BRPI0821012B1 - dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás. - Google Patents

dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0821012B1
BRPI0821012B1 BRPI0821012A BRPI0821012A BRPI0821012B1 BR PI0821012 B1 BRPI0821012 B1 BR PI0821012B1 BR PI0821012 A BRPI0821012 A BR PI0821012A BR PI0821012 A BRPI0821012 A BR PI0821012A BR PI0821012 B1 BRPI0821012 B1 BR PI0821012B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crack
slot
elements
storage device
tubular
Prior art date
Application number
BRPI0821012A
Other languages
English (en)
Inventor
Jan Kromdijk Harmen
Roodenburg Joop
Horák Michal
Original Assignee
Itrec Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Itrec Bv filed Critical Itrec Bv
Publication of BRPI0821012A2 publication Critical patent/BRPI0821012A2/pt
Publication of BRPI0821012B1 publication Critical patent/BRPI0821012B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/14Racks, ramps, troughs or bins, for holding the lengths of rod singly or connected; Handling between storage place and borehole

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)

Abstract

dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás um dispositivo de armazenamento de tubulares para armazenar uma pluralidade de tubulares que tem uma fenda formando um trajeto de deslocamento para tubulares permitindo colocar tubulares em respectivas posições de armazenamento distribuídas ao longo da fenda bem como a remoção de ditas tubulares a partir da fenda. o dispositivo inclui um eixo de membros de trava rotativo, que é montado substancialmente paralelo a fenda, e um acionamento conectado ao eixo de membros de trava rotativo, dito acionamento sendo adaptado para efetuar rotação angular controlada do eixo de membros de trava. uma pluralidade de membros de trava é montada sobre o eixo de membros de trava de modo a girar com o eixo de membros de trava e são arranjados em locais espaçados ao longo do eixo de membros de trava.

Description

“DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO DE TUBULARES, E, ESTRUTURA DE PERFURAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS” CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se refere a um dispositivo de armazenamento de tubulares para armazenar uma pluralidade de tubulares. Na indústria de perfuração de poços de petróleo e gás inúmeros tipos de tubulação, referidas geralmente como “tubulares”, são usados. Os tubulares incluem tubos de perfuração, tubos de revestimento, e outras estruturas de poços de petróleo e gás conectáveis (por exemplo, por rosqueamento de parafuso). “Colunas” longas de tubulares unidas, por exemplo, colunas de perfuração ou postos de revestimento, são tipicamente usados para perfurar um furo de poço e prevenir o colapso do furo de poço depois da perfuração._ Um dispositivo de armazenamento de tubular comum para tubulares na indústria de petróleo e gás é referido como um “fingerboard”. Outros dispositivos de armazenamento conhecidos para tubulares na indústria de petróleo e gás são referidos como “setback drums”, “estantes de tubo”, etc.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Dispositivos de armazenamento de tubulares, tais como pranchas de prolongamento, tipicamente incluem uma estrutura que delimita uma fenda, por exemplo, elementos de prolongamento espaçados que definem uma fenda capaz de receber uma pluralidade de tubulares, por exemplo, colunas de perfuração. Cada tubular é tipicamente segura individualmente em uma posição de armazenamento ao longo da fenda por meio de um correspondente elemento de trinca, que é móvel entre uma posição travada e uma posição destravada.
Em alguns dispositivos de armazenamento de tubulares da técnica anterior, as trincas são manualmente movidas entre as posições travada e destravada pelo trabalhador que anda através dos prolongamentos para mover manualmente as trincas, por exemplo, pelo recuo para a posição travada ou destravada desejada. Como os elementos de prolongamento são frequentemente montados a uma grande altura (em alguns casos a 90 pés (27,4 m) acima do piso de perfuração ou mais alto), este tipo de operação manual das trincas pelo trabalhador é perigoso.
Para superar esta situação perigosa, dispositivos de armazenamento de tubular foram desenvolvidos, que incluem “trincas automáticas”, que são controladas de um local remoto.
Na US 3768663 e US 3799364 são mostrados dispositivos de armazenamento de tubulares para uso em uma coluna de perfuração, sendo que prolongamentos de trinca pivotantes são colocados ao longo da fenda de armazenamento. Os prolongamentos são, cada um, conectados a um cilindro hidráulico para seletivamente colocar a trinca em uma posição travada, na qual o prolongamento se estende para dentro do trajeto de deslocamento dos tubulares, formado pela fenda, e para uma posição destravada, na qual o prolongamento está fora de dito trajeto de deslocamento.
No WO 2005/061839 é mostrado um dispositivo de armazenagem de tubulares, mais recente. Este dispositivo inclui um assim chamado controlador de fileira que é conectado a cada uma das trincas para mover individualmente e sequencialmente as trincas entre a posição travada e a posição destravada.
OBJETO DA INVENÇÃO
Um objetivo desta invenção é prover um dispositivo de armazenamento de tubulares que é mais bem apropriado para as necessidades da indústria de petróleo e gás que os dispositivos da técnica anterior.
Em particular, é um objetivo prove um dispositivo com um alto grau de segurança e operação confiável.
Um outro objetivo é prover um dispositivo que seja capaz de se adaptar ao diâmetro dos tubulares, por exemplo, para poder receber tubulares de diferentes diâmetros.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção provê um dispositivo de armazenamento de tubulares para armazenar uma pluralidade de tubulares. O dispositivo de armazenamento de tubulares compreende uma fenda, por exemplo, definida pelos elementos de prolongamento distanciados, tendo uma abertura em uma extremidade frontal da mesma, dita fenda formando um trajeto de deslocamento para tubulares permitindo colocar tubulares em respectivas posições de armazenamento distribuídas ao longo da fenda e/ou remoção de ditos tubulares a partir da fenda. O dispositivo de armazenamento de tubulares inclui ainda um eixo de elementos de trinca rotativo, que é montado substancialmente paralelo à fenda, e um acionamento conectado ao eixo de elementos de trincajOtativo, dito acionamento sendo adaptado para efetuar rotação angular controlada do eixo de elementos de trinca.
No eixo de elementos de trinca, uma pluralidade de elementos de trinca é montada de modo a girar com o eixo de elementos de trinca. Estes elementos de trinca são arranjados e espaçados em locais ao longo do eixo de elementos de trinca. A pluralidade de elementos de trinca inclui um elemento de trinca frontal tendo uma extensão angular mínima e um elemento de trinca traseiro tendo uma extensão angular máxima bem como um ou mais elementos de trinca intermediários entre ditos elementos de trinca frontal e traseiro. Cada um de ditos elementos de trinca intermediários tem uma maior extensão angular que o elemento de trinca precedente sobre o eixo de elementos de trinca. O acionamento é adaptado para colocar seletivamente o eixo de elementos de trinca rotativo em uma de um número de posições angulares distintas, dito número correspondendo ao número de elementos de trinca sobre o eixo de elementos de trinca mais um. A extensão angular de cada um dos elementos de trinca sobre o eixo de elementos de trinca é selecionada de modo que: em uma primeira posição angular do eixo de elementos de trinca rotativo, todos os elementos de trinca sobre o eixo se estendem no trajeto de deslocamento de tubulares, proibindo assim o deslocamento dos tubulares ao longo da fenda, em uma segunda posição angular, somente o elemento de trinca frontal é localizado fora de dito trajeto de deslocamento, destravando assim efetivamente o elemento de trinca frontal e permitindo a passagem de um tubular, em cada posição angular subsequente, dito elemento de trinca frontal permanece localizado fora de dito trajeto dedeslocamento _do& tubulares, e assim efetivamente desbloqueado, e um elemento de trinca sucessivo é também localizado fora do trajeto de deslocamento, e assim efetivamente desbloqueado, e em uma posição angular final do eixo, todos dos elementos de trinca são localizados fora do trajeto de deslocamento dos tubulares e assim efetivamente desbloqueados. A invenção se refere ainda a uma estrutura de perfuração de poço de petróleo e gás, por exemplo, um grua de perfuração, equipada com um tal dispositivo de armazenamento de intermediários. Será apreciado que a estrutura de pefuração pode ser uma estrutura baseada em terra (por exemplo, uma estrutura baseada em terra transportável), uma estrutura no mar (por exemplo, uma plataforma), ou uma estrutura montada em um navio de perfuração.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Nos desenhos: a figura 1 mostra um exemplo de um dispositivo de armazenamento de tubulares de acordo com a invenção, a figura 2 mostra o dispositivo da figura 1, a partir de cima, a figura 3 mostra o dispositivo da figura 1 em vista lateral, a figura 4 mostra uma porção de um tambor de setback a partir de cima, incluindo o dispositivo da figura 1, e dois dispositivos de armazenamento de tubulares de uma forma de concretização alternativa de acordo com a invenção, a figura 5 mostra uma ilustração da posição de cada elemento de trinca de dita forma de concretização alternativa para várias posições angulares dos elementos de trinca, a figura 6 mostra ainda uma outra forma de concretização de um dispositivo de armazenamento de tubulares de acordo com a invenção, a figura 7 mostra o dispositivo da figura 6 em uma jvista _&________ partir de cima, a figura 8 mostra o dispositivo da figura 6 em uma vista lateral, e a figura 9 mostra o dispositivo da figura 6 em vista frontal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE FORMAS DE CONCRETIZAÇÃO PREFERIDAS
Com referência às figuras 1-5, uma forma de concretização preferida de um dispositivo de armazenamento de tubulares 1 de acordo com a invenção para armazenar uma pluralidade de tubulares 2a-h será explicada em detalhe. Como mencionado acima, o termo “tubulares” é um termo conhecido na indústria de petróleo e gás e é destinado a cobrir todos os produtos tubulares usados para a perfuração de poço e outras atividades correlatas a poço.
Nos exemplos mostrados aqui, é assumido que os tubulares 2a-h são armazenados em posição vertical, mas o dispositivo de armazenamento de acordo com a invenção é também apropriado para outra orientação dos tubulares, por exemplo, armazenamento horizontal.
Os tubulares 2a-h podem ser suspensos em posição vertical a partir do dispositivo de armazenagem, por exemplo, por cada tubular ter um cabeçote de maior diâmetro (por exemplo, um cabeçote de conector) que engata no dispositivo de armazenamento, por exemplo, sobre elementos de suspensão em um nível mais alto que os elementos de prolongamento 3, 4.
Neste exemplo, é assumido que as extremidades inferiores dos tubulares arranjados na vertical estão repousando sobre uma superfície de suporte (não mostrada) do dispositivo de armazenamento de tubulares, por exemplo, tendo um elemento de posição engatando na extremidade inferior de cada tubular para mantê-la na posição.
Em geral, o dispositivo de armazenamento 1 inclui um par de elementos de prolongamento 3, 4, espaçados (por exemplo, elementos de________ placa) que formam entre os mesmos uma fenda 5 que tem uma abertura 6 em uma extremidade frontal da mesma e tendo uma extremidade fechada 7 na parte traseira da fenda 5. A fenda 5 forma um trajeto de deslocamento para os tubulares 2a-h, que permite colocar os tubulares em posições de armazenagem respectivas, distribuídas ao longo da fenda 5, bem como a remoção de ditos tubulares a partir da fenda 5.
Neste exemplo, a fenda 5 é configurada para receber oito tubulares 2a-h. Por exemplo, os tubulares são juntas de tubo múltiplas, pré-montadas, (por exemplo, triples ou quads), como encontradas frequentemente na indústria de perfuração de petróleo e gás.
Neste exemplo, um mecanismo de trinca 20 é mostrado para cada grupo de quatro tubulares. Como estes mecanismos 20 são basicamente similares em projeto e operação, somente um deles será descrito em mais detalhe. O mecanismo de trinca 20 inclui um eixo de elementos de trinca rotativo 21, o qual é montado sobre um elemento de prolongamento 4 substancialmente paralelo à fenda 5.
Um acionamento 25, aqui um apropriado acionamento a motor elétrico 25, é conectado ao eixo de elementos de trinca rotativo 21, dito acionamento 25 sendo adaptado para efetuar a rotação angular controlada do eixo de elementos de trinca 21.
Uma pluralidade de elementos de trinca 26-29, aqui quatro elementos de trinca, é montada no eixo de elementos de trinca 21 de modo a girar com o eixo de elementos de trinca 21 e os elementos de trinca são arranjados em locais e espaçados ao longo do eixo de elementos de trinca 21. O eixo 21 é aqui retido em uma estrutura de suporte de eixo 22 que, neste exemplo, é montada sobre o elemento de prolongamento 4, como é preferido que a estrutura de suporte de eixo suporte o eixo entre elementosjie_____ trinca vizinhos 26-29. O grupo de elementos de trinca 26-29 inclui um elemento de trinca frontal 26 que é arranjado mais perto da abertura frontal 6 das trincas dentro do grupo 26-29. Este elemento de trinca frontal 26 tem uma extensão angular mínima, enquanto o elemento de trinca traseiro 29 tem uma extensão angular máxima. Será apreciado que a extensão angular é considerada ser a extensão efetiva do elemento na direção angular em tomo do eixo 21.
Entre dito elemento de trinca frontal 26 e o elemento de trinca traseiro 29 existem mais dois elementos de trinca, referidos como os elementos de trinca intermediários 27, 28, que são colocados sobre o eixo 21.
Estes elementos de trinca intermediários 27, 28 têm, cada um, uma extensão angular maior que o elemento de trinca precedente sobre o eixo de elementos de trinca 21. Assim, a extensão angular do elemento de trinca fica maior quando se vai para mais longe da parte traseira do grupo de elementos de trinca sobre o eixo 21. O acionamento 25 é adaptado para levar o eixo de elementos de trinca rotativo 21 para uma de um número de posições angulares distintas, dito número correspondendo ao número de elementos de trinca sobre o eixo de elementos de trinca mais um, assim, para cinco posições, neste exemplo. Evidentemente, o acionamento 25 podería ser configurado para prover outras posições angulares distintas do eixo 21 para outras finalidades, quando desejado. A extensão angular de cada um dos elementos de trinca 26-29 sobre o eixo de elementos de trinca 21 é selecionada de modo que: em uma primeira posição angular do eixo de elementos de trinca rotativo 21, todos dos elementos 26-29 no eixo se estendem no trajeto de deslocamento dos tubulares, proibindo assim o deslocamento dos tubulares ao longo da fenda (isto está mostrado nas figuras 1-4), em uma segunda posição angular, somente o elemento de_______________ trinca frontal 26 é localizado fora de dito trajeto de deslocamento, efetivamente destravando assim o elemento de trinca frontal 26 e permitindo a passagem de um tubular (neste exemplo, o tubular 2a pode então ser removido do dispositivo de armazenamento, enquanto todas as outras são retidas), em uma posição angular subsequente, dito elemento de trinca frontal 26 permanece posicionada fora de dito trajeto de deslocamento dos tubulares, e assim efetivamente destravado, e o elemento de trinca sucessivo (aqui o elemento 27) é também localizado fora de dito trajeto de deslocamento, e assim efetivamente destravado (permitindo assim a remoção do tubular 2b), em uma outra posição angular subsequente, os elementos de trinca 26, 27 permanecem fora de dito trajeto de deslocamento e agora também o elemento de trinca 28 é movido para fora de dito trajeto (destravando assim o tubular 2c), e em uma posição angular final do eixo 21, todos os elementos de trinca 26-29 são localizados fora do trajeto de deslocamento dos tubulares e assim efetivamente destravados (de modo que também o tubular 2d pode ser removido da fenda).
Será apreciado que pela simples rotação passo a passo do eixo 21, as trincas 26-29 são sucessivamente destravadas, permitindo assim que um outro tubular seja removido do dispositivo de armazenamento. A extensão angular efetiva de cada elemento de trinca 26-29 pode ser facilmente configurada pela pessoa especializada, por exemplo, dependendo do número de elementos de trinca sobre o eixo. Um número prático de elementos de trinca sobre o eixo 21 é quatro ou cinco, mas outros números são também possíveis.
Será apreciado que a ulterior rotação do eixo 2^1 desde a____________ “posição angular final” permite levar o eixo 21 para sua primeira posição novamente, de modo que todos os elementos de trinca 26-29 são novamente travados.
Um elemento de trinca 26-29, pelo menos a sua porção que se estende efetivamente para dentro do trajeto dos tubulares, é preferivelmente incorporado como um corpo de metal sólido, por exemplo, configurado como um segmento de um disco. Neste exemplo - como é preferido - porções laterais cônicas são integrais com dito segmento central, a fim de melhorar a estabilidade do elemento de trinca.
Outras formas de concretização dos elementos de trinca 26-29 são também concebíveis, por exemplo, cada elemento de trinca tendo dois pinos definindo as extremidades angulares externas do elemento de trinca (possivelmente com um elemento de ponte se estendendo entre os pinos).
Como pode ser visto na figura 1, o(s) acionamento(s) 25 pode(m) ser colocados em uma carcaça de proteção 30 ou atrás de um anteparo de proteção, preferivelmente mais atrás que a parte traseira da fenda 5.
Os acionamentos 25 podem ser de qualquer projeto apropriado, por exemplo, incluindo um atuador hidráulico. E notado que a fenda 5 pode ser um elemento de prolongamento que delimita um lado d fenda, o lado oposto da fenda sendo formado pelo eixo 21 com os elementos de trinca sem qualquer elemento de prolongamento em dito lado da fenda.
Também, uma fenda 5 poderia ser definida pelos dois eixos espaçados 21, com elementos de trinca na ausência de elementos de prolongamento ou similares. r E notado que, em uma forma de concretização alternativa do dispositivo de armazenamento (não mostrado), a fenda é também aberta na parte traseira da fenda. Isto poderia ser sado, por exemplo, para esvaziar o--- dispositivo de armazenamento em uma extremidade da fenda e encher o dispositivo de armazenagem a partir da outra extremidade da fenda.
Na figura 5, uma porção de um elemento de tambor de setback 40 é mostrado em vista a partir de cima, tendo múltiplas fendas 5 para a armazenagem de tubulares, cada uma tendo uma abertura 6 no contorno externo do elemento de tambor 40.
Neste elemento 40, o dispositivo de armazenamento 1 com o mecanismo de trinca 20, como mostrado nas figuras 1-3, está presente, bem como dois outros dispositivos de armazenamento com mecanismo de trinca 50 de acordo com a invenção.
Estes dispositivos de armazenamento com mecanismo de trinca 50 são colocados, cada um, ao longo de uma fenda 5 apropriada para receber cinco tubulares, e assim cada um inclui cinco elementos de trinca 51-55. Estes elementos 51-55 são montados em um eixo rotativo 21, o qual é girado pelo acionamento 25 basicamente da mesma maneira como explicada com referência às figuras 1-3.
Para ilustrar esta operação do mecanismo de trinca 50, referência é agora feita à figura 5.
No bloco “posição 1 fenda totalmente fechada”, a posição dos elementos de trinca 51-55 é representada correspondendo à primeira posição angular do eixo 21. Como pode ser visto partindo do elemento de trinca frontal 51 em direção ao elemento de trinca traseiro 55, a extensão angular do elemento de trinca é gradualmente aumentada, de modo que o elemento de trinca 51 é o menor e o elemento de trinca 55 é o maior a este respeito.
No bloco “posição 2 rotação por 60 graus abre a primeira posição”, a segunda posição angular do eixo 21 é mostrada, em que o elemento de trinca frontal 51 está na posição destravada. Os outros elementos de trinca 52-55 também foram girados, mas cada um ainda se estende com uma porção do mesmo para dentro do trajeto dos tubulares. Assim, o tubular1--------- põde ser removido a partir da fenda 5, as outras 2-5 ainda estão retidas.
No bloco “posição 3 rotações por 120 graus abre também a segunda posição”, a terceira posição angular do eixo 21 é mostrada. Nesta situação, tanto o elemento de trinca frontal 51 quanto o elemento de trinca vizinho 52 estão na posição desbloqueada, de modo que agora o tubular 2 pode ser removida. Os outros elementos de trinca 53-55 ainda têm uma porção que se estende de modo que o tubular associado é bloqueado com relação seu movimento em direção à abertura 6 da fenda 5.
Será apreciado que, por outra rotação passo a passo, finalmente a posição final do eixo 21 pode ser atingida, que está mostrado no bloco “posição final rotação por 300 graus abre a fenda completa”. Agora, todos os elementos de trinca no eixo 21 se encontram eles próprios fora do trajeto dos tubulares, de modo que também a tubulação 5 é agora liberada. Obviamente, uma fenda pode ser cheia com tubulares partindo desta posição do eixo 21 e então a rotação do eixo em direção oposta de modo que, um por um, os elementos de trinca são levados para a posição travada quando um outro tubular é colocado na fenda 5.
As figuras 6-9 mostram um dispositivo de armazenamento de tubulares alternativo 60 de acordo com a invenção.
Neste dispositivo alternativo 60, várias características distintivas proeminentes são apresentadas em comparação com as formas de concretização explicadas previamente.
Uma primeira distinção é que dois mecanismos de trinca 70 são providos em lados opostos da fenda, ambos os mecanismos de trinca 70 estando ativos para as mesmas posições de armazenamento de tubular (cinco). A este respeito, referência é feita às figuras 1-4, onde os dois mecanismos de trinca 20 se referem, cada, a um grupo diferente de posições de armazenamento em uma única fenda 5. Por ter dois mecanismos de trinca 70 em um lado oposto do mesmo grupo de posições de armazenamento, um________________ tubular (2a-e) pode ser seguramente mantida em uma posição de armazenamento.
Como está mostrado, cada mecanismo de trinca tem seu próprio acionamento independente 75 para o eixo de elemento de trinca rotativo 71, de modo que somente na operação de ambos acionamentos 75 um tubular pode ser liberada. Esta forma de concretização pode ser aplicada se segurança adicional for desejada.
Uma segunda distinção é que aqui cada mecanismo de trinca 70 também permite o movimento transversal do eixo de elementos de trinca 21 com relação à fenda 5, por exemplo, para permitir ajustar o mecanismo de trinca ao diâmetro dos tubulares.
Aqui, cada mecanismo de trinca inclui uma estrutura de suporte de eixo pivotante 72 com um atuador apropriado, por exemplo, cilindro hidráulico 72a, para mover o eixo de elementos de trinca 21 transversalmente à fenda 5. Evidentemente outros projetos são também possíveis para obter este efeito. Uma mobilidade transversal do eixo 21 pode também ser concebida nas formas de concretização das figuras 1-5.
Neste exemplo, ambos os eixos 72 têm mobilidade transversal e as estruturas de suporte de eixo pivotáveis 72 são conectadas por um sistema de ligação apropriado 73 ou outra transmissão, de modo que um atuador comum 72a efetua o movimento transversal de ambos os eixos 72, simultaneamente.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) para armazenar uma pluralidade de tubulares (2a-h), caracterizado pelo fato de compreender: - uma fenda (5) tendo uma abertura (6) em uma extremidade frontal da mesma, a fenda (5) formando um trajeto de deslocamento para tubulares (2a-h) permitindo colocar tubulares (2a-h) em respectivas posições de armazenamento distribuídas ao longo da fenda (5) e/ou remoção dos tubulares (2a-h) a partir da fenda (5), - um eixo de elementos de trinca rotativo (21), que é montado substancialmente paralelo à fenda (5), - um acionamento (25, 75) conectado ao eixo de elementos de trinca rotativo (21), o acionamento (25) sendo adaptado para efetuar rotação angular controlada do eixo de elementos de trinca (21), - uma pluralidade de elementos de trinca (26-29, 51-55) que são montados sobre o eixo de elementos de trinca (21) de modo a girar com o eixo de elementos de trinca (21) e são arranjados em locais espaçados ao longo do eixo de elementos de trinca (21), - em que a pluralidade de elementos de trinca (26-29, 51-55) inclui um elemento de trinca frontal (26, 51) tendo uma extensão angular mínima e um elemento de trinca traseiro (29, 55) tendo uma extensão angular máxima bem como um ou mais elementos de trinca intermediários (27, 28, 52-54) entre os elementos de trinca frontal e traseiro (26, 29, 51, 55), cada um dos elementos de trinca intermediários (27, 28, 52-54) tendo uma maior extensão angular que o elemento de trinca precedente sobre o eixo de elementos de trinca (21), em que o acionamento (25, 75) é adaptado para colocar seletivamente o eixo de elementos de trinca rotativo (21) em uma de um número de posições angulares distintas, o número correspondendo ao número de elementos de trinca (26-29, 51-55) sobre o eixo de elementos de trinca (21) mais um, em que a extensão angular de cada um dos elementos de trinca (26-29, 51-55) sobre o eixo de elementos de trinca (21) é selecionado de modo que: em que em uma primeira posição angular do eixo de elementos de trinca rotativo (21) todos os elementos de trinca (26-29, 51-55) sobre o eixo (21) se estendem no trajeto de deslocamento de tubulares (2a-h), proibindo assim o deslocamento dos tubulares (2a-h) ao longo da fenda (5), em que uma segunda posição angular somente o elemento de trinca frontal (26, 51) fica localizado fora do trajeto de deslocamento, destravando assim efetivamente o elemento de trinca frontal (26, 51) e permitindo a passagem de um tubular (2a-h), em que cada posição angular subsequente, o elemento de trinca frontal (26, 5) permanece localizado fora do trajeto de deslocamento dos tubulares (2a-h), e assim efetivamente desbloqueado, e um elemento de trinca sucessivo é também localizado fora do trajeto de deslocamento, e assim efetivamente desbloqueado, e em que uma posição angular final do eixo (21), todos dos elementos de trinca (26-29, 51-55) ficam localizados fora do trajeto de deslocamento dos tubulares (2a-h) e assim efetivamente desbloqueados.
2. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que inclui ainda elementos de prolongamento (3, 4) espaçados que delimitam a fenda (5).
3. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de um elemento de prolongamento (3, 4) é arranjado espaçado a partir de um eixo de elementos de trinca (21) com elementos de trinca (26-29, 51-55) associados, a fenda (5) estando delimitada entre os mesmos.
4. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dois eixos de elementos de trinca (21) com elementos de trinca (26-29, 51-55) associados são providos espaçados um do outro, a fenda (5) estando delimitada entre os mesmos.
5. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que inclui ainda pelo menos um elemento de prolongamento (3, 4) delimitando um lado da fenda (5), o eixo de elementos de trinca (21) sendo retido em uma estrutura de suporte de eixo (22, 72) montada sobre o elemento de prolongamento (3,4).
6. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suporte de eixo (22, 72) suporta o eixo (21) entre cada par de elementos de trinca (26-29, 51-55) vizinhos.
7. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que permite girar o eixo de elementos de trinca (21) da posição angular final diretamente para sua primeira posição angular de modo que todos dos elementos de trinca (26-29, 51-55) são levados de sua posição destravada para sua posição travada.
8. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dois eixos de elementos de trinca (21) com elementos de trinca (26-29, 51-55) associados são providos, cada um em lados opostos da fenda (5).
9. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que os dois eixos de elementos de trinca (21) com elementos de trinca (26-29, 51-55) associados são arranjados para serem ativos para as mesmas posições de armazenamento de tubular.
10. Dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada eixo de elemento de trinca (21) é montado para movimento transversal do eixo de elementos de trinca (21) com relação à fenda (5).
11. Estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás, caracterizado pelo fato de que inclui um dispositivo de armazenamento de tubulares (1, 60) como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
BRPI0821012A 2007-12-20 2008-11-26 dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás. BRPI0821012B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US829007P 2007-12-20 2007-12-20
PCT/NL2008/000259 WO2009082197A2 (en) 2007-12-20 2008-11-26 A tubulars storage device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0821012A2 BRPI0821012A2 (pt) 2015-06-16
BRPI0821012B1 true BRPI0821012B1 (pt) 2019-01-29

Family

ID=40799473

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0821012A BRPI0821012B1 (pt) 2007-12-20 2008-11-26 dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8631949B2 (pt)
EP (1) EP2232000B1 (pt)
CN (1) CN101932790B (pt)
AT (1) ATE509182T1 (pt)
BR (1) BRPI0821012B1 (pt)
WO (1) WO2009082197A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NO333286B1 (no) * 2009-07-29 2013-04-29 Robotic Drilling Systems As Anordning ved transportabelt rormagasin
US9016382B2 (en) * 2011-08-05 2015-04-28 Invensys Systems, Inc. Offshore drilling rig fingerboard latch position indication
US8616368B2 (en) * 2012-03-19 2013-12-31 Paragon Industries, Inc. Sub basket and method for storing and transporting subs
EP2828468B1 (en) 2012-03-20 2017-02-22 Itrec B.V. Tubulars storage device
US10132660B2 (en) * 2014-09-17 2018-11-20 Salunda Limited Sensor for a fingerboard latch assembly
CN105625960B (zh) * 2014-11-07 2018-05-15 中国石油化工股份有限公司 一种油田用机械化油管排管机
NO342081B1 (en) 2016-02-09 2018-03-19 Mhwirth As Storage arrangement for well operations
NO341864B1 (en) 2016-07-21 2018-02-12 Mhwirth As Fingerboard storage arrangement
US10167687B2 (en) 2016-11-28 2019-01-01 Bauer Deep Drilling Gmbh Magazine for drilling rods
US10808465B2 (en) 2018-04-27 2020-10-20 Canrig Robotic Technologies As System and method for conducting subterranean operations
US11015402B2 (en) * 2018-04-27 2021-05-25 Canrig Robotic Technologies As System and method for conducting subterranean operations
US10837242B2 (en) * 2018-06-29 2020-11-17 Nabors Drilling Technologies Usa, Inc. Apparatus and method for securing tubulars on a drilling rig

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3501017A (en) * 1967-12-04 1970-03-17 Byron Jackson Inc Finger board and packer apparatus and method
US3768663A (en) 1971-10-13 1973-10-30 Byron Jackson Inc Control for well pipe racks and the like
US3799364A (en) * 1973-01-05 1974-03-26 Borg Warner Automatic racker board finger pivot system
SE378876B (pt) * 1973-12-21 1975-09-15 Atlas Copco Ab
US3895677A (en) 1974-01-18 1975-07-22 Dolphin International Riser pipe stacking method
CA1077918A (en) * 1976-12-22 1980-05-20 Bj-Hughes Inc. Finger latch actuation sensor
ATE447092T1 (de) 2003-10-29 2009-11-15 Varco Int Fingerbrett mit pneumatisch aktivierten fingerverriegelungen
CN1894484B (zh) * 2003-12-12 2012-12-19 瓦克I/P公司 用于脱机支架组合的方法和设备

Also Published As

Publication number Publication date
ATE509182T1 (de) 2011-05-15
EP2232000A2 (en) 2010-09-29
WO2009082197A3 (en) 2009-09-03
EP2232000B1 (en) 2011-05-11
CN101932790A (zh) 2010-12-29
US20110005162A1 (en) 2011-01-13
CN101932790B (zh) 2013-06-12
WO2009082197A2 (en) 2009-07-02
BRPI0821012A2 (pt) 2015-06-16
US8631949B2 (en) 2014-01-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0821012B1 (pt) dispositivo de armazenamento de tubulares, e, estrutura de perfuração da indústria de petróleo e gás.
EP2828468B1 (en) Tubulars storage device
BRPI0716631A2 (pt) Aparelho para manipular segmentos tubulares, método para montar uma coluna tubular, aparelho para montar e instalar uma coluna tubular e aparelho para manipular um segmento tubular
BRPI0712379B1 (pt) Automatic key
BRPI0517081B1 (pt) sistema para preparação fora de linha de acoplamentos de tubulações, método para preparação fora de linha de tubulações e método de manipular acoplamentos de tubulações em campo de petróleo
BR112012014086B1 (pt) Instalação de perfuração para perfurar um poço, embarcação, e, método para perfurar um poço
ES2656861T3 (es) Conjunto de manipulación de varillas
BR112012026897B1 (pt) Sistema e método de tensão de riser
BR102012003065B1 (pt) tensionador para manter uma força de tração em um riser e método para tensionar um riser
BR112012000041A2 (pt) dispositivo e método para rotação de chave de torque
US20220195827A1 (en) Wellbore sleeve injector and method
US20080060850A1 (en) System and methods for handling drilling pipe
NO821150L (no) Innretning til posisjonering av et organ i forhold til hullene i en perforert plate
BR112019003572B1 (pt) Guia de estaca que compreende uma armação de base e um membro de guia
AU2016209711B2 (en) Positioning arrangement, rod handling device, drill rig and method for positioning of a drill rod
BR112012001454B1 (pt) Método de disposição de tubulações no leito marinho e aparelho para instalação de tubulações
US20040035573A1 (en) Power tong frames
ES2546101T3 (es) Herramienta de Kick Over
US20160040487A1 (en) Well lift frame
BR112020013539B1 (pt) Trava liberável para uma armação de tubo
BR112020019722A2 (pt) ferramenta de fixação para fixar uma estrutura tubular
BR112022016864B1 (pt) Mesa auxiliar para manusear/agarrar componentes de poço para uso com um poço subterrâneo e método de operação de uma mesa auxiliar
RU2301877C1 (ru) Устройство для подачи гибких труб
BR112014025937B1 (pt) Embarcação de perfuração, e, método em que uso é feito de uma embarcação de perfuração
CA3008298A1 (en) Pipe handling apparatus

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 21.6 NA RPI NO 2698 DE 20/09/2022 POR TER SIDO INDEVIDA.