BRPI0804575A2 - método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso - Google Patents

método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804575A2
BRPI0804575A2 BRPI0804575A BRPI0804575A2 BR PI0804575 A2 BRPI0804575 A2 BR PI0804575A2 BR PI0804575 A BRPI0804575 A BR PI0804575A BR PI0804575 A2 BRPI0804575 A2 BR PI0804575A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composite film
film according
composite
ceramic
polymeric
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Murilo Alexandre Fendrich
Ney Carlos Visnievski Jr
Jose Maria Mascheroni
Original Assignee
Alkimat Tecnologia Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alkimat Tecnologia Ltda filed Critical Alkimat Tecnologia Ltda
Priority to BRPI0804575 priority Critical patent/BRPI0804575A2/pt
Publication of BRPI0804575A2 publication Critical patent/BRPI0804575A2/pt

Links

Landscapes

  • Laser Beam Processing (AREA)
  • Thermal Transfer Or Thermal Recording In General (AREA)

Abstract

Método de produção e uso de um filme compósito adesivo, constituído por uma matriz polimérica que funciona como carregador de pigmentos onde no mínimo uma das partículas carregadas é de origem cerâmica e sensível à irradiação de laser infravermelho focalizado, utilizado para marcações superficiais de substratos metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos.

Description

"MÉTODO DE PRODUÇÃO DE FILME COMPÓSITOADESIVO USADO COMO VEÍCULO DE PIGMENTOS PARA MARCAÇÃODE SUPERFÍCIES ATRAVÉS DE RADIAÇÃO LASER E MÉTODO DE USO."
A presente invenção descreve a produção e método de uso de um filmecompósito constituído por pigmentos sensíveis à radiação infravermelhaenglobados por um material polimérico que é usado como veículo. Este filme éindicado para aplicações em superfícies a serem marcadas por laserresultando em marcações de alto contraste, superfícies estas que podem sermetálicas, poliméricas, cerâmicas, semicondutores e materiais compostos.
A necessidade de identificação de produtos industriais, para facilitar arastreabilidade de produtos e seus referidos componentes, vem sendosolicitada com maior freqüência a cada momento. Um dos meios práticos,rápidos e eficientes de identificação de produtos consiste na incidência de luzinfravermelha focalizada sobre certas substâncias sensíveis a esta radiação epromovendo a difusão sobre a superfície do item, revelando alto contrastesuperficial. A invenção visa agilizar o processo de marcação superficial demodo econômico, rápido e gerando o mínimo de resíduos.
Há disponíveis diversos meios de aplicação sobre superfícies comoaerosóis, pastas, fitas, etc. os quais são referidos e apresentados pelasrespectivas patentes PI0604110-8, PI0602384-3, US6855910 e US7311954.
Estes veículos apresentam dificuldades relacionadas a manuseio e aplicaçãoque dificultam o uso, por isto propõe-se uma nova concepção para corrigirestes aspectos com esta invenção.
O uso de aerosóis implica no desperdício de material na aplicação sobreregiões superficiais que requerem pequenas marcas, além de eventosdecorrentes do projeto de suas válvulas como o entupimento, acarretando emperda do produto dentro da lata. Após a irradiação do laser, a superfíciemarcada com o uso de aerosol precisa de uma remoção do excesso de produtoaplicado que não foi marcado utilizando de líquidos ou outros materiais. Omesmo procedimento de remoção de excesso ocorre com pastas paramarcação disponíveis no mercado. Estes produtos necessitam de aplicadores,por exemplo pincéis, como ferramenta de aplicação, evitando o desperdício dematerial, porém dependem de fontes artificiais de circulação de ar parasecagem do produto e limpeza dos utensílios utilizados durante a aplicação.
Outro problema de pastas e aplicadores é a manutenção da uniformidade dacamada, gradientes de distribuição do produto sobre a área a ser marcadapodem afetar a qualidade final da marca produzida.
No entanto, fitas de marcação disponíveis são de fácil aplicação e nãoutilizam de líquidos para limpeza após a irradiação, porém, apesar de suapraticidade, este produto requer baixas velocidades de avanço do feixe de luzpara revelar uma marca de alto contraste. Comparando o desempenho da fitacom aerosol e pasta disponíveis no mercado, há necessidade de uma maiordensidade de energia para uma boa marcação, deformando superfícies deespessuras finas e elevando o tempo de produção da marca. Outradesvantagem dessas fitas são a utilização de elementos carcinogênicos emsua composição.
A presente invenção tem como objetivo, resolver os problemas dosmeios de entrega de compostos absorvedores de luz laser no espectroinfravermelho existentes no mercado, diminuindo o desperdício, eliminando ouso de líquidos para limpeza após o uso e visando praticidade e velocidade demarcação. Apresentando um filme compósito adesivo produzido comsubstâncias de caráter atóxico e partículas cerâmicas sensíveis à lasersemitindo no espectro infravermelho.
A invenção tem como objeto, um filme compósito constituído por umamatriz polimérica de caráter adesivo, contento substratos orgânicos einorgânicos sensíveis à radiação laser infravermelho, protegidos por um veículocarregador anti-aderente.
As outras características da invenção são:
- aderência a qualquer tipo de material de superfícies lisas e/ou rugosas, semface de preferência.
- velocidade de marcação.
- ausência de celulose como agente carregador durante a etapa de marcação.
- remoção e eliminação de resíduos sem auxílio de outra substância.O filme é produzido com matriz polimérica borrachosa, podendo serprocessada de duas formas, reduzindo sua viscosidade através de fontetérmica ou dissolvendo-a, seguido de adição de compostos cerâmicosenglobando tais partículas, misturando-os mecanicamente até atingir umacomposição homogênea. Após esta etapa, adiciona-se óleo através de misturamecânica.
O processamento por dissolução requer eliminação do solvente utilizadona mistura via evaporação, podendo ser executado com uso de ventilação àtemperatura ambiente ou com auxílio de fonte térmica.
O composto então é conformado plasticamente até adquirir espessuraadequada após a mistura de todas as substâncias, podendo esta etapa serrealizada antes ou depois da evaporação do solvente, com ou sem auxíliotérmico durante a conformação. Sendo seguido por aplicação de um materialanti-aderente ao compósito, nas duas faces longitudinais do filme produzido,com finalidade de proteção a aderência em outros corpos.
O presente documento também se refere ao método de aplicação dofilme compósito em superfícies metálicas, poliméricas, cerâmicas e compósitas.Consistindo em remoção de uma das películas de proteção do filme, aderênciaà superfície a ser marcada, remoção da outra película de proteção, seguido deirradiação laser infravermelho, revelando marcações superficiais de altocontraste.
As descrições das figuras associadas farão compreender melhor oinvento.
A FIGURA 1 representa um corte transversal do filme compósito após osprocessos de misturas mecânicas dos componentes. O filme é constituído poruma matriz de borracha (1) contendo; partículas cerâmicas sensíveis aoinfravermelho (2), óleo (3) e solvente residual (5). Protegido por películas (4) debaixa aderência superficial.
A FIGURA 2 apresenta a aplicação do filme compósito, em seçãotransversal, sobre a superfície de um substrato (6). Após a remoção da películade proteção (4) de uma das faces, o filme adere o substrato através de umaleve pressão aplicada com o auxílio de uma espátula (7), deslizando a espátulasobre a outra face do filme ainda protegida por uma película protetora (4),promovendo um contato entre as superfícies com um mínimo de bolhas.
A FIGURA 3 mostra um maquinário de radiação infravermelho (8)irradiando um feixe laser infravermelho focalizado (9), sobre o filme compósitoem contato com o substrato (6) a ser marcado. O feixe laser quando interagecom o filme compósito pode gerar chamas (10) e fumaça (11) oriundas dadegradação do compósito durante a fixação das partículas cerâmicas. Oresultando final é uma camada de partículas fundidas (12) ao substrato,recoberta por fuligens e resíduos (13) provenientes da queima doscomponentes do filme compósito.
A FIGURA 4 mostra a remoção dos resíduos (13) gerados após ainteração do feixe laser com o substrato, podendo ser removidos por umaesponja (14) ou estopa de limpeza. A camada de partículas fundidas (12)permanece inalterada após a limpeza, apresentando uma coloração de acordocom a mistura e características das partículas cerâmicas sensíveis aoinfravermelho (2).
A FIGURA 5 apresenta o resultado final de uma marcação superficialutilizando esta invenção. A invenção permite gerar marcas (15) e imagens (16)permanentes em substrato (6) de composição metálica, polimérica, cerâmica ematerial composto.

