BRPI0707406A2 - arquitetura distribuìda e métodos para serviços de radiodifusão/multitransmissão - Google Patents

arquitetura distribuìda e métodos para serviços de radiodifusão/multitransmissão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707406A2
BRPI0707406A2 BRPI0707406-9A BRPI0707406A BRPI0707406A2 BR PI0707406 A2 BRPI0707406 A2 BR PI0707406A2 BR PI0707406 A BRPI0707406 A BR PI0707406A BR PI0707406 A2 BRPI0707406 A2 BR PI0707406A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
profile
segmentation
mbms
reassembly
scheduling
Prior art date
Application number
BRPI0707406-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Zhijun Cai
Original Assignee
Motorola Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Motorola Inc filed Critical Motorola Inc
Publication of BRPI0707406A2 publication Critical patent/BRPI0707406A2/pt
Publication of BRPI0707406A8 publication Critical patent/BRPI0707406A8/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L65/00Network arrangements, protocols or services for supporting real-time applications in data packet communication
    • H04L65/60Network streaming of media packets
    • H04L65/61Network streaming of media packets for supporting one-way streaming services, e.g. Internet radio
    • H04L65/611Network streaming of media packets for supporting one-way streaming services, e.g. Internet radio for multicast or broadcast

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

ARQUITETURA DISTRIBUIDA E METODOS PARA SERVIçOS DE RADIODIFUSAO/MULTITRANSMISSãO São descritos uma arquitetura distribuída e método para entrega MBMS. As diversas modalidades permitem combinação de seleção e combinação suave por UEs para transmissões MBMS. Uma notificação de serviço MBMS (509) é enviada para todos os Nós-E (503). Os Nós-E prosseguem para contagem de solicitação (511) a partir das UEs (501). Uma solicitação de transmissão (513) é em seguida enviada à Função de Controle de Transmissão MBMS de âncora (TCP) (505) a partir dos Nós-E (503) . O MBMS-TCF de âncora (505) gera perfis de alocação de recurso e programação e perfis de segmentaçáo e re-agrupamento (SAR) para os Nós-E e envia os perfis (515) para os Nós-E. Os Nós-E (503) usam os perfis para configuração e alocação de recurso (517) e transmitir dados MBMS (519) de acordo com os perfis. O MBMS-TCF de âncora (505> pode em seguida coordenar.

Description

ARQUITETURA. DISTRIBUÍDA E MÉTODOS PARA SERVIÇOS DERADIODIFUSÃO/MULTITRANSMISSÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se genericamente a redesde comunicação que propiciam serviço multimídia demultitransmissão de radiodifusão, e mais especificamente amétodos e aparelho para propiciar e receber serviçosmultimídia de multitransmissão de radiodifusão dentro deuma área de cobertura de rede de comunicação.
FUNDAMENTOS
A técnica de multitransmissão localizada reduzrecursos de rede custosos pela limitação de transmissões auma área geográfica definida pela área de cobertura derádio de uma estação transceptora base ou mesmo áreasmenores conforme definido por setores de cobertura deantena da estação transceptora base. Serviços demultitransmissão em geral são descritos em diversos padrõestais como o Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP),padrões de Sistema de Telefone Móvel Universal (UMTS).
A multitransmissão localizada é da mesma formagenericamente descrita nos padrões UMTS. Os padrões UMTS,Edição 6, definem em geral, arquiteturas e métodos deoperação tais como um procedimento de contagem para ServiçoMultimídia de Multitransmissão de Radiodifusão (MBMS) peloqual a rede aprende o status de dispositivos móveis em cadacélula e configura Portadores de Rádio (RBs) com base nainformação de status aprendida.
Dois modos de operação são empregados nos padrões, asaber, Ponto-a-Ponto (PTP) e Ponto-a-Multiponto (PTM). Sobprocedimentos de contagem, áreas de cobertura que possuemmenos do que um número de usuários pré-estabelecidos,empregam operação PTP que exige configuração de RBsindividualmente por usuário. Inversamente, áreas decobertura que possuem pelo menos o número de usuários pré-estabelecidos empregarão PTM para entrega de MBMs onde RBsindividuais não são necessários.
Para entrega de MBMS que utilizam PTM, é desejávelpara estações móveis, também denominadas como "Equipamentode Usuário" (UEs), empregar macro-diversidade, isto é,empregar combinação de seleção ou combinação suave detransmissões de sinal múltiplas.
No caso de combinação de seleção, as "Unidades deDados de Protocolo" (PDUs) provenientes de duas, ou mais doque duas, células deveriam ser geradas da mesma maneira,embora as mesmas não precisem ser transmitidassimultaneamente. Para a combinação suave, os PDUsprovenientes de duas células deveriam da mesma forma sergerados da mesma maneira e também deveriam ser transmitidossimultaneamente.
Contudo, a arquitetura de Rede de Acesso de RádioTerrestre Universal Aperfeiçoada (UTRAN) incorpora células("Estações Transceptoras Base" (BTS) ou "Nós Bs"), quepropiciam funções de programação e segmentação e re-agrupamento (SAR) independentemente de qualquer pontocentral de controle. Tal arquitetura não leva em conta anecessidade da UE em empregar macro-diversidade para MBMSPTM conforme discutido acima.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A FIG. 1 é um diagrama que ilustra uma rede decomunicações exemplificativa que possui diversas áreas decobertura com estações móveis situadas na mesma.
A FIG. 2 é um diagrama que ilustra uma arquitetura dealto nível em uma rede de Serviço Multimídia Aperfeiçoadode Multitransmissão de Radiodifusão.
A FIG. 3 é um diagrama de blocos de uma estação móvelde acordo com algumas modalidades.
A FIG. 4 é um diagrama de blocos de arquitetura deprotocolo para uma estação móvel, uma estação transceptorabase e uma âncora de acordo com as modalidades.
A FIG. 5 é um diagrama de fluxo de sinal que ilustrauma operação de alto nível de uma rede de acordo com asmodalidades.
A FIG. 6 é um fluxograma que ilustra um método deoperação de uma estação base de acordo com uma modalidade.
A FIG. 7 é um fluxograma que ilustra um método deoperação de uma âncora de acordo com uma modalidade.
A FIG. 8 é um fluxograma que ilustra um método deoperação de uma estação base de acordo com algumasmodalidades.
DESCRIÇÃO DETALHADA
São propiciados aqui métodos e aparelhos parapropiciar uma arquitetura distribuída para entrega de MBMS.
Voltando agora para os desenhos em que numeraisiguais representam componentes iguais, a FIG. 1 ilustra umarede de comunicações 100, com diversas estações base 103,cada estação base 103 tendo uma área de coberturacorrespondente 105. Em geral, as áreas de cobertura deestação base podem sobrepor-se e, em geral, formam uma áreade cobertura de rede global. Uma área de cobertura de MBMSpode compreender diversas áreas de cobertura de estaçãobase 105, que podem formar uma área de cobertura de rádiocontígua. Contudo, não é exigido possuir cobertura MBMScontígua e por conseguinte a área de cobertura MBMS podealternativamente ser distribuída através de uma área decobertura de rede global. Além disso, cada área decobertura pode possuir diversas estações móveis ou UEs109. Diversas estações base 103 conectar-se-ão a umcontrolador de estação base 101 através de conexões de viademorada 107. O controlador da estação base e as estaçõesbase formam uma Rede de Acesso de Rádio (RAN) . A redeglobal pode compreender qualquer número de controladores deestação base, cada um controlando diversas estações base.Observe-se que o controlador de estação base 101 pode deforma alternativa ser implementado como uma funçãodistribuída dentre estações base.
As estações base 103 podem comunicar-se com asestações móveis 109 através de qualquer número deinterfaces aéreas padrão e utilizar qualquer número deesquemas de modulação e codificação. Por exemplo, E-UMTS ouCDMA2 000 podem ser empregados. Além disso, E-UMTS podeempregar Multiplexação de Divisão de Freqüência Ortogonal(OFDM) e CDMA2 000 pode empregar códigos de difusãoortogonal tais como códigos Walsh. Códigos de difusão semi-ortogonais podem também ser utilizados para alcançarcanalização adicional durante a interface aérea.
A FIG. 2 representa a arquitetura geral de uma redede Serviço Multimídia Aperfeiçoado de Multitransmissão deRadiodifusão (MBMS) . Cada nó-E 211, 213 corresponde a umaestação transceptora base, e é de forma alternativadenominada uma célula. Além disso, a rede 200 ilustrada naFIG. 2 possuirá diversos pontos de controle, denominadosaqui âncoras, tais como âncora 2 07 e âncora 209, cada umadas quais pode ser conectada a quaisquer dos diversos nós-E.
Tipicamente, uma âncora controlará diversas célulassobre uma área de cobertura de rádio contígua, embora talesquema não seja necessário. Voltando à FIG. 2, cada nó-Epode possuir diversos dispositivos móveis dentro de suaárea de cobertura de rádio respectiva. Em algumasmodalidades, o Centro de Serviço de Multitransmissão deRadiodifusão (BM-SC) propicia funções para posicionamento eentrega de serviço de usuário de MBMS. O BM-SC pode tambémservir como um ponto de entrada para transmissões MBMS deprovedor de conteúdo 203, 205, pode autorizar e iniciarServiços de Portador MBMS dentro da Rede Móvel de TerraPública (PLMN) e pode agendar e entregar transmissões MBMSem algumas modalidades.
Se em uma função de Controle de enlace de Rádio (RLC)e função de Controle de Acesso de Meio (MAC) residem osNós-E 211, 213, uma função de Administração de Recurso deRádio centralizada (RRM) é exigida para sincronizar asfunções de programação e segmentação e re-agrupamento (SAR)bem como coordenar as funções RLC e MAC entre os diversosNós-E.
Presumindo-se que diversas estações móveis dentro deuma área de cobertura de rádio de Nó-E são configuradaspara receber um serviço MBMS ("subscritos a MBMS"), entãocada estação móvel receberá os dados MBMS via PTM. Ascélulas que não possuem dispositivos móveis subscritos aMBMS, podem não estabelecer um PTM RB.Entende-se que células que não possuem estaçõesmóveis subscritas a MBMS ainda podem possuir estaçõesmóveis presentes com suas áreas de cobertura de rádiorespectivas. Observe-se que as áreas de cobertura de rádiorepresentadas pela FIG. 1 mostram que as áreas de coberturade rádio ou células 105 podem se sobrepor. Por conseguinte,estações móveis são capazes de comunicar-se com ou receberdados de, diversas células que possuem áreas desobreposição. Por conseguinte, estações móveis podemreceber transmissões de mais do que uma célula e combinaras transmissões. A FIG. 2 também ilustra o conceito do"melhor servidor", isto é, a célula que propicia a estaçãomóvel com a melhor cobertura no tempo específico. O melhorservidor pode ser determinado por qualquer número deparâmetros tais como razão sinal-para-ruído-e-interferência(SINR) , taxa de erro de bits (BER) , taxa de limpeza dequadro (FER), ou qualquer outro indicador, combinação deindicadores, ou uma saída de indicador de um algoritmo queutiliza qualquer um ou mais dos indicadores como umaentrada, todos sendo entendidos por aquele versado natécnica. Por conseguinte, uma estação móvel pode receberuma solicitação de contagem de sua melhor célula servidoraem cujo caso a estação móvel pode unir o procedimento decontagem ao responder ao melhor Nó-E servidor.
Por conseguinte, voltando à FIG. 1, uma estação móvel109 pode deixar uma célula que possui um PTM RB e mover-separa uma célula que previamente não possui um PTM RBestabelecido. Neste caso, a estação móvel pode iniciarconfiguração de PTM na nova melhor célula servidora.
A FIG. 3 é um diagrama de blocos que ilustra oscomponentes primários de uma estação móvel de acordo comalgumas modalidades. A estação móvel 300 compreendeinterfaces de usuário 3 01, pelo menos um processador 3 03, epelo menos uma memória 311. A memória 311 possuiarmazenamento suficiente para o sistema de operação deestação móvel 3 05, aplicações 3 07 e armazenamento dearquivo geral 309. Interfaces de usuário 301 de estaçãomóvel 3 00, podem ser uma combinação de interfaces deusuário que incluem um teclado, tela de toque, entrada de
comando ativado por voz, e controles de cursor giroscópio,mas não se limitam a estas. A estação móvel 300 possui umvisor gráfico 317, que pode também possuir um processadordedicado e/ou memória, acionadores, etc. que não sãomostrados na FIG. 3.
Deve ser entendido que a FIG. 3 é para finsilustrativos e serve para ilustrar os componentesprincipais de uma estação móvel de acordo com a presenteinvenção, e não se destina a ser um diagrama esquemáticocompleto dos diversos componentes e conexões entre osmesmos exigidos para uma estação móvel. Por conseguinte,uma estação móvel pode compreender diversos outroscomponentes não mostrados na FIG. 3 e ainda estar dentro doâmbito da presente invenção.
Voltando à FIG. 3, a estação móvel 3 00 pode tambémcompreender diversos transceptores tais como transceptores313 e 315. Os transceptores 313 e 315 podem ser paracomunicar com diversas redes sem fio que utilizam diversospadrões tais como UMTS, CDMA2000, 802,11, 802,16, etc., massem se limitar a estes.
A memória 311 é apenas para fins ilustrativos e podeser configurada de diversas formas e ainda permanecerdentro do âmbito da presente invenção. Por exemplo, amemória 311 pode ser compreendida de diversos elementosindividualmente acoplados ao processador 303. Além disso,processadores separados e elementos de memória podem serdedicados a tarefas específicas tais como produzir imagensgráficas sobre um visor gráfico. Em qualquer caso, amemória 311 possuirá pelo menos as funções de propiciararmazenamento para um sistema de operação 3 05, aplicações307 e armazenamento de arquivo geral 309 para estação móvel300. Em algumas modalidades, as aplicações 307 podemcompreender uma pilha de software que se comunica com umapilha no Nó-E.
Voltando agora para a FIG. 4, são ilustradas estaçãomóvel, Nó-E, e arquiteturas de âncora de acordo com asdiversas modalidades. Estações móveis, ou Equipamento deUsuário (EU) 401 compreendem uma pilha que possui umControlador de Enlace de Rádio (RLC) 407, um Controlador deAcesso de Meio (MAC) 4 09, e uma Camada Física (PHY) 411.
De forma similar o Nó-E 403 possui um RLC 415, MAC417 e PHY 419. Contudo, o Nó-E 403 possui adicionalmente emdiversas modalidades Função de Controle de RadiodifusãoMBMS (TCF) 413. Da mesma forma, a âncora 405 possui umMBMS-TCF 421.
Nas diversas modalidades, o MBMS-TCF propiciaalocação de recurso e perfis de programação para serviçoMBMS para cada célula individual e também propicia umperfil de segmentação e re-agrupamento (SAR). A FIG. 5 é umdiagrama de fluxo de sinal que ilustra operação de altonível relacionada ao MBMS-TCF de acordo com as diversasmodalidades.
Na FIG. 5, BM-SC 507 pode enviar uma notificação MBMS509 aos diversos Nós-E tais como o Nó-E 503. A notificação509 pode compreender um identificador de serviço quecorresponde ao MBMS de provedor específico, e também umidentificador de sessão em que sessões múltiplas podemestar disponíveis.
O Nó-E 503 em seguida transmitirá uma solicitação decontagem 511 para UE 501 e todas as UEs dentro da área decobertura de rádio do Nó-E 503. A solicitação de contagempode compreender um identificador de serviço quecorresponde ao MBMS de provedor específico, e também umidentificador de sessão no caso de sessões disponíveismúltiplas. A solicitação de contagem pode ainda incluirinformações adicionais tais como um fator de probabilidadeinicial, Identidade de Grupo Móvel Temporário (TMGI),identificador de sessão, e ainda em algumas modalidades umafaixa de Razão Sinal-para-Ruído (SINR). Diversos métodos eaparelhos de contagem que podem ser utilizados em conjuntocom as diversas modalidades aqui descritas são descritospela Patente U.S. No. de Série 11/286.799 "CONFIGURAÇÃO DEPORTADOR ADAPTATIVA PARA SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO/MULTITRANSMISSÃO UTILIZANDO INFORMAÇÃO DE RESPOSTARECEBIDA" e ainda pelo Pedido de Patente U.S. No. de Série11/286801 "CONFIGURAÇÃO DE PORTADOR ADAPTATIVA PARA SERVIÇODE RADIODIFUSÃO/MULTITRANSMIS SÃO", ambos atribuídos aMotorola, Inc. e ambos aqui incorporados mediantereferência.
Por conseguinte em algumas modalidades, uma contagem"0-1" pode ser aplicada onde o Nó-E não precisa diferenciarentre usuários. Neste caso, o Nó-E precisa apenasdeterminar se quaisquer estações móveis estão dentro dacélula que são subscritas a MBMS e, em algumas modalidadestambém se as estações móveis não receberam previamente atransmissão MBMS oferecida. Por exemplo, uma solicitação decontagem da estação base pode compreender um identificadorde serviço que corresponde ao MBMS de provedor específico,e também um identificador de sessão em que sessõesmúltiplas podem estar disponíveis. Se uma estação móvelestá subscrita a MBMS conforme determinado peloidentificador de serviço, mas não recebeu a sessão atualconforme determinado pelo identificador de sessão, aestação móvel pode indicar que a mesma precisa receber asessão oferecida. Solicitações de contagem que diferenciamentre diversos usuários podem ser utilizadas nas diversasmodalidades de forma alternativa, ou em combinação comdiversos Nós-E que usam contagem 0-1 e diversos Nós-E queusam outras técnicas de contagem. Por conseguinte, qualquertécnica de contagem pode ser utilizada e permanecer dentrodo âmbito das diversas modalidades aqui descritas.
Voltando à FIG. 5, o Nó-E 503 envia sua solicitaçãode transmissão 513 para a âncora, que é manuseada peloMBMS-TCF de âncora 5 05. 0 MBMS-TCF de âncora 505 gera umaestrutura de árvore de transmissão que possui os Nós-E comofolhas, e deste modo cria perfis de recurso e programação,e perfis de segmentação e re-agrupamento (SAR) para o Nó-E503, e outros Nós-E comumente conectados ao MBMS-TCF deâncora 505. Os perfis de MBMS 515 são em seguida enviadosao No-E 503. O Nó-E 503 pode em seguida alocar recursos deMBMS 517, estabelecer um Portador de Rádio (RB) de Ponto-a-Multiponto (PTM), e iniciar transmissão de dados MBMS 519.Os recursos MBMS podem ser, por exemplo, uma ou maissubportadoras OFDM.
A FIG. 6 ilustra a operação de Nó-E de acordo com umamodalidade. O Nó-E recebe a notificação de serviço BM-SC nobloco 601, e transmite uma solicitação de contagem 603 paratodas as UEs dentro de sua área de cobertura de rádio.Qualquer UE que quiser receber a transmissão MBMS se uniráao procedimento de contagem conforme mostrado em bloco 605.
Deve ser entendido que se nenhuma UE responde à contagem oprocedimento cessa e nenhum PTM RB pode ser estabelecidopara MBMS a partir daquele Nó-E específico.
Contudo, presumindo-se que pelo menos uma respostafoi recebida em resposta à solicitação de contagem,conforme mostrado em bloco 605, o MBMS-TCF de Nó-E enviaráa solicitação de transmissão ao TCF de âncora conformemostrado no bloco 607.
Em resposta, o TCF de âncora enviará um perfil deprogramação de recurso e um perfil SAR ao Nó-E conformemostrado no bloco 609. 0 Nó-E configurará então sua funçãoSAR e entidade de programação com base nos perfis recebidosconforme mostrado no bloco 611. No bloco 613, o Nó-Eestabeleceu um PTM RB e transmite.
Voltando agora para a FIG. 7, a operação de umaâncora é ilustrada de acordo com uma modalidade. No bloco701 a notificação de serviço é enviada para Nós-Econectados à âncora. 0 TCF de âncora recebe as diversassolicitações de transmissão de nó-E provenientes de Nós-Eque possuem UEs interessadas. As solicitações detransmissão podem incluir ID de célula, recurso disponívele outras informações sobre portador.
Nos blocos 705 e 706 a âncora TCf cria alocação derecurso e perfis de programação e perfis SAR para cada Nó-Eque possui UEs interessadas. O bloco 706 mostra detalhes5 adicionais de algumas modalidades, que envolvem criar umaestrutura em árvore de transmissão em que os Nós-Econectados são as folhas da árvore. Esta estruturadetermina transmissão de informações sobre controle deplano de controle (plano-C) e pode determinar adistribuição de dados de plano de usuário (plano-U) emalgumas modalidades.
Para acomodar combinação suave pelas UEs, a alocaçãode recurso alocará tons OFDM idênticos (subportadoras) ondequer que seja possível com base em disponibilidade.
Para programação, o recurso pode ser arrumado dentroda estrutura de superquadro MBMS onde cada quadro contémIntervalos de Sincronização de Transmissão múltiplos(TTIs) . O MBMS-TCF pode alocar o índice de TTI inicial eTTI final por superquadro de MBMS para cada serviço. Podeser usado armazenamento temporário conforme necessário paraamenizar o tráfego de MBMS. As informações SAR podemincluir uma segunda opção de segmentação, tamanho deUnidade de Dados de Protocolo (PDU), opção de enxerto,etc. , e podem ser propiciadas à âncora TCF na mensagem desolicitação de combinação. 0 MBMS-TCF pode em seguidadeterminar o melhor perfil SAR para o serviço específico.
O TCF de âncora envia os perfis aos diversos Nós-Econforme mostrado no bloco 709 e realiza coordenaçãoconforme mostrado no bloco 711. Observe-se que se um Nó-Eque não se uniu em transmissões MBMS precisar transmitirposteriormente, isto é, se uma UE interessada natransmissão entrar na área de cobertura de Nó-E, a UE podesolicitar um RB Ponto-a-Ponto (PTP) e receber a transmissãovia PTP. Se MBMS PTM já está ocorrendo e uma UEsubseqüentemente entrar na área de cobertura, um Canal deControle de Multitransmissão (MCCH) informará À UE doserviço em andamento. 0 Nó-E enviará solicitações decontagem periodicamente para serviços disponíveis quepossam estar em andamento. 0 Nó-E pode enviar umasolicitação de combinação em qualquer momento subseqüente.O MBMS-TCF de âncora pode atualizar a árvore de transmissãoe atualizar perfis em algumas modalidades, esubseqüentemente transmitir perfis ao Nó-E recentementeadicionado.
Quando todas as UEs movem-se para fora de uma área decobertura de Nó-E, o Nó-E pode desligar a transmissão MBMS.
Este caso é ilustrado pela FIG. 8 para diversasmodalidades. Após as UEs interessadas deixarem a área decobertura de Nó-E, o Nó-E conduzirá uma contagem conformemostrado no bloco 801. Se nenhuma resposta for recebidaconforme mostrado no bloco 803, o Nó-E enviará umasolicitação de remoção ao TCF de âncora conforme mostradono bloco 8 05. O TCF de âncora atualizará a estrutura deárvore de transmissão adequadamente. Após receber umreconhecimento no bloco 807 o Nó-E pode desligartransmissão MBMS conforme mostrado no bloco 809.
Embora as modalidades preferidas tenham sidoilustradas e descritas, deve ser entendido que a descriçãonão é tão limitada. Diversas modificações, alterações,variações, substituições e equivalentes ocorrerão àquelesversados na técnica sem se afastar do espírito e âmbito dapresente invenção conforme definido pelas reivindicações emanexo.

Claims (20)

1. Método para operar uma entidade de infra-estrutura de rede de comunicações sem fio, caracterizadopelo fato de compreender: enviar uma notificação de serviço a pelo menos umaestação transceptora base;receber uma solicitação de transmissão da referidapelo menos uma estação transceptora base;criar uma alocação de recurso e programação de perfilpara a referida pelo menos uma estação transceptora base; eenviar a referida alocação de recurso e perfil deprogramação para a referida pelo menos uma estaçãotransceptora base.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de compreender ainda:criar um perfil de segmentação e re-agrupamento eenviar o referido perfil de segmentação e re-agrupamento àreferida pelo menos uma estação transceptora base.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da etapa de criação de um perfil dealocação de recurso e programação compreender ainda:alocar um índice de Intervalo de Sincronização deTransmissão inicial (TTI) e um índice de Intervalo desincronização de Transmissão final de acordo com umsuperquadro de transmissão.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato da etapa de criação de um perfil desegmentação e re-agrupamento compreendeR ainda:propiciar uma opção de segmentação, um tamanho deUnidade de Dados de Protocolo (PDU), e uma opção deenxerto.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da etapa de receber uma solicitaçãode transmissão compreender ainda:receber informações sobre recurso disponível dareferida pelo menos uma estação transceptora base.
6. Método para operar uma entidade de infra-estrutura de rede de comunicações sem fio, caracterizadopelo fato de compreender:receber uma notificação de serviço;transmitir uma solicitação de contagem;enviar uma solicitação de transmissão;receber um perfil de alocação de recurso eprogramação;configurar uma função de programação que utiliza oreferido perfil de alocação de recurso e programação; etransmitir dados em um modo de transmissão Ponto-a-multiponto que utiliza a referida função de programação.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de compreender ainda:receber um perfil de segmentação e re-agrupamento econfigurar uma função de segmentação e re-agrupamento.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato da etapa de receber um perfil dealocação de recurso e programação compreender ainda:receber um índice TTI inicial e um índice TTI finalde acordo com um superquadro de transmissão.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato da etapa de receber um perfil desegmentação e re-agrupamento compreender ainda:receber uma opção de segmentação, um tamanho deUnidade de Dados de Protocolo (PDU), e uma opção deenxerto.
10. Método, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato da etapa de enviar uma solicitaçãode transmissão compreender ainda:enviar informações sobre recurso disponível.
11. Estação base, caracterizada pelo fato decompreender:um transceptor; eum controlador acoplado ao referido transceptor,configurado para:receber uma notificação de serviço;transmitir uma solicitação de contagem;enviar uma solicitação de transmissão;receber uma alocação de recurso e perfil deprogramação;configurar uma função de programação que utiliza areferida alocação de recurso e perfil de programação; etransmitir dados em um modo de transmissão Ponto-a-multiponto utilizando a referida função de programação.
12. Estação base, de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato do referido controlador acoplado aoreferido transceptor ser ainda configurado para receber umperfil de segmentação e re-agrupamento e configurar umafunção de segmentação e re-agrupamento.
13. Estação base, de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato do referido controlador acoplado aoreferido transceptor ser ainda configurado para receber umíndice TTI inicial e um índice TTI final de acordo com umsuperquadro de transmissão.
14. Estação base, de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato do referido controlador acoplado aoreferido transceptor ser ainda configurado para receber umaopção de segmentação, um tamanho de Unidade de Dados deProtocolo (PDU), e uma opção de enxerto.
15. Estação base, de acordo com a reivindicação 11,caracterizada pelo fato do referido controlador acoplado aoreferido transceptor ser ainda configurado para enviarinformações de recurso disponíveis.
16. Entidade de âncora de rede, caracterizada pelofato de compreender:um transceptor; eum controlador acoplado ao referido transceptor,configurado para:receber uma solicitação de transmissão;criar um perfil de alocação de recurso e programação;eenviar o referido perfil de alocação de recurso eprogramação.
17. Entidade de âncora de rede de acordo com areivindicação 16, caracterizada pelo fato do referidocontrolador ser ainda configurado para determinar e enviarum índice TTI inicial e um índice TTI final de acordo comum superquadro de transmissão.
18. Entidade de âncora de rede de acordo com areivindicação 16, caracterizada pelo fato do referidocontrolador ser ainda configurado para criar um perfil desegmentação e re-agrupamento e enviar uma função desegmentação e re-agrupamento.
19. Entidade de âncora de rede de acordo com areivindicação 18, caracterizada pelo fato do controladorser configurado ainda para receber informações sobrerecurso disponível.
20. Entidade de âncora de rede de acordo com areivindicação 18, caracterizada pelo fato do controladorser configurado ainda para enviar uma opção de segmentação,um tamanho de Unidade de Dados de Protocolo (PDU) , e umaopção de enxerto.
BRPI0707406A 2006-02-03 2007-01-27 Arquitetura distribuída e métodos para serviços de radiodifusão/multitransmissão BRPI0707406A8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/347,650 US8059625B2 (en) 2006-02-03 2006-02-03 Distributed architecture and methods for broadcast/multicast service
US11/347,650 2006-02-03
PCT/US2007/061178 WO2007092691A2 (en) 2006-02-03 2007-01-27 Distributed architecture and methods for broadcast/multicast service

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0707406A2 true BRPI0707406A2 (pt) 2011-05-03
BRPI0707406A8 BRPI0707406A8 (pt) 2016-12-06

Family

ID=38333965

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707406A BRPI0707406A8 (pt) 2006-02-03 2007-01-27 Arquitetura distribuída e métodos para serviços de radiodifusão/multitransmissão

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8059625B2 (pt)
EP (1) EP1994773B1 (pt)
KR (1) KR101419953B1 (pt)
CN (1) CN101379839B (pt)
BR (1) BRPI0707406A8 (pt)
WO (1) WO2007092691A2 (pt)

Families Citing this family (55)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060146745A1 (en) * 2005-01-05 2006-07-06 Zhijun Cai Method and apparatus for scheduling and synchronizing a multimedia broadcast/multicast service
JP4636321B2 (ja) * 2005-06-07 2011-02-23 ソニー株式会社 情報処理システムおよび方法、並びに、情報提供装置および方法
JP4578418B2 (ja) * 2006-02-08 2010-11-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ チャネル送信方法および基地局
US8229423B2 (en) * 2006-08-22 2012-07-24 Qualcomm Incorporated Broadcast and multicast services in wireless communication systems
KR100740874B1 (ko) * 2006-09-29 2007-07-19 한국전자통신연구원 부하 분산을 위한 멀티미디어 방송형 멀티캐스트 서비스제어 시스템 및 그 제어 방법
US9596009B2 (en) 2007-04-20 2017-03-14 Blackberry Limited Multicast control channel design
KR101486352B1 (ko) 2007-06-18 2015-01-26 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 단말에서의 상향링크 동기 상태 제어방법
KR101341515B1 (ko) 2007-06-18 2013-12-16 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 반복 전송 정보 갱신 방법
WO2008156314A2 (en) 2007-06-20 2008-12-24 Lg Electronics Inc. Effective system information reception method
KR20090016412A (ko) * 2007-08-10 2009-02-13 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 통신 방법
KR101392697B1 (ko) 2007-08-10 2014-05-19 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 보안 오류 검출방법 및 장치
KR101490253B1 (ko) 2007-08-10 2015-02-05 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 제어정보 전송 및 수신 방법
EP2026613A1 (en) * 2007-08-10 2009-02-18 Alcatel Lucent Method of allocating radio resource quotas to control entities in a wireless telecommunication network
KR101514841B1 (ko) * 2007-08-10 2015-04-23 엘지전자 주식회사 효율적인 랜덤 액세스 재시도를 수행하는 방법
WO2009022836A2 (en) * 2007-08-10 2009-02-19 Lg Electronics Inc. A random access method for multimedia broadcast multicast service(mbms)
KR101479341B1 (ko) * 2007-08-10 2015-01-05 엘지전자 주식회사 Mbms 서비스를 제공하는 무선 통신 시스템에서효율적인 수신 방법
US8594030B2 (en) 2007-08-10 2013-11-26 Lg Electronics Inc. Method for controlling HARQ operation in dynamic radio resource allocation
US8422385B2 (en) * 2007-08-10 2013-04-16 Lg Electronics Inc. Control method for uplink connecting of idle terminal
KR101461965B1 (ko) 2007-08-14 2014-11-14 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 특정 프로토콜 계층에서의 데이터 블록전송 및 처리 방법
US8649795B2 (en) 2007-09-05 2014-02-11 Blackberry Limited Multicast/broadcast single frequency network control information transmission
KR101461970B1 (ko) * 2007-09-13 2014-11-14 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 폴링 과정 수행 방법
US8077649B2 (en) 2007-09-13 2011-12-13 Research In Motion Limited Indication of multicast control information
KR100937432B1 (ko) 2007-09-13 2010-01-18 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 무선자원 할당 방법
KR101396062B1 (ko) 2007-09-18 2014-05-26 엘지전자 주식회사 헤더 지시자를 이용한 효율적인 데이터 블록 전송방법
KR101513033B1 (ko) 2007-09-18 2015-04-17 엘지전자 주식회사 다중 계층 구조에서 QoS를 보장하기 위한 방법
KR101435844B1 (ko) 2007-09-18 2014-08-29 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 블록 전송 방법
KR101591824B1 (ko) 2007-09-18 2016-02-04 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 폴링 과정 수행 방법
US8687565B2 (en) 2007-09-20 2014-04-01 Lg Electronics Inc. Method of effectively transmitting radio resource allocation request in mobile communication system
KR101487557B1 (ko) * 2007-10-23 2015-01-29 엘지전자 주식회사 공통제어채널의 데이터를 전송하는 방법
KR20090041323A (ko) * 2007-10-23 2009-04-28 엘지전자 주식회사 데이터 블록 구성함에 있어서 단말의 식별 정보를 효과적으로 전송하는 방법
EP2208294B1 (en) 2007-10-29 2019-07-31 LG Electronics Inc. Method of repairing a security failure
US9030989B2 (en) * 2007-10-30 2015-05-12 Google Technology Holdings LLC Method and apparatus for broadcasting/multicasting content from mobile user equipment over an MBMS network
WO2009116788A1 (en) * 2008-03-17 2009-09-24 Lg Electronics Inc. Method of transmitting rlc data
KR101163275B1 (ko) 2008-03-17 2012-07-05 엘지전자 주식회사 Pdcp 상태 보고 전송 방법
CN101635881B (zh) * 2008-07-23 2012-05-09 中兴通讯股份有限公司 一种多媒体广播和组播业务资源配置方法
JP5537000B2 (ja) * 2008-08-13 2014-07-02 富士通株式会社 マルチメディア放送・同報サービス通信制御方法及び装置
ATE519290T1 (de) * 2009-01-05 2011-08-15 Alcatel Lucent Nachrichtenübertragung
KR101237257B1 (ko) 2009-04-28 2013-02-27 한국전자통신연구원 멀티캐스트 브로드캐스트 서비스를 위한 스케줄링 장치 및 방법
EP2262290B8 (en) 2009-06-08 2018-03-07 Innovative Sonic Corporation Method and apparatus for handling MBMS dynamic scheduling information
CN101945336B (zh) * 2009-07-06 2015-05-13 中兴通讯股份有限公司 多媒体广播组播业务的调度处理方法及下层网元
US9936472B2 (en) * 2011-02-08 2018-04-03 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for counting devices related to broadcast data services
CN102740233B (zh) * 2011-04-08 2017-06-06 中兴通讯股份有限公司 实现多媒体广播多播业务连续性的方法、用户设备及系统
US8625476B2 (en) * 2011-10-05 2014-01-07 Soongsil University Foundation Of University-Industry Cooperation Mobility management system and method for distributed mobility management network
US9686654B2 (en) 2012-06-29 2017-06-20 Alcatel Lucent Method and apparatus for providing broadcast or multicast service to obstructed user equipment
US20140003322A1 (en) * 2012-06-29 2014-01-02 Alcatel-Lucent Usa Inc. Seamless make-before-break transfer of multicast/broadcast sessions
US9030988B2 (en) 2012-06-29 2015-05-12 Alcatel Lucent Method and apparatus for switching between multicast/broadcast and unicast service
US10326569B2 (en) 2013-02-12 2019-06-18 Altiostar Networks, Inc. Inter-site carrier aggregation with physical uplink control channel monitoring
JP6348517B2 (ja) 2013-02-12 2018-06-27 アルティオスター ネットワークス, インコーポレイテッド ロングタームエボリューション無線アクセスネットワーク
CN105517046B (zh) * 2015-11-25 2018-10-16 北京北方烽火科技有限公司 Mbms业务调度方法及装置
WO2017177223A1 (en) 2016-04-08 2017-10-12 Altiostar Networks, Inc. Dual connectivity
WO2017177224A1 (en) 2016-04-08 2017-10-12 Altiostar Networks, Inc. Wireless data priority services
US10624034B2 (en) 2016-12-13 2020-04-14 Altiostar Networks, Inc. Power control in wireless communications
EP3716681B1 (en) * 2019-03-28 2021-05-05 Mitsubishi Electric R&D Centre Europe B.V. Admission control delegation for moving iab
CN112714400B (zh) * 2019-10-25 2022-05-06 中国移动通信有限公司研究院 基于mbms的处理方法、装置、相关设备及存储介质
CN115038048B (zh) * 2021-03-05 2023-07-07 维沃移动通信有限公司 多播业务的接收方法、配置方法、终端及网络侧设备

Family Cites Families (60)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4827940A (en) * 1987-04-13 1989-05-09 Cardiac Pacemakers, Inc. Soluble covering for cardiac pacing electrode
US5531783A (en) * 1995-01-17 1996-07-02 Vitatron Medical, B.V. Pacing lead with x-ray visible soluble covering and method of inserting same into a patient's heart
US5716391A (en) * 1995-08-23 1998-02-10 Medtronic, Inc. Medical electrical lead having temporarily rigid fixation
US6039686A (en) * 1997-03-18 2000-03-21 Kovac; S. Robert System and a method for the long term cure of recurrent urinary female incontinence
US6382214B1 (en) * 1998-04-24 2002-05-07 American Medical Systems, Inc. Methods and apparatus for correction of urinary and gynecological pathologies including treatment of male incontinence and female cystocele
FR2785521B1 (fr) * 1998-11-10 2001-01-05 Sofradim Production Dispositif de suspension pour le traitement de prolapsus et d'incontinences urinaires
CA2351455A1 (en) * 1999-01-08 2000-07-13 Boaz Harari Surgical tack
US7121997B2 (en) * 1999-06-09 2006-10-17 Ethicon, Inc. Surgical instrument and method for treating female urinary incontinence
FR2802798B1 (fr) * 1999-12-22 2002-02-01 Promedon S A Sangle a coussinet pour le traitement de l'incontinence urinaire
US6731639B1 (en) 2000-03-30 2004-05-04 Nortel Networks Limited Multi protocol label switching for multiple access segments
US6638211B2 (en) * 2000-07-05 2003-10-28 Mentor Corporation Method for treating urinary incontinence in women and implantable device intended to correct urinary incontinence
US6592515B2 (en) * 2000-09-07 2003-07-15 Ams Research Corporation Implantable article and method
US7025063B2 (en) * 2000-09-07 2006-04-11 Ams Research Corporation Coated sling material
AU2001293085B2 (en) * 2000-09-26 2006-06-01 Ethicon, Inc. Surgical apparatus and methods for delivery of a sling in the treatment of female urinary incontinence
US6702827B1 (en) * 2000-10-06 2004-03-09 American Medical Systems Sling adjustment and tensioning accessory
WO2002039914A1 (en) * 2000-11-15 2002-05-23 Scimed Life Systems, Inc. Device and method for treating female urinary incontinence
US20110168192A9 (en) * 2000-12-20 2011-07-14 Eduardo Fierro Adjustable autofixing sling for treatment of urinary incontinence
US7070556B2 (en) * 2002-03-07 2006-07-04 Ams Research Corporation Transobturator surgical articles and methods
US6802807B2 (en) * 2001-01-23 2004-10-12 American Medical Systems, Inc. Surgical instrument and method
US6612977B2 (en) * 2001-01-23 2003-09-02 American Medical Systems Inc. Sling delivery system and method of use
US6641525B2 (en) * 2001-01-23 2003-11-04 Ams Research Corporation Sling assembly with secure and convenient attachment
AU2002254157B2 (en) * 2001-03-09 2006-07-27 Boston Scientific Limited Medical slings
US7364541B2 (en) * 2001-03-09 2008-04-29 Boston Scientific Scimed, Inc. Systems, methods and devices relating to delivery of medical implants
KR100539864B1 (ko) * 2001-07-25 2005-12-28 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템에서 고속 데이터의 재전송장치 및 방법
US6755781B2 (en) * 2001-07-27 2004-06-29 Scimed Life Systems, Inc. Medical slings
US7037255B2 (en) * 2001-07-27 2006-05-02 Ams Research Corporation Surgical instruments for addressing pelvic disorders
WO2003013392A1 (de) * 2001-08-03 2003-02-20 Aesculap Ag & Co. Kg Inkontinenzband zur behandlung der harninkontinenz
EP1487377B1 (en) * 2002-03-01 2012-08-15 Ethicon, Inc. Apparatus for treating pelvic organ prolapses in female patients
US8968178B2 (en) * 2002-03-07 2015-03-03 Ams Research Corporation Transobturator surgical articles and methods
US6911003B2 (en) * 2002-03-07 2005-06-28 Ams Research Corporation Transobturator surgical articles and methods
EP1501444B1 (en) * 2002-04-30 2014-05-07 Cook Medical Technologies LLC Sling for supporting tissue
US7177658B2 (en) * 2002-05-06 2007-02-13 Qualcomm, Incorporated Multi-media broadcast and multicast service (MBMS) in a wireless communications system
EP1511442B1 (en) * 2002-06-12 2010-01-06 Boston Scientific Limited Medical slings
TWI544819B (zh) * 2002-08-07 2016-08-01 英特爾股份有限公司 支援多媒體廣播及多播服務之頻道切換
US7611454B2 (en) * 2002-08-29 2009-11-03 Universite De Liege Surgical procedure for the treatment of female urinary incontinence: tension-free inside-out transobturator urethral suspension
KR100842654B1 (ko) * 2002-09-19 2008-06-30 삼성전자주식회사 이동 통신 시스템에서 멀티캐스트 멀티미디어 방송서비스를 송신하는 송신 방식 결정 방법
US6808486B1 (en) * 2002-12-03 2004-10-26 Pat O'Donnell Surgical instrument for treating female urinary stress incontinence
US7586874B2 (en) * 2003-01-06 2009-09-08 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and apparatus for providing multimedia broadcast services
ATE418239T1 (de) * 2003-05-09 2009-01-15 Nokia Siemens Networks Spa Verfahren zur übermittlung von multimediadiensten in den umts netzen durch eine sofortige mehrfachsendung von einer teilmenge des datenstroms
WO2005007019A2 (en) * 2003-07-07 2005-01-27 Ethicon, Inc. Implantable surgical mesh having a lubricious coating
US7361138B2 (en) * 2003-07-31 2008-04-22 Scimed Life Systems, Inc. Bioabsorbable casing for surgical sling assembly
US7646762B2 (en) 2003-08-06 2010-01-12 Motorola, Inc. Method and apparatus for providing session data to a subscriber to a multimedia broadcast multicast service
CN100409698C (zh) * 2003-08-06 2008-08-06 北京三星通信技术研究有限公司 区分mbms业务请求与其它业务请求的方法
US20050038452A1 (en) * 2003-08-14 2005-02-17 Scimed Life Systems, Inc. Medical slings
US20050043035A1 (en) 2003-08-21 2005-02-24 Diesen Michael J. Method and apparatus for providing multimedia broadcast multicast service data to a subscriber to a multimedia broadcast multicast service
US8694869B2 (en) * 2003-08-21 2014-04-08 QUALCIMM Incorporated Methods for forward error correction coding above a radio link control layer and related apparatus
US7303525B2 (en) * 2003-08-22 2007-12-04 Ams Research Corporation Surgical article and methods for treating female urinary incontinence
US7347812B2 (en) * 2003-09-22 2008-03-25 Ams Research Corporation Prolapse repair
EP1682009B1 (en) * 2003-10-03 2014-03-05 Boston Scientific Limited, an Irish company Systems for a delivering a medical implant to an anatomical location in a patient
US7393319B2 (en) * 2003-10-14 2008-07-01 Caldera Medical, Inc. Implantable sling having bladder support
US8462817B2 (en) 2003-10-15 2013-06-11 Qualcomm Incorporated Method, apparatus, and system for multiplexing protocol data units
GB0407929D0 (en) * 2004-04-07 2004-05-12 Samsung Electronics Co Ltd Mobile communications
CN100499456C (zh) * 2004-04-14 2009-06-10 华为技术有限公司 一种多媒体广播/组播业务的会话开始方法
US7500945B2 (en) * 2004-04-30 2009-03-10 Ams Research Corporation Method and apparatus for treating pelvic organ prolapse
WO2005110243A2 (en) * 2004-05-03 2005-11-24 Ams Research Corporation Surgical implants and related methods
CN101156322B (zh) * 2004-06-22 2013-11-20 苹果公司 用于在无线通信网络中实现反馈的方法和系统
US20060009673A1 (en) * 2004-07-06 2006-01-12 Wen-Liang Chan Ligature weaved mesh tape
US7914437B2 (en) * 2005-02-04 2011-03-29 Ams Research Corporation Transobturator methods for installing sling to treat incontinence, and related devices
CA2596360C (en) * 2005-02-04 2015-04-07 Ams Research Corporation Surgical implants and related methods and systems
US8412249B2 (en) * 2005-12-20 2013-04-02 Alcatel Lucent Resource allocation based on interference mitigation in a wireless communication system

Also Published As

Publication number Publication date
EP1994773B1 (en) 2016-12-07
EP1994773A4 (en) 2012-08-15
KR20080099301A (ko) 2008-11-12
EP1994773A2 (en) 2008-11-26
CN101379839B (zh) 2012-09-05
BRPI0707406A8 (pt) 2016-12-06
CN101379839A (zh) 2009-03-04
WO2007092691A2 (en) 2007-08-16
US8059625B2 (en) 2011-11-15
WO2007092691A3 (en) 2007-12-21
US20070183358A1 (en) 2007-08-09
KR101419953B1 (ko) 2014-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707406A2 (pt) arquitetura distribuìda e métodos para serviços de radiodifusão/multitransmissão
US7957745B2 (en) Adaptive bearer configuration for broadcast/multicast service
AU2005241839B2 (en) Transmitting and receiving notification of control information for point to multipoint service in wireless communication system
EP1938599B1 (en) Method for transmitting and receiving a mbms service in mobile communication system
US8644862B2 (en) Method and system for signaling in broadcast communication system
CN101800939B (zh) 无线通信中使用的方法以及基站和用户设备
US7769402B2 (en) Adaptive bearer configuration for broadcast/multicast service using received response information
CN107534501B (zh) 用于在无线通信系统中的群组通信的方法与装置
JP5136646B2 (ja) 通信制御方法、無線装置、基地局

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MOTOROLA SOLUTIONS, INC. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY, INC. (US)

B25E Requested change of name of applicant rejected

Owner name: MOTOROLA MOBILITY, INC. (US)

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE ALTERACAO DE NOME CONTIDO NA PETICAO 20130041741 DE 16/05/2013, DEVIDO A AUSENCIA DE GUIA DE RECOLHIMENTO RELATIVA AO SERVICO.

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY, INC. (US)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY LLC (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GOOGLE TECHNOLOGY HOLDINGS LLC (US)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. A CLASSIFICACAO IPC ANTERIOR ERA H04Q 7/00.

Ipc: H04W 72/00 (2009.01)

Ipc: H04W 72/00 (2009.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]