BRPI0717542A2 - Dispositivo de gravação de nó sísmico do fundo do oceano autônomo - Google Patents

Dispositivo de gravação de nó sísmico do fundo do oceano autônomo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717542A2
BRPI0717542A2 BRPI0717542-6A BRPI0717542A BRPI0717542A2 BR PI0717542 A2 BRPI0717542 A2 BR PI0717542A2 BR PI0717542 A BRPI0717542 A BR PI0717542A BR PI0717542 A2 BRPI0717542 A2 BR PI0717542A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
baseplate
housing
recording
base plate
recording unit
Prior art date
Application number
BRPI0717542-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter W Maxwell
Timothy R E Owen
Stuart Denny
Tor Haugland
Joshua Ronen
Original Assignee
Cggveritas Services Holding U S Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cggveritas Services Holding U S Inc filed Critical Cggveritas Services Holding U S Inc
Publication of BRPI0717542A2 publication Critical patent/BRPI0717542A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B11/00Transmission systems employing sonic, ultrasonic or infrasonic waves
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/16Receiving elements for seismic signals; Arrangements or adaptations of receiving elements
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/38Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting specially adapted for water-covered areas
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V2210/00Details of seismic processing or analysis
    • G01V2210/10Aspects of acoustic signal generation or detection
    • G01V2210/14Signal detection
    • G01V2210/142Receiver location
    • G01V2210/1427Sea bed

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Oceanography (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)
  • Testing Or Calibration Of Command Recording Devices (AREA)
  • Battery Mounting, Suspending (AREA)

Description

"DISPOSITIVO DE GRAVAÇÃO DE NÓ SÍSMICO DO FUNDO DO OCEANO AUTÔNOMO"
Referência remissiva a pedidos relacionados
Esse pedido reivindica prioridade ao pedido provisional US número de série 60/827.393 depositado em 28 de setembro de 2006.
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se ao campo de percepção sísmica marítima. Em parti- cular, a invenção refere-se a um dispositivo de gravação de nó sísmico autônomo, novo, do fundo do oceano. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Sistemas de fita convencionais ou sistemas de cabo de fundo do oceano têm sido os sistemas de imageamento sísmico de oceano, tradicionais. Entretanto, esses sistemas gravam comumente dados de azimute estreito. Formações geológicas complexas como os corpos de sal do Golfo do México resultaram na necessidade de imagens subsuperficiais mais sofisticadas.
Uma solução atual é o uso de aquisição de dados e iluminação totalmente azimute. Um exemplo de aquisição de dados totalmente azimute utiliza nós de fundo de oceano, au- tônomos. Nós são sismômetros independentes. Na aplicação típica, são acionados por bate- ria com relógios precisos para sincronização de tempo. Em operação, os nós permanecem no fundo do mar por um período prolongado de tempo para a gravação de ondas acústicas que vêm de uma embarcação de fonte na superfície e retornam energia a partir das forma- ções abaixo do leito do mar. Sismômetros de fundo do oceano (OBS) são utilizados para a gravação de dados sísmicos no fundo do mar. São estações de gravação independentes que compreendem sensores de geofone e hidrofone, unidade de gravação e fonte de ener- gia e relógio de referência. São destinados à aquisição autônoma de longa duração por até 6 meses. Os dados são acessados após recuperação das unidades. Nós de OBS podem ser utilizados para monitoração sísmica passiva ou para gravação de energia sísmica gerada por fontes acústicas. O método mencionado por último pode ser utilizado para exploração de gás e petróleo ou para monitoração de produção. São recuperados, em cujo momento os dados são transferidos e as baterias podem ser substituídas ou recarregadas prontas para o próximo uso.
Os inventores desenvolveram um dispositivo de gravação sísmica de nó de fundo de oceano, autônomo, aperfeiçoado, tendo um desenho modular integrado e uma ou mais características que auxiliam o acoplamento da unidade ao fundo do mar e melhoram a fide- Iidade azimutal de medição de sinal sísmico (fidelidade de vetor).
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em um aspecto da presente invenção, há um dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo do oceano, autônomo, que compreende: um alojamento modular integrado, uma placa de base que forma o fundo do alojamento; um conjunto de alojamento de unidade de gravação e bateria compreendendo: um alojamento de unidade de gravação de sinais mon- tado na placa de base, o alojamento de unidade de gravação tendo um tamanho e formato para alojar uma unidade de gravação; e pelo menos um alojamento de bateria montado na placa de base, o alojamento de bateria tendo um tamanho e formato para alojar uma bateria; onde o conjunto de alojamento de unidade de gravação e bateria é disposto simetricamente com relação à placa de base; e um alojamento de sensor de vetor montado em ou através da placa de base, o alojamento de sensor de vetor compreendendo pelo menos um sensor de vetor, o alojamento de sensor de vetor montado coaxialmente com a placa de base.
Em algumas modalidades, pelo menos um alojamento de bateria compreende dois alojamentos de bateria, e o alojamento de unidade de gravação e os dois alojamentos de bateria são dispostos em um modo triangular mutuamente a 120 graus em torno do centro da placa de base.
Em algumas modalidades, o dispositivo de gravação tem um centro de massa com-
preendido em 10 mm do eixo geométrico da placa de base.
Em algumas modalidades, o dispositivo de gravação tem um centro de massa com- preendido em aproximadamente 100 mm acima da superfície inferior da placa de base.
