BRPI0709376A2 - gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias - Google Patents

gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709376A2
BRPI0709376A2 BRPI0709376-4A BRPI0709376A BRPI0709376A2 BR PI0709376 A2 BRPI0709376 A2 BR PI0709376A2 BR PI0709376 A BRPI0709376 A BR PI0709376A BR PI0709376 A2 BRPI0709376 A2 BR PI0709376A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheel
wheels
rail
limits
adjustment
Prior art date
Application number
BRPI0709376-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jeffrey Paul Moffett
Larry Moneymaker
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BRPI0709376A2 publication Critical patent/BRPI0709376A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61KAUXILIARY EQUIPMENT SPECIALLY ADAPTED FOR RAILWAYS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B61K9/00Railway vehicle profile gauges; Detecting or indicating overheating of components; Apparatus on locomotives or cars to indicate bad track sections; General design of track recording vehicles
    • B61K9/12Measuring or surveying wheel-rims
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T82/00Turning
    • Y10T82/14Axial pattern

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Length Measuring Devices By Optical Means (AREA)

Abstract

<B>Gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias<D>.Um sistema (10) para fornecer recomendações de ajuste deroda ferroviária, com base nas medições feitas na roda ferroviária, inclui um dispositivo de entrada (11) para a entrada das informações no sistema. O sistema também inclui um processador (12) para receber as dimensões medidas (14) da roda ferroviária, para as respectivas rodas de um veículo ferroviário a partir do dispositivo de entrada e uma memória (16) em comunicaçâo com o processador, para armazenar uma base de regras (18) compreendendo as regras para realizar o ajuste da roda ferroviária. O sistema ainda compreende uma lógica (20) executável pelo processador para acessar a base de regras armazenada na memória, para identificar as rodas que precisam de ajuste de acordo com as regras da base de regras e nas dimensões medidas da roda ferroviária, e para fazer recomendações de ajuste de roda de acordo com as regras da base de regras.

Description

Gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias.
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção se refere, em geral, ao campo dos transportes ferroviários e, mais em particular, ao gerenciamento dos serviços de manutenção em rodas de veículos ferroviários.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Um trem típico inclui uma ou mais locomotivas que puxam uma pluralidade de carros ferroviários. Cada veículo no trem inclui uma pluralidade de rodas, as quais rolam ao longo de um trilho metálico conforme o trem é propelido ao longo da linha. Uma interação apropriada entre a roda e o trilho é crítica em relação à segurança, a confiabilidade e a eficiência da operação do trem.
Um trilho inclui uma flange de montagem de base, um topo de trilho que faz contato com a roda do veículo e uma flange que liga a flange ao topo. Uma roda de veículo inclui um cubo central montado no eixo do veículo, um disco que se estende para fora a partir do cubo e um anel externo que envolve o disco e que faz contato com o trilho. Um conjunto de roda de um trem inclui duas rodas ligadas em extremidades opostas de um eixo, a partir dos seus respectivos cubos. O anel inclui uma pista com diâmetro externo que pode ser plano ou cônico e uma flange que se estende para fora a partir do lado de baixo da pista. A pista desliza ao longo da superfície do topo do trilho de modo a suportar o peso vertical do veículo. A flange se estende pela, e faz contato com, a lateral do topo do trilho de modo a fornecer o suporte lateral para permitir que a roda siga ao longo da trajetória do topo do trilho. As flanges são previstas somente em um lado de cada roda, ao longo do lado de dentro da roda.
As rodas dos veículos ferroviários sofrem de desgaste, com o passar do tempo, devido ao seu contato com o trilho. A pista se desgasta como resultado do seu contato com o topo do trilho, em particular no caso de patinação da roda com relação ao trilho durante os eventos de aceleração e de frenagem. As flanges de roda irão se desgastar devido ao seu contato com a superfície interna do topo de trilho, em particular nas curvas e nos desvios. Por conseqüência, o desgaste das rodas ferroviárias deve ser monitorado de modo a assegurar que as dimensões da roda submetida ao desgaste sejam suficientes para um seu uso com segurança.
As dimensões das rodas ferroviárias, tais como a espessura do anel, a espessura da flange, a altura da flange e o diâmetro do anel de uma roda ferroviária estão sujeitas aos limites dimensionais impostos pela Administração Federal de Ferrovias (FRA) dos Estados Unidos. Tais limites dimensionais podem estar baseados nos membros de um conjunto de rodas em um truque e/ou em um veículo ferroviário, e na eventualidade do eixo do conjunto de rodas ter ou não sido calçado. Quando as dimensões de uma roda se desgastam para um valor abaixo de um limite dimensional, aroda deve ser usinada até uma dimensão aceitável e/ou instalado um calço no eixo de modo a que a roda volte a satisfazer os requisitos dimensionais. Caso não exista material suficiente deixado na roda para suportar uma outra usinagem, ou os calços não podem ser usados para aumentar a vida útil de um conjunto de rodas, o conjunto de rodas deve ser condenado. Ainda mais, as dimensões da roda devem ser verificadas com relação às dimensões das outras rodas do mesmo truque do veículo ferroviário e das outras rodas dos outros truques do veículo ferroviário de modo a garantir que as diferenças dimensionais entre as rodas não excedam um valor limite predeterminado para a diferença. Por exemplo, as regras da FRA relativas ao ajuste [truing] das rodas podem indicar que não exista uma diferença maior que 0,75 polegadas [cerca de 1,9 cm] entre os diâmetros dos anéis para as rodas de um mesmo truque e não mais de 1,25 polegadas [cerca de 3,2 cm] de diferença entre os diâmetros dos anéis de todas as rodas de uma locomotiva. Além do mais, a presença de calços pode alterar os requisitos relativos ao limite para a dimensão das rodas e ao limite para a diferença entre as dimensões das rodas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 mostra um diagrama esquemático de um exemplo de um sistema para fornecer automaticamente as recomendações de ajuste das rodas ferroviárias com base nas medições das rodas ferroviárias e nos ajustes [truing] das rodas; e
- A figura 2 mostra um exemplo de uma interface gráfica de usuário (GUI) para fornecer as recomendações de ajuste das rodas ferroviárias com base nas medições feitas nas rodas ferroviárias e nas regras de ajuste.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Tipicamente, as decisões relativas à manutenção das rodas ferroviárias são tomadas pelo pessoal de manutenção com base nas dimensões medidas das rodas, reconhecidas pelo pessoal de manutenção como estando fora das especificações. Com base nas dimensões medidas das rodas e no conhecimento das regras de ajuste [truing rules] das rodas, então o pessoal de manutenção calcula manualmente as recomendações de ajuste das rodas com base em atividades propostas de ajuste e o resultado efetivo das diferenças permitidas entre as rodas ajustadas e as outras rodas do truque e/ou da locomotiva. Contudo, tais recomendações de ajuste manualmente derivadas tendem a estarem erradas devido a cálculos incorretos ou interpretações errôneas ou aplicações equivocadas das regras de ajuste. Por conseqüência, pode acontecer uma usinagem excessiva e/ou uma recomendação muito precoce de condenação das rodas, assim permitindo que uma roda ainda dentro da sua vida útil seja sacrificada. Um método melhorado para o gerenciamento da manutenção das rodas ferroviárias recebe as informações relativas às medições das rodas ferroviárias e automaticamente aplica as regras de ajuste das rodas ferroviáriasbaseadas nas medições da roda ferroviária para fornecer ao pessoal de manutenção recomendações mais precisas e consistentes em relação ao juste das rodas de um veículo ferroviário.
Em uma forma de realização da invenção, um método para fornecer automaticamente as recomendações de ajuste para rodas ferroviárias inclui receber as dimensões medidas para as rodas, em relação às rodas de um veículo ferroviário. Por exemplo, as dimensões medidas das rodas podem ser fornecidas pelo pessoal de manutenção do veículo ferroviário que está realizado a medição nas rodas ferroviárias utilizando um gabarito de roda manual ou eletrônico. O método também pode incluir receber as informações relativas aos defeitos da roda baseadas nos defeitos observados pelo pessoal de manutenção. As informações de defeitos podem incluir o tipo de defeito, tal como uma parte plana ou abaulada, e uma dimensão do defeito, tal como a profundidade do defeito. Após receber as informações sobre as medições e/ou as informações sobre o defeito, o método pode incluir a identificação automáticas daquelas rodas que excedem o limite dimensional predeterminado para as rodas, por exemplo, com base nos limites dimensionais predeterminados, tais como os limites designados pela FRA. O método então pode incluir fornecer automaticamente as recomendações de ajuste da roda para a manutenção das rodas do veículo ferroviário, de modo a levar as rodas identificadas para as dimensões predeterminadas. O método pode ainda incluir fornecer as recomendações de ajuste para outras rodas não identificadas como excedendo os limites dimensionais, a fim de manter as rodas do veículo ferroviário dentro dos limites predeterminados para as diferenças dimensionais entre todas as rodas. As regras da FRA para o ajuste das rodas pode se diferente dependendo de se o eixo da roda tenha sido calçado. Desta forma, uma recomendação de ajuste para uma roda pode ser feita com base no fato de um calço estar ou não associado com a roda que se pretende ajustar.
As recomendações de ajuste da roda podem incluir a usinagem de uma roda identificada de modo a fazer com que a roda fique de acordo com os limites dimensionais. Em um outro aspecto, uma recomendação de ajuste pode incluir o calçamento do eixo da roda identificada, por exemplo, caso a roda não possa ficar de acordo com os limites dimensionais. Em uma outra forma de realização, uma recomendação de ajuste pode ser feita com base no histórico das atividades de ajuste, tais como as perdas médias estatísticas para a roda que está sendo ajustada. Tais perdas podem ser determinadas com base nas diferenças entre a intensidade de usinagem que é necessária para ajustar certas rodas, e na intensidade de usinagem realmente realizada nas rodas supra que era necessária. O método ainda pode incluir o reconhecimento automático de quando uma roda não pode ser ajustada sem exceder uma dimensão limítrofe. Por exemplo, o método pode incluir o reconhecimentoautomático de quando uma recomendação de ajuste de uma roda para uma primeira dimensão, tal como a altura da flange, poderia exceder um limite para uma segunda dimensão da roda, tal como o diâmetro do anel. Uma tal situação pode resultar em uma recomendação conjunto de descarte, a menos que a roda ajustada pudesse ser utilizada através da inclusão de calços.
Tal como ilustrado na figura 1, um sistema 10 para fornecer recomendações de ajuste de roda ferroviária, com base nas medições feitas na roda ferroviária, pode incluir um processador 12 para receber as informações relativas às medições 14 feitas na roda ferroviária, para as respectivas rodas ferroviárias de um - veículo ferroviário. Em um aspecto da invenção, as informações relativas às medições 14 feitas na roda ferroviária podem ser fornecidas na forma de valores medidos para as dimensões da roda que são alimentados pelo pessoal de manutenção que está realizado as medições, ou através da descarga das informações de medição de um dispositivo eletrônico de medição, tal como um gabarito eletrônico de roda. As informações das dimensões podem ser fornecidas através de um dispositivo de entrada 11, tal como um mouse ou um teclado para uma inserção manual, ou através de uma interface a cabo, sem fio ou por sinal infravermelho para o processador 12. O processador 12 pode estar em comunicação coma memória 16 que armazena uma base de regras 18 que compreende as regras para realizar o ajuste das rodas ferroviárias. Por exemplo, a base de regras 18 pode incluir os limites dimensionais predeterminados da FRA e/ou específicos da ferrovia para as rodas ferroviárias, tais como os limites dimensionais predeterminados para a espessura do anel da roda, para a espessura do flange da roda, para a altura da flange da roda, e para o diâmetro do anel da roda. A base de regras 18 também pode incluir os limites para as diferenças predeterminadas nos diâmetros das rodas entre as rodas de um truque de um veículo ferroviário, e os limites para a diferença entre as rodas de um truque ou dos truques de um veículo ferroviário, tais como o truque ou truques de uma locomotiva ou de um carro ferroviário.
O processador 12 pode incluir uma lógica 20 executável pelo processador 12 para acessar a base de regras 18 armazenada na memória 16, e para identificar as rodas que precisam ser ajustadas de acordo com as regras de ajuste mantidas dentro da base de regras 18. Por exemplo, a lógica 20 pode ser configurada de modo a comparar uma dimensão de roda medida correspondente a um limite de dimensão de roda mantido na base de regras 18 de modo a determinar se a medição está dentro do limite. A lógica 20 ainda pode ser configurada para fazer as recomendações de ajuste de roda de acordo com as regras da base de regras 18, tais como fazendo uma recomendação de usinagem de modo a levar uma roda para dentro do limite dimensional correspondente. Em um outro aspecto, a lógica 20 ainda pode ser configurada para fazer uma recomendação de calçamento, por exemplo, caso o diâmetrodo anel da roda ferroviária não possa ser trazido de volta para dentro do limite da dimensão do diâmetro da roda através de usinagem. Em mais um outro aspecto, a lógica 20 pode ser configurada para fazer as recomendações de ajuste de roda de modo a manter as rodas de um veículo ferroviário dentro dos limites predeterminados para a diferença das dimensões entre as rodas. Por exemplo, com base em uma recomendação de ajuste proposta para as rodas de um veículo ferroviário que exceda os limites dimensionais, a lógica 20 pode ser configurada de modo a examinar as outras rodas do veículo ferroviário que apresentam dimensões dentro dos limites aplicáveis, de modo a se determinar se as diferenças entre as rodas, como resultado do ajuste proposto, possa exceder os limites para as diferenças nas dimensões. Caso sejam identificados limites excessivos para a diferença entre as dimensões, então a lógica 20 pode ser configurada para fazer uma recomendação de ajuste para as outras rodas, de modo a garantir que a diferença dimensional entre as rodas esteja dentro dos limites aplicáveis. Em mais um outro aspecto, a lógica 20 pode ser configurada de modo a fazer recomendações de ajuste com base nas informações históricas 22 fornecidas para o processador 12, tais como, as práticas anteriores de ajuste para uma certa instalação de ajuste das rodas. As recomendações de ajuste nas rodas podem ser fornecidas para o usuário através de um mostrador 24.
A figura 2 mostra um exemplo de uma interface gráfica do usuário 26 (GUI) interativa para fornecer as recomendações de ajuste para as rodas ferroviárias, com base nas medições das rodas ferroviárias e nas regras de ajuste. A GUI 26 pode incluir uma janela sobre a condição da roda 28 para mostrar as dimensões medidas da roda e/ou os defeitos observados na roda em relação às rodas de um veículo ferroviário, tal como uma locomotiva ou um vagão. As dimensões medidas da roda e os defeitos observados nas rodas podem ser fornecidos através de um usuário que insere diretamente as informações, através do uso de elementos interativos da GUI 26, ou podem ser carregados para a GUI 26 a partir de outra fonte, tal como um gabarito eletrônico de roda.
Em um aspeto da invenção, a GUI 26 pode ser configurada para identificar as rodas que estão sendo medidas e que apresentam limites que excedam as dimensões predeterminadas para as rodas, tais como os limites dimensionais da FRA. Desta forma, a GUI 26 pode destacar as rodas identificadas, tal como através de uma cor de fundo diferente, para indicar quais as rodas medidas que precisam de ajuste. A janela 28 da condição da roda também pode incluir uma secção 36 de indicação de calço, para indicar a presença de calços em eixos calçados associados com as rodas. Em um aspecto da invenção, os inícios indicativos dos eixos calçados podem ser destacados, de modo a enfatizar a presença de calços. A janela 28 de condição da roda também pode incluir uma secção de verificação do orifício de referência38, a qual pode incluir o destaque de certos do orifício de referência do anel que podem, por exemplo, ser menos usualmente empregados. Ajanela 28 de condição da roda ainda pode incluir uma secção 40 para os defeitos visíveis, para a inserção dos defeitos visíveis na roda e, opcionalmente, o tipo de defeito. A janela 28 de condição da roda ainda pode 5 incluir uma secção 42 para a profundidade dos defeitos visíveis, para a inserção da profundidade dos defeitos visíveis da roda. As rodas que apresentam defeitos e as profundidades dos defeitos podem ser destacadas de modo a enfatizar a sua presença.
A GUI 26 também pode incluir uma janela 30 para rodas anormais, destinada a mostrar aquelas dentre as rodas do veículo ferroviário que forma IG identificadas pela GUI 26 por apresentarem uma anormalidade. A janela de anormalidade da roda pode incluir um identificador 44 e uma descrição sucinta 46 para o tipo de anormalidade da roda, de modo a permitir ao usuário identificar rapidamente as rodas que precisam ser ajustadas.
A GUI 26 também pode incluir uma janela 32 de ajuste de 15 roda, por exemplo, disposta através do número do eixo de um veículo ferroviário que está sendo medido, para mostrar de forma interativa as recomendações de ajuste da roda de um veículo ferroviário, tais como as recomendações de usinagem e/ou de calçamento. Por exemplo, a janela de ajuste de roda 32 pode ser configurada de modo a fornecer as recomendações de ajuste para a manutenção das rodas do veículo ferroviário, de modo 20 a fazer com que aquelas rodas identificadas, dentre todas, fiquem dentro dos limites predeterminados para as dimensões, bem como para manter as rodas do veículo ferroviário dentro das diferenças dimensionais predeterminadas entre as rodas. Em uma forma de realização, a janela de ajuste de roda 32 inclui uma secção de calçamento 48 para sugerir o calçamento para certos eixos, de modo a levar uma roda associada a um 25 eixo para dentro dos limites, de modo a se poder continuar o uso de veículo ferroviário. A secção de calçamento também pode ser configurada de modo a permitir a um usuário selecionar ou desmarcar, de forma interativa, um calço de modo a mostrar um correspondente efeito da seleção na recomendação de ajuste da roda, assim permitindo ao usuário determinar, de forma interativa, um esquema de ajuste para as rodas do 30 veículo ferroviário. A janela 32 de ajuste de roda pode incluir secções que mostram uma perda 50 proposta por uma primeira usinagem, de modo a levar uma roída identificada para dentro dos limites dimensionais, uma perda 52 proposta por uma segunda usinagem, para levar as rodas dos truques para dentro das diferenças dos limites dimensionais para o truque associado como resultado de uma primeira perda por 35 usinagem, e uma perda 54 proposta por uma terceira usinagem para levar as rodas do veículo ferroviário para dentro das diferenças para os limites dimensionais para o veículo ferroviário, como resultado de uma segunda usinagem proposta. A janela 32 de ajuste das rodas também pode incluir uma secção 56 que mostra as dimensões para a remoçãorecomendada para o anel, a qual pode refletir na soma das perdas pelas primeira, segunda e terceira usinagens.
A GUI 26 ainda pode incluir uma janela 34 de recomendação para mostrar uma recomendação de ajuste de roda determinada, por exemplo, pela janela 32 de ajuste de roda. A janela 34 de recomendação de ajuste pode incluir uma indicação 58 do número do eixo, uma recomendação de ajuste 60 para o eixo, e um motivo 62 para o ajuste. Em uma forma de realização da invenção, o processador 12 da figura 1 pode ser configurado de modo a gerar uma GUI 26 para apresentação em um mostrador 24.
Com base nas especificações supra, os métodos descritospodem ser implementados utilizando uma programação de computador ou técnicas de engenharia incluindo um software de computador, um firmware, um equipamento ou qualquer combinação ou sub conjunto destes, sendo que o efeito técnico é o de fornecer um gerenciamento melhorado para a manutenção das rodas dos veículos ferroviários. Qualquer programa assim resultante, apresentando meios passíveis de serem lidos por um computador, pode ser incorporado ou fornecido dentro de um ou mais meios passíveis de serem lidos por computador, assim obtendo um produto programa de computador, isto é, um artigo manufaturado, de acordo com a invenção. Por exemplo, um meio passível de ser lido por um computador pode conter instruções de programação para um para um código de programa de computador para medir uma dimensão de uma roda ferroviária e para processar a dimensão da roda ferroviária em relação a uma dimensão permitida. O meio passível de ser lido por um computador também pode incluir um código de programa de computador para prever a vida útil restante de uma roda, com base na taxa de desgaste histórica para a roda que está sendo medida e a dimensão de roda processada.
O meio passível de ser lido por um computador pode ser, por exemplo, um disco fixo (hard drive), um disquete, um disco óptico, uma fita magnética, uma memória baseada em um semicondutor tal como uma memória apenas de leitura (ROM), etc., ou qualquer meio para transmitir/receber, tal como a internet ou uma outra rede ou canal de comunicação. O artigo de manufatura contendo o código de computador pode ser feito e/ou usado para executar o código diretamente a partir de um meio, através da cópia do código de um meio para outro, ou através da transmissão do código através de uma rede.
Um perito na arte das ciências de computação estará apto a combinar o software criado tal como descrito com um equipamento de computação apropriado de propósito geral ou especial, tal como um microprocessador, de modo a criar um sistema de computação ou um sub sistema de computação que incorpora o método da invenção. Um dispositivo para fabricar, usar ou vender a invenção pode serum ou mais sistemas de processamento incluindo, mas não limitado a, uma unidade central de processamento (CPU), uma memória, dispositivos de armazenamento, canais e dispositivos de comunicação, servidores, dispositivos de l/O, ou quaisquer sub componentes de um ou mais sistemas de processamento, incluindo software, firmware, hardware ou qualquer combinação ou sub conjunto destes, os quais incorporem a invenção.
Deverá ser entendido que a forma de realização específica da invenção aqui mostrada e descrita é apenas exemplificativa. Diversas variações, mudanças, substituições e equivalentes poderão ocorrer aos peritos na arte sem com isto escapar do espírito e do escopo da presente invenção. Desta forma, pretende-se que toda a matéria em questão aqui descrita e mostrada nas desenhos que acompanham seja tida apenas como ilustrativa e não como Iimitativa do sentido e do escopo da invenção, apenas determinado pelas reivindicações em anexo.

Claims (27)

1. Sistema para fornecer recomendações de ajuste de roda ferroviária, com base nas medições feitas na roda ferroviária, compreendendo:um dispositivo de entrada para receber as dimensões medidas de roda ferroviária para as respectivas rodas de um veículo ferroviário;um processador que recebe as dimensões medidas da roda ferroviária a partir do dispositivo de entrada;uma memória, em comunicação com o processador, para armazenar uma base de regras compreendendo as regras para realizar o ajuste da roda ferroviária; e - uma lógica executável pelo processador para acessar a base de regras armazenada na memória, para identificar as rodas que precisam de ajuste de acordo com as regras da base de regras e nas dimensões medidas da roda ferroviária, e para fazer recomendações de ajuste de roda de acordo com as regras da base de regras.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, no qual as regras compreendem os limites predeterminados para as dimensões das rodas.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, no qual as regras compreendem os limites predeterminados para as dimensões das rodas dos eixos que apresentam calços.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, no qual as regras compreendem os limites predeterminados para as diferenças entre as dimensões das rodas entre as rodas de um truque de um veículo.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, no qual as regras compreendem os limites predeterminados para as diferenças entre as dimensões das rodas entre as rodas de um truque de um veículo ferroviário, no qual ao menos umeixo do truque inclui um calço.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, no qual as regras compreendem os limites predeterminados para as diferenças entre as dimensões das rodas entre as rodas de uma pluralidade de truques de um veículo ferroviário.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, ainda compreendendo um mostrador para apresentar as recomendações de ajuste das rodas.
8. Método para fornecer automaticamente as recomendações de ajuste de roda ferroviária com base nas medições das rodas ferroviárias, compreendendo:receber as dimensões medidas da roda ferroviária para as rodas de um veículo ferroviário;identificar automaticamente aquelas dentre as rodas que excedem os limites dimensionais predeterminados para as rodas; efornecer automaticamente as recomendações de ajuste das rodas para amanutenção das rodas do veículo ferroviário, de modo a levar aquelas identificadas dentre as rodas para dentro dos limites dimensionais predeterminados e para manter as rodas do veículo ferroviário dentro dos limites para as diferenças dimensionais predeterminadas entre as rodas.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, aindacompreendendo fornecer uma recomendação de ajuste para uma roda em resposta a um calço associado com a roda.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, no qual fornecer recomendações de ajuste para uma roda compreende fornecer umarecomendação de usinagem para a roda.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, no qual fornecer recomendações de ajuste para uma roda compreende fornecer uma recomendação de calçamento para a roda.
12. Método, de acordo com a reivindicação 8, ainda 15 compreendendo receber o tipo de defeito da roda.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, ainda compreendendo receber a profundidade do defeito da roda.
14. Método, de acordo com a reivindicação 8, no qual os limites predeterminados são os limites para as dimensões das rodas da AssociaçãoFederal de Ferrovias.
15. Método, de acordo com a reivindicação 8, aindacompreendendo:receber o histórico das atividades de ajuste da roda; e - fornecer as recomendações de ajuste da roda com base nos dados históricos recebidos.
16. Método, de acordo com a reivindicação 8, ainda compreendendo reconhecer automaticamente quando uma roda não pode ser ajustada sem que se exceda o limite dimensional.
17. Método, de acordo com a reivindicação 8, ainda 30 compreendendo reconhecer automaticamente quando uma recomendação demanutenção de uma roda, para uma primeira dimensão, não irá exceder um limite para uma segunda dimensão da roda.
18. Interface gráfica de usuário interativa, para fornecer automaticamente as recomendações de ajuste de roda ferroviária, com base nasmedições da roda ferroviária para um veículo ferroviário, compreendendo:uma janela de condição da roda para mostrar, de forma interativa, as dimensões medidas da roda e os defeitos observados na roda para as rodas de um veículo ferroviário e para identificar, de forma automática, aquelas dentre as rodas queexcedem os limites dimensionais predeterminados para as rodas; e uma janela de ajuste de roda para determinar automaticamente as recomendações de ajuste de roda para a manutenção das rodas dos veículos ferroviários, de modo a levar aquelas identificadas dentre as rodas para dentro dos limites dimensionais predeterminados e para manter as rodas do veículo ferroviário dentro dos limites para as diferenças dimensionais predeterminadas das rodas e para mostrar, de forma interativa, as recomendações de ajuste das rodas.
19. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, ainda compreendendo uma janela de anomalia da roda, para mostrar aquelas dentre as rodas de um veículo ferroviário que são identificadas como excedendo os limites dimensionais predeterminados para as rodas.
20. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, ainda compreendendo uma janela de recomendação de ajuste para mostrar as recomendações de usinagem da roda.
21. Interface gráfica de usuário, de acordo com areivindicação 18, na qual a janela de ajuste de roda ainda compreende uma secção de calçamento interativa para permitir a um usuário selecionar e desmarcar o uso de um calço e para mostrar o efeito na recomendação de ajuste de roda em resposta a uma seleção de calçamento, de modo a permitir a um usuário determinar, de forma interativa, um esquema de ajuste entre as rodas de um veículo ferroviário.
22. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, na qual a janela de condição da roda ainda compreende uma secção de verificação do furo de referência.
23. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, na qual a janela de condição de roda ainda compreende uma secçãopara a entrada do defeito da roda.
24. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, na qual a janela de condição de roda ainda compreende uma secção para a entrada da profundidade do defeito da roda.
25. Interface gráfica de usuário, de acordo com areivindicação 18, na qual a janela de ajuste de roda ainda compreende uma secção da perda proposta pela primeira usinagem que identifica uma perda por usinagem de modo a levar uma roda identificada para dentro do limite dimensional.
26. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, na qual a janela de ajuste de roda ainda compreende uma secção da perda proposta pela segunda usinagem que identifica a perda proposta para levar as rodas de um truque para dentro dos limites dimensionais para a diferença para o truque como resultado de uma perda proposta por uma primeira usinagem.
27. Interface gráfica de usuário, de acordo com a reivindicação 18, na qual a janela de ajuste de roda ainda compreende uma secção da perda proposta pela terceira usinagem que identifica a perda por usinagem para levar as rodas de um veículo ferroviário para dentro dos limites dimensionais para a diferença 5 para um veiculo ferroviário, como resultado de uma perda proposta por uma segunda usinagem.
BRPI0709376-4A 2006-03-29 2007-03-23 gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias BRPI0709376A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/392,374 2006-03-29
US11/392,374 US7574289B2 (en) 2006-03-29 2006-03-29 Rail wheel servicing management
PCT/US2007/064796 WO2007117957A2 (en) 2006-03-29 2007-03-23 Rail wheel servicing management

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709376A2 true BRPI0709376A2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=38458252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709376-4A BRPI0709376A2 (pt) 2006-03-29 2007-03-23 gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7574289B2 (pt)
EP (1) EP2001722B1 (pt)
JP (1) JP5237931B2 (pt)
CN (1) CN101410286B (pt)
AT (1) ATE538013T1 (pt)
AU (1) AU2007234943B2 (pt)
BR (1) BRPI0709376A2 (pt)
CA (1) CA2646651A1 (pt)
MX (1) MX2008011912A (pt)
RU (1) RU2464192C2 (pt)
WO (1) WO2007117957A2 (pt)
ZA (1) ZA200808753B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070043486A1 (en) * 2005-08-18 2007-02-22 Moffett Jeffrey P Rail wheel measurement
US8655540B2 (en) * 2007-08-20 2014-02-18 International Electronic Machines Corp. Rail vehicle identification and processing
US8583313B2 (en) 2008-09-19 2013-11-12 International Electronic Machines Corp. Robotic vehicle for performing rail-related actions
CN102476556B (zh) * 2010-11-30 2015-05-20 国际商业机器公司 用于调整轮径的方法和设备
CN102951126B (zh) * 2011-08-30 2016-01-13 北京新联铁科技股份有限公司 轨道交通机车车辆轮对分解检修系统集成方法
CN102951127B (zh) * 2011-08-30 2015-03-04 北京新联铁科技股份有限公司 轨道交通机车车辆轮对组装检修系统集成方法
CN204110066U (zh) * 2011-12-19 2015-01-21 转化技术有限责任公司 用于轨道车辆的轮组的诊断监控系统
KR20130070130A (ko) * 2011-12-19 2013-06-27 엘에스산전 주식회사 차륜 마모도 측정장치 및 차륜 마모도 측정방법
WO2014089316A1 (en) * 2012-12-06 2014-06-12 International Electronic Machines Corporation Human augmentation of robotic work
US9239991B2 (en) 2013-09-05 2016-01-19 General Electric Company Services support system and method
CN104192170B (zh) * 2014-09-26 2017-02-01 中机生产力促进中心 一种用于不解编列车组的检修系统及方法
JP7328528B2 (ja) * 2019-09-13 2023-08-17 富士通株式会社 車輪径予測プログラム、車輪径予測方法及び車輪径予測システム
CN114862012B (zh) * 2022-04-29 2023-07-18 成都西交轨道交通技术服务有限公司 一种列车轮对维修辅助决策系统及方法

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1477422B2 (de) 1965-03-10 1970-01-22 Wilhelm Hegenscheidt Kg, 5140 Erkelenz Vorrichtung für das axiale Einstellen der Kopierschablonen von Radsatzdrehmaschinen
DE1552335C3 (de) 1966-11-26 1975-07-17 Wilhelm Hegenscheidt Gmbh, 5140 Erkelenz Tasteinrichtung für die Stahlzustellung an Radsatzdrehmaschinen
US3938254A (en) 1974-08-30 1976-02-17 Usm Corporation Gaging assembly for automatically controlled wheel lathes
DE2608940C3 (de) * 1976-03-04 1979-01-11 Wilhelm Hegenscheidt, Gmbh, 5140 Erkelenz Verfahren zum paarweisen Reprofilieren der jeweils aus Lauf- und Spurkranzflache zusammengesetzten Radprofilflächen von Eisenbahnradsätzen
EP0212052B1 (de) * 1985-08-12 1992-10-21 Wilhelm Hegenscheidt Gesellschaft mbH Einrichtung zur Vermessung von im Fahrzeug eingebauten Rädern von Radsätzen
DK158079C (da) * 1986-10-13 1990-09-24 Caltronic As Anlaeg til sporbaseret aftastning af hjulprofilen paa forbikoerende jernbanehjul
US4904939A (en) 1988-09-16 1990-02-27 International Electronic Machines Corp. Portable electronic wheel wear gauge
DK16791D0 (da) 1991-01-30 1991-01-30 Leif Groenskov Fremgangsmaade og middel til maaling af et profil
ES2068066B1 (es) 1992-02-07 1996-08-01 Invastesa Estacion para control de rodaduras ferroviarias.
US6416020B1 (en) 1998-07-10 2002-07-09 Leif Gronskov Method and apparatus for detecting defective track wheels
JP4588194B2 (ja) * 2000-11-01 2010-11-24 北海道旅客鉄道株式会社 輪重調整用ライナ適正値演算装置、輪重管理システム及び記録媒体
CN1140432C (zh) * 2001-06-12 2004-03-03 西南交通大学 铁路车辆轮对几何参数自动测量装置
JP2003237547A (ja) * 2002-02-18 2003-08-27 Hitachi Industries Co Ltd 車輪管理システム
JP2003344023A (ja) * 2002-05-31 2003-12-03 Hitachi Industries Co Ltd 車輪形状測定装置
JP2004028587A (ja) * 2002-06-21 2004-01-29 Hitachi Industries Co Ltd 車輪形状測定装置
US6909514B2 (en) * 2002-11-18 2005-06-21 Beena Vision Systems, Inc. Wheel profile inspection apparatus and method
JP3983165B2 (ja) * 2002-12-26 2007-09-26 株式会社メイエレック 車輪踏面の損傷状態検出方法及び装置
RU2266226C2 (ru) * 2003-04-09 2005-12-20 Конструкторско-технологический институт научного приборостроения (статус государственного учреждения) Способ мониторинга параметров колесной пары и ее положения относительно рельсового пути
US7525667B2 (en) 2004-05-24 2009-04-28 International Electronic Machines Corp. Portable electronic measurement
DE102004045850A1 (de) 2004-09-20 2006-03-23 Gutehoffnungshütte Radsatz Gmbh System und Verfahren zur Weiterleitung eines, vorzugsweise dynamisch, insbesondere zum Zweck einer Bestimmung von aufgetretenem Verschleiß, erfaßten Profils eines Festkörpers

Also Published As

Publication number Publication date
CA2646651A1 (en) 2007-10-18
WO2007117957A2 (en) 2007-10-18
US7574289B2 (en) 2009-08-11
ATE538013T1 (de) 2012-01-15
EP2001722B1 (en) 2011-12-21
CN101410286B (zh) 2011-02-09
AU2007234943B2 (en) 2012-05-24
JP2009531234A (ja) 2009-09-03
MX2008011912A (es) 2008-09-29
EP2001722A2 (en) 2008-12-17
ZA200808753B (en) 2009-12-30
RU2464192C2 (ru) 2012-10-20
RU2008142770A (ru) 2010-05-10
CN101410286A (zh) 2009-04-15
JP5237931B2 (ja) 2013-07-17
US20070233333A1 (en) 2007-10-04
AU2007234943A1 (en) 2007-10-18
WO2007117957A3 (en) 2007-11-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709376A2 (pt) gerenciamento de manutenção em rodas ferroviárias
Lai et al. Development of a Fiber‐Optic Sensing System for Train Vibration and Train Weight Measurements in Hong Kong
BRPI0616537A2 (pt) medição de roda ferroviária
BR112015019746B1 (pt) Sistema de detecção de defeitos na via férrea, sistema para detecção e relatório dos defeitos na via férrea enquanto um trem se desloca sobre as vias da ferrovia e método de detecção de defeitos na via da ferrovia enquanto um veículo ferroviário está em movimento
EP3406503B1 (fr) Procédé optimisé de gestion de la circulation d&#39;un train et système de signalisation cbtc associé
US6813581B1 (en) Statistical and trend analysis of railroad bearing temperatures
US3558876A (en) Train wheel defect detector
CN104260761A (zh) 一种轨道跟踪方法
US11926352B2 (en) Apparatus and method for wear detection of railroad vehicle wheels
BR102015030366B1 (pt) Sistema para monitorar as condições de operação de um trem
US8260480B2 (en) Automatic creation, maintenance and monitoring of a guideway database
JP2021518826A (ja) 鉄道設備の不具合を検出する装置及び方法
DE102019210884A1 (de) Messanordnung sowie Verfahren zur Ermittlung einer Distanz zwischen einem an einem achsmontierten Getriebe eines schienengebundenen Fahrzeugs angeordneten Abstandssensor und einer Messnullfläche außerhalb des Getriebes im laufenden Betrieb
US20030159493A1 (en) Component management system
Partington Wheel impact load monitoring
Schöbel et al. Hot box detection systems as a part of automated train observation in Austria
KR20170114430A (ko) 열차 탈선 사고 예측 장치 및 방법
RU2582761C1 (ru) Автоматизированная система измерений динамических характеристик и выявления вагонов с отрицательной динамикой
EP1308365B1 (fr) Dispositif d&#39;élimination d&#39;erreurs de comptage d&#39;essieux pour véhicule ferroviaire, boggie de véhicule correspondant et procédé de contrôle du passage d&#39;un véhicule ferroviaire dans un canton
JPS5878805A (ja) 空気タイヤを有する軌道車両におけるタイヤ内圧管理装置
Antoni Complementarity between axle counters and tracks circuits
JP7284290B2 (ja) 列車制御システム及び定位置停止制御方法
US20240217564A1 (en) Apparatus and method for wear detection of railroad vehicle wheels
KR20200024467A (ko) 레일 변위 측정 시스템
BR102022022169A2 (pt) Sistema e método de detecção de balanço de vagão

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]