BRPI0708374A2 - cámaras de separação - Google Patents

cámaras de separação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708374A2
BRPI0708374A2 BRPI0708374-2A BRPI0708374A BRPI0708374A2 BR PI0708374 A2 BRPI0708374 A2 BR PI0708374A2 BR PI0708374 A BRPI0708374 A BR PI0708374A BR PI0708374 A2 BRPI0708374 A2 BR PI0708374A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
separation chamber
perforations
chamber
chamber according
diameter
Prior art date
Application number
BRPI0708374-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Nick J Lesar
Original Assignee
Weiller And Company Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Weiller And Company Inc filed Critical Weiller And Company Inc
Publication of BRPI0708374A2 publication Critical patent/BRPI0708374A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C17/00Other devices for processing meat or bones
    • A22C17/004Devices for deboning meat
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C17/00Other devices for processing meat or bones
    • A22C17/04Bone cleaning devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C25/00Processing fish ; Curing of fish; Stunning of fish by electric current; Investigating fish by optical means
    • A22C25/16Removing fish-bones; Filleting fish

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)

Abstract

CáMARAS DE SEPARAçãO. Uma câmara de separação particularmente adaptada para processamento de carne é configurável de forma a ter vários diâmetros de extremidades de carga e descarga e/ou comprimentos de câmara. A câmara de separação pode também ter perfurações cortantes configuráveis.

Description

"Câmaras de Separação"Relatório DescritivoReferência Remissivaa Pedido Correlacionado
Este Pedido reivindica o benefício do Pedido Provisório US60/778.281, intitulado Open Slot Segmented Separation Chamberfor aFood Processor e depositado em 2 de março de 2006, cedido à Cessioná-ria deste Pedido, cuja revelação é aqui incorporada.
Antecedentes da Invenção
Esta revelação relaciona-se em geral a equipamento deprocessamento de carne para desossificação ou outra separação decarne, tal como carne de boi, frango, peixe e porco a partir de osso,cartilagem ou nervo. Mais particularmente, a revelação é direcionadapara um processador de carne tendo uma câmara de separação fendidae segmentada.
As máquinas de processamento de carne têm tipicamenteuma câmara de separação geralmente cilíndrica e perfurada paraseparar a carne. Em operação, a carne com osso é colocada ou alimen-tada para o volume interior da câmara de separação. Uma verruma ouum dispositivo semelhante dirige, então, forçadamente a carne a partirda extremidade de carga da câmara de separação para a extremidade dedescarga de osso. À medida que a carne é forçada através da câmara deseparação, a carne é retirada em tiras do osso e passada através dasperfurações e para dentro de um coletor de carne, após o que a carne éhabitualmente usada como enchimento e para a fabricação de carne derefeições, pastéis de carne, carne enlatada e salsicha. Recentemente,têm sido projetadas câmaras de separação para remover a carne apartir de um osso, mas fazendo-o de uma maneira que permite que acarne seja usada como uma fonte de carne primária em lugar desimplesmente como enchimento.
A Patente US 4.077.089 para Dutaud descreve uma câmarade separação para uma máquina de desossificação de carne que éformada de vários membros de placa cada uma das quais inclui umadisposição de dentes e recessos de ambos os lados da placa. As placassão montadas em torno de um eixo de parafuso numa configuraçãoaninhada em que os dentes de uma placa descansam substancialmentedentro das ranhuras de uma placa adjacente. As placas são espaçadasumas das outras por vários espaçadores colocados entre as placasadjacentes, que proporcionam uma abertura entre os dentes e asranhuras das placas adjacentes, quando montadas, e através das quaisa carne é forçada pelo eixo de parafuso. As placas e os espaçadores são mantidos na disposição aninhada por uma configuração de parafuso eporca inseridos através das placas.
A Patente US 4.340.184 para Poss descreve um equipamen-to de separação mecânica de uma combinação de carne e osso emfrações úteis. O equipamento inclui uma tela de separador que circun-da um parafuso de carga. A tela de separação consiste numa disposi-ção alternada de discos planos e discos anulares. Os discos são fixadosfirmemente numa disposição faca a face por barras de fixação e coloca-dos dentro de uma configuração de barras longitudinais espaçadascircunferencialmente que descansam dentro de fendas retangulares nosdiscos respectivos, Cada face nos discos configurados é cortada paraproporcionar uma abertura entre pares adjacentes de discos. Os discosconfigurados também contêm um anel anular fendido ao longo daextremidade interior do disco. O anel interno define fendas orientadasnum ângulo de cerca de 150 graus com o raio do anel. Em operação, oparafuso força a carne contra extremidades cegas das fendas pararemover a carne a partir dos ossos e para proporcionar movimento dacarne através das fendas e aberturas entre os discos para coleta.
A Patente US 4.575.899 para Prosenbauer descreve umseparador de carne para separar a carne a partir de uma massa decarne e osso pela ação de um pistão de compressão que pressionacontra um contra-pistão dentro de uma cavidade de compressão. Acavidade é definida por um par de filtros perfurados colocados emrelação de contato dentro da cavidade. Cada filtro compreende uminvólucro de paredes finas que termina num flange de conexão numaextremidade. O flange posiciona corretamente cada filtro dentro dacavidade por ligação a uma parede estacionária de cada lado da cavida-de. Os invólucros de cada filtro consistem em nervuras circunferenciaisespaçadas em torno do comprimento do invólucro. Entre cada nervura,as aberturas de passagem são igualmente espaçadas sobre a circunfe-rência do filtro. Quando a massa de carne e osso é comprimida dentrodos filtros pelos pistões, a carne é forçada para fora através da aberturade passagem para coleta por cilindro de coleta disposto em torno dosfiltros.
A Patente US 5.067.926 para Richburg descreve umapeneira cilíndrica para uma máquina de desossificação de carne. Apeneira inclui anéis de peneira empilhados que formam o corpo dapeneira. Cada anel inclui áreas principais e áreas menores circunferen-cialmente espaçadas em torno de uma superfície do anel que formaranhuras entre áreas adjacentes. As áreas principais incluem abertu-ras através das quais são inseridos elementos alongados. Os elementosalongados compreendem um meio alinhamento para empilhar os anéisnuma relação de contato para formar a peneira em que todas as áreasem cada anel ficam voltadas na mesma direção. Os elementos alonga-dos são recebidos dentro de um par de coberturas terminais dispostasem cada extremidade da peneira para reter a peneira dentro da máqui-na de desossificação. Cada uma das áreas inclui um agente de ligaçãocolocado na superfície de contato da área que preenche quaisquervazios nas áreas para evitar a acumulação de carne ou bactérias dentrodos vazios e liga anéis adjacentes um ao outro. Quando empilhadas eligadas para formar a peneira, as ranhuras entre as áreas adjacentesformam fendas através das quais é forçada a carne removida a partir doosso.
A Patente US 5.383.809 para Paoli descreve uma máquinade retirada de tendões para produção de carne com textura grosseira. Amáquina tem um alojamento que inclui um rotor usado para retirartendões a partir da carne entrante. O rotor é geralmente de formacilíndrica e tem vários elementos cortantes definidos sobre a suasuperfície exterior por uma ranhura helicoidal em espiral. Na entradapara o rotor, a ranhura helicoidal forma elementos cortantes que têmuma superfície cortante muito maior do que os elementos cortanteslocalizados mais a jusante ao longo do rotor. Os orifícios ficam localiza-is dos numa disposição circunferencialmente espaçada sobre o compri-mento inteiro do rotor, em que a configuração inclui um anel igualmen-te espaçado de orifícios entre cada par de superfícies cortantes adjacen-tes. Em operação, a carne e os tendões caídos na máquina contatam assuperfícies cortantes do exterior do rotor. As superfícies cortantesinteragem com uma barra de pressão que tem uma pluralidade desuperfícies cortantes espaçadas num painel concentricamente confor-mado para o exterior do rotor para remover o tendão a partir da carne.A carne, então, passa através das aberturas no rotor para o interior dorotor. Ao mesmo tempo em que o tendão é empurrado para jusantepela ação das superfícies cortantes do rotor sobre o tendão, a carnelocalizada dentro do rotor e pressionada para montante na direção devários orifícios dispostos num disco formando a extremidade a montan-te do rotor. A carne é pressionada nesta direção pela contra-rotação deuma manga tronco-cônica disposta dentro do rotor.
A Patente US 5.813.909 para Goldston descreve umacâmara de separação fendida para uma máquina de desossificação dotipo compressão. A câmara de separação fendida é construída demaneira a ter uma pluralidade de fendas compridas, sendo cada umaformada de um par de paredes espaçadas separadamente lateraisapresentando extremidades laterais interiores e formadas de paredesterminais arqueadas opostas que apresentam extremidades lateraisinteriores. As fendas são orientadas de tal maneira que as extremida-des laterais ficam num ângulo em relação ao eixo central da câmara deseparação de forma a serem inclinadas na direção de rotação de umaverruma cooperante. O lado e as extremidades terminais cooperam com as voltas estriadas da verruma para cortar ou descascar a carne a partirdo osso para produzir um produto mais grosseiro e altamente texturadoseparado.
A pesar destes e outros avanços feitos na técnica, permane-ce uma necessidade de câmaras de separação que sejam configurâveispara ter carga irregularmente dimensionada e extremidades de descar-ga. Adicionalmente, permaneça uma necessidade de câmaras deseparação com comprimentos variáveis. Além disso, existe uma neces-sidade na técnica de câmaras de separação que permitam variabilidadena disposição das fendas ou perfurações de corte de carne.
Breve Descrição da Invenção
A presente revelação é direcionada para uma câmara deseparação que é particularmente apropriada para separar carne a partirde uma massa de carne e osso. A câmara de separação é projetadapara ser efetiva na redução da acumulação de materiais duros sobre asua superfície interior usando uma disposição de fenda ou perfuraçãoque proporciona o escapa não assistido de materiais mais moles, masprende materiais mais duros de tal maneira que exige intervençãomecânica para a sua remoção. A câmara de separação pode tambémser formada de segmentos radiais múltiplos que definem coletivamenteuma câmara segmentada. Isto proporciona flexibilidade não apenas nocomprimento total da câmara de separação, mas quando são utilizadossegmentos radialmente afunilados, podem ser efetuadas variações nodiâmetro da carga e na extremidade de descarga. Numa modalidade, ossegmentos radiais podem ser alinhados e empilhados de maneira aproporcionar uma configuração pretendida da configuração de fenda,incluindo variações nas dimensões de fenda e na posição relativa dasfendas.
Portanto, de acordo com um aspecto, a presente revelaçãoinclui uma câmara de separação para separar material mole de umportador de material duro a que o material mole está fixado. A câmarade separação tem um volume interior dimensionado para receber epassar uma massa e inclui ainda uma primeira câmara que define umaprimeira extremidade de carga e uma primeira extremidade de descar-ga, em que uma primeira parte do volume interior é definida entre aprimeira extremidade de carga e a primeira extremidade de descarga.Um segundo membro de câmara é conectado de modo removível aoprimeiro membro de câmara e define uma segunda extremidade decarga e uma segunda extremidade de descarga, em que uma segundaparte do volume interior é definida entre a segunda extremidade decarga e a segunda extremidade de descarga.
De acordo com outro aspecto da presente revelação, édescrita uma câmara de separação para separar material mole a partirde um portador de material duro a que o material mole está preso. Acâmara de separação tem um corpo de câmara de separação e umapluralidade de perfurações nela formadas. Pelo menos uma parte dapluralidade de perfurações é fechada numa primeira extremidade eaberta numa segunda extremidade que é oposta à primeira extremida-de.
De acordo com outro aspecto da presente revelação, éapresentada uma câmara de separação para uma máquina de proces-samento de carne. A câmara de separação tem uma seção de câmara amontante e uma seção de câmara a jusante conectada â seção decâmara a montante. Cada seção de câmara inclui uma parede lateraltendo fendas nela formadas que estabelecem comunicação entre umapassagem interna definida pelas seções de câmara e um exterior dacâmara de separação formada pelas seções de câmara conectadas.
De acordo ainda com outro aspecto da revelação, umacâmara de separação tem uma disposição de parede exterior, uma sériede ranhuras periféricas formadas numa superfície interna definida pelaconfiguração da parede exterior e fendas formadas na disposição deparede exterior, em que cada fenda se abre e se estende a partir de umadas ranhuras periféricas na superfície interna da disposição de paredeexterior e abre-se sobre uma superfície exterior definida pela configura-ção da parede exterior.
Várias outras características e vantagens da presenteinvenção serão tornadas evidentes a partir da descrição detalhada e dosdesenhos seguintes.
Breve Descrição dos Desenhos
Os desenhos ilustram uma modalidade preferida presente-mente contemplada para realizar a invenção.
Nos desenhos:
a Figura IA é uma vista em perspectiva de umacâmara de separação segmentada tendo fases múltiplas montadas deacordo com uma modalidade da presente revelação;
a Figura IB é uma vista terminal de alimentação dacâmara de separação;
a Figura IC é uma vista em seção reta da câmara deseparação tomada ao longo das linhas C-C da Figura 1B;
a Figura 2A é uma vista em perspectiva de umaprimeiro estágio da câmara de separação;
a Figura 2B é uma vista da extremidade de descargado primeiro estágio;
a Figura 2C é uma vista em projeção lateral doprimeiro estágio;
a Figura 2D é uma vista em seção reta do primeiroestágio;
a Figura 2E é uma vista ampliada de uma seção retade uma parte a jusante do primeiro estágio;
a Figura 2F é uma vista plana de uma fenda queforma parte do primeiro estágio;
a Figura 3A é uma vista em perspectiva de umsegundo estágio da câmara de separação;
a Figura 3B é uma vista da extremidade de descargado segundo estágio;
a Figura 3C é uma vista em projeção lateral dosegundo estágio;
a Figura 3D~é uma vista em seção reta do segundoestágio;
a Figura 3E é uma vista ampliada em seção reta deuma parte a jusante do segundo estágio;
a Figura 3F é uma vista plana de uma fenda queforma parte do segundo estágio;
a Figura 4A é uma vista em perspectiva de umterceiro estágio da câmara de separação;
a Figura 4B é uma vista da extremidade de descargado terceiro estágio;
a Figura 4C é uma vista em projeção lateral doterceiro estágio;
a Figura 4D é uma vista em seção reta do terceiroestágio;
a Figura 4E é uma vista ampliada da seção reta deuma parte a jusante do terceiro estágio;
a Figura 4F é uma vista plana de uma fenda queforma parte do terceiro estágio;
a Figura 5A é uma vista em perspectiva de uma seçãode nariz da câmara de separação;
a Figura 5B é uma vista da extremidade de descargada seção de nariz;
a Figura 5C é uma vista em projeção lateral da seçãode nariz;
a Figura 5D é uma vista em seção reta da seção denariz;
a Figura 6A é uma vista em projeção de uma chaveanti-rotação de acordo com uma modalidade da presente revelação;
a Figura 6B é uma vista lateral da chave anti-rotação.Descrição Detalhadada Modalidade Preferida
Será descrita uma câmara de separação adaptada para usonum processador para separar carne a partir de material duro tal comonervo ou osso. Um processador exemplificativo é ilustrado na PatenteUS 5.813.909, cuja revelação é incorporada por referência. Tipicamen-te, o processador inclui uma verruma ou membro semelhante a parafu-so que se estende através de uma câmara de separação para fazeravançar material sob força através da câmara de separação, que podeser qualquer tipo de material de alimento tendo um componentegeralmente mole adaptado para ser separado a partir de um componen-te geralmente duro. Embora venha a ser descrita uma câmara deseparação no contexto de processamento de alimentos e, em particular,processamento de carne, a câmara de separação pode ser aplicável aoutros dispositivos de processamento onde seja pretendido removermaterial relativamente mole de material relativamente duro.
Referindo, agora, às Figuras IA-1C, é mostrada umacâmara de separação 10 de acordo com uma modalidade da presenterevelação. A câmara de separação 10 é formada de várias seções 12,14, 16, e 18 que são adaptadas em conjunto e que cooperam paradefinir a estrutura e o comprimento global da câmara de separação 10.Na modalidade ilustrada, a câmara de separação 10 é formada de umprimeiro estágio ou seção a montante 12, um segundo estágio ou seçãointermediária 14 e um terceiro estágio ou seção a jusante 16. Umaseção de nariz 18 é localizada na extremidade a jusante da seção ajusante 16. A seção a montante 12 e a seção de nariz 18 incluem umaestrutura externa, tal como um anel 20, e uma superfície exteriorafunilada 22, que são adaptadas para cooperar com as áreas de entradae de descarga, respectivamente, do separador, para capacitar a câmara10 a ser montada no separador (não mostrado). A este respeito, a seçãode nariz 18 inclui um par de fendas diametralmente alinhadas 24, cadauma das quais está adaptada para receber uma barra ou chave anti-rotação 26 do separador, que também está ligado a uma fenda adjacen-te no separador para assegurar que a câmara 10 não gire em relação aoseparador durante a operação.
Referindo, agora, à Figura 1B, cada uma das seções 12-18da câmara 10 define uma extremidade aberta a montante ou entrada euma extremidade aberta a jusante ou de descarga, de tal forma que acâmara de separação 10 define uma passagem interna aberta. A seçãoa montante 12 tem uma passagem 28 que se estende entre as suasextremidades a montante e a jusante e que é definida por uma paredeinterna afunilada 30. De modo semelhante, a seção intermediária 14tem uma passagem 32 que se estende entre as suas extremidades amontante e a jusante e que é definida por uma parede interna afuniladae a seção a jusante 16 tem uma passagem 36 que se estende entreas suas extremidades a montante e a jusante e é definida por umaparede interna afunilada 30". A seção de nariz define de modo seme-lhante uma passagem 70 entre as suas extremidades a montante e ajusante que é definida por uma parede interna afunilada 30"'. Namodalidade ilustrada, as paredes internas 30, 30', 30" e 30"' definemum afunilamento contínuo decrescente numa direção de montante parajusante, para definir uma passagem interna afunilada configurada demodo semelhante à passagem interna afunilada de câmaras de separa-ção de uma peça do estado da técnica.
Embora os desenhos ilustrem uma construção de paredeafunilada da câmara de separação 10, fica também entendido que umaconstrução segmentada semelhante pode ser proporcionada para umacâmara de separação de paredes paralelas. Neste tipo de construção,as passagens definidas pelas seções têm um diâmetro constante entre aentrada e saída de cada seção, que também coincide com o diâmetro daseção de nariz, para prover uma passagem irrestrita que se estendeentre as extremidades a montante e a jusante da câmara de separação.
Ainda com referência à Figura IBe com referência adicionalàs Figuras 2A-2E, a passagem 28 de seção a montante 12 terminanuma extremidade terminal a jusante 40 que é aninhada dentro daextremidade a montante da seção intermediária 14 de uma maneira aser explicada. Uma série de fendas 42 é formada na parede interna 30da seção a montante 12. As fendas 42 são geralmente paralelas umasàs outras e são do mesmo modo espaçadas radialmente sobre a perife-ria da parede interna 30. Cada fenda 42 inclui uma entrada ou partede entrada divergente 44 que se abre sobre a extremidade terminal 40.No local de cada fenda 42, a seção a montante 12 inclui uma ranhuraaxial 46 que se estende parcialmente através do material da paredelateral 30. Cada ranhura 46 é formada de maneira a definir umaparede inferior 48, uma parede terminal 50 e um par de paredeslaterais paralelas 52. Cada ranhura 46 é aberta na sua extremidade ajusante e uma nervura 54 é localizada entre cada par adjacente deranhuras 46. As nervuras 54 são formadas do material da paredelateral 30 que permanece depois das ranhuras 46 serem formadas naparede lateral 30. A maioria do comprimento de cada fenda 42 abre-sesobre a parede inferior de ranhura 48, para estabelecer comunicaçãoentre a passagem 28 e o exterior da seção a montante 12.
Cada nervura 54 termina numa extremidade a jusanteinteriormente angulada 56, que termina na sua extremidade interna nasuperfície exterior de uma aba de extensão a jusante 58. As extremida-des confrontantes de cada par adjacente de abas de extensão a jusante58 funcionam de maneira a formar uma parte de entrada divergente 44da fenda 42 localizou entre elas. As abas de extensão a jusante 58 sãoconfiguradas para formar um anel de ligação segmentado de diâmetroreduzido na extremidade a jusante da seção a montante 12.
Conforme mostrado na Figura 2F, cada ranhura 46 é for-mada de tal modo que a sua parede terminal 50 tem uma configuraçãoarredondada. Além disso, uma área de transição arqueada fica locali-zada entre a parede inferior 48 e as paredes laterais de ranhura associ-adas 52.
Conforme descrito com respeito às Figuras IA-1C, a câmarade separação 10 é formada pela montagem de seções ou estágiosmúltiplos. Nas modalidades ilustradas, cada uma das seções é afunila-da de forma que seja formada uma passagem afunilada através dacâmara de separação 10. A este respeito, o diâmetro da extremidade amontante (terminal de alimentação) de uma dada seção é mais largoque a extremidade a jusante (extremidade de descarga) daquela seçãodada. Todavia, é contemplado que a câmara de separação 10 pode serconstruída de modo a ter uma seção afunilada conectada a uma oumais seções afunilada ou seções inversamente afuniladas.
Referindo às Figuras 3A-3F, é mostrada uma seção exempli-ficativa intermediária 14 da câmara de separação. Como será descrito,a seção intermediária é semelhante em construção à seção a montante12. Mais particularmente, na sua extremidade a jusante, a seçãointermediária 14 inclui a mesma estrutura que a parte a jusante daseção a montante 12, embora tendo dimensões globais menores devidoà construção afunilada da mesma. Para referência conveniente, serãousados caracteres de referência para se referir à estrutura análoga daseção intermediária 14.
A seção intermediária 14 tem fendas radialmente espaçadas^42' que são formadas ao longo da parede interna 30' da mesma. Asfendas 42' são geralmente paralelas umas às outras e igualmenteespaçadas radialmente sobre a parede interna 30'. Cada fenda 42'inclui uma entrada ou parte de entrada divergente 44' que se abre sobrea extremidade terminal 34. No local de cada fenda 42', a seção inter-mediária 14 inclui uma ranhura axial 46' que se estende parcialmenteatravés do material da parede lateral 30'. Cada ranhura 46' é formadade modo a definir uma parede inferior 48', uma parede terminal 50' eum par de paredes laterais paralelas 52'. Cada ranhura 46' é aberta nasua extremidade a jusante e uma nervura 54' é localizada entre cadapar adjacente de ranhuras 46'. As nervuras 54' são formadas domaterial da parede lateral 30' que permanece depois das ranhuras 46'serem formadas dentro da parede 30'. A maioria do comprimento decada fenda 42' abre-se sobre a parede inferior da ranhura 48', paraestabelecer comunicação entre a passagem 32 e o exterior da seçãointermediária 14. Cada nervura 54' termina numa extremidade ajusante interiormente angulada 56', que termina em sua extremidadeinterna na superfície exterior de uma aba de extensão a jusante 58'. Asextremidades confrontantes de cada par adjacente de abas de extensãoa jusante 58' funcionam de modo a formar parte da entrada divergente44' da fenda 42' entre elas localizada. As abas de extensão a jusante58' são configuradas de maneira a formar um anel de ligação segmen-tado de diâmetro reduzido na extremidade a jusante da seção interme-diária 14.
Como mostrado na Figura 3F, cada ranhura 46' é formadade tal maneira que a sua parede terminal 50' tem uma configuraçãoarredondada. Além disso, uma área de transição de arqueado ficalocalizada entre a parede inferior 48' e as paredes laterais de ranhuraassociadas 52'.
Referindo, agora, às Figuras 4A-4F, a extremidade a jusanteda seção a jusante 16 também tem a mesma construção que as partes ajusante da seção a montante 12 e da seção intermediária 14, emboranovamente tendo um diâmetro global reduzido devido à construçãoafunilada das seções 12-14. Para referência conveniente, serão usadoscaracteres de referência dobrados para se referir à estrutura análoga daseção a jusante 16.A seção a jusante 16 tem fendas radialmente espaçadas 42"que são formadas ao longo da parede interna 30" da mesma. As fendas42" são geralmente paralelas uma à outra e igualmente espaçadasradialmente sobre a parede interna 30". Cada fenda 42" inclui umaentrada ou parte de entrada divergente 44" que se abre sobre a extre-midade terminal 38. No local de cada fenda 42", a seção a jusante 16inclui uma ranhura axial 46" que se estende parcialmente através domaterial dz parede lateral 30". Cada ranhura 46" é formada de modo adefinir uma parede inferior 48", uma parede terminal 50" e um par deparedes laterais paralelas 52". Cada ranhura 46" é aberta em suaextremidade a jusante e uma nervura 54" é localizada entre cada paradjacente de ranhuras 46". As nervuras 54" são formadas do materialda parede lateral 30" que permanece depois das ranhuras 46" seremformadas dentro da parede 30". A maioria do comprimento de cadafenda 42" abre-se sobre a parede inferior da ranhura 48", para estabe-lecer comunicação entre a passagem 36 e o exterior da seção a jusante16. Cada nervura 54" termina numa extremidade a jusante interior-mente angulada 56", que termina na sua extremidade interna nasuperfície exterior de uma aba de extensão a jusante 58". As extremi-dades de revestimento de cada par adjacente das abas de extensão ajusante 58" funcionam de maneira a formar parte da entrada divergente44" da fenda 42" entre elas localizada. As abas de extensão a jusante58" são configuradas para formar um anel de ligação segmentado dediâmetro reduzido na extremidade a jusante da seção a jusante 16.
Uma seção exemplificativa de nariz 18 que se conecta com aseção a_ju~sant~e—l6 é mostrada nãs~Figuras SA1SD; porém, é contempla-do que a seção de nariz 18 pode ser semelhantemente conectada àseção intermediária 14 ou ã seção a montante 12. A seção de nariz 18inclui um par de fendas diametralmente alinhadas 24, cada uma dasquais é adaptada para receber uma barra ou chave anti-rotação 26. Demodo semelhante às seções 12, 14 e 16, a seção de nariz 18 tem umaparede interna afunilada 30" que geralmente se alinha com a paredeafunilada 30" da seção a jusante 16. A seção de nariz 18 tem umaparede a montante 62" que se liga às extremidade a jusante 56" dasnervuras 54" da seção a jusante 16. Além disso, a seção de nariz 18define uma passagem 70 localizada a jusante da parede de entrada 66"da seção a jusante 16, que leva a uma abertura da saída de descargadefinida pela extremidade a jusante da seção de nariz 18.
Uma chave exemplificativa anti-rotação 26 é mostrada nasFiguras 6A e 6B. Como ali mostrado, a chave 26 tem uma formageralmente semelhante àquela definida pelas fendas 24 da seção denariz 18. A este respeito, as chaves 26, que estão, de preferência,ligadas à superfície interior do alojamento (não mostrado) para acâmara de separação 10, podem ser facilmente recebidas dentro dasfendas 24 para impedir a rotação da seção de nariz 18 em relação aoalojamento da câmara de separação. Visto que a seção a montante 12,a seção intermediária 14 e a seção a jusante 16 estão ligadas comfirmeza uma à outra, como descrito abaixo, impedindo a rotação daseção de nariz 18, a rotação das outras seções de câmara 12-16 tam-bém é impedida.
Será, agora, descrita ligação das seções de câmara. Asextremidades a montante da seção intermediária 14, da seção a jusante16 e da seção de nariz 18 incluem uma estrutura de ligação parainterconexão com as extremidades a jusante da seção a montante 12,da seção intermediária 14 e da seção a jusante 16, respectivamente.Como mostrado com respeito à seção intermediária 14 nas Figuras 3 A-3F, a estrutura de ligação a montante inclui uma parede a montanteangulada 62 que tem um ângulo que coincide com o ângulo das extre-midades a jusante 56 das nervuras 54 e uma parede interna axial 64que se estende numa direção a jusante da extremidade inferior daparede a montante 62 e tendo um ângulo que coincide com o das abas58. Uma parede de entrada interiormente angulada 66 estende-seinteriormente e a jusante da extremidade interna da parede internaaxial 64 e funde-se com a superfície interna da parede lateral 30' daseção intermediária 14.
Na montagem, a seção a montante 12, a seção intermediá-ria 14, a seção a jusante 16 e a seção de nariz 18 são fixadas emconjunto para formar a câmara de separação 10. A extremidade amontante da seção intermediária 14 está ligada à extremidade a jusanteda seção a montante 12, por ligação das abas de extensão a jusante 58da seção a montante 12 dentro da área anular definida pela paredeinterna axial 64 da seção intermediária 14. A parede a montante 62 daseção intermediária 12 limita as extremidades a jusante anguladas 56das nervuras 54 para reparar a posição axial da seção intermediária 14em relação à seção a montante 12. Quando a seção intermediária 14 ea seção a jusante 12 são montadas desta maneira, a parede de entradaangulada 66 da seção intermediária 14 define uma área aberta localiza-da a jusante e em comunicação com partes de entrada divergentes 44de fendas 42. A montante da área em que a seção intermediária 14 e aseção a montante 12 são ligadas em conjunto, cada fenda 42 abre-seexteriormente para dentro da sua ranhura associada 46.
De maneira semelhante, a seção intermediária 14 estáligada à seção a jusante 16 via recebimento das abas de extensão ajusante 58' dentro do espaço definido pela parede interna axial 64' daseção a jusante 16 e a parede a montante 62' se liga às extremidades ajusante 56' das nervuras 54' para ajustar a posição axial da seção ajusante 16 em relação à seção intermediária 14. A parede de entradainteriormente angulada 66' define uma área aberta localizada a jusantee em comunicação com cada parte de entrada de fenda 44'. Cada fenda42' abre-se exteriormente para dentro de sua ranhura associada 46'.As abas de extensão a jusante 58" da seção a jusante 16 ligam-se àparede interna axial 64" da seção de nariz 18, que inclui a parede amontante 62" que se liga às extremidades a jusante 56" das nervuras54". A parede de entrada interiormente angulada 66" define uma áreaaberta localizada a jusante e em comunicação com as partes de entradade fenda 44". Cada fenda 42" abre-se exteriormente para dentro de suaranhura associada 46".
Em operação, um material que contém tanto componentesduros como moles, tal como material de carne incluindo material demúsculo mole utilizável assim como também material duro não utilizá-vel tal como osso, nervo ou similar, é feito avançar a jusante através dacâmara de separação 10, tipicamente pelo uso de uma verruma afuni-lada que se estende através das passagens 28, 32, 36 e 70. O materialé sujeito a pressão no interior da câmara de separação 10 e as fendas42, 42' e 42" proporcionam áreas de alívio de pressão através das quaiso material mole passa para coleta numa câmara de coleta ou receptácu-externo. As paredes de entrada angulada 66, 66' e 66" proporcionamum caminho de fluxo de pressão baixa para suprir material para aspartes de entrada de fendas 44, 44' e 44", respectivamente, para supriro material mole para as fendas 42, 42' e 42", respectivamente. Destamaneira, o material mole passa através das fendas 42, 42' e 42" exteri-ormente para as ranhuras 46, 46' e 46" e para o exterior da câmara deseparação 10, ao mesmo tempo em que o material duro que permaneceno interior da câmara de separação 10 é feito avançar numa direção ajusante através das passagens 28, 32, 36 e 70.
Com a construção conforme descrita, o comprimento dacâmara de separação pode ser variado adicionando ou removendoseções da câmara, de acordo com a velocidade de fluxo, característicasmateriais ou outros parâmetros pretendidos. Embora as fendas sejamilustradas como estando abertas numa direção para diante ou parajusante, também é considerado que podem ser empregadas fendastendo geralmente a mesma configuração que no estado da técnica numaconstrução segmentada conforme mostrado e descrito. Além disso,embora as fendas sejam mostradas e descritas como sendo axiais,também fica entendido que as fendas podem ter uma orientaçãoangulada, quer com ou contra a direção de rotação da verruma e podeser inclinada num ângulo para adiante ou invertido em relação àdireção de rotação da verruma. Além disso, é possível formar a câmarade separação como um membro de uma peça tendo uma parede exteriormaciça, em que são formadas ranhuras periféricas internas que corres-pondem às áreas abertas definidas pelas paredes anguladas tais comoas paredes de entrada 66, com fendas formadas na parede exterior quese estendem a partir das ranhuras que correspondem às fendas 42.
A presente invenção foi descrita em termos da modalidadepreferida e é reconhecido que são possíveis equivalentes, alternativas emodificações, além daqueles expressamente declarados e dentro doescopo das Reivindicações anexas.

Claims (31)

"Câmaras de Separação"Reivindicações
1. - Câmara de Separação, para separar material mole de um portadorde material duro a que o material mole é fixado, tendo a câmara deseparação um volume interior dimensionado para receber e passar umamassa, caracterizado por que compreende:um primeiro membro de câmara que define uma primeiraextremidade de carga e uma primeira extremidade de descarga, em queuma primeira parte do volume interior é definida entre a primeiraextremidade de carga e a primeira extremidade de descarga; eum segundo de membro de câmara conectado de modoremovível ao primeiro membro de câmara e definindo uma segundaextremidade de carga e uma segunda extremidade de descarga, em queuma segunda parte do volume interior é definida entre a segundaextremidade de carga e a segunda extremidade de descarga.
2. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 1, caracteri-zada por que a primeira câmara tem uma forma tronco-cônica definidapor uma parede afunilada anular que se estende entre a primeiraextremidade de carga e a primeira extremidade de descarga.
3. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 2, caracteri-zada por que a primeira extremidade de carga tem um primeiro diâme-tro e a primeira extremidade de descarga tem um segundo diâmetro queestá de tamanho menor do que o primeiro diâmetro.
4. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 2, caracteri-zada por que a primeira extremidade de carga tem um primeiro diâme-tro e a primeira extremidade de descarga tem um segundo diâmetro queé de grandeza igual ao primeiro diâmetro.
5. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 2, caracteri-zada por que a segunda extremidade de carga tem um terceiro diâmetroe a segunda extremidade de descarga tem um quarto diâmetro que é detamanho menor do que o terceiro diâmetro.
6. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 5, caracteri-zada por que o terceiro diâmetro é de tamanho menor do que o segundodiâmetro.
7. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 1, caracteri-zada por que o primeiro membro de câmara tem uma parede geralmen-te anular que se estende entre a primeira extremidade de carga e aprimeira extremidade de descarga e em que a parede anular tem umapluralidade de perfurações que define uma primeira pluralidade depassagens para a passagem de material a partir da primeira parte dovolume interior.
8. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 7, caracteri-zada por que o segundo membro de câmara tem uma parede geralmen-te anular que se estende entre a segunda extremidade de carga e asegunda extremidade de descarga e em que a parede anular tem umapluralidade de perfurações que define uma segunda pluralidade depassagens para a passagem de material a partir da segunda parte dovolume interior.
9. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 8, caracteri-zada por que o primeiro membro de câmara e o segundo membro decâmara são conectados de modo removível um ao outro de tal modo queas perfurações da primeira pluralidade de perfurações ficam alinhadascom as perfurações da segunda pluralidade de perfurações.
10. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 9, caracte-rizada por que a primeira pluralidade de perfurações e a segundapluralidade de perfurações ficam geralmente alinhadas numa direçãoparalela a uma inserção de massa no volume interior.
11. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 8, caracte-rizada por que o primeiro membro de câmara e o segundo membro decâmara são conectados de modo removível um ao outro de tal modo queas perfurações da primeira pluralidade de perfurações não ficamalinhadas com as perfurações da segunda pluralidade de perfurações.
12. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 8, caracte-rizada por que uma primeira parte da primeira pluralidade de perfura-ções é de extremidade aberta e uma segunda parte da segunda plurali-dade de perfurações é de extremidade aberta.
13. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 2, caracte-rizada por que compreende ainda um terceiro membro de câmaraconectado de modo removível ao segundo membro de câmara e quedefine uma terceira extremidade de carga e uma terceira extremidade dedescarga, em que uma terceira parte do volume interior fica definidaentre a terceira extremidade de carga e a terceira extremidade dedescarga.
14. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 13, carac-terizada por que a terceira extremidade de carga tem um quintodiâmetro e a terceira extremidade de descarga tem um sexto diâmetroque é de tamanho menor do que o quinto diâmetro.
15. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 14, carac-terizada por que o quinto diâmetro é menor do que o quarto diâmetro.
16. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 1, caracte-rizada por que 1 compreende ainda um terceiro membro de câmaraconectado de modo removível ao segundo membro de câmara e quedefine uma terceira extremidade de carga e uma terceira extremidade dedescarga, em que uma terceira parte do volume interior fica definidaentre a terceira extremidade de carga e a terceira extremidade dedescarga.
17. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 1, caracte-rizada por que compreende ainda um membro alongado conectado demodo removível ao segundo membro de câmara e que interfaceia comuma estrutura que impede a rotação do membro de nariz em relação aoprimeiro membro de câmara e o segundo membro de câmara.
18. - Câmara de Separação, para separar material mole a partir de umportador de material duro a que o material mole é fixado, tendo acâmara de separação um volume interior dimensionado de modo areceber e passar uma massa, caracterizado por que compreende:um corpo de câmara de separação; euma pluralidade de perfurações formadas no corpo dacâmara de separação e que define uma pluralidade de passagensatravés do corpo da câmara de separação, sendo pelo menos uma parteda pluralidade de perfurações fechada numa primeira extremidade eaberta numa segunda extremidade que é oposta à primeira extremidade.
19. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 18, carac-terizada por que outra parte da pluralidade de perfurações é fechadana primeira extremidade e fechada na segunda extremidade.
20. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 18, carac-terizada por que a pluralidade de perfurações inclui um primeiroconjunto de perfurações radialmente espaçadas formadas ao longo deum primeiro eixo radial do corpo da câmara de separação e um segundoconjunto de perfurações radialmente espaçadas formadas ao longo deum segundo eixo radial, diferente do primeiro eixo radial do corpo dacâmara de separação.
21. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 20, carac-terizada por que o primeiro conjunto de perfurações radialmenteespaçadas é alinhado com o segundo conjunto de perfurações radial-mente espaçadas.
22. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 18, carac-terizada por que o corpo da câmara de separação compreende:uma primeira seção de corpo tendo uma primeira parte dapluralidade de perfurações; euma segunda seção de corpo conectada de modo removívelà primeira seção de corpo e tendo uma segunda parte das perfuraçõesde pluralidade.
23. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 22, carac-terizada por que a primeira seção de corpo define um primeiro volumeafunilado e a segunda seção de corpo define um segundo volumeafunilado geralmente alinhado com o primeiro volume afunilado.
24. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 22, carac-terizada por que compreende ainda uma terceira seção de corpo tendouma terceira parte da pluralidade de perfurações e conectado de modoremovível à segunda seção de corpo.
25. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 18, carac-terizada por que a pluralidade de perfurações é formada no corpo dacâmara de separação de maneira a remover a carne a partir de um ossoe a massa de carne passada através do volume interior.
26. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 25, carac-terizada por que a pluralidade de perfurações define uma pluralidadede passagens em comunicação com um coletor de carne.
27. - Câmara de Separação, para uma máquina de processamento decarne, caracterizada por que compreende:uma seção de câmara a montante;uma seção de câmara a jusante conectada à seção amontante da câmara; eem que cada seção de câmara inclui uma parede lateraltendo fendas nela formadas que estabelecem comunicação entre umapassagem interna definida pelas seções de câmara e uma exterior dacâmara de separação formada pelas seções de câmara conectadas.
28. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 27, carac-terizada por que cada seção de câmara define uma extremidade ajusante e em que pelo menos algumas das fendas têm uma entrada quese abre sobre a extremidade a jusante.
29. - Câmara de Separação, caracterizada por que compreende umadisposição de parede exterior, uma série de ranhuras periféricasformadas numa superfície interna definida pela disposição da paredeexterior e fendas formadas na disposição de parede exterior, em quecada fenda se abre e se estende a partir de uma das ranhuras periféri-cas na superfície interna da disposição de parede exterior e se abresobre uma superfície exterior definida pela disposição de paredeexterior.
30. - Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 29, carac-terizada por que a disposição de parede exterior inclui uma série deseções de câmara removivelmente conectadas umas às outras.
31. ^ Câmara de Separação, de acordo com a Reivindicação 30, carac-terizada por que cada ranhura é definida por uma parede anguladaassociada a uma extremidade a montante de uma a jusante das seçõesde câmara e em que cada fenda é formada na estrutura de paredeassociada à extremidade a jusante de uma a montante adjacente a umadas seções de câmara.
BRPI0708374-2A 2006-03-02 2007-03-02 cámaras de separação BRPI0708374A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US77828106P 2006-03-02 2006-03-02
US60/778,281 2006-03-02
PCT/US2007/063196 WO2007103799A2 (en) 2006-03-02 2007-03-02 Variable dimensioned separation chamber for food processor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708374A2 true BRPI0708374A2 (pt) 2011-06-07

Family

ID=38475723

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708374-2A BRPI0708374A2 (pt) 2006-03-02 2007-03-02 cámaras de separação

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7896730B2 (pt)
EP (1) EP1988782B1 (pt)
BR (1) BRPI0708374A2 (pt)
CA (1) CA2644490C (pt)
WO (1) WO2007103799A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB201005601D0 (en) 2010-04-01 2010-05-19 Nanoco Technologies Ltd Ecapsulated nanoparticles
WO2013148683A1 (en) * 2012-03-26 2013-10-03 Weiler And Company, Inc. Separation chambers for deboning machines
US9162230B2 (en) 2013-03-11 2015-10-20 Weiler And Company, Inc. Dual tapered orifice plate for a grinding machine
NL2011152C2 (en) * 2013-07-12 2015-01-13 Marel Meat Proc B V Method and device for separating meat from bone parts.
WO2019177679A1 (en) 2018-03-16 2019-09-19 Provisur Technologies, Inc Grooved chamber for a food-product separation machine
DE102019006557B3 (de) * 2019-09-18 2020-08-27 Packaging- & Cuttingsystems Von Der Weiden Gmbh Zerkleinerungstrommel für eine Schneid- und Separiervorrichtung (Zuführkanal)

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4077089A (en) * 1976-03-30 1978-03-07 Theodore Gregoire Dutaud Process and apparatus for meat deboning
US4340184A (en) * 1979-12-03 1982-07-20 Poss Design Limited Apparatus for mechanical separation of a combination of meat and bone into useful fractions
AT379939B (de) * 1983-05-27 1986-03-10 Inject Star Poekelmasch Vorrichtung zur abtrennung des fleisches von knochen
US4824027A (en) * 1987-10-13 1989-04-25 The Kartridg Pak Co. Meat separating means and method
US5067926A (en) * 1990-04-05 1991-11-26 Richburg James B Cylindrical sieve for meat deboning apparatus and method
US5302149A (en) * 1990-07-23 1994-04-12 William John Witham Boning method and apparatus
US5306202A (en) * 1992-08-09 1994-04-26 The Kartridg Pak Co. Deboning screen
US5383809A (en) * 1993-08-12 1995-01-24 Paoli; Stephen A. Desinewing machine for producing coarse-textured meat
US5580305A (en) * 1995-06-02 1996-12-03 Mcfarland; Archie R. Method and machine for segregating meat from bone, heavy tissue, and skin
US5607062A (en) * 1995-08-18 1997-03-04 Quadro Engineering Inc. Screen module for preparing cosmetics nested screens of different mesh sizes
US5813909A (en) * 1996-01-23 1998-09-29 Beehive, Inc. Deboning machine with slotted separation chamber

Also Published As

Publication number Publication date
EP1988782A4 (en) 2011-02-16
CA2644490A1 (en) 2007-09-13
WO2007103799A2 (en) 2007-09-13
WO2007103799A3 (en) 2008-03-27
EP1988782B1 (en) 2018-07-04
CA2644490C (en) 2012-12-18
US7896730B2 (en) 2011-03-01
US20070254577A1 (en) 2007-11-01
EP1988782A2 (en) 2008-11-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708374A2 (pt) cámaras de separação
RU2411058C2 (ru) Устройство разделения твердой и жидкой фазы
KR101733830B1 (ko) 뼈 가공 시스템 및 방법
US20160287000A1 (en) Juice Extractor
US7922567B2 (en) Method and apparatus for separating meat from bone
CN104738801A (zh) 大蒜剥瓣脱皮机
ES2067960T3 (es) Dispositivo de agitacion para maquinas para la fabricacion de helados.
AR248206A1 (es) Una estructura de descarga para un separador axial de una cosechadora y trilladora combinada.
DE1932515A1 (de) Maschine zur kontinuierlichen Herstellung von knochenlosem zerkleinertem Fleisch
CN208161680U (zh) 茶果破碎装置
CS200156B2 (en) Method of meat separatin from the bones of slaughtered animals and press for execution of this method
CN109499676A (zh) 一种餐厨垃圾破碎制浆及筛分一体化处理设备
US3478797A (en) Preparing sausage batter for cooking and cooling
JPS59113997A (ja) スクリユウプレス
US4546927A (en) Meat separating means
KR20120012038A (ko) 조립형 착즙 스크류 및 이를 포함하는 주서기
CN113000357A (zh) 一种果籽果肉自动分离机
KR20180111262A (ko) 다단 형상의 스크류를 포함하는 착즙 스크류 조립체 및 이를 포함하는 주서기
CN106391243B (zh) 剁碎机
KR101289536B1 (ko) 유자씨 배출장치
CN215380025U (zh) 一种刮板式果籽果肉分离装置
KR200284158Y1 (ko) 고추씨 분리기
EP0250566A1 (en) System and method for increased efficiency of screw presses
KR200212157Y1 (ko) 참깨 탈피기
KR102393611B1 (ko) 씨선별분리장치

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8 C/C 13, 24 E 25 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]