BRPI0805737A2 - revestimento submerso para cascos de embarcações - Google Patents

revestimento submerso para cascos de embarcações Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805737A2
BRPI0805737A2 BRPI0805737A BRPI0805737A2 BR PI0805737 A2 BRPI0805737 A2 BR PI0805737A2 BR PI0805737 A BRPI0805737 A BR PI0805737A BR PI0805737 A2 BRPI0805737 A2 BR PI0805737A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
submerged
vessel
pocket
hull
boat
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Wadir Giannattasio Jr
Original Assignee
Wadir Giannattasio Jr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wadir Giannattasio Jr filed Critical Wadir Giannattasio Jr
Priority to BRPI0805737 priority Critical patent/BRPI0805737A2/pt
Priority to PCT/BR2009/000421 priority patent/WO2010071955A2/en
Publication of BRPI0805737A2 publication Critical patent/BRPI0805737A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B59/00Hull protection specially adapted for vessels; Cleaning devices specially adapted for vessels
    • B63B59/04Preventing hull fouling
    • B63B59/045Preventing hull fouling by wrapping the submerged hull or part of the hull with an impermeable sheet

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)

Abstract

REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAçõES é um revestimento submerso impermeável com caráter de proteção de embarcações, e para ser usada desde o costado pouco acima da linha d'água até totalmente para baixo da linha d'água, ou seja, vedando e isolando da água toda a parte submersa do casco das embarcações atracadas, ancoradas ou a deriva.

