BRPI0718245A2 - Métodos de geração de fertilização de fósforo através da utilização de tecnologia de fermentação microbiana - Google Patents

Métodos de geração de fertilização de fósforo através da utilização de tecnologia de fermentação microbiana Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718245A2
BRPI0718245A2 BRPI0718245-7A2A BRPI0718245A BRPI0718245A2 BR PI0718245 A2 BRPI0718245 A2 BR PI0718245A2 BR PI0718245 A BRPI0718245 A BR PI0718245A BR PI0718245 A2 BRPI0718245 A2 BR PI0718245A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
source
chamber
phosphate
phosphorus
microorganism
Prior art date
Application number
BRPI0718245-7A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Nigel Grech
Original Assignee
Sci Protek Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sci Protek Inc filed Critical Sci Protek Inc
Publication of BRPI0718245A2 publication Critical patent/BRPI0718245A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P3/00Preparation of elements or inorganic compounds except carbon dioxide
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05BPHOSPHATIC FERTILISERS
    • C05B17/00Other phosphatic fertilisers, e.g. soft rock phosphates, bone meal
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05FORGANIC FERTILISERS NOT COVERED BY SUBCLASSES C05B, C05C, e.g. FERTILISERS FROM WASTE OR REFUSE
    • C05F11/00Other organic fertilisers
    • C05F11/08Organic fertilisers containing added bacterial cultures, mycelia or the like
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/40Bio-organic fraction processing; Production of fertilisers from the organic fraction of waste or refuse

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODOS DE GERAÇÃO DE FERTILIZANTES DE FÓSFORO ATRAVÉS DA UTILI- ZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE FERMENTAÇÃO MICROBIANA".
A presente invenção reivindica o benefício do pedido provisório U.S. número de série 60/857.470 depositado em 6 de novembro de 2006, que é aqui incorporado a título de referência.
Antecedentes da Invenção
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se à geração de fertilizantes de fós- foro (P) usando tecnologia de fermentação microbiana e mais particularmen- te através da conversão de fontes de fosfato em formas mais reduzidas atra- vés de fermentação microbiana anaeróbica, com os produtos finais sendo adequados para uso em agricultura.
2. Descrição da Técnica Anterior
Fosfitos (também conhecidos como fosfonatos) são um compo-
nente natural do ciclo de fósforo em solo, planta e sistemas de planta mari- nha. Eles são definidos como os sais de ácido fosforoso (H3PO3). Hipofosfi- tos são os sais de ácido hipofosforoso. Na descrição que segue da presente invenção, o termo fosfito será algumas vezes usado para descrever esses 20 sais de ácido fosforoso/hipofosforoso. Na agricultura moderna o ciclo de fós- foro pode ser severamente rompido pelo uso disseminado de biocida e ferti- lizantes inorgânicos. Esses fatores frequentemente resultam em limitações de fósforo em muitos solos agriculturais. Ainda, é conhecido que fertilização à base de fosfato não é muito eficiente em muitos sólidos devido à fixação e 25 adsorção. Além disso, absorção foliar de fosfato é também muito pobre ou não-existente.
Fosfitos são conhecidos há algum tempo ter atividade em ambos plantas e micróbios como fontes de nutrientes de planta (Lovatt, Patente US 5514200) e como agentes biocida (Thizy, Patente US 4075324) e são agora 30 bem-estabelecidos em termos de seu uso agroquímico. Foi também deter- minado que fertilizantes de fósforo à base de fosfito demonstram habilidades de penetração superiores através da folhagem da planta, e têm uma propen- são a permanecerem mais disponíveis no solo e não ficarem fixos ou adsor- vidos - como é o caso com fosfato. Fertilizantes à base de fosfito são tam- bém muito mais eficientes na aplicação de fósforo do que fertilizantes à base de fosfato devido ao fato de terem uma molécula de oxigênio a menos, e 5 deste modo a proporção de "P" na molécula é correspondentemente maior. Fosfitos são também muito mais solúveis e menos propensos à precipitação e adsorção de solo. A solubilidade superior dos fosfitos é também vantajosa em termos do ânion no sal. Maior solubilidade de sais amoníacos, potássio, magnésio e cálcio resulta em aplicação nutricional mais eficiente se aplica- 10 dos ao solo ou particularmente à folhagem de planta do que sal(is) de fosfato correspondentes.
Fosfitos também têm sido mostrados exibir atividade acentuada contra certos micróbios tal como fungos e bactérias e são usados como bio- cidas.
Atualmente a fabricação de fertilizantes de fósforo consiste prin-
cipalmente na fabricação do ácido e então reação do ácido com certas ba- ses a fim de gerar um sal de fertilizante tal como fosfato de amônio, fosfato de potássio, fosfito de potássio, etc. Esses métodos geralmente envolvem reações altamente reativas e geralmente exotérmicas. Também muitos dos 20 reagentes são quimicamente perigosos. Comercialmente a maioria dos fosfi- tos é principalmente produzida através da reação de um tricloreto de fósforo e água, uma reação de muito risco e perigosa. Ácido fosforoso é extraído dos produtos da reação e purificado. Ele é um processo caro e de risco. En- tão seria muito benéfico se um processo de menos risco e mais eficiente 25 pudesse ser encontrado que pudesse produzir fosfitos/hipofosfitos.
Micróbios anaeróbicos são abundantes na natureza e fazem a mediação de muitas reações bioquímicas complexas. Qualquer ambiente onde oxigênio está ausente ou limitante, metabolismo anaeróbico pode a- contecer. Exemplos de anaeróbise podem ser encontrados em ecossistemas 30 tal como em pântanos e corpos aquosos estagnados onde matéria orgânica se decompõe na ausência de oxigênio e leva à formação de "gás do pânta- no". Gás do pântano é principalmente metano. Putrefação anaeróbica e de- gradação de matéria orgânica são geralmente acompanhadas por odores desagradáveis de sulfeto de hidrogênio e de compostos orgânicos que con- têm enxofre, tal como mercaptanos (qualquer composto orgânico contendo enxofre). Em tais condições de reação, moléculas ricas em oxigênio não são abundantes.
Sumário da Invenção
A presente invenção descreve usos e métodos de preparação de fosfitos e/ou hipofosfitos (e suas formas poliméricos e/ou seus sais) e agro- químicos à base de fosfito (fertilizantes e biocidas) a partir de fosfatos e ou- 10 tras fontes de fósforo de ocorrência natural ou sintético. O processo de fer- mentação vai produzir sais de fosfito/hipofosfito de ambas as fases líquida e sólida que podem ser usados como um produto agroquímico. Após remoção do recipiente de fermentação, a fase líquida é filtrada e embalada. Para apli- cação a plantas o material líquido é diluído mais com água e aplicado a plan- 15 tas. O material de fase sólida na câmara de reação é removido, seco e po- dem ser então usado como um fertilizante sólido ou aplicado como é, mistu- rado com outros sólidos (tal como fertilizantes e argilas) ou diluído em água e aplicado a plantas. Os fertilizantes baseados em fosfito/hipofosfito deriva- dos são estáveis e podem ser misturados em soluções tendo um pH que é 20 aceitável para a folhagem da planta, e em outras soluções tendo um pH a- ceitável para a raiz. Quando extraído do recipiente de fermentação, o mate- rial pode ser seco ou diluído mais com água ou tornado uma suspensão.
É então um objetivo da presente invenção prover processos a- través dos quais solos de ocorrência natural são usados para gerar fosfitos e/ou hipofosfitos a partir de fosfatos e outras fontes fosforosas de ocorrência natural ou sintéticas através de fermentação anaeróbica.
É também um objetivo da presente invenção prover processos através dos quais micro-organismos de ocorrência natural são usados para gerar fosfito e/ou hidrofosfitos a partir de fosfatos e outras fontes de fósforo de ocorrência natural ou sintéticas através de fermentação anaeróbica.
É também um objetivo da presente invenção prover processos através dos quais solos de ocorrência natural e micro-organismos são usa- dos para gerar fosfitos e/ou hipofosfitos a partir de fosfatos e outras fontes de fósforo de ocorrência natural ou sintéticas através de fermentação anae- róbica; em alguns casos os solos provêem uma fonte dos micro-organismos utilizados no processo de fermentação anaeróbica.
É outro objetivo da presente invenção prover processos onde os
fosfitos e/ou hipofosfitos que são gerados através de fermentação anaeróbi- ca são usados para formular agroquímicos tal como fertilizantes, biocidas e outros agroquímicos para uso em horticultura e outro local.
É outro objetivo da presente invenção usar bactérias anaeróbi- cas no processo de fermentação para produzir fosfitos e/ou hipofosfitos a partir de fosfatos ou outras fontes de fósforo de ocorrência natural ou sintéti- cas.
É outro objetivo da presente invenção usar fungos anaeróbicos no processo de fermentação para produzir fosfitos e/ou hipofosfitos a partir de fosfatos ou outras fontes de fósforo de ocorrência natural ou sintéticas.
É outro objetivo da presente invenção prover processos onde os fosfitos e/ou hipofosfitos que são gerados através de fermentação aneróbica são aplicados a plantas, micro-organismos ou ao solo.
Métodos de Geração Os ingredientes que seguem são misturados junto em uma pasta
fluida e postos em um recipiente com descarga hermeticamente fechado: uma fonte de fosfato adequada, uma amostra de solo anaeróbico (contendo micróbios anaeróbicos e nutrientes essenciais) ou um solo estéril ao qual uma cultura pura de micróbios selecionados é adicionada, uma fonte de car- 25 bono e água. Hélio, gases nobres ou nitrogênio podem ser usados para pur- gar o ar do recipiente de fermentação. O recipiente hermeticamente fechado tem uma descarga de via única para permitir que gases de exaustão sejam liberados e assegurar formação de pressão mínima no recipiente de fermen- tação. Tal consórcio microbiano misto capaz de reduzir fosfato pode ser ob- 30 tido de locais onde solo foi cultivado anaerobicamente por vários anos. Tais solos são preferidos porque a falta de condições aeróbicas vai favorecer a emergência de micro-organismos anaeróbicos que proliferam sob essas con- dições de pouco oxigênio. Em condições anaeróbicas, as demandas energé- ticas de crescimento microbiano não são fornecidas por respiração depen- dente de oxigênio, mas ao contrário por várias reações redox. Tais reações geram um ambiente de redução onde materiais altamente oxidados (tal co- 5 mo oxiânions) podem ser reduzidos para estados de oxidação inferiores. Tais exemplos incluem, sem limitação, sulfatos em sulfetos, cloratos em clo- retos, fosfato em fosfito, nitratos em nitretos (e por fim metano), etc. Então foi constatado que se ambiente com suficientemente pouco oxigênio for pro- vido, fosfato pode ser convertido para estados de oxidação inferiores tal co- 10 mo fosfito (+III) e hipofosfito (+I). O resultado do processo de fermentação anaeróbica é a geração de sais de oxiácido reduzidos de fósforo tal como sais de fosfito e hipofosfito nas fases líquida e sólida.
A presente invenção descreve métodos para gerar fosfi- tos/hipofosfitos para uso agroquímico, agricultural, horticultural e outros. As 15 composições podem ser incubadas por apenas alguns dias até alguns me- ses. A reação é acelerada por temperaturas mais altas (10-40°C). O resulta- do do processo de fermentação anaeróbica é a produção de fosfi- tos/hipofosfitos que podem então ser usados como são, concentrados mais, diluídos e/ou misturados com outros fertilizantes e/ou biocidas para formar 20 fertilizantes compostos e/ou outros biocidas que podem estar em formas só- lidas ou líquidas e usados em agricultura/horticultura ou outro local. Vários gêneros microbianos foram identificados neste processo tal como, sem limi- tação, Clostridium, Vibrio, Klebsiella e/ou Escherichia. Em geral foi constata- do que amostras de populações de bactérias isoladas de solos anaeróbicos 25 têm a um grau menor ou maior a habilidade em gerar fosfitos/hipofosfitos a partir de fontes fosfato sob condições anaeróbicas. Amostras de solos anae- róbicos foram coletadas de vários locais na Califórnia e três tais óleos (de- signados rrs 12, rrs 15 & rrs 19) mostraram geração promissora de fosfitos a partir de fosfatos.
No cultivo dos micróbios anaeróbicos tal como bactérias perten-
centes aos gêneros tal como Clostridium, Vibrio, Klebsiella e/ou Escherichia bem como outros anaeróbios, é desejável empregar condições de cresci- mento que levem à proliferação de anaeróbios. Vários indutores incluem, mas não estão limitados a, adições de meios tal como aqueles descritos por Long e outros em 1983 (Appl. Environ. Microbiol., 45:1389-1393). Isolamento de bactérias de amostras de solo foi assegurado e resultou na identificação de isolatos capazes de gerar fosfito a partir de fosfato.
A invenção acima mencionada pode tomar a forma de sistema de fermentação estática ou uma fermentação contínua que provê ambientes favoráveis para fermentação bacteriana anaeróbica de modo que a digestão ótima da biomassa e produção de fosfitos e seus sais são mantidas. Em to- 10 dos os casos hélio, nitrogênio ou Gases nobres podem ser usados para pur- gar o recipiente de fermentação.
Em geral, a biomassa, de preferência na forma de uma pasta fluida aquosa, é introduzida em um reator de fermentação provido com um ambiente anaeróbico. Se o pH da pasta fluida da biomassa cair para cerca 15 de 4,8, o processo de fermentação pode ser prejudicado (isto é, o ambiente é muito ácido para sustentar fermentação bacteriana anaeróbica eficaz). En- tão, um agente de neutralização pode ser adicionado ao sistema para man- ter um pH acima de 4,8 em cada reator. Agentes de neutralização adequa- dos incluem sais de amônio, sódio, potássio e cálcio de hidróxidos, carbona- 20 tos e bicarbonatos. De preferência, carbonato de cálcio ou hidróxido de cál- cio é empregado para manter a faixa de pH desejável do sistema. O agente de neutralização pode ser adicionado ao sistema em qualquer ponto onde for necessário manter a faixa de pH. A base pode ser adicionada sozinha ou com a biomassa fresca entrando no processo de fermentação.
Exemplos de métodos para geração de fosfitos/hipofosfitos são
dados abaixo:
EXEMPLO 1:
Os materiais que seguem (geralmente os materiais estão em estado fino, inicialmente moídos para um tamanho de partícula na faixa de 10-40 mesh (ASTM) usando equipamento de moagem conhecido, tal como um moedor Fitzpatrick) foram misturados juntos em uma pasta fluida e todos os componentes exceto o solo foram esterilizados em um autoclave. O solo foi adicionado à mistura e incubado em torno de 35°C em um agitador orbi- tal. Hélio foi inicialmente alimentado na câmara do fermentador para purgar o ar residente. Os resultados diários são mostrados na tabela abaixo.
Fosfato de Cálcio (coloidal) 2 kg
Fosfato de Potássio 0,5 kg
Solo anaeróbico (sítio rrs 15) 300 g
Sacarose 10 g
Lactato de sódio 1 g
FeCI2 0,5
MnCI2 0,1
ZnCI 0,05
CuCI 0,02
Se 5 g
Solubor 0,01 g
Água 1,5 kg
O pH inicial da mistura foi ajustado para 7,5 com Ácido clorídri- co. A mistura foi agitada. Durante o curso de 20-30 dias o pH do meio pode cair para níveis onde fermentação é prejudicada, que pode necessitar ajuste com uma base tal como hidróxido de cálcio:
Resultados: EXEMPLO 1
Recuperação de Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % do P total)
Dia 1 3 6 9 12 15 18 po3/hpo2 0 0 2 7 11 10 8 EXEMPLO 2:
Uma fonte de fosfato inorgânico foi usada como no exemplo 1. No entanto, neste exemplo uma fonte de carbono complexa foi usada (palha de trigo). Quaisquer outros nutrientes inorgânicos foram adicionados. Os materiais foram misturados como no exemplo 1. Nitrogênio foi usado para purgar ar residente. Os resultados diários são mostrados na tabela abaixo.
4 kg de fosfato de amônio
100 g de palha de trigo
1 kg de Solo anaeróbico (sítio rrs 12) 2 kg de água
PH 7,5
Nitrogênio foi alimentado ao recipiente de fermentação para pur- gar qualquer ar restante.
Resultados: EXEMPLO 2
Recuperação de Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % de P total)
Dia 1 3 6 9 12 15 18 21 24 PO3ZHPO2 0 0 8 10 10 11 10 9 8 EXEMPLO 3: Mesmo que 0 exemplo 2, exceto que 0 fosfato pedra foi usado ao invés de fosfato de amônio. Fosfato pedra 4 kg Solo anaeróbico (sítio rrs19) 0,5 kg Palha de Trigo 0,5 kg Água 4 kg Resultados: EXEMPLO 3 Recuperação e Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % de P total). Dia 1 3 6 9 12 15 18 21 24 PO3/HPO2 0 0 5 6 12 11 5 7 3 10
15
EXEMPLO 4:
Neste exemplo, todos os componentes foram esterilizados. En- tão, uma espécie Clostridium (C-rrs 19) foi adicionada à mistura após auto- clave e incubada como acima.
Fosfato pedra moído (<0,25 mm) 4 kg
Solo anaeróbico (sítio rrs19) 0,5 kg
PaIhadeTrigo 0,5 kg
Água 4 kg
Resultados: EXEMPLO 4 Recuperação de Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % de P total)
Dia 1 3 6 9 12 15 18 21 24 PO3/HPO2 0 0 0 0 6 16 12 3 3 EXEMPLO 5:
Neste exemplo, como com exemplo 4, todos os componentes foram esterilizados. Então, um isolato de E. coli (E.C. rrs19) foi adicionado à mistura após autoclave e incubado como acima.
Fosfato pedra 4 kg
Solo anaeróbico (sitio rssl 9) 0,5 kg
PaIhadeTrigo 0,5 kg
Água 4 kg
Resultados: EXEMPLO 5 Recuperação de Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % de P total)
Dia 1 3 6 9 12 15 18 21 24 PO3ZHPO2 0 0 0 0 0 3 2 0 0 15
20
EXEMPLO 6:
Neste exemplo, como com exemplo 4, todos os componentes foram esterilizados. Então, um isolato bacteriano não-identificado (Ul rss 19) foi adicionado à mistura após autoclave e incubado como acima.
Fosfato pedra 4 kg
Solo anaeróbico (sitio rssl9) 0,5 kg
PaIhadeTrigo 0,5 kg
Água 4 kg
Resultados: EXEMPLO 6
Recuperação de Fosfito e Hipofosfito (% em p/p como uma % de P total)
Dia 1 3 6 9 12 15 18 21 24 PO3/HPO2 0 0 3 10 16 18 17 18 16

Claims (34)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para geração de formas reduzidas de fósforo a partir de uma fonte de fósforo através de fermentação anaeróbica compreendendo as etapas de: introdução de uma pasta fluida compreendendo uma fonte de fosfato em uma câmara com descarga; introdução de uma fonte para pelo menos um micro-organismo na dita câmara; introdução de uma fonte de carbono na dita câmara; introdução de água na dita câmara; incubação da dita câmara por um período de tempo; e remoção periodicamente das ditas formas reduzidas de fósforo da dita câmara.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, em que o dito perío- do de incubação é entre alguns dias a alguns meses.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a tempera- tura na dita câmara é mantida entre cerca de 10°C e cerca de 40°C.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de micro-organismo é solo.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de micro-organismo é solo de ocorrência natural.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de micro-organismo são micro-organismos de ocorrência natural.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de micro-organismo é solo anaerobicamente cultivado.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, em que o dito solo contém micróbios anaeróbicos e nutrientes essenciais.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, em que fungo anae- róbico é usado no processo de fermentação.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, em que bactéria anaeróbica é usada no processo de fermentação.
11. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de fosfato é selecionada do grupo de fosfato orgânico e fosfato inorgânico.
12. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de fosfato é um membro selecionado do grupo de fosfato de cálcio, fosfato de amônio, fosfato de potássio, fosfato pedra e combinações dos mesmos.
13. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de fosfato orgânico é um membro selecionado do grupo de: fontes animais, ossos, fontes de planta, sementes e combinações dos mesmos.
14. Método de acordo com a reivindicação 1, em que as ditas formas reduzidas de fósforo são membros selecionados do grupo de fosfito, hipofosfito, fosfonato, hipofosfonato, fosfonitos e combinações dos mesmos.
15. Método de acordo com a reivindicação 1 compreendendo a etapa adicional de adição de um agente de neutralização para manter um pH eficaz para produção de fosfitos.
16. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de manutenção do pH do material na dita câmara acima de cerca de 4,8.
17. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a dita fonte de micro-organismo é uma bactéria selecionada do grupo do gênero Clostri- dium, gênero Vibrio, Klebsiella, gênero Escherichia e combinações dos mesmos.
18. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de periodicamente descarregar a dita câmara.
19. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de purga de ar da dita câmara antes do início da fermenta- ção.
20. Método de acordo com a reivindicação 21, em que um dos que seguem é usado para purgar o ar do recipiente de fermentação: hélio, nitrogênio, um Gás nobre e combinações dos mesmos.
21. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de purgar ar em excesso da dita câmara através da sua substituição com pelo menos um gás inerte.
22. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de esterilização da dita pasta fluida antes da introdução da dita fonte de micro-organismo.
23. Método de acordo com a reivindicação 23, em que a dita fon- te de micro-organismo é uma cultura pura de micróbios selecionados.
24. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de moagem dos componentes de fermentação antes da sua introdução na dita câmara.
25. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a etapa adicional de ajuste do pH inicial do material na dita câmara para cerca de 7,5.
26. Método de acordo com a reivindicação 1, em que as formas reduzidas de fósforo são usadas para formar um dos grupos que seguem: agroquímicos, fertilizantes, biocidas e combinações dos mesmos.
27. Método de acordo com a reivindicação 1, em que as formas reduzidas de fósforo são aplicadas a um dos grupos que seguem: plantas, micro-organismos, o solo e combinações dos mesmos.
28. Método de geração de formas reduzidas de fósforo a partir de uma fonte de fósforo através de fermentação anaeróbica compreendendo as etapas de: a. introdução de uma pasta fluida contendo uma fonte de fósforo em uma câmara de descarregamento; b. introdução de uma fonte para pelo menos um micro-organismo na dita câmara; c. introdução de uma fonte de carbono na dita câmara; d. introdução de água na dita câmara; e. purga de excesso de ar da dita câmara substituindo-o com pelo menos um gás inerte; f. ajuste do pH inicial do material na dita câmara para cerca de 7,5; g. incubação da dita câmara para uma temperatura entre cerca de 10°C e cerca de 40°C; h. manutenção da dita temperatura por um período de tempo; i. manutenção do pH na dita câmara acima de 4,8; e j. remoção periodicamente das ditas formas reduzidas de fósforo a partir da dita câmara.
29. Método de acordo com a reivindicação 28, em que a dita fon- te de fósforo é selecionada do grupo de: fosfato, fontes de fósforo de ocor- rência natural, fontes de fósforo sintéticas e combinações das mesmas.
30. Método de acordo com a reivindicação 28, em que a dita fon- te de fósforo é selecionada do grupo de fosfato orgânico e fosfato inorgâni- co.
31. Método de acordo com a reivindicação 28, em que a dita fon- te de fósforo é um membro selecionado do grupo de fosfato de cálcio, fosfa- to de amônio, fosfato de potássio, fosfato pedra e combinações dos mes- mos.
32. Método de acordo com a reivindicação 28, em que a dita fon- te de micro-organismo é solo anaerobicamente cultivado.
33. Método de acordo com a reivindicação 28, em que a dita fon- te de micro-organismo é uma bactéria selecionada do grupo do gênero Clos- tridium, gênero Vibrio, Klebsiella, gênero Escherichia e combinações dos mesmos.
34. Método de acordo com a reivindicação 28 compreendendo a etapa adicional de esterilização da dita pasta fluida antes da introdução da dita fonte de micro-organismo.
BRPI0718245-7A2A 2006-11-06 2007-11-02 Métodos de geração de fertilização de fósforo através da utilização de tecnologia de fermentação microbiana BRPI0718245A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US85747006P 2006-11-06 2006-11-06
US60/857,470 2006-11-06
PCT/US2007/023200 WO2008057448A2 (en) 2006-11-06 2007-11-02 Methods of generating phosphorus fertilizers through the utilization of microbial fermentation technology

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0718245A2 true BRPI0718245A2 (pt) 2014-01-07

Family

ID=39365079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718245-7A2A BRPI0718245A2 (pt) 2006-11-06 2007-11-02 Métodos de geração de fertilização de fósforo através da utilização de tecnologia de fermentação microbiana

Country Status (20)

Country Link
US (1) US8092569B2 (pt)
EP (1) EP1964828B1 (pt)
JP (1) JP2010508814A (pt)
AR (1) AR063580A1 (pt)
AT (1) ATE455082T1 (pt)
AU (1) AU2007317913B2 (pt)
BR (1) BRPI0718245A2 (pt)
CA (1) CA2668519C (pt)
CL (1) CL2007003184A1 (pt)
DE (1) DE602007004298D1 (pt)
ES (1) ES2337944T3 (pt)
MX (1) MX2009004638A (pt)
NZ (1) NZ576292A (pt)
PE (1) PE20081051A1 (pt)
PL (1) PL1964828T3 (pt)
PT (1) PT1964828E (pt)
SA (1) SA07280603B1 (pt)
TW (1) TW200837035A (pt)
UY (1) UY30687A1 (pt)
WO (1) WO2008057448A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITTO20080784A1 (it) * 2008-10-24 2010-04-25 Terra Srl Ricerca & Sviluppo Procedimento per la produzione di un agente per il trattamento di terreni agricoli
US20110231958A1 (en) * 2008-11-19 2011-09-22 Luis Rafael Herrera-Estrella Transgenic plants and fungi capable of metabolizing phosphite as a source of phosphorus
JP2010160316A (ja) 2009-01-08 2010-07-22 Alpine Electronics Inc 情報処理装置及びテキスト読み上げ方法
US20120103077A1 (en) * 2010-10-29 2012-05-03 Solum, Inc. Microsampling Nutrient Measurement
EP2674411B1 (en) 2011-02-07 2019-05-01 Fertinagro Biotech, S.L. Method for obtaining a biological fertilizer from apatite minerals by means of microorganisms and biological fertilizer thus obtainded
US9394548B2 (en) * 2011-03-10 2016-07-19 Lawrence R. Green Method of processing organic waste
US8691551B1 (en) 2013-03-15 2014-04-08 Ductor Oy Method for recovering phosphorus from organic materials
CA2855187C (en) 2013-07-03 2021-01-26 Barry Fanning Water soluble liquid fertilizer concentrate
US9670508B2 (en) 2014-04-01 2017-06-06 Ductor Oy Biogas process with nutrient recovery
US20190077721A1 (en) * 2015-10-21 2019-03-14 Yoon Soo CHOI Method of manufacturing organic fertilizers by using organic raw material, antagonistic microorganism, fermentative microorganism, and synthetic microorganism, and organic fertilizers manufactured by said manufacturing method
US10723664B1 (en) * 2017-12-21 2020-07-28 Jh Biotech, Inc. Stable metal phosphite composition
MX2021003857A (es) 2018-10-05 2021-04-29 Fertinagro Biotech Sl Procedimiento de obtencion de un fertilizante fosfatado granulado y fertilizante fosfatado asi obtenido.

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3102804A (en) * 1961-05-01 1963-09-03 Engelhart Ludwig Fertilizer and method of producing the same
US3930799A (en) 1972-10-05 1976-01-06 Eweson Eric W Apparatus for making organic fertilizer
TR19072A (tr) 1973-11-26 1978-05-01 Pepro Fosforlu tuerevler ihtiva eden fungisid terkipler
US4162153A (en) 1976-04-12 1979-07-24 Air Products And Chemicals, Inc. High nitrogen and phosphorous content biomass produced by treatment of a BOD-containing material
US4311511A (en) 1976-07-07 1982-01-19 Gernot Graefe Method for producing high-grade fertilizer
US4100023A (en) 1977-04-08 1978-07-11 Mcdonald Byron A Digester and process for converting organic matter to methane and fertilizer
US4169048A (en) 1978-08-18 1979-09-25 Albers Sr Teo Anaerobic fermentation of excreta in a collapsible bag
US4221571A (en) 1978-11-13 1980-09-09 Don Rhoades Solar heated anaerobic digestor
US4252901A (en) 1979-07-11 1981-02-24 Universal Research And Development Corp. System and process for anaerobic digestion
DE3225454C2 (de) * 1982-07-07 1985-04-18 Süd-Chemie AG, 8000 München Verfahren zur Aufbereitung von fäkalen Abfällen
IT1250307B (it) 1991-09-17 1995-04-07 Romfin Srl Procedimento per la trasformazione di masse biologiche ai fini dell'utilizzo in agricoltura.
NL9200845A (nl) 1992-05-13 1993-12-01 Epenhuysen Chem Fab Meststofoplossing, werkwijze voor het bereiden van deze meststofoplossing en gebruik daarvan.
ATE197287T1 (de) 1993-08-30 2000-11-15 Sieber Technology Ltd Anorganisches phosphat und phosphat auflösende pilze enthaltende düngemittel
US5514200B1 (en) 1994-02-07 1997-07-08 Univ Formulation of phosphorus fertilizer for plants
JP3420460B2 (ja) 1996-04-12 2003-06-23 キヤノン株式会社 汚染物質分解装置、汚染媒体の浄化方法及び汚染物質分解方法
CA2184044C (en) 1996-08-23 2001-03-27 Rene Joseph Branconnier Process for thermophilic, aerobic fermentation of organic waste
KR100349628B1 (ko) 1998-02-23 2002-08-22 가부시키가이샤 티엘브이 유기성 폐기물의 발효처리장치
KR19980033527A (ko) 1998-04-22 1998-07-25 이명섭 음식폐기물의 저온 자연발효건조방법과 그 장치
US7211429B1 (en) * 1999-07-20 2007-05-01 Organic Resource Technologies Limited Organic waste material treatment process
US6254654B1 (en) 1999-09-16 2001-07-03 Dirk Van Barneveld Soil improver composition and plant growth enhancer
US7179642B2 (en) * 1999-10-25 2007-02-20 Ghd, Inc. Method and apparatus for solids processing
US6423531B1 (en) 1999-11-17 2002-07-23 Geovation Technologies, Inc. Advanced organic-inorganic solid-chemical composition and methods for anaerobic bioremediation
US20050044911A1 (en) 2000-03-15 2005-03-03 Shinichi Shimose Method and apparatus for producing organic fertilizer
EP1320388B1 (en) 2000-08-22 2005-11-09 Green Farm Energy A/S Concept for slurry separation and biogas production
US6692642B2 (en) 2002-04-30 2004-02-17 International Waste Management Systems Organic slurry treatment process
US20040000179A1 (en) * 2002-06-28 2004-01-01 Yoshiharu Hiraki Method for composting organic wastes
KR100547281B1 (ko) 2002-10-21 2006-01-26 주식회사 타오 슬러리 형태 유기성 폐기물의 처리법과 장치
WO2004063312A2 (en) 2003-01-10 2004-07-29 Zeachem, Inc. Production of organic acid and ammonium nitrate
RS52363B (en) 2003-11-20 2012-12-31 Bestland Ag BIOLOGICAL FERTILIZER CONTAINING CURRENT
US20060084573A1 (en) * 2004-10-12 2006-04-20 Biagro Western Sales, Inc. High calcium fertilizer composition
WO2006046948A1 (en) 2004-10-25 2006-05-04 Rajamannan A Harry J Systemic inducer composition for plants
WO2007035513A2 (en) 2005-09-15 2007-03-29 Vitag Llc Organic containing sludge to fertilizer alkaline conversion process

Also Published As

Publication number Publication date
CL2007003184A1 (es) 2008-05-16
CA2668519C (en) 2013-01-15
NZ576292A (en) 2012-02-24
UY30687A1 (es) 2008-05-31
MX2009004638A (es) 2009-05-15
US20080105018A1 (en) 2008-05-08
WO2008057448A2 (en) 2008-05-15
JP2010508814A (ja) 2010-03-25
ATE455082T1 (de) 2010-01-15
AU2007317913A1 (en) 2008-05-15
SA07280603B1 (ar) 2010-12-01
EP1964828B1 (en) 2010-01-13
PE20081051A1 (es) 2008-09-03
EP1964828A3 (en) 2008-09-10
AU2007317913B2 (en) 2012-04-19
EP1964828A2 (en) 2008-09-03
PT1964828E (pt) 2010-02-26
PL1964828T3 (pl) 2010-06-30
AR063580A1 (es) 2009-02-04
US8092569B2 (en) 2012-01-10
ES2337944T3 (es) 2010-04-30
WO2008057448A3 (en) 2009-04-16
DE602007004298D1 (de) 2010-03-04
CA2668519A1 (en) 2008-05-15
TW200837035A (en) 2008-09-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718245A2 (pt) Métodos de geração de fertilização de fósforo através da utilização de tecnologia de fermentação microbiana
JP2010508814A5 (pt)
CN104744182A (zh) 一种烟草保水生物有机肥及其制备方法
CN107245009A (zh) 一种利用秸秆发酵液为原料制备无机有机复合液态肥的方法
CN104447054A (zh) 生物有机茶叶专用肥
KR101588817B1 (ko) 식품가공 폐수 슬러지를 이용한 유기질 비료의 제조방법
CN107129327A (zh) 微生物肥料及其制备方法
CN107162852B (zh) 一种土壤磷素活化剂及其制备方法和应用
BR112015025912B1 (pt) Processo de imobilização para obter um inoculante biológico estimulador do crescimento vegetal, suporte de teca, e, inoculante biológico
WO2017051058A1 (en) Method and apparatus for the production of organic fertilizers and other bioproducts
CN102701874B (zh) 叶类有机蔬菜专用栽培基质及其制备方法
CN106396865B (zh) 含有复合菌剂的脲醛缓释肥料的制备方法
CN108934255A (zh) 一种利用微生物菌肥治理改良盐碱地的方法
KR102070511B1 (ko) 혐기소화액 및 감귤착즙박 혼합 배지를 이용하여 배양한 바실러스 균주 배양액을 함유하는 악취 제거용 조성물의 제조방법
CN113293004A (zh) 一种油泥热解碳基土壤改良剂及其制备方法
CN111792953A (zh) 一种猪尿有机液体肥及其制备方法
Singh et al. Biofertilizers and plant growth regulators as key player in sustainable agriculture by enhancing soil fertility and crop productivity
SK3862000A3 (en) Method for the preparation of microorganism mixture for binding air nitrogen and for increasing the phosphorous compound solubility in soil and mixture listed above
CN112500240A (zh) 一种高效有机混合肥及其制作方法
CN109923967A (zh) 一种生物质炭阻控蚓粪中复合抗性污染物的扩散传播方法
CN110117208A (zh) 生态肥料及其制备方法
CN104150714A (zh) 用复合菌剂治理糖厂含硫废弃物并生产复合菌肥的方法
RU2777093C1 (ru) Способ приготовления биоудобрения
HU225130B1 (en) Microbal mixture for binding nitrogen from air, phosphorus compounds from the soil and for decomposing oil sediments and process for preparing thereof
JP2006223280A (ja) 光合成細菌をステビアで培養する方法と培養された水溶液

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2330 DE 01-09-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.