Claims (9)

1. MÉTODO DE PRODUÇÃO DE FILME COMPÓSITO ADESIVOUSADO COMO VEÍCULO DE PIGMENTOS PARA MARCAÇÃO DESUPERFÍCIES ATRAVÉS DE RADIAÇÃO LASER E MÉTODO DE USOcaracterizado por possuir entre 15% e 50% em peso de matriz polimérica deborracha ou elastômero, caracterizados por serem constituídos por um ou maisdos seguintes polímeros; polibuteno, poliisobutileno, isobutileno, bromobutil,clorobutil, borracha butil e/ou polibutadieno.
2. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor ser produzido em processo de mistura mecânica a quente ou a frio,podendo ser usado um solvente como agente facilitador de mistura em ambosos processos. Caracterizando processo mecânico pelos seguintes meios detransformação e conformação; termoformagem, laminação, calandragem,espalmagem, extrusão e prensagem.
3. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor conter de 30% a 60% em peso de solvente, caracterizado por ser aromáticoe/ou alifático do setor petroquímico; tolueno, xileno, AB9, AB10, AB11,querosene, aguarráz, hexano e pentano.
4. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor conter em sua composição química de 25% a 75% em peso de partículascerâmicas, caracterizadas por serem partículas de óxidos, fritas e corantesprovenientes do setor cerâmico, sendo introduzido no compósito no mínimo umtipo de partícula cerâmica, ou um número desejável de partículas que diferemem suas características e propriedades físico-químicas.
5. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor conter em sua composição de 0,5% a 10% de uma substância olefínicacomposta principalmente por cadeias de alcanos entre 15 a 40 carbonos,podendo ser, vaselina líquida, óleo mineral, parafina líquida, óleo branco ouóleo mineral branco.
6. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor possuir espessura transversal variável entre 0,1 milímetros a 0,5milímetros, podendo ser entregue sob forma de bobinas, rolos, folhas ou emrecortes de comprimento, tamanho e forma desejáveis.
7. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor ser protegida por uma ou duas películas de baixa aderência ao filmecompósito, com espessura variável entre 0,1 milímetro e 1 milímetro, sendo apelícula de origem compósita, polimérica ou de celulose com gramaturavariável entre 50 e 200 g/m2.
8. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor possuir caráter adesivo à superfícies poliméricas, metálicas, cerâmicas emateriais compósitos.
9. Filme compósito de acordo com a reivindicação 1 por ser utilizadoem radiações de feixe laser focalizado com comprimentos de onda entre 0,5 emicrometros.
BRPI0804575 2008-10-20 2008-10-20 método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso BRPI0804575A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804575 BRPI0804575A2 (pt) 2008-10-20 2008-10-20 método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804575 BRPI0804575A2 (pt) 2008-10-20 2008-10-20 método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804575A2 true BRPI0804575A2 (pt) 2010-07-20

Family

ID=42335336

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804575 BRPI0804575A2 (pt) 2008-10-20 2008-10-20 método de produção de filme compósito adesivo usado como veìculo de pigmentos para marcação de superficìes através de radiação laser e método de uso

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804575A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4264662A (en) Adhesive products having polymer-treated embrittled zones
Introzzi et al. “Wetting enhancer” pullulan coating for antifog packaging applications
US9757922B2 (en) Heat transfer label having a UV layer
KR102263275B1 (ko) 클리어 온 클리어 라벨용 핫멜트 감압 접착제
TWI258487B (en) Surface protective film
JP4916423B2 (ja) ガスバリア性物質偏在ポリマー層を有するガスバリア部材
ES2370814T3 (es) Film de transferencia por láser para la rotulación permanente de piezas.
BRPI0707762A2 (pt) processo para revestir uma chapa de vidro
JP2013518974A (ja) 感光性インク組成物および透明導体ならびにこれらの使用方法
WO2019107321A1 (ja) ガスバリア層を形成するための塗工液
KR20050107495A (ko) 표면보호용 점착시트 및 그 제조방법
JP6777396B2 (ja) ハードコートフィルム
JP2010024354A (ja) 二軸延伸ポリプロピレンフィルム及びその用途
KR101989905B1 (ko) 실리콘계 코팅 조성물 및 이를 포함하는 실리콘계 이형필름
TW202016041A (zh) 可燒除保護性塗層
KR20180002830A (ko) 점착 필름, 적층체 및 가식 성형체
EP3050911A1 (fr) Film de polyolefine presentant des proprietes de surfaces antiadherentes
RU2006105718A (ru) Композиционная пленка для упаковки и способ ее получения
JP7724764B2 (ja) 転写フィルムの転写プライを基板に転写する方法及び装置
JP6077670B2 (ja) 蛍光体含有識別物体及びその製造方法
JP6836373B2 (ja) 表面に微細凹凸構造を有する塗膜の生産方法
FR2942170A1 (fr) Ruban de transfert thermique comportant une couche de protection reticulable aux u.v.
JP2001179892A (ja) 離形フィルム
JP7147105B1 (ja) コーティング剤、塗膜、及びラミネート包装材料
JP2013049022A (ja) 積層体の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE.