BRPI0708874A2 - sensor de campo para ambientes marinhos - Google Patents

sensor de campo para ambientes marinhos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708874A2
BRPI0708874A2 BRPI0708874-4A BRPI0708874A BRPI0708874A2 BR PI0708874 A2 BRPI0708874 A2 BR PI0708874A2 BR PI0708874 A BRPI0708874 A BR PI0708874A BR PI0708874 A2 BRPI0708874 A2 BR PI0708874A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor
containers
electrodes
pair
hose end
Prior art date
Application number
BRPI0708874-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Eduard B Fainberg
Pavel Barsukov
Bension Sh Singer
Original Assignee
Advanced Hydrocarbon Mapping As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Advanced Hydrocarbon Mapping As filed Critical Advanced Hydrocarbon Mapping As
Publication of BRPI0708874A2 publication Critical patent/BRPI0708874A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V3/00Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation
    • G01V3/08Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation operating with magnetic or electric fields produced or modified by objects or geological structures or by detecting devices
    • G01V3/088Electric or magnetic prospecting or detecting; Measuring magnetic field characteristics of the earth, e.g. declination, deviation operating with magnetic or electric fields produced or modified by objects or geological structures or by detecting devices operating with electric fields

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Testing Or Calibration Of Command Recording Devices (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Electric Means (AREA)

Abstract

SENSOR DE CAMPO ELÉTRICO PARA AMBIENTES MARINHOS. Um sensor (S) para medições marinhas de um campo elétrico, o sensor (S) incluindo pelo menos dois eletrodos (3, 4); dispositivos de transmissão de sinal (5) para transmitir sinais medidos do sensor (S) para uma unidade de processamento de sinal (6); pelo menos dois recipientes fechados (1, 2) que são formados de um material não condutor e são preenchidos com um eletrólito (E); pelo menos duas mangueiras flexíveis (7, 8) formadas de um material eletricamente não condutor; sendo ligada de uma forma em comunicação de fluido a cada um dos recipientes pelo menos uma primeira extremidade de mangueira Via, 8a), e uma segunda extremidade de mangueira (7b, 8b) sendo aberta e ligada a dispositivos (9a, 9b) para posicionamento exato da segunda extremidade de mangueira (7b, 8b); as mangueiras (7, 8) sendo dispostas para serem preenchidas com um meio (W) do mesmo tipo que aquele, no qual o sensor (S) é disposto para ser imerso em uma condição operacional; e dois recipientes (1, 2) formando um par de recipientes, os dois recipientes (1, 2) sendo colocados, relativamente, próximos entre si sob condições térmicas, de pressão e químicas aproximadamente idênticas.

Description

"SENSOR DE CAMPO ELÉTRICO PARA AMBIENTES MARINHOS"
A invenção refere-se a um sensor de campo paraambientes marinhos, mais especificamente, a um sensor decampo que é provido com pelo menos dois recipientes, cadaum deles encerrando pelo menos um eletrodo, sendopreenchido com um eletrólito e estando em comunicação defluido com as massas de água circundantes através demangueiras flexíveis, e os eletrodos sendo conectados a umaunidade de processamento de sinal.
A técnica anterior compreende dois tiposprincipais de sensores de campo elétrico para uso normal naexploração eletromagnética marinha.
Em sensores do primeiro tipo, são usados cabosisolados longos para conectar eletrodos Ag-AgCl, Pb-PbCl ououtros eletrodos a uma unidade de registro (por exemplo,Cox e outros 1971; Filloux 1973; Webb e outros 1985) . Adistância inter-eletrodo é normalmente grande, tipicamenteda ordem de 100-1000 metros. Esse tipo de sensor de campoelétrico pode elevar o nível de sinal bem acima do ruídodos eletrodos. Além disso, grande separação de eletrodospossibilita que se calcule a média de campos elétricoscriados por turbulência, ondas e variações em temperatura -concentração de sal, esses campos sendo da ordem de apenasuns poucos metros.
Devido à grande separação dos eletrodos, elesfreqüentemente funcional sob diferentes condições depressão e temperatura. Isso pode levar a uma derivasignificativa no sinal registrado.
A velocidade de deriva depende da composição e daestrutura dos eletrodos. Parâmetros afetando a deriva emquatro tipos de eletrodos são mostrados na Tabela 1.Tabela 1
<table>table see original document page 3</column></row><table>
Em sensores do segundo tipo, o tipo de ponte desal (Filloux 1974), os eletrodos são colocados juntosdentro de uma caixa de instrumento e conectados à água domar por intermédio de mangueiras isoladas que têm apenas
uns poucos metros de comprimento. Considerando o fato deque tais sensores são usados freqüentemente para aquisiçãode dados a partir de campos elétricos de longo período, umdispositivo especial denominado "chopper" é usado paraeliminar a deriva de ponto zero causada por variações em
temperatura e pressão.
Devido ao fato de que a base de medição tem umcomprimento relativamente curto, tais sensores são menossensíveis em comparação com o primeiro tipo de sensor. Poroutro lado, eles são caracterizados por maior estabilidade
e mínima deriva no sinal medido.
A invenção tem como seu objetivo remediar oureduzir pelo menos um dos empecilhos da técnica anterior.
O objetivo é alcançado através de recursos quesão especificados no relatório descritivo abaixo e nas
reivindicações a seguir.
A invenção refere-se a um novo tipo de sensorpara medir componentes do campo elétrico em ambientesmarinhos. O sensor combina as principais vantagens desensores existentes com relação à sensibilidade e àestabilidade de medição contra a influência de temperatura,pressão, turbulência, ondas variáveis e mudanças naconcentração de sal. Por simplicidade, ele não incluinecessariamente um "chopper", o qual pode ser usado paramedições de longo período.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, osensor de campo elétrico inclui um par de recipientes. Osrecipientes são fechados com a exceção de uma saída parauma mangueira conectada a cada um dos recipientes. Asmangueiras são fabricadas a partir de um materialeletricamente não condutor. Uma extremidade da mangueira éconectada de uma forma em comunicação de fluido aorecipiente, enquanto que a outra extremidade da mangueira éaberta e conectada a um dispositivo de posicionamento naforma de, por exemplo, lastro, tipicamente uma âncora, umcorpo de flutuação, tipicamente uma bóia. Em uma posiçãooperacional, os recipientes são colocados próximos entre sie preenchidos com um eletrólito. Ambos os recipientescontêm pelo menos um eletrodo, preferivelmente um eletrodoAg-AgCl. Em segundo lugar, a extremidade aberta damangueira é colocada em uma posição desejada nas massas deágua em relação ao recipiente respectivo por intermédio dodispositivo de posicionamento. A direção de uma linha deconexão entre as segundas extremidades abertas das duasmangueiras indica qual componente do campo elétrico estásendo medida; a distância entre as extremidades define abase de medição. 0 eletrodo é conectado a uma unidade deprocessamento de sinal de uma forma conhecida.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, osrecipientes são preenchidos com um eletrólito supersaturadoformando um ambiente quimicamente não agressivo em tornodos eletrodos e impedindo o ingresso de água da mangueirapara dentro do recipiente.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção, osensor inclui múltiplos pares de recipientes com asmangueiras correspondentes se estendendo em diferentesdireções, o sensor sendo disposto para medir seletivamentevárias componentes de campo diferentes.
De acordo com um quarto aspecto da invenção, cadaum dos recipientes é provido com múltiplos eletrodos,diferentes pares de eletrodo formados por um eletrodo emqualquer um dos recipientes do par de recipientes sendodispostos para serem usados para registro independente dasmesmas componentes de campo por intermédio de uma unidadede processamento de sinal multi-canal.
De acordo com um quinto aspecto da invenção, osensor é disposto para comparação seqüencial ou continua daestabilidade de medição dos eletrodos.
De acordo com o sexto aspecto da invenção, aunidade de processamento de sinal é disposta para excluirum par de eletrodos que é defeituoso ou instável, apósverificação das medições coletivas.
De acordo com um sétimo aspecto da invenção, aunidade de processamento de sinal é disposta para calculara média de dados adquiridos por intermédio de diferentespares de eletrodos funcionando corretamente de modo aaperfeiçoar a relação sinal/ruido.
A seguir, é descrito um exemplo não limitativo deuma modalidade preferida a qual é visualizada nos desenhosanexos, nos quais:
A Figura 1 mostra um desenho básico de um sensorde acordo com a invenção, o sensor sendo provido com um parde eletrodos e sendo orientado para medir uma componente decampo horizontal;
A Figura 2 mostra de uma maneira similar àquelada Figura 1 um desenho básico de um sensor de acordo com ainvenção, mas no qual o sensor é provido com quatro paresde eletrodos; e
A Figura 3 mostra um desenho básico de um sensorde dois componentes de acordo com a invenção, uma parte dosensor sendo configurada para medir uma componentehorizontal do campo elétrico e outra parte do sensor sendoconfigurada para medir outra componente horizontal ouvertical do campo elétrico.
Nas figuras, a referência S indica um sensor deacordo com a invenção, o sensor incluindo dois recipientes1, 2 encerrando eletrodos 3, 4. Os recipientes 1, 2 sãoimersos em uma massa de água W. Os eletrodos 3, 4 sãoconectados por intermédio de cabos 5 a uma unidade deprocessamento de sinal 6. Os recipientes 1 e 2 são formadosde um material eletricamente não condutor e são preenchidoscom um eletrólito supersaturado Ε. A cada um dosrecipientes 1 e 2 é conectada de uma forma em comunicaçãode fluido uma primeira extremidade 7a, 8a de uma mangueira7, 8 respectivamente. Uma segunda extremidade 7b, 8b damangueira 7, 8, respectivamente, é aberta para as massascircundantes de água W. As mangueiras são formadas de ummaterial não condutor e são preenchidas com água do mar. Assegundas extremidades 7b, 8b das mangueiras 7, 8 sãoprovidas com dispositivos na forma de um lastro 9a ou um
corpo de flutuação 9b (vide figura 3) para posicionamentodas segundas extremidades 7b, 8b em relação aosrecipientes, 1 e 2. A direção de uma linha reta B atravésdas segundas extremidades 7b, 8b das mangueiras 7, 8determina qual componente do campo elétrico está sendomedida, e a distância MB entre as extremidades 7b, 8b formaa base de medição.
A Figura 1 mostra um sensor S de acordo com ainvenção em sua modalidade mais simples.
A Figura 2 mostra um exemplo de um sensor S'caracterizado por estabilidade aperfeiçoada e menos ruidode eletrodo em comparação com o sensor S o qual é mostradona Figura 1. As características aperfeiçoadas do sensor S'são obtidas mediante colocação de múltiplos eletrodos 3,3', 3", 3"' e 4, 4', 4", 4"', respectivamente, em cadarecipiente 1 e 2, e registro de múltiplos canais pelaunidade de processamento de sinal 6.
A Figura 3 mostra um sensor elétrico de doiscomponentes S'' consistindo em quatro recipientes 1, 1', 2,2', e quatro mangueiras 7, 7', 8, 8'. Dependendo dadistribuição relativa das extremidades livres 7b, 7b' , 8b,8b' das mangueiras, o sensor S' pode prover registrosimultâneo de quer seja duas componentes horizontais ou umacomponente horizontal e uma componente vertical do campoelétrico. Uma estrutura correspondente pode ser usada paramedir o vetor integral do campo elétrico.
Conforme mencionado acima, os sensores elétricosexistentes conhecidos podem ser divididos em dois gruposseparados.
Os sensores do primeiro grupo utilizam uma basede medição ampla com eletrodos colocados em qualquerextremidade. Tais sensores podem prover uma boa relaçãosinal/ruído porque a amplitude de sinal é proporcional aocomprimento da base de medição. A base de medição amplatambém atenua sinais elétricos criados por perturbações eheterogeneidades de pequena escala. Por outro lado, essetipo de sensor tem tendência à deriva no sinal medido. Parareduzir a deriva, deve-se tomar cuidado para selecionareletrodos em pares tendo coeficientes de temperatura epressão e potenciais independentes próximos. Não obstante,o modelo desses sensores implica que eletrodos sejamcolocados a uma distância significativa um do outro e,portanto, em condições bem diferentes. Isso se aplica a umgrau ainda maior aos sensores usados para medir um campoelétrico vertical. Nesse caso, até mesmo dois eletrodoscuidadosamente selecionados exibirão grande deriva no sinal
medido porque eles são colocados em profundidadesdiferentes e, portanto, em ambientes com concentrações desal e condições de temperatura e pressão diferentes.
Em um sensor de ponte de sal, a deriva no sinal émuito reduzida colocando-se os eletrodos próximos entre si
e utilizando-se adicionalmente um "chopper". Contudo, abaixa sensibilidade do sensor e sua suscetibilidade àsperturbações e heterogeneidades de pequena escala impõemlimitações à sua aplicação.
0 sensor proposto que é mostrado na figura 1combina as vantagens de sensores já existentes ao fazer usode mangueiras longas, quer dizer, uma base de mediçãoampla, e colocação próxima de eletrodos. Na prática, acolocação próxima de eletrodos eliminará qualquer derivacausada por esses elementos sensíveis (sensores) na
estrutura. O comprimento das mangueiras é determinado pelarelação sinal/ruído desejada e pode variar de vários metrosa vários quilômetros no caso de sensores para camposelétricos horizontais, ou sendo limitado apenas pelaprofundidade da água no caso de sensores para camposverticais.
Os sensores avançados S' na figura 2 utilizamquatro eletrodos 3-3''', 4-4''' em cada recipiente 1, 2. Aunidade de processamento de sinal de quatro canais 6realiza medição síncrona de campos elétricos mediante uso
de diferentes pares de eletrodos. Os resultados a partirdas medições são analisados para, dentre outras coisas,eliminar canais tendo ruído ou instabilidade inaceitável, eos sinais são submetidos a processamento adicional,incluindo cálculo de média ou filtração sofisticada.

Claims (10)

1. Sensor (S) para medições marinhas de um campoelétrico, caracterizado pelo fato de que o sensor (S)inclui:- dispositivos de transmissão de sinal (5) paratransmitir sinais medidos do sensor (S) para uma unidade deprocessamento de sinal (6);- pelo menos dois recipientes fechados (1, 2) quesão formados de um material não condutor, são preenchidoscom um eletrólito (E) e, cada um deles, separadamente,encerra pelo menos um eletrodo (3, 4);- pelo menos duas mangueiras flexíveis (7, 8)formadas de um material eletricamente não condutor;pelo menos uma primeira extremidade de mangueira(7a, 8a) sendo ligada de uma forma em comunicação de fluidoa cada um dos recipientes (1, 2), e uma segunda extremidadede mangueira (7b, 8b) sendo aberta e ligada a dispositivos(9a, 9b) para posicionamento exato da segunda extremidadede mangueira (7b, 8b);as mangueiras (7, 8) sendo dispostas para serempreenchidas com um meio (W) do mesmo tipo que aquele, noqual o sensor (S) está disposto para ser imerso em umacondição operacional; edois recipientes (1, 2) formando um par derecipientes, os dois recipientes (1, 2), relativamente,sendo colocados próximos entre si sob condições térmicas,de pressão e químicas aproximadamente idênticas.
2. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os eletrodos (3, 4) sãoeletrodos Ag-AgCl.
3. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o eletrólito (E) ésupersaturado e forma um ambiente quimicamente nãoagressivo em torno dos eletrodos (3, 4).
4. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a primeira extremidade demangueira (7a, 8a) é conectada ao recipiente (1, 2) atravésde uma passagem em uma porção superior do recipiente (1, 2).
5. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a componente de campo medidaé determinada pela direção de uma linha reta (B) entre assegundas extremidades de mangueira (7b, 8b) de um par derecipientes (1, 2).
6. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a colocação das segundasextremidades de mangueira (7b, 8b) do par de recipientes(1, 2) pode variar aleatoriamente.
7. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o sensor (S) inclui um parde recipientes (1, 2).
8. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o sensor (S) inclui pelomenos dois pares de recipientes (1, 2, 1', 2'), oseletrodos (3-3''', 4-4''') de cada par de recipientes (1, 2, 1' , 2') sendo conectados de uma forma em comunicação desinal com a unidade de processamento de sinal (6) atravésde diferentes canais para processamento de sinal separado.
9. Sensor (S), de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que cada recipiente (1, 2, 1', 2') é provido com múltiplos eletrodos (3-3''', 4-4''') quesão todos dispostos para medir a mesma componente de campoindependentemente.
10. Sensor (S), de acordo com as reivindicações 1e 9, caracterizado pelo fato de que os dispositivos detransmissão de sinal (5) para transmitir sinais medidos dosensor (S) para a unidade de processamento de sinal (6)incluem dispositivos para interconectar eletrodosselecionados (3-3''', 4-4''') de propriedades especificas.
BRPI0708874-4A 2006-03-15 2007-03-12 sensor de campo para ambientes marinhos BRPI0708874A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20061220 2006-03-15
NO20061220A NO324587B1 (no) 2006-03-15 2006-03-15 Elektrisk feltsensor for marine omgivelser
PCT/NO2007/000095 WO2007105956A1 (en) 2006-03-15 2007-03-12 Electric field sensor for marine environments

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708874A2 true BRPI0708874A2 (pt) 2011-06-14

Family

ID=38509713

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708874-4A BRPI0708874A2 (pt) 2006-03-15 2007-03-12 sensor de campo para ambientes marinhos

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7994792B2 (pt)
EP (1) EP1999495A2 (pt)
JP (1) JP4886842B2 (pt)
CN (1) CN101401011B (pt)
AU (1) AU2007225560B2 (pt)
BR (1) BRPI0708874A2 (pt)
CA (1) CA2645473A1 (pt)
EG (1) EG24904A (pt)
MX (1) MX2008011689A (pt)
NO (1) NO324587B1 (pt)
RU (1) RU2402029C2 (pt)
WO (1) WO2007105956A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009067015A1 (en) * 2007-11-23 2009-05-28 Bjørge Naxys As Underwater measurement system
US8718416B2 (en) 2009-11-03 2014-05-06 Southern Methodist University Micro-optical sensor for electric field detection
US8836336B2 (en) 2010-08-12 2014-09-16 Westerngeco L.L.C. Combining different electromagnetic data to characterize a subterranean structure
CN102466822B (zh) * 2010-11-04 2013-09-04 中国石油天然气集团公司 一种海洋电磁勘探四极互组合布极方法
CA2784627A1 (en) * 2012-08-03 2014-02-03 FOURNIER, Derrick P. Electrified water and current tester
CN104155532A (zh) * 2014-08-08 2014-11-19 苏州格林泰克科技有限公司 一种海洋电场测量装置
CN104316776B (zh) * 2014-10-11 2019-09-03 深圳市水务科技有限公司 电磁波辐射量的测量方法
CN104535846B (zh) * 2014-12-30 2016-11-23 中国科学院地质与地球物理研究所 一种海底电场信号分时多向采集方法
CN104535847B (zh) * 2014-12-30 2016-10-19 中国科学院地质与地球物理研究所 组合式海洋电场传感器
CN110987246B (zh) * 2019-12-17 2023-10-13 浙江清华柔性电子技术研究院 柔性传感器和柔性传感器的制备、使用方法
CN111474419A (zh) * 2020-03-25 2020-07-31 浙江弄潮儿智慧科技有限公司 海洋电场测量传感器
CN112394411A (zh) * 2020-10-30 2021-02-23 中国石油天然气集团有限公司 直流漂移压制方法及装置
CN113671583B (zh) * 2021-10-22 2021-12-28 江苏浦丹光电技术有限公司 一种海洋电场传感器

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3641427A (en) * 1969-09-24 1972-02-08 Us Navy Electric field sensor
US3662260A (en) * 1971-02-12 1972-05-09 Us Navy Electric field measuring instrument with probe for sensing three orthogonal components
US3738164A (en) * 1971-05-21 1973-06-12 Woods Hole Oceanographic Inst Measurements pertaining to ocean currents by geomagnetic induction
US4207568A (en) * 1978-06-26 1980-06-10 Technology Development Corporation Underwater communications system
SU917134A1 (ru) * 1980-09-15 1982-03-30 Сибирский научно-исследовательский институт метрологии Способ измерени электрического пол в море
CN1055601A (zh) * 1990-04-10 1991-10-23 微电子研究所 化学传感器
CN1163745C (zh) * 1998-03-09 2004-08-25 金山公夫 电解质溶液浓度测定装置
CN2439035Y (zh) * 2000-09-18 2001-07-11 中国地质大学(北京) 采集海底大地电磁信号的组合电路集
US6842006B2 (en) * 2002-06-27 2005-01-11 Schlumberger Technology Corporation Marine electromagnetic measurement system
DE102004008813B3 (de) * 2004-02-20 2005-12-01 Outokumpu Oyj Verfahren und Anlage zum elektrochemischen Abscheiden von Kupfer

Also Published As

Publication number Publication date
RU2402029C2 (ru) 2010-10-20
EG24904A (en) 2010-12-15
CA2645473A1 (en) 2007-09-20
US7994792B2 (en) 2011-08-09
NO324587B1 (no) 2007-11-26
RU2008140285A (ru) 2010-04-20
EP1999495A2 (en) 2008-12-10
NO20061220L (no) 2007-09-17
JP4886842B2 (ja) 2012-02-29
CN101401011B (zh) 2011-08-17
AU2007225560A1 (en) 2007-09-20
CN101401011A (zh) 2009-04-01
WO2007105956A1 (en) 2007-09-20
AU2007225560B2 (en) 2010-07-15
US20090091329A1 (en) 2009-04-09
JP2009530605A (ja) 2009-08-27
MX2008011689A (es) 2008-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708874A2 (pt) sensor de campo para ambientes marinhos
Zegelin et al. Improved field probes for soil water content and electrical conductivity measurement using time domain reflectometry
Gupta et al. Influence of water content on electrical conductivity of the soil
BR0302058A (pt) Dispositivo de medição eletromagnética de leito marinho para obtenção de medições submarinas de formações geológicas e método de realização de medições eletromagnéticas num leito marinho
US3936729A (en) Conductivity measurement probe
BRPI1000644A2 (pt) método e sistema para a calibragem de eletrodos streamer em um sistema de levantamento eletromagnético marinho
BRPI0316542B1 (pt) levantamento eletromagnético de reservatórios de hidrocarboneto
DE50015673D1 (de) Mikrosensor zur positionsmessung von fluessigkeiten in kapillaren
BRPI0720638A2 (pt) Sistema de sensor de fluido, sensor de ph, e, método para medir ph utilizando uma pílula eletrônica
CN104568226A (zh) 一种海底热流长期观测探针及其使用方法
BRPI1001627A2 (pt) monitoramento de ingresso de fluido indesejÁvel em màdulos de controle submarinos
BRPI0613349A2 (pt) método de diagrafia de resistividade e aparelho de diagrafia de resistividade
Xu et al. Multiple parameters׳ estimation in horizontal well logging using a conductance-probe array
BR102014005480A2 (pt) Sistemas e métodos para medir propriedades da água em levantamentos marinhos eletromagnéticos
JPS6363856B2 (pt)
CA1118495A (en) Sea water conductivity cell
BR112013025010B1 (pt) Método de estimar um parâmetro de uma formação e instrumento de medição
Hargis et al. A multi-depth probe for measuring oxidation-reduction (redox) potential in wetland soils
Gust Tools for oceanic small‐scale, high‐frequency flows: metal‐clad hot wires
US2773236A (en) Apparatus for detecting ingress and egress of fluid in a borehole
CN106772622A (zh) 用于水域的电法勘探测量电极
CN201569697U (zh) 一种油气管道电流密度测量系统
De Jong et al. Construction and calibration of a rapidly responding pH mini-electrode: Application to intertidal sediments.
JP3884560B2 (ja) 導電率センサ
ES2311317B2 (es) Metodo y aparato para medir el nivel de liquidos, el espesor de capas de liquidos estratificados y el gradiente de concentraciones en liquidos no homogeneos.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2225 DE 27/08/2013.