BRPI0710227A2 - compartimento e incubadora para alimentação de frangos durante o processo de incubação - Google Patents

compartimento e incubadora para alimentação de frangos durante o processo de incubação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710227A2
BRPI0710227A2 BRPI0710227-5A BRPI0710227A BRPI0710227A2 BR PI0710227 A2 BRPI0710227 A2 BR PI0710227A2 BR PI0710227 A BRPI0710227 A BR PI0710227A BR PI0710227 A2 BRPI0710227 A2 BR PI0710227A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
egg
light source
tray
incubation process
incubator
Prior art date
Application number
BRPI0710227-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Eliezer Hendel
Original Assignee
Milouot Corp For The Dev Of Haifa Bay Settlements Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Milouot Corp For The Dev Of Haifa Bay Settlements Ltd filed Critical Milouot Corp For The Dev Of Haifa Bay Settlements Ltd
Publication of BRPI0710227A2 publication Critical patent/BRPI0710227A2/pt
Publication of BRPI0710227B1 publication Critical patent/BRPI0710227B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K41/00Incubators for poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K31/00Housing birds
    • A01K31/18Chicken coops or houses for baby chicks; Brooders including auxiliary features, e.g. feeding, watering, demanuring, heating, ventilation

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)
  • Fodder In General (AREA)

Abstract

COMPARTIMENTO E INCUBADORA PARA ALIMENTAçãO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAçãO Um método e um compartimento dentro de uma incubadora, capaz de permitir a alimentação de frangos durante o processo de incubação sem reduzir a incubabilidade e a expectativa de sobrevivência. Graças a alimentação imediata após o nascimento, o desenvolvimento durante os primeiros dias dos frangos é significantemente melhorado, resultando em uma melhora significante em seu peso também. Além disso, a acessibilidade ao alimento para os pintinhos é permitida e melhorada imediatamente após seu nascimento graças à uma iluminação adequada e o uso de calhas de alimentação com paredes transparentes.