Description

REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAÇÕES
Trata-se de um revestimento submerso impermeável com caráter de proteçãode embarcações, e para ser usada desde o costado pouco acima da linha d'água atétotalmente para baixo da linha d'água, ou seja, vedando e isolando da água toda a partesubmersa do casco das embarcações atracadas, ancoradas ou a deriva.
Operações de proteção na parte submersa do casco de embarcações sãoamplamente realizadas a fim de evitar o desenvolvimento de colônias de vidas marinhas,fixação de crustáceos, moluscos entre outras espécies, garantido sua integridade emantendo a hidrodinâmica e o desempenho original da embarcação, quando emmovimento.
Existe um método para proteção de cascos de embarcação bastante conhecido,que consiste na aplicação de uma pintura, conhecida como "pintura envenenada" em queprotege a parte submersa do casco contra os tipos de inconvenientes já mencionados.Entretanto, por questões ambientais esta prática é questionada devido à formulaçãoquímica das tintas que contém substancias tóxicas.
Para proteção do casco de barcos de menor porte e menor peso existemsistemas que suspendem o barco ou a lancha, acima do nível da água deixando-os livres docontato com a água, quando atracados. Estes sistemas utilizam os mais variadosdispositivos de sustentação, tais como guindaste, talha, bóia, elevador, entre outros.
Algumas patentes descrevem alguns tipos de soluções para taisinconvenientes, como o documento PI9508562-9 que descreve uma formulação de tinta ouconservante de madeira e processos para conservar formulações de tinta suscetíveis adegradação bacteriana e para controlar ou prevenir sujeira em um casco de umaembarcação. Os documentos de pedido de patente PI9712996-8, PI0108661-8,ΡΙ0417488-7, ΡΙ0401803-6, PIOl 12197-9, ΡΙ8102038-4, entre outros também descrevemtintas ou compostos para pintura anti-incrustração para uso subaquático.
O documento de patente SE 527601 descreve um dispositivo feito commaterial resistente a água e com densidade inferior a água e com bolsas de ar ou colchõesde ar para montagem na embarcação também com propósito de evitar a incrustação.
Existem também equipamentos dispostos submersos à água, porém com suasbordas junto à linha da água e que atua como uma piscina onde a parte traseira se abre e sefecha permitindo a entrada e a saída da embarcação. Um desses equipamentos é oconhecido como "ARMOREDHULL"; são equipamentos fixos em atracadouros e atuamcomo vaga para estacionamento da embarcação; apresenta o inconveniente de a partesubmersa do casco continuar em contato com grande quantidade de água da piscina.
Embora com menos intensidade, as incrustações vão continuar devido a presença dosmicro-organismos e dos crustáceos na água da piscina. A água da piscina é renovada emcada entrada e saída da embarcação. Apresenta ainda o inconveniente de ser umainstalação fixa no atracador e não ser aplicável em barcos a deriva ou quando atracadosfora da sua vaga de estacionamento.
O objeto da presente invenção consiste num revestimento submersoimpermeável de proteção para ser usada como cobertura do casco evitando o contado daágua com a parte submersa do casco. Trata-se de equipamento portátil, transportável naprópria embarcação e aplicável quer a embarcação esteja atracada, quer esteja ancorada oua deriva. Tal revestimento submerso é flexível e removível, com flutuadores à boreste e abombordo da embarcação; e com lastros na aba do revestimento submerso quecorresponde à popa da embarcação. Sua construção e modelagem são exclusivas para cadamodelo e tamanho de embarcação e com sistema interno de extração de água retida,durante e após sua instalação.A idéia inventiva consiste num revestimento submerso impermeável deproteção, removível, que promove o isolamento de toda a região submersa da embarcação,em relação à água e ainda no método de vestir, instalar o revestimento submerso naembarcação. É basicamente formada por duas áreas: a luva, área que se modela com operfil geométrico do casco da embarcação desde a proa e ao longo do boreste e dobombordo da embarcação; a outra área é o bolsão que promove o isolamento da região dapopa da embarcação. A luva possui flutuadores nas bordas posicionadas a boreste e abombordo da embarcação. O bolsão possui flutuadores posicionados a boreste e abombordo da embarcação e lastros na aba do revestimento submerso que corresponde àpopa da embarcação. A luva possui cabo de tração fixado na extremidade posterior decada uma das abas posicionadas a boreste e a bombordo da embarcação utilizados noarraste do revestimento submerso desde a proa até a popa. Um cabo de sustentação fazcom que a luva se ajuste junto ao casco da embarcação. Também possui tubos de sucçãoque sai das laterais do revestimento submerso até sua região mais inferior para fazer aretirada da água retida no bolsão. A disposição de lastros posicionados na região inferiordo bolsão faz com que esta parte do revestimento submerso, o fundo de popa, não flutue ese desloque para a parte mais inferior das águas permitindo, desta forma, a transposição dorevestimento submerso por toda a parte submersa da embarcação sem que conflite com aquilha, a hélice, o leme, com as partes do motor ou partes inferiores da embarcação.
O revestimento submerso, para casco de embarcações, é fabricado commaterial flexível resistente e impermeável; preferencialmente com tecidos estruturados defios sintéticos de polímeros, fibra de carbono, fibra de aramidas, ou reciclados,impregnados de resinas flexíveis em camadas, com lâminas compostas de polímeros, etambém com a possibilidade de aplicação de nanotecnologia para estruturas de compósitosde materiais com alto desempenho. Possui forma geométrica suficientemente igual aocasco da embarcação e é ajustada ao casco.
É vantagem, do revestimento submerso descrito, evitar a fixação decrustáceos, moluscos e o desenvolvimento das colônias de vidas marinhas no cascosubmerso de embarcações. Mantendo a fluidez, a refrigeração dos motores e odesempenho original da embarcação quando em movimento.
Também é vantagem, do revestimento submerso descrito, inibir a sobrevida, odesenvolvimento e a proliferação de vidas marinhas já incrustadas no casco deembarcações, através da desnutrição, não permitindo a condução de nutrientes através dascorrentes marinhas diretamente ao casco da embarcação, meio esse, de nutrição eoxigenação das vidas marinhas fixadas no casco submerso da embarcação.
Também é vantagem, do Revestimento Submerso Para Cascos deEmbarcações, permitir que se substitua a água salgada por água doce junto ao casco daembarcação, proporcionando uma lavação com água doce e ser novamente ser esvaziada.
Também é vantagem do Revestimento Submerso Para Cascos de Embarcaçõesevitar o contacto e fixação de poluentes orgânicos e inorgânicos que são transportadospelas correntes aquáticas até o casco da embarcação.
Também é vantagem do Revestimento Submerso Para Cascos deEmbarcações, evitar a condutividade elétrica pela água até as partes metálicas submersasdo casco da embarcação como, por exemplo; hélice, eixo, leme, cascos metálicos esistemas de refrigeração dos motores.
Também é vantagem do Revestimento Submerso Para Cascos de Embarcaçõesatuar como inibidor da aceleração da corrosão dos metais submersos da embarcação.
Outra grande vantagem do revestimento submerso descrito se revela em casode emergência, para evitar a infiltração de água através de rachaduras ou trincas, causadapor torções no casco, ou causada repentinamente por abalroamento de materiais sólidosnas partes submersas do casco de embarcações. Constatada a infiltração, coloca-se orevestimento submerso cessando a infiltração. A embarcação permanece flutuandoaguardando ajuda.
Outra grande vantagem do revestimento submerso é que este pode ser usadocomo contenção de vazamento de líquidos do interior da embarcação, para o ambienteaquático externo, evitando a poluição ao meio ambiente marinho. Como exemplo cita-se:óleos combustíveis, petróleos, e outros líquidos poluentes transportados por embarcaçõescomerciais ou não,. Em caso do aparecimento de alguma trinca ou rachadura naembarcação que venha a possibilitar o início do vazamento do líquido, basta realizar ainstalação do revestimento submerso. O líquido fica restrito entre a embarcação e a facecôncava do revestimento submerso; o vazamento se limita na quantidade escapada até acolocação do revestimento submerso; dessa forma, evita que o líquido se espalhe noambiente marinho; disponibiliza um tempo necessário para as devidas providências, semque as águas sejam poluídas. A trinca ou rachadura fica vedada pela pressão que o volumed'água marinha faz contra o revestimento submerso e o casco da embarcação.
É vantagem do Revestimento Submerso Para Cascos de Embarcações suamobilidade de uso e instalação, sendo que a embarcação pode estar atracada de popa ou deproa, a deriva em alto mar, ou ancorada.
É vantagem do Revestimento Submerso Para cascos de Embarcações poder serretirado da embarcação com simplicidade de manuseio, para ser limpo e poder seradicionado uma proteção de camada com pasta orgânica na sua superfície convexa, paramaior proteção e durabilidade e para posteriormente voltar ao uso ou ficar armazenada aténova necessidade de uso.As figuras em anexo, juntamente com as descrições apresentadas, facilitam acompreensão do Revestimento Submerso para cascos de embarcações.
A figura 1 mostra em perspectiva o Revestimento Submerso com destaquepara a luva(l), o bolsão(2) e os cabos de tração(3). Mostra ainda o cabo de escoramento(7)da proa, os flutuadores(8), os Iastros(9) e as talas(lO).
A figura 2 mostra vista à bombordo do revestimento submerso ainda na fasede montagem na embarcação, com a luva(l) já encaixada no corpo da embarcação, osflutuadores(8) na linha d'água(l 1); mostra o bolsão(2) ainda aberto em sua parte posteriore as talas(lO) na posição vertical.
A figura 3 mostra vista da popa da embarcação com o bolsão(2) ainda abertoem sua parte posterior. Mostra em especial o tubo(4) de sucção e esgotamento da águaresidual retida após a montagem do revestimento submerso.
A figura 4 mostra a dobra da parte posterior do bolsão(2) mostrando a faceposterior(21) fazendo a dobra(22) sobre a face lateral(23) do bolsão(2); mostra as talas(lO)na posição horizontal; mostra ainda a linha d'água(l 1).
A figura 5 mostra vista à bombordo com a Iuva(I) já encaixada no corpo daembarcação e com o bolsão(2) já fechado em sua parte posterior. Mostra em especial ostubos(4) de sucção em posição de esgotamento da água residual(5) retida após amontagem do revestimento submerso; mostra ainda a linha d'água(l 1).
A figura 6 mostra vista à bombordo com a Iuva(I) já encaixada no corpo daembarcação e com o bolsão(2) já fechado em sua parte posterior e após o esgotamento daágua residual(5) que havia sido retida após a montagem do revestimento submerso; mostraainda a linha d'água(l 1).A figura 7 mostra vista de popa com a Iuva(I) já encaixada no corpo daembarcação e com o bolsão(2) já fechado em sua parte posterior e após o esgotamento daágua residual(5); mostra ainda a linha d'água(l 1).
A figura 8 mostra em perspectiva o fundo da embarcação, com a Iuva(I) jáencaixada no corpo da embarcação e com o bo!são(2) ainda aberto em sua parte posterior;mostra em destaque o cabo de tração(3) e o cabo de sustentação(6). Mostra ainda o cabode escoramento(7), os flutuadores(8) e os lastros(9).
A figura 9 mostra em perspectiva o fundo da embarcação, com a luva(l) jáencaixada no corpo da embarcação e com o bolsão(2) já fechado em sua parte posterior;mostra já amarrados o cabo de tração(3) e o cabo de sustentação(ó). Mostra ainda o cabode escoramento(7), os flutuadores(8) e os lastros(9).
O Revestimento Submerso Para Cascos De Embarcações consiste basicamentenum corpo principal flexível, suficientemente resistente e impermeável. Possui duas áreasprincipais, aqui denominadas de luva(l) e bolsão(2). A luva(l) consiste na área dianteirado revestimento submerso, tem perfil geométrico suficientemente igual ao perfilgeométrico do casco da embarcação e depois de instalado fíca disposto de forma bem justaao casco da embarcação. O bolsão(2) tem perfil mais largo e mais fundo para transpor todaa parte inferior da embarcação. Quando instalada, a luva(l) se ajusta perfeitamente aoperfil geométrico do casco da embarcação e a água retida entre o casco e a Iuva(I) ficaalojada no bolsão(2).
A luva(l) possui flutuadores(8) ao longo do boreste e do bombordo daembarcação, podendo ser bolsas de ar, polietileno, polímeros aerados etc. Estesflutuadores(8) são de grande importância no momento da instalação do revestimentosubmerso, pois já confere uma forma pré estabelecida antes da sua montagem e nãopermite que o revestimento submerso afunde completamente.O referido revestimento submerso possui lastros(9) posicionados na regiãoinferior da popa do bolsão(2) que faz com que esta parte do revestimento submerso sedesloque para a parte mais inferior das águas permitindo, desta forma, a transposição sobtoda a parte submersa da embarcação. O bolsão(2) possui pares de talas(lO) que durante amontagem do revestimento submerso auxiliam no afundamento do boísão e suatransposição sob toda a parte submersa da embarcação.
Um cabo dé tração(3) é fixado na extremidade posterior de cada uma das abasposicionadas a boreste e a bombordo da embarcação utilizados no arraste do revestimentosubmerso da Iuva(I), desde a proa até a popa. Os ditos cabos de tração(3) servem paraquando puxados ajustarem perfeitamente a instalação da luva(l) sobre a parte dianteira docasco da embarcação.
Após o revestimento submerso se estender e cobrir toda a extensão do cascoda embarcação ajusta-se o perfeito encaixe da luva(l) através dos cabos de sustentação(ó)e o bolsão(2) então é dobrado e amarrado de forma a isolar a embarcação da água.
A parede lateral do revestimento submerso possui os tubos(4) de sucção emposição de esgotamento da água residual(5), remanescente do fechamento do bolsão(2).Assim após o fechamento do revestimento submerso, conecta-se uma bomba de sucçãojunto aos tubos(4) com dispositivo de acionamento automático ou não, e faz-se a retiradada água residual(5). Após a retirada da água residual(5) a embarcação estará dentro daágua, porém livre do contato com ela.

Claims (6)

1. REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAÇÕES constituídopor um tecido flexível, impermeável e resistente a tração, caracterizado por possuir formageométrica suficientemente igual à forma da superfície submersa do casco da embarcação,revestir a parte submersa de embarcações e ser constituída por duas áreas, denominadas deluva(I) e bolsão(2), e a Iuva(I) ser a área que se modela com o perfil geométrico do cascoda embarcação desde a proa e ao longo do boreste e do bombordo da embarcação; e obolsão(2) ser um prolongamento da Iuva(I), ter perfil mais largo e mais fundo suficientepara transpor sob toda a parte inferior da embarcação.
2. REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAÇÕES de acordocom a reivindicação 1, caracterizado pela Iuva(I) possuir o cabo de escoramento(7) daproa; possuir flutuadores(8) ao longo de toda a borda posicionada quer a boreste, quer abombordo da embarcação; possuir cabo de tração(3) ao longo de toda a borda posicionadaquer a boreste, quer a bombordo da embarcação e o dito cabo de tração(3) se estender aolongo da borda do bolsão(2); possuir cabo de sustentação(ó) que se estende ao longo daquilha, desde a proa até a extremidade posterior da dita Iuva(I), quando se bifurcaenvolvendo a embarcação;
3. REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAÇÕES de acordocom a reivindicação 1, caracterizado pelo bolsão(2) possuir flutuadores(8) ao longo detoda a borda posicionada quer a boreste, quer a bombordo da embarcação; possuir, nasbordas laterais da popa, talas(lO) rígidas que se prolongam acima do corpo do bolsão(2);possuir lastros(9) na borda inferior da popa; e possuir tubos(4) de sucção que seprolongam tangentes a parede do revestimento submerso, desde a parte mais baixa até aparte mais alta do revestimento submerso.
4.
REVESTIMENTO SUBMERSO PARA CASCOS DE EMBARCAÇÕES de acordocom a reivindicação 1, caracterizado pelo processo de revestir a embarcação com oRevestimento Submerso ser constituído das seguintes etapas:a.
Engatar o cabo de escoramento(7) na proa da embarcação e desenrolar o RevestimentoSubmerso sob o casco da embarcação desde a proa até a popa;b. Com auxílio dos cabos de tração(3) fazer com que o revestimento submerso se ajuste asuperfície externa submersa do casco da embarcação;c. Com auxílio dos cabos de tração(3) e com o cabo de sustentação(6) fazer com que aágua acumulada entre o revestimento submerso e a superfície externa do casco daembarcação se escoe na direção proa-popa, saindo pela parte posterior do bolsão(2);d. Com auxílio dos cabos de tração(3) e com o cabo de sustentação(6) fazer com que a asbordas do revestimento submerso que contém os flutuadores(8) sejam içadas até atingircota suficientemente acima da linha d'água(l 1);e. Cobrir a popa da embarcação, içando a borda do bolsão(2) com auxílio das talas(lO);f. Dobrar e fixar as bordas do bolsão(2) de modo que o revestimento submerso deconstitua num tanque estanque com a embarcação no seu interior;g. Com auxílio de bomba de sucção engatada nos tubos(4) de sucção esgotar a águaresidual(5) retida após a montagem do revestimento submerso.
BRPI0805737 2008-12-23 2008-12-23 revestimento submerso para cascos de embarcações BRPI0805737A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805737 BRPI0805737A2 (pt) 2008-12-23 2008-12-23 revestimento submerso para cascos de embarcações
PCT/BR2009/000421 WO2010071955A2 (en) 2008-12-23 2009-12-09 Submerged covering for boat hulls

