretirada total do aparelho e sua nova introdução pelaorofaringe a cada.ponto. Ou, em algumas situações, tendoem vista a forma como foram desenvolvidos não conseguemancorar uma porção substancial de tecido para que sepossa aplicar uma sutura e firme duradoura.
Sumário da invenção
Este aparelho foi desenvolvido para a realização deplicaturas endoscópicas, fechamento de orifíciosinternos, redução de cavidades, confecção de anastomoses,utilizando princípios de cirurgia convencional adaptadosa uma técnica menos invasiva, através de orifíciosnaturais do corpo humano , por exemplo, a utilização doacesso via orofaringe, sendo o seu procedimento aaplicação de uma sutura contínua.
O dispositivo ou aparelho de sutura endoscópica visadopela presente invenção pode ser considerado um acessórioa ser acoplado a um equipamento de endoscopia digestivaalta convencional, para realização de procedimentosminimamente invasivos, utilizando orifícios naturais docorpo humano.
O foco principal do invento está relacionado a redução decavidade gástrica através da realização de suturaendoscópica longitudinal de forma contínua englobandoparede gástrica anterior e posterior sem a necessidade deretirada do aparelho a cada ponto, podendo ser operadopor somente um profissional face aos dispositivospneumáticos acionados por pedais, confeccionando um tubogástrico estreito ao longo da pequena curvatura gástrica.Desta forma, o resultado é um procedimento bariátrico dotipo restritivo endoscópico com o objetivo de promoverperda ponderai devido à restrição por diminuição dacapacidade gástrica.
Em função dos inconvenientes e deficiências dosdispositivos de sutura endoscópica atualmente conhecidos,passa a ser um objetivo da presente invenção, prover umdispositivo dessa natureza, definido por um acessório emforma de cápsula tubular (1) a ser adaptada ao extremo deum dispositivo de endoscopia, dita cápsula definindo umacâmara de vácuo (2) de alojamento de tecido a sersuturado e carregando elementos portadores etransferidores de uma agulha de sutura (7) providas de umfio de sutura, a serem operados pelo próprio cirurgiãoresponsável pelo acionamento do dispositivo de sutura.Após a sucção do tecido para o interior da câmara devácuo que é feita através de pedal, as hastes de sutura(3) que se encontram em sua posição aberta, neste momentosão fechadas pelo cirurgião promovendo a passagem daagulha (7) de uma haste (3) para outra transfixando otecido que se encontra inserido na câmara da vácuo (2).Após a transferência da agulha (7) de uma haste (3) paraoutra ocorre a passagem do fio pelo interior do tecido epermitindo a realização do ponto de sutura.A cada ciclo descrito anteriormente é caracterizada umasutura que pode ser repetida quantas vezes se façamnecessárias até a conclusão do procedimento de suturacontinua sem a necessidade de remoção ou recarga doaparelho.
É ainda mais um objetivo da presente invenção prover umdispositivo de sutura endoscópica, tal como acimamencionado, e que permita ao cirurgião uma claravisualização da movimentação dos extremos das hastes (3)portadoras da agulha (7) e dos pontos de aplicação dessaúltima na porção de tecido aspirado para o interior dacâmara de vácuo (2).
O objetivo acima é alcançado a partir da provisão de umdispositivo que compreende, convencionalmente: umacápsula tubular alongada (1), preferivelmentecilíndrica,fenestrada (28) em sua porção lateral esuperiormente para permitir a acomodação das hastes desutura (3) na posição fechada, possui um diâmetro totalde aproximadamente 16 mm (1,6 cm), e seu comprimentototal é de aproximadamente 62 mm (6,2 cm) sendo assimperfeitamente confortável de ser introduzida pelaorofaringe, de forma ergonômica. Possui um extremo livrefechado e um extremo básico aberto a ser acoplado aoextremo de um dispositivo de endoscopia provido de umconduto de vácuo (15); uma câmara de vácuo (2) formada nointerior da cápsula tubular (1) e aberta para o exteriorapenas através de uma janela superior da dita cápsula,queapresenta em seu limite proximal uma parede de materialtransparente (13) permitindo ao cirurgião visualizar: oconteúdo de tecido aspirado em seu interior e amovimentação do sistema de sutura através do tecidodurante o procedimento; um par de hastes de suturaarticuladas (3), que sustentam a agulha (7) em sua porçãoproximal e se fixam a cápsula tubular através de umparafuso de sustentação (16) e centro de articulação emsua porção distai. Estas hastes possuem um mecanismointerno que possibilitam a troca alternada da agulha (7)entre uma e outra haste (3) a cada movimento cíclico deabertura e fechamento garantido pela articulação. Omovimento de abertura e fechamento das hastes deriva deum mecanismo interno à cápsula desenvolvido nesteinvento. Por acionamento pneumático há a conversão dofluxo de ar do sentido horizontal para vertical o quepermite o posicionamento distai do dispositivo demovimentação das hastes de sutura na cápsula, nãointerferindo no campo visual do cirurgião que seapresenta na porção proximal da cápsula. Para permitirestes benefícios foi desenvolvido no presente invento oêmbolo (17) que se acopla ao canal pneumático (12) emforma de "L". Este êmbolo (17) possui uma geometriacônica com um anel (18) acoplado em sua porção superior.Em contato direto com o embolo pneumático há asextremidades distais cilíndricas (19) das hastes desutura (3) as quais são curvadas nas três dimensões.Quando da aplicação de força pneumática no dutopneumático (12) através dos pedais, o movimento verticaldo embolo (17) em direção superior promove a abertura dashastes de sutura (3) por empurrar as extremidadescilíndricas (19) das hastes lateralmente. Quando daliberação da pressão pneumática, há um deslocamentovertical do êmbolo (17) para baixo e através do anel (18)neste fixado ocorre o fechamento das extremidades dashastes de sutura para a posição de repouso pelaaproximação das extremidades cilíndricas (19) em contatocom o êmbolo (17). Internamente às hastes há um elementometálico em "U" (21) tipo mola que garante a posiçãofechada das hastes (3) (repouso) na ausência de pressãopneumática no sistema.
A cada fechamento das hastes de sutura (3) ocorre atransferência da agulha (7) de uma haste para outra deforma automática. De modo a deslocar angularmente aspinças de sutura entre uma posição fechada de sutura, naqual a agulha de sutura (7) é transferida de uma pinçapara a outra, e uma posição aberta na qual os extremoslivres das pinças de sutura são angularmente afastadosentre si, com um deles carregando a agulha de sutura.Para permitir a troca da agulha (7) de forma automáticaentre as hastes (3) e sua fixação nas mesmas foidesenvolvido uma agulha (7) com ranhuras (26) e ummecanismo para este fim. 0 mecanismo de troca de agulhadesenvolvido localizado na extremidade de cada haste desutura é composto por uma cabeça de fixação da agulha(23) com ranhuras (27), trilho de deslizamento eacoplamento (25) da agulha, mola de tração (22) e oelemento metálico em "U" (21). Para possibilitar aalternância entre o movimento de fixação ou liberação daagulha a montagem das cabeças de fixação (23) é feita emposições opostas. Entende-se desta forma que uma cabeça émontada na posição de fixação da agulha e,conseqüentemente apresenta a agulha acoplada, ficando aoutra cabeça montada na posição de liberação da agulha,permitindo a alternância da agulha de um lado para outroa cada conclusão de um ciclo de movimento. A cabeça defixação (23) possui um pino que desliza no trilho (25) epermite o travamento da cabeça (23) na posição de fixaçãoda agulha (7).
O elemento em "U" (21) durante o fechamento e aberturadas hastes de sutura (3) promove o acoplamento ouliberação da agulha (7) de forma alternada em cada cabeça(23) a depender do posicionamento do pino de fixação emrelação ao trilho (25).
Para o perfeito acoplamento da agulha (7) à cabeça defixação (23), aquela foi desenvolvida para este produto.A agulha (7) projetada é composta por ranhuras (26) nasextremidades que se encaixam na cabeça de fixaçãoevitando o deslisamento lateral da agulha.
A extremidade proximal do duto de vácuo (15) é acopladasob interferência ao canal de trabalho do endoscópiogarantindo sua fixação ao mesmo até o ponto de contatocom o anel espaçador(8)
Breve descrição dos desenhos
A invenção será descrita a seguir, fazendo-se referênciaaos desenhos anexos, dados a titulo exemplificativo deuma configuração do dispositivo de sutura endoscópica,nos quais:
A figura 1 é uma vista do esquemático em 3D doequipamento;
A figura 2 é uma vista lateral em 3D do dispositivo ondepode-se ver as hastes de sutura (3) fechadas;
A figura 3 é uma vista em 3D superior lateral dodispositivo;A figura 4 é uma vista explodida em 3D esquemática dodispositivo;
A figura 5 é uma vista explodida em 3D do dispositivo;
A figura 6 é uma vista da parte inferior da cápsula (1);
A figura 7 é uma vista do duto pneumático (12);
A figura 8 é uma vista do duto de vácuo (15) com o anelespaçador (8);
A figura 9 é uma vista do mecanismo de movimentaçãovertical;
A figura 10 é uma vista do mecanismo de movimentaçãovertical onde mostra o ponto de encaixe no dutopneumático (12);
A figura 11 é uma vista do elemento de apoio (20) dashastes de sutura (3);
A figura 12 é uma vista da parte superior da cápsula (10)com o parafuso de fixação (16) e fenestras laterais (28);
A figura 13 é uma vista do conjunto hastes de sutura (3),mola em xvCJ" (21) e agulha de sutura (7 );
A figura 14 é uma vista do mecanismo de troca de agulha,com a mola em "U" (21), mola de tração (22), cabeça defixação da agulha (23) e agulha (7);
A figura 15 é uma vista das partes superiores einferiores das hastes de sutura mostrando o espaço paraacoplamento da cabeça de fixação da agulha (24;)A figura 16 é uma vista da ponta da haste de sutura (3),mostrando o espaço para o acoplamento da cabeça defixação da agulha (24) e trilho de deslizamento (25);
A figura 17 é uma vista esquemática da parte inferior daponta da haste de sutura na posição fechada com omecanismo de troca de agulha prendendo a mesma;
A figura 18 é uma vista da parte inferior da ponta dahaste de sutura na posição fechada com o mecanismo detroca de agulha prendendo a mesma;
A figura 19 é uma vista da Cabeça de fixação da agulha(23) com ranhuras para a fixação na agulha (27);
A figura 20 é uma vista da agulha (7) com as ranhuraslaterais (26);
A figura 21 é uma vista em 3D da parte inferior dashastes de sutura com os mecanismos de troca de agulha emovimentação vertical acoplados;
A figura 22 é uma vista em 3D superior da parte inferiordas hastes de sutura com os mecanismos de troca de agulhae movimentação vertical acoplados;
A figura 23 é uma vista da mola em "U" (21);
A figura 24 é uma vista lateral em 3D do dispositivo comas hastes de sutura abertas;
A figura 25 é uma segunda vista lateral em 3D dodispositivo com as hastes de sutura abertas;
A figura 26 é uma vista do dispositivo encaixado em umendoscópio.Descrição detalhada das configurações ilustradas
A descrição feita a seguir será dirigida à aplicação dainvenção a um equipamento de endoscopia do tipo quecompreende, convencionalmente, um aparelho de suturaendoscópica composta pelos seguintes elementosfundamentais;
1. Cápsula tubular cilíndrica;
2. Câmara de vácuo de alojamento de tecido a sersuturado;
3. Hastes de sutura;
4. Ponto de apoio do dispositivo no endoscópio;
5. Ponto de fixação do dispositivo no endoscópio;
6. Ponto de encaixe de duto externo para pressurizaçãodo duto pneumático;
7. Agulha de sutura;
8. Anel afastador para permitir um maior campo deimagem de visualização do procedimento;
9. Furo para a introdução do parafuso de fixação;
10. Parte superior da cápsula;
11. Parte inferior da cápsula;
12. Duto pneumático;
13. Parede proximal da câmara de vácuo de materialtransparente;
14. Parede distai da câmara de vácuo;
15. Duto de vácuo;
16. Parafuso de fixação das hastes de sutura;
17. Embolo pneumático;
18. Anel para a retração das hastes de sutura;
19. Extremidades cilíndricas das hastes de sutura;
20. Elemento de apoio das hastes de sutura;
21. Elemento em "U" tipo mola;
22. Molas de tração;
23. Cabeças de fixação da agulha de sutura;
24. Espaço para acoplamento da cabeça de fixação daagulha;
25. Trilho de deslizamento;26. Ranhuras nas extremidades da agulha;
27. Ranhuras na cabeça de fixação da agulha;
28. Fenestras laterais da cápsula cilíndrica;
29. Endoscópio.

Claims (11)

1. Dispositivo de sutura endoscópica, caracterizadopor, convencionalmente:uma cápsula tubular alongada que se conecta aoequipamento de endoscopia e acomoda as partes doaparelho de sutura endoscópicamecanismo de sutura formado por duas hastes comelementos internos de fixação e troca da agulhapara suturaconjunto de acionamento pneumático paramovimentação das hastes de sutura.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por uma cápsula tubular alongada,tendo uma extremidade distai fechada e umaextremidade proximal aberta, a ser acoplada aoendoscópio.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado por uma câmara de vácuo interna àcápsula tubular e aberta para o exterior apenasatravés de uma janela superior da dita cápsula eapresenta em seu limite proximal uma parede dematerial transparente.
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por um par de hastes de suturaestando, cada uma, fixa à cápsula tubularaproximadamente no seu terço distai possibilitandouma articulação, e um extremo livre proximalseletivo e angularmente deslocável em relação aoextremo livre da outra haste de sutura, com umdeles carregando a agulha de sutura de formaalternada.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado por hastes de sutura comextremidades distais cilíndricas as quais sãocurvadas nas três dimensões e que estão em contatodireto com o êmbolo pneumático e o anel nesteacoplado.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por uma agulha curva de sutura comranhuras em suas extremidades que se fixamalternativamente a um e outro dos extremos livresdas hastes de sutura.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por um duto pneumático interno àcápsula que conecta ao mecanismo de movimentaçãodas hastes de sutura.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por um embolo pneumático podendo serem formato cônico ou trapezoidal circular, comanel acoplado em sua porção superior que estão emcontato direto com as extremidades distaiscilíndricas das hastes de sutura.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado por compreender ainda na cápsulafenestrações nas laterais de sua porção superiorcom o objetivo de acomodar as hastes de sutura emsua posição fechada.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado por compreender duas hastes desutura articuladas que sustentam uma agulha em suaporção proximal e se fixam a cápsula tubularatravés de um parafuso de sustentação e centro dearticulação em sua porção distai.
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por mecanismos de troca de agulhaacoplados às hastes de sutura, compostos porcabeça de fixação da agulha com ranhuras, trilhode deslizamento e acoplamento da agulha, mola detração, elemento em "U".
BRPI0806172 2008-09-15 2008-09-15 aparelho de sutura endoscópica BRPI0806172A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0806172 BRPI0806172A2 (pt) 2008-09-15 2008-09-15 aparelho de sutura endoscópica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0806172 BRPI0806172A2 (pt) 2008-09-15 2008-09-15 aparelho de sutura endoscópica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806172A2 true BRPI0806172A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=42736034

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806172 BRPI0806172A2 (pt) 2008-09-15 2008-09-15 aparelho de sutura endoscópica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0806172A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019018907A1 (pt) 2017-07-28 2019-01-31 Hospital Das Clinicas Da Faculdade De Medicina Da Universidade De São Paulo-Hcfmusp Dispositivo de sutura mecânica para fechamento automatizado da linha alba da parede abdominal pós incisão por laparotomia mediana

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019018907A1 (pt) 2017-07-28 2019-01-31 Hospital Das Clinicas Da Faculdade De Medicina Da Universidade De São Paulo-Hcfmusp Dispositivo de sutura mecânica para fechamento automatizado da linha alba da parede abdominal pós incisão por laparotomia mediana

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10959746B2 (en) Devices and methods facilitating sleeve gastrectomy procedures
US6572629B2 (en) Gastric reduction endoscopy
JP5028556B2 (ja) マルチ−クリップ装置
EP1938759B1 (en) Gastric therapy system
US7721742B2 (en) Methods for diagnostic and therapeutic interventions in the peritoneal cavity
US9877794B2 (en) Surgical device and accessories
US7776057B2 (en) Methods and devices for tissue reconfiguration
RU2703508C2 (ru) Бариатрический зажим, имеющий шовные участки, магнитные вставки и кривизну
AU2005306431B2 (en) Remote tissue retraction device
JP4658557B2 (ja) 自己配置ファスナーのための単一内腔吻合用アプライヤー
US7722628B2 (en) Device for plicating and fastening gastric tissue
JP2005193044A (ja) 管腔内吻合装置および方法
US10398423B2 (en) Organ retractor
JP2003502098A (ja) 胃食道逆流疾患の治療装置および方法
JPH06508050A (ja) 機械的な腹膜外牽縮装置及びその使用法
BRPI0621629A2 (pt) dispositivos e métodos para a colocação de divisórias em um órgão de corpo oco
EP1977702A1 (en) Device for plicating and fastening gastric tissue
US9833350B2 (en) Anchorable size-varying gastric balloons for weight loss
EP1977703A1 (en) Device for plicating and fastening gastric tissue
BRPI0806172A2 (pt) aparelho de sutura endoscópica
WO2020133712A1 (zh) 腹腔镜宫颈癌根治术经腹部子宫移动控制及阴道闭合装置
EP3223898B1 (en) Anchorable size-varying gastric balloons for weight loss
JP2020531098A (ja) 腹部器具および方法
BRPI0905399A2 (pt) métodos e dispositivos de realizar gastrectomias e gastroplastias

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE.