BRPI0804784A2 - unidade estrutural e processo de produção das mesmas - Google Patents

unidade estrutural e processo de produção das mesmas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804784A2
BRPI0804784A2 BRPI0804784-7A BRPI0804784A BRPI0804784A2 BR PI0804784 A2 BRPI0804784 A2 BR PI0804784A2 BR PI0804784 A BRPI0804784 A BR PI0804784A BR PI0804784 A2 BRPI0804784 A2 BR PI0804784A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coccus
production process
astrocaryum
elements
structural unit
Prior art date
Application number
BRPI0804784-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Jadir De Souza Rocha
Tereza Maria Farias Bessa
Cynthia Lins Falcone Pontes
Vania Maria Oliveira Da Camara Lima
Original Assignee
Inpa Inst Nac De Pesquisas Da Amazonia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inpa Inst Nac De Pesquisas Da Amazonia filed Critical Inpa Inst Nac De Pesquisas Da Amazonia
Priority to BRPI0804784-7A priority Critical patent/BRPI0804784B1/pt
Publication of BRPI0804784A2 publication Critical patent/BRPI0804784A2/pt
Publication of BRPI0804784A8 publication Critical patent/BRPI0804784A8/pt
Publication of BRPI0804784B1 publication Critical patent/BRPI0804784B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04CSTRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
    • E04C2/00Building elements of relatively thin form for the construction of parts of buildings, e.g. sheet materials, slabs, or panels
    • E04C2/02Building elements of relatively thin form for the construction of parts of buildings, e.g. sheet materials, slabs, or panels characterised by specified materials
    • E04C2/10Building elements of relatively thin form for the construction of parts of buildings, e.g. sheet materials, slabs, or panels characterised by specified materials of wood, fibres, chips, vegetable stems, or the like; of plastics; of foamed products
    • E04C2/16Building elements of relatively thin form for the construction of parts of buildings, e.g. sheet materials, slabs, or panels characterised by specified materials of wood, fibres, chips, vegetable stems, or the like; of plastics; of foamed products of fibres, chips, vegetable stems, or the like
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B1/00Constructions in general; Structures which are not restricted either to walls, e.g. partitions, or floors or ceilings or roofs
    • E04B1/02Structures consisting primarily of load-supporting, block-shaped, or slab-shaped elements
    • E04B1/12Structures consisting primarily of load-supporting, block-shaped, or slab-shaped elements the elements consisting of other material

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Dry Formation Of Fiberboard And The Like (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)

Abstract

UNIDADE ESTRUTURAL E PROCESSO DE PRODUçãO DAS MESMAS A presente invenção diz respeito a processo que apresenta as fases de aproveitamento de resíduos de origem vegetal não-madeireiros para confecçãode unidades estruturais vegetais, utilizando elementos vegetais de Berthdlletia, Astrocaryum e de Coccus.

