BRPI0712379A2 - chave automática - Google Patents

chave automática Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712379A2
BRPI0712379A2 BRPI0712379-5A BRPI0712379A BRPI0712379A2 BR PI0712379 A2 BRPI0712379 A2 BR PI0712379A2 BR PI0712379 A BRPI0712379 A BR PI0712379A BR PI0712379 A2 BRPI0712379 A2 BR PI0712379A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
torque wrench
automatic
wrench
pipe
construction
Prior art date
Application number
BRPI0712379-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Stensland Eivind Gimming
Original Assignee
Aker Kvaerner Mh As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aker Kvaerner Mh As filed Critical Aker Kvaerner Mh As
Publication of BRPI0712379A2 publication Critical patent/BRPI0712379A2/pt
Publication of BRPI0712379B1 publication Critical patent/BRPI0712379B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/16Connecting or disconnecting pipe couplings or joints
    • E21B19/165Control or monitoring arrangements therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/16Connecting or disconnecting pipe couplings or joints
    • E21B19/161Connecting or disconnecting pipe couplings or joints using a wrench or a spinner adapted to engage a circular section of pipe

Abstract

CHAVE AUTOMáTICA. A presente invenção se refere a uma construção de chave automática (10), em particular, designada para anular forças compulsórias que podem surgir dentro da construção de chave durante operações de enroscamento/afrouxamento de conexões em uma coluna de tubos. A construção de chave automática (10) é construída como uma unidade tendo uma estrutura principal (4), portadora de uma chave de torque (2) e uma chave de apoio (1). A estrutura principal (4) é localizada sobre um piso de perfuração a bordo de uma embarcação ou sobre uma instalação fixa, sendo disposta de modo móvel em trilhos guia. A chave de torque (2) é frouxamente suspensa e disposta de modo "oscilante" na construção de chave automática, dita chave de torque (2) tendo, dessa forma, uma limitada liberdade de movimento em todas as direções nos planos horizontal e vertical e tendo meios de neutralizar a rotação externa e anular as forças compulsórias, quando a chave automática enroscar/afrouxar conexões de tubulações dispostas entre a chave de torque (2) e a estrutura principal (4).

Description

"CHAVE AUTOMÁTICA"
A presente invenção se refere a uma construção de chave automática, em particular, designada para anular forças compulsórias que podem surgir dentro da construção de chave durante operações de enroscamento/afrouxamento de conexões em uma coluna de tubos, dita chave automática sendo construída como uma unidade tendo uma estrutura principal portadora de uma chave de torque e uma chave de apoio, dita estrutura principal sendo normalmente localizada sobre um piso de perfuração a bordo de uma embarcação flutuante ou sobre uma instalação fixa e sendo disposta de modo móvel em trilhos guia sobre o piso de perfuração.
Descrita de modo resumido, essa construção de chave automática consiste de uma chave de apoio, uma chave de torque e, normalmente, mas não estritamente necessário, uma chave de enroscamento. Todas as chaves são montadas dentro de uma unidade que pode ser deslocada ao longo de um substrato, tal como, um piso de perfuração, a bordo de uma plataforma ou de uma embarcação de perfuração. A chave de apoio é localizada na parte mais baixa da unidade, mais próximo ao substrato, sendo designada para incluir a extremidade superior de um elemento tubular, tal como, um tubo de perfuração ou tubo de revestimento. A extremidade superior do elemento tubular, geralmente, apresenta uma porção rosqueada interna, a qual é normalmente descrita como a parte fêmea de uma conexão. A chave de apoio é capaz de executar um procedimento de aperto em volta da tubulação por meio de garras de aperto, mantendo a tubulação contra rotação.
A chave de torque se encontra localizada acima da chave de apoio. A chave de torque é também capaz de executar um procedimento de aperto em volta de uma tubulação, próximo a uma conexão, normalmente, numa extremidade inferior de uma tubulação que se encontra verticalmente suspensa. A extremidade inferior do elemento tubular, usualmente, apresenta uma porção com roscas externas, normalmente, sendo descrita como a parte macho de uma conexão. A chave de torque aperta a tubulação com garras de aperto e prende a tubulação, ao mesmo tempo em que é capaz de executar a rotação da tubulação para produzir um predeterminado torque, alternativamente, afrouxando a conexão durante uma operação de desenroscamento.
A chave de enroscamento, por sua vez, se encontra localizada acima da chave de torque, sendo principalmente usada para executar rosqueamento rápido da parte macho dentro da parte femea. A chave de enroscamento, normalmente, possui três rolos com superfícies de atrito encaixadas no elemento tubular, um pouco acima da conexão e da parte macho. Quando as roscas externas da parte macho se encaixam nas roscas internas da parte fêmea, a tubulação é colocada em rotação pela chave de enroscamento através dos rolos, para um rápido rosqueamento da parte macho dentro da parte fêmea, que é fixada de modo estacionário pela chave de apoio. Quando a porção rosqueada macho tiver completado o rosqueamento através da referida chave de rosqueamento, a chave de torque será ativada e irá produzir um correto predeterminado torque dentro da conexão.
O fundamento da presente invenção inclui a necessidade de solucionar o problema sobre as forças compulsórias que surgem entre uma chave de apoio e uma chave de torque, quando das operações de enroscamento ou afrouxamento de conexões, entre tubos de perfuração e tubos de revestimento. Essas forças compulsórias podem também surgir entre as chaves e o piso de perfuração ou uma estrutura guia fixa para um piso de perfuração.
As razões pelas quais essas forças compulsórias podem surgir incluem obliqüidade no alinhamento dos tubos de perfuração, tolerâncias dos elementos tubulares, movimento das tubulações devido a forças de fluxo ou deslocamento da plataforma.
As forças compulsórias, por sua vez, irão adicionar carga à construção de chave, ao mesmo tempo em que irão influenciar a medição de torque e apresentar um efeito adverso sobre os cabos dos tubos de revestimento/perfuração. Nos dias de hoje, isto é uma considerável perda de revestimento nas plataformas de perfuração devido aos cabos danificados.
Até os dias atuais, tem sido usual suspender a chave de apoio e a chave de torque em correntes numa conexão "frouxa", de modo que as forças compulsórias não possam surgir entre as respectivas chaves e/ou o piso de perfuração.
O modo descrito acima soluciona o problema do funcionamento em si, porém, proporciona uma construção desvantajosamente grande para as chaves de torque automatizadas que são deslocadas horizontalmente sobre uma disposição de trilhos.
Constitui um objeto da presente invenção um modo de procedimento fácil para deixar a chave de torque capaz de "oscilar" livremente no plano relativo a uma estrutura guia fixada no piso de perfuração e, ao mesmo tempo, capaz de absorver o torque de uma maneira precisa e rápida, sem que a chave seja deslocada devido à carga do torque.
No mercado atual, existe uma variedade de construções de chaves automáticas que não solucionam os problemas acima descritos de uma maneira concreta. A presente construção de chave é baseada na solução anterior dos próprios requerentes, a qual é descrita em detalhes nas Patentes Norueguesas NO 318187 (WO 2004/076805) e NO 319959 (WO 2004/076806), as quais são aqui incorporadas por meio dessas referências. A construção detalhada das respectivas chaves dentro da presente construção de chave é considerada como conhecida ao se examinar essas publicações, não sendo descrita aqui em maiores detalhes. No entanto, deve ser entendido que a presente invenção pode ser adaptada e usada em outras construções de chaves, diferentes daquelas referidas nas publicações citadas acima. Outros exemplos do estado da técnica incluem as patentes U.S. 5.390.568, U.S. 4.972.741, U.S. 2004/0195555 Al, EP 1 559 865 A2 e WO 2002/000395 Al.
Ainda mais antigo, o estado da técnica e problemas correlacionados às forças compulsórias em chaves de torque são destacados na Patente U.S. 4.972.741. Nesta citação é novamente referida uma série de publicações de patentes mais antigas que representam o estado da técnica.
De acordo com a presente invenção, é proporcionada uma construção de chave automática do tipo mencionado na presente introdução, a qual é diferenciada pelo fato de que a chave de torque é ligeiramente suspensa e disposta de modo "oscilante" na construção de chave automática, dita chave automática, dessa forma, tendo uma limitada liberdade de movimento em todas as direções, no plano horizontal e plano vertical, significando contrabalançar a rotação externa e anular as forças compulsórias, quando a chave automática de enroscamento/ afrouxamento de conexões estiver disposta entre a chave automática e a estrutura principal. Isto descreve a modalidade mais simples da construção de chave automática de acordo com a presente invenção. Isto é definido sem a chave de enroscamento e sem um trole ou "carreta de transporte", a partir dos quais a chave de torque é designada para ser suspensa. Ao invés disso, a chave de torque é suspensa diretamente de cantiléveres da estrutura principal.
Preferivelmente, o dispositivo destinado a contrabalançar a rotação externa e anular as forças compulsórias compreende, pelo menos, um par de cilindros de operação articulados e presos, respectivamente, em cada extremidade da chave de torque e estrutura principal, e os cilindros de operação estão em comunicação fluida entre si através de conexões de tubulação conectadas cruzadas.
Cada cilindro de operação pode incluir um pistão interno tendo a mesma área em cada lado e uma haste vazada de pistão de processamento.
O dispositivo para contrabalançar a rotação externa pode incluir ainda uma carreta de transporte, dita carreta sendo verticalmente deslocável ao longo da estrutura principal. Os cilindros operacionais, por sua vez, são articuladamente presos em cada extremidade à chave de torque e à carreta de transporte, respectivamente.
Na modalidade ilustrada, a suspensão "frouxa" da chave de torque ocorre através de um determinado número de correntes, dependendo da estrutura principal/trole e proporciona graus de liberdade no plano da chave.
Preferivelmente, os cilindros operacionais formam uma força dupla durante uma operação de enroscamento; os cilindros operacionais incluem parafusos de carga que são capazes de prover um sinal indicativo para o torque aplicado pela chave de torque.
Numa modalidade preferida, a construção de chave compreende ainda uma chave de enroscamento localizada acima da chave de torque.
Numa adicional construção de chave preferida, a chave de enroscamento é montada sobre a chave de torque e deslocada juntamente com a mesma. Numa construção de chave mais preferida, a chave de enroscamento é montada sobre uma estrutura auxiliar, que, por sua vez, é montada sobre a chave de torque, e a chave de enroscamento, por sua vez, é independentemente ajustável em relação à altura da chave de torque.
Numa modalidade adequada, a construção de chave automática pode incluir um funil guia, o qual é deslocável para dentro e para fora da posição, de modo a guiar uma extremidade de tubulação tendo uma parte macho, dentro de uma extremidade de tubulação tendo uma parte fêmea.
Outros adicionais objetivos, características e vantagens da invenção surgirão da descrição seguinte de uma modalidade preferida, a qual é fornecida com a simples finalidade de descrição, sendo apresentada no contexto com os desenhos anexos, em que:
- a figura 1 mostra uma vista em perspectiva de uma construção de chave automática, de acordo com a presente invenção;
- a figura 2 mostra uma vista lateral em elevação da construção de chave automática, de acordo com a figura 1, com as respectivas chaves em diferentes elevações;
- a figura 3 mostra uma vista em perspectiva de uma estrutura principal da construção de chave automática, de acordo com a figura 1;
- a figura 4 mostra uma vista em perspectiva de uma carreta de transporte designada para conduzir a chave de torque na construção de chave automática, de acordo com a invenção;
a figura 5 mostra uma representação esquemática da construção de chave automática, visualizada lateralmente;
- a figura 6A mostra, de forma esquemática, um cilindro operacional tendo parafusos de carga; e
- a figura 6B mostra, de forma esquemática, dois cilindros operacionais conectados transversalmente.
Inicialmente, é feita referência à figura 1, que mostra em representação oblíqua, a completa construção de chave automática (10), a partir da vista frontal e em perspectiva. A construção de chave automática é uma unidade composta consistindo de duas ou mais chaves. A modalidade mostrada consiste de uma chave de apoio (1) , uma chave de torque (2) e uma chave de enroscamento (3). A chave de enroscamento (3) não é estritamente necessária, porém é preferida, tendo em vista acelerar as operações que são realizadas. As respectivas chaves, por sua vez, são montadas em uma estrutura principal (4) , que pode ser deslocada ao longo de um substrato, tal como, um piso de perfuração a bordo de uma plataforma, uma embarcação de perfuração ou uma instalação fixa. A instalação principal possui um determinado número de conjuntos de rodas (5) que cooperam com respectivos trilhos (não mostrado), que são fixamente montados no substrato ou no piso de perfuração. Desse modo, toda a construção de chave automática (10) pode ser deslocada ao longo dos trilhos na direção de um centro de poço no piso de perfuração, com o objetivo de enroscar conexões das seções de tubulação e, alternativamente, executar o afrouxamento e desmontagem. Quando a construção de chave automática (10) tiver realizado a sua função, a chave é deslocada ao longo dos trilhos, para longe do centro do poço e estacionada, enquanto outras operações são realizadas, como, por exemplo, a perfuração do poço.
A construção detalhada das respectivas chaves na construção da chave automática (10) é considerada como sendo conhecida por um especialista versado na técnica, mediante consulta às publicações acima referidas e não serão aqui descritas em maiores detalhes. Apenas, uma descrição resumida dos componentes conhecidos será fornecida abaixo.
A chave de apoio (1) é localizada na parte mais baixa da construção de chave automática (10), próximo ao substrato do piso de perfuração, sendo designada para incluir a extremidade superior de um elemento tubular (não mostrado) , tal como, um tubo de perfuração ou um tubo de revestimento. A extremidade superior da tubulação apresenta, conforme conhecido, uma porção interna rosqueada, chamada de parte fêmea de uma conexão de tubulação. A chave de apoio (1) pode, por meio de meios hidráulicos/mecânicos, executar um procedimento de aperto em torno da tubulação, através de garras de aperto, e manter a tubulação contrária a um movimento de rotação. A chave de apoio (1) não tem capacidade de girar a tubulação.
A chave de torque (2) se encontra localizada acima da chave de apoio (1) na construção de chave automática (10). A chave de torque (2) é também capaz de executar um procedimento de aperto em torno de uma tubulação próximo a uma conexão da mesma, isto é, a extremidade inferior de uma tubulação que é verticalmente dependente de um elevador ou de um dispositivo de manipulação de tubulações. A extremidade inferior da tubulação apresenta uma porção com roscas externas, a qual é descrita como a parte macho de uma conexão de tubulação. A chave de torque (2) aperta a tubulação com garras de aperto e prende a tubulação, ao mesmo tempo em que a chave, através de motores de acionamento, é capaz de executar a rotação da tubulação para produzir um enroscamento de um predeterminado torque e, alternativamente, afrouxar uma conexão de tubulação durante a desmontagem de uma coluna de tubos que está sendo desparafusada.
A chave de enroscamento (3), por sua vez, é localizada acima da chave de torque (2) na construção de chave automática (10), principalmente, sendo usada para executar um rápido aparafusamento da parte macho dentro da parte fêmea. A chave de enroscamento (3), normalmente, possui três rolos com superfícies de atrito encaixadas no elemento tubular, um pouco acima da conexão e da parte macho. Quando as roscas externas da parte macho se encaixam nas roscas internas da parte fêmea, a tubulação é colocada em rotação pela chave de enroscamento (3) através dos rolos, para um rápido aparafusamento da parte macho dentro da parte fêmea, que é fixada de modo estacionário pela chave de apoio (1). Quando a porção rosqueada macho tiver completado o aparafusamento através da referida chave de rosqueamento (3), a chave de torque (2) será ativada e irá produzir um correto predeterminado torque dentro da conexão de tubulação.
Agora, é feita referência à figura 2, que claramente distingue as chaves individuais na construção de chave automática (10) e contribui para ilustrar as possibilidades de translação para as chaves. Conforme mostrado, a chave de enroscamento (3) está localizada na parte mais superior, sendo na modalidade mostrada, montada sobre a chave de torque (2), acompanhando os movimentos da mesma. Além disso, a chave de enroscamento (3) pode ser ativada individual e independentemente da chave de torque (2), a fim de executar o ajuste da altura em relação à chave de torque (2). Isto pode ocorrer sobre uma estrutura auxiliar (6), a qual é fixamente presa à chave de torque (2) e se estende ascendentemente a partir da mesma. A chave de enroscamento (3) pode ser ativada substancialmente na direção vertical, para cima e para baixo, ao longo da estrutura auxiliar (6) por meio de cilindros operacionais e, alternativamente, por acionamento regular de motores hidráulicos ou elétricos.
A chave de apoio (2) pode ser também ativada verticalmente, para cima e para baixo. Na modalidade mostrada, a chave de torque (2) é suspensa em uma "carreta de transporte" ou trole (7). Os movimentos da carreta de transporte (7) são guiados por meio de uma estrutura principal (4) através de guias (4a) , ao longo dos lados da estrutura principal (4). Os movimentos da carreta de transporte (7) , para cima e para baixo, são executados mediante um determinado número de cilindros hidráulicos (8), que atuam entre a estrutura principal (4) e a carreta de transporte (7) .
A chave de apoio (1), conforme explicado, se encontra localizada na parte mais inferior e, normalmente, 5 apresenta uma limitada possibilidade de movimentação na altura. Isso ocorre por meio de dois cilindros hidráulicos que são fixados à chave de apoio (1) e estrutura principal (4) , os cilindros sendo capazes de levantar e abaixar a chave de apoio (1) em relação à estrutura principal (4).
Conforme evidente da figura 2, a construção de chave automática (10) compreende um funil guia (9). O funil guia (9) é mostrado numa posição vertical e pode ser articulado para baixo, dentro da posição operacional. O funil guia (9) tem como objetivo executar a orientação de 15 uma extremidade de tubulação que apresenta uma parte macho dentro de uma extremidade de tubulação tendo uma parte fêmea, quando uma nova tubulação ou seção de tubulação deve ser aparafusada juntamente com a coluna de tubos.
A figura 3 mostra, em maiores detalhes, a estrutura principal (4), na forma em que a mesma aparece, sem quaisquer chaves montadas na mesma.
A figura 4 mostra, em maiores detalhes, a carreta de transporte (7), na forma em que a mesma aparece, sem a chave de torque (2) suspensa da mesma.
Agora, é feita referência à figura 5, a qual é uma representação um pouco mais esquemática da construção de chave automática (10) , em que o modo com que a chave de torque (2) é suspensa na carreta de transporte (7) é mais claramente mostrado. Deve ser entendido que é a carreta de transporte (7) que é guiada ao longo da estrutura principal (4). A chave de torque (2), por sua vez, é folgadamente suspensa na carreta de transporte (7) através de um determinado número de correntes (11). Isso contribui para que a chave de torque possa atuar "oscilando" no plano da chave, isto é, tenha uma limitada liberdade de movimento em todas as direções no dito plano. Esse funcionamento oscilante é para administrar e procurar anular ou neutralizar as mencionadas forças compulsórias mencionadas na introdução do presente relatório. Isso será descrito em maiores detalhes abaixo, fazendo-se referência às figuras 6A e 6B.
Além de ser suspensa nas correntes (11) , a chave de torque (2) é também conectada à carreta de transporte (7) através de dois cilindros hidráulicos (12) . Tal cilindro (12) é ilustrado em maiores detalhes na figura 6A. Os dois cilindros hidráulicos (12) são dispostos substancialmente de modo horizontal e se localizam sobre cada lado do eixo central A de uma coluna de tubos (não mostrado) que se estende descendentemente através da construção de chave automática (10). Para se obter esse funcionamento oscilante, os dois cilindros (12) precisam ter necessários graus de liberdade. Os necessários graus de liberdade para os cilindros (12) incluem a capacidade de giro nos planos horizontal e vertical, ao mesmo tempo em que existe uma possibilidade de variação de comprimento axial de cada cilindro (12). Uma variação típica possível de comprimento para esse tipo de cilindro será de ± 20 mm, sem que isso seja considerado como qualquer limitação.
A figura 6A mostra, em maiores detalhes, um cilindro operacional (12) combinado com um determinado número de parafusos de carga (13). Cada cilindro (12) apresenta um pistão (12a), tendo a mesma área em cada lado. Cada pistão (12a), por sua vez, é preso a uma haste vazada de pistão de processamento (12b). Cada cilindro (12) apresenta um curso limitado, sendo enchido com um líquido hidráulico. Os parafusos de carga (13) são montados no cilindro (12) através de duas flanges (14, 15) que fazem parte de uma extensão do alojamento (12c) do cilindro (12). Os parafusos de carga (13) estão conectados com calibradores de tensão, que são capazes de registrar as cargas dentro de um cilindro (12), que, por sua vez, são indicativas do torque aplicado pela chave.
O diagrama esquemático na figura 6B ilustra que o cilindro operacional (12) está conectado transversalmente através de tubos (16, 17), que conectam extremidades opostas. Os tubos (16, 17) proporcionam comunicação de líquido hidráulico entre os cilindros (12) . Quando a chave de torque (2) gira e proporciona enroscamento com torque, o sistema hidráulico se torna ativo, isto é, funciona como um circuito fechado. O líquido hidráulico faz a mediação da força/pressão entre os cilindros (12), equilibrando os diferenciais de pressão, ao mesmo tempo em que transfere força/pressão. Desse modo, são tomadas forças reacionais quando a chave de torque (2) promove o enroscamento com torque, isso podendo, por sua vez, ser lido. Deve ser ainda entendido que é possível o pré-carregamento de ambas as câmaras com uma pressão de carga prévia, a fim de tornar o fluido hidráulico o mais rígido possível. Além disso, é disposta uma válvula de segurança para evitar um possível excesso de pressão, devido, por exemplo, a rápidas mudanças de temperatura, sobrecargas ou aspectos similares.
Deve ser entendido que os cilindros (12) serão travados quando for aplicado o torque pela chave, mas, se os cilindros (12) forem aplicados com forças igualmente dirigidas, os ditos cilindros (12) serão comprimidos ou tracionados até que terminem as forças igualmente dirigidas. Isso proporciona o resultado desejado de que nenhuma força compulsória irá surgir, isto é, que possíveis forças compulsórias são anuladas ou neutralizadas.
Um exemplo disso é demonstrado por uma chave de apoio que retém uma parte fêmea de uma conexão e a parte fêmea apresenta um eixo que define o centro da tubulação. Se uma chave de apoio que retém uma parte macho da conexão tiver seu centro natural se desviando do centro da parte fêmea antes do aparafusamento, serão desenvolvidas forças entre as partes macho e fêmea, quando as partes macho e fêmea forem unidas, durante o giro da chave de torque. As partes macho e fêmea precisam ter o mesmo eixo central, a fim de serem unidas. Se a chave de torque não for capaz de oscilar livremente, forças unidirecionais irão surgir, tendendo a tracionar os dois eixos centrais conjuntamente. Uma vez que a chave de torque gira, essas forças unidirecionais irão também girar. Quando elas atuam lateralmente sobre os cilindros, isto irá resultar em que a chave de torque oscile para o lado, de modo que os eixos centrais se tornem coincidentes. Quando o desvio se dá na direção longitudinal, isso irá gerar um aumento de pressão na mesma câmara de cilindro de ambos os cilindros. Uma vez que os cilindros são conectados transversalmente, o líquido hidráulico irá se mover para a câmara oposta no cilindro oposto, a qual não está sob pressão. Uma vez que os dois cilindros são iguais, o cilindro irá se movimentar. A pressão gerada pelo torque será composta de forças dirigidas opostamente, o que indica que a pressão é igual nas câmaras opostas, porém, estas são interligadas. Portanto, estas câmaras se encontram em equilíbrio e nenhum movimento é gerado.

Claims (9)

1. Construção de chave automática (10), em particular, designada para anular forças compulsórias que podem surgir dentro da construção de chave durante operações de enroscamento/afrouxamento de conexões em uma coluna de tubos, cuja chave automática (10) é construída como uma unidade tendo uma estrutura principal (4), portadora de uma chave de torque (2) e uma chave de apoio (1), cuja estrutura principal (4) é normalmente localizada sobre um piso de perfuração a bordo de uma embarcação flutuante ou sobre uma instalação fixa, sendo disposta de modo móvel em trilhos guia no piso de perfuração, a chave de torque (2) sendo frouxamente suspensa e disposta de modo "oscilante" na construção de chave automática (10), dita chave de torque (2) tendo, dessa forma, uma limitada liberdade de movimento em todas as direções nos planos horizontal e vertical e tendo meios de neutralizar a rotação externa e anular as forças compulsórias, compreendendo pelo menos um par de cilindros operacionais (12) articulados e presos, respectivamente, em cada extremidade da chave de torque (2) e estrutura principal (4) , os cilindros operacionais (12) estando em comunicação fluida entre si através de conexões de tubulações conectadas transversalmente, caracterizada pelo fato de que cada cilindro operacional (12) compreende um pistão interno (12a) tendo uma área igual em ambos os lados e uma haste vazada de pistão de processamento (12b).
2. Construção de chave automática, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os meios para neutralizar a rotação externa incluem ainda uma carreta de transporte (7), dita carreta de transporte (7) sendo deslocável verticalmente ao longo da estrutura principal (4) e que os cilindros operacionais (12) são articuladamente presos em cada extremidade da chave de torque (2) e da carreta de transporte (7), respectivamente.
3. Construção de chave automática, de acordo com quaisquer das reivindicações 1-2, caracterizada pelo fato de que a suspensão "frouxa" da chave de torque ocorre por meio de um determinado número de correntes (11), dependendo descendentemente da estrutura principal(4)/carreta de transporte (7) e que proporciona graus de liberdade no plano da chave.
4. Construção de chave automática, de acordo com quaisquer das reivindicações 1-3, caracterizada pelo fato de que os cilindros operacionais (12) formam uma força dupla durante uma operação de enroscamento, onde os cilindros operacionais (12) incluem parafusos de carga (13) que são capazes de prover um sinal indicativo para o torque aplicado pela chave de torque (2).
5. Construção de chave automática, de acordo com quaisquer das reivindicações 1-4, caracterizada pelo fato de que a construção de chave compreende ainda uma chave de enroscamentο (3) localizada acima da chave de torque (2).
6. Construção de chave automática, de acordo com quaisquer das reivindicações 1-5, caracterizada pelo fato de que a chave de enroscamento (3) está montada sobre a chave de torque (2), sendo deslocada juntamente com a mesma.
7. Construção de chave automática, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a chave de enroscamento (3) está montada em uma estrutura auxiliar (6), a qual, por sua vez, está montada na chave de torque (2) e a chave de enroscamento (3), por sua vez, é ajustável na altura em relação à chave de torque (2).
8.
Construção de chave automática, de acordo com quaisquer das reivindicações 1-7, caracterizada pelo fato de que a construção de chave automática inclui um funil guia (9), o qual é deslocável para dentro e para fora da posição, para guiar uma extremidade de tubulação, a qual tem uma parte macho dentro de uma extremidade de tubulação que apresenta uma parte fêmea.
BRPI0712379-5A 2006-06-09 2007-06-08 Automatic key BRPI0712379B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20062669A NO327993B1 (no) 2006-06-09 2006-06-09 Tangkonstruksjon
NO20062669 2006-06-09
PCT/NO2007/000199 WO2007142535A1 (en) 2006-06-09 2007-06-08 Power tong

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0712379A2 true BRPI0712379A2 (pt) 2012-07-10
BRPI0712379B1 BRPI0712379B1 (pt) 2017-12-26

Family

ID=38801696

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712379-5A BRPI0712379B1 (pt) 2006-06-09 2007-06-08 Automatic key

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7861619B2 (pt)
EP (1) EP2027358A4 (pt)
BR (1) BRPI0712379B1 (pt)
CA (1) CA2652136C (pt)
NO (1) NO327993B1 (pt)
WO (1) WO2007142535A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101832115B (zh) * 2010-04-30 2013-04-17 中国地质大学(武汉) 用于外平钻杆拧卸的大扭矩液压拧管机
US20120048535A1 (en) * 2010-07-30 2012-03-01 Ruttley David J Method and apparatus for cutting and removing pipe from a well
FR2989413B1 (fr) * 2012-04-13 2014-12-19 Soletanche Freyssinet Mors de serrage et dispositif de serrage comprenant un tel mors
US20130340572A1 (en) * 2012-06-21 2013-12-26 Complete Production Services, Inc. Long lateral completion system pipe tong and method of using the same
WO2015050931A1 (en) * 2013-10-01 2015-04-09 Nabors Corporate Services Automated roughneck
WO2015061350A1 (en) 2013-10-21 2015-04-30 Frank's International, Llc Electric tong system and methods of use
GB2531781A (en) 2014-10-30 2016-05-04 Nat Oilwell Varco Norway As Rig floor for a drilling rig
US10081991B2 (en) * 2014-11-05 2018-09-25 Weatherford Technology Holdings, Llc Modular adapter for tongs
GB2540958B (en) * 2015-07-31 2017-12-06 Mcgarian Tdc Ltd Apparatus and method for raising components from a wellbore
US20170088401A1 (en) * 2015-09-24 2017-03-30 Quality Rental Tools, Inc. Method and apparatus for handling lift subs and other objects
US10337264B2 (en) * 2016-11-21 2019-07-02 Weatherford Technology Holdings, Llc Movable tong assembly
CN106948775A (zh) * 2017-05-24 2017-07-14 上海振华重工(集团)股份有限公司 一种轨道式铁钻工
CN107514238B (zh) * 2017-10-24 2019-01-22 宝鸡石油机械有限责任公司 一种具有刚柔转换特性的铁钻工冲扣钳下钳导轨
NL2021418B1 (en) * 2018-08-03 2020-02-12 Itrec Bv Power Tong
NO345583B1 (en) * 2018-10-22 2021-04-26 Mhwirth As Power tong machine, drilling plant and method of operation
US11572746B2 (en) 2019-10-18 2023-02-07 Weatherford Technology Holdings Llc Rotary gripping apparatus for a power tong
US11629561B2 (en) 2020-02-03 2023-04-18 Weatherford Technology Holdings, LLC. Brakes for a tong
US11136838B1 (en) * 2020-04-22 2021-10-05 Weatherford Technology Holdings, Llc Load cell for a tong assembly
US11215023B1 (en) * 2020-08-25 2022-01-04 Professional Rental Tools, LLC Method and apparatus for positioning of injector heads and other intervention equipment

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8828084D0 (en) * 1988-12-01 1989-01-05 Weatherfor U S Inc Apparatus for connecting & disconnecting threaded members
GB9107788D0 (en) * 1991-04-12 1991-05-29 Weatherford Lamb Power tong for releasing tight joints
US5390568A (en) * 1992-03-11 1995-02-21 Weatherford/Lamb, Inc. Automatic torque wrenching machine
GB9212723D0 (en) * 1992-06-16 1992-07-29 Weatherford Lamb Apparatus for connecting and disconnecting threaded members
US6318214B1 (en) * 1998-12-01 2001-11-20 David A. Buck Power tong positioning apparatus
US7413398B2 (en) * 2003-04-01 2008-08-19 Mccoy Corporation Power tong positioner
US20050160880A1 (en) * 2004-01-27 2005-07-28 Schulze-Beckinghausen Joerg E. Wrenching unit

Also Published As

Publication number Publication date
EP2027358A4 (en) 2015-05-27
US7861619B2 (en) 2011-01-04
EP2027358A1 (en) 2009-02-25
CA2652136A1 (en) 2007-12-13
US20090235786A1 (en) 2009-09-24
NO327993B1 (no) 2009-11-02
WO2007142535A1 (en) 2007-12-13
NO20062669L (no) 2007-12-10
CA2652136C (en) 2014-09-30
BRPI0712379B1 (pt) 2017-12-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712379A2 (pt) chave automática
US8601910B2 (en) Tubular joining apparatus
US5099725A (en) Torque transfer apparatus
US7546882B2 (en) Stand compensator
BR112016021747B1 (pt) Aparelho de acoplamento, método para proporcionar uma conexão fraca controlável, coluna de perfuração e uso da conexão de flange
BRPI0621811A2 (pt) tensor e navio de instalação de tubulação submarina
BRPI1012045B1 (pt) dispositivo de acoplamento
BRPI0612458A2 (pt) ferramenta de operação de tubulação e método de uso
BR112012000041A2 (pt) dispositivo e método para rotação de chave de torque
NO327617B1 (no) Anordning for innsamling av fluid fra en borestreng
CN103069096A (zh) 双管水平定向钻孔系统
BRPI1012310B1 (pt) disposição de afixação e liberação para um guia-sonda e um cortador em um furo de poço e método para liberar uma combinação de cortador e guia-sonda
BR112015001611B1 (pt) Circuit anchor current tenser and method for tensioning an underwater anchor line
BR112012018700B1 (pt) dispositivo para uma sonda de perfuração para a formação de um furo de poço em uma estrutura subterrânea, e método de perfuração com rotação contínua de ferramenta e suprimento contínuo de líquido de perfuração
BR102013013689A2 (pt) aparelho de tensionamento e compensação de movimento e método de uso do mesmo
BRPI0721800A2 (pt) sistema de elevaÇço e abaixamento de carga marinha
BRPI0821012B1 (pt) dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás.
BR112012014518B1 (pt) Dispositivo de módulo de liberação para fixação de uma coluna de tubos
BRPI1005857B1 (pt) aparelho para engatar e movimentar um bloco de pistão percutor
BRPI0919427B1 (pt) sistema e método de manipulação de tubo
BRPI0615920A2 (pt) sistema de frenagem para um carretel
BR102015021359A2 (pt) protetor de tração de tubo ascendente e método de uso deste
BRPI1107039A2 (pt) Junta de segurança e riser compreendendo tal junta de segurança
BR112014013424B1 (pt) Conjunto de manilha
BR112012001454B1 (pt) Método de disposição de tubulações no leito marinho e aparelho para instalação de tubulações

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/12/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2726 DE 04-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.