BRPI0717121A2 - Trava para utensílio utilizando um atuador linear acionado por motor com propulsão de mola helicoidal - Google Patents

Trava para utensílio utilizando um atuador linear acionado por motor com propulsão de mola helicoidal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717121A2
BRPI0717121A2 BRPI0717121-8A BRPI0717121A BRPI0717121A2 BR PI0717121 A2 BRPI0717121 A2 BR PI0717121A2 BR PI0717121 A BRPI0717121 A BR PI0717121A BR PI0717121 A2 BRPI0717121 A2 BR PI0717121A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
propeller
wire
follower
door
electric actuator
Prior art date
Application number
BRPI0717121-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Jeffrey J Krieger
Joel C Bragg
James D Spors
Michael K Hintz
Michael S Osvatic
Kenyon A Hapke
Original Assignee
Illinois Tool Works
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Illinois Tool Works filed Critical Illinois Tool Works
Publication of BRPI0717121A2 publication Critical patent/BRPI0717121A2/pt
Publication of BRPI0717121B1 publication Critical patent/BRPI0717121B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F37/00Details specific to washing machines covered by groups D06F21/00 - D06F25/00
    • D06F37/42Safety arrangements, e.g. for stopping rotation of the receptacle upon opening of the casing door
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F37/00Details specific to washing machines covered by groups D06F21/00 - D06F25/00
    • D06F37/30Driving arrangements 
    • D06F37/304Arrangements or adaptations of electric motors
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F39/00Details of washing machines not specific to a single type of machines covered by groups D06F9/00 - D06F27/00 
    • D06F39/12Casings; Tubs
    • D06F39/14Doors or covers; Securing means therefor
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H27/00Switches operated by a removable member, e.g. key, plug or plate; Switches operated by setting members according to a single predetermined combination out of several possible settings
    • H01H27/002Switches operated by a removable member, e.g. key, plug or plate; Switches operated by setting members according to a single predetermined combination out of several possible settings wherein one single insertion movement of a key comprises an unlocking stroke and a switch actuating stroke, e.g. security switch for safety guards
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H27/00Switches operated by a removable member, e.g. key, plug or plate; Switches operated by setting members according to a single predetermined combination out of several possible settings
    • H01H27/06Key inserted and then turned to effect operation of the switch

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Description

"TRAVA PARA UTENSÍLIO UTILIZANDO UM ATUADOR LINEAR ACIONADO POR MOTOR COM PROPULSÃO DE MOLA HELICOIDAL"
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Atuadores lineares, elétricos, de baixo custo são empregados em uma variedade de produtos voltados ao consumidor, incluindo utensílios domésticos e automóveis, envolvendo vários componentes em função de um sinal elétrico, os quais incluem travas cavilhadas, placas de válvulas e componentes do gênero.
Atuadores lineares habituais incluem solenóides, motores de cera, e motores DC impulsionando trens de engrenagens ou roscas de parafusos. Em um solenóide, através da influência de um campo magnético produzido por uma corrente elétrica em uma bobina, mo- vimenta-se um êmbolo metálico envolto de forma afrouxada pela bobina de arame. Um mo- tor de cera emprega uma corrente elétrica para aquecer a cera contida em um volume fe- chado, de maneira que quando da sua expansão, ela acione um pistão para fora desse vo- lume.
Os solenóides e motores de cera convencionais utilizam uma mola de retomo para devolver o êmbolo ou o pistão para o seu estado desativado, necessitando com isso de e- nergia contínua para poder retê-los nesse estado desativado. Em contraste, a reversão de motores DC (corrente direta) de pequeno porte pode ser feita acionando-se uma engrena- gem à base de cremalheira-pinhão ou de parafuso e porca, através de alteração da polari- dade da corrente propulsora, evitando-se a necessidade de provocar o retorno da mola e dando -se condições a que o atuador se mantenha em sua condição desativada após ser desligado o fornecimento de energia.
Um problema com atuadores lineares com motores DC é a presença da fricção ad- vinda do trem de engrenagens ou de parafusos e porcas, particularmente, quando estes últimos acabam se tornando contaminados pelo uso. A grande vantagem mecânica, tipica- mente presente, em um modelo a base de porca e parafuso pode dar origem ao emperra- mento do parafuso e porca ao final de um percurso em função do ímpeto do motor.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção introduz um atuador linear com motor DC aperfeiçoado em que porca e parafuso são substituídos por uma mola de arame helicoidal e um seguidor mó- vel. A hélice de arame pode ser configurada com um afastamento grande para prevenção de força excessiva sobre o seguidor móvel, o que poderia originar um emperramento. Além do mais, a flexibilidade do arame da hélice pode amortizar os choques ao final do percurso. A construção aberta da hélice de arame resiste ao acúmulo de contaminantes que poderiam dar origem a fricção em excesso. A hélice de arame tende, ainda, a ser propriamente de fabricação simples e conectada com simplicidade ao motor.
Especificamente, a presente invenção introduz um atuador elétrico apresentando um motor elétrico com um eixo mecânico de motor girando em tomo de um eixo geométrico. Uma hélice de arame é fixada junto ao eixo mecânico para girar com o mesmo, com um se- guidor móvel da hélice interpondo-se junto à hélice de arame para translação ao longo de um trajeto com a rotação da hélice de arame.
Portanto, um objetivo da presente invenção consiste no fornecimento de um meca- nismo simples e de custo viável para a conversão do movimento rotacional em movimento linear de um pequeno motor elétrico DC.
A hélice de arame pode apresentar um ângulo guia entre 5 e 55 graus.
Assim, um objetivo da presente invenção consiste em se conceder ângulos guias, relativamente grandes, para a hélice visando reduzir as forças de emperramento, enquanto que proporcionando por uma pronta atuação.
O arame da hélice pode ser dimensionado para se flexionar quando sob a ação de uma força do motor com o seguidor móvel da hélice restringido.
Portanto, um objetivo da presente invenção é o fornecimento de um mecanismo que absorva os choques com naturalidade, por exemplo, na ocasião em que o seguidor mó- vel da hélice atinja pontos de interrupção, ocasionando acomodações axiais mal alinhadas.
A hélice de arame pode proporcionar uma primeira porção apresentando um primei- ro diâmetro engatado com o seguidor móvel da hélice, e uma segunda porção apresentan- do um segundo diâmetro conformando-se com o diâmetro do eixo mecânico do motor.
Assim, um objetivo da invenção consiste em fornecer um mecanismo simples de sujeição da hélice com o eixo mecânico através do emprego de bobinas helicoidais de ara- me.
A hélice de arame pode fornecer uma primeira porção com um ângulo guia e uma segunda porção com um segundo ângulo guia, a primeira e segunda porções engatadas junto ao seguidor móvel da hélice, em diferentes oportunidades.
Portanto, um objetivo da presente invenção consiste em um método simplificado de alteração do ângulo guia da hélice, e a partir daí, podendo utilizar a relativa vantagem me- cânica entre a hélice e o seguidor móvel através da extensão da hélice para alterar a força de atuação, por exemplo, próxima às extremidades do movimento do seguidor móvel da hélice para prevenção de emperramentos.
A segunda porção pode se localizar entre o eixo mecânico do motor e a primeira porção, e o segundo ângulo guia pode ser maior do que o primeiro ângulo guia.
Assim, consiste em um objetivo da presente invenção proporcionar-se a redução da força de atuação quando o seguidor móvel encontra-se mais próximo ao motor, momento em que a própria hélice não pode agir, através de sua elasticidade, para amortecer as forças geradas quando o seguidor móvel da hélice se confronta com uma interrupção.
O seguidor móvel da hélice pode consistir de uma guarnição em barra no interior das bobinas da hélice.
Portanto, consiste em um objetivo da invenção, o fornecimento de um seguidor mó- vel simples adequado para uma hélice de arame e resistente ao emperramento.
O seguidor móvel da hélice pode contatar somente um lado da hélice.
Assim, outro objetivo da invenção consiste no fornecimento de um seguidor móvel
da hélice que possa se desacoplar da hélice, mediante reversão da direção, reduzindo a carga sobre o motor durante sua ligação.
O seguidor móvel da hélice pode contatar a hélice tão somente em um único ponto.
Assim, outro objetivo da invenção consiste no fornecimento de uma pequena área de contato entre o seguidor móvel da hélice e a hélice que resiste a captura de contaminan- tes.
A hélice pode ser de aço inoxidável não-magnético.
Outro objetivo da invenção consiste no fornecimento de um atuador resistente a corrosão, durável, e que não desvie o fluxo magnético. O motor pode consistir de um motor DC com ímã permanente.
Outro objetivo da invenção consiste no fornecimento de um mecanismo de atuação simples que pode ser empregado com motores pequenos.
O seguidor móvel da hélice pode ser fixado junto a um percussor de chave, o qual, por exemplo, pode consistir de um elemento condutivo deslizante, movimentando-se ao Ion- go de um eixo geométrico da hélice de arame, dada a rotação do arame helicoidal, e fazen- do pressão, perpendicularmente para fora junto ao eixo geométrico do arame helicoidal de encontro aos pólos opostos.
Portanto, um objetivo da presente invenção consiste no fornecimento de um sinal indicando o movimento do atuador e no fornecimento de uma chave compatível com o sis- tema presente, que não exerça um torque no seguidor móvel, pois poderia haver a necessi- dade de se estabilizar o aumento da fricção da bobina helicoidal ou do seguidor móvel.
O percussor de chave pode consistir de uma mola metálica em formato de V con- tendo os pólos nas extremidades do V.
Outro objetivo da invenção é o fornecimento de um mecanismo percussor simples que forneça um equilíbrio das forças externas.
O atuador elétrico linear pode ser empregado em uma Iingueta de utensílio, com o seguidor móvel da hélice fixado junto a uma cavilha que pode se estender a partir de uma cavilha no compartimento ou porta do utensílio para se engatar a um percussor disposto em uma outra cavilha do compartimento ou porta. Portanto, um objetivo da invenção consiste no fornecimento de um mecanismo de
Iingueta de baixo custo adequado para uso em utensílios, proporcionando um pronto engate e desengate, sendo estável quando em engate e desengate sem a aplicação de energia elétrica (para a redução do consumo de eletricidade), e ainda, fornecer condições de pronta reversibilidade simplesmente através de reversão da força para o motor. Estes objetivos e vantagens particulares aplicam-se somente para algumas modalidades inseridas no conteú- do das reivindicações, portanto, não definindo o escopo da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 representa uma vista em perspectiva fragmentada de uma máquina de lavar mostrando o posicionamento de uma Iingueta utilizada pela presente invenção, que pode incluir uma cavilha engatando-se junto a um percussor na borda de uma porta;
A Figura 2 representa uma vista elevacional frontal de um engaste que pode servir para sujeição da Iingueta da Figura 1 junto ao compartimento da máquina de lavar;
A Figura 3 representa uma vista da seção transversal tomada ao longo da linha 3-3 da Figura 1 mostrando a Iingueta da Figura 1 da forma sustentada pelo engaste, e mostran- do a ação de encastoamento da Iingueta antes de uma instalação final fazendo uso de para- fusos, que ocasiona o bloqueio da cavilha podendo ser detectado com sinalização de insta- lação incompleta da lingueta;
A Figura 4 representa uma vista detalhada de um atuador elétrico utilizado na lin- gueta das Figuras de 1 a 3 mostrando um motor DC que pode girar uma mola de arame he- Iicoidal engatada por um seguidor móvel da hélice apoiado abaixo da cavilha da lingueta;
A Figura 5 representa uma vista do plano de topo da hélice e arame e eixo mecâni- co do motor da Figura 4 mostrando as alterações no afastamento e diâmetro da hélice de arame, tal como as mudanças no ângulo guia;
A Figura 6 representa uma seção transversal ao longo da linha 6-6 da Figura 4 mostrando a orientação da barra do seguidor móvel da hélice conforme esta engata a hélice em um ponto único em um lado único da hélice;
A Figura 7 representa uma vista do plano de topo de uma chave apresentando um percussor em formato de V comprimido entre pólos opostos da chave e fixado junto à cavi- lha da Figura 4;
A Figura 8 representa uma vista em perspectiva detalhada fragmentada de um braço do percussor em formato V mostrando uma bifurcação da superfície de contato e uma extremidade de cursor de apoio;
A Figura 9 representa uma seção transversal fragmentada tomada ao longo da li- nha 3-3 da Figura 1 quando a porta da máquina de lavar encontra-se fechada mostrando o engate da cavilha em uma cavidade do percussor da porta para receber um dente na porta estendendo-se para cima e travando a cavilha quando a porta é deslocada durante o enga- te;
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE PREFERIDA
Com referência agora a Figura 1, um utensílio 10, tal como uma máquina de lavar, pode apresentar um compartimento 12 apresentando uma abertura acima da qual uma porta articulada 14 pode se fechar, por exemplo, para proteger uma cesta de lavagem 16. A porta 14 pode ser travada quando fechada para prevenção de dados junto ao usuário durante o ciclo de rotação da máquina de lavar. Para esta finalidade, uma borda frontal da porta 14 pode incluir uma abertura de percussor 18, que pode receber uma cavilha 20 quando a porta 14 encontra-se na posição fechada. A cavilha 20 pode se prolongar a partir de um meca- nismo de Iingueta 22 posicionado no interior do compartimento 12 sob o controle de um sinal elétrico. Conforme empregado no relatório, o termo "cavilha" pode abranger qualquer ele- mento de travamento semelhante, tal como um gancho, pino, barra de lingueta, eixo mecâ- nico ou coisas do gênero.
Com referência agora as Figuras 2 e 3, o mecanismo de lingueta 22 pode ser posi- cionado no interior do compartimento 12 atrás de uma abertura 21 através de onde a cavilha (não mostrada na Figura 13) pode se estender. O mecanismo de lingueta 22 pode ser mantido em posição por intermédio de um engaste 24 apresentando uma abertura central 26 alinhada com a abertura 21 e um par de batentes 28 estendendo-se na direção traseira. Os batentes 28 que podem passar através das aberturas correspondentes (não mostradas) no compartimento 12 são recebidos pelas embocaduras 30 moldadas no lado do compartimen- to de lingueta 23.
Os batentes 28 estendendo-se na direção traseira incluem dentes 34 estendendo- se para cima que podem vir a engatar em um rebordo 36 da embocadura 30 sustentando o engaste 24 e o compartimento 23 engatados de forma afrouxada, prevenindo-se que o com- partimento 23 se desprenda do engaste 24 e caia durante a instalação. Quando os batentes 28 são recebidos pela embocadura 30, os parafusos 38 podem ser inseridos através das bases 40 das embocaduras 30 para engate das porções de rosqueamento dos batentes 28. O firme aperto dos parafusos 38 fixa bem o engaste 24 junto ao compartimento 12
e traciona o compartimento de lingueta 23 para cima de encontro a superfície interna do compartimento 12. Quando devidamente apertada, a cavilha no interior do compartimento da lingueta 23 irá se estender ao longo de um eixo geométrico da cavilha 42 genericamente horizontal, sendo recebida pela abertura do percussor 18 da porta 14 quando esta encon- tra-se fechada. Antes desse firme aperto, contudo, a gravidade irá fazer com que o compar- timento de lingueta 23 desloque-se para baixo, conforme indicado por uma linha pontilhada do compartimento de lingueta 23', fazendo com que o eixo geométrico da cavilha 42' aponte para cima. Este desalinhamento irá impedir que a cavilha se ajuste na abertura do percussor 18. A obstrução da cavilha pode ser detectada por uma chave fixada junto à mesma, con- forme descrição adiante, proporcionando um sinal de erro junto a um controlador no interior do utensílio 10, indicando um problema com a instalação do compartimento de lingueta 23.
A abertura 26 do engaste 24 é envolta por uma parte inferior externa 32 flexível e côncava estendendo-se para trás apresentando uma curvatura com um raio ligeiramente menor do que o raio da curvatura do compartimento 12 abaixo do engaste 24. Então, quan- do o engaste 24 é solicitado para se ajustar junto ao compartimento 12 com os parafusos 38, a parte inferior externa 32 flexiona para fora formando uma vedação firme com a super- fície do compartimento 12. O compartimento 23 e o engaste 24 são construídos a partir de um material termoplástico flexível que pode oferecer ainda isolamento elétrico e dar livre passagem do fluxo magnético.
Com referência agora a Figura 4, a cavilha 20 pode ser acionada, e ser parte, de um atuador linear 44 compreendendo um motor DC 46 com ímã permanente apresentando um eixo mecânico 48 que pode girar em uma das duas direções de acordo com a polaridade da voltagem elétrica aplicada ao motor 46 através dos guias de motor 50. Uma hélice de arame 52 é fixada junto ao eixo mecânico 48 e alinhada axialmente com o mesmo, ambas apresentando-se genericamente paralelas ao eixo geométrico da cavilha 42.
As pás 54, se estendendo para baixo a partir da cavilha 20, flanqueiam os lados, esquerdo e direito, da hélice de arame 52 e recebem uma barra metálica 56 estendendo-se transversalmente e passando através das cavidades 58 correspondentes em cada uma das pás 54, interceptando a hélice de arame 52, sendo mantida presa por suas bobinas. As pás 54 e barra 56 fornecem um seguidor móvel de hélice que se movimenta ao longo do eixo geométrico 42 através da rotação da hélice de arame 52. A hélice de arame 52, preferencialmente, consiste de uma espiral de mola de ara-
me a base de aço inoxidável temperado seguindo uma curva tri-dimensional que se acomo- da em um cilindro de diâmetro definido e apresentando um eixo central paralelo ao eixo ge- ométrico 42. O arame da hélice de arame 52 irá apresentar um ângulo definido com respeito a um plano perpendicular junto ao eixo geométrico 42 denominado como seu ângulo guia. O ângulo guia pode ser controlado simplesmente através do espaçamento entre as bobinas de arame ao longo do eixo da hélice de arame 52.
Com referência agora à Figura 5, a hélice de arame 52 proporciona uma quantidade de diferentes afastamentos e diâmetros, e portanto, diferentes ângulos guia, sendo que o ângulo guia 65, conforme descrição acima, consiste do ângulo entre um plano ortogonal junto ao eixo geométrico 42 e a hélice de arame 52. Para um certo diâmetro de hélice, o ângulo guia irá aumentar conforme vá diminuindo o afastamento. Em uma primeira região 60, próximo de onde se é fixada a hélice de arame 52 junto ao eixo mecânico do motor 48, configura-se a hélice de arame 52 com um pequeno diâmetro 60, de modo que os enrola- mentos da hélice de arame 52 se confinam entre si, sendo aproximadamente iguais ao diâ- metro do arame da hélice de arame 52. Neste caso o ângulo guia pode ser relativamente baixo.
Em uma segunda região 66, deslocada do motor 46 pela região 66, o diâmetro 61 da hélice de arame 52 aumenta, enquanto que o afastamento 68 é retido no afastamento 64 para fins de uma transição estável.
Na região 70 seguinte procedendo para fora do motor 46, o afastamento aumenta
de forma abrupta junto a um afastamento 72 expandido ( aumento do ângulo guia) e daí, na
região 74 seguinte abrangendo o restante da hélice de arame 52, o afastamento diminui
ligeiramente para um afastamento 76 reduzido (e ângulo guia reduzido), ambos ângulos
guia apresentando-se, tipicamente, maiores do que cinco graus e menores do que cinqüenta
e cinco graus. Essas regiões 70 e 74 fornecem superfícies de propulsão para o seguidor
móvel da hélice da barra 56 e geram uma abertura relativamente grande entre as bobinas
da hélice de arame 52, de modo a oferecerem resistência quanto à captura de contaminan- tes.
Com referência também a Figura 4, quando a cavilha 20 é plenamente distendida e a barra 56 situa-se na região 74, a cavilha 20 pode atingir uma interrupção 78. Um termistor PTC (não mostrado) pode ser colocado em série com o motor para prevenção de um exces- so de corrente do motor 46 quando o motor afoga, mas mesmo com a limitação da corrente, a interação da cavilha 20 com a interrupção 78 pode gerar um torque instantâneo relativa- mente elevado ( e força de atuação resultante) originado pela rápida desaceleração da mas- sa rotacional do motor 46. Contudo, qualquer emperramento da barra 56 e da hélice de a- rame 52, que poderia vir a impedir a inversão da hélice de arame 52, é desafogado através de manuseio natural da hélice de arame 52, que faz leve compressão para lenta desacele- ração do motor 46 reduzindo o pico do torque.
Quando o motor 46 é revertido e a cavilha 20 é tracionada em sentido interno de encontro a uma segunda interrupção 80 adjacente ao motor 46, existe uma extensão menor da hélice de arame 52 atuando como uma mola para a lenta desaceleração do motor 46. Neste caso, o ângulo guia aumentado da hélice de arame 52 na região 70 serve para reduzir a força axial e para impedir o emperramento.
Com referência agora a Figura 6, a barra 56 do seguidor móvel da hélice pode ser instalada em um ângulo com respeito ao eixo 42 para contatar as bobinas da hélice de ara- me 52 somente em um único ponto, reduzindo o potencial de aprisionamento de contami- nantes. Ainda, o ângulo da barra 56 é tal que a barra 56, em qualquer oportunidade, contata somente um lado da hélice de arame 52. Isto possibilita a que a carga da cavilha 20 seja desacoplada da hélice de arame 52 mediante mudança na direção do motor 46, impedindo o afogamento do motor 46 quando de sua partida em uma posição de baixo torque. Este de- sacoplamento permite também que o motor dê partida em uma direção invertida sob carga reduzida para adquirir velocidade antes da barra 52 vir a re-contatar o lado da hélice de a- rame 52. A barra 56 pode ser configurada em pás 54 ou pode consistir de uma barra metáli- ca apoiada pelas pás, proporcionado-se uma melhor resistência ao desgaste. Em uma mo- dalidade, mostrada na Figura 4, a barra 56 pode ser envolta com um tubinho 57 (por exem- plo, um material plástico auto-lubrificante) que forneça um contato ficcional mais baixo entre a barra 56 e a hélice 54 através da ação do tubinho 57 girando em torno da barra 57.
Com referência agora as Figuras 4 e 7, um percussor 84 metálico em formato de V se estende axialmente para trás a partir da cavilha 20. O percussor 84 apresenta braços 88 divergentes distendendo para fora, flexíveis e comprimidos entre superfícies opostas do pólo 90 em um lado, e o pólo 92 ou 94 no lado oposto, conforme a cavilha 20 e o percussor 84 vão se movimentando axialmente através da extensão do percurso da cavilha 20. O pólo 90 é contínuo, enquanto que os pólos 92 e 94 ocupam extremidades axiais opostas de uma trilha 96. Ocorre uma continuidade elétrica a partir do pólo 90 através do percussor de mola 84 até o pólo 92, quando a cavilha 20 encontra-se plenamente retraída, e a partir do pólo 90 através do percussor de mola 84 até o pólo 94, quando a cavilha 10 encontra-se plenamente distendida. A continuidade elétrica é interrompida quando a cavilha 20 não se apresenta nem plenamente retraída, nem plenamente distendida. Nesta maneira, três sinais distintos podem ser gerados, cada um deles para quando a cavilha se apresentar plenamente disten- dida, plenamente retraída e em transição. Com referência agora também a Figura 8, uma pequena ondulação 102 direcionada para fora pode ser posicionada nas extremidades dos braços 88, aonde elas podem se deslocar de encontro aos pólos 90, 92, 94 (somente é mos- trado o pólo 90) proporcionando uma superfície de contato. A pequena ondulação 102 pode incluir uma ranhura axial 103 bifurcando a superfície de contato que se conecta com um dos pólos 90, 92, ou 94, proporcionando uma melhor confiabilidade de contato.
O vértice do percussor 84 em formato de V é fixado, em forma de pivô, junto a um pino de pivô 86 se estendendo para trás na cavilha 20, de maneira que o percussor 84 seja auto-alinhado entre o pólo 90 e o pólo 92 e 94 na trilha 96. Com referência agora também a Figura 8, as projeções 98 se estendendo internamente são formadas nas extremidades dos braços 88 para deslocarem-se nas trilhas 100 posicionadas entre as extremidades dos bra- ços 88. As projeções 98 auxiliam na estabilidade de posicionamento das extremidades dos braços 88 contra o movimento rotacional. Deve-se compreender a partir deste relatório des- critivo que não ocorre torque rotacional exercido pelo percussor 84 em formato de V na cavi- lha durante a ação de chaveamento, o que poderia levar a um desvio do centro da cavilha ou desvio da hélice de arame 52 para fora do eixo geométrico.
Com referência agora as Figuras 1 e 9, quando a cavilha 20 é inserida através da abertura do percussor 18 na porta 14 e a porta 14 é suspensa em sentido ascendente, con- forme indicado pela seta 104, um dente 106 formado na porta 14 atrás da abertura de per- cussor 18 pode engatar uma embocadura 108 formada no lado inferior da cavilha 20. O en- caixe entre o engatamento do dente 106 e da embocadura 108 impede a presença de forças na porta 14, possivelmente suficientes para entortar a cavilha 20, ou impede o desengate da cavilha 20 da abertura do percussor 18.
Pretende-se de modo específico que a presente invenção não fique limitada as mo- dalidades e ilustrações aqui descritas, mas inclua formas modificadas destas modalidades, incluindo porções das modalidades e combinações de elementos de diferentes modalidades conforme se insiram dentro do escopo das reivindicações a seguir.

Claims (21)

1. Atuador elétrico (44), CARACTERIZADO pelo fato de compreender: motor elétrico (46) contendo um eixo mecânico de motor (48) girando em torno de um eixo (42); hélice de arame (52) fixada junto ao eixo mecânico (48) para girar com o mesmo; e seguidor móvel de hélice (54,56) encaixado entre, e com a hélice de arame (52) pa- ra se transladar ao longo do eixo geométrico (42) com a rotação da hélice de arame (52).
2. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da hélice de arame proporcionar um ângulo guia maior do que 5 graus.
3. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do arame da hélice de arame ser dimensionado para flexionar-se sob a presença de uma força do motor quando restringindo-se o seguidor móvel da hélice
4. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da hélice de arame proporcionar uma primeira porção apresentando um primeiro diâmetro engatando o seguidor móvel da hélice e uma segunda porção apresentando um segundo diâmetro conformado junto a um diâmetro do eixo mecânico do motor.
5. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da hélice de arame proporcionar uma primeira porção com um primeiro afastamento se en- gatando com o seguidor móvel da hélice e uma segunda porção com um segundo afasta- mento também se engatando com o seguidor móvel da hélice.
6. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato da hélice de arame proporcionar uma primeira porção com um primeiro afastamento se en- gatando com o seguidor móvel da hélice e uma segunda porção com um segundo afasta- mento se engatando com o seguidor móvel da hélice, a segunda porção localizando-se en- tre o eixo mecânico do motor e a primeira porção, sendo que o segundo afastamento apre- senta-se maior do que o primeiro afastamento.
7. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do seguidor móvel da hélice consistir de uma guarnição de barra no interior das bobinas da hélice.
8. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do seguidor móvel da hélice contatar somente um lado da hélice.
9. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da hélice ser de aço inoxidável não-magnético.
10. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do motor consistir de um motor DC com ímã permanente.
11. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato do seguidor móvel ser fixado junto a um percussor de chave.
12. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fa- to do percussor de chave consistir de um elemento condutivo deslizante que se movimenta ao longo de um eixo geométrico da hélice de arame através da rotação da hélice de arame, fazendo pressão para fora, perpendicularmente ao eixo geométrico da hélice de arame, de encontro aos pólos opostos.
13. Atuador elétrico, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fa- to do percussor de chave consistir de uma mola metálica em formato de V contatando os pólos nas extremidades do V.
14. Lingueta de utensílio (22) para uso em um utensílio doméstico (10) contendo uma porta (14), abrindo e fechando de encontro a um compartimento (12), com a Iingueta de utensílio (22), CARACTERIZADA pelo fato de compreender: (a) percussor (18) fixado a uma Iingueta da porta (14) e compartimento (12); (b) conjunto de cavilha (2) fixado a outra Iingueta da porta (14) e compartimento (12) e fornecendo: (i) motor elétrico reversível (46) proporcionando um eixo mecânico de motor (48) gi- rando em torno de um eixo geométrico (42); (ii) conjunto de propulsão linear (44) fixado junto ao eixo mecânico do motor (48) para movimentação linear em uma primeira direção com a rotação do eixo mecânico do mo- tor (48) em uma primeira direção e para movimentação linear em uma segunda direção com a rotação do eixo mecânico do motor (48) em uma segunda direção; (iii) cavilha (20) fixada junto a propulsão linear (44) para engate com uma porta (14) do utensílio doméstico (10), quando a porta (14) encontra-se em uma posição fechada e a propulsão linear (44) é movimentada na primeira direção para reter a porta (14) na posição fechada e para se desengatar com a porta (14) do utensílio doméstico (10) quando a propul- são linear (44) é movimentada na segunda direção.
15. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADA pe- lo fato do conjunto de propulsão linear consistir: (ii) hélice de arame fixada junto ao eixo mecânico para girar com o mesmo; (iii) seguidor móvel da hélice encaixado entre, e com a hélice de arame para trans- ladar ao longo de um trajeto com a rotação da hélice de arame com a cavilha sujeita junto ao seguidor móvel da hélice para movimentar-se com o mesmo, engatando e se desenga- tando com o percussor, quando a porta é fechada.
16. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pe- lo fato da cavilha incluir uma porção rebaixada se engatando com um dente na abertura de percussor para travar a cavilha contra a retração, quando se é aplicada uma força de abertu- ra junto a porta com a cavilha engatada com o percussor.
17. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pe- Io fato do seguidor móvel ser fixado junto a uma chave fornecendo um sinal quando a cavi- Iha é distendida.
18. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pe- lo seguidor móvel ser fixado junto a uma chave fornecendo, pelo menos, dois sinais distin- tos, respectivamente, quando a cavilha é retraída, quando a cavilha é distendida, e quando ela não é nem retraída, nem distendida.
19. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADA pe- lo fato de incluir ainda um engaste apresentando uma abertura dimensionada para admissão da cavilha, a abertura envolta por uma parte inferior externa flexível, o engaste incluindo ainda um mecanismo de sujeição para solicitação do conjunto de cavilha em cada lado de uma parede do utensílio, em que a parte inferior externa é comprimida contra a parede do utensílio para vedar-se contra o mesmo.
20. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADA pe- lo fato do mecanismo de sujeição incluir uma guamição de encaixe sob pressão sustentan- do, conjuntamente, o engaste e o conjunto de travamento, em cada lado da parede, e uma guamição de parafuso firmando, conjuntamente, o engaste e o conjunto de travamento.
21. Lingueta de utensílio, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADA pe- lo fato da guamição de encaixe sob pressão possibilitar o mau alinhamento do conjunto de travamento e cavilha, prevenindo, dessa forma, que a distensão da cavilha se engate com a porta do utensílio quando a porta se encontra fechada.
BRPI0717121-8A 2006-10-26 2007-10-24 Atuador elétrico linear acionado por motor com propulsão de mola helicoidal BRPI0717121B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/553,297 2006-10-26
US11/553,297 US7705253B2 (en) 2006-10-26 2006-10-26 Appliance lock using a motor driven linear actuator with helical spring drive
PCT/US2007/082391 WO2008052060A2 (en) 2006-10-26 2007-10-24 Appliance lock using a motor driven linear actuator with helical spring drive

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0717121A2 true BRPI0717121A2 (pt) 2013-11-12
BRPI0717121B1 BRPI0717121B1 (pt) 2019-06-04

Family

ID=39325390

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717121-8A BRPI0717121B1 (pt) 2006-10-26 2007-10-24 Atuador elétrico linear acionado por motor com propulsão de mola helicoidal

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7705253B2 (pt)
KR (1) KR101487498B1 (pt)
BR (1) BRPI0717121B1 (pt)
WO (1) WO2008052060A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8736406B2 (en) 2010-03-01 2014-05-27 Illinois Tool Works Inc. Lid lock with magnetic anti-tamper feature
US10697200B2 (en) 2012-10-09 2020-06-30 Illinois Tool Works Inc. Appliance latch with door presence sensing
US9528298B2 (en) 2013-07-17 2016-12-27 Illinois Tool Works, Inc. Appliance latch with uni-directional actuator
US9598811B2 (en) * 2013-11-05 2017-03-21 Samsung Electronics Co., Ltd. Washing machine
CN105090243B (zh) * 2014-05-16 2017-07-28 Tcl家用电器(合肥)有限公司 用于抽拉件的导引装置及家电设备
KR102295086B1 (ko) * 2014-12-04 2021-08-30 삼성전자주식회사 세탁기
US9957657B2 (en) 2015-01-30 2018-05-01 Emz-Hanauer Gmbh & Co. Kgaa Appliance lock
KR102385798B1 (ko) * 2017-05-17 2022-04-14 삼성전자주식회사 세탁기 및 세탁기의 제어 방법

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2910317A (en) * 1956-01-25 1959-10-27 Mc Graw Edison Co Safety locking means for laundry machines
US3272935A (en) * 1964-01-10 1966-09-13 Controls Co Of America Remotely operated latch mechanism for laundry machines
US3638457A (en) * 1968-06-06 1972-02-01 Westinghouse Electric Corp Electromechanical interlock
US3627960A (en) * 1970-11-06 1971-12-14 Gen Motors Corp Appliance lid interlock mechanism
US3763670A (en) * 1972-03-02 1973-10-09 Gen Motors Corp Lid latch and interlock mechanism for clothes washing machines
FR2448979B1 (fr) * 1979-02-16 1986-05-23 Havas Machines Dispositif destine a deposer sur un support des gouttes d'encre
US4841790A (en) * 1988-05-27 1989-06-27 General Motors Corporation Electro mechanical actuator
US4951549A (en) * 1988-12-12 1990-08-28 Olsen Controls, Inc. Digital servo valve system
US5345206A (en) * 1992-11-24 1994-09-06 Bei Electronics, Inc. Moving coil actuator utilizing flux-focused interleaved magnetic circuit
US7082726B2 (en) * 2003-07-07 2006-08-01 Solatube International, Inc. Butterfly valve for skylight
WO2006034210A2 (en) 2004-09-21 2006-03-30 Thomas Sugar Adjustable stiffness jack spring actuator

Also Published As

Publication number Publication date
US7705253B2 (en) 2010-04-27
KR20090075698A (ko) 2009-07-08
KR101487498B1 (ko) 2015-01-28
WO2008052060A3 (en) 2008-07-31
US20080099314A1 (en) 2008-05-01
WO2008052060A2 (en) 2008-05-02
BRPI0717121B1 (pt) 2019-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0717121A2 (pt) Trava para utensílio utilizando um atuador linear acionado por motor com propulsão de mola helicoidal
KR20160054586A (ko) 캠 기어와 상기 캠 기어를 포함하는 선형 구동 디바이스
MXPA05011345A (es) Accionador electromagnetico para valvula.
US8021218B2 (en) Linear travel air damper
JP7490253B2 (ja) Dbb強制シーリングバルブおよび操作装置
KR20150137072A (ko) 다중안정 피동 요소를 구비하는 형상 기억 작동기
BR102014021573A2 (pt) válvula de bloqueio de gás
JP2011526164A (ja) 家具部分のための、連結解除可能な少なくとも1つの形状記憶要素を有する作動装置
PL1515022T3 (pl) Serwo wspomagany zawór skrzydełkowy wyposażony w płaską sprężynę płytkową i sprężynę spiralną do ustalania miękkiego położenia spoczynkowego
US6734582B2 (en) Linear actuator using a rotating motor
JP2007309437A (ja) モータ安全弁
BR122020026931B1 (pt) Comutador para um circuito elétrico e sistema de travamento
BRPI1101831A2 (pt) unidade de garra elétrica com um dispositivo de conformidade de torção
JP2022537615A (ja) リニアドライブシステム
JP2016065605A (ja) 直線駆動装置及び施錠装置
JP6410399B2 (ja) ロック装置
CN204125763U (zh) 排水控制装置以及应用其的洗衣机
CN111532184B (zh) 一种带分段式快速自回复功能的手电动一体式解锁机构
US10132300B2 (en) Actuator device
KR200480250Y1 (ko) 버터플라이 밸브
CN202301999U (zh) 一种对夹式电动蝶阀
CN213017252U (zh) 具有任意转动定位的线棒卡合装置
CN208503627U (zh) 一种齿轮传动启闭的双球阀阀门
CN112491193B (zh) 电机定位停止机构
JPH0337671B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2693 DE 16-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.