Description

Relatório Descritivo de Patente de invenção
Unidade Estrutural ε Processo de Produção das Mesmas
Campo da Invenção
A presente invenção diz respeito a processo que apresenta as fases deaproveitamento de resíduos de origem vegetal não-madeireiros para confecçãode unidades estruturais vegetais, utilizando elementos vegetais de plantas dosgêneros Bertholietia, Astrocaryum e de Coccus. A área principal de aplicaçãoda invenção é como material na construção civil, com possibilidades desubstituição da madeira e dos tijolos de argila e de cimento-areia, entre outros.
Antecedentes da Invenção
Placas
Placas são utilizadas em construções modulares como unidadesseccionais pré-fabricadas, as quais têm uma ampla variedade de utilidades,servindo a esses propósitos temporariamente, por um longo prazo ou atémesmo como instalações permanentes.
Os usos podem incluir canteiros de obra, escolas, salas de aula,alojamentos militares e civis, e indústrias, assim como solução interessantepara a construção de prédios em locais do mundo onde a construção civil e aespeculação imobiliária têm grande demanda. A fim de se proporcionar oerguimento mais acelerado de prédios, são utilizados módulos pré-fabricadosespecificamente em algumas partes das edificações, como os banheiros.
Edificações modulares são uma perfeita solução para áreas remotas oururais onde a construção convencional reticular não é viável economicamenteou até mesmo tecnicamente.
Tijolos
O tijolo do tipo solo-cimento é produzido a partir da aglutinaçãohomogênea e compactado de solo e cimento com a adição de água, emproporções adequadas.Nos processos de prensagem, secagem e cura, os tijolos são prensadoscom terra estabilizada, aglomerantes hidráulicos, tais como o cimento Portlande a cal hidratada, e devem passar por um período de cura, semelhante à curado concreto, na qual os tijolos são umedecidos constantemente por cerca desete dias, objetivando garantir o processamento normal das reações químicasocasionadas pela hidratação do cimento ou da cal.
O tijolo do tipo ecológico apresenta um processo de fabricação bastantesimples de cinza-cal, no qual a terra passa por um triturador para fazer aquebra dos grãos. Em seguida, o pó de pedra, a argila, a areia amarela e aterra são misturados em uma betoneira. Posteriormente, a mistura é colocadaem outro triturador e segue para a esteira, sendo lançada em uma peneirarotativa. Na fase final, o material recebe água para endurecê-lo e deve serprotegido do sol e do vento durante sete dias.
O tijolo convencional utiliza como matéria prima a argila, a qual éextraída por retro-escavadeira, que faz o abastecimento de um caminhãobasculante e em seguida o material é conduzido à caixa de alimentação, ondese faz a mistura dos tipos de argila. Da caixa de alimentação, o material écarregado manualmente à transportadora automática, que irá conduzi-lo até omisturador. Depois de controlar a umidade no misturador e efetuado a misturadas argilas, o material desce por gravidade ao Iaminador para reduzir a argilapastosa em lâminas finas, passando-a entre dois cilindros de ferro fundido querealizam o processo de trituração por esmagamento de pedrinhas ou torrõesainda não desfeitos, produzindo, assim, mais uma mistura.
Na fase seguinte, é feito o transporte do material laminado através deuma esteira automática até a maromba a vácuo (máquina de fabricar tijolos),onde dispositivos (calcadores ou alimentadores) empurram o material atravésdas grelhas, ocorrendo fragmentação em pequenas porções, nas quais seprocessa a desaeração e, com isso, se reduz ao mínimo o ar contido ouincluído na massa cerâmica pela ação conjunta das misturas e da águaagregada. Ao passar no parafuso-sem-fim, a argila é impelida para frente,passando através da câmara de vácuo e depois através dos orifícios daboquilha, passa sobre os rolos da máquina cortadora e, automaticamente, écortado nas dimensões correspondentes ao comprimento dos tijolos furados.
A penúltima fase do processo é a secagem natural por período deaproximadamente 10 dias com tempo bom e cerca de 30 dias quando o tempoestiver frio e úmido. O tempo de secagem pode ser reduzido para até 72 horas,sendo utilizada a secagem artificial em estufas convencionais. Na última fase,os tijolos ao saírem da secagem, são manualmente transportados até os fornose empilhados para que a queima se processe homogeneamente.
No âmbito patentário, alguns documentos descrevem métodos deconstrução de tijolos.
O documento WO 86/02292 descreve um método de produção de placasa partir de fibras de madeira que sobram de outros processos utilizando umelemento aglutinador do grupo das resinas. A presente invenção difere dodocumento citado por compreender especificamente de plantas dos gênerosBertholletia, Astrocaryum e Coccus.
O documento WO 99/49129 descreve um método extração desubstâncias tânicas e de produção de material lignocelulósico, utilizado emplacas de madeira, a partir do castanheiro (Bertholletia exceisa). A presenteinvenção difere deste documento porque compreende, além do gêneroBertholietia, elementos de plantas dos gêneros Astrocaryum e Coccus nacomposição das unidades estruturais vegetais.
O documento EP 1,088,937 descreve um processo de produção defibras do coco para serem utilizadas na produção de papéis de alta qualidade.A presente invenção difere do documento citado por compreender um processode produção de unidades estruturais e, não, um processo de produção defolhas de papel.
O documento WO 07/137958 descreve óleos de Berthoiietia eAstrocaryum sendo utilizados em produtos para colorir a pele. A presenteinvenção difere desse documento por tratar de partículas a serem utilizadas emunidades estruturais vegetais e, não, de óleos em produtos para a pele e poradicionalmente compreender Coccus.Portanto, não foi encontrado nenhum documento antecipando e/ousugerindo as particularidades da presente invenção.
Sumário da Invenção
É um objeto da presente invenção uma unidade estruturalcompreendendo:
a) 90% a 95% de elementos vegetais obtidos das plantas do gêneroBertholletia, Astrocaryum e Coccus,
b) 5% a 10% de elementos de aglutinação.
Em uma realização preferencial, os elementos vegetais são oriundos deBertholletia exeelsa, Astrocaryum aeuleatum e Coccus nucifera.
É um objeto adicional da presente invenção o processo de produção daunidade estrutural vegetal compreendendo:
a) trituração de elementos vegetais de plantas do gênero Bertholletia,Astrocaryum e Coccus,
b) secagem das partículas de a) até atingirem teores de umidade entre 10% a 6%;
c) formação do colchão de partículas com elementos de aglutinação;
d) prensagem a uma temperatura variando de 113°C a 120°C.
20 Esses e outros objetos da invenção serão valorizados e melhorcompreendidos a partir da descrição detalhada da invenção.
Descrição das Figuras
A figura 1 mostra a perspectiva do tijolo a ser confeccionado.
A figura 2 mostra a perspectiva de encaixe dos tijolos.
Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar umadas inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, oescopo da mesma.
Unidades estruturais vegetaisAs "unidades estruturais vegetais" da presente invenção compreendemquaisquer elementos estruturais que podem ser utilizados em construções,como placas modulares e tijolos. São formadas por elementos vegetaistriturados e secos, e elementos aglutinadores, como resinas.
Elemento vegetal
Os "elementos vegetais" da presente invenção compreendem elementosde Bertholietia, Astrocaryum e Coccus que possam ser utilizados para aconstrução de unidades estruturais como frutos, ouriços, cascas e mesocarpos,entre outros.
Em especial, são utilizados os ouriços e cascas da castanha-do-pará(,Bertholietia exee/sa) e o mesocarpo de côco (Coeeus nueifera) e tucumã(,Astroearyum aeuIeatum).
Em uma realização preferencial, a presente invenção utiliza cerca de50% de Bertholietia exee/sa, cerca de 15% de Astroearyum aeuleatum e cercade 35% de Coeeus nueifera.
Elementos aglutinadores
Os "elementos aglutinadores" da presente invenção compreendem oscompostos que possam ser utilizados para agregar os elementos vegetais nasunidades estruturais vegetais, podendo ser utilizadas as seguintes resinas:poliéster, uréia-formaldeído, melamina-uréia-formaldeído, fenol-melamina-uréia-formaldeído, fenol-formaldeído. Em uma realização preferencial, apresente invenção utiliza 5% a 10% de uma das resinas citadas acima e/oucom esses mesmos percentuais para outras resinas.
Processo de Produção
O processo de produção da presente invenção compreende asseguintes etapas:
a) trituração de elementos vegetais de plantas do gênero Bertholietia,Astroearyum e Coeeus,
b) secagem das partículas de a) até atingirem teores de umidade entre10% a 6%;
c) formação do colchão de partículas com elementos de aglutinação;d) prensagem a uma temperatura variando de 113°C a 120°C.
Em especial, a partícula poderá ter comprimento máximo de 4,5 cm eespessura máxima de 4,0 mm.
O técnico no assunto saberá avaliar que a presente invenção pode serrealizada de diferentes maneiras à luz das informações aqui descritas.

Claims (7)

Unidade Estrutural ε Processo de Produção das Mesmas
1. Unidade estrutural caracterizada por compreender:a) 90% a 95% de elementos vegetais obtidos das plantas dogênero Bertholietia, Astrocaryum e Coccus,b) 5% a 10% de elementos de aglutinação.
2. Unidade estrutural, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapor compreender elementos vegetais oriundos de Bertholietia exce/sa,Astrocaryum aculeatum e Coccus nucifera.
3. Unidade estrutural, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapor compreender cerca de 50% de Bertholietia, cerca de 15% de Astrocaryume cerca de 35% de Coccus.
4. Processo de produção de unidades estruturais caracterizado porcompreender as etapas de:a) trituração de elementos vegetais de plantas do gêneroBertholietia, Astrocaryum e Coccus,b) secagem das partículas de a) até atingirem teores de umidadeentre 6% a 10%;c) formação do colchão de partículas com elementos deaglutinação;d) prensagem a uma temperatura variando de 113°C a 120°C.
5. Processo de produção, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado por compreender elementos vegetais oriundos de Bertholietiaexcelsa, Astrocaryum aculeatum e Coccus nucifera.
6. Processo de produção, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado por compreender cerca de 50% de Bertholietia, cerca de 15% deAstrocaryum e cerca de 35% de Coccus.
7. Processo de produção, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelas partículas obtidas terem comprimento máximo de 4,5 cm eespessura máxima de 4,0 mm.
BRPI0804784-7A 2008-08-21 2008-08-21 Unidade estrutural e processo de produção das mesmas BRPI0804784B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804784-7A BRPI0804784B1 (pt) 2008-08-21 2008-08-21 Unidade estrutural e processo de produção das mesmas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804784-7A BRPI0804784B1 (pt) 2008-08-21 2008-08-21 Unidade estrutural e processo de produção das mesmas

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0804784A2 true BRPI0804784A2 (pt) 2011-01-18
BRPI0804784A8 BRPI0804784A8 (pt) 2018-08-14
BRPI0804784B1 BRPI0804784B1 (pt) 2019-03-06

Family

ID=43447417

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804784-7A BRPI0804784B1 (pt) 2008-08-21 2008-08-21 Unidade estrutural e processo de produção das mesmas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804784B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0804784B1 (pt) 2019-03-06
BRPI0804784A8 (pt) 2018-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102539627B1 (ko) 재생골재를 이용한 시멘트 콘크리트 블록 조성물 및 그 제조 방법
US11192278B2 (en) Mixture, a process and a mold for manufacturing recyclable and degradable articles
KR102294033B1 (ko) 친환경 콘크리트 조성물
EP2812167A1 (en) A building method to produce lightweight building blocks from cellulose fibre
CN101823279B (zh) 玉米秸秆保温板
JP7157984B2 (ja) 硬化物の製造方法
BRPI0804784A2 (pt) unidade estrutural e processo de produção das mesmas
KR101253402B1 (ko) 폐석고를 이용한 연소물 및 그의 제조방법
KR200354697Y1 (ko) 초목분쇄물과 광물질로 제작된 인조목 및 마감재
CN101845868A (zh) 植物秸秆保暖墙体砖及其生产方法
WO1990001468A1 (de) Baumaterial
RU94044287A (ru) Способ получения композиционных материалов на основе древесного или одревесневшего растительного сырья и минеральных вяжущих
US20220185729A1 (en) Novel Cellulose-Based Concrete Mix and Processes
Aisyah et al. The Utilization of a Mixture of Palm Oil and Shellfish Industrial Waste in Producing Paving Block
JP2002180592A (ja) 廃棄物を原料とした成型材料および該材料により製造される成型品並びにその製造方法
KR20070048268A (ko) 여러 재료로 된 벽돌을 제조하기 위한 조성물의 개선된제조 방법, 그 조성물, 및 그 결과 얻어진 벽돌
WO2016074053A1 (pt) Processo para o reaproveitamento de resíduos sólidos oriundos do lixo comum, do rejeito do processo convencional de reciclagem e de entulhos da construção civil, pela mistura com compósito aglomerante para a fabricação de tijolos e produtos congêneres
JP4373355B2 (ja) 無機質成形体の粉砕物中の繊維含有率の導出方法及び無機質成形体
KR100920453B1 (ko) 유기물질이 함유된 토양의 제조방법
Singh et al. Waste Materials as A Supplementry Building Material for Low Cost Housing
WO2004087607A1 (de) Mischung zur herstellung der bauelemente und derer produktionsweise
Ayasgil The Long-term Engineering Properties Nnd Sustainability Indices of Dewatering Hydrated Lime Mortars Through Jacaranda Seed Pods
DE4321024A1 (de) Verfahren zur Herstellung von Leichtbeton oder betonähnlichen Gegenständen
RU2622066C2 (ru) Сырьевая смесь для изготовления теплоизоляционных плит из измельченной сосновой хвои
RO130259B1 (ro) Placă ecologică din deşeuri de floarea-soarelui, destinată placărilor exterioare, şi procedeu de obţinere

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: E04C 2/16 (2006.01), E04B 1/12 (2006.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.