Description

COMPARTIMENTO E INCUBADORA PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO Estado da técnica conhecido
A presente invenção se refere a um método e compartimento dentro de uma incubadora, capaz de permitir a alimentação de frangos durante o processo de incubação sem reduzir a incubabilidade e a expectativa de sobrevivência. De acordo com o estado da técnica, a maioria dos pintos que nascem dos ovos em uma incubadora são impedidos de imediatamente alcançar seu alimento por causa da estrutura da incubadora, que impede o movimento dos pintos e é escura. A incubadora é escurecida porque a iluminação por meios de iluminação padrão poderia aquecer os ovos que ainda não chocaram e fazer com que se rompam prematuramente. De acordo com o estado da técnica, não há alimentação ou iluminação qualquer nas incubadoras e os frangos só ganham acesso à alimentação quando são movidos para fazendas.
Uma nutrição imediata ao nascimento dos pintos melhora o desenvolvimento durante seus primeiros dias, assim como sua comercialização, em parte pelo aumento dos músculos peitorais. A principal fonte de energia no desenvolvimento do embrião é a gema do ovo. A gema é utilizada em duas formas. Durante os estágios prematuros do desenvolvimento do embrião, o transporte da gema é via endocitose diretamente na circulação. Próximo ao nascimento, a gema é internalizada para dentro da cavidade abdominal e é secretada através da passagem da gema para dentro do pequeno intestino. Esses dois processos funcionam próximos e após o nascimento do frango. A gema é transportada através da passagem da gema e entra a porção distai do pequeno intestino sendo então empurrada por movimentos antiperistálticos em direção a seção proximal do Trato Gastro Intestinal (TGI) alcançando o estômago, onde inicia a digestão. A gema que vai diretamente para a porção distai do pequeno intestino não é hidrolisada e é excretada. Durante este tempo o pinto precisa alterar da dependência da gema para utilização de alimentação exógena. A ingestão de nutrientes imediatamente após o nascimento estimula o transporte da gema através da passagem da mesma para o intestino e crescimento intestinal. De acordo com as práticas comerciais, os frangos são alimentados apenas após 48-72 horas do nascimento. A gema, entretanto, fornece energia para o desenvolvimento do embrião/pinto, crescimento do pequeno intestino e, se for introduzida alimentação logo após o nascimento, é então estimulado o transporte da gema para o TGI e sua utilização. Durante o período pós-nascimento inicial, ocorre o crescimento preferencial do pequeno intestino comparado aos demais órgãos internos, especialmente em frangos com acesso imediato à alimentação e água. Estudos indicam que a disponibilização anterior de alimento resulta em desenvolvimento intestinal mais rápido no período pós-nascimento imediato. A vantagem de crescimento em frangos prematuramente alimentados após a assimilação da gema é mantida durante a idade de comercialização.
Na prática comercial, ovos em uma única bandeja irão eclodir durante um período de 24-36 horas, no qual as aves nascidas ficam sem comida. Tratamentos de incubadora e transporte à fazenda envolvem um período de espera adicional. Desta forma, os frangos são mantidos por 48-72 horas sem acesso a alimentação e água. Durante este tempo os pintos diminuem seu peso em uma taxa aproximada de 4 gramas por 24 horas, devido em parte por perda de umidade assim como utilização da gema. O processo de incubação leva 21 dias e, atualmente, o período de crescimento e engorda leva aproximadamente 42-43 dias, portanto, cada dia de desenvolvimento representa um papel fundamental na performance final. O fornecimento de alimento dentro da incubadora estimula desenvolvimento gastrintestinal, melhorando deste modo à digestão e absorção de nutrientes e diminuindo o período de aclimação da dependência da gema para alimentação exógena. Nutrientes calóricos produzem um aumento considerável no peso corporal (PC) o qual era máximo entre 4-8 dias e então diminuía. Na comercialização, aves com acesso anterior a nutrientes eram 5-8% mais pesados que as demais aves. A percentagem de músculos peitorais foi aumentada em 7-9% nos frangos alimentados prematuramente.
Frangos que possuem acesso imediato à alimentação após o nascimento não são presos por um período de tempo prolongado e assim possuem uma vantagem de bem-estar à maioria das demais aves que esperam até 48 horas antes da alimentação inicial.
Existe, portanto, uma necessidade amplamente reconhecida, e seria altamente vantajoso possuir, aparato e método para alimentar filhotes de variadas aves, tais como galinhas, perus, gansos, e patos, durante o processo de incubação, sem alterar seu tempo de chocagem.
Resumo da invenção
De acordo com a presente invenção, são fornecidos um método e um compartimento dentro de uma incubadora, capaz de permitir que frangos se alimentem durante o processo de incubação, sem redução de incubabilidade e viabilidade. Um teste preliminar usando um compartimento de alimentação e iluminação de pequena escala resultou na melhora de peso corporal imediatamente pós- nascimento até a comercialização.
De acordo com a presente invenção é fornecido um compartimento dentro de uma incubadora, permitindo a alimentação dos pintos durante o processo de incubação, sem redução de incubabilidade e viabilidade, tal compartimento incluindo: (a) uma travessa incubadora de ovos, tendo um fundo de travessa de ovos e ao menos uma parede de travessa de ovos; e (b) ao menos uma calha, tendo um fundo de calha e ao menos uma parede de calha transparente, dispostos dentro da travessa incubadora de ovos.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a calha é uma calha lateral, tendo um fundo de calha lateral.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ainda compreende (c) uma fonte de luz disposta sobre o dito fundo de travessa de ovos.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ao menos uma das calhas laterais é disposta sobre a parede da travessa de ovos.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a fonte de luz inclui: (i) uma fonte central de UV; e (ii) um refletor disposto acima da fonte central de UV.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a fonte de luz inclui: (i) ao menos dois diodos de luz dispersos dentro do compartimento.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ainda compreende: (d) recobrimentos fosfóricos dispostos no fundo da calha lateral; e onde dita fonte de luz é uma fonte de luz fraca.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ainda compreende: (c) uma fonte de luz disposta dentro de dito fundo da travessa de ovos, onde a fonte de luz emite substancialmente calor insuficiente para aquecer os ovos dentro da travessa incubadora de ovos antes da incubação.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a calha é uma calha principal tendo um canal com a forma de uma volta fechada.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a calha é uma parte integrante da estrutura da travessa incubadora de ovos.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a calha é uma parte separada da estrutura da dita travessa incubadora de ovos.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ainda compreende: (c) ao menos uma calha secundária disposta dentro da travessa incubadora de ovos, tendo um fundo e ao menos uma parede transparente.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a fonte de luz inclui: (i) uma fonte central de UV; e (ii) um refletor disposto sobre dita fonte central de UV.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, a fonte de luz inclui: (i) ao menos dois diodos emissores de luz dispersos dentro de dito compartimento.
De acordo com características adicionais na concretização preferencial descrita do compartimento dentro da incubadora, ainda inclui: (d) recobrimentos fosfóricos dispostos no fundo de dita calha lateral; e onde dita fonte de luz é uma fonte de luz fraca.
De acordo com a presente invenção é fornecida uma incubadora incluindo: (a) um compartimento que permite aos frangos se alimentarem durante a incubação sem redução de incubabilidade e viabilidade, que inclui: (i) uma travessa incubadora de ovos com um fundo e ao menos uma parede transparente; e (ii) ao menos uma calha tendo um fundo e ao menos uma parede transparente, disposta dentro da travessa incubadora de ovos; e (iii) uma fonte de luz disposta acima de dito fundo da travessa incubadora de ovos; e (b) um alimentador automático para distribuição automática de alimento para a ao menos uma calha.
Breve descrição dos desenhos
A invenção é a partir de agora descrita, como forma de exemplo apenas, com referência aos desenhos acompanhantes, em que:
A figura 1 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica da calha lateral.
A figura 2 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos incluindo calhas laterais e uma fonte de UV1 de acordo com a presente invenção.
A figura 3 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos incluindo duas calhas laterais e fontes de luz LED, de acordo com a presente invenção.
A figura 4 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos incluindo duas calhas laterais, uma fonte de luz fraca disposta dentro da incubadora e recobrimentos fosfóricos, de acordo com a presente invenção.
A figura 5 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa de ovos, uma calha principal e uma calha secundária, dispostas lado a lado.
A figura 6 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa de ovos, uma calha principal e duas calhas secundárias, dispostas lado a lado e as quais são removíveis, de acordo com a presente invenção.
A figura 7 é uma ilustração esquemática de uma vista superior de uma travessa de ovos, uma calha principal e duas calhas secundárias, dispostas uma dentro da outra, de acordo com a presente invenção.
A figura 8 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte transversal de uma travessa de ovos equipada com uma calha principal integrada, de acordo com a presente invenção.
A figura 9 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte transversal de uma travessa de ovos, uma calha principal removível, e duas calhas secundárias removíveis, de acordo com a presente invenção.
A figura 10 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte transversal de uma calha secundária contendo alimento, de acordo com a presente invenção.
A figura 11 é uma ilustração esquemática de uma vista lateral de um alimentador automático e uma calha lateral, de acordo com a presente invenção.
A figura 12 é uma ilustração esquemática de um corte transversal no alimentador automático, de acordo com a presente invenção.
Descrição da concretização preferencial
A menos que seja definido de outra forma, todos termos técnicos e científicos usados aqui têm o mesmo significado comumente compreendido por uma pessoa com habilidades ordinárias na técnica a qual esta invenção pertence. Os materiais, dimensões, métodos e exemplos fornecidos aqui são apenas ilustrativos e não devem ser entendidos como limites.
A invenção é a partir de agora descrita, como forma de exemplo apenas, com referência aos desenhos acompanhantes. Em referência específica agora ao desenho no detalhe, é ressaltado que os particulares apresentados são para exemplificação e discussão ilustrativa da concretização preferencial da presente invenção apenas, e são mostrados com o objetivo de fornecer o que se acredita ser a descrição mais útil e de fácil entendimento dos princípios e aspectos conceituais da invenção. Neste sentido, não há tentativas de mostrar detalhes estruturais da invenção mais detalhadamente do que seria necessário para uma compreensão fundamental da invenção, sendo, a partir da descrição em conjunto aos desenhos, evidente para aqueles hábeis na técnica as diversas formas de concretização da invenção na prática. Por todos os desenhos, caracteres de referência são usados para designar elementos.
A lista a seguir é uma legenda da numeração nas ilustrações da invenção:
100 calha lateral (alimentador)
101 calha principal
102 calha secundária
200 travessa de incubação de ovos
300 compartimento dentro de uma incubadora
400 alimentador automático
11 parede de calha transparente
12 fundo de calha
13 LEDs
14 fonte de UV
15 refletor
16 fonte de luz fraca
17 recobrimentos fosfóricos
19 canal de alimentação 20 alimento
21 fundo da travessa de ovos
22 parede da travessa de ovos
30 container de armazenamento de alimento
31 dispensa de porção de alimento
32 funil
33a primeiro sensor
33b segundo sensor
33c terceiro sensor
Em referência aos desenhos, a figura 1 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica da calha lateral 100, servindo como um alimentador, de acordo com a presente invenção. A ilustração mostra um receptáculo retangular raso e longo, parede de calha transparente 11, capaz de conter alimento a qual é encaixada ao longo das laterais das travessas de ovos dentro da incubadora (não mostrada na ilustração), e o fundo da calha 12.
A figura 2 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos 200, de acordo com a presente invenção, às laterais da qual são anexadas duas calhas laterais 100.
De acordo com a presente invenção, uma calha lateral 100 ou mais (por exemplo, quatro) podem ser dispostas dentro da travessa de incubação de ovos 200, anexadas às suas laterais ou em qualquer outro local adequado.
As paredes de calha 11 podem ser construídas como calhas separadas, por exemplo, ao longo das laterais da travessa de ovos 200, como ilustrado na figura, ou pode ser construída como uma parte integral da travessa de ovos 200. Uma incubadora pode conter uma travessa de ovos 200, ou uma quantidade maior, por exemplo, diversos grupos de travessas de ovos 200 dispostas uma ao lado da outra, com cada grupo incluindo diversas travessas de ovos, por exemplo, quinze dispostas uma sobre a outra.
Uma fonte de UV central 14 e um refletor 15 são dispostos em um local adequado na incubadora de acordo com a presente invenção, de forma a suprir iluminação aos pintos chocados sem aquecer os ovos antes de eclodirem.
A travessa de ovos 200, calhas laterais 100, fonte de UV central 14 e o refletor 15 são partes de um compartimento dentro da incubadora 300.
A figura 3 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos 200, de acordo com a presente invenção. Esta ilustração demonstra fontes de luz, incluindo LEDs 13, as quais podem ser dispersas dentro da incubadora, de forma a suprir iluminação aos pintos chocados sem aquecer os ovos antes de eclodirem.
A figura 4 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa incubadora de ovos 200, de acordo com a presente invenção. Esta ilustração mostra uma fonte de luz fraca 16 disposta dentro da incubadora e recobrimentos fosfóricos 17 no fundo da calha 12, pela qual a adição fornece iluminação aos pintos chocados sem aquecer os ovos antes de eclodirem.
Como utilizado aqui nas especificações e reivindicações, o termo luz fraca se refere a uma luz que é forte o suficiente para que os frangos sejam capazes de localizar o alimento, entretanto, não tão forte que possa agitá-los.
A figura 5 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa de ovos 200, uma calha principal 101 e uma calha secundária 102, dispostas lado a lado. A calha principal 101 e a calha secundária 102, como mostrado na ilustração, são unidades separadas, as quais podem ser dispostas dentro da travessa de ovos 200, e ser removidas com o propósito de limpar entre as incubações, para manter a higiene da travessa de ovos 200 ou para qualquer outro propósito. A forma da calha principal 101 pode ser conforme mostrado na ilustração, nomeadamente um longo canal na forma de quatro lados de um retângulo, ou qualquer outra forma adequada. A forma da calha secundária 102 pode ser conforme mostrado na ilustração, nomeadamente um canal linear, ou qualquer outra forma adequada. Devido a propósitos de iluminação, as paredes das calhas principal 101 e secundária 102 podem ser transparentes a uma extensão suficientes para os comprimentos de onda usados para a iluminação. O material da estrutura pode ser plástico, composto ou outros materiais adequados.
Note a diferença nesta calha principal 101, que possui uma estrutura de uma peça, cercando quatro lados da travessa de incubação de ovos 200, ou a uma certa distância delas ao invés de peças individuais, tais como duas, ou quatro ou outro número de calhas laterais 100, colocadas na travessa de ovos 200, como mostrado nas Figs. 2, 3 e 4.
A figura 6 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de uma travessa de ovos 200, uma calha principal 101 e duas calhas secundárias 102, as quais são dispostas uma dentro da outra e são removíveis, de acordo com a presente invenção. O local e a quantidade de calhas principais 101 e calhas secundárias 102 podem variar e são escolhidos e determinados de acordo com a necessidade e requerimentos, tais como conservação de espaço, com o propósito de liberar espaço para os frangos, ou alternativamente melhorar o acesso ao alimento pelos frangos. Um exemplo de uma configuração selecionada é a localização de uma calha principal 101 dentro da travessa de ovos 200 com dimensões menores do que esta travessa de ovos 200 e a uma distância considerável das paredes da travessa de ovos 200, de forma que os pintos têm acesso aos seus canais de todos os lados. Além disso, diversas calhas secundárias 102 são dispostas dentro do retângulo interno formado pelos canais da travessa de ovos 200. Estas calhas secundárias 102 tem dimensões geométricas pequenas de uma vista superior relativa a travessa de ovos 200, e propiciam acesso melhorado ao alimento pelos frangos. Note-se que a quantidade de calhas secundárias 102 pode também ser selecionada pela necessidade, e pode ser nenhuma, uma ou mais.
A figura 7 é uma ilustração esquemática de uma vista superior de uma travessa de ovos 200, uma calha principal 101 e duas calhas secundárias 102, dispostas uma dentro da outra, de acordo com a presente invenção. A ilustração mostra uma linha de secção lateral marcada a-a.
A figura 8 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte lateral a-a de uma travessa de ovos 200, equipada com uma calha principal integrada 101, de acordo com a presente invenção. Neste caso, a calha principal 101 é construída diretamente dentro da travessa de ovos 200 como uma peça contínua. A travessa de ovos 200 tem um fundo 21 com uma forma geométrica, a qual pode, por exemplo, ser retangular, ou com uma linha de contorno externa curvada, e paredes 22.
A figura 9 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte lateral a-a de uma travessa de ovos 200, uma calha principal removível 101, e duas calhas secundárias removíveis 102, de acordo com a presente invenção.
A figura 10 é uma ilustração esquemática de uma vista isométrica de um corte lateral a-a de uma calha secundária 102 contendo alimento 20, de acordo com a presente invenção. Esta ilustração mostra uma estrutura típica possível de calha secundária 102 a qual é também adequada à estrutura de calha principal 101 e incluindo paredes de calha transparente 11, e o fundo da calha 18, a qual forma um canal de alimentação 19 na qual pode ser colocado alimento 20.
As soluções para a iluminação descritas acima podem ser adaptadas a toda e qualquer configuração possível, incluindo as combinações acima de cada travessa de ovos e cada calha, assim como outras descritas neste pedido de patente e todas outras na essência da presente invenção.
A figura 11 é uma ilustração esquemática de uma vista lateral de um alimentador automático 400 e uma calha lateral 100, de acordo com a presente invenção. De acordo com a presente invenção, o alimento pode ser distribuído automaticamente às calhas de forma a fazer com que a alimentação seja mais eficiente e menos sazonal em comparação com a alimentação manual.
Alimentador automático 400 pode ainda incluir um container de armazenamento de alimento 30 na sua parte superior, um funil 32 na sua parte inferior, e uma dispensa de porção de alimento 31 no meio. Além disso, a ilustração também mostra três sensores, senso o primeiro sensor 33a, disposto a um nível adequado na parede do container de armazenamento de alimento 30 para controlar a quantidade de alimento no container, o segundo sensor 33b para controlar a quantidade de alimento preenchido em cada calha, e um terceiro sensor 33c disposto em uma das paredes da calha lateral 100 para controlar a quantidade de alimento na calha lateral 100 e controlar a posição do funil 32 sobre ela.
Em uma incubadora que contenha mais que um nível de compartimentos, os compartimentos, incluindo a travessa de ovos e as calhas, podem ser puxadas para fora como uma prateleira e disposta embaixo do funil 32 para preencher as calhas com alimento.
O alimentador automático pode ainda incluir uma fonte de energia elétrica, motores elétricos e um sistema de controle, não mostrados na ilustração.
A ilustração mostra uma linha de secção lateral marcada b-b.
A figura 12 é uma ilustração esquemática de uma secção lateral b-b no funil 32 do alimentador automático, de acordo com a presente invenção. Esta secção descreve uma das muitas concretizações possíveis, aplicável no caso específico mostrado para preencher com alimento quatro calhas laterais 100, possibilitando o preenchimento de cada uma das calhas simultaneamente ou separadamente. O funil 32 pode ser usado de uma maneira similar com diferentes formas de secção, adequadas para a posição, forma e dimensões das calhas relevantes.
Foram realizados testes para atestar a eficiência de usar a calha lateral 100 de acordo com a presente invenção usando uma fonte de luz externa. Travessas especializadas foram instaladas na incubadora no 18° dia de incubação. Isto permitiu o acesso imediato à alimentação para os pintos que chocaram mais cedo.
A testagem consistiu em 4 tratamentos, os quais incluíram aves imediatamente alimentadas e aves mantidas sem alimento por um período, assim como machos e fêmeas. Antes de serem colocados no local da experiência, as aves foram individualmente pesadas. A tabela 1 indica o peso corporal durante a testagem.
Tabela 1: Efeito de alimentação imediata no peso do nascimento aos 36 dias
<table>table see original document page 17</column></row><table>
Os resultados desta testagem indicam uma melhora significativa no peso corporal do macho aos 36 dias nas aves alimentadas imediatamente (6%) se comparadas às aves mantidas sem alimento por um período. As fêmeas que receberam alimentação imediata ao nascimento tiveram seu peso corporal melhorado aos 36 dias em 2,8% se comparadas ao controle.
A alimentação prévia se mostrou nos estudos como fator de melhoramento no desenvolvimento imediato e posterior dos frangos. Estes pintos alcançaram um desenvolvimento de carcaça e peso corporal melhorado, incrementando sua comercialização e conseqüentemente o rendimento e substancialidade da indústria.
Uma testagem adicional examinou a eficácia de utilizar uma calha alimentadora de quatro lados com fontes de luz externas. Similar ao teste 1, travessas especializadas foram instaladas em uma incubadora no 18° dia da incubação. Isto permitiu o acesso imediato à alimentação aos pintos recém-nascidos.
O teste consistiu em 5 tratamentos, os quais incluíram aves macho imediatamente alimentadas e aves macho mantidas sem alimento por um período, com diferentes fontes de luz externa. Antes de serem colocados no local da experiência, as aves foram individualmente pesadas. A tabela 2 indica o peso corporal durante a testagem.
Tabela 2: Efeito de alimentação imediata no peso do nascimento aos 37 dias
<table>table see original document page 18</column></row><table> <table>table see original document page 19</column></row><table>
Os dados foram analisados usando o modelo linear geral JMP 5.01 (SAS Institute, Inc.). Os meios de tratamento foram comparados pelo teste Tukey e significância foi baseada em nível de probabilidade 0.05. Meios em colunas sem letras em comum diferem (P<0.05).
Meios nas colunas da tabela com letras diferentes nos parênteses diferem estatisticamente, i.e. aqueles resultados com (a) dentro da mesma coluna são estatisticamente diferentes daqueles resultados com (ab) ou (b) ou (bc) ou (c). Neste caso, (a) foi o melhor resultado, enquanto (c) mostrou uma performance significantemente inferior.
Os resultados deste teste indicam uma melhora significativa no peso corporal aos 37 dias nas aves apenas alimentadas imediatamente (5.8%) se comparadas às aves de controle negativo. Pintos que receberam alimentação imediata após o nascimento com uma fonte de iluminação externa branca tiveram uma melhora no peso corporal aos 37 dias de 6.7% se comparadas às aves de controle negativo.
Nossos testes demonstraram que a utilização destas travessas especializadas de alimentação e iluminação dentro da incubadora, de acordo com a presente invenção, provê um acesso fácil ao alimento para os frangos recém-nascidos, enquanto não diminui a incubabilidade e a expectativa de sobrevivência. A alimentação imediata estimula o desenvolvimento intestinal e melhora o peso corporal inicial, o qual persiste até a comercialização.
Uma fonte de luz adequada de acordo com a presente invenção poderia ser qualquer luz não-aquecedora externa em um espectro de luz que seja visível aos frangos.
A fonte de luz pode ser colocada em diversos locais dentro da incubadora, tais como na calha, na carruagem da incubadora, ou em algum lugar dentro da incubadora, desde que a luz atraia a atenção dos pintos.
Apesar de a invenção ter sido descrita em conjunto com específicas concretizações, é evidente que diversas alternativas, modificações e variações serão aparentes para aqueles hábeis na técnica. Deste modo, pretende-se abranger todas ditas alternativas, modificações e variações que caiam dentro da essência e amplitude de escopo das reivindicações em anexo.

Claims (16)

1. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO caracterizado por compreender: (a) uma travessa incubadora de ovos, tendo um fundo de travessa de ovos e ao menos uma parede de travessa de ovos; e (b) ao menos uma calha, tendo um fundo de calha e ao menos uma parede de calha transparente, dispostos dentro de dita travessa incubadora de ovos.
2. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por dita calha ser uma calha lateral, tendo um fundo de calha lateral.
3. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 2 e ainda caracterizado por ainda compreender (c) uma fonte de luz disposta sobre o dito fundo de travessa de ovos.
4. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por ao menos uma de ditas calhas laterais ser disposta sobre a parede da travessa de ovos.
5. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por dita fonte de luz incluir; (i) uma fonte central de UV; e (ii) um refletor disposto acima da fonte central de UV.
6. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por dita fonte de luz incluir; (i) ao menos dois diodos de luz dispersos dentro dito compartimento.
7. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por ainda compreender: (d) recobrimentos fosfóricos no dito fundo da calha lateral; e onde dita fonte de luz é uma fonte de luz fraca.
8. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por ainda compreender: (c) uma fonte de luz disposta dentro de dito fundo da travessa de ovos, onde dita fonte de luz emite substancialmente calor insuficiente para aquecer os ovos dentro de dita travessa incubadora de ovos antes da incubação.
9. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por dita calha ser uma calha principal tendo um canal com a forma de uma volta fechada.
10. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por dita calha ser uma parte integrante da estrutura da dita travessa incubadora de ovos.
11. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por dita calha ser uma parte separada da estrutura da dita travessa incubadora de ovos.
12. COM PARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por compreender (c) ao menos uma calha secundária disposta dentro da travessa incubadora de ovos, tendo um fundo e ao menos uma parede transparente.
13. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por dita fonte de luz incluir: (i) uma fonte central de UV; e (ii) um refletor disposto sobre dita fonte central de UV.
14. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por dita fonte de luz incluir: (i) ao menos dois diodos emissores de luz dispersos dentro de dito compartimento.
15. COMPARTIMENTO PARA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por dita fonte de luz incluir: (d) recobrimentos fosfóricos dispostos no fundo de dita calha lateral; e onde dita fonte de luz é uma fonte de luz fraca.
16. INCUBADORA caracterizada por compreender: (a) um compartimento que permite aos frangos se alimentarem durante a incubação sem redução de incubabilidade e viabilidade, que inclui: (i) uma travessa incubadora de ovos com um fundo e ao menos uma parede transparente; e (ii) ao menos uma calha tendo um fundo e ao menos uma parede transparente, disposta dentro da travessa incubadora de ovos; (iii) uma fonte de luz disposta acima de dito fundo da travessa incubadora de ovos; e (b) um alimentador automático para distribuição automática de alimento e pelo menos uma travessa.
BRPI0710227A 2006-03-29 2007-03-22 compartimento e incubadora para alimentação de frangos durante o processo de incubação BRPI0710227B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US78673306P 2006-03-29 2006-03-29
US60/786,733 2006-03-29
PCT/IL2007/000372 WO2007110861A2 (en) 2006-03-29 2007-03-22 Apparatus and method for feeding chicks during the hatching process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0710227A2 true BRPI0710227A2 (pt) 2011-12-20
BRPI0710227B1 BRPI0710227B1 (pt) 2017-04-25

Family

ID=38541529

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710227A BRPI0710227B1 (pt) 2006-03-29 2007-03-22 compartimento e incubadora para alimentação de frangos durante o processo de incubação

Country Status (19)

Country Link
US (3) US8272352B2 (pt)
EP (1) EP1998611B1 (pt)
JP (2) JP5268180B2 (pt)
CN (1) CN101494972B (pt)
AU (1) AU2007230654B2 (pt)
BR (1) BRPI0710227B1 (pt)
CA (1) CA2645616C (pt)
DK (1) DK1998611T3 (pt)
ES (1) ES2702355T3 (pt)
HU (1) HUE040626T2 (pt)
MX (1) MX2008011548A (pt)
NZ (1) NZ571086A (pt)
PL (1) PL1998611T3 (pt)
PT (1) PT1998611T (pt)
RU (1) RU2444186C2 (pt)
TR (1) TR201900043T4 (pt)
UA (1) UA95280C2 (pt)
WO (1) WO2007110861A2 (pt)
ZA (1) ZA200807636B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018165730A1 (pt) * 2017-03-16 2018-09-20 Bichara Tuffi Sistema em circuito fechado para nutrição líquida, hidratação, inoculação de microbiota benéfica e carreador para outros agentes beneficos, para aves recém-eclodidas, durante a fase de nascedouro até o momento da expedição

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2528920T3 (es) 2008-02-25 2015-02-13 Hatchtech Group B.V. Uso de un separador ciclónico y cámara climática para incubar huevos y/o mantener aves de corral
US10251372B2 (en) 2010-04-20 2019-04-09 Hatchtech Group B.V. Accommodation for chicken
EP2560480B1 (en) * 2010-04-20 2015-05-13 HatchTech Group B.V. Method for brooding poultry
US10455819B2 (en) 2012-12-11 2019-10-29 Signify North America Corporation Methods for controlling sex of oviparous embryos using light sources
US11172656B2 (en) 2012-12-11 2021-11-16 Signify Holding B.V. Methods for controlling sex of oviparous embryos using light sources
US11140879B2 (en) 2012-12-11 2021-10-12 Signify North America Corporation Methods for controlling sex of oviparous embryos using light sources
AU2013359383B2 (en) 2012-12-11 2018-03-01 Signify North America Corporation Controlling sex of oviparous embryos using light
JP6098010B2 (ja) * 2013-02-07 2017-03-22 徳島県 家禽飼育方法
USD707823S1 (en) 2013-03-28 2014-06-24 Miller Manufacturing Company Incubator housing
NL2012322C2 (en) * 2014-02-25 2015-08-26 Hatchtech Group Bv Process for producing young chicken.
CA2930480A1 (en) 2015-05-26 2016-11-26 Life-Science Innovations, Llc Stackable poultry container system and method
USD800970S1 (en) 2015-05-26 2017-10-24 Life-Science Innovations, Llc Poultry container floor with waste apertures
WO2017048771A1 (en) * 2015-09-15 2017-03-23 Zdenko Grajcar Promoting biological responses in incubated eggs
USD800969S1 (en) * 2015-11-30 2017-10-24 Dragon Strand LLC Accessory mounting ledge for animal enclosure
BE1023693B1 (nl) * 2016-06-15 2017-06-16 Vervaeke-Belavi Nv Werkwijze voor het produceren van kuikens
NL2017735B1 (en) * 2016-11-07 2018-05-23 Pas Reform Bv Method for providing nutrition and water to newly hatched birds or reptiles
NL2019037B1 (en) 2017-06-08 2018-12-17 Pas Reform Bv Disposable package for feed and drink for newly hatched birds
NL2019188B1 (en) 2017-07-05 2019-01-16 Pas Reform Bv Hatcher basket with external feed troughs
DE202018102779U1 (de) 2018-05-18 2019-09-04 Big Dutchman International Gmbh Brutvorrichtung für das Ausbrüten und die Aufzucht von Küken
CN109006572A (zh) * 2018-08-10 2018-12-18 颜伟锦 一种自动供料的养鸡设备

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US508808A (en) * 1893-11-14 Incubator
US1395955A (en) * 1919-10-03 1921-11-01 Gentis Herman Incubator
US1548478A (en) * 1924-01-28 1925-08-04 James L Nix Egg tray
US1827530A (en) * 1927-12-27 1931-10-13 Carrier Engineering Corp Method and apparatus for producing artificial climates
US2007917A (en) * 1931-04-13 1935-07-09 Mcgrew Machine Company Brooder
US2114460A (en) * 1936-10-23 1938-04-19 Maurice H Biederman Service tray
US2496433A (en) * 1943-12-22 1950-02-07 Frank Vlchek Jr Combination incubator and brooder
US2593029A (en) * 1946-03-28 1952-04-15 Holdredge Harley Combined brooder and runs
US2526939A (en) * 1947-07-18 1950-10-24 Edwards Clark Incubator brooder
US2628590A (en) * 1949-09-20 1953-02-17 Allen E Wood Brooder structure
US2630098A (en) 1951-05-18 1953-03-03 Waniewski Matthew Poult feeder
US2909152A (en) * 1957-09-19 1959-10-20 Cordis Nat Chick-viewing, heat-conserving hover
US3086499A (en) * 1961-01-13 1963-04-23 Dilley William Wind oriented marauder-proof bird feeder
US3088436A (en) * 1962-04-16 1963-05-07 Lyon James Display incubator and brooder
US3396703A (en) * 1965-08-12 1968-08-13 Harry B. Trussell Poultry hatching apparatus
US3903851A (en) * 1968-12-23 1975-09-09 Us Industries Inc Containerized production of poultry
US3800746A (en) * 1972-04-06 1974-04-02 J Stidham Automatic feed dispensing apparatus
US4241700A (en) * 1979-01-19 1980-12-30 Cobb Richard H Method and apparatus for simultaneous distribution of poultry feed
US4378758A (en) * 1979-06-29 1983-04-05 Gerald L. Smith Incubation method and process
US4292929A (en) * 1979-12-28 1981-10-06 Tellers Donald W Calf incubator
US4606299A (en) 1984-12-12 1986-08-19 Emil Grumbach Incubator apparatus
SU1703679A1 (ru) * 1986-04-21 1992-01-07 Специальное Конструкторско-Технологическое Бюро С Опытным Производством Института Проблем Криобиологии И Криомедицины Ан Усср С @ - инкубатор
RU2102873C1 (ru) * 1991-11-27 1998-01-27 Владимир Иванович Павлов Инкубатор
JPH0582261U (ja) * 1992-04-13 1993-11-09 株式会社ダイカロン化工 鶏舎用給餌樋装置
US5251574A (en) * 1992-12-16 1993-10-12 The Marmon Corporation Of Canada, Ltd. Method and apparatus for increasing the quantity and improving the quality of hatchlings incubated and hatched under artificial conditions by exposing the eggs to natural sounds
GB2298117B (en) * 1995-02-25 1998-11-04 C J Wildbird Foods Limited Food dispenser
US5928686A (en) * 1995-06-07 1999-07-27 Novus International, Inc. Nutrient formulation and process for feeding young poultry and other animals
US5985336A (en) * 1995-06-07 1999-11-16 Novus International, Inc. Nutrient formulation and process for feeding young poultry and other animals
JP4791622B2 (ja) * 2000-08-09 2011-10-12 伊藤忠飼料株式会社 給餌器具および給餌方法
US20050284405A1 (en) * 2004-05-24 2005-12-29 Sara Pomakoy-Poole Animal carrier
US7448347B2 (en) * 2005-12-16 2008-11-11 Simon Nicholas Richmond Illuminated hummingbird feeder
RU50421U1 (ru) * 2005-07-12 2006-01-20 ЗАО Акционерное общество "Научно-производственная компания "АВЕРС" Водно-световая ванна-инкубатор для новорожденных и недоношенных детей
CN100444727C (zh) 2005-12-26 2008-12-24 安徽农业大学 药用地鳖虫无基质饲养方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018165730A1 (pt) * 2017-03-16 2018-09-20 Bichara Tuffi Sistema em circuito fechado para nutrição líquida, hidratação, inoculação de microbiota benéfica e carreador para outros agentes beneficos, para aves recém-eclodidas, durante a fase de nascedouro até o momento da expedição

Also Published As

Publication number Publication date
US8904964B2 (en) 2014-12-09
JP2009531058A (ja) 2009-09-03
CN101494972A (zh) 2009-07-29
US8272352B2 (en) 2012-09-25
US8196548B2 (en) 2012-06-12
NZ571086A (en) 2011-07-29
RU2444186C2 (ru) 2012-03-10
CN101494972B (zh) 2012-09-26
CA2645616A1 (en) 2007-10-04
TR201900043T4 (tr) 2019-01-21
UA95280C2 (ru) 2011-07-25
PL1998611T3 (pl) 2019-06-28
CA2645616C (en) 2015-11-10
US20090199780A1 (en) 2009-08-13
EP1998611A2 (en) 2008-12-10
US20120272918A1 (en) 2012-11-01
EP1998611A4 (en) 2012-03-28
MX2008011548A (es) 2008-12-16
BRPI0710227B1 (pt) 2017-04-25
JP5268180B2 (ja) 2013-08-21
DK1998611T3 (en) 2018-12-03
US20120042829A1 (en) 2012-02-23
WO2007110861A3 (en) 2009-04-09
AU2007230654A1 (en) 2007-10-04
JP2013063077A (ja) 2013-04-11
JP5483644B2 (ja) 2014-05-07
PT1998611T (pt) 2019-01-08
HUE040626T2 (hu) 2019-03-28
ES2702355T3 (es) 2019-02-28
AU2007230654B2 (en) 2013-02-28
EP1998611B1 (en) 2018-10-10
WO2007110861A2 (en) 2007-10-04
ZA200807636B (en) 2009-07-29
RU2008138369A (ru) 2010-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710227A2 (pt) compartimento e incubadora para alimentação de frangos durante o processo de incubação
ES2939620T3 (es) Método para transferir huevos preincubados a un galpón avícola y máquina de transferencia utilizada con el mismo
Shafey et al. In ovo feeding of carbohydrates and incubated at a high incubation temperature on hatchability and glycogen status of chicks
ES2260304T3 (es) Metodo para producir y criar aves, asi como disposicion de incubadora y granja avicola para ejecutar el metodo.
da Silva et al. Day-old chicken quality and performance of broiler chickens from 3 different hatching systems
CN107306884A (zh) 一种高产蛋鸡养殖方法
Nahm Effects of storage length and weight loss during incubation on the hatchability of ostrich eggs (Struthio camuelus)
Machado et al. Effects of breeder age on embryonic development, hatching results, chick quality, and growing performance of the slow-growing genotype
Salahi et al. Effects of in ovo injection of butyric acid in broiler breeder eggs on hatching parameters, chick quality and performance
Güz et al. Effects of organic macro and trace minerals in fast and slower growing broiler breeders’ diet on offspring growth performance and tibia characteristics
Onbaşılar et al. Differences in egg nutrient availability and embryo development in white layer breeder genotypes
Duncan The domestic fowl
Weaver et al. Falcon propagation
ES2355955T3 (es) Dispositivo y método para suministrar comida.
CN108834963A (zh) 宽体金线蛭孵化开口一体化技术
Wijnen et al. Broiler resilience to colibacillosis is affected by incubation temperature and post-hatch feeding strategy
Adame et al. Review on Egg Handling and Management of Incubation and Hatchery Environment
IL194067A (en) Cell inside incubator
Hilal et al. The Effect of the Storage Period of Hatching Eggs on the Date and Specifications of Hatching and Hatching Chicks for Broilers
CN213486317U (zh) 一种畜牧养殖用可消毒恒温育崽箱
CN103262825B (zh) 培育鸡的方法
Abeysinghe Adaptation to the pullet-rearing environment by providing lighting during embryo development
Murzalina Quality and safety of meat and meat products
Brown Kitting out an exotics ward
Heidloff A broiler growing and management program for the Yemen Arab Republic

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements

Free format text: APRESENTE DOCUMENTOS COMPROBATORIOS DA ALTERACAO NO QUADRO DE DEPOSITANTES ENTRE A PETICAO INICIAL E A PUBLICACAO WO2007/110861 DE 04/10/2007, ALTERADA PELO FORMULARIO PCT/IB/306 DE 09/09/2008.

B06G Technical and formal requirements: other requirements

Free format text: EM ADITAMENTO A EXIGENCIA PUBLICADA NA RPI NO 2066 DE 10/082010, APRESENTE DOCUMENTO QUE COMPROVE A EXCLUSAO DE "ELIEZER HENDEL" DO QUADRO DE DEPOSITANTES, UMA VEZ QUE O MESMO CONSTA DA PUBLICACAO INTERNACIONAL WO2007/110861.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HATCHTECH GROUP B.V. (NL)

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted