BRPI0804812A2 - bocal de dispensa de bebida multissabor e dispensador usando o mesmo - Google Patents

bocal de dispensa de bebida multissabor e dispensador usando o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804812A2
BRPI0804812A2 BRPI0804812-6A BRPI0804812A BRPI0804812A2 BR PI0804812 A2 BRPI0804812 A2 BR PI0804812A2 BR PI0804812 A BRPI0804812 A BR PI0804812A BR PI0804812 A2 BRPI0804812 A2 BR PI0804812A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
syrup
water
flow path
nozzle
beverage dispensing
Prior art date
Application number
BRPI0804812-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Jerry L Landres
Gregory K Thompson
Original Assignee
Manitowoc Foodservice Co Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Manitowoc Foodservice Co Inc filed Critical Manitowoc Foodservice Co Inc
Publication of BRPI0804812A2 publication Critical patent/BRPI0804812A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/0042Details of specific parts of the dispensers
    • B67D1/0043Mixing devices for liquids
    • B67D1/0051Mixing devices for liquids for mixing outside the nozzle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/0042Details of specific parts of the dispensers
    • B67D1/0043Mixing devices for liquids
    • B67D1/0051Mixing devices for liquids for mixing outside the nozzle
    • B67D1/0052Mixing devices for liquids for mixing outside the nozzle by means for directing respective streams together

Landscapes

  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um bocal de dispensa de bebida multissabor inclui pelo menos uma entrada de água; pelo menos duas entradas de xarope; um caminho de escoamento de água principal pelo bocal; e pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelo bocal, cada um deles em comunicação fluida com cada entrada de xarope, todos terminandoem um orifício de descarga de xarope. Em um aspecto, o caminho de escoamento de água é moldado para fazer com que a água seja descarregada do bocal em uma forma lamelar, de preferência, em uma forma anular, e os orifícios de descarga de xarope incluem um defletor de xarope, moldado para fazer com que o xarope se abra em leque, na medida em que deixa o orifício de descarga, de modo que colida com a lamela de água. Em outro aspecto, o bocal inclui pelo menos dois caminhos de escoamento de água secundários, todos desviando água do caminho de escoamento principal e descarregando a água desviada por pelo menos dois orifícios de descarga de xarope. Um dispensador de bebida utiliza uma pluralidade dos bocais de dispensação de bebida multissabor, incorporando um ou ambos dos aspectos mencionados acima. Opcionalmente, o dispensador também inclui um ou mais bocais de dispensação para dispensar um aditivo de sabor, e pode ser equipado para dispensar gelo e ainda ter um triturador de gelo, de modo que possa dispensar gelo triturado ou em cubo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "BOCAL DEDISPENSA DE BEBIDA MULTISSABOR E DISPENSADOR USANDO OMESMO".
Antecedentes da Invenção
A presente invenção refere-se a dispensadores de bebidas e abocais de dispensação multissabor usados neles.
Os dispensadores de bebidas comumente misturam um concen-trado flavorizado com água para produzir e dispensar uma bebida em umataça ou outro recipiente, para consumo imediato. Esses dispensadores sãocomuns em meios de serviços de alimentos, tais como restaurantes fast-foode cafeterias. A água pode ser carbonatada ou não carbonatada, e muitosdispensadores de bebidas são projetados para que sejam capazes de dis-pensar ambas as bebidas carbonatadas e não carbonatadas. Alguns dispen-sadores de bebidas também dispensam gelo.
Os consumidores apreciam que se tenha uma ampla seleção debebidas para escolher entre elas. Desse modo, a maior parte dos dispensa-dores de bebidas é projetada para misturar diferentes concentrados, ou xa-ropes aromatizados, com a água para produzir sabores de bebidas. A maiorparte dos dispensadores tem bocais, nos quais o xarope e a água se mistu-ram para formar a bebida, e cada bocal é conectado a um suprimento dexarope, e, desse modo, dispensa apenas um sabor de bebida, até que o xa-rope suprido a esse bocal, seja trocado. Esse dispensador de bebida neces-sita então ter muitos diferentes bocais quanto o número desejado de bebidasa serem dispensadas.
O espaço de bancada para dispensadores de bebidas está fre-qüentemente a um valor acima do nominal no meios de serviços de alimen-tos. A acomodação de um grande número de bocais de mistura em um dis-pensador aumenta o seu tamanho e, por conseguinte, a "área ocupada" dodispensador. Desse modo, foram feitos projetos para bocais multissabor pa-ra dispensadores de bebidas, em que cada bocal é preso em várias fontesde suprimento de xaropes. Válvulas controlam que xarope seja distribuído aobocal, mas um bocal é, desse modo, capaz de dispensar vários diferentessabores de bebidas de um único ponto de dispensação, aumentando, dessemodo, o número de sabores de bebidas, que podem ser dispensadas dodispensâdor; enquanto mantendo uma pequena área ocupada na bancada.
Um problema comum com um bocal multissabor é a mistura portransferência de sabores de uma bebida para a seguinte. Se qualquer xaro-pe ou mistura de xaropes e água se mantém no bocal ou em uma superfíciedele, quando a primeira bebida é acabada de ser dispensada, então aquelexarope ou mistura de xarope e água vai ser provavelmente combinado coma bebida seguinte a ser dispensada. Em bocais multissabor, pode-se geraruma transferência, quando a bebida seguinte é de um sabor diferente dabebida dispensada antes dela. Isso é particularmente significativo quandouma bebida de cor escura é dispensada e depois uma bebida de cor clara oupálida é dispensada do mesmo bocal.
Outro problema que pode ocorrer com qualquer bocal de misturaé a mistura incompleta do xarope e água. Se a mistura não for completa, abebida na taça pode ficar "estratifiçada", com diferentes razões de xarope eágua a diferentes níveis na taça. A falta de mistura completa é um problemade maior potencial em um bocal multissabor, porque o projeto do bocal deveacomodar vários diferentes pontos de suprimento de xarope dentro do bocal.
Outra consideração para um bocal de dispensa é a aparênciaestética da bebida, na medida em que é dispensada. Muitas dispensaçõesde bebidas são ajustadas para auto-serviço, significando que o consumidoraciona as válvulas para selecionar o sabor desejado e as posições da taçapara receber a bebida. O consumidor vê, desse modo, a bebida na medidaem que é dispensada do bocal na taça. Seria benéfico se o bocal de dispen-sa produzisse um fluxo de bebida, no qual a mistura do xarope e da águaapresentasse uma aparência agradável para o consumidor. De novo, essatentativa é complicada em um bocal multissabor no qual o xarope é introdu-zido de diferentes pontos de suprimento no bocal.
Ainda que os bocais multissabor sejam conhecidos, há ainda anecessidade há tempos para um bocal que evite transferência, produza umabebida bem-misturada e apresente uma aparência agradável na medida emque a bebida está sendo dispensada. Na parte de topo desses requisitos,seria benéfico se o bocal fosse fácil de desmontar para limpeza, e de custobaixo para manufatura.
Desse modo, um dispensador multissabor, que satisfizesse es-ses requisitos seria um grande aperfeiçoamento.
Breve Sumário
Um dispensador de bebida multissabor aperfeiçoado foi inventa-do. Em uma concretização, quatro diferentes sabores de bebidas podem serdispensados do mesmo bocal. Com a concretização preferida da invenção, oxarope e a água são combinados de uma maneira esteticamente agradável,e a contaminação cruzada de sabores entre a dispensaçao de diferentesbebidas é impedida.
Em um primeiro aspecto, a invenção é um bocal de dispensa debebida multissabor, compreendendo: pelo menos uma entrada de água; pelomenos duas entradas de xarope; um caminho de escoamento de água pelobocal, que provoca que a água seja descarregada do bocal em uma formalamelar; e pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope, correspon-dentemente em comunicação fluida com uma entrada de xarope, todos ter-minando em um orifício de descarga de xarope, que inclui um defletor dexarope moldado para provocar que o escoamento do xarope pelo caminhode escoamento de xarope se abra em forma de leque, na medida em que saido orifício de descarga, de modo que colida na lamela de água.
Em um segundo aspecto, a invenção é um bocal de dispensa debebida multissabor, compreendendo: pelo menos uma entrada de água; pelomenos duas entradas de xarope; um caminho de escoamento de água prin-cipal pelo bocal; pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, correspondentemente em comunicação fluida com uma entrada dexarope, todos terminando em um orifício de descarga de xarope; e pelo me-nos dois caminhos de escoamento de água secundários, todos desviandoágua do caminho de escoamento principal e descarregando a água desviadapor um dos pelo menos dois orifícios de descarga de xarope.
Em outro aspecto, a invenção é um dispensador de bebida quecompreende uma pluralidade de bocais de mistura e dispensação multissa-bor, cada bocal multissabor compreendendo pelo menos uma entrada deágua; pelo menos duas entradas de xarope; um caminho de escoamento deágua pelo bocal, que provoca descarga de água do bocal em uma forma la-melar; e pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelo bocal,correspondentemente em comunicação fluida com uma entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope, que inclui um defle-tor de xarope moldado para provocar que o escoamento do xarope pelo ca-minho de escoamento de xarope se abra em forma de leque, na medida emque sai do orifício de descarga, de modo que colida na lamela de água.
Em mais um outro aspecto, a invenção é um dispensador de be-bida que compreende uma pluralidade de bocais de mistura e dispensaçãomultissabor, cada bocal multissabor compreendendo pelo menos uma entra-da de água; pelo menos duas entradas de xarope; um caminho de escoa-mento de água principal pelo bocal; pelo menos dois caminhos de escoa-mento de xarope pelo bocal, correspondentemente em comunicação fluidacom uma entrada de xarope, todos terminando em um orifício de descargade xarope; e pelo menos dois caminhos de escoamento de água secundá-rios, todos desviando água do caminho de escoamento principal e descarre-gando a água desviada por um dos pelo menos dois orifícios de descarga dexarope.
Com a concretização preferida da invenção, um bocal pode serusado para dispensar até quatro diferentes sabores, o que permite que umaampla gama de bebidas seja dispensada com um dispensador tendo umapequena área ocupada. Ao mesmo tempo, o bocal dispensa uma bebidacom uma apresentação agradável, que é bem-misturada na medida em quecai na taça, e o xarope não fica na extremidade da passagem de xarope,onde seria, de outro modo, deslocado quando a bebida seguinte fosse dis-pensada, provocando transferência de sabor.
Essas e outras vantagens da invenção, bem como a própria in-venção, vão ser entendidas em vista dos desenhos, cujo sumário delas éapresentado a seguir.Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva lateral de um dispensadorde gelo e água da presente invenção.
A figura 2 é uma vista em perspectiva lateral de uma parte dodispensador de gelo e água da figura 1 com a cobertura frontal removida.
A figura 3 é uma vista em seção transversal de um bocal de dis-pensa de bebida multissabor de uma primeira concretização da invenção,tomada ao longo da linha 3 - 3 da figura 2, mostrando o caminho de escoa-mento de água.
A figura 4 é uma vista em seção transversal diferente do bocalde dispensa de bebida multissabor da figura 3, mostrando dois dos cami-nhos de escoamento de xarope.
A figura 5 é uma vista detalhada do bocal de dispensa de bebidamultissabor da figura 3.
A figura 6 é uma vista em perspectiva de topo de uma tampa deágua usada no bocal de dispensa de bebida multissabor da figura 3.
A figura 6A é uma vista em perspectiva de topo de uma configu-ração alternativa da tampa de água da figura 6.
A figura 7 é uma vista em perspectiva de topo da tampa de águada figura 6.
A figura 7A é uma vista em perspectiva de fundo da concretiza-ção alternativa da tampa de água da figura 6A.
A figura 8 é uma vista em perspectiva de topo de um distribuidorde água usado no bocal de dispensa de bebida multissabor da figura 3.
A figura 8A é uma vista em perspectiva de fundo da concretiza-ção alternativa do distribuidor de água da figura 8.
A figura 9 é uma vista em perspectiva de fundo do distribuidor deágua da figura 8.
A figura 9A é uma vista em perspectiva de fundo da concretiza-ção alternativa do distribuidor de água da figura 8A.
A figura 10 é uma vista em perspectiva de topo de uma base dexarope usada no bocal de dispensa de bebida multissabor da figura 3.A figura 11 é uma vista em perspectiva de fundo da base de xa-rope da figura 10.
A figura 12 é uma vista em perspectiva de topo de um elementobocal de fundo usado no bocal de dispensa de bebida multissabor da figura 3.
A figura 13 é uma vista em perspectiva de fundo do elementobocal de fundo da figura 12.
A figura 14 é uma vista em seção transversal de um segundobocal de dispensa de bebida multissabor da presente invenção.
A figura 15 é uma vista em perspectiva de topo de uma configu-ração alternativa da base de xarope da figura 10.
A figura 16 é uma vista em perspectiva de fundo detalhada deuma concretização alternativa de um defletor de xarope, que pode ser usadono bocal de dispensa de bebida multissabor da figura 3.
A figura 17 é uma vista em perspectiva da concretização alterna-tiva do defletor de xarope da figura 16.Descrição Detalhada das Concretizações Preferidas
A presente invenção vai ser a seguir descrita adicionalmente.
Nas passagens apresentadas a seguir, diferentes aspectos da invenção sãodefinidos em mais detalhes. Cada aspecto assim definido pode ser combi-nado com qualquer outro aspecto ou aspectos, a menos que indicado deforma clara ao contrário. Em particular, qualquer característica indicada co-mo sendo preferida ou vantajosa pode ser combinada com qualquer outracaracterística ou características, indicadas como sendo preferidas ou vanta-josas.
O termo "lamela" usado no relatório descritivo e nas reivindica-ções tem um significado definido a seguir. O termo "lamela" designa umaforma de fluxo de água, que tem uma pequena dimensão de espessura euma outra dimensão substancialmente mais longa. A lamela não precisa ser,e tipicamente não é, plana. Em vez disso, a forma de lamela do fluxo de á-gua vai ser tipicamente de um cilindro vazado, com um componente cônicona medida em que a forma de lamela se torna uma corrente sólida.A figura 1 ilustra uma concretização de um dispensador combi-nado de gelo e bebida 10 da presente invenção. O dispensador 10 tem seismódulos de dispensação de bebida 20, cada um dos quais pode incluir umbocal de dispensa de bebida multissabor e um painel de seleção de saborcom botões de pressão múltiplos. Na concretização preferida mostrada, odispensador 10 também inclui uma calha de dispensação de gelo 30. O dis-pensador 10 inclui muitos elementos que são convencionais, tais como umabandeja para gotejamento, e elementos convencionais que não são mostra-dos, tais como um depósito de gelo, um agitador, uma chapa fria, um dispo-sitivo de carbonatação e similares.
O dispensador de gelo e bebida preferido 10 é equipado com umconjunto de esmagador de gelo 40, melhor visto na figura 2. (A coberturafrontal do dispensador e várias outras partes, tais como as linhas de xaropee água, não são mostradas na figura 2 com o propósito de clareza.) De pre-ferência, o dispensador pode dispensar gelo triturado ou na forma de cubos.Mais preferivelmente, o dispensador de gelo e água pode dispensar gelotriturado ou na forma de cubo pela mesma calha de dispensação de gelo 30.Os dispensadores de gelo e bebida que dispensam tanto gelo triturado quan-to gelo em cubo são descritos no pedido de patente do mesmo requerentede N9 de série U.S. 11/514.715, depositado em 1- de setembro de 2006, eintitulado "ICE/BEVERAGE DISPENSER WITH IN-LINE ICE CRUSHER",publicado como U.S. 2007/0193299 A1, que é incorporado aqui por referên-cia.
O dispensador 10 usa bombas, válvulas e controles de escoa-mento cerâmicos convencionais (não mostrados) para suprir xaropes de vá-rias fontes de suprimento, tais como xaropes acondicionados em embala-gens do tipo saco dentro de caixa(bag-in-box), os bocais de dispensação debebida multissabor 50. O dispensador 10 inclui uma placa de circuito 46 paracontrolar as várias funções da máquina. Quatro blocos de montagem de vál-vulas vazios 44 são mostrados na figura 2, e quatro conjuntos de válvulas42, também montados nos blocos de montagem, são mostrados. Uma vezque duas válvulas podem ser montadas em cada bloco, até 16 diferentesfluidos podem ser controlados com as várias válvulas e blocos de montagemmostrados no lado esquerdo do dispensador 10 na figura 2. Essas vão con-trolar o fluxo de água (carbonatada ou não carbonatada) e de xarope para asdiferentes entradas em cada bocal de dispensa de bebida multissabor 50.
Para os três bocais de dispensação de bebida multissabor 50 mostrados nolado esquerdo do dispensador, com um de água e quatro para xarope cada,apenas 15 das possíveis 16 válvulas precisam ser usadas.
No dispensador 10, cada bocal é bem-chumbado em apenasuma fonte de água, e cada bebida dispensada para aquele bocal vai, assim,ser ou não carbonatada. Alternativamente, uma linha de água carbonatadaou não carbonatada pode ser conectada a cada entrada de água, ou os bo-cais podem ser equipados com duas entradas de água, de modo que as be-bidas carbonatadas e não carbonatadas podem ser dispensadas do mesmobocal. Também, em vez de ser bem-chumbado, o dispensador 10 pode serequipado com uma derivação múltipla de seleção conectada entre as fontesde ambas as águas carbonatada e não carbonatada. A derivação múltiplatem um mecanismo de seleção que permite que o usuário do aparelho mudefacilmente entre dirigir água carbonatada e não carbonatada pela linha deágua para a válvula de suprimento de água para um determinado bocal. Asderivações múltiplas de seleção são descritas na patente U.S. 6.698.621,que é também incorporada aqui por referência.
Uma primeira concretização de um bocal de dispensa de bebidamultissabor 50 é mostrada nas figuras 3-13. Como melhor visto nas figuras3 e 4, e como explicado em mais detalhes abaixo, cada bocal de dispensade bebida multissabor inclui pelo menos uma entrada de água 68; pelo me-nos duas entradas de xarope 66; um caminho de escoamento de água prin-cipal pelo bocal; e pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, cada um deles em comunicação fluida com uma entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope. O caminho de es-coamento de água é moldado para fazer com que a água (que pode ser car-bonatada ou não carbonatada, dependendo do que é suprido ao bocal) sejadescarregada do bocal em uma forma lamelar, de preferência, em uma for-ma anular. Os orifícios de descarga de xarope, incluem um defletor de xaro-pe, moldado para fazer com que o xarope se abra em forma de leque, namedida em que sai do orifício de descarga, de modo que colide na lamela deágua. O bocal inclui pelo menos dois caminhos de escoamento de água se-cundários, ambos desviando a água do caminho de escoamento principal edescarregando a água desviada por um dos pelo menos dois orifícios dedescarga de xarope.
A figura 5 mostra, em uma forma detalhada, as várias partes u-sadas para produzir o bocal de dispensa de bebida multissabor 50. Essasincluem uma base de montagem de bocal 60, uma tampa de água (tambémreferida como um primeiro disco) 70, um distribuidor de água (também refe-rido como um segundo disco) 80, uma base de xarope 90 e um elementobocal de fundo 100. Cada uma dessas partes pode ser moldada por injeçãoe depois montada para formar o bocal 50. As partes 60, 70, 80 e 90 são sol-dadas sonicamente para formar um conjunto. Conectores do tipo baioneta102, no elemento bocal de fundo 100, são inseridos pelas ranhuras 65, nabase de montagem de bocal 65, com as outras partes ensanduichadas entreeles. A rotação do elemento bocal de fundo 100 com relação à base de mon-tagem 60 trava o elemento bocal de fundo 100 com o resto do bocal. Furosde montagem 63 nos flanges 62 da base de montagem 60 são usados parafixar o bocal 50 no resto do módulo 20 e do dispensador 10. Quando é omomento de limpar o bocal 50, o elemento bocal de fundo 100 é girado nadireção oposta, para liberar a trava de baioneta, e a parte 100 pode ser se-parada da base de montagem 60. O flange 78 na tampa de água forma ofundo da ranhura de anel em O para reter o anel em O 72 no lugar. Os es-paços 75 permitem que os conectores 102 passem por eles de modo a fica-rem travados na base 60.
O caminho de escoamento de água pelo bocal 50 é melhor ob-servado na figura 3. As setas 101 ilustram o fluxo de água pelo bocal 50. Aágua entra no bocal 50 por uma entrada disposta na parte central 68 e escoaem uma direção axial ao longo de um eixo central da entrada 68 para o tubocentral 76 da tampa de água 70. Esse tubo central 76 se encaixa perfeita-mente em um recesso no centro da base de montagem 60. A seguir, o cami-nho de escoamento de água principal fica radial em natureza, definido peloespaço entre a tampa de água 70 e o distribuidor de água 80. A água passapor esse espaço pelos vãos 73 formados em uma parede 77 no fundo datampa de água (figura 7) e pelos vãos 84 formados em uma parede 82 naparte de topo do distribuidor de água 80 (figura 8). O anel em O 72 veda oespaço entre a tampa de água 70 e o elemento bocal de fundo 100.
Há uma região anular no caminho de escoamento de água a ju-sante do caminho de escoamento radial. Essa parte seguinte do caminho deescoamento de água inclui um espaço definido entre duas superfícies deparedes cônicas da base de xarope 90 e o elemento bocal de fundo 100. Asuperfície externa da parede 92 da base de xarope 90 e uma superfície in-terna da parede 103 do elemento bocal de fundo 100 forçam a água a esco-ar descendentemente em um espaço anular convergente. A água é descar-regada por uma abertura anular ao final do seu caminho de escoamento. Ocaminho de escoamento entre as paredes cônicas faz com que a água formeuma lamela, na medida em que é descarregada. A lamela é em uma formagenérica de um cilindro vazado, mas a velocidade da água e o ângulo dassuperfícies cônicas nas paredes 92 e 103 fazem com que a lamela de águaconvirja, na medida em que cai do bocal. Além disso, a tensão superficialnatural da água contribui ainda para a deformação da lamela de água aindamais, na medida em que cai abaixo do fundo do bocal 50. As paredes 104 e106 proporcionam um aspecto decorativo para o bocal 50 e obscurecem aobservação visual do fluxo de bebida a um ponto abaixo do fundo do bocal50, no qual o xarope e a água são bem-misturados.
Os bocais de dispensador de bebida multissabor 50 são projeta-dos para acomodar quatro diferentes sabores de xarope, mas podem serconfigurados também para dispensar dois, três, cinco ou mais diferentes sa-bores de bebida. Cada bocal 50 inclui quatro entradas de xarope 66, quatrocaminhos de escoamento de xarope e quatro orifícios de descarga de xaro-pe. Os caminhos de escoamento de xarope para dois destes são mostradosna figura 4. O xarope entra no bocal por uma mangueira ou outro condutopreso no encaixe que proporciona a entrada 66 na base de montagem dobocal 60. O caminho de escoamento de xarope é definido, em parte, por fu-ros pelos dois discos, tampa de água 70 e distribuidor de água 80. O distri-buidor de água 80 inclui quatro tubos vazados 88 formados monoliticamentecom o resto do disco 80 (figuras 8 e 9) quando é moldado. Esse disco inclui,desse modo, os furos nos tubos 88. Como observado na figura 4, os tubos88 passam pelos furos 74 (figura 6) formados na tampa de água 70. Os tu-bos 88 se estendem ascendentemente até os recessos formados no fundoda base de montagem do bocal 60 quando o bocal 50 é montado. No lado ajusante, os tubos 88 se encaixam nos recessos 96 formados na base de xa-rope 90 (figura 10). Os furos 97 (figura 11) pela base de xarope 90 distribu-em o xarope dos tubos 88 para as câmaras de xarope 89 formadas na basede xarope 90 e na parede horizontal de fundo 107 (figura 3) do elementobocal de fundo 100. A parede horizontal de fundo 107 é presa na parede 103pelas braçadeiras 114. Naturalmente, há um vão entre a parede horizontalde fundo 107 e a parede 103, no qual a corrente de água é descarregada.As braçadeiras 114 são projetadas para ser as mais finas possíveis, de mo-do a não impedir o fluxo de água.
A câmara de xarope 89 fica logo a montante do orifício de des-carga de xarope 112 (figura 13) formado na parede horizontal de fundo 107do elemento bocal de fundo 100. Cada orifício de descarga de xarope incluium defletor de xarope 110 moldado e posicionado para provocar que o es-coamento de xarope pelo orifício se abra em leque, predominantemente paraum lado do bocal. A figura 12 mostra a superfície superior do defletor de xa-rope como sendo cônica. O orifício de descarga 112 é semicircular, e o de-fletor de xarope 110 reside em uma lingüeta, que constitui parte da área se-micircular, como melhor mostrado na figura 13.
De preferência, o defletor de xarope é moldado para fazer comque o fluxo de xarope pelo orifício se abra em leque, para colidir em pelomenos metade da superfície anular da lamela de água. Desse modo, todosos orifícios de descarga de xarope descarregam xarope no caminho de es-coamento de água convergente. Também, os defletores de xarope são, depreferência, posicionados e moldados para fazer com que o xarope se abraem leque no sentido da parte frontal ou parte posterior do bocal (as partesfrontal e posterior sendo termos relativos, mas designando posições compa-radas com o dispensador no qual os bocais são instalados). Ainda que todosos defletores possam dirigir o xarope no sentido da parte frontal (como mos-trado nos presentes desenhos), verificou-se que os defletores em um ladodevem dirigir o leque de xarope pelo lado oposto do fluxo de água. Dessemodo, se a vazão de xarope variar, e é algumas vezes relativamente alta(devido ao tipo de bomba de xarope que é usada), a vazão de xarope vai serespalhada ainda mais e não vai provocar quebra do fluxo de água pelo xarope.
Desse modo, dois defletores em dois dos diferentes orifícios dedescarga vão, de preferência, desviar o fluxo para o mesmo primeiro lado dobocal, e os outros dois vão desviar o fluxo para o mesmo segundo lado (o-posto ao primeiro lado) do bocal. Isso vai ser, de preferência, no sentido daspartes frontal e posterior do dispensador, quando os módulos 20 estão nolugar e o elemento bocal de fundo 100 está na sua posição correta, de modoque os conectores tipo baioneta 102 são travados no lugar pelas ranhuras65. Desse modo, quando um consumidor fica em frente do dispensador 10 eativa um botão de pressão no módulo 20, o fluxo de xarope selecionado vaipassar pelo bocal 50 e ser descarregado no sentido da superfície interna daágua, no lado do fluxo mais próximo ao consumidor para dois dos sabores, eo lado do fluxo mais longe do consumidor para os outros dois sabores, am-bas dessas disposições apresentando um escoamento e uma mistura esteti-camente agradáveis do xarope e da água.
Para ajudar a impedir a transferência de sabor de uma bebidapara a seguinte, o bocal 50 também inclui um caminho de escoamento deágua secundário para cada caminho de escoamento de xarope. O caminhode água secundário descarrega uma pequena quantidade de água em cadacâmara de xarope 89, quando água está escoando no caminho de escoa-mento de água principal. Essa água secundária serve a duas finalidades.Primeiro, porque fica sob pressão, a velocidade da água nesse caminho se-cundário ajuda a forçar o xarope para fora da câmara de xarope. Em segun-do lugar, a água é introduzida no e se mistura com o xarope na câmara 89,isso reduzindo a sua viscosidade. Por conseguinte, o xarope na câmara 89vai ser todo drenado a câmera, quando o fluxo de xarope é interrompido. Oxarope no tubo 88 vai ter uma viscosidade e uma tensão superficial suficien-temente altas, que vai formar um menisco e ficar dentro do tubo 88.
Todos os caminhos de escoamento de água secundários com-preendem um furo 86 pelo distribuidor de água 80 (figuras 8 e 9), e, dessemodo, retiram água do caminho de escoamento principal para fora da parteradial do caminho de escoamento de água. O caminho de escoamento deágua secundário inclui tubos vazados 94 (figura 10) que são formados mo-noliticamente com o resto da base de xarope 90 quando é moldado. A basede xarope 90 tem pequenos furos 98 fora do fundo dos tubos 94. A figura 4mostra as setas 108 representando o fluxo de água secundário fora dos fu-ros 98 para as câmaras de xarope 89.
As figuras 6A, 7A, 8A e 9A ilustram uma configuração alternativapara os discos espaçados entre si, a tampa de água 70 e o distribuidor deágua 80. Para a maior parte, a tampa de água 170 e o distribuidor de água180 têm as mesmas partes funcionais que a tampa de água 70 e o distribui-dor de água 80, tais como os furos 174, os flanges 178, os espaços 175 e otubo 176 na tampa de água 170, e os tubos 188 e os furos 186 no distribui-dor de água 180. A diferença principal, no entanto, é o modo em que a tam-pa de água 170 e o distribuidor de água 180 cooperam para formar o cami-nho de escoamento radial do escoamento de água principal. Com a tampade água 70 e o distribuidor de água 80, toda a área entre os discos nas suasregiões centrais fica inundada. Ainda que o caminho de escoamento de águaseja ainda um caminho de escoamento radial definido por dois discos espa-çados entre si 170 e 180, a água é canalizada em canais específicos 183formados na parte de topo do distribuidor de água 180, e os canais 177 for-mados no fundo da tampa de água 170. Esses canais têm ainda as saídas173 e 184, que são como os vãos 73 e 84 na tampa de água 70 e no distri-buidor de água 80, que alimentam a área anular entre as paredes 92 e 103.A figura 14 mostra uma seção transversal de uma concretizaçãoalternativa de um bocal de dispensa de bebida multissabor 200. O bocal 200tem muitos componentes iguais ao bocal 50, embora alguns deles sejammoldados diferentemente. Por exemplo, inclui uma base de montagem 220,que inclui uma entrada de água 268 e entradas de xarope 266, um elementobocal de fundo 210 removível, uma tampa de água 270 e um distribuidor deágua 260. Há algumas partes adicionais, tais como a placa de topo 230 quese encaixa dentro da base de montagem de bocal 220 para proporcionarcentralização para os tubos constituindo o caminho de escoamento de águae os caminhos de escoamento de xarope. Esses tubos são formados monoli-ticamente com a tampa de água 270. O distribuidor de água 260 inclui ostubos 262 formados monoliticamente com o resto do disco. Os tubos 260proporcionam pontos de soldagem para o conjunto e criam o espaçamentoadequado entre o distribuidor de água 260 e a tampa de água 270, para aárea de alimentação do fluxo de água 257. No bocal 200, a água escoa des-cendentemente axialmente para o canal 254 e é redirecionada radialmentepelo ressalto 252. Do ressalto 252, a água escoa radialmente no espaço 256entre a tampa de água 270 e o distribuidor de água 260 para uma câmaraanular 257. Dela a água escoa pelo canal 258 na forma de um espaço deinclinação para dentro, anular, formado entre duas superfícies cônicas, talcomo no bocal 50. O xarope escoa descendente para o canal 275 e se abreem leque pelo defletor de xarope 277, na medida em que deixa o orifício dedescarga do xarope 269, formado na parede de fundo 224. Ainda que a con-cretização do bocal 200 não inclua quaisquer caminhos de escoamento se-cundários para a água jorrar para fora das câmaras de xarope localizadasacima dos orifícios de descarga 269, esses caminhos de escoamento podemser adicionados.
A figura 15 mostra uma concretização alternativa de uma basede xarope 390. A base de xarope 390 é exatamente como a base de xarope90 em muitos aspectos, incluindo os tubos vazados 394 usados para condu-zir o fluxo de água secundário, e os recessos 396 para os tubos de xarope88. A base de xarope 390, no entanto, inclui as nervuras 392 na superfícieda parede externa. Essas nervuras podem ser usadas em algumas concreti-zações do bocal 50, se forem necessárias para equilibrar o fluxo de água, demodo qüe seja distribuída uniformemente em torno do perímetro da base dexarope.
As figuras 16 e 17 ilustram um modo alternativo de proporcionarum defletor de xarope. Nessa concretização, o defletor 360 é moldado comouma peça separada. A parede de fundo 352 do elemento bocal 350 tem umcanal 362 moldado nele. Oposta à superfície inclinada 364 do defletor, umacrista de união (não mostrada) é moldada com a peça. A crista desliza parao canal 362, quando o defletor 360 é adicionado ao resto do bocal 350. Estapode ser colada no lugar ou fixada por um encaixe de tolerância estreita. Oxarope deixando o orifício de descarga 365 toca na superfície inclinada 364e se abre em leque, como descrito com as concretizações anteriores.
Os bocais de dispensação de bebida multissabor descritos nopresente relatório descritivo proporcionam muitas vantagens. Não apenaspermitem que bebidas múltiplas sejam dispensadas do mesmo bocal, masevitam o problema de transferência de sabor entre as diferentes bebidas.
Também, proporcionam uma bebida bem-misturada e apresentam uma a-presentação de servir bebida esteticamente agradável. Além disso, a concre-tização preferida é feita de peças moldadas por injeção, que são de um bai-xo custo de manufatura e de fácil montagem, contudo, o elemento bocal defundo decorativo pode ser facilmente removido para limpeza.
Deve-se considerar que o aparelho da presente invenção é ca-paz de ser incorporado na forma de uma variedade de concretizações, ape-nas umas poucas delas foram ilustradas e descritas acima. Por exemplo, emvez de todos os seis módulos 20 incluindo um bocal de dispensa de bebidamultissabor, um ou mais dos módulos podem ser equipados com um bocalnormal que dispensa apenas um sabor de bebida, ou o dispensador podeincluir um ou mais bocais, dos quais um sabor adicional pode ser dispensa-do em uma taça, para proporcionar um disparo extra de sabor a uma bebidaparticular. A invenção pode ser apresentada em outras formas, sem que seafaste do seu espírito ou das suas características essenciais. As concretiza-ções descritas vão ser consideradas em todos os aspectos apenas comoilustrativas e não limitantes, e o âmbito da invenção é portanto indicado pe-las reivindicações anexadas em vez de pela descrição precedente. Todas asvariações que se encaixam no significado e na faixa de equivalência dasreivindicações vão ser abrangidas dentro do âmbito delas.

Claims (22)

1. Bocal de dispensa de bebida multissabor compreendendo:a) pelo menos uma entrada de água;b) pelo menos duas entradas de xarope;c) um caminho de escoamento de água pelo bocal, que provocadescarga de água do bocal em forma lamelar;d) pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, cada um deles em comunicação fluida com cada entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope; ee) os pelo menos dois orifícios de descarga de xarope incluindoum defletor de xarope, moldado para provocar escoamento do xarope pelocaminho de escoamento de xarope, para abrir em leque na medida em quesai do orifício de descarga, de modo que colida na lamela de água.
2. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 1, em que o caminho de escoamento de água inclui uma regi-ão anular na sua extremidade terminal, fazendo com que a lamela de águaseja na forma genérica de um cilindro vazado.
3. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 1, em que o defletor de xarope é moldado e posicionado parafazer com que o fluxo de xarope pelo orifício se abra em leque, predominan-temente em um lado do bocal.
4. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 3, em que os defletores de xarope, em ambos os orifícios dedescarga de xarope, fazem com que o xarope se abra em leque no sentidodo mesmo lado do bocal.
5. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 2, em que o defletor de xarope é moldado para fazer com queo fluxo de xarope pelo orifício se abra em leque, para colidir em pelo menosmetade da superfície anular da lamela de água.
6. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 1, em que o bocal compreende quatro entradas de xarope equatro caminhos de escoamento de xarope, e quatro orifícios de descargade xarope.
7. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 2, em que o caminho de escoamento de água inclui um cami-nho de escoamento radial, definido pelos dois discos espaçados entre si.
8. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 7, em que a região anular do caminho de escoamento fica ajusante do caminho de escoamento radial.
9. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 1, em que o caminho de escoamento de água inclui um espaçodefinido entre duas superfícies de paredes cônicas e as descargas de águapor uma área anular, em um caminho de escoamento que tende para a con-vergência.
10. Bocal de dispensa de bebida multissabor compreendendo:a) pelo menos uma entrada de água;b) pelo menos duas entradas de xarope;c) um caminho de escoamento de água principal pelo bocal;d) pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, cada um deles em comunicação fluida com cada entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope; ee) pelo menos dois caminhos de escoamento de água secundá-rios, todos desviando água do caminho de escoamento principal e descarre-gando a água desviada por um dos pelo menos dois orifícios de descarga dexarope.
11. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 10, em que a entrada de água inclui um caminho de escoa-mento axial para o bocal, ao longo de um eixo central, e um fluxo radial entredois discos espaçados entre si.
12. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 11, em que os caminhos de escoamento de água secundárioscompreendem todos um furo por um dos discos, definindo o caminho de es-coamento de água radial.
13. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 10, em que o caminho de escoamento de água inclui um espa-ço definido entre duas superfícies de paredes cônicas e as descargas deágua por uma área anular, em um caminho de escoamento que tende para aconvergência, e todos os orifícios de descarga de xarope descarregam xaro-pe no caminho de escoamento de água convergente.
14. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 10, em que os orifícios de descarga de xarope incluem um de-fletor de xarope moldado para fazer com que o xarope escoando pelo cami-nho de escoamento de xarope se abra em leque, na medida em que deixa oorifício de descarga.
15. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 10, em que o caminho de escoamento de água é definido, emparte, por um espaço entre dois discos, e o caminho de escoamento de xa-rope é definido, em parte, por furos pelos dois discos.
16. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 15, em que o caminho de escoamento de xarope é definido,em parte, por um tubo, que é formado monoliticamente com um dos doisdiscos, e o tubo passa por um furo no outro dos dois discos.
17. Bocal de dispensa de bebida multissabor de acordo com areivindicação 16, em que o tubo se esvazia em uma câmara de xarope amontante do orifício de descarga de xarope, e o caminho de escoamento deágua secundário também descarrega na dita câmara de xarope.
18. Dispensador de bebida compreendendo uma pluralidade debocais de dispensação de bebida multissabor, cada bocal compreendendo:a) pelo menos uma entrada de água;b) pelo menos duas entradas de xarope;c) um caminho de escoamento de água pelo bocal, que provocadescarga da água do bocal em uma forma lamelar; ed) pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, cada um deles em comunicação fluida com cada entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope; ee) os pelo menos dois orifícios de descarga de xarope incluindoum defletor de xarope moldado para provocar escoamento de xarope pelocaminho de escoamento de xarope, para que se abra em leque, na medidaem que deixa o orifício de descarga, de modo que colida na lamela de água.
19. Dispensador de bebida de acordo com a reivindicação 18,em que o dispensador também inclui uma calha de dispensação de gelo.
20. Dispensador de bebida de acordo com a reivindicação 19,em que o dispensador também inclui um triturador de gelo, e o dispensadorpode dispensar gelo triturado ou em cubo pela calha de dispensação de gelo.
21. Dispensador de bebida de acordo com a reivindicação 18,em que o dispensador inclui ainda um bocal, do qual um sabor adicional po-de ser dispensado em uma taça.
22. Dispensador de bebida compreendendo uma pluralidade debocais de dispensação de bebida multissabor, cada bocal compreendendo:a) pelo menos uma entrada de água;b) pelo menos duas entradas de xarope;c) um caminho de escoamento de água principal pelo bocal;d) pelo menos dois caminhos de escoamento de xarope pelobocal, cada um deles em comunicação fluida com cada entrada de xarope,todos terminando em um orifício de descarga de xarope; ee) pelo menos dois caminhos de escoamento de água secundá-rios, todos desviando água do caminho de escoamento principal e descarre-gando a água desviada por um dos pelo menos dois orifícios de descarga dexarope.
BRPI0804812-6A 2007-11-06 2008-11-06 bocal de dispensa de bebida multissabor e dispensador usando o mesmo BRPI0804812A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US98591407P 2007-11-06 2007-11-06

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804812A2 true BRPI0804812A2 (pt) 2010-07-27

Family

ID=40377230

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804812-6A BRPI0804812A2 (pt) 2007-11-06 2008-11-06 bocal de dispensa de bebida multissabor e dispensador usando o mesmo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20090120958A1 (pt)
EP (1) EP2058273A3 (pt)
CN (1) CN101444395A (pt)
BR (1) BRPI0804812A2 (pt)

Families Citing this family (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8091737B2 (en) * 2008-03-13 2012-01-10 Lancer Partnership, Ltd Method and apparatus for a multiple flavor beverage mixing nozzle
ITTO20090124U1 (it) * 2009-09-04 2011-03-05 Luca Drocco Sistema di sblocco o movimentazione di una testa di dosaggio di fluidi.
GB2475290A (en) * 2009-11-12 2011-05-18 Kraft Foods R & D Inc Nozzle for beverage preparation machines
BR112013027211A2 (pt) 2011-04-22 2017-01-03 Pepsico Inc Sistema de fornecimento de bebidas com capacidade de mídia social
US8746506B2 (en) 2011-05-26 2014-06-10 Pepsico, Inc. Multi-tower modular dispensing system
US8985396B2 (en) 2011-05-26 2015-03-24 Pepsico. Inc. Modular dispensing system
US9218704B2 (en) 2011-11-01 2015-12-22 Pepsico, Inc. Dispensing system and user interface
EP2804511B1 (en) * 2012-01-17 2018-03-21 Koninklijke Philips N.V. Adjustable dispensing nozzle
USD696267S1 (en) 2012-01-19 2013-12-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD696266S1 (en) 2012-01-19 2013-12-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD703681S1 (en) 2012-01-19 2014-04-29 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD702698S1 (en) 2012-01-19 2014-04-15 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD702247S1 (en) 2012-01-19 2014-04-08 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD696265S1 (en) 2012-01-19 2013-12-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD702699S1 (en) 2012-01-19 2014-04-15 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD696264S1 (en) 2012-01-19 2013-12-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
US9388033B2 (en) 2012-02-08 2016-07-12 Fbd Partnership, Lp Beverage dispenser
US8528786B2 (en) 2012-02-08 2013-09-10 FBD Partnership Beverage dispenser
USD707701S1 (en) 2013-02-25 2014-06-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD701875S1 (en) 2013-02-25 2014-04-01 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD701876S1 (en) 2013-02-25 2014-04-01 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD704728S1 (en) 2013-02-25 2014-05-13 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
USD707700S1 (en) 2013-02-25 2014-06-24 Pepsico, Inc. Display screen with graphical user interface
CN104709864B (zh) * 2013-12-16 2018-05-25 松下知识产权经营株式会社 饮料提供机
JP6417776B2 (ja) * 2014-08-05 2018-11-07 富士電機株式会社 カップ内飲料調合方法
JP6526958B2 (ja) * 2014-10-31 2019-06-05 パナソニック株式会社 飲料供給装置
JP6385797B2 (ja) 2014-10-31 2018-09-05 パナソニック株式会社 飲料供給装置
WO2016164780A1 (en) 2015-04-10 2016-10-13 Cornelius, Inc. Multiple flavor beverage dispenser
CN108236377A (zh) * 2015-11-11 2018-07-03 颜秀分 一种加冰装置的组装方法
EP3377439A4 (en) * 2015-11-17 2019-07-17 The Coca-Cola Company MICRO-INGREDIENT DRINK DISPENSER
CN105496203A (zh) * 2015-12-24 2016-04-20 吴海 一种多位饮品分杯器
US10252904B2 (en) 2016-09-12 2019-04-09 Cornelius, Inc. Systems and methods of custom condiment dispensing
KR101879575B1 (ko) * 2016-09-26 2018-07-18 백종수 복수의 급수꼭지를 가진 냉온수기
US10315236B2 (en) 2016-10-25 2019-06-11 Cornelius, Inc. Systems and methods of food dispenser cleaning
US10507479B2 (en) 2016-11-01 2019-12-17 Cornelius, Inc. Dispensing nozzle
US11748827B2 (en) 2018-08-06 2023-09-05 Marmon Foodservice Technologies, Inc. Order fulfillment system
USD929440S1 (en) 2019-04-19 2021-08-31 Pepsico, Inc. Display screen or portion thereof with animated graphical user interface
US20220288541A1 (en) * 2021-03-12 2022-09-15 Drop Water Corporation Multi additive channel head
EP4151587A1 (en) * 2021-09-16 2023-03-22 Unito Smart Technologies Limited Beverage mixing device and mixing tap system

Family Cites Families (68)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2619387A (en) * 1948-09-11 1952-11-25 Richard T Cornelius Beverage mixing and dispensing device
US4218014A (en) * 1979-02-21 1980-08-19 The Cornelius Company Multiple flavor post-mix beverage dispensing head
US4509690A (en) * 1982-12-06 1985-04-09 The Cornelius Company Carbonated beverage mixing nozzle for a dispenser
US4658988A (en) * 1984-04-02 1987-04-21 The Cornelius Company Multiple flavor post-mix beverage dispensing apparatus
US4765513A (en) * 1985-08-26 1988-08-23 The Cornelius Company Post-mix beverage dispenser with nozzle
US4753370A (en) * 1986-03-21 1988-06-28 The Coca-Cola Company Tri-mix sugar based dispensing system
US5000351A (en) * 1986-03-21 1991-03-19 The Coca-Cola Company Concentrate dispensing system for a post-mix beverage dispenser
USD309232S (en) * 1986-10-20 1990-07-17 Automatic Bar Controls, Inc. Beverage dispensing head
US4889148A (en) * 1986-10-29 1989-12-26 The Coca-Cola Company Flow control valve for a dispensing system
US4821925A (en) * 1987-05-14 1989-04-18 The Coca-Cola Company Narrow, multiflavor beverage dispenser valve assembly and tower
GB8720929D0 (en) * 1987-09-05 1987-10-14 Imi Cornelius Uk Ltd Beverage dispenser
US5000357A (en) * 1987-10-13 1991-03-19 Abc/Sebrn Tech Corp. Inc. Soft drink dispenser
US4928854B1 (en) * 1988-05-19 2000-04-04 Mccann Eng & Mfg Superflow diffuser and spout assembly
US4986447A (en) * 1988-05-19 1991-01-22 Mccann's Engineering And Manufacturing, Co. Beverage distribution system
US4932564A (en) * 1988-05-20 1990-06-12 The Cornelius Company Multiple flavor post-mix beverage dispensing head
US5042692A (en) * 1988-08-12 1991-08-27 Automatic Bar Controls, Inc. Beverage dispensing apparatus
US5033651A (en) * 1989-02-06 1991-07-23 The Coca-Cola Company Nozzle for postmix beverage dispenser
US5072859A (en) * 1989-02-27 1991-12-17 The Coca-Cola Company Beverage dispensing system with clear dring purge and method
US4951719A (en) * 1989-02-27 1990-08-28 The Coca-Cola Company Automatic postmix beverage dispensing system with flavor indicators
US4979639A (en) * 1989-05-23 1990-12-25 The Coca-Cola Company Beverage dispenser control valve and ratio control method therefor
US5048726A (en) * 1989-06-30 1991-09-17 Mccann's Engineering And Manufacturing Co. Superflow diffuser and spout assembly
US5203474A (en) * 1990-06-16 1993-04-20 Alco Standard Corporation Beverage dispensing nozzle
US5170912A (en) * 1990-09-07 1992-12-15 Du Benjamin R Proportioning pump
US5188255A (en) * 1990-09-07 1993-02-23 Du Benjamin R Method and apparatus for facilitating the cleaning of a spray aperture in a mixing chamber of a nozzle
US5186363A (en) * 1992-02-21 1993-02-16 Haynes Joel E Liquid mixing and dispensing nozzle
US5269442A (en) * 1992-05-22 1993-12-14 The Cornelius Company Nozzle for a beverage dispensing valve
JP3407231B2 (ja) * 1994-03-18 2003-05-19 富士電機株式会社 多重香味後混合式飲料分配器
US5526959A (en) * 1994-12-09 1996-06-18 Abc Techcorp. Soft drink dispensing head
US5725125A (en) * 1995-09-25 1998-03-10 Emperor Tea Company, Ltd. Method of and means for providing multiple flavored beverages from a dispensing valve from a beverage dispensing unit
JP3540516B2 (ja) * 1996-08-28 2004-07-07 三洋電機株式会社 マルチバルブ清涼飲料ディスペンサ
IT1286261B1 (it) * 1996-10-15 1998-07-08 Celli Spa Complesso diffusore per dispensatori di bevande raffreddate provvisti di valvole post-mix
IT1297386B1 (it) * 1997-12-18 1999-09-01 Enrica Pellegrini Sistema manifold a blocchi modulari per distributori di bevande postmix e premix e metodo per la realizzazione di una linea di
US6345729B1 (en) * 1998-08-03 2002-02-12 Lancer Partnership, Ltd. Multiple flavor beverage dispensing air-mix nozzle
US6047859A (en) * 1998-08-03 2000-04-11 Lancer Partnership, Ltd Multiple flavor beverage dispensing air-mix nozzle
US6098842A (en) * 1998-08-03 2000-08-08 Lancer Partnership, Ltd. Multiple flavor beverage dispensing air-mix nozzle
US5954235A (en) * 1998-08-20 1999-09-21 Schroeder; Alfred Augustus Dispensing valve mounting assembly
CN1251938C (zh) * 1999-02-08 2006-04-19 可口可乐公司 饮料分配系统及从饮料分配器提供饮料选择的方法
US6173862B1 (en) * 1999-03-15 2001-01-16 Parker-Hannifin Corporation Beverage dispense head
JP2000272698A (ja) * 1999-03-19 2000-10-03 Fuji Electric Co Ltd シロップ飲料供給ノズル装置
US6401981B1 (en) * 1999-03-30 2002-06-11 Mccann' Engineering & Mfg. Co. Sanitary beverage dispensing spout
US6223948B1 (en) * 1999-08-02 2001-05-01 Lancer Partnership, Ltd Additive injector for a dispensing valve
US6321938B1 (en) * 1999-10-22 2001-11-27 Lancer Partnership, Ltd. Nozzle assembly for a beverage dispenser
US6192935B1 (en) * 1999-11-19 2001-02-27 Lancer Partnership, Ltd. Dispensing valve mounting assembly
GB0007586D0 (en) * 2000-03-29 2000-05-17 Imi Cornelius Uk Ltd Beverage dispense apparatus
US6698621B2 (en) 2000-04-14 2004-03-02 Manitowoc Foodservice Companies, Inc. Selection manifold for beverage dispenser
US6547100B2 (en) * 2000-05-01 2003-04-15 The Coca-Cola Company Soft drink dispensing machine with modular customer interface unit
GB2366352A (en) * 2000-08-22 2002-03-06 Imi Cornelius Valve
US6554165B2 (en) * 2001-03-15 2003-04-29 Cactrus Drink Systems Inc. Beverage dispenser
US7383966B2 (en) * 2002-09-03 2008-06-10 The Coca-Cola Company Dispensing nozzle
US6877635B2 (en) * 2003-01-03 2005-04-12 Gus J. Stratton Beverage dispensing apparatus including a whipper insert and method
US7048147B2 (en) * 2003-02-21 2006-05-23 The Coca-Cola Company Liquid dispensing device
ES2305666T3 (es) * 2003-02-21 2008-11-01 The Coca-Cola Company Dispositivo de distribucion de bebidas.
US6669053B1 (en) * 2003-04-05 2003-12-30 Brent Garson Beverage dispenser
JP4242201B2 (ja) * 2003-04-30 2009-03-25 ホシザキ電機株式会社 混合液体注出ヘッド
US7028864B2 (en) * 2003-04-30 2006-04-18 Mccann's Engineering & Mfg. Co. Bar gun
US20060237479A1 (en) * 2003-06-03 2006-10-26 David Fox Post-mix beverage dispenser for creating frothed beverages
US7070068B2 (en) * 2003-06-03 2006-07-04 David Fox Post-mix beverage dispenser for creating frothed beverages
US20060196886A1 (en) * 2003-06-03 2006-09-07 David Fox Multiple beverage dispensing assembly for viscous and frothed beverages
US6871761B2 (en) * 2003-06-03 2005-03-29 David Fox Post-mix beverage dispenser for frothed beverages
US6983863B2 (en) * 2003-08-28 2006-01-10 Lancer Partnership, Ltd. Method and apparatus for beverage dispensing nozzle
US7445133B2 (en) * 2003-10-12 2008-11-04 Daniel Ludovissie Multiple beverage and flavor additive beverage dispenser
US20050269360A1 (en) * 2004-05-14 2005-12-08 Pepsico Inc. Multi-flavor valve
US7828175B2 (en) * 2004-05-21 2010-11-09 Pepsico, Inc. Beverage dispensing system with a head capable of dispensing plural different beverages
US20060138170A1 (en) * 2004-11-18 2006-06-29 Eric Brim Systems and methods for dispensing fluid
US7575185B2 (en) * 2005-02-01 2009-08-18 Pepsico, Inc. Beverage and ice dispenser capable of selectively dispensing cubed or crushed ice
US7665632B2 (en) * 2005-06-24 2010-02-23 The Coca-Cola Company Nozzle flow splitter
WO2007028029A2 (en) 2005-09-02 2007-03-08 Manitowoc Foodservice Companies, Inc. Ice/beverage dispenser with in-line ice crusher
US7798367B2 (en) * 2005-12-12 2010-09-21 Carrier Corporation Mixing nozzle

Also Published As

Publication number Publication date
EP2058273A2 (en) 2009-05-13
CN101444395A (zh) 2009-06-03
EP2058273A3 (en) 2009-07-08
US20090120958A1 (en) 2009-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0804812A2 (pt) bocal de dispensa de bebida multissabor e dispensador usando o mesmo
JP4688493B2 (ja) ポストミックス式自販機用分配ノズル
EP2262717B1 (en) Apparatus for a multiple flavor beverage mixing nozzle
US11814278B2 (en) Methods and apparatus for post-mix drink dispensing
RU2319661C2 (ru) Сопло для розлива напитка и способ формирования напитка (варианты)
RU2254290C2 (ru) Сопло воздушного смешивания для розлива напитков со множеством ароматов
US6871761B2 (en) Post-mix beverage dispenser for frothed beverages
US20060196886A1 (en) Multiple beverage dispensing assembly for viscous and frothed beverages
US6698621B2 (en) Selection manifold for beverage dispenser
US7070068B2 (en) Post-mix beverage dispenser for creating frothed beverages
CN102028412A (zh) 多口味饮料分配喷嘴与使用它的分配器
US20060071015A1 (en) Water changeover manifold for beverage dispenser and method
US20230331532A1 (en) Beverage dispensing system
US6981615B2 (en) Modular diluent changeover manifold for beverage dispensers
KR20190071753A (ko) 후 혼합 음료를 위한 음료 분배기
US20230190031A1 (en) Dispenser cartridge
GB2230252A (en) A multi-flavour drink dispenser

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE.