BRPI0708604A2 - conexão de redes em malha multi-saltos usando ponte mac - Google Patents

conexão de redes em malha multi-saltos usando ponte mac Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708604A2
BRPI0708604A2 BRPI0708604-0A BRPI0708604A BRPI0708604A2 BR PI0708604 A2 BRPI0708604 A2 BR PI0708604A2 BR PI0708604 A BRPI0708604 A BR PI0708604A BR PI0708604 A2 BRPI0708604 A2 BR PI0708604A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lan
mesh
bridge
network
address
Prior art date
Application number
BRPI0708604-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Adam Sapek
Thiruvengadam Venketesan
Original Assignee
Microsoft Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microsoft Corp filed Critical Microsoft Corp
Publication of BRPI0708604A2 publication Critical patent/BRPI0708604A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W92/00Interfaces specially adapted for wireless communication networks
    • H04W92/02Inter-networking arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/46Interconnection of networks
    • H04L12/4604LAN interconnection over a backbone network, e.g. Internet, Frame Relay
    • H04L12/462LAN interconnection over a bridge based backbone
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/46Interconnection of networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L45/00Routing or path finding of packets in data switching networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

CONEXãO DE REDES EM MALHA MULTI-SALTOS USANDO PONTE MAC. é divulgada uma rede em malha multi-saltos que pode ser conectada em uma Rede de área Local (LAN) usando uma Ponte MAC. Um ou mais nós na rede em malha podem ser configurados como um nó de ponte que emprega uma ponte MAC. Pacotes que se deslocam entre estações na LAN até nós na rede em malha fluem através de um dos nós de ponte na rede em malha. Os nós de ponte não recebem todos os pacotes na rede em malha, mas eles recebem os pacotes que devem ser transmitidos através da ponte MAC. A medida que os nós de ponte aprendem novas estações na LAN, eles anunciam rotas aos outros nós na rede em malha especificando como alcançar aquelas estações. Isto habilita a funcionalidade de Ponte MAC entre redes em malha sem fios e 802 LANs.

Description

"CONEXÃO DE REDES EM MALHA MULTI-SALTOS USANDO PONTE MAC"
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Redes de área local (LANs) podem ser conectadas usando Pontes MAC (Controlede Acesso a Mídia). As LANs com ponte fazem parecer que estações estão anexadas emuma única LAN, mesmo quando elas estão anexadas em LANs separadas, cada qual comseu próprio MAC. Uma Ponte MAC opera abaixo do Limite de Serviço MAC, e as comunica-ções entre as estações são transparentes para o controle de ligação lógica (LLC) e para osprotocolos de camada de rede, exatamente como se as estações fossem anexadas namesma LAN. As Pontes MAC dependem de uma Porta de Ponte para receber todos os pa-cotes transmitidos na rede. Entretanto, nós em uma rede em malha sem fios multi-saltos sãovisíveis somente a um número limitado de nós no caminho até o destino.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Este Sumário é fornecido para introduzir uma seleção de conceitos de uma formasimplificada que é adicionalmente descrita a seguir na Descrição Detalhada. Não pretende-se que este Sumário identifique recursos chaves ou recursos essenciais do assunto emquestão reivindicado, nem pretende-se que seja usado como um auxílio na determinação doescopo do assunto em questão reivindicado.
Uma rede em malha multi-saltos pode ser conectada em uma LAN usando umaPonte MAC. Um ou mais nós na rede em malha podem ser configurados como um nó deponte MAC. Pacotes que se deslocam entre estações na LAN e nós na rede em malha flu-em através de um dos nós de ponte na rede em malha. Nós de ponte não recebem todos ospacotes na rede em malha, mas eles recebem os pacotes que devem ser transmitidos atra-vés da Ponte MAC. À medida que os nós de ponte aprendem novas estações na LAN, elesanunciam rotas aos outros nós na rede em malha especificando como alcançar estas esta-ções. Isto habilita a funcionalidade de Ponte MAC entre redes em malha sem fios e LANs.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura 1 ilustra um dispositivo de computação exemplar;
A figura 2 ilustra um sistema de pontes MAC para uma rede em malha;
A figura 3 mostra uma parte de uma pilha de rede em um nó que age como umaponte entre uma rede em malha multi-saltos e uma LAN;
A figura 4 mostra um processo implementado por um acionador de malha para tra-tar pacotes a ser transmitidos usando adaptador ligado no acionador de malha; e
A figura 5 ilustra um processo implementado pelo acionador de malha para tratarpacotes recebidos no adaptador de rede.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Agora, em relação aos desenhos, nos quais números iguais representam elementosiguais, várias modalidades serão descritas. Em particular, pretende-se que a figura 1 e adiscussão correspondente forneçam uma descrição geral resumida de um ambiente decomputação adequado no qual modalidades podem ser implementadas.