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805737 BRPI0805737A2 (pt) 2008-12-23 2008-12-23 revestimento submerso para cascos de embarcações

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0805737A2 true BRPI0805737A2 (pt) 2010-09-14

Family

ID=42288173

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805737 BRPI0805737A2 (pt) 2008-12-23 2008-12-23 revestimento submerso para cascos de embarcações

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0805737A2 (pt)
WO (1) WO2010071955A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111169606A (zh) * 2020-01-02 2020-05-19 杭州友凯船艇有限公司 解决海洋附着生物的纤维布套及其制备方案
NO347076B1 (en) * 2021-02-09 2023-05-08 Marin Saver As Anti-fouling device and method for protecting a vessel

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2129265A5 (pt) * 1971-03-19 1972-10-27 Blenet Philippe
JPS59128095A (ja) * 1983-01-06 1984-07-24 Tadao Fujimoto 船底の保護具
DE3806265A1 (de) * 1988-02-27 1989-09-07 Andreas Dr Kunicki Schutzhuelle und verfahren zur umhuellung eines im wasser liegenden schiffs- oder bootsrumpfes
FR2725685B1 (fr) * 1994-10-18 1996-12-20 Penalba Karl Andre Leopold Dispositif de bachage destine a proteger un navire a flot de l'agression marine
DE29514526U1 (de) * 1995-09-09 1997-01-30 Niemann Hubert Vorrichtung zum Schutz von Bootsrümpfen gegen Ansatz von Algen, Muscheln o.dgl.
IT1287611B1 (it) * 1996-12-20 1998-08-06 New Age Construction Srl Dispositivo per proteggere lo scafo di imbarcazioni, in particolare da agenti biologicamente attivi e relativo metodo di protezione

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010071955A3 (en) 2011-03-10
WO2010071955A2 (en) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU707725B2 (en) Barnacle shield
WO2014035026A1 (ko) 에어백 폰툰
US7455023B2 (en) Vessel hull protection device
KR101175985B1 (ko) 조난선용 구조선박, 선박 구조 방법, 및 구조선박의사용방법
US20140290556A1 (en) Keel case
US6327991B1 (en) Boat maintenance
US7047900B2 (en) Watercraft storage apparatus and method
BRPI0805737A2 (pt) revestimento submerso para cascos de embarcações
EP0944521B1 (en) A device and method for protecting boat hulls, especially against biologically active organisms
KR100951941B1 (ko) 선박 발라스트 탱크의 침전물 제거장치
AU2007101216A4 (en) Boat Storage Device
CA3084836A1 (en) System and method for preventing fouling and/or corrosion on vessels and marine objects
WO2018021957A1 (en) Methods and assemblies for treating bio-fouling on water-borne vessels
JPS59128095A (ja) 船底の保護具
JPH0329279Y2 (pt)
BR102016022468B1 (pt) Sistema e método de envelopamento de uma estrutura marítima flutuante contra bioincrustação
WO2022173309A1 (en) Anti-fouling device and method
CA2082434A1 (en) Outdrive cover
JP3363402B2 (ja) 船底の防汚装置
JP3002558U (ja) 船底のフジツボ類付着防止用繋留架台
KR200458266Y1 (ko) 선박의 도장 피막 보호용 커버
NL9401449A (nl) Werkwijze en inrichting voor het beschermen en beveiligen van vaartuigen.
RU2006422C1 (ru) Способ очистки затонувшего объекта
MEPC 2012 GUIDELINES ON DESIGN AND CONSTRUCTION TO FACILITATE SEDIMENT CONTROL ON SHIPS (G12)
JPH0622195U (ja) 船舶用魚水槽

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.