BRPI0803639B1 - pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, e, motor de avião - Google Patents

pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, e, motor de avião Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803639B1
BRPI0803639B1 BRPI0803639-0A BRPI0803639A BRPI0803639B1 BR PI0803639 B1 BRPI0803639 B1 BR PI0803639B1 BR PI0803639 A BRPI0803639 A BR PI0803639A BR PI0803639 B1 BRPI0803639 B1 BR PI0803639B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
engine
pillar
wing
airplane
fact
Prior art date
Application number
BRPI0803639-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Wouter Balk
Original Assignee
Snecma
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Snecma filed Critical Snecma
Publication of BRPI0803639A2 publication Critical patent/BRPI0803639A2/pt
Publication of BRPI0803639B1 publication Critical patent/BRPI0803639B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D27/00Arrangement or mounting of power plants in aircraft; Aircraft characterised by the type or position of power plants
    • B64D27/40Arrangements for mounting power plants in aircraft

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)
  • Superstructure Of Vehicle (AREA)
  • Hinges (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)

Abstract

PILAR DE SUSPENSÃO DE UM MOTOR SOB UMA ASA DE AVIÃO, E, MOTOR DE AVIÃO Pilar de suspensão (12) de um motor (10) sob uma asa de avião (14), próprio para ser fixado por uma extremidade em um cárter do motor (10) e por uma outra extremidade à asa, que compreende pelo menos uma articulação acionada por um macaco (44) que permite modificar a posição em altura do motor (10) no solo e em vôo.

Description

[0001] A presente invenção se refere a um pilar de suspensão de um motor sob a asa de um avião, assim como a um motor fixado sob uma aba de um pilar desse tipo.
[0002] Nos turborreatores de fluxo duplo, o ar na entrada da turbomáquina se divide em um fluxo primário ou fluxo quente que atravessa um compressor que alimenta uma câmara de combustão disposta a jusante e em um fluxo secundário ou fluxo frio, que fornece uma parte grande do impulsor, que escoa em torno do compressor e que é ejetado com os gases quentes.
[0003] A fim de limitar o consumo de carburante e o nível sonoro, os fabricantes de motores procuram aumentar a taxa de diluição que é igual à relação entre a vazão de ar frio e a vazão de ar quente, o que leva a um aumento do diâmetro da turbomáquina. Ora, devido ao fato da instalação desses motores sob as asas, o aumento da taxa de diluição é limitado pela necessidade de que se tenha uma distância mínima entre a nacela, quer dizer o invólucro exterior da turbomáquina, e o solo.
[0004] Por razões de segurança, o motor é geralmente posicionado a montante da asa para evitar em caso de uma explosão de um disco de rotor, por exemplo, que os fragmentos atinjam as partes da asa onde o carburante é estocado. Pela mesma razão, os motores não são integrados à asa.
[0005] Uma primeira abordagem consistiria em aumentar a altura do trem de pouso a fim de aumentar a distância entre a turbomáquina e o solo. No entanto, essa solução não é satisfatória pois ela leva a um aumento substancial do custo e da massa do avião. Uma segunda abordagem consiste em aproximar a turbomáquina da asa e, portanto, em reduzir a distância entre a nacela e a asa. O ar que circula dentro desse espaço é assim acelerado, o que pode gerar a formação de ondas de choque que induzem um aumento grande do arrasto aerodinâmico.
[0006] É preferido, entretanto, na técnica atual, conservar uma proteção em relação ao solo suficiente e aproximar o motor da asa, apesar dos inconvenientes que isso compreende.
[0007] A presente invenção tem como objeto um pilar de suspensão de um motor de avião, que evita esses inconvenientes da técnica anterior de modo simples, eficaz e econômico.
[0008] Ela propõe, para isso, um pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, próprio para ser fixado por uma extremidade em um cárter do motor e por uma outra extremidade à asa, caracterizado pelo fato de que ele compreende pelo menos uma articulação e um meio motorizado que permite modificar a posição em altura do motor entre uma posição “cruzeiro” e uma posição decolagem-pouso.
[0009] A integração de acordo com a invenção de uma articulação ao pilar permite um movimento relativo do motor em relação à asa e em relação ao solo. A invenção permite assim adaptar a posição do motor em relação à asa em função das diferentes fases de vôo. Quando o avião está no solo ou em fase de decolagem ou então de pouso, o motor é aproximado da asa de maneira a que a distância entre a nacela e o solo seja suficiente. Em fase de cruzeiro, o motor pode ser afastado da asa, o que permite limitar o arrasto aerodinâmico e assim otimizar o consumo de carburante.
[0010] Além disso, um tal pilar articulado permite facilitar as operações de manutenção permitindo para isso um abaixamento do motor.
[0011] O meio motorizado de modificação da posição em altura do motor, pode ser por exemplo um macaco elétrico ou hidráulico.
[0012] Esse macaco permite controlar o deslocamento do motor em relação à asa. No caso de um macaco hidráulico, esse último pode ser ligado ao circuito hidráulico do trem de pouso por exemplo, permitindo assim sua alimentação em potência.
[0013] Além disso, em caso de perda de pá, o macaco hidráulico pode absorver uma parte da energia liberada pela dessolidarização de uma pá com seu ponto de fixação.
[0014] Vantajosamente, a articulação compreende pelo menos um quadrilátero deformável que compreende duas pequenas bielas das quais as extremidades são articuladas em torno de eixos horizontais transversais em duas partes do pilar, das quais uma é fixada no cárter do motor e a outra na asa.
[0015] De acordo com uma característica da invenção, as duas pequenas bielas são paralelas e têm comprimentos idênticos.
[0016] As duas pequenas bielas podem também ter comprimentos diferentes o que permite por acionamento do macaco inclinar o motor em relação à horizontal em fase de decolagem a fim de otimizar a entrada de ar dentro da turbomáquina.
[0017] A invenção se refere também a um motor de avião fixado sob uma asa por um pilar de suspensão, caracterizado pelo fato de que o pilar é do tipo descrito acima.
[0018] Tipicamente, a variação da posição em altura do motor sob a asa é de cerca de 20 cm.
[0019] A invenção será melhor compreendida e outros detalhes, vantagens e características da invenção aparecerão com a leitura da descrição seguinte feita a título de exemplo não limitativo, em referência aos desenhos anexos nos quais: - a figura 1 é uma vista esquemática em corte axial de um pilar de suspensão de acordo com a invenção, o motor estando na posição alta; - a figura 2 é uma vista esquemática em corte axial desse pilar, o motor estando na posição baixa.
[0020] É feito primeiro referência à figura 1 que representa esquematicamente um turborreator 10 fixado por um pilar 12 a montante e sob a asa 14 de um avião.
[0021] O turborreator compreende uma nacela (não representada) fixada em um cárter 18 de forma cilíndrica que circunda a parte dianteira do motor do qual somente a parte a jusante é visível e uma roda de ventoinha (não visível) montada no interior do cárter 18. Essa roda de ventoinha é acionada em rotação pela turbina do turborreator, de um modo bem conhecido pelo profissional.
[0022] Por ocasião do funcionamento do motor, o ar que entra a montante, representado pelas flechas E é dividido em um fluxo primário e um fluxo secundário, respectivamente. O fluxo primário alimenta um compressor de entrada, e depois é misturado com carburante e queimado dentro da câmara de combustão. Os gases de combustão atravessam uma turbina para em seguida ser ejetados em um cárter de escapamento 20 em tomo de um cone de ejeção 22 como indicado pela flecha P. O fluxo secundário (flecha S), escoa em tomo do corpo do motor e representa o essencial do impulso em um motor com alta taxa de diluição.
[0023] O pilar de suspensão 12 é formado nesse exemplo por duas partes a montante 24 e a jusante 26, a parte a jusante 26 sendo fixada sob a asa 14 do avião e a parte a montante 24 sendo fixada ao turborreator 10. A parte a montante compreende um braço a montante 28 que se estende em oblíquo para baixo e que é fixado em sua extremidade a montante em um cárter de compressor de alta pressão 30. O braço 28 é conectado em sua extremidade a jusante a uma parte 32 da qual a extremidade a jusante é fixada no cárter de escapamento 20. As partes a montante 24 e a jusante 26 do pilar são ligadas em suas extremidades a jusante e a montante por pequenas bielas 42 das quais as extremidades são articuladas nas partes a montante 24 e a jusante 26 em torno de eixos horizontais transversais 34, 36 e 38, 40, respectivamente, de maneira a formar um quadrilátero articulado. No modo de realização representado nos desenhos, as pequenas bielas 42 têm um mesmo comprimento e formam, assim, um paralelogramo deformável.
[0024] Um macaco 44 hidráulico ou elétrico que compreende um cilindro 46 e uma haste de êmbolo 48 é montado entre os eixos de articulação opostos 34, 40 do paralelogramo, uma extremidade do cilindro sendo articulada no eixo de articulação 40 da parte a jusante 26 do pilar 12 enquanto que uma extremidade da haste de êmbolo 48 é articulada no eixo de articulação 34 da parte a montante 24 do pilar 12, essa montagem permitindo modificar a posição do motor em relação à asa, no solo e em vôo.
[0025] Por ocasião do funcionamento da turbomáquina 10, são distinguidas várias fases de vôo durante as quais a distância entre a turbomáquina 10 e a asa 14 deve ser modificada. Na parada e por ocasião da decolagem, o macaco permite manter a turbomáquina 10 na posição alta a fim de conservar uma distância turbomáquina / solo máxima, a turbomáquina 10 estando então próxima da asa 14. Durante a fase de cruzeiro, o macaco 44 permite afastar a turbomáquina 10 da asa 14 para limitar os efeitos de arrasto aerodinâmico e, portanto, reduzir o consumo de carburante. Finalmente, no pouso, a turbomáquina 10 é levada de volta para a posição alta que corresponde à decolagem a fim de encontrar uma proteção em relação ao solo suficiente. O macaco permite, por exemplo, deslocar a turbomáquina 10 em uma altura de cerca de 20 cm.
[0026] Deve ser notado que o aumento do arrasto aerodinâmico e, portanto, o aumento do consumo de carburante devido à proximidade da turbomáquina 10 em relação à asa 14 durante as fases de decolagem e de pouso é amplamente compensado pela baixa de consumo realizada durante a fase de cruzeiro graças ao afastamento da turbomáquina 10 para limitar o arrasto e à utilização de uma turbomáquina 10 com alta taxa de diluição. Além disso, as fases de decolagem e de pouso são fases que duram pouco tempo comparativamente com a fase de cruzeiro.
[0027] Em variante, as extremidades do macaco podem ser fixadas nos dois outros eixos de articulação opostos 36, 38 do paralelogramo, o macaco trabalhando em um sentido inverso em relação à configuração representada nos desenhos.
[0028] Em uma outra variante, é possível prever um quadrilátero articulado de cada lado do macaco 44 a fim de assegurar uma melhor resistência da turbomáquina 10 e repartir do melhor modo possível o impulso da turbomáquina 10 no conjunto do pilar 12.
[0029] Em mais uma outra variante, as pequenas bielas 42 têm comprimentos diferentes, o que permite modificar a inclinação do eixo 50 da turbomáquina em relação à sas ao mesmo tempo em que se afasta ou se aproxima a turbomáquina da asa, a fim notadamente de melhorar os desempenhos da turbomáquina 10 na decolagem.
[0030] Em outras variantes da invenção, a articulação do pilar pode ser prevista entre o pilar e o motor, ou entre o pilar e a asa.

Claims (7)

1. Pilar de suspensão (12) de um motor (10) sob uma asa de avião (14), próprio para ser fixado por uma extremidade em um cárter do motor e por uma outra extremidade à asa (14), caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos uma articulação que liga duas partes do pilar (24, 26), uma própria para ser fixada no cárter do motor (10) e a outra na asa do avião (14) e um meio motorizado que liga a parte do pilar fixada ao cárter à parte do pilar fixada à asa e que permite modificar em voo a posição em altura do motor (10) entre uma posição de “cruzeiro” e uma posição de decolagem/pouso.
2. Pilar de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a articulação compreende pelo menos um quadrilátero deformável que compreende duas pequenas bielas (42) das quais as extremidades são articuladas em tomo de eixos horizontais transversais (34, 36, 38, 40) em uma e na outra parte do pilar (12), respectivamente.
3. Pilar de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o meio motorizado compreende um macaco (44) hidráulico ou elétrico que compreende um cilindro (46) articulado em uma parte (24) do pilar (12) e uma haste de êmbolo (48) articulada na outra parte (26) do pilar (12).
4. Pilar de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que as duas pequenas bielas (42) são paralelas e têm comprimentos idênticos.
5. Pilar de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que as duas pequenas bielas (42) têm comprimentos diferentes.
6. Motor (10) de avião fixado sob uma asa por um pilar de suspensão, caracterizado pelo fato de que o pilar (12) é do tipo como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
7. Motor (10) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a variação da posição em altura do motor (10) sob a asa é de cerca de 20 cm.
BRPI0803639-0A 2007-08-30 2008-08-26 pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, e, motor de avião BRPI0803639B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0706076A FR2920408B1 (fr) 2007-08-30 2007-08-30 Pylone de suspension d'un moteur sous une aile d'avion
FR07/06076 2007-08-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0803639A2 BRPI0803639A2 (pt) 2009-10-06
BRPI0803639B1 true BRPI0803639B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=39247956

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803639-0A BRPI0803639B1 (pt) 2007-08-30 2008-08-26 pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, e, motor de avião

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8240600B2 (pt)
EP (1) EP2030892B1 (pt)
BR (1) BRPI0803639B1 (pt)
CA (1) CA2639211C (pt)
DE (1) DE602008000742D1 (pt)
FR (1) FR2920408B1 (pt)
RU (1) RU2469916C2 (pt)
UA (1) UA97475C2 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2917379B1 (fr) * 2007-06-12 2010-02-26 Airbus France Mat de fixation d'un moteur a une aile d'aeronef.
FR2926788B1 (fr) * 2008-01-25 2010-04-02 Snecma Fixation d'un turboreacteur multiflux a un aeronef
FR2931134B1 (fr) * 2008-05-14 2010-06-18 Airbus France Mat d'accrochage de moteur d'aeronef comprenant un caisson de section en forme de cercle ou d'ellipse
FR2963608B1 (fr) * 2010-08-04 2013-08-16 Airbus Operations Sas Adaptateur destine a etre interpose entre une structure rigide de mat d'accrochage de turbomoteur d'aeronef et un element de voilure
FR2968635B1 (fr) 2010-12-14 2012-12-14 Aircelle Sa Nacelle pour turboreacteur d’aeronef double flux
EP2683609B1 (en) * 2011-03-09 2018-04-11 Gunnar Rosenlund Propulsion system
FR2995282B1 (fr) * 2012-09-13 2015-06-19 Snecma Pylone de montage d'un moteur a la structure d'un aeronef
US9211955B1 (en) 2012-12-10 2015-12-15 The Boeing Company Methods and apparatus for supporting engines and nacelles relative to aircraft wings
US10458280B2 (en) * 2013-03-13 2019-10-29 United Technologies Corporation Gas turbine engine hydraulically operated nacelle latch
WO2015010315A1 (en) 2013-07-26 2015-01-29 Mra Systems, Inc. Aircraft engine pylon
FR3015432B1 (fr) * 2013-12-19 2017-12-08 Airbus Operations Sas Ensemble pour aeronef comprenant un moteur a hauteur reglable et procede de commande de l'aeronef
RU2554046C1 (ru) * 2014-03-03 2015-06-20 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Курганский государственный университет" Крепление авиадвигателя к крылу
US9738391B2 (en) * 2014-03-10 2017-08-22 United Technologies Corporation Engine installation system
FR3020343B1 (fr) * 2014-04-23 2017-10-27 Airbus Operations Sas Ensemble pour aeronef comprenant une structure primaire de mat d'accrochage constituee par trois elements independants
WO2016003534A2 (en) * 2014-05-02 2016-01-07 Sikorsky Aircraft Corporation Articulated mounts
FR3025782B1 (fr) * 2014-09-16 2016-09-30 Snecma Procede et dispositif de montage d'un moteur sur un pylone d'aeronef
US20160167798A1 (en) * 2014-12-12 2016-06-16 General Electric Company Variable pitch mounting for aircraft gas turbine engine
FR3040043B1 (fr) 2015-08-12 2019-04-12 Sogeclair Sa Mat de moteur d'aeronef a ossature multifonctionnelle integree
FR3061148B1 (fr) * 2016-12-23 2022-08-12 Airbus Operations Sas Fixation semi-continue d'un mat d'accrochage de moteur a un dispositif de fixation appartenant a la voilure d'un aeronef
FR3074477B1 (fr) * 2017-12-06 2019-12-20 Airbus Operations Avion a configuration evolutive en vol
FR3078950B1 (fr) * 2018-03-15 2020-12-18 Airbus Operations Sas Structure primaire d'un mat de support d'un groupe propulseur d'aeronef dont la partie arriere est formee par un ensemble de bielles
US11970279B2 (en) * 2020-02-21 2024-04-30 General Electric Company Control system and methods of controlling an engine-mounting link system
US11939070B2 (en) 2020-02-21 2024-03-26 General Electric Company Engine-mounting links that have an adjustable inclination angle
FR3135964B1 (fr) * 2022-05-25 2024-04-12 Safran Aeronef avec nacelle mobile et procede correspondant

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1006380A (fr) * 1948-01-05 1952-04-22 Aérodynes à propulseurs à réaction escamotables
US2815184A (en) * 1954-04-02 1957-12-03 Northrop Aircraft Inc Aircraft engine hoist and mounting system
CH385033A (fr) * 1963-02-25 1965-02-26 Siebenthal Clement De Avion
US4150802A (en) * 1977-05-31 1979-04-24 The Boeing Company Aircraft engine installation
GB2064005A (en) * 1979-11-22 1981-06-10 Rolls Royce Air Intake to Ducted Fan Engine
US4555078A (en) * 1983-12-27 1985-11-26 Societe Belge D'exploitation De La Navigation Aerienne (Sabena) Apparatus for the suspension of an aircraft engine cowling
RU1637186C (ru) * 1989-10-05 1995-01-20 Авиационный комплекс им.С.В.Ильюшина Пилон подвески двигателя на стреловидном крыле летательного аппарата
FR2862945B1 (fr) * 2003-12-01 2006-04-28 Airbus France Dispositif d'accrochage d'un turbopropulseur sous une voilure d'aeronef.
FR2867156B1 (fr) * 2004-03-04 2006-06-02 Airbus France Systeme de montage interpose entre un moteur d'aeronef et une structure rigide d'un mat d'accrochage fixe sous une voilure de cet aeronef.
FR2891248B1 (fr) * 2005-09-28 2009-05-01 Airbus France Sas Ensemble moteur pour aeronef comprenant un moteur ainsi qu'un mat d'accrochage d'un tel moteur
RU2304548C1 (ru) * 2005-12-23 2007-08-20 Закрытое акционерное общество "Гражданские самолеты Сухого" Подвес двигателя к стреловидному крылу
FR2917379B1 (fr) * 2007-06-12 2010-02-26 Airbus France Mat de fixation d'un moteur a une aile d'aeronef.
FR2917710A1 (fr) * 2007-06-22 2008-12-26 Aircelle Sa Platine de fixation et longeron de manutention d'ensemble propulsif monobloc d'un aeronef

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008135293A (ru) 2010-03-10
FR2920408A1 (fr) 2009-03-06
US20090084893A1 (en) 2009-04-02
RU2469916C2 (ru) 2012-12-20
DE602008000742D1 (de) 2010-04-15
FR2920408B1 (fr) 2010-02-19
BRPI0803639A2 (pt) 2009-10-06
CA2639211C (fr) 2016-01-05
US8240600B2 (en) 2012-08-14
EP2030892B1 (fr) 2010-03-03
CA2639211A1 (fr) 2009-02-28
EP2030892A1 (fr) 2009-03-04
UA97475C2 (uk) 2012-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0803639B1 (pt) pilar de suspensão de um motor sob uma asa de avião, e, motor de avião
BR102016000410A2 (pt) sistemas de propulsão elétrica a gás para uma aeronave e método para propulsar uma aeronave
RU2747543C1 (ru) Газотурбинный двигатель (варианты)
BR112014007972B1 (pt) Turbomáquina com pelo menos uma hélice para aeronave
BR112014016277B1 (pt) Motor de turbina a gás
BR102017005108B1 (pt) Sistema de controle de sangria de motor, e, método para controlar um sistema de sangria de motor
BR102017004993B1 (pt) Sistema de controle de sangria de motor, e, método para controlar um sistema de controle de sangria de motor
BR112014016273B1 (pt) Motor de turbina a gás
BR102016021634A2 (pt) motor traseiro e aeronave
BR112014016300B1 (pt) Motor de turbina a gás
CN107355313A (zh) 具有反推装置组件的燃气涡轮发动机以及操作方法
BR112014016305B1 (pt) Motor de turbina a gás
JP2017527733A (ja) 可変式出力ガイドベーンを備えた軸流−遠心圧縮機
BR102012014640A2 (pt) Calota de translação e aparelhos
BR112017006884B1 (pt) Estator de turbomáquina de aeronave e turbomáquina de aeronave
BR112015005300B1 (pt) Conjunto de um motor de propulsão de uma aeronave e de um sistema de engate de um pilar de montagem do motor na estrutura de uma aeronave
BR102012028940A2 (pt) motor de turbina a gás
BR112016010063B1 (pt) Turbomáquina, utilização de pelo menos uma caixa de acessórios de turbomáquina, e, caixa de acessórios de turbomáquina
BRPI0921378B1 (pt) Entrada de ar de um motor de avião do tipo com hélices propulsoras não carenadas, motor de avião e avião
US5683225A (en) Jet engine variable area turbine nozzle
BR112015018667B1 (pt) Sistema de propulsão
CN107923342A (zh) 包括推力反向装置的飞行器推进组件
CN106988889A (zh) 用于涡轮发动机的涡轮后框架
CN114922732A (zh) 热交换器和流动调制系统
CN109891055A (zh) 用于涡轮发动机的翼型件以及冷却的对应方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO O PARECER DA PROCURADORIA NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.