No geral, módulos de programa incluem rotinas, programas, componentes, estrutu-ras de dados e outros tipos de estruturas que realizam tarefas em particular ou implemen-tam tipos de dados abstratos em particular. Outras configurações de sistema de computadortambém podem ser usadas, incluindo dispositivos portáteis, sistemas multiprocessadores,aparelhos eletrônicos com base em microprocessador ou programáveis pelo cliente, mini-computadores, computadores de grande porte e congêneres. Ambientes de computaçãodistribuída também podem ser usados onde tarefas forem realizadas por dispositivos deprocessamento remotos que são ligados por meio de uma rede de comunicações. Em umambiente de computação distribuída, módulos de programa podem ficar localizados em dis-positivos de armazenamento de memória tanto local quanto remoto.
Agora, em relação à figura 1, será descrita uma arquitetura de computador ilustrati-va para um computador 100 utilizado nas várias modalidades. A arquitetura de computadormostrada na figura 1 pode ser configurada como um nó em uma rede em malha, uma esta-ção em uma Rede de Área Local, um computador de mesa ou móvel e congêneres. Comoilustrado, o computador 100 inclui uma unidade central de processamento ("CPU") 5, umamemória de sistema 7, incluindo uma memória de acesso aleatório ("RAM") 9 e uma memó-ria exclusiva de leitura ("ROM") 11, e um barramento de sistema 12 que acopla a memóriana CPU 5. Um sistema básico de entrada / saída que contém as rotinas básicas que ajudama transferir informação entre elementos do computador, tal como durante a inicialização, éarmazenado na ROM 11.0 computador 100 inclui adicionalmente um dispositivo de arma-zenamento em massa 14 para armazenar um sistema operacional 16, programas de aplica-ção e outros módulos de programa, que serão descritos com mais detalhes a seguir.
O dispositivo de armazenamento em massa 14 é conectado na CPU 5 por meio deum controlador de armazenamento em massa (não mostrado) conectado no barramento 12.
O dispositivo de armazenamento em massa 14 e sua mídia legível por computador associa-da fornecem armazenamento não volátil para o computador 100. Embora a descrição damídia legível por computador aqui contida diga respeito a um dispositivo de armazenamentoem massa, tais como uma unidade de disco rígido ou de CD-ROM, a mídia legível por com-putador pode ser qualquer mídia disponível que possa ser acessada pelo computador 100.
A título de exemplo, e sem limitações, mídia legível por computador pode compre-ender mídia de armazenamento no computador e mídia de comunicação. Mídia de armaze-namento no computador inclui mídia volátil e não volátil, removível e não removível, imple-mentada em qualquer método ou tecnologia para o armazenamento de informação, tais co-mo instruções legíveis por computador, estrutura de dados, módulos de programa ou outrosdados. Mídia de armazenamento no computador inclui, mas sem limitações, RAM, ROM,EPROM1 EEPROiyi1 memória flash ou outra tecnologia de memória em estado sólido, CD-ROM, discos versáteis digitais ("DVD") ou outro armazenamento ótico, cassetes magnéticos,fita magnética, armazenamento em disco magnético ou outro dispositivo de armazenamentomagnético, ou qualquer outra mídia que possa ser usada para armazenar a informação de-sejada e que possa ser acessada pelo computador 100.
De acordo com várias modalidades, o computador 100 pode operar em um ambien-te de rede usando conexões lógicas a computadores remotos por meio de uma ou mais re-des, tais como LAN 18 e rede em malha 19. O computador 100 pode se conectar às redespor meio de uma unidade de interface de rede 20 conectada no barramento 12. A conexãode rede pode ser com fios e/ou sem fios. A unidade de interface de rede 20 também podeser utilizada para se conectar a outros tipos de redes e sistemas de computador remotos. Ocomputador 100 também pode incluir um controlador de entrada / saída 22 para receber eprocessar entradas de inúmeros outros dispositivos, incluindo um teclado, mouse ou canetaeletrônica (não mostrada na figura 1). Similarmente, um controlador de entrada / saída 22pode fornecer saída a uma tela de exibição, a uma impressora ou a outro tipo de dispositivode saída.
Como exposto em resumo, inúmeros módulos de programa e arquivos de dadospodem ser armazenados no dispositivo de armazenamento em massa 14 e na RAM 9 docomputador 100, incluindo um sistema operacional 16 adequado para controlar a operaçãode um computador pessoal em rede, tal como o sistema operacional WINDOWS XP daMICROSOFT CORPORATION de Redmond, Washington. O dispositivo de armazenamentoem massa 14 e a RAM 9 também podem armazenar um ou mais módulos de programa. Emparticular, o dispositivo de armazenamento em massa 14 e a RAM 9 podem armazenar umou mais programas de aplicação 10. De acordo com modalidades, o computador 100 incluiuma camada de ponte MAC da malha 26 que é configurada para acoplar nós da rede emmalha 19 em estações na LAN 18. Descrito em resumo, quando o computador 100 for confi-gurado como um nó de ponte na rede em malha 19, pacotes que se deslocam entre as es-tações na LAN 18 e os nós da rede em malha 19 fluem através da camada de ponte MACda malha 26. O computador 100, que age como um nó de ponte, não recebe todos os paco-tes na rede em malha 19, mas ele recebe os pacotes que devem ser transmitidos através daPonte MAC entre a LAN 18 e a rede em malha 19. À medida que a camada de ponte MACda malha 26 aprende novas estações na LAN 18, ela anuncia uma(s) rota(s) aos outros nósda rede em malha 19 especificando como alcançar estas estações. Uma lista de vizinhosfora da malha 28 também pode ser mantida para se manter informado sobre as estaçõesconhecidas em uma LAN. Isto habilita a funcionalidade de Ponte MAC entre redes em malhamulti-saltos sem fios e 802 LANs.