Em algumas modalidades, o dispositivo de gravação tem um centro de massa entre aproximadamente 20 - 50 mm acima da superfície inferior da placa de base.
Em algumas modalidades, o alojamento do dispositivo de gravação compreende um componente de cobertura. Em algumas modalidades tendo um componente de cobertu- ra, o componente de cobertura compreende um furo posicionado para permitir acesso fácil ao alojamento da unidade de gravação de sinais. Em algumas modalidades tendo um com- ponente de cobertura, o componente de cobertura compreende um furo para permitir que água inunde o interior do dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo de oceano, autô- nomo.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, a placa de base é circular.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, a placa de base tem um diâ- metro de aproximadamente 600 mm.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, a placa de base inclui um co- nector montado na placa de base.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, a placa de base compreende entalhes e/ou furos em seu lado inferior. Em algumas modalidades o dispositivo de gravação compreende ainda uma placa
superior.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação tendo uma placa superior, a placa de base e a placa superior são conectadas de tal modo que os alojamentos de bateria são fixos no lugar.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação tendo uma placa superior, a placa superior é montada na placa de base através de um ou mais componentes de suporte.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação tendo uma placa superior
montada na placa de base através de um ou mais componentes de suporte, um ou mais componentes de suporte compreendem três componentes de suporte. Em algumas modali- dades, onde um ou mais componentes de suporte compreendem três componentes de su- porte, os três componentes de suporte são três barras de metal. Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, o dispositivo de gravação
compreende ainda uma cobertura, a cobertura em contato com a placa superior, a placa de base, ou tanto a placa superior como a placa de base.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, o dispositivo de gravação compreende ainda pelo menos um hidrofone montado externamente ao alojamento de sen- sor de vetor em comunicação com a unidade de gravação.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação, o dispositivo de gravação compreende ainda estruturas cooperantes na placa superior e placa de base.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação que compreende estruturas cooperantes na placa superior e placa de base, as estruturas cooperantes na placa superior e placa de base compreendem um ou mais segmentos em relevo e seções rebaixadas.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação há uma carga de suporte no fundo do mar de aproximadamente 50 Pa a aproximadamente 200 Pa.
Em algumas modalidades do dispositivo de gravação há uma carga de suporte no fundo do mar de aproximadamente 100 Pa a aproximadamente 120 Pa. O acima delineou de forma bem ampla as características e vantagens técnicas da
presente invenção para que a descrição detalhada da invenção que segue possa ser mais bem entendida. Características e vantagens adicionais d invenção serão descritas a seguir que formam o tema das reivindicações da invenção. Deve ser reconhecido por aqueles ver- sados na técnica que a concepção e modalidade específica revelada podem ser facilmente utilizadas como base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar as mesmas finalidades da presente invenção. Deve ser também percebido por aqueles versados na téc- nica que tais construções equivalentes não se afastam do espírito e escopo da invenção como exposto nas reivindicações apensas. Os aspectos novos que se acredita serem carac- terísticos da invenção, tanto com relação a sua organização como método de operação, juntamente com objetivos e vantagens adicionais serão mais bem compreendidos a partir da seguinte descrição quando considerada com relação às figuras em anexo. Deve ser expres- samente entendido, entretanto, que cada uma das figuras é fornecida para fins de ilustração e descrição somente e não é destinada como definição dos limites da presente invenção.
Breve descrição dos desenhos
Para uma compreensão mais completa da presente invenção, faz-se referência a- gora às seguintes descrições tomadas em combinação com o desenho em anexo, nos quais:
A figura 1 mostra uma vista superior de uma modalidade do dispositivo da presente invenção.
A figura 2 mostra uma vista inferior de uma modalidade do dispositivo da presente invenção.
A figura 3 mostra uma vista exposta do interior de uma modalidade do dispositivo
da presente invenção.
Descrição detalhada da invenção
Como utilizado aqui, "um" ou "uma" significa um ou mais. A menos que indicado de outro modo, o singular contém o plural e o plural contém o singular. O dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo do oceano, autônomo da presen-
te invenção, utiliza um desenho modular integrado. A parte inferior da unidade compreende uma placa de base rígida à qual grande parte dos componentes do dispositivo são rigida- mente montados. O dispositivo compreende um conjunto de alojamento de unidade de gra- vação e bateria tendo um alojamento de unidade de gravação de sinais montado na placa de base, o alojamento de unidade de gravação tendo um tamanho e formato para alojar uma unidade de gravação; e pelo menos um alojamento de bateria montado na placa de base, o alojamento de bateria tendo um tamanho e formato para alojar uma bateria. Os conjuntos de alojamento de unidade de gravação e bateria são dispostos simetricamente em relação mú- tua e a placa de base. O dispositivo de gravação compreende um alojamento de sensor de vetor montado em ou através da placa de base, o alojamento de sensor de vetor compreen- dendo pelo menos um sensor de vetor, o alojamento de sensor de vetor montado coaxial- mente com a placa de base. O dispositivo de gravação pode ter outras características tam- bém. Em uma modalidade preferida, há dois alojamentos de bateria, e o alojamento de uni- dade de gravação e dois alojamentos de bateria são dispostos em um modo triangular mu- tuamente a 120 graus, em torno do centro da placa de base. Os exemplos de outras dispo- sições simétricas são, uma unidade de gravação e uma bateria montada mutuamente para- lela, uma unidade de gravação e 3 baterias formando os lados de um quadrado, uma unida- de de gravação e quatro baterias formando os lados de um pentágono, etc. Outras disposi- ções simétricas, conhecidas ou óbvias para uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica são também aplicáveis e fazem parte da presente invenção. O alojamento de sensor de vetor compreende pelo menos um sensor de vetor, com o alojamento de sensor de vetor montado coaxialmente com a placa de base. O sensor de vetor utilizado no dispositivo pode ser, por exemplo, um ou mais entre um geofone, um acelerômetro piezoelétrico, um acele- rômetro capacitivo, um acelerômetro MEMS, um acelerômetro de hidrofone, etc. 0 aloja- mento de sensor de vetor, alojamento de unidade de gravação, e alojamento de unidade de bateria são recipientes independentemente vedados por pressão. Outra modalidade é uma na qual a unidade de gravação tem um tamanho e formato pequenos o bastante de tal modo que o alojamento de sensor de vetor e alojamento de unidade de gravação possam ser combinados em um único alojamento contendo tanto sensor(es) de vetor e unidade de gra- vação com hidrofone(s) montado externamente, montado coaxialmente com a placa de ba- se.
Cada um desses componentes é montado na placa de base. A placa de base é pre-
ferivelmente de geometria circular. Em algumas modalidades, o alojamento do dispositivo de gravação tem um componente de cobertura. Preferivelmente, o dispositivo de gravação compreende uma placa superior. Uma placa superior pode fornecer o teto do compartimento que aloja os componentes. Um componente de cobertura pode ser posicionado entre a pla- ca de base e a placa superior para fornecer a parede lateral do compartimento que aloja os componentes. Uma cobertura também pode ser fornecida para evitar impedimento dos ca- bos de interconexão. Em modalidades preferidas, a placa superior é montada em um ou mais componentes de suporte montados na placa de base. Um exemplo de um tal compo- nente de suporte é uma barra (como uma barra de metal) ou coluna que é montada na placa de base e estende até a placa superior. De forma ideal, há mais de um componente de su- porte, preferivelmente há três.
A cobertura e/ou placa superior contém furos através dos quais água é deixada i- nundar a estrutura interna da unidade. Isso provê acoplamento acústico para o hidrofone(s). O lado inferior da placa de base tem preferivelmente uma forma entalhada para permitir a canalização para longe da lama de líquido durante o processo de uso, a fim de fornecer a- coplamento aperfeiçoado ao fundo do mar. Em configurações preferidas, a conexão da pla- ca de base e placa superior resulta nos alojamentos de bateria sendo fixos no lugar.
A placa superior compreende, preferivelmente, meio de manipulação para permitir manipulação do dispositivo em água e no ar. Meio de manipulação inclui, porém não é Iimi- tado a, uma alça, anel ou gancho, saliente, uma correia de arame ou corda, uma superfície plana apropriada para um dispositivo de sucção, e outros dispositivos conhecidos por aque- les versados na técnica. O meio de manipulação pode cooperar com um dispositivo de ma- nipulação, como, porém não limitado a, um sistema de guincho, um manipulador de veículo de operação remota (ROV), um dispositivo de sucção fixado a um ROV, um sistema de bóia pop-up remotamente acionado. Uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica reco- nheceria imediatamente outros meios igualmente adequados para essa finalidade e, portan- to, também aplicáveis na presente invenção. Desse modo, o dispositivo pode ser seguro, agarrado, transportado, liberado, etc., em água e no ar. Na configuração preferida, a super- fície central superior da placa superior é essencialmente lisa para o contato de um manipu- Iador de sucção e opcionalmente pode conter uma virola em relevo para auxiliar a centrar o manipulador permitindo manipulação das unidades por veículos operados remotamente (ROVs). Em algumas modalidades, o meio de manipulação consiste em uma superfície pla- na que forma pelo menos uma parte da placa superior, de tal modo que um dispositivo de manipulação de sucção pode ser utilizado para pegar, segurar, carregar e liberar o dispositi- vo de gravação, em água e no ar.
Também em modalidades preferidas, o dispositivo compreende ainda meio de co- municação, preferivelmente montado na placa superior. O meio de comunicação permite comunicação remota com o dispositivo de gravação. Os exemplos de tais meios de comuni- cação incluem, porém não são limitados a, meio óptico, meio acústico, meio indutivo, etc. Uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica reconheceria imediatamente outros meios igualmente apropriados para essa finalidade e, portanto, também aplicáveis na pre- sente invenção.
O alojamento de sensor de vetor contém, preferivelmente, três sensores de geofone montados rigidamente em uma disposição ortogonal. Na configuração preferida cada geofo- ne situa-se em um ângulo de 54,7 graus em relação a vertical. Um ou mais hidrofones po- dem ser montados também externamente ao alojamento de geofone, e expostos á água que é deixada inundar o interior da cobertura. O alojamento de geofone é montado coaxialmente com a placa de base circular e estende através de um furo circular na placa de base. Prefe- rivelmente, um meio de registro e dois tubos de bateria são dispostos simetricamente em torno da placa de base.
Preferivelmente, no centro da placa superior há uma bobina através da qual um link de comunicação pode ser estabelecido com o barco de suporte/superfície através do mani- pulador de sucção e sistema umbilical ROV. Em tais casos, esse link de comunicação indu- tivo é utilizado durante uso e recuperação das unidades OBS para sincronização de relógio e configuração e teste de unidade.
Em modalidades preferidas, há um conector elétrico à prova d'água montado na placa de base que está em contato com o alojamento de unidade de gravação. Esse conec- tor é utilizado para conectar sinais a partir do alojamento de sensor de vetor, bobina e ener- gia a partir da(s) bateria(s) com o alojamento de unidade de gravador.
O dispositivo tem um ou mais furos para permitir que água inunde a estrutura interi- or do dispositivo, embora um número de componentes no dispositivo seja selado por pres- são para evitar a entrada de água ou aumento em pressão. Embora em modalidades prefe- ridas um ou mais furos sejam localizados na placa superior para essa finalidade, é possível adicionalmente ou alternativamente ter um ou mais furos em outras áreas, como no compo- nente de cobertura.
A disposição mecânica é projetada para simetria azimutal, de tal modo que quando o dispositivo é equipado para operação com uma unidade de gravação e bateria, o centro de massa da unidade inteira é estreitamente coaxial com o eixo geométrico da placa de base.
Em uma modalidade preferida, o centro de massa do dispositivo de gravação está compre- endido em 10 mm do eixo geométrico da placa de base. A disposição mecânica também é projetada de tal modo que o centro de massa (em ar, água doce ou água do mar) do dispo- sitivo de gravação está tão próximo quanto possível à superfície inferior da placa de base. Uma modalidade mantém o centro de massa compreendido em aproximadamente 100 mm acima da superfície inferior da placa de base. Essas características auxiliam o acoplamento da unidade ao fundo do mar e melhoram a fidelidade azimutal de medição de sinais sísmi- cos (fidelidade de vetor). O dispositivo, quando equipado para operação, tem um centro de massa que é concêntrico com o eixo geométrico vertical do alojamento de sensor de vetor e mais próximo à placa de base do que à placa superior. Desse modo, o dispositivo apresenta uma estabilidade e acoplamento aperfeiçoados ao fundo do oceano para melhor gravação. Em outra modalidade específica, o centro de massa está a aproximadamente 50 mm acima da superfície inferior da placa de base, mais preferivelmente entre aproximadamente 20-50 mm acima da superfície inferior da placa de base. Uma placa de base circular é preferida para estabilidade, embora outras configurações sejam possíveis. Preferivelmente, a placa de base é circular e tem um diâmetro de aproximadamente 600 mm. Embora a configuração descrita aqui forneça excelente estabilidade para dispositivos tendo qualquer peso, em uma modalidade, o dispositivo pesa aproximadamente 59 kg. Na modalidade preferida, a carga de suporte do dispositivo no fundo do mar (pressão exercida) é aproximadamente 50 a 200 Pa. Mais preferivelmente, a carga de suporte do dispositivo no fundo do mar (pressão exer- cida) é aproximadamente 100 a 120 Pa.
Durante operações básicas, o dispositivo compreende uma unidade de gravação no alojamento de unidade de gravação de sinais. A unidade de gravação terá pelo menos uma entrada de sinal em comunicação com o sensor de vetor; e pelo menos uma entrada de si- nal em comunicação com o hidrofone. O sensor de vetor e o hidrofone fornecem os sinais básicos da medição sísmica para a unidade de gravação que grava os dados. Em modali- dades preferidas, a unidade de gravação compreende uma entrada de sinal de hidrofone e três entradas de sinais de geofone, e também uma ou mais entradas de sinais auxiliares. Essas entradas de sinais auxiliares podem ser utilizadas para fornecer os sinais de unidade de gravação a partir de dispositivos auxiliares. Os exemplos de tais dispositivos auxiliares incluem, porém não são limitados a, (i) um inclinômetro de 2-3 eixos geométricos para medir a inclinação da placa de base em relação à vertical, (ii) uma bússola medindo azimute da placa de base (classificar uma referência em relação ao norte magnético), (iii) um termôme- tro da água do mar, (iv) um dispositivo de medição de salinidade da água do mar, e (iv) sen- sores) de vetor adicionais como acelerômetros de hidrofone. Outros dispositivos auxiliares conhecidos por aqueles versados na técnica, bem como aqueles não desenvolvidos ainda podem encontrar aplicação na presente invenção e são portanto abrangidos pela invenção.
Em modalidades preferidas, a placa de base pode compreender entalhes ou furos
ou tanto entalhes como furos para permitir que água e/ou lama líquida seja expelida durante uso em água. Tais entalhes e/ou furos atuam como condutos para efetuar a expulsão de água e/ou lama líquida a partir do lado inferior da placa de base durante uso. À medida que a placa de base é empurrada para dentro da lama os líquidos são comprimidos para fora dos entalhes ou furos desse modo evitando que água e/ou lama líquida seja retida sob a placa de base que poderia afetar prejudicialmente o acoplamento do leito do mar com a pla- ca de base.
Em algumas modalidades, o tubo gravador é removível através de um furo no lado da cobertura enquanto o dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo do oceano, autô- nomo está fora da água. Esse aspecto permite transferência dos dados gravados e teste da unidade de gravação. O contato é feito com a fiação interna da unidade OBS através de um conector à prova d'água de multi-pólos montado na extremidade do tubo gravador e um co- nector casado montado em um flange de suporte fixado na placa de base. O conector permi- te adicionalmente acesso aos sinais a partir do alojamento de sensor de vetor, bobina e e- nergia a partir da(s) bateria(s) para fins de teste enquanto o tubo gravador é removido e o dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo de oceano autônomo está fora da água.
Embora a calibragem de pressão das partes componentes possa variar de acordo com a aplicação, preferivelmente as partes são calibradas em pressão para operação até 6000 m de água do mar. Todas as partes são anodizadas para minimizar corrosão durante exposição de longa duração à água do mar. Anódios sacrificiais e revestimento de superfície são opcionais para proteção aumentada contra corrosão. Em uma modalidade preferida, alguns ou todos os componentes de alojamento e outros componentes são feitos de liga de alumínio anodizado e passivado. Isso permite exposição prolongada do dispositivo a água do mar. O tempo de duração de gravação é auxiliado por baterias de vida longa e grande capacidade de armazenagem de dados do gravador. Um tempo de duração de 90 dias ou mais é preferido.
A figura 1 provê um diagrama esquemático ilustrativo de uma modalidade do pre- sente dispositivo 1, mostrando a cobertura 4 e placa superior 7 e um alojamento 9 que em modalidades preferidas contém uma bobina de comunicação (não mostrada). Furos 11, 12 permitem que água inunde a estrutura interior do dispositivo durante operação. Na modali- dade da figura 1, é fornecido um furo de acesso 14, para acessar a unidade de gravação sem desmontar o dispositivo. Também mostrado na modalidade da figura 1, estão segmen- tos em relevo 16 na placa superior 7. Segmentos em revelo 16 cooperam com seções em relevo correspondentes na placa de base como ilustrado na figura 2 (não visível na figura 1).
A figura 2 ilustra uma modalidade da placa de base 18 do dispositivo 1. Nessa mo- dalidade, a placa de base 18 compreende entalhes 21 e furos 24 que ajudam a canalizar água a partir debaixo do dispositivo. Isso resulta em acoplamento acústico e mecânico aper- feiçoado entre o dispositivo e o fundo do oceano resultando em qualidade aperfeiçoada de dados sísmicos. Também mostrado na modalidade da figura 2, está um segmento rebaixado 26 na placa de base 18. O segmento rebaixado 26 coopera com segmentos em relevo 16 da placa superior 7. A cooperação dos segmentos em relevo 16 de um dispositivo com seção rebaixada 26 de outro dispositivo permite empilhamento seguro de múltiplos dispositivos durante transporte. Embora a modalidade ilustrada utilize segmentos em relevo na placa superior e seção rebaixada na placa de base, deve ser entendido que os segmentos em relevo podem estar na placa de base e a seção rebaixada pode estar na placa superior. Al- ternativamente, estruturas cooperantes de outras geometrias e configurações podem ser utilizadas na placa superior e placa de base para facilitar empilhamento e transporte. Tam- bém mostrado na figura 2 está a base do alojamento de sensor de vetor 38, aqui estenden- do através da placa de base, também compreendendo uma sub-superfície entalhada que casa com os entalhes na placa de base.
A figura 3 ilustra uma modalidade do interior do dispositivo 1 mostrando o alojamen- to de unidade de gravação de sinais 28 e dois alojamentos de bateria 32. Um hidrofone 36 é posicionado no centro do alojamento de sensor de vetor 38; geofones, embora presentes, não são visíveis. Também mostrado na figura 3 está uma alça 40 que permite remoção da unidade de gravação a partir do dispositivo, prendedor 41, que permite fixar a unidade de gravação quando instalada no dispositivo e conector fixo 45, localizado na parte traseira do alojamento de unidade de gravação de sinais, para permitir uma conexão de comunicação entre a unidade de gravação e outros componentes do dispositivo.
Embora a presente invenção e suas vantagens tenham sido descritas em detalhe, deve ser entendido que várias alterações, substituições e alterações podem ser feitas aqui sem se afastar do espírito e escopo da invenção como definido pelas reivindicações apen- sas. Além disso, o escopo do presente pedido não pretende ser limitado às modalidades específicas da composição de matéria, e métodos descritos no relatório descritivo. Como uma pessoa versada na técnica prontamente reconhecerá a partir da revelação da presente invenção, composições de matéria, métodos, ou etapas, atualmente existentes ou posteri- ormente a ser desenvolvidas que executam substancialmente a mesma função ou obtêm substancialmente o mesmo resultado que as modalidades correspondentes descritas aqui podem ser utilizadas de acordo com a presente invenção. Por conseguinte, as reivindica- ções apensas são destinadas a incluir em seu escopo tais processos, composições de ma- téria, métodos ou etapas.

Claims (23)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo de oceano, autônomo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um alojamento modular integrado, uma placa de base que forma a parte inferior do alojamento; um conjunto de alojamento de unidade de gravação e bateria compreendendo: um alojamento de unidade de gravação de sinal montado na placa de base, o alo- jamento de unidade de gravação tendo um tamanho e formato para alojar uma unidade de gravação; e pelo menos um alojamento de bateria montado na placa de base, o alojamento de bateria tendo um tamanho e formato para alojar uma bateria; em que o conjunto de alojamento de unidade de gravação e bateria é disposto si- metricamente com relação à placa de base; e, um alojamento de sensor de vetor montado em ou através da placa de base, o alo- jamento de sensor de vetor compreendendo pelo menos um sensor de vetor, o alojamento de sensor de vetor montado coaxialmente com a placa de base.
2. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um alojamento de bateria compreende dois alojamentos de bateria, e o alojamento de unidade de gravação e dois alojamentos de bateria são dispostos em um modo triangular mutuamente a 120 graus em torno do centro da placa de base.
3. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que tem um centro de massa compreendido em 10 mm do eixo geométrico da placa de base.
4. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que tem um centro de massa compreendido em aproximadamente 100 mm a- cima da superfície inferior da placa de base.
5. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que tem um centro de massa entre aproximadamente 20 -50 mm acima da su- perfície inferior da placa de base.
6. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o alojamento compreende um componente de cobertura.
7. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente de cobertura compreende um furo posicionado para permitir acesso fácil ao alojamento de unidade de gravação de sinais.
8. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente de cobertura compreende um furo para permitir que água inunde o interior do dispositivo de gravação de nó sísmico de fundo de oceano autônomo.
9. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa de base é circular.
10. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa de base tem um diâmetro de aproximadamente 600 mm.
11. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa de base inclui um conector montado na placa de base.
12. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa de base compreende entalhes e/ou furos em seu lado inferior.
13. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma placa superior.
14. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa de base e a placa superior são conectadas de tal modo que os alo- jamentos de bateria são fixados no lugar.
15. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa superior é montada na placa de base através de um ou mais com- ponentes de suporte.
16. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que um ou mais componentes de suporte compreendem três componentes de suporte.
17. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que três componentes de suporte são três barras de metal.
18. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma cobertura, a cobertura em contato com a placa su- perior, a placa de base, ou tanto placa superior quanto placa de base.
19. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda pelo menos um hidrofone montado externamente ao alojamento de sensor de vetor em comunicação com a unidade de gravação.
20. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda estruturas cooperantes na placa superior e placa de base.
21. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que as estruturas cooperantes na placa superior e placa de base compreendem um ou mais segmentos em relevo e seções rebaixadas.
22. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que tem uma carga de suporte no fundo do mar de aproximadamente 50 Pa a aproximadamente 200 Pa.
23. Dispositivo de gravação, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que tem uma carga de suporte no fundo do mar de aproximadamente 100 Pa a aproximadamente 120 Pa.
BRPI0717542-6A 2006-09-28 2007-09-07 Dispositivo de gravação de nó sísmico do fundo do oceano autônomo BRPI0717542A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US82739306P 2006-09-28 2006-09-28
US60/827.393 2006-09-28
PCT/US2007/077897 WO2008042556A2 (en) 2006-09-28 2007-09-07 Autonomous ocean bottom seismic node recording device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0717542A2 true BRPI0717542A2 (pt) 2013-10-22

Family

ID=39269069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717542-6A BRPI0717542A2 (pt) 2006-09-28 2007-09-07 Dispositivo de gravação de nó sísmico do fundo do oceano autônomo

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7646670B2 (pt)
BR (1) BRPI0717542A2 (pt)
GB (1) GB2457130B (pt)
NO (1) NO341630B1 (pt)
WO (1) WO2008042556A2 (pt)

Families Citing this family (59)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7310287B2 (en) 2003-05-30 2007-12-18 Fairfield Industries Incorporated Method and apparatus for seismic data acquisition
US8534959B2 (en) 2005-01-17 2013-09-17 Fairfield Industries Incorporated Method and apparatus for deployment of ocean bottom seismometers
US9294201B2 (en) 2006-02-06 2016-03-22 Woods Hole Oceanographic Institution Optical communication systems and methods
US7796466B2 (en) * 2006-12-13 2010-09-14 Westerngeco L.L.C. Apparatus, systems and methods for seabed data acquisition
GB0715494D0 (en) * 2007-08-10 2007-09-19 Cell Ltd G Monitoring system and method
CA2996790C (en) 2007-09-21 2022-03-08 Fairfield Industries, Inc. Method and apparatus for correcting the timing function in a nodal seismic data acquisition unit
WO2010002887A2 (en) * 2008-06-30 2010-01-07 The Regents Of The University Of Michigan Piezoelectric memes microphone
US10170685B2 (en) 2008-06-30 2019-01-01 The Regents Of The University Of Michigan Piezoelectric MEMS microphone
US20110267925A1 (en) * 2008-12-19 2011-11-03 Andrej Vladimirovich Tulupov Bottom seismic station
US8614928B2 (en) * 2009-12-31 2013-12-24 Wireless Seismic, Inc. Wireless data acquisition system and method using self-initializing wireless modules
US20130028047A1 (en) * 2011-07-28 2013-01-31 Yury Georgievich Erofeev Bottom module for seismic survey
US9969470B2 (en) 2011-09-30 2018-05-15 Cgg Services Sas Deployment and recovery of autonomous underwater vehicles for seismic survey
WO2014058472A1 (en) * 2012-10-11 2014-04-17 Silicon Audio Inc. Closed loop control techniques for displacement sensors with optical readout
US9720116B2 (en) 2012-11-02 2017-08-01 Fairfield Industries Incorporated Land based unit for seismic data acquisition
US9457879B2 (en) * 2012-12-17 2016-10-04 Seabed Geosolutions B.V. Self-burying autonomous underwater vehicle and method for marine seismic surveys
US20140185408A1 (en) * 2012-12-28 2014-07-03 Vladimir Eduardovich Kyasper Bottom seismic system
US9007231B2 (en) 2013-01-17 2015-04-14 Baker Hughes Incorporated Synchronization of distributed measurements in a borehole
US9448311B2 (en) 2013-01-31 2016-09-20 Seabed Geosolutions B.V. Underwater node for seismic surveys and method
CN104597483A (zh) * 2013-02-04 2015-05-06 英洛瓦(天津)物探装备有限责任公司 使用混合模式的地震勘探系统获取地震数据的方法
US9490911B2 (en) 2013-03-15 2016-11-08 Fairfield Industries Incorporated High-bandwidth underwater data communication system
US9490910B2 (en) 2013-03-15 2016-11-08 Fairfield Industries Incorporated High-bandwidth underwater data communication system
US9301258B2 (en) 2013-04-10 2016-03-29 Cgg Services Sa Geophysical data acquisition and power transfer method apparatus and system
NO335875B1 (no) * 2013-05-14 2015-03-16 Magseis As Fremgangsmåter og anordninger for håndtering av sensorkapsler ved utlegging og innhenting av en seismisk kabel
US9753174B2 (en) 2013-09-25 2017-09-05 Cgg Services Sas Geophysical survey node rolling method and system
US10816683B2 (en) * 2013-12-12 2020-10-27 Westerngeco L.L.C. Seismic data recording units
WO2015119781A2 (en) * 2014-02-07 2015-08-13 Conocophillips Company Seismic streamer shape correction using derived compensated magnetic fields
WO2015173371A1 (en) 2014-05-15 2015-11-19 Seabed Geosolutions B.V. Autonomous seismic node handling and storage system
US9494700B2 (en) 2014-06-13 2016-11-15 Seabed Geosolutions B.V. Node locks for marine deployment of autonomous seismic nodes
MX2016016815A (es) * 2014-06-19 2017-03-27 Schlumberger Technology Bv Sistema y metodo para adquirir datos sismicos con desplazamientos ultralargos para la inversion de forma de onda completa (fwi) mediante el uso de un vehiculo marino no tripulado (umv).
US9595833B2 (en) * 2014-07-24 2017-03-14 Seabed Geosolutions B.V. Inductive power for seismic sensor node
US9429671B2 (en) 2014-08-07 2016-08-30 Seabed Geosolutions B.V. Overboard system for deployment and retrieval of autonomous seismic nodes
WO2016020500A1 (en) 2014-08-07 2016-02-11 Seabed Geosolutions B.V. System for automatically attaching and detaching seismic nodes directly to a deployment cable
WO2016020540A1 (en) * 2014-08-07 2016-02-11 Seabed Geosolutions B.V. Autonomous seismic nodes for the seabed
EP3164738A2 (en) * 2014-08-19 2017-05-10 Seabed Geosolutions B.V. Simultaneous charging of a plurality of autonomous seismic nodes
US9873496B2 (en) 2014-10-29 2018-01-23 Seabed Geosolutions B.V. Deployment and retrieval of seismic autonomous underwater vehicles
WO2016066721A1 (en) 2014-10-29 2016-05-06 Seabed Geosolutions B.V. Touch down monitoring of an ocean bottom seismic node
EP3245543B1 (en) * 2015-01-14 2021-04-28 ION Geophysical Corporation Ocean sensor system
US10001574B2 (en) 2015-02-24 2018-06-19 Amphenol (Maryland), Inc. Hermetically sealed hydrophones with very low acceleration sensitivity
AU2015394911A1 (en) 2015-05-08 2017-11-30 Fugro Technology B.V. Optical sensor device, sensor apparatus and cable
US10514473B2 (en) 2015-05-29 2019-12-24 Seabed Geosolutions B.V. Seabed coupling plate for an ocean bottom seismic node
US10345462B2 (en) 2015-05-29 2019-07-09 Seabed Geosolutions B.V. Flat contact quick connect connection for an autonomous seismic node
RU2610029C1 (ru) * 2015-08-25 2017-02-07 Владимир Васильевич Чернявец Малогабаритная автономная сейсмоакустическая станция
US10488537B2 (en) * 2016-06-30 2019-11-26 Magseis Ff Llc Seismic surveys with optical communication links
US10641914B2 (en) 2016-10-17 2020-05-05 Seabed Geosolutions B.V. Removable fastening mechanism for marine deployment of autonomous seismic nodes
RU2650849C1 (ru) * 2017-03-10 2018-04-17 Владимир Васильевич Чернявец Автономная сейсмоакустическая станция
PT110003A (pt) 2017-03-31 2018-12-04 Univ Do Algarve Sensor de acelerómetro de vector duplo
DK201970585A1 (en) 2017-05-23 2019-10-01 Ion Geophysical Corporation SEISMIC NODE DEPLOYMENT SYSTEM
EP3635444B1 (en) * 2017-06-09 2023-06-07 Magseis FF LLC System comprising a seismic data acquisition unit and method of performing a seismic survey
WO2019195286A1 (en) * 2018-04-02 2019-10-10 Magseis Ff Llc Systems and methods to locate seismic data acquisition units
EP4276008A3 (en) 2018-05-23 2024-05-29 Blue Ocean Seismic Services Limited An autonomous data acquisition system
MX2020012774A (es) 2018-06-08 2021-02-15 Ion Geophysical Corp Mecanismo de conexion del nodo sensor y sistema de recuperacion de cables.
NO344845B1 (en) * 2018-07-10 2020-05-25 Magseis Asa A seismic node for an ocean bottom seismic survey comprising a seismic sensor capsule and a seafloor casing, a method for performing an ocean bottom seismic survey and the use of the seismic node for achieving the method
US11609350B2 (en) * 2018-10-12 2023-03-21 Magseis Ff Llc Modular seismic unit storage system with gantry robot and charging magazine
US11624850B2 (en) 2019-10-29 2023-04-11 Pgs Geophysical As Marine survey node and soil sample module
RU2735003C1 (ru) * 2020-05-07 2020-10-27 Федеральное государственное бюджетное учреждение науки Тихоокеанский океанологический институт им. В.И. Ильичева Дальневосточного отделения Российской академии наук (ТОИ ДВО РАН) Автономный регистратор геофизических параметров
CN115867830A (zh) * 2020-06-29 2023-03-28 麦格塞兹Ff有限责任公司 地震数据采集单元设备和定位系统及方法
US20220105223A1 (en) * 2020-10-05 2022-04-07 Henkel IP & Holding GmbH Air freshener design for optimized air flow
US20220361460A1 (en) * 2021-05-17 2022-11-17 Battelle Memorial Institute Organism Monitoring Devices and Organism Monitoring Methods
NO20220390A1 (en) 2022-03-30 2023-10-02 Magseis Fairfield ASA Method of and system for transmitting seismic data from a subsea seismic sensor

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2233093B (en) * 1989-03-31 1993-02-10 Plessey Co Plc Improvements relating to acoustic sensing arrangements
CA2366030A1 (en) * 2001-12-20 2003-06-20 Global E Bang Inc. Profiling system
US7298671B2 (en) * 2002-04-24 2007-11-20 Ascend Geo, Llc Seismic-data acquisition methods and apparatus
FR2843805B1 (fr) * 2002-08-22 2004-12-17 Inst Francais Du Petrole Methode et dispositif d'acquisition pour l'exploration sismique d'une formation geologique par des recepteurs permanents implantes au fond de la mer
FR2845164B1 (fr) 2002-09-26 2004-12-17 Inst Francais Du Petrole Dispositif d'emission sismique dans une formation souterraine et methode pour sa mise en oeuvre
FR2845485B1 (fr) * 2002-10-02 2005-01-07 Ifremer Hydrophones et seismometres de fond de mer
NO318314B1 (no) * 2002-12-09 2005-02-28 Seabed Geophysical As Sensoranordning for seismiske bolger
US7310287B2 (en) * 2003-05-30 2007-12-18 Fairfield Industries Incorporated Method and apparatus for seismic data acquisition
EP1774364A2 (en) 2004-05-21 2007-04-18 Entre Holdings Company Full wave seismic recording system

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008042556A3 (en) 2008-07-03
GB2457130A (en) 2009-08-05
GB2457130B (en) 2011-03-16
US20080080318A1 (en) 2008-04-03
NO20091660L (no) 2009-04-27
GB0906153D0 (en) 2009-05-20
NO341630B1 (no) 2017-12-11
WO2008042556A2 (en) 2008-04-10
US7646670B2 (en) 2010-01-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0717542A2 (pt) Dispositivo de gravação de nó sísmico do fundo do oceano autônomo
US9778386B2 (en) Autonomous seismic nodes for the seabed
US11525932B2 (en) Flat contact quick connect connection for an autonomous seismic node
US10393898B2 (en) Underwater node for seismic surveys and method
US10514473B2 (en) Seabed coupling plate for an ocean bottom seismic node
AU2011249136B2 (en) Ocean bottom seismic cable recording apparatus
US7443763B2 (en) Full wave seismic recording system
BR112019023829A2 (pt) nó sísmico modular
US8908476B2 (en) Apparatus and method for seabed exploration
US20080144442A1 (en) Apparatus, systems and methods for seabed data acquisition
EP3172790B1 (en) Inductive power for seismic sensor node
RU2377606C2 (ru) Донная станция (варианты)
US20090052277A1 (en) Full wave seismic recording system
US10132949B2 (en) Single vessel range navigation and positioning of an ocean bottom seismic node
FR2843805A1 (fr) Methode et dispositif d'acquisition pour l'exploration sismique d'une formation geologique par des recepteurs permanents implantes au fond de la mer
US10641914B2 (en) Removable fastening mechanism for marine deployment of autonomous seismic nodes
BR112020020044B1 (pt) Sistemas e métodos para localizar unidades de aquisição de dados sísmicos
BRPI0706381A2 (pt) dispositivo de medição geofìsica para a exploração de recursos naturais do fundo em um domìnio aquático
WO2017063985A1 (en) Multi component sensor device for point measurements on the seabed during seismic surveys
BR112021006961A2 (pt) sistema modular de armazenamento e manuseio de unidade sísmica com um robô de pórtico e compartimento de carregamento
TW201712365A (zh) 海底電磁溫壓觀測系統
Maxwell et al. The Evolution of an OBS Node–From North Sea Tests to Final Design
BR112019025985B1 (pt) Unidade de aquisição de dados sísmicos
Fagerås Time to retool the future of seabed monitoring and surveillance
D'Eu et al. Marine instrumentation for geophysical investigations: From electromagnetic to hydroacoustic, toward permanent observatories

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CGGVERITAS SERVICES (NORWAY) AS (NO)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.