BRPI0711316A2 - dispositivo e método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusìveis de alta-voltagem em uma instalação - Google Patents

dispositivo e método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusìveis de alta-voltagem em uma instalação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711316A2
BRPI0711316A2 BRPI0711316-1A BRPI0711316A BRPI0711316A2 BR PI0711316 A2 BRPI0711316 A2 BR PI0711316A2 BR PI0711316 A BRPI0711316 A BR PI0711316A BR PI0711316 A2 BRPI0711316 A2 BR PI0711316A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
distribution
plates
sieving
screening
installation
Prior art date
Application number
BRPI0711316-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Per Steinar Mikkelsen
Geir Solum
Original Assignee
Trondheim Energiverk Nett As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Trondheim Energiverk Nett As filed Critical Trondheim Energiverk Nett As
Publication of BRPI0711316A2 publication Critical patent/BRPI0711316A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B3/00Apparatus specially adapted for the manufacture, assembly, or maintenance of boards or switchgear
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B11/00Switchgear having carriage withdrawable for isolation
    • H02B11/24Shutters or guards
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B13/00Arrangement of switchgear in which switches are enclosed in, or structurally associated with, a casing, e.g. cubicle
    • H02B13/02Arrangement of switchgear in which switches are enclosed in, or structurally associated with, a casing, e.g. cubicle with metal casing
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B1/00Frameworks, boards, panels, desks, casings; Details of substations or switching arrangements
    • H02B1/14Shutters or guards for preventing access to contacts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Patch Boards (AREA)
  • Gas-Insulated Switchgears (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)
  • Fuses (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO E METODO PARA MANUTENçãO DE MECANISMO DE DISTRIBUIçáO/FUSìVEIS DE ALTA-VOLTAGEM EM UMA INSTALAçãO Método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusíveis de alta-voltagem em uma instalação, cujo método é executado enquanto o mecanismo de distribuição/instalação está sob operação/carga. é provido ainda um dispositivo para executar o método, cujo dispositivo inclui placas de peneiramento 20A-C, cujas placas de peneiramento são providas de meios de manobra 22 e 25., meios de fixação 23 e 24 para fixação das placas de peneiramento à célula de mecanismo de distribuição/instalação e meios para desconectar o comutador 27, 28A-B.

Description

"DISPOSITIVO E MÉTODO PARA MANUTENÇÃO DE MECANISMODE DISTRIBUIÇÃO/FUSÍVEIS DE ALTA-VOLTAGEM EM UMA INSTALAÇÃO"
A invenção refere-se a um dispositivo para manutenção demecanismo de distribuição de alta-voltagem, de preferência, comutadordefletor e comutador de desconexão, de acordo com a reivindicação 1. Ainvenção refere-se também a um método para efetuar manutenção segura demecanismo de distribuição de alta-voltagem em carga, de acordo com areivindicação 6.
Fundamentos
Redes/instalações elétricas incluem mecanismos dedistribuição e alta-voltagem, como um exemplo, em centrais de rede, ou seja,centrais de distribuição que, normalmente por transformação-redução,. supreredes de distribuição com baixa-voltagem ou, opostamente, por transformaçãoelevadora de voltagem. Alta-voltagem é normalmente suprida a estas centraisde redes que, conseqüentemente, é transformada de modo redutor para avoltagem correta que é distribuída aos usuários, ou seja, residências eempresas. Todas essas instalações incluem equipamento que necessita demanutenção. Exemplos de tais equipamentos são comutadores defletores ecomutadores de desconexão usados para conectar/desconectar os diferentescircuitos de distribuição aos quais um transformador é conectado.Atualmente, existem diversas soluções para a limpeza de tais instalações, ouseja, em relação à poeira etc. em uma central de rede.
Há grande risco relacionado para pessoal trabalhando em taisinstalações. Demandas severas estão assim relacionadas ao trabalho emconexão com instalações de alta-voltagem, e estas demandas são, entre outrosfatores, governadas por "Regulations of safety during work in and operationof high-voltage installations, Section 33", em "Law for supervision ofelectrical installations and electrical equipment, with instructions andguidance" com respeito à Noruega.
Em relação a trabalho sob carga, é necessário o uso, entreoutras coisas, de ferramentas isoladas e alguns exemplos de tais ferramentasestão mostrados em DE 10.356.887, que descreve um conjunto de ferramentasde equipamento para trabalho sob carga.
Atualmente, entretanto, não há solução relacionada àmanutenção de mecanismos de distribuição de alta-voltagem em umainstalação, enquanto o mecanismo de distribuição/instalação está emoperação, ou seja, sob carga. Isto é algo desejável, uma vez que a manutençãodeste tipo exige que partes da instalação sejam desconectadas, por exemplo,uma central de rede, antes da manutenção ser efetuada. Trata-se de umaspecto que causa custos desnecessários às empresas elétricas, uma vez que aspartes adjacentes da instalação (centrais de rede) têm que ser reconectadaspara suprir o circuito de rede que está conectado à parte de corrente dainstalação, que deve ser mantida em carga. Isto resulta em maiores custos detrabalho e, em alguns casos, em perda também de lucro se o circuito dedistribuição de corrente não puder ser suprido com energia via outras partesda instalação (centrais de redes).
Objetivo
O objetivo da invenção é prover um método e dispositivo queresolva os problemas acima descritos. É outro objetivo da invenção prover ummétodo de manutenção segura de mecanismos de distribuição de alta-voltagem, relativo tanto a pessoal como equipamento. E outro objetivo dainvenção prover um método que possa ser efetuado durante operação domecanismo de distribuição/instalação, de modo que possa continuaroperacional durante o trabalho de manutenção. E outro objetivo da invençãoprover um dispositivo para a execução segura do m.
É um objetivo adiciona que a invenção satisfaça as exigênciasde "Regulations of safety during work in and operation of high-voltageinstallations, Section 33", em "Law for supervision of electrical installationsand electrical equipment, with instructions and guidance",com respeito àNoruega e leis similares em outros países.
A invenção
Um dispositivo de acordo com a invenção está descrito nareivindicação 1. Detalhes adicionais do dispositivo estão descritos nasreivindicações subordinadas.
Um método de acordo com a invenção está descrito nareivindicação 8. Mais detalhes do método estão descritos nas reivindicaçõessubordinadas.
Segurança e funcionalidade são o foco principal da invenção.
A área mais conhecida de uso da invenção é a centrais deredes, e centrais de redes serão usadas na descrição a seguir, mas devendo serentendido que a invenção também pode ser usada em outras áreas queincluam mecanismos de distribuição de alta-voltagem.
Durante o trabalho sob carga em uma instalação, depreferência, uma central de rede, é importante assegurar a segurança depessoal que trabalha na instalação. Desse modo, é provido um dispositivo quetorna a manutenção de mecanismos de distribuição possível, de preferência,comutador defletor e comutador de desconexão, enquanto tais mecanismos dedistribuição/instalações estão em operação total. O dispositivo inclui placas depeneiramento especialmente formadas para blindar/isolar mecanismos dedistribuição/fases um do outro, e das paredes da célula do mecanismo dedistribuição.
As placas de peneiramento, que são preferivelmente de PVCou outro material adequado, têm, de preferência, um desenho que pode seracomodado para fixação aos apoios do mecanismo de distribuição ou a outrospontos de fixação arranjados em conexão com fases/mecanismos dedistribuição. As placas de peneiramento são providas de meios, depreferência, um apoio de dedo e olhai de suspensão, que torna possível umarranjo seguro e simples das placas de peneiramento entre asfases/mecanismos de distribuição/paredes de células, de preferência, por meiode uma haste de gancho isolada.
As placas de peneiramento são ainda providas de meios defixação para a fixação de uma derivação, que é usada para conectar umapassagem lateral sobre os mecanismos de distribuição. A derivação é providade grampos terminais em suas respectivas extremidades, que são adaptadasaos pontos de conexão das fases. A conexão da derivação aos pontos deconexão até as fases pode ser feita por meio de ferramentas adequadamenteisoladas, como a haste de gancho isolada. As conexões da derivação são aindaprovidas de meios que fixam seguramente as conexões da derivação aospontos de conexão da fase.
É provido ainda um método para manutenção de mecanismosde distribuição de alta-voltagem que é efetuada por meio do dispositivo deacordo com a invenção. O método inclui, de preferência, as etapas de:
1. Efetuar pontos de checagem importantes antes de executar amanutenção;
2. Marcação de distância de segurança;
3. Remover lança de contenção;
4. Arranjo de placas de peneiramento de acordo com ainvenção
5. Conexão de derivações aos pontos de conexão das fasespara conectar uma passagem lateral sobre os mecanismos de distribuição;
6. Medir e controlar a carga da corrente das derivações;
7. Desconectar/tirar de operação os mecanismos dedistribuição;
8. Teste de manutenção e funcionamento do comutador;
9. Desconexão de derivações dos pontos de conexão;10. Remover as placas de peneiramento;
11. Recolocar a lança de contenção.
Este método assegura a total operação do mecanismo dedistribuição/instalação durante a manutenção, e a segurança do pessoal eequipamento é assegurada.
Exemplo
A invenção será agora descrita com mais detalhe comreferência às figuras, nas quais:
A fig. 1 é vista geral esquemática de um exemplo de umacélula de mecanismo de distribuição com fases/mecanismos dedistribuição/fusíveis.
As figs. 2A-C são vistas de placas de peneiramento de acordocom a invenção;
A fig. 3 mostra o uso de uma haste de gancho na manobra deplacas de peneiramento, como mostrado nas figs. 2A-C;
A fig. 4 mostra a célula de mecanismo de distribuição na fig.1, após o arranjo do dispositivo de acordo com a invenção.
A fig. 1 mostra uma conexão padrão em uma célula demecanismo de distribuição. Uma conexão padrão inclui dois apoios demecanismo de distribuição 12A e 12B, que são suspensores e suportam asplacas de peneiramento. A conexão inclui ainda três fases 13Α-C, cada umacom seu fusível/mecanismo de distribuição 1A-C. Cada fase 13A-C tempontos de conexão superior 15A e inferior 15B, respectivamente, onde oponto de conexão superior 15A é um trilho, enquanto o ponto de conexãoinferior 15B tem a forma de um gancho projetado. Este arranjo é a base damanutenção, quando a manutenção tem que ser realizada em relação amecanismos de distribuição/fusíveis 14A-14C.
No arranjo atual, manutenção não pode ser efetuada enquantoo mecanismo de distribuição/instalação estiver sob carga, algo que serápossível com a invenção.
Com referência agora às figs. 2A-C, que mostram diferentesplacas de peneiramento 20A-C, de acordo com a invenção, desenhadas parauso durante a manutenção quando a central de rede está sob carga/operação.
As placas de peneiramento 20A-C são desenhadas para serem fixadas aoapoio de mecanismo de distribuição 12A na célula de mecanismo dedistribuição.
As placas de peneiramento 20A são, de preferência, de PVC, etem, de preferência, uma forma retangular, com cantos arredondados. Sobreum dos lados longitudinais 2IA, é arranjado um olhai de suspensão 22, depreferência, de PVC, que se projeta perpendicularmente para fora da placa depeneiramento 20A. Sobre o outro lado longitudinal 21B, a placa inclui umrecesso 23 que se estende tento na direção longitudinal como vertical da placade peneiramento 20A. O recesso 23 é, principalmente, retangular, com oslados longitudinais paralelos aos lados nos das placas de peneiramento 20A.
O recesso 23 tem, em seu lado vertical superior, uma ponta projetante 24 quese estende ao longo do lado longitudinal 2IB e no mesmo plano da placa depeneiramento 20A. O lado vertical inferior se inclina ligeiramente párea baixoa partir lado longitudinal interno do recesso 23 e para fora, contra o ladolongitudinal 21B. O recesso 23 é modelado para que a placa de peneiramento20A possa ser fixada ao apoio de comutador 12A. O lado longitudinal 2IBinclui ainda, na parte inferior, uma área 2IB' que resulta no fato das placas depeneiramento 20A terem uma largura menor nesta área, para adaptar a placade peneiramento 20A ao apoio de mecanismo de distribuição inferior 12B.
A placa de peneiramento 20A inclui ainda uma apoio de dedo25, de preferência, de PVC, para uma haste de gancho, que é arranjadoperpendicular à placa de peneiramento e se projeta perpendicularmente parafora da placa de peneiramento 20A. O olhai de suspensão 22 e o apoio dededo 25 são arranjados em locais adaptados, de modo que pela manobra daplaca de peneiramento 20A-C por meio, por exemplo, de uma haste degancho, a movimentação da placa de peneiramento 20A-C em uma posiçãoprincipalmente vertical possa ser obtida, o que é vantajoso na inserção daplaca de peneiramento 20A-C na execução da manutenção, o que está aindamais explicado abaixo na descrição do método.
A placa de peneiramento 20A inclui ainda meios 26, comocanais ou similares, que se estendem principalmente na direção longitudinaldas placas de peneiramento 20A, cujos meios 26 são fixados à placa depeneiramento 20A. A finalidade dos meios 26 é suportar firmemente umaderivação 27. A derivação 27 é arranjada para os meios 26 que, depreferência, são arranjados em uma posição que provê que os gramposterminais 28A e 28B sejam posicionados próximo aos pontos de conexão 15Ae 15B, ao mesmo tempo em que a derivação não fica no caminho da haste degancho durante a inserção das placas de peneiramento 20A na central de rede,descrito adicionalmente abaixo para os pontos de conexão 15A e 15B, massendo vantajosamente algo mais longa do que esta para tornar possível umaconexão flexível.A derivação 27 tem, em suas extremidades, conexões 28A e28B em forma de grampos terminais. O grampo termina 28A é adaptado aoponto de conexão 15A e, de preferência, é um grampo de alumínio em formade U, onde, em um de seus lados, é arranjado um parafuso de grampeamento29 em um furo rosqueado para fixação segura do grampo de alumínio aoponto de conexa 15A.
O grampo terminal 28B é adaptado ao ponto de conexão 15B,tendo, de preferência, uma forma triangular (ou forma de anel) com umparafuso de grampeamento 30 arranjado sobre um lado do triângulo. Asplacas de peneiramento 20B têm a mesma forma da placa de peneiramento20A, mas inclinadas em sua parte superior um pouco para dentro, antes daplaca de peneiramento 20B continuar em um plano paralelo por algumadistância antes da placa de peneiramento terminar em uma parte 21C, que éinclinada de 90° em relação ao plano, em uma direção oposta ao lado em quea derivação 27 está arranjada.
A finalidade da inclinação é adaptação à forma restante dainstalação (central de rede) e a finalidade da parte inclinada 2IC é segurança,especialmente para prevenir que a haste de gancho fique em contato compartes de fiação elétrica acima do mecanismo de distribuição durante amanutenção. A placa de peneiramento 20B, por acaso, inclui os mesmoselementos da placa de peneiramento 20A e, assim, não será descritaadicionalmente.
A placa de peneiramento 20C tem a mesma forma da placa depeneiramento 20B, mas inclinada na parte superior algo para fora, antes daplaca de peneiramento 20C continuar em um plano paralelo, e aparte 21C naqual a placa de peneiramento termina, é inclinada na direção oposta à placa depeneiramento 20B. A placa de peneiramento 20C inclui, incidentalmente, umolhai de suspensão e um apoio mais fino, do mesmo modo que a placa depeneiramento 20B e, assim, não será mais explicada. A placa de peneiramento20c não inclui a derivação e meios de fixação para ela.
As diferentes placas de peneiramento 20A-C são desenhadasde tamanhos diferentes, adaptados aos diferentes mecanismo dedistribuição/instalações nas quais são usadas, por exemplo,instalação/mecanismo de distribuição para 12kV e 22kV, que terão diferentestamanhos de mecanismos de distribuição/fusíveis e para instalações comapenas mecanismos de distribuição, sem fusíveis. As placas de peneiramentotêm, assim, que ser desenhadas diferentes para diferentes fabricantes, massegundo o mesmo princípio da invenção.
Por exemplo, se o projeto da instalação (central de rede)permitir, as placas de peneiramento 20B e 20C não precisam incluir uma áreainclinada um pouco em reação ao plano principal das placas de peneiramento,mas podem ter o mesmo desenho da placa de peneiramento 20A.As placas de peneiramento 20A-C, o olhai de suspensão 22, oapoio de dedo 25 são, de preferência, feitos de PVC, ou outro materialadequado que tenha as propriedades desejadas em relação a peso,durabilidade e isolamento elétrico. Os meios de fixação 26 para a derivação27 são, de preferência, feitos de PVC. Outros materiais adequados para oselementos individuais também podem ser usados.
Um método de acordo com a invenção para trabalho sob cargaem uma célula de mecanismo de distribuição será descrito agora. A base dométodo é uma célula de mecanismo de distribuição que, por exemplo, estádescrita na fig. 1.
Equipamento necessário para o m é:
- placas de peneiramento de acordo com a invenção;
- uma haste de gancho;
- Haste de ferramenta AUS;
- equipamento variado para ajuste fino e engraxamento;
- equipamento protetor:
- veste anti-chama;
-capacete com protetor facial;
- luvas de trabalho.
Exceto pelas placas de peneiramento, descritas acima, o restodo equipamento é conhecido e aprovado em relação à norma e testados paraesta finalidade.
Antes de começar, a seguinte lista de checagem deve serverificada:
- Controlar que as placas de peneiramento estão adaptadas aomecanismo de distribuição da instalação;
- As placas de peneiramento e outras ferramentas isoladas têmque estar limpas e secas, e visualmente controladas para descobrirem-sepossíveis defeitos;- Pelo uso cuidadoso de uma haste isolada, controlar osfusíveis e conexões;
- Controlar para que o mecanismo de distribuição a sermantido esteja na posição ativada antes das placas de peneiramento com aderivação serem arranjadas.
O desempenho do método será descrito agora.
A primeira etapa do método é marcar a distancia de segurança,ou seja, a distância da parte condutora de carga. A distância depende do nívelde voltagem e deve ser confirmada no procedimento de trabalho.
A etapa seguinte inclui a remoção de uma lança de contenção,que é uma segurança padrão em todas as células de mecanismos dedistribuição.
A etapa seguinte inclui a inserção e arranjo de placas depeneiramento. As placas de peneiramento são inseridas pelo uso de uma hastede gancho isolada, conforme mostrado na fig. 3, que é guiada através do olhaide suspensão 22 e em contato com o apoio de dedo 25. Isto torna possívelmanobrar as placas de peneiramento em uma posição principalmente verticale prendê-la no lugar entre a parede da célula e o primeiro fase/mecanismo dedistribuição, entre o primeiro fase/mecanismo de distribuição e o segundofase/mecanismo de distribuição, respectivamente, etc. O arranjo de placas depeneiramento é feito da direita para esquerda, conforme mostrado na fig. 4.Primeiro a placa de peneiramento 20C é arranjada, seguindo as placas depeneiramento 20A e na extremidade de uma placa de peneiramento 20B. Comesta seqüência, a blindagem da parede de célula e partes condutoras em outrasfases é obtida, enquanto as placas de peneiramento 20A-B com derivações 27são arranjadas. As placas de peneiramento 20A-C são, como mencionado,inseridas por meio de uma haste de gancho e suspensas sobre o apoio demecanismo de distribuição superior 12A por meio do recesso 23 e mantidasno lugar por meio da ponta projetante 24.A etapa seguinte inclui a conexão de derivações 27 sobre asplacas de peneiramento 20A-B aos pontos de conexão 15-A-B e desconexãodo mecanismo de distribuição. Aqui, é importante medir a carga de corrente econtrolar que os valores medidos estejam dentro da carga admissível para aderivação 27. As medições são apropriadamente inseridas em tabela.
Caso necessário, pintura e similar são aparadas dos pontos deconexão. Depois, disso, a conexão das derivações 27 pode ser efetuada. Asderivações 27 são, de preferência, conectadas com grampo terminal superior28A ao ponto de conexão 15A e fixadas ao mesmo pelo aperto do parafuso degrampeamento 29. Em seguida, o grampo de terminal inferior 28B éconectado e fixado pelo aperto do parafuso de grampeamento 30. Eimportante, adicionalmente, checar que a derivação 27 não entre em conflitocom as facas do mecanismo de distribuição quando estas tiverem que sermovidas. A conexão e fixação dos grampos de termina às derivações 27 são,por exemplo, realizadas pelo uso da haste de gancho ou outra ferramentaisolada adequada a esta finalidade.
A etapa seguinte inclui controlar a conexão pela medição dacarga de corrente na derivação e mecanismo de distribuição/cabo. Asmedições também são aqui adequadamente inseridas em uma tabela. Aconexão é avaliada a partir do resultado de medição, e o resultado entre asderivações individuais 27.
A etapa seguinte inclui desconectar o mecanismo dedistribuição. A porta deve ser fechada durante o trabalho co o mecanismo dedistribuição, uma vez que este é um procedimento padrão na companhia deeletricidade. Se uma ou várias facas pender para a esquerda quando ocomutador for desconectado, estas são removidas pela ferramenta adequada(não mais descrita).
A etapa seguinte inclui a manutenção e teste defuncionamento. A manutenção necessária é efetuada, por exemplo, limpeza elubrificação dos contados do mecanismo de distribuição e lubrificação dosistema de molas. Para obter um bom teste de funcionamento, o mecanismode distribuição deverá ser ativado por 3-4 vezes. O mecanismo dedesconexão é também testado quando o mecanismo de distribuição está emuma posição desconectada.
Após a manutenção necessária e o teste de funcionamentoserem efetuados, o mecanismo de distribuição é conectado e um controle dosmecanismos de distribuição conectados é efetuado antes das derivações seremdesconectadas. Em seguida, as placas de peneiramento 20A-C são removidase a lança de contenção é arranjada de volta para o lugar, e a central de redevolta, assim, à operação normal.Modificações
Outros materiais adequados podem ser usados para as placasde peneiramento. As placas de peneiramento podem, adicionalmente teroutros desenhos, por exemplo, podem ser desenhadas com outros meios parafixação das placas de peneiramento a outros pontos de fixação nainstalação/célula de mecanismo de distribuição, por exemplo, ganchosarranjados sobre as placas de peneiramento que as fixam em pontos defixação adequados na instalação/célula de mecanismo de distribuição, comoespaçadores para fases/mecanismos de distribuição.
As placas de peneiramento também podem ser providas comganchos para fixação da derivação entes dela ser conectada aos pontos deconexão.

Claims (9)

1. Dispositivo para manutenção de mecanismo dedistribuição/fusíveis de alta-voltagem em uma instalação, caracterizado pelofato do diâmetro interno incluir placas de peneiramento (2A-C) que, depreferência, são de PVC e, de preferência, tem uma forma principalmenteretangular, e cujas placas de peneiramento (20Α-C) são providas de:- meios (22, 25) para inserção e arranjo das placas depeneiramento (20A-C) em uma célula de mecanismo de distribuição,- meios (23, 24) para fixação das placas de peneiramento(20A-C) à célula de mecanismo de distribuição/instalação, e- meios (27; 28A-B) para conexão de uma passagem lateralsobre mecanismo de distribuição/fusíveis.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato dos meios para fixação das placas de peneiramento (20A-C) à célulade mecanismo de distribuição/instalação incluir que as placas depeneiramento (20A-C) sejam providas de um recesso (23), cujo recesso (23) éprovido de uma ponta projetante (24), via cujos meios (23, 24) as placas depeneiramento (20A-C) são seguramente fixadas na célula de mecanismo dedistribuição.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato dos meios para desconexão do mecanismo de distribuição/fusívelincluir uma derivação (27) com conexões (28A e 28B).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato dos meios para inserção e arranjo das placas de peneiramento (20A-C) em uma célula de mecanismo de distribuição/instalação incluir um olhai desuspensão (22) e um apoio de dedo (25), arranjados em locais adequados demodo que as placas de peneiramento (20A-C) possam ser manobradas emuma posição principalmente vertical por meio de uma haste de gancho.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato da derivação (27) ser presa às placas de peneiramento (20A-C) pormeios adequados (26), como canais ou similares, arranjados sobre as placasde peneiramento (2A-B).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato das placas de peneiramento (20B-C) incluírem uma área na partesuperior, um tanto inclinada para dentro (20B) ou para fora (20C) em relaçãoao plano principal das placas de peneiramento, antes da placa depeneiramento continuar em um plano paralelo e termina em uma parte (21C)inclinada, de preferência, de 90° para dentro (20C) ou para fora (20B) emrelação ao plano paralelo.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato das placas de peneiramento (20B-C) na parte inferior incluírem umaárea (2IB') na qual as placas de peneiramento (20B-C) tem uma larguramenor.
8. Método para manutenção de mecanismo dedistribuição/fusíveis de alta-voltagem em uma instalação, sendo a manutençãosegura, cujo método é efetuado enquanto o mecanismo dedistribuição/instalação está sob operação/voltagem, por meio do dispositivocomo definido nas reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de incluir asseguintes etapas:• Efetuar pontos de checagem importantes antes de executar amanutenção;• Marcação de distância de segurança;• Remover lança de contenção;• Arranjo de placas de peneiramento de acordo com ainvenção• Conexão de derivações aos pontos de conexão das fases paraconectar uma passagem lateral sobre os mecanismos de distribuição/fusíveis;• Medir e controlar a carga da corrente das derivações;• Desconectar/desativar os mecanismos de distribuição;• Teste de manutenção e funcionamento do mecanismo dedistribuição;• Desconexão de derivações dos pontos de conexão;• Remover as placas de peneiramento;• Recolocar a lança de contenção.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato da etapa de efetuar pontos de checagem importantes antes de executar amanutenção incluir:- controlar que as placas de peneiramento estejam adaptadas aomecanismo de distribuição/fusível;- controlar que as placas de peneiramento e outras ferramentasisoladas estejam limpas e secas, e visualmente controlar para descobrir-possíveis defeitos;- controlar os fusíveis e conexões, pelo uso cuidadoso de umahaste isolada,- controlar para que o mecanismo de distribuição/fusível a sermantido esteja em uma posição ativada antes das placas de peneiramentoserem arranjadas.
BRPI0711316-1A 2006-05-05 2007-05-04 dispositivo e método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusìveis de alta-voltagem em uma instalação BRPI0711316A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20062006 2006-05-05
NO20062006A NO324671B1 (no) 2006-05-05 2006-05-05 Fremgangsmate og innretning for vedlikehold av hoyspentbrytere med spenning
PCT/NO2007/000157 WO2007129905A1 (en) 2006-05-05 2007-05-04 Method and device for maintenance of high-voltage switchgear with voltage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711316A2 true BRPI0711316A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=38667952

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711316-1A BRPI0711316A2 (pt) 2006-05-05 2007-05-04 dispositivo e método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusìveis de alta-voltagem em uma instalação

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7649149B2 (pt)
EP (1) EP2016654B1 (pt)
JP (1) JP2009536513A (pt)
KR (1) KR20090008456A (pt)
CN (1) CN101438474A (pt)
AU (1) AU2007249039C1 (pt)
BR (1) BRPI0711316A2 (pt)
CA (1) CA2651243A1 (pt)
DE (2) DE202007019217U1 (pt)
DK (1) DK2016654T3 (pt)
MX (1) MX2008013960A (pt)
NO (1) NO324671B1 (pt)
NZ (1) NZ572042A (pt)
RU (1) RU2414785C2 (pt)
WO (1) WO2007129905A1 (pt)
ZA (1) ZA200808999B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NO324671B1 (no) * 2006-05-05 2007-11-26 Trondheim Energiverk Nett As Fremgangsmate og innretning for vedlikehold av hoyspentbrytere med spenning
EP2071686B1 (en) * 2007-12-10 2012-11-07 ABB Technology AG Medium voltage panel
EP2395616B1 (en) 2010-06-10 2014-09-17 ABB Technology AG An apparatus for electric power distribution
DE102010037230A1 (de) 2010-08-30 2012-03-01 Bsd Bildungs- Und Servicezentrum Gmbh Einphasiger Bypass-Einsatz zur Überbrückung von unter Spannung stehenden Mittelspannungs-Schaltgeräten
DE202010008401U1 (de) 2010-08-30 2010-11-11 Bsd Bildungs- Und Servicezentrum Gmbh Einphasiger Bypass-Einsatz zur Überbrückung von unter Spannung stehenden MS-Schaltgeräten
US8331081B2 (en) * 2010-11-22 2012-12-11 Eaton Corporation Electrical system, and electrical switching apparatus and shutter assembly therefor
CN102568973B (zh) * 2010-12-22 2015-03-11 上海市电力公司 用于跌落式熔断器带电更换熔丝管的临时连接装置
CN103481792B (zh) * 2013-09-17 2015-09-16 东风汽车公司 一种动力电池的高压配电盒
US11244799B2 (en) * 2018-11-27 2022-02-08 Cummins Power Generation Ip, Inc. Four-way automatic transfer switch
JP7147819B2 (ja) * 2019-10-31 2022-10-05 日新電機株式会社 スイッチギアのロック構造
CN112599378A (zh) * 2020-12-16 2021-04-02 杭州电力设备制造有限公司 一种带绝缘隔板的户内隔离开关
CN112786342B (zh) * 2021-03-25 2022-05-13 安徽五星高新材料有限公司 一种用于隔离开关的支持底座及其使用方法

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3614350A (en) * 1970-07-20 1971-10-19 Gen Electric Shutter arrangement for a switchgear unit
US3896353A (en) * 1974-01-14 1975-07-22 Allen Bradley Co Enclosed high voltage motor control with interlocking elements
US4351990A (en) * 1980-08-01 1982-09-28 Westinghouse Electric Corp. Interphase barrier for switchgear
US4443676A (en) * 1981-11-18 1984-04-17 General Electric Company Interchangeable shield arrangement for a circuit breaker compartment
US4386246A (en) * 1981-12-07 1983-05-31 General Electric Co. Shield assembly for 800 to 1600 ampere circuit breaker compartments
US4447682A (en) * 1982-02-16 1984-05-08 General Electric Company Isolation shields for a 2500-4000 amp circuit breaker compartment
US4424425A (en) * 1983-07-05 1984-01-03 General Electric Company Circuit breaker compartment shield assembly
DE3542979C2 (de) * 1985-12-05 1995-12-21 Sachsenwerk Ag Geschotteter Schaltschrank
DE3544667A1 (de) * 1985-12-13 1987-06-19 Siemens Ag Einschubrahmen mit einer schutzplatte fuer eine trennkontaktanordnung
US4689716A (en) * 1986-07-03 1987-08-25 Electrical Equipment, Inc. Modular barrier assembly
US4791530A (en) * 1987-09-01 1988-12-13 S&C Electric Company Insulating barrier system for switchgear
US4864466A (en) * 1988-06-27 1989-09-05 Bbc Brown Boveri Canada, Inc. Arc-proof shield for switch gear compartment
JPH02107203U (pt) * 1989-02-13 1990-08-27
US5181164A (en) * 1991-12-11 1993-01-19 A. B. Chance Company Compartment barrier for padmounted switchgear
US5181158A (en) * 1991-12-11 1993-01-19 A. B. Chance Phase barrier for padmounted switchgear
US5194840A (en) * 1992-04-22 1993-03-16 General Electric Company Circuit breaker phase current barrier
JP3166366B2 (ja) * 1992-09-10 2001-05-14 富士電機株式会社 負荷開閉器のバリヤ取付け構造
US5327321A (en) * 1993-02-25 1994-07-05 Rosen Gary M Protective shutter assembly for electrical terminals and method of using same
US5742000A (en) * 1993-11-03 1998-04-21 Carolina Power & Light Company Device and method for preventing arcing and resultant flashing during repairs performed inside pad-mounted transformers
US5497287A (en) * 1994-11-14 1996-03-05 General Electric Company Electrical port safety guard mechanism
US5483416A (en) * 1994-12-12 1996-01-09 Hubbell Incorporated Adjustable insulating barrier arrangement for air insulated padmounted switchgear
DE19501928C2 (de) * 1995-01-10 1997-01-23 Siemens Ag Einschubrahmen mit einer Trennkontaktanordnung
US5910757A (en) * 1998-03-25 1999-06-08 Square D Company Phase barrier for use in a multiphase circuit breaker
DE10120749C1 (de) * 2001-04-23 2002-07-11 Siemens Ag Schutzeinrichtung gegen Berühren spannungsführender Kontakte in einem Einschubrahmen eines Schaltgerätes
US6919518B2 (en) * 2002-02-19 2005-07-19 Onan Corporation Phase flux barriers for transfer switch
NL1020581C2 (nl) * 2002-05-13 2003-11-14 Holec Holland Nv Schakelinstallatie voorzien van elektrisch isolerende barriÞre.
DE10356887B3 (de) 2003-10-30 2004-12-16 Dehn + Söhne Gmbh + Co. Kg Anordnung zur Reinigung und Wartung von elektrischen Anlagen im Mittelspannungsbereich
NO324671B1 (no) * 2006-05-05 2007-11-26 Trondheim Energiverk Nett As Fremgangsmate og innretning for vedlikehold av hoyspentbrytere med spenning

Also Published As

Publication number Publication date
EP2016654A1 (en) 2009-01-21
RU2414785C2 (ru) 2011-03-20
NO324671B1 (no) 2007-11-26
DE07747618T1 (de) 2011-04-21
AU2007249039A1 (en) 2007-11-15
DK2016654T3 (en) 2015-06-08
ZA200808999B (en) 2009-10-28
US7649149B2 (en) 2010-01-19
JP2009536513A (ja) 2009-10-08
AU2007249039B2 (en) 2010-07-29
RU2008141512A (ru) 2010-06-10
NO20062006L (no) 2007-11-06
MX2008013960A (es) 2009-03-09
AU2007249039C1 (en) 2010-11-25
CN101438474A (zh) 2009-05-20
NZ572042A (en) 2011-05-27
US20090095610A1 (en) 2009-04-16
EP2016654A4 (en) 2012-03-21
WO2007129905A1 (en) 2007-11-15
KR20090008456A (ko) 2009-01-21
CA2651243A1 (en) 2007-11-15
DE202007019217U1 (de) 2011-04-07
EP2016654B1 (en) 2015-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711316A2 (pt) dispositivo e método para manutenção de mecanismo de distribuição/fusìveis de alta-voltagem em uma instalação
US20100128418A1 (en) Watthour meter socket with secured access high voltage section
KR20090132605A (ko) 전기 커넥터 조립체들 및 조인트 조립체들과 그 사용 방법들
MXPA97005838A (en) Cable tester of bridge of connection to earth protector better
BR102013021508A2 (pt) Processo para a medição de uma resistência de um contato de ligação de um interruptor de potência elétrico
CN102128983A (zh) 输配电线路相位测定方法
KR101941518B1 (ko) 전력량계 교체용 무정전 단자대
CN205489070U (zh) 一种智能反馈配电柜系统
KR102159296B1 (ko) 부스덕트 및 그의 조립방법
CN201413360Y (zh) 110kV及以上断路器回路电阻专用测试工具
US20030119352A1 (en) Medium voltage motor control center springless finger cluster
JP5883363B2 (ja) 点灯及び極性試験用電源装置
CN109633347A (zh) 一种绝缘工器具缺陷检测平台及检测方法
CN208093783U (zh) 低压配电用电气接地连接防脱装置
CN213093585U (zh) 400伏旁路开关及核相电流电压监测装置
CN205681011U (zh) 架空输电线路检修用软梯头组合装置
KR101754344B1 (ko) 배전반용 테스트 터미널 유닛
BR112016028379A2 (pt) sistema de transmissão elétrica e cabo para uma fonte de aterramento acoplada a um supressor
KR101121420B1 (ko) 단선 및 오결선 방지 기능을 갖는 ct 단자대
CN207650288U (zh) 一种具有操作台的智能电容器老化试验柜
CA3022724C (en) Electrical substation safety barrier device and method
O'Brien et al. Prevention Through Design, Strategies To Reduce The Hazards Of Stationary Battery Systems Through Intelligent Design: Copyright Material IEEE Paper No. ESW2021-25
CN105826869A (zh) 架空输电线路检修用软梯头组合装置
Mathur Power circuit elements, their failures and preventions
CN112531390A (zh) 一种电源转接头

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2226 DE 03/09/2013.