A figura 2 ilustra um sistema de pontes MAC 200 para uma rede em malha. Comoilustrado, o sistema MAC 200 inclui uma rede em malha exemplar acoplada em uma LANusando um nó de ponte MAC. A rede em malha 205 pode compreender qualquer topologiade nós da malha, provedores de serviço da Internet e mídia de comunicação. Também, arede em malha 205 pode ter uma topologia estática ou dinâmica.
A rede em malha 205 pode incluir zero ou mais provedores de serviço da Internet201, que fornecem pontos de acesso à Internet para um ou mais nós da malha. Cada nó damalha pode compreender qualquer dispositivo que estiver conectado na rede em malha 205.Os nós da malha podem transmitir e receber pacotes de dados e também podem passarpacotes de dados a outros nós da malha de acordo com o protocolo de roteamento da redeem malha 205. Os nós da malha podem ser um dispositivo fixo ou um dispositivo móvel. Porexemplo, o nó da malha pode incluir um dispositivo de computação 212 que é similar aodispositivo de computação 100 supradescrito com relação à figura 1. O nó da malha tambémpode incluir um dispositivo de computação móvel 214. Outras modalidades podem incluiroutras configurações de nós da malha.
De acordo com uma modalidade, a rede em malha 205 ter uma topologia de rede
na qual os nós da malha são conectados com diversas conexões redundantes entre os nósda malha. A rede em malha 205 pode incluir uma malha completa, em que cada nó da ma-lha é conectado a todos os outros nós da malha na rede em malha. A rede em malha 205também pode incluir uma topologia de malha parcial em que alguns nós da malha são orga-20 nizados em uma malha completa e outros nós da malha são conectados somente a um oudois outros nós da malha. Outras topologias de malha podem incluir uma ou mais sub-redesclientes conectadas na rede em malha. Estas sub-redes clientes podem ter uma pluralidadede clientes conectada a elas. As várias topologias para a rede em malha 205 são infinitas enão serão aqui apresentadas adicionalmente.25 Um ou mais dos nós da malha podem ser configurados como um nó de ponte 254.
Da forma ilustrada no sistema 200, pacotes que são transmitidos entre a LAN 270 e a redeem malha 205 fluem através do nó de ponte 254. O nó de ponte 254 fornece a funcionalida-de de uma Ponte MAC de maneira tal que a funcionalidade de Ponte MAC seja fornecidaentre a rede em malha sem fios 205 e a 802 LAN 270. Cada nó da malha na rede em malha30 205 roteia todos os pacotes que são direcionados a uma das estações (272-277) através donó de ponte 254. Quando o nó de ponte 254 recebe um pacote direcionado à LAN 270, acamada de ponte MAC da malha 26 encaminha o pacote ao local apropriado. Toda vez queo nó de ponte 254 aprender uma nova estação na LAN ele anuncia uma rota aos outros nósna rede em malha 205. A rota anunciada é até o nó de ponte 254, de maneira tal que o nó35 de ponte possa encaminhar os pacotes até a estação apropriada na LAN 270. Adicional-mente, todos os pacotes recebidos por uma estação na LAN 270 são encaminhados até onó apropriado na rede em malha 205.O número de referência 218 indica mídia de comunicação entre os nós da malha. Atítulo de exemplo, e sem limitações, a mídia de comunicação 218 pode incluir mídia comfios, tal como uma rede com fios ou conexão direta com fios, e mídia sem fios, tais comoacústica, RF, infravermelho e outras mídias sem fios. O número de referência 220 indicamídia de comunicação entre o provedor de serviço da Internet 210 e um ou mais dos nós damalha. A mídia de comunicação 220 pode incluir mídia com fios, tais como rede com fios ouconexão direta com fios, e mídia sem fios, tais como acústica, RF1 infravermelho e outrasmídias sem fios. Os nós podem ser configurados para autoformar uma rede sem fios comoutros nós em uma faixa em particular.
Como discutido anteriormente, cada nó que é configurado como um nó de ponte(por exemplo, nó de ponte 245) transmite e recebe pacotes até as LANs (270) nas quais eleestá anexado e a partir delas. Para ilustrar a funcionalidade de uma Ponte MAC entre redeem malha multi-saltos 205 e a 802 LAN 270, é fornecido um exemplo de transmitir um paco-te IP (Protocolo da Internet) por difusão ponto a ponto do nó 248 até a estação 274. O e-xemplo é dado meramente com propósitos ilustrativos e não pretende-se que seja limitante.
O nó 248 começa com o endereço IP da estação 274. O endereço IP pode ser for-necido por um usuário, obtido por meio de resolução de nome e congêneres. Antes detransmitir o pacote, primeiro, o nó 248 resolve o endereço MAC da estação 274. O nó 248transmite uma solicitação ARP (Protocolo de Resolução de Endereço) usando um pacote dedifusão e ele é distribuído a todos os nós na malha 205, incluindo o nó de ponte 254. O nóde ponte 254 recebe a solicitação ARP e a indica ao acionador da Ponte MAC (veja referên-cia 320 na figura 3). A Ponte MAC no nó 254 encaminha o pacote à LAN 270.
A estação 274 recebe a solicitação ARP e transmite uma resposta ARP ao nó 248.A resposta ARP é recebida pelo nó de ponte 254 que é acoplado na LAN 270 e o nó de pon-te 254 encaminha a resposta ARP ao nó 248 na malha. Quando o nó de ponte 254 recebera resposta ARP, a camada de ponte MAC DA MALHA 26 processa o pacote que contémresposta ARP e extrai o endereço MAC da estação 274 (por exemplo, MAC1) do campo deendereço fonte do cabeçalho Ethernet do pacote. Uma vez que este endereço não é atual-mente armazenado pelo nó de ponte 254, o endereço é armazenado no nó de ponte 254.Então, o nó de ponte 254 anuncia aos outros nós na rede em malha 205 que ele conhece arota até o endereço MAC1 que está associado com a estação 274 na LAN 270.
O nó 248 recebe o anúncio do nó de ponte 254 e armazena o endereço. O nó 248recebe a resposta ARP da estação 274 e, agora, ele sabe que o endereço MAC da estação274 é MAC1. Para transmitir um pacote por difusão ponto a ponto até o endereço MAC1,primeiro, o nó 248 resolve a rota da malha. Uma vez que a rota foi anunciada pelo nó deponte 254, o nó 248 sabe que a rota da malha para alcançar o endereço MAC1 é por meiodo nó de ponte 254. Conhecendo a rota, o nó 248 transmite um pacote da malha multi-saltosaté o nó 254.
O nó de ponte 254 recebe o pacote e reconhece que ele é endereçado até uma es-tação na LAN com pontes, então, ele indica o pacote até a camada de Ponte MAC. A Ca-mada de Ponte MAC 26 encaminha o pacote à LAN 270 e a estação 274 recebe o pacote.
Embora o exemplo exposto tenha usado pacotes ARP1 os pacotes ARP são somente umexemplo e estes podem ser substituídos por quaisquer outros pacotes transmitidos entre osnós e as estações.
A figura 3 mostra uma parte de uma pilha de rede em um nó que age como umaponte entre uma rede em malha multi-saltos e uma LAN. Como ilustrado, a figura 3 inclui protocolo de rede 310 (por exemplo, TCP/IP), Ponte MAC 320, acionador de malha 325,acionadores de adaptador 330 e 340, rede em malha 350 e LAN 360. A pilha de rede 300pode ser implementada no nó de ponte 254 ilustrado na figura 2. Sem incluir o acionador demalha 325, a pilha de rede 300 fornecerá funcionalidade de Ponte MAC padrão. No geral,Ponte MAC padrão exige que ambos os adaptadores conectados na ponte estejam em mo-do indiscriminado. Em outras palavras, cada adaptador conectado é configurado para rece-ber todos os pacotes, mesmo aqueles pacotes que não são endereçados a eles. Na funcio-nalidade de Ponte MAC padrão, qualquer pacote recebido é indicado para cima na pilha atéo acionador de Ponte MAC 320. A Ponte MAC 320 examina o endereço ao qual o pacote foitransmitido. Quando o endereço é aquele do nó local, a Ponte MAC 320 indica o pacote pa-ra cima na pilha até o protocolo de rede 310 (por exemplo, TCP/IP). Caso contrário, quandoo endereço não é do nó local, então a Ponte MAC 320 toma o pacote e o transmite parabaixo na pilha usando o outro adaptador conectado na ponte. Desta maneira, o pacote édistribuído à outra rede que é ligada por ponte ao nó. Este processo acontece simetricamen-te em ambos os adaptadores. O resultado é que as duas redes são ligadas por ponte emvirtude de todos os pacotes transmitidos de uma primeira rede ser retransmitidos pela ponteMAC 320 até a segunda rede e vice-versa.
Como exposto, a funcionalidade de Ponte MAC padrão depende dos adaptadoresque estão no modo indiscriminado. Entretanto, esta exigência não é sempre possível. Porexemplo, pode não ser possível em uma rede sem fios padrão quando segurança for usada.Mesmo se um adaptador puder receber um pacote endereçado a outra pessoa, ele não po-derá decriptá-lo em virtude de somente o destino do pacote ter chave apropriada para de-criptar o pacote. Além do mais, o modo indiscriminado não é possível em uma rede em ma-lha sem fios em virtude de a rede em malha atravessar uma área maior do que um sinal RFpode cobrir. Portanto, cada nó não pode monitorar todos os pacotes transmitidos na redeem malha.
A fim de ligar por ponte uma rede em malha 320 com uma LAN 360 que usa a fun-cionalidade de Ponte MAC padrão, um acionador de malha 325 incluído na pilha da rede300 deve fornecer tratamento especial para habilitar ligação por ponte. Como exposto, todosos pacotes que são transmitidos de um nó na rede em malha 350 até uma estação na redecom fios 360 são transmitidos até o nó da malha que está agindo como o nó de ponte. Me-diante a recepção de um pacote da rede em malha 350 que é endereçado a uma estação narede com fios 360, o pacote move-se para cima na pilha por meio do acionador de malha325 até a Ponte MAC 320. Da forma mostrada na diagrama da pilha de rede 300, o aciona-dor de malha 325 fica entre um adaptador de rede sem fios 330 e o acionador de PonteMAC 320.
O acionador de malha 325 verifica o endereço fonte Ethernet dos pacotes que es-tão sendo transmitidos. Se o endereço não for um endereço do nó local, então, ele é umendereço de uma estação na rede 360 que fica localizada no outro lado da ponte MAC 320.Desta maneira, o nó na rede em malha que está implementando a Ponte MAC 320 e inclui oacionador de malha 325 aprende sobre os endereços das estações no outro lado da pontena rede 360. Quando um endereço de uma estação na rede 360 for determinado, então,este endereço pode ser armazenado em uma lista de vizinhos fora da malha. Os endereçosdas estações no outro lado da ponte podem ser comunicados aos outros nós na rede emmalha de inúmeras maneiras.
De acordo com uma modalidade, os outros nós na rede em malha são informadosde que as estações na rede 320 estão realmente na rede em malha e que aquelas estaçõespodem ser alcançadas por meio do nó de ponte. Diferentes implementações de malha po-dem usar diferentes mecanismos para dizer aos outros nós da malha sobre as rotas até o nóde ponte. Protocolos proativos de roteamento da malha, tal como o protocolo LQSR daMICROSOFT CORPORATION, podem fazer com que todos os nós distribuam uma lista dosseus vizinhos. Protocolos reativos de roteamento da malha podem fazer com que os nósprocurem uma rota até o destino quando eles precisarem alcançá-lo. Por exemplo, noLQSR, as estações na rede LAN são tratadas como vizinhas do nó de ponte. Quando ourosnós da malha precisam encontrar uma rota até qualquer uma destas estações, eles encon-trarão uma rota que passa através do nó de ponte (por exemplo, uma rota através do nó 254na figura 2). Quando um pacote for recebido da rede em malha 350 que é endereçado atéuma estação na rede 360, o acionador de malha 325 o move para cima na pilha até o acio-nador de Ponte MAC 320. Utilizando esta abordagem, somente o nó de ponte age diferen-temente na malha. Os outros nós transmitem pacotes e encontram rotas usando mecanis-mos de malha padrões que podem variar entre implementações de malha.
De acordo com uma outra modalidade, é dito aos outros nós da malha na rede emmalha 350 que aquelas estações descobertas são endereços especiais que podem ser al-cançados por meio do nó de ponte mesmo embora as estações não sejam, realmente, parteda rede em malha 350. Usando esta abordagem, qualquer nó da malha que está transmitin-do um pacote até uma estação na rede 360 sabe que as estações devem ser tratadas dife-rentemente dos nós da malha, e que as estações são alcançáveis por meio de um nó deponte. De acordo com esta modalidade, o pacote inclui dois endereços de destinos. O pri-meiro destino é um endereço na malha (por exemplo, nó de ponte 254 na figura 2). Este éum endereço usado para descobrir a rota na malha. O segundo endereço é o destino finaldo pacote que é um endereço na rede 360. Quando o nó de ponte recebe o pacote da redeem malha 350, o acionador de malha 325 coloca o endereço de destino final no campo deendereço de destino Ethernet e indica o pacote para cima na pilha até o acionador de PonteMAC 320.
Agora, em relação às figuras 3 e 4, será descrito um processo ilustrativo para co-nectar redes em malha multi-saltos usando Ponte MAC.
Durante a leitura da discussão das rotinas aqui apresentadas, percebe-se que asoperações lógicas das várias modalidades são implementadas (1) como uma seqüência deatos implementados em computador ou de módulos de programa em execução em um sis-tema e computação e/ou (2) como circuitos lógicos de máquina interconectados ou módulosde circuitos no sistema de computação. A implementação é uma questão de escolha, de-pendendo das exigências de desempenho do sistema de computação que implementa ainvenção. Dessa maneira, as operações lógicas ilustradas e que constituem as modalidadesaqui descritas são variadamente referidas como operações, dispositivos estruturais, atos oumódulos. Estes operações, dispositivos estruturais, atos e módulos podem ser implementa-dos em software, em software embarcado, em lógica digital de uso especial e em qualquercombinação destes.
A figura 4 mostra um processo implementado por um acionador de malha para tra-tar pacotes a ser transmitidos usando adaptador ligado no acionador de malha. Depois deuma operação de início, o processo flui até a operação 410, onde o acionador de malha re-cebe da borda superior da pilha de protocolo um pacote a ser transmitido.
Movendo até a operação de decisão 420, é feita uma determinação se o endereçofonte no pacote é um endereço lógico do nó de ponte.
Quando o endereço não for um endereço local, então, o processo move-se para aoperação 430 e o endereço da estação é adicionado em uma lista de endereço que incluiendereços de todos os nós fora da malha identificados. De acordo com uma modalidade, alista de endereço contém os endereços das estações que estão no exterior da rede em ma-lha que comunicaram com o nó de ponte. A lista pode ser atualizada quando uma nova es-tação for determinada e/ou mediante a passagem de algum período de expiração. Por e-xemplo, uma estação pode ser removida da lista quando o nó de ponte não tiver recebidonenhum pacote que está associado com aquela estação por um período de tempo pre-determinado.O processo flui até a operação 440, onde o pacote é transmitido usando o adapta-dor de rede (330 na figura 3). Então, o processo caminha até uma operação final e continuaprocessando outras ações.
A figura 5 ilustra um processo implementado pelo acionador de malha (325 na figu-ra 3) para tratar os pacotes recebidos no adaptador de rede (330 na figura 3).
Depois de uma operação de início, o processo flui até a operação 510, onde o acio-nador de malha compara o destino do pacote com a lista de vizinhos fora da malha (veja0038).
Fluindo até a operação de decisão 520, se o destino do pacote estiver na lista devizinhos fora da malha, então, o processo flui até a operação 550, onde o pacote é tratadocomo um pacote localmente destinado, caso contrário, o pacote é tratado usando os pro-cessos de recepção padrões (540). Então, o processo caminha até uma operação final econtinua processando outras ações.
As especificações, exemplos e dados expostos fornecem uma completa descriçãoda fabricação e do uso da composição da invenção. Uma vez que muitas modalidades dainvenção podem ser feitas sem fugir do espírito e do escopo da invenção, a invenção ficaresidente nas reivindicações anexas a seguir.

Claims (20)

1. Método implementado em computador para conectar uma rede em malha emuma LAN usando uma Ponte MAC padrão, CARACTERIZADO pelo fato de que compreen-de:determinar endereços de estações na LAN usando um nó de ponte; edirecionar pacotes provenientes de nós na rede em malha destinados às estaçõesna LAN por meio do nó de ponte.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de quedeterminar os endereços das estações da LAN usando um nó de ponte compreende exami-nar endereços associados com um pacote transmitido à rede em malha proveniente do nóde ponte.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de queum endereço fonte associado com o pacote é identificado como um endereço de uma esta-ção na LAN quando o endereço não for um endereço local do nó de ponte.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende adicionalmente armazenar o endereço da estação na LAN em uma lista.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende adicionalmente o nó de ponte anunciar a outros nós na rede em malha rotasque podem ser usadas para alcançar as estações de LAN na lista.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende adicionalmente o nó de ponte anunciar as estações de LAN na lista como vizi-nhos do nó de ponte.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende adicionalmente marcar os vizinhos como vizinhos especiais fora da malha, masalcançáveis por meio do nó de ponte.
8. Mídia legível por computador com instruções executáveis por computador paraconectar uma rede em malha em uma LAN usando uma Ponte MAC padrão,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:determinar endereços de estações na LAN provenientes da rede em malha; edirecionar pacotes e nós na rede em malha destinados a estações na LAN por meiode um nó de ponte na rede em malha.
9. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 8,CARACTERIZADO pelo fato de que determinar os endereços de estações na LAN proveni-entes da rede em malha compreende examinar endereços associados com um pacotetransmitido à rede em malha.
10. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 9,CARACTERIZADO pelo fato de que um endereço fonte associado com o pacote é identifi-cado como um endereço de uma estação na LAN quando o endereço não for um endereçolocal do nó de ponte.
11. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 10,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente armazenar o endereço daestação na LAN em uma lista.
12. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente anunciar a outros nós narede em malha rotas de malha que podem ser usadas para alcançar as estações de LAN nalista.
13. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente anunciar as estações LANna lista como vizinhos do nó de ponte.
14. Mídia legível por computador, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente marcar os vizinhos naLAN como vizinhos especiais como fora da malha, mas alcançáveis por meio do nó de ponte.
15. Aparelho para conectar uma rede em malha em uma LAN usando uma PonteMAC padrão, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:uma ponte MAC padrão;um acionador de adaptador de LAN que é acoplado na ponte MAC e que é acopla-do na LAN; eum acionador de malha que é acoplado na ponte MAC e que é acoplado em um a-cionador de adaptador de malha que é conectado na rede em malha; e em que o acionadorde malha é configurado para determinar endereços de estações da LAN e para direcionarpacotes provenientes dos nós na rede em malha destinados às estações na LAN.
16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato deque determinar os endereços das estações na LAN provenientes da rede em malha com-preende examinar endereços associados com um pacote transmitido à rede em malha.
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato deque um endereço fonte associado com o pacote é identificado como um endereço de umaestação na LAN quando o endereço não for um endereço local do nó de ponte.
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato deque compreende adicionalmente armazenar o endereço da estação na LAN em uma lista.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato deque compreende adicionalmente realizar pelo menos um de: anunciar a outros nós na redeem malha rotas de malha que podem ser usadas para alcançar as estações de LAN na listae anunciar as estações de LAN na lista como vizinhas do nó de ponte.
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato deque compreende adicionalmente marcar os vizinhos na LAN como vizinhos especiais comofora da malha.
BRPI0708604-0A 2006-03-13 2007-02-08 conexão de redes em malha multi-saltos usando ponte mac BRPI0708604A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/375.292 2006-03-13
US11/375,292 US8340106B2 (en) 2006-03-13 2006-03-13 Connecting multi-hop mesh networks using MAC bridge
PCT/US2007/003512 WO2007106266A1 (en) 2006-03-13 2007-02-08 Connecting multi-hop mesh networks using mac bridge

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708604A2 true BRPI0708604A2 (pt) 2011-06-07

Family

ID=38478868

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708604-0A BRPI0708604A2 (pt) 2006-03-13 2007-02-08 conexão de redes em malha multi-saltos usando ponte mac

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8340106B2 (pt)
EP (1) EP2005650B1 (pt)
JP (1) JP4995891B2 (pt)
KR (1) KR20090003225A (pt)
CN (1) CN101405994A (pt)
AU (1) AU2007225380B2 (pt)
BR (1) BRPI0708604A2 (pt)
CA (1) CA2644900C (pt)
IL (1) IL193564A (pt)
MX (1) MX2008011657A (pt)
NO (1) NO20083904L (pt)
RU (1) RU2441331C2 (pt)
SG (1) SG170102A1 (pt)
WO (1) WO2007106266A1 (pt)
ZA (1) ZA200807261B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008040217A1 (en) * 2006-09-11 2008-04-10 3Dsp Corporation Methods which avoid cluster in a wireless mesh network and systems and devices thereof
JP2009033274A (ja) * 2007-07-25 2009-02-12 Nec Access Technica Ltd 無線lan子機、無線lanネットワーク及びそれらに用いるmacアドレス再学習方法
JP5592887B2 (ja) * 2008-09-02 2014-09-17 コーニンクレッカ フィリップス エヌ ヴェ メッシュ型ネットワークのプロキシ構造
US8838473B2 (en) 2009-02-25 2014-09-16 Microsoft Corporation Services advertisement in a wireless mesh
US8976795B2 (en) 2009-02-25 2015-03-10 Microsoft Corporation Gateway advertisement in a wireless mesh
US8861445B2 (en) * 2009-03-11 2014-10-14 Sony Cororation Multi-channel single radio communication in home mesh network
US8780762B2 (en) 2009-03-11 2014-07-15 Sony Corporation Node query in ad hoc home mesh network
US8223786B2 (en) * 2009-03-11 2012-07-17 Sony Corporation Quality of service scheduling for home mesh network
US8194593B2 (en) * 2009-03-11 2012-06-05 Sony Corporation Quality of service architecture for home mesh network
US20100232400A1 (en) * 2009-03-11 2010-09-16 Sony Corporation Virtualizing single radio for multiple wireless interfaces in home mesh network
US8761174B2 (en) * 2009-03-11 2014-06-24 Sony Corporation Quality of service traffic recognition and packet classification home mesh network
JP5554165B2 (ja) 2010-07-09 2014-07-23 日本化学工業株式会社 高純度元素リンの製造方法および高純度リン酸の製造方法
KR20120071948A (ko) 2010-12-23 2012-07-03 한국전자통신연구원 인체 통신 시스템, 매체 접근 제어 브리지, 브리지 장치 및 브리지 장치의 동작 방법
CN102612077B (zh) * 2012-03-19 2014-11-19 东南大学 一种用于分布式多跳水声通信网络的媒介访问控制方法
GB2515853B (en) 2014-02-25 2015-08-19 Cambridge Silicon Radio Ltd Latency mitigation
GB2512749B (en) 2014-02-25 2015-04-01 Cambridge Silicon Radio Ltd Linking ad hoc networks
US9386605B2 (en) * 2014-07-11 2016-07-05 Motorola Solutions, Inc. Mobile dynamic mesh cluster bridging method and apparatus at incident scenes
US11191125B2 (en) * 2017-09-06 2021-11-30 Signify Holding B.V. Commissioning in multi-hop networks by using a single-hop connection

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4922503A (en) * 1988-10-28 1990-05-01 Infotron Systems Corporation Local area network bridge
US5323394A (en) * 1992-04-07 1994-06-21 Digital Equipment Corporation Selecting optimal routes in source routing bridging without exponential flooding of explorer packets
WO2002078272A1 (en) 2001-03-23 2002-10-03 Kent Ridge Digital Labs A method and system for providing bridged mobile ad-hoc networks
JP2002374279A (ja) 2001-06-13 2002-12-26 Nec Corp ノード装置及びネットワークシステム並びに通信制御方法
WO2003069855A1 (en) 2002-02-16 2003-08-21 Qosine Ltd. Method and device for connecting set of devices
US20030157951A1 (en) 2002-02-20 2003-08-21 Hasty William V. System and method for routing 802.11 data traffic across channels to increase ad-hoc network capacity
JP2004140776A (ja) 2002-07-12 2004-05-13 Nec Corp ネットワークにおけるフレーム転送方法及びノード、フレーム転送プログラム
GB0227614D0 (en) * 2002-11-27 2002-12-31 3Com Corp Packet-switched network and network switches having a network layer forwarding by data link switching
US20040165600A1 (en) * 2003-02-21 2004-08-26 Alcatel Customer site bridged emulated LAN services via provider provisioned connections
US7701858B2 (en) * 2003-07-17 2010-04-20 Sensicast Systems Method and apparatus for wireless communication in a mesh network
US20050220096A1 (en) * 2004-04-06 2005-10-06 Robert Friskney Traffic engineering in frame-based carrier networks
JP4214960B2 (ja) * 2004-06-24 2009-01-28 株式会社日立製作所 無線通信ネットワークシステム
WO2006029131A2 (en) * 2004-09-07 2006-03-16 Meshnetworks, Inc. System and method for routing data between different types of nodes in a wireless network
US7626967B2 (en) * 2005-01-05 2009-12-01 Intel Corporation Methods and apparatus for providing a transparent bridge associated with a wireless mesh network
JP4762735B2 (ja) 2005-02-16 2011-08-31 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線通信装置、通信経路制御装置、通信経路制御方法及び通信システム
US20070091871A1 (en) * 2005-10-26 2007-04-26 Intel Corporation Mesh network portal node and method for bridging in mesh networks

Also Published As

Publication number Publication date
US8340106B2 (en) 2012-12-25
ZA200807261B (en) 2009-12-30
CA2644900A1 (en) 2007-09-20
EP2005650B1 (en) 2018-03-28
AU2007225380B2 (en) 2010-09-30
JP4995891B2 (ja) 2012-08-08
JP2009530907A (ja) 2009-08-27
EP2005650A4 (en) 2010-12-22
NO20083904L (no) 2008-12-12
CN101405994A (zh) 2009-04-08
RU2441331C2 (ru) 2012-01-27
AU2007225380A1 (en) 2007-09-20
MX2008011657A (es) 2008-09-23
IL193564A (en) 2014-08-31
RU2008136890A (ru) 2010-04-20
WO2007106266A1 (en) 2007-09-20
US20070211736A1 (en) 2007-09-13
IL193564A0 (en) 2009-05-04
EP2005650A1 (en) 2008-12-24
SG170102A1 (en) 2011-04-29
KR20090003225A (ko) 2009-01-09
CA2644900C (en) 2015-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708604A2 (pt) conexão de redes em malha multi-saltos usando ponte mac
US20070195794A1 (en) Virtual lan system and node device
US9246799B2 (en) Data plane learning of bi-directional service chains
US8923293B2 (en) Adaptive multi-interface use for content networking
BR112015032501B1 (pt) Meio legível em computador não transitório, método para enviar e receber mensagens entre dispositivos em uma rede em malha e dispositivo eletrônico
US20150249587A1 (en) Method and apparatus for topology and path verification in networks
US7864666B2 (en) Communication control apparatus, method and program thereof
US20140122741A1 (en) Multiple path availability between walkable clusters
CN103270736A (zh) 用于大型二层中目标主机的代表网关和代理以及通过重复因特网协议地址进行地址解析
CN103546374A (zh) 一种边缘二层网络中转发报文的方法和装置
CN105591907B (zh) 一种路由获取方法和装置
ES2531546T3 (es) Aparato y método para establecer un denominado pseudo-conductor
WO2019160005A1 (ja) 経路情報転送装置、経路情報転送方法および経路情報転送プログラム
US20130279513A1 (en) Systems and methods for pseudo-link creation
US9094347B2 (en) Apparatus and method for transferring packets
Malhotra IP routing
Hughes et al. Cartesian routing
BR102015004225A2 (pt) método de seleção de rota, dispositivo de nó, sistema de retransmissão e programa
Carlier et al. 6LoWPAN–Towards Zero-Configuration For wireless Building Automation: System Architecture
Lee et al. Efficient Heterogeneous Network‐Routing Method Based on Dynamic Control Middleware for Cyber‐Physical System
CN116827825A (zh) Sdn云网络的vxlan测试方法及系统
Kopena et al. Network Awareness and the Philadelphia Area Urban Wireless Network Testbed
JP2020077994A (ja) 中継システムおよびスイッチ装置
Becker et al. Wireless Sensor Services Network Framework
JP2002319966A (ja) 階層化された移動ネットワークの位置管理システムおよびその方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.