BRPI0714348A2 - seleÇço de interface de rÁdio para um terminal - Google Patents

seleÇço de interface de rÁdio para um terminal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714348A2
BRPI0714348A2 BRPI0714348-6A BRPI0714348A BRPI0714348A2 BR PI0714348 A2 BRPI0714348 A2 BR PI0714348A2 BR PI0714348 A BRPI0714348 A BR PI0714348A BR PI0714348 A2 BRPI0714348 A2 BR PI0714348A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wlan
interface
application
radio
wireless
Prior art date
Application number
BRPI0714348-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Lalit Yerramilli Raju
Amit Gil
Henri Bahini Dagbegnon
Anup Kuzhiyil
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0714348A2 publication Critical patent/BRPI0714348A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/18Selecting a network or a communication service
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/50Allocation or scheduling criteria for wireless resources
    • H04W72/56Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on priority criteria
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/02Terminal devices
    • H04W88/06Terminal devices adapted for operation in multiple networks or having at least two operational modes, e.g. multi-mode terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Structure Of Receivers (AREA)

Abstract

SELEÇçO DE INTERFACE DE RÁDIO PARA UM TERMINAL. Técnica para seleção de uma inteface de rádio para um palicativo são descritas. Um terminal identifica as redes sem fio localmente endereçáveis dentre as redes sem fios disponíveis para terminal. As interfaces de rádio suportadas pelo terminal podem ser priorizadas com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis, informação obtida para aplicativo, tipo de aplicativo, etc. Diferentes aplicativos podem ter diferentes preferências ou exigências de interface de rádio, que podem ser consideradas na priorização dasinterfaces de rádio. Uma interface adequada pode ser selecionada para o aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas. A interface WLAN pode ser selecionada para o aplicativo se (a) a interface WLAN for preferida e qualquer WLAN for aceitável para o aplicativo ou (b) uma WLAN globalmente endereçável estiver disponível. Uma interface WWAN pode ser selecionada para o aplicativo se uma WLAN globalmente endereçável não estiver disponível.

Description

"SELEÇÃO DE INTERFACE DE RADIO PARA UM TERMINAL" 0 presente pedido reivindica prioridade do pedido U.S. No. 60/832.039, intitulado "Interface Selection in WLAN Ad hoc Mode, " depositado em 19 de julho de 2006, cedido para o cessionário do presente pedido e incorporado aqui por referência.
FUNDAMENTOS
Campo
A presente invenção se refere geralmente à comunicação e mais especificamente a técnicas para a seleção de redes sem fio para comunicação.
Fundamentos
As redes de comunicação sem fio são amplamente desenvolvidas para suportar a comunicação para terminais, que podem ser telefones celulares, computadores laptop, etc. Essas redes sem fio incluem redes de longa distância sem fio (WWANs) , redes de área local sem fio (WLANs) , e redes de área pessoal sem fio (WPANs). Diferentes tipos de redes sem fio possuem cobertura diferente e capacidades diferentes. Em geral, é desejável se obter a comunicação ou dados de forma conectada a partir de uma rede sem fio que é capaz de fornecer a comunicação ou conectividade de dados necessária e é sempre a mais preferida (por exemplo, a mais econômica) dentre todas as redes sem fio disponíveis. 2 5 SUMÁRIO
As técnicas para seleção de uma interface de rádio para um aplicativo para obtenção de um bom desempenho são descritas aqui. A interface de rádio também é comumente referida como tecnologia de rádio, tecnologia de portadora, interface de link aéreo, etc.
Em um aspecto, um terminal identifica as redes sem fio localmente endereçáveis e globalmente endereçáveis dentre as redes sem fio disponíveis para o terminal. Uma rede sem fio localmente endereçável é uma rede sem fio na qual os dados não são enviados fora da rede sem fio. Uma rede sem fio globalmente endereçável é uma rede sem fio na qual os dados podem ser enviados fora da rede sem fio. As interfaces de rádio suportadas pelo terminal podem ser priorizadas com base nas redes sem fio endereçáveis localmente e endereçáveis globalmente, informações obtidas para o aplicativo, o tipo de aplicativo, etc. Diferentes aplicativos podem ter diferentes preferências ou exigências de interface de rádio diferentes, que podem ser consideradas na priorização das interfaces de rádio. Uma interface de rádio adequada pode ser selecionada para o aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas.
Em um desenho, se uma WLAN localmente endereçável (por exemplo, uma rede ad hoc em IEEE 802.11) estiver disponível, então a interface WLAN pode ser selecionada para o aplicativo com base nas informações indicando que a interface WLAN é preferida e qualquer WLAN é aceitável para o aplicativo. Se uma WLAN globalmente endereçável (por exemplo, uma rede de infraestrutura em IEEE 802.11) estiver disponível, então a prioridade da interface WLAN pode ser configurada como alta, e a interface WLAN pode ser selecionada para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN. Se uma WLAN globalmente endereçável não estiver disponível, então a prioridade da interface WLAN pode ser reduzida, e uma interface WWAN pode ser selecionada para o aplicativo devido à prioridade inferior da interface WLAN.
Vários aspectos e características da descoberta são descritos em maiores detalhes abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 ilustra uma WWAN e duas WLANs. t 3/19
A figura 2 ilustra uma comunicação entre um terminal e a WWAN e as WLANs.
A figura 3 ilustra um módulo de processamento para o terminal.
A figura 4 ilustra um processo para selecionar a
interface de rádio para um aplicativo.
A figura 5 ilustra um diagrama de blocos do
terminal.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A figura 1 ilustra uma área de desenvolvimento
com uma WWAN 110 e duas WLANs 120 e 130. Uma WWAN é uma rede sem fio que fornece cobertura de comunicação para uma grande área geográfica tal como, por exemplo, uma cidade, um estado, ou todo um pais. Uma WWAN pode ser (1) uma rede de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) que implementa IS-95, IS-2000, IS-856 e/ou outros padrões cdma2000, (2) uma rede do Sistema de Telecomunicações Móvel Universal (UMTS) que implementa CDMA de Banda Larga (W- CDMA), e/ou outros padrões de uma organização chamada de "3rd Generation Partnership Project" (3GPP), (3) uma rede do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), ou (4) alguma outra rede celular. Em geral, WWAN 110 pode suportar qualquer interface de rádio tal como CDMA, UMTS, GSM, etc. WWAN 110 inclui tipicamente muitas estações base que suportam a comunicação para os terminais dentro da área de cobertura da WWAN. Uma estação base também pode ser referida como um Nó B, um Nó B melhorado, etc. Por motivos de simplicidade, apenas uma estação base 112 é ilustrada na figura 1. Um controlador de rede 114 pode ser acoplado às estações base e fornece coordenação e controle para essas estações base. 0 controlador de rede 114 pode ser uma única entidade de rede ou uma coleção de entidades de rede. 0 controlador de rede 114 pode acoplar também a redes de dados particulares e/ou públicas 160, por exemplo, a Internet.
Uma WLAN é uma rede sem fio que fornece cobertura de comunicação para uma área geográfica média tal como, por exemplo, um edifício, um shopping Center, uma loja, uma escola, um terminal de aeroporto, etc. Uma WLAN pode implementar IEEE 802.11, Hiperlan, etc. IEEE 802.11 é uma família de padrões para a interface WLAN e é comumente utilizada nos Estados Unidos, no Japão, e muitos outros países. A Hiperlan é uma interface WLAN que é comumente utilizada na Europa. Por motivos de clareza, determinados aspectos das técnicas são descritos abaixo para WLANs que implementam IEEE 802.11.
WLANs 120 e 130 são dois tipos de redes sem fio que podem ser formados em IEEE 802.11. Em 802.11, um conjunto de serviços básicos (BSS) é um conjunto de estações controladas por uma única função de coordenação, que pode ser realizado por qualquer uma das estações no BSS. Uma estação é um dispositivo que contém um IEEE 802.11 em conformidade com uma interface de Controle de Acesso ao Meio (MAC) e camada física (PHY) com um meio sem fio. WLAN 120 é um BSS independente (IBSS) , que também é comumente referido como uma rede ad hoc. Uma rede ad hoc é um BSS que forma uma rede auto-contida e não tem acesso a um sistema de distribuição. Uma rede ad hoc é constituída apenas de estações dentro da faixa mútua de comunicação uma da outra através de um meio sem fio. Uma estação em uma rede ad hoc pode se comunicar de forma par a par com outra estação na rede ad hoc, mas não é capaz de se comunicar com um nó externo para a rede ad hoc através de outra estação dentro da rede ad hoc. Na figura 1, a rede ad hoc 120 inclui uma estação WLAN 122 e um terminal 150, que podem se comunicar de forma par a par um com o outro. 5/19
A rede ad hoc 120 pode ser criada de forma espontânea por qualquer estação sem qualquer planejamento prévio e enquanto a rede for necessária para comunicação. A estação criando a rede ad hoc determina um identificador de conjunto de serviço (SSID), um identificador de conjunto de serviço básico (BSSID), e outros parâmetros pertinentes à operação da rede ad hoc. Um SSID é uma string alfanumérica utilizada para identificar uma WLAN (por exemplo, uma rede ad hoc) e pode ter até 32 bytes de comprimento. Um BSSID é um endereço MAC de 48 bits que identifica um BSS e pode ser gerado de forma aleatória quando da criação de um BSS. Estações na rede ad hoc se revezam de forma aleatória para enviar sinalizadores, que portam SSID, BSSID, e outras informações utilizadas para suportar a operação da rede ad hoc.
WLAN 130 é um BSS de infraestrutura, que também é normalmente referida como uma rede de infraestrutura. Uma rede de infraestrutura inclui um ou mais pontos de acesso e possui a capacidade de se comunicar com os nós externos a rede. Um ponto de acesso é uma estação que fornece acesso aos serviços de distribuição através de um meio sem fio para outras estações associadas com o ponto de acesso. Na figura 1, WLAN 130 inclui um ponto de acesso 132 que é acoplado a uma rede de área local (LAN) através de um hub ou comutador Ethernet 134. 0 hub Ethernet 134 também pode ser acoplado a um roteador 136, que pode permutar pacotes de dados com redes de dados 160. O ponto de acesso 132, o hub Ethernet 134, e o roteador 136 também podem ser combinados em um único roteador sem fio. O ponto de acesso 132 é conectado a um canal de transporte de retorno através do hub 134 e do roteador 136 e pode suportar as permutações de dados entre as estações dentro da rede de infraestrutura A 6/19
130 e hospedeiros (por exemplo, um hospedeiro remoto 162) externos a rede de infraestrutura 130.
O terminal 150 pode ser capaz de se comunicar com uma ou mais redes sem fio. Por exemplo, o terminal 150 pode ser capaz de se comunicar com a WWAN 110, a rede ad hoc 120, e a rede de inf raestrutura 130. 0 terminal 150 pode, dessa forma, ser um dispositivo WWAN além de uma estação WLAN. O terminal 150 pode ser referido também como uma estação móvel, um terminal de acesso, um terminal de usuário, um equipamento de usuário, um equipamento móvel, uma estação, uma unidade de assinante, etc. 0 terminal 150 pode ser um telefone celular, um computador laptop, um dispositivo sem fio, um assistente digital pessoal (PDA), um modem sem fio, um headset, etc. A figura 2 ilustra a comunicação entre o terminal
150 e as entidades na WWAN 110 e WLANs 120 e 130. 0 terminal 150 pode permutar dados com a estação WLAN 122 na rede ad hoc 120 utilizando um endereço de Protocolo de Internet (IP) de link local. Um endereço de link local é um endereço que é válido para um único link dentro de uma determinada rede e, dessa forma, possui escopo limitado. Um endereço de link local também pode ser referido como um endereço não roteavel. 0 terminal 150 pode gerar dinamicamente um endereço IP de link local para si primeiro pela seleção aleatória de um endereço IP dentro da faixa de 169.254.1.0 a 169.254.254.255. O terminal 150 pode então enviar uma sonda de Protocolo de Resolução de Endereço (ARP) para determinar se o endereço IP selecionado já está em uso por outra estação dentro da rede ad hoc 120. Se esse endereço IP já não estiver em uso, então o terminal 150 pode enviar um anúncio ARP para anunciar a seleção do endereço IP. 0 terminal 150 pode, depois disso, permutar dados com outras estações na rede ad hoc 120 utilizando o endereço IP selecionado como um endereço IP de link local para o terminal 150. As mensagens ARP são descritas em vários documentos RFC que estão publicamente disponíveis.
O terminal 150 pode permutar dados com o ponto de acesso 132 na rede de inf raestrutura 130 utilizando um endereço IP global. Um endereço global é um endereço que é relevante além do link imediato e também pode ser referido como um endereço roteavel. Um endereço global pode ser um endereço IP global, um endereço IP privado, etc. O terminal 150 pode ser pré-configurado com um endereço IP global ou pode obter um através de um servidor de Protocolo de Configuração de Hospedeiro Dinâmico (DHCP) ou algum outro mecanismo. 0 terminal 150 pode também permutar dados com outras estações na rede de infraestrutura 130 utilizando o endereço IP global. 0 terminal 150 pode adicionalmente permutar dados com outros nós (por exemplo, nó remoto 162) fora da rede de infraestrutura 130 utilizando o endereço IP global.
O terminal 150 pode permutar dados com as entidades na WWAN 110, através da estação base 112, utilizando um endereço IP global, por exemplo, o mesmo endereço IP global utilizado para permutar dados com as estações na rede de infraestrutura 130. O terminal 150 pode obter um endereço IP global através do mecanismo específico de WWAN, por exemplo, através do Protocolo Ponto a Ponto (PPP) em cdma2000. Diferentes interfaces aéreas (por exemplo, WWAN, WLAN de infra, etc.) podem ter diferentes endereços IP. O terminal 150 também pode permutar dados com outros nós (por exemplo, o nó remoto 162) através de WWAN 110 utilizando o endereço IP global.
Em geral, endereços IP únicos são utilizados em níveis locais e globais para garantir que os pacotes IP sejam enviados para os nós de destino adequados. Um endereço IP de link local pode ser utilizado para pacotes permutados com outras estações da rede ad hoc 120 visto que nenhum pacote é encaminhado para fora da rede ad hoc. Um endereço IP global pode ser utilizado para pacotes permutados através de WWAN 110 e rede de infraestrutura 130 visto que esses pacotes podem ser encaminhados para nós fora dessas redes.
O terminal 150 pode estar em comunicação com WWAN 110, a rede ad hoc 120 e/ou a rede de infraestrutura 130 em qualquer momento determinado. É desejável se utilizar a rede sem fio mais preferida dentre todas as redes sem fio disponíveis para o terminal 150 e capazes de suportar a comunicação ou a conectividade de dados desejada. WLAN pode ser considerada mais econômica e pode, dessa forma, ser preferida toda vez que qualquer WLAN estiver disponível. No entanto, a utilização da WLAN para todos os aplicativos toda vez que qualquer WLAN estiver disponível pode resultar em uma experiência ruim para o usuário em algumas situações. Por exemplo, o terminal 150 pode ser conectado à rede ad hoc 120, e WLAN pode ser a interface de rádio preferida. Um aplicativo (por exemplo, um navegador web) pode então realizar um vinculo com a interface WLAN e pode enviar dados para o nó remoto 162 através da rede ad hoc 120. Essa transmissão de dados falhará visto que nenhum dado pode ser enviado para fora da rede ad hoc 120. O usuário pode ser perturbado quando informado sobre a falha.
0 terminal 150 pode identificar as redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis. Uma rede sem fio pode ser localmente endereçável devido à falta de uma conexão de canal de transporte de retorno com outras redes (por exemplo, a Internet), devido ao uso dos endereços IP de link local, etc. Um exemplo de uma rede sem fio localmente endereçável é a rede ad hoc 120. Uma rede sem fio pode ser globalmente endereçável se os dados puderem ser enviados fora da rede sem fio com os endereços IP globais. Alguns exemplos de redes sem fio globalmente endereçáveis são WWAN 120 e a rede de infraestrutura 130.
O terminal pode priorizar as interfaces de rádio
para um aplicativo com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis, informações obtidas para o aplicativo, tipo de aplicativo, etc. O tipo de aplicativo pode indicar ou pode ser associado com determinadas preferências de interface de rádio, exigências de dados, etc. O terminal 150 pode então selecionar uma interface de rádio adequada para o aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas.
Alguns aplicativos podem permutar dados apenas com as estações nas redes sem fio localmente endereçáveis (por exemplo, rede ad hoc 120) e não precisam de conexão com as redes externas. Alguns exemplos de tais aplicativos incluem os aplicativos para comunicação par a par, jogos, walkie-talkie, compartilhamento de conteúdo, sincronização de conteúdo, etc. As redes sem fio localmente endereçáveis podem ser utilizadas para esses aplicativos. Alguns outros aplicativos podem permutar dados com os nós remotos, por exemplo, os nós conectados à Internet. Alguns exemplos de tais aplicativos incluem aplicativos para o navegador web, correio eletrônico, Voz sobre IP (VoIP), multimídia, conectividade de dados, etc. As redes sem fio globalmente endereçáveis podem ser utilizadas para esses aplicativos.
Em um desenho, o terminal 150 ajusta a prioridade da interface WLAN para alta quando conectada a uma WLAN globalmente endereçável (por exemplo, rede de infraestrutura 130) e reduz a prioridade da interface WLAN quando conectada a uma WLAN localmente endereçável (por exemplo, rede ad hoc 120). Quando a prioridade da interface WLAN é ajustada para alta, os aplicativos podem realizar vinculo com a interface WLAN e podem ser conectados à WLAN globalmente endereçável, a menos que existam razões para se utilizar outras interfaces de rádio. Quando a prioridade de interface WLAN é reduzida, os aplicativos que podem operar em uma WLAN localmente endereçável podem fornecer essa informação e esses aplicativos podem então ser conectados à WLAN localmente endereçável. Para outros aplicativos que podem permutar dados com os nós remotos conectados à Internet, outra interface de rádio (por exemplo, CDMA, UMTS ou GSM) pode ser selecionada para esses aplicativos se tal interface de raio estiver disponível.
Uma interface de rádio pode ser selecionada para um aplicativo quando o aplicativo é lançado em um primeiro momento. 0 aplicativo pode não estar ciente de quais interfaces de rádio são suportadas pelo terminal 150 e quais redes sem fio estão disponíveis. 0 aplicativo pode simplesmente solicitar a conexão com uma rede sem fio. Pela redução da prioridade da interface WLAN quando o terminal 150 é conectado a uma WLAN localmente endereçável (por exemplo, a rede ad hoc 120), outra interface de rádio (por exemplo, C DMA, UMTS, GSM, etc.) para uma rede sem fio globalmente endereçável pode ser selecionada para o aplicativo. Isso pode então evitar uma situação na qual o aplicativo realiza vínculo com uma WLAN localmente endereçável, tenta enviar pacotes para fora da WLAN localmente endereçável e encontra falha de dados.
0 desenho acima considera que os aplicativos que podem operar em uma WLAN localmente endereçável podem fornecer essa informação quando esses aplicativos são lançados. Esses aplicativos podem então ser conectados a uma WLAN localmente endereçável quando a prioridade da interface WLAN é reduzida. A informação indicando que um aplicativo pode operar em uma WLAN localmente endereçável pode ser fornecida de várias formas. Por exemplo, a informação pode estar na forma de um comando explicito para uso de qualquer WLAN se disponível, para utilizar uma WLAN localmente endereçável se disponível, etc. A informação também pode indicar que é aceitável se utilizar um endereço IP de link local para o aplicativo.
Em outro desenho, os aplicativos que não podem operar em uma WLAN localmente endereçável podem fornecer essa informação quando esses aplicativos são lançados. Esses aplicativos podem então ser conectados a uma rede sem fio globalmente endereçável utilizando outra interface de rádio quando a prioridade da interface WLAN é reduzida. Em outro desenho, cada aplicativo é associado com informação (por exemplo, um bit) indicando se ou não o aplicativo pode operar em uma WLAN localmente endereçável. Em geral, os aplicativos que podem operar em uma WLAN localmente endereçável e aplicativos que não podem operar em uma WLAN localmente endereçável podem ser distinguidos de várias formas, por exemplo, com base na informação fornecida pelos aplicativos, informação associada com os aplicativos, etc.
O terminal 150 pode determinar que o mesmo está conectado a uma rede ad hoc de várias formas. O terminal 150 pode criar uma rede ad hoc e pode então saber que está conectado a uma rede ad hoc. O terminal 150 pode se unir também a uma rede ad hoc e pode receber sinalizadores transmitidos por outras estações na rede ad hoc. Um sinalizador contém um campo de Informações de Capacidade que inclui um subcampo IBSS. O subcampo IBSS é configurado para "1" por uma estação enviando um sinalizador em um IBSS. O terminal 150 pode, dessa forma, ser capaz de determinar se está conectado a uma rede ad hoc com base no conteúdo do subcampo IBSS em um sinalizador recebido. O terminal 150 pode identificar também as redes sem fio localmente endereçáveis de outras formas para outras interfaces de rádio.
A figura 3 ilustra um desenho de um módulo de processamento 300 para o terminal 150. A figura 3 é utilizada para fornecer uma descrição da interação de módulo e fluxo de chamada, mas não representar a camada atual de uma pilha de protocolos. Dentro do módulo de processamento 300, aplicativos de camada superior 310 incluem vários aplicativos de usuário final tal como, por exemplo, aplicativos de navegador, aplicativos VoIP que fornecem serviços de voz, aplicativos de dados que fornecem serviços de dados, aplicativos de jogos, aplicativos de interface de usuário (UI), um cliente de correio eletrônico, etc. Esses aplicativos podem gerar solicitações para conectar às redes sem fio.
Um seletor de rota 320 recebe solicitações de conexão a partir dos aplicativos, determina uma lista de interfaces de rádio priorizadas para cada aplicativo solicitante, e mapeia cada aplicativo para uma interface de rádio adequada com base na lista priorizada para esse aplicativo. A lista priorizada para cada aplicativo pode ser determinada com base nas interfaces de rádio suportadas pelo terminal 150, redes sem fio disponíveis para o terminal 150, exigências e/ou preferências do aplicativo, etc. A lista de interfaces de rádio priorizadas para cada aplicativo pode ser armazenada em uma memória 332.
No desenho ilustrado na figura 3, o terminal 150 suporta três interfaces de rádio - WLAN (por exemplo, IEEE 802.11), CDMA (por exemplo, IS-95, IS-2000, IS-858, e/ou outros padrões cdma2000) e UMTS (por exemplo, W-CDMA e/ou outros padrões 3GPP). Em geral, o terminal 150 pode suportar qualquer número de interfaces de rádio e qualquer tipo de interface de rádio. A interface WLAN é suportada por um controlador de modo WLAN 330a, um módulo de processamento de chamada WLAN 340a, e um módulo de protocolos de Camada 2 WLAN 350a. A interface CDMA é suportada por um controlador de modo CDMA 330b, um módulo de processamento de chamada CDMA 340b, e um módulo de protocolos de Camada 2 CDMA 350b. A interface UMTS é suportada por um controlador de motor UMTS 330c, um módulo de processamento de chamada UMTS 34 0c, e um módulo de protocolos de camada 2 UMTS 350c.
O controlador de modo 330 para cada interface de rádio pode realizar várias funções tal como configuração e manutenção de uma pilha de protocolos para a interface de rádio associada, manutenção de uma lista de controle de acesso, configuração de endereço IP, interação com os protocolos de Camada 2 para a interface de rádio associada, etc. Uma pilha de protocolos pode incluir vários protocolos em várias camadas tal como o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) e o Protocolo de Datagrama de Usuário (UDP) em uma camada de transporte, IP em uma camada de rede e protocolos específicos de rede (por exemplo, PPP) em uma camada de link. Uma lista de controle de acesso para cada interface de rádio pode incluir redes sem fio que são acessíveis pelo terminal 150 para essa interface de rádio. A configuração do endereço IP pode resultar na solicitação de endereços IP globais utilizando os mecanismos específicos de rede tal como DHCP para WLAN, PPP para CDMA, etc. A configuração de endereço IP também pode resultar na geração de endereços IP de link local para redes ad hoc na WLAN.
O módulo de processamento de chamada 340 para cada interface de rádio pode realizar processamento para permutar sinalização com uma rede sem fio da interface de rádio associada. As permutações de sinalização podem ser dependentes da interface de rádio e podem ser utilizadas para estabelecer e manter uma conexão com a rede sem fio. 0 módulo de processamento de chamada 34 0a para WLAN pode criar uma rede ad hoc, conectar a ou associar com uma rede ad hoc ou uma rede de inf raestrutura, realizar autenticação, etc.
0 módulo de protocolos de Camada 2 350 para cada interface de rádio pode realizar processamento para os protocolos na Camada 2 para a interface de rádio associada. Os protocolos de camada 2 podem incluir MAC, PPP (para CDMA), etc. Os módulos 340 e/ou 350 para cada interface de rádio podem se comunicar com um módulo (não ilustrado na figura 3) que realiza processamento para a camada física para essa interface de rádio.
0 seletor de rota 320 pode determinar uma lista de interfaces de rádio priorizadas para um aplicativo com base nas interfaces de rádio suportadas pelo terminal 150, as redes sem fio disponíveis para o terminal 150, as exigências e/ou preferências de dados do aplicativo, etc. O aplicativo pode fornecer sua preferência (por exemplo, para WLAN), suas exigências de dados (por exemplo, para rede globalmente endereçável) , etc. WLAN, CDMA e UMTS podem receber prioridades diferentes para diferentes aplicativos. Por exemplo, a lista priorizada para um aplicativo de jogo pode incluir WLAN, CDMA e UMTS, onde WLAN é a mais preferida (por exemplo, independentemente de se uma WLAN localmente endereçável ou uma WLAN globalmente endereçável está disponível) e UMTS é a menos preferida. Como outro exemplo, a lista priorizada para um aplicativo navegador pode incluir CDMA, UMTS e WLAN, onde CDMA é a mais preferida e WLAN é a menos preferida se uma WLAN localmente endereçável estiver disponível. A lista priorizada para o aplicativo de navegador pode incluir WLAN, CDMA e UMTS, onde WLAN é a mais preferida se uma WLAN globalmente endereçável estiver disponível. Para alguns aplicativos (por exemplo, o aplicativo navegador), WLAN pode ter diferentes prioridades dependendo do fato de se uma WLAN localmente endereçável ou uma WLAN globalmente endereçável está disponível.
0 seletor de rota 320 pode formar uma lista priorizada para um aplicativo e pode fornecer uma interface de rádio de maior prioridade na lista. Uma conexão pode então ser estabelecida com uma rede sem fio para a interface de rádio de maior prioridade. Se o estabelecimento de conexão falhar com essa rede sem fio, então a interface de rádio com a próxima prioridade mais alta na lista pode ser fornecida, e a conexão pode ser estabelecida com uma rede sem fio para essa interface de rádio.
A figura 4 ilustra um processo 400 para a seleção da interface de rádio para um aplicativo. Uma solicitação de conexão é recebida do aplicativo (bloco 412) . As redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis são identificadas dentre as redes sem fio disponíveis (bloco 414). As WLANs localmente e globalmente endereçáveis podem ser identificadas com base nos sinalizadores recebidos das estações ou pontos de acesso nessas WLANs. As interfaces de rádio são priorizadas com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis, na informação obtida para o aplicativo, no tipo de aplicativo, etc. (bloco 416). O tipo de aplicativo pode ser associado com determinadas preferências ou exigências de interface de rádio. Uma interface de rádio é selecionada para o aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas (bloco 418). Em um desenho, se uma WLAN localmente endereçável (por exemplo, uma rede ad hoc em IEEE 802.11) estiver disponível, então a interface WLAN pode ser selecionada para o aplicativo com base na informação indicando que a interface WLAN é preferida e qualquer WLAN (por exemplo, mesmo a WLAN localmente endereçável) é aceitável para o aplicativo. Se uma WLAN globalmente endereçável (por exemplo, uma rede de infraestrutura em IEEE 802.11) estiver disponível, então a prioridade da interface WLAN pode ser ajustada como alta, e a interface WLAN pode ser selecionada para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN (por exemplo, mesmo na ausência de informação indicando a preferência por WLAN). Se uma WLAN globalmente endereçável não estiver disponível, então a prioridade da interface WLAN pode ser reduzida e uma interface WWAN (por exemplo, CDMA, UMTS, GSM, etc.) pode ser selecionada para o aplicativo devido à menor prioridade da interface WLAN.
A figura 5 ilustra um diagrama de bloco de um desenho de terminal 150. No percurso de transmissão, um codificador 522 recebe dados e sinalização a serem enviados pelo terminal 150 para uma estação base em uma WWAN, um ponto de acesso ou uma estação em uma WLAN, etc. O codificador 522 processa (por exemplo, formata, codifica, e intercala) os dados e a sinalização de acordo com um esquema de codificação adequado. Um modulador (Mod) 524 processa adicionalmente (por exemplo, modula e embaralha) os dados codificados e a sinalização e gera chips de saída. Em geral, o processamento pelo codificador 522 e modulador 524 é determinado pela interface de rádio através da qual os dados e a sinalização são enviados, por exemplo, WLAN, CDMA, UMTS, etc. Um transmissor (TMTR) 532 condiciona (por exemplo, converte em analógico, filtra, amplifica e converte ascendentemente em freqüência) os chips de saída e gera um sinal de saída de RF, que é transmitido através de uma antena 534.
No percurso de recepção, a antena 534 recebe os sinais de RF transmitidos pelas estações base em uma WWAN, pontos de acesso e/ou estações nas WLANs, etc. Um receptor (RCVR) 536 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica, converte descendentemente em freqüência, e digitaliza) o sinal de RF recebido da antena 534 e fornece amostras. Um demodulador (Demod) 526 processa (por exemplo, desembaralha e demodula) as amostras e fornece estimativas de símbolo. Um decodificador 528 processa (por exemplo, desintercala e decodifica) as estimativas de símbolo e fornece dados e sinalização decodificados. Em geral, o processamento pelo demodulador 526 e decodificador 528 é complementar ao processamento realizado pelo modulador e codificador nas estações base de transmissão, pontos de acesso e/ou estações. 0 codificador 622, o modulador 524, o demodulador 526 e o decodif icador 528 podem ser implementados por um processador de modem 520. Um controlador/processador 540 orienta a operação
de várias unidades de processamento no terminal 150. O controlador/processador 540 e/ou outras unidades de processamento dentro do terminal 150 podem implementar o módulo de processamento 300 na figura 3. 0 controlador/processador 540 pode implementar ou orientar também o processo 400 na figura 4 e/ou outros processos para suportar a seleção de interface de rádio para aplicativos. Uma memória 542 armazena os códigos de programa e dados para o terminal 150. A memória 542 também pode armazenar informações de seleção de interface de rádio para os aplicativos. Por motivos de simplicidade, a figura ilustra um caso de cada unidade de processamento. Em geral, pode haver um ou múltiplos processadores de modem, processadores, transmissores, receptores, controladores e memórias para diferentes interfaces de rádio suportadas pelo terminal 150.
As técnicas descritas aqui podem ser implementadas por vários mecanismos. Por exemplo, essas técnicas podem ser implementadas em hardware, firmware, software ou uma combinação dos mesmos. Para uma implementação de hardware, as unidades de processamento utilizadas para realizar a seleção de interface de rádio podem ser implementadas dentro de um ou mais dos circuitos integrados específicos de aplicativo (ASICs), processadores de sinal digital (DSPs), dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de portas programáveis em campo (FPGAs), processadores, controladores, microcontroladores,
microprocessadores, dispositivos eletrônicos, outras unidades eletrônicas projetadas para realizar as funções descritas aqui, um computador ou uma combinação dos mesmos.
Para uma implementação em firmware e/ou software, as técnicas podem ser implementadas com módulos (por exemplo, procedimentos, funções, etc.) que realizam as funções descritas aqui. As instruções de firmware e/ou software podem ser armazenadas em uma memória (por exemplo, memória 542 na figura 5) e executadas por um processador (por exemplo, processador 540) . A memória pode ser implementada dentro do processador ou externa ao processador. As instruções de firmware e/ou software também podem ser armazenadas em outro meio legível por processador tal como uma memória de acesso aleatório (RAM), memória somente de leitura (ROM), memória de acesso aleatório não- volátil (NVRAM), memória somente de leitura programável (PROM), PROM eletricamente apagável (EEPROM), memória FLASH, disco compacto (CD), dispositivo de armazenamento de dados magnético ou ótico, etc.
Um Equipamento implementando as técnicas descritas aqui pode ser uma unidade isolada ou pode ser parte de um dispositivo. 0 dispositivo pode ser (i) um circuito integrado isolado (IC), (ii) um conjunto de um ou mais ICs que podem incluir ICs de memória para o armazenamento de dados e/ou instruções, (iii) um ASIC tal como um modem de estação móvel (MSM) , (iv) um módulo que pode ser embutido dentro de outros dispositivos, (v) um telefone celular, dispositivo sem fio, fone, ou unidade móvel, (vi) etc.
A descrição anterior da invenção é fornecida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica crie ou faça uso da invenção. Várias modificações à descrição serão prontamente aparentes aos versados na técnica, e os princípios genéricos definidos aqui podem ser aplicados a outras variações sem se distanciar do espírito ou escopo da invenção. Dessa forma, a descrição não deve ser limitada a exemplos descritos aqui, mas deve ser acordado o escopo mais amplo consistente com os princípios e características de novidade descritas aqui.

Claims (25)

1. Equipamento, compreendendo: um processador configurado para identificar redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis dentre redes sem fio disponíveis, para priorizar interfaces de rádio com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis, e para selecionar uma interface de rádio para um aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas; e uma memória acoplada ao processador.
2. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual as redes sem fio disponíveis incluem uma rede de área local sem fio (WLAN) localmente endereçável.
3. Equipamento, de acordo com a reivindicação 2, no qual o processador é configurado para obter informações indicativas da preferência por interface WLAN pelo aplicativo e para selecionar a interface WLAN para o aplicativo.
4. Equipamento, de acordo com a reivindicação 2, no qual o processador é configurado para receber um sinalizador a partir de uma estação na WLAN localmente endereçável e para identificar a WLAN localmente endereçável com base no sinalizador recebido.
5. Equipamento, de acordo com a reivindicação 2, no qual a WLAN localmente endereçável é uma rede ad hoc em IEEE 802.11.
6. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual as redes sem fio disponíveis incluem uma Rede de Área Local Sem Fio (WLAN) globalmente endereçável.
7. Equipamento, de acordo com a reivindicação 6, no qual o processador é configurado para ajustar prioridade da interface WLAN para alta quando a WLAN globalmente endereçável estiver disponível, e para selecionar a interface WLAN para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN.
8. Equipamento, de acordo com a reivindicação 6, no qual a WLAN globalmente endereçável é uma rede de infraestrutura em IEEE 802.11.
9. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o processador é configurado para reduzir a prioridade da interface de rede de área local sem fio (WLAN) quando uma WLAN globalmente endereçável não está disponível, e para selecionar uma interface de rede de longa distância sem fio (WWAN) para o aplicativo.
10. Equipamento, de acordo com a reivindicação 9, no qual a interface WWAN é de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), Sistema Universal Móvel de Comunicações (UMTS) ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM).
11. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o processador é configurado para priorizar as interfaces de rádio com base adicionalmente em um tipo de aplicativo.
12. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o processador é configurado para receber uma solicitação de conexão a partir do aplicativo e para selecionar a interface de rádio para o aplicativo em resposta à solicitação de conexão.
13. Método, compreendendo: identificar redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis dentre redes sem fio disponíveis; priorizar interfaces de rádio com base em redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis; e selecionar uma interface de rádio para um aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, no qual selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreende: obter informações indicativas de preferência para interface de rede de área local sem fio (WLAN) pelo aplicativo; e selecionar a interface WLAN para o aplicativo.
15. Método, de acordo com a reivindicação 13, no qual priorizar as interfaces de rádio compreende configurar prioridade de interface de rede de área local sem fio (WLAN) para alta quando uma WLAN globalmente endereçável está disponível, e no qual selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreende selecionar a interface WLAN para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN.
16. Método, de acordo com a reivindicação 13, no qual priorizar as interfaces de rádio compreende reduzir prioridade da interface de rede de área local sem fio (WLAN) quando uma WLAN sem fio globalmente endereçável não está disponível, e no qual selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreende selecionar uma interface de rede de longa distância sem fio (WWAN) para o aplicativo.
17. Método, de acordo com a reivindicação 13, no qual priorizar as interfaces de rádio compreende priorizar as interfaces de rádio adicionalmente com base no tipo de aplicativo.
18. Equipamento, compreendendo: mecanismos para identificar redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis dentre as redes sem fio disponíveis; mecanismos para priorizar interfaces de rádio com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis; e mecanismos para selecionar uma interface de rádio para um aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas.
19. Equipamento, de acordo com a reivindicação 18, no qual os mecanismos para selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreendem: mecanismos para obter informações indicativas de preferência para interface de rede de área local sem fio (WLAN) pelo aplicativo; e mecanismos para selecionar a interface WLAN para o aplicativo.
20. Equipamento, de acordo com a reivindicação 18, no qual os mecanismos para priorizar as interfaces de rádio compreendem mecanismos para configurar prioridade de interface de rede de área local sem fio (WLAN) para alta quando uma WLAN globalmente endereçável está disponível, e no qual os mecanismos para selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreendem mecanismos para selecionar a interface WLAN para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN.
21. Equipamento, de acordo com a reivindicação 18, no qual os mecanismos para priorizar as interfaces de rádio compreendem mecanismos para reduzir a prioridade de interface de rede de área local sem fio (WLAN) quando uma WLAN globalmente endereçável não está disponível, e no qual os mecanismos para selecionar uma interface de rádio para o aplicativo compreendem mecanismos para selecionar uma interface de rede de longa distância sem fio (WWAN) para o aplicativo.
22. Mídia legível por processador para armazenar instruções para: identificar redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis dentre redes sem fio disponíveis; priorizar interfaces de rádio com base nas redes sem fio localmente e globalmente endereçáveis; e selecionar uma interface de rádio para um aplicativo com base nas interfaces de rádio priorizadas.
23. Mídia legível por processador, de acordo com a reivindicação 22, e adicionalmente para armazenar instruções para: obter informações indicativas de preferência por interface de rede de área local sem fio (WLAN) pelo aplicativo; e selecionar a interface WLAN para o aplicativo.
24. Mídia legível por processador, de acordo com a reivindicação 22, e adicionalmente para armazenar instruções para: ajustar prioridade de interface de rede de área local sem fio (WLAN) para alta quando uma WLAN globalmente endereçável estiver disponível, e selecionar a interface WLAN para o aplicativo devido à alta prioridade da interface WLAN.
25. Mídia legível por processador, de acordo com a reivindicação 22, e adicionalmente para armazenar instruções para: reduzir prioridade de interface de rede de área local sem fio (WLAN) quando uma WLAN globalmente endereçável não estiver disponível; e selecionar uma interface de rede de longa distância sem fio (WWAN) para o aplicativo.
BRPI0714348-6A 2006-07-19 2007-07-17 seleÇço de interface de rÁdio para um terminal BRPI0714348A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US83203906P 2006-07-19 2006-07-19
US60/832,039 2006-07-19
US11/737,566 US8223729B2 (en) 2006-07-19 2007-04-19 Radio interface selection for a terminal
US11/737,566 2007-04-19
PCT/US2007/073707 WO2008011420A1 (en) 2006-07-19 2007-07-17 Radio interface selection for a terminal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714348A2 true BRPI0714348A2 (pt) 2013-03-26

Family

ID=38792519

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714348-6A BRPI0714348A2 (pt) 2006-07-19 2007-07-17 seleÇço de interface de rÁdio para um terminal

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8223729B2 (pt)
EP (1) EP2070361B1 (pt)
JP (2) JP5123302B2 (pt)
KR (1) KR101214150B1 (pt)
CN (1) CN101491145B (pt)
AT (1) ATE505925T1 (pt)
BR (1) BRPI0714348A2 (pt)
CA (1) CA2654469A1 (pt)
DE (1) DE602007013923D1 (pt)
RU (1) RU2009105663A (pt)
TW (1) TW200820800A (pt)
WO (1) WO2008011420A1 (pt)

Families Citing this family (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7440436B2 (en) * 2005-05-13 2008-10-21 Natural Lighting Systems, Inc. Self-organizing multi-channel mesh network
US8582591B2 (en) 2007-07-20 2013-11-12 Broadcom Corporation Method and system for establishing a queuing system inside a mesh network
US8619730B2 (en) * 2007-07-20 2013-12-31 Broadcom Corporation Method and system for establishing a connection outside a mesh by including network connectivity information in router configuration messages
WO2009092843A1 (en) * 2008-01-22 2009-07-30 Savox Communications Oy Ab (Ltd) A method and arrangement for connecting an ad-hoc communication network to a permanent communication network
EP2389036B1 (en) 2008-02-15 2013-09-25 BlackBerry Limited Policy-based data routing for a multi-mode device
US8825109B2 (en) 2008-02-15 2014-09-02 Blackberry Limited Policy-based data routing for a multi-mode device
US20090323655A1 (en) * 2008-03-31 2009-12-31 Cozybit, Inc. System and method for inviting and sharing conversations between cellphones
US8856387B2 (en) * 2008-04-24 2014-10-07 Qualcomm Incorporated Local IP access scheme
JP4868253B2 (ja) * 2008-05-29 2012-02-01 Necシステムテクノロジー株式会社 無線通信端末及び通信方式切替制御方法
WO2009154550A1 (en) 2008-06-18 2009-12-23 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Receiving radio access technology..priority settings depending on the operation mode of a terminal
US8774805B2 (en) 2008-07-11 2014-07-08 Blackberry Limited System and method for radio access technology-specific routing for multi-mode mobile devices
JP5182020B2 (ja) * 2008-11-05 2013-04-10 富士通株式会社 移動端末装置、通信システム及び無線通信条件設定方法
FR2938995B1 (fr) * 2008-11-25 2010-12-17 Alcatel Lucent Procede et dispositif de gestion des connexions entre une pluralite d'applications embarquees sur un terminal mobile et une pluralite d'interfaces d'acces a des reseaux de communications sans fil
US9603188B2 (en) 2009-01-13 2017-03-21 Qualcomm Incorporated Dynamic connection management
US8131325B2 (en) 2009-02-27 2012-03-06 Research In Motion Limited Method, apparatus and system for battery resource management via traffic steering
US9148889B2 (en) * 2009-06-01 2015-09-29 Qualcomm Incorporated Control of multiple radios using a database of interference-related information
US8750178B2 (en) 2009-06-01 2014-06-10 Qualcomm Incorporated Connection manager for a wireless communication device
US9161232B2 (en) * 2009-06-29 2015-10-13 Qualcomm Incorporated Decentralized coexistence manager for controlling operation of multiple radios
US9185718B2 (en) * 2009-06-29 2015-11-10 Qualcomm Incorporated Centralized coexistence manager for controlling operation of multiple radios
US20110007688A1 (en) * 2009-07-09 2011-01-13 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for event prioritization and arbitration in a multi-radio device
US9135197B2 (en) * 2009-07-29 2015-09-15 Qualcomm Incorporated Asynchronous interface for multi-radio coexistence manager
US9185719B2 (en) 2009-08-18 2015-11-10 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for mapping applications to radios in a wireless communication device
US8903314B2 (en) * 2009-10-29 2014-12-02 Qualcomm Incorporated Bluetooth introduction sequence that replaces frequencies unusable due to other wireless technology co-resident on a bluetooth-capable device
US9603085B2 (en) * 2010-02-16 2017-03-21 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus providing intelligent radio selection for legacy and non-legacy applications
JP4865048B2 (ja) * 2010-03-15 2012-02-01 株式会社東芝 情報処理装置、その接続確立方法、および無線通信機器
US9055556B2 (en) * 2010-04-01 2015-06-09 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for selecting radios and mapping applications to radios on a wireless device
US9072077B2 (en) * 2010-04-01 2015-06-30 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for performing fractional system selection by a wireless device
US8615236B2 (en) * 2010-06-04 2013-12-24 Palm, Inc. System and method for dynamically managing connections using feature prioritization
US9130656B2 (en) 2010-10-13 2015-09-08 Qualcomm Incorporated Multi-radio coexistence
WO2012053049A1 (ja) * 2010-10-18 2012-04-26 クラリオン株式会社 通信端末、及びその通信インタフェース選択プログラム
US8831658B2 (en) 2010-11-05 2014-09-09 Qualcomm Incorporated Controlling application access to a network
US9264868B2 (en) * 2011-01-19 2016-02-16 Qualcomm Incorporated Management of network access requests
CN102131156A (zh) * 2011-01-27 2011-07-20 上海华美络信息技术有限公司 一种医院即时通讯系统及即时通讯方法
US9178965B2 (en) 2011-03-18 2015-11-03 Qualcomm Incorporated Systems and methods for synchronization of application communications
EP2687050A1 (en) * 2011-03-18 2014-01-22 Qualcomm Incorporated Management of network access requests
US8909217B2 (en) 2011-04-15 2014-12-09 Myine Electronics, Inc. Wireless internet radio system and method for a vehicle
US9571952B2 (en) 2011-04-22 2017-02-14 Qualcomm Incorporatd Offloading of data to wireless local area network
US9137737B2 (en) 2011-08-29 2015-09-15 Qualcomm Incorporated Systems and methods for monitoring of background application events
US9077622B2 (en) 2012-02-16 2015-07-07 Blackberry Limited Method and apparatus for automatic VPN login on interface selection
JP5966425B2 (ja) * 2012-02-22 2016-08-10 日本電気株式会社 無線通信システム、移動局、ar位置情報交換システム、ar位置情報交換方法、及びプログラム
WO2014044689A1 (en) * 2012-09-24 2014-03-27 Telefonica, S.A. A method for connecting programs and/or applications to network interfaces
CN103096414B (zh) * 2013-01-30 2016-05-04 深圳市共进电子股份有限公司 自适应wan链接路由方法及iad设备
US9955412B2 (en) 2014-07-21 2018-04-24 Lenovo (Singapore) Pte. Ltd. Selecting a network
JP2016063296A (ja) * 2014-09-16 2016-04-25 Necプラットフォームズ株式会社 通信経路切替装置、システム、方法およびプログラム
CN105007587B (zh) * 2015-06-01 2019-01-22 中国科学院信息工程研究所 一种具有网络选择功能的多网络覆盖设备及方法
US11045398B2 (en) * 2017-12-27 2021-06-29 L'oreal Skin-brightening compositions and methods
CN109922485B (zh) * 2019-02-02 2022-06-17 四川速宝网络科技有限公司 基于双通信设备的智能网桥加速方法及系统

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE522317C2 (sv) * 2000-02-02 2004-02-03 Telia Ab Metod för val av radionät, samt system och terminal för utnyttjande av metoden
JP3813431B2 (ja) 2000-09-29 2006-08-23 株式会社東芝 無線端末装置、無線通信システム
GB0114965D0 (en) 2001-06-19 2001-08-08 Nokia Corp Radio resource management
DE10125284A1 (de) * 2001-05-23 2002-11-28 Alcatel Sa Verfahren zur Auswahl eines von mindestens zwei Endgeräten
US7194263B2 (en) * 2001-09-17 2007-03-20 Microsoft Corporation System and method for concurrent operation of a wireless device in two disjoint wireless networks
JP2003299150A (ja) 2002-03-29 2003-10-17 Toshiba Corp 無線端末装置
US7065367B2 (en) 2002-07-11 2006-06-20 Oliver Michaelis Interface selection in a wireless communication network
US6914913B2 (en) 2002-08-27 2005-07-05 Motorola, Inc. Multi-mode interoperable mobile station communications architectures and methods
US7016673B2 (en) 2002-10-01 2006-03-21 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and system with controlled WTRU peer-to-peer communications
US7599323B2 (en) * 2002-10-17 2009-10-06 Alcatel-Lucent Usa Inc. Multi-interface mobility client
JP4338993B2 (ja) 2003-02-28 2009-10-07 モトローラ・インコーポレイテッド 無線端末のセッション制御方法及びインターフェース設定方法
JP2004356815A (ja) 2003-05-28 2004-12-16 Sony Ericsson Mobilecommunications Japan Inc 移動体通信端末装置
CN1599337A (zh) * 2003-09-19 2005-03-23 皇家飞利浦电子股份有限公司 用于在无线广域网与无线局域网之间进行切换的通信方法和装置
US7164912B2 (en) 2004-01-07 2007-01-16 Research In Motion Limited Apparatus, and associated method, for facilitating selection by a mobile node of a network through which to communicate using a hierarchical selection process
US7822412B2 (en) 2004-04-21 2010-10-26 Hewlett-Packard Development Company, L.P. System and method for accessing a wireless network
US7508840B2 (en) * 2004-05-28 2009-03-24 Bae Systems Information And Electronic Systems Integration Inc. Mobile temporary incident area network for local communications interoperability
JP2006050515A (ja) 2004-06-30 2006-02-16 Ntt Docomo Inc 移動ノードおよび移動ノードの制御方法並びに移動ノード制御プログラム
TWI277351B (en) 2004-08-06 2007-03-21 Ind Tech Res Inst Method and system for selecting an access network in a heterogeneous network environment

Also Published As

Publication number Publication date
EP2070361B1 (en) 2011-04-13
JP5123302B2 (ja) 2013-01-23
TW200820800A (en) 2008-05-01
CA2654469A1 (en) 2008-01-24
JP2009544262A (ja) 2009-12-10
US8223729B2 (en) 2012-07-17
WO2008011420A1 (en) 2008-01-24
CN101491145A (zh) 2009-07-22
EP2070361A1 (en) 2009-06-17
KR101214150B1 (ko) 2012-12-20
US20080019339A1 (en) 2008-01-24
RU2009105663A (ru) 2010-08-27
KR20090033481A (ko) 2009-04-03
ATE505925T1 (de) 2011-04-15
CN101491145B (zh) 2012-07-04
DE602007013923D1 (de) 2011-05-26
JP2012249306A (ja) 2012-12-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714348A2 (pt) seleÇço de interface de rÁdio para um terminal
US9191883B2 (en) Wireless connection selection and setup
ES2741824T3 (es) Procedimientos, aparatos y producto de programa informático para el traspaso entre sistemas
RU2448426C2 (ru) Системы и способы использования интернет-протоколов поддержки мобильности с не-интернет-протоколами поддержки мобильности
US9800552B2 (en) Method of connecting security gateway to mesh network
US7529203B2 (en) Method, system and apparatus for load balancing of wireless switches to support layer 3 roaming in wireless local area networks (WLANs)
US20080107077A1 (en) Subnet mobility supporting wireless handoff
US20060245393A1 (en) Method, system and apparatus for layer 3 roaming in wireless local area networks (WLANs)
US20110216744A1 (en) Interworking of networks with single radio handover
US8059599B1 (en) Gateway assignment function
KR20040102027A (ko) 하이브리드 무선 액세스 브리지와 이동 액세스 라우터시스템 및 방법
MX2010009985A (es) Proporción de múltiples niveles de servicio para comunicación inalámbrica.
WO2013153232A2 (en) Moderation of network and access point selection in an ieee 802.11 communication system
AU2005200990A1 (en) Method and apparatus for enabling IP mobility with high speed access and network intelligence in communication networks
US20130034108A1 (en) System and Method for Communications Network Configuration
US20130114503A1 (en) Communication System and Method
KR101132295B1 (ko) PMIPv6 환경에서 플로우 이동성 지원 방법 및 시스템
Mm Intro: Cellular systems
Perras et al. Mobility for heterogeneous SmallNets
Xu Mobility support in mesh networks
Zhang End to end architecture and mechanisms for mobile and wireless communications in the Internet
AMIR International Journal of Mathematical Archive-3 (2), 2012, Page: 694-706 Available online through www. ijma. info ISSN 2229–5046
Banh Quantification, characterisation and impact evaluation of mobile IPv6 hand off times
Ren et al. A Unified Packet Core Network Architecture and Drone Prototype for ID/Locator Separation

Legal Events

Date Code Title Description
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 5A E 6A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2260 DE 29/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A, 12A E 13A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.