BRPI0804232A2 - formulação aplicada em pomada natural para queimaduras - Google Patents

formulação aplicada em pomada natural para queimaduras Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804232A2
BRPI0804232A2 BRPI0804232A BRPI0804232A2 BR PI0804232 A2 BRPI0804232 A2 BR PI0804232A2 BR PI0804232 A BRPI0804232 A BR PI0804232A BR PI0804232 A2 BRPI0804232 A2 BR PI0804232A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formulation
vegetable oil
wax
corn
minutes
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Terezinha Schaedler Gubert
Original Assignee
Luiz Gubert Jr
Gilvani Gubert
Rosani Gubert Weiss
Luciani Guberti Ferri
Jean Luiz Gubert
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luiz Gubert Jr, Gilvani Gubert, Rosani Gubert Weiss, Luciani Guberti Ferri, Jean Luiz Gubert filed Critical Luiz Gubert Jr
Priority to BRPI0804232 priority Critical patent/BRPI0804232A2/pt
Publication of BRPI0804232A2 publication Critical patent/BRPI0804232A2/pt

Links

Landscapes

  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Abstract

FORMULAçAO APLICADA EM POMADA NATURAL PARA QUEIMADURAS, a presente patente de invenção refere-se ao processo de fabricação e a formulação de um novo tipo de pomada natural, a qual esta caracterizada por ser constituída com uma base de óleo vegetal de milho, girassol, soja ou canola e cera de abelha, possui um processo exclusivo de fabricação que torna a mistura dos componentes homogênea, assim a presente formulação é aplicável na pele afim de promover benefícios através do uso em queimaduras, manchas, assaduras, facilitando a cicatrização da pele.

Description

Relatório descritivo a Patente de Invençãopara "FORMULAÇÃO APLICADA EM POMADA NATURAL PARAQUEIMADURAS".
A presente Patente de Invenção refere-se aformulação e processo de fabricação de uma pomada constituída por óleovegetal de milho e cera natural de abelha, uma vez que ao ser aplicada napele traz inúmeros benefícios para o tratamento de queimaduras e assadurasé analgésica e recompõe a pele auxiliando na cicatrização.
Hoje são conhecidos inúmeros problemasde pele, que prejudicam a saúde e o bem estar das pessoas, entre muitos asassaduras por exemplo, são originarias devido a umidade da pele, em locaisindesejados, propiciando incomodo e desconforto, bem como a formação demanchas na pele devido a ação de agentes diversos, como o sol, deixando apele ressecada.
Outro problema identificado que provocalesões à pele são as queimaduras, as quais provocadas pela exposição da peleao calor ou produtos químicos, sendo que, existem diferentes agentescausadores (tipos) de queimaduras, tais como: Físicos: vapor, objetosaquecidos, água quente, chama. Eletricidade: corrente elétrica. Radiação: sol,aparelhos de raios x, raios ultra-violetas, nucleares. Químicos: produtosquímicos: ácidos, bases, álcool, gasolina. Biológicos: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, o látex de certas plantas, urtiga. Esses agentes são causadoresde fortes dores e podem levar a diversas infecções.
Conforme a identificação dos fatorescausadores dos problemas de pele, queimaduras e manchas é visto que hoje,existem diversos tipos de pomadas e medicamentos capazes de minimizar ousolucionar a ação destes problemas, os quais podem propiciar tratamentoslongos e ineficazes, o que não agrada os usuários.
Assim em vistas de minimizar e neutralizarestes problemas a presente invenção vem notadamente evitar osinconvenientes causados pelos tratamentos longos e ineficazes, com oobjetivo de minimizar a ação de agentes prejudiciais a pele e afim de, resolveros problemas em relação a remoção de manchas, cicatrizes, queimaduras eoutros, a presente formulação é aplicada nas regiões afetadas, possibilitandoo tratamento com êxito, sendo que, sua formulação através da aplicaçãooferece algumas vantagens aos usuários, como:
- A pomada natural caracteriza-se por serutilizada de forma eficiente no tratamento de queimaduras, de qualquer tipotais como, água, óleo, álcool, fogo, metais, acidez do limão, sol e outros,proporcionando uma melhor cicatrização do local afetado.
- A presente invenção pode ser utilizadatambém como analgésica.- A pomada natural ajuda na recomposiçãoda pele e da pigmentação da mesma, ajuda na cicatrização sem permitir aocorrência de possíveis manchas na pele.
- Além de ajudar no combate a assaduras apresente invenção pode ser utilizada para remoção de cravos propiciando orejuvenescimento da pele.
- A presente formulação é constituída porcera natural de abelha e óleo vegetal de milho, mas pode ser elaborada comóleo vegetal de girassol, soja ou canola, os quais também são ricos emvitamina E.
De acordo com a presente patentereivindicada neste relatório a formulação aplicada em pomada natural écomposta por dois ingredientes, os quais são: óleo vegetal de milho e ceranatural de abelha, é importante observar que, o óleo vegetal de milho, podeser substituído por óleo vegetal de girassol, soja ou canola, sem alterar oresultado final da formulação.
Com base na formulação reivindicada nopresente relatório, o óleo vegetal de milho, girassol, soja ou canola é obtidoatravés da prensagem dos grãos, uma vez que, como componente da pomadanatural tem a função formar a base da mistura e estabelecer um estadocremoso ou de gel afim de, facilitar a aplicação, sendo que o óleo vegetal demilho, girassol, soja ou canola, ambos são ricos em vitamina Ε, o que ajudana cicatrização da pele, por sua vez a cera de abelha extraída naturalmentedas colméias de abelhas que há utilizam na produção de mel, sendo que suacomposição é de natureza lipídica, basicamente ácidos graxos entre os quais ocerótico e palmítico, contendo também esteres alcoólicos, a cera natural deabelha possui inúmeras propriedades que beneficiam a ação da pomadaagindo frente as queimaduras e os problemas de pele, como assaduras,manchas e outros.
Abaixo segue exemplo de um, passo apasso, para constituição da pomada natural, sendo que, para este exemplo deformulação são utilizados, 30 gramas de cera natural de abelha e 64 gramasde óleo vegetal de milho, totalizando 94 gramas.
1' Passo: Triturar a cera de abelha.
2' Passo: Colocar a cera de abelha, numrecipiente de vidro refratário, com diâmetro de aproximadamente 20cm.
3' Passo: Em uma panela ferver 400ml deágua até atingir a temperatura de aproximadamente 96 0C.
4' Passo: Colocar após fervura d'água orecipiente com a cera de abelha sem encostar o mesmo no fundo da panelacom água, sendo que a cera será derretida através do vapor. Deverá sermantida constante agitação até que a cera atinja uma temperatura deaproximadamente 83 0C encontrando-se no estado líquido em um período de4 minutos e após atingir esta temperatura, deverá ser retirada a cera do fogo,mantendo-a no mesmo recipiente sem parar de mexer.
5o Passo: Agitar por 2 minutos sem parar,até alcançar um leve resfriamento da cera.
6o Passo: Mexendo sempre, adicionar em 3porções iguais o óleo vegetal de milho seguindo o tempo abaixo determinado.
- Primeira porção de óleo vegetal de milhoapós 2 minutos, conforme 5o Passo, manter a agitação.
- Segunda porção de óleo vegetal de milhoapós 6 minutos, sempre mexendo para uma melhor homogeneização damistura.
- Terceira porção de óleo vegetal de milhoapós 12 minutos, dando continuidade ao processo, continuar com a agitaçãoda mistura até atingir o tempo de 18 minutos até adquirir a consistência final.
Assim após é necessário deixar a misturaem repouso, para que seja realizado o resfriamento, a formulação pode serem seguida embalada adequadamente, a nova formulação apartir da misturano processo de fabricação adquire totais características medicinais pelaspropriedades de seus ingredientes favorecendo o uso, sem contra-indicações,no caso de uso em queimaduras, aconselha-se não cobrir a superfícieaplicada.Em vistas ao exemplo do processo defabricação descrito no presente relatório após a constituição da formulação apomoda natural possui um peso líquido de 91,3 gramas, representando umaperda de 2,7 gramas, do peso inicial da soma de cada componente, sendo queas medidas foram obtidas com equipamentos de precisão devidamentecalibrados, sendo assim a presente invenção reivindicada é total merecedorade seu titulo dentro da propridade industrial.

Claims (2)

1.) "FORMULAÇÃO APLICADA EM POMADA NATURAL PARA QUEIMADURAS",caracterizada pelo fato da presente formulação ser composta por doisingredientes, sendo constituída por uma base de óleo vegetal de milho e cerade abelha, pode ser utilizado para fabricação da formulação ao invés de óleovegetal de milho, óleo vegetal de girassol, soja ou canola, sem alterar aeficácia do produto final, uma vez que a formulação é capaz de agir emqueimaduras, é analgésica, também utilizada em problemas de pele, taiscomo, assaduras, manchas, promove a recomposição, cicatrização e apigmentação da pele;
2.) "FORMULAÇÃO APLICADA EM POMADA NATURAL PARA QUEIMADURAS"caracterizada pelo fato da presente formulação ser composta por doisingredientes a sua fabricação inicia-se com a trituração da cera, após a ceraé misturada com 400ml de água fervida, sendo que ao colocar a cera emcontato com a água a cera não pode encostar no fundo do recipiente, ouseja a cera deve ser derretida através do vapor da água, assim deverá sermantida constante agitação até que a cera atinja uma temperatura deaproximadamente 83 0C encontrando-se no estado líquido em um período de 4 minutos e após atingir esta temperatura, deverá ser retirada a cera dofogo, mantendo-a no mesmo recipiente sem parar de mexer por doisminutos aproximadamente para obter um leve resfriamento da cera deabelha. Mantendo sempre a agitação após 2 minutos deve-se adicionar umaporção de óleo vegetal de milho, sendo que após 6 minutos deve-se inserir asegunda porção de óleo vegetal de milho e sem parar com a agitação após-12 minutos é adicionada a terceira porção de óleo vegetal de milho, emcontinuidade o processo a agitação da mistura deve ser mantida até atingir otempo de 18 minutos para adquirir a consistência final. Conforme acontinuidade do processo a formulação deve ser mantida em repouso poraproximadamente 24 horas para que ocorra o resfriamento adequado paraque seja embalada;
BRPI0804232 2008-10-03 2008-10-03 formulação aplicada em pomada natural para queimaduras BRPI0804232A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804232 BRPI0804232A2 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 formulação aplicada em pomada natural para queimaduras

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804232 BRPI0804232A2 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 formulação aplicada em pomada natural para queimaduras

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804232A2 true BRPI0804232A2 (pt) 2011-05-17

Family

ID=43983819

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804232 BRPI0804232A2 (pt) 2008-10-03 2008-10-03 formulação aplicada em pomada natural para queimaduras

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804232A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2013254948B2 (en) * 2012-11-13 2018-11-29 Roman Perminov Herbal preparation

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2013254948B2 (en) * 2012-11-13 2018-11-29 Roman Perminov Herbal preparation

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20140248370A1 (en) Enhancement Composition
CN115350118A (zh) 基于皮脂膜仿生的婴儿湿疹用山茶油护肤组合物
BRPI0804232A2 (pt) formulação aplicada em pomada natural para queimaduras
CN103463580B (zh) 治疗经筋、骨、关节疼痛的中药膏及其制备方法
ITRM20100315A1 (it) Composizione farmaceutica a base di olio extravergine di oliva, cera d api e sambuco e suoi usi in campo medico.
CN105287700A (zh) 治疗蚊虫叮咬、水火烫伤、皮肤病的药物及其制备方法
CN103877196A (zh) 一种治疗烫伤的药膏
CN112245498A (zh) 一种中西药相结合的止痒药敷膏及其制备方法
Makaba et al. The effectiveness of crocodile oil extract ointment on the treatment of burns in mice (Mus musculus)
DK201670336A1 (en) A Barbados aloe scar eliminating ointment
CN105998134A (zh) 一种用于治疗及修复皮肤烫伤的中草药膏
Khalid et al. Formulation and evaluation of herbal anti cracking cream from Shorea robusta, Lreca catechu and litharge
Manjula et al. Wound healing effect of methanolic flower extract of Bauhinia tomentosa Linn. with emu oil in rats
CN110478434A (zh) 一种中药组合物、药物制剂及其应用
Nasution et al. Healing potential of Senna alata leaves extract in rats
RU2248198C2 (ru) Препарат противоожоговый
Jaiswal et al. Review on Formulation and evaluation of Boswellia Serrata herbal gel for varicose vein treatment
PANDIA et al. Obtaining a 100% naturist product for treatment of reumatistical diseases
CN102204984A (zh) 椒目仁油软膏及其制备工艺
Chavan et al. FORMULATION AND EVALUATION OF PAIN RELIEVER BALM WITH DICLOFENAC
Moskovchenko et al. Development of the composition of emulsion cream on the basis of amarants oil
Surjuse et al. FORMULATION AND EVALUATION OF HERBAL PAIN RELIEF BALM
Kinai Medical Aromatherapy for Healthcare Professionals
CN113018360A (zh) 一种外用中药蜂蜡膏及其制备方法
CN106177313B (zh) 战伤生肌软膏及其制备方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A61K 35/64, A61P 17/02, A61P 23/02

Ipc: A61K 35/644 (2015.01), A61K 36/28 (2006.01), A61K

B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: LUIZ JUNIOR GUBERT (BR/SC) , GILVANI GUBERT (BR/PR

B07E Notification of approval relating to section 229 industrial property law [chapter 7.5 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL