BRPI0806137A2 - processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos - Google Patents

processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806137A2
BRPI0806137A2 BRPI0806137A BRPI0806137A2 BR PI0806137 A2 BRPI0806137 A2 BR PI0806137A2 BR PI0806137 A BRPI0806137 A BR PI0806137A BR PI0806137 A2 BRPI0806137 A2 BR PI0806137A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
probiotic
probiotics
viability
moisture
water
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Henry Okigami
Original Assignee
Henry Okigami
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Henry Okigami filed Critical Henry Okigami
Priority to BRPI0806137 priority Critical patent/BRPI0806137A2/pt
Publication of BRPI0806137A2 publication Critical patent/BRPI0806137A2/pt

Links

Landscapes

  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)

Abstract

PROCESSO DE MISTURA DE PROBIOTICOS EM óLEOS DIVERSOS E POSTERIOR ENCAPSULAçãO EM CAPSULAS GELATINOSAS MOLES DE TAMANHOS VARIADOS PARA BLOQUEAR CONTATO DE PROBIOTICOS COM áGUA E UMIDADE PARA AUMENTAR A VIABILIDADE E SOBREVIVENCIA DE PROBIOTICOS visa isolar os probioticos do contato com umidade/água para aumentar seu tempo de validade em prateleira e viabilidade e capacidade de colonização da área gastrointestinal em animais e humanos.

Description

"PROCESSO DE MISTURA DE PROBIOTICOS EM OLEUsDIVERSOS E POSTERIOR ENCAPSULAÇÃO EM CAPSULASGELATINOSAS MOLES DE TAMANHOS VARIADOS PARABLOQUEAR CONTATO DE PROBIOTICOS COM ÁGUA E UMIDADEPARA AUMENTAR A VIABILIDADE E SOBREVIVÊNCIA DEPROBIOTICOS"
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção trata de um processocujo de mistura de probióticos em óleos diversos, cujo objetivo éatender as seguintes exigências: aumentar a viabiliade de probióticosprotegendo-os do contato com a água e umidade e aumentar acapacidade de colonização do sistema gastrointestinal após a ingestãodo produto. O processo em questão irá possibilitar a armazenagemdos probióticos em temperatura ambiente sendo encapsulado emcápsulas gelatinosas moles para uso oral, aplicados para os benefíciosrelatados de uso de probioticos em saúde humana e animal.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Como é de conhecimento dos habilitados naárea, a OMS (Organização Mundial da Saúde) define probióticos como"microorganismos vivos que, quando administrados em quantidadesadequadas, conferem benefício à saúde humana e animal" (FAO/WHO,2001).
Os probióticos são adicionados aos alimentos,sendo usados em medicina humana na prevenção e tratamento de doenças,na regulação da microbiota intestinal, em distúrbios do metabolismogastrintestinal, como imunomoduladores, e na inibição da carcinogênese.
As mais conhecidas bactérias que exercem essafunção são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobaeillusaeidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácidobutírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem apresença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentraçãode bactérias e microorganismos indesejáveis. Dessa forma, no meio ácidohá uma diminuição na concentração de bactérias patogênicas e putrefativas,que provocam doenças e gases
Os diferentes probióticos são estudados ecomercializados na forma de preparações contendo um único ou umacombinação de microorganismos. O probiótico deve se apresentarviável na preparação e manter essa viabilidade no ecossistemadigestivo, condição indispensável para sua atuação.
Os probióticos são comercializados hoje naforma de preparações farmacêuticas (cápsulas ou saches) ou naturais(leite fermentado ou iogurte). No primeiro caso a liofilização permitemanter a viabilidade durante longo período de armazenamento emtemperaturas controladas.(1,2)
Diversos estudos apontam como conveniente autilização de culturas Iiofilizadas ou ultracongeladas para inoculaçãodireta, de modo a permitir uma maior flexibilidade no controle doproduto.(6).
Além dos aspectos tecnológicos propriamenteditos, o controle da viabilidade das estirpes no alimento que serve deveículo no momento de consumo é, igualmente, de elevadaimportância. Para assegurarem um efeito benéfico, os produtosprobióticos devem conter um mínimo de IO6 ufc/mL, o que baseia nopressuposto de que a dose diária recomendada é de IO8-IO9 célulasviáveis, realizável pela ingestão de 100 g de produto fermentadocontendo IO6-IO7 células viáveis/mL.(7)
Com efeito, dos vários estudos desobrevivência realizados por diversos investigadores, existe umconsenso alargado de que produtos contendo probióticos devem serarmazenados no mínimo em local refrigerado devido ao fato de que aumidade e/ou água despertam os probioticos e os mesmos nãosobrevivem no meio após despertos sem uma fonte de alimento, quelevaria a fermentação e alteração das características dosprodutos (8'9'10)
Profusa bibliografia, a maioria relatandoestudos com bactérias ácido-lácticas, demonstra que os probióticostêm efeito imunoestimulante em animais e no homem, apesar deainda não estarem esclarecidos os mecanismos pelos quais istoocorre(11).
Esse efeito pode estar relacionado àcapacidade de os microrganismos do probiótico interagirem com asplacas de Peyer e as células epiteliais intestinais, estimulando ascélulas B produtoras de IgA e a migração de células T do intestino(12).Também tem sido demonstrado que os probióticos favorecem aatividade fagocítica inespecífica dos macrófagos alveolares, sugerindouma ação sistêmica por secreção de mediadores que estimulariam osistema imune(11).
Estudos e experiência prática mostram que osprobioticos, particularmente aqueles em apresentação na forma decápsulas gelatinosas duras, necessitam de armazenamento etransporte em geladeira para manutenção da viabilidade, acarretandonum elevado custo e limitação no comércio.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referências nos estudos citados apresente invenção se refere ao "PROCESSO DE MISTURA DEPROBIOTICOS EM ÓLEOS DIVERSOS E POSTERIOR ENCAPSULAÇÃOEM CAPSULAS GELATINOSAS MOLES DE TAMANHOS VARIADOS PARABLOQUEAR CONTATO DE PROBIOTICOS COM ÁGUA E UMIDADE PARAAUMENTAR A VIABILIDADE E SOBREVIVÊNCIA DE PROBIOTICOS",
sendo que mais especificamente, ditos probióticos são desenvolvidospara uso via oral, aplicado no aproveitamento do benefício deconsumo de probioticos à saúde humana e animal.
Segundo a presente invenção, o processo emquestão consiste no fato de que os probióticos serão misturados emmeio oleoso, por exemplo, óleo de castanha do para, óleo de soja, óleode peixe, entre outros correlatos, formando assim um meio hidrofóbicoque bloqueia o contato do probiotico com a umidade, aumentando asua viabilidade, sendo que, posteriormente a esta mistura, osmesmos são envolvidos em cápsulas gelatinosas moles de tamanhosvariados.
A proporção ideal de mistura para obtenção deuma formulação de probioticos protegidos em óleo antes doencapsulamento é de: Probióticos diversos :1 - 70% e Óleo: 1 - 30%
A presente mistura será envolvida porcápsulas gelatinosas moles de tamanhos variados.
É certo que quando o presente invento forcolocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que serefere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso impliqueafastar-se dos princípios fundamentais que estão claramentesubstanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido quea terminologia empregada teve a finalidade de descrição e não delimitação.
Referências Bibliográficas
1. CapriiesfV-D.; Silva, K.E.A; FisbergfM. Prebióticos, probióticos esimbióticos: Nova tendência no mercado de alimentos funcionais. NutriçãoBrasil, Rio de Janeiro, v.4, n° 6, ρ 327-335 nov/dez. 2005.2. Penna, F.J. et. AL. Bases experimentais e clinicas atuais para o empregodos probióticos. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 76, ρ 209-217, 2000.
3. Fuiler, R. 1989. A review: Probiotics in man and animais. Journal ofApplied Bacteriology 66, 365-378.
4. Kurmann, J. A. e Rasic, J. L. 1991. The health potential of productscontaining bifidobacteria. Em Robinson, R. K. (ed.), Therapeutic propertiesof fermented milks, pp. 117-157, Elsevier Applied Science Publishers,Londres, RU.
5. Salminen, S., Isolauri, E. e Salminen, E. 1996. Clinicai uses of probioticsfor stabiUzing the gut mucosal barrier: successful strains and futurechallenges. Antonie van Leeuwenhoek 70, 347-358.
6. Hoier, E. 1992. Use of probiotic starter cultures in dairy products. Food inAustralia 44, 418-420.
7. Rasic, J. L. e Kurmann, J. A. 1983. Bifidobacteria and théir role.Birkhaüser, Basiléia, Suiça.
8. Dinakar, P. e Mistry, V. V. 1994. Growth and viability of Bifidobacteriumbifidum in Cheddar cheese. Journal of Dairy Science 77, 2854-2864.
9. Gomes, Α. Μ. P. e Malcata, F. X. 1998a. Development of a probioticcheese manufactured from goat milk: response surface analysis viatechnological manipulation. Journal of Dairy Science 81, 1492.
10. Gomes, A. M. P., Malcata, F. X., Klaver, F. A. M. e Grande, H. J. 1995.Incorporation of Bifidobacterium sp. strain Bo and Lactobacillus acidophilusstrain Ki in a cheese product. Netherlands Milk and Dairy Journal 49, 71-95.
11. CROSS, M.L. Microbes versus microbes: immune signals generated byprobiotic Iactobacilli and their role in protection against microbialpathogens. FEMS Immunology and Medicai Microbiology, Amsterdam, v.34,n.4, p.245-253, 2002.
12. PERDIGÓN, G.; HOLGADO, A.P.R. Mechanisms involved in theimmunostimulation by Iactic acid bactéria. In: FULLER, R.; PERDIGÓN, G.Probiotics 3: Immunodulation by the Gut Microflora and Probiotics.Dordrecht : Kluwer Academic, 2000. p.213-233.

Claims (3)

1. ) "PROCESSO DE MISTURA DE PROBIOTICOS EM ÓLEOSDIVERSOS E POSTERIOR ENCAPSULAÇÃO EM CAPSULASGELATINOSAS MOLES DE TAMANHOS VARIADOS PARABLOQUEAR CONTATO DE PROBIOTICOS COM ÁGUA E UMIDADEPARA AUMENTAR A VIABILIDADE E SOBREVIVÊNCIA DEPROBIOTICOS", sendo que mais especificamente, ditos probióticossão desenvolvidos para uso via oral, aplicado no aproveitamento dobenefício de consumo de probioticos à saúde humana e animal;caracterizado pelo processo em questão consistir no fato de que osprobióticos são misturados em meio oleoso, numa proporção ideal de:Probióticos diversos :1 - 70% e Óleo: 1 - 30%; a etapa seguinte doprocesso, qual seja, a obtenção de probioticos revestidos em óleo éseu encapsulamento em cápsulas gelatinosas moles, que podem serconfeccionadas em tamanhos variados.
2.) "PROCESSO", de acordo com a reivindicação 1 e sem restringiraos exemplos apontados a seguir, caracterizado pelo fato do óleoutilizado no processo ser do tipo obtido da castanha do para, da soja, dopeixe, entre outros correlatos.
3.) "PROCESSO", de acordo com as reivindicações 1 e 2,caracterizado pelo fato dos probioticos produzidos no processo demistura em óleo apresentarem-se hidrofóbicos na etapa anterior a doencapsulamento.
BRPI0806137 2008-12-10 2008-12-10 processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos BRPI0806137A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0806137 BRPI0806137A2 (pt) 2008-12-10 2008-12-10 processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0806137 BRPI0806137A2 (pt) 2008-12-10 2008-12-10 processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806137A2 true BRPI0806137A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=42736023

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806137 BRPI0806137A2 (pt) 2008-12-10 2008-12-10 processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0806137A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111513146A (zh) * 2020-04-30 2020-08-11 江苏中兴药业有限公司 一种含有益生菌的水飞蓟油的制备方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111513146A (zh) * 2020-04-30 2020-08-11 江苏中兴药业有限公司 一种含有益生菌的水飞蓟油的制备方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20210379126A1 (en) Method of treatment
De Vrese et al. Probiotics, prebiotics, and synbiotics
Morais et al. The role of probiotics and prebiotics in pediatric practice
Krutmann Pre-and probiotics for human skin
Dicks et al. Our gut microbiota: a long walk to homeostasis
TWI418355B (zh) 使用失活的益生菌(probiotic)的方法及含彼之產物
EP2378890B1 (en) Prevention and treatment of rotavirus diarrhoea
JP5497634B2 (ja) 術前及び/又は術後環境におけるプロバイオティックス
Krutmann Pre-and probiotics for human skin
BRPI0314060B1 (pt) composição compreendendo variante ou componente de variante de lactobacillus fermentum e usos da variante ou componente de variante de lactobacillus fermentum e da composição
WO2001058465A2 (en) Probiotic therapy for newborns
BR112012001812B1 (pt) Uso de bactéria para o tratamento da endotoxemiametabólica em mamífero
Mack et al. Role of probiotics in the modulation of intestinal infections and inflammation
Araújo et al. Probiotics in dairy fermented products
RU2724536C2 (ru) Ферментированная молочная смесь с неперевариваемыми олигосахаридами
JP2016505024A5 (pt)
Grover et al. Probiotics–the nano soldiers of oral health
Hamasalim The impact of some widely probiotic (Iraqi probiotic) on health and performance
Aron et al. Probiotics and therapeutic effect in clinical practice–Review
BRPI0806137A2 (pt) processo de mistura de probióticos em óleos diversos e posterior encapsulação em capsulas gelatinosas moles de tamanhos variados para bloquear contato de probióticos com água e umidade para aumentar a viabilidade de sobrevivência de probióticos
Gregora Lactobacillus species in breast milk
Marini et al. Pre-and probiotics for human skin
Duncan Prebiotics, probiotics, and health promotion: An overview
Broekaert et al. Probiotics as flourishing benefactors for the human body
Petreska Ivanovska et al. Probiotics, prebiotics, synbiotics in prevention and treatment of inflammatory bowel diseases

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: C12N 1/04, A61K 47/00, A61K 47/44, A61Q 1/00, A61K 35/74

Ipc: A61K 35/741 (2015.01), A61K 47/00 (2006.01), A61K

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 35/741 (2015.01), A61K 47/44 (2006.01)

B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]