BRPI0709334A2 - sistema de radiocomunicação para aeronave, dispositivo de radiocomunicação e aeronave - Google Patents

sistema de radiocomunicação para aeronave, dispositivo de radiocomunicação e aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709334A2
BRPI0709334A2 BRPI0709334-9A BRPI0709334A BRPI0709334A2 BR PI0709334 A2 BRPI0709334 A2 BR PI0709334A2 BR PI0709334 A BRPI0709334 A BR PI0709334A BR PI0709334 A2 BRPI0709334 A2 BR PI0709334A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radio communication
radio
radiocommunication
aircraft
communication system
Prior art date
Application number
BRPI0709334-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Julia Ulloa-Sanzo
Rene Ceccom
Claude Pichavant
Christophe Oberti
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0709334A2 publication Critical patent/BRPI0709334A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18502Airborne stations
    • H04B7/18506Communications with or from aircraft, i.e. aeronautical mobile service

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)

Abstract

SISTEMA DE RADIOCOMUNICAçãO PARA AERONAVE, DISPOSITIVO DE RADIOCOMUNICAçãO E AERONAVE. O sistema de radiocomunicação (S1) compreende um recipiente único e, integrado dentro deste recipiente único, pelo menos um módulo de interface principal (7) único, que é conformado de maneira a realizar o processamento das interfaces de todos os meios de radiocomunicação(3 a 6) do dito sistema de radiocomunicação (S1).

Description

"SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO PARA AERONAVE, DISPOSITIVO DE RADIOCOMUNICAÇÃO E AERONAVE".
A presente invenção refere-se a um sistema de radiocomunicação para uma aeronave, em particular, um avião de transporte.
Este sistema de radiocomunicação destina-se às comunicações de rádio (de tipo solo/vôo e/ou vôo/vôo) da cabine de pilotagem da aeronave. Sabe-se que os meios de radiocomunicação da cabine de pilotagem de uma aeronave são geralmente distribuídos em uma pluralidade de unidades independentes de tipo LRU ("Line Replaceable Unit" em inglês).
Também se sabe que as necessidades de meios de comunicação solo/vôo e vôo/vôo estão em plena expansão. A saturação do espectro de radiofreqüências requer o desenvolvimento de novos meios de radiocomunicação. Ademais, além das comunicações vocais, também se assiste a um aumento da necessidade de transmissão de dados, e isto com velocidades cada vez mais elevadas. Acrescentam-se a isto exigências cada vez mais rígidas de disponibilidade e de redundância destes meios de radiocomunicação. As normas usuais impõem, especialmente, a segregação das fontes de alimentação elétrica entre os diferentes meios de radiocomunicação e exigem que, a qualquer momento, pelo menos um meio de radiocomunicaçãoesteja ativo. Ao acrescentarem restrições de alcance de utilização das ondas de rádio, estas exigências obrigam a embarcar vários sistemas do mesmo tipo para assegurar uma redundância. Apesar disso, não está afastado o risco que a tripulação fique sem meios de radiocomunicação disponíveis a bordo, em caso de pane destes meios de radiocomunicação durante o vôo, seguida de pane elétrica. Todas estas exigências implicam, portanto, um aumento considerável do número de equipamentos embarcados. Isto apresenta vários inconvenientes, gerando particularmente um aumento de: - peso,- espaço alocado,
- consumo elétrico,
- necessidade de ventilação,interface com equipamentos de controle na cabine de pilotagem, e
- complexidade das tarefas de manutenção.
A presente invenção refere-se a um sistema de radiocomunicação para uma aeronave, que permite remediar os inconvenientes precitados. Para tal, de acordo com a invenção, o dito sistema de radiocomunicação é notável pelo fato de compreender pelo menos uma e no máximo duas unidades de radiocomunicação integradas a cada vez em um único recipiente correspondente, e pelo fato de cada uma das ditas unidades de radiocomunicação compreender:
- o conjunto dos meios de radiocomunicação da cabine de pilotagem da aeronave, que são destinados à transmissão vocal e à transmissão de dados digitais, compreendendo cada um dos ditos meios de radiocomunicação um meio deinterface de radiofreqüência, e podendo ser utilizado para emissão e para recepção;
- meios de processamento de sinais que são associados aos ditos meios de interface de radiofreqüência; e
- um módulo de interface principal que é único e que é conformado de maneira a realizar o processamento dasinterfaces de todos os ditos meios de radiocomunicação, realizando a captura e o envio de sinais para pelo menos um equipamento externo ao dito sistema de radiocomunicação.
Assim, graças à invenção, todos os meios de radiocomunicação da cabine de pilotagem são integrados em um único recipiente que compreende, além disso, especialmente, um único módulo de interface principal. Conseqüentemente, simplificando-se a instalação (como descrido abaixo), e integrando-se especialmente todas as funções de radiocomunicação da cabine de pilotagem em um único recipiente, aumenta-se a segurança e aconfiabilidade do sistema de radiocomunicação. Assim, como também indicado abaixo, obtém-se vantagem em termos de tamanho, peso, consumo elétrico, manutenção de equipamentos e capacidade de evolução. 5 De maneira vantajosa, o dito conjunto de meios de radiocomunicação compreende:
- pelo menos um meio de radiocomunicação por freqüências muito altas;
- pelo menos um meio de radiocomunicação por freqüências 10 altas; e
- pelo menos um meio de radiocomunicação por satélite.
Em um primeiro modo de realização, o dito sistema de radiocomunicação compreende uma única unidade de radiocomunicação (do tipo precitado) que possui uma 15 interface com sistemas de antena existentes e que compreende as mesmas interfaces com equipamentos da aeronave que os sistemas de radiocomunicação usuais. Neste caso, a integração das funções é realizada no dito módulo de interface principal que realiza o processamento 2 0 das interfaces entre os meios de radiocomunicação e os equipamentos da aeronave que são externos ao dito sistema de radiocomunicação.
Além disso, em um segundo modo de realização, o dito sistema de radiocomunicação compreende duas unidades deradiocomunicação distintas que são integradas dentro do dito único recipiente. Isto permite aumentar a segurança e a confiabilidade do sistema de radiocomunicação de acordo com a invenção.
Neste segundo modo de realização, o sistema de radiocomunicação compreende, em uma primeira variante derealização, conexões duplas entre elementos semelhantes das ditas duas unidades de radiocomunicação. Esta primeira variante de realização é particularmente simples, porém apresenta alguns inconvenientes (aumento 3 5 do número de cabos a instalar e conexões a gerenciar, maior sensibilidade às perdas na linha, maior sensibilidade às interferências).Assim, para remediar estes inconvenientes, o dito sistema de radiocomunicação compreende, em uma segunda variante de realização, uma unidade de interface auxiliar (compreendendo de preferência dois módulos cooperantes montados respectivamente nas duas unidades de radiocomunicação) que é conformada de maneira a criar uma interface entre as duas unidades de radiocomunicação, permitindo transmissões de informações entre estas duas unidades de radiocomunicação. Nesta segunda variante de realização, o número de conexões a efetuar, bem como os comprimentos destas conexões, é seguramente inferior aos da primeira variante de realização precitada, o que permite remediar os problemas de instalação precitados. Além disso, esta segunda variante de realização permite, por exemplo, que um equipamento que está conectado a uma primeira das ditas unidades de radiocomunicação utilize uma antena que está conectada à segunda unidade de radiocomunicação, e vice versa, o que aumenta a flexibilidade de utilização dos recursos disponíveis em tempo normal, e em caso de pane, autoriza mais do que é requerido pela regulamentação.
Por outro lado, em um modo de realização particular (aplicável tanto ao dito primeiro modo de realização precitado quanto ao dito segundo modo de realização precitado), os ditos meios de processamento de sinais (de uma unidade de radiocomunicação) fazem parte de um único módulo de processamento de sinais, que é comum ao dito conjunto de meios de radiocomunicação da dita unidade de radiocomunicação. Este módulo de processamento de sinais é conformado de maneira a permitir um processamento em paralelo de uma pluralidade de sinais deferentes. Isto permite melhorar a disponibilidade dos recursos e a robustez do sistema de radiocomunicação contra as panes. Notar-se-á que um módulo de processamento de sinais pode processar vários sinais ao mesmo tempo, ou seja, sinais provenientes de suas próprias interfaces e/ou sinais provenientes da outra unidade de radiocomunicação. Assim,por exemplo, a pane de um processador no interior de um módulo não impede o processamento dos sinais, pois estes últimos podem ser processados pelos outros processadores da unidade de radiocomunicação considerada ou pela outra unidade de radiocomunicação.
Neste caso, os meios de interface de radiofreqüência dos diferentes meios de radiocomunicação são conformados de maneira a transformar um sinal de rádio recebido em um sinal comum com as mesmas características, qualquer que seja o meio de radiocomunicação. Este sinal comum, em seguida, é processado no dito módulo único de processamento de sinais.
Por outro lado, em um modo de realização particular (aplicável a todos os modos de realização anteriores), o dito sistema de radiocomunicação compreende, além disso, meios de processamento de pane interna, que realizam uma reconfiguração automática do dito sistema de radiocomunicação na ocorrência de uma pane interna de maneira que este último conserve o máximo de funções.
A presente invenção também se refere a um dispositivo de radiocomunicação do tipo que compreende:
- um sistema de antenas;
- um sistema de radiocomunicação; e
- um conjunto de equipamentos ligados.
De acordo com a invenção, este dispositivo deradiocomunicação é notável pelo fato de o dito sistema de radiocomunicação ser tal como o precitado. Notar-se-á que a integração (descrita acima e conforme a invenção) dos equipamentos de radiocomunicação permiteespecialmente obter as seguintes vantagens:
redução de volume superior a 30% relativamente ao equipamento eletrônico;
- redução de massa superior a 30%;
- redução do consumo elétrico superior a 25%;
- maior disponibilidade dos meios de radiocomunicação, uma vez que os recursos comuns podem ser alocados a qualquer instante ao meio de radiocomunicação desejado;confiabilidade mais elevada em relação a uma arquitetura usual de sistema de radiocomunicação (compreendendo uma pluralidade de meios de radiocomunicação e módulos associados que são independentes uns dos outros) ; e
- manutenção mais simples, pois em princípio utiliza-se uma única e mesma tecnologia, proveniente de um mesmo fornecedor, para todos os meios de radiocomunicação. Além disso, com o sistema de radiocomunicação de acordocom a invenção, um usuário conserva as mesmas capacidades de comunicação simultâneas que para um sistema de radiocomunicação usual, sem restrição de transmissão e recepção adicional.
As figuras do desenho anexo mostrarão como a invenção pode ser realizada. Nestas figuras, referências idênticas designam elementos semelhantes.
As figuras 1 a 5 são esquemas sinópticos de uma pluralidade de modos de realização diferentes de um dispositivo de radiocomunicação de acordo com a invenção.
O dispositivo de radiocomunicação Dl a D5 de acordo com ainvenção e representado nas figuras 1 a 5 destina-se às comunicações de rádio de tipo solo/vôo e/ou vôo/vôo, a partir da cabine de pilotagem de uma aeronave, em particular um avião de transporte. 25 De maneira usual, tal dispositivo de radiocomunicação Dl a D5, que é embarcado na aeronave, compreende:
- pelo menos um sistema de antena 1 usual;
- um sistema de radiocomunicação Sl a S5; e
- pelo menos um conjunto 2 de equipamentos ligados de tipos usuais, em particular, sistemas de aeronave.
De acordo com a invenção, o dito sistema de radiocomunicação Sl a S5 compreende pelo menos uma e no máximo duas unidades de radiocomunicação Ul a U4 integradas a cada vez em um único recipientecorrespondente (não representado) . Além disso, cada umadas ditas unidades de radiocomunicação Ul a U4 compreende:- o conjunto dos meios de radiocomunicação 3, 4, 5 e 6 da cabine de pilotagem da aeronave, que são destinados à transmissão vocal e à transmissão de dados digitais. Por transmissão, entende-se tanto a emissão quanto arecepção. Cada um dos ditos meios de radiocomunicação 3 a 6 compreende um meio de interface de radiofreqüência 3A, 4A, 5A e 6A usual, que é integrado, e pode então ser utilizado tanto para emissão quanto para recepção;
- meios de processamento de sinais MTS descritos abaixo, que são associados aos ditos meios de interface deradiofreqüência 3A a 6A; e
- um módulo de interface principal 7 que é comum aos ditos meios de radiocomunicação 3 a 6 e que é conformado de maneira a realizar o processamento das interfaces detodos estes meios de radiocomunicação 3 a 6, realizando a captura e o envio de sinais para pelo menos um equipamento que é externo ao dito sistema de radiocomunicação Sl a S5 (e que faz parte do dito conjunto 2). Este processo implica especialmente a adaptação de impedâncias e a nivelação elétrica dos sinais elétricos de entrada e saída, bem como a proteção contra sobrecargas das interfaces físicas.
Assim, graças à invenção, todos os meios de radiocomunicação 3 a 6 da cabine de pilotagem sãointegrados em um único recipiente que compreende, alémdisso, especialmente, um único módulo de interface principal 7. Conseqüentemente, simplificando-se a instalação do sistema de radiocomunicação Sl a S5 (como descrido abaixo), e integrando-se especialmente todas asfunções de radiocomunicação da cabine de pilotagem em umúnico recipiente, aumenta-se a segurança e a confiabilidade do sistema de radiocomunicação Sl a S5. Também se obtém vantagem em termos de tamanho, peso, consumo elétrico, manutenção de equipamentos e capacidade de evolução.
Em um modo de realização particular, o dito conjunto de meios de radiocomunicação 3, 4, 5 e 6 compreende:pelo menos um meio de radiocomunicação 3 por freqüências muito altas, de tipo VDR ("VHF Data Radio" em inglês, "VHF" sendo "Very High Frequency"), apresentando as seguintes características: faixa de freqüências: 118,000 a 136,975 MHz com um espaçamento de 8,33 kHz (modo voz) ou de 25 kHz (voz ou dados) entre os canais;pelo menos um meio de radiocomunicação 4 por freqüências altas, de tipo HFDR ("HF Data Radio" em inglês, "HF" sendo "High Frequency"), apresentando as seguintes características: faixa de freqüências: 2,8000 a 23,9999 MHz com um espaçamento de 1 kHz entre os canais (modo voz), e faixa de freqüência: 2,000 a 29,9999 MHz com um espaçamento de 100 Hz entre os canais (modo dados);
- um eventual meio de radiocomunicação 5 particular. Pode especialmente ser o caso de recursos livres que são reservados no sistema de radiocomunicação com o fim de poderem implementar mais tarde novos meios de radiocomunicação. Estes recursos livres referem-se, por exemplo, aos futuros meios de comunicação de banda larga de curto alcance na banda VHF (como os sistemas baseados nas técnicas B-VHF ou IS-95) ou também na banda L, como por exemplo, os sistemas baseados nas técnicas CDMA ou DS-CDMA ou 802.16a/20 (conexão UMTS). Também podem ser recursos livres para sistemas VDL Modo 4 e NexSAT, mesmo que estes recursos livres possam ser integrados nos meios de radiocomunicação já utilizados e possam não requerer um meio de radiocomunicação à parte; e
- pelo menos um meio de radiocomunicação 6 por satélite, de tipo SATCOM (nSATellite COMmunication" em inglês), apresentando as seguintes características: faixa de freqüências L: 1525,0 a 1660,5 MHz.
Em um modo de realização preferido, o dito sistema de radiocomunicação Sl a S5 compreende três meios de radiocomunicação 3 por freqüências muito altas, dois meios de radiocomunicação 4 por freqüências altas, dois meios de radiocomunicação 5 particulares (ou espaçoslivres), e um meio de radiocomunicação 6 por satélite. No primeiro modo de realização, representado na figura 1, o dito sistema de radiocomunicação Sl compreende uma única unidade de radiocomunicação Ul do tipo precitado, que possui uma interface com um sistema de antena 1 existente e que compreende as mesmas interfaces com equipamentos da aeronave que os sistemas de radiocomunicação usuais. Para tal, cada meio de radiocomunicação 3 a 6 compreende um elemento de processamento individual 3B a 6B, os ditos elementos de processamento individual 3B a 6B conformando os ditos elementos de processamento de sinais MTS. Neste primeiro modo de realização, a integração das funções é realizada no dito módulo de interface principal 7 que realiza o processamento das interfaces entre os meios de radiocomunicação 3 a 6 e os equipamentos da aeronave que são externos ao dito sistema de radiocomunicação e que fazem parte do dito conjunto 2.
Além disso, especialmente para aumentar a segurança e a confiabilidade, o dito sistema de radiocomunicação S2 compreende, em um modo de realização particular representado na figura 2, duas unidades de radiocomunicação Ul que são, por exemplo, independentes e semelhantes a dos sistemas de radiocomunicação Sl da figura 1. Isto permite obter um sistema de radiocomunicação S2 redundante.
Além disso, para aumentar a flexibilidade deste último modo de realização, o sistema de radiocomunicação S2 pode compreender conexões duplas (não representadas) entre elementos semelhantes das ditas duas unidades de radiocomunicação Ul. Este modo de realização é particularmente simples, porém apresenta alguns inconvenientes (aumento do número de cabos a instalar e conexões a gerenciar, maior sensibilidade às perdas na 35 linha, maior sensibilidade às interferências).
Assim, para remediar estes inconvenientes, o dito sistema de radiocomunicação compreende, em um outro modo derealização S3 representado na figura 3, uma unidade de interface auxiliar 8 (compreendendo de preferência dois módulos cooperantes 9 e 10 montados respectivamente nas duas unidades de radiocomunicação U2) que é conformada de maneira a criar uma interface entre as duas unidades de radiocomunicação U2, permitindo transmissões de informações entre estas duas unidades de radiocomunicação U2 como ilustrado por uma ligação dupla 11. Nesta variante de realização, o número de conexões a efetuar, bem como os comprimentos destas conexões, é seguramente inferior aos da variante de realização representada na figura 2, o que permite remediar os problemas de instalação precitados. Além disso, esta variante de realização permite, por exemplo, que um equipamento que está conectado a uma primeira das ditas unidades de radiocomunicação U2 utilize uma antena que está conectada à segunda unidade de radiocomunicação U2, e vice versa, o que aumenta a flexibilidade de utilização dos recursos disponíveis em tempo normal, e em caso de pane, autoriza mais do que é requerido pela regulamentação.
Os sistema de radiocomunicação SI, S2 e S3 anteriores compreendem uma pluralidade de elementos individuais 3B a 6B de processamento de sinais que são a cada vezintegrados no meio de radiocomunicação 3 a 6correspondente, que conformam os ditos meios MTS, e que são aplicados a cada tipo de sinal de rádio. Esta solução é muito simples, uma vez que cada meio de radiocomunicação 3 a 6 apresenta suas próprias características de sinal (freqüência, nível, etc.). Além disso, esta solução permite processar o sinal tanto analógica quanto digitalmente.
Contudo, para aumentar o nível de integração, em um modo de realização particular aplicável tanto a um sistema deradiocomunicação S4 compreendendo uma única unidade deradiocomunicação U3 como representado na figura 4, quanto a um sistema de radiocomunicação S5 compreendendo duasunidades de radiocomunicação U4 como representado na figura 5, os ditos meios de processamento de sinais MTS (de uma unidade de radiocomunicação U3, U4) fazem parte de um único módulo de processamento de sinais 12, que é comum a todos os meios de radiocomunicação 3 a 6 da dita unidade de radiocomunicação U3, U4 . Este módulo de processamento de sinais 12 é conformado de maneira a permitir um processamento em paralelo de uma pluralidade de sinais diferentes. Isto permite melhorar a disponibilidade dos recursos e a robustez do sistema de radiocomunicação S4, S5 contra panes. Notar-se-á que um módulo de processamento de sinais 12 pode processar vários sinais ao mesmo tempo, ou seja, sinais provenientes de suas próprias interfaces e/ou sinais provenientes da outra unidade de radiocomunicação. Assim, a pane de um processador no interior de um módulo não impede o processamento dos sinais, pois estes últimos podem ser processados pelos outros processadores da unidade de radiocomunicação considerada ou pela outra unidade de radiocomunicação.
Neste caso, os meios de interface de radiofreqüência 3A a 6A dos diferentes meios de radiocomunicação 3 a 6 são conformados de maneira a transformar um sinal de rádio recebido em um sinal comum com as mesmas características, qualquer que seja o meio de radiocomunicação 3 a 6. Este sinal comum, em seguida, é processado no dito módulo único de processamento de sinais 12.
Por outro lado, em um modo de realização particular, o dito sistema de radiocomunicação Sl a S5 compreende, além disso, meios (não representados) de processamento de pane interna, que realizam uma reconfiguração automática do dito sistema de radiocomunicação Sl a S5 na ocorrência de uma pane interna de maneira que este último conserve o máximo de funções. Notar-se-á que a integração (descrita acima e conforme a invenção) dos equipamentos de radiocomunicação no sistema de radiocomunicação Sl a S5 permite especialmente obteras seguintes vantagens:
redução de volume superior a 30% relativamente ao equipamento eletrônico;
- redução de massa superior a 30%;
- redução do consumo elétrico superior a 2 5%;
- maior disponibilidade dos meios de radiocomunicação 3 a 6, uma vez que os recursos comuns podem ser alocados a qualquer instante ao meio de radiocomunicação desejado;
- qualquer que seja o modo de realização considerado, possibilidade de realizar interfaces analógicas e/oudigitais com sistemas da aeronave (áudio e dados);
confiabilidade mais elevada em relação a uma arquitetura usual de sistema de radiocomunicação (compreendendo uma pluralidade de meios de radiocomunicação e módulos associados que são independentes uns dos outros); e
- manutenção mais simples, pois em princípio utiliza-se uma única e mesma tecnologia, proveniente de um mesmo fornecedor, para todos os meios de radiocomunicação 3 a 6.
Além disso, com o sistema de radiocomunicação Sl a S5 de acordo com a invenção, um usuário conserva as mesmas capacidades de comunicação simultâneas que para um sistema de radiocomunicação usual, sem restrição de transmissão e recepção adicional.

Claims (9)

1. Sistema de radiocomunicação para aeronave, compreendendo o dito sistema de radiocomunicação (S1 a S5) :- meios de radiocomunicação (3 a 6) que são destinados à transmissão vocal e à transmissão de dados digitais, compreendendo cada um dos ditos meios de radiocomunicação (3 a 6) um meio de interface de radiofreqüência (3A a 6A) , e podendo ser utilizado para emissão e para recepção;- um módulo de interface principal (7) que é único e que é conformado de maneira a realizar o processamento das interfaces de todos os ditos meios de radiocomunicação (3 a 6), realizando a captura e o envio de sinais para pelo menos um equipamento externo ao dito sistema de radiocomunicação (SI a S5),caracterizado pelo fato de compreender, além disso, pelo menos uma e no máximo duas unidades de radiocomunicação (U1 a U4) , bem como meios de processamento de sinais (MTS) que são associados aos ditos meios de interface de radiofreqüência (3A a 6A) , e pelo fato de o conjunto dos ditos meios de radiocomunicação (3 a 6) da cabine de pilotagem da aeronave, o dito módulo de interface principal (7) e os ditos meios de processamento de sinais (MTS) serem todos dispostos dentro da dita unidade de radiocomunicação (U1 a U4) que é integrada em um único recipiente.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dito conjunto de meios de radiocomunicação compreender:pelo menos um meio de radiocomunicação (3) por freqüências muito altas;pelo menos um meio de radiocomunicação (4) por freqüências altas; e 35 - pelo menos um meio de radiocomunicação por satélite (6).
3. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações-1 e 2, caracterizado pelo fato de compreender duas unidades de radiocomunicação (Ul) distintas.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de compreender conexões duplasentre elementos semelhantes das ditas duas unidades de radiocomunicação.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de compreender, além disso, uma unidade de interface auxiliar (8) que é conformada demaneira a criar uma interface entre as duas unidades de radiocomunicação, permitindo transmissões de informações entre estas duas unidades de radiocomunicação (Ul).
6. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de os ditos meios deprocessamento de sinais (MTS) de uma unidade de radiocomuni caçao (U3, U4) fazerem parte de um único módulo (7) de processamento de sinais, que é comum ao dito conjunto de meios de radiocomunicação (3 a 6) da dita unidade de radiocomunicação (U3, U4).
7. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de compreender, além disso, meios de processamento de pane interna, que realizam uma reconfiguração automática do dito sistema de radiocomunicação (SI a S5) na ocorrência de uma paneinterna de maneira que este último conserve o máximo defunções.
8. Dispositivo de radiocomunicação, do tipo que compreende:- um sistema de antenas (1);- um sistema de radiocomunicação (SI a S5); e- um conjunto (2) de equipamentos ligados,caracterizado pelo fato de o dito sistema de radiocomunicação (SI a S5) ser tal como identificado em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7.
9. Aeronave, caracterizada pelo fato de compreender um dispositivo de radiocomunicação (Dl a D5) tal como identificado na reivindicação 8.
BRPI0709334-9A 2006-04-04 2007-03-29 sistema de radiocomunicação para aeronave, dispositivo de radiocomunicação e aeronave BRPI0709334A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0602917A FR2899405B1 (fr) 2006-04-04 2006-04-04 Systeme de radiocommunication pour aeronef.
FR0602917 2006-04-04
PCT/FR2007/000540 WO2007118972A1 (fr) 2006-04-04 2007-03-29 Systeme de radiocommunication pour aeronef

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709334A2 true BRPI0709334A2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=37533328

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709334-9A BRPI0709334A2 (pt) 2006-04-04 2007-03-29 sistema de radiocomunicação para aeronave, dispositivo de radiocomunicação e aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8862071B2 (pt)
EP (1) EP2005615B1 (pt)
JP (1) JP5039775B2 (pt)
CN (1) CN101416422A (pt)
BR (1) BRPI0709334A2 (pt)
CA (1) CA2643853C (pt)
FR (1) FR2899405B1 (pt)
RU (1) RU2394370C1 (pt)
WO (1) WO2007118972A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2942612B1 (fr) * 2009-03-02 2012-09-28 Airbus France Procede et dispositif d'optimisation automatique au sol de la configuration aerodynamique d'un avion
FR2942611B1 (fr) * 2009-03-02 2012-09-28 Airbus France Procede et dispositif d'optimisation automatique en vol de la configuration aerodynamique d'un avion
US10735086B2 (en) 2018-08-03 2020-08-04 Honeywell International Inc. System and method for an integrated vehicle communications system
EP3846356A1 (en) * 2020-01-02 2021-07-07 Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG Current-measuring device

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2590379B1 (fr) * 1985-11-20 1988-02-26 Aerospatiale Systeme pour la commande centralisee d'une pluralite d'appareils de radiocommunication et de radionavigation montes a bord d'un aeronef
FR2787658B1 (fr) * 1998-12-18 2001-03-16 Sextant Avionique Procede de gestion de modes de communication pour un aeronef
US6721559B1 (en) * 2000-02-29 2004-04-13 Northrop Grumman Corporation Integrated communications management unit and very high frequency data radio
DE10014064C2 (de) * 2000-03-22 2002-01-31 Rohde & Schwarz Verfahren zum Übertragen von Sprachdatenpaketen
US6477359B2 (en) * 2000-05-05 2002-11-05 Stephen B. Heppe Diversity reception for aeronautical packet data communications systems
WO2001086836A2 (en) * 2000-05-05 2001-11-15 Adsi, Inc End-to-end aeronautical data network architecture
WO2001086893A2 (en) * 2000-05-05 2001-11-15 Adsi, Inc Data packet communications system with a plurality of antennas
US20020032006A1 (en) 2000-05-05 2002-03-14 K. Prasad Nair Efficient network routing method for air/ground data services
US20020004411A1 (en) * 2000-05-05 2002-01-10 Heppe Stephen B. Hybrid radio apparatus for digital communications
FR2814874B1 (fr) * 2000-10-03 2002-12-06 Thomson Csf Procede de selection d'une station sol au sein d'un reseau de telecommunication aeronautique
FR2821468B1 (fr) * 2001-02-27 2005-03-04 Eads Airbus Sa Dispositif de commande d'un systeme de communication d'un aeronef, notamment d'un avion de transport
US7129907B2 (en) * 2003-10-03 2006-10-31 Sensor Systems, Inc. Broadband tunable antenna and transceiver systems
US20060033659A1 (en) * 2004-08-10 2006-02-16 Ems Technologies Canada, Ltd. Mobile satcom antenna discrimination enhancement
US7221290B2 (en) * 2004-08-24 2007-05-22 Burgemeister Alvin H Packetized voice communication method and system
US7495602B2 (en) * 2005-12-02 2009-02-24 The Boeing Company Single air traffic control (ATC) operator interface

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008143392A (ru) 2010-05-10
FR2899405A1 (fr) 2007-10-05
JP2009532968A (ja) 2009-09-10
US8862071B2 (en) 2014-10-14
EP2005615A1 (fr) 2008-12-24
CA2643853C (fr) 2015-06-16
FR2899405B1 (fr) 2008-09-19
CA2643853A1 (fr) 2007-10-25
EP2005615B1 (fr) 2015-10-07
RU2394370C1 (ru) 2010-07-10
WO2007118972A1 (fr) 2007-10-25
US20090023394A1 (en) 2009-01-22
CN101416422A (zh) 2009-04-22
JP5039775B2 (ja) 2012-10-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2670941C9 (ru) Двухканальная архитектура с избыточными линиями связи ccdl
RU2565879C2 (ru) Дистанционный концентратор данных
US11142313B2 (en) Flight control device and unmanned aerial vehicle having the same
EP2721502B1 (en) Dynamically reconfigurable electrical interface
BRPI0709334A2 (pt) sistema de radiocomunicação para aeronave, dispositivo de radiocomunicação e aeronave
EP2044493B1 (en) Method for controlling an electronic device and electronic device
BR102016023396A2 (pt) arquiteturas integradas de distribuição de energia, rede de dados e controle para um veículo
US20120101663A1 (en) Distributed flight control system implemented according to an integrated modular avionics architecture
US7739973B2 (en) Masthead control system
WO2011074245A1 (ja) 統合型航空機搭載電子システム
BRPI1005949B1 (pt) Arquitetura de painel de controle híbrido de cockpit de aeronave e método para processar sinais de um painel de controle de cockpit de aeronave
US9156543B2 (en) Control system for an aircraft
DK0606469T3 (da) Flyvestyresystem til et luftfartøj
CN106314799A (zh) 机载娱乐媒体服务器系统
CN106982477B (zh) 一种机载无线接入设备及机载无线接入系统
CN104361652A (zh) 一种列车网络控制及监控系统的数据记录装置
BRPI0407125A (pt) Dispositivo de rádio comunicação compatìvel com banda de múltiplas frequências
BR102018012441A2 (pt) veículo aéreo
EP1659719B1 (en) Apparatus for protecting low/high order traffic boards in a synchronous digital hierarchy transmission device
JP5152676B2 (ja) プロセス制御装置
WO2020002555A1 (en) Power management in a system on chip
CN209948049U (zh) 一种无人机使用的馈针式陶瓷天线
CN212515032U (zh) 安全的同步rs422总线的卫星接收端机的通信单元
US20230377551A1 (en) Electronic noise cancellation techniques for aircraft enclosures and/or other enclosures
CN113573277B (zh) 一种应用驻留式无线航电网络系统